Rogério Rezende Sá Fortes
Graduado em Administração de Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Una (1998), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001).
Atualmente é professor de Logística na Faculdade IBMEC/MG e Gerente de Projetos no operador logística Ceva Logistics.
Atua principalmente nos seguintes temas: cadeia logística, logística reversa, desenvolvimento sustentável, indústria de serviços e meio ambiente.
Informações coletadas do Lattes em 04/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2007 em Engenharia Civil
2003 - interrompida
Universidade Estadual de Campinas
Título: Avaliação de desempenho da cadeia da indústria automobilística: Ênfase na logística reversa e definição das variáveis críticas para a sua sustentabilidade.
Orientador: Orlando Fontes Lima Jr.
Ano de interrupção: 2007Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; Logística Reversa; Meio Ambiente.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Saneamento e Meio Ambiente. Setores de atividade: Fabricação e Montagem de Automóveis, Caminhões, Ônibus e Tratores e Demais Máquinas e Implementos Agrícolas, Reboques e Carrocerias; Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações.
Mestrado em Engenharia de Produção
1999 - 2001
Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Carlos Manuel Taboada Rodriguez
Palavras-chave: Diversificação do Produto; Cadeia Logística; Administração de Materiais.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Suprimentos. Setores de atividade: Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações.
Formação complementar
1998 - 0000
MBA em Mba Executivo Em Finanças. , Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Financeira.
2003 - 2003
Introdução a logística reversa. (Carga horária: 6h). , Instituto Militar de Engenharia.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Sistemas de Informação/Especialidade: Sistemas de Informação e E Business.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Suprimentos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Logística.
Participação em eventos
XVII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. XVII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2003. (Congresso).
VIII Fórum Nacional de Logística.VIII Fórum Nacional de Logística. 2002. (Outra).
XV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. XV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2001. (Congresso).
VII Fórum Nacional de Logística e Seminário Internacional.Seminário Internacional de Logística e VII Fórum Nacional de Logística. 2001. (Seminário).
Orientou
Logística Reversa: Estudo de Caso no setor de Alumínio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais; Orientador: Rogério Rezende Sá Fortes;
Produções bibliográficas
-
SANCHES JUNIOR, P. F. ; FORTES, R. R. S. . O SISTEMA LEGADO DE PRODUÇÃO DA FIAT AUTOMÓVEIS. Revista Innovare , v. 5o, p. 1, 2008.
-
FORTES, R. R. S. ; SANCHES JUNIOR, P. F. . Transporte de Cargas em Áreas Urbanas.. Revista da Fundação Educacional Monsenhor Messias , Sete Lagoas, v. v1, p. 84-97, 2004.
-
SANCHES JUNIOR, P. F. ; FORTES, R. R. S. . O sistema legado de produção da FIAT Automoveis.. In: XXVII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007, Foz do Iguaçu. Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro. Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007. v. 1.
-
FORTES, R. R. S. ; LIMA JÚNIOR, O. F. ; SANCHES JUNIOR, P. F. . Os objetivos econômicos e ambientais da Logística Reversa. In: RIRL 2004, 2004, Ceará. Os objetivos econômicos e ambientais da Logística Reversa, 2004.
Prêmios
2009
PARININFO, IBMEC.
2008
PARININFO, IBMEC.
2008
PARININFO, IBMEC.
2007
PROFESSOR HOMENAGEADO, IBMEC.
2006
Professor Patrono, Faculdade de Pedro leopoldo.
2005
Professor Homenageado, IBMEC MG.
2004
Professor Paranifo, Faculdade de Ciências Gerenciais - Comissão de Formatura 4ºB.
2003
Professor Homenageado, Faculdade de Ciências Gerenciais - Comissão de Formatura - 4ºB.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, Administração de Empresas. , Paraíba, 330 - térreo, Centro, 30130-140 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 32475757, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - 2005
Merzario do BrasilVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8
Outras informações:
Principais Atividades Realizadas - Fiat Automóveis Proposta de integração das operações de importação de componentes. - VCP Votorantin Celulose e Papel Projeto para otimização e redução de custos logísticos na exportação de Papel.
Atividades
-
09/2003 - 04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Planejamento Logístico, .,Cargo ou função, Consultor.
2008 - Atual
CEVA LogisticsVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: GERENTE DE PROJETOS, Carga horária: 40
Outras informações:
RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE NOVOS PROJETOS DAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS NOS CLIENTES FIAT AUTOMÓVEIS E IVECO.
2004 - Atual
Instituto Brasileiro de Mercado de CapitaisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2006
Ensino, MBA Executivo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Operações
-
05/2005
Ensino, CBA em Gestão de Negócios, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cadeia de Suprimentos
-
02/2004
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Informação Gerencial, Gestão Ambiental, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Logística
1995 - 2002
Fiat Automóveis S.A.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Logística Pleno, Carga horária: 40
Outras informações:
Principais Atividade Realizadas - Fluxos Inbound Integrante da equipe responsável pela implantação do sistema de abastecimento em Just in Time nos estabelecimentos Fiat Brasil, Fiat Auto Argentina e Iveco Brasil. Representante da América Latina para importação e exportação de peças entre os Estabelecimentos Iveco Itália, Iveco Venezuela e a Joint Venture Iveco-Fiat Brasil. - Co-responsável pela criação dos processos logísticos de inbound e integração com os demais processos da Joint Venture Iveco-Fiat em Sete Lagoas. Co-responsável no projeto de condomínio industrial. Representante da logística no desenvolvimento de outsourcing s. Responsável pela conformidade da Bill of Material e as principais interfaces: MRP, ERP, JIT, Compras, Custos, Qualidade, Comercial e Pós-venda. Responsável pela implantação do projeto Janela de Entrega. Co-responsável pelo projeto de verticalização de almoxarifados. Integrante da equipe responsável no desenvolvimento de procedimentos necessários para o atendimento pós-venda à clientes dos materiais provenientes da GM. Processos de Gestão da Supply Chain Coordenação de equipes para melhoria e otimização de processos industriais e comerciais tanto nos Estabelecimentos Fiat, Joint Venture Fiat Iveco, Fábrica de motores GM-Fiat e fornecedores. - Representante da América Latina no desenvolvimento do sistema de qualidade envolvendo as áreas de Compras, Desenvolvimento do Produto, Suprimentos, Fornecedores, Informática, sendo o principal multiplicador da ferramenta nos 29 estabelecimentos da Fiat Auto Itália, Brasil e Argentina. - Co-responsável pela análise e especificação de procedimentos / processos logísticos buscando a otimização e redução de custos em toda Supply Chain. Participação na implantação de sistemas de custos no Brasil e Argentina. - Integrante da equipe responsável pela definição das interfaces necessárias para a implantação do sistema S.A.P. no Fábrica de motores GM-FIAT. Participação em
Atividades
-
06/1996 - 11/2002
Direção e administração, Métodos de Logística, .,Cargo ou função, Analista pleno.
-
06/1995 - 06/1996
Estágios , Logística Operativa, .,Estágio realizado, Estágio na área de logística operativa.
2004 - Atual
Fundação Educacional Monsenhor MessiasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
10/2005
Direção e administração, Faculdade de Ciênciais Gerenciais, .,Cargo ou função, Coordenador de Pós-graduação em Gestão Estratégica e Logística.
-
02/2002
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos em Contabilidade, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
2002 - 2004
Fundação Getúlio Vargas / IBREVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
04/2002 - 10/2004
Ensino, MBA em Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Logísticos do e-Business
2005 - Atual
Improve LogisticVínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio-Diretor, Carga horária: 0
Outras informações:
1. Terceirização de operações logísticas Terceirização de atividades logísticas em toda a cadeia de suprimentos. Foco: Transporte e Distribuição física Recolhimento e gestão de pedidos Programação e controle da produção Programação a fornecedores Material Handling Armazenagem de materiais 2. Consultoria Empresarial A) Elaboração de um plano Diretor de Logística contendo as diretrizes principais que norteiem o aperfeiçoamento do sistema logístico existente, de forma a contribuir para o aumento da competitividade da empresa: Mapeamento da situação atual com levantamento das atividades logísticas. Elaborar um sistema de medição do desempenho do sistema logístico para a empresa. Aplicar o sistema de avaliação elaborado, nas condições atuais da empresa. Estabelecer os principais indicadores de referência sobre o desempenho logístico que sirvam para a realização de benchmarking competitivo. Introduzir os conhecimentos e práticas da moderna logística na cultura organizacional Coordenação de projetos logísticos e implantação de sistemas de gestão. 3. Treinamento Concepção e desenvolvimento de treinamentos específicos para a necessidade de cada cliente, ministrados in company ou em ambientes externos. Realização de cursos e palestras sobre a Logística no contexto empresarial Brasileiro. 4. Importação, Exportação e Logística Internacional Administração e supervisão dos processos de exportação e importação. Cotação e contratação de frete nacional e internacional e seguro internacional, emissão de fatura e packing list (através de informações fornecidas pelo cliente).
Atividades
-
04/2005
Direção e administração, Consultoria em Logística, .,Cargo ou função, Sócio-Diretor.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rogério Rezende Sá Fortes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?