Lia Cristina Campos Pierson

Mestre em Direito Político e Econômico (2007) Universidade Presbiteriana Mackenzie; Graduação em Psicologia e Formação de Psicóloga pela Universidade São Marcos (1985); Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1978); Professora de período Integral da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000/2023) Professora pesquisadora do grupo de Pesquisa CNPQ CRIADIRMACK: O Direito à vez e à voz de crianças e adolescentes. Coordenadora do Grupo de Estudos GEFam - Família e Felicidade - objeto e objetivo na mesma Universidade. Diretora de Estudos Interdisciplinares do IBDFAM - SP Instituto Brasileiro de Direito de Família S. Paulo (biênio 2024/2026).

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito Político e Econômico

2005 - 2007

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Lacan: Sujeito e Direito, Ano de Obtenção: 2007
Alysson Leandro Barbate Mascaro.Bolsista do(a): Instituto Presbiteriano Mackenzie, IPM, Brasil. Palavras-chave: direito; psicanalise; estrutura; forma.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Setores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Psicologia

1980 - 1985

Universidade São Marcos

Graduação em Direito

1973 - 1978

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Memória da Criança e Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

PIERSON, L. C. C. ; SAAD, M. S. S. ; ANDREUCCI, A. C. P. T. . Comunicação não violenta e educação para a paz nas famílias: contributos das política pública para a compreensão dod direitos e deveres nas oficinas de parentalidade.. 2021. (Outro).

PIERSON, Lia Cristina Campos . The 6th International Conference on the Geographies of Children, Youth and Families. 2019. (Congresso).

AGUIRRE, J.R.B. ; SAAD, Martha Solange Scherer ; PIERSON, Lia Cristina Campos ; MALTEZ, Maria de Fátima ; Gurgel, F. P. A. . Alimentos na (e após) dissolução da família afetiva. 2018. (Outro).

PIERSON, L. C. C. . II Congresso Mackenzie dos Direitos da Criança e do Adolescente: Marco Legal da primeira infância - Prioridade absoluta em grau superlativo. 2018. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso de Psicopatologia Forense e Psicologia Jurídica. 2021. (Congresso).

Seminário Direito das Mulheres: Comparação França e Brasil.Saúde mental da mulher no Brasil e seus direitos. 2021. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM "Prospecções sobre o presente e o futuro".. 2021. (Congresso).

Curso de Dependência Química UNIAD/UNIFESP.Deficiência psíquica, famílias e hospitais psiquiátricos. 2020. (Outra).

Curso de especialização em Direito de Família e Sucessões da Escola Superior da Advocacia -ESA - Campinas.A Psicologia como fonte interdisciplinar no Direito de Família. 2020. (Outra).

III Congresso do Grupo de Pesquisa CNPQ CriADirmack ? o direito à vez e à voz de crianças e adolescentes. 30 anos do Estatuto da criança e do Adolescente ? um diálogo sobre vulnerabilidades.. Presidência da mesa - 30 anos do Estatuto da criança e do Adolescente ? um diálogo sobre vulnerabilidades. Pessoas com deficiências. 2020. (Congresso).

?II Encontro internacional de Direito Administrativo contemporâneo e os desafios da sustentabilidade: CIDADES INTELIGENTES HUMANAS E SUSTENTÁVEIS.presidência de mesa. 2019. (Encontro).

IX semana jurídica Faculdade de Direito Peruíbe.Casamento infantil. 2019. (Seminário).

Debate casamento infantil Plan Internacional documentário e debate.Casamento infantil -. 2018. (Outra).

Lançamento do Relatório do Banco Mundial sobre casamento infantil. 2018. (Outra).

"Seminário Primeira Infância no Estado de São Paulo - O Papel do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente",.Violência contra a criança: impactos no desenvolvimento infantil e o papel da rede de garantias.. 2017. (Seminário).

Evento Comemorativo ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.Violência de gênero contra a criança: impactos no desenvolvimento infantil das meninas e o papel da rede de garantias. 2017. (Seminário).

Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação Tecnológica ISSN 2526-4699..O PROBLEMA DA JUSTIÇA NA OBRA DE HANS KELSEN. 2017. (Seminário).

Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação Tecnológica - ISSN 2526-4699..DIREITO AO PLANEJAMENTO FAMILIAR E A INCONSTITUCIONALIDADE NA EXCLUSÃO DE COBERTURA DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA EM CONTRATOS DE SEGURO SAÚDE PRIVADO. 2017. (Seminário).

Mostra da XIII Jornada de Iniciação Científica.DIREITOS HUMANOS: uma análise da formação, atuação e limitação das forças policiais. 2017. (Simpósio).

Mostra XIII Jornada de Iniciação Científica sessão 10.O PROBLEMA DA JUSTIÇA NA OBRA DE HANS KELSEN. 2017. (Seminário).

Programa Institucional de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica..Avaliação de projeto de pesquisa. 2017. (Outra).

Seminário Primeira Infância no Estado de São Paulo - O papel do Sistema de Garantias de Diretos da Criança e do Adolescente.Violência contra a criança: Impactos no desenvolvimento infantil e o papel da Rede de Garantias. 2017. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões. 2017. (Congresso).

Feira Guia do Estudante. Carreiras Jurídicas. 2016. (Feira).

Políticas Públicas e Cidadania: olhares sobre o desenvolvimento, transparência e solidariedade.Violência contra criança e adolescente no Brasil: de método de educação a conduta juridicamente combatida - um percurso.. 2016. (Seminário).

Programa Institucional de Iniciação Científica - XII Jornada de Iniciação Científica -.Avaliação de artigo Programa Institucional de Iniciação Científica. 2016. (Simpósio).

VI Jornada Psicanálise e Direito Sociedade Brasileira de Psicanálise e IBDFAM. 2016. (Simpósio).

1º Congresso dos direitos da Criança e do Adolescente - ECA 25 anos. Alienação Parental: aspectos contemporâneos. 2015. (Congresso).

Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC e PIVIC Mackenzie/CNPq.pareceres Técnico-Científicos. 2015. (Outra).

Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC e PIVIC Mackenzie/CNPq.pareceres Técnico-Científicos "ad hoc pro honorem", relativos à avaliação dos Projetos de Pesquisa. 2014. (Outra).

XI Congresso Internacional Direito e Transformação da Faculdade de Direito da Unviersidade São Judas Tadeu. Direito e Transformação. 2014. (Congresso. Maternidade na prisão. 2014. (Congresso).

Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC e PIVIC Mackenzie/CNPq.pareceres Técnico-Científicos "ad hoc pro honorem", relativos à avaliação dos Projetos de Pesquisa. 2011. (Outra).

Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC e PIVIC Mackenzie/CNPq.pareceres Técnico-Científicos. 2010. (Outra).

Sessões de Comunicação Oral da área de Direito na VIII e IX Jornadas de Iniciação Científica do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Políticas Públicas, Academia e o Judiciário um diálogo necessário.. 2010. (Encontro).

VIII e IX Jornadas de Iniciação Científica do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2010..Coordenou Sessões de Comunicação Oral. 2010. (Simpósio).

Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC e PIVIC Mackenzie/CNPq.pareceres Técnico-Científicos "ad hoc pro honorem", relativos à avaliação dos Projetos de Pesquisa. 2009. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Renata Gatto Serra

ATCHABAHIAN, Ana Cláudia Ruy Cardia; ROSARIO, R. P. G.;PIERSON, L. C. C.. Reprodução assistida: anonimato do doador x direito à identidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Maria Claudia Cezar de Aquino Chad

SAAD, Martha Solange Scherer; FERNANDES LIMA, Nahtalia;PIERSON, L. C. C.. O papel da APAE frente à inclusão da criança e do adolescente com deficiência na rede pública de ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Nicolly Navartovicis Frias

SAAD, Martha Solange Scherer; FERNANDES LIMA, Nahtalia;PIERSON, L. C. C.. As in(eficácias) da lei de inclusão brasileira da pessoa com deficiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Vitoria Cepera Rufino

SAAD, Martha Solange Scherer; FERNANDES LIMA, Nahtalia;PIERSON, L. C. C.. Alienação parental: aplicabilidade da lei 12.318/2010. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Alini Cristini Estanislau da Silva Soares

ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan; SOUZA JUNIOR, Arthur Bezerra;PIERSON, L. C. C.. Apadrinhamento afetivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Catharine Rico Abade Branco

ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan; SOUZA JUNIOR, Arthur Bezerra;PIERSON, L. C. C.. Infanticídio e o estado puerperal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Gustavo Magalhães Cazuze

PEREIRA, F. de L. B.; SOUZA JUNIOR, Arthur Bezerra;PIERSON, L. C. C.. Lei nº 13.146 de 2015 - as mudanças na capacidade civil e a disponibilidade sexual e reprodutiva das pessoas com deficiência - uma análise do estatuto da pessoa com deficiência na busca por direitos e igualdade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Isabela Minelli D'Andrea

PEREIRA, F. de L. B.; BERTONCELLO, Fernando Rodrigues da Motta;PIERSON, L. C. C.. Atenção à saúde mental e às pessoas portadoras de transtornos mentais que cometem crime. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PEREIRA, F. de L. B.; BERTONCELLO, Fernando Rodrigues da Motta;PIERSON, L. C. C.. A efetividade da legislação brasileira de proteção à mulher no contexto da violência contra a liberdade sexual, violência de gênero, poder e psicopatologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Carolina Malateaux

MALTEZ, M. F.;SAAD, Martha Solange SchererPIERSON, L. C. C.. Limites ao direito à convivência familiar: desafios na adoção por portadores de deficiências de acordo com a lei Brasileira de inclusão (lei nº. 13.146/2015). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Isabele Tuta Friolani

MALTEZ, M. F.;SAAD, Martha Solange SchererPIERSON, L. C. C.. Direito da criança: a importância do afeto para o desenvolvimento sob a ótica do direito. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Isabelle da Silva Farias

MALTEZ, M. F.;SAAD, Martha Solange SchererPIERSON, L. C. C.. Transtorno de personalidade antissocial "psicopatia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Laís Camargo Cusinato

MALTEZ, M. F.;SAAD, Martha Solange SchererPIERSON, L. C. C.. A lei da reforma psiquiátrica e a periculosidade criminal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Nagila Angélica Pontes Medeiros

MALTEZ, M. F.;SAAD, Martha Solange SchererPIERSON, L. C. C.. A psicopatia no âmbito jurídico e penal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Renata Dias Araujo

MALTEZ, M. F.;SAAD, Martha Solange SchererPIERSON, L. C. C.. ADPF 54: uma análise sobre a permissão da realização da antecipação terapêutica do parto em casos de anencefalia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Victoria Sarah Maia Garcia

MALTEZ, M. F.;SAAD, Martha Solange SchererPIERSON, L. C. C.. "Medida de segurança: uma análise de sua aplicação conforme os princípios do estado democrático de direito". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Alan Alves Gomes

SAAD, Martha Solange Scherer; MALTEZ, M. F.;PIERSON, L. C. C.. A desinteração condicional no Brasil, marco legal e experiências.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: André Pavin Sanches

MALTEZ, M. F.;SAAD, Martha Solange SchererPIERSON, L. C. C.. Transtorno da personalidade antissocial e sua imputabilidade penal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Beatriz de Oliveira Café e Alves

MALTEZ, M. F.;SAAD, Martha Solange SchererPIERSON, L. C. C.. A prova e a presunção pela recusa no reconhecimento de paternidade judicial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: André Soares de Lima Gonçalves

MALTEZ, M. F.; PEREIRA FILHO, Jeremias Alves;PIERSON, L. C. C.. Medidas de segurança - da aplicação ao infrator mentalmente insano e sua eficácia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bruna Ribeiro Dalla

SAAD, Martha Solange Scherer; PARDIN, Camila Ferrara;PIERSON, L. C. C.. Maternidade na prisão: recorte sobre a vivência das mulheres gestantes encarceradas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fernanda de Moraes Monice

SAAD, Martha Solange Scherer; PARDIN, Camila Ferrara;PIERSON, L. C. C.. Assédio moral no trabalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Leandro Linhares Oliveira

SAAD, Martha Solange Scherer; STEVANATO, Eduardo;PIERSON, L. C. C.. Autópsia psicológica, testamento e tabelião: uma análise da higidez mental ao testar e a fé pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Maria Carolina Arroio Ribeiro

SAAD, Martha Solange Scherer; STEVANATO, E.;PIERSON, L. C. C.. Medida de segurança: a dicotomia entre o ambiente hospitalar e penitenciário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Paulo Ramos de Carvalho

SAAD, Martha Solange Scherer; STEVANATO, E.;PIERSON, L. C. C.. Maternidade no sistema prisional brasileiro: violação dos direitos fundamentais das mães encarceradas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Pedro Lapolla Cury

SAAD, Martha Solange Scherer; STEVANATO, E.;PIERSON, L. C. C.. Consequências do encarceramento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Rebeca Lucchini Lima

SAAD, Martha Solange Scherer; PARDIN, Camila Ferrara;PIERSON, L. C. C.. Maternidade na prisão: a dificuldade encontrada na efetivação do direito à saúde e guarda dos filhos durante o cumprimento da pena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Tabata Urbano Salatta

SAAD, Martha Solange Scherer; PARDIN, Camila Ferrara;PIERSON, L. C. C.. Alienação parental e sua síndrome: sob os aspectos do direito e da psicologia jurídica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Tatiana Roma Devoraes

SAAD, Martha Solange Scherer; PARDIN, Camila Ferrara;PIERSON, L. C. C.. A dignidade no fim da vida: uma análise da constitucionalidade da ortotanásia e testamento vital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Isadora Gorski Garcia

MALTEZ, M. F.; PEREIRA FILHO, Jeremias Alves;PIERSON, L. C. C.. A lei Maria da Penha e a violência doméstica psicológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thais Gusmão Ramos e Silva

MALTEZ, M. F.; PEREIRA FILHO, Jeremias Alves;PIERSON, L. C. C.. Aspectos jurídicos do processo de adoção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thaynara De Freitas Nascimento

MALTEZ, M. F.; PEREIRA FILHO, Jeremias Alves;PIERSON, L. C. C.. Exploração sexual comercial da criança e do adolescente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Aline Fernanda Duarte

SAAD, Martha Solange Scherer; PIRES, A. C. M.;PIERSON, L. C. C.. O advento da lei 13.257/2016 e a importância da sua aplicabilidade no instituto da prisão domiciliar para presas gestantes e com filhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Beatriz Ferreira da Silva

SAAD, Martha Solange Scherer; PIRES, A. C. M.;PIERSON, L. C. C.. A guarda compartilhada como instrumento de promoção da igualdade de gênero. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bianca Iacona Facioni

SAAD, Martha Solange Scherer; PIRES, A. C. M.;PIERSON, L. C. C.. Medida de segurança: uma análise sob a perspectiva crítica dos direitos humanos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Julia Ticianelli de Carvalho

SAAD, Martha Solange Scherer; PIRES, A. C. M.;PIERSON, L. C. C.. Desinternação progressiva: a alta progressiva como meio de reabilitação social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Laiane Da Silva Correia

SAAD, Martha Solange Scherer; PIRES, A. C. M.;PIERSON, L. C. C.. Violência Doméstica: (in)eficâcia da medida protetiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Lorena Torquato Videira

SAAD, Martha Solange Scherer; PIRES, A. C. M.;PIERSON, L. C. C.. Em defesa da sociedade: pedofilia, medida de segurança e castração química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Maica Da Silva Messias

SAAD, Martha Solange Scherer; PIRES, A. C. M.;PIERSON, L. C. C.. O estatuto da pessoa com deficiência e o novo instituto da curatela. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Anelise Maldonado Caverzan

Francisco Pedro Jucá;PIERSON, L. C. C.; PAOLI, Fúlvia Helena de Gioia. Terceirização no Brasil, responsabilidade da tomadora de serviços. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Carlos Eduardo Xavier de Souza

Francisco Pedro Jucá;PIERSON, L. C. C.; PAOLI, Fúlvia Helena de Gioia. Limites à dedução de despesas com educação da base de cálculo do imposto de renda pessoa física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Diogo de Carvalho Brandão

Francisco Pedro Jucá;PIERSON, L. C. C.; PAOLI, Fúlvia Helena de Gioia. Assédio moral nas relações trabalhistas e a proteção jurídica ao trabalhador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fernanda Cristina Savino

Francisco Pedro Jucá;PIERSON, L. C. C.; PASTANA, Jarbas Geraldo Barros. Controle de constitucionalidade na atualidade do Supremo Tribunal Federal e o papel no Senado Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Gilberto Castro Batista

Francisco Pedro Jucá;PIERSON, L. C. C.; PASTANA, Jarbas Geraldo Barros. A punibilidade nos crimes contra a ordem tributária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Renan Barros Guedes

Francisco Pedro Jucá;PIERSON, L. C. C.; PASTANA, Jarbas Geraldo Barros. O Sistema político partidário brasileiro e o presidencialismo de coalizão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Christiane Rocha Dias

SAAD, Martha Solange Sherrer; BARBOSA, Susana Mesquita;PIERSON, L. C. C.. Reflexos da Violência doméstica no direito de família. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luiz Roberto Gonçalves Júnior

SAAD, Martha Solange Sherrer; BARBOSA, Susana Mesquita;PIERSON, L. C. C.. Caracterização de União Estável. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Nicole Cristina Castelani de Farias

SAAD, Martha Solange Sherrer; BARBOSA, Susana Mesquita;PIERSON, L. C. C.. Síndrome da alienação parental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thaís Helena Conelian Nunes de Oliveira

SAAD, Martha Solange Sherrer; BARBOSA, Susana Mesquita;PIERSON, L. C. C.. Alimentos Gravídicos e a lei 11804/08. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Renato de Moraes Salles Côrtes da Cunha

SAAD, Martha Solange Sherrer; BARBOSA, Susana Mesquita;PIERSON, L. C. C.. Da viabilidade da presunção de paternidade na vigência da união estável. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Lucas Frazatti Benez

PEREIRA, José Horácio Cintra Gonçalves;PIERSON, L. C. C.; CALDEIRA, Adriano César Braz. Liquidação de sentença no direito processual civil brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Juliana Flávia Latre

PIERSON, L. C. C.; MARINGOLO, Pedro Aurélio Pires; TEIXEIRA, Carla Noura. O infanticídio e a subjetividade dos requisitos para a sua configuração: Problemas e soluções. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Allyn Maxwell Temple

PIERSON, L. C. C.; MARINGOLO, Pedro Aurélio Pires; TEIXEIRA, Carla Noura. Alcoolemia, Tolerância e Parâmetros Legais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Iane naia de Oliveira Ruggiero

PIERSON, L. C. C.; MARINGOLO, Pedro Aurélio Pires; TEIXEIRA, Carla Noura. A síndrome da alienação parental e a lei 12.318 de agosto de 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Leonardo de Campos

PIERSON, L. C. C.; MARINGOLO, Pedro Aurélio Pires; TEIXEIRA, Carla Noura. A utilização de Células-tronco em fins terapêuticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Edgard Raoul Gomes Neto

PIERSON, L. C. C.; ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan; TEIXEIRA, Carla Noura. Aplicação da medida de segurança ao semi-imputável. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Almeida, Amador Paes de; Francisco Pedro Jucá; BERTOLIN, Patricia Tuma; Camillo, Carlos Eduardo N.; Reigota, João Manuel dos santos;PIERSON, L. C. C.. Prêmio TGI - ITAU Cinquentenário do Diretório Acadêmico João Mendes Júnior. 2005. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Almeida, Amador Paes de; BERTOLIN, Patricia Tuma; Francisco Pedro Jucá; THEOPHILO NETO, N.;PIERSON, L. C. C.. Prêmio TGI - ITAU 1º semestre 2004. 2004. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Almeida, Amador Paes de;PIERSON, L. C. C.; Francisco Pedro Jucá; BERTOLIN, Patricia Tuma; THEOPHILO NETO, N.. Prêmio TGI - ITAU - Jubileu de Ouro da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2003. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Orientou

Juliana Maria Teixeira da Silva Matos

Síndrome da alienação parental : causas e efeitos na esfera jurídica; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Kátia da Silva

Crimes contra a dignidade sexual sob a ótica da nova Lei 12; 015/2009; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Bruna da Silva

Crimes contra a dignidade sexual sob a ótica da nova Lei 12; 015/2009; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Eduardo Biagini Brazão Bartkevicius

Crimes contra a dignidade sexual sob a ótica da nova Lei 12; 015/2009; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Felipe Petronilho do Prado

Crimes contra a dignidade sexual sob a ótica da nova Lei 12; 015/2009; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Michelle Vieira Fernandes

Síndrome da alienação parental : causas e efeitos na esfera jurídica; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Beatriz Toledo de Moraes Moura

Análise sobre a Lei Maria da Penha; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Fernanda Akemi Isa

Síndrome da Alienação parental: Causas e efeitos na esfera jurídica; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Giuliam Pacim Menegassi Barbosa

Síndrome da alienação parental : causas e efeitos na esfera jurídica; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Renata M Nishi

Síndrome da alienação parental : causas e efeitos na esfera jurídica; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Juliana Flávia Latre

O Infantícidio e a subjetividade dos requisitos para a sua configuração: Problemas e soluções; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lia Cristina Campos Pierson;

Allyn Maxwell Temple

Alcoolemia, tolerancia e parâmetros legais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lia Cristina Campos Pierson;

Leonardo de Campos

A utilização de células-tronco em fins terapêuticos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lia Cristina Campos Pierson;

Edgard Raoul Gomes Neto

Aplicação da medida de segurança ao semi-imputável; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lia Cristina Campos Pierson;

Iane naia de Oliveira Ruggiero

A Síndrome da alienação parental e a lei 12; 318 de agosto de 2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Lia Cristina Campos Pierson;

Produções bibliográficas

  • PIERSON, L. C. C. ; SAAD, Martha Solange Scherer . Família e Isolamento Social. Revista IBDFAM Famílias e Sucessões , v. 39, p. 165-176, 2020.

  • PIERSON, L. C. C. ; SAAD, Martha Solange Scherer . Família e isolamento social. Revista IBDFAM Família e Sucessões , v. 39, p. 165-176, 2020.

  • PIERSON, L. C. C. . Família e Isolamento Social. Revista IBDFAM Famílias e Sucessões , v. 39, p. 165-176, 2020.

  • SAAD, M. S. S. (Org.) ; PIERSON, L. C. C. (Org.) ; MALTEZ, M. F. (Org.) ; Gurgel, F. P. A. (Org.) ; AGUIRRE, J. R. B. (Org.) . Família e Felicidade uma leitura do GEFam - Grupo de Estudos Família e Felicidade: objeto e objetivo. 01. ed. São Paulo: Matrioska Editora, 2021. v. 01. 513p .

  • ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan (Org.) ; PIERSON, L. C. C. (Org.) ; JUNQUEIRA, M. A. (Org.) ; DANTAS, T. N. (Org.) . Avanços e desafios do Marco Legal da Primeira Infância. 01. ed. São Paulo: Escola Superior da Advocacia OAB SP, 2020. v. 01. 7757p .

  • PIERSON, L. C. C. ; PIRES, A. C. M. (Org.) ; PIRES, L. R. G. M. (Org.) ; SAAD, M. S. S. (Org.) ; MALTEZ, M. F. (Org.) . Estudos sobre a violência contra a criança e o adolescente. 1. ed. São Paulo: Libro Design e Comunicação, 2016. v. 1. 370p .

  • PIERSON, L. C. C. ; NASCIMENTO, A. S. . Xenotransplante: a vida humana e a dignidade animal à luz do biodireito. In: Martha Solange Scherer Saad. (Org.). Perspectivas, possibilidades e desafios do Direito Civil. 1ed.Londrina PR: Thoth Editora, 2023, v. 1, p. 361-383.

  • PIERSON, L. C. C. ; ROCHA, R. ; VERDI, N. . Cuidados Paliativos e Autodeterminação da pessoa idosa como Direito Humano do paciente. In: Camila Kitazawa Cortez. (Org.). Bioética do início ao fim da vida humana. 1ed.Belo Horizonte MG: Grupo Ed. Letramento, 2023, v. 1, p. 120-143.

  • PIERSON, L. C. C. ; SAAD, Martha Solange Scherer ; AGUIRRE, J. R. B. . Vulnerabilidade Social e Casamento infantil. In: Michelle Asato Junqueira; Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci. (Org.). Estatuto da criança e do Adolescente após 30 anos - narrativas, ressignificados e projeções. 1ed.São Paulo: Editora Thoth, 2021, v. 1, p. 210-225.

  • PIERSON, L. C. C. ; ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan ; JUNQUEIRA, M. A. ; DANTAS, T. N. . Um sujeito mais do que especial. In: Lia Cristina Campos Pierson. (Org.). Avanços e desafios do Marco Legal da Primeira Infância. 01ed.São Paulo: Escola Superior da Advocacia OAB SP, 2020, v. 01, p. 1118-1293.

  • PIERSON, L. C. C. . Eutanásia um longo caminho a percorrer: os reflexos dos limites morais de sua prática nos protocolos médicos e na legislação brasileira. In: Carlos Eduardo Nicoletti Camillo; Fraga da Silva; Renata da Rocha; Roger Fernandes Campato. (Org.). Biodireito, Bioética e Filosofia em Debate. 01ed.São Paulo: Almedina Matriz, 2020, v. 01, p. 119-131.

  • PIERSON, L. C. C. ; HENRIQUES, I. . Violência contra a criança e o papel das redes de garantias: impactos no desenvolvimento infantil. In: Isabella Henriques. (Org.). Primeira infância no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes - uma experiência a ser replicada. 1ed.São Paulo: Casa 36, 2019, v. 1, p. 89-95.

  • PIERSON, L. C. C. ; ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan ; JUNQUEIRA, M. A. . Regularização Fundiária Urbana: Mulheres, Crianças e a Efetivação do Direito à Moradia. In: Felipe Chiarello ; Lilian Regina Gabriel Moreira Pires. (Org.). Novos Paradigmas da Regularização Fundiária Urbana - estudos sobre a lei 13.465/2017. 01ed.São Paulo: Almedina, 2019, v. 01, p. 189-208.

  • PIERSON, Lia Cristina Campos . A violência contra a criança e o adolescente no Brasil ? contribuições para o debate. In: Lia Cristina Campos Pierson; Antonio Cecílio Moreira Pires; Lilian Regina Gabriel Moreira Pires; Maria de Fátima Monte Maltez; Martha Solange Scherer Saad.. (Org.). Estudos sobre a violência contra a criança e o adolescente. 01ed.São Paulo: Libro Design e Comunicação, 2016, v. 01, p. 27-46.

  • PIERSON, L. C. C. ; SAAD, Martha Solange Sherrer ; TAVARES, M. F. M. M. . Adoção Intuitu Personae - O Equilíbrio entre Razão e Emoção no Melhor Interesse da Criança. In: ANDREUCCI, Ana Claudia Pompeu Torezan; CARACIOLA, Andrea Boari; JUNQUEIRA, Michelle Asato. (Org.). Estatuto da Criança e do Adolescente 25 anos. 1ed.São Paulo: LTr Editora Limitada, 2015, v. 1, p. 282-293.

  • PIERSON, L. C. C. ; GOMES NETO, E. R. . - A dor da gente não sai no jornal ? Reflexões sobre os limites entre os direitos fundamentais e exposição de acusados pela mídia.. In: ANDREUCCI, Ana Claudia P. Torezan;CARACIOLA, Andrea Boari; TEIXEIRA, Carla Noura; ALVIM, Marcia Cristina de Sousa; BARBOSA, Susana Mesquita. (Org.). Direitos Humanos: perspectivas e reflexões para o Século XXI.. 1ªed.São Paulo: Ltr, 2014, v. , p. 01-387.

  • PIERSON, L. C. C. . Políticas Públicas, Opinião Pública e Agenda Setting. In: Gianpaolo Poggio Smanio; Patricia Tuma Martins Bertolin. (Org.). O Direito e as Políticas Públicas no Brasil. 1ªed.São Paulo: Editora Atlas, 2013, v. 1, p. 01-568.

  • PIERSON, L. C. C. ; SAAD, M. S. S. . Síndrome da Alienação Parental. In: Andréa Boari Caraciola; Ana Cláudia Pompeu Torezan Andreucci;Aline da Silva Freitas. (Org.). Estatuto da Criança e Adolescente - 20 anos. 1ªed.São Paulo: LTR, 2010, v. , p. 89-99.

  • ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan ; BERTOLIN, Patricia Tuma ; PIERSON, L. C. C. . Mulheres, maternidade e prisão. In: BERTOLIN, Patrícia Tuma Martins; ANDREUCCI, Ana Claudia Pompeu Torezan. (Org.). Mulher, Sociedade e Direitos Humanos. 1ªed.São Paulo: Editora Rideel, 2010, v. 01, p. 01-803.

  • Alysson Leandro Barbate Mascaro ; BERTOLIN, Patricia Tuma ; Francisco Pedro Jucá ; PIERSON, L. C. C. ; THEOPHILO NETO, N. . Breve Comentário a Propósito da Obra Raízes do Brasil. Estudos em Himenagem ao Professor Silas Rodrigues Gonçalves. 1ed.São Paulo: Editora Scortecci, 2006, v. 01, p. 97-100.

  • PIERSON, L. C. C. ; SAAD, M. S. S. . Casamento infantil: entre a cultura e a lei.. In: 6ª Conferência Internacional sobre Geografias das Crianças, da Juventude e das Famílias, 2019, Campinas -SP. 6th International Conference on the Geographies of Children, Youth and Families, 2019.

  • PIERSON, L. C. C. . Direito e Psicanálise. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIERSON, L. C. C. . A saúde mental da mulher e seus direitos na pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIERSON, L. C. C. . Direito e Medicina. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIERSON, Lia Cristina Campos . A manifestação de vontade no RCPN e a Lei Brasileia de Inclusão. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIERSON, L. C. C. . Pesquisa Acadêmica e a importância do Lattes para estudantes de Direito. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIERSON, Lia Cristina Campos ; SAAD, Martha Solange Sherrer . Casamento infantil: entre a cultura e a lei.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer ; AGUIRRE, J.R.B. ; Gurgel, F. P. A. . Interdição e o novo Código de Processo Civil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer ; Gurgel, F. P. A. . Constituição de família pelo deficiente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer ; Gurgel, F. P. A. . Estatuto do deficiente: direitos reprodutivos e planejamento familiar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer ; Gurgel, F. P. A. . Deficiente, convivência familiar e exercício do poder familiar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer ; GONÇALVES, C. de J. . Diversidade de genêro e família. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer ; POSSI, L.V. . Alienação Parental e abandono afetivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer ; PEREIRA, F. de L. B. . A vitimização da família nos cenários de violência sexual contra a mulher em contexto de guerra. O caso de Minova na guerra do Congo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer ; GIANCOLI, B. P. ; Gurgel, F. P. A. . Estatuto do deficiente: aspectos psicológicos e capacidade civil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . O afeto como elemento fundante da família. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Monogamia e fidelidade: qual o preço da traição?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Famílias simultâneas e poliamorismo: efitos jurídicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Transgêneros e família. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Repensando a guarda compartilhada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Abuso emocional no âmbito familiar: criança e adolescente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Abuso emocional no âmbito familiar: conjuge e convivente. Lei islâmica e a mulher. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Abuso emocional no âmbito familiar: idoso.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Família e felicidade: destino ou escolha?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Relações familiares ea formação da personlaidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Dimensão do afeto: rompimento da família e danos morais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Do que é feito o batom? O sexo frágil tornou- se forte e feliz?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . O direito à identidade genética e reprodução humana assistida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Ser feliz e fazer feliz: objetivo da adoção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Multiparentalidade: tutela jurisdicional no conflito entre a verdade biológica e a socioafetividade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Obstáculo à felicidade: alienação parental e convivência familiar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . A realidade do desafeto: abandono afetivo parental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIERSON, L. C. C. ; MALTEZ, Maria de Fátima ; SAAD, Martha Solange Scherer . Princípio da monogamia e famílias simultâneas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BERTOLIN, Patricia Tuma ; SMANIO, Gianpaolo Poggio ; PIERSON, L. C. C. . O Direito e as Políticas Públicas no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIRES, L. R. G. M. ; PIRES, A. C. M. ; SAAD, M. S. S. ; TAVARES, M. F. M. M. ; PIERSON, L. C. C. . Violência contra criança e adolescente: educando agentes transformadores. São Paulo: Libro Design e Comunicação, 2016 (Cartilha).

Outras produções

PIERSON, Lia Cristina Campos ; ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan . Instituto ALANA - Roda de conversa com especialistas - Criança e adolescente e sistema de justiça. 2018.

PIERSON, L. C. C. . Parecerista ad hoc pro honorem PIBIC/PIVIC Mackenzie. 2016.

PIERSON, Lia Cristina Campos . Parecerista ad hoc pro honorem PIBIC/PIVIC Mackenzie. 2015.

PIERSON, L. C. C. . Parecerista ad hoc pro honorem PIBIC/PIVIC Mackenzie. 2014.

PIERSON, L. C. C. . Parecerista ad hoc pro honorem PIBIC/PIVIC Mackenzie. 2011.

PIERSON, L. C. C. . Parecerista ad hoc pro honorem PIBIC/PIVIC Mackenzie. 2010.

PIERSON, L. C. C. . Parecerista ad hoc pro honorem PIBIC/PIVIC Mackenzie. 2009.

PIERSON, L. C. C. . Porque os homens se tornam pais cada vez mais tarde - paternidade tardia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PIERSON, Lia Cristina Campos . Custo de tornozeleira é 8 vezes menor que ter réu na cadeia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PIERSON, Lia Cristina Campos . Programa Universidade na Madrugada. 2016.

PIERSON, L. C. C. . Domingo Espetacular. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PIERSON, L. C. C. . Região tem um regsitro de violência sexual por dia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PIERSON, L. C. C. . Programa 'Domingo Espetacular'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PIERSON, L. C. C. . A Matemática da primeira impressão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PIERSON, L. C. C. . Sistema prevê julgamentos iniciais que uma pessoa faz de outra a partir dos traços do rosto. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PIERSON, L. C. C. . A matemática da primeira impressão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PIERSON, L. C. C. . A matemática da primeira impressão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PIERSON, L. C. C. . SP no ar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PIERSON, L. C. C. ; Vagner de Alencar . Site reúne aulas gratuitas de universidades de todo o mundo.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PIERSON, L. C. C. ; Vagner de Alencar ; Leonardo Eloi . Site reúne aulas gratuítas de universidades mundiais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PIERSON, L. C. C. ; THEOPHILO NETO, N. ; CORREA, Paulo Roberto Correa ; FREIRE, Elisabete dos Santos Freire ; BELOTI, Samuel Macarenco ; MATOS, Josenice Barreto Matos ; SILVA, Ani Martins . Estudar e propor anteprojetos e Regulamentos de Organismos da estrutura organizacional e de atividades acadêmicas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Grupos de Trabalho Específico - Decanato Acadêmico).

PIERSON, L. C. C. ; MORANA, H. C. P. . Programa Cidadania para todos. 2010 (Universidade Presbiteriana Mackenzie).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    O PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA NA ADOÇÃO: AS CHAVES INTERPRETATIVAS NAS DECISÕES PROCESSUAIS., Descrição: A pesquisa tem como objetivo realizar através de buscas em plataformas que agregam artigos científicos e no site do Tribunal de Justiça de São Paulo uma discussão sobre os critérios e chaves interpretativas quando o princípio do ?melhor interesse da criança? é aplicado pelos atores processuais e pela equipe de assistentes nos processos de adoção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Lia Cristina Campos Pierson - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Família e felicidade - objeto e objetivo: dialogando sobre vulnerabilidades familiares, Descrição: Desenvolvido junto ao GEFam - "Grupo de Estudos Família e Felicidade: objeto e objetivo", o projeto visa a produção de pesquisas e debates no campo do Direito de Família, Psicologia Jurídica e Direito Processual Civil, auxiliando a divulgar e construir conhecimento para as soluções dos conflitos familiares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (4) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Lia Cristina Campos Pierson - Coordenador / Martha Solange Sherer Saad - Integrante / Maria de Fatima Maltez - Integrante / Fernanda Peçanha do Amaral Gurgel - Integrante / João Ricardo Brandão Aguirre - Integrante / Marcelo Nicioli de Abreu - Integrante / Letícia Ferreira Couto - Integrante / Mario Augusto Fonseca Filho - Integrante / Tayna Spadaro Iannicelli - Integrante / Louise Barros Fiuza de Mello Kalume - Integrante / MILLENA MELLO LOPES - Integrante / Sophia Miklos - Integrante / Stella Curiati Mimessi - Integrante / Isabela Bomfim De Oliveira - Integrante / Camila Raquel Barreto Passos - Integrante / Lívia Juliane Possi - Integrante / Jaqueline Silva Vaz Rosa - Integrante / Tatiana Kamel Sakr - Integrante / Juliana Arruda Pimenta da Silva - Integrante / Igor Urbano de Souza - Integrante / (Daniela Telles - Integrante / Karina Vieira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Direito da Criança e do adolescente no século XXI: A Convenção Internacional dos Direitos da Criança, Descrição: Descrição: O presente projeto visa conciliar pesquisadores, alunos de graduação a pós-graduação na temática dos direitos da criança e do adolescentes, especialmente analisando as influências da Convenção Internacional dos Direitos da Criança na normativa brasileira e discutindo os conceitos jurídicos indeterminados que permeiam a construção desses direitos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lia Cristina Campos Pierson - Integrante / ANDREUCCI, Ana Cláudia Pompeu Torezan - Integrante / Michelle Asato Junqueira - Coordenador / Alexandre Sanson - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Direito Administrativo Contemporâneo, Descrição: Centrado no levantamento da doutrina brasileira de Direito Administrativo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lia Cristina Campos Pierson - Integrante / Lilian regina Gabriel Moreira Pires - Coordenador / Antonio Cecílio Moreira Pires - Integrante / Maria de Fatima Maltez - Integrante / Martha Solange Scherer Saad - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Politicas Publicas- violência infantil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lia Cristina Campos Pierson - Integrante / SAAD, Martha Solange Sherrer - Integrante / Maria de Fátima Maltez - Integrante / Antonio Cecilio Moreira Pires - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

Prêmios

2017

Prêmio TCC orientadora do trabalho premiado em 2º lugar 2º semestre de 2017 da aluna 2o. lugar - Bianca Iacona Facioni, Faculdade de Direito Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2016

Prêmio TCC - orientadora de trabalho premiado da aluna Paula de Souza Pereira sobre o tema Vitimização do adolescente infrator: uma análise dos fatores de risco e políticas públicas, Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2016

Prêmio TCC - orientadora de trabalho premiado- Jacqueline Calderaro - As Influências da Memória e a Fragilidade da Prova Testemunhal, Faculdade de Direito Universidade Presbiteriana Mackenzie 1º semestre 2016.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Direito. , Rua da Consolação, 896, Consolação, 01302907 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 21148654, URL da Homepage:

Experiência profissional

2000 - 2023

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Direito.,Cargo ou função, Representante docente na Congregação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • 08/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Direito.,Linhas de pesquisa

  • 01/2005 - 12/2012

    Direção e administração, Faculdade de Direito.,Cargo ou função, Coordenadora de Estágios Supervisionados.

1998 - 2000

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora de Medicina Legal

1997 - 2002

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor da Faculdade de Direito Disciplinas: Medicina Legal, Psicologia Forense e Criminologia

1987 - 1992

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora assistente, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora da Faculdade de Psicologia Disciplina: Teorias e Técnicas Psicoterápicas II