ELEONORA KURTENBACH

Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Pós doutorado no NIMR de Londres, UK (1991). Foi Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho de Julho de 2011 à Fevereiro de 2013. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio de janeiro e Presidente do Espaço Cência Viva, um dos museus pioneiros de divulgação Científica do Brasil. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: defensinas de plantas, cardiopatias autominunes, controle de expressão gênica, divulgação científica e expressão de proteínas de interesse biotecnológico em sistemas heterólogos.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)

1985 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Efeito protetor de antisoro anti hormonio de crescimento na distrofia muscular em galinhas
Orientador: Sergio Verjovski-Almeida
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Distrofia Muscular; Hormonio de Crescimento.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.

Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)

1983 - 1985

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Marcação da CA-ATPase de retículo sarcoplasmático com derivados fluorescentes de pireno: Exposicao ao solvente e dissociação de subunidades induzida por pressao hidrostatica.,Ano de Obtenção: 1985
Sergio verjovskiAlmeida.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ca-ATPase; Fluorescencia; Pressao Hidrostatica; Dissociacao dimero monomero.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.

Graduação em Quimica

1977 - 1981

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1989 - 1991

Pós-Doutorado. , National Institute For Medical Research, NIMR, Grã-Bretanha. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas / Especialidade: Proteínas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1984 - 1984

Biochemistry. , University of Illinois at Urbana-Champaign, UIUC, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Fala Bem, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Francês

Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Divulgacao Cientifica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAUJO-JORGE, T. C. ; KURTENBACH, ELEONORA . 10o Simpósio Ciência, Arte e Cidadania. 2018. (Congresso).

KURTENBACH, ELEONORA . Sabados da Ciência no Espaço Ciência Viva (7 eventos ao ano). 2013. (Exposição).

Sholl - Franco, A. ; Ortiga - Carvalho, T.M. ; Kurtenbach, E . Conferências do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - IBCCF - UFRJ. 2010. (Outro).

RUBINI, G. ; Kurtenbach, E ; PORTO, C. P. M. ; Ferreira CS ; Stirling AJD ; SILVA, V. I. O. ; SILVA, R. C. ; PERSECHINI, P. M. ; FERNANDES, L. L. R. A. ; EISENBERG, R. ; FALCAO, F. A. B. . Sábados da Ciência no Espaço Ciência Viva (7 eventos ao ano). 2009. (Exposição).

Kurtenbach, E ; SOUZA, M. F. . Fisica e Musica. 1999. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Mesa redonda 'Experiências em Popularização de C&T no Estado do Rio de Janeiro, no Simpósio " O ensino de C&T de Alimentos no Estado do Rio de Janeiro: Há algo a Inovar " , realizado na Embrapa Agroindústria de Alimentos, no dia 06 de Dezembro de 2012..Mesa redonda 'Experiências em Popularização de C&T no Estado do Rio de Janeiro, no Simpósio " O ensino de C&T de Alimentos no Estado do Rio de Janeiro: Há algo a Inovar ". 2013. (Simpósio).

Encontro Nacional de Popularização da Ciência & Tecnolologia.Espaço Ciência Viva: 30 anos enfrentando os desafios de popularizar a ciência com qualidade e criatividade. 2012. (Encontro).

Ciclo Regular de Seminários do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Nova tecnologia antifúngica: o exemplo das defensinas de plantas. 2008. (Seminário).

Seminários Josué de Castro do Instituto de Nutrição.Tecnologia antifugica: o exemplo das defensinas de plantas. 2007. (Seminário).

XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Avaliadora de Sessão do Centro de Ciências da Saúde. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Eduarda Gabrielle Lopes Martins

Kurtenbach, E. " Efeitos de diferentes protocolos de exercício sobre o metabolismo mitocondrial em músculo esquelético de ratos ". 2014. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe do Espírito Santo Silva Pires

Kurtenbach, E. Inovações educacionais para o Desenvolvimento do Tema de Doenças Negligenciadas no Ensino Médio por meio de Oficinas e Jogos. 2014. Dissertação (Mestrado em BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Erika Valoni

Kurtenbach, E. Envolvimento das Proteínas Fosfatase como Reguladores do Metabolismo de Lipídios em Saccharomyces cerevisiae e Síntese em Biorreator Utilizando Glicerina Loira como Fonte de Carbono. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ISADORA DE ARAÚJO OLIVEIRA

Kurtenbach, E. " Evidências da Formação de complexo ternário na catálise da Trans-sialidase de Trypanossoma Cruzi ". 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Sales de Oliveira

Kurtenbach, E. "Os fenômenos Físicos e Químicos no Processo Digestivo: Uma Abordagem Avaliativa no Ensino Médio ". 2013. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabricio dos Santos Belgrano

Kurtenbach, E. " Avaliação do papel da cauda ácida da proteína HMGB1 na estabilidade e ligação ao DNA ". 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mara Cristina Pimenta dos Santos

Kurtenbach, E.Kurtenbach, E. " Estudos dos efeitos do metilmercúrio e selênio sobre os paramêtros eletrocardiográficos e suscetibilidade cardíaca à isquemia e reperfusão em ratos ". 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Kelly Valcárcel Delgado

Kurtenbach, E. " Atividade Ecto-Nucleotidásica em partículas de HIV-1 e seu possível papel na infecção de macrófagos humanos ". 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luana Pereira Borba dos Santos

Kurtenbach, E. " Avaliação de compostos com potencial antifúgico Sporothix schenckii e Sporothrix brasillienses ". 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréia de Almeida Souza

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Mecanismo de Interação Entre vias Sensoras de Nutrientes em Saccharomyces cereviase". 2011. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara de Castro Pimentel Figueiredo

Kurtenbach, E.Kurtenbach, E. " A influência de diferentes determinantes genéticos mitocondriais na morte celular de Aspergillus nidulans ". 2011. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel de Oliveira Cardoso Machado

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. ? A construção de uma visão de ciência: o jornalismo como interface entre a ciência e a sociedade?. 2011. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jonas Nascimento Conde

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Identificação de interações entre a proteína NS1 do vírus da dengue e proteínas de fígado humano ". 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Macedo Koeller

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; FERNANDES, J. R. M.; LOPES, U. G.; PACHECO, A. B. F.; CARVALHO, T. M. U.. Superexpressão da polipeptídio GlcNAc transferase 2 (TcOGNT2) de Trypanossoma cruzi em formas epimastigotas e os efeitos na glicoproteínas de superfície, proliferação e metaciclogênese dos parasitas.. 2010.

Aluno: Naelton Mendes de cAraújo

KURTENBACH, E.Kurtenbach, EGouveia, Fábio C.; Wangner Seixas da Silva; Tornaghi, A.J.C.; Silva, D.F.; Leta, J.; Vitullo, N.A.V.. Os planetários e suas relações interinstitucionais no mundo virtual.. 2010. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Rodrigues Cunha

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Produção de Ferramentas para otimizar o Processo de Mudança Conceitual em Entomologia Entre Alunos do Ensino Fundamental ". 2010. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Marques Furtado

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Avaliação dos efeitos do clotrimazol sobre a viabilidade, o potencial metastático e a atividade de enzimas glicolíticas em linhagens de células tumorais de mama humana ". 2010. Dissertação (Mestrado em Farmacia Hospitalar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Alexandre da Silva Rezende

Kurtenbach, E.Kurtenbach, E. " Microplusina, um peptídeo antimicrobiano de Rhipicephalus ( Boophilus ) microplus: Estrutura, dinâmica e interação com íons cobre II ". 2010. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Soares Lindoso

NEVES, C. C.;KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; OTERO, R. M.; FLHO, F. C. E. S.; MORALES, M. M.. Respostas desencadeadas nas células renais em concordância da co-cultura com células derivadas da medula óssea.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla França Wolanski de Almeida

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. Estudos de um laboratório Analítico Destinado ao Controle em Processo do Biofármaco Interferon alfa 2b humano recombinante.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tula Celeste Wilmart Gonçalves

ARAUJO, A. C.;KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; Pádua, M; CABRAL NETO, J. B.; URMENYI, T. P.; PACHECO, A. B. F.. "Estudo das lesões e mutagênese induzidas pelo UV-B em Escherichia coli". 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leandra Marques Chaves Melim

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Cooperação ou Competição? Analise de uma estratégia lúdica de ensino de biologia para o ensino médio e o ensini superior.". 2009 - One Cursos - Treinamento e Desenvolvimento.

Aluno: Caroline Rezende Guerra

SANTOS, A. L. S.; ALVIANO, D. S.;KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; ALVIANO, C. S.; VOMMARO, R. C.. " Avaliação da Atividade de inibidores da síntese do ergosterol em isolados de Cryptococcus neiformans". 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Margareth Xavier da Silva

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Nutrição escolar consiente: oficinas de culinária para alunos matriculados nas escolas municipais de Duque de Caxias/Rio de Janeiro ". 2009. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinícius Costa Galvão

Kurtenbach, E. Análise Genômica das Proteínas Ricas em Glicina em Arabidopsis thaliana. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth Bozoti Pasin

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. Uma abordagem do auto-conceito, da auto-estima e do estresse infanto-juvenil no rendimento escolar. 2008. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wagner Barbosa de Oliveira

Kurtenbach, E. Descobertas na banca da esquina - Um estudo de caso sobre a divulgação da ciência em dois jornais populares. 2007. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maurílio Luciano Sabino Luiele

Kurtenbach, E. Desenvolvimento e Avaliação da página de Internet "Enzimas" para o ensino de graduação. 2007. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Hallack Fabrino

FABRINO, L. H.;Kurtenbach, E. Colonização endofítica da planta de arroz pela bactéria diazotrófica Burkholderiakururiensis e sua habilidade em estimular o crescimento do vegetal. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Instituto de biofísica Carlos Chagas Filho.

Aluno: Luís Henrique de Amorim

ARAUJO-JORGE, T. C.;Kurtenbach, E; ANDRADE, L. V. B.; BARBOSA, J. V.; SA, M. R.. Jornalismo científico na América Latina: Um estudo de caso de sete jornais da região. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Felipe Augusto Karam Teixeira

Kurtenbach, E. Identificação e caracterização dos genes que codificam as isoformas de ascorbato peroxidase em arroz(Oryza sativa L.). 2005.

Aluno: Luiz Mors Cabral

Kurtenbach, E. Identificação e caracterização de uma nova proteína que interage com o complexo pré-replicativo de arabidopsis thaliana. 2005.

Aluno: Jamila Alessandra Perini

Kurtenbach, E. Determinação da freqüência dos alelos CYP2C9 em amostra da população brasileira e correlação comparâmentros farmacocinéticos e farmacodinâmicos de antiinflamatórios não-esteroidais. 2005. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luana de Souza Siqueira

ARAUJO-JORGE, T. C.; MONTEIRO, S. S.; BARBOSA-LIMA, M. C. A.;Kurtenbach, E; FALCAO, E. B. M.; LUZ, M. R. M. P.. Em cadernos escolares de ciências: o registro das práticas docentes e discentes. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Francisco Meirelles Bastos de Oliveira

Kurtenbach, E. Caracterização funcional do fator transcricional Sm-PUR-a em Scistosoma mansoni.. 2004. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Sulzer Roquette

Kurtenbach, E. A Representação social de natureza entre estudantes da oitava série eo papel da educação ambiental na escola fundamental. 2004.

Aluno: Elisandra de Araújo Galvão

Kurtenbach, E. A ciência vai ao cinema: uma análise de filmes educativos e de divulgação cientifica do INCE. 2004.

Aluno: Andreza Patrícia Marinho de Souza Martins

Kurtenbach, E. Validação de um teste rápido,sensível e específico para o diagnóstico do vírus Dengue através de RT-PCR em tempo real (Real Time RT-PCR). 2004.

Aluno: Roberta Lopes Rodrigues

Kurtenbach, E; SILVA, G. P.;SORGINE, M. H. F.. Superexpressão da subunidade cdc27a do APC (complexo promotor de anáfase) de Arabidopsis thaliana em tabaco (Nicotiana tabacum). 2003. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jurema Rapôso Félix de Sousa

Kurtenbach, E. Acao proteolítica das proteases do veneno de Bothrops jararaca sobre seus próprios constitutintes e identificaçao de proteína de alto peso molecular da familia das lectinas tipo C.. 2003. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Cesar Carvalho de Freitas

Kurtenbach, EMELLO, F. G.; CARVALHO, R. P.. Internalização de receptores muscarínicos por agonista em células de retina em cultura. 2003. Dissertação (Mestrado em Neuroimunologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carolina Alvares da Cunha de Azeredo Braga

Kurtenbach, E. Estudo do Enovelamento e Oligomerização da Proteína Portal do Bacteriófago P22.. 2002. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Lopes de Abreu Lima

Kurtenbach, E. O uso de regiões de microssatélite do DNA como marcadores moleculares na identificação de cultivares de trigo (T. aestivum).. 2002. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Manuel Gustavo Leitão Ribeiro

Kurtenbach, E. O efeito inibitório do zinco sobre a atividade Na+, K+-ATPásica do orgão elétrico do Electrophorus electricus (L.) é passível de reversão pelo DTT.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Rangel dos Anjos Paiva

Kurtenbach, E. Estudo da propriedades físico-química e nutricionais das globulinas de reserva de sementes de Vigna unguiculata e de Pisum sativum.. 2002. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joyce Ferreira Carvalho

Kurtenbach, E. Exercício aeróbico como fator de prevenção das alterações bioquímicas induzidas pelo infarto do miocárdio no músculo esquelético.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marta Citelli dos Reis

Kurtenbach, E. Glutationa peroxidase no carrapato Boophilus microplus.. 2001. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Milena Bastos Furtado

Kurtenbach, E. Investigação do papel dos auto-anticorpos anti-Ro(SSA.. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiano Vinagre da Silva

Kurtenbach, E. Caracterização das respostas de cana de açúcar variedade B-4362 a infecção por Herbaspirillum spp.. 2001. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Goulart Pacheco

Kurtenbach, E. Atividade antitrobótica do condoritim sulfato fucosilado.. 2001. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Hamilton da Silva Junior

Kurtenbach, E. Caracterização imunocitoquímica e molecular de proteínas homólogas a perfurina em coelho (Orictholagus cuniculus) e gambá (Didelphis marsupialia).. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcus Vinicius Eiffle Duarte

Kurtenbach, E. Uma modelagem de dinâmica populacional microbiana estruturada em idade.. 2000. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Emerson Guedes Pontes

Kurtenbach, E. Caracterização da interação de lipoforina com o seu receptor em membrana de corpo gorduroso de Rhodnius prolixus (Hemiptera, Reduviidae).. 1999. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maysa Beatriz Mandetta Clementino

Kurtenbach, E. Imunopurificação da GlutRNA Gln amidotransferase da archaebacteria Haloferax volcanii.. 1998. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Larissa Nogueira Soares Menezes

Kurtenbach, E. Transformação genética de arroz (Oriza sativa L. var. Indica) com o gene da lectina-quitinase de Urtica dioica.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Vargas Vilar

Kurtenbach, E. Isolamento e caracterização de um gene de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) induzido pela associação com bactérias diazotróficas endofíticas.. 1998. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos José Bezerra Daniel

Kurtenbach, E. Estrutura e função da perforina: análise do N-terminal.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Astria Dias Ferrão Gonzales

Kurtenbach, E. Utilização da Pressão hidrostática no estudo estrutural da proteína transtirretina e de suas propriedades amiloidogênicas.. 1998. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marinella Silva Laport

Kurtenbach, E. Resposta ao choque térmico em Enterococcus faecalis. Uma análise comparativa com Atreptococcus pyogens e Staphylococcus aureus.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Regina Celi de Carvalho

CARVALHO, R. C. DE;Kurtenbach, E. Caracterização parcial de Glu-tRNA Gln amidotransferase de Bacillus subtilis.. 1997. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudio Masuda

Kurtenbach, E. Caracterização da função do segmento amino terminal da H+-ATPase de membrana plasmática de levedura (Saccharomyces cerevisiae).. 1997. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sandra Iara Lopes Seixas

Kurtenbach, E. Alterações do músculo esquelético e tecidos linfóides do camundongo mdx com distrofia muscular.. 1995. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: SORAIA BASTOS

Kurtenbach, E. Estudo da influência de ligantes e reguladores em mudanças conformacionais de Ca2+- ATPase de membrana geritrócito marcada com FITC, por técnica de fluorescência.. 1995. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Saad Nehme

Kurtenbach, E. Termoestabilidade do complexo Fo F1 - ATPase mitocondrial: papel de osmólitos e contribuição da proteína inibidora.. 1995. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ANA LUCIA MORAES GIANNINI

Kurtenbach, E. Interação de proteínas nucleares com o gene sexo específico F-10 em S. mansoni.. 1993. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Chantre Justino

Kurtenbach, E. " Associação entre as alterações nos níveis dos transcritos dos genes de reparo de DNA e as respostas clínicas em pacientes com carcinoma urotelial de bexiga ". 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Margarete Pereira Friedrich

Kurtenbach, E. " Educação na WEB: análise de um campo de conhecimento multidisciplinar em sites de língua portuguesa e inglesa ". 2014. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Youssef Bacila Sade

Kurtenbach, E. " Identificação, expressão e melhoramento de celulases endógenas do caramujo achatina fulica e dos cupins coptotermes gestroi e cornitermes cumulans ". 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Silva de Almeida

Kurtenbach, E. " Fisiologia Celular e Biologia Molecular ". 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Maciel de Oliveira Pinto

Kurtenbach, E. " Isquemia e Reperfusão Miocárdica: Estudo dos fatores cardioprotetores do preconcionamento Isquêmico ". 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Gonçalves Pupe

Kurtenbach, E. " Desenvolvimento e avaliação de sistemas nanoestruturados de liberação de fármacos e suas aplicações terapêuticas ". 2013. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mara Cristina Pimeta dos Santos

Kurtenbach, E. " Remodelamento elétrico cárdiaco em corações de ratos tratados com Metilmercúrio ". 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Stephany Cristiane Corrêa

Kurtenbach, E. " Estudo dos mecanismos de resistência na Leucemia Mielóide crônica: ativacão do Gene ABCB1 ". 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luísa Hoffmann

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Diversidade Genética da protease NS3 do Virús da Hepatite C em pacientes Crônicos submetidos a tratamento com interferon e Ribavirina ". 2012. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: André Meyer Alves de Lima

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Dança e Ciência: Estudo acerca de processos de Roteirização e Montagem Coreográfica baseados em Formas e Padrões de Organização Biológico a partir dos fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp ". 2012. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Teresa Cristina Calegari Silva

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; Bou-Habib, C.S.M.E.; Viola, B.P.J.; LOPES, U. G.; Lima, A.C.P.A.. " Estudos dos Mecanismo da repressão transcricional durante a infecção por: L.amazonesis: Papel do fator Transcricional NF-kB da proteína Histona Deacetilase 1". 2012. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Sarmento Vieira

Kurtenbach, E.Kurtenbach, E. " Sinalização purinérgica na diabetes mellitos tipo 1 ". 2012. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Spolti Leão

Kurtenbach, E. " Avaliação da exposição ambiental ao mercúrio em mulheres e crianças de comunidades amazônicas da região da bacia hidrográfica do rio Jamari, Rondônia, Brasil ". 2012. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Cristina Ferraz Nogueira

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Identificação e Caracterização do Sítio de Interação e Mudanças Conformacionais da Trombina pela Botrojaracina ". 2012. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Estevam Parente Martins

Kurtenbach, E. " Caracterização bioquímica e molecular do Citocromo P450 1A do peixe Pterygoplichthys sp ". 2012. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Luiz Luzardo Filho

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. ? Conseqüências da programação metabólica por desnutrição protéica durante a lactação: alterações morfo funcionais, regulatórios e de transporte renal de Na+ com estabelecimento de hipertensão arterial na vida adulta?. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sylvia Martins de Marsillac

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Caracterização funcional de BRCA1 através do Estudo dos domínios BRCT". 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tula Celeste Wilmart Gonçalves

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Contribuições do Componente Oxidativo da radiação UV-B na Toxicidade e Mutagênese induzidas em modelos Procarióticos e Eucarióticos ". 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Ingrid Dutra da Silva Xisto

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Influência das a-Glucanas e Peptidoramnomananas de Scedosporium prolificans na Resposta imune Hospedeiro ". 2011. Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Hallack Fabrino

Kurtenbach, E.Kurtenbach, E. " Análise Estrutural e funcional de expolissacarídeos e na capacidade da bactéria em colonizar plântula de arroz (Oryza sativa) ". 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Britto Borges

Vierya, A.R.; CARVALHO, D. P.; Martins, R.A.P.;KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " A Fosforilação regulatória da Cu(I)-ATPase de levedura, Ccc2, por proteína cinase A modula de forma hierárquica suas interações intra-e inter-moleculares ". 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Salles Cesar de Oliveira

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; ABDELHAY, E. F.; Saffi, G.; Pádula, M.; URMENYI, T. P.. " Mecanismo de reparo de DNA em Células BCR-ABL Positivas ". 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: André Meyer Alves de Lima

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Dança e Ciência: Estudo acerca de Processos de Roteirização e Montagem Coreográfica baseados em Formas e Padrões de Organização Biológicos a partir dos Fundamentos da dança de Helenita Sá Earp ". 2010. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Jose Rocha de Sousa

FOLLMER, C.;KURTENBACH, E.Kurtenbach, EALMEIDA, M. S.; PASCUTTI, P. G.; BORGES, R. S. M.. Determinação da estrutura do peptídeo de fusão e caracterização termodinâmicada proteína capsídica do vírus da dengue tipo 2.. 2009. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Limaverde Soares Costa Sousa

DAMASCO, C. R. A.;KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; BISCH, P. M.; WEISSMULLER, G.. " Tópicos avançados de Biologia estrutural ". 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michele Diniz Menezes Passos

PACHECO, A. B. F.;KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; SILVA, R.; BORGES, R. S. M.. " Biologia Molecular Extrutural ". 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Christine Cruz Oliveira

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; TODESCHINI, A. R.; MOURA NETO, V.; POIAN, A. T.. " Degradação de heme e inflamação: Estudos sobre o papel inibitório da biliverdina na migração de leucócitos". 2009. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle Diniz Menezes Passos

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; THOMPSON, F. L.; Soares, C. A. G.; PACHECO, A. B. F.; BORGES, R. S. M.; Hemerly, A. S.. " PhoB de Vibrio cholerae: auto-regulação gênica e busca de novos genes regulados por PhoB ".. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciano Neves de Medeiros

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Interação da denfensina Psd1 com a monohexosil ceramida (CMH) isolada do fungo Fusarium solani. ". 2009. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Julieta Schachter

Kurtenbach, E; LOPES, M. F.; CASTRO, N. G.; PERSECHINI, P. M.; GOLDENBERG, R. C. S.. Dois mecanismos de transporte transmembrana associados à ativação do receptor P2X7 em macrófagos. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Mulinari Fontana

Kurtenbach, E. Ureases da Canavalia ensiformis peptídeo inseticida derivado. 2008. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Paula da Silva de Alvarenga Santiago

GALINA FILHO, A.; CARVALHO, D. P.;MACHADO, E.A.KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; FERNANDES, J. R. M.. Função antioxidante preventiva da ATP-fosfotransferases mitocondriasis em mamífero.. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Limaverde Soares Costa Sousa

Kurtenbach, E. Estabilidade do Dímero de Endostatina e suas implicações no tratamento do Câncer. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alicia Viviana Pinto

Kurtenbach, E; LEITAO, A. A. C.; ALMEIDA, C. E. B.; DAMASO, C. R. A.; OLIVEIRA, R. L. B. C.. Caracterização bioquímica e genética da proteína MutS2 de Helicobacter pylori. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Janaína Japiassú de Vasconcelos Cavalcante

Kurtenbach, E. Caracterização de fatores de transcrição da via de sinalização do etileno modulados durante a associação entre cana-de-açúcar (Saccharum spp.) e bactérias diazotróficas endófiticas. 2006. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Norma Aparecida dos Santos Almeida

Kurtenbach, E. Estudos da expressão das conexinas atriais e alterações de condução elétrica em camundongos com expressão exclusiva no miocárdio de um receptor para hormônio tireoidiano dominante negativo. 2006. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Cristine Manfrinato Reis

Kurtenbach, E. Estudo do mecanismo de ação da endostatina ,um potente inibidor de angiogênese. 2005.

Aluno: Lilian Damiana da Silva de Carvalho

Kurtenbach, E. Caracterização do envolvimento do fator de transcrição NFATI na regulação do ciclo celular e tumorigênese. 2005. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Inah Maria Drummond Pecly

Kurtenbach, E. Remoção renal e hepática do condroitim sulfato em ratos. Efeito do peso molecular e estrutura química. 2005. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adilson da Costa filho

Kurtenbach, E. Glicosaminoglicanos sulfatados:no inseto hematófago Rhodnius prolixus. 2004.

Aluno: Luis Eduardo Díaz Giménez

Kurtenbach, E. Estudo da Função Cardíaca em Animais Imunizados com o DNA de Receptores Acoplados a G-proteínas Cardíacos.. 2003. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Roberto Ferreira Louzada Junior

Kurtenbach, E. Ativação do Receptor GABAa por taurina e melatonina como mecanismo de neuroproteçao contra o dano excitatório.. 2003. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Souza da Silveira

Kurtenbach, E. Modulação de morte celular por peptídeos neuroativos no tecido retiniano.. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Karen Wagner de Souza

Kurtenbach, E. Células Lucena I: suas características de resistência a múltiplas drogas (MDR), modulação e mobilização intracelular de cálcio.. 2002. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Astria Gonzales Ferrao

Kurtenbach, E. Estudo de amiloidoses segundo seus agentes patogênicos - transtirretina e b-amilóides.. 2001. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudio Akio Masuda

Kurtenbach, E; FERREIRA, S. T.; PREVIATO, J. O.. Mecanismos moleculares da ação de lítio na levedura Saccharomyces cerevisiae: efeitos no metabolismo da galactose.. 2001. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: GEORGIA CORREA ATELLA

Kurtenbach, E. Caracterização do complexo pré-replicativo de Arabidopsis thalia.. 2001. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Henrique Ferreira Sorgine

Kurtenbach, E. A proteinase aspártica ligadora de heme (THAP) de Boophilus microplus. Purificação, caracterização e implicações para um novo mecanismo regulatório de hemoglobinases.. 2001. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciane Cláudia Barcellos

Kurtenbach, E. Modulação da corrente de cálcio por anticorpos de pacientes chagásicos crônicos.. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aurélio Vicente Graça de Souza

Kurtenbach, E. Heme, estresse oxidativo e transdução de sinal.. 2000. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guaracira Gouvêa

Kurtenbach, E. Divulgação Científica para crianças: O caso da Ciência Hoje das Crianças.. 2000. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarissa Menezes Maya Monteiro

Kurtenbach, E. Identificação e Caracterização de uma Heme-lipoproteína (HeLp), da hemolinfa do Carrapato Bovino, Boophilus microplus. Transporte de Heme e Atividade Antioxidante.. 2000. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudio Miguel da Costa Neto

Kurtenbach, E. Bases moleculares da ativação do receptor de angiotesina II.. 1998. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Cristiana Pedrosa Melo Porto

Kurtenbach, E. Estudo da estrutura e das propriedades funcionais de derivados neoglicosilados da vicilina, proteína de reserva de ervilha (Pisum salivum).. 1997. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Dias Fernandes

Kurtenbach, E. Óxido nítrico: efeito giardicida e interação com citoesqueleto.. 1996. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Helena Carla Castro Cardoso de Almeida

Kurtenbach, E. Análise imunoquímica da molécula botrojaracina: Estudos comparativos com proteínas homólogas em venenos de serpentes.. 1996. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mauro Villas Bôas

Kurtenbach, E. Efeitos da alta pressão hidrostática sobre nucleosomas e vírus da imunodeficiência símia.. 1995. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marílvia Dansa de Alencar Petretski

Kurtenbach, E. Função antioxidante de proteína de ligação de heme de Rhodnius prolixus (hemiptera).. 1994. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Taissa Vieira Machado Vila

Kurtenbach, E. " Processo de interação Fungo-Célula hospedeira e Imunidade não específica, específica e citocinas ". 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Micologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Chantre Justino

PACHECO, A. B. F.;Kurtenbach, E; SILVA, R.; BORGES, R. S. M.. " Estrutura de Cromatina - Alterações Cromossônica - DNA repetitivo e Implicações evolutivas ". 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Verjovsky de Almeida Ribeiro de Souza

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Experimentação animal sob a ótica popular: afetividade, moralidade e ética ". 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luísa Hoffmann

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Doenças Cardiovasculares ". 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Kelly Ishida

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; SOARES, R. A.; VOMMARO, R. C.; RODRIGUES, J. F. C.. Área de Micologia, pontos escolhidos: Polimorfismo e Dimorfismo, Parede Celular: Estrutural e Função, Quimioterápicos e Mecanismo de ação.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Suely Pereira Rosa

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " O Campo de conhecimento da Educação Física: Uma aboradgem Cientométrica. ". 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lívia Carvalho Barbosa

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; SILVA, J. L. N.; BORGES, R. S. M.; LEITAO, A. A. C.. " Análise da produção de Biofilme em Vibrio cholerae 01 sob limitação de Fosfato na presença de Bile. ". 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina de Oliveira Maia

Kurtenbach, E.Kurtenbach, E. " Interdisciplinaridade: história, teoria e prática". 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata de Lima Sales Ginçalves

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Visfatina / PEBF/ NAMPT no controle da secreção de insulina". 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Alves Americo

DAMASCO, C. R. A.;KURTENBACH, E.Kurtenbach, E; Cordeiro, Y. M. L.; PACHECO, A. B. F.. " Identificação de ligantes do complexo hop/STI-1: PrPc: Possível participação de componentes intermediários na sinalização celular ".. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Rangel dos Anjos Paiva

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. " Atividade antioxidante das proteínas da semente de feijão fradinho (Vigna ungliculata). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisson Antonio da Costa Romanel

Kurtenbach, E. Análise filogenética da família B3 e análise da regulação e via de sinalização de dois membros da família B3 durantes os estágios iniciais do desenvolvimento da estame em Arabidopsis thaliana. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joana Cabral do Santos

Kurtenbach, E. Inteínas: estrutura, função e evolução. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Cruzeiro da Silva

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. VEGF e angiogênese: seus inibidores na atividade anti-tumoral. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCEL MENEZES LYRA DA CUNHA

KURTENBACH, E.Kurtenbach, E. Caracterização da melanina do fungo patogênico Fonsecaea pedrosoi por métodos biofísicos e bioquímicos. Análise do efeito de inibidores de biossíntese de melanina, e avaliação da citotoxicidade destes a humanos em modelos in vitro. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Antônio Dourado Junior

Kurtenbach, E. Índices para compreensão das bases neurais da emoção. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Taís Rabetti Giannella

Kurtenbach, E. Mapas conceituais: uma ferramenta para a aprendizagem significativa. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maysa Mandetta Clementino

Kurtenbach, E. Formação de Biofilmes. 2004.

Aluno: Marcio Martins Loureiro

Kurtenbach, E. Interações Planta-inseto. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michel do Nascimento Miranda

Kurtenbach, E; LOMELLI, M. M.. Clonagem e caracterizaçao de genes MDR de Candida albicans em Saccharomyces cerevisiae.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Martin Herman Bonamino

Kurtenbach, E. O papel do óxido nítrico na patofisiologia vegetal e a procura pelo óxido nítrico sintase em plantas. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ciria Carolina Quintero Hernández

Kurtenbach, E. Anticorpos como moduladores alostéricos positivos da função muscarínica cardíaca na fase crônica da doença de Chagas.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wagner Seixas da Silva

Kurtenbach, E. Imunidade Inata em Plantas.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Mirada Lery Santos

Kurtenbach, E. Análise Proteômica da interação entre a bactéria endofítica gluconacetobacter diazotrophicus e plantas de cana de açúcar e batata doce. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco José Rocha da Sousa

Kurtenbach, E. Determinação da estrutura tridimensional do peptídeo de fusão e caracterização termodinâmica da proteína capsídica do vírus da dengue tipo 2.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael de País Cardoso

Kurtenbach, E. " Caracterização parcial de um peptídeo antifúngico presente em extrato de planta da amazônia da família fabaceae ". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Willian Chen

Kurtenbach, E. Estudo de peptídeos formadores de poro em biomembranas por métodos de Dinâmica Molecular.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas Modalidade Medica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela de Oliveira Paiva e Silva

Kurtenbach, E. Estudos sobre a síntese de proteína ligadora de heme de Rhodnius prolixus.. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas Modalidade Medica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Kurtenbach, E. Participação em Banca Examinadora do Concurso Púlblico de provas e Títulos. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Kurtenbach, E; Goldman G; Palmas MS; Abreu MB; Melo AC. Participação em Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Kurtenbach, E. Membro da Comissão de Seleção de candidatos ao Doutorado em Ciências do IMPG. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Kurtenbach, E. Participação em Banca de Avaliação da Seleção de candidatos do PDSE. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Kurtenbach, E. Participação na Avaliação de Sessão de Pôsteres da II Semana da Graduação de Biofísica. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Kurtenbach, E. Participação na Comissão de Avaliação de Cartazes para o Prêmio SBBq. 2012. Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aida Hassón Voloch

KURTENBACH, E.;HASSÓN VOLOCH, A.. Marcação da Ca-ATPase do retículo sarcoplasmático com derivados fluorescentes de pireno: exposição ao solvente e dissociação de subunidades induzida por pressão. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aline Tolentino

Uma noite no Espaço Ciência Viva: Uma experiência entre um museu de ciências e a educação de jovens e adultos; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Stephanie Alexia Cristina Silva Santos

Estudo do papel do receptor P2X7 no dano lisossomal em macrófagos e sua contribuição na imunidade inata; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Paula Barja Fidalgo

Elaboração de animações sobre a temática sangue e medula óssea para divulgação de ciência; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Lúcia Carvalho

Uso do Espaço Ciência Viva na construção do conhecimento sobre trombose; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Caroline de Almeida Correa

Estudos das alterações fenotípicas e genotípicas em diferentes etapas da formação de biofilme de Aspergillusnidulans em resposta a defensina deervilha Psd2; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Gustavo Diniz de Mesquita Taveira

Impacto da divulgação científica em Neurociência na percepção e no interesse sobre o conhecimento científico de adolescentes; Início: 2018; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bruno Cabral Braga

Estudo de alterações celulares cardíacas em modelo murino de Cardiomiopatia Dilatada Autoimune; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Caroline Corrêa de Almeida

Avaliação do efeito da defensina Psd2 como possível reversora da resistência a fluconazol mediada por bombas de efluxo; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Lilian Soares da Cunha Gomes 

Cartilha de orientação de práticas experimentais utilizando sangue: qualificando mediadores do Espaço Ciência Viva; 2016; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Fábio Alexandre Brunis Falcão

Utilização de Mapas Conceituais na Avaliação da Aprendizagem dos alunos do curso; 2013; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Paula Cavalcante de Andrade

Análise da atividade antitumoral do peptídeo antimicrobiano Psd1; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Camila Guerra Martinez

Cardiomiopatia dilatada induzida pela presença de autoanticorpos contra o receptor muscarínico do tipo M2: Aspectos bioquímicos e moleculares; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Ricardo Melo Oliveira

Estudo da implementação de um procedimento operacional padrão em um laboratório de pesquisa básica da área biomédica considerando os principíos de biossegurança e boas práticas de laboratório; 2012; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Virginia Sara Amaral Granfiele

Expressão Heteróloga Constitutiva da Defensina de Ervilha PSD2 Pichia Pastoris e seu como Bioantagonista; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Naelton Mendes de Araújo

Estudos Webométricos de Planetários pelo Mundo; 2010; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Caroline Mota Fernandes

?Regulação do fator transcricional Hsf1 de Saccharomyces cerevisiae: um novo mecanismo induzido por estresse de pressão hidrostática?; 2010; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Gustavo Motta Rubini

Reelaboração e avaliação de experimentos de física das rotações em museus interativos de ciências; 2008; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Márcia Gracindo da Silva

Modelo Cardiopatia Dilatada Induzida por Doxorubicina e Análise de Parâmetros Funcionais e Moleculares; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Daniela Del Rosário Flores Rodrigues

Alterações cardíacas em camundongos após transferência de anticorpos de animais com cardiomiopatia dilatada imunizados com porções funcionais do receptor muscarínico subtipo m2; 2007; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Iuri Bastos Pereira

Expressão heteróloga constitutiva da defensina de ervilha Psd1 em Pchia pastoris e seu uso como bioantagonista no controle da doença de maças causada pelo fungo Penicillium expansum; 2006; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Mair Machado Medeiros de Oliveira

?Isolamento e carcaterização de proteínas da matriz solúvel de otólitos de corvina (Micropogonias furnieri), microestrutura da fase mineral e biomineralização in vitro?; 2006; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Cecilia Bezerra Carrosini Cavalcanti

Análise do consumo alimentar; das fontes de informação e dos conhecimentos nutricionais de Professores de Ciências e seus Alunos de 8 série da Rede Municipal de Niterói?; 2005; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Carlos Alfredo Franco Cardoso

Um Estudo Sobre a Evolucao do Conceito de Fermentação ao Longo da História; 2004; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Tatiana Domitrovic

Análise Global da Expressão Gênica em Células de Saccharomyces cerevisiae Submetidas à pressão hidrostática; 2004; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Luciano Neves de Medeiros

Interaçao da defensina Psd1 com membranas lipídicas: estudo de dinâmica molecular por RMN e citotoxicidade; 2004; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Roberto Perez Campelo

Fosforilação por GRK2 e PKC da terceira alça intracelular do receptor muscarínico subtipo M2 na presença de soros de pacientes chagásicos crônicos; ; 2002; 120 f; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Patricia Cristina dos Santos Costa

Mestrado em Fisiologia - Patrícia Cristina dos Santos Costa intitulada Cracterização da tividade agonista do soro de pacientes chagásicos crônicos: avaliação da resposta humoral e funcional; ; 2001; 120 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Eleonora Kurtenbach;

K

M; S; Cabral; Purificação e caracterização de dois peptídeos de defesa isolados de sementes de ervilha (Pisum sativum); 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Fernanda C Retondaro

Terceira Alça Intracelular do Receptor Muscarínico Humano: Subtipo M2: Presença de Auto-Anticorpos No Soro de Pacientes Chagásicos; Fosforilação Agonista-Independente Por Proteínas Quinases A e C; 1997; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Heline Costa soares

Expressão Heteróloga do Receptor Muscarínico Subtipo M1 Re Rato Em Levedura S; Cerevisiae e P; Pastoris; 1997; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Barbara Barbosa Succar

EXPRESSÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE BIOLÓGICA DA DESINTEGRINA JARASTATINA; 2018; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eleonora Kurtenbach;

Jenifer Nowatzki

Otimização de vetores e engenharia celular para produção de insumos farmacêuticos biotecnológicos; 2017; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

André Luiz Gouvêa de Souza

Efeito da intoxicação por metilmercúrio em músculos esqueléticos de camundongos: Influência do sistema Ubiquitina-Proteassomo e do exercício resistido; 2017; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Virginia Sara Grancieri

Estudos de interação da defensina Psd2 com vesículas miméticas: o papel da glicosilceramida para a atividade antifúngica; 2017; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Camila Guerra Mertinez

Cardiomiopatia Autoimune: Alterações imunológicas e metabólicas induzidas por anticorpos anti-M2AChR; 2016; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Marcia Gracidno Silva

Análise de Aspectos Bioquímicos e Funcionais de Modelo de Intoxicação por Metilmercurio em Camundong; 2015; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Caroline Mota Fernandes

Construção e caracterização de cepas de Aspergillus nidulans mutantes na vida de síntese de glucosilceramida e análise dos mecanismos de morte celular induzidos pela defensina Psd1; 2014; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

José Ribamar Ferreira

POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL (2003-2012); 2014; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Iuri Bastos Pereira

" Caracterização estrutural da defensina de ervilha Psd2 por Ressonância Magnética Nuclear "; 2011; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Virginia Gracieri Amaral

Estudo da interação da defensina de ervilha Psd2 com possíveis alvos de fungos; 2011; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Luciano Neves de Medeiros

Interação de Defensina Psd1 coma Monohexosil Ceramida (CMH) Isolada do Fungo Fusarium Solani; 2009; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Tatiana Domitrovic

Estresse de pressão hidrostática em S; cerevisiae: estudo das vias de sinalização e caracterização estrutural e fucional de uma nova proteína envolvida na resposta; 2008; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Fábio Castro Gouveia

Estudo webométrico de Associações de Museus e Centros de Ciências; 2007; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Roberto Perez Campelo

Autoanticorpos contra porções funcionais do receptor muscarínico subtipo M2: presença em soro de pacientes chagásicos crônicos e ação em modelo de cardiomiopatia idiopática dilatada; 2006; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

DENISE DA SILVEIRA LOBO

Análise da interação proteíca da defensina Psd1 de Pisum sativum com proteínas do fungo Neurospora crassa; 2006; Tese (Doutorado em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Eleonora Kurtenbach;

Luis Eduardo Díaz Giménez

Estudo da função cardíaca em animais imunizados com o cDNA de receptores acoplados a G-proteínas; 2003; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Kátia Maria dos Santos Cabral

O Envolvimento dos Peptídeos Antimicrobianos Psd1 e Psd2 na Resposta de Defesa da Planta de Ervilha (Pisum sativum) contra Fungos?; ; 2003; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Heline da Costa Soares

Expressão diferencial e localização de receptores dopaminérigicos D1em retina de galinhas; ; 2002; 102 f; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Melissa Alves Freitas Silva

?Genes de urease na Canavalia ensiformis: caracterização de um novo membro JBURE-II; Potencial como bioinseticida?; ; 2002; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Eleonora Kurtenbach;

Marcius da Silva Almeida

Psd1, uma nova proteína de defesa isolada de ervilha (Pisum sativum): estudos da sua estrutura e função; ; 2001; 166 f; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Alessandra Rangel

Cronologia da obra de Maurice Jacques Bazin: longa trajetória na educação e difusão da ciência; ; 2013; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Eleonora Kurtenbach;

Luciano Neves de Medeiros

Dinâmica da interação entre defensinas de plantas e fungos filamentosos: da membranas a componentes celulares; 2011; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Eleonora Kurtenbach;

Luciano Neves de Medeiros

2010; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Eleonora Kurtenbach;

Tatina Domitrovic

Caracterização Estrutural e Funcional de Proteínas Desconhecidas Induzidas por Estresse de Pressão Hidrostática em Saccharomyces cerevisiae; 2008; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Eleonora Kurtenbach;

Beatriz Campos Lemos

?Canto do Aedes?: Elaboração de uma atividade interativapara a divulgação científica do Aedes aegypti no Espaço Ciência Viva; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Rafael Cardoso Pais

Caracterização parcial de um Petídeo Antifúngico presente em extrato de planta da Amazônia da família Fabaceae; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Willian Dantas

Ciência: Luz, Câmera e Ação! Um Repertório de Soluções Audiovisuais para Centros e Museus de Ciências; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Rosana Cristina da Silva

Fermentação: eleboração de um módulo experimental didático em museu de ciencias; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciencias e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Uri Duarte de Oliveira Ramos

Uso de modelos didáticos na construção do conhecimento sobre os grupos sanguíneos: um estudo com alunos do ensino médio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Stephanie Alexia Cristina Silva Santos

Investigação da participação do Receptor P2X7 e do poro de Panexina-1 no extravasamento de vesículas endocíticas; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Caroline Corrêa de Almeida

EFEITO DA DEFENSINA PSD2 NA ATIVIDADE ATPÁSICA DA BOMBA DE EFLUXO PDR5P E NA FORMAÇÃO DE BIOFILME DE CANDIDA ALBICANS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

THAYANE LARANJA DOS ANJOS

ANÁLISE DE ASPECTOS FUNCIONAIS CARDÍACOS EM MODELO DE TOXICIDADE POR CLORETO DE METILMERCÚRIO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Castelo Branco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Patricia Cristina dos Santos Costa

Caracterização da ação muscarínica em soros de pacientes chagásicos crônicos; ; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologicas Modalidade Medica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Roberto Perez Campelo

Expressao Heterologa da terceira alca intracelular do receptor muscarinico subtipo m2 e sua fosforilacao pelas quinases A e C na presenca de soros de pacientes chagasicos cronicos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologicas Modalidade Medica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

SIMONE QUEIROGA BRITO

Efeito da pressão hidrostática em leveduras S; cerevisae mutantes no gene da trealose 6- fosfato sintase; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Clycia Fugino da Silva

A Divulgação Científica e a do Saber Gerado na Universidade: Recursos Hídricos e qualidade de Vida; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Bruno Cabral Braga

Estudo do sistema ubiquitina proteassoma em modelo murino de cardiomiopatia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Mariana Fernandes da Silva Souza

A Divulgação Científica e a Divulgação do Saber Gerado na Universidade: Recursos Hídricos e Qualidade de Vida; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Talássia Fernandes Carneiro

A Divulgação Científica e a Divulgação do Saber Gerado na Universidade: Recursos Hídricos e Qualiade de Vida; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Wladimir Calixto Braga da Rosa

A Divulgação Científica e a Divulgação do Saber Gerado na Universidade: Recursos Hídricos e Qualidade de Vida; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Daiane Dias de Pontes

A Divulgação Científica e a Divulgação do Saber Gerado na Universidad: Recursos Hídricos e Qualidade de Vida; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Almir de Aguiar Picanço

Uso das ferramentas Moleculares e Funcionais no estudo da Interação; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Stefanie de Lima Moreira da Silva

Caracterização da atividade da defensina de ervilha PSD1 no crescimento e na expressão gênica do fungo aspergillus nidulans; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Paula Cavalcante de Andrade

" Expressão, purificação e caracterização de mutantes sítio dirigidas do peptídeo antimicrobiano Psd1 ? Estudos de relação estrutura-função"; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

João Claudio Goncalves Freire

YER067W: um novo gene de Saccharomyces cerevisiae importante para a regulacao da biossintese de ergosterol; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eleonora Kurtenbach;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sergio Verjovski Almeida

Marcacao da Ca-ATPase do Reticulo Sarcoplasmatico Com Derivados Fluorescentes de Pireno: Exposicao Ao Solvente e Dissociacao de Subunidades Induzidas Por Pressao; ; 1985; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Sergio Verjovski Almeida;

Sergio Verjovski Almeida

Efeito Protetor do Anti-Soro Anti-Hormonio de Crescimento Na Distrofia Muscular Em Galinhas; 1988; Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Sergio Verjovski Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SAVIO, LUIZ EDUARDO BAGGIO ; DE ANDRADE MELLO, PAOLA ; SANTOS, STEPHANIE ALEXIA CRISTINA SILVA ; DE SOUSA, JÚLIA COSTA ; OLIVEIRA, SUELLEN D. S. ; MINSHALL, RICHARD D. ; KURTENBACH, ELEONORA ; WU, YAN ; LONGHI, MARIA SERENA ; ROBSON, SIMON C. ; COUTINHO-SILVA, ROBSON . P2X7 receptor activation increases caveolin-1 expression and macrophage lipid raft formation boosting CD39 activity. JOURNAL OF CELL SCIENCE , v. 133, p. jcs.237560, 2020.

  • AMARAL, V. S. G. ; FERNANDES, C. M. ; ALMEIDA, C. C. ; FELICIO, M. R. ; Kurtenbach, E ; Santos, Nuno C. ; QUINTANA, P. G. ; Gonçalves, S. ; VALLE, A. S. . Psd2 pea defensin shows a preference for mimetic membrane rafts enriched with glucosylceramide and ergosterol. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-BIOMEMBRANES , v. 1861, p. 713-728, 2019.

  • ALLONSO, D. ; PEREIRA, I. B. ; ALVES, A. M. B. ; Kurtenbach, E ; BORGES, R. S. M. . Expression of soluble, glycosylated and correctly folded dengue virus NS1 protein in Pichia pastoris. PROTEIN EXPRESSION AND PURIFICATION , v. 162, p. 9-17, 2019.

  • AGUIAR, R. P. ; AMARAL, V. S. G. ; PEREIRA, I. B. ; Kurtenbach, E ; ALMEIDA, F. C. L. . NMR solution structure of Pisum sativum defensin 2 (Psd2) provides evidence for the presence of hydrophobic surface clusters. PROTEINS-STRUCTURE FUNCTION AND BIOINFORMATICS , v. 164, p. 36, 2019.

  • OLIVEIRA, TAIANA L. C. ; CONSORT-RIBEIRO, KARLA ; BEVILACQUA, GABRIELA D. ; KURTENBACH, ELEONORA ; ARAUJO-JORGE, TANIA C. ; COUTINHO-SILVA, ROBSON . The giant artery: blood and blood vessels in a science museum. JOURNAL OF BIOLOGICAL EDUCATION , v. 1, p. 1-19, 2019.

  • SOUZA, M. F. ; NEGREIROS, E. ; MENDES, G. ; Kurtenbach, E . Construção de um banco optico para atividades experimentais no ensino de física em i formais e não formais. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo) , v. 17, p. 79-83, 2019.

  • MARTINEZ, C. G. ; RIBEIRO, K. C. ; CAMPELO, R. P. ; RODRIGUES, D. R. F. ; SILVA, C. L. ; Kurtenbach, E . Immunization with plasmids coding to M2 acetylcholine muscarinic receptor epitopes impairs cardiac function in mice and induces autophagy in the myocardium. AUTOIMMUNITY , v. 7, p. 1-9, 2018.

  • SOUZA, A. L. G. ; Martinez, G.C. ; Kurtenbach, E . Determining Maximal Muscle Strength in Mice: Validity and Reliability of an Adapted Swimming Incremental Overload Test. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 7, p. 15, 2018.

  • GONCALVES, S. ; Silva, PM ; FELICIO, M. R. ; MEDEIROS, L. N. ; Kurtenbach, E ; Santos, Nuno C. . Psd1 Effects on Candida albicans Planktonic Cells and Biofilms. Frontiers in Cellular and Infection Microbiology , v. 7, p. 1-13, 2017.

  • FERNANDES, CAROLINE ; FONSECA, FERNANDA ; GOLDMAN, GUSTAVO ; PEREIRA, MARCOS ; KURTENBACH, ELEONORA . A Reliable Assay to Evaluate the Virulence of Aspergillus nidulans Using the Alternative Animal Model Galleria mellonella (Lepidoptera). BIO-PROTOCOL , v. 7, p. e2329, 2017.

  • FERNANDES, C. M. ; CASTRO, P. A. ; FONSECA, F. L. ; Atella, G. C. ; DEL-POETA, M. ; SINGH, A. ; GOLDMAN, G. H. ; Kurtenbach, E . Functional characterization of the Aspergillus nidulans glucosylceramide pathway reveals that LCB C8-insaturation and C9-methylation are relevant to Psd1 defensin activity. Molecular Microbiology (Print) , v. 102, p. 488-505, 2016.

  • Santana, T.P. ; Benjamim, F.C. ; Martinez, G.C. ; KURTENBACH, ELEONORA ; Takiya, M.C. ; Coutinho-Silva, R . The P2X7 receptor contributes to the development of the exacerbated inflammatory response associated with sepsis. Journal of Innate Immunity , v. 45, p. 2121-2129, 2015.

  • PAULA, L. M. ; RUIZ, A. S. ; PEREIRA, G. R. ; ANDRADE, V. A. ; Coutinho-Silva, R ; Kurtenbach, E . Um sábado de grandes descobertas: Um olhar acerca dos sábados da Ciência do Espaço Ciência Viva no Rio de Janeiro.. Latin American Journal of Science Education , v. 1, p. 22011-1-22011-14, 2015.

  • RAMOS, D. ; CHICAYBAM, G. ; DE-SOUZA-FERREIRA, E. ; Martinez, G.C. ; Kurtenbach, E ; CASIMIRO-LOPES, G. ; GALINA, A. . High Intensity Interval Training (HIIT) Induces Specific Changes in Respiration 3 and Electron Leakage in the Mitochondria of Different Rat Skeletal Muscles. Plos One , v. 10, p. e0131766-e0131766, 2015.

  • MACEDO, L. W. ; CARARO, J. H. ; MARAVAI, S. G. ; GONCALVES, C. L. ; OLIVEIRA, G. M. T. ; KIST, L. W. ; KURTENBACH, ELEONORA ; Martinez, G.C. ; BOGO, M. R. ; HIPKISS, A. R. ; STRECK, E. L. ; SCHUCK, P. F. ; FERREIRA, G. C. . Acute carnosine administration increases respiratory chain complexes and citric acid cycle enzyme activities in cerebral cortex of young rats. Molecular Neurobiology , v. 7, p. 1-9, 2015.

  • MARTINEZ, C. G. ; ZAMITH-MIRANDA, D. ; SILVA, M. G. ; RIBEIRO, K. C. ; BRANDAO, I. T. ; SILVA, C. L. ; DIAZ, B. L. ; BELLIO, M. ; PERSECHINI, P. M. ; Kurtenbach, E . P27 purinergic signaling in dilated cardiomyopathy induced by auto-immunity against muscarinic M2 receptors: autoantibody levels, heart functionality and cytokine expression. Scientific Reports , v. 5, p. 16940-16954, 2015.

  • de Medeiros, Luciano Neves ; Domitrovic, Tatiana ; DE ANDRADE, PAULA CAVALCANTE ; FARIA, JANE ; BARRETO BERGTER, ELIANA ; WEISSMÜLLER, GILBERTO ; KURTENBACH, ELEONORA . Ps d1 binding affinity towards fungal membrane components as assessed by SPR: The role of glucosylceramide in fungal recognition and entry. Biopolymers (New York. Print) , v. 102, p. 456-64, 2014.

  • Silva, M.G. ; MATTOS, E. ; CAMACHO, J. ; Domitrovic, Tatiana ; GALINA FILHO, A. ; COSTA, M. E. W. F. ; Kurtenbach, E . Cardiac systolic dysfunction in doxorubicin-challenged rats is associated with MuRF2 and MuRF3 E3 ligases upregulation. Experimental and Clinical Cardiology , v. 17, p. 101-109, 2012.

  • Gonçalves, Sónia ; Teixeira, Alexandre ; Abade, João ; de Medeiros, Luciano Neves ; KURTENBACH, ELEONORA ; Santos, Nuno C. . Evaluation of the membrane lipid selectivity of the pea defensin Psd1. Biochimica et Biophysica Acta. Biomembranes , v. 1818, p. 1420-1426, 2012.

  • Bevilacqua, D. G. ; Kurtenbach, E ; Coutinho-Silva, R . Parceria entre ensino formal e não formal: um curso de formação de Professores do ensino médio no Espaço Ciência Viva.. Ciências & Cognição (UFRJ) , v. 16, p. 66-77, 2011.

  • COSTA, MAURO W. ; LEE, STELLA ; FURTADO, MILENA B. ; XIN, LI ; SPARROW, DUNCAN B. ; MARTINEZ, CAMILA G. ; DUNWOODIE, SALLY L. ; KURTENBACH, ELEONORA ; MOHUN, TIM ; ROSENTHAL, NADIA ; HARVEY, RICHARD P. . Complex SUMO-1 Regulation of Cardiac Transcription Factor Nkx2-5. Plos One , v. 6, p. e24812, 2011.

  • MEDEIROS, MARCELO N. ; RAMOS, ISABELA B. ; OLIVEIRA, DANIELLE M.P. ; DA SILVA, RODRIGO C.B. ; GOMES, FABIO M. ; MEDEIROS, LUCIANO N. ; KURTENBACH, ELEONORA ; CHIARINI, LUCIANA B. ; MASUDA, HATISABURO ; DE SOUZA, WANDERLEY ; MACHADO, EDNILDO A. . Microscopic and molecular characterization of ovarian follicle atresia in Rhodnius prolixus Stahl under immune challenge. Journal of Insect Physiology , v. 57, p. 945-953, 2011.

  • Bevilacqua, D. G. ; Kurtenbach, E ; SILVA, R. C. . Partnership betwenn formal and non-formal education: A training course for high school teachers and the Espaço Ciência Viva. CIÊNCIAS & COGNIÇÃO (UFRJ) , v. 16, p. 66-77, 2011.

  • de Medeiros, Luciano Neves ; Angeli, Renata ; Sarzedas, Carolina G. ; Barreto-Bergter, Eliana ; Valente, Ana Paula ; KURTENBACH, ELEONORA ; Almeida, Fabio C.L. . Backbone dynamics of the antifungal Psd1 pea defensin and its correlation with membrane interaction by NMR spectroscopy. Biochimica et Biophysica Acta. Biomembranes , v. 1798, p. 105-113, 2010.

  • Domitrovic, Tatiana ; Kozlov, Guennadi ; Freire, João Claudio Gonçalves ; Masuda, Claudio Akio ; Almeida, Marcius da Silva ; Montero-Lomeli, Mónica ; Atella, Georgia Correa ; Matta-Camacho, Edna ; Gehring, Kalle ; KURTENBACH, ELEONORA . Structural and Functional Study of Yer067w, a New Protein Involved in Yeast Metabolism Control and Drug Resistance. Plos One , v. 5, p. e11163, 2010.

  • MEDEIROS, M.N. ; BELMONTE, R. C. ; SOARESA, B.C. ; MEDEIROS, L. N. ; CANETTIC, C. A. ; Freire de Lima, C.G ; MAYA-MONTEIRO, C.M. ; BOZZA, P.T. ; ALMEIDA, I.C. ; MASUDA, H. ; Kurtenbach, E ; MACHADO, E.A. . Arrest of oogenesis in the bug Rhodnius prolixus challenged with the fungus Aspergillus niger is mediated by immuneresponse-derived PGE2.. Journal of Insect Physiology , v. 55, p. 150-157, 2009.

  • Gouveia, Fábio C. ; KURTENBACH, ELEONORA . Mapping the web relations of science centres and museums from Latin America. Scientometrics (Print) , v. 79, p. 491-505, 2009.

  • GOUVEIA, F. ; Kurtenbach, E . Mapping the Web Relations of Science Centres and Museums from Northen Europe. Proceedings of the 12th International Conference of the International Society for Scientometrics and Informetrics , v. 2, p. 665, 2009.

  • JANISIEWICZ, W. ; PEREIRA, I. B. ; WISNIEWSKI, M. ; ALMEIDA, M. S. ; ROBERTS, D. ; Kurtenbach, E . Improved biocontrol of fruit decay fungi with Pichia pastoris recombinant strains expressing Psd1 antifungal peptide.. Postharvest Biology and Technology , v. 47, p. 218-225, 2008.

  • HERNANDEZ, C. C. Q. ; NASCIMENTO, J. H. ; CHAVES, E. A. ; COSTA, P. C. S. ; MASUDA, M. ; Kurtenbach, E ; CARVALHO, A. C. C. ; GIMENEZ, L. E. D. . Autoantibodies enhance agonist action and binding to cardiac muscarinic receptors in chronic Chagas' disease. Journal of Receptor and Signal Transduction Research , v. 28, p. 375-401, 2008.

  • RUBINI, G. ; CAMANHO, S. S. ; BAZIN, M. ; Kurtenbach, E ; SILVA, R. C. . A Maneira de Receber o Público no Espaço Ciência Viva. Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação e Centros Ciência. Revista Ciência e Sociedade , v. 124, p. 55-60, 2008.

  • DE-PAULA, V. S. ; RAZZERA, G. ; Medeiros, L. ; MIYAMOTO, C. A. ; ALMEIDA, M. S. ; Kurtenbach, E ; ALMEIDA, F. C. L. ; VALENTE, A. P. . Evolutionary relationship in Poaceae Family among defensins strengthened by the characterization of six new sugarcane defensins.. Plant Molecular Biology , v. 321, p. 35-68, 2008.

  • HERNANDEZ, C. C. Q. ; CHAVES, E. A. ; PEDROSA, R. C. ; COSTA, P. C. ; MASUDA, M. ; Kurtenbach, E ; CARVALHO, A. C. C. ; DIAZ-GIMENEZ, L. E. . Human Chagasic Antibody Selective Allosteric Enhacement of Acetylcholine Binding to Muscarinic Receptors: CardiacMuscarinic Dysfunction by Antibidy Interaction.. Journal of Receptor and Signal Transduction Research , v. 28, p. 375-401, 2008.

  • LOBO, D. S. ; PEREIRA, I. B. ; FRAGEL-MADEIRA, L. ; MEDEIROS, L. N. ; CABRAL, L. M. ; FARIA, J. ; BELLIO, M. ; Linde, R ; CAMPOS, R. C. ; Kurtenbach, E . Antifungal Pisum sativum defensin 1 interacts with Neurospora crassa cyclin F related to the cell cycle. Biochemistry (Easton) , v. 46, p. 987-996, 2007.

  • BOUTS, D. ; MELO, A. ; ANDRADE, A. L. H. ; SILVA-NETO, M. ; SILVA, G. P. ; SORGINE, M. H. F. ; GOMES, L. S. C. ; Coelho HS ; AGUIAR, E. C. M. ; MEDEIROS, L. N. ; Kurtenbach, E ; ROZENTAL, S. ; CUNHA-e-SILVA, N. L. ; MASUDA, H. . Biochemical Properties of the Major Proteins from Rhodnius prolixus Eggshell. Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 37, p. 1207-1221, 2007.

  • Kurtenbach, E ; ALMEIDA, M. S. ; R. C. Machado ; A. M. de Castro ; DAMASO, M. C. T. ; ALBANO, R. M. ; PEREIRA JUNIOR, N. ; MARTINS, O. B. ; ANDRADE, C. M. M. C. . Cultivation of Recombinant Pichia pastoris for Xylanase Production in a Methanol-fed Bioreactor. Brazilian Archives of Biology and Technology , v. 49, n.february, p. 145-151, 2006.

  • DOMITROVIC, T. ; FERNANDES, C. M. ; BOY-MARCOTTE, E. ; Kurtenbach, E . High hydrostatic pressure activates gene expression through Msn2/4 stress transcription factors which are involved in the acquired tolerance by mild pressure precondition in Saccharomyces cerevisiae. FEBS Letters (Print) , v. 580, p. 6033-6038, 2006.

  • FAVACHO, A. R. M. ; SARDI, S. I. ; Kurtenbach, E ; GOUVEA, V. S. . Cloning, expression and purification of recombinant bovine rotavirus hemagglutinin, VP8*, in Escherichia coli.. Protein Expression and Purification , USA, v. 46, n.2, p. 196-203, 2006.

  • KUBRUSLY, R. C. C. ; CUNHA, M. C. C. ; SOARES, H. C. ; VENTURA, A. L. M. ; Kurtenbach, E ; MELLO, F. G. ; REIS, R. A. M. . Expression of neuronal markers in avian Muller glial cells in culture.. Brain Research , USA, v. 1038, p. 141-149, 2005.

  • HERNANDEZ, C. C. Q. ; GIMENEZ, L. E. D. ; ROCHA, E. A. ; PEDROSA, R. C. ; COSTA, P. C. S. ; MASUDA, M. ; Kurtenbach, E ; CARVALHO, A. C. C. . Human Chagasic Antibody selective allosteric enhancement of acetylcholine binding to muscarinic receptors: cardiac muscarinic dysfunction by antibody interaction.. Journal of Molecular and Cellular Cardiology , USA, v. 42, p. 243-256, 2005.

  • Kurtenbach, E ; MASUDA, M. ; PERSECHINI, P. M. ; SILVA, R. C. . Interação Museu de Ciências-Universidade:Contribuições para o Ensino não Formal de Ciência. Ciência e Cultura (SBPC) , n.out, p. 24-25, 2005.

  • CAVALCANTI, C. ; Kurtenbach, E ; PORTO, C. P. M. . Fontes de informação utilizadas para obtenção de conhecimento nutricional de professores de ciências e seus alunos de 8a. série da Rede Municipal de Niterói, RJ.. Caderno CE. Caderno de Currículo e Ensino , v. V, p. 66-80, 2005.

  • GIMENEZ, L ; HERNANDEZ, C ; MATTOS, E ; BRANDAO, I ; OLIVIERI, B ; CAMPELO, R ; ARAUJOJORGE, T ; SILVA, C ; CAMPOSDECARVALHO, A ; Kurtenbach, E . DNA immunizations with M muscarinic and ? adrenergic receptor coding plasmids impair cardiac function in mice. Journal of Molecular and Cellular Cardiology , v. 38, p. 703-714, 2005.

  • Coutinho-Silva, R ; PERSECHINI, P. M. ; MASUDA, M. ; Kurtenbach, E . Interação Museu de Ciências-Universidade: Contribuições Para o Ensino não Formal de Ciências.. CIÊNCIA E CULTURA , v. 57, p. 24, 2005.

  • FERNANDES, P. M. ; DOMITROVIC, T. ; KAO, C. M. ; Kurtenbach, E . Gene expression profile of S. cerevisiae cells submitted to high hydrostatic pressure. FEBS Letters , Holanda, v. 556, p. 153-160, 2004.

  • LAURENTIS, A. L. ; ALMEIDA, M. S. ; CABRAL, K. M. S. ; MEDEIROS, L. N. ; Kurtenbach, E ; COELHO, M. . Expression of Pisum sativum defensin 1 (Psd1) in shaking flasks and bioreactor cultivations of recombinant Pichia pastoris at different pHs. Brazilian Journal of Chemical Engineering , Brazil, v. 21, n.02, p. 155-164, 2004.

  • PALHANO, F. L. S. ; GOMES, H. L. ; ORLANDO, M. T. D. ; Kurtenbach, E ; FERNANDES, P. M. B. . Pressure response in the yeast Saccharomyces cerevisiae: from cellular to molecular approach.. Cellular and Molecular Biology , Estados Unidos, v. 50, p. 447-457, 2004.

  • QUINTERO, C. C. H. ; BARCELLOS, L. C. ; GIMENEZ, L. E. D. ; BONFANTE-CABARCAS, R. A. ; GARCIA, S. ; PEDROSA, R. C. ; NASCIMENTO, J. H. ; Kurtenbach, E ; MASUDA, M. ; CARVALHO, A. C. C. . Human Chagasic IgGs Bind to Cardiac Muscarinic Receptors and Impair L-Type Ca2+ Currents.. Cardiovascular Research , European Society of Cardiology, v. 58, p. 55-65, 2003.

  • CABRAL, K. M. S. ; ALMEIDA, M. S. ; VALENTE, A. P. ; ALMEIDA, F. C. L. ; Kurtenbach, E . Production of the active antifungal Pisum sativum defensin 1 (Psd1) in Pichia pastoris: overcoming the inefficiency of the STE13 protease. Protein Expression and Purification , USA, v. 31, n.1, p. 115-122, 2003.

  • ALMEIDA, M. S. ; Kurtenbach, E ; DAMASO, M. C. T. ; MARTINS, O. B. ; PEREIRA JUNIOR, N. ; ANDRADE, C. M. M. C. ; ALBANO, R. M. . Optimized expression of a thermostable xylanase from Thermomyces lanuginosus in Pichia pastoris. Applied and Environmental Microbiology , USA, v. 69, n.10, p. 6064-6072, 2003.

  • ALMEIDA, M. S. ; CABRAL, K. M. S. ; Kurtenbach, E ; ALMEIDA, F. C. ; VALENTE, A. P. . Solution structure of Pisum sativum defensin 1 by high resolution NMR: Plant defensins, identical backbone with different mechanisms of action. Journal of Molecular Biology , v. 315, p. 749-757, 2002.

  • ALMEIDA, M. S. ; Kurtenbach, E . Como purificar proteínas: o exemplo das defensinas antifúngicas de ervilha.. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento , Brasil, v. 24, p. 30-35, 2002.

  • FERNANDES, P. M. B. ; SOUZA, M. F. ; Kurtenbach, E . Effect of hydrostatic pressure on the ultrastructure of wild type and trehalose synthase mutant cells of Saccharomyces cerevisiae.. Letters in Applied Microbiology , v. 32, p. 42-46, 2001.

  • ALMEIDA, M. S. ; CABRAL, K. S. ; MEDEIROS, L. N. ; VALENTE, A. P. ; ALMEIDA, F. C. ; Kurtenbach, E . cDNA Cloning and heterologous expression of functional cysteine-rich antifungal protein Psd1in the yeast Pichia pastoris.. Archives of Biochemistry and Biophysics , v. 395, n.2, p. 199-207, 2001.

  • ALMEIDA, M. S. ; CABRAL, K. S. ; ZINGALI, R. ; Kurtenbach, E . Characterization of two novel defense peptides from pea (Pisum sativum) seeds.. Archives of Biochemistry and Biophysics , USA, v. 378, n.2, p. 278-286, 2000.

  • SOARES, H. C. ; REIS, R. A. M. ; MELLO, F. G. ; VENTURA, A. L. M. ; Kurtenbach, E . Differential Expression of D1A and D1B dopamine receptors mRNAs in the developing avian retina. Journal of Neurochemistry , v. 75, n.3, p. 1071-1075, 2000.

  • RETONDARO, F. C. ; COSTA, P. C. S. ; PEDROSA, R. C. ; Kurtenbach, E . Presence Of Antibodies Against The Third Intracellular Loop Of The M2 Muscarinic Receptor In The Sera Of Chronic Chagasic Patients. The FASEB Journal , Estados Unidos, v. 13, n.14, p. 2015-2020, 1999.

  • REIS, E. M. R. ; Kurtenbach, E ; FERREIRA, A. R. ; BISELLI, P. J. C. ; SLAYMAN, C. W. ; ALMEIDA, S. V. . N-terminal chimeric constructs improve the expression of the sarcoplasmic reticulum.. BBA. Proteins and Proteomics , Reino Unido, v. 1461, p. 83-95, 1999.

  • FERNANDES, P. M. ; PANEK, A. D. ; Kurtenbach, E . Effect Of Hydrostatic Pressure On A Trehalose-6-Phosphate Synthase Gene Mutant Of Saccharomyces Cerevisae. FEMS Microbiology Letters, Fed. of European Microb. Socie, v. 152, p. 17-21, 1997.

  • Kurtenbach, E ; HULME, E. C. ; CURTIS, C. A. . Muscarinic Acetylcholine Receptors: Structure and Function. Biochem. Soc. Trans, v. 19, p. 133-138, 1991.

  • Kurtenbach, E ; CURTIS, C. A. ; PEDDER, E. K. ; PEDDER, A. ; AITKEN, A. C. M. ; HULME, E. C. . Muscarinic Acetylcholine Receptors: Peptide Sequencing Identifies Residues Involved In Antagonista Binding And Disulfide Bonding Formation. The Journal of Biological Chemistry , Estados Unidos das Americas, v. 265, p. 13702-13708, 1990.

  • Kurtenbach, E ; PEDDER, E. K. ; CURTIS, C. A. M. ; HULME, E. C. . The Putative Disulfide Bond In Muscarinic Receptors. Biochem. Soc. Transactions, Londres, v. 18, p. 442-443, 1990.

  • Kurtenbach, E ; MORAES, S. S. ; TROCADO, M. T. ; LOBO, G. F. ; NASCIMENTO, P. S. ; VERJOVSKI-ALMEIDA, S. . Beneficial Effects Of Anti-Growth Hormone Antiserum In Avian Muscular Dystrophy. The FASEB Journal , Estados Unidos das Americas, v. 3, p. 2189-2193, 1989.

  • VERJOVSKI-ALMEIDA, S. ; Kurtenbach, E ; AMORIM, A. F. ; WEBER, G. . Pressure Induced Dissociation Of Solubilized Sarcoplasmic Reticulum Atpase. The Journal of Biological Chemistry , Estados Unidos da America, v. 261, n.21, p. 9872-9878, 1986.

  • Kurtenbach, E ; VERJOVSKI-ALMEIDA, S. . Labeling Of A Thiol Residue In Sarcoplasmic Reticulum Atpase By Pyrene Maleimide-Solvent Acessibility Studied By Fluorescence Quenching. The Journal of Biological Chemistry , Estados Unidos da America, v. 260, n.17, p. 9636-9641, 1985.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Kurtenbach, E ; JANISIEWICZ, W. . Composições Microbicidas, Processos para sua Obtenção, Construções Gênicas, Processos para o Controle de Pestes. 2006.

CARLINI, C. R. ; SILVA, M. A. F. ; SILVA, C. T. F. ; MORAES, M. G. ; Kurtenbach, E . Processo de expressão do peptídeo entomotóxico jaburetox-2 em Pichia pastoris?.. 2002.

SILVA, R. C. ; AZEVEDO, A. S. ; Kurtenbach, E . Qualidade da água. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Kurtenbach, E . Expressão de Proteínas Heterólogas - Aplicações e Perspectiva .. 2004. .

Kurtenbach, E . Redação Científica , da Pós- Graduação Latu Sensu - Curso da especialização em ensino de Ciências e Biologia do Depto de Bioquimica Médica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Kurtenbach, E ; LOMELLI, M. M. ; RAMIREZ, J. ; VERJOVSKIALMEIDA, S. ; GOUFFEAU, A. . Expressao de proteinas Heterologas em leveduras. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Bioprodução de DNaseI humana no contexto da demanda nacional de insumos farmacêuticos estratégicos, Descrição: A fibrose cística (FC), ou mucovicidose, é a doença hereditária autossômica recessiva mais prevalente em pacientes caucasianos, acometendo aproximadamente 1 em cada 2500 nascimentos. A FC é causada por mutações no gene CFTR, que codifica a síntese de um transportador de cloreto (CFTR). Embora seja uma doença sistêmica, cerca de 90% da mortalidade dos pacientes deve-se à insuficiência respiratória. Os acometimentos pulmonares da FC decorrem da viscosidade exacerbada do muco respiratório, causado pela liberação do DNA genômico das células rompidas no espaço pulmonar. Este efeito desencadeia um ciclo vicioso de retenção secretória, infecções oportunistas e inflamação, que resultam em insuficiência respiratória e fibrose pulmonar nos pacientes não tratados. No arsenal terapêutico da FC, a Alfa Dornase (Pulmozyme, ou DNAse 1 recombinante humana, rhDNAse) é empregada na redução de viscosidade e elasticidade do muco na árvore respiratória e, juntamente com outras terapias, é capaz de reduzir significativamente a morbidade e mortalidade associadas a doença. Este projeto busca o desenvolvimento de uma metodologia de produção heteróloga da DNAseI humana em células de mamífero, com o objetivo de atender a demanda nacional por medicamentos estratégicos de alta complexidade tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eleonora Kurtenbach - Integrante / Joari Marques de Miranda - Coordenador / Jenifer Nowatzki - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Yarrowia lipolytica: plataforma para inovação tecnológica em bioprocessos industriais, Descrição: O Objetivo geral do projeto ora proposto reside na formação de uma rede multidisciplinar para o estudo do potencial de utilização da levedura selvagem não-convencional Yarrowia lipolytica (IMUFRJ 50682) como work-horse industrial. Neste sentido, os conhecimentos obtidos serão direcionados para ampliar o potencial de manipulação desta levedura para melhor adequação aos processos industriais e o desenvolvimento de novas aplicações biotecnológicas. Para tal, a avaliação do efeito das modificações produzidas nos estudos de regulação metabólica e expressão gênica nos parâmetros de fermentação (rendimento, eficiência, produtividade, etc.) e na tolerância às situações de estresse (nutricional, oxidativo, etc.) observadas nas condições industriais serão perseguidas ao longo da duração do projeto. Como objetivos específicos, serão abordados: 1. Engenharia de Bioprocessos empregando Yarrowia lipolytica o aumento da produtividade dos bioprocessos catalisados por esta levedura será perseguido visando: maior excreção e purificação de lipase através da engenharia genética e métodos seletivos de imobilização, aumento da produção de lipídeos acumulados nos corpúsculos intracelulares, utilizando técnicas de engenharia metabólica; e ampliação dos conhecimentos sobre a transição morfológica de Yarrowia lipolytica, relacionando-os os mesmos com o estado fisiológico da célula nas diferentes condições ambientais; 2. Caracterização dos eventos que ocorrem durante mudanças morfogênicas em Yarrowia lipolytica estudo de oscilações espaço-temporais localizadas de Ca2+ e H+ controladas por transportadores de membrana requeridos para ativação de vias de sinalização necessárias para mudanças morfológicas, crescimento polarizado e indução de tolerância a estresses abióticos; 3. Desenvolvimento de cepas de Y. lipolytica capazes de acumular grandes quantidades de lipídeos dar-se-á através de técnicas de manipulação genética, estudo do metabolismo de partículas lipídicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eleonora Kurtenbach - Integrante / Monica Montero Lomelli - Integrante / Maria Alice Zarur Coelho - Coordenador / Priscilla Filomena Fonseca Amaral - Integrante / Ana Iraidy Santa Brígida - Integrante / Anna Okorokova Façanha - Integrante / Andreas Gombert - Integrante.

  • 2009 - Atual

    ?Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica ? INPeTAm?, Descrição: A região Amazônica vem sofrendo, nas últimas décadas, um acelerado processo de degradação ambiental. Esse processo de degradação é fruto de um modelo de padrões históricos de exploração não sustentável dos recursos naturais da região, na sua maioria, relacionados a ciclos econômicos de expansão e colapso, que tem beneficiado apenas uma minoria da população. Ele traz consigo uma peculiar combinação de formas modernas e ultrapassadas de extrativismo e mineração, além da agropecuária em plena ascensão. A mal planejada busca da infraestrutura necessária e os próprios processos que esses empreendimentos demandam produz impactos sobre a qualidade do ambiente, traduzindo-se, conseqüentemente, em efeitos à saúde das populações amazônicas praticamente desconhecidos até pela comunidade científica. Esse processo de degradação socioambiental tem comprometido a saúde pública das comunidades e, provavelmente, de gerações futuras, modificando a estrutura e a dinâmica de ecossistemas amazônicos e tem acarretado importantes alterações para o clima regional e, possivelmente, para o clima global. Além disso, gera pobreza e miséria, piora a distribuição de renda da população da região, fomenta os conflitos sociais e agrários, a perda de biodiversidade, do solo e dos recursos hídricos e ainda, expõe a região à expansão de doenças emergentes e reemergentes. A articulação entre ensino e pesquisa de qualidade, em centros de referência, visando à irradiação do conhecimento para áreas que estão sendo ocupadas velozmente é a base para a criação do Instituto Nacional aqui proposto, que visa ao desenvolvimento da pesquisa translacional integrando saúde e ambiente na Amazônia, juntando competências e esforços para unir diferentes áreas voltadas para os problemas gerados pela ocupação da Amazônia. A pesquisa translacional ocupa lugar de destaque no mundo atual devido à alta demanda por soluções aplicadas a problemas de saúde coletiva que são cada vez mais freqüentes no cenário contemporâneo. Sendo assim, o atual desafio na área médica é de natureza translacional, pois há necessidade cada vez mais premente de aplicação dos avanços alcançados na pesquisa científica experimental. Essa abordagem é fundamental para o real entendimento das causas e conseqüências da perda da qualidade ambiental gerados pelos impactos antrópicos na região amazônica. O principal objetivo deste Instituto será gerar conhecimentos científicos e competência tecnológica relacionados aos impactos antrópicos em sistemas biológicos, abrangendo investigações do nível sub-celular até o nível ecossistêmico, garantindo a transferência dos conhecimentos gerados e tecnologias desenvolvidas para a assistência médica e educação da população local, assim como para a recuperação e proteção ambiental. O Instituto deverá estabelecer uma rede de pesquisa entre centros de referência na Amazônia e nas regiões, sul e sudeste que viabilize pesquisas em áreas estratégicas. A possibilidade de congregar em um Instituto Nacional a política de desenvolvimento da Amazônia, acoplada a uma rede nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica traria grandes benefícios para o avanço desta área estratégica da ciência moderna aplicada aos problemas da ocupação da Amazônia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eleonora Kurtenbach - Integrante / Pedro Muanis Persechini - Integrante / Denise Pires de Carvalho - Integrante / Olaf Malm - Integrante / Volney de Magalhães Camara - Integrante / Emérito Luiz Hildebrando Pereira da Silva - Integrante / Edson Rondinelli - Integrante / Sandra Maria F. de Oliveira e Azevedo - Integrante / George Alexandre dos Reis - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Rafael pais Cardoso - Título: Identificação de Peptídeos Antifuúngicos Presentes em Extratos de Plantas da família Fabaceae, Melhor trabalho de sua sessão durante a XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecn.

2012

Carolina Mota Fernandes - Título: Pisum sativum defensin 1 induces fungal death by an apoptosis-independent mechanism, Melhor poster em sessao em XLI Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecula.

2004

Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. , CCS/UFRJ Bloco G0 ss-37, Ilha do Fundão, 21941-590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 68041, Telefone: (21) 25626573, Fax: (21) 22808193

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40

  • 1992 - 2007

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1987 - 1989

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2007

      Direção e administração, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, .,Cargo ou função, Graduação - Biofísica.

    • 07/1995

      Ensino, Química Biológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Recursos do laboratório de informática (programa GCG), Expressao de proteínas heterólogas em leveduras, Expressao heteróloga de proteínas de membrana

    • 07/2011 - 02/2013

      Direção e administração, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, .,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica).

    • 03/1992 - 08/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Bioquímica.,Linhas de pesquisa

    • 01/1992

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenadora e professora do curso de Bioquímica para a graduação em Enfermagem

    • 01/1999

      Extensão universitária , Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Bioquímica.,Atividade de extensão realizada, Projeto junto ao Espaco Ciencia Viva.

    • 07/1993 - 07/2000

      Direção e administração, Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Bioquímica.,Cargo ou função, Membro de comissão da PG em Química Biológica.

  • 2012 - Atual

    Espaço Ciência Viva

    Vínculo: Vice Presidente, Enquadramento Funcional: Vice Presidente do Museu Espaço Ciência Viva, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2012

    Espaço Ciência Viva

    Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente do Museu Espaço Ciência Viva, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Propriedade Intelectual

Patentes (2)