Alisson Araújo
Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (1997-2000), Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002-2003) e Mestrado (2005-2007) e Doutorado (2009-2012) em Ciências da Saúde, Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina da UFMG, Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical(2013-2014). Pós-Doutorado em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal da Bahia (2017-2018). É Professor Associado II, Área de Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de São João Del Rei(UFSJ), Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO), Divinópolis/MG. É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem no CCO/UFSJ. Também é professor e orientador no Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG. É integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Criança e Adolescente (UFSJ) e Grupo de Estudos em Atenção Primária à Saúde (UFVJM). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Criança; Saúde do Adolescente; Enfermagem Pediátrica; Saúde da Família e Trabalho Multiprofissional em Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente
2009 - 2012
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Conviver com asma na adolescência: um estudo com adolescentes asmáticos e seus familiares atendidos na Atenção Primária à Saúde
, Ano de obtenção: 2012. Profa. Dra. Regina Lunardi Rocha. Coorientador: Profa. Dra. Cristina Gonçalves Alvim. Palavras-chave: Asma; adolescência; Família; Atenção Primária à Saúde.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Mestrado em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente
2005 - 2007
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O grupo de adolescentes na escola: a percepção dos jovens participantes, Ano de Obtenção: 2007
Profa. Dra. Regina Lunardi Rocha.Coorientador: Profa. Dra. Lindalva Carvalho Armond. Palavras-chave: comportamento do adolescente; estudantes; grupos de treinamento de sensibilização; relações interpessoais; pesquisa qualitativa; existencialismo. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Saúde da Família
2002 - 2003
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Proposta de um instrumento de coleta de dados em mulheres no climatério, acompanhadas nos municípios de Carmo da Mata, São Francisco de Paula e Cláudio/MG.
Orientador: Juliana Meireles
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química
1994 - 1996
Centro de Educação Integral - Divinópolis/MG
Bolsista do(a): Centro de Educação Integral, CEI, Brasil.
Pós-doutorado
2016 - 2017
Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, PNPD/CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
2013 - 2014
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Pediatria.
Formação complementar
2003 - 2004
Saúde da Família - Residência Multiprofissional. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Curso Introdutório para as Equipes Básicas do PSF. (Carga horária: 76h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
ARAÚJO, A. . Oficina de Acidentes na Infância. 2008. (Outro).
ARAÚJO, A. . 16ª Jornada mineira de Enfermagem e II Encontro de Profissionais de Saúde Coletiva. 2003. (Outro).
Participação em eventos
Conferência aberta - saúde indígena no contexto brasileiro: desafios e perspectivas. 2023. (Outra).
Congresso Internacional Movimentos Docentes 2023. 2023. (Congresso).
XIV Café com Quali Com o tema " Itinerarios terapêuticos e saúde", oc. 2023. (Encontro).
Jubileu de Prata: 25 anos do Curso de Enfermagem da UFVJM. 2022. (Outra).
Simpósio Internacional de Saúde: Aproximação Entre Países de Língua Portuguesa. 2022. (Simpósio).
IV Colóquio Internacional de Fenomenologia e Enfermagem. 2021. (Outra).
VIII Simpósio NECA - Inovações no Cuidado de Crianças e Adolescentes no Contexto da Covid19,.Vacinação de crianças e adolescentes no contexto da pandemia de COVID-19.. 2021. (Simpósio).
15º Congresso Brasileiro de Adolescência/30º Encuentro del Comite del Adolescencia del a Asociación Latino Americano de Pediatria e o Fórum sobre Adolescência: Fortalecendo as Famílias. Aspectos relacionados à adesão ao atendimento odontológico pelo adolescente e sua família na atenção primária à saúde. 2019. (Congresso).
VIII Seminário do Mestrado Profissional Ensino em Saúde. 2019. (Seminário).
Workshop:Uma fantástica viagem. 2019. (Outra).
Abril pela Segurança do Paciente. 2018. (Encontro).
II Encontro Mineiro de Residências em Saúde: Construindo Coletividades. 2018. (Encontro).
Processos de ensino Aprendizagem: Reflexões a partir de propostas de metodologias ativas. 2018. (Oficina).
Seminário Multidisciplinar de Atenção à Sexualidade e Direitos Reprodutivos na Adolescência: Desafios e perspectivas para atenção integral à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. 2018. (Seminário).
19º Fórum da Associação Brasileira de Pediatria "Transformações da família e da sociedade e seu Impacto na Infância e Juventude. 2017. (Outra).
Congresso Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA. 2017. (Congresso).
Seminário Semeando Redes: Compartilhando Experiências de Pesquisas em Doença Falciforme. 2017. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. 2017. (Congresso).
I Seminário Multiprofissional em Saúde do Adolescente.Atenção Multiprofissional em Saúde do Adolescente. 2016. (Seminário).
I Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica/Saúde da Família.Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente UFSJ/CCO: Contexto Atual. 2015. (Simpósio).
Oficina de Inovações Saúde de Adolescentes.Ambulatório de saúde do adolescente na atenção primária á saúde: inovação e tecnologia em espaços tradicionais de atenção à saúde. 2015. (Oficina).
XVIII Encontro Geral Coordenação, NAIPE e Tutores do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família. 2015. (Encontro).
Desafios atuais do Processo de Trabalho em Saúde. 2014. (Outra).
II Seminário Nacional Ensino em Saúde. 2014. (Seminário).
I Simpósio do NUPAE "Aproximações Temáticas e Metodológicas. 2014. (Simpósio).
XVII Encontro de Tutores, Assessoria Interdisciplinar Pedagógica do CEESF. 2014. (Outra).
XV Encontro Geral do CEABSF. 2013. (Encontro).
Enfermagem Baseada em Evidências. 2012. (Outra).
I Seminário Internacional de Ensino em Saúde.Pesquisa Qualitativa em Saúde. 2012. (Seminário).
Oficina de Trabalho de CEABSF. 2012. (Oficina).
Parte 1: Capacitação para Plataforma Moodle do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Famíliaás. 2012. (Outra).
Parte 2: Capacitação para Plataforma Moodle do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. 2012. (Outra).
Representações sociais do deficiente e suas repercussões na escola, na família e na sociedade. 2012. (Outra).
Treinamento plataforma Brasil. 2012. (Outra).
XIV Encontro Geral do CEABSF. 2012. (Encontro).
63º Congresso Brasileiro de Enfermagem. COLETA DE SANGUE VENOSO EM ESCOLARES: NECESSIDADES DE INOVAÇÃO PARA ALÉM DA TÉCNICA. 2011. (Congresso).
A narrativa em pesquisa qualitativa: usos e métodos. 2011. (Seminário).
Formação do generalista: o olhar do MEC. 2011. (Oficina).
I Ciclo de Estudos para Docência no Ensino Superior. 2011. (Simpósio).
III Oficina sobre o Projeto político Pedagógico do Curso de Enfermagem. 2011. (Oficina).
Importãncia da Integração Ensino, Serviço e comunidade. 2011. (Encontro).
I Oficina sobre o Projeto político Pedagógico do Curso de Enfermagem. 2011. (Oficina).
I Simpósio de Atenção Primária a Saúde da UFVJM."Relato de experiência: a necessidade do atendimento da demanda espontânea(queixas agudas) X desenvolvimento de atividades programadas/planejadas pelo enfermeiro da ESF. 2011. (Simpósio).
Programas innstitucionais que contribuem para a integração ensino serviço e comunidadeade. 2011. (Outra).
Projeto Pedagógico Integrado - desafios e estratégias de superação. 2011. (Outra).
Treinamento de Farmacologia e Terapêutica do Protocolo de Enfermagem de Divinópolis. 2011. (Encontro).
XI Encontro Geral do CEABSF. 2011. (Encontro).
"Avaliação em Serviço - Assistência Pré-natal no Município de Cuiabá/MT" e "Pet/Saúde-Concepções e experiência do Curso de Enfermagem da UFMT- Cuiabá/MT". 2010. (Outra).
II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. Distribuição espacial de crianças sibilantes menores de dois anos moradoras no bairro Niterói, Divinópolis/MG. 2010. (Congresso).
II Semana Integrada de Enfermagem. 2010. (Outra).
II Simpósio de Extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.A experiência com grupos educativos de pais de crianças sibilantes no Programa de Extensão ?Respirando Saúde?. 2010. (Simpósio).
I simpósio de Tecnologias da informação, biotecnologias e inovação em enfermagem. 2010. (Simpósio).
Metodologia da Assistência de Enfermagem / Sistematização da Assistência de Enfermagem / Processo de Enfermagem. 2010. (Outra).
Metodologia de Assistência de Enfermagem/Sistematização da Assistência de Enfermagem/Processo de Enfermagem. 2010. (Outra).
Para quem e como ensinamos na graduação?. 2010. (Outra).
Portal Didático e Plataforma Moodle. 2010. (Outra).
Principais Regras para Aposentadoria do Servidor Público da União. 2010. (Outra).
Projeto Pedagógico de Enfermagem - UFSJ. 2010. (Outra).
Promoção de Saúde Materno-Infantil nas comunidades: uma experiência no Japão. 2010. (Outra).
V Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde. 2010. (Seminário).
Workshop de capacitação para orientadores de TCC do CEABSF. 2010. (Outra).
XII Encontro de Atualização em APS. 2010. (Encontro).
1ª Semana Acadêmica de Enfermagem da UFSJ. 2009. (Outra).
II Seminário de Educação a Distância da UFMG. 2009. (Seminário).
I Semana Integrada de Enfermagem. 2009. (Outra).
I Simpósio de Extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM.?Respirando Saúde?: Um Programa de Extensão de Acompanhamento Sistematizado da Criança e do Adolescente Asmáticos. 2009. (Simpósio).
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O grupo operativo com adolescentes na escola: a percepção dos participantes. 2009. (Congresso).
Seminário de Tecnologia Educacional em Saúde da EEUFMG. 2009. (Seminário).
Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoataivas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento - SUPERA. 2009. (Outra).
VII Encontro de tutores, apoio pedagógico e coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. 2009. (Encontro).
VIII Encontro Geral de Tutores, Naipe e Coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. 2009. (Encontro).
V Jornada de Pneumologia Pediátrica. 2009. (Outra).
XIII Semana de Enfermagem "Prof. Paulo Celso Prado Telles Filho".Grupos operativos com adolescentes na escola: a percepção dos participantes. 2009. (Outra).
60º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Impacto da primeira equipe da Estratégia de Saúde da Família no município de Santo Antônio do Itambé, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. 2008. (Congresso).
Congresso Nacional de Saúde. Capacidade do autocuidado de crianças com paralisia cerebral atendidas em um centro de referência do interior de Minas Gerais, Brasil. 2008. (Congresso).
III Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas.Conhecendo o comportamento sexual de adolescentes escolares inseridos em projetos sociais: subsídios para um cuidado integral. 2008. (Outra).
I Seminário do Programa Municipal de DST/AIDS de Divinópolis/MG. 2008. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Contracepção e prevenção das DST/AIDS: o conhecimento, o uso e as fontes de informações de pais adolescentes. 2008. (Congresso).
II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas.Saúde e adolescência no contexto escolar: o projeto de extensão "Espaço Adolescente". 2007. (Outra).
Seminário de "Bioética". 2007. (Seminário).
Seminário de Pesquisa Qualitativa em Saúde do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente. 2007. (Seminário).
XI Semana de Enfermagem "Profa. Christiane Motta Araújo". 2007. (Outra).
Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. 2006. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. Promovendo Saúdse do adolescente na Escola: Um relato de Experiência. 2006. (Congresso).
II Treinamento em Urgências para a Doença Falciforme. 2006. (Outra).
Mini-curso ''Como escrever artigos'' durante o Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. 2006. (Outra).
Pacto Pela Saúde. 2006. (Seminário).
Qualidade de Vida: desafios e vantagens. 2006. (Encontro).
VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Enfermagem na crehe: Um Projeto de Extensão. 2006. (Congresso).
VII Congresso Nacional da Rede Unida. Estágio Supervisionado Área Comunitária: Um Relato de Experiências. 2006. (Congresso).
VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM.O Cuidado de enfermagem e de saúde na creche. 2006. (Outra).
X Semana de Enfermagem "Profa. Mirtes Ribeiro". 2006. (Outra).
I Congresso de Alimentação e Nutrição- A ciência por um Brasil sem fome. 2005. (Congresso).
IX Semana de Enfermagem "Profa. Amanda Márcia dos Santos Reinaldo". 2005. (Outra).
Mini-curso "Urgência e Emergência" durante a XI Semana de Enfermagem. 2005. (Outra).
Seminário Regional de Saúde Mental do Alto e Médio Jequitinhonha. 2005. (Seminário).
VII Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.''Utilidade da observação da pega mamária na detecção de problema na amamentação''/ ''Atenção à terceira idade, à mulher, à criança a ao adolescente''. 2005. (Seminário).
AIDIPI - Atenção Integral a Doenças Prevalentes da Infância. 2004. (Outra).
Atualização em tratamento do Portador de Ferida Crônica-COREN-MG. 2004. (Outra).
I Seminário Regional de Prevenção de Mortalidade Materna. 2004. (Seminário).
Programa de Educação Afetivo-Sexual - PEAS. 2004. (Outra).
Semana da Amamentação. 2004. (Outra).
Seminário Regional de Secretários Municipais de Saúde. 2004. (Seminário).
Treinamento do Programa Estadual de Triagem Neonatal de Minas Gerais. 2004. (Outra).
VIII Semana de Enfermagem "Profa. Dra. Rosamary Aparecida Gracia Stuchi". 2004. (Outra).
1ª Oficina do Núcleo ABEN de Divnópolis/MG. 2003. (Oficina).
Fórum do Curso de Especialização em Saúde da Família.Proposta de um Instrumento para coleta de dados em mulheres no climatério acompanhadas no Programa Saúde da Família José Martins de Resende, no município de Carmo da Mata-MG. 2003. (Outra).
Oficina de Saúde do Idoso durante o XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem. 2003. (Oficina).
Parto Humanizado. 2003. (Outra).
Problemas Comuns de Idosos. 2003. (Outra).
Projetos Comunitários. 2003. (Outra).
XVIII Curso de Urgências e Emergências Clínicas para Enfermeiros. 2003. (Outra).
XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem:''A prática vigente, sua Representação Social e seus Novos Rumos''. 2003. (Encontro).
Ações Básicas de controle de Hanseníase. 2002. (Outra).
Seminário Nacional - 20 Anos de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem - MG. 2002. (Seminário).
Seminário Macrorregional de Doenças Exantemáticas. 2001. (Seminário).
1ª Conferência Municipal de Saúde de Diamantina. 2000. (Outra).
5º Congresso Multiprofissional em Diabetes. 2000. (Congresso).
Autismo Infantil. 2000. (Outra).
I Atualização em Enfermagem. 2000. (Outra).
III ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO EM HANSENÍASE. 2000. (Encontro).
II Jornada Acadêmico-científica. 2000. (Outra).
IV Encontro Mineiro de Estudantes de Enfermagem. 2000. (Encontro).
IV Semana de Enfermagem "Profa. Márcia Aparecida de Almeida Vieira". 2000. (Outra).
Mini-curso "Assistência de Enfermagem na monitoração hemodinâmica com catéter de Swan-Ganz" durante o XIX Encontro Regional de Estudantes de Enfermagem. 2000. (Outra).
Plano de Erradicação do Sarampo e Controle da Rubéola. 2000. (Outra).
Tanatologia: ciência que estuda a morte. 2000. (Outra).
Treinamento DST/AIDS aplicado a PAC´s e PSF. 2000. (Outra).
XII Semana de Prevenção e Integração "Profa. Carmem Lúcia Couto Nascimento". 2000. (Outra).
XIX Encontro Regional de Estudantes de Enfermagem. 2000. (Encontro).
72º Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Enfermagem. 1999. (Outra).
Anatomia Humana dos Vasos dos Membros. 1999. (Outra).
Aspectos Relevantes da Semiologia Bucal. 1999. (Outra).
Hemocitopoese, Sistema Imunitário, Órgãos Linfáticos, Aparelho Reprodutor Masculino e Feminino. 1999. (Outra).
II Atualização na Clínica Odontológica. 1999. (Outra).
II Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 1999. (Congresso).
III Semana de Enfermagem "Profa. Dra. Terezinha de Jesus Cardoso Verheijen".''Assist~encia de Enfermagem Domicialiar a Pacientes Portadores de ùlceras de Estase e de Decúbito. 1999. (Outra).
I Jornada Acadêmico-Científica. 1999. (Outra).
XI Semana de Prevenção e Integração "Prof. Dr. Gilberto Rocha de Melo". 1999. (Outra).
XIX Semana Odontológica "Profa. Dra. Conceição Eunice Canuto". 1999. (Outra).
XXII Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem e II Encontro Latino Americano de Estudantes de Enfermagem.Assistência de enfermagem domiciliar a pacientes portadores de úlceras de estase e úlceras de decúbito, município de Diamantina-MG. 1999. (Encontro).
II Campanha de Eliminação da Haseníase. 1998. (Outra).
II Semana de Enfermagem "Profa. Dra. Maria Lúcia Cardoso dos Santos". 1998. (Outra).
Programa de Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PSF e PACS. 1998. (Outra).
Puericultura: aleitamento materno e desmame precoce. 1997. (Outra).
Participação em bancas
ROMANO, M. C. C.; OTONI, A.; SCHLOSSER, T. C. M.;ARAÚJO, A.. Comportamento de prevenção à covid-19 de graduandos de enfermagem pós-emergência de saúde pública. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; WHITAKER, M. C. O.; OLIVEIRA, V. J.;BRAGA, P. P.. A terapia nutricional em crianças e adolescentes hospitalizados: a percepção dos cuidadores familiares. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
GONCALVES, R. P. F.;ARAÚJO, A.; LARA, M. O.. Adaptação Transcultural e Validação Semântica do Instrumento Leading a Culture of Quality for Infection Prevention (Lcq‐Ip) para o Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.; RIBEIRO, L. C. C.;BRAGA, P. P.; MACHADO, J. S. A.. A inclusão da família na instituição de apoio à pessoa com deficiência: as perspectivas das mães de crianças assistidas. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; BARROSO, H. H.; FERREIRA, P. H. C.; RIBEIRO, L. C. C.. Ações de hemovigilância para rastreabilidade e prevenção de reações transfusionais: revisão da literatura. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.LEAO, C. D. A.; RIBEIRO, L. C. C.; DAMASCENO, R. F.. Internações por condições sensíveis à Atenção Primária em menores de um ano: um estudo ecológico na Macrorregião Norte de Minas Gerais, Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
REINALDO;ARAÚJO, A.; SOUSA, G. S.. Violações de direitos à saúde de crianças e adolescentes atendidos no Conselho Tutelar: vivência dos conselheiros tutelares e seu fazer quotidiano. 2023. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
RIBEIRO, L. C. C.; GUEDES, H. M.; QUEIROZ, A. C. L.;ARAÚJO, A.. Prevalência da Síndrome de Burnout entre os profissionais de enfermagem e sua relação com as variáveis sociodemográficas e laborais. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
LAMOUNIER, J. A.; DAMASCENO, V. O.;ARAÚJO, A.. Obesidade e Pneumonia Bacteriana Adquirida Na Comunidade: Uma Revisão Sistemática e Metanálise. 2023. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
RIBEIRO, L. C. C.; GUEDES, H. M.;ARAÚJO, A.; BATISTA, M. R.. Abordagem do autismo entre crianças no primeiro nível de assistência: uma revisão integrativa. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
RIBEIRO, M.;ARAÚJO, A.; VIEIRA, M. R. M.. Conhecendo os Saberes Tradicionais no Cuidado em Saúde na Comunidade Quilombola de Paiol Vale do Jequitinhonha-MG. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
FERREIRA, V. A.; CARVALHO, V. C. H. S.; PIRES, I. S. C.; MIRANDA, L. S.;ARAÚJO, A.. Segurança alimentar e nutricional na perspectiva de mulheres quilombolas: uma revisão integrativa. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.; RIBEIRO, L. C. C.; ROMANO, M. C. C.; OLIVEIRA, V. J.. Perfil clínico e sociodemográfico de mães adolescentes com filhos prematuros. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; MIRANDA, J. L.;Maia, L.L.Q.G.N.; OLIVEIRA, V. J.. A não adesão à assistência odontológica por adolescentes na atenção primária à saúde: a perspectiva dos familiares. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; RIBEIRO, L. C. C.;Maia, L.L.Q.G.N.; OLIVEIRA, V. J.. Efeito da atividade educativa sobre sífilis no conhecimento e comportamento de adolescentes: revisão integrativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; COUTO, N. R. B.;BRAGA, P. P.SILVEIRA, E. A. A.. . Fatores protetivos para obesidade na adolescência: uma revisão sistemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; RIBEIRO, M. C.; FERREIRA, V. A.. Avaliação dos conhecimentos dos diretores das escolas de diamantina, quanto às legislações estaduais sobre alimentação saudável, suas aplicações, dificuldades e impactos junto à comunidade estudantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
BOTTI, N. C. L.Maia, L.L.Q.G.N.; MIRANDA, J. L.;ARAÚJO, A.. O cirurgião dentista e o comportamento suicida. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BOTTI, N. C. L.; LIMA, E. H. M.; REINALDO;ARAÚJO, A.. Esperança, desesperança e razões para viver na adolescência. 2021. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
RIBEIRO, M.; BARROSO, H. H.; RIBEIRO, G. C.; RIBEIRO, L. C. C.;ARAÚJO, A.; QUEIROZ, A. C. L.. Motivos da não vacinação contra a febre amarela na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina - Minas Gerais.. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, ALISSON; REINALDO;BOTTI, N. C. L.; OLIVEIRA, V. J.. O acompanhamento em Saúde Mental na perspectiva de pacientes jovens de Divinópolis/MG. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA SOBRINHO, G.;ARAÚJO, A.; MIRANDA, J. L.; GUEDES, H. M.. Estudo da percepção profissional sobre preenchimento do Sistema de informação em saúde de um município do Vale Do Jequitinhonha/MG. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.; RIBEIRO, L. C. C.; MOURA, L. R.. Condições de trabalho e aspectos emocionais de profissionais de enfermagem durante a pandemia da COVID 19. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.; SOUSA, F. F.; RIBEIRO, L. C. C.;BRAGA, P. P.. Sobrepeso e obesidade: fatores sociais entre adolescentes de escolas públicas e privadas. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ROMANO, M. C. C.; BICALHO, P. G.; LAMOUNIER, J. A.;ARAÚJO, A.. Excesso de peso em crianças de zona rural e sua relação com o perfil nutricional e hábitos alimentares da mãe. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ROMANO, M. C. C.; SOUSA, F. F.; LAMOUNIER, J. A.;ARAÚJO, A.. Efeitos da intervenção multiprofissional e comportamental no consumo alimentar e IMC em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BOTTI, N. C. L.; SANTOS, J. C.;ARAÚJO, A.. Fortalecimento de fatores protetivos de suicídio na adolescência em ambiente escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BOTTI, N. C. L.; FARO, A.;ARAÚJO, A.; OLIVEIRA, F.. Adolescentes contemporâneos: questões sobre os desdobramentos subjetivos da autolesão. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BOTTI, N. C. L.ARAÚJO, A.; PESSALACIA, J. D. R.. Evidências epidemiológicas da mortalidade infantil por suicídio no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.RIBEIRO; RAMOS JUNIOR, S. P.. O curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina: Articulação de seu Projeto Pedagógico com as Diretrizes Curriculares Nacionais. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
CARVALHO, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.;ARAÚJO, A.. Imagem corporal de adolescentes escolares quilombolas com sobrepeso e obesidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, A.; SILVA, L. L. T.; DIAS, T. M. R.;BRAGA, P. P.. Impacto de um software educativo para dispositivos móveis no conhecimento e comportamento de adolescentes acerca da obesidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
CARVALHO, C. L.; OLIVEIRA, J. M.; FELZEMBURGH, R. D. M.;ARAÚJO, A.. Consumo de Álcool entre adolescentes escolares quilombolas e fatores associados. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
LASMAR, L. M. L. B. F.;ARAÚJO, A.Maia, L.L.Q.G.N.; ANDRADE, C. R.; AMARAL, C. G.. Impacto das visitas domiciliares na asma grave pediátrica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
COSTA, M. C. N.; ALMEIDA, M. C. C.;ARAÚJO, A.. Fatores associados à variação espacial da gravidez na adolescência nos municípios brasileiros. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/ISC) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, A.; WHITAKER, M. C. O.;BRAGA, P. P.. Adolescer com câncer: percepções e perspectivas de pacientes que vivenciaram tratamento oncológico na adolescência. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; OLIVEIRA, W.; MAGALHAES, T. A.. Análise do Desempenho das Equipes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência de Medicina de Família e Comunidade da Atenção Primária à Saúde segundo os indicadores do PMAQ-AB. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, ALISSONBOTTI, N. C. L.BRAGA, P. P.. Comportamento suicida entre pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.BOTTI, N. C. L.RIBEIROROMANO, M. C. C.. Adolescer e Amamentar Vivências de mães no constructo do desenvolvimento de um ser Humano. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; PAULA, F. A.;RIBEIRO. Integração Ensino E Serviço Entre O Curso Técnico Em Enfermagem E Os Serviços De Saúde Do Município De Januária. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.BOTTI, N. C. L.; SCHERER, Z. A. P.; MACHADO, J. S. A.. Comportamento autolesivo não suicida em redes sociais virtuais. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BOTTI, N. C. L.ARAÚJO, A.; RODRIGUES, F. G.. Crise de pacientes psicóticos atendidos no centro de atenção psicossocial. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, ALISSONBOTTI, N. C. L.; MIRANDA, J. L.. Conhecimento sobre saúde coletiva: indicativo de integralidade nos serviços de saúde bucal do SUS?. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.BOTTI, N. C. L.RIBEIRO. Saúde do Adolescente e o processo de formação dos profissionais da atenção primária á saúde. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.RIBEIRO; GUEDES, H. M.. Avaliação dos Clientes Externos de um hospital sobre a qualidade dos serviços de enfermagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, ALISSONRIBEIROLEAO, C. D. A.; PAULA, F. A.. Avaliação dos atributos da atenção primária à saúde na concepção dos profissionais das equipes de saúde da família. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, ALISSONRIBEIROLEAO, C. D. A.; PAULA, F. A.. Concepção dos profissionais das equipes de saúde da família sobre a resistência insulínica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.RIBEIRO; WERNECK, M. A. F.. Educação Permanente em saúde na organização do processo de trabalho da atenção primária à saúde: vivências dos profissionais egressos de um curso de especialização em saúde da família. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
RIBEIRO, M. C.;ARAÚJO, A.; MOYSES, N. M. N.. Estudo do perfil e das percepções dos trabalhadores de vigilância em saúde sobre a formação e o desenvolvimento profissional. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
LAMOUNIER, J. A.; ROMANO, M. C. C.;ARAÚJO, A.; LIMA, M. C.; SCHLOSSER, T. C. M.; SALGADO, J. V. V.. Perfil Clínico e Epidemiológico da Infecção por Covid-19, Formas Leve e Moderada, em Crianças e Adolescentes. 2023. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
LAMOUNIER, J. A.; SILVA, E. S.;ARAÚJO, A.; SALGADO, J. V. V.; BILA, W. C.. Desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em escolares de 7 a 10 anos: desempenho e impacto do isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. 2022. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
CARVALHO, C. L.; SOUSA, A. A.;ARAÚJO, A.; WHITAKER, M. C. O.; PALOMBO, C. N. T.; OLIVEIRA, M. M. C.; FELZEMBURGH, R. D. M.. Educação escolar quilombola: Ações pedagógicas para prevenção e controle da obesidade em adolescentes. 2022. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
VEDANA, K. G. G.; MIASSO, A. I.;ARAÚJO, A.; BARROSO, T. M. M. D. A.; CARLOS, D. M.; RODRIGUES, J.; SANTOS, J. C. P.. Desenvolvimento e validação de material educativo sobre autolesão não suicida para profissionais de saúde. 2021. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SANTOS NETO, E. T.; MARTINELLI, K. G.; GAMA, S. G. N.;ARAÚJO, A.; ESPOSTI, C. D. D.; MIRANDA, A. E. B.; DIAS, B. A. S.; SALAROLI, L. B.. Repercussões Maternas e Neonatais da Gravidez na Adolescência no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CARVALHO, C. L.; SAMPAIO, C. A.; WHITAKER, M. C. O.; MORAIS, A. C.; OLIVEIRA, M. M. C.;ARAÚJO, A.; FELZEMBURGH, R. D. M.. Prevenção e manejo domiciliar da doença diarreica aguda infantil em comunidade quilombola. 2020. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, A.; LAMOUNIER, J. A.; CAPANEMA, F. D.; SILVA, V. R.; CHAVES, V. E.. Composição corporal, bioquímica e avaliação do polimorfismo no gene FTO em adolescentes com sobrepeso ou obesos, submetidos a programas diferenciados de exercícios físicos. 2019. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
COSTA, M. C. N.;ARAÚJO, ALISSON; ALMEIDA, M. C. C.. Fatores associados aos comportamentos de risco para a saúde em adolescentes de Belo Horizonte: um recorte do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GONCALVES, L. A. O.; SILVA, J. M. P.; LUZ, I. R.; SILVA, R. C.; LAMOUNIER, J. A.;ARAÚJO, A.; MIRANDA, S. A.; SILVA, S. A.. Crenças e expectativas de familiares sobre o futuro de crianças e adolescentes que passaram por transplante renal. 2014. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ROCHA, R. L.; REINALDO;ALVIM, C. G.ARMOND, L. C.; RONZANI, T. M.;BOTTI, N. C. L.; CARVALHO, E. A. A.;ARAÚJO, A.. Significados e vivência dos pais e responsáveis sobre o filho usuário de crack e outras drogas: uma abordagem fenomenológica. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GONCALVES, L. A. O.; GONCALVES, P. F.; CURY, G. C.; LAMOUNIER, J. A.;ARAÚJO, A.; SCHALL, V. T.; SILVA, R. C.; OLIVEIRA, W.. A reorientação da formação profissional em saúde em instituições de ensino superior na perspectiva discente. 2013. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LAMOUNIER, J. A.; ZARZAR, P.; VARGAS, A. M. D.; FERREIRA, E. F.; OLIVEIRA, D. G.; OLIVEIRA FILHO, P. M.; FONTES, M. J. F.;ARAÚJO, A.. Prevalência do traumatismo dentário e fatores associados em escolares de 12 anos de idade: estudo de base populacional. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CARVALHO, A. M.; PINHEIRO, T. M. M.; SILVEIRA, A. M.; MOTA, J. A. C.; CANELAS, R. S.;GOULART, E. M. A.ARAÚJO, A.. Caracterização dos Riscos Laborais em Populações de Adolescentes Trabalhadores. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ROCHA, R. L.; FONTES, M. J. F.; CARVALHO, E. A. A.;ARAÚJO, A.; FILHO,P.C.P.T. Avaliação da prática do acolhimento às crianças de zero a seis anos em unidades de saúde da família. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CARVALHO, C. L.; SOUSA, A. A.;ARAÚJO, A.; PALOMBO, C. N. T.; WHITAKER, M. C. O.; OLIVEIRA, M. M. C.; FELZEMBURGH, R. D. M.. Educação escolar quilombola: ações pedagógicas para prevenção e controle da obesidade em adolescentes. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
CARVALHO, C. L.; SOUSA, A. A.; TAFFAREL, C. N. Z.;ARAÚJO, A.; PALOMBO, C. N. T.; WHITAKER, M. C. O.; FELZEMBURGH, R. D. M.. Programa de Intervenção: prevenção e controle da obesidade em adolescentes escolares. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
VEDANA, K. G. G.; PRADO, C.;ARAÚJO, A.. Desenvolvimento e validação de material educativo sobre auto lesão não suicida para profissionais de saúde. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
CARVALHO, C. L.; WHITAKER, M. C. O.; OLIVEIRA, M. M. C.;ARAÚJO, A.; MIRANDA, J. O. F.; MORAIS, A. C.. Intervenção junto a uma comunidade socialmente vulnerável para prevenção da doença diarreica aguda e cuidados à criança com esta manifestação. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
CUNHA, C. F.; CADETE, M. M. M.;ARAÚJO, A.ARMOND, L. C.. Fatores associados ao comportamento de risco para a saúde em adolescentes de Belo Horizonte: um recorte do estudo de riscos cardiovasculares em adolescentes ? ERICA. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GONCALVES, L. A. O.; LAMOUNIER, J. A.;ARAÚJO, A.. Avaliação das reorientações da formação profissional em saúde nas instituições de ensino superior de Minas Gerais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
FONTES, M. J. F.; CARVALHO, E. A. A.;ARAÚJO, A.. Avaliação da prática do acolhimento às crianças de zero a seis anos em unidades de saúde da família. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LAMOUNIER, J. A.; NUNES, A. A.;ARAÚJO, A.. Papel da obesidade no prognóstico da Pneumonia Bacteriana Adquirida na Comunidade: uma revisão sistemática e metanálise. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, E. S.; TEIXEIRA NETO, R. G.; NOGUEIRA, L. S.;ARAÚJO, A.. Análise espacial dos casos e óbitos por Covid-19 em um município da região centro oeste mineira. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; OLIVEIRA, V. J.;BRAGA, P. P.Maia, L.L.Q.G.N.. A terapia nutricional em crianças e adolescentes hospitalizados: a percepção dos familiares. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ROMANO, M. C. C.;ARAÚJO, A.; SCHLOSSER, T. C. M.; OTONI, A.. Práticas, comportamentos e infecção por Covid-19 em estudantes do curso de enfermagem pós pandemia. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ROSA, D. O. S.; LIMA, A. B.;ARAÚJO, A.; OLIVEIRA, M. M. C.. Liberdade, responsabilidade e sentido da vida no espaço ensino-aprendizagem. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
NEUFELD, C. B.; BATISTA, J. E. T.;ARAÚJO, A.. Terapia cognitivo-comportamental no tratamento de adultos com sobrepeso e obesidade: uma revisão sistemática e metanálise. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ROMANO, M. C. C.;BRAGA, P. P.ARAÚJO, A.. Perfil clínico, epidemiológico e demográfico de adolescentes com COVID-19. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PEREIRA, D. N.; SILVA, C. D.;ARAÚJO, A.; GONCALVES, R. P. F.. Áreas de conhecimento da Enfermagem em trabalhos de conclusão de curso: um estudo na UNEB, Campus XII. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.BOTTI, N. C. L.BRAGA, P. P.; MACHADO, J. S. A.. A inclusão da família na instituição de apoio à pessoa com deficiência: as perspectivas dos familiares de crianças e adolescentes. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; ROMANO, M. C. C.; OLIVEIRA, V. J.;BRAGA, P. P.. Perfil de mães adolescentes com filhos prematuros em Divinópolis/MG. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; MIRANDA, J. L.;BRAGA, P. P.Maia, L.L.Q.G.N.. A não adesão à assistência odontológica por adolescentes na atenção primária à saúde: a perspectiva dos familiares. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ROMANO, M. C. C.; OTONI, A.; CARMO, A. S.;ARAÚJO, A.. Associação entre excesso de peso e qualidade de vida em adolescentes. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, ALISSONBRAGA, P. P.Maia, L.L.Q.G.N.. Gestantes adolescentes com Sífilis: o impacto do diagnóstico, o conhecimento sobre a doença e as dificuldades do tratamento na perspectiva da adolescente. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.BRAGA, P. P.; CARMO, A. S.. Fatores Protetivos para sobrepeso e obesidade na adolescência: a perspectiva de escolares eutróficos, muito ativos fisicamente e de baixo nível socioeconômico. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BOTTI, N. C. L.Maia, L.L.Q.G.N.; MIRANDA, J. L.;ARAÚJO, A.. O Cirurgião Dentista e o comportamento suicida. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BOTTI, N. C. L.; LIMA, E. H. M.; ANGELICO, A. P.;ARAÚJO, A.. Desesperança e razões para viver na adolescência. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
REINALDO; MARQUES, R. C.;BOTTI, N. C. L.ARAÚJO, A.. Políticas públicas, fatores de proteção social e resiliência de adolescentes durante o cumprimento da medida socioeducativa. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
BOTTI, N. C. L.; OLIVEIRA, V. J.;ARAÚJO, A.. O acompanhamento em saúde mental na perspectiva de pacientes jovens de Divinópolis/MG. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; CADETE, M. M. M.; SILVA, L. L. T.. Impacto de um software educativo para dispositivos móveis no conhecimento e comportamento dos adolescentes acerca da prevenção da obesidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; CADETE, M. M. M.; SILVA, L. L. T.. Sobrepeso e obesidade: fatores sociais entre adolescentes de escolas públicas e privadas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BOTTI, N. C. L.ARAÚJO, A.; GUIMARAES, D. A.. Significados da automutilação segundo adolescentes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BOTTI, N. C. L.ARAÚJO, A.; GUIMARAES, D. A.. Fortalecimento de fatores protetivos de suicídio na adolescência em ambiente escolar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BOTTI, N. C. L.ARAÚJO, A.; OLIVEIRA, F.. Suicídio Infantil no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, ALISSON; FELZEMBURGH, R. D. M.; COELHO, A. C. C.. Crianças com necessidades especiais de saúde: um olhar sobre o cuidado de enfermagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, ALISSONBRAGA, P. P.; MACHADO, J. S. A.. Adolescer com câncer: percepções e perspectivas de pacientes que vivenciaram tratamento oncológico na adolescência. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
CARVALHO, C. L.ARAÚJO, ALISSON; TAFFAREL, C. Z.; FELZEMBURGH, R. D. M.. Repercussões do Sobrepeso e da Obesidade no Cotidiano Escolar de Adolescentes Quilombolas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, ALISSONBOTTI, N. C. L.; JANUARIO, L. H.. Comportamentos autolesivos em redes sociais virtuais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, ALISSONBOTTI, N. C. L.ROMANO, M. C. C.. Comportamento pró-suicida em redes sociais virtuais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, ALISSONBOTTI, N. C. L.SILVEIRA, E. A. A.. Crise de pacientes psicóticos atendidos no centro de atenção psicossocial - características da fase prodrômica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, ALISSONBOTTI, N. C. L.ROMANO, M. C. C.. Adolescer e amamentar-Vivência de Mães no constructo do desenvolvimento de um ser humano. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; MADUREIRA, M. D. S.. Organização do processo de trabalho da Equipe de Saúde da Família 01 ?Prevenção: O Melhor Remédio? da Unidade Básica de Saúde Doutor Lunarde Tadeu Bianchetti, município de Alfredo Vasconcelos ? Minas Gerais. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; ARAÚJO, M.R.N.. Cuidando dos pacientes hipertensos e com problemas cardíacos adstritos à Unidade de Saúde da Família Olga Batista, no município de Abaeté - Minas Gerais. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SANTOS, Z. C.;ARAÚJO, A.. Plano de intervenção para controle do tabagismo na Unidade Básica de Saúde da Família Francisca Xavier Ferreira, no município de Feijó, estado do Acre. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
CADETE, M. M. M.;ARAÚJO, A.. Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica dos usuários atendidos no município de Juscelino Kubitschek - Minas Gerais: educando para melhor qualidade de vida. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
VILLA, E. A.;ARAÚJO, A.. Plano de intervenção para melhorar a gestão do cuidado ao portador de Diabetes Mellitus na Estratégia Saúde da Família Pró-vida IV em Riachinho ? Minas Gerais. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SANTOS, Z. C.;ARAÚJO, A.. Projeto de intervenção saúde mental na atenção básica: possibilidades para uma prática que vise a integralidade e ampliação da saúde mental. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
ARAÚJO, A.; VILLA, E. A.. Projeto de intervenção para a melhoria da adesão ao tratamento dos usuários hipertensos e diabéticos da Unidade de Saúde da Família de Piraúba- Minas Gerais. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; MADUREIRA, M. D. S.. Plano de ação para organização de atendimento da demanda espontânea em uma unidade básica de saúde do município de Leopoldina, Minas Gerais. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; MADUREIRA, M. D. S.. Hipertensão Arterial Sistêmica: projeto de intervenção para o enfrentamento da doença na Estratégia Saúde da Família Turmalina 1 ? município de Governador Valadares / Minas Gerais. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; VILLA, E. A.. Plano de ação para adesão ao tratamento medicamentoso da Hipertensão Arterial Sistêmica realizado na Estratégia de Saúde da Família Jaqueira, em Além Paraíba, Minas Gerais. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; VILLA, E. A.. Intervenção para melhoria estrutural das condições de trabalho da Estratégia de Saúde da Família Santa Rita IV, Governador Valadares / Minas Gerais. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; CADETE, M. M. M.. Enfrentamento da centralização médica contemporânea em unidade básica de saúde de uma cidade de Minas Gerais. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; SILVA, J. A.;BRAGA, P. P.. A percepção e o conhecimento do adolescente acerca de sua condição de saúde bucal. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
MACHADO, J. S. A.;BOTTI, N. C. L.; MELO, M. C. F.;ARAÚJO, A.. Repercussões da violência intrafamiliar na construção de identidades de adolescentes. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
OLIVEIRA, V. A. C.;ARAÚJO, A.; VIDIGAL, B. C. L.. O Protagonismo do Adolescente em relação à saúde bucal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SOUZA, E. A.;ARA´JO, ALISSON; FREITAS, C. M.. Auditoria interna em ambulatório do SUS no contexto da contratualização. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Auditoria de Sistema e Serviços de Saúde) - Universidade Federal da Bahia.
SOUZA, E. A.;ARAÚJO, ALISSON; FREITAS, C. M.. Enfermeiro de Auditoria Interna: dificuldades para auditoria de contas hospitalares do SUS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Auditoria de Sistema e Serviços de Saúde) - Universidade Federal da Bahia.
BRAGA, P. P.ROMANO, M. C. C.ARAÚJO, ALISSON; FERREIRA, A. V.. Educação em Saúde e Protagonismo Juvenil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.RIBEIRO. Estratégias para assistência à gestante com Hipertensão Arterial Sistêmica, Equipe de Saúde da Família Cidade Nova, Santana do Paraíso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.RIBEIRO. Enfrentamento do Diabetes Mellitus em Estratégia Saúde da Família: Uma Proposta de Intervenção. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.RIBEIRO. Projeto de intervenção para melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal na ESF Jardim América no município de Campo Belo-MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; RIBEIRO, L. C. C.. Educação em Saúde para mulheres em idade fértil sobre as doenças sexualmente transmissíveis: projeto de intervenção. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, ALISSONROMANO, M. C. C.Maia, L.L.Q.G.N.; RODRIGUES, B. A.. Gravidez na Adolescência: um projeto de pesquisa e intervenção em uma unidade básica de saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, ALISSON; CARVALHO, A. P. S.; OLIVEIRA, V. J.; SANTOS, W. J.. O significado da cesárea na perspectiva de mulheres que viveram esta experiência. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; BARCELOS, E. M.. Capacitação para a prática do acolhimento da equipe de saúde da família Cabanas 3, Mariana/MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; PESSALACIA, J. D. R.; GONTIJO, T. L.. O planejamento das ações em saúde do adolescente na atenção primária à saúde: a perspectiva de enfermeiros da estratégia de saúde da família. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; BARCELOS, E. M.. Projeto de Intervenção sobre o exame preventivo ginecológico, equipe de saúde da família de Ibirité-MG. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; CARVALHO, E. A. A.. Imunização na Atenção Básica: proposta de um plano de intervenção. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; SENA, B. L. C.. Educação em saúde: promovendo o autocuidado e a melhor compreensão das redes do sistema único de saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; SENA, B. L. C.. Projeto de intervenção para realização do exame citológico de colo uterino em uma equipe de saúde da família, Mar de Espanha/MG. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; CADETE, M. M. M.. Re-conhecendo a atenção primária à saúde: um projeto de intervenção comunitária da Equipe de Saúde da Família Dona Lindu, Pitangui/MG. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SOUZA, M. C. C. de;ARAÚJO, A.; OLIVEIRA, V. J.; CADETE, M. M. M.. Percepção de adolescentes sobre a prevenção da gravidez na adolescência. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; MONTEIRO, M. A. M.. Características das mães adolescentes e de seus filhos prematuros no município de Iturama/MG. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; MONTEIRO, M. A. M.. Estratégias para melhorar o índice de aleitamento materno exclusivo: o papel do gestor da atenção primária à saúde. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; MEIRELES, A. L.. Perfil das adolescentes grávidas do município de Buenópolis/MG. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; OLIVEIRA, V. J.;Maia, L.L.Q.G.N.; PESSALACIA, J. D. R.. Falta de Periodicidade na realização do exame citopatológico do colo do útero: motivações das mulheres. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; ARAUJO, M. R. N.. Gravidez na adolescência um desafio para o enfermeiro: revisão de literatura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; ARAÚJO, M.R.N.. A mulher puérpera: a atuação da equipe de saúde da família. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; HADAD, S. C.. Rotinas de pré-Natal no contexto da estratégia de saúde da família. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; MARINI, F. C.. A importância da Estratégia de Saúde da Família para melhoria de cobertura do exame preventivo do câncer de colo de útero. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; CORREA, E. J.. Agentes Comunitários de Saúde: os desafios da capacitação para o trabalho. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; CAMPOS, K. F. C.. Plano de ação para a atenção ao planejamento familiar na unidade de saúde da família Marília em Lagoa da Prata-MG. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; LIMA, D. X.. A participação do homem durante o período gestacional de sua companheira em relação à atividade sexual. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; OLIVEIRA, A.C.B.. A percepção sobre o acolhimento entre cirurgiões dentistas da Estratégia de Saúde da Família da Zona Urbana de Formiga/MG. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; CAMPOS, K. F. C.. Estudo descritivo sobre a fragilidade de idosos residentes na área de abrangência da unidade de saúde da família Elízio Machado de Castro do município de Passa Tempo/MG. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.; ARAÚJO, M.R.N.. Análise da cobertura do exame citopatológico de colo do útero no município de Doresópolis-MG. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, A.. Quedas em idosos: revisão sistemática da literatura. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Fatores que influenciam a sexaraca em adolescentes inseridos em programas sociais do município de Franscisco Badaró/MG. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Avaliação da acuidade visual das costureiras de facções têxteis, Gouveia/MG, 2006. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Anemias: grande risco à saúde da criança. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Assistência de enfermagem no período puerperal. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ROMANO, M. C. C.;ARAÚJO, A.. S. Machado, Leticia D. M. Mendes e Verônica Gomes.Perfil demográfico e clínico de crianças com covid-19 em unidade de terapia intensiva pediátrica. (Demographic and clinical profile of children with covid-19 in a pediatric intensive care unit). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BRAGA, P. P.ARAÚJO, A.. de Carvalho, José G. A. da Silva, Maria G.C.Nunes.Abordagem da saúde da criança em Cursos Públicos de Graduação em Enfermagem em Minas Gerais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
MACHADO, J. S. A.;BOTTI, N. C. L.ARAÚJO, A.. F. Maia; Larissa A. R. Oliveira; Vitória M. A.Rosa.Percursos de mulheres na construção da autoimagem espetacular. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.ROMANO, M. C. C.. Cuidados paliativos e a melhoria das condições de vida entre crianças e adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
CARVALHO, C. L.ARAÚJO, ALISSON; WHITAKER, M. C. O.. Itinerários terapêuticos de crianças que foram a óbito em uma comunidade quilombola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, ALISSONROMANO, M. C. C.; SALGADO, C. M.. .Impressões familiares a respeito do tratamento de adolescente obeso: contribuições para o acompanhamento dos profissionais de saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
TAVARES, I. A. F.;ARAÚJO, A.; OLIVEIRA, V. A. C.. Atuação do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família na prevenção da obesidade infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Divinópolis.
ARAÚJO, A.; CORTEZ, D. N.; MACHADO, R. M.. , Guilhermina da S. Resende e Thalita M. A. F.O protocolo de atenção básica em saúde do idoso sob a ótica dos enfermeiros: um estudo compreensivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Divinópolis.
ARAÚJO, A.; SILVA SOBRINHO, G.; MENEZES, E. S.. Estratégias dos serviços de atenção básica em saúde para a assistência da criança obesa: a perspectiva dos profissionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Divinópolis.
ARAÚJO, A.; REZENDE, F. M.; OLIVEIRA, V. J.. O protocolo das atribuições do enfermeiro na assistência pré-natal: a percepção dos enfermeiros da estratégia de saúde da família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Divinópolis.
MORAES, J. T.;ARAÚJO, A.; VELOSO, J. C.. Caracterização dos recém-nascidos prematuros extremos assistidos no CTI Infantil de um hospital de médio porte de Divinópolis, MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Divinópolis.
FERNANDESARAÚJO, A.; FILHO,P.C.P.T. Conhecimento adquirido pelas mães sobre o teste do pezinho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
FERNANDESARAÚJO, A.; FILHO,P.C.P.T. Práticas de cuidados preventivos do câncer de próstata, entre os funcionários de uma indústria têxtil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. O perfil do pai adolescente morador na área de abrangência do programa de saúde da família-PSF Renascer, no município de Diamantina/MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Antecedentes pessoais de saúde de crianças matriculadas na creche Bom Jesus, Diamatina/MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Grupo operativo com adolescentes diabéticos: um relato de experiência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Conhecimento sobre paralisia cerebral em crianças por parte das mães atendidas em uma unidade de saúde da família. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Estilo de vida dos estudantes de enfermagem de uma universidade no interior de Minas Gerais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Nível de conhecimento sobre diabetes e as principais dificuldades do tratamento da doença de diabéticos participantes da Associação de Diabéticos e Hipertensos de uma cidade do Vale do Jequitinhonha/MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Família de alcoolistas: tratando sua co-dependência - relato de experiência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Automedicação e uso abusivo de benzodiazepínicos: revisão de literatura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Trabalho infantil: efeitos negativos no crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Análise da rede de suporte oferecido aos pais de portadores de Paralisia Cerebral: uma revisão de literatura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Uso da violência doméstica como prática educativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Depressão infantil: revisão de literatura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Importância do brincar para crianças hospitalizadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Impressões e sentimentos de mães vivenciando o método Mãe Canguru. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Distribuição de fatores determinantes do desmame precoce segundo local de residência: urbano e rural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Capacidade de autocuidado em crianças com paralisia cerebral atendidas em um centro de referência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Conhecimento dos educadores de creches/pré-escolas do município de Diamantina/MG sobre sinais e sintomas preditivos do câncer infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Os desafios da saúde do professor na atualidade: uma revisão de literatura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. A importância do aleitamento materno no crescimento e desenvolvimento do sistema estomatognático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Interação Paterna no Processo de Aleitamento Materno Exclusivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Desenvolvimento de Atividades de Lazer em uma Instituição Asilar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Utilidade da Observação da Pega Mamária na Detecção de Problema na Amamentação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Brinquedoteca e Lúdico no Ambiente Hospitalar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Negligências e outras formas de violência doméstica: revisão de literatura e relatos de experiência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. Lesões de Coluna Vertebral em Trabalhadores de Enfermagem: Uma Revisão de Literatura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. O Estresse entre os Trabalhadores de Enfermagem em um Hospital de Diamantina- MG.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.; GONTIJO, T. L.; CARVALHO, A. P. S.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto ? CPD 003/2016, na área de ?Enfermagem na Saúde da Mulher e da Criança?, para o Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) da Universidade Federal de São João del-Rei ? UFSJ. 2016. Universidade Federal de São João Del-Rei.
FERNANDES, B. M.;ARAÚJO, A.HENRIQUES, B.D.. Concurso Público Docente Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.
WICHR, P.;ARAÚJO, A.HENRIQUES, B.D.. Concurso Público para Professor Assitente, Área do Conhecimento: Enfermagem em Saúde Pública II, Fundamentos de Enfermagem para Fisioterapia e Enfermagem em Saúde Mental do Curso de Graduação em Enfermagem. 2010. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.; CECCATO, M.G.B.; SILVA, L.. Concurso Público para Professor Assitente, Área do Conhecimento: Assistência Farmacêutica e Saúde Coletiva do Curso de Graduação em Farmácia. 2010. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.FERNANDES; RIBEIRO, M.. Concurso Público para Professor Assitente, Área do Conhecimento: Estágio Supervisionado: Área Comunitária e Políticas de Atenção à Saúde da Familia do Curso de Graduação em Enfermagem. 2009. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.RIBEIRO; ARAUJO, C. M.. Seleção para Professor Substituto para as disciplinas de Semiologia e Semiotécnica em Emfermagem, Saúde da Criançs e do Adolescemte e Saúde da Mulher e do Recém-nascido do Departamento de Enfermagem.. 2007. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
BRAGA, P. P.Maia, L.L.Q.G.N.ARAÚJO, A.. Comissão de Avaliação de Progressão Docente CONSU ? UFSJ Mensagem da Reitoria No 003/2024 Aprovada pelo CONSU em 18/03/2024. 2024. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.BRAGA, P. P.. Avaliador do Seminário Integrado do 5° período do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ. Segundo Semestre. 2023. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.. Avaliador do Seminário Integrado do 5° período do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ. Primeiro Semestre. 2023. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.. Avaliador ad hoc no processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei realizando análise de pré-projetos de pesquisa, conforme Edital PGENF/UFSJ/CCO no 01/2023.. 2023. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; SILVA, C. D.; GONCALVES, R. P. F.. Avaliação do Projeto de Pesquisa de Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UFVJM intitulado "Áreas de conhecimento da Enfermagem em Trabalhos de Conclusão de Curso: um estudo na UNEB Campus XII" do aluno Jorge Henrique Bezerra de Lima. 2022. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
RIBEIRO, L. C. C.; LANZA, A.;ARAÚJO, A.. Avaliação do Projeto de Pesquisa de Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UFVJM intitulado "Manejo multiprofissional de pacientes paliativos e a implantação do protocolo assistencial na Santa Casa De Caridade de Diamantina" da aluna Núbia de Kássia Silva. 2022. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
RIBEIRO, L. C. C.; FARIA, D. A.;ARAÚJO, A.. Avaliação do Projeto de Pesquisa de Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UFVJM intitulado "Revisão de Literatura sobre autismo infantil na APS" da aluna Mariane Barbosa Finotti Benvindo. 2022. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
SILVEIRA, R.C.P.; ROMANO, M. C. C.;ARAÚJO, A.. Comissão de Avaliação de Progressão Docente. CONSU ? UFSJ Mensagem da Reitoria No 014/2022 Aprovada por unanimidade pelo CONSU em 23/05/2022. 2022. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.Maia, L.L.Q.G.N.; OLIVEIRA, V. J.;GESTEIRA, E. C. R.; MENEZES, E. S.. Avaliador do Seminário Integrado do 5° período do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ. Segundo Semestre. 2022. Universidade Federal de São João Del-Rei.
OLIVEIRA, V. A. C.; MENEZES, E. S.;Maia, L.L.Q.G.N.; OLIVEIRA, V. J.; SANTOS, W. J.;ARAÚJO, A.; CARVALHO, A. P. S.. Avaliador do Seminário Integrado do 5° período do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ. Primeiro Semestre. 2022. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.. Parecerista ?ad hoc? em 2 (dois) projeto(s) de iniciação científica submetido(s) aos Editais n. 002, 003, 004, 005 e 006/2022/PROPE.. 2022. Universidade Federal de São João Del-Rei.
VIEGAS, S. M. F.; PANITZ, G. E. C.;ARAÚJO, A.. Comissão de Avaliação de Progressão Docente. CONSU ? UFSJ, Mensagem da Reitoria No 017/2022, Aprovada por unanimidade pelo CONSU em 27/06/2022.. 2022. Universidade Federal de São João Del-Rei.
OLIVEIRA, V. A. C.;Maia, L.L.Q.G.N.ARAÚJO, A.. Avaliador do Seminário Integrado do 5° período do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ. Segundo Semestre. 2021. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, ALISSON. Processo Seletivo para o Mestrado/2021, Pós-Graduação Enfermagem UFSJ.. 2020. Universidade Federal de São João Del-Rei.
GESTEIRA, E. C. R.; SANTOS, W. J.;Maia, L.L.Q.G.N.; OLIVEIRA, V. J.; MENEZES, E. S.; OLIVEIRA, V. A. C.; GONTIJO, T. L.; FERREIRA, J. M. S.;ARAÚJO, A.. Avaliador do Seminário Integrado do 5° período do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ. Segundo Semestre. 2019. Universidade Federal de São João Del-Rei.
GESTEIRA, E. C. R.; ROCHA, F. A. S.; SANTOS, W. J.;Maia, L.L.Q.G.N.; OLIVEIRA, V. J.; MENEZES, E. S.; OLIVEIRA, V. A. C.;ARAÚJO, A.; SANTOS, H. B.; CARVALHO, A. P. S.. Avaliador do Seminário Integrado do 5° período do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ, Primeiro Semestre. 2019. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.; MAGALHAES, J. T.. Avaliador ad hoc dos trabalhos apresentados durante a XVI SEMEX ? Semana de Extensão Universitária. 2018. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.GESTEIRA, E. C. R.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2018. Universidade Federal de São João Del-Rei.
GESTEIRA, E. C. R.; SANTOS, W. J.;Maia, L.L.Q.G.N.; OLIVEIRA, V. J.;ARAÚJO, A.; MENEZES, E. S.; QUITES, H. F. O.; ROCHA, F. A. S.. Avaliador do Seminário Integrado do 5° período do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ. Segundo Semestre. 2018. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, ALISSON. Avaliação de Propostas Submetidas ao Edital número 12/2014/UFSJ/PROEX. 2015. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, ALISSONROMANO, M. C. C.; MELO, M. C. F.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Público Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente. 2015. Universidade Federal de São João Del-Rei.
GESTEIRA, E. C. R.; SANTOS, W. J.;ARAÚJO, A.. Membro da Comissão Científica do I Encontro Científico Integrado da Enfermagem. 2013. Universidade Federal de São João Del-Rei.
RICAS, J.; GONTIJO, T. L.;ARAÚJO, A.. Projeto de Pesquisa de Alunos da Unidade Curricular Investigação Científica IV, Curso de Graduação em Medicina do CCO-UFSJ. 2012. Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAÚJO, A.. Processo Seletivo Público para Seleção da Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família da UFSJ. 2011. Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del Rei.
ARAÚJO, A.. VIII Jornada acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM. 2006. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ARAÚJO, A.. VI Jornada Acadêmica e de Iniciação Cientifica e Tecnológica das FAFEID. 2004. Faculdade Federal Integradas de Diamantina.
Orientou
Tema: Políticas Públicas de Incentivo ao Aleitamento Materno; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; (Orientador);
Tema: Adolescência, saúde mental e cyber espaço; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
Tema: Saúde da Criança Indígena; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
Oliveira, Maria E; C; Ferreira, Marilia G; N; Silva; Tema: Gravidez na Adolescência de 10 a 14 anos; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
N; Fernandes, Laura O; Farias, Letícia A; Rocha; Tema: Uso de anabolizantes esteroides e suplementos na adolescência; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
A terapia nutricional em crianças e adolescentes hospitalizados: a percepção dos cuidadores familiares; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
A inclusão da família na instituição de apoio à pessoa com deficiência: as perspectivas das mães de crianças assistidas; 2023; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
Ações de hemovigilância para rastreabilidade e prevenção de reações transfusionais: revisão da literatura; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, ; Orientador: Alisson Araújo;
Internações por condições sensíveis à atenção primária em menores de um ano: um estudo ecológico na macrorregião norte de Minas Gerais, Brasil; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, ; Orientador: Alisson Araújo;
Perfil clínico e sociodemográfico de mães adolescentes com filhos prematuros; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
A não adesão à assistência odontológica por adolescentes na atenção primária à saúde: a perspectiva dos familiares; 2022; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
Efeito da atividade educativa sobre sífilis no conhecimento e comportamento de adolescentes: revisão integrativa; 2021; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
Fatores protetivos para obesidade na adolescência: uma revisão sistemática; 2021; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
Avaliação dos conhecimentos dos diretores das escolas de diamantina, quanto às legislações estaduais sobre alimentação saudável, suas aplicações, dificuldades e impactos junto à comunidade estudantil; 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFVJM; Orientador: Alisson Araújo;
O acompanhamento em saúde mental na perspectiva de pacientes jovens de Divinópolis/MG; 2020; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
Condições de vida e trabalho de profissionais de Enfermagem durante a pandemia de COVID-19; 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, ; Orientador: Alisson Araújo;
Sobrepeso e obesidade: fatores sociais entre adolescentes de escolas públicas e privadas; 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
Impacto de um software educativo para dispositivos móveis no conhecimento e comportamento de adolescentes acerca da obesidade; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
O curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina: Articulação de seu Projeto Pedagógico com as Diretrizes Curriculares Nacionais; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, ; Orientador: Alisson Araújo;
O impacto das visitas domiciliares na asma grave pediátrica; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Alisson Araújo;
Análise do Desempenho das Equipes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência de Medicina de Família e Comunidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, ; Orientador: Alisson Araújo;
Adolescer com câncer: percepções e perspectivas de pacientes que vivenciaram tratamento oncológico na adolescência; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
Adolescer e amamentar-Vivência de Mães no constructo do desenvolvimento de um ser humano; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Orientador: Alisson Araújo;
Integração ensino e serviço entre o curso técnico em enfermagem e os serviços de saúde do município de Januária/MG; 2016; Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, ; Orientador: Alisson Araújo;
Saúde do adolescente e o processo de formação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde; 2015; Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Educação Permanente em Saúde: Experiências de Profissionais Egressos de um Curso de Especialização em Saúde da Família; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Cuidando dos pacientes hipertensos e com problemas cardíacos adstritos à Unidade de Saúde da Família Olga Batista, no município de Abaeté - Minas Gerais; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Organização do processo de trabalho da Equipe de Saúde da Família 01 ?Prevenção: O Melhor Remédio? da Unidade Básica de Saúde Doutor Lunarde Tadeu Bianchetti, município de Alfredo Vasconcelos ? Minas Gerais; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Projeto de intervenção para a melhoria da adesão ao tratamento dos usuários hipertensos e diabéticos da unidade de saúde da família de Piraúba- Minas Gerais; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Plano de ação para organização de atendimento da demanda espontânea em uma unidade básica de saúde do município de Leopoldina, Minas Gerais; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Enfrentamento da centralização médica contemporânea em unidade básica de saúde de uma cidade de Minas Gerais; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Intervenção para melhoria estrutural das condições de trabalho da Estratégia de Saúde da Família Santa Rita IV, Governador Valadares / Minas Gerais; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Hipertensão Arterial Sistêmica: Projeto de Intervenção para o enfrentamento da doença na Estratégia Saúde da Família Turmalina 1 ? município de Governador Valadares / Minas Gerais; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Plano de ação para adesão ao tratamento medicamentoso da Hipertensão Arterial Sistêmica realizado na Estratégia de Saúde da Família Jaqueira, em Além Paraíba, Minas Gerais; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
A percepção e o conhecimento do adolescente acerca de sua condição de saúde bucal; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Ministério da Educação; Orientador: Alisson Araújo;
Projeto de intervenção para melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal na ESF Jardim América no município de Campo Belo-MG; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Educação em saúde para mulheres em idade fértil sobre as doenças sexualmente transmissíveis: projeto de intervenção; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Enfrentamento do Diabetes Mellitus em Estratégia Saúde da Família: uma proposta de intervenção; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Estratégias para assistência à gestante com Hipertensão Arterial Sistêmica, Equipe de Saúde da Família Cidade Nova, Santana do Paraíso/MG; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Gravidez na Adolescência: um projeto de pesquisa e intervenção em uma unidade básica de saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Ministério da Educação; Orientador: Alisson Araújo;
O planejamento das ações em saúde do adolescente na atenção primária à saúde: a perspectiva de enfermeiros da estratégia de saúde da família; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Alisson Araújo;
Educação em saúde: promovendo o autocuidado e a melhor compreensão das redes do sistema único de saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
?Re-conhecendo a atenção primária à saúde?: um projeto de intervenção comunitária da Equipe de Saúde da Família Dona Lindu, Pitangui/MG; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Projeto de intervenção para realização do exame citológico de colo uterino em uma Equipe de Saúde da Família, Mar de Espanha/MG; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Capacitação para a prática do acolhimento da Equipe de Saúde da Família Cabanas 03, Mariana/MG; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Projeto de intervenção sobre o exame preventivo ginecológico em uma Equipe de Saúde da Família de Ibirité/MG; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Imunização na atenção básica: proposta de um plano de intervenção; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Perfil das adolescentes grávidas do município de Buenópolis/MG; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Estratégias para melhorar o índice de aleitamento materno exclusivo: o papel do gestor da atenção primária à saúde; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Características das mães adolescentes e de seus filhos prematuros no município de Iturama/MG; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Atuação da estratégia de saúde da família na assistência ao pré-natal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Desvelando problemas da mulher-puérpera: o papel da estratégia de saúde da família; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Gravidez na adolescência um desafio para o enfermeiro: revisão de literatura; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Falta de periodicidade na realização do exame citopatológico do colo do útero: motivações das mulheres; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Alisson Araújo;
Plano de Ação para a Atenção ao Planejamento Familiar na Unidade de Saúde da Família Marília em Lagoa da Prata-MG; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Agentes comunitários de saúde: os desafios da capacitação para o trabalho; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
A percepção do homem em relação à atividade sexual no período gestacional de sua companheira; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
A importância da estratégia de saúde da família para melhoria de cobertura do exame preventivo do câncer de colo de útero; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
A percepção sobre o acolhimento entre cirurgiões dentistas da Estratégia de Saúde da Família da Zona Urbana de Formiga/MG; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Estudo descritivo sobre a fragilidade de idosos residentes na área de abrangência da unidade de saúde da família Elízio Machado de Castro do município de Passa Tempo/MG; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Análise da cobertura do exame citopatológico de colo do útero no município de Doresópolis-MG; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Fatores que influenciam a sexarca em adolescentes inseridos em programas sociais do município de Francisco Badaró/MG; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
Avaliação da acuidade visual das costureiras de facções têxteis, Gouveia/MG, 2006; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
Anemias: grande risco à saúde da criança; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
Assistência de enfermagem no período puerperal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
Cuidados paliativos e a melhoria das condições de vida entre crianças e adolescentes: uma revisão sistemática da literatura; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Impressões Familiares a respeito do tratamento do adolescente obeso: contribuições para o acompanhamento dos profissionais de saúde; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Gontijo, Isabela Luiza Moreira Brant e Laura Teles; Perfil de crianças menores de 5 anos internadas por Pneumonia em Divinópolis/MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Diabetes Mellitus tipo I na adolescência: entendendo o afastamento dos adolescentes dos serviços primários de saúde; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Estratégias dos serviços de atenção básica em saúde para a assistência da criança obesa: a perspectiva dos enfermeiros; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Divinópolis; Orientador: Alisson Araújo;
, Guilhermina da S; Resende e Thalita M; A; F; O protocolo de atenção básica em saúde do idoso sob a ótica dos enfermeiros: um estudo compreensivo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Divinópolis; Orientador: Alisson Araújo;
O protocolo das atribuições do enfermeiro na assistência pré-natal: a percepção dos enfermeiros da estratégia de saúde da família; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Divinópolis; Orientador: Alisson Araújo;
Antecedentes pessoais de saúde de crianças matriculadas na creche Bom Jesus, Diamatina/MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
O perfil do pai adolescente morador na área de abrangência do programa de saúde da família-PSF Renascer, no município de Diamantina/MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
Grupo operativo com adolescentes diabéticos: um relato de experiência; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
O Conhecimento sobre paralisia cerebral em crianças por parte de mães atendidas em uma unidade de saúde da família; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
Capacidade de autocuidado em crianças com paralisia cerebral atendidas em um centro de referência; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
Conhecimento dos educadores de creches/pré-escolas do município de Diamantina/MG sobre sinias e sintomas preditivos do câncer infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
Os desafios da saúde do professor na atualidade: uma revisão de literatura; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
Utilidade da Observação da pega mamária na detecção de problema na amamentação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Alisson Araújo;
Lesões de coluna vertebral em trabalhadores de enfermagem: revisão de literatura; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Faculdade Federal iIntegrada de Diamantina; Orientador: Alisson Araújo;
Características clínicas e sociodemográficas de mães adolescentes com filhos prematuros no estado de Minas Gerais/Brasil; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Alisson Araújo;
Atenção à saúde, localização e características de Mães Adolescentes e seus RecémNascidos no Município de Divinópolis/MG; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
O tratamento da asma na perspectiva de adolescentes asmáticos atendidos na atenção primária à saúde; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
O uso da caderneta da criança na estratégia de saúde da família: uma análise sobre a sua distribuição e o seu preenchimento; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
O uso da caderneta da criança na estratégia de saúde da família: a percepção de profissionais de saúde e de mães/responsáveis de crianças; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Conhecimento sobre métodos contraceptivos por parte de adolescentes de uma escola pública; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Conhecimento sobre métodos contraceptivos por parte de adolescentes do sexo masculino de uma escola pública; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Alisson Araújo;
Estudo de Caso Saúde da Criança; Seminário Integrado do 5° Período; Segundo Semestre; 2023; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Estudo de Caso Saúde da Criança; Seminário Integrado do 5° Período; Primeiro Semestre; 2023; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Estudo de Caso Saúde da Criança; Seminário Integrado do 5° Período; Primeiro Semestre; 2022; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Estudo de Caso Saúde da Criança; Seminário Integrado do 5° Período; Primeiro Semestre; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Estudo de Caso Saúde da Criança; Seminário Integrado do 5° Período; Segundo Semestre; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria em Unidade Curicular PCE II; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria em Unidade Curicular PCE II; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria na Unidade Curricular PCE II; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria de PCE II; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria de PCE II; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria de PCE II; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria de PCE II; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Alisson Araújo;
Atendimento Multiprofissional em Saúde do Adolescente na Atenção Primária à Saúde de Divinópolis/MG e São João Del Rei/MG ? Ano II; 2015; Orientação de outra natureza - PIBEX-UFSJ, PIBEX UFSJ; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria em Unidade Curicular PCE II; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria em Unidade Curicular PCE II; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria em Unidade Curicular PCE II; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Coordenação das Atividades de Monitoria; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Coordenação das Atividades de Monitoria; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria na Unidade Curricular PCE II; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Monitoria em Unidade Curicular PCE II; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Alisson Araújo;
Coordenação das Atividades de Monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Alisson Araújo;
Respirando Saúde : acompanhamento sistematizado de crianças e adolescentes asmáticos no Centro de Saúde Niterói, Divinópolis/MG; 2012; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Alisson Araújo;
Respirando Saúde : acompanhamento sistematizado de crianças e adolescentes asmáticos no Centro de Saúde Niterói, Divinópolis/MG; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Alisson Araújo;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, A. ; SOUZA, A. P. O. ; ALVARENGA, V. F. . Estratégias dos serviços de atenção básica em saúde para a assistência da criança obesa: a perspectiva dos enfermeiros. Vozes dos Vales , v. 26, p. 01, 2024.
-
SANTOS, G. ; RESENDE, G. S. ; FONSECA, T. M. A. ; ARAÚJO, A. . O Protocolo de Atenção Básica em Saúde do Idoso sob a Óptica dos Enfermeiros: um Estudo Compreensivo. Vozes dos Vales , v. 26, p. 1, 2024.
-
MATA, R. N. ; ARAÚJO, ALISSON . O planejamento em saúde do adolescente: perspectivas de enfermeiros da estratégia de saúde da família. Vozes dos Vales , v. 23, p. 03-18, 2023.
-
MATA, R. N. ; MIRANDA, P. ; RIBEIRO, M. ; ARAÚJO, ALISSON . A formação profissional em saúde e sua influência no cuidado prestado aos adolescentes na atenção primária à saúde. Vozes dos Vales , v. 24, p. 3-20, 2023.
-
OLIVEIRA, A. R. G. ; RODRIGUES, M. V. ; MUNIZ, L. A. ; ROMANO, M. C. C. ; ARAÚJO, A. . Protective Factors for Obesity in Adolescence: a review systematic. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 12, p. 54652-54655, 2022.
-
RODRIGUES, A. G. ; FARIA, D. A. ; PEDRAS, A. C. R. P. ; MILAGRE, N. M. R. ; FERREIRA, E. H. R. G. ; ROSAS, C. P. ; ARAÚJO, A. . Adolescent adherence process to dental care in primary care, from the perspective of their Family members. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. 1-13, 2022.
-
SILVA, ALINE CONCEIÇÃO ; MIASSO, ADRIANA INOCENTI ; ARAÚJO, ALISSON ; BARROSO, TERESA MARIA MENDES DINIS DE ANDRADE ; SANTOS, JOSÉ CARLOS PEREIRA DOS ; VEDANA, KELLY GRAZIANI GIACCHERO . Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo. Revista Latino-Americana de Enfermagem , v. 30, p. 1-10, 2022.
-
LEITE, D. A. A. ; MACEDO, L. G. ; ALIANI, M. L. ; SILVA, N. A. ; ROMANO, M. C. C. ; ARAÚJO, A. . Tratamento da obesidade em adolescentes por uma equipe multiprofissional de saúde: vivências de cuidadores familiares. Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde , v. 6, p. 1-9, 2021.
-
ALMEIDA, A. R. ; RODRIGUES, C. M. ; BARROSO, H. H. ; BARBOSA, B. R. ; FERREIRA, P. H. C. ; RODRIGUES, T. M. R. ; BENVINDO, M. B. F. ; COSTA, J. S. ; CARNIELLE, C. F. ; ARAÚJO, A. ; RIBEIRO . A face da pandemia: condições de trabalho e aspectos emocionais dos profissionais de enfermagem de um hospital do nordeste de Minas Gerais. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 22196, 2021.
-
ARAÚJO, DÉBORA CAMPOS SOARES ; FARIA, DANIELA APARECIDA DE ; ARAÚJO, ALISSON . Ações de educação em saúde sobre sífilis com adolescentes: revisão integrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e545101220577, 2021.
-
BRESOLINI, DANIELA SOARES ROSA ; QUEIROZ, MÔNICA VERSIANI NUNES PINHEIRO DE ; GASPAR, GUILHERME RACHE ; REIS, LUÍSA DINIZ ; ARAUJO, ALISSON ; LASMAR, LAURA MARIA DE LIMA BELIZÁRIO FACURY . Use of home visits in pediatric severe asthma: randomized controlled trial*. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 54, p. 1-7, 2020.
-
JESUS, M. V. N. ; RIBEIRO ; ARAÚJO, A. . Educação permanente: práticas, motivações e desafios de egressos de uma especialização em saúde da família. COMUNICAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (IMPRESSO) , v. 31, p. 105-113, 2020.
-
LEITE, D. A. A. ; MACEDO, L. G. ; ALIANI, M. L. ; SILVA, N. A. ; ROMANO, M. C. C. ; ARAÚJO, A. . Origem da obesidade em adolescentes: impressões dos cuidadores familiares assistidos na atenção primária à saúde. Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI) , v. 9, p. 1-7, 2020.
-
OLIVEIRA, JHONATAN FERNANDO DE ; LAGARES, ÉRIKA BARBOSA ; BELO, VINÍCIUS SILVA ; ROMANO, MÁRCIA CHRISTINA CAETANO ; ARAÚJO, ALISSON . IMPACT OF SOFTWARE FOR MOBILE DEVICES ON THE BEHAVIOR OF ADOLESCENTS IN OBESITY PREVENTION. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 29, p. 1-12, 2020.
-
BICALHO, CHRISTIANE ; BOTTI, NADJA ; ARAÚJO, ALISSON . PROCESS TO BECOME AN ADOLESCENT RELATED TO ILLNESS AND CANCER TREATMENT. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS , v. 20, p. 74-87, 2019.
-
MATA, R. N. ; MIRANDA, P. ; RIBEIRO, M. ; ARAÚJO, A. . Perspectiva dos trabalhadores da atenção primária à saúde sobre sua formação profissional para o atendimento ao adolescente. Vozes dos Vales , v. 16, p. 1-22, 2019.
-
GONÇALVES, DULCE PIMENTA ; CARDOSO, MARIA CLARA LÉLIS RAMOS ; SILVA, THATIANE LAIS SANTOS ; MAGALHÃES, TATIANA ALMEIDA DE ; ARAÚJO, ALISSON . Análise do desempenho das Residências Médicas de Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família segundo os indicadores do PMAQ-AB das equipes da Atenção Primária. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE , v. 14, p. 1879, 2019.
-
TAVEIRA, A. M. ; ARAÚJO, A. . Aleitamento materno na perspectiva de mães adolescentes: contribuições para Atenção Primária à Saúde. RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro , v. 9, p. 1-8, 2019.
-
OLIVEIRA, JHONATAN FERNANDO ; CAETANO ROMANO, MÁRCIA CHRISTINA CAETANO ; ARAÚJO, ALISSON ; FIEDLER, MILLA WILDEMBERG . Efeito de softwares educativos em adolescentes. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 12, p. 3078, 2018.
-
ARAÚJO, ALISSON ; ALMEIDA, H. C. ; RIBEIRO . Concepção dos profissionais das equipes de saúde da família sobre a resistência insulínica. Vozes dos Vales , v. 12, p. 1-11, 2017.
-
OLIVEIRA, A.G. ; ARAÚJO, ALISSON ; RIBEIRO . Caracterização da integração ensino e serviço: dizeres de docentes, discentes e enfermeiros. BOLETIM TÉCNICO DO SENAC , v. 43, p. 149-166, 2017.
-
FREITAS VALENTIM JEZO, ROSANGELA ; KAROLINY DA SILVA RIBEIRO, ISABELY ; ARA'JO, ALISSON ; DE ASSIS RODRIGUES, BRUNO . Gravidez na adolesc-ncia: perfil das gestantes e m-es adolescentes em uma unidade b-sica de sa-de. RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro , v. 7, p. 1, 2017.
-
BRESOLINI, D. S. R. ; GASPAR, G. R. ; REIS, L. D. ; MACHADO, L. S. J. ; QUEIROZ, M. V. N. P. ; ARAÚJO, ALISSON ; FALEIRO, R. C. ; LASMAR, L. M. L. B. F. . The role of the home visit in the comprehensive health care of children and adolescents. REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS , v. 27, p. 25-32, 2017.
-
BATISTA, V.C.L ; RIBEIRO ; LEAO, C. D. A. ; PAULA, F. A. ; ARAÚJO, A. . Avaliação Dos Atributos Da Atenção Primária À Saúde Segundo Os Profissionais De Saúde Da Família. Sanare (Sobral) , v. 15, p. 87, 2016.
-
FIEDLER, M. W. ; ARAÚJO, A. ; SOUZA, M. C. C. de . The prevention of teenage pregnancy in adolescent's view. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 24, p. 30-37, 2015.
-
ARAÚJO, ALISSON . Atenção integral à saúde do adolescente na atenção primária à saúde: as demandas do cenário atual. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM) , v. 5, p. 1, 2015.
-
NASCIMENTO, R. G. ; ARAÚJO, A. . Falta de periodicidade na realização do exame citopatológico do colo uterino: motivações das mulheres. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 18, p. 557-564, 2014.
-
ARAÚJO, A. ; DUARTE, A. G. ; VIEIRA, V. A. S ; PASSOS, T. R. ; ALVES, G. V. ; LIMA, P. K. M. ; MENEZES, R. R. . Abordagem dos fatores de risco para lactentes sibilantes: subsídios para a assistência de enfermagem na APS. Pediatria Moderna , v. 45, p. 36, 2014.
-
ARAÚJO, ALISSON ; ROCHA, REGINA LUNARDI ; ALVIM, CRISTINA GONÇALVES . Adolescência e manejo da asma: a perspectiva dos assistidos na atenção primária à saúde. Revista Paulista de Pediatria (Impresso) , v. 32, p. 171-176, 2014.
-
RATES, C. M. P. ; AZEVEDO, C. ; TAVEIRA, A. M. ; PESSALACIA, J. D. R. ; ARAÚJO, A. . QUESTÕES BIOÉTICAS E ADOLESCÊNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA BRASILEIRA. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM) , v. 4, p. 1359-1373, 2014.
-
ALVES, E. V. G. ; CAMPOS, K. F. C. ; FONSECA, T. G. ; ARAÚJO, ALISSON . Estudo dos antecedentes perinatais de mães adolescentes em Buenópolis/Minas Gerais. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM) , v. 4, p. 1300-1309, 2014.
-
CAIRES, M.G. ; ARAÚJO, A. . Grupo educativo com adolescentes diabéticos: um relato de experiência. Adolescência & Saúde , v. 10, p. 62-67, 2013.
-
RODRIGUES, L. S. ; MELO, S. F. ; MELO, E. V. C. F. ; ARAÚJO, A. . Aspectos importantes sobre a mortalidade infantil em Itapecerica/MG. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM) , v. 3, p. 498, 2013.
-
ARAÚJO, A. ; ALVIM, C. G. ; ROCHA, R. L. . Asma na adolescência: aspectos abordados em pesquisas qualitativas. Adolescência & Saúde , v. 3, p. 72-78, 2013.
-
Maia, L.L.Q.G.N. ; ARAÚJO, A. ; JÚNIOR CUNHA, A.S.S. . Motivações para a violência no contexto escolar sob a óptica do adolescente. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 2, p. 20-31, 2012.
-
ARAÚJO, J. A. ; HALBOTH, N. V. ; ARAÚJO, A. . Humanização e integralidade na atenção à família: a percepção de mães sobre a gravidez de suas filhas adolescentes. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso) , v. 36, p. 475-481, 2012.
-
Maia, L.L.Q.G.N. ; ARAÚJO, A. ; JÚNIOR CUNHA, A.S.S. . O entendimento da violência escolar na percepção de adolescentes. Revista Médica de Minas Gerais (Belo Horizonte) , v. 22, p. 166-173, 2012.
-
CAVALCANTE, R.B. ; Ferreira, M.N. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; ARAÚJO, A. ; SILVEIRA, R.C.P. . Uso de tecnologias da informação e comunicaçao na educação em saúde de adolescentes escolares. Journal of Health Informatics , v. 4, p. 182-186, 2012.
-
TAVEIRA, A. M. ; SANTOS, L. A. ; ARAÚJO, A. . Perfil de adolescentes grávidas do município de São Gonçalo do Pará/MG. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro , v. 2, p. 326-336, 2012.
-
MOURA, l.r ; MATA, L.R. ; ARAÚJO, A. . Perfil dos Pais adolescentes de uma unidade saúde da família no município de Diamantina/MG. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro , v. 1, p. 1-8, 2011.
-
SILVA, P. V. da ; ARAÚJO, A. ; ARAÚJO, M.R.N. . Análise da cobertura do exame citopatológico do colo do útero no município de Doresópolis-MG. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro , v. 1, p. 154-163, 2011.
-
RODRIGUES, E. M. ; NASCIMENTO, R. G. ; ARAÚJO, A. . Protocolo na assistência pré-natal: ações, facilidades e dificuldades dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 45, p. 1041-1047, 2011.
-
MOURAO, L. M. C. ; ARAÚJO, A. . Capacidade do autocuidado de crianças com paralisia cerebral atendidas em um centro de referência. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro , v. 1, p. 368-376, 2011.
-
ANDRADE, W. J. ; ARAÚJO, A. ; CAMPOS, K. F. C. . Estudo descritivo sobre a fragilidade de idosos assistidos em uma unidade de saúde da família. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro , v. 1, p. 470-481, 2011.
-
PEREIRA,T.P ; ARAÚJO, A. . Identificando necessidades de crianças de creche e suas famílias: o uso do histórico de saúde como instrumento para um cuidado integral de pré-escolares. O Mundo da Saúde , v. 33, p. 239-245, 2009.
-
NAVAIS, M. C. ; ARAÚJO, A. . O conhecimento de paralisia cerebral em crianças por parte de mães atendidas em uma unidade básica de saúde. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 12 nº1, p. 99-103, 2008.
-
SILVA, R. P. ; ARAÚJO, A. . Os desafios da saúde do professor na atualidade. Enfermagem Brasil , v. 7, p. 294-299, 2008.
-
ARAÚJO, A. ; ROCHA, R. L. ; ARMOND, L. C. . Da tendência grupal aos grupos operativos com adolescentes: a identificação dos pares facilitando o processo de orientação e educação em saúde. Revista médica de Minas Gerais (Belo Horizonte) , v. 18, p. 123-130, 2008.
-
ARAÚJO, A. ; ROCHA, R. L. ; ARMOND, L. C. . O grupo de adolescentes na escola: a percepção dos participantes. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 12, p. 207-212, 2008.
-
ARAÚJO, A. . Gestar, Nascer e Crescer... ah esses verbos tão importantes!. In: Liliane da Consolação Campos Ribeiro e Colaboradores. (Org.). Gestante em Foco: o cuidado à família, à mulher e à criança. 1ªed.Diamantina: , 2018, v. , p. 5-5.
-
LACERDA, L. G. ; ARAÚJO, A. ; CORREA, E. J. . Desafios da capacitação de agentes comunitários de saúde para o trabalho na Estratégia de Saúde da Família. In: Juliana Dias Reis Pessalacia; Cristiane Chaves de Souza; Luciana Regina Ferreira da Mata; Gylce Eloisa Cabreira Panitz Cruz. (Org.). Temas Atuais no Saber em Enfermagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. , p. 155-165.
-
ARAÚJO, A. ; MOURA, l.r ; SILVA, A. R. ; ARAÚJO, J. A. . Atenção primária em saúde na adolescência: o programa de extensão "Espaço Adolescente" em uma escola pública do Vale do Jequitinonha-MG. In: Mirtes Ribeiro; Liliane da Consolação Campos Ribeiro. (Org.). Pesquisas e Vivências na Atenção Primária à Saúde. 1ed.Diamantina/MG: FUNDAEPE, 2010, v. 1, p. 163-169.
-
SOUZA, J.J. ; ARAÚJO, A. . Refletindo sobre o puerpério e a assistência de enfermagem. In: Mirtes Ribeiro; Liliane da Consolação Campos Ribeiro. (Org.). Pesquisas e Vivências em Atenção Primária à Saúde. 1ed.Diamantina/MG: FUNDAEPE, 2010, v. 1, p. 239-247.
-
SILVEIRA, J.A. ; ARAÚJO, A. . Avaliação da acuidade visual em costureiras de facções têxteis do município de Gouveia-MG. In: Mirtes Ribeiro, Liliane da Consolação Campos Ribeiro. (Org.). Pesquisas e Vivências em Atenção Primária à Saúde. 1ed.Diamantina/MG: FUNDAEPE, 2010, v. 1, p. 249-256.
-
REZENDE, G. P. ; FERNANDES ; ARAÚJO, A. ; ALVES, P.A.B. . O desenvolvimento de atividades de lazer em uma instituição asilar. In: Paulo Celso Prado Telles Filho, Rosamary Aparecida Garcia Stuchi. (Org.). A Enfermagem no Novo Milênio: Uma Abordagem Multidisciplinar. 1ªed.Belo Horizonte: Difusora Editora Gráfica Ltda, 2008, v. , p. 192-207.
-
ARAÚJO, A. ; RIBEIRO ; Sena, R. R. . O Cuidar em enfermagem. In: Paulo Celso Prado Telles Filho; Rosamary Aparecida Garcia Stuchi.. (Org.). A Enfermagem no Novo Milênio: Uma Abordagem Multidisciplinar.. 1ªed.Belo Horizonte/MG: Difusora Editora Gráfica Ltda, 2008, v. , p. 63-67.
-
ARAÚJO, A. ; FERNANDES . UFVJM é parceira da Semana de Saúde do 39º Festival de Inverno. Jornal da UFVJM, Diamantina/MG, p. 13 - 13, 01 out. 2007.
-
ARAÚJO, A. ; RIBEIRO ; RIBEIRO, M. . Equipe multidisciplinar realiza ação social no distrito de Capivari.. Jornal da UFVJM, Diamantina/MG, p. 13 - 13, 05 maio 2007.
-
ARAÚJO, A. . Professor participa da XVI semana de Enfermagem do Campus Saúde-UFMG. Jornal da Universidade Federal dos vales Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, p. 03, 12 maio 2006.
-
RIBEIRO ; ARAÚJO, A. ; RIBEIRO, M. ; FERNANDES . Enfermagem encerra atividades de estágio curricular. Jornal da Universidade dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, p. 10, 10 out. 2005.
-
ARAÚJO, A. ; RIBEIRO . Jornada da família tem participação da Enfermagem. Jornal da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-Mg, p. 10, 09 ago. 2005.
-
ARAÚJO, A. ; FERNANDES . Enfermagem fortalece a prática profissional em sua atividade de extensão. Jornal das Faculdades Federais Integradas de Diamantina, Diamantina-MG, p. 11, 10 ago. 2004.
-
ARAÚJO, A. ; REINALDO ; FERNANDES ; OLIVEIRA: T.C ; RIBEIRO, M. . Enfermagem inicia projeto ''Mulheres do Jequi''. Jornal das Faculdades Federais Integradas de Diamantina, Diamantina-MG, p. 11, 10 jul. 2004.
-
RIBEIRO ; ARAÚJO, A. ; RIBEIRO, M. ; FERNANDES ; OLIVEIRA, T. C. . Enfermagem inicia atividades do Estágio Supervisionado: Área Comunitária. Jornal da UFVJM, Diamantina/MG, p. 7 - 7.
-
OLIVEIRA, A.G. ; RIBEIRO, L. C. C. ; ARAÚJO, ALISSON . Integração Ensino e Serviço entre o Curso Técnico em Enfermagem e os serviços de saúde. In: XXVII Congresso da Associação Latina para Análise dos Sistemas de Saúde, 2016, Brasília. Anais do XXVII Congresso da Associação Latina para Análise dos Sistemas de Saúde, 2016. v. 1. p. 13-14.
-
MATA, R. N. ; ARAÚJO, ALISSON ; VERLI, F. D. ; MAGALHAES, K. G. R. . UMA REFLEXÃO BIOÉTICA ACERCA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À ADOLESCENTES ACOMPANHADOS PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. In: IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, 2015, Diamantina/MG. Anais da IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, 2015.
-
FONSECA, T. G. ; ARAÚJO, A. . ANÁLISE DO INDICADOR DE SAÚDE ?GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA? NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS, MINAS GERAIS, BRASIL. In: Convenção Internacional de Saúde, Cuba 'Salud 2015', 2015, Havana/Cuba. Acta de Cuba "Salud 2015". Havana/Cuba: Publicaciones en congresos celebrados en el Sistema Nacional de Salud de Cuba., 2015. p. 1-5.
-
ARAÚJO, A. ; TAVEIRA, A. M. ; MATA, R. N. . IMPORTÂNCIA DO AMBULATÓRIO DE SAÚDE DO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Convenção Internacional de Saúde, Cuba 'Salud 2015', 2015, Havana/Cuba. Acta de Cuba Salud 2015. Havana/Cuba: Publicaciones en congresos celebrados en el Sistema Nacional de Salud de Cuba, 2015. p. 1-5.
-
ARAÚJO, A. ; LEOPOLDINO, I. V. . A consulta de enfermagem à criança sibilante no programa de extensão 'Respirando Saúde'. In: X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012, São João Del Rei. Anais do X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012.
-
MELO, K. L. E. ; RICARDO, R. A. ; ARAÚJO, A. ; SILVEIRA, R.C.P. ; SILVA, E. S. . Coleta de sangue venoso em escolares: necessidades de inovação para além da técnica. In: 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011, Maceió/AL. Anais do 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011.
-
EVANGESLISTA, E. A. ; NASCIMENTO, R. G. ; FERREIRA, S. C. ; ARAÚJO, A. ; OLIVEIRA, V. C. . Relato de Experiência: vivenciando a consulta de enfermagem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil no Programa de Residência. In: VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. I Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal., 2011, Belo Horizonte/MG. Anais do VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. I Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal., 2011.
-
ARAÚJO, A. ; NASCIMENTO, R. G. ; RODRIGUES, E. M. . As dificuldades decorrentes do uso de protocolo na Assistência Pré-natal na percepção dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. In: VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. I Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal., 2011, Belo Horizonte/MG. Anais do VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. I Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal., 2011.
-
CAVALCANTE, R.B. ; ARAÚJO, A. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; SILVEIRA, R.C.P. ; SANTOS, C.S. ; Ferreira, M.N. . Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação em saúde de adolescentes escolares. In: 9º Congresso Nacional da Rede Unida, 2010, Porto Alegre/RS. Anais do 9º Congresso Nacional da Rede Unida, 2010.
-
ARAÚJO, A. ; ALVES, P.A.B. ; FIGUEIREDO, L.B. . Utilidade da observação da pega mamária na detecção de problema na amamentação. In: VII Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2005, Diamantina/MG. Anais do VII Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. Diamantina/MG: Nuti/FEVALE, 2005. p. 1-4.
-
JESUS, R. F. ; OLIVEIRA, M. R. ; RODRIGUES, B. A. ; PEDRAS, A. C. R. P. ; RODRIGUES, A. G. ; GESTEIRA, E. C. R. ; ARAÚJO, A. . A integração entre enfermagem e odontologia na busca da equidade na atenção à saúde de adolescentes e familiares. In: XI Semana de Enfermagem do CCO/UFSJ, 2019, Divinópolis/MG. XI Semana de Enfermagem do CCO/UFSJ, 2019.
-
ARAÚJO, ALISSON ; GESTEIRA, E. C. R. ; PEDRAS, A. C. R. P. ; CARMO, K. G. ; OLIVEIRA, M. R. ; OLIVEIRA, G. C. ; SILVA, M. E. V. ; PINTO, T. H. S. . Uso do smartphone para contato com adolescentes e seus familiares em uma unidade de atenção primária à saúde. In: 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2019, São Paulo-SP. Anais do 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2020.
-
ARAUJO, ALISSON ; RODRIGUES, A. G. ; PEDRAS, A. C. R. P. . Aspectos relacionados à adesão ao atendimento odontológico pelo adolescente e sua família na atenção primária à saúde. In: 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2019, São Paulo-SP. Anais do 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2019.
-
PEDRAS, A. C. R. P. ; ARAÚJO, A. ; RODRIGUES, A. G. . O trabalho da área de odontologia no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente. In: 1º Congresso Internacional de Odontologia de Diamantina, 2018, Diamantina/MG. Anais do 1º Congresso Internacional de Odontologia de Diamantina, 2018.
-
DIAS, L. A. A. ; ARAÚJO, A. ; WHITAKER, M. C. O. ; CARVALHO, C. L. . Análise de alguns antecedentes perinatais de mães adolescentes de Ilha de Maré, Salvador/Bahia, Brasil. In: VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2017, São Paulo/SP. Anais do VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2017.
-
JESUS, M. V. N. ; RIBEIRO ; ARAÚJO, ALISSON . EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: experiências de egressos de um curso de especialização em saúde da família. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande/MS. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.
-
RESENDE, K. A. ; ARAÚJO, ALISSON ; FERREIRA, A. V. ; OLIVEIRA, A.G. ; BRAGA, P. P. ; ROMANO, M. C. C. . VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: I Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica/Saúde da Família, 2015, São João Del-Rei/MG. Anais do I Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica/Saúde da Família, 2015.
-
ARAÚJO, ALISSON ; JEZO, R. F. V. ; RODRIGUES, B. A. . RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ADOLESCENTE DA UFSJ E PUERICULTURA DE FILHOS DE MÃES ADOLESCENTES. In: I Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica/Saúde da Família, 2015, São João del-Rei. Anais do I Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica/Saúde da Família, 2015.
-
SILVA, D. H. F. ; LOPES, L. E. A. ; FONSECA, P. H. N. ; ARAÚJO, ALISSON ; ROMANO, M. C. C. . INSERÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE PARA CONDIÇÃO DA CIDADANIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: I Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica/Saúde da Família, 2015, São João del-Rei. Anais do I Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica/Saúde da Família, 2015.
-
CAMPOS, C. G. ; RESENDE, K. A. ; STORT, L. G. ; ARAÚJO, ALISSON ; ROMANO, M. C. C. . ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA MÃE ADOLESCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: I Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica/Saúde da Família, 2015, São João del-Rei. Anais do I Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica/Saúde da Família, 2015.
-
MATA, R. N. ; MIRANDA, P. ; RIBEIRO, M. ; ARAÚJO, ALISSON . Saúde do adolescente: o processo de formação dos profissionais da atenção primária à saúde. In: IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, 2015, Diamantina/MG. Anais da IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, 2015.
-
MATA, R. N. ; ARAÚJO, A. . A situação de saúde do adolescente na atenção primária à saúde: as concepções de enfermeiros da estratégia de saúde da família. In: III Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, 2014, Diamantina/MG. Anais da III Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Diamantina/MG: UFVJM, 2014. p. 383-383.
-
FONSECA, T. G. ; ARAÚJO, A. . Estudo da gravidez na adolescência no município de Divinópolis/MG: necessidades de pesquisas futuras. In: II Encontro Científico Integrado de Enfermagem, 2014, Divinópolis/MG. Anais do II Encontro Científico Integrado de Enfermagem. Divinópolis/MG: UFSJ, 2014.
-
ARAÚJO, ALISSON ; Maia, L.L.Q.G.N. ; BRAGA, P. P. ; ROMANO, M. C. C. ; SILVEIRA, E. A. A. ; GESTEIRA, E. C. R. ; VELOSO, J. C. . Da globalidade para a localidade: proposta, avanços e desafios de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente. In: 13º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2014, Aracajú/Sergipe. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2014.
-
FONSECA, T. G. ; ARAÚJO, ALISSON . Os Conteúdos de Saúde do Adolescente no Currículo Integrado do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ. In: 13º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2014, Aracajú/Sergipe. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2014.
-
JEZO, R. F. V. ; ARAÚJO, A. . Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da UFSJ na puericultura de filhos de mães adolescentes. In: I Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Criança e Adolescente, 2014, Divinópolis/MG. Anais do I Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Criança e Adolescente, 2014.
-
JEZO, R. F. V. ; ARAÚJO, ALISSON . Acompanhamento pré-natal de adolescentes: relato de experiência no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da UFSJ, Divinópolis/MG. In: 3º Congresso Nacional de Saúde, 2014, Belo Horizonte/MG. Anais do 3º Congresso Nacional de Saúde, 2014.
-
ALVES, G. V. ; PASSOS, T. R. ; DUARTE, A. G. ; LIMA, P. K. M. ; VIEIRA, V. A. S ; ARAÚJO, A. ; MENEZES, R. R. . Abordagem dos fatores de risco para lactentes sibilantes: subsídios para a assistência de enfermagem na APS. In: I Encontro Científico Integrado de Enfermagem, 2013, Divinópolis/MG. Anais do I Encontro Científico Integrado de Enfermagem. Divinópolis/MG: UFSJ, 2013.
-
Maia, L.L.Q.G.N. ; ARAÚJO, A. ; CAVALCANTE, R.B. ; RIBEIRO, B.G. ; SANTOS, L. F. C. . Análise da percepção de adolescentes em relação à acne em uma escola pública. In: I Encontro Científico Integrado de Enfermagem, 2013, Divinópolis/MG. Anais do I Encontro Científico Integrado de Enfermagem. Divinópolis/MG: UFSJ, 2013.
-
MELO, K. L. E. ; RICARDO, R. A. ; ARAÚJO, A. . A influência da ansiedade e do medo dos familiares no comportamento de crianças durante a coleta de sangue. In: V Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2013, São Caetano do Sul/SP. Journal of Human Growth and Development. São paulo/SP: USP, 2013. p. 224-224.
-
JESUS, M. V. N. ; ARAÚJO, A. . Educação permanente dos profissionais de saúde da família através da Educação a Distância. In: I Simpósio Internacional de Ensino de História e História da Educação, 2012, Diamantina/MG. Anais do I Simpósio Internacional de Ensino de História e História da Educação. Diamantina: UFVJM, 2012.
-
ARAÚJO, A. ; CARNEIRO, A.L.M. . Conhecimento sobre métodos contraceptivos por parte de adolescentes estudantes de uma escolá pública de Divinópolis/MG. In: X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012, São João Del Rei. Anais do X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012.
-
MATA, R. N. ; RIBEIRO, R. B. ; GONTIJO, T. L. ; ARAÚJO, A. . O programa de Residência em Enfermagem em Atenção Básica/Saúde da Família da Universidade Federal de São João Del-Rei. In: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre/RS. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro/RJ: Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2012.
-
SILVA, A. G. ; FONSECA, D. E. ; ARAÚJO, A. . A realização da puericultura na visão do enfermeiro. In: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre/RS. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro/RJ: Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2012.
-
FONSECA, D. E. ; SILVA, A. G. ; AMARAU, A. K. M. ; ARAÚJO, A. . Puericultura e o uso da caderneta de saúde da criança em uma Estratégia de Saúde da Família do município de Divinópolis-MG. In: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre/RS. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro/RJ: Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2012.
-
RIBEIRO, R. B. ; MATA, R. N. ; ARAÚJO, A. . A experiência do atendimento da demanda espontânea de usuários em unidade de saúde da família. In: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre/RS. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro/RJ: Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2012.
-
SILVA, A. G. ; Santos, J. C. dos ; ARAÚJO, A. . Uso da caderneta de saúde da criança na Estratégia de Saúde da Família: a percepção de profissionnias de saúde e mães/responsáveis de crianças e análise da sua distribuição e preenchimento. In: 10º Congresso Internacional Rede UNIDA, 2012, Rio de Janeiro/RJ. Interface (Botucatu. Impresso). Botucatu/SP: Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2012.
-
RODRIGUES, E. M. ; NASCIMENTO, R. G. ; ARAÚJO, A. . As facilidades Decorrentes do uso de protocolo na Assistência Pré-natal na percepção dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. In: I Simpósio de Atenção Primária à Saúde da UFVJM, 2011, Diamantina/MG. Anais do I Simpósio de Atenção Primária à Saúde da UFVJM, 2011.
-
CHAGAS, A. R. ; ARAÚJO, A. . Relato de experiência: a necessidade do atendimento da demanda espontânea (queixas agudas) x desenvolvimento de atividades programadas/planejadas pelo enfermeiro da ESF. In: I Simpósio de Atenção Primária à Saúde da UFVJM, 2011, Diamantina/MG. Anais do I Simpósio de Atenção Primária à Saúde da UFVJM, 2011.
-
IZIDORO, L. C. de R. ; ARAÚJO, A. ; SOUZA, M. C. C. de ; TIBÚRCIO, J. D. ; PIRES, F. C. ; CAMPOS, L. G. ; SILVA, E. S. . Prevalência de alterações de pressão arterial e de sobrepeso e obesidade entre crianças de uma escola pública do município de Divinópolis, Minas Gerais. In: 35º Congresso Brasileiro de Pediatria, 2011, Salvador/BA. Anais do 35º Congresso Brasileiro de Pediatria, 2011.
-
RIBEIRO, B.G. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; ARAÚJO, A. ; CAVALCANTE, R.B. ; SILVEIRA, R.C.P. ; SANTOS, L. F. C. ; COSTA, M. A. ; CASTRO, K. R. . A Abordagem do Adolescente com seus Pais e Familiares em Atividade de Educação em Saúde. In: III Simpósio de Extensão da UFVJM, 2011, Diamantina/MG. Anais do III Simpósio de Extensão da UFVJM. Diamantina, 2011.
-
SANTOS, L. F. C. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; ARAÚJO, A. ; CAVALCANTE, R.B. ; SILVEIRA, R.C.P. ; RIBEIRO, B.G. ; COSTA, M. A. . Percepção dos Adolescentes de uma Escola de Divinópolis/MG sobre o tema das drogas e a importância do empoderamnro desses sujeito sobre a temática. In: III Simpósio de Extensão da UFVJM, 2011, Diamantina/MG. Anais do III Simpósio de Extensão da UFVJM. Diamantina, 2011.
-
COSTA, M. A. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; ARAÚJO, A. ; CAVALCANTE, R.B. ; SILVEIRA, R.C.P. ; RIBEIRO, B.G. ; SANTOS, L. F. C. . Saúde na Escola. In: III Simpósio de Extensão da UFVJM, 2011, Diamantina/MG. Anais do III Simpósio de Extensão da UFVJM. Diamantina, 2011.
-
ARAÚJO, A. ; LEOPOLDINO, I. V. ; PRUDENTE, H. M. . A experiência com grupos educativos de pais de crianças sibilantes no Programa de Extensão ?Respirando Saúde?. In: II Simpósio de Extensão da Universidade Federal dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2010, Diamantina/MG. Anais do II Simpósio de Extensão da UFVJM. Diamantina/MG: FUNDAEPE, 2010. v. 1. p. 75-75.
-
ARAÚJO, A. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; RIBEIRO, B.G. ; CARNEIRO, A.L.M. ; CORDEIRO, G.T. ; MEDEIROS, R. T. . Conhecimento de métodos contraceptivos por parte de adolescentes de uma escola pública de Divinópolis/MG. In: II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2010, São João Del-Rei. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso). São Paulo/SP: USP, 2010. v. 20. p. 460-460.
-
ARAÚJO, A. ; PRUDENTE, H. M. ; LEOPOLDINO, I. V. . O Programa de Extensão "Respirando saúde" no acompanhamento da criança e do adolescente asmáticos. In: II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2010, São Paulo/SP. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso). Sãp Paulo/SP: USP, 2010. v. 20. p. 459-459.
-
ARAÚJO, A. ; PRUDENTE, H. M. ; LEOPOLDINO, I. V. . Distribuição de crianças sibilantes menores de dois anos moradoras no bairro Niterói, Divinópolis/MG. In: II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2010, São Paulo/SP. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso). São Paulo/SP: USP, 2010. v. 20. p. 460-460.
-
CAVALCANTE, R.B. ; ARAÚJO, A. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; SILVEIRA, R.C.P. ; SANTOS, C.S. ; Ferreira, M.N. ; BERNARDES, M.F.V.G. ; CUNHA, S.G.S. . Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de adolescentes escolares. In: II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2010, São Paulo/SP. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso). São Paulo/SP: USP, 2010. v. 20. p. 441-441.
-
JÚNIOR CUNHA, A.S.S. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; ARAÚJO, A. . A percepção de alunos sobre a violência na escola. In: II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2010, São Paulo/SP. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso). São Paulo/SP: USP, 2010. v. 20. p. 489-489.
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. . A enfermagem nas escolas trabalhando o adolescer. In: 11º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2010, Salvador/BA. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2010.
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. ; MATA, L.R. . O perfil do pai adolescente morador na área de abrangência do Programa de Saúde da Família ‐ PSF Renascer, no município de Diamantina/MG. In: 11º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2010, Salvador/BA. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2010.
-
ARAÚJO, A. ; ROCHA, R. L. ; ARMOND, L. C. . O grupo operativo com adolescentes na escola: a percepção dos participantes. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife/PE. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009.
-
ARAÚJO, A. ; RIBEIRO ; RIBEIRO, M. ; ARAÚJO, J. A. . Oficina de sensibilização de adolescentes de uma escola pública do interior de Minas Gerais sobre o adolescer: experiência de uma acadêmica. In: VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2008, Florianópolis/SC. Anais do VII Congresso Brasileiro das DST e AIDS. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2008. v. 1.
-
ARAÚJO, A. ; MOURA, l.r . Contracepção e prevenção das DST/AIDS: o conhecimento, o uso e as fontes de informações, o uso e as fontes de informações de pais adolescentes. In: VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2008, Florianópolis/SC. Anais do VII Congresso Brasileiro das DST e AIDS. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2008. v. 1.
-
ARAÚJO, A. ; ARAÚJO, D.C. . Abordando sexualidade em oficina de Dança com pacientes psiquiátricos: um relato de experiência. In: VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2008, Florianópolis. Anais doVII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2008. v. 1.
-
FREIRE, S. P. ; ARAÚJO, A. ; LEITE, J. V. D. ; SILVA, E.E. . Impacto da primeira equipe da Estratégia de Saúde da Família no município de Santo Antônio do Itambé, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. In: 60º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2008, Belo Horizonte/MG. Anais do 60º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Belo Horizonte/MG, 2008.
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. . O conhecimento de métodos contraceptivos,o 're-arranjo' familiar e a satisfação de pais adolescentes: contribuições para a educação em saúde na adolescência. In: 60º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2008, Belo Horizonte/MG. Anais do 60º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Belo Horizonte/MG, 2008.
-
MOURAO, L. M. C. ; ARAÚJO, A. . A. Capacidade do autocuidado de crianças com paralisia cerebral atendidas em um centro de referência do interior de Minas Gerais, Brasil. In: Congresso Nacional de Saúde, 2008, Belo Horizonte/MG. Anais do 1º Congresso Nacional de Saúde, 2008.
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. . A. Enfermagem na escola: trabalhar o "adolescer". In: 1º Congresso Nacional de Saúde, 2008, Belo Horizonte/MG. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte?MG: Folium, 2008. v. 18. p. 65-65.
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. . A. O perfil do pai adolescente morador na área de abrangência do PSF Renascer, no município de Diamantina/MG. In: 1º Congresso Nacional de Saúde, 2008, Belo Horizonte/MG. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG: Folium, 2008. v. 18. p. 72-72.
-
ARAÚJO, J. A. ; RIBEIRO ; RIBEIRO, M. ; ARAÚJO, A. . A. Oficina de sensibilização de adolescentes sobre o adolescer: experiência de uma acadêmica. In: 1º Congresso Nacional de Saúde, 2008, Belo Horizonte/MG. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG: Folium, 2008. v. 18. p. 73-73.
-
ARAÚJO, A. ; PEREIRA,T.P ; SANTOS, F. H. . O Cuidado de Enfermagem e de Saúde na Creche. In: VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM, 2006, Diamantina/MG. VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Trecnológica da UFVJM. Diamantina/MG: UFVJM. v. 1.
-
ARAÚJO, A. ; MOURA, l.r ; SILVA, A. R. . Enfermagem e Adolescência: Uma Perspectiva de cuidado na escola. In: VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM, 2006, Diamantina/MG. Anais da VIII Jornada acadêmica e de Iniciação científica e Tecnológica da UFVJM. Diamantina/MG: UFVJM. v. 1.
-
ARAÚJO, A. ; ALVES, P.A.B. ; FIGUEIREDO, L.B. . Utilização sa Estratégia AIDIPI- Atenção integral às doenças prevalentes da infãncia - na avaliação da pega mamária na amamentação. In: VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM, 2006, Diamantina/MG. VIII Jornada acadêmica e de Iniciação Científica e tecnológica da UFVJM. Diamantina/MG: UFVJM. v. 1.
-
ARAÚJO, A. ; ARAÚJO, D.C. . A arte da dança entre jovens e crianças portadores de necessidades especiais. In: VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM, 2006, Diamantina/MG. VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM. Diamantina/MG: UFVJM. v. 1.
-
ARAÚJO, A. ; LEITE, A. C. . A capacitação do acadêmico de enfermagem em saúde da criança e do adolescente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. In: VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM, 2006, Diamantina/MG. Anais da VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM. Diamantina/MG: UFVJM, 2006.
-
ARAÚJO, A. ; MOURA, l.r . Z. Promovendo saúde do adolescente na escola: um relato de experiência. In: VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2006, Belo Horizonte/MG. Anais do VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2006. v. 1.
-
ARAÚJO, A. ; PEREIRA,T.P . Z. "Enfermagem na Creche": um projeto de extensão. In: VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2006, Belo Horizonte/MG. Anais do VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2006. v. 1.
-
ARAÚJO, A. . Z. Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente: uma disciplina do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. In: VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2006, Belo Horizonte/MG. Anais do VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2006. v. 1.
-
ARAÚJO, A. ; ARAÚJO, D.C. . Um "olhar" para quem cuida:uma compreensão reflexiva do corpo do profissional de enfermagem. In: VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM, 2006, Diamantina/MG. Anais da VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM. Diamantina/MG: UFVJM, 2006. v. 1.
-
ARAÚJO, A. ; FILHO,P.C.P.T ; RIBEIRO ; RIBEIRO, M. . Estágio supervisionado na área cominitária: um relato de experiências. In: VII Congresso Nacional da Rede Unida, 2006, Belo Horizonte/MG. Olho Mágico (CD-ROM). Curitiba/MG: Revista Olho Mágico, 2006. v. 13. p. 103-103.
-
ARAÚJO, A. ; RIBEIRO, I. G. . Estudo Bibliográfico sobre lesões de coluna Vertebral em Trabalhadores de Enfermagem. In: VIII Jornada Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM, 2006, Diamantina/MG. Anais da VIII JORNADA ACADÊMICA E DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLOGICA UFVJM. Diamantina/MG: UFVJM. v. 1.
-
ARAÚJO, A. ; CORTEZ, D. N. ; PEREIRA, F. J. J. ; PIVATO, M. A. N. ; SILVA, G. A. S. ; SILVA, R. A. C. R. ; VIEIRA, M. A. S. . Proposta de um instrumento para coleta de dados em mulheres no climatério acompanhadas no Programa de Saúde da Família José Martins de Resende, no município de Carmo da Mata/MG. In: Fórum do Curso de Especialização em Saúde da Família/UFMG, 2003, Belo Horizonte/MG. REME. Revista Mineira de Enfermagem. Belo Horizonte/MG: Coopmed, 2003. v. 6. p. 10-10.
-
ARAÚJO, A. . Assistência de Enfermagem Domiciliar a Pacientes Portadores de Úlceras de Estase e de Decúbito. In: Encontro Nacional de estudantes de Enfermagem, 1999, Florianópolis. Anais do XXII Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem, 1999. p. 35-35.
-
ARAÚJO, A. . Processo ensino-aprendizagem no contexto da pandemia de Covid-19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, A. . Mediador no VII Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Crianças e Adolescente. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, A. . Palestrante no VII Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Crianças e Adolescentes. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JESUS, R. F. ; OLIVEIRA, M. R. ; RODRIGUES, B. A. ; PEDRAS, A. C. R. P. ; RODRIGUES, A. G. ; GESTEIRA, E. C. R. ; ARAÚJO, A. . A integração entre enfermagem e odontologia na busca da equidade na atenção à saúde de adolescentes e familiares. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; RODRIGUES, A. G. ; PEDRAS, A. C. R. P. . Aspectos relacionados à adesão ao atendimento odontológico pelo adolescente e sua família na atenção primária à saúde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; GESTEIRA, E. C. R. ; PEDRAS, A. C. R. P. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARMO, K. G. ; SILVA, M. E. V. ; OLIVEIRA, M. R. ; PINTO, T. H. S. . Uso do smartphone para contato com adolescentes e seus familiares em uma unidade de atenção primária à saúde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEDRAS, A. C. R. P. ; ARAÚJO, A. ; RODRIGUES, A. G. . O trabalho da área de odontologia no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. . Grupo de Trabalho: Gestão da atenção à criança e adolescentes com condições crônicas no SUS: estratégias de fortalecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DIAS, L. A. A. ; WHITAKER, M. C. O. ; ARAÚJO, ALISSON ; CARVALHO, C. L. . Análise de alguns antecedentes perinatais de mães adolescentes de Ilha de Maré, Salvador/Bahia, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, T. G. ; ARAÚJO, A. . ANÁLISE DO INDICADOR DE SAÚDE ?GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA? NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS, MINAS GERAIS, BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; TAVEIRA, A. M. ; MATA, R. N. . IMPORTÂNCIA DO AMBULATÓRIO DE SAÚDE DO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATA, R. N. ; ARAÚJO, A. . A situação de saúde do adolescente na atenção primária à saúde: as concepções de enfermeiros da estratégia de saúde da família. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAÚJO, A. . Os desafios da atenção à saúde do adolescente na atenção primária à saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONSECA, T. G. ; ARAÚJO, A. . Estudo da gravidez na adolescência no município de Divinópolis/MG: necessidades de pesquisas futuras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, ALISSON ; ALVES, E. V. G. ; CAMPOS, K. F. C. ; FONSECA, T. G. . Estudo dos Antecedentes perinatais de mães adolescentes em Buenópolis-Minas Gerais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MELO, K. L. E. ; RICARDO, R. A. ; ARAÚJO, A. . A influência da ansiedade e do medo dos familiares no comportamento de crianças durante a coleta de sangue. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Maia, L.L.Q.G.N. ; ARAÚJO, A. ; CAVALCANTE, R.B. ; RIBEIRO, B.G. ; SANTOS, L. F. C. . Análise da percepção de adolescentes em relação à acne em uma escola pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, G. V. ; PASSOS, T. R. ; DUARTE, A. G. ; LIMA, P. K. M. ; VIEIRA, V. A. S ; ARAÚJO, A. ; MENEZES, R. R. . Abordagem dos fatores de risco para lactentes sibilantes: subsídios para a assistência de enfermagem na APS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. V. N. ; ARAÚJO, A. . Educação permanente dos profissionais de saúde da família através da Educação a Distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, A. ; CARNEIRO, A.L.M. . Conhecimento sobre métodos contraceptivos por parte de adolescentes estudantes de uma escolá pública de Divinópolis/MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; LEOPOLDINO, I. V. . A consulta de enfermagem à criança sibilante no programa de extensão 'Respirando Saúde'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, R. B. ; MATA, R. N. ; ARAÚJO, A. . A experiência do atendimento da demanda espontânea de usuários em unidade de saúde da família. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATA, R. N. ; RIBEIRO, R. B. ; GONTIJO, T. L. ; ARAÚJO, A. . O programa de Residência em Enfermagem em Atenção Básica/Saúde da Família da Universidade Federal de São João Del-Rei. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. G. ; FONSECA, D. E. ; ARAÚJO, A. . A realização da puericultura na visão do enfermeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, D. E. ; SILVA, A. G. ; AMARAU, A. K. M. ; ARAÚJO, A. . Puericultura e o uso da caderneta de saúde da criança em uma Estratégia de Saúde da Família do município de Divinópolis-MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. G. ; Santos, J. C. dos ; ARAÚJO, A. . Uso da caderneta de saúde da criança na Estratégia de Saúde da Família: a percepção de profissionnias de saúde e mães/responsáveis de crianças e análise da sua distribuição e preenchimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, D. E. ; SILVA, A. G. ; Santos, J. C. dos ; SANTOS, K. C. ; ARAÚJO, A. . Caderneta de saúde da criança: distribuição e preenchimento na Estratégia de Saúde da Família. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; LEOPOLDINO, I. V. . A experiência com grupos educativos de pais de criaças sibilantes no programa de extensão 'Respirando Saúde'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NASCIMENTO, R. G. ; RODRIGUES, E. M. ; ARAÚJO, A. . As dificuldades decorrentes do uso de protocolo na assistência pré-natal na percepção dos enfermeiros da estratégia de saúde da família. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; LEOPOLDINO, I. V. ; PRUDENTE, H. M. . Grupo educativo com pais de crianças sibilantes: a experiência no Programa de Extensão "Respirando Saúde". 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; RIBEIRO, B.G. ; CARNEIRO, A.L.M. ; CORDEIRO, G.T. ; MEDEIROS, R. T. . Conhecimento de métodos contraceptivos por parte de adolescentes de uma escola pública de Divinópolis/MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; LEOPOLDINO, I. V. ; PRUDENTE, H. M. . O Programa de Extensão "Respirando saúde" no acompanhamento da criança e do adolescente asmáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; LEOPOLDINO, I. V. ; PRUDENTE, H. M. . Distribuição de crianças sibilantes menores de dois anos moradoras no bairro Niterói, Divinópolis/MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAVALCANTE, R.B. ; ARAÚJO, A. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; SILVEIRA, R.C.P. ; Ferreira, M.N. ; SANTOS, C.S. ; BERNARDES, M.F.V.G. ; CUNHA, S.G.S. . Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de adolescentes escolares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Maia, L.L.Q.G.N. ; ARAÚJO, A. ; JÚNIOR CUNHA, A.S.S. . A percepção de alunos sobre a violência na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAVALCANTE, R.B. ; ARAÚJO, A. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; SILVEIRA, R.C.P. ; SANTOS, C.S. ; Ferreira, M.N. . Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação em saúde de adolescentes escolares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; LEOPOLDINO, I. V. ; PRUDENTE, H. M. . A experiência com grupos educativos de pais de crianças sibilantes no Programa de Extensão ?Respirando Saúde?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. . A enfermagem nas escolas trabalhando o adolescer. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. ; MATA, L.R. . O perfil do pai adolescente morador na área de abrangência do Programa de Saúde da Família ‐ PSF Renascer, no município de Diamantina/MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; CARNEIRO, A.L.M. ; RIBEIRO, B.G. ; CORDEIRO, G.T. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; MEDEIROS, R. T. . Métodos contraceptivos na visão de adolescentes do sexo feminino de uma escola pública. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; CARNEIRO, A.L.M. ; RIBEIRO, B.G. ; CORDEIRO, G.T. ; Maia, L.L.Q.G.N. ; MEDEIROS, R. T. . Adolescência e métodos contraceptivos: o conhecimento de estudantes do sexo masculino de uma escola pública de Divinópolis/MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PRUDENTE, H. M. ; LEOPOLDINO, I. V. ; ARAÚJO, A. . ?Respirando Saúde?: Um Programa de Extensão de Acompanhamento Sistematizado da Criança e do Adolescente Asmáticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, A. ; ROCHA, R. L. ; ARMOND, L. C. . O grupo operativo com adolescentes na escola: a percepção dos participantes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. . Grupo operativos com adolescentes: a percepção dos adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, A. . Puericultura: atuação do enfermeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, A. ; MOURA, l.r . B. Contracepção e prevenção das DST/AIDS: o conhecimento, o uso e as fontes de informações de pais adolescentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. . A. O conhecimento de métodos contraceptivos,o 're-arranjo' familiar e a satisfação de pais adolescentes: contribuições para a educação em saúde na adolescência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; FREIRE, S. P. ; LEITE, J. V. D. ; SILVA, E.E. . A. Impacto da primeira equipe da Estratégia de Saúde da Família no município de Santo Antônio do Itambé, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; MOURAO, L. M. C. . Capacidade do autocuidado de crianças com paralisia cerebral atendidas em um centro de referência do interior de Minas Gerais, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, D.C. ; ARAÚJO, A. . B. Abordando sexualidade em oficina deDança com pacientes psiquiátricos: um relato de experiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, J. A. ; ARAÚJO, A. ; RIBEIRO ; RIBEIRO, M. . B. Oficina de sensibilização de adolescentes de uma escola pública do interior de Minas Gerais sobre adolescer: experiência de uma acadêmica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. . O perfil do Pai adolescente morador na área de abrangência do Programa de Saúde da Família - PSF RENASCER, no município de Diamantina/MG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; SENA, K. N. C. M. . Conhecendo o comportamento sexual de adolescentes escolares inseridos em projetos sociais: subsídios para um cuidado integral. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. . O perfil do pai adolescente morador da área de abrangência do PSF Renascer, no município de Diamnatina/MG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. . Enfermagem na escola: trabalhar o "adolescer". 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, l.r ; ARAÚJO, A. . Enfermagem na escola: trabalhar o "adolescer". 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, D.C. ; MOREIRA, M. ; LIMA, M. ; ARAÚJO, A. . Oficina de dança na saúde mental: um olhar transformador. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, D.C. ; ARAÚJO, A. . Oficina de dança contemporânea do Programa TIM Arte-Educação: estratégia de integração e promoção social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, A. ; MOURA, l.r . Saúde e adolescência no contexto escolar: o projeto de extensão "Espaço Adolescente". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; CYRINO, A. C. T. ; NASCIMENTO, M. M. . Z. O ensino do exame clínico da criança e do adolescente sob a ótica dos acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem da UFVJM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; NAVAIS, M. C. . Z. Análise da Paralisia Cerebral Infantil no contexto da Estratégia de Saúde da Família. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; LEITE, A. C. . D. A capacitação do acadêmico de enfermagem em saúde da criança e do adolescente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; PEREIRA,T.P ; SANTOS, F. H. . D. O cuidado de enfermagem e de saúde na creche. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; MOURA, l.r ; SILVA, A. R. . D. Enfermagem e adolescência: uma perspectiva de cuidado na escola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; RIBEIRO,I.G . D. Estudo bibliográfico sobre lesões de coluna vertebral em trabalhadores de enfermagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; ALVES, P.A.B. ; FIGUEIREDO, L.B. . D. Utilização da estratégia AIDIPI na avaliação da pega mamária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FONTES, J. ; ARAÚJO, A. ; ARAÚJO, D.C. . D. A arte da dança entre jovens e crianças portadores de necessidades especiais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ÀVILA, C. C. O. ; ARAÚJO, A. ; ARAÚJO, D.C. . D. Um olhar para quem cuida: uma compreensão reflexiva do corpo do profissional de enfermagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. . E. Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente: uma disciplina do curso de graduação em Enfermagem da UFVJM. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; PEREIRA,T.P . B. Enfermagem na creche: um projeto de extensão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO ; ARAÚJO, A. ; RIBEIRO, M. ; FILHO,P.C.P.T . C. Estágio supervisionado na área comunitária: um relato de experiências. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; MOURA, l.r . B. Promovendo saúde do adolescente na escola: um relato de experiência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; PEREIRA,T.P . A. Enfermagem na creche: um projeto de extensão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; MOURA, l.r . A. Promovendo saúde do adolescente na escola: um relato de experiência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. ; PEREIRA,T.P . E. Enfermagem na creche: um projeto de extensão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; MOURA, l.r . E. Promovendo saúde do adolescente na escola: um relato de experiência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. ; ALVES, P.A.B. ; FIGUEIREDO, L.B. . Utilidade da observação da pega mamária na detecção de problema na amamentação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAÚJO, A. ; CORTEZ, D. N. ; PEREIRA, F. J. J. ; PIVATO, M. A. N. ; SILVA, G. A. S. ; SILVA, R. A. C. R. ; VIEIRA, M. A. S. . Proposta de um instrumento de coleta de dados em mulheres no climatério acompanhadas no PSF José Martins de Resende, no município de Carmo da Mata/MG. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. . Trabalho multiprofissional em saúde coletiva no diabetes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO ; BATISTA, V.C.L ; ARAÚJO, A. . Assistência de enfermagem domiciliar a pacientes portadores de úlcerras de estase venosa e de decúbito. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO ; BATISTA, V.C.L ; ARAÚJO, A. . Assistência de enfermagem domiciliar a pacientes portadores de úlceras de estase e decúbitos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ARAÚJO, A. . Assistência Multiprofissional ao Adolescente: desafios e potencialidades. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ARAÚJO, A. . Assistência Multiprofissional ao Adolescente: desafios e potencialidades. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ARAÚJO, A. . Campanha de vacinação contra a gripe em idosos em Divinópolis/MG.. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAÚJO, A. . Puericultura: Atuação do Enfermeiro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. . Grupos operativos com adolescentes na escola: a percepção dos participantes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. . Saúde do Adolescente. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. . A Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. . O curso de Graduação em Enfermagem das FAFEID. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. . A saúde das mulheres Trabalhadoras, durante a semana da Mulher. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. . O papel do Enfermeiro no atendimento em grupo de adolescentes, dentro da estratégia do programa de saúde da família. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Cuidados Continuados a famílias de neonatos e crianças de risco, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Patricia Pinto Braga em 27/01/2024., Descrição: Investir em ações de continuidade do cuidado e promoção da saúde neonatal e infantil além de ser congruente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pode melhorar a qualidade de vida da população, reduzir despesas assistenciais e atende ao preconizado pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). Sabe-se que os neonatos e crianças de risco merecem maior atenção tendo em vista sua maior vulnerabilidade a desfechos negativos em casos de adoecimentos e esta situação piorou com a pandemia da COVID-19. OBJETIVO: Analisar a continuidade de cuidados em saúde aos neonatos, crianças de risco e suas famílias. MÉTODO: Estudo misto orientado pelo Modelo dos Cuidados de Criação (Nurturing Care) proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O cenário será o município de Divinópolis e as ações e pesquisas acontecerão na Atenção Primária à Saúde e no Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA). Os participantes serão famílias de neonatos e crianças de risco, os profissionais do PIPA e da atenção primária e gestores. O projeto será submetido ao comitê de ética da instituição proponente. O delineamento desta proposta é de abordagem mista, uma síntese intelectual e prática da integração de pesquisa qualitativa e quantitativa a partir de diferentes paradigmas orientados por uma perspectiva teórica e conceitual. Os dados quantitativos serão submetidos a análise descritiva e os dados qualitativos a análise temática indutiva. Este projeto justifica-se, pois, poderá sinalizar intervenções que possam trazer mudanças positivas e fortalecer o cuidado ao neonato, criança de risco e suas famílias. Esperamos ainda produzir evidências que possam sinalizar estratégias a serem adotadas por gestores e profissionais da saúde no cuidado cotidiano a este público. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alisson Araújo - Integrante / Elaine Cristina Rodrigues Gesteira - Integrante / Patrícia Pinto Braga - Coordenador / Márcia Christina Caetano Romano - Integrante / Meriele Sabrina de Souza - Integrante / Bruna Camargos Lima - Integrante / Maria Luiza de Resende - Integrante / Bruna da Silva Calderaro - Integrante / Selmileia Franciane de Andrade - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2022 - 2024
A inclusão da família na instituição de apoio a pessoa com deficiência: as perspectivas dos familiares, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa com o objetivo de compreender, na perspectiva materna, a inclusão da família em uma instituição filantrópica que atende crianças com deficiências intelectual, múltipla e transtornos do espectro autista no município de Divinópolis/Minas Gerais. Foi realizado estudo qualitativo, fundamentado na fenomenologia e algumas concepções filosóficas de Martin Heidegger. Os dados foram coletados pela autora principal do trabalho no período de junho a setembro de 2023 por meio de entrevistas individuais com cinco as mães que aceitaram participar do estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Liliane da Consolação Campos Ribeiro - Integrante / Flaviane de Moura Carlos - Integrante.
-
2022 - 2024
A terapia nutricional em crianças e adolescentes hospitalizados: a percepção dos familiares, Descrição: Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa fundamentado na Fenomenologia de Martin Heidegger. Foram entrevistados 14 cuidadores familiares de crianças e adolescentes que foram hospitalizados em um hospital no estado de Minas Gerais. Teve como objetivo compreender a percepção dos cuidadores familiares a respeito da terapia nutricional ofertada às crianças e adolescentes hospitalizados assistidos pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Laila Vanessa Gonçalves Rabelo - Integrante.
-
2022 - 2023
Características clínicas e sociodemográficas de mães adolescentes com filhos prematuros no estado de Minas Gerais/Brasil, Descrição: Projeto de pesquisa com o objetivo de analisar o perfil clínico e sociodemográfico das mães adolescentes residentes no estado de Minas Gerais que tiveram filhos prematuros no período de 2011 a 2020. Trata-se de um estudo de séries temporais anuais do tipo ecológico. Através do banco de dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) foram levantadas as informações disponíveis em registros de nascidos vivos (NV) como as características sociais, epidemiológicas e clínicas das gestantes adolescentes que tiveram filhos prematuros no período de 2011 a 2020 no estado de Minas Gerais/Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Liliane da Consolação Campos Ribeiro - Integrante / Ana Clara Morais Amaral - Integrante.
-
2021 - 2021
Avaliação do conhecimento dos(as) diretores(as) das escolas de Diamantina, quanto às legislações estaduais sobre alimentação saudável, suas aplicações, dificuldades e impactos junto à comunidade estudantil, Descrição: Ao longo das últimas décadas, a prevalência da obesidade na infância e na adolescência aumentou em todo o mundo, tornando-se um importante problema de saúde pública (PORTO et al., 2015). Em 2016, havia 50 milhões de meninas e 74 milhões de meninos com obesidade no mundo (NCD RISK FACTOR COLLABORATION, 2017). Na América Latina, 20% a 25% da população total de crianças e adolescentes está acima do peso ou obesa (RIVIERA et al., 2014). Diante de toda esta realidade, o que se tem observado é a pouca existência de estudos científicos sobre o tema alimentação saudável em relação às legislações que norteiam sua aplicação junto a comunidade estudantil, diante do aumento da prevalência da obesidade e sobrepeso, seus impactos no desenvolvimento físico e mental diante da preparação destes como pessoas para sua vida futura na sociedade civil. O estudo será desenvolvido junto a 37 Diretores(as), sendo que 19 são de escolas estaduais, 08 de escolas municipais e 10 de Centros Municipais de Educação Infantil ( CMEI ) existentes em Diamantina, Distritos e Povoados que aceitarem participar da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Gustavo José Fonte Bôa do Nascimento - Integrante.
-
2020 - 2020
Perfil de condições de trabalho da equipe de enfermagem no enfrentamento da covid19, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alisson Araújo - Integrante / Fabiana Angélica de Paula - Integrante / Liliane da Consolação Campos Ribeiro - Coordenador / Álida Renata de Almeida - Integrante / Cintia Maria Rodrigues - Integrante / Talita Emanuela Domingues - Integrante / Bruna Fonseca Vasconcelos - Integrante / Paula Mariana Monno Guimarães Corrêa - Integrante / Otto Felipe Dias Hanawer - Integrante.
-
2018 - 2022
Fatores protetivos para obesidade na adolescência: uma revisão sistemática, Descrição: Objetivo: Identificar e analisar a produção científica sobre evidências sobre fatores de proteção para obesidade em adolescentes. Método: Revisão sistemática da literatura baseada na estratégia PECO e PRISMA. Foi realizada busca nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual do Adolescente Saúde; Índice Cumulativo de Literatura de Enfermagem e Saúde Relacionada; América Latina e Caribe Literatura em Ciências da Saúde; Biblioteca Nacional de Medicina e Institutos Nacionais de Saúde; Scopus e Web of Science.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Márcia Cristina Caetano Romano - Integrante / Ariane Rodrigues Guimarães de Oliveira - Integrante.
-
2018 - 2022
Atenção a Saúde da Criança em Vulnerabilidade Social, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Climene Laura de Camargo em 26/01/2021., Descrição: No Brasil, em 2008, a mortalidade neonatal atingiu os índices de 12 para cada mil nascidos vivos; no Nordeste, o índice chega a 14,9/1000 e na Bahia 16,6/1000 nascidos vivos. Este quadro se agrava na população negra, uma vez que a mortalidade infantil neste grupo étnico é 2,4 vezes maior que em brancos e, nas afecções perinatais, essa proporção equivalea 4,6 vezes mais. Em relação aos adolescentes, a situação ainda é mais alarmante quando se considera o número de óbitos por causas externas, tendo como principal causa os homicídios que acometem principalmente os jovens negros de baixa renda. Considerando-se que estes dois grupo: crianças e adolescentes negros, são os mais vulneráveis a sofrer violações de seus direitos, afetando diretamente sua saúde física, mental e emocional e partindo do pressuposto que nas comunidades quilombolas, este grupo etário está mais exposto aos problemas de saúde, este estudo busca responder: Quais os fatores que interferem na saúde de crianças e adolescentes de comunidades quilombolas? Objetivos: Analisar o impacto das condições de vida na saúde de crianças e adolescentes quilombolas; Descrever a organização sócio-espacial das comunidades em estudo; Analisar níveis pressóricos de crianças e adolescentes quilombolas; Traçar o itinerário terapêutico em urgência e emergência pediátrica; Avaliar as condições de nascimento nas comunidades em estudo; Traçar o perfil psicossocial de criançase adolescentes quilombolas. Metodologia Trata-se de uma pesquisa-ação quanti- qualitativa, exploratória que terá como cenário as comunidades quilombolas de, Praia Grande/da Ilha de Maré - Salvador/BA, Moreré, Monte Alegre/ Ilha de Boipeba-Cairú/BA e Remanso/ Chapada Diamantina. Os sujeitos serão crianças de 0 a 19 anos, mães, pais e responsáveis de crianças se adolescentes, residentes nas comunidades quilombolas e ribeirinhas em questão. Para a coleta de dados quantitativos serão utilizados instrumentos baseados nos instrumentos validados pelo Ministério da Saúde (Vigietel e outros). Os dados obtidos serão tabulados e analisados com uso do software estatístico SPSS 18.0 (for Windows). Os dados qualitativos serão coletados por entrevistas semiestruturadas que serão analisados pela técnica de análise de conteúdo. Ressalta-se que todos os aspectos éticos serão respeitados conforme a resolução 196/96 do Conselho Nacional em Saúde. Acredita-se que os resultados deste estudo tem relevância no sentido de apresentar os condicionantes e determinantes das condições de saúde de crianças e adolescentes em comunidades quilombolas, bem como subsidiar a implementação de politicas específicas que promovam a equidade em saúde para as comunidades quilombolas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Alisson Araújo - Integrante / Climene Laura de Carvalho - Coordenador / Maria Carolina Ortiz Whitaker - Integrante / Aisiane Cedraz Morais - Integrante / Tânia Christiane Ferreira Bispo - Integrante / Joelson Conceição Souza - Integrante / Elenilda Farias de Oliveira - Integrante / Josielson Costa da Silva - Integrante / Lucas Amaral Martins - Integrante / Samylla Maira Costa Siqueira - Integrante / Tamily Freitas Santos Lopes - Integrante / Márcia Lúcia dos Santos - Integrante / Caroline Nino Rosa - Integrante / Amanda Teixeira Oliveira - Integrante / Denise Santana Silva dos Santos - Integrante / Amalia Nascimento do Sacramento - Integrante / Fernando Vincentini - Integrante / Larissa Paranhos Silva Campos - Integrante / Rosa Candida Cordeiro - Integrante / Marimeire Morais da Conceição - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2020
O acompanhamento em saúde mental na perspectiva de pacientes jovens de Divinópolis/MG, Descrição: De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 400 milhões de pessoas em todo mundo, sofrem algum tipo de transtorno mental. Pensando em Brasil, estima-se que 23 milhões de pessoas sofram de algum tipo de transtorno mental, e desses ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave. Os transtornos mentais estão presentes em todas as classes sociais e fases da vida. Dentre essas, a fase da Adolescência sofre com políticas inadequadas e frágeis em relação à saúde mental. Objetivo geral: Analisar na perspectiva de pacientes que hoje são jovens sobre o acompanhamento de saúde mental vivenciado na adolescência. Método: Será realizado um estudo qualitativo, com jovens, que quando adolescente fizeram acompanhamento para algum tipo de transtorno mental, e que tiveram que viajar até o CEPAI em Belo Horizonte ? MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Nadja Cristiane Lappann Botti - Integrante / Leandro Martins Costa de Araújo - Integrante.
-
2018 - 2020
A percepção e o conhecimento do adolescente acerca de sua condição de saúde bucal, Descrição: A adolescência é uma fase caracterizada por intensas mudanças biopsicossociais, que por sua vez podem tornar o adolescente vulnerável a determinadas situações e/ou problemas de saúde. Neste contexto, os adolescentes apresentam-se mais vulneráveis a desenvolver doenças bucais como a cárie dentária e doença periodontal. O índice CPOd (Índice Odontológico que tem por objetivo medir e comparar a experiência de dentes Cariados, Perdidos e Obturados) é amplamente utilizado em levantamentos epidemiológicos de saúde bucal, uma vez que através dessa ferramenta é possível alcançar informações sobre as condições de saúde bucal da população alvo a fim de subsidiar o planejamento/avaliação de ações nessa área. A partir do levantamento do CPO-d realizado junto a adolescentes de uma Escola Publica do Município de Divinópolis/MG, no primeiro semestre de 2018, obteve-se uma média de CPO-d = 3,8, sendo classificado como prevalência moderada de cárie. O resultado obtido encontra-se acima da média nacional, considerando o ultimo levantamento pelo SB Brasil (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal), 2010. De modo a compreender a realidade do perfil epidemiológico apresentado por estes adolescentes, buscou-se compreender a percepção e conhecimento de saúde bucal atribuídos por eles, permitindo assim garantir a integralidade do adolescente, considerando-o em suas múltiplas dimensões, buscando compreender igualmente os aspectos psicológicos, emocionais, culturais e socioeconômicos. O processo metodológico adotado neste estudo é de natureza qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Ana Clara Rios Pimenta Pedras - Integrante.
-
2018 - Atual
Gestantes Adolescentes com Sífilis: o impacto do diagnóstico, o conhecimento sobre a doença e as dificuldades do tratamento na perspectiva da adolescente, Descrição: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, por uma pessoa infectada. Dentre as IST´s destaca-se a sífilis, que vem se tornado alvo de inúmeras pesquisas na atualidade por ser considerada um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Os dados mostrados pelo Ministério da Saúde do Brasil evidenciam a adolescência (etapa de transição entre a infância e a vida adulta marcada por intensas mudanças biopsicossociais) como fase da vida bastante vulnerável à Sífilis, pois é geralmente nesse período que se iniciam as práticas sexuais, muitas vezes desprotegidas. Objetivo geral: Conhecer o impacto do diagnóstico de sífilis na perspectiva de gestantes adolescentes, vislumbrando a elaboração de condutas para reduzir esse índice alarmante da doença. Método: Será realizado um estudo qualitativo no município de Divinópolis/MG. Serão participantes do estudo as adolescentes do sexo feminino de 10 a 19 anos, que estão ou estavam gestantes entre os anos de 2016 e 2019 e foram diagnosticadas com Sífilis Adquirida na Gestação, acompanhadas no serviço de pré-natal das Unidades de Atenção Primária à Saúde e no serviço de pré-natal de alto risco da Policlínica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Débora Campos Soares Araújo - Integrante.
-
2017 - 2019
Impacto de um software educativo para dispositivos móveis no conhecimento dos adolescentes acerca da prevenção da obesidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcia Christina Caetano Romano em 11/09/2023., Descrição: O projeto de pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito/impacto da utilização de um software educativo sobre prevenção da obesidade para dispositivos móveis no conhecimento de adolescentes escolares. Foi realizado um ensaio clínico não controlado com adolescentes escolares entre os meses de junho e outubro de 2018. Além de pesar e medir, os dados foram coletados através da aplicação dos formulários: recordatório alimentar de 24 horas que permite converter as gramas com o auxílio da tabela para avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras; IPAQ para mensurar a atividade física; ABEP para avaliar a classe socioeconômica das famílias; e o questionário de avaliação do estágio de prontidão para mudança do comportamento alimentar e de atividade física. Para comparação das variáveis qualitativas, utilizou-se o teste de McNemar. O efeito da intervenção sobre as variáveis quantitativas foi obtido pela comparação dos valores de medianas antes e após a intervenção nutricional, utilizando o modelo de equações de estimativas generalizadas (GEE). Na intervenção, foi utilizado o jogo educacional Healthy Running que foi desenvolvido para este estudo. A intervenção iniciou-se com a instalação do jogo no smartphone dos adolescentes, e em seguida foi apresentado o jogo aos adolescentes. Os dados foram coletados antes da intervenção e dois meses após a intervenção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alisson Araújo - Integrante / Milla Wildemberg Fiedler - Integrante / Márcia Cristina Caetano Romano - Coordenador / Jhonatan Fernando de Oliveira - Integrante.
-
2017 - 2019
Sobrepeso e obesidade: fatores sociais entre adolescentes de escolas públicas e privadas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcia Christina Caetano Romano em 11/09/2023., Descrição: Trata-se de um estudo seccional para avaliar a associação entre sobrepeso e obesidade e fatores sociais em adolescentes de escola pública e privada. Foi realizado com 343 adolescentes do ensino médio de duas escolas públicas e três escolas particulares localizadas no município de Divinópolis. Realizou-se avaliação antropométrica para classificação do estado nutricional e coletou-se informações referentes a dados socioeconômicos, atividade física e consumo alimentar por meio de questionários validados. Para a análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS versão 20.0, com elaboração de tabelas de frequência e aplicação do teste Qui-quadrado de Pearson. Considerou-se um p <0,05 e intervalo de confiança de 95% para identificar a relação entre os fatores sociais e a prevalência de sobrepeso e obesidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alisson Araújo - Integrante / Milla Wildemberg Fiedler - Integrante / Márcia Cristina Caetano Romano - Coordenador / Jhonatan Fernando de Oliveira - Integrante.
-
2016 - 2018
O Curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina: articulação de seu projeto pedagógico com as Diretrizes Curriculares Nacionais, Descrição: A formação profissional em saúde, no último século, despertou uma série de anseios e preocupações nos âmbitos educativo, cultural, social, político e ético, especialmente com a formalização e implantação do Sistema Único de Saúde ? SUS no Brasil. Com isso surge a necessidade de uma nova organização dos serviços de saúde e de qualificação diferenciada para formação de um perfil profissional. O Conselho Nacional de Educação do governo brasileiro instituiu, em 2001, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, objetivando definir os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de médicos a serem adotados nos projetos pedagógicos e currículo. A flexibilização e inovação curricular, integração teoria prática, utilização de metodologias diferenciadas de ensino e formação por competências em busca da formação de um profissional crítico e reflexivo capaz de resolver problemas, são pontos de discussão que geraram estudos e necessidades de adaptações. Nesse contexto em 2014 foram instituídas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e indicadas mudanças importantes para formação médica em busca de um novo perfil profissional atento para as necessidades da comunidade e atendimento ao SUS. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK, em Diamantina iniciou em 2014 o curso de graduação em Medicina, sendo importante conhecimento sobre a proposta curricular apresentada. Nesse sentido foi realizada uma pesquisa documenta com o objetivo de compreender como o projeto pedagógico do referido curso articula nas dimensões política e pedagógica, as orientações curriculares preconizadas nas diretrizes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Ana Paula Antunes de Medeiros - Integrante / Lucimar Daniel Simões Salvador - Integrante.
-
2016 - 2018
Adolescer com Câncer: percepções e perspectivas de pacientes que vivenciaram tratamento oncológico na adolescência, Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem fenomenológica que busca compreender o processo de adolescer durante a vivência do câncer. O presente estudo foi realizado através de entrevistas com adolescentes e jovens, preocupando-se com a captação dos discursos em respeito a sua subjetividade, seu momento de vida, sua visão em relação ao processo de adolescência, de adoecimento e à perspectivas futuras.Os participantes elegíveis deste estudo foram adolescentes (10 a 19 anos) e jovens (20 a 24 anos) que adoeceram por algum tipo de câncer durante sua adolescência (10 aos 19 anos).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Nadja Cristiane Lappann Botti - Integrante / Christiane Mayena Salgado - Integrante.
-
2016 - 2017
As dificuldades familiares no tratamento da obesidade na adolescência, Descrição: Estudo qualitativo com objetivo de conhecer o papel familiar no tratamento de adolescentes obesos atendidos em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde de Divinópolis/MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Daniela Aparecida Azevedo Leite - Integrante / Laiany Gonçalves de Macedo - Integrante / Maíra Lélia Aliani - Integrante / Nágyla Aparecida Silva - Integrante.
-
2015 - 2017
Contribuição da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência de Medicina de Família e Comunidade nas práticas de trabalho na cidade de Montes Claros/MG com base em índices de avaliação municipais e federais, Descrição: Objetivo-se com esse estudo avaliar o desempenho de equipes de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Medicina de Família e Comunidade através do monitoramento dos indicadores padrão de qualidade do PMAQ-AB. Realizou-se um estudo transversal, descritivo, com delineamento de pesquisa documental com equipes polo ou egresso da Residência da APS, sendo 17 equipes do 1º ciclo e 26 do 2º ciclo do PMAQ-AB. Utilizou-se o instrumento de avaliação do PMAQ-AB com as seguintes variáveis: I - Avaliação dos indicadores de desempenho: Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Doenças Crônicas; Produção Geral e II - Avaliação Externa dos Padrões de Qualidade. A coleta de dados aconteceu de março a julho de 2017, com avaliação da série histórica de dados secundários (2011 a 2013) dos indicadores do PMAQ-AB. Foram realizadas análises descritivas com a apresentação de médias e desvio padrão para as variáveis dos indicadores de desempenho, bem como frequências absolutas e relativas para as variáveis da avaliação externa das equipes. A análise de dados ocorreu em dois momentos: no primeiro, foi empregada a análise estatística descritiva e, no segundo, marcou-se pelo emprego da análise de conteúdo. Os dados foram tabulados e analisados com auxílio do programa SPSS ? Statistical Package for Social Sciences versão 18.0. Obteve-se aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pelo parecer número 2.074.086.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Dulce Pimenta Gonçalves - Integrante.
-
2015 - 2017
Visita domiciliar de Enfermagem no tratamento de crianças e adolescentes com asma grave, Descrição: Estudo experimental randomizado controlado com duração de 12 meses em que foram acompanhados 34 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, encaminhados ao Centro Multidisciplinar para Pacientes com Asma de Difícil Controle (CEMAD). Esse centro é vinculado ao grupo de pneumologia pediátrica do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia da visita domiciliar (VD) nas variáveis do controle do ambiente domiciliar, taxas de adesão ao tratamento medicamentoso e escores da técnica inalatória em um grupo de crianças e adolescentes com asma grave. Um grupo recebeu visita domiciliar com intervenção da enfermeira e o outro recebeu as mesmas orientações da equipe do CEMAD em atendimento ambulatorial. Foram analisadas as diferenças encontradas entre os grupos nos desfechos: controle do ambiente domiciliar, escores da técnica inalatória (TI) e taxa de adesão ao tratamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Integrante / Laura Maria de Lima Belizário Facury Lasmar - Coordenador / Daniela Soares Rosa Bresolini - Integrante.
-
2014 - 2016
Integração ensino e serviço entre o curso técnico em enfermagem e os serviços de saúde do município de Januária, Descrição: A formação profissional na área da saúde apresenta como um dos desafios atuais a necessidade de integração entre ensino, serviço e comunidade. Alguns estudos e a própria experiência profissional no município de Januária mostram que os cursos e os serviços de saúde nem sempre trabalham de forma integrada, e ainda apresentam lacunas na formação profissional, dissociando muitas vezes a teoria da prática. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o objetivo de conhecer o processo de integração ensino-serviço entre o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e os serviços de saúde do Município de Januária-MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Ariane Gonçalves de Oliveira - Integrante.
-
2014 - 2016
Adolescer e amamentar ? vivência de mães no constructo do desenvolvimento de um ser humano, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa apresentado como proposta de investigação ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem/Nível Mestrado da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), inserido na linha de pesquisa Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Este projeto tem como objetivo geral compreender o que significa para a mãe adolescente vivenciar a fase da adolescência e a prática do Aleitamento Materno (AM). Tem ainda como objetivos específicos identificar os fatores que favorecem e os que dificultam a prática do AM entre as mães adolescentes; investigar o nível de conhecimento sobre o AM, assim como a fonte de informação sobre o assunto e verificar os papeis desempenhados pela família da adolescente e também do Serviço de Saúde que a acompanha na prática do AM. Foi realizada uma pesquisa qualitativa no âmbito dos Serviços de Atenção Básica em Saúde de um município do Centro-Oeste de Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Ângela Mendes Taveira - Integrante.
-
2014 - 2016
Gravidez na adolescência: um projeto de pesquisa e intervenção em uma unidade básica de saúde de Divinópolis, Minas Gerais, Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa e intervenção a ser realizado no Centro de Saúde Niterói em Divinópolis/MG. Teve como objetivos: 1) conhecer o perfil socioeconômico, demográfico, ginecológico de gestantes adolescentes e mães adolescentes em uma unidade básica de saúde de Divinópolis/MG; 2) Realizar como intervenção ?Rodas de Conversas? voltadas para a promoção à saúde e educação em saúde evidenciando o índice de gravidez na adolescência, a importância do planejamento familiar e dos métodos contraceptivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Rosângela Freitas Valentim Jezo - Integrante.
-
2014 - 2015
Itinerários terapêuticos da criança com pneumonia: a perspectiva de familiares, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante.
-
2013 - 2015
Saúde do adolescente: o processo de formação dos profissionais da atenção primária à saúde, Descrição: Este estudo teve por objetivo compreender como o processo de formação profissional durante a graduação, influencia a atuação com adolescentes, sob a perspectiva dos profissionais da atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa do tipo exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas contendo três questões norteadoras. O material alcançado foi submetido à análise de conteúdo temática. Os participantes da pesquisa foram dentistas, enfermeiros, e médicos, pertencentes às estratégias de saúde da família dos municípios pertencentes a microrregional Diamantina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Mirtes Ribeiro - Integrante / Renan Neves da Mata - Integrante.
-
2013 - 2014
Perfil epidemiológico de crianças menores de 5 anos com pneumonia em Divinópolis - Minas Gerais, Descrição: Trata-se de um estudo descritivo realizado em duas unidades de internação de média complexidade conveniadas com o SUS em Divinópolis-MG, cidade pólo da região centro-oeste de Minas Gerais, situa-se entre os 10 principais municípios do estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Bruna Rezende Gontijo - Integrante / Isabela Luiza Moreira Brant - Integrante / Laura Campos Teles - Integrante.
-
2013 - 2014
Planejamento das ações em saúde do adolescente pelos profissionais da estratégia de saúde da família, Descrição: Este estudo teve por objetivo conhecer o planejamento das ações de saúde direcionadas ao adolescente pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, com utilização de um roteiro que contemplou o processo do planejamento em saúde. O material alcançado foi submetido à análise de conteúdo temática. Os participantes da pesquisa foram os enfermeiros e médicos da Estratégia de Saúde da Família do município de Divinópolis/MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Renan Neves da Mata - Integrante.
-
2012 - 2014
Educação permanente em saúde na organização do processo de trabalho da atenção primária: vivências de profissionais egressos de um curso de especialização em saúde da família, Descrição: Desde a 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada no Brasil em 1986 até a atualidade são constantes as preocupações de necessidade de formação e capacitação dos profissionais de saúde. Para transpor o paradigma hegemônico (modelo hospitalocêntrico e biomédico, centrado na doença) para o paradigma social (com a ampliação do conceito de saúde e seus determinantes sociais), é necessária a modificação do processo de trabalho desses profissionais, principalmente aqueles da atenção primária à saúde. Para o alcance desse processo de trabalho preconizado, surge o conceito de Educação Permanente em Saúde. Essa modalidade reconhece que é no cotidiano do trabalho que o profissional tem o potencial de colocar-se em reflexão quanto à sua prática, além de colaborar para a organização do processo de trabalho da equipe identificando os problemas e planejando ações que resultarão em transformação positiva na realidade do trabalho e da saúde da população. O Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família da Universidade Federal de Minas Gerais traz essa modalidade educativa como eixo condutor do processo ensino-aprendizado dos alunos médicos, enfermeiros e odontólogos da atenção primária à saúde. No entanto, valorizando a importância do trabalho contínuo para essas transformações, seria importante após o curso identificar como os egressos passaram a conceber e vivenciar essa modalidade educativa e potencial organizante do trabalho no dia a dia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo conhecer a vivência de educação permanente em saúde na perspectiva dos profissionais médicos, enfermeiros e dentistas egressos desse curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Liliane da Consolação Campos Ribeiro - Integrante / Mariana Véo Nery de Jesus - Integrante.
-
2011 - 2013
O uso da caderneta da criança na estratégia de saúde da família: uma análise sobre a sua distribuição, o seu preenchimento e o nível de conhecimento dos pais e dos profissionais de saúde, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Ana Gabriela Silva - Integrante / Jéssica Caroline dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2010 - 2012
Diabetes Melitus Tipo I na Adolescência: entendendo o afastamento dos adolescentes nos serviços primários de saúde, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Hariane Silveira do Amaral - Integrante / Laíse Cristina de Freitas - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2009 - 2011
Conhecimento sobre métodos contraceptivos por parte de adolescentes de uma escola pública de Divinópolis/MG, Descrição: A proposta de investigação trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa. Tem como objetivo verificar o nível de conhecimento sobre métodos contraceptivos por parte de adolescentes escolares de ambos os sexos e com vistas a subsidiar o planejamento de atividades de educação em saúde sobre a temática. A pesquisa será realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino da área de abrangência do Programa de Saúde da Família Morada Nova do município de Divinópolis-MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Gabriel Tavares Cordeiro - Integrante / Ana Luiza Marques Carneiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2009 - 2011
Exame citopatológico de colo uterino em mulheres com idade entre 20 e 59 anos: um estudo quanti-qualitativo em uma unidade de saúde da família de Divinópolis, MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador.
-
2009 - 2010
Conhecimento sobre métodos contraceptivos por parte de adolescentes do sexo masculino de uma escola pública, Descrição: Trata-se de um estudo de campo, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa e que tem como objetivo verificar o nível de conhecimento de adolescentes escolares do sexo masculino sobre métodos contraceptivos com vistas a subsidiar o planejamento de atividades de educação em saúde sobre a temática. A pesquisa será realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino da área de abrangência do Programa de Saúde da Família Morada Nova do município de Divinópolis-MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Gabriel Tavares Cordeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2006 - 2007
Capacidade de auto-cuidado de crianças com paralisia cerebral atendidas em um centro de referência, Descrição: O presente estudo teve como objetivos: avaliar a capacidade de auto-cuidado em crianças com paralisia cerebral (PC) atendidas segundo o teste funcional de PEDI; identificar fatores que influenciem o auto-cuidado em crianças com paralisia cerebral; conhecer o grau de dificuldade das crianças com PC em realizar ações de auto-cuidado; fornecer orientações aos cuidadores das crianças com PC sobre questões relacionadas ao auto-cuidado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Leiliane Maria da Cunha Mourão - Integrante.
-
2006 - 2007
Caracterização dos pais adolescentes residentes na área de abrangência do Programa de Saúde da Família Renascer, Diamantina/MG, Descrição: Esta investigação teve como objetivos: caracterizar a população de pais adolescentes da área de abrangência do Programa de Saúde da Família Renascer; investigar o conhecimento, as fontes de informação e o uso de métodos contraceptivos destes adolescentes; identificar a estrutura familiar em que vive o pai adolescente; conhecer a faixa etária, escolaridade, ocupação, renda mensal e estado civil dos pais adolescentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Luciana Ramos Moura - Integrante.
-
2006 - 2007
O conhecimento sobre paralisia cerebral em criança entre mães atendidas em um Programa de Saúde da Família da cidade de Diamantina/MG, Descrição: A Paralisia Cerebral Infantil é uma disfunção neuromotora resultante de encefalopatia não-progressiva. É relevante o impacto da doença devido à repercussões advindas na criança, família e sociedade. Ainda não se tem um fator determinante para tal agravo, sabe-se da contribuição da hipoxemia e isquemia cerebral. Algumas medidas podem ser tomadas no período perinatal que visem prevenir a doença. O objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento e fontes de informações a respeito da Paralisia Cerebral Infantil. Mães cadastradas pelo PSF ?Viver Melhor?, município de Diamantina/MG foram selecionadas e em seguida foram realizadas entrevistas utilizando-se questões norteadoras semi-estruturadas voltadas ao problema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Maíra Costa Navais - Integrante.
-
2006 - 2007
Conhecimento dos educadores de creches/pré-escolas do município de Diamantina/MG, sobre sinais e sintomas preditivos do câncer infantil, Descrição: O presente trabalho objetivou caracterizar os profissionais das creches/pré-escolas públicas do município de Diamantina - MG, avaliar o conhecimento desses educadores acerca dos sinais e sintomas do câncer infantil, além de fornecer orientações aos educadores sobre o assunto. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, cuja amostra foi composta por 13 educadores de 7 creches distintas. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um formulário com questões acerca do câncer infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Fernanda Carolina oliveira Cruz - Integrante.
-
2005 - 2007
O grupo de adolescentes na escola: a percepção dos adolescentes participantes, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa apresentado como proposta de investigação ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente/ Nível de Mestrado da Faculdade de Medicina da UFMG, inserido na linha de pesquisa Saúde do Adolescente. Tem como objetivo conhecer a percepção dos adolescentes sobre suas participações em grupos temáticos realizados em uma escola do município de Diamantina/MG. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica para coleta e análise das informações. Espera-se, com ele, aprofundar neste campo de assistência ao adolescente, através da compreensão do que é vivenciado pelos participantes do grupo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Regina Lunardi Rocha - Integrante / Lindalva Carvalho Armond - Integrante.
-
2005 - 2006
Utilidade da observação da pega mamária na detecção de problema na amamentação, Descrição: Estudo quantitativo, de caráter descritivo, realizado na área de abrangência do Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS Saúde e Vida, Bairro Bom Jesus, Diamantina/MG. Objetivou-se avaliar a pega mamária de crianças com idade entre 7 e 59 dias, segundo método de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância - AIDPI; além de fornercer orientações às mães sobre o assunto e identificar se há fatores que influenciam nesta pega.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alisson Araújo - Coordenador / Laressa Batista Figueiredo - Integrante / Paula Aryane Brito Alves - Integrante.
Prêmios
2016
Experiências Inovadoras em Saúde de Adolescentes e Jovens do Laboratório de Inovações MS/OPAS: Ambulatório de Saúde do Adolescente na Atenção Primária á Saúde, Ministério da Saúde do Brasil/Organização Panamericana de Saúde.
2015
Paraninfo em Formatura da 6ª Turma do Curso de Graduação em Enfermagem/UFSJ, Formandos em Enfermagem/UFSJ.
2010
Menção Honrosa ao trabalho "Adolescência e Métodos Contraceptivos: o conhecimento de estudantes do sexo masculino de uma escola pública de Divinópolis/MG", Comissão Interna de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas PIBIC-Jr da UFSJ.
2008
Paraninfo em Formatura da 9ª Turma do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM, Diamantina/MG., Formandos Enfermagem/UFVJM.
2006
Paraninfo em Formatura da 7ª Turma do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM, Diamantina/MG., Formandos Enfermagem/UFVJM.
2005
Professor Homenageado em Formatura da 6ª Turma do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM, Diamantina/MG., Formandos Enfermagem/UFVJM.
2004
Professor Homenageado em Formatura da 5ª Turma do Curso de Graduação em Enfermagem das FAFEID, Diamantina/MG., Formandos Enfermagem/FAFEID.
2002
Professor Homenageado em Formatura da 1ª Turma do Curso Técnico de Enfermagem do Centro Educacinal Conceição Ferreira Nunes - CECON, Divinópolis/MG., Formandos Técnico de Enfermagem/CECON.
1999
1º Lugar Trabalho Científico, Modalidade Apresentação Oral. 22º Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem e 2º Encontro Latino-americano de Estudantes de Enfermagem., Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem - ENEEnf - Florianópolis/SC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu. , Avenida Sebastião Gomes Coelho, nº 400, Chanadour, 35501296 - Divinópolis, MG - Brasil, Telefone: (037) 32211164, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Associado II, Área: Enfermagem, Sub-área: Saúde da Criança e do Adolescente, Campus Centro Centro Oeste Dona Lindu - UFSJ, Divinópolis/MG
Atividades
-
08/2023
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Representante Docente no Núcleo Docente Assistencial Estruturante do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente do CCO/UFSJ..
-
03/2024 - 09/2024
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II, Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade V, Prática de Investigação Científica I, Prática de Investigação Científica II, Processo de Cuidar em Enfermagem V
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente
-
05/2024 - 06/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Quantitativa - quadriênio 2021 a 2024, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do CCO/UFSJ.
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de Cuidar em Enfermagem V, Prática de Integração Ensino Serviço e Comunidade V, Prática de Investigação Científica I
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Bioética em Pesquisa e Saúde
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, CIÊNCIAS DA SAÚDE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bioética e Bioética Complementar
-
10/2023 - 11/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Membro da Comissão responsável pela seleção do egresso destaque do Programa de Pós-graduação em Enfermagem..
-
03/2023 - 07/2023
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenação da Unidade Curricular Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade II.
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade II, Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade V, Processo de Cuidar em Enfermagem II, Processo de Cuidar em Enfermagem V
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas Integrativas a Criança
-
04/2021 - 04/2023
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Membro.
-
08/2022 - 12/2022
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenação da Unidade Curricular Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade II.
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade II, Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade V, Processo de Cuidar em Enfermagem V, Processo de Cuidar em Enfermagem II
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bioética e Atenção Básica
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Bioética em Pesquisa e Saúde
-
03/2022 - 07/2022
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenação da Unidade Curricular Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade II.
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade II, Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade V, Processo de Cuidar em Enfermagem V
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente
-
08/2021 - 12/2021
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenação da Unidade Curricular Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade II.
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de Cuidar em Enfermagem II, Processo de Cuidar em Enfermagem V, Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade II, Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade V
-
04/2021 - 08/2021
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Psicossociais da Prática de Enfermagem II, Bases Psicossociais da Prática de Enfermagem III, Bases Psicossociais da Prática de Enfermagem V, Processo de Cuidar de Enfermagem I, Processo de Cuidar de Enfermagem V
-
01/2021 - 04/2021
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Psicossociais da Prática de Enfermagem II, Bases Psicossociais da Prática de Enfermagem V, Processo de Cuidar de Enfermagem V, Estágio Supervisionado II (APS)
-
09/2020 - 12/2020
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Psicossociais da Prática de Enfermagem II, Bases Psicossociais da Prática de Enfermagem V, Processo de Cuidar de Enfermagem V, Estágio Supervisionado II (APS), Trabalho de Conclusão de Curso II
-
07/2020 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Representante Suplente dos Tutores do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente na Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da UFSJ..
-
03/2020 - 09/2020
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente
-
08/2020 - 08/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Membro da Comissão Avaliadora do estágio probatório de Docente do CCO/UFSJ..
-
03/2018 - 08/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Membro da Comissão Avaliadora de Estágio Probatório Docente da UFSJ..
-
03/2020 - 03/2020
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenação da Unidade Curricular Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade II.
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II; Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade V; Trabalho de Conclusão de Curso I.
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente IV
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II; Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade V; T Prática de Investigação Científica III
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente, Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente III
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II; Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade V; Trabalho de Pratica de Investigação II
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente II
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II; Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade V; Prática de Investigação Científica I
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente, Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente I
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente II
-
11/2014 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Membro do Núcleo docente Estruturante- NDE- da Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família/CCO.
-
10/2014 - 09/2016
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Residência Multiprofissional da UFSJ.
-
03/2016 - 08/2016
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente, Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente I
-
04/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Comissão Para Elaboração de Ante-projeto de Resolução que regulamenta os programas de residência multiprofissional, de área profissional e médica na UFSJ.
-
02/2016 - 07/2016
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade Curricular "Processo de Cuidar em Enfermagem II".
-
03/2014 - 07/2016
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da UFSJ.
-
03/2014 - 07/2016
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da UFSJ.
-
03/2014 - 07/2016
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da UFSJ..
-
08/2015 - 12/2015
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade Curricular Processo de Cuidar em Enfermagem II, 2º semestre 2015.
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente IV
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente, Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente III
-
02/2015 - 07/2015
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador do Quinto Período do Curso de Enfermagem, 2º semestre de 2015.
-
12/2014 - 02/2015
Serviços técnicos especializados , Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Serviço realizado, Elaboração de questões de prova objetiva e de coordenação de processo seletivo da FAUF/USJ.
-
08/2014 - 12/2014
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade Curricular Processo de Cuidar em Enfermagem II, 2º semestre 2014.
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente II
-
03/2014 - 07/2014
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade Curricular Processo de Cuidar em Enfermagem V, 1º Semestre de 2014.
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente, Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente I
-
02/2014 - 07/2014
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade Curricular Processo de Cuidar em Enfermagem V, 1º semestre 2014.
-
10/2013 - 03/2014
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSJ.
-
01/2014 - 02/2014
Serviços técnicos especializados , Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Serviço realizado, Comissão para elaboração das questões da Prova Escrita do Processo Seletivo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da UFSJ.
-
10/2013 - 02/2014
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade Curricular Processo de Cuidar em Enfermagem V, 2º semestre de 2013.
-
05/2013 - 09/2013
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade Curricular Processo de Cuidar em Enfermagem V, 1º Semestre de 2013.
-
09/2011 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.,Cargo ou função, Membro representante do CCO/UFSJ na Comissão de Extensão da UFSJ.
-
04/2011 - 04/2013
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Membro Representante dos Docentes do Curso de Graduação em Enfermagem na Câmara de Extensão do CCO/UFSJ.
-
09/2012 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho por término de Estágio Probatório da Profa. Elen Soraia de Menezes Cabral do Curso de Graduação em Enfermagem do CCO/UFSJ..
-
08/2012 - 11/2012
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Líder do Grupo de Atuação Docente Materno-infantil e Saúde Mental.
-
02/2012 - 11/2012
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade Curricular Bases Psicossociais da Prática de Enfermagem V do Curso de Graduação em Enfermafem do CCO/UFSJ..
-
09/2010 - 09/2012
Ensino, Residência em Enfermagem em AB/Saúde da Família, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tutor do Programa de Residência em Enfermagem em Atenção Básica/Saúde da Família do CCO/UFSJ. Professor do Programa de Residência em Enfermagem em Atenção Básica/Saúde da Família do CCO/UFSJ, Área: Saúde da Criança e do Adolescente.
-
10/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Campus Centro Oeste Dona Lindu, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Atividade realizada, Coordenação das atividades de Monitoria na unidade curricular "Processo de Cuidar em Enfermagem II" no segundo semestre letivo de 2011.
-
08/2011 - 12/2011
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade Curricular Processo de Cuidar em Enfermagem V, Curso de Graduação em Enfermagem do CCO/UFSJ..
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Psicossociais da Prática de Enfermagem V, Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade V, Processo de Cuidar em Enfermagem V e Trabalho de Conclusão de Curso I
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração: Ensino, Serviço e Comunidade V e Prática de Investigação Científica III.
-
03/2010 - 02/2011
Extensão universitária , Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Programa de Extensão "Respirando Saúde": acompanhamento sistematizado de crianças e adolescentes asmáticos realizado no Centro de Saúde Niterói em Divinopolis/MG aprovado no Edital Nº 001/2010/UFSJ/PROEX/DIPAC/Comissão de Extensão, de.
-
08/2010 - 12/2010
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade Curricular Processo de Cuidar em Enfermagem II.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de Cuidar em Enfermagem I, Processo de Cuidar em Enfermagem II, Bases Pisicossocias da Prática de Enfermagem II, Prática de Integração Ensino Serviço e Comunidade II e Urgência e Emergência II
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II
-
02/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Comissão para discussão e elaboração de um periódico eletrônico para o Curso de Enfermagem do Campus Centro Oeste Dona Lindu..
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Pisicossociais da Prática de Enfermagem V e Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade V
-
04/2010 - 05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Comissão organizadora da Semana de Enfermagem do campus Centro Oeste Dona Lindu da UFSJ..
-
09/2009 - 02/2010
Extensão universitária , Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Programa de Extensão "Respirando Saúde": acompanhamento sistematizado de crianças e adolescentes asmáticos realizado no Centro de Saúde Niterói em Divinopolis/MG com carga horária de 128 horas..
-
08/2009 - 12/2009
Direção e administração, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Coordenador de Unidade Curricular "Prática de Integração Ensino/Serviço/Comunidade I e II".
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de Cuidar em Enfermagem II e Prática de Integração Ensino Serviço e Comunidade II
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração Ensino Serviço e Comunidade II
-
05/2009 - 07/2009
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de Cuidar em Enfermagem I, Processo de Cuidar em Enfermagem III e Prática de Integração Ensino Serviço e Comunidade III
-
05/2009 - 07/2009
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade III
-
05/2009 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Centro Oeste Dona Lindu.,Cargo ou função, Comissão para estudo sobre a implantação do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos - CEP do Campus Centro Oeste Dona Lindu da UFSJ..
2008 - 2009
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor do Curso de Graduação em Enfermagem, ministrando as disciplinas Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente (6º Período) e Fundamentos de Enfermagem II (4ºperíodo). Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem.
2008 - 2009
Prefeitura Municipal de Divinópolis/MGVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro do Centro de Saúde Niterói., Carga horária: 20
2012 - Atual
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JKVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor e Orientador
Outras informações:
Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Ensino em Saúde da UFVJM, Diamantina/MG.
2005 - 2008
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JKVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Docente do Departamento de Enfermagem, ministrante e responsável pelas Disciplinas de Enfermagem na Saúde do Trabalhador, com carga horária de 60 horas/aulas e Saúde da Criança e do Adolescente com carga de horária de 135 horas/aula, ministradas no 5º e 6º Período, respectivamente, do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM.
Atividades
-
04/2007 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação de Docente em Estágio Probatório.,Cargo ou função, Docente avaliador dos docentes em estágio probatório do Departamento de Enfermagem/UFVJM: Daisy de Rezende Figueiredo Fernandes, Márcia Apárecida Vieira de Almeida, Mirtes Ribeiro, Liliane da Consolação Campos Ribeiro, Paulo Celso Prado Telles Filho.
-
09/2006 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Vice-presidente do Conselho de Curso de Enfermagem..
-
09/2006 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Fisioterapia.,Cargo ou função, Docente Membro do Conselho do Curso de Fisioterapia..
-
05/2006 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão do Sistema Único de Saúde.,Cargo ou função, Representante Titular do Departamento de Enfermagem na comissão incubida de Coordenar o Sistema Único de Saúde-SUs da UFVJM. Desde maio/2006 até a atualidade..
-
02/2004 - 02/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Enfermagem.,Linhas de pesquisa
-
02/2004 - 02/2008
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermagem na Saúde do Trabalhador, Estágio Supervisionado - Área Comunitária
-
04/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação de Docente em Estágio Probatório.,Cargo ou função, Membro da comissãoavaliadora do docente.
-
04/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação de Docente em Estágio Probatório.,Cargo ou função, Membro da comissãoavaliadora do docente.
-
04/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação de Docente em Estágio Probatório.,Cargo ou função, Membro da comissãoavaliadora do docente.
-
04/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação de Docente em Estágio Probatório.,Cargo ou função, Membro da Comissão imcubida da avaliação da docente.
-
09/2006 - 09/2007
Direção e administração, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
06/2007 - 06/2007
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Supervisor do Projeto de extensão "Mobilização Social na Comunidade de Capivari/MG".
-
04/2007 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação de Docente em Estágio Probatório.,Cargo ou função, Membro da comissãoavaliadora do docente.
-
04/2005 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação de Docente em Estágio Probatório.,Cargo ou função, Docente Avaliador do Estágio Probatório dos docente do Departamento de Enfermagem/UFVJM: Amanda Márcia dos Santos Reinaldo e Daisy de Rezende Figueiredo Fernandes..
-
03/2007 - 03/2007
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Participante. Projeto de Extensão "Palestra para inserção do programa de reorientação da formação pedagógica no Curso de Enfermagem da UFVJM.
-
03/2007 - 03/2007
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Participante. Projeto de extensão"Programa de Reorientação Profissional". 21 a 29/03/2007. 10 horas..
-
08/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. Programa de Extensão "Espaço Adolescente", Diamantina/MG. Ago a Dez/2006. 128 horas..
-
08/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. Programa de Extensão "Enfermagem na Creche", Diamantina/MG. Ago a Dez/2006. 128 horas.
-
08/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. Programa de Extensão "Grupo de Adolescentes que convivem com Diabetes", Diamantina/MG. Ago a Dez/2006. 36 horas..
-
10/2006 - 10/2006
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa de Aplicabilidade em Saúde Coletiva.
-
10/2006 - 10/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. Atendimento de Enfermagem a adolescentes e adultos enfocando fatores de risco para doenças cardiovasculares. 08/10/2006. 10 horas..
-
10/2006 - 10/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. Dia de Saúde em Gouveia/MG. 07/10/2006. 8 horas..
-
10/2006 - 10/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. Discutindo gravidez na adolescência na escola. 05/10/2006. 08 horas..
-
06/2006 - 06/2006
Direção e administração, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Representante da Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem/UFVJM no término da disciplina Estágio Supervisionado - Área Hospitalar no Hospital das Clínicas/UFMG em 1º e 02/06/2006..
-
03/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. 'Enfermagem na Creche'', Diamantina/MG. 1º Semestre/2006. 128 horas..
-
03/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. Programa de Extensão "Espaço Adolescente", Diamantina/MG. 13/3 a 31/06/2006. 128 horas..
-
07/2005 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado Superior da UFVJM.,Cargo ou função, Representante da Classe dos Professores Auxiliares, Junto ao Colegiado Superior da UFVJM. De julho/2005 a maio/2006..
-
09/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. Projeto de Extensão: ''Adolescentes: Conhecer para proteger'', Diamantina/MG. Set a Nov/2005. 24 horas..
-
05/2004 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Representante Titular do Corpo Docente no Conselho de Curso de Enfermagem. Maio/2004 a Agosto/2005..
-
03/2004 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente do Controle de Infecções.,Cargo ou função, Representante Titular do Departamento de Enfermagem..
2004 - 2005
Faculdades Federais Integradas de DiamantinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2005 - 09/2005
Direção e administração, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Vice-chefe Departamento de Enfermagem.
-
03/2004 - 09/2005
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado - Área Comunitária (agosto a outubro/2004 e março a maio/2005), Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente (agosto a novembro/2004), Enfermagem em Saúde Pública II (maio a junho/2004), Enfermagem na Saúde do Trabalhador (março a junho/2004 e março a junho/2005)
-
08/2005 - 08/2005
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. A importância da família no cuidado a crianças e adolescentes. 15/08/2005. 2 horas..
-
06/2005 - 06/2005
Direção e administração, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Representante da Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem/UFVJM no término da disciplina Estágio Supervisionado - Área Hospitalar no Hospital das Clínicas/UFMG em 02 e 03/06/2005..
-
05/2005 - 05/2005
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. Dia da Saúde em Gouveia/MG. 14/05/2005. 08 horas..
-
12/2004 - 02/2005
Direção e administração, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Responsável pela Coordenação do Curso de Enfermagem.
-
10/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Participante. Feira Cultural e da Saúde de Senador Mourão, Diamantina/MG. 17/10/2004. 08 horas..
-
09/2004 - 09/2004
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Participante. Equipe de Primeiros Socorros da 2ª Caminhada pela Saúde. 26/09/2004. 8 horas..
-
06/2004 - 06/2004
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Participante. Medidas antropométricas de pré-escolares em uma comunidade rural, Gouveia/MG. 05/06/2004. 11 horas..
-
05/2004 - 05/2004
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador. Prevenção do Câncer de Colo de Útero - Projeto Manuelzão, Datas/MG. 14/05/2004. 08 horas..
-
04/2004 - 04/2004
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva (16/04 a 24/04/2004)
-
04/2004 - 04/2004
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Participante. Vacinação domiciliar do idoso "especial" acima de 60 anos de idade, Gouveia/MG. 17/04/2004. 11 horas..
2001 - 2002
Hospital São João de DeusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Supervisor, Carga horária: 30
Atividades
-
10/2001 - 03/2002
Serviços técnicos especializados , Supervisão de Enfermagem / Agência Transfusional.,Serviço realizado, Enfermeiro Supervisor.
2001 - 2003
Centro Educacional Conceição Ferreira NunesVínculo: Cooperativista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2001 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Enfermagem Neuropsiquiátrica, Microbiologia e Parasitologia
2001 - 2003
Santa Casa de Misericórdia de Carmo da MataVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2001 - 01/2003
Serviços técnicos especializados , Serviço de Enfermagem.,Serviço realizado, Enfermeiro.
2001 - 2003
Prefeitura Municipal de Carmo da MataVínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Enfermeiro do Programa de Saúde da Família, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2001 - 01/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde.,Serviço realizado, Enfermeiro Programa de Saúde da Família.
1998 - 2001
Faculdade Federal de Odontologia de DiamantinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1998 - 03/2001
Serviços técnicos especializados , Departamento de Ciências Basicas.,Serviço realizado, Técnico do Laboratório de Microbiologia.
-
07/1999 - 07/1999
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Treinamento de Agentes Comunitários de Saúde. 12 a 16/07/1999. 40 horas..
-
06/1999 - 06/1999
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Ação Global no Bairro Cazuza. 13/06/1999. 05 horas..
-
03/1999 - 03/1999
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Dia Internacional da Mulher. 07/03/1999. 7 horas..
-
01/1999 - 01/1999
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Estágio Rural em Virgem da Lapa/MG "Ação Transformadora". 18 a 29/01/1999. 90 horas..
-
08/1998 - 08/1998
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Dia de Saúde em Capelinha/MG. 22/08/1998. 10 horas..
-
08/1998 - 08/1998
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Dia de Saúde em Congonhas do Norte/MG. 08/08/1998. 8 horas..
-
11/1997 - 12/1997
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Educação Superior: Compromisso com Minas. 29/11 a 03/12/1997. 32 horas..
2003 - 2004
Prefeitura Municipal de Belo HorizonteVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Enfermeiro do Programa de Saúde da Família, Carga horária: 40
Outras informações:
Enfermeiro do Programa de Saúde da Família do Centro de Saúde Mangueiras, Distrito Sanitário Barreiro.
Atividades
-
09/2003 - 01/2004
Serviços técnicos especializados , Distrito Sanitário Barreiro/Centro de Saúde Mangueiras.,Serviço realizado, Enfermeiro do Programa de Saúde da Família do Centro de Saúde Mangueiras, Distrito Sanitário Barreiro.
2008 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor e Orientador de TCC
Outras informações:
Tutor a Distância e Orientador de Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, Núcleo de Educação em Saúde Coletiva-NESCON, Faculdade de Medicina da UFMG.
2013 - 2015
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Pós-Doutorado
Outras informações:
Realizou Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical, Faculdade de Medicina da UFMG, Belo Horizonte/MG. Desenvolveu projeto de pesquisa na área de Infectologia Pediátrica e Saúde Pública, na linha de Pesquisa: Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias
2009 - 2012
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Doutorando
Outras informações:
Estudante do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Área de Conentração em Saúde da Criança e do Adolescente, Faculdade de Medicina da UFMG.
2007 - 2007
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Professor da UFVJM, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I da UFVJM, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor da UFVJM, participante e membro da Comissão Organizadora da Semana da Saúde no 39º Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais realizado em Diamantina/MG.
2005 - 2007
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 20
Outras informações:
Estudante do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Área de Conentração em Saúde da Criança e do Adolescente, Faculdade de Medicina da UFMG.
1998 - 1998
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2007 - 07/2007
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Semana da saúde no 39º Festival de Inverno da UFMG. Participante e colaborador nas atividades no período de 16 a 20 de julho de 2007, com carga horária de 30 horas..
-
07/1998 - 07/1998
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas.,Estágio realizado, Estágio em Laboratórios do Departamento de Microbiologia do ICB/UFMG.
2017 - 2018
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Pós-Doutorado
Outras informações:
Realizou Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Escola de Enfermagem da UFBA, Salvador/BA. Desenvolveu projeto de pesquisa na área de Enfermagem Pediátrica e Saúde Pública, na linha de Pesquisa: O Cuidar em Enfermagem no Processo de Desenvolvimento Humano
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alisson Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?