Ana Cláudia Feitosa Lima
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1987) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é enfermeira do Governo do Estado do Ceará, professor titular da Universidade de Fortaleza e preceptor de núcleo da ris-esp/ce hsj da Escola de Saúde Pública do Ceará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Doenças Infecto Contagiosas, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem, epidemiologia, saúde ocupacional, enfermagem e terapia intensiva.
Informações coletadas do Lattes em 10/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Enfermagem
1996 - 1998
Universidade Federal do Ceará
Título: Crianças com Infecção pelo HIV: Proposta de Interveção de Enfermagem na Perspectiva da Saúde Coletiva,Ano de Obtenção: 1998
Maria de Nazaré de Oliveira Fraga.Palavras-chave: Enfermagem, HIV/AIDS, Saúde Coletiva.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica
1993 - 1994
Universidade Estadual do Ceará
Título: Crianças com AIDS: Uma Proposta para a Assistência de Enfermagem
Orientador: Maria Terezinha de Albuquerque
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em Enfermagem Em Saúde Pública
1988 - 1988
Universidade Federal do Ceará
Título: Cartão da Criança: Investigação de sua Utilização no V Distrito Sanitário
Orientador: Maria Graziela Teixeira Barroso
Graduação em Enfermagem
1981 - 1987
Universidade Estadual do Ceará
Título: A Mobilização do Paciente Neurológico na Prevenção de Deformidades Físicas e Lesões Teciduais
Orientador: Bábara Pereira D'Alencar
Formação complementar
2021 - 2021
Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD. (Carga horária: 6h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021
o EXPLORANDO O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO AVA UNIFOR. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2020 - 2020
EXPLORANDO O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM,. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2019 - 2019
ENFERMAGEM EM NEUROINTENSIVISMO. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016
CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM TELESSAÚDE. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2016 - 2016
AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2016
CAPACITAÇÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS. (Carga horária: 150h). , INSTITUTO SÍRIO-LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA, ISL, Brasil.
2015 - 2015
ENSINANDO E APRENDENDO: OS FUNDAMENTOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 90h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013
IV Curso Básico de Vigilância Epidemiológica e Con. (Carga horária: 60h). , Instituto Dr. José Frota, IJF, Brasil.
2012 - 2012
Curso Quando o Atendimento Torna-se Fundamental. (Carga horária: 20h). , Hospital São José de Doenças Infecciosas, HSJ, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Pesquisa Documentaria em Saude. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010
Atualizações em Doenças Infecciosas. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.
2008 - 2008
Interpretação de Exames. (Carga horária: 40h). , Hospital São José de Doenças Infecciosas, HSJ, Brasil.
2007 - 2007
NOÇÕES DE FERIDAS, ESTOMAS E INCONTINÊNCIAS. (Carga horária: 40h). , Hospital São José de Doenças Infecciosas, HSJ, Brasil.
2006 - 2006
Planejando com o Projeto Pedagógico. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2005 - 2005
Farmacologia Básica Aplicada a Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2003 - 2003
Atualização Pedagógica Para Docentes Recém Ingress. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação Pedagógica Em Problematização Para Pro. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2003 - 2003
Desenvolvendo Competência Para Um Gerenciamento Co. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Saúde, SESA, Brasil.
2002 - 2003
Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Serviços d. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Desenvolvendo Competência na Equipe Gerencial de E. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Saúde, SESA, Brasil.
2002 - 2002
Tanatologia Avançada. (Carga horária: 48h). , Secretaria de Saúde, SESA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Em Doenças Infecciosas/Especialidade: Doenças Infecto Contagiosas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Enfermagem Em Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Médico Cirúrgico/Especialidade: Enfermagem Em Clínica Geral.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Ciência da Enfermagem/Especialidade: Protocolo de Pesquisa Clínica.
Participação em eventos
: Setembro Amarelo ? Prevenção ao Suicídio,. 2019. (Seminário).
X CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLÓGIA. 2017. (Congresso).
51 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MedTrop2015. 2015. (Congresso).
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. Participante. 2014. (Congresso).
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA NA DIREÇÃO DO FUTURO.Participante. 2013. (Seminário).
II CONGRESSOCEARENSE DE INFECTOLOGIA. HIV/AIDS NO ADULTO - Novas perspectivas de cuidado. 2008. (Congresso).
XVIII CONGRESSO MUNDIAL DE EPIDEMIOLOGIA e VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. Perfil Epidemiológico dos Pacientes com Tétano Acidental Admitidos em UTI. 2008. (Congresso).
58 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. Aspectos Clínicos e Epidemiológicos da Leishmaniose Visceral em Crianças. 2006. (Congresso).
XI Seminário de Enfermagem em Doenças Infecciosas.Enfermagem e o Cuidar Ético em Doenças Infecciosas. 2006. (Seminário).
XI Seminário de Enfermagem do Hospital São José.Ética nas Relações Interpessoais: Volutário, Paciente e Equipe de Saúde. 2005. (Seminário).
XVII Semana de Enfermagem da UNIFOR.Leishmaniose Visceral Americana (LVA) - Cuidado de Enfermagem: Relato de Caso. 2005. (Encontro).
CURSO BÁSICO DE DOENÇAS INFECCIOSAS.CURSO BÁSICO DE DOENÇAS INFECCIOSAS. 2004. (Outra).
CURSO DE DENGUE DO HOSPITAL SÃO JOSÉ.CURSO DE DENGUE. 2004. (Outra).
CURSO DE DESENHOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS.CURSO DE DESENHOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. 2004. (Outra).
I Curso de Atualização em Cuidados em Unidade de Terapia Intensiva.I Curso de Atualização em Cuidados em Unidade de Terapia Intensiva. 2004. (Outra).
I OFICINA DE CAPACITACAO EM ACONSELHAMENTO.I OFICINA DE CAPACITACAO EM ACONSELHAMENTO. 2004. (Oficina).
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES RECÉM-FORMADOS NA UNIFOR.CURSO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES RECÉM-FORMADOS NA UNIFOR. 2003. (Outra).
CURSO DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA EM PROBLEMATIZAÇÃO PARA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE.CURSO DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA EM PROBLEMATIZAÇÃO PARA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 2003. (Outra).
CURSO PARA MULTIPLICADORES EM DENGUE CLÁSSICA E HEMORRÁGIA.CURSO PARA MULTIPLICADORES EM DENGUE CLÁSSICA E HEMORRÁGIA. 2003. (Outra).
CURSO SAÚDE AMBIENTAL E GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE.CURSO SAÚDE AMBIENTAL E GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE. 2003. (Outra).
I TREINAMENTO EM CAPACITAÇÃO PARA BIRNQUEDISTAS VOLUNTÁRIOS.I TREINAMENTO EM CAPACITAÇÃO PARA BIRNQUEDISTAS VOLUNTÁRIOS. 2003. (Outra).
IX Seminário de Enfermagem do Hospital São José.IX Seminário de Enfermagem do Hospital São José: Uma Mudança no Olhar e no Fazer. 2003. (Seminário).
IX SEMINÁRIO DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL SÃO JOSÉ.IX SEMINÁRIO DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL SÃO JOSÉ. 2003. (Seminário).
Treinamento Brinquedistas Voluntários.1 Treinamento em Capacitação para Brinquedistas Voluntários. 2003. (Outra).
XII Jornada de Enfermagem.XII Jornada de Enfermagem. 2003. (Encontro).
54 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2002. (Congresso).
Medilogia da Pesquisa em Saúde Infantil.Curso de Metodologia da Pesquisa em Saúde Infantil. 1987. (Outra).
Metodologia da Pesquisa.Curso de Extenção: Metodologia da Pesquisa. 1986. (Outra).
Treinamento em Supervisão.Treinamento em Supervisão. 1985. (Outra).
III Fórum de Psicologia Aplicada à Saúde.III Fórum de Psicologia Aplicada à Saúde. 1984. (Outra).
Participação em bancas
BRASIL, RFG;LIMA, Ana Cláudia Feitosa; XIMENES, R. C.. CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO SOFRIDO POR PROFISSIONAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE/ RIS-ESP/CE) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
PERES, D. A.; COELHO, M. M. F.;LIMA, Ana Cláudia Feitosa. CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E CLÍNICAS DOS PACIENTES COM HANSENÍASE INTERNADOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM INFECTOLOGIA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE/ RIS-ESP/CE) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
ANDRADE, L. M.LIMA, Ana Cláudia Feitosa; MONTEIRO, M.G.S. ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS PACIENTES VITIMAS DE ACIDENTES DE MOTOCICLETA INTERNADOS NA UTI DE UM HOSPITAL DE EMERGÊNCIA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA) - Universidade Estadual do Ceará.
QUEIROZ, T. V.; FEITOSA, L. R.;LIMA, Ana Cláudia Feitosa. ADAPTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MONITORIZAÇÃO DA VENTILAÇÃO MECÂNICA UTILIZADO PELA EQUIPE DE FISIOTERAPEUTAS DE UM HOSPITAL REFERÊNCIA EM DOENÇAS INFECCIOSAS, COM O AUXILIO DA TÉCNICA DELPHI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE/ RIS-ESP/CE) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
FEITOSA, L. R.; QUEIROZ, F. M. G.;LIMA, Ana Cláudia Feitosa. HIV NA TERCEIRA IDADE: PERCEPÇÃO, ESTIGMA E ENFENTAMENTO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE/ RIS-ESP/CE) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
ANDRADE, L. M.; MONTEIRO, M. G. S.;LIMA, Ana Cláudia Feitosa. ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES INTERNADOS EM TERAPIA INTENSIVA EM DECORRÊNCIA DE ACIDENTES E VIOLÊNCIAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA) - Universidade Estadual do Ceará.
ANDRADE, L. M.; MONTEIRO, M. G. S.;LIMA, Ana Cláudia Feitosa. ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRANSITO INTERNADOS NA UTI DE UM HOSPITAL DE EMERGÊNCIAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA) - Universidade Estadual do Ceará.
ANDRADE, L. M.LIMA, Ana Cláudia Feitosa; SILVA, Denise Maia Alves da. GRAVIDADE DOS PACIENTES ADMITIDOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA SEGUNDO O ESCORE DO APACHE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA) - Universidade Estadual do Ceará.
ANDRADE, L. M.LIMA, Ana Cláudia Feitosa; SILVA, M. C. C.. ANALISE EPIDEMIOLOGICA DOS PACIENTES INTERNOS EM TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DE DOENCAS INFECCIOSAS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA) - Universidade Estadual do Ceará.
ARAUJO, A. R.;LIMA, Ana Cláudia Feitosa; Almeida, Maria Irismar. Medidas de Precaução Padrãoem uma Clínica de Hemodiálise. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Universidade Estadual do Ceará.
CAETANO, Joselany AfioANDRADE, L. M.LIMA, Ana Cláudia Feitosa. Perfil Epidemiológico dos Pacientes Vítimas de TCE Admitidos nas Unidades de Internação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA) - Universidade Estadual do Ceará.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa; QUEIROZ, T. A.; TAVARES, M. C.. AIDS na Terceira Idade: Uma Analise dos Casos Atendidos no Hospital de Referência. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA) - Universidade Estadual do Ceará.
LIMA, Ana Cláudia FeitosaCAETANO, Joselany Afio; ALMEIDA, Luciene Miranda de. Exposição dos Profissionais de Enfermagem aos Riscos Biológicos em um Hospital de Doenças Infecciosas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Universidade Estadual do Ceará.
LIMA, Ana Cláudia FeitosaCAETANO, Joselany Afio; SOUZA, Givanida Aquino de. Infecções Repiratórias Agudas nos Pacientes com HIV/AIDS: cuidados de Enfermagem. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Em Terapia Intensiva) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa; SANTOS, Francisca Ligia Martins dos;CAETANO, Joselany Afio. Exposição a Material Biológico Envolvendo Auxiliares de Seviços Gerais e Auxiliares de Enfermagem. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Em Terapia Intensiva) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
LIMA, Ana Cláudia FeitosaCAETANO, Joselany Afio; MOTA, Maria Lurdemiler Saboia. Perfil Epidemiológico de Pacientes Submetidos a Cirúrgias de Cabeça e Pescoço. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Em Terapia Intensiva) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ABREU, R. N. D. C.; COSTA, F. L. P.;LIMA, Ana Cláudia Feitosa. SEGURANÇA NO MANUSEIO DE CATETERES, DRENOS E SONDAS: CONTRIBUIÇÃO DOS DOCENTES DE ENFERMAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
MOTA, Maria Lurdemiler Saboia;LIMA, Ana Cláudia Feitosa; FALCAO, P. V.. Avaliação da Ocorrência de Falhas no Processo de Administração de Antimicrobianos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
Simone Paes de Melo;LIMA, Ana Cláudia Feitosa; VIEIRA, LUIZA JANE EYRE DE SOUSA. Maternidade e Paternidade em pessoas que vivem com AIV/Aids. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
FROTA, M. A.; Ana Amélia da Rocha Sales;LIMA, Ana Cláudia Feitosa. CRIANÇAS PORTADORAS DE HIV: PERCEPÇÃO DO CUIDADOR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
ANDRADE, L. M.; ALBUQUERQUE, A. B. B.;LIMA, Ana Cláudia Feitosa. INTOXICAÇÃO EXÓGENA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA: CARACTERÍSTICAS DE UMA CLIENTELA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
ANDRADE, L. M.LIMA, Ana Cláudia Feitosa; MOREIRA, V. T.. CARACTERISTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DE PACIENTES INTERNADOS EM TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
ARAUJO, M. A. L.; MACHADO, M. F. A. S.;LIMA, Ana Cláudia Feitosa. Qualidade de Vida dos Portadores de Hepatite B e C. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
FALCAO, P. V.;LIMA, Ana Cláudia Feitosa; SANTOS, Francisca Ligia Martins dos. lterações Psicoemocionais em Pacientes Pós-Cirurgia Bariátrica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa; PESSOA, C. K. L.; SANFORD, F. M. S.; ATAIDE, M. B. C.. Família: Suporte ao Portador de Transtorno Mental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa; ARAUJO, M. A. L.; GONDIM, M. F. B.. Gestantes Portadoras de HIV: enfrentamento e percepção de uma nova realidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia FeitosaANDRADE, L. M.; FALCAO, P. V.;CAETANO, Joselany Afio. Características Epidemiológicas do Acidente Vascular Cerebral com Enfoque no Impacto Familiar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia FeitosaANDRADE, L. M.; ROLIN, K. M. C.; ARAUJO, A. R.. Conhecimento do Acadêmico de Enfermagem sobre o Controle da Infecção Hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa; ARAUJO, A. R.;ANDRADE, L. M.; ROLIN, K. M. C.. Inquérito Vacinal de Tétano em Universitários. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
ANDRADE, L. M.; MOREIRA, V. T.;CAETANO, Joselany AfioLIMA, Ana Cláudia Feitosa. A Humanização no Contexto de uma Unidade de Emergencia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa; COSTA, F. L. P.;ANDRADE, L. M.. Caracteristicas Epidemiológicas das Crianças Vítimas de Acidentes e Violência Admitidas em Terapias Intensiva com Enfoque no Inpacto Psicológico Familiar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia FeitosaANDRADE, L. M.; BRITO, D. M. S.. Caracteristicas Epidemiológicas de Pacientes Vítimas de Queimaduras Adimitidas em Hospital de Referência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa; PINHEIRO, M. C. D.; BANDEIRA, M. N. C.. Lima.Crianças Portadoras de HIV/AIDS em Fortaleza no período de 1996 a 2004. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa; PORDEUS, A. M. J.; LANDIM, F. L. P.. Fatores de Risco para o Câncer de Mama em Professoras do CCS da Universidade de Fortaleza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa. EXPOSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM AOS RISCOS BIOLÓGICOS EM UM HOSPITAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS. 2003. Outra participação, Universidade Estadual do Ceará.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa. Seleção de Docente para a Disciplina Enfermagem em Clínica Geral e Cirurgica II do Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza. 2009. Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa; MOREIRA, V. T.; BANDEIRA, M. N. C.. PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA- UNIFOR. 2007. Universidade de Fortaleza.
LIMA, Ana Cláudia Feitosa. MEMBRO DO COMITË DE ETICA E PESQUISA DO HOSPITAL SÁO JOSE. 2009. Hospital São José de Doenças Infecciosas.
Orientou
PERFIL DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE NO TRÂNSITO ATENDIDO NO HOSPITAL JUSTINO LUZ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
Exposição dos Profissionais de Enfermagem aos Riscos Biológicos em um Hospital de Doenças Infecciosas; 2003; 35 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
Exposição a material biológico envolvendo auxiliares de serviços gerais e auxiliares de enfermagem; 2002; 41 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Em Terapia Intensiva) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
Infecções Respiratórias Agudas nos Pacientes com HIV/AIDS: Cuidados de Enfermagem; 2002; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Em Terapia Intensiva) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
INCIDÊNCIA DE NEUROTOXOPLASMOSE COMO CO-MORBIDADE DA INFECÇÃO PELO HIV/AIDS NO PERÍODO DE 2003-2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
O Cuidado Clínico de Enfermagem na Higiene Oral da Pacientes Acamados; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
O Homem e o Câncer de Pênis: conhecimento dos trabalhadores de uma universidade privada acerca do carcinoma de pênis; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
HIV/AIDS em Crianças: Fatores que interferrem na adesão à teralpeutica medicamentosa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
Aspectos Clínicos e Epidemiológicos da Leishmaniose Visceral em Crainças; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
Inquérito Vacinal de Tétano em Universitários; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
Conhecimento do Acadêmico de Enfermagem sobre o Controle da Infecção Hospitalar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
Conhecimento dos Trabalhadores de uma Universidade Privada sobre Prevenção do Câncer de Prostata; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
O Adolescente de Rua: Uma visão sobre a vivência de sua sexualidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Ana Cláudia Feitosa Lima;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, Thiago Moura de ; BARROS, Lívia Moreira ; CAETANO, Joselany Áfio ; ARAÚJO, Fábio Neves de ; FERREIRA, Francisco Coelho ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa . Acidente ocupacional e contaminação pelo HIV: sentimentos vivenciados pelos profissionais de enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 4, p. 2972-2979, 2012.
-
ARAÚJO, Thiago Moura de ; BARROS, Lívia Moreira ; CAETANO, Joselany Áfio ; MOREIRA, Rosa Aparecida Nogueira ; FROTA, Natasha Marques ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; SAID, Bruna Andrade ; SALDANHA, Cícero Alves . Neurotoxoplasmosis boarding in patients with HIV/AIDS in Intensive Care Unit. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 1046-1052, 2012.
-
ARAÚJO, Thiago Moura de ; CAETANO, Joselany Áfio ; BARROS, Lívia Moreira ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; COSTA, Roselena Menezes da ; MONTEIRO, Virlânia Araújo . Acidentes de trabalho com exposição a material biológico entre os profissionais de enfermagem. Referência (Coimbra) , v. III, p. 7-14, 2012.
-
Moura. GN ; Veríssimo.JL ; Osterne.LP ; CAETANO, Joselany Afio ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa . Perfil Epidemiológico de Pacientes com Tétano Acidental em Unidade de Terapia Intensiva. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 5, p. 2523-2530, 2011.
-
BARROS, Lívia Moreira ; MOREIRA, Rosa Aparecida Nogueira ; CAETANO, Joselany Áfio ; ARAÚJO, Thiago Moura de ; DANTAS, Samantha Ferreira ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa . Incidência de leishmaniose visceral em crianças no estado do Ceará (Resumo). Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso) , v. 21, p. 574-574, 2011.
-
SAMPAIO, L. R. L. ; MENDONCA, F. A. C. ; Roberta Jeane Bezerra Jorge ; ANDRADE, L. M. ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa . O PROCESSO DE ENFERMAGEM NA SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA. Revista Eletrônica Pesquisa Médica (Online) , v. 4, p. 1-2, 2010.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; Herica James Acioly de Lima ; CAETANO, Joselany Afio ; ANDRADE, L. M. ; BESERRA, Eveline Pinheiro . Terapia anti-retroviral: fatores que interferem na adesão de crianças com HIV/AIDS. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 12, p. 515-521, 2008.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; SILVA, K. V. M. ; CAETANO, Joselany Afio ; LIMA, M. A. ; ANDRADE, L. M. . Conhecimento dos trabalhadores de uma universidade privada sobre a prevenção do câncer de próstata. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 12, p. 460-465, 2007.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; FRAGA, Maria de Nazaré de Oliveira . Dinâmica do acompanhamentos de crianças com infecção pelo HIV em um serviço de saúde. In: Maria de Nazaré de Oliveira Fraga. (Org.). Políticas de saúde, saúde mental e interdisciplinaridade: avaliação e método. Fortaleza: , 2001, v. 1, p. 45-.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; FRAGA, Maria de Nazaré de Oliveira ; MATOS JÚNIOR, José Filizola ; TORRES, Raimundo Augusto Martins . Propaganda sobre AIDS veiculada na televisão: retenção das mensagens e mudanças de comportamento. In: Marta Maria Coelho Damasceno; Thelma Leite de Araújo; Ana Fátima Carvalho Fernandes. (Org.). Transtornos Vitais no Fim do Século XX: Diabetes Mellitus, distúrbios cardiovasculares, câncer,AIDS, Tuberculose e Hanseníase. Fortaleza: FCPC, 1999, v. 1, p. 5-155.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; Said, Bruna Andrade ; Saldanha, Cícero Alves . Incidência da Neurotoxoplamose como co-morbidade da Infecção pelo HIV/AIDS no período de 2003 a 2008. In: 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Transformação Social e Sustentabilidade Ambiental, 2009. v. 1. p. 4617-4620.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; ANDRADE, L. M. ; Saunders, Anuzia Lopes ; Oliveira, Cláudia Miranda ; ARAUJO, A. R. ; Paz, Selma Eugênia de Sousa . Busca Ativa e Imunização em Pacientes Vítimas de Acidentes e Violência como Estratégia de Prevenção do Tétano Acidental. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia / VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. XVIII CONGRESSO MUNDIAL DE EPIDEMIOLOGIA / VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 2008. v. 1.
-
ANDRADE, L. M. ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; LINARD, A. G. ; SAMPAIO, L. R. L. ; MENDONCA, F. A. C. . Interpretando a AIDS e suas complicações através da sistematização de enfermagem. In: I Seminário de Ciências Humanas e Sociais em Saúde do Nordeste/ ABRASCO, 2006, Fortaleza -Ce. Deafios da Saúde com interfaces nas Ciências Sociais e Humanas. Fortaleza: EdUECE, 2006. v. 01. p. 189-190.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; CARMO, Fidelarina Teixeira Do ; CARVALHO, Maria de Fátima de ; FRAGOSO, Ecleine Barbosa . Criação de Instrumentos de acompanhamento e Avaliação da Sistematização da Assistencia de Enfermegem Implantada do Hospital São José. In: 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002. v. 1.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; FRAGOSO, Ecleine Barbosa ; CARMO, Fidelarina Teixeira Do ; CARVALHO, Maria de Fátima de . Sistematização da Assitência de Enfermagem em um Serviço Público de Saúde: Construindo os Instrumentos. In: 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002. v. 1.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; CARMO, Fidelarina Teixeira Do ; CARVALHO, Maria de Fátima de ; FRAGOSO, Ecleine Barbosa . Perfil dos Profissionais de Enfermagem do Hospital São José de Doenças Infecciosas. In: 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002. v. 1.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa . Programa de Assitência Domiciliar a Portadores de Doenças Infecciosas Atendidos no Hospital São José. In: 53 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba. Anais do 53 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001. v. 1.
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa . Tecnologias no cuidado em Unidade de Terapia Intensiva frente à Pandemia de COVID-19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa . ABORDAGEM HOSPITALAR NAS LEISHMANIOSES/ LEPTOSPIROSE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa . ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE COM RAIVA HUMANA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. G. ; SOARES, V. S. ; ALMEIDA, T. B. S. ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; RODRIGUES, A. M. U. . SIMULAÇÃO DE BAIXA FIDELIDADE COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL ACERCA DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA LEIGOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MONTEIRO, M. A. C. ; COSTA, A. P. M. C. E. ; MACHADO, C. P. ; SILVA, G. S. ; LOPES, V. P. S. ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa . FATORES QUE INFLUENCIAM NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCE DA RABDOMIÓLISE E SUAS DIVERSAS CAUSAS: UMA REVISÃO NARRATIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; ANDRADE, L. M. ; PEREIRA, F. C. ; FONTANEZI, C. T. B. ; SILVA, D. M. A. ; BARROS, A. R. A. ; NASCIMENTO, J. B. . Aspectos Epidemiológicos de Pacientes Hemotransfundidos em um hospital Referência em Doenças Infectocontagiosas em Fortaleza-CE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; SILVA, Verônica Maria de Souza ; ANDRADE, L. M. ; AGUIAR, I. C. V. ; MAIA, D. C. A. E. S. ; ROCHA, M. P. ; CORREIA, I. M. L. . Perfil e Gravidade do Paciente Idoso Internado em uma Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital de Doenças Infecciosas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; ANDRADE, L. M. ; SILVA, D. M. A. ; MORAES, M. A. ; TAVARES, L. K. M. ; MOURA, L. M. ; MAGALHAES, L. V. . Profilaxia e Controle do Tétano Acidental no Âmbito Hospitalar no Ano de 2013 em Fortaleza- CE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, L. M. ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; NASCIMENTO, J. B. ; BARROS, A. R. A. ; AGUIAR, I. C. V. ; SILVA, A. R. N. ; ROCHA, M. P. . Aspectos Epidemiológicos dos Pacientes Admitidos na UTI de um Hospital de Doenças Infecciosas por Meningite no Período de 2004 a 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, L. M. ; MAGALHAS, L. V. ; MONTEIRO, M. G. S. ; RABELO, F. V. ; ENDES, J. C. L. ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa . El ANÁLISIS DE LA OCURRENCIA DE ACCIDENTES DE MOTOCICLETA EN UN HOSPITAL DE EMERGENCIA EN EL DEL 2001 A 2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA FILHO, M. P. ; LUNA, I. T. ; PINHEIRO, P. N. C. ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; PEREIRA, M. L. D. ; ARAUJO, M. A. ; ALCANTARA, K. L. ; SILVA, M. P. F. ; MOURA, H. N. . PACIENTES VIVENDO COM HIV/AIDS E COINFECÇÃO TUBERCULOSE: DIFICULDADES ASSOCIADAS À NÃO ADESÃO AO TRATAMENTO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; Herica James Acioly de Lima . HIV/AIDS em crianças: Fatores que interferem na adesão à terapeutica medicamentosa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, Ana Cláudia Feitosa ; PEREIRA, J. S. F. . Aspectos Clínicos e Epidemiológicos da Leishmaniose Visceral em Crianças. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
ABREU, R. N. D. ; RODRIGUES, A. M. U. ; LIMA, Ana Cláudia Feitosa . RCP EM PACIENTES HOSPITALIZADOS. 2021. .
LIMA, Ana Cláudia Feitosa . Imersão no Ambiente e Tecnologias em Terapia Intensiva: Uma Abordagem Multiprofissional. 2004. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem. , Avenida Washington Soares, número 1321, Edson Queiroz, 60811-905 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 34773000, Fax: (85) 34773055, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - Atual
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24
Atividades
-
10/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Clínica Geral e Cirúrgica II
2002 - 2003
Secretaria de SaúdeVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
07/2002 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Hospital São José de Doenças Infecciosas, Clínica Médica.,Linhas de pesquisa
1998 - 2001
Associação Brasileira de EnfermagemVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária Geral, Carga horária: 20
1998 - 2001
Associação Congregação de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira resposável técnica, Carga horária: 44
Outras informações:
Enfermeira resposável técnica pelo serviço de enfermagem e assistência a pacientes portadores de HIV/AIDS
1995 - 1999
Universidade Estadual do CearáVínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40
2003 - Atual
Governo do Estado do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20
1991 - 2003
Governo do Estado do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria da Saúde, Hospital São José de Doenças Infecciosas.,Serviço realizado, Enfermeira Assistencialista.
-
11/1991
Serviços técnicos especializados , Secretaria da Saúde, Hospital São José de Doenças Infecciosas.,Serviço realizado, Enfermeira Assistencialista.
2017 - Atual
Escola de Saúde Pública do CearáVínculo: PRECEPTOR DE NÚCLEO DA RIS-ESP, Enquadramento Funcional: PRECEPTOR DE NÚCLEO DA RIS-ESP/CE HSJ, Carga horária: 20
Outras informações:
PRECEPTOR DE NÚCLEO ENFERMAGEM, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU, NA MODALIDADE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM INFECTOLOGIA, ÊNFASE DA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE-RIS- ESP/CE.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Cláudia Feitosa Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?