Jane Maria Braga Silva
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000 e 2022 respectivamente). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM). Atua como professora e coordenadora pedagógica do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Juiz de Fora. Atua como professora colaboradora do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais (FACED/UFJF). Tem experiência como professora no ensino superior (graduação e pós-graduação). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginação, jogos, RPG, leitura, currículo, didática, planejamento, formação de professores que ensinam matemática, alfabetização matemática, educação inclusiva, entre outros. Orcid.org/0000-0003-3193-567X.
Informações coletadas do Lattes em 23/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2018 - 2022
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: "Uma dezena de coisinhas à toa que fazem a gente gostar de matemática": do direito de aprendizagem do PNAIC ao direito de aprendizagem da docência
Reginaldo Fernando Carneiro. Coorientador: -. Palavras-chave: PNAIC; Alfabetização matemática; Desenvolvimento profissional docente; Direitos de aprendizagens da docência; pesquisa narrativa.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
1997 - 2000
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Aventurando pelos caminhos da leitura e escrita de jogadores de Role Playing Game (RPG)
Orientador: Maria Teresa de Assunção Freitas
, Ano de Obtenção: 2000.Palavras-chave: RPG; escrita; imaginação; leitura; jogo.Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2023 - 2023
Implemanetação e avaliação de políticas de formação para professores alfabe. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2023 - 2023
Narrativas do eu para a construção do(s) nós. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Desabafos Pedagógicos-Cotidianos: Ressignificando os relatos do ser prof.. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2020 - 2020
Minicurso A audiodescrição em contextos educacionais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2020 - 2020
Minicurso Matemática como desobediência política e epistêmica: caminhos .... (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2020 - 2020
Minicurso Pesquisa formação narrativa (auto)biográfica: caminhos e ..... (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2019 - 2019
Inclusão escolar de alunos com Altas Habilidades ou Superdotação. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educacao de Juiz de Fora, SEJF, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Polo Juiz de Fora Matemá. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2012 - 2012
Recursos de Tecnologia Educacional. (Carga horária: 40h). , Positivo Informática e Pref. de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
2012 - 2012
Grupo de Estudos do Currículo de Educação Matemáti. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora, SME, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Formação de Tutores de Matemática para o Pró-Letra. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Formação de Tutores de Matemática para o Pró-Letra. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação continuada de Professores em AEE. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Idiomas
Inglês
, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Brasileira: Gestão e Prática Pedagógica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Organização de eventos
SILVA, J. M. B. . V CIMAI - V Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos inicias. 2020. (Congresso).
SILVA, J. M. B. . Atendimento Educacional Especializado. 2019. (Outro).
SILVA, J. M. B. . III Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos Anos Iniciais (CIMAI). 2018. (Outro).
BRAGA, Jane Maria . III Seminário sobre Currículo da Rede Municipal de Juiz de Fora. 2012. (Outro).
SILVA, J. M. B. . I Encontro das Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral de Juiz de Fora: perspectivas e desafios. 2007. (Outro).
Participação em eventos
41ª Reunião Nacional ANPED.Uma dezena de coisinhas à toa que fazem a gente gostar de Matemática: do direito de aprendizagem do PNAIC ao direito de aprendizagem da docência. 2023. (Outra).
III Seminário de Pesquisa Narrativa: A Formação Docente e a Formação do Pesquisador Narrativo/Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa I S.Uma investigação narrativa e uma investigação sobre a narrativa: o desenvolvimento profissional de uma docente-pesquisadora. 2023. (Seminário).
III Seminário de Pesquisa Narrativa: A Formação Docente e a Formação do Pesquisador Narrativo/Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa I S.Extrapolando o uso do biograma na Pesquisa Narrativa. 2023. (Seminário).
15ª Reunião Regional ANPED Sudeste.Caixa matemática problematizadora em encontros formativos dialógicos com professoras-formadoras-pesquisadoras : (re) invenções criativas. 2022. (Encontro).
15ª Reunião Regional ANPED Sudeste.Sentidos dos direitos de Aprendizagens: do direito social à educação aos direitos de aprendizagens da matemática e da docência na alfabetização matemática. 2022. (Encontro).
Ciclo de Palestra Ceale debate: Palestra Oficina de Alfabetização. 2022. (Outra).
IX CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Potencialidades da Caixa Matemática Problematizadora na Formação de Professores e em Aulas de Matemática: o que narram participantes de minicurso em contexto online. 2022. (Congresso).
IX Seminário de Práticas de Educativas, Memórias e Oralidades - SEPEMO.Caixa Matemática Problematizadora como recurso didático-pedagógico-brincante. 2022. (Seminário).
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Resolução de Problemas Não Convencionais da Formação de Professores e em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: mútiplas possibilidades para os processos de alfabetização matemática. 2022. (Encontro).
40ª Reunião Nacional ANPED. Análise crítica sobre a PNA: de qual alfabetização matemática estamos falando?. 2021. (Congresso).
40ª Reunião Nacional ANPED. 2021. (Congresso).
Alfabetização em tempo remotos. 2021. (Outra).
GEPPFOR Convida - O direito à educação no Brasil: Histórico e Impasses.O direito à educação no Brasil: Histórico e Impasses. 2021. (Outra).
I Seminário do Curso Leitura e Escrita ne Educação Infantil". 2021. (Seminário).
IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA). DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORAS E DE FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. 2021. (Congresso).
IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA). 2021. (Congresso).
IX Encontro Mineiro de Educação Matemática.Caixa Matemática Problematizadora: dinamize e problematize as ações pedagógicas. 2021. (Encontro).
IX Encontro Mineiro de Educação Matemática.Diários de Aprendizagem: sentidos construídos por estudantes e por professores formadores no ensino e aprendizagem da matemática. 2021. (Encontro).
IX Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2021. (Encontro).
Live I Seminário de Formação - Currículo 2021: Língua Portuguesa e Educação Física. 2021. (Outra).
Live I Seminário de Formação - Currículo 2021 e sua implementação no fazer pedagógico. 2021. (Outra).
NEPPAI: Praticando diálogos "Alfabetização, inclusão e formação docente: o que dizem as professoras". 2021. (Outra).
NEPPAI: Praticando diálogos "O processo de alfabetização de surdos em escolas inclusivas". 2021. (Outra).
14ª Reunião Regional Sudeste da ANPED. A utilização do biograma no processo de pesquisa: formação e prática do professor que ensina matemática. 2020. (Congresso).
3ª Semana do Professor do AEE.3ª Semana do Professor do AEE. 2020. (Outra).
I Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática - I ENOFEM.Vivências da Caixa Problematizadora na formação e prática docente. 2020. (Encontro).
I Simpósio de Educación Matemática Virtual - Educación Matemática en tiempos de Pandemia.I Simpósio de Educación Matemática Virtual - Educación Matemática en tiempos de Pandemia. 2020. (Simpósio).
V Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais (V CIMAI).Plano de Aprendizagem e Desenvolvimento Individual (PADI) como processo compartilhado e contínuo na Educação Inclusiva no ensino de Matemática. 2020. (Encontro).
XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE Rio - 2020). 2020. (Encontro).
XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE Rio - 2020).Formação do professor que ensina matemática: o que contam os biogramas sobre os processos formativos. 2020. (Encontro).
FACED ConVida Faculdade de Educação da UFJF.Educação Matemática nos anos iniciais: desafios e perspectivas. 2019. (Encontro).
I Seminário do AEE - Educação Inclusiva em debate: o AEE nas Escolas Municipais de Juiz de Fora.poster. 2019. (Seminário).
IV Encontro de Práticas em Ciências e Matemática em Ciências e Matemática nos anos iniciais.Oficina: Jogos, brincadeiras e uma caixa Matemática. 2019. (Encontro).
Roda de Conversa com o ALFABETIZE sobre o Plano Nacional de E Alfabetização. 2019. (Outra).
Seminário Interno Anual Em Educação Matemática. 2019. (Seminário).
V Semana da Faced X Semana da Educação - A Educação tem futuro?. 2019. (Outra).
XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODE UMA CAIXA MATEMÁTICA?. 2019. (Encontro).
III Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos Anos Iniciais (CIMAI).Jogos e Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. 2018. (Oficina).
III Seminário Internacional de Filosofia, Poética e Educação -. 2018. (Seminário).
VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática.Formação continuada de professores dos anos iniciais e a resolução de problemas. 2018. (Encontro).
Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC.A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Outra).
II Semana da FACED.Alfabetização matemática no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): a construção do sistema de numeração decimal. 2014. (Outra).
II Seminário de Formação - Colóquio de Educação Matemática.Práticas de Alfabetização Matemática no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Seminário).
Grupo de Estudo do Currículo de Matemática.Grupo de Estudo do Currículo de Matemática. 2013. (Outra).
Recursos de tecnologia Educacional.Mesa Educacional Alfabeto e E- blocks. 2012. (Oficina).
II Seminário sobre Currículo da Rede Municipal de Juiz de Fora.ApresentaçãoQOficina. 2010. (Seminário).
III Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira. 2008. (Simpósio).
Treinamento oficial de sistema de informação de escolas e redes públicas de educação (SisLAME). 2008. (Outra).
I Seminário Nacional de Educação em Tempo Integral. 2007. (Seminário).
I Seminário Nacional de Educação em Tempo Integral.Grupo de estudos: escolas de educação em tempo integral de Juiz de Fora-MG. 2007. (Seminário).
II Seminário de Coordenadores Pedagógicos.Oficina - Adolescência: reflexões e perspectivas. 2006. (Oficina).
I Encontro Mineiro de Coordenadores dos Cursos de Pedagogia. 2005. (Encontro).
IV Fórum de Investigação Qualitativa e III Painel Brasileiro - Alemão de Pesquisa. 2005. (Outra).
IV Fórum de Investigação Qualitativa e III Painel Brasileiro - Alemão de Pesquisa.Uma abordagem sobre a evasão no curso pré-vestibular comunitário. 2005. (Outra).
1 Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos da Zona da Mata Mineira. 2004. (Outra).
Fórum Nacional de Pedagogia: formação, identidades, práticas.Mini-curso Alfabetização e Letramento. 2004. (Outra).
I Semana de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.Mesa redonda: A formação do pedagogo. 2004. (Outra).
Seminário A Educação e o Desenvolvimento de Projetos de Inclusão Social - Desafios e Perspectivas. 2004. (Seminário).
I Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora. 2003. (Simpósio).
I Simpósio RPG e Educação de Curitiba.RPG e Educação: uma perspectiva sócio-histórica. 2003. (Simpósio).
I Seminário RPG e Educação - Palavra: Transformação e Conhecimento.Mesa-redonda Leitura: Problemas e Soluções. 2002. (Seminário).
2 Seminário Regional RENAGESTE (Rede Nacional de Referência em Gestão Educacional) - Pólo Mata/MG. 2001. (Seminário).
III Seminário Estadual de Política e Admistração da Educação - LDB e PNE: Desdobramentos na Política Educacional. 2001. (Seminário).
Painel de Investigação Qualitativa: crianças e adolescentes em perspectiva.Aventurando pelos caminhos da leitura e escrita de jogadores de Role Playing Game (RPG). 2001. (Outra).
VII Jornada de Educação Municipal.Oficina: RPG - Construindo o conhecimento através do lúdico. 2001. (Oficina).
23ª Reunião Anual da associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2000. (Outra).
II Fórum de Investigação Qualitativa - FIQ 2000.Oficina Aventurando pelos caminhos da leitura de jogadores de Role Playing Game (RPG). 2000. (Oficina).
II Fórum de Investigação Qualitativa - FIQ 2000. 2000. (Outra).
I Seminário de Estudos do Programa de Pós-Graduação em Educação: A formação do Professor.Aventurando pelos caminhos da leitura e ecrita de jogadores de Role Playing Game (RPG). 2000. (Seminário).
Semana da Educação.Oficina RPG - Construção do conhecimento através do lúdico. 2000. (Oficina).
VI Jornada de Educação Municipal de Juiz de Fora. 2000. (Oficina).
12ª Congresso de Leitura do Brasil - Múltiplos objetos, múltiplas leituras: afinal, o que lê a gente. Brincadeiras e jogos: mediadores de leitura e escrita. 1999. (Congresso).
1 Encontro do Fórum Mineiro de Educação Infantil: Regional Mata. 1999. (Encontro).
IV Congresso e IV Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes. Jogos e brincadeiras na infância como mediadores de leitura e escrita. 1999. (Congresso).
O jogo do livro infantil e juvenil III.RPG - possibilidades de leitura. 1999. (Outra).
Simpósio de Leitura e Escrita na Formação de Professores.RPG - Leitura e Imaginação. 1999. (Simpósio).
Simpósio de Leitura e Escrita na Formação de Professores.RPG - Leitura e Imaginação. 1999. (Simpósio).
Simpósio Leitura e Escrita na Formação de Professores.Leitura e ecrita de crianças e adolescentes na contemporaneidade. 1999. (Simpósio).
V Jornada de Educação Municipal. 1999. (Oficina).
3° Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. 1998. (Seminário).
Fórum A investigação Qualitativa em educação. 1998. (Outra).
Fórum A investigação Qualitativa em Educação.Darkouver: a interação entre o real e o imaginário. 1998. (Outra).
III Encontro Tribuna Escola - Leitura, escrita e cultura: o papel do professor. 1998. (Encontro).
Aprendizagem como atividade. 1997. (Outra).
Curso Aprendizagem como atividade. 1997. (Outra).
Seminário UFJF Vygotsky 100 anos. 1996. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, J. M. B.; CARNEIRO, R. F.; REIS, R. C.. Encontro de Práticas em Ciências e Matemática: formação continuada, concepções e atravessamentos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação , FACED/UFJF) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SILVA, J. M. B.; CARNEIRO, R. F.; SANTIAGO, M. C.. O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SILVA, J. M. B.; REZENDE, D. P. L.; RAFAEL, R. C.. O desafio de ensinar matematicamente para crianças do 1 ano do ensino fundamental num contexto remoto. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SILVA, J. M. B.; CHAVES, H. L.; MOREIRA, D. S.. O céu, as infâncias e suas inúmeras possibilidades: uma compreensão da proposta curricular para Educação Infantil no município de Juiz de Fora. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SILVA, J. M. B.. O uso de narrativas para compreensão da formação docente: o que mostram os artigos científicos da Revista Actio. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SILVA, J. M. B.; CARNEIRO, R. F.; OLIVEIRA, S. A.. O que contam professoras dos anos iniciais sobre a matemática no seu percurso formativo?. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SILVA, J. M. B.; REIS, A. R. G.; ALCANTARA, Q. A.. O ensino da Matemática: compartilhando a prática docente através de relatos. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SILVA, J. M. B.; REZENDE, D. P. L.; RAFAEL, R. C.. A contribuição da ludicidade e o uso de material concreto para o desenvolvimento da aprendizagem matemática na educação infantil. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SILVA, J. M. B.; COHN, M. A. F.; OLIVEIRA, S. A.. Recurso Didático nas aulas de matemática para alunos do 1 ano do ensino fundamental: jogo Maior leva. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CARVALHO, M. C. M.;BRAGA, Jane Maria; AMBROSIO, I. R.. A contribuição do gestor escolar para uma educação de qualidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Póe graduação em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.
BRAGA, Jane Maria; CARVALHO, M. C. M.; PENNA, G. A.. A atuação do coordenador pedagógico e a formação continuada de professores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Póe graduação em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.
BRAGA, Jane Maria; CARVALHO, M. C. M.; CAPUTE, A. B.. A coordenação pedagógica em instituições de Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Póe graduação em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.
Orientou
Onde está a Matemática na creche?; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
O lugar dos jogos na alfabetização matemática: em análise o PNAIC e a BNCC; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jane Maria Braga Silva;
PNAIC e PNA em análise: dos avanços aos retrocessos da alfabetização matemática no Brasil; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jane Maria Braga Silva;
Literatura infantil: um saber fazer possível no ensino de matemática; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jane Maria Braga Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. . TRILHANDO CAMINHOS NA PESQUISA NARRATIVA: ABORDAGENSEDISPOSITIVOS. Educação em Foco , v. 28, p. 1-18, 2023.
-
SILVA, J. M. B. ; SEVERINO, D. L. . PNAIC E PNA EM ANÁLISE: DOS AVANÇOS AOS RETROCESSOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 7, p. 39-62, 2022.
-
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . Caixa Matemática Problematizadora como recurso didático-pedagógico-brincante. Revista do PEMO , v. 4, p. 1-14, 2022.
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. ; OLIVEIRA, S. A. . Oficinas pedagógicas entrelaçadas às unidades temáticas de matemática e às vivências na formação e prática docente. REVEMAT , v. 16, p. 1-21, 2021.
-
BRAGA, Jane Maria ; CARNEIRO, REGINALDO FERNANDO . O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica , v. 4, p. 230-249, 2019.
-
SILVA, J. M. B. ; SANTOS, A. M. ; OLIVEIRA, M. E. . Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de Matemática. Educação Matemática em Revista , v. 24, p. 195-208, 2019.
-
SILVA, J. M. B. ; RIBEIRO, A. C. ; ALVIM, C. ; SPADA, M. B. F. . A açao da coordenação pedagógica na gestão da tecnologia na escola: Planejamento, formação e relato de experiencias. CADERNOS PARA O PROFESSOR (JUIZ DE FORA) , v. 24, p. 71-82, 2012.
-
SILVA, J. M. B. ; MARTINS, E. B. A. ; NOCELLI, Z. B. G. . Ensino Fundamental de nove anos: atenção às classes populares ou redução da infância?. CADERNOS PARA O PROFESSOR (JUIZ DE FORA) , v. 14, p. 35-38, 2006.
-
SILVA, J. M. B. . Role Playing Game (RPG): a aventura da leitura e da escrita através da imaginação. Cadernos para o Professor (Juiz de Fora) , v. 8, p. 62-75, 2000.
-
SILVA, J. M. B. ; ALMEIDA, M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . Formação e prática de professores nos anos iniciais: o que pode uma caixa matemática?. In: Eloisa Rosotti Navarro; Maria do Carmo de Sousa. (Org.). Educação Matemática em pesquisa: perspectivas e tendências. 1ed.Guarujá: Científica Digital, 2021, v. 1, p. 459-472.
-
SILVA, J. M. B. ; SICHETTI, A. P. S. S. . Narrar e produzir sentidos em tempos de pandemia: o que contam os professores?. In: Reginaldo Fernando Carneiro; Cristhiane Carneiro Cunha Flôr. (Org.). Memórias, Histórias e Reflexões sobre a educação e a vida: educar em ciências e matemática durante a pandemia. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 15-30.
-
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. ; TOME, N. M. A. . Vivências da Caixa Matemática Problematizadora na formação e na prática de professoras-formadoras-pesquisadoras. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Educação Matemática: Formação, Práticas e Inclusão. 1ed.Formiga (MG): Editora Real Conhecer, 2021, v. 2, p. 11-22.
-
SILVA, J. M. B. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): contribuições para a prática docente na educação básica e no ensino superior. In: Caroline Souza Ferreira Maria Paula P. S. Belcavello. (Org.). Diálogos sobre formação e trabalho docente. 1ªed.Araraquara: Letraria,, 2020, v. 01, p. 92-139.
-
SILVA, J. M. B. ; REZENDE, D. P. L. ; CARNEIRO, R. F. . Formação do professor que ensina Matemática: o que contam os biogramas sobre os processos formativos. In: Maria da Graças Chagas de Arruda Nascimento; Alexandra Garcia; Graça Regina Franco da Silva Reis; Naiara Miranda Rust; Victor Giraldo. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1ed.Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPQ, Capes, Endipe/DP et alii, 2020, v. 1, p. 425-433.
-
SILVA, J. M. B. ; CABRAL, G. R. . Formação Continuada: uma experiência na busca por trabalho interdisciplinar. In: Reginaldo Fernando Carneiro e Luciane Manera Magalhães. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: tecendo experiências na formação continuada de professores. 1ed.Juiz de Fora: Templo, 2015, v. 1, p. 97-108.
-
SILVA, J. M. B. . Abenteuerliche Wege des Lesens und Schreibens bei jugendlichen Role Play Game Spielern. In: Bernd Fichtner; Maria Teresa Freitas; Roberto Monteiro. (Org.). Kinder und Jugendliche im Blick qualitativer Forschung. 1ed.Germany: ATHENA, 2003, v. 1, p. 281-292.
-
SILVA, J. M. B. . Brincadeiras e jogos: mediadores de leitura e escrita. In: Maria Tereza Assunção Freitas; Sérgio Roberto Costa. (Org.). Leitura e Escrita na Formação de Professores. Ied.Juiz de Fora: UFJF, 2002, v. I, p. 185-210.
-
SILVA, J. M. B. . Darkouver: Interação entre real e imaginário. In: Roberto Alves Monteiro. (Org.). Fazendo e Aprendendo Pesquisa Qualitativa em Educação. 1ed.Juiz de Fora: FEME/UFJF, 1998, v. I, p. 125-150.
-
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . Potencialidades da Caixa Matemática Problematizadora na formação de professores e em aulas de matemática: o que narram participantes de minicurso em contexto online.. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2023, São Paulo (on line). Anais do XI CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. São Paulo: Editora Akademy, 2022. v. 1. p. 1449-1460.
-
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. ; CARNEIRO, R. F. . Resolução de problemas não convencionais na formação de professores e em aulas de matemática nos anos iniciais: múltiplas possibilidades para os processos de alfabetização matemática. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Online. Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília(DF) On-line: Brasília(DF) On-line, 2022. v. 1. p. 1-8.
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. . Diários de Aprendizagem: sentidos construídos por estudantes e por professores formadores no ensino e aprendizagem da matemática.. In: IX Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2021, Pouso Alegre. Anais do Encontro Mineiro de Educação Matemática: desafios e possibilidades da Educação Matemática durante e pós-pandemia. Pouso Alegre: IFSULDEMINA, 2021. v. 1. p. 140-154.
-
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . Vivência da Caixa Matemática Problematizadora na formação e prática docente. In: ENCONTRO NACIONAL ONLINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, 2020, Barra dos Bugres. Anais Eletrônicos ENCONTRO NACIONAL ONLINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Barra dos Bugres: UNEMAT, 2020. v. 1. p. 1-8.
-
SILVA, J. M. B. ; ALMEIDA, M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODE UMA CAIXA MATEMÁTICA?. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2019. v. 1. p. ---.
-
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. . Metodologia da Resolução de Problemas nas aulas de Matemática: reflexões sobre o desenvolvimento de diferentes estratégias. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2019. v. 1. p. ---.
-
Lenz Ana P ; DELVIVO, J. ; ALCANTARA, Q. A. ; BRAGA, Jane Maria . Alfabetização matemática no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): a construção do sistema de numeração decimal. In: II Semana da FACED, 2014, Juiz de Fora. Anais da II Semana da FACED - Experiência e Educação. Juiz de Fora, 2014. p. 467-478.
-
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . Caixa Matemática Problematizadora em encontros formativos dialógicos com professoras-formadoras-pesquisadoras: (re)invenções criativas.. In: 15a Reunião Regional ANPEd Sudeste, 2022, Belo Horizonte. Anais 15a Reunião Regional ANPEd Sudeste. Belo Horizonte: ANPED, 2022. p. 1-4.
-
SILVA, J. M. B. . Sentidos dos direitos de Aprendizagens: do direito social à educação aos direitos de aprendizagens da matemática e da docência na alfabetização matemática. In: 15a Reunião Regional ANPEd Sudeste, 2022, Belo Horizonte. http://anais.anped.org.br/regionais/p/sudeste2022/trabalhos. Belo horizonte: Anped, 2022. v. 1. p. 1-4.
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. . Diários de aprendizagem de professoras que ensinam matemática. In: IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2021, Brasília. Anais do IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2021. p. 1-4.
-
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. . Caixa Matemática Problematizadora na formação e prática docente. In: I Simposio de Edicación Matemática - I SEM - V - Educacióan Matemática em Tiempos de Pandemia, 2021, Luján. I Simposio de Edicación Matemática - I SEM - V - Educacióan Matemática em Tiempos de Pandemia: Tomo II Comunicaciones breves. Luján: EdUNLU, 2021. v. 1. p. 34-38.
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. . A participação da Coordenação Pedagógica no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. In: II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: políticas e práticas, 2020, Aveiro. II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: políticas e práticas: livro de resumos. Aveiro: UA Editora, 2020. v. 1. p. 186-187.
-
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. . Plano de Aprendizagem e Desenvolvimento Individual (PADI) como processo compartilhado e contínuo na Educação Inclusiva no ensino de Matemática. In: V CIMAI - ENCONTRO DE PRÁTICAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, 2020, Juiz de Fora. Anais do V CIMAI. Juiz de Fora: UFJF, 2020. v. 1. p. 379-383.
-
SILVA, J. M. B. ; FRANCO, D. V. ; MACHADO, N. N. ; FERNANDES, A. S. . Grupo de estudos: escolas de educação em tempo integral de Juiz de Fora-MG. In: I Seminário Nacional de Educação em Tempo Integral, 2007, Rio de Janeiro. I Seminário Nacional de Educação em Tempo Integral. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007. v. 1. p. 1-6.
-
SILVA, J. M. B. . Aventurando pelos caminhos da leitura e escrita de jogadores de role playing game (RPG). In: II Fórum de Investigação Qualitativa - FIQ 2000, 2000, Juiz de Fora. Anais II Fórum de Investigação Qualitativa. Juiz de Fora: FEME, 2000. p. 77-79.
-
SILVA, J. M. B. . ?UMA DEZENA DE COISINHAS À TOA QUE FAZEM A GENTE GOSTAR DE MATEMÁTICA?: DO DIREITO DE APRENDIZAGEM DO PNAIC AO DIREITO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. In: 41ª Reunião Nacional da ANPED Educação e Equidade: bases para Amar-zonizar e recontruir o país, 2023, Manaus. Anais da 41ª Reunião Nacional da ANPED: Educação e Equidade: bases para Amar-zonizar e recontruir o país. Manaus: Anais eletrônicos: UFAM, 2023. v. 1. p. 1-5.
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. ; REZENDE, D. P. L. . Formação continuada de professores dos anos iniciais e a resolução de problemas. In: VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2018, Ituiutaba. Anais do VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática [recurso eletrônico]: trabalhos completos, 11 a 14 de outubro 2018 em Ituiutaba MG, 2018. v. 1. p. 93-105.
-
BRAGA, Jane Maria . Práticas de alfabetização matemática no programa nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): II Seminário de Formação. In: IV CEMA Coloquio de Educação Matemática, 2014, Juiz de Fora. IV CEMA Coloquio de Educação Matemática, 2014.
-
BRAGA, Jane Maria . Uma dezena de coisinhas à toa que fazem a gente gostar de Matemática: do direito de aprendizagem do PNAIC ao direito de aprendizagem da docência. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . Potencialidades da Caixa Matemática Problematizadora na Formação de Professores e em Aulas de Matemática: o que narram participantes de minicurso em contexto online. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAGA, Jane Maria . Sentidos dos direitos de Aprendizagens: do direito social à educação aos direitos de aprendizagens da matemática e da docência na alfabetização matemática. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. ; CARNEIRO, R. F. . Resolução de Problemas Não Convencionais da Formação de Professores e em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: mútiplas possibilidades para os processos de alfabetização matemática. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . Caixa Matemática Problematizadora como recurso didático-pedagógico-brincante. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . CAIXA MATEMÁTICA PROBLEMATIZADORA EM ENCONTROS FORMATIVOS DIALÓGICOS COM PROFESSORAS-FORMADORAS-PESQUISADORAS: (RE)INVENÇÕES CRIATIVAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. M. B. . O trabalho do coordenador pedagógico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. . Diários de Aprendizagem: sentidos construídos por estudantes e por professores formadores no ensino e aprendizagem da matemática. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. . DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORAS E DE FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. . Caixa Matemática Problematizadora na formação e prática docente. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. . A utilização do biograma no processo de pesquisa: formação e prática do professor que ensina matemática. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. . A participação da Coordenação Pedagógica no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. ; TOME, N. M. A. . Vivências da Caixa Problematizadora na formação e prática docente. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. M. B. ; CARNEIRO, R. F. ; REZENDE, D. P. L. . Painel O Desenvolvimento Profissional do Professor que Ensina Matemática: memórias, práticas e formação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. . Plano de Aprendizagem e Desenvolvimento Individual (PADI) como processo compartilhado e contínuo na Educação Inclusiva no ensino de Matemática. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAGA, Jane Maria ; SANTOS, A. M. . A Educação Especial na rede municipal de Juiz de Fora. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. M. B. ; ALMEIDA, M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODE UMA CAIXA MATEMÁTICA?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. . METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. . Educação Matemática nos anos iniciais: desafios e perspectivas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. M. B. ; Lenz Ana P . Práticas de alfabetização matemática no programa nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Lenz Ana P ; BRAGA, Jane Maria ; DELVIVO, J. ; ALCANTARA, Q. A. . Alfabetização matemática no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): a construção do sistema de numeração decimal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. M. B. . ?Uma dezena de coisinhas à toa que fazem a gente gostar de matemática?: do direito de aprendizagem do PNAIC ao direito de aprendizagem da docência. Juiz de Fora: UFJF, 2022 (tese de doutorado).
-
BRAGA, Jane Maria . Aventurando pelos caminhos da leitura e escrita de jogadores de role playing game (RPG) 2000 (Dissertação).
Outras produções
SILVA, J. M. B. . Comissão Organizadora V Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais. 2020.
SILVA, J. M. B. . Curso Atendimento Educacional Especializado. 2019.
SILVA, J. M. B. . Guia de livros didáticos: PNLD 2016: Ciências fundamental anos iniciais. 2015.
SILVA, J. M. B. . Comissão de Elaboração do Currículo de Matemática da Rede Municipal de Juiz de Fora. 2012.
SILVA, J. M. B. . Diretrizes Educacionais para a Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. 2008.
SILVA, J. M. B. . Educação em Foco. 2023.
SILVA, J. M. B. . Revista Cadernos para o Professor. 2022.
SILVA, J. M. B. . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática. 2021.
SILVA, J. M. B. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES EM EVENTOS NACIONAIS DA SBEM. 2019.
SILVA, J. M. B. . ESTADO DA ARTE SOBRE O USO DAS TDICs NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PESQUISAS DE PÓS GRADUAÇÕES STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE MATO GROSSO. 2019.
SILVA, J. M. B. . Educação Matemática em Revista. 2019.
BRAGA, Jane Maria . Coordenação do Grupo do Currículo de Matemática. 2012.
BRAGA, Jane Maria . Coordenação do Grupo de Estudos Ensino Fundamental e EJA. 2009.
BRAGA, Jane Maria . Coordenação do Grupo de Estudos Ensino Fundamental de Nove Anos: Anos Finais. 2008.
BRAGA, Jane Maria . Coordenação do Grupo de Estudos Ensino Fundamental de Nove Anos. 2006.
SILVA, J. M. B. ; ALMEIDA, M. A. . Live 'Educação Matemática: é possível propor o lúdico em tempos de pandemia?'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, M. E. . Live ' Experimentações matemáticas no AEE'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SILVA, J. M. B. ; SANTIAGO, M. C. . Live ' Acessibilidade Curricular: o desenho universal para a aprendizagem em foco. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SILVA, J. M. B. ; SANTIAGO, M. C. . Live ' Inclusão em Educação em tempos de pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
BRAGA, Jane Maria . A leitura na escola: problemas e soluções. 2002. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. . Caixa Matemática Problematizadora na Formação e Prática Docente. 2020; Tema: ?Educación Matemática en Tiempos de Pandemia?. (Site).
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. . Video de la Actividad ?Caixa Matemática problematizadora na Formação e Prática Docente?. 2020; Tema: Creatividad en Educación Matemática. (Site).
SILVA, J. M. B. ; TOME, N. M. A. ; OLIVEIRA, S. A. . Caixa Matemática Problematizadora: dinamize e problematize as ações pedagógicas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. M. B. ; OLIVEIRA, S. A. ; TOME, N. M. A. . Caixa Matemática problematizadora: brinque, jogue, crie e problematize. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. M. B. ; SANTOS, A. M. . Atendimento Educacional Especializado. 2019. .
SILVA, J. M. B. ; SANTOS, A. M. . Atendimento Educacional Especializado. 2019. .
SILVA, J. M. B. ; SANTOS, A. M. . Atendimento Educacional Especializado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. M. B. . 2 Encontro de Professores Alfabetizadores: cultura, arte e educação - Produção de Texto e as operações matemáticas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRAGA, Jane Maria ; MONTES, M. A. B. ; ANASTACIO, M. Q. A. ; TRINDADE, C. M. B. ; ALMEIDA, M. A. ; SILVA, V. ; ALMEIDA, V. P. . Proposta Curricular da rede municipal Matemática. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - diretriz curricular de matemática).
BRAGA, Jane Maria ; CARVALHO, M. C. M. ; SCHUTCHER, A. M. ; AMARAL, M. ; SERRATE, A. ; FRANCO, D. V. ; SOUZA, E. X. ; BARRETO, E. G. T. . Boletim da Coordenação Pedagógica n 2. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim de orientação pedagógica).
BRAGA, Jane Maria ; CARVALHO, M. C. M. ; ALMEIDA, M. A. ; SOUZA, E. X. ; BARRETO, E. G. T. ; SCHUTCHER, A. M. ; FREITAS, M. ; FERREIRA, M. A. B. . Boletim da Coordenação Pedagógica n 3. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim de orientação pedagógica).
SILVA, J. M. B. ; CARVALHO, M. C. M. ; AMARAL, M. ; COPPUS, E. D. ; NETTO, J. M. ; PEREIRA, J. C. ; MARTINS, R. J. ; SOUZA, E. X. ; BARRETO, E. G. T. . Boletim da Coordenação Pedagógica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim de orientação pedagógica).
BRAGA, Jane Maria ; CARVALHO, M. C. M. ; SCHUTCHER, A. M. ; AMARAL, M. ; SERRATE, A. ; FRANCO, D. V. ; SOUZA, E. X. ; BARRETO, E. G. T. . Boletim da Coordenação Pedagógica n 1. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim de Orientação Pedagógica).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2023
O desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais: narrativas de formação e grupo de estudos, Descrição: Descrição: O desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática nos primeiros anos de escolarização tem sido abordado em muitas pesquisas da área de Educação Matemática. Da mesma forma, que o estudo das narrativas de formação e do grupo de estudos como possibilidades para o desenvolvimento profissional docente. Essa proposta de pesquisa surgiu a partir dos resultados de um estudo financiado pela Fapemig que teve como objetivo compreender as práticas docentes de professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no processo de aprender e de ensinar ciências e matemática e que fizeram emergir os seguintes questionamentos: Quais as contribuições da escrita de narrativas de formação para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais? Como a participação em um grupo de estudos, do qual fazem parte estudantes da licenciatura e da Pós-Graduação, professores dos anos iniciais e pesquisadores, pode possibilitar o desenvolvimento profissional? Assim, teremos como objetivo compreender como as narrativas de formação e o grupo de estudos podem revelar o desenvolvimento profissional docente. Para tanto, desenvolveremos uma investigação narrativa de caráter qualitativo. A pesquisa será desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Juiz de Fora, em que teremos encontros semanais com duração de duas horas com a participação de licenciandos, pós-graduandos, professores da Educação Básica e pesquisadores. Denominaremos de pesquisa e formação junto com o professor, pois não faremos pesquisa sobre o professor, mas juntamente com ele, pois compreendemos que ele precisa ser protagonista de sua formação e que também produz conhecimentos em sua escola e em sua sala de aula. Além disso, nessa proposta não haverá hierarquias, ou seja, todos poderão propor discussões, reflexões, temáticas, oficinas, atividades, etc. Para produção de dados utilizaremos a videogravação dos encontros, as atividades desenvolvidas e a escrita de narrativas de formação, além da própria dinâmica do grupo. Bolsa de Produtividade em Pesquisa 2 - Processo: 307691/2019-5. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jane Maria Braga Silva - Integrante / Reginaldo Fernando Carneiro - Coordenador.
-
2020 - Atual
A formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica: colaboração, narrativas, grupos de estudos e ensino e aprendizagem da matemática, Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar a formação e o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática na Educação Básica a partir de diferentes perspectivas, como a colaboração, as narrativas, os grupos de estudos e o ensino e a aprendizagem da matemática. Nesse contexto, consideramos o desenvolvimento profissional como um processo contínuo que deve ser perpassado por um fio condutor que produza sentidos e significados ao longo da carreira docente de forma a evidenciar as relações entre a formação inicial e continuada, não apenas como uma justaposição. Ainda, buscamos estudar e analisar a utilização de diferentes estratégias de ensino capazes de propiciar mudanças efetivas na qualidade da formação de professores e estudantes relativamente à matemática. Além disso, tentaremos compreender os processos de ensino e de aprendizagem da matemática quando o professor utiliza diferentes estratégias metodológicas para abordar os conteúdos matemáticos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jane Maria Braga Silva - Integrante / Reginaldo Fernando Carneiro - Coordenador.
-
2015 - 2020
A formação de professores e o ensino e a aprendizagem da matemática, Descrição: Este projeto tem como principal objetivo investigar a formação e o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática na Educação Básica a partir da perspectiva de que essa formação não se dá em momentos específicos, mas que se inicia ainda na escola enquanto estudante e deve prolongar-se por toda sua carreira profissional. Assim consideramos a formação como um processo contínuo que deve ser perpassado por um fio condutor que produza sentidos e significados ao longo da carreira docente de forma a evidenciar as relações entre a formação inicial e continuada. Além disso, busca compreender como os processos de ensino e aprendizagem da matemática são apreendidos e (re)significados pelos estudantes quando o professor utiliza diferentes estratégias metodológicas para ensinar os conteúdos matemáticos. Nesse sentido, procura-se romper com o ensino de matemática baseado apresentação dos conceitos, resolução de exemplos, reprodução em listas de exercício e avaliação... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jane Maria Braga Silva - Integrante / Reginaldo Fernando Carneiro - Coordenador.
-
2014 - 2014
Livros paradidáticos no ensino e na aprendizagem de geometria: algumas possibilidades, Descrição: O ensino de geometria, no Brasil, por um longo período não teve o reconhecimento de sua importância no currículo de matemática e foi deixado em segundo plano, sendo ainda atualmente conteúdos que não são ensinados aos estudantes por diversos motivos. Nesse contexto, o trabalho com livros paradidáticos pode ser uma possibilidade de retomar o ensino de geometria e de romper com a abordagem euclidiana presente ainda em muitos livros didáticos. Este estudo tem como objetivo geral compreender de que maneiras os livros paradidáticos podem ser utilizados no ensino de geometria. Para tanto, identificaremos e analisaremos livros paradidáticos que tratam da geometria com o intuito de compreendermos as possibilidades de utilização na sala de aula de matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jane Maria Braga Silva - Integrante / Reginaldo Fernando Carneiro - Coordenador.
-
2007 - 2008
Projeto Tempos na Escola, Descrição: Os espaços educacionais se estruturam em torno de uma certa organização de tempo que na Modernidade foi tão bem disseminado para/em nossas escolas. O tempo demarcado nas escolas sofre subordinação e fragmentação cíclica a cada ano através das séries, níveis/etapas, de ciclos e graus de ensino, com o tempo certo de iniciar e terminar e dentro deste período com seus doze meses, seus bimestres, suas horas/aula. Intentamos falar de um outro tempo, um tempo que está a ser vivido na Atualidade, o agora, o acontecimento e refletir sobre os desdobramentos que isso traria para os espaços educacionais. Trazendo esta discussão para o nosso entendimento sobre a infância, precisamos atualizar nossa maneira de compreendê-la e conseqüentemente de pensar junto com ela sua educação. Podemos pensar, então, que sendo a escola parte constitutiva do todo social, ela refletirá todas as mudanças ocorridas nas concepções que significam a vida, transformando-se internamente e promovendo mudanças na ilimitada realidade do extramuro escolar. O que podemos refletir, então, sobre as implicações da mudança na noção de tempo para a escola? Como vivenciamos os tempos de aprendizagem? Como organizamos o tempo pedagógico? E como fica o tempo do professor e da professora diante de tantas indagações sobre o tempo? Qual deveria ser o tempo de permanência dos alunos e alunas na escola? Que espaços educacionais nos permitiriam viver o tempo como tempo de criação?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jane Maria Braga Silva - Integrante / Luciana Pacheco Marques - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
1997 - 2000
Práticas socioculturais de leitura e escrita de crianças e adolescentes de Juiz de Fora, Descrição: O objetivo desta pesquisa foi enfocar especificamente as práticas sócio-culturais de leitura e escrita de crianças e adolescentes na contemporaneidade. Ao pesquisar com crianças e adolescentes, o fizemos do ângulo da perspectiva sócio-histórica que os considera como sujeitos datados, concretos, marcados por uma cultura. Trabalhamos com o enfoque teórico de Vygotsky, Bakhtin e Benjamin. A pesquisa teve como metodologia a abordagem qualitativa. Na primeira fase, exploratória, foram realizados estudos etnográficos em instâncias de leitura e escrita: Livrarias, Bibliotecas e Salas de Aula. Estes estudos revelaram que o público que freqüenta as livrarias é eminentemente adulto. Nas bibliotecas, crianças e adolescentes não buscam uma experiência prazerosa de leitura, mas a realização de pesquisas escolares. A escola trabalha com leitura e escrita e leitura artificiais, desvinculadas da realidade do aluno, acabando por estender às instâncias de leitura e escrita este conceito deturpado. Na segunda fase foi realizado o trabalho de campo que se constituiu de entrevistas com crianças e adolescentes, alunos desde a 2ª série do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que freqüentam escolas públicas e privadas, com diferentes acessos aos meios de consumo e que pertencem também, a diferentes inserções sócio-culturais. Tais entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e posteriormente transcritas. Após o trabalho de campo, foram construídos textos visando uma análise longitudinal dos dados obtidos. Finalizamos com uma análise transversal, onde elegemos as categorias a serem trabalhadas. Os resultados que emergiram foram: Entre algumas crianças e adolescentes nota-se a presença dominante dos meios de comunicação de massa - televisão, computador, Internet. A escola é apresentada como local onde leitura e escrita se confundem com desprazer e obrigatoriedade. Algumas práticas de leitura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jane Maria Braga Silva - Integrante / Maria Teresa de Assunção Freitas - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
1995 - 1996
A Praxis Pedagógica e as Ciências Humanas e Sociais: análise da atuação do professor de estudos sociais - da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jane Maria Braga Silva - Integrante / Maria de Assunção Calderano - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Secretaria de Educação. , Avenida Getulio Vargas, 200, Centro, 36000010 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (032) 36907341, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Escola Municipal Professor Oswaldo VellosoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do 3 ano do Ensino Fundamental.
2015 - Atual
Escola Municipal Dr Dilermando MartinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
2008 - 2008
Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, -Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora da disciplina Teoria e Prática em Coordeanção Pedagógica do curso de Pós-graduação Lato Sensu Gestão Pedagógica
2003 - 2007
Universidade Salgado de OliveiraVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora da Graduação, Carga horária: 6
Outras informações:
Professora responsável pela Graduação em: Pedagogia, ministrando as disciplinas de Direito Educacional II, Gestão do Talento Humano e Centro de Interesse a Educação.
Atividades
-
08/2003 - 01/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práxis Educativa, Antropologia e Projeto, Direito Educacional
2021 - 2021
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4
Outras informações:
lecionou a disciplina Tendências no
ensino de matemática nos anos iniciais, no curso de Especialização em Ensino de Ciências e
Matemática oferecido em parceria entre a Faculdade de Educação e o Centro de Ciências da
Universidade Federal de Juiz de Fora. A disciplina possui carga horária de 45h e foi ministrada
no segundo semestre de 2021.
2019 - 2019
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora, Carga horária: 45
Outras informações:
Em colaboração com o Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro lecionou a disciplina Tendências no ensino de matemática nos anos iniciais, no curso de Especialização em Ciências e Matemática oferecido em parceria entre a Faculdade de Educação e o Centro de Ciências da UFJF. A disciplina possui carga horária de 45 h e foi ministrada no segundo semestre de 2019.
2018 - 2018
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
Lecionei a disciplina Tendencias no ensino de matemática nos anos iniciais, no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais oferecido em parceria entre a Faculdade de Educação e o Centro de Ciências da UFJF. A disciplina possui uma carga horária de 45 h e foi ministrada no primeiro semestre de 2018.
1997 - 1999
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 6
1995 - 1995
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
2015 - Atual
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora na Escola Municipal Professor Oswaldo Veloso, atuando no conjunto de disciplinas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
2015 - Atual
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 22
Outras informações:
Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Dr. Dilermando Martins cedida para a Coordenação pedagógica do AEE - Salas de Recursos Multifuncionais das escolas municipais .
2019 - 2019
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 24
Outras informações:
Ministrei o módulo "Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado" - 18 horas e o módulo "Práticas do Atendimento Educacional Especializado" no curso Atendimento Educacional Especializado - 6 horas, promovido pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora.
2006 - 2013
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora do Ensino Fundamental, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisora e técnica do Ensino Fundamental do Departamento de Ações Pedagógicas. Desenvolveu atividade de acompanhamento e formação junto aos docentes, coordenadores pedagógicos e gestores da rede municipal de ensino. Coordenou o Programa de Desenvolvimento da EScola (PDE Escola - MEC). Atuou como tutora do Programa Pró-Letramento (MEC). Contribui para a construção do Currículo de Matemática do ensino fundamental. Confeccionou junto a equipe o material didático "Boletim da Coordenação Pedagógica" em 2012.
2007 - 2009
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações:
Pesquisa nas Escolas de Tempo Integral da rede municipal de Juiz de Fora. Pesquisa desenvolvida em: E.M. Maria José Villela, E.M. Professor Nylo Camilo Ayupe, E.M. Don Justino d' Santana, E.M. Bom Pastor, E.M. José Calil Ahouagi
2003 - 2006
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora pedagógica do Curso Pré-Vestibular Comunitário (CPC) da Prefeitura de Juiz de Fora
2003 - 2006
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora pedagógica da E. M. Marília de Dirceu
2001 - 2002
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: , Enquadramento Funcional: Vice-diretora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Vice-diretora da E. M. Marília de Dirceu
1998 - 2000
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora pedagógica da E. M. Marília de Dirceu
1995 - 1999
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação de Jovens e Adultos, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora da E. M. Cosette de Alencar
Atividades
-
01/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora do conjunto de disciplinas dos anos inciais do Ensino Fundamental.
-
08/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria de Educação de Juiz de Fora.,Linhas de pesquisa
-
01/2006 - 01/2013
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação de Juiz de Fora.,Serviço realizado, Técnica em Educação.
-
01/2003 - 01/2006
Direção e administração, Secretaria de Educação de Juiz de Fora.,Cargo ou função, Cargo administrativo.
-
02/1998 - 01/2003
Direção e administração, Secretaria de Educação de Juiz de Fora.,Cargo ou função, Cargo administrativo.
-
02/2000 - 12/2002
Direção e administração, Secretaria de Educação de Juiz de Fora.,Cargo ou função, Cargo administrativo.
-
08/1995 - 12/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Português, Matemática, Ciências, Geografia e História
2004 - 2005
Centro Universitário de CaratingaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização, Carga horária: 24
Atividades
-
02/2004 - 09/2005
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática Geral e Metodologia do Ensino Superior
1994 - 1996
Escola Infantil Mundo EncantadoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Educação Infantil
Atividades
-
04/1992 - 02/1996
Ensino,,Disciplinas ministradas, Português, Matemática, Ciências, História e Geografia
2002 - 2002
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Profª Nair Fortes ABU-MERHYVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrou a disciplina Fundamentos da Educação Bio-sócio-filosófico.
2001 - 2001
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Profª Nair Fortes ABU-MERHYVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrou a disciplina Fundamentos da Educação Bio-sócio-filosófico.
Atividades
-
04/2001 - 09/2001
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação Bio-sócio-filosófico
2002 - 2003
Sociedade Presbiteriana de Educação e PesquisaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora do Normal Superior
2009 - 2010
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutoria, Carga horária: 80
Outras informações:
Participação no Curso de extensão para tutoria do Pro Letramento Matemática realizado no Estado de Minas Gerais e multiplicado no município de Juiz de Fora.
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutoria, Carga horária: 120
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jane Maria Braga Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?