Edson Ikeda
Graduando do Primeiro ano de Teologia pela faculdade Claretiana de Teologia Studium Theologicum em Curitiba. Possui graduação em Engenharia Química (1994) e mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Atuou como professor não titular - assistente da Universidade Estadual de Maringá de 1998 a 2012. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança do trabalho, supervisor de radioproteção, tratamento de resíduos sólidos (urbanos, industriais e serviços de saúde), tratamento de águas residuárias, licenciamento ambiental , gestão ambiental e educação ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 07/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2010 em Agronomia
2008 - Atual
Universidade Estadual de Maringá
Título: Fertirrigação com efluentes salinos sódicos em cultura de erva-sal (Atriplex nummularia Lindl.),
Roberto Rezende. Ano de interrupção: 2010Palavras-chave: fertirrigação; efluente salino; erva sal.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Controle da Poluição.
Mestrado em Química
1995 - 1999
Universidade Estadual de Maringá
Título: Tratamento Químico e Anaeróbio em Efluentes de Abatedouro de Aves,Ano de Obtenção: 1999
Jorge Nozaki.Palavras-chave: Efluente industrial; coagulação; tratamento anaeróbio; pré-tratamento; abatedouro de aves; polieletrólito. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias / Especialidade: Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.
Formação complementar
2009 - 2009
Extensão universitária em Proteção Radiológica. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
supervisor de radioproteção. (Carga horária: 160h). , Centro de Treinamento Qualiy, QUALITY, Brasil.
2006 - 2006
Técnicas de Aval., Clas. Trat. de Res Sól. Ind.. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Resíduos sólidos: urbanos, industriais e serviços de saúde.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.
Organização de eventos
OBARA, A. T. ; IKEDA, E. . X Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2007. (Congresso).
SANTOS, O. J. ; MARTINS, D. N. ; IKEDA, E. ; OLIVO, J. E. . II Semana de Tecnologia. 2004. (Congresso).
SOARES, P. F. ; IKEDA, E. . IV Encontro Tecnológico da Engenharia e Arquitetura de Maringá. 2003. (Congresso).
ANGELIS NETO, Bruno de ; NEVES, D. ; SIMÕES, F. A. ; SOARES, P. F. ; IKEDA, E. . II Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura de Maringá. 2001. (Congresso).
MARTINS, D. N. ; IKEDA, E. . I Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura de Maringá. 2000. (Congresso).
IKEDA, E. ; ANGELIS NETO, Generoso de ; NEVES, D. ; FERRAZ, R. . VII SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL. 2000. (Outro).
IKEDA, E. ; SIMÕES, F. A. ; RAMOS, J. ; JORGE, S. . III SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL. 1996. (Outro).
Participação em eventos
Projeto de extensão Os direitos de Cidadania e Meio ambiente.O Ambiente em Foco. 2008. (Outra).
3 International Symposium on Residue Mangemente in universities. 2006. (Simpósio).
Curso de Atualização Fazenda Escola. 2005. (Oficina).
Acreditação de laboratórios analíticos para a qualidade de água. 2004. (Seminário).
I Encontro Nacional dos Tecnólogos da área de Engenharia e II Seminário Nacional dos tecnólogos - formação e exercício. 2004. (Congresso).
II Simpósio sul brasileiro de Educação ambiental.Percepção Ambiental: Princípios e Práticas. 2004. (Simpósio).
V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana da Biologia.Investigando a qualidade ambiental no Campus da UEM. 2003. (Encontro).
X Fórum de docentes e discentes - CREA. 2003. (Outra).
1 forum ambiental de Maringá.Recuperação de áreas degradadas. 2001. (Outra).
II Ciclo de Palestras sobre Educação Ambiental em Fundo de Vale.Esgoto doméstico e Industrial. 1999. (Encontro).
Seminário riscos de Acidentes ambientais. 1998. (Seminário).
XXXVI Congesso Brasileiro de Química. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
IKEDA, E.. Gestão e Educação ambiental em um Empresa de Tratamento de água industriais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Gestão de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Estadual de Maringá.
SIMÕES, F. A.;IKEDA, E.. Acidentes com motociclistas no Trabalho e Percurso em Presidente Prudente -SP. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
Tanaka, Catarina Satiko; Ribeiro, Maria J. L.;IKEDA, E.. Educação e Treinamento para Segurança e Saúde no Trabalho. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
Tanaka, Catarina Satiko; Ribeiro, Maria J. L.;IKEDA, E.. Saúde e Qualidade de Vida dos Docentes do Departamento de Engenharia Química da UEM. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
Viscovini, Ronaldo C.; Lopes, Nilson Benedito;IKEDA, E.. Estudo da Normatização de Segurança paa produtos Laser. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
SIMÕES, F. A.;IKEDA, E.; YSHIBA, J. K.. Mnutenção das redes de energia elétrica com equipes de linha viva. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
PEREIRA, O.;IKEDA, E.; MARQUES, M.. proteção individual nas indústrias químicas de produtos saneantes classificadas como micro empresas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
PEREIRA, O.;IKEDA, E.; OKAWA, C. M. P.. Estudo para elaboração de laudo técnico das condições de ambiente de trabalho. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Programa de prevenção dos Riscos Ambienais do Hotel Mississipi segundo a NR 09. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Risco Químico em Laboratório Industrial. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Avaliação da necessidade de Implantação de Brigada de Incendio em Abatedouro de Aves. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
ARANTES, E. P.;IKEDA, E.. Segurança nas operações com explosivos e acessórios de desmonte de rocha. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Evolução histórica da Engenharia de Segurança do trabalho. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Plano de Emergência em uma Industria Química - Um estudo de caso. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. PCMAT - Elaboração e Aplicação de um Programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da Construção . Estudo de Caso. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. o papel da Segurança do Trabalho na Prevenção do Estresse e Burnout. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Gestão Integrada e Condições de Segurança no Trabalho. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. As responsabilidades técnicas jurídicas do Engenheiro de Segurança do trabalho, perante o Instituto Nacional de Seguridade Social, em função da Instrução Normativa 84/2002. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Implantação de um Plano de Contingência em Armazém de Agrotóxico. Estudo de Caso. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. avaliação dos riscos ambientais a que estão submetidos os funcionários da Empresa Carlos Orlando Cavalli e outros. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Implantação d eum Plano de contingência em armazem de agrotóxicos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. apresentação e aplicação da portaria n 20/01 no meio ambiente do trabalho da construção civil. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. As responsabilidades técnicas e jurídicas do engenheiro de segurança do trabalho, perante o instituto nacional de seguridade social. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. PPRA - Programa de Prevençao de Riscos Ambientais Fecularia Macaxeira Ltda. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Programa de prevenção de Riscos Ambientais em uma Estação de Tratamento de água - Bandeirantes. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. programa de prevenção dos riscos ambientais segundo a NR 09 - Edifício Metropole. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Determinação de riscos inerentes à presença de gás amonia na refrigeração de alimentos. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Custo e controle de perdas com acidentes de trabalho na construção da U H e porto Primavera. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Minimização de Riscos associados a uma indústria de capotas, barcos e caixas dágua em fibra. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. O direito e a técnica em perícias judicias, insalubridade e periculosidade. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. programa de condições e meio ambiente de trabalho na industria da construção civil. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. programa de prevenção de riscos ambientai - ppra - estudo de caso. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. condições de segurança dos trabalhadores no Lixão de Maringá. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Contribuição ao estudo de acidentes de trabalho nas empresas. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. notificações de acidentes de trabalho na Construção Civil. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. segurança nas rodovias em situações de anormalidade. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. alcoolismo na construção civil. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Conforto e estresse térmico no ambiente de trabalho. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Estudos para elaboração de programas de prevençao de riscos ambientais em empresas. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. programa de prevenção de riscos ambientais. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. Estudo dos riscos ocupacionais em uim ambiente de hotelaria. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. estudo de um caso real de explosão de caldeira. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. estudo da proteção respiratória em cabina climatizada na aplicação de agrotóxicos. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.. anaçlise ergonomica do mobiliario que compõe o posto de trabalho de um escritorio de desenho. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá.
PEREIRA, O.; JABOUR, A. S.;IKEDA, E.. Estudos para projetos e implantação de aquecimento solar de água domiciliares. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.; JABOUR, A. S.; ZANUSSO, C. A. B.. Utilizaçao de poços artesianos para o abastecimetno de água em centros urbanos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
TOMASI, E. G.;IKEDA, E.; ARANTES, E. P.. Utilização de chapas de gesso cartonado como vedação vertical interna de edificios. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
CAMPOS, M. A.;IKEDA, E.; ANGELIS NETO, Generoso de. Cuidados e causa patológicas nas construções de reatores anaeróbios de lodo fluidizado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
FONDAZZI, R.;IKEDA, E.; PEREIRA, O.. Influência das alterações durante execução de lagoas de tratamento de esgoto. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.; CAMPOS, M. A.; PEREIRA, O.. Dimensionamento econômico de adutora - Pesquisa de diâmetro mais conveniente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
MARTONI, A. M.;IKEDA, E.; SOARES, P. F.. descrição dos tipos de sistemas de tratamento disponivel nos postos de combustíveis da cidade de Maringá. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
PEREIRA, O.; CAMPOS, M. A.;IKEDA, E.. Projeto de ampliação de Sistemas de Abastecimento público de água. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
ANGELIS NETO, Generoso de;IKEDA, E.; MARTINS, D. N.. Gestão de Qualidade em Empresas Construtoras - Estudo de Caso. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
MARTONI, A. M.;IKEDA, E.; SILVEIRA, P. B. M.. Zambolim.FiltrosBiológicos Anaeróbios e Aeróbios. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
CARVALHO, J. D. N.;IKEDA, E.; LADAGA, F. T.. Resíduos sólidos industriais aplicados como materiais de Construção Civil. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
ANGELIS NETO, Generoso de; ROSSI, D. M.;IKEDA, E.. Análise de Canteiro de Obras no Campus da Universidade Estadual de Maringá. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
MIRANDA, J.; SILVEIRA, P. B. M.; FONDAZZI, R.;IKEDA, E.. Lagoas de Estabilização. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.
CAMPOS, M. A.;IKEDA, E.; ANGELIS NETO, Generoso de. Teste seletivo para professor Colaborador na área de conhecimento Gerenciamento de Resíduos sólidos e Estagio supervisionado. 2005. Universidade Estadual de Maringá.
PEREIRA, O.; LESSA, R. C.;IKEDA, E.. Teste seletivo para professor colaborador na área de conhecimento Preservação e manejo de Recursos hídricos e trabalho de conclusão. 2005. Universidade Estadual de Maringá.
CAMPOS, M. A.; PEREIRA, O.;IKEDA, E.. engenheiro civil - área de saneamento. 1998. Universidade Estadual de Maringá.
IKEDA, E.; SILVEIRA, P. B. M.; LESSA, R. C.. Concurso público para admissão de Docentes de Ensino Superior d a Fundação Universidade Estadual de Anapolis. 1998. Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico.
Orientou
ELABORAÇÃO DO MAPA DE RISCOS DE UM LABORATÓRIO DEINSTITUIÇÃO DE PESQUISA E ENSINO EM PALMAS-TO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
DIRETRIZES DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO SEGUNDO A NORMA OHSAS 18001 EM UMA CONCESSIONARIA DE ENERGIA ELETRICA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS LIGADOS AO PROCESSAMENTO INDUSTRIAL DE PESCADO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
ANÁLISE DE ACIDENTES DO TRABALHO EM FÁBRICAS DE CORTE E DOBRA DE VERGALHÃO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
RISCOS AMBIENTAIS EM FÁBRICA DE PRÉ-MOLDADOS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS (APR) DE UM FÁBRICA DE DORMENTES FERROVIÁRIOS ? ESTUDO DE CASO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
AVALIAÇÃO DOS RISCOS ASSOCIADOS EM UM LABORATÓRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE DE BIODIESEL; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
RISCOS OCUPACIONAIS EM FÁBRICAS DE SUBPRODUTOS DE ABATEDOURO DE AVES : ESTUDO DE CASO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Implantação de um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho em um curtume segundo a norma Osha 18001; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Identificação e prevenção de acidentes na operação de caldeiras; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Prevenção de riscos no ambiente de uma escola para alunos portadores de necessidades Especiais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
o trabalhador e os resíduos sólidos de serviços de saúde; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
segurança no trabalho e a gestão de Resíduos em um Abatedouro de Aves; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Estudo de Caso: Impactos da Drenagem Urbana Pluvial - Jardim Dias, Maringá -PR; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Bóia dosadora de cloro para caixa de água domiciliar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Intoxicação por agrotóxico com ênfase na citricultura; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Gerenciamento de risco em posto de combustível; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Estudo de Caso: Avaliação de Insalubridade no ambiente de trabalho d euma fábrica de rações; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Procedimentos de Segurança para Movimentação de Materiais em Centros de Distribuição de Aço; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Resíduos dos Serviços de Saúde - Conceitos, classificações, gerenciamento e normatizações; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Acidentes de Trânsito envolvendo Bicicletas em Arapongas- Pr; ; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
PROPOSTA PARA MINIMIZAR O LIXO HOSPITALAR; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS:AMOSTRAGEM DO GRAU DE INTOXIÇÃO DOS AGRICULTORES DE CIANORTE; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Usina de Triagem e Cooperativas de Reciclagem - Aspectos da Segurança no Trabalho; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Aspectos Técnicos e Legais da Insalubridade e da Periculosidade; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Estudo das causas do absenteísmo numa indústria de fiação de seda; 2001; 105 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Estudo das principais etapas numa obra de engenharia civil visando a segurança do trabalho; 2001; 80 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Ensaio para cartilha de segurança atrave's de estudo de segurança de trabalho na construção civil do município de Mamborê; 2001; 78 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Estudo Ergonômico - Avaliação de um posto de trabalho na Indústria Têxtil - Fiação de algodão; 2001; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Drenagem e obras de arte correntes em rodovias; 2003; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
monitoria disciplina Saneamento Ambiental; 2003; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Programa Universidade Solidária; 2002; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
monitoria disciplina Saneamento Ambiental; 2002; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
monitoria da disciplina Saneamento Ambiental; 1999; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Ikeda;
Produções bibliográficas
-
IKEDA, E. ; NOZAKI, J. . Treatments of effluents of poultry slaughterhouse with aluminun salts and natural polyelectrolytes. Environmental Technology , v. 23, n.8, p. 949-954, 2002.
-
IKEDA, E. . Ecologia e Movimentos Sociais. maringá: uem, 2000. v. 600. 96p .
-
IKEDA, E. . A água. In: Jorge Guerra Villalobos. (Org.). Terra e Agricultura. 1ed.Maringá: programa de pós-gradução em geografia, 2001, v. 1, p. 73-90.
-
IKEDA, E. ; ANGELIS NETO, Generoso de ; CARDOSO, Oseias . Aspectos geotécnicos de aterros sanitários: Estudo de Caso. In: I Encontro Geotécnico do Terceiro Planalto Paranaense, 2003, Maringá. Engeopar 2003. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2003.
-
IKEDA, E. ; MAROSTICA, Lidia ; ANGELIS NETO, Generoso de ; ANGELIS NETO, Bruno de ; BADO, Sandra ; MAROSTICA, Fernanda . Instrumentos para controle ambiental em áreas urbanas. In: Seminário Nacional de Degradação e Recuperação ambiental, 2003, Foz do Iguaçu. Seminário Nacional de Degradação e Recuperação ambiental, 2003.
-
IKEDA, E. ; TODA, M. R. ; BUGHI, P. B. . Determinação dos Parâmetros de Operação dos Ralfs de Maringá PR. In: I Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura de Maringá - 2000, 2000, Maringá. I Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura de Maringá - 2000. mARINGÁ: UEM, 2000. v. 1.
-
IKEDA, E. ; TODA, M. R. ; BUGHI, P. B. . Determinação dos parâmetros de operação dos RALFs de Maringá-PR. In: IX Encontro Anual de Iniciação Científica CNPQ-UEL-UEM-UEPG-UNIOESTE, 2000, LONDRINA. ENTECA 2000. Maringá: UEL, 2000. v. 1. p. 594-595.
Outras produções
IKEDA, E. . impactos ambientais em corpos dágua. 2000.
IKEDA, E. . PROJETO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES. 2007.
IKEDA, E. ; BREGOLA, M. . Proposta metodologica de Ensino - Aprendizagem por Problemas. 2005.
IKEDA, E. ; BREGOLA, M. ; MARTINS, Z. A. . Elaboração de Plano de Implementação da Infraestrutura do Colégio Agricola Estadual do Noroeste. 2005.
IKEDA, E. ; ANGELIS NETO, Generoso de ; ANGELIS, B. L. D. ; SERRA, E. . GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE SARANDI. 2001.
IKEDA, E. ; PEDERNEIRA, F. R. . READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL- ABATEDOURO COROAVES. 1995.
IKEDA, E. . Segurança em Laboratório. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
IKEDA, E. . Biossegurança em Laboratórios. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
IKEDA, E. . Técnicas Analíticas e Instrumentação Química. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
IKEDA, E. . Gerenciamento de resíduos químicos agressivos líquidos: Introdução a tratamento de efluentes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
IKEDA, E. . Técnico em Química. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
IKEDA, E. . Técnico em Meio Ambiente. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
IKEDA, E. . Impacto ambiental X tratamento de efluentes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
IKEDA, E. . Meio ambiente e oimpacto ambiental com o uso indiscriminado dos materiais de limpeza. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
IKEDA, E. . maquete de impactos ambientais em corpos dágua. 2004. (Maquete).
IKEDA, E. ; SILVEIRA, P. B. M. ; BEGALI, J. L. M. . UTILIZAÇÃO AGRÍCOLA DE ESGOTO DE REATORES ANAERÓBIOS DE LEITO FLUIDIZADO. 2001. (Relatório de pesquisa).
IKEDA, E. ; FONDAZZI, A. P. . ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE UM POLÍMERO SINTÉTICO NA REDUÇÃO DE ATRITO DE UM ESCOAMENTO DE ÁGUA. 2000. (Relatório de pesquisa).
CAMPOS, M. A. ; IKEDA, E. ; KAMINATA, O. T. . Ralf - Reator Anaeróbio de Leito Fluidizado. 1999. (Maquete).
CAMPOS, M. A. ; IKEDA, E. ; KAMINATA, O. T. . Fossa séptica e Sumidouro. 1999. (Maquete).
IKEDA, E. ; CAMPOS, M. A. . Maquetes e plantas-piloto aplicados a saneamento e projetos. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - projeto de ensino).
IKEDA, E. . Rasgando mistério do vel. 1997. Teatral.
IKEDA, E. . DEUSES GREGOS. 1996. Teatral.
IKEDA, E. . Cristo Pantocrato. 2008. Pintura.
IKEDA, E. . Contemplação. 2008. Outra.
IKEDA, E. . enteca 2003. 2003 (cartazes/arte gráfica).
LENZI, E. ; LUCHESE, E. B. ; FAVERO, L. O. B. ; IKEDA, E. . FUNDAMENTOS DA QUÍMICA DO SOLO. 2001 (ILUSTRAÇÃO DE LIVRO) .
SIMÕES, F. A. ; RIBEIRO, M. J. S. ; IKEDA, E. . SEGURANÇA NO TRANSITO. 1995 (ILUSTRAÇÃO DE APOSTILA) .
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
Fertirrigação com efluentes salinos sódicos em culturas de erva-sal (Atriplex nummularia Lindl.), Descrição: Projeto do doutorado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edson Ikeda - Integrante / Roberto Rezende - Coordenador.
-
2007 - 2009
recuperação de mercúrio de filtros de equipamentos trituradores de lâmpadas, Descrição: recuperação de mercúrio de trituradores de lampadas fluorescentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edson Ikeda - Coordenador.
-
2005 - 2006
tratamento físico-químico e biológico de efluentes de abatedouros de aves, Descrição: Aplicação de coagulantes e auxiliares de coagulação no tratamento de efluentes de abatadouro de aves. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Ikeda - Coordenador.
-
1999 - 2000
Estudo do Comportamento de um Polímero Sintético na redução do atrito d eum Escoamento de água, Descrição: Avaliar a redução de atrito no deslocamento de líquidos por meio da adição de polímeros sintéticos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Ikeda - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil. , Avenida Colombo, 5790, Bloco 12, sala 01, Laboratório de saneamento básico, jardim universitário, 87020-900 - Maringa, PR - Brasil, Telefone: (44) 2614040, Ramal: 4417, Fax: (44) 2614417, URL da Homepage:
Experiência profissional
1998 - 2012
Universidade Estadual de MaringáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor não titular - assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2008
Serviços técnicos especializados , Reitoria.,Serviço realizado, Supervisor de radioproteção.
-
01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Supervisor da área de Resíduos químicos Agressivos.
-
05/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia Civil.,Cargo ou função, membro da comissão permanente de avaliação do curso de Engenharia civil.
-
07/2001
Ensino, Especialização Em Engenharia de Segurança do Traba, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Higiene do Trabalho III - Risco Químico Ocupacional, Higiene do trabalho II - Radiações, Pressões elevadas e baixas no ambiente de trabalho, Proteção do Meio Ambiente
-
03/1999
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Meio Ambiente, Desenho Técnico, estágio, hidráulica, Introdução à Engenharia Civil, projetos, saneamento ambiental
-
03/1999
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.,Serviço realizado, consultoria.
-
05/2006 - 04/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, membro titular do Comitê de ética uso de animais em experimentações.
-
01/2005 - 12/2006
Direção e administração, Campus Regional do Noroeste.,Cargo ou função, Coordenador de Educação e Treinamento do Campus Regional do Noroeste.
-
07/2004 - 12/2004
Direção e administração, Centro de Tecnologia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso Tecnologia em Meio Ambiente.
-
11/2003 - 07/2004
Direção e administração, Centro de Tecnologia.,Cargo ou função, Vice Coordenador de Curso Tecnologia em Meio Ambiente.
-
05/2004 - 06/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia, Centro de Tecnologia.,Atividade realizada, ensino de pós-graduação especialização engenharia de segurança do trabalho - controle do meio ambiente.
-
07/2002 - 09/2003
Direção e administração, Departamento de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Vice Coordenador de Curso de Engenharia Civil.
-
05/2002 - 08/2002
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.,Atividade de extensão realizada, programa universidade solidária - Nacional - orientaçao.
-
06/2001 - 06/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.,Linhas de pesquisa
-
04/2000 - 05/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.,Linhas de pesquisa
-
09/1998 - 10/2000
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia, Centro de Tecnologia.,Atividade realizada, projeto de ensino - Maquetes e plantas piloto aplicadas a saneamento e projetos.
-
08/1999 - 07/2000
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edson Ikeda e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?