Raquel de Moraes Sampaio Araujo

Possui graduação em Psicologia (1996) e mestrado em Saúde Pública (2002). Atualmente é docente do Centro Universitario Luterano de Palmas- CEULP-ULBRA e pesquisadora/docente da Fundação de Medicina Tropical-FMT/ Tocantins. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, tendo como áreas de interesse e atuação a Saúde Mental e a Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Salud Publica

2000 - 2002

Escola Nacional de Saude Publica de Cuba
Orientador: Julia Perez Piñero
Palavras-chave: sexualidade,adolescencia.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização em Especialização em Grupalidades

2000 - 2001

Fundação Gregorio Baremblitt
Orientador: Jorge Antônio Nunes Bichuetti

Especialização em Saude Publica

1998 - 2000

Escola Nacional de Saúde Pública

Graduação em Psicologia

1988 - 1996

Instituto de Psicologia de Maceio

Formação complementar

2005 - 2006

Formação de Tutores de Educação Permanente. , Escola Nacional de Saude Publica.

2004 - 2004

Construção de informação e indicadores no CAPS. (Carga horária: 5h). , Ministério da Saúde.

1997 - 1997

A Reabilitação do Doente Mental no Brasil. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Atenção Psicossocial de Araguaína TO.

1997 - 1997

Cuidados Paliativos: O psicólogo e a equipe de saú. (Carga horária: 6h). , Encontro Nacional dos Psicólogos da Área Hospitalar.

1997 - 1997

O tratamento psicológico da dor. (Carga horária: 6h). , Encontro Nacional dos Psicólogos da Área Hospitalar.

1996 - 1996

Atualização em Psicoterapia Breve. (Carga horária: 30h). , Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar do NE Ltda.

1996 - 1996

Ludoterapia. (Carga horária: 70h). , Ludoterapia uma Abordagem Dinâmica.

1990 - 1996

Introdução à Teoria Psicanalítica. (Carga horária: 480h). , Antonio Carlos Ferreira de Lima.

1995 - 1995

Teoria e técmica de atendimento grupal. (Carga horária: 20h). , Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa.

1994 - 1995

Formação em Psic. Hospitalar Teoria e Prática. (Carga horária: 200h). , CRP Alagoas.

1994 - 1994

1º Curso Psicoterapia Psicanalítica. (Carga horária: 20h). , Centro de Estudos Prof. IB Gatto Falcão.

1994 - 1994

O Inconsciente de Freud e Lacan. , Grupos de Estudos Psicanalíticos de Alagoas.

1990 - 1990

Fundamentos Básicos da Psicanálise. (Carga horária: 12h). , Diretório Acadêmico de Psicologia Gestão Luta Vanguarda.

1990 - 1990

Curso de psicoterapia breve. (Carga horária: 8h). , Centro de Estudos Prof. IB Gatto Falcão.

1990 - 1990

Curso de Psicofarmacologia e psicopatologia. (Carga horária: 8h). , Centro de Estudos Prof. IB Gatto Falcão.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Participação em eventos

V Congresso Científico e VII Jornada de Iniciação Científica CEULP/ULBRA. 2007. (Congresso).

VI Congreso Internacional de Salud Mental Derechos Humanos. Mesa Redonda: Experiência de Inversão Psicossocial no sistema de transporte coletivo urbano em Palmas - TO. 2007. (Congresso).

Oficina de Trabalho para Atualização da Estrutura Curricular do curso de Especialização em Saúde Pública.Oficina de Trabalho para Atualização da Estrutura Curricular do curso de Especialização em Saúde Pública - Escola de SP Dr. Jorge David Nasser e ENSP/FIOCRUZ. 2007. (Oficina).

Encontro Nacional de Esccolas de Governo em Saúde - ENSP/FIOCRUZ. 2007. (Encontro).

8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública. Redes, Intersetorialidade e Práticas Territoriais em Saúde Mental. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Membro do grupo de avaliadores ad hoc do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).

II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Mesa redonda: Estágio em Psicologia Comunitária no Tocantins: Construindo a Integração entre a demanda social e a formação acadêmica. 2006. (Congresso).

I Oficina da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Tocantins.I Oficina da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Tocantins. 2006. (Oficina).

I Oficina de Promoção da Qualidade da Administração Hospitalar do Tocantins. 2006. (Oficina).

I Fórum Regional de Psicologia e Saúde Pública: contribuições técnicas e políticas para avançar o SUS.Paletrante do Evento Preparatório para o I Fórum Regional de Psicologia e Saúde Pública. 2006. (Outra).

II Fórum Amazônico de Saúde Mental.Recursos Humanos na Saúde Mental: realidade amazônica e estratégia de formação. 2006. (Outra).

1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2006. (Outra).

1ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2006. (Outra).

VI Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA."Lar João e Maria" Uma possibilidade de moradia para os usuários do CAPs de Porto Nacional - TO. 2006. (Outra).

IV Congresso Científico e V Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA. IV Congresso Científico e V Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA. 2005. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede UNIDA. Especialização em Saúde da Família no Tocantins: o currículo integrado contruído no Quadrilátero da Formação em Saúde. 2005. (Congresso).

Oficina para Consolidação do Currículo Integrado da Especialização em Vigilância em Saúde: Controle de Zoonoses.participação na contrução do curriculo integrado da especialização. 2005. (Oficina).

I Fórum Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.Rede Estadual de CTI em saúde: possibilidades de contribuição à efetivação do SUS. 2005. (Outra).

I Congresso Brasileiro Nise da Silveira. I Congresso Brasileiro Nise da Silveira. 2004. (Congresso).

Congresso Brasileiro de CAPS. Saúde Mental: Cuidar em Liberdade e promover a cidadania. 2004. (Congresso).

Possíveis Leituras dos Conflitos Interpessoais em Sala de Aula.Possíveis Leituras dos Conflitos Interpessoais em Sala de Aula. 2004. (Oficina).

I Oficina de Imersão em Educação Permanente.I Oficina de Imersão em Educação Permanente. 2004. (Oficina).

Pólo de Educação Permanente: relatos de experiência na realidade tocantinense.Pólo de Educação Permanente: relatos de experiência na realidade tocantinense. 2004. (Oficina).

IV Jornada de Iniciação Científica.participação como consultor técnico-científico. 2004. (Outra).

I Congresso de Saúde pública Araguaia- Tocantins. As peculiaridades do Tocantins no contexto da Reforma Psiquiátrica. 2003. (Congresso).

I Congresso de Saúde pública Araguaia- Tocantins. Desafios da Gestão em Saúde. 2003. (Congresso).

I Congresso de Saúde pública Araguaia- Tocantins. Saúde Mental e Desenvolvimento Social. 2003. (Congresso).

II Congreso Internacional de Salud Mental y Drechos Humanos. II Congreso Internacional de Salud Mental y Drechos Humanos. 2003. (Congresso).

III Congresso Científico e III Jornada de Iniciação científica CEULP ULBRA. Mercado e Cidadania: O Papel da Universidade. 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

I Congresso de Saúde Pública Araguaia-Tocantins. I Congresso de Saúde Pública Araguaia-Tocantins. 2003. (Congresso).

Congresso de Saude Mental e DIreitos Humanos. Congresso de Saude Mental e DIreitos Humanos. 2003. (Congresso).

Oficina Estratégias de Ensino.Estratégias de Ensino. 2003. (Oficina).

I Conferência regional de Vigilância Sanitária e Saúde Mental.I Conferência regional de Vigilância Sanitária e Saúde Mental. 2001. (Outra).

I Conferência Estadual de Saúde Mental.I Conferência Estadual de Saúde Mental. 2001. (Outra).

III Congresso Tocantinense de Administração Hospitalar e Gerenciamento de Serviços de Saúde. III Congresso Tocantinense de Administração Hospitalar e Gerenciamento de Serviços de Saúde. 2000. (Congresso).

II Conferência estadual dos direitos da criança e do adolescente.II Conferência estadual dos direitos da criança e do adolescente. 1999. (Outra).

III Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.III Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 1999. (Outra).

I Feira de Saúde do Hospital Comunitário de Araguaína.I Feira de Saúde do Hospital Comunitário de Araguaína. 1998. (Outra).

VII encontro Nacional dos Psicólogos da Área Hospitalar.VII encontro Nacional dos Psicólogos da Área Hospitalar. 1997. (Encontro).

I Seminário Alagoano de Estudos Analíticos Junguianos.I Seminário Alagoano de Estudos Analíticos Junguianos. 1994. (Seminário).

III Encontro de Psicologia Hospitalar.III Encontro de Psicologia Hospitalar. 1990. (Encontro).

III Jornada de Saúde Mental da Criança - A Família.III Jornada de Saúde Mental da Criança - A Família. 1989. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Valéria Lira Barros Formiga

ARAUJO, R. M. S.; PEREIRA, L.. Expectativas de um Grupo de Gestantes perante a Gravidez, Parto e Puerpério. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas.

Aluno: Gracielle Leite Teixeira

ARAUJO, R. M. S.. Representações Sociais de Motoristas dos Transportes Coletivos sobre o Usuáio do CAPS em Palmas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas.

Aluno: Glauciene Elias Silveira

ARAUJO, R. M. S.. A Inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho via Serviço Civil Voluntário em Palmas - TO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas.

Aluno: Wagna Damacena Santos

ARAUJO, R. M. S.. A Necessidade da Atuação do Psicólogo na Rede Básica de Saúde tendo em vista a Importância dos Fatores Psicológicos na Promoção da Saúde das Famílias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas.

Aluno: Roseliane Bernardes Alves Barbosa

ARAUJO, R. M. S.. Trabalho e saúde mental: implantação na vida de uma servidora pública federal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas.

Aluno: Kellen Christine Ferreira Neto

ARAUJO, R. M. S.. Um Estudo sobre o Atendimento Psicológico no Serviço Público. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas.

Aluno: Juliana Marinho Ribeiro

ARAUJO, R. M. S.. Reflexões sobre a Inclusão da Família nos Cuidados aos Portadores de Transtornos Mentais no Centro de Atenção Psicossocial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas.

Aluno: Shimony C

ARAUJO, R. M. S.. Machado.Primeira Turma de Psicólogos Formados no Tocantins e sua Inserção no Mundo do Trabalho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas.

Aluno: Ana Machado Múltare

ARAUJO, R. M. S.. Sigmund Freud, o judaísmo e a psicanálise: possíveis intersecções. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas.

Orientou

Bárbara Risomar de Sousa

O Cotidiano das Garotas de Programa de Pugmil; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Nágila Sartor Moraes

Instituição de Abrigo para Adolescentes: qual sua relevância para jovens que foram abandonados; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Luciane Rodrigues do Prado Faria

Mães que entregam seus filhos para adoção: uma realidade negada; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Rossana Poltre Benica

Filhos Gerados no Cadastro de Adoção - como é vivenciada a espera dos pais?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Fernanda Maria dos Santos Abreu

Conhecer a percepção sobre o processo de adoção de grupo de pais adotivos na cidade de Palmas - Tocantins de 1997 a 2007; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Márcia Guimarães Nunes Burns

Perfil do Cuidador de Idoso com Doença Crônica ou Terminais e sua Relação com o Nível de Stress; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Cláudia Messias Ribeiro

Atuação do Psicólogo no Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Porto Nacional - TO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Ana Carolina Carbonaro dos Santos Cassoli

Mapeamento da Saúde Mental no estado do Tocantins; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Luise Ludke Dolny

Identidade Profissional da Saúde Pública: o Viés do Profissional da Gestão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Lane Ruth de Souza Barros

A Importância das Técnicas e Estratégias da Psicologia no Tratamento do Paciente Oncológico no Estado do Tocantins; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Marlene Mendes Mattos

Aspectos Psicológicos dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem Cuidadores de Oncologia em Palmas - TO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Fabiana Fleury Curado

Medidas Sócio-Educativas de Prestação de Serviço à Comunidade como uma Possibilidade de Mudança de Projeto de Vida nos Adolescentes de Palmas, Tocantins; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Ana Cláudia Fachini

Uso de Drogas no Tocantins: Retratos de Vidas Marcadas por esta Realidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Cleberton Henrique Andrade de Castro

Educação Permanente em Saúde no Tocantins: uma reflexão sobre a organiação do trabalho na Coordenação de Gestão da Educação na Saúde/SESAU - Tocantins, a partir da construção no coletivo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Juliana Lourenço da Costa

Adolescentes que cometeram atos infracionais no ano de 2004, em Palmas TO: uma contribuição ao estudo da violência; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Anita Coelho dos Santos

Abuso Sexual Infanto-Juvenil em Palmas - TO: Retratos de uma realidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Wolda Maria Reis Santos

Suicídio Juvenil: um olhar no universo dos adolescentes de Palmas TO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Ana Letícia Teske

Análise da Formação e do Processo em Saúde Mental a partir da Construção de Competências; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Érika Lima Batista

Competências do Professor do Ensino Fundamental: o desafio de envolver os pais no processo de escolarização; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Raquel de Moraes Sampaio Araujo;

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, R. M. S. (Org.) . políticas públicas para a saude mental no Tocantins. Palmas: Secretaria de estado da saude, 2002. v. 1. 139p .

  • ARAUJO, R. M. S. . O drama do devir: uma experiência de laboratório em um serviço de Saúde Mental. Tocantins-Brasil. In: 2º Congreso Internacional de Salud Mentsl e Derechos Humanos, 2003, Buenos Aires. ainda não foi foram publicados os anais, 2003.

  • ARAUJO, R. M. S. . Competências e Processos do Trabalho em Saúde: um espaço potencializador da aprendizagem. In: I Congresso de Saúde Pública Araguia-Tocantins, 2003, Araguaína TO. Anais I Congresso de Saúde pública Araguaia Tocantins. Araguaína TO: Fundação de Medicina Tropical do Tocantins, 2003. p. 21-21.

  • ARAUJO, R. M. S. ; BARBOSA, L. B. P. . Lar João e Maria : Uma Possibilidade de Moradia para os Usuários do CAPS de Porto Nacional TO. In: VI Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA, 2006, Palmas. Anais da VI Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA: Ciência e Desenvolvimento Humano. Palmas: CEULP/ULBRA, 2006. p. 192-194.

  • ARAUJO, R. M. S. ; SANTOS, W. M. R. ; MACHADO, S. C. ; RIBEIRO, J. M. . Reflexões sobre as Práticas do Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA a partir das Vivências dos Estágios em Saúde Mental. In: V Jornada Cientìfica CEULP/ULBRA, 2005, Palmas. Anais do IV Congresso Científico e V Jornada de iniciação Científica: Ética e Ciência. Palmas: CEULP/ULBRA, 2005. p. 321-321.

  • ARAUJO, R. M. S. ; TESKE, A. L. . Estudo sobre a Satisfação de Grupo de Trabalhadores de um Serviço de Atenção à Saúde Mental no Tocantins. In: IV Congresso Cientìfico CEULP/ULBRA, 2005, Palmas. Anais do IV Congresso Científico e da V Jornada de Iniciação Científica: Ética e Ciência. Palmas TO: CEULP/ULBRA, 2005. p. 767.

  • ARAUJO, R. M. S. ; BARBOSA, S. V. A. ; RODRIGUES, A. C. . Processo de Implantação da Gestão de Educação na Secretaria de Saúde do Tocantis: a construção de um novo olhar. In: VI Congresso Nacional da Rede Unida, 2005, Belo Horizonte. Anais VI Congresso Nacional da Rede Unida/revista da área de formação e desenvolvimento de profissionais da saúde. Londrina: CCS/UEL/Rede UNIDA, 2005. v. 12. p. 71-71.

  • ARAUJO, R. M. S. ; RODRIGUES, A. C. ; BARBOSA, S. V. A. . Especialização em Saúde da Família no Tocantins: o currículo integrado construído no quadrilatero da formação em saúde. In: VI Congresso Nacional da Rede Unida, 2005, Belo Horizonte. Anais VI Congresso Nacional da Rede Unida/Revista da área de formação e desenvolvimento de profissionais de saúde. Londrina: CCS/UEL/Rede UNIDA, 2005. v. 12. p. 310-310.

  • ARAUJO, R. M. S. ; TESKE, A. L. . Estudo sobre a Satisfação de Grupo de Trabalhadores de um Serviço de Atenção à Saúde Mental no Tocantins. In: IV Congresso Científico e V Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA, 2005, Palmas. IV Congresso Científico e V Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA - Ética & Ciência. Palmas: CEULP/ULBRA, 2005. p. 767-770.

  • ARAUJO, R. M. S. ; TESKE, A. L. . Percepção sobre a Atuação do Trabalho do Psicólogo Escolar em uma Escola Pública de Palmas. In: IV Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA, 2004, Palmas - TO. Anais da 4ª Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário Luterano de Palmas. Palmas: CEULP, 2004. p. 443.

  • ARAUJO, R. M. S. ; GHIZONI, L. D. ; ALMEIDA, J. L. . Do frio catarinense, da garoa de São Paulo e do mar de Maceió as águas intensas do Araguaia: impressões e vivências da saúde mental no Tocantins. In: I Congresso Brasileiro Nise da Silveira, 2004, Rio de Janeiro RJ. Anais I Congresso Brasileiro Nise da Silveira. Rio de Janeiro: Univesidade Estadual do Rio de Janeiro, 2004.

  • ARAUJO, R. M. S. . Conhecimentos, Atitudes e Práticas sobre Aspectos da Sexualidade em Adolescentes, Araguaína, Tocantins, Brasil, 2001. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003. Ciência & Saúde Coletiva Livro de Resumos II, 2003. v. 8. p. 753-754.

Outras produções

ARAUJO, R. M. S. . Formação de Facilitadores de Educação Permanente. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAUJO, R. M. S. . (Des) Encantamento: o uso de drogas na atualidade. 2005 (Mesa Redonda) .

ARAUJO, R. M. S. . A Relação Professor Aluno. 2004 (Palestra) .

ARAUJO, R. M. S. . Educação, carinho e trabalho. 2004 (Palestra) .

ARAUJO, R. M. S. ; GHIZONI, L. D. ; ALMEIDA, J. L. . Do frio catarinense, da garoa de São Paulo e do mar de Maceió as águas intensas do Araguaia: impressões e vivências da saúde mental no Tocantins. 2004 (Mesa Redonda) .

ARAUJO, R. M. S. . As peculiaridades do Tocantins no contexto da Reforma Psiquiátrica. 2003 (Mesa Redonda) .

ARAUJO, R. M. S. . A Reforma Psiquiátrica. 2003 (Mesa Redonda) .

ARAUJO, R. M. S. ; GHIZONI, L. D. . O drama do devir: uma experiência de laboratório em um serviço de Saúde Mental: Tocantins. 2003 (Mesa Redonda) .

ARAUJO, R. M. S. . El Dispositivo Grupal y el Psicodrama. 2003 (Mesa Redonda) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação de Medicina Tropical, Diretoria de Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. , Quadra 104 Sul, Rua SE 5 N.19 Galeria Atlântica, Plano Diretor Sul, 77020-018 - Palmas, TO - Brasil, Telefone: (063) 32184609, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Fundação de Medicina Tropical

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente e Pesquisadora, Carga horária: 40

2004 - 2006

Centro Universitário Luterano de Palmas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Conselheira do Curso de Psicologia

Atividades

  • 08/2003

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Humanas

  • 07/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão-PROPPEX, .,Cargo ou função, Consultora Técnico-Científico.

  • 08/2002

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Humanas

  • 02/2002

    Ensino, psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Preventiva, Psicologia Geral II

  • 02/2002

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica das Relações Humanas na Clínica Fisioterapêutica

  • 02/2002

    Serviços técnicos especializados , Núcleo de Orientação Educacional, .,Serviço realizado, Atendimento à comunidade acadêmica.

  • 02/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curso de Psicologia, .,Cargo ou função, Conselheira.

  • 05/2006 - 05/2006

    Ensino, Especialização em Saúde Coletiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Saúde Mental e Trabalho

  • 04/2003 - 05/2003

    Treinamentos ministrados , Convênio entre CEULP/Administração e Secretaria Municipal de Saúde, .,Treinamentos ministrados, I Curso de Capacitação para gerentes

1997 - 2008

Secretaría de Estado da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

Outras informações:
1ª Colocação no Concurso Edital Saúde 01/97 Diário Oficial n 662, de 16 de Janeiro de 1998, pagina 10057.

Atividades

  • 04/2005 - 09/2008

    Direção e administração, Coordenação Estadual de Pós-graduação em Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora de Pós-graduação em Saúde.

  • 04/2006 - 04/2006

    Ensino, Especialização em Estratégia Saúde da Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Abordagem Familiar - curso em parceria SESAU-TO/UFT/OPAS

  • 03/2006 - 03/2006

    Ensino, Especialização em Processos Educacionais em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Saúde, Trabalho e Educação - curso em parceria SESAU-TO/ENSP-Fiocruz

  • 03/2003 - 03/2005

    Direção e administração, Gerência Estadual de Saúde Mental, .,Cargo ou função, Gerente de Saúde Mental.

  • 06/2002 - 06/2004

    Direção e administração, Gerência Estadual de Saúde Mental, .,Cargo ou função, Coordenadora local da I Especialização em Saúde Mental do Tocantins - parceria SESAU/TO e ENSP/Fiocruz.

  • 01/1998 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Centro de Atenção Psicossocial de Araguaína, .,Serviço realizado, Atuação como psicóloga clínica.

  • 01/1997 - 12/1997

    Serviços técnicos especializados , Hospital de Referência de Araguaína, .,Serviço realizado, Atuação como psicóloga hospitalar.

2005 - Atual

Escola Nacional de Saúde Pública

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente colaborador

Atividades

  • Ensino, Formação de Facilitadores de Educação Permanente, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Curso Integral de Formação de Facilitadores de EP

2001 - 2001

União das Faculdades Integradas do Tocantins

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular

Atividades

  • Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Pública (epidemiologia)

  • Ensino, Medicina,, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Pública (epidemiologia)

  • Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação III, Psicologia da Educação II, Psicologia da Educação I

1999 - 2000

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Psicóloga

Atividades

  • 02/1999 - 03/2000

    Serviços técnicos especializados , APAE, .,Serviço realizado, Psicóloga.