Luciane Pires

Professora Adjunta de Fisiologia do Exercício do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde agosto de 2015, Coordenadora do Laboratório de Assistência à Obesidade (LAçO) na Policlínica Piquet Carneiro (PPC), onde é Coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico de Tratamento Interdisciplinar da Obesidade Grave, Grupo de Apoio na Redução de Peso Corporal desde 2018 e da Equipe de Tratamento através de Telemedicina do Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade (GEPSO), desde 2020. Coordenadora do Núcleo de Apoio Interdisciplinar à Pessoas com Obesidade e Fibromialgia (NAIF) desde 2021. É Conselheira de Saúde da UERJ, representando o Instituto de Educação Física e Desportos desde 2017. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu de Exercício Físico Preventivo e Terapêutico de Doenças, pelo Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ, que está em fase de implantação. Concluiu Pós-Doutorado no Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde do Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ em 2014, Doutora em Ciências da Saúde, realizado no Laboratório de Cirurgia Experimental (2012) da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, Mestre em Ciências da Saúde, realizado no Laboratório de Fisiologia Endócrina( 2007) do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da UERJ, ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental da UERJ (Conceito 5 ). Pós-Graduada Lato Sensu em Nutrição Materno Infantil pelo Programa de Especialização em Nutrição do Instituto de Nutrição da UERJ (2002). Graduada em Nutrição pela Universidade do Rio de Janeiro (2000). Atuou como Professora Substituta de Nutrição Infantil, pelo Instituto de Nutrição da UERJ, no Serviço de Pediatria do Hospital Pedro Ernesto (2014). Foi responsável pela implantação do Lactário e Banco de Leite do setor de Pediatria do Hospital Central do Exército (2013). Atualmente tem desenvolvido investigações nos aspectos neurobiológicos comportamentais da obesidade, e da fibromialgia, considerando a interdisciplinaridade e a inserção tecnológica no cuidado a saúde.

Informações coletadas do Lattes em 28/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental (CAPES7)

2009 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: EFEITO DO CONSUMO DE ÓLEO DE PEIXE NA RESPOSTA INFLAMATÓRIA EM RATOS SUBMETIDOS A ESPLENECTOMIA TOTAL ISOLADA OU COMBINADA COM AUTO-IMPLANTE ESPLÊNICO E À INDUÇÃO DE SEPSE ABDOMINAL
Ruy Garcia Marques. Palavras-chave: Sepse; Óleo de Peixe; Esplenectomia; Auto Implante Esplênico; ômega 3.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia Experimental. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental (CAPES7)

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: PROGRAMAÇÃO DA FUNÇÃO TIREOIDEANA E DO PESO CORPORAL PELO TRATAMENTO MATERNO COM BROMOCRIPTINA NO MEIO DA LACTAÇÃO, Ano de Obtenção: 2007
Patrícia Cristina Lisboa.Coorientador: Egberto Gaspar de Moura. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Programação Metabólica; Distúrbio Tireoideano; Lactação; Amamentação; Alimentação Infantil.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico / Especialidade: Função Tireoideana. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Nutricão Materno Infantil

2001 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: FATORES DE RISCO DE ATEROSCLEROSE EM ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Orientador: VERA LÚCIA CHIARA

Graduação em Nutrição

1996 - 2000

Universidade do Rio de Janeiro

Pós-doutorado

2012 - 2014

Pós-Doutorado. , Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde/ UERJ, LABSAU / UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Cordenação de aperfeiçoamento de nível superior / FAPERJ, CAPES/FAPERJ, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Bioquímica.

Formação complementar

2019 - 2019

Primeiros Socorros com Desfibrilador Externo Automático. (Carga horária: 8h). , Emergencia`s Life`s, LIFER`S, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Fórum de Pesquisa em Aleitamento Materno. (Carga horária: 8h). , Instituto de Nutrição / UERJ, INU/UERJ, Brasil.

2014 - 2014

SEminário Mundial de Doação de leite Humano. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Estado de Saúde /RJ, SES/RJ, Brasil.

2014 - 2014

XLIII Curso Iniciativa Hospital Amigo da Criança. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Saúde /RJ, SES/RJ, Brasil.

2013 - 2013

Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano I:fundamentos teórico. (Carga horária: 45h). , Instituto Fernandes Figueira, IFF/FIOCRUZ, Brasil.

2004 - 2004

XXVII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral. (Carga horária: 30h). , GANEP-Grupo de Nutrição Humana, GANEP, Brasil.

2004 - 2004

Treinamento Prático de Semiologia e Terapia Nutricional Enteral eParenteral. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

Atualização Síndrome Plurimetabólica: Diagnóstico e Tratamento. (Carga horária: 3h). , Sindicato dos Nutricionistas do Estado do RJ, SINERJ, Brasil.

2003 - 2003

Módulo : Encaminhando o paciente. (Carga horária: 3h). , Hospital São Vicente de Paulo - RJ, HSVP/RJ, Brasil.

2003 - 2003

Atualização em Diabetes. (Carga horária: 3h). , Instituto de Metabolismo e Nutrição, IMEN, Brasil.

2003 - 2003

Prescrição Nutricional Passo a Passo no Diabetes Mellitus. (Carga horária: 2h). , Nestlé Brasil Ltda RJ, NESTLÉ, Brasil.

1999 - 1999

Treinamento do Programa Jovem Voluntário-DST/Aids. (Carga horária: 24h). , Fundação MUDES/Instituto Brasileiro da Juventude., MUDES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Obesidade.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Interdisciplinaridade no Cuidado em Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Reumatologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia em Saúde.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Nutrição e Microbiota Intestinal.

Organização de eventos

PIRES, L.C. ; RODRIGUES, P. A. F. ; NEVES, D. M. M. . Educação Física no SUS. 2021. (Outro).

Pires, L. . XVI Encontro de Nutrição do Hospital Central do Exército. 2014. (Congresso).

Pires, L. . XIV Encontro de Nutrição do Hospital Central do Exército. 2012. (Congresso).

Pires, L. . XIII Encontro de Nutrição do Hospital Central do Exército. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

CONBRAN 2024. Estágio e iniciação científica em equipe multidisciplinar de assistência a fibromialgia e obesidade - experiência prática na graduação de nutrição para o manejo de doenças crônicas associadas à obesidade no SUS. 2024. (Congresso).

II Congresso PPC/ UERJ. Reabilitar: Integralidade do Trabalho. Promoção de Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado com a Obesidade ? Aspectos Físicos, Dietéticos, Neuropsicológicos e de Autocuidado em Saúde. 2024. (Congresso).

II Congresso PPC/ UERJ. Reabilitar: Integralidade do Trabalho. ?Do virtual ao Real!?. Promoção de Saúde com Realidade Virtual Associado à Interdisciplinaridade no Cuidado de Pessoas com Obesidade e Fibromialgia. 2023. (Congresso).

Rio Innovation Week 2023. Promoção de Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado com a Obesidade a distância. 2023. (Feira).

Rio Innovation Week 2023. "Do virtual ao Real." Tratamento Interdisciplinar de Pessoas com Fibromialgia e Obesidade. 2023. (Feira).

XVI Congreso Latinoamericano de Nutrición. HIGH INTENSITY TRAINING EFFECTS UPON LIPID PROFILE IN RATS TREATED WITH DEXAMETHASONE. 2012. (Congresso).

XVI Congreso Latinoamericano de Nutrición. Influence of fish oil consumption in inflamatory response to sepsis induced by CLP in rats submited to total splenectomy.. 2012. (Congresso).

SLAN Chile XV Congreso Latinoamericano deNutrición XVI Jornadas de la Sociedad Chilena de Nutrición. Inadequada razão W6:W3 na dieta promove ação pró-oxidante e modificações indesejadas no perfil lipídico em ratos. 2009. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer. 2008. (Congresso).

XI Jornada de Nutrição Parenteral e Enteral da SBNPE - Capítulo - RJ e I Encontro Sudeste de Nutrião Clínica. 2008. (Encontro).

Comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental da UERJ.HIPOPROLACTINEMIA PRECOCE NA LACTAÇÃO PROGRAMA A ADIPOSIDADE E A FUNÇÃO TIREÓIDEA NA VIDA ADULTA. 2007. (Simpósio).

XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. Desnutrição por hipoprolactinemia materna programa a composição corporal na vida adulta.. 2007. (Congresso).

XXII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE. DETECÇÃO DE PROTEÍNAS DA VIA DE SINALIZAÇÃO DA LEPTINA NO HIPOTÁLAMO DE RATOS NO MODELO DE PROGRAMAÇÃO PELA HIPOPROLACTINEMIA MATERNA DURANTE A LACTAÇÃO. 2007. (Congresso).

41st Congress of the Brasilian Physiological Society and Joint Meeting with the Physiological Society. Maternal hypoprolactinaemia in the middle of lactation programmes adiposity and thyroid function on the adult offspring. 2006. (Congresso).

13th International Thyroid Congress. Prolactin inhibition with bromocriptine during lactation programmes a secondary hypothyroidism in the adult offspring. 2005. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral; IV Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica; I Simpósio Luso-Brasileiro de Nutrição Clínica. Administração materna de bromocriptina durante a lactação altera a composição corporal da prole adulta. 2005. (Congresso).

Congresso brasileiro de Nutrição e C/ãncer. 2004. (Congresso).

II CATNEPÂO. 2004. (Encontro).

IV Encontro Carioca Nestlé de Atualização em Nutrição. 2004. (Encontro).

XXVII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral. 2004. (Outra).

Fórum Nacional Support de Atualização em diabetes. 2003. (Outra).

GANEP. 2003. (Simpósio).

II Encontro Carioca Nestlé de Atualização em Nutrição. 2003. (Encontro).

III Encontro de Nutrição Clínica na saúde da Mulher. 2003. (Encontro).

Programa de Atualização em Nutrição Clínica. 2003. (Outra).

VII Seminário Integrado de Nutrição Clínica Enteral e Parenteral. 2003. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, I Congresso da Confederação Internacional das Organizaçõees de Suporte Nutricional, III Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. 2003. (Congresso).

I Congresso Paulista de nutrição clínica. 2002. (Congresso).

I Congresso Multidisciplinar da Rede D'or. 2001. (Congresso).

I Encontro de Nutrição da Casa de Saúde São José. 2001. (Encontro).

I Jornada de Nutrição do HSE. 2000. (Outra).

XX Encontro de Nutrição. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Carlos Valentim Magalhães Nascimento Guarilha Aquino

COPLE-RODRIGUES, C. S.;Pires, L.; FONSECA, V. M.. Associação do estado nutricional com perfil inflamatório e a prática de exercício físico de crianças e adolescentes com fibrose cística.. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente F.F.

Aluno: Dartcleia Moura Martins Neves

Nigri. F.;Pires, Luciane. Estimulação elétrica não invasiva do sistema nervoso em obesos: efeitos sobre o comportamento e a cognição. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas - PGCM) - Faculdade de CiÊncias Médicas - UERJ.

Aluno: Yago Pantoja da Nova

PIRES, L.C.; Gama D.R.N. da; NEVES, D. M. M.. Caracterização da Qualidade de vida de adultos com obesidade grave de acordo com os questionários SF-36 e WHOQOL-BREF. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Heitor Moura

PIRES, L.C.; RODRIGUES, P. A. F.; SANTOS, J. L. P.. Perfil de Atividade Física, Capacidade Funcional e Qualidade de Vida de Adultos com Obesidade Grave. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Rodrigues de Oliveira

OLIVEIRA, J. S.; SOUZA, J. M. A.;Pires, Luciane. Exercício ísico e Vitiligo: Possíveis benefícios e riscos.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Solange Pires de Leite Alcântara

PEREIRA, A. S.; GOMES, A. P. F.;Pires, Luciane. Consumo alimentar de pacientes idosos diabéticos atendidos em um ambulatório. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Lomeu Nunes

Pires, L.; CASIMIRO- LOPES, G.; TEIXEIRA, B. C.. Análise de intervenção do treinamneto de força na vida de indivíduos paraplégicos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Melissa Souza de Lima

BARBOSA, J. S. O.;Pires, L.; OLIVEIRA, P. C. S.. Influência do método pilates na força abdominal, equilíbrio e flexibilidade de mulheres de 50 a 80 anos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcella Bandeira Braga

CASIMIRO-LOPES, G.;Pires, L.; MIRANDA, M. J. C.. Atividade física e câncer, prevenção, tratamento e reabilitação, uma revisão de literatura.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabrielle da Silva Moreira Gomes

Pires, L.; BOAVENTURA, G.. Imagem Corporal em Adolescentes de Escolas Particulares do Município do Rio de Janeiro.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Stephany de Sá Nascimento

CASIMIRO- LOPES, G.; FARINATTI, P. A. A.;Pires, L.. Estratégias para a prescrição de exercício físico em uma paciente com estenose aórtica congênita: relato de caso.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia Veres de Melo

Pires, L.; BOAVENTURA, G.;Casimiro-Lopes, Gustavo. Ansiedade generalizada / síndrome do pânico e o exercício físico. Um estudo de caso.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Santos Masson

Pires, L.; Farinatti, P. T. V.. Resposta aguda e subaguda da pressão arterial e da frequência cardíaca no exercício contínuo e intervalado em ratos normotensos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instituto de Educação Física e Desportos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pires, L.; CASIMIRO- LOPES, G.; SANTANA, M. M.. Concurso Professor GInástica. 2015. Instituto de Educação Física e Desportos / UERJ.

Orientou

VANESSA DE MORAES TENIUS

Análise das relações entre qualidade da marcha, competências emocionais, traços de personalidade de indivíduos comobesidadegrave; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Silvia Helena Coutinho Carneiro

Promoção de Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado com a Obesidade ? Aspectos Físicos, Dietéticos, Neuropsicológicos e de Autocuidado em Saúde; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - IBMR, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Renata De Lorenzi Teixeira

Promoção de Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado com a Obesidade -Aspectos Físicos, Dietéticos, Neuropsicológicos e de Autocuidado em Saúde; ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Rede Internacional de Universidades Laureate, Programa de Bolsa de Iniciação Científica UERJ; (Orientador);

Larissa Santos Maciel de Azevedo Bianchi

Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade - GEPSO/UERJ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Henrique Cristane Domingues

Identificação de parâmetros bioquímicos salivares para pessoas com diagnóstico de fibromialgia, submetidas a terapia não farmacológica de treinamento físico; ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Thaina Miranda Godoy

Promoção de Alimentação Saudável na forma de Pesquisa Ação Participativa Interdisciplinar em Saúde de Praticantes de Exercício Físico da UERJ; ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas - CETREINA; (Orientador);

Barbara Gabriela Silva e Remane

Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade - GEPSO/UERJ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

MARIA JULIA CARREIRO VIEIRA DE SOUZA

Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade - GEPSO/UERJ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Yago Pantoja da Nova

Promoção de Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado com a Obesidade ? Aspectos Físicos, Dietéticos, Neuropsicológicos e de Autocuidado em Saúde; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Maria Eduarda França

Monitoria Fisiologia do Exercício; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Departamento de Estágios e Bolsas - CETREINA; (Orientador);

Thainá da Rocha Carbos

Promoção de Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado com a Obesidade ? Aspectos Físicos, Dietéticos, Neuropsicológicos e de Autocuidado em Saúde; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Departamento de Estágios e Bolsas - CETREINA; (Orientador);

André Luiz Conveniente Soares

Identificação de parâmetros bioquímicos salivares para pessoas com diagnóstico de fibromialgia, submetidas a terapia não farmacológica de treinamento físico; ; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Valéria Cairo Toschino

Uvas e vinhos e seuantioxidante resveratrol aliados a uam melhor qualidade de vida; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Gama Filho; Orientador: Luciane Pires;

Juliana Lustosa Gaspar

Adaptações eritrocitárias promovidas por diferentes modalidades esportivas; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em personal diet) - Universidade Gama Filho; Orientador: Luciane Pires;

Letícia Abreu da Costa

: ?Vitamina B12 e o impacto na sintomatologia da dor de mulheres que vivem com a fibromialgia?,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas - CETREINA; Orientador: Luciane Pires;

Israel Lopes de Lima

Estado nutricional de idosos diabéticos tipo 2 atendidos no ambulatório da Policlínica Piquet Carneiro do Rio de Janeiro; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Luciane Pires;

Matheus Pessoa Souza

Influência do exercício físico na função executiva e sua importância para os atletas de eSports; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane Pires;

Marcelo Pimentel

Relação entre o estado de hidratação e a função cognitiva em jogadores de futebol da categoria SUB-20; ; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane Pires;

Marcelle Oliveira Roumillac

Estado nutricional de idosos portadores de Diabetes Tipo 2 atendidos no ambulatório da Policlínica Piquet Carneiro do Rio de Janeiro; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane Pires;

Isabela Freire Soares

Avaliação do consumo alimentar e d afunção executiva de crianças e adolescentes no núcleo de iniciação ao futebol da UERJ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane Pires;

André Lomeu Nunes

Análise de intervenção do treinamento de força na vida de indivíduos paraplégicos; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane Pires;

Daniele Ferreira de Farias

A influência do consumo de óleo de peixe na modulação do perfil lipídico em ratos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Luciane Pires;

Stephany da Costa Silva

Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade - GEPSO/UERJ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane Pires;

Thaís Leone de Almeida

Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade - GEPSO/UERJ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane Pires;

Matheus Cézar dos Santos Almeida

Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade - GEPSO/UERJ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Luciane Pires;

Rafaela de Mesquita Alves

Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade - GEPSO/UERJ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane Pires;

Diego Moura Martins

Cineantropometria Aplicada a Crianças e Jovens Praticantes de Atividades Físicas; 2017; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane Pires;

Matheus Pessoa Souza

Avaliação Cineantropométrica e Atividades Físicas para Adolescentes Portadores de Síndrome Metabólica; 2016; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas - CETREINA; Orientador: Luciane Pires;

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, F. M. ; LOPES, G. ; NASCIMENTO, D. C. ; Pires, L. ; MULDER, A. P. ; ASSIS, B. P. ; FRANCO, O. L. . An overview of the level of dietary support in the gut microbiota at different stages of life: a systematic review. CLINICAL NUTRITION ESPEN , v. 1, p. 1-15, 2021.

  • OLIVEIRA, JULIANNA PEREIRA RAMOS ; BERARDINELLI, LINA MARCIA MIGUEIS ; CAVALIERE, MARIA LUCIA ALVES ; ROSA, REGINA CELI ALVES ; COSTA, LUCIENE PIRES DA ; BARBOSA, JOSÉ SILVIO DE OLIVEIRA . O cotidiano de mulheres com fibromialgia e o desafio interdisciplinar de empoderamento para o autocuidado. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 40, p. 0102-6933-18, 2019.

  • RODRIGUES DE ARAUJO, VINÍCIUS ; LISBOA, PATRÍCIA ; BOAVENTURA, GABRIEL ; CARAMEZ, FABIELE ; Pires, Luciane ; OLIVEIRA, ELAINE ; MOURA, EGBERTO ; Casimiro-Lopes, Gustavo . Acute high-intensity exercise test in soccer athletes affects salivary biochemical markers. FREE RADICAL RESEARCH , v. 52, p. 1-6, 2018.

  • LOPES, GUSTAVO C. ; DA COSTA, LUCIANE P. . Rabdomiólise induzida pelo exercício: biomarcadores, mecanismos fisiopatológicos e possibilidades terapêuticas. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto (Online) , v. 12, p. 59-65, 2014.

  • Marques, Lucianna Fernandes J. C. ; Donangelo, Carmen Marino ; Franco, Juliana Gastao ; Pires, L. ; Luna, Aderval Severino ; Casimiro-Lopes, Gustavo ; Lisboa, Patricia Cristina ; Koury, Josely Correa . Plasma Zinc, Copper, and Serum Thyroid Hormones and Insulin Levels After Zinc Supplementation Followed by Placebo in Competitive Athletes. Biological Trace Element Research , p. 1559-0720, 2010.

  • LISBOA, Patrícia Cristina ; Pires, L. ; Passos MC ; OLIVEIRA, Elaine de ; MOURA, Egberto Gaspar de . Prolactin inhibition at mid-lactation influences adiposity and thyroid function in adult rat. Hormone and Metabolic Research , v. 42, p. 562-569, 2010.

  • CHIARA, Vera Lucia ; BARROS, Maria Elisa ; Pires, L. ; MARTINS, Patrícia Dias . Redução de lista de alimentos para questionários de freqüência alimentar: questões metodológicas na construção. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 10, p. 410-420, 2007.

  • COSTA L.P. ; BERARDINELLI, L. M. M. . Estratégia de Cuidado Interdisciplinar às famílias com fibromialgia.. In: 25ª Pesquisando em Enfermagem., 2018, Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery,, 2018. v. 1. p. 25.

  • ALMEIDA, T. L. ; REMANE, B. G. S. E. ; SILVA, C. M. B. ; SOUZA, M. J. C. V. ; BARBOZA, M. C. S. ; ALVES, R. M. ; SOARES, A. L. C. ; NEVES, D. M. M. ; PIRES, L. (Luciane Pires da Costa) . 'Obesidade e COVID-19: Efeitos do confinamento sobre traços de depressão e compulsão alimentar em obesos graves acompanhados pelo Grupo de Estudo e Promoção de Saúde na Obesidade (GEPSO/UERJ)'. In: 24° Congresso Português de Obesidade, 2020, Porto. Acta Portuguesa de Nutrição. Porto: Associação Poruguesa de Nutrição, 2020. v. 23.

  • ALMEIDA, T. S. ; ARRUDA, B. R. ; NOVA, Y. P. ; DOMINGUES, H. C. ; SOARES, A. L. C. ; NEVES, D. M. M. ; CARVALHO, E. R. F. ; PIRES, L. (Luciane Pires da Costa) . Correlação entre percentual de gordura corporal e medidas antropométricos de risco relativo de doenças associadas a obesidade. In: 24° Congresso Português de Obesidade, 2020, Porto. Acta Portuguesa de Nutrição. Porto: Associação Poruguesa de Nutrição, 2020. v. 23.

  • COSTA L.P. ; BERARDINELLI, L. M. M. ; BARBOSA, J. S. O. ; CAVALIERI, M. L. . Pessoas e famílias que vivem com doença crônica reorganizando serviços através da pesquisa ação participativa em saúde.. In: IV Curso de Pesquisa-ação Participativa em Saúde, 2019, Porto/PT. IV curso de Pesquisa Ação Participativa em Saúde. Porto, 2019, 2019, Porto. IV Curso de Pesquisa-ação Participativa em Saúde, 2019, Porto/PT. IV curso de Pesquisa Ação Participativa em Saúde. Porto, 2019, 2019.

  • MOURA, J. M. ; COSTA L.P. ; BERARDINELLI, L. M. M. ; OLIVEIRA, J. S. ; CAVALIERE, M. L. A. . Promoção da Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado da Obesidade no Brasil.. In: 20 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2019, Rio de Janeiro. 20 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2019.

  • SILVA, M. L. B. ; PEREIRA, G. A. F. ; REBELO, N. O. ; TEIXEIRA, R. L. ; FONSECA, R. G. ; COSTA L.P. . Promoção de Saúde no Cuidado com a Obesidade - aspectos psicossociais.. In: 13ª Mostra Regional de práticas em psicologia, 2019, Rio de Janeiro. Anais da 13ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia, 2019.

  • Marques L ; Bargut, TC ; Pires, L. ; Elentério ECA ; DONANGELO, C. M. ; Koury, J. C. . Resveratrol supplementation, immunological indices and total antioxidant capacity in athletes. In: Annual Meeting of American College of Sports Medicine, 2009, Seattle. Medicine & Science in Sports & Exercise,, 2009. v. 2009. p. 230-230.

  • Pires, L. ; BONOMO, I. T. ; PASSOS, M. C. F. ; LIMA, N. S. ; CLAUDIO NETO, S. ; LISBOA, P. C. ; MOURA, E. G. . Alteração na composição do leite de ratas lactantes hipoprolactinêmicas no meio da lactação, promovendo modificações no peso corporal da prole.. In: V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica, 2007, 2007, Florianópolis. Anais do V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica, 2007. v. 5. p. 33-33.

  • Pires, L. ; BONOMO, I. T. ; TROTA, P. A. F. ; RIOS, A. S. ; PASSOS, M. C. F. ; MOURA, E. G. ; LISBOA, P. C. . Desnutrição por hipoprolactinemia materna programa a composição corporal na vida adulta.. In: V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica, 2007, 2007, Florianópolis. Anais do V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica, 2007. v. 5. p. 55-55.

  • Pires, L. ; BONOMO, I. T. ; TROTA, P. A. F. ; RODRIGUES, A. L. ; MOURA, E. G. ; PASSOS, M. C. F. ; LISBOA, P. C. . Detecção de proteínas da via de sinalização da leptina no hipotálamo de ratos no modelo de programação pela hipoprolactinemia materna durante a lactação.. In: XXII Reunião Anual da Fesbe, 2007, Águas de Lindóia. XXII Reunião Anual da Fesbe. Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2007. v. .... p. ...-....

  • Pires, L. ; BONOMO, I. T. ; CLAUDIO NETO, S. ; LIMA, N. S. ; MOURA, E. G. ; PASSOS, M. C. F. ; LISBOA, P. C. . Hipoprolactinemia no meio da lactação altera a composição do leite de ratas e modifica o peso corporal da prole.. In: XXII Reunião Anual da Fesbe, 2007, Águas de Lindóia. XXII Reunião Anual da Fesbe. Fedeeração de Sociedades de Biologia Experimental, 2007. v. ... p. ...-....

  • Pires, L. ; BONOMO, I. T. ; DIAS, A. G. ; PASSOS, M. C. F. ; MOURA, E. G. ; LISBOA, P. C. . Maternal hypoprolactinaemia in the middle of lactation programmes adiposity and thyroid function on the adult offspring.. In: XLI Congress of the Brazilian Physiological Society & Jint Meeting with the physiological society, 2006, Ribeirão Preto. XLI Congress of the Brazilian Physiological Society & Jint Meeting with the physiological society, 2006. v. 1. p. 241.

  • BONOMO, I. T. ; Pires, L. ; LIMA, N. S. ; TOSTE, F. P. ; PASSOS, M. C. F. ; MOURA, E. G. ; LISBOA, P. C. . Maternal hypoprolactinaemia at the end of lactation programmes for some parameters suggestive of metabolic syndrome in the adult offspring.. In: XLI Congress of the Brazilian Physiological Society & Jint Meeting with the physiological society, 2006, Ribeirão Preto. XLI Congress of the Brazilian Physiological Society & Jint Meeting with the physiological society, 2006. v. 1. p. 242-242.

  • BONOMO, I. T. ; Pires, L. ; FAGUNDES, A. T. S. ; OLIVEIRA, E. ; DIAS, A. G. ; PASSOS, M. C. F. ; MOURA, E. G. ; LISBOA, P. C. . Maternal hypoprolactinaemia at the end of lactation programmes a thyroid dusfunction of pituitary and hypothalamic cause in adult offspring.. In: XLI Congress of the Brazilian Physiological Society & Jint Meeting with the physiological society, 2006, Ribeirão Preto. XLI Congress of the Brazilian Physiological Society & Jint Meeting with the physiological society, 2006. v. 1. p. 261-261.

  • BONOMO, I. T. ; Pires, L. ; LISBOA, P. C. ; PASSOS, M. C. F. ; MOURA, E. G. . Hipoprolactinemia materna na Lactação Programa para Alguns Fatores de Risco da Síndrome Metabólica (SM).. In: 14 Congresso Latinoamericano de Nutrição, 2006, Florianópolis. Anais do 14 Congresso Latinoamericano de Nutrição, 2006. v. .... p. ...-....

  • Pires, L. ; BONOMO, I. T. ; FAGUNDES, A. T. S. ; OLIVEIRA, E. ; MOURA, E. G. ; PASSOS, M. C. F. ; LISBOA, P. C. . Hipoprolactinemia Prococe na lactação Programa a Adiposidade e a Função Tireóidea na vida Adulta.. In: 14 Congresso Latinoamericano de Nutrição, 2006, Florianópolis. Anais do 14 Congresso Latinoamericano de Nutrição, 2006. v. .... p. ..-...

  • BONOMO, I. T. ; TOSTE, F. P. ; ALVES, S. B. ; Pires, L. ; LISBOA, P. C. ; PASSOS, M. C. F. ; MOURA, E. G. . Prolactin (PRL) inhibition with bromocryptine (BRO) during lactation programs a secondary hypothyroidism in the adult offspring. In: 13th International thyroid congress., 2005, Buenos Aires. Thyroid. New YorK : Mary Ann Liebert., 2005. v. 15. p. 127-127.

  • BONOMO, I. T. ; TOSTE, F. P. ; Pires, L. ; BRITO, P. D. ; LISBOA, P. C. ; PASSOS, M. C. F. ; MOURA, E. G. . Administração materna de bromocriptina durante a lactação altera a composição corporal da prole adulta. In: I Simpósio Luso-brasileiro de Nutrição Clínica, 2005, Fortaleza. Revista Brasileira de Nutrição Clinica, 2005. v. 20. p. 28-28.

  • TOSTE, F. P. ; BRITO, P. D. ; BONOMO, I. T. ; Pires, L. ; LISBOA, P. C. ; MOURA, E. G. ; PASSOS, M. C. F. . A hiperleptinemia em ratos no início da lactação programa um aumento da massa magra na idade adulta.. In: I Simpósio Luso-brasileiro de Nutrição Clínica, 2005, Fortaleza. Revista Brasileira de Nutrição Clinica, 2005. v. 20. p. 17-17.

  • PASSOS, M. C. F. ; BONOMO, I. T. ; Pires, L. ; TOSTE, F. P. ; TREVENZOLI, I. ; PEREIRA, A. R. ; DIAS, A. G. ; LISBOA, P. C. ; MOURA, E. G. . Inibição da lactação com bromocriptina programa a composição corporal e o metabolismo glicídico na vida adulta.. In: Congresso brasileiro de obesidade, 2005, Rio de Janeiro. Congresso brasileiro de obesidade, 2005. v. ... p. ..-...

  • ARAUJO, M. C. B. ; TENIUS, V. M. ; FURTADO, B. A. V. ; Pires, L. . ASSOCIAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E OS NÍVEIS SÉRICOS DE VITAMINA D EM ADULTOS COM OBESIDADE GRAVE'. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANT?ANA, M. E. S. ; FURTADO, B. A. V. ; TENIUS, V. M. ; Pires, L. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE ADULTOS COM OBESIDADE GRAVE'. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOMINGUES, J. S. ; PENHA, A. G. V. ; MANZINI, J. S. ; Pires, L. ; BERNARDO-FILHO, M. ; CAPUTO, D. C. S. . 'AVALIAÇÃO DO EFEITO DA TERAPIA VIBRATÓRIA SISTÊMICA NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS ADULTOS COM OBESIDADE: RESULTADOS PRELIMINARES. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURTADO, B. A. V. ; CARNEIRO, S. H. C. ; MELO, B. ; TENIUS, V. M. ; Pires, L. . CARACTERIZAÇÃO DO RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNO ALIMENTAR E SUA ASSOCIAÇÃO COM O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM INDIVÍDUOS COM OBESIDADE GRAVE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, B. ; CARNEIRO, S. H. C. ; TENIUS, V. M. ; Aragão EIS ; Pires, L. . MUITAS PESSOAS COM OBESIDADE GRAVE TÊM TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA? UMA INVESTIGAÇÃO COM PESSOAS QUE BUSCARAM TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO PARA REDUÇÃO DE PESO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOMINGUES, J. S. ; Cuias L.B.F. ; Costa LA ; Oliveira F.C.L ; Pires, L. . ASSOCIAÇÃO ENTRE O CONSUMO ALIMENTAR DE MG, SINTOMATOLOGIA DA DOR E IMPACTO DA FIBROMIALGIA EM MULHERES COM OBESIDADE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNEIRO, S. H. C. ; CARBOS, T. R. ; Aragão EIS ; MELO, B. ; FURTADO, B. A. V. ; Pires, L. . 'AVALIAÇÃO DE FATORES DO TESTE DE ATITUDES ALIMENTARES (EAT-26) EM PESSOAS COM OBESIDADE GRAVE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cuias L.B.F. ; Costa LA ; Oliveira F.C.L ; DOMINGUES, J. S. ; Pires, L. . Estágio e iniciação científica em equipe multidisciplinar de assistência a fibromialgia e obesidade - experiência prática na graduação de nutrição para o manejo de doenças crônicas associadas à obesidade no SUS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURTADO, B. A. V. ; SANT?ANA, M. E. S. ; DOMINGUES, J. S. ; Pires, L. . Caracterização do consumo de alimentos prebióticos e relação com a saúde intestinal em mulheres com obesidade e portadoras de fibromialgia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORREA, A. C. S. ; MONTEIRO, N. ; Aragão EIS ; Pires, L. . Impacto da fibromialgia nas atividades de trabalho e autoestima de mulheres. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, T. S. ; DOMINGUES, H. C. ; SOARES, A. L. C. ; Figueiredo, RC ; Pires, L. . Possíveis impactos da obesidade na disfunção relacionada à Síndrome de Fibromialgia (SFM) de pacientes acompanhados no ambulatório de reumatologia do Hospital Universitário Pedro Hernesto (HUPE). 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIVA, A. C. B. ; DOMINGOS, J. ; BERARDINELLI, L. M. M. ; PIRES, L.C. ; CARVALHO, E. R. F. ; ARAUJO, C. A. . AVALIAÇÃO DO PERFIL DE CONSUMO ALIMENTAR DE PESSOAS COM OBESIDADE GRAVE SUBMETIDOS AO TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR DO GRUPO DE APOIO À REDUÇÃO DO PESO CORPORAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SOB A ÓTICA DA PESQUISA AÇÃO PARTICIPATIVA.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIRES, L. (Luciane Pires da Costa) . ?Nutrição e consciência alimentar para qualidade de vida.Hábitos e Estilos de vida com foco na Nutrição?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Pires, L. ; BERARDINELLI, L. M. M. ; BARBOSA, J. S. O. ; CAVALIERE, M. L. A. ; COELHO, G. M. O. ; ELIAS, G. M. ; SOARES, I. F. ; LIMA, I. F. D. . Abordagem de Pesquisa-Ação Participativa na Educação Alimentar e Nutricional de Pessoas com Fibromialgia em Acompanhamento Interdisciplinar na Universidade do Estado do Rio de Janeiro ? Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Pires, L. ; BERARDINELLI, L. M. M. ; CAVALIERE, M. L. A. ; BARBOSA, J. S. O. ; ARAUJO, A. B. M. ; RIBEIRO, R. . Interdiciplinarity, health promotion with people who experience a chronic disease: an experience of the participative research.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Pires, L. ; BERARDINELLI, L. M. M. ; BARBOSA, J. S. O. ; NEVES, D. M. M. ; COELHO, G. M. O. ; MOURA, J. M. . Promoção da Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado da Obesidade no Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOARES, I. F. ; Pires, L. ; LOURENCO, I. L. . Caracterização do perfil antropométrico e de flexibilidade em mulheres com diagnóstico de fibromialgia submetidas ao treinamento físico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROUMILLAC, M. ; ARAUJO, C. A. ; LIMA, I. L. ; JESUS, L. S. ; Pires, L. . Avaliação e Acompanhamento do Consumo Alimentar de Idosos com Diabetes Melitus tipo 2 Atendidos no Ambulatório de Diabetes da Policlínica Piquet Carneiro.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROUMILLAC, M. ; SANTOS, P. B. ; Pires, L. . Promoção de Alimentação Saudável na forma de Pesquisa Ação Participativa Interdisciplinar em Saúde de Praticantes de Exercício Físico da UERJ.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pires, L. ; BERARDINELLI, L. M. M. ; CELIA, R. ; BARBOSA, J. S. O. . Produção compartilhada de cuidado em saúde: uma experiência da pesquisa participativa em grupo interdisciplinar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Pires, L. . Nutrição e Envelhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Pires, Luciane . Estado Nutricional e Desempenho Escolar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Pires, L. . Atuação do Profissional de Educação Física na Rede de Atenção Básica à Saúde.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pires, L. . Aspectos Nutricionias nas Lesões Desportivas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, M. P. ; Pires, L. . Avaliação Cineantropométrica e Atividades Físicas para Adolescentes Portadores de Síndrome Metabólica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, N. F. ; Pires, L. . O Efeito do Treinamento Físico nos Marcadores Bioquímicos Salivares de Pessoas com Diagnóstico de Fibromialgia.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pires, L. ; MARTINS, D. M. . Cineantropometria Aplicada a Crianças e Jovens Praticantes de Atividade Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, M. P. ; SOARES, I. F. ; MARTINS, D. M. ; Amorim T ; ROUMILLAC, M. ; CASIMIRO-LOPES, G. ; BARBOSA, J. S. O. ; CAVALIERE, M. L. A. ; Pires, L. . Identificação do perfil antropométrico de mulheres com Fibromialgia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Pires, LCG . Introdução à Alimentação e Nutrição. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Pires, LCG . Nutrição nas Alterações Metabólicas da Gestação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Pires, L. ; LIMA, E. S. ; RODRIGUES, C. E. C. . Influence of fish oil consumption in inflamatory response to sepsis induced by CLP in rats submited to total splenectomy.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pires, L. ; Casimiro-Lopes, Gustavo ; RAMOS, D. ; MARTINS, E. G. . High intensity training effects upon lipid profile in rtas treated with dexamethasone.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Marques L ; Bargut, TC ; Pires, L. ; Elentério ECA ; DONANGELO, C. M. ; Koury, J. C. . Resveratrol supplementation, immunological indices and total antioxidant capacity in athletes.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pires, L. ; FARIAS, D.F ; PUMAR, M. ; Koury, J. C. ; MARQUES, R. G. . Inadequada razão W6:W3 na dieta promove ação pró-oxidante e modificações indesejadas no perfil lipídico em ratos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEIXOTO, B. ; JARDIM, V. ; MARQUES, R. G. ; SIMAS, M. ; Pires, L. ; FERREIRA, R. ; CASIMIRO-LOPES, G. ; CARVALHO, A. ; DIESTEL, C. . Avaliação da Composição Corporal de Pacientes Portadores de Doença Inflamatória Intestinal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pires, L. ; Koury, J. C. . Sobrepeso Influência a Capacidade Antioxidante em Mulheres. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRAGA, M. C. ; BONOMO, I. T. ; Pires, L. ; SILVA, JO ; CLAUDIO NETO, S. ; LISBOA, P. C. ; PASSOS, M. C. F. ; MOURA, E. G. ; MANHAES, A. C. . Effects of neonatal malnutrition programming at different developmental stages on the behavior of adult male rats. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Teodoro AJ ; VIDAL, D. ; PINHEIRO, E. ; MACHADO, K. ; Pires, L. ; FONTANIVE, R. ; FREITAS, S. ; DOMINGUES, J. . Efeito do Processamento sobre as características físico-químicas e microbiológicas de sucos de uva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pires, L. ; BONOMO, I. T. ; LIMA, N. S. ; CLAUDIO NETO, S. ; MOURA, E. G. ; PASSOS, M. C. F. ; LISBOA, P. C. . Hipoprolactinemia no meio da lactação altera a composição do leite de ratas e modifica o peso corporal da prole.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BONOMO, I. T. ; Pires, L. ; RODRIGUES, A. L. ; LIMA, N. S. ; TROTA, P. A. F. ; PASSOS, M. C. F. ; LISBOA, P. C. ; MOURA, E. G. . Detecção de proteínas da via de sinalização da leptina no hipotálamo de ratos no modelo de programação pela hipoprolactinemia materna durante a lactação.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pereira Toste, F. ; PASSOS, M. C. F. ; TOSTE, F. P. ; FAGUNDES, A. T. S. ; Oliveira, E. de. ; Trotta, P.A.F. ; Pires, L. ; LISBOA, P. C. ; MOURA, E. G. . O tratamento materno com leptina no início da lactação está associado com a disfunção tireóidea na prole aos 30 dias de idade.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BONOMO, I. T. ; LIMA, N. S. ; Pires, L. ; TOSTE, F. P. ; PASSOS, M. C. F. ; LISBOA, P. C. ; MOURA, E. G. . Maternal hipoprolactinemia at the end of lactation programmes for some parameters suggestive of metabolic syndrome in the adult offspring. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BONOMO, I. T. ; Pires, L. ; OLIVEIRA, E. ; FAGUNDES, A. T. S. ; DIAS, A. G. ; PASSOS, M. C. F. ; LISBOA, P. C. ; MOURA, E. G. . Maternal hypoprolactinaemia at the end of lactation programmes a rhyroid dysfunction of the pituitar and hypothalamic cause in adult offspring. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BONOMO, I. T. ; Pires, L. ; TOSTE, F. P. ; TREVENZOLI, I. ; DIAS, A. G. ; PEREIRA, A. R. ; LISBOA, P. C. ; MOURA, E. G. . Inibição da lactação com bromocripitina programa a composição corporal e o metabolismo glicídico na vida adulta. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BONOMO, I. T. ; TOSTE, F. P. ; Pires, L. ; BRITO, P. D. ; PASSOS, M. C. F. ; LISBOA, P. C. ; MOURA, E. G. . Administração materna de bromocriptina durante a lactação altera a composição corporal da prole adulta. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TOSTE, F. P. ; Pires, L. ; BRITO, P. D. ; BONOMO, I. T. ; LISBOA, P. C. ; MOURA, E. G. . A hiperleptinemia em ratos no início da lactação programa um aumento da massa magra na idade adulta. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BONOMO, I. T. ; LISBOA, P. C. ; TOSTE, F. P. ; ALVES, S. B. ; Pires, L. ; PASSOS, M. C. F. ; MOURA, E. G. . Prolactin inhibition with bromocriptine during lactation programmes a secondary hypothyroidism in the adult offspring. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

PIRES, L.C. ; COELHO, G. M. O. ; RIBEIRO, G. M. ; SOARES, I. F. ; TAVERNA, I. ; ROUMILLAC, M. ; ELIAS, G. M. ; LIMA, I. F. D. . ?Promoção da Alimentação Saudável para servidores praticantes de exercício físico da UERJ. 2017.

PIRES, L.C. ; COELHO, G. M. O. ; SOARES, I. F. ; TAVERNA, I. ; ELIAS, G. M. ; RIBEIRO, G. M. ; ROUMILLAC, M. ; LIMA, I. F. D. . Alimentos, suplementos e exercício físico. 2017.

PIRES, L.C. ; COELHO, G. M. O. ; LIMA, I. F. D. ; SOARES, I. F. ; TAVERNA, I. ; RIBEIRO, G. M. ; ROUMILLAC, M. ; ELIAS, G. M. . ?Alimentação e Fibromialgia?,. 2017.

PIRES, L.C. ; COELHO, G. M. O. ; RIBEIRO, G. M. ; SOARES, I. F. ; TAVERNA, I. ; LIMA, I. F. D. ; ROUMILLAC, M. . ?Guia Alimentar e Alimentação Saudável'. 2017.

PIRES, L.C. ; COELHO, G. M. O. ; SOARES, I. F. ; TAVERNA, I. ; LIMA, I. F. D. ; RIBEIRO, G. M. ; ELIAS, G. M. ; ROUMILLAC, M. . Rotulagem e Marketing dos Alimentos. 2017.

PIRES, L.C. ; COELHO, G. M. O. ; LIMA, I. F. D. ; SOARES, I. F. ; TAVERNA, I. ; RIBEIRO, G. M. ; ROUMILLAC, M. ; ELIAS, G. M. . ?Mitos e Verdades ? óleo, açúcares e sal?,. 2017.

PIRES, L.C. ; COELHO, G. M. O. ; TAVERNA, I. ; LIMA, I. F. D. ; SOARES, I. F. ; ROUMILLAC, M. ; RIBEIRO, G. M. ; ELIAS, G. M. . Dietas da Moda. 2017.

PIRES, L.C. ; COELHO, G. M. O. ; SOARES, I. F. ; ROUMILLAC, M. ; TAVERNA, I. ; LIMA, I. F. D. ; RIBEIRO, G. M. ; ELIAS, G. M. . ?Caminho dos Alimentos?,. 2017.

PIRES, L.C. ; COELHO, G. M. O. ; RIBEIRO, G. M. ; SOARES, I. F. ; ROUMILLAC, M. ; LIMA, I. F. D. ; ELIAS, G. M. ; TAVERNA, I. . Mapa Falado. 2017.

PIRES, L.C. ; Figueiredo, RC ; Costa LA ; CARVALHO, E. R. F. ; Aragão EIS ; DOMINGOS, J. ; Barcelos G.A. ; Bergamos G.E. ; Oliveira F.C.L ; Cuias L.B.F. . Conheça projetos que podem beneficiar pessoas com fibromialgia. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

POPKINS, B. M. ; COSTA L.P. ; RESCHKE, C. . Risco de morte por COVID19 aumenta 50% em pessoas obesas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Pires, L. . Risco de morte por COVID19 aumenta 50% em pessoas obesas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Pires, Luciane ; NEVES, D. M. M. . Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade - GEPSO/UERJ. 2020; Tema: Promoção de Saúde Interdisciplinar para Pessoas com Obesidade Grave à Distância. (Rede social).

Pires, Luciane . Por que é importante amamentar?. 2014. (Folder Informativo para Gestantes, Puérperas e seus familiares sobre a importância da amamentação).

Pires, L. . Curso de Pós-Graduação Lato Sensu en Personal Diet em Nutrição. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Pires, L. . Interpretação de Exames Laboratoriais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Núcleo de Apoio Interdisciplinar Á Pessoas com Obesidade e Fibromialgia - NAIF (@naif.uerj), Descrição: O excesso de peso é um problema comum entre pacientes com fibromialgia. Ao redor 32-50 dos pacientes com fibromialgia são obesos. A obesidade associada a fibromialgia, potencializa o problema pois aumenta a dificuldade para a realização de exercício físico, reduz a qualidade de vida, potencializa os problemas relacionados ao distúrbios do sono e a sensibilidade à dor. Realizamos em junho de 2021 uma revisão de prontuários no ambulatório de fibromialgia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e constado que; numa amostra de 84 pacientes com FM, 52 também apresentavam critérios para obesidade, além de comorbidades associadas como hipertensão e diabetes. Desta forma, formalizamos uma linha de cuidados e investigação dos efeitos da obesidade na evolução do tratamento de fibromialgia. Uma proposta de tratamento interdisciplinar, adaptada as condições sanitárias atuais provocadas pelo COVID19, conforme a experiência vivenciada pelo Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade, linha de cuidados à distância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Coordenador / Lina Maria Migueis Berardinelli - Integrante / Renata de Campos Figueiredo - Integrante / Bernardo Augusto Vaz Furtado - Integrante / Vanessa de Moraes Tenius - Integrante / Jéssica S`antana Domingues - Integrante / Danúbia de Sá Caputo - Integrante / Bárbara Haguenauer Falcão - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade - GEPSO (@gepsouerj), Descrição: Este grupo nasceu do projeto Promoção de Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado com a Obesidade Aspectos Físicos, Dietéticos, Neuropsicológicos e de Autocuidado em Saúde. (CAE. 16426219.4.0000.5259) e da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Grupo de Apoio na Redução de Peso Corporal que desenvolvem atividades com pessoas com obesidade grave desde 2019, e agora adaptado na sua versão digital como Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade garantindo a manutenção dos cuidados à saúde desses indivíduos, mesmo diante da pandemia provocada pelo COVID19. Mobilidade, recuperação da autoestima, redução da ansiedade e massa corporal e conscientização alimentar, são os benefícios adquiridos pelos participantes do projeto, alguns protocolos terapêuticos de ação começam a ser desenhados com esta experiência de tratamento da obesidade grave através de plataformas digitais. Promoção de saúde em tempos de COVID19!. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Coordenador / Lina Maria Migueis Berardinelli - Integrante / Bernardo Augusto Vaz Furtado - Integrante / Vanessa de Moraes Tenius - Integrante / Bárbara Haguenauer Falcão - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2018 - Atual

    Promoção de Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado com a Obesidade Aspectos Físicos, Dietéticos, Neuropsicológicos e de Autocuidado em Saúde (@uerjlaco), Descrição: Esse projeto tem como objetivo produzir protocolos terapêuticos, baseado no trabalho interdisciplinar, com olhar diferenciado no acompanhamento diário de cada voluntário, é uma proposta que não desconsidera a multifatoriedade da doença e a importância da transdisciplinariedade na promoção de saúde no âmbito do SUS. Exercício físico, mudança de hábito alimentar conforme orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira e acompanhamento psicológico, compõe o conjunto de possibilidades que podem ser efetivas ao serem utilizadas na terapêutica da obesidade. Consideramos a multicausalidade da obesidade, na proposta de tratamento interdisciplinar em centro de atendimento atenção primária, que pode proporcionar maior adesão e efetividade dos resultados esperados. Além disso, estudos recentes demonstram a influência do consumo de alimentos específicos, capazes de modificar a microbiota intestinal e consequentemente a produção de neurohormonios, que influenciam a nível central a sinalização para estados de compulsão, ansiedade e depressão, problemas muito frequentemente verificado em indivíduos obesos. Desta forma uma proposta de tratamento holístico interdisciplinar, que promove ações de ensino-pesquisa-extensão, com práticas de bem estar visando à saúde mental, além de exercícios físicos que promovem melhora do estado metabólico desses indivíduos, pode ter maior aderência e ser mais eficiente como proposta terapêutica para pessoas com obesidade grave, traçando diretrizes multidisciplinares pautadas em evidências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Coordenador / LINA MARCIA MIGUEIS BERARDINELLI - Integrante / Bernardo A Petriz - Integrante / Sheyla Christine dos Santos Fernandes - Integrante / Bernardo Augusto Vaz Furtado - Integrante / Vanessa de Moraes Tenius - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2016 - 2019

    Identificação de parâmetros bioquímicos salivares para pessoas com diagnóstico de fibromialgia, submetidas a HD-tDCS e treinamento físico., Descrição: Achados recentes de neuroimagem sugerem que o aumento anormal da excitabilidade cortical e modulação da dor endógena são importantes na manutenção da dor na FM. A estimulação transcraniana de corrente contínua (HD-tDCS) e o treinamento físico (TF), vêm se mostrando promissores na modulação da plasticidade cerebral de diversas patologias, com efeitos positivos sobre o alívio da dor, qualidade de vida, depressão e ansiedade. Sem marcador bioquímico específico, o diagnóstico da FM baseia-se na queixa principal de dor e nos sintomas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar o comportamento de marcadores bioquímicos presentes na saliva que sejam sensíveis ao treinamento físico e a HD-tDCS, instituídos como terapia não farmacológica em indivíduos com FM. A amostra será composta por voluntárias do Programa Práticas Corporais de Saúde desenvolvido desde 2000, pelo Laboratório de Fisiologia Aplicada à Educação Física do Instituto de Educação Física e Desportos e do Laboratório de Estimulação Elétrica do Sistema Nervoso do Hospital Pedro Ernesto da UERJ. Serão realizadas medidas antropométricas (massa corporal total e estatura), teste de flexibilidade (teste Sentar e Alcançar) e coleta de saliva nos períodos inicial (Pré) e 5 ou 12 semanas após (Pós) a intervenção com o HD-tDCS ou TF, para verificação de marcadores bioquímicos (perfil lipídico, marcadores de lesão celular, de plasticidade cerebral e inflamatórios).. Espera-se identificar um perfil bioquímico através dos biomarcadores salivares, que sejam sensíveis ao TF e a HD-tDCS instituídos como terapia não farmacológica que demonstram apresentar resposta positiva na sintomatologia desta síndrome.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Coordenador / José Silvio de Oliveira Barbosa - Integrante / Maria Lucia Alves Cavaliere - Integrante / Egas Caparelli Moniz de Aragão Dáquer - Integrante / Ana Heloísa de Medeiros - Integrante / André Luiz Conveniente Soares - Integrante / Henrique Cristane Domingues - Integrante / Jéssica Domingos - Integrante / Elcy Ramon Franco Carvalho - Integrante., Financiador(es): Cordenação de aperfeiçoamento de nível superior / FAPERJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Acompanhamento nutricional de idosos portadores de diabetes mellitus tipo II participantes de projeto de pesquisa do ambulatório de diabetes da PPC/UERJ., Descrição: Esta proposta, objetiva avaliar o consumo alimentar desta população, quanto a macro e micronutrientes e partiu da parceria com o projeto: "Atenção à Saúde do Idoso Portador de DM, Aspectos Cognitivos, Clínicos, Físico/Funcionais, Antropométricos e Fisiopatológicos" coordenado pela Prof.Roberta Cobas, tem como objetivo desenvolver protocolos de atendimento e estratégias terapêuticas multiprofissionais de tratamento, acompanhamento e intervenção específicas para idosos com diagnóstico de diabetes tipo 2. A amostra será composta por pessoas de ambos os sexos com idade igual ou superior a 65 anos, diagnosticados como diabético tipo 2, encaminhados ao Ambulatório de Diabetes da Policlínica Piquet Carneiro. Será realizada a triagem na qual todo procedimento será esclarecido e entregue, para ser assinado, o termo de consentimento livre e esclarecido. Permanecerão no projeto os voluntários que atenderem aos critérios de inclusão e exclusão. Para a caracterização da população serão avaliados: composição corporal, função cognitiva, grau de independência, aptidão física e funcional, prevalência de fatores de risco para complicações crônicas microvasculares do diabetes e doença cardiovascular, composição da dieta com quantificação de micro e macronutrientes. Serão coletadas amostras de saliva e sangue para posteriores análises bioquímicas. Esperamos que a atuação de equipe multidisciplinar no cuidado de idosos diabéticos tipo 2, possa estabelecer novos rumos nas diretrizes de tratamento clínico com olhar psicossocial, físico, nutricional e comportamental. E consequentemente possamos estabelecer protocolos de triagem e tratamento de idosos com doenças crônicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Coordenador / Roberta Arnoldi Cobas - Integrante / Maria Eduarda da Silva de Sant?Ana - Integrante / Camily Almeida - Integrante / Bernardo Augusto Vaz Furtado - Integrante / Thaís Neves Alayão - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2015 - 2018

    Identificação de parâmetros bioquímicos salivares para pessoas com diagnóstico de fibromialgia, submetidas a terapia não farmacológica de treinamento físico., Descrição: A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor musculoesquelética idiopática crônica que esta associada com diversos sinais e sintomas como fadiga, distúrbios do sono, disfunção cognitiva, entre outros, afetando principalmente as mulheres. Na ausência de qualquer marcador bioquímico específico, o diagnóstico da fibromialgia baseia-se na queixa principal de dor e nos sintomas. O tratamento requer uma abordagem farmacológica com antidepressivos, inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina, moduladores dos canais de cálcio, relaxantes musculares e/ou analgésicos, e não farmacológica, sendo o exercício físico o mais indicado nos últimos anos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento dos marcadores bioquímicos salivares que sejam sensíveis ao treinamento físico instituído como terapia não farmacológica em pessoas com fibromialgia. Materiais e métodos: A amostra será composta por mulheres, oriundas do Programa Práticas Corporais de Saúde (PRACORSAU) que inclui o Projeto de Tratamento Interdisciplinar para Pacientes com Fibromialgia, desenvolvido desde 2000 pelo Laboratório de Fisiologia Aplicada à Educação Física (LAFISAEF) do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD). Serão realizadas medidas antropométricas (massa corporal total e estatura), composição corporal (perimetria e bioimpedância), teste de flexibilidade (teste Sentar e Alcançar) e coleta de saliva nos períodos inicial (Pré) e 3 meses após (Pós) a intervenção com o treinamento físico, para verificação de marcadores bioquímicos (perfil lipídico, marcadores de lesão celular, cortisol, lactato, proteína C reativa, proteínas totais, ácido úrico, marcadores de estado redox). Espera-se identificar um perfil bioquímico através dos biomarcadores salivares, que sejam sensíveis ao treinamento físico instituído como terapia não farmacológica que vem apresentando resposta positiva na sintomatologia desta síndrome.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Coordenador / Casimiro-Lopes, Gustavo - Integrante / José Silvio de Oliveira Barbosa - Integrante / Maria Lucia Alves Cavaliere - Integrante / Vinicius Rodrigues de Araujo - Integrante / Rafael da Silva Mattos - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Avaliação Cineantropométrica e Atividades Físicas para Adolescentes Portadores de Síndrome Metabólica., Descrição: A sindrome metabólica caracteriza-se por um conjunto de fatores de risco como hipertensão arterial, sobrepeso/obesidade, aumento dos triglicérides, diminuição do HDL colesterol, resistência à insulina, hiperinsulinemia e intolerância à glicose/diabetes tipo 2, sendo essa associação responsável pela grande maioria dos óbitos nesses indivíduos por levar à aterosclerose coronariana (GRUNDY, BREWER, CLEEMAN, SMITH & LENFANT, 2004). Nesse contexto, soma-se a tendência para o sedentarismo, observado nos estudos que avaliam esta síndrome (BRANDAO, BRANDAO & BERENSON, 2005), havendo relação direta entre inatividade física e a presença de múltiplos fatores de risco encontrados na síndrome metabólica (CIOLAC & GUIMARÃES, 2004). Sendo a adolescência um período muito importante na vida do ser humano, marcada por profundas alterações biossociais, de início da formação da identidade adulta, quando o adolescente apresenta uma doença crônica, além das suas complicações, podem ocorrer dificuldades escolares e sociais devido a uma redução na auto-estima, por conta dos cuidados exigidos pelo tratamento, que fazem o jovem sentir-se diferente dos demais (THOMPSON & GUSTAFSON, 1996 APUD SANTOS & ENUMO, 2003). Os parâmetros lúdicos são importantes para o prazer durante a atividade. Além de ser um coadjuvante importante para formação de atitudes, a prática regular de exercício físico apresenta efeitos benéficos na prevenção e tratamento da hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade, com isso, o condicionamento físico deve ser estimulado para todos, pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco (CIOLAC & GUIMARÃES, 2004). O ?Posicionamento Oficial da SBME: Atividade Física e Saúde? enfatiza que resultados expressivos podem ser atingidos tanto através de atividades programadas como também através de atividades do cotidiano e de lazer, como subir escadas, cuidar de afazeres domésticos, cuidar do jardim, dançar, etc... , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Coordenador / Gustavo Casimiro-Lopes - Integrante / Dionísio Ramos - Integrante / Fábio Ramos França - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2013 - 2018

    Utilização de biomarcadores sanguíneos e salivares para monitoramento de condições de saúde/doença em diferentes populações, Descrição: A investigação de parâmetros bioquímicos do sangue é uma ferramenta fundamental para avaliar o estado funcional do organismo em diferentes condições de saúde/doença. Atualmente, o exercício físico é empregado como ferramenta terapêutica no tratamento de diversas doenças como: diabetes, cardiopatias, osteoporose, dislipidemias, obesidade, entre outras, fato que também diminui de forma significativa os custos com internações hospitalares e medicamentos. Sendo assim, diferentes marcadores sanguíneos são identificados regularmente, auxiliando tanto no diagnóstico, quanto no monitoramento do processo terapêutico. Neste contexto, o treinamento físico quando bem planejado, apresenta um impacto favorável em diferentes aspectos da saúde de seus praticantes. Por outro lado, em atletas, este equilíbrio pode se encontrar fragilizado em algumas situações, devido à uma relação desfavorável entre os períodos de treinamento/competição com os intervalos de descanso, que quando são insuficientes podem levar ao aparecimento de um quadro denominado síndrome de excesso de treinamento ou overtraining. A principal característica desse quadro é a queda do desempenho físico, porém outros sinais e sintomas podem ser observados como fadiga, alterações neuroendócrinas, irritabilidade e baixa imunidade. A necessidade de um profissional legalmente capacitado, para a coleta de sangue pode gerar uma limitação na logística de uma coleta de dados para pacientes e atletas. Além disso, em pesquisas anteriores, observamos que alguns atletas recusam em realizar a coleta de sangue, fato que em certas ocasiões dificultava de forma definitiva a realização dos experimentos. Buscando contornar esta situação estamos propondo como complemento e/ou alternativa, a avaliação bioquímica por meio da saliva. O fato de não necessitar de nenhum processo invasivo associado com a rapidez de coleta, propicia a avaliação dos voluntários em diferentes condições, inclusive podendo ser coletada pelo próprio indivíduo. Além disso, a coleta de saliva não necessita de enfermeiros como se observa em coletas de sangue e é totalmente indolor, fator que propicia uma melhor aceitação dos indivíduos a serem avaliados... , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Integrante / Egberto Gaspar de Moura - Integrante / Elaine Oliveira - Integrante / Lisboa, Patricia Cristina - Integrante / Dionísio Ramos - Integrante / Gabriel Boaventura - Integrante / Gustavo Casimiro Lopes - Coordenador / Vinícius Rodrigues Araújo - Integrante / Mariana Sarto Figueredo - Integrante / Fabiele Caramez - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2013 - 2018

    Promoção de Educação Nutricional Escolar, Descrição: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de aulas de nutrição, teóricas e práticas em escolas para diferentes faixas etárias, conscientizando os alunos da importância de uma rotina alimentar saudável e da composição dos alimentos.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Coordenador / Verônica Pereira Rangel - Integrante / Thiara Amorim - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2018

    Influência de utilização do treinamento com pesos como ferramenta terapêutica nas variáveis bioquímicas e as respostas hormonais em indivíduos de meia-idade e idosos., Descrição: As principais alterações fisiológicas do envelhecimento se constituem na diminuição das concentrações de alguns hormônios, principalmente testosterona e hormônio do crescimento (GH). Estas alterações promovem uma perda de massa muscular progressiva, levando ao déficit funcional gerado perda de força muscular quando não existe intervenção. Neste caso, ocorre o chamado envelhecimento patológico que culmina com a incapacidade física e perda quase total de autonomia (Figueiredo, 2007). Além disso, a perda de massa muscular também acarreta uma diminuição do metabolismo basal, podendo aumentar os riscos de se desenvolver quadros de sobrepeso e obesidade (Matsudo et al, 2000). A imunossenescência ao envelhecimento imunológico que está associado ao progressivo declínio da função imune, aumentando, assim, a suscetibilidade dos indivíduos para infecções, doenças auto-imunes e câncer, após os 60 anos de idade em média. O treinamento físico (TP) é capaz de exercer no organismo efeitos positivos no sistema antioxidante (Melov et al, 2007), no perfil lipídico (Carvalho et al, 2009) e no estado inflamatório (Philips et al, 2010). O método chamado de High Intensity Interval Training (HIIT) ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, que é caracterizado por possuir uma intensidade elevada e curta duração, dependendo do protocolo utilizado. Nesse contexto objetivamos verificar a eficácia terapêutica de diferentes protocolos de treinamento com pesos em indivíduos de meia-idade e idosos sedentários, e mensurar as respostas dos indicadores de estresse oxidativo em reposta às manipulações nas variáveis do programa de treinamento com pesos. Serão avaliados indivíduos de ambos os sexos compreendendo grupos de meia-idade (40 a 60 anos) e idosos (>60 anos), recrutados a partir de projetos já existentes no Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (LABSAU) da UERJ. Inicialmente todos passarão por uma bateria de testes antropométricos e de ergoespirometria para determinação da composição corporal e nível inicial de aptidão física, além de avaliação neuromuscular e avaliações das seguintes modificações bioquímicas: Enzimas plasmáticas - TGO, TGP, CK, LDH, gama GT; perfil lipídico; proteína c-reativa; Espécies reativas ao ácido tiobarbitúrico; capacidade antioxidante total; indicadores inflamatórios; citocinas (TNF-; IL-6 e IL-4); dosagem de hormônios. Hipotetiza-se que a prática de HIIT possa ter impacto favorável em todas as variáveis observadas.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Integrante / Gustavo Casimiro-Lopes - Integrante / Paulo Tarso Veras Farinatti - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2008 - 2012

    Efeito do consumo de óleo de peixe na resposta inflamatória em ratos submetidos a esplenectomia total isolada ou combinada com autoimplante esplênico e à indução de sepse abdominal., Descrição: O objetivo do trabalho é avaliar o efeito do consumo de ômega 3 por ratos adultos, pós esplenectomia e ou esplenectomia e autoimplante, submetido a sepse abdominal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciane Pires - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2022 - Atual

    Do virtual ao Real!. Promoção de Saúde com Realidade Virtual Associado à Interdisciplinaridade no Cuidado de Pessoas com Obesidade e Fibromialgia, Descrição: Avaliar o efeito da ilusão multissensorial proporcionada pela realidade virtual, na eficiência em amenizar os transtornos psicológicos e comportamentos alimentares disfuncionais, através da exposição de pessoas com obesidade e síndrome da fibromialgia à experiências emocionais corretivas que amenizem os sintomas da fibromialgia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Coordenador / Rafael da Silva Matos - Integrante / LINA MARCIA MIGUEIS BERARDINELLI - Integrante / Renata de Campos Figueiredo - Integrante., Financiador(es): Departamento de Inovação - Bolsa.

  • 2022 - Atual

    Do virtual ao Real!. Promoção de Saúde com Realidade Virtual Associado à Interdisciplinaridade no Cuidado de Pessoas com Obesidade e Fibromialgia, Descrição: Avaliar o efeito da ilusão multissensorial proporcionada pela realidade virtual, na eficiência em amenizar os transtornos psicológicos e comportamentos alimentares disfuncionais, através da exposição de pessoas com obesidade e síndrome da fibromialgia à experiências emocionais corretivas que amenizem a sintomatologia da dor relacionada a fibromialgia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciane Pires - Integrante / Luciane Pires da Costa - Coordenador / LINA MARCIA MIGUEIS BERARDINELLI - Integrante / Renata de Campos Figueiredo - Integrante / Vanessa de Moraes Tenius - Integrante / Jéssica S`antana Domingues - Integrante / Danúbia de Sá Caputo - Integrante / Mario Bernardo Filho - Integrante., Financiador(es): Departamento de Inovação - Bolsa.

Prêmios

2024

Prêmio Jorge Motta - Mençao Honrosa, Universidade do Estado do Rio de Janeuro.

2024

Prêmio Jorge Motta -Menção Honrosa, Universidade do Estado do Rio de Janeuro.

2023

Prêmio Semana de Graduação na XXXI Uerj Sem Muros, PR1/UERJ.

2012

Travel Grant - Apoio a Participação de Eventos no Exterior (PAEX). Projeto: HIGH INTENSITY TRAINING EFFECTS UPON LIPID PROFILE IN RATS TREATED WITH DEXAMETHASONE., CAPES.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Educação Física e Desportos. , Rua São Francisco Xavier - de 280 a 530 - lado par, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 23340107, Ramal: 0107, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Policlínica Piquet Carneiro- UERJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora do Laboratório de Assistência à Obesidade da Policlínica Piquet Carneiro.

2015 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto de Fisiologia do Exercício, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Adjunto de Fisiopatologia e Terapêutica do Instituto de Educação Física e Desportos - UERJ, ministrando a disciplina de Fisiologia do Exercício do Departamento de Ciências da Atividade Física.Coordenadora do Laboratório de Assistência à Obesidade (LAçO) na Policlínica Piquet Carneiro - UERJ.

2015 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Convidada, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor convidada da disciplina Introdução à Alimentação e Nutrição conferindo palestra sobre a atuação do Profissional Nutricionista.

2014 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto Nutrição, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como Professor Substituto do Estágio Supervisionado de Nutrição Clínica em Pediatria do Hospital Pedro Ernesto UERJ.

2008 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Técnica do Lab de Fisiopatologia e Bioquímica, Carga horária: 20

Outras informações:
Nutricionista responsável técnica pelo Laboratório de Fisiopatologia e Bioquímica da Nutrição, localizado no Instituto de Nutrição da UERJ. Supervisão de dosagens bioquímicas realizadas no laboratório, e responsável pela logística de gestão de manutenção de equipamentos e insumos indispensáveis para a realização de técnicas programadas, segundo as pesquisas em desenvolvimento.

2008 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Convidada, Enquadramento Funcional: Professor Convidado IEFD, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor convidado da disciplina Fisioterapia aplicada a Educação Física II do curso de graduação plena de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

2008 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio Ciência dos Alimentos, Carga horária: 6

Outras informações:
Orientação de discentes no Estágio Supervisionado em Ciência dos Alimentos do departamento de Nutrição Básica e Experimental, do Instituto de Nutrição.

2001 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Nutricionista Aferidora Antropométrica - IMS, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como Nutricionista Aferidora Antropométrica capacitada para do II Censo Saúde da UERJ, desenvolvido e coordenado pelo Instituto de Medicina Social. Previamente capacitada segundo os padrões internacionais para a realização das aferições.

Atividades

  • 08/2019

    Extensão universitária , Instituto de Educação Física e Desportos.,Atividade de extensão realizada, Tratamento interdisciplinar de pessoas com obesidade grave do Grupo de Pesquisa em Exercício Fisico e Nutrição UERJ/CEPUERJ.

  • 07/2019

    Ensino, Especialização em Exercício Físico Preventivo e Terapêutico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Criação e coordenação do curso de especialização multidisciplinar à ser oferecido pelo IEFD/UERJ, em fase de implantação.

  • 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Estágios e Bolsas - CETREINA.,Cargo ou função, Avaliador do comitê de avaliação, junto ao Cetreina dos projetos de Monitoria do Programa de Bolsas-Auxílio da UERJ.

  • 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Estágios e Bolsas - CETREINA.,Cargo ou função, Avaliador do Comitê de avaliação junto ao Cetreina dos projetos de Estágio Interno Complementar do Programa de Bolsas-Auxílio UERJ.

  • 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Educação Física e Desportos.,Linhas de pesquisa

  • 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, Conselho de Saúde UERJ.,Cargo ou função, Representante do Instituto de Educação Física e Desportos no Conselho de Saúde do Centro Biomédico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro..

  • 03/2018 - 03/2018

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UERJ, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Palestrante sobre Hábitos e Estilos de Vida, como atividade da disciplina: Qualidade de vida e cuidado do indivíduo, família e coletividade com doença crônica na perspectiva participativa e interdisciplinar, com duração de 8horas/aula.

  • 12/2016 - 12/2016

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora convidada da disciplina Introdução à alimentação e Nutrição, para proferir a palestra sobre a "Atuação do profissional Nutricionista".

  • 04/2016 - 04/2016

    Ensino, Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Palestra intitulada"Imunologia e Exercício Físico", ministrada na disciplina Adaptações Bioquímicas à Atividade Física .

2009 - 2015

Hospital Central do Exército

Vínculo: Servidor Publico Temporário, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

Outras informações:
Oficial temporário Nutricionista responsável pelo setor de Dietoterapia Hospitalar do Hospital Central do Exército

Atividades

  • 09/2013 - 09/2013

    Ensino, XV Encontro de Nutrição do Hospital Central do Exército, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Ministrou palestra intitulada " Nutrição nas Alterações Metabólicas da gestação"

  • 01/2010 - 12/2011

    Ensino, Departamento de Ensino e Pesquisa do HCE, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Precetora de estágios de alunos de graduação de nutrição de instituições conveniadas com o DEP/HCE

2002 - 2003

Hospital Estadual Getúlio Vargas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica, Carga horária: 40

Outras informações:
Nutricionista, responsável técnica pelo controle de qualidade dos produtos produzidos no Lactário do serviço de pediatria do Hospital Getúlio Vargas.

2003 - 2009

HOSPITAL GERAL DE NOVA IGUAÇU

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica, Carga horária: 40

Outras informações:
Nutricionista plantonista, responsável pelo acompanhamento dietoterápico de pessoas internadas nos setores de pediatria, clínica médica e clínica cirúrgica.

2012 - 2013

Universidade Gama Filho

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor convidado para ministrar o Módulo de Fisiologia Pediátrica no Curso de Pós graduação de Nutrição e Pediatria.

2008 - 2009

Universidade Gama Filho

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor convidado para ministrar o módulo de Nutrição e Atividade Física na pós-graduação de Personal Diet da Universidade Gama Filho.

2014 - 2015

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor responsável pelos módulos de Nutrição em Pediatria e Metodologia da Pesquisa dos Cursos de Nutrição Clínica e Personal Diet.

2009 - 2009

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor convidado para ministrar o curso de férias de Interpretação de Exames Laboratóriais.

2007 - 2008

Associação de Assistência à Criança Deficiente

Vínculo: Contrato Profissional, Enquadramento Funcional: Nutricionista de Atendimento Ambulatorial, Carga horária: 4

Outras informações:
Responsável pelo atendimento e acompanhamento nutricional à nível ambulatorial, de crianças portadoras de deficiência física.

2014 - 2015

Faculdade São Camilo - RJ

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Pós-Graduação, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora contratada do curso de Pós-Graduação em Bioenergética do Exercício e da Nutrição, responsável pelas disciplinas de Antropometria e Avaliação Nutricional II

1999 - 2000

Fundação MUDES/Instituto Brasileiro da Juventude.

Vínculo: Extensão Universitária, Enquadramento Funcional: Agente de Saúde do Programa Jovem Voluntário, Carga horária: 224

Outras informações:
Atuação como Agente de Saúde do Programa Jovem Voluntário DST/Aids - Parceria com Adolescentes - apoio Ministério da Saúde, UNESCO. Realizando oficinas e ministrando palestras sobre a Transmissão e Prevenção das DST/HIV/Aids, em atividades de Extensão Universitária.