Tales Coelho Sampaio

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1994). Atua na Estratégia de Saúde da Família (APS) desde 1999. É professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) desde agosto de 2009. É Supervisor do Programa Mais Médico Brasil. Foi Supervisor do Programa Médico da Família de Fortaleza. Possui título de especialista em Medicina de Família e Comunidade desde 2004. Realizou Pós-Graduação em Saúde da Família (UNIFOR), Saúde do Idoso (UECE), Geriatria (ESP/CE); Medicina de Família e Comunidade(CREMEC/UFC) e Docência na Atenção Primária à Saúde (ESP/CE). Tem experiência na área de Medicina de Família e Comunidade, com ênfase na Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde; Saúde do Idoso e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Família, Saúde Comunitária, Saúde Preventiva, Promoção de Saúde, Saúde do Idoso; Saúde Mental e Tratamento do Tabagismo. Foi Coordenador do Projeto 19 - PET-Saúde Interprofissionalidade UNIFOR/SMS. É Coordenador do Projeto PET-Saúde UNIFOR Gestão e Assistência (2022-2023). Mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC/CE, 2013).

Informações coletadas do Lattes em 11/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Avaliação de Políticas Públicas

2011 - 2013

Universidade Federal do Ceará
Título: o SUS e a Saúde da Pessoa Idosa: perspectiva na Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Fernando José Pires de Sousa
Coorientador: Alcides Fernando Gussi. Palavras-chave: Envelhecimento; Saúde do Idoso; Estratégia Saúde da Família; Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

Especialização em Docência na Atenção Primária à Saúde

2019 - 2021

Escola de Saúde Pública do Ceará
Título: Matriciamento em Saúde Mental: potencialidade no cuidado e na formação pedagógica de profissionais da Atenção Primária à Saúde do SUS
Orientador: Emylio César Santos da Silva
Bolsista do(a): Secretaria Estadual de Saúde, SES/CE, Brasil.

Especialização em Medicina de Família e Comunidade

2005 - 2006

Universidade Federal do Ceará

Especialização em Geriatria

2004 - 2005

Escola de Saúde Pública do Ceará

Especialização em Saúde do Idoso

2001 - 2002

Universidade Estadual do Ceará
Título: Perfil do idoso em área de abrangência de uma equipe do Programa de Saúde da Família, área urbana de Maracanaú, Ceará, Nordeste do Brasil: resultados de inquérito domiciliar

Especialização em Saúde da Família

1999 - 2000

Universidade de Fortaleza

Graduação em Medicina

1988 - 1994

Universidade de Pernambuco

Formação complementar

2021 - 2021

Curso de Aperfeiçoamento em Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. (Carga horária: 180h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2019 - 2021

Curso de Especialização em docência na Atenção Primária à Saúde (APS). (Carga horária: 960h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2018 - 2018

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM EDUCAÇÃO 2018. (Carga horária: 30h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2018 - 2018

NAUTILUS II Programa de Gestão da Aprendizagem: Metodologias de Ensino-Apre. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2018 - 2018

NAUTILUS II Programa de Gestão da Aprendizagem: Metodologias de Ensino-Apre. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2018 - 2018

COMPETÊNCIAS EM DOCÊNCIA CLÍNICA E PRECEPTORIA. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2017 - 2017

Nautilus I - Programa de Gestão da aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2017 - 2017

Programa Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2016 - 2016

Programa Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 32h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2015 - 2015

Programa Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 16h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2015 - 2015

Programa Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 8h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2012 - 2012

Plataforma Lattes Importâncias e Interfaces. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2009 - 2009

Saúde Suplementar. (Carga horária: 16h). , CAMED, CAMED, Brasil.

2007 - 2007

AIDPI. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Aquiraz, PMA, Brasil.

2007 - 2007

Workshop: Conheça - Combata - Comprove. , Programa de Atualização Médica em Tabagismo, PAMB, Brasil.

2003 - 2003

Treinamento em Diabetes e Hipertensão. , Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, SESA, Brasil.

2002 - 2002

Saúde do Trabalhador. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, SESA, Brasil.

2002 - 2002

Programa de Capacitação Continuada. (Carga horária: 10h). , Secretaria Municipal de Maracanaú, SESA/MARACANAÚ, Brasil.

2001 - 2001

Ações de Controle do Tabagismo. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, SESA, Brasil.

2001 - 2001

Ajudando Paciente a Deixar de Fumar. , Instituto Nacional do Câncer, INCA, Brasil.

1999 - 1999

Saúde da Família. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

1999 - 1999

Manifestações Oculares do Diabetes. , Sociedade Brasileira de Oftalmologia, SBO, Brasil.

1999 - 1999

Manifestações Oculares das Doenças Sistêmicas. , Sociedade Brasileira de Oftalmologia, SBO, Brasil.

1999 - 1999

Retinopatia Diabética. , Sociedade Brasileira de Oftalmologia, SBO, Brasil.

1999 - 1999

Ações Básicas da Hanseníase. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, SESA, Brasil.

1997 - 1997

Glaucoma, Crônico Simples: Tratamanto. , Sociedade Brasileira de Oftalmologia, SBO, Brasil.

1997 - 1997

Doenças Externas, Blefarites e Conjuntivites. , Sociedade Brasileira de Oftalmologia, SBO, Brasil.

1996 - 1996

Dicas e macetes de lentes de contato. , Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, SBOP, Brasil.

1996 - 1996

Lente de Contato. , Sociedade Norte Nordeste de Oftalmologia, SNNO, Brasil.

1996 - 1996

Catarata. , Sociedade Norte Nordeste de Oftalmologia, SNNO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina de Familia e Comunidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Organização de eventos

SAMPAIO, T. C. . I Congresso de Medicina de Família e Comunidade e III Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. 2010. (Congresso).

SAMPAIO, T. C. . Membro da comissão executiva e presidente do XXIII Outubro Médico e da III Jornada Cearense de Medicina de Família e Comunidade. 2008. (Congresso).

SAMPAIO, T. C. . Membro da Comissão Organizadora e Presidente do I Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. 2006. (Congresso).

SAMPAIO, T. C. . Membro da Comissão Organizadora e Presidente do I Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. 2006. (Congresso).

SAMPAIO, T. C. . Membro da Comissão Executiva e Científica da II Jornada Médica de Maracanaú. 2003. (Outro).

SAMPAIO, T. C. . Delegado da IV Conferência Municipal de Saúde de Maracanaú. 2003. (Outro).

Participação em eventos

14 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Atualização Clínica: Tuberculose. 2017. (Congresso).

14 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2017. (Congresso).

14 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Atestado Médico e MFC: conflitos éticos e normatizações com o tema Atestado para portador de doença / Atestado de Saúde - casos frequentes na APS. 2017. (Congresso).

1 Congresso Médico UNIMED Fortaleza. 2017. (Congresso).

XXIX Congresso da Associação Médica Cearense - AMC. 2017. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2016. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Relação entre gênero e desempenho muscular entre idosos atendidos em clínica em Fortaleza. 2016. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Sarcopenia Associada a baixa massa muscular em idosos acompanhados em clínica privada em Fortaleza. 2016. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Associação entre Sarcopenia e Gênero: avaliação em longevos em acompanhamento ambulatorial no Ceará. 2016. (Congresso).

11° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4° Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. "Temas Clínicos - Tuberculose". 2011. (Congresso).

11° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4° Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. "Abordagem e tratamento do tabagismo". 2011. (Congresso).

11° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4° Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. "Saúde Mental na APS - Tabagismo". 2011. (Congresso).

11° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4° Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. 2011. (Congresso).

I Seminário de Auditoria Médica. 2011. (Seminário).

VI Congresso Médico do Rio Grande do Norte. 2011. (Congresso).

VI Congresso Médico do Rio Grande do Norte. Saúde do Idoso na Atenção Primária. 2011. (Congresso).

VI Congresso Médico do Rio Grande do Norte. ESF: No controle da tuberculose pulmonar. 2011. (Congresso).

X Encontro das Câmaras Técnicas e XVIII Fórum de Discussões do CREMEC. 2011. (Encontro).

XXVI Outubro Médico e V Fórum de Ligas Acadêmicas de Medicina. Avaliador/Debatedor 29/11/2011 Tema Livre Medicina de Família e Comunidade / Saúde Coletiva. 2011. (Congresso).

XXVI Outubro Médico e V Fórum de Ligas Acadêmicas de Medicina. 2011. (Congresso).

XXVI Outubro Médico e V Fórum de Ligas Acadêmicas de Medicina. Avaliador/Debatedor 28/11/2011 Tema Livre Medicina de Família e Comunidade / Saúde Coletiva. 2011. (Congresso).

XXVI Outubro Médico e V Fórum de Ligas Acadêmicas de Medicina. Tratamento do Tabagismo. 2011. (Congresso).

I Congresso Nordeste de Medicina de FAmília e Comunidade. 2010. (Congresso).

IV Congresso Cearense de Neurologia e Neurocirurgia. 2010. (Congresso).

V Congresso Científico e Ético do CREMEC - Seccional do Cariri. Tabagismo: Panorama Global e Tratamento. 2010. (Congresso).

V Congresso Científico e Ético do CREMEC - Seccional do Cariri. 2010. (Congresso).

V Fórum de Síndrome Metabólica & III ESED. 2010. (Simpósio).

V Fórum de Síndrome Metabólica & III ESED. 2010. (Outra).

XXV OUTUBRO MÉDICO. Avaliador de Tema Livre da àrea de Medicina da Família. 2010. (Congresso).

XXV OUTUBRO MÉDICO. Fórum: Mercado de Trabalho. 2010. (Congresso).

XXV OUTUBRO MÉDICO. Tema Livre: Área de Medicina de Família. 2010. (Congresso).

XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. 2009. (Congresso).

13° Congresso Nacional de Medicina Familiar, 3° Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral. .. 2008. (Congresso).

7° Encontro Nacional de Internos de MGF; 1° Encontro Luso-Brasileiro de Jovens Médicos de Família. 2008. (Encontro).

9° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2° Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade elo Simpósio Internacional de Ensino-Aprendizagem em MFC. .. 2008. (Congresso).

I Encontro Científico de Medicina de Família e Comunidade do RN... 2008. (Encontro).

III Cúpula Iberoamericana de Medicina Familiar. Missão e Desafios para a Medicina Familiar e a Atenção Primária no Século XXI: Equidade, Integralidade e Qualidade nos Sistemas de Saúde. 2008. (Congresso).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família; IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família. 2008. (Seminário).

V Congresso Médico do Rio Grande do Norte e o I Simpósio de Medicina de Família e Comunidade do RN. .. 2008. (Congresso).

VIII Congresso das Secretárias e Secretários Municipais de Saúde do Ceará. "20 Anos de SUS: Atenção Básica como Prioridade". 2008. (Congresso).

XXIII Outubro Médico; III Jornada de Medicina de Família e Comunidade. .. 2008. (Congresso).

IV Congresso Científico e Ético do CREMEC; IV Congresso das Câmaras Técnicas e Comissões de Ética do CREMEC. Presidente da sessão Interativa II de Clínica Médica / Medicina de Família e Comunidade. 2007. (Congresso).

XXII Outubro Médico & 11 Jornada de Medicina de Família Comunidade. 2007. (Congresso).

8° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2° Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. 2006. (Congresso).

I Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. Relato de Experiências em Fortaleza. 2006. (Congresso).

I Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. Educação Permanente em Medicina de Família e Comunidade. 2006. (Congresso).

I Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. Presidente de mesa sobre o tema: Educação Permanente em Medicina de Família e Comunidade e Secretário de mesa sobre o tema: Relato de Experiências em Fortaleza. 2006. (Congresso).

II EXPOESP. 2006. (Outra).

III Mostra de Saúde da Família do Ceará, II Mostra em Vigilância Sanitária do Ceará, IV Fórum e 11 Mostra da Residência Médica do Ceará, I Fórum de Responsabilidade Social e I Mostra de Arte e Cultura em Saúde Pública. 2006. (Outra).

II Seminário Internacional de Atenção Primária Saúde da Família. 2006. (Seminário).

XXI Outubro Médico. Especialização em medicina de família e comunidade: um caminho para a qualificação do médico da atenção básica. 2006. (Congresso).

1° Fórum de Atenção Primária à Saúde: a qualidade da assistência do PSF. 2005. (Outra).

Fórum Técnico em Hansenologia e Reações Hansênicas. 2005. (Outra).

Fórum Técnico em Hansenologia e Reações Hansênicas. 2005. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria. II Jornada Brasileira de Cardiogerontologia. 2005. (Congresso).

III Congresso Científico e Ético do CREMEC. III Congresso das Câmaras Técnicas e Comissões de. Discussão Prática Consulta de Check-up, apresentando o sub tema Check-up no Idoso. 2005. (Congresso).

I Seminário Sobre Consulta Médica. 2005. (Seminário).

IV Fórum Temático: "Profissionais de Saúde no Controle do Tabaco.Tabagismo: Podemos mudar o rumo dessa história?. 2005. (Outra).

LXVIII Fórum de Ética Médica do Interior.Corpo Clínico, Diretor Clínico, Diretor Técnico e Comissões de Ética. 2005. (Outra).

LXVIII Fórum de Ética Médica do Interior.Programa de Saúde da Família. 2005. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Asma; X Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro; I congresso Brasileiro de DPOC. I Congresso Brasileiro de Tabagismo. 2005. (Congresso).

VIII Fórum Temático: "Profissionais de Saúde no Controle do Tabaco.TABAGISMO: Podemos Mudar o Rumo Dessa História?. 2005. (Outra).

V Simpósio de Síndrome Metabólica; II Jornada de Nutrição. 2005. (Simpósio).

4° Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2004. (Congresso).

4° Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. .. 2004. (Congresso).

6 Congresso Brasileiro de Medicina de Família & Comunidade e do 6° Congresso de Medicina Familiar, Região Conesul, CIMF/WONCA. 2004. (Congresso).

Fórum de Ética Médica do Interior, CREMEC. 2004. (Outra).

I Mostra em Saúde da Família do Ceará e do II Seminário Internacional em Saúde da Família. 2004. (Seminário).

I Semana do Idoso, Escola de Saúde Pública. 2004. (Outra).

I Seminário sobre Qualidade de Vida do Servidor de Maracanaú. 2004. (Seminário).

IV Simpósio de Síndrome Metabólica, Curso de Aterosclerose do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM, Consenso sobre Diabetes e Síndrome Metabólica da SBD. 2004. (Simpósio).

Jornada Científica dos 60 anos do Hospital do Câncer - ICC. 2004. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia e o III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia. 2004. (Congresso).

XIX Outubro Médico. Educação Permanente: O Caminho para a Resolutividade na Atenção Primária. 2004. (Congresso).

II Congresso Científico e Ético do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, II Congresso das Câmaras Técnicas e Comissões de Ética do CREMEC. 2003. (Congresso).

II Jornada Médica de Maracanaú, I Jornada Médica da 3a Região de Saúde e II Mostra de Trabalhos Científicos e Relato de Experiências Médicas. 2003. (Outra).

IV Conferência Municipal de Saúde de Maracanaú, Tema: Controle Social, Cidadania e Solidariedade. 2003. (Outra).

XL Fórum de Ética Médica do Interior. 2003. (Outra).

I Fórum Estadual sobre Prevenção de câncer e Outros Fatores de Risco. 2002. (Outra).

I Jornada Médica de Maracanaú. 2002. (Outra).

Oficina de Trabalho para Melhoria da Qualidade da Atenção Primária no Ceará. 2002. (Oficina).

Seminário Sobre Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil. 2002. (Seminário).

II Encontro Cearense de saúde da Família... 2001. (Encontro).

DST 3 in Fortaleza. 2000. (Congresso).

Fórum 2000, I Fórum e II Conferência de Cooperação Técnica Horizontal da América Latina e do Caribe em HIV/DST. 2000. (Congresso).

I Fórum e II Conferência da Cooperação Técnica Horizontal da América Latina e do Caribe em HIV/AIDS e DST. 2000. (Outra).

I Fórum pelos Direitos da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. 2000. (Outra).

Seminário de Atualização em Zoonoses. 2000. (Seminário).

XXXI Congresso Brasileiro de Pediatria. .. 2000. (Congresso).

Seminário Inclusão do ECM e da Coleta de Papanicolau na Rotina do PSF. 1999. (Seminário).

X Jornada Cearense de oftalmologia. 1999. (Outra).

XXX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 1999. (Congresso).

IX Jornada Cearense de Oftalmologia. 1998. (Outra).

Simpósio Internacional de Córne e Lentes de Contato. 1998. (Simpósio).

XI Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia. 1998. (Congresso).

II Simpósio Faco Clube Allergan. 1997. (Outra).

VIII Jornada Cearense de Oftalmologia. 1997. (Outra).

XXIX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 1997. (Congresso).

IV Simpósio Internacional de Patologia do Segmento Anterior. 1996. (Simpósio).

VII Jornada Cearense de oftalmologia. 1996. (Outra).

Jornada Pernambucana Sobre Queimaduras. 1990. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Victor Meneses de Arruda Carlos

SAMPAIO, T. C.; BARBOSA, Tânia de Araújo; NEVES, C. da S.. Especialização em Saúde da Família. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina de Família e Comunidade) - Universidade Federal do Ceará.

Produções bibliográficas

  • SILVA, Anamaria Cavalcante (Org.) ; CARVALHO, Helena Maria Barbosa (Org.) ; CAMPOS, Jocileide Sales (Org.) ; SAMPAIO, T. C. (Org.) . Livro do médico da família. 1. ed. Fortaleza: Gráfica e Editora LCR Ltda, 2008. v. 200. 562p .

  • SAMPAIO, T. C. ; BARBOSA, Tânia de Araújo . Atenção domiciliar na prática do médico da família. In: Anamaria Cavalcante e Silva; Helena Maria Barbosa Carvalho; Jocileide Sales Campos; Tales Coelho Sampaio; Maria Gurgel de Magalhães. (Org.). Livro do médico da família. 1ed.Fortaleza: Gráfica Editora LCR Ltda, 2008, v. 1, p. 89-94.

  • Dias Aldo A. ; SOUZA, Paulo R. de A.A. ; SAMPAIO, T. C. . Vacinação Contra Gripe em Idosos do Município de Irauçuba - CE. In: Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2004, Santos. Sessão de Temas Livres. Santos: Sociedade Brassileira de Geriatria e Gerontologia, 2004.

  • ALEXANDRE, Solange Gurgel ; LIMA, Clarissa de Abreu Soares ; PAULA, Indayanna Teixeira de ; SAMPAIO, T. C. ; CASTRO, Teônia Ferreira de . Monitoramento de Clientes in Loco para Controle de Hipertensão e Diabetes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAMPAIO, T. C. . Tabagismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, T. C. . Intervenções Eficazes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, T. C. . Prática em Rodízio de 3 Grupos: Aplicando o Treinamento de habilidades na Abordagem Breve. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, T. C. . Perspectivas da Atenção Primária no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, T. C. . APS: Qualquer Médico?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, T. C. . Medicina de Família e Comunidade: Situação Atual no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, T. C. . Medicina de Família e Comunidade: uma Especialidade Emergente?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, T. C. . Medicina de Família e Comunidade no contexto atual da saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, T. C. . O Idoso no Programa de Saúde da Família. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAMPAIO, T. C. . Ações do médico no Atendimento do Idoso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, T. C. . Vacinação Contra Gripe em Idosos do Município de Irauçuba - CE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAMPAIO, T. C. . Perfil dos Pacientes Idosos Suspeitos de Depressão em PSF Cearense. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAMPAIO, T. C. . Projeto: Saúde pode Respirar a Vontade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAMPAIO, T. C. . ô de Casa! A Saúde bate a sua Porta. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAMPAIO, T. C. . O Programa de Saúde da Família de Beberibe seis anos após sua Implantação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAMPAIO, T. C. . O Programa Saúde da Família deBeberibe seis anos após sua implantação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAMPAIO, T. C. . Conhecimento dos Pais sobre Sinais de Alerta para levar uma Criança a um Serviço de Saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SAMPAIO, T. C. . Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Ceará - CREMEC. 2008.

SAMPAIO, T. C. . Membro efetivo do Comitê eCoordenador do Controle do Tabagismo no Brasil. 2002.

SAMPAIO, T. C. . Presidente da Associação Cearense de Medicina de Família e Comunidade. 2009.

SAMPAIO, T. C. . OFICINA - Tratamento do Tabagismo: Abordagem Intensiva - Específica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SAMPAIO, T. C. . Tabagismo: uma Doença Sistêmica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SAMPAIO, T. C. . Curso de Atualização em Medicina de Família e Comunidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SAMPAIO, T. C. . Treinamento para Implantação do Tratamento do Fumante. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SAMPAIO, T. C. . Tabagismo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SAMPAIO, T. C. . Ações do médico no Atendimento do Idoso. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SAMPAIO, T. C. . Abordagem Intensiva do Fumante para Profissionais de Saúde (Médicos, Enfermeiros e Odontólogos). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SAMPAIO, T. C. . Curso Técnico em Podologia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2004

Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

2004

Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados em prol do engrandecimento da Associação Médica de Maracanaú, Associação Médica de Maracanaú.

2004

Menção Honrosa pela dedicação, compromisso e elevado grau de excelência no trabalho desenvolvido na I Mostra em Saúde da Família do Ceará e do II Seminário Internacional em Saúde da Família, Escola de Saúde Pública do Ceará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Fortaleza, Centro de Ciências da Saúde. , Avenida Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 34773676, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2012

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atencao Integral a Saude - AIS (7 Semestre), Atencao Integral a Saude - AIS (5 Semestre), Atencao Integral a Saude - AIS (1 Semestre)

1999 - 2016

CAMED

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1999

    Direção e administração, Camed.,Cargo ou função, Médico da Gerência de Saúde Preventiva.

2009 - 2009

Faculdade Crhistus

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1999

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor da Faculdade de Medicina

2007 - 2007

Prefeitura Municipal de Aquiraz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2007 - 08/2007

    Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.

2007 - 2008

Secretaria Muncipal de Saúde de Ocara

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2007 - 06/2008

    Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.

2005 - 2005

Secretaria Municipal de Saúde de Acaraú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2005 - 09/2005

    Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.

1998 - 2001

Secretaria Municipal de Saúde de Beberibe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/1998 - 05/2001

    Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.

2001 - 2001

Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2001 - 06/2001

    Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.

2001 - 2005

Secretaria Municipal de Saúde de Maracanaú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

2005 - 2006

Secretaria Municipal de Saúde Madalena

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2005 - 12/2006

    Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.

2007 - 2007

Secretaria Municipal de Saúde Pedra Branca

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2007 - 05/2007

    Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.

2016 - Atual

Prefeitura Municipal de Fortaleza

Vínculo: Recibo de Pagamento Autônomo, Enquadramento Funcional: Médico da Estratégia Saúde da Família, Carga horária: 20

2017 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor do Programa Mais Médicos do Brasil

2019 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 8

2019 - Atual

Fundo Nacional de Saúde (CE)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20