Sílvia Nogueira Chaves
Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), Licenciada em Ciências Biológicas pela UFPA (1986), Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA (1989) Mestre (1993) e Doutora (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP . Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa "Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências" do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA, no qual é docente. Desenvolve pesquisas no campo dos Estudos Culturais, Formação Docente, Políticas de Subjetivação e das Narrativas (Auto)biográficas, com base nas quais tem publicado artigos, livros e capítulos de livros. Organizou os livros "Memórias de Formação e Docência: Histórias e Trajetórias de (trans)formação e "Formação e Docência: Perspectivas da Pesquisa Narrativa e Autobiográfica", resultante do Projeto "Memórias de Formação e Docências", financiado pelo CNPq. Organizou, ainda, os livros Cultura e Subjetividade: Perspectivas em debate e Formação, Ciência e Arte: Autobiografia, arte e cinema na docência. Publicou o livro Reeencantar a Ciência, Reinventar a Docência". É sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia - SBEnBIO e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência, das quais já participou da gestão . É editora da Revista Experimentart, do grupo de estudos e Pesquisa Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências do PPGECM/UFPA. É associada à Universidade livre de Autobiografia de Anghiari - IT. Desenvolveu Estágio Sênior na Universidade de Estudos de Milão Bicocca, na Faculdade de Ciências da Formação, na qual foi professora visitante. Coordena o projeto de pesquisa ?Tecendo composições entre autobiografia, Formação, Docência e Arte na Escola?.
Informações coletadas do Lattes em 16/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
1995 - 2000
Universidade Estadual de Campinas
Título: A Construção Coletiva de uma Prática de Formação de Professores: tensões entre o pensar e o agir
Rosália Maria Ribeiro de Aragão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Formação de professores; ensino de ciências; Epistemologia da Prática.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Formação de Professores. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
1991 - 1993
Universidade Estadual de Campinas
Título: Evolução de idéias e idéias de Evolução: A evolução dos seres vivos na ótica de alunos e professor de biologia, Ano de Obtenção: 1993
Roseli Pacheco Schnetzler.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Evolução; Concepção altenativas; ensino de ciências.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Especializacao em Ensino de Ciencias e Matematica
1987 - 1989
Universidade Federal do Pará
Título: Concepções sobre natureza
Orientador: Terezinha Valin Oliver Gonçalves
Pós-doutorado
2011 - 2011
Pós-Doutorado. , Universidade de Milao-Bicocca, UNIMIBicocca, Itália. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/Especialidade: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Metodologia da Pesquisa.
Organização de eventos
CHAVES, S. N. ; BASTOS, Sandra. N. D. . Encontro Nacional de Ensino de Biologia- ENEBIO. 2018. (Outro).
CHAVES, S. N. ; BRITO, Maria. R. ; ALVES, L. V. ; BASTOS, Sandra. N. D. ; SOUZA FILHO, Erasmo. B. ; RODRIGUES, L. A. ; BRITO, Ivete. B. E. ; RODRIGUES, Ana. M. Sgrott. ; SILVA, Carlos Eduardo Lira da ; MOURA, G. N. ; COSTA, D. D. ; COSTA, Monica ; CAMPOS, Joana. D. C. . Mostra Internacional Formação, Ciência e Arte - FOCAR. 2016. (Outro).
SOUZA, Elizeu. C. ; PASSEGGI, Maria C. ; CHAVES, S. N. . VII Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. 2016. (Congresso).
CHAVES, S. N. ; SILVA, Josenilda Maria Maués da ; LEMOS, Flávia. S. . II Diálogos Temáticos ?Conversações: educação e diferença?. 2013. (Outro).
Martins, Isabel ; SANTOS, M. G. ; CHAVES, S. N. . IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Outro).
NEVES, I. S. ; CHAVES, S. N. . I Colóquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia. 2013. (Outro).
LEMOS, Flávia. S. ; CHAVES, S. N. . II Colóquio Michel Foucault. 2012. (Outro).
MARANDINO, M. ; MORTIMER, E. F. ; ALVES FILHO, J. P. ; El-HANI, C. N ; CHAVES, S. N. ; BARRETO, C. L. ; NARDI, R. ; ANGOTTI, J. A. . VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009. (Outro).
CHAVES, S. N. . VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007. (Outro).
CHAVES, S. N. . Coordenação do Processo de Seleção do Mestrado em Educação em Ciências do NPADC/UFPA. 2004. (Concurso).
CHAVES, S. N. . Membro da Comissão de seleção dos trabalho apresentados no XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2003. (Outro).
CHAVES, S. N. . Memória e Imagem. Coordenação de Oficina na Semana Acadêmica do Centro de Educação. 2002. (Outro).
AMORIM, Antônio Carlos R de ; CHAVES, S. N. . I Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 1997. (Outro).
CHAVES, S. N. . I Encontro de Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará. 1995. (Outro).
Participação em eventos
VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Pesquisas que Narram a vida e potencializam a formação. 2021. (Congresso).
II Encontro Regional de Ensino de Biologia- Norte.A Educação em Ciências na Amazônia e sua biodiversidade. 2019. (Encontro).
IV Congresso Nacional de Ciência Naturais/da Natureza. A que(m) serve o professor. 2019. (Congresso).
VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia / I Encontro regional de Ensino de Biologia.Artes da Vida e Vidas com Arte no Ensino de Biologia. 2018. (Encontro).
I Simpósio de Ensino em Ciências e Matemática do Nordeste (I SECMAT).FORMAR PROFESSORES: TEMPOS DE RE(S/X)ISTIR.. 2017. (Simpósio).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.QUANDO AMAZÔNIA É MAIS QUE FLORESTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2017. (Encontro).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.PROFESSOR DE ENSINO DE CIÊNCIAS: PESQUISA E REFLEXÃO COMO REGIME DE VERDADE. 2017. (Encontro).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A experimentação na ordem discursiva do ensino de ciências. 2017. (Encontro).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Corpo: o que nos dizem as teses e dissertações produzidas desde a década de 80 no Brasil. 2017. (Encontro).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Mídia e consciência ambiental: possibilidade para vida ou governo da vida?. 2017. (Encontro).
Mostra Internacional de Formação, Ciência e Arte - FOCAR.O que te canta e conta. 2016. (Outra).
Mostra Internacional de Formação, Ciência e Arte - FOCAR.Monólogo do jaleco: Vestes da resistência. 2016. (Outra).
V Congresso Internacional em Estudos Culturais. A Natureza feminina na Biologia: Problematizando questões de gênero a partir das redes sociais. 2016. (Congresso).
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Práticas Sociais e a Produção de Sentidos para o Ensino de Biologia. 2016. (Encontro).
I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá. Currículo, Desejo e Esperança. 2015. (Congresso).
I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá. A formação de professores e o ensino de Ciências. 2015. (Congresso).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Das telas às salas de aula: Como se inventa um professor de biologia?. 2015. (Encontro).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Discursos que fabricam professores d eensino de ciências. 2015. (Encontro).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Tribunais raciais, biopoder e governamentalidade: Discursos que impõem identidades. 2015. (Encontro).
Colóquio "30 anos com Foucault".Roda de conversa 2. 2014. (Outra).
V Encontro Nacional das Licenciaturas.Histórias de vida e Formação e Professores. 2014. (Encontro).
V Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Memórias da/na formação e seus entrelaçamentos com currículos de biologia. 2014. (Encontro).
VI Congresso Intenacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Na Fronteira: Ressonâncias e Dissonâncias dos Discursos Científicos e Religiosos nas (Trans)formações de uma professora de Biologia. 2014. (Congresso).
VII Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares.Interseções de saberes nos céus Tenetehara: Pluralizando verdades. 2014. (Outra).
VII Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares.Processos artísticos auto(bio)cinematográficos em currículos de formação docente: experimentações, agenciamentos, devires.... 2014. (Outra).
I Coloquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia.A produção discursiva midiática de ambiente: com a palavra as ONGs. 2013. (Outra).
I Colóquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia.Quando o cinema discursa, que educação científica é fabricada?. 2013. (Outra).
I Colóquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia.Deformar sentidos, transmutar pela arte: uma experimentação na formação de professores de Ciências e matemáticas. 2013. (Outra).
I Colóquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia.Ser-Sujeito-Biólogo: com a palavra o facebook!. 2013. (Outra).
II Seminário Internacional de Educação e I Colóquio Internacional de Narrativa (auto) Biográfica: O reconhecimento de si e do outro na formação humana.Autobiografia e Cinema: Experimentando outros modos de subjetivação docente. 2013. (Seminário).
II Seminário PARFOR/UFPA.Interfases arte e educação: elementos para reconfiguração da formação docente. 2013. (Seminário).
II Simpósio de Formação de Professores.Autobiografias na formação docente. 2013. (Simpósio).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Quem é o professor indígena de ciências? As teias que o fabricam. 2013. (Encontro).
IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.Professor, pesquisador, cientista: Os discursos que forjam professores de ciências. 2013. (Encontro).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.Entre dogmas: Criação e evolução fabricando docência em Biologia. 2013. (Encontro).
II Colóquio sobre Michel Foucault.Michel Foucault, os territórios da educação e a filosofia da diferença no currículo. 2012. (Outra).
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia.O lugar da cultura no Ensino da Biologia. 2012. (Encontro).
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia / V Congresso Ibero Americano de Educación en Ciencias Experimentales.DNATIDADE: O DISCURSO BIOLÓGICO NA MÍDIA FABRICANDO IDENTIDADES. 2010. (Encontro).
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia / V Congresso Ibero Americano de Educación en Ciencias Experimentales.Temas Polêmicos na Formação Docente. 2010. (Encontro).
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação de professores de ciências da natureza: tendências e perspectivas. 2010. (Encontro).
Colóquio Internacional "Educação em Ciências e Matemáticas".HISTÓRIA DA CIÊNCIA ATRAVÉS DO CINEMA: DISPOSITIVO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2009. (Outra).
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.VISÕES E VIRTUDES PEDAGÓGICAS DO ENSINO EXPERIMENTAL DA QUÍMICA. 2009. (Encontro).
I Seminário Nacional de Estágio Supervisionado.Por uma docência babélica: o cuidado de si na formação de professores de Biologia. 2009. (Seminário).
VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias: Ensenânza de las Ciencias en um mundo en transformación. Crônicas Narrativas e Memórias: Espaços de reflexão na formação de professores de ciências. 2009. (Congresso).
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Formação Continuada de Professores em Serviço. 2009. (Simpósio).
III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. Crônicas, Narrativas e Memórias: Espaços de reflexão em tempos de autoformação. 2008. (Congresso).
III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. Narrativas Fílmicas como Tecnologias do "Eu": Deslocamentos e permanências na formação de professores de Biologia. 2008. (Congresso).
III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. Educação Continuada e Desenvolvimento Humano. 2008. (Congresso).
II Seminário de Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.Aspectos metodológicos da pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. 2008. (Seminário).
Seminário de Integração em Ciências e Matemática - EDUCIMAT.MEMORIAL DE FORMAÇÃO: Espaço de identidade, diferença, subjetivação. 2008. (Seminário).
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Escola e Memória, quando a cultura faz diferença. 2008. (Encontro).
18 Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste.Quem é normal? Discursos e trajetórias curriculares de professores de ciência acerca da (a)normalidade. 2007. (Encontro).
59ª Reunião Anual da SBPC.Análise de conteúdo como alternativa metodológica para a pesquisa na Educação em Ciências. 2007. (Outra).
59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.Educação e Ciência. 2007. (Outra).
II Seminário de Ensino de Ciências.Pesquisa em Ensino de Ciências e suas Perspectivas. 2007. (Seminário).
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O humano, seus direitos e o discurso biológico. 2007. (Encontro).
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Formação de professores de Ciências: O que as memórias nos ensinam?. 2007. (Encontro).
II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica - CIPA. Memórias e autobiografia: Nos subterrâneos da formação docente. 2006. (Congresso).
VI Seminário Paraense de Educação em Ciências e Matemáticas - SPAECIM.VI Seminário Paraense de Educação em Ciências e Matemáticas - SPAECIM. 2006. (Seminário).
.XVII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. 2005. (Encontro).
III Encontro Nordestino de Biólogos / II Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas.Escolas de formação de professores: proliferação,enfoque e reflexo no ensino básico. 2005. (Encontro).
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005. (Encontro).
XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Porque ensinar ciências para as novas gerações? Uma questão central para a formação docente. 2005. (Encontro).
IX Encontro Perspectivas do Ensino da BIologia.Apresentação de comunicação oral:. 2004. (Encontro).
IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Encontro de Pesquisadores em Educação em Ciência. 2003. (Encontro).
V Seminário Paraense de Educação em Ciências e Matemática.Seminário Paraense de Educação em Ciencias e Matemática. 2003. (Seminário).
XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2003. (Encontro).
IV Congresso Internacional de Educação. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação docente. 2002. (Congresso).
VIII Encontro Perspectivas do Ensino da Biologia.Diários de aula: uma experiência na formação docente. 2002. (Encontro).
24ª Reunião anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação.Problematizar, quastionar ou contestar? a necessidade do diálogo na formação docente. 2001. (Outra).
3 Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Da receita ao modelo: como articular conteúdo e estratégia de ensino na formação docente?. 2001. (Encontro).
Fórum das Licenciaturas - UFPA.A Unidade na diversidade: para além da homogeneização das Licenciaturas. 2001. (Outra).
V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil.A história oral como argumento para compreensão de uma vida concreta ou de uma comunidade particular. 2001. (Seminário).
XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Formar-se professor: da punição ao direito. 2001. (Encontro).
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Compromisso social e formação de professores. 1998. (Encontro).
1 Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.História e filososfia da ciência : uma necessidade formativa do professor de ciências?. 1997. (Encontro).
VI Encontro Perspectivas do Ensino da Biolgia.Racionalidade técnica e reflexão-ação: modelos de implementação de inovações no ensino de ciências. 1997. (Encontro).
VI Encontro Perspectivas para o Ensino da Biologia.Crise da modernidade e novas perspectivas para a educação em ciências. 1997. (Encontro).
II Encontro Regional de Ensino de Ciências.Conversando com professores sobre inovações no ensino de ciências. 1996. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.História e Filosofia de ciência no ensino de ciências: uma necessidade formativa do professor de ciências?. 1996. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.As condições propiciadas pelo ensino para a construção do conhecimento. 1994. (Encontro).
VII Encontro Nacional e II Encontro Sudeste de Ensino de Química.Biomoléculas infromacionais: como so alunos as entendem?. 1994. (Encontro).
V Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática. A ciência nas histórias em quadrinhos. 1992. (Congresso).
VI Encontro Nacuional de Didática e Prática de Ensino.Reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem. 1991. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; CUNHA, Cláudia. M.. TRAVESSIAS EM EDUCAÇÃO: A cartografia deleuzeana em pesquisas do campo curricular. 2022. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Pará.
VIEIRA, E. P. P.;CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; BASTOS, Sandra. N. D.. ?CIÊNCIAS EM DISCURSOS DISCENTES: perscrutando genealogias em uma Licenciatura Integrada?.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA; COUTINHO, Karine D.. Sinuosidades Cartográficas de um Geo-currículo. 2019. Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica) - Universidade Federal do Pará.
VIEIRA, Eduardo. P. P.;CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA; BASTOS, Sandra. N. D.. ?CIÊNCIAS EM DISCURSOS DISCENTES: perscrutando genealogias em uma Licenciatura Integrada?.. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; COUTINHO, Karine D.; COSTA, Gilcilene. D.. Instantâneos Cartográficos de um Currículo Artífice. 2018. Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Joel. C. da;CHAVES, S. N.; REIS JUNIOR, Leandro. P.; MARTINS, Bene. A.. Traços Identitários & Diferença no Cinema de Jorane Castro: Atravessamentos Deleuzeanos (Imagem-Movimento). 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; GUIMARAES, Leandro B.; NEVES, I. S.; SOUZA FILHO, Erasmo. B.. O que é Ambiente Hoje? Quando a imagem é enunciado. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; COSTA, Gilcilene. D.; SIMOES, Denise. S.. "Queria saber ler e escrever para mudar as facesdas coisas" Uma leitura das situações educacionais na obra "Chove nos Campos de Cachoeira", de Dalcídio Jurandir. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; GONCALVES, Jadson. F.; BASTOS, Sandra. N. D.; LUCENA, Isabel. Ser Professor de ciências e matemática regimes de verdade e processos de subjetivação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NEVES, I. S.;CHAVES, S. N.; FRANCA, Vera R. V.. Palafitas Digitais: comunicação, convergência cultural e relações de poder em Afuá. 2014. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO, CULTURA E AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará.
LEMOS, Flávia. S.;CHAVES, S. N.; PRADO FILHO, Kleber. Análise na perspectiva genealógica do inquérito policial sobre estupro, nos arquivos da delegacia especializada de atendimento à mulher, em Belém/PS. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Maria. R.;CHAVES, S. N.; AMORIM, Antônio Carlos R de. CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: ENTRE LINHAS, SABERES E DIFERENÇA. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Maria. R.;CHAVES, S. N.; AMORIM, Antônio Carlos R de; LEMOS, Flávia. S.. Por um ensino e uma aprendizagem da criação, da problematização ou da... As linhas que compõem as mobilidades e as experiências e as experiências docentes de professores. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; CORRÊA, Paulo Sérgio Almeida. A forja da alma: narrativas de docentes-mestres de jogos de RPG. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
LEMOS, Flávia. S.;CHAVES, S. N.; SCHEINVAR, Estela; MOTTA-MAUES, M. A.. Interrogando práticas do UNICEF para os adolescentes (?) no Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; BRITO, Maria. R.; LEMOS, Flávia. S.. O corpo nas narrativas de estudantes da Educação Básica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, José Jerônimo de Alencar;CHAVES, S. N.; DOMINGUES, Heloisa. M. B. República, Ciência e Instrução Pública no Pará: O Museu Paraense e o Ensino da História Natural. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BITTENCOURT, Eugênio Pacelli Leal;CHAVES, S. N.; SILVA, Marilena. L.. Meio Ambiente e ética: Entrecruzando Olhares no Ensino de Ciências. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; RIBEIRO, Paula R. C.; BRITO, Maria. R.. Quem somos nós? ciência e midia fabricando subjetividades. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BITTENCOURT, Eugênio Pacelli Leal;CHAVES, S. N.; CAMARGO, Arlete. M. M.. Avaliação no ensino de ciências: um estudo sobre concepções e práticas de alunos e professores no Ensino Fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; BRITO, Maria. R.; SILVA, Josenilda Maria Maués da. Na fronteira: Ressonâncias e dissonâncias dos discursos científico e religioso nas transformações de uma professora de biologia. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SILVEIRA, Flávio. A.; SOUZA FILHO, Erasmo. B.. A construção discursiva do professor indígena de ciências. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; CORAZZA, S. M.. Cartografemas: Fragmentos autobiográficosde uma artista professor. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; DOMINGUES, Heloisa. M. B; FRANCA, M. P. S. A.; ALVES, José Jerônimo de Alencar. Bases para o Espírito: Ferreira Penna, ciência e Educação na Provínicia do Grão_Pará (1866-1891). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SILVA, Josenilda Maria Maués da; SANTO, A. E.. Valores e Ensino de Ciências: Visões para além do conhecimento científico. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Licurgo Peixoto de;CHAVES, S. N.; Almeida, Ruy Guilherme C. de. Uma proposta de ensino através de temas: sinais do paradigma moderno e emergente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da; MONTEIRO, Albene L.;CHAVES, S. N.. Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de;CHAVES, S. N.; NUNES, Cely Do Socorro Costa; SILVA, Francisco Hermes Santos da. Concepções de Inovação do Ensino de Ciências na Escola Pública. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de;CHAVES, S. N.; GALIAZZI, Maria do Carmo; SILVA, Francisco Hermes Santos da. Um Olhar Diferenciado no Ensino Médio da Química: Dificuldades, rejeições e mitos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Licurgo Peixoto de;CHAVES, S. N.; Almeida, Ruy Guilherme C. de. Ensino por abordagem temática e o paradigma emergente: um estudo de caso com tema regional. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; BITTENCOURT, Eugênio Pacelli Leal; SCHNETZLER, R. P.. Reflexão epistemológica e memorialística na formação de professores de ciências. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, C. M. C.;CHAVES, S. N.; ALVES FILHO, J. P.. Desafios, potencialidade e compromissos em uma experiência pedagógica para a formação cidadã. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; ARAÚJO, Sônia Mª da Silva. Discurso e poder em pesquisas pós-estruturalistas foucaultianas no GT de currículo da ANPED. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Cultura e conhecimento sob a égide dos estudos culturais: um olhar a partir do GT de currículo da ANPED. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver;CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Tadeu Oliver; TEIXEIRA, Elizabeth. A Educação em Cência numa escola ribeirinha: caminhos feitos de água, conhecimento e cidadania. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
LAMAR, Adolfo Ramos;CHAVES, S. N.; MENEGHEL, Stela Maria. Ensino de Genética: uma abordagem a partir dos estudos sociais da ciência e de tecnologia. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
CHAVES, S. N.; ALVES, José Moysés; ROSA, Vivian Leyser da. Discurso Biológico e Educação em Direitos Humanos: elos, interseções e diálogos para o ensino de biologia. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato Borges;CHAVES, S. N.; SILVA, Juaci Picanço da. Alguns Aspectos problemáticos relacionados ao ensino-aprendizagem da álgebra linear. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de;CHAVES, S. N.; NUNES, Cely Do Socorro Costa. Temas Capitais da Educação a Distância: nós e entrenós que tecem a rede da/na formação de professores.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Licurgo Peixoto de;CHAVES, S. N.; ALVES, José Moysés. Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: Uma experiência em educação de Jovens e adultos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Licurgo Peixoto de;CHAVES, S. N.; RÉGIS, Cícero Roberto Teixeira. A formação para a cidadania em discursos de professores de física. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de;CHAVES, S. N.; BATISTA, Sylvia Helena S da Silva. Falas que vêm das salas e falas que vêem as salas: o que dizem os professores de ciências e matemáticas sobre a psicologia da educação na formação docentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; BITTENCOURT, Eugênio Pacelli Leal; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. Reflexões epistemológicas e memorialísticas: uma experiência na formação continuada de professores de ciências. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ALVES, José Moysés; BRITO, Licurgo Peixoto de. Construção social de conhecimentos em uma oficina sobre o uso racional de energia no planetário do Pará. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver;CHAVES, S. N.; TEIXEIRA, Elizabeth. A educação em ciências numa escola ribeirinha: caminhos feitos de água, conhecimento e cidadania.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Tadeu Oliver; TEIXEIRA, Elizabeth; SILVA, Francisco Hermes Santos da. Construindo saberes e competências na formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática do campus do sul e sudeste do Pará da Ufpa.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ALVES, José Moysés; MÜLLER, Regina Celi Sarkis. Refletindo sobre as práticas discursivas presentes na elaboração do conhecimento químico.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ALVES, José Moysés; ROSA, Vivian Leyser da; DINIZ, Cristóvan W Picanço. Biologia, Direitos Humanos e Educação: diálogos necessários. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SÍLVA, Josenilda Maria Maués da; SOUZA, Sandoval Gomes de. Familia, escola e trabalho: tempos e espaços de formação de leitoras em narrativas e memórias de professoras alfabetizadoras. 2005 - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; GONÇALVES, Tadeu Oliver; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Temas Capitais da Educação a Distância. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SÍLVA, Josenilda Maria Maués da; CORRÊA, Paulo Sérgio Almeida. Discursividades autorais sobre identidade e formação docente. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; TEIXEIRA, Elizabeth; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Tendências em Ciências e Ensino de Química na Formação Inicial de Professores de Química da UFPA.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SÍLVA, Josenilda Maria Maués da; GONÇALVES, Tadeu Oliver. O Currículo de Ciências via Tema Gerador: Desafios Docentes na Escola Cabana. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Licurgo Peixoto de;CHAVES, S. N.; RÉGIS, Cícero Roberto Teixeira. Professores de Física e o Ensino para a Formação Cidadã: discursos docentes e estratégias de educação científica na busca de inovação. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; ALVES, José Moysés. Alguns termos da contribuição da psicologia da educação à formação de professores de ciências e matemáticas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; HAGE, Salomão Muffarrej; NUNES, Cely Do Socorro Costa. Formação contínua docente: um olhar epistemológico sobre a proposta da Escola Cabana. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, José Moysés;CHAVES, S. N.; MÜLLER, Regina Celi Sarkis. Interações sociais em aulas de química: a conservação dos alimentos como tema de estudo. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver;CHAVES, S. N.; TEIXEIRA, Elizabeth. Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências em alunos concluintes de química. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver;CHAVES, S. N.; SILVA, Maria de Jesus. A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista no Ensino Fundamental e Ed. infantil. 2004 - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Interdisciplinaridade e Contextualização no novo ensino Médio. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, José Moysés;CHAVES, S. N.; CARMO, João dos Santos. O papel das interações professor-aluno na construção da solução lógico-aritmética otimizada de jogo com regras. 2004 - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; HAGE, Salomão Muffarrej. Formacao Continua docente: Um olhar epistemologico sobre a proposta de escola cabana. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; CORDEIRO, Luiz Acácio Centeno; ALVES, José Jerônimo de Alencar. A formação de professores de química na UFPA. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SÍLVA, Josenilda Maria Maués da; SOUZA, Sandoval Gomes de; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. Narrativas de Alfabetizadoras: tecendo reflexões entre elitura e formação docente. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ALVES, José Jerônimo de Alencar; MESSIAS JR, Nazário de Souza. História da Ciência, Ensino de ciências e Formação de Professores. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; BRITO, Licurgo Peixoto de; ALVES, José Jerônimo de Alencar. Dificuldades de aprendizagem e os obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, José Moysés;CHAVES, S. N.; SÍLVA, Francisco Hermes Santos da. O Papel das Interações professor-aluno na construção da solução lógico-matemática otimizada de um jogo com regras. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CORDEIRO, Luiz Acácio Centeno;CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. A Formação de Professores de Química na UFPA. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SILVA, Josenilda Maria Maués da; GONÇALVES, Tadeu Oliver. A (re) construção curricular via tema gerador: desafios docentes na Escola Cabana. 2003 - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; ALVES, José Moysés. Concepções de Ambiente: O olhar de alunos em diferentes momentos de escolarização. 2003 - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Os Professores de Ciências frente aos Desafios do Novo Ensino Médio. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; PACHECO, D.. A falta que a reflexão cognitiva faz ao professor de química. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.
CHAVES, S. N.; SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; GERALDI, C. Mª G.. Buscando o caminho do meio: construindo parceria entre professores e formadores de professores de ciências - exame de qualificação. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.
MAKNAMARA, Marlécio;CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; Paraiso, Marlucy, A.; BARBOSA, Jonei. C.; BRAZAO, José Paulo. G.; CARVALHO, Alexandre F.. Pode um currículo verter sangue? Nas entranhas de uma subjetividade zumbi. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
CHASSOT, A. I.;CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; GHEDIN, Evandro.. ?Narrativas, experiências e singularidades de docentes que formam doutores para a área de educação em ciências e matemática?. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
SILVA, Carlos Aldemir F da;CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; MARTINS, Amilcar; MENDES, I. A.; FARES, Josebel A.. Vozes do rio e da mata: Saberes ambientais em narrativas orais. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; SCHWANTES, Lavínia; HENNING, Paula C.; RIOS, Diogo F.; SOUZA, Nádia. A emergência do ensino de Biologia no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) - Universidade Federal do Rio Grande.
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de;CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA; BRITO, Licurgo Peixoto de; PINHEIRO, Jackson.; Pinheiro, Sheila V. C.. Entre o professor pensado e o que pensa o professor: Práticas curriculares e docentes de professores de química e física do arquipélago do Marajó. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; Santos, Luis H. S.; BASTOS, Sandra. N. D.; VIEIRA, E. P. P.; SILVA, Carlos Aldemir F da. A BIOLOGIA E A INVENÇÃO DE UM CORPO NORMAL. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUIMARAES, Leandro B.;CHAVES, S. N.; GIRARDELLO, Gilka E. P.; REIGOTA, Marcos A. S.; SILVEIRA, Eduardo. Oficinas de criação de histórias inventadas: Experimentações em uma pesquisa em educação ambiental. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SANTO, A. E.;CHAVES, S. N.; MONTEIRO, Alexandrina.; DUARTE, C. G.; MENDES, I. A.. Nomadismo da Educação matemática Ribeirinha potências da multiplicidade. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciência e Matemática) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; GUIMARAES, Leandro B.; Freitas, Denise de; VIEIRA, Eduardo. P. P.; ALVES, José Jerônimo de Alencar. A Amazônia é aqui? Redes que tecem a Amazônia discursiva no ensino de ciências. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
CHAVES, S. N.; MOURAO, Arminda R. B.; Dias, Rosanne E.; GARCIA, Maria. Manuela. A.; AZEVEDO, Rosa. O. M.; GARCIA, Fabiane. M.. Políticas de formação inicial de professores no Campus Manaus Centro /IFAM. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
BRITO, Maria. R.;CHAVES, S. N.; GALLO, Silvio. D. O.; CARVALHO, Alexandre F.; SILVEIRA, Marisa. R. A.. O que pode um geocorpo? Saúde, doença e morte atravessados nas linhas vitais de pacientes terminais. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Maria. R.;CHAVES, S. N.; SILVA, Carlos Aldemir F da; GALLO, Silvio. D. O.; AMORIM, Antônio Carlos R de; RODRIGUES, Alex. S.; ZAMBONI, Jésio.. Uma cartografia das sexualidades: entre linhas e mapas dos afetos na escola.. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; AMORIM, Antônio Carlos R de; PELLEJERO, E. A.; CORRÊA, Paulo Sérgio Almeida. Arquitexturas do afeto: escrileituras sobre desenhos de artistas-professores. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; AMORIM, Antônio Carlos R de; LEMOS, Flávia. S.; COSTA, Gilcilene. D.. A produção abjeta da diferença; performatividade homoerótica em práticas discursivas docentes. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
LEMOS, Flávia. S.;CHAVES, S. N.; FISCHER, Rosa. M. B.; SÍLVA, Josenilda Maria Maués da; COSTA, Gilcilene. D.. Tramas de subjetivação: analítica da fabricação do PARFOR-Pedagogia - campus de Bragança/UFPA. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; MENDES, I. A.; LEMOS, Flávia. S.; PONTES, Mª. GIlvanise. O.; LUCENA, Isabel. O saber Matemático Escolar na Subjetivação de Trabalhadores. 2014. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; Silva, Lenice Heloisa A.; LEMOS, Flávia. S.; BRITO, Maria. R.; SILVA, Josenilda Maria Maués da. Retrato Falado do Professor de Biologia: Ciência e Docência em Discurso. 2014. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
LUCENA, Isabel;CHAVES, S. N.; ALMEIIDA, Maria da Conceição; GONZALEZ, Fred.; SOUZA FILHO, Erasmo. B.; KNOBBE, Margarida. M.. Autoformação e Esperança na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; PELLEJERO, E. A.; CORRÊA, Paulo Sérgio Almeida; LEMOS, Flávia. S.; HEUSER, Ester. M. D.. Biografemática e Formação: Fragmentos de Escrita de Uma vida. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; LEMOS, Flávia. S.; AMORIM, Antônio Carlos R de; ALVES, José Jerônimo de Alencar; SCHNEIDER, I.. Ser Vivo, Ser Espécie, Ser Classificado:Epistemes, Dispositivos e Subjetivações no Ensino de Biologia. 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SALVI, Rosana. F.;CHAVES, S. N.; Silva, Lenice Heloisa A.; LORENCINI JUNIOR, Alvaro.; SILVA, Marcos. R.. O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica. 2011. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.
MENDES, I. A.;CHAVES, S. N.; SANTO, A. E.; ALMEIIDA, Maria da Conceição; PEREIRA, Francisco de A.. Pelos caminhos das ideias e da existência: a propósito das cartografias de J. T. Moura Filho. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Suzani. C.;CHAVES, S. N.; TERRAZAN, Eduardo. A.; MAESTRELLI, Sylvia. R. P.; BRITTO, Néli. S. Q.. O estágio na formação acadêmico profissional do professor de ciências: analisando o funcionamento de grupos de trabalho (GT). 2010. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CHASSOT, A. I.;CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; GHEDIN, Evandro.. ?A escrita de si: narrativas sobre trajetórias formativas singulares e experiências de docentes orientadores que formam doutores para área de Educação em Ciências e Matemática?. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
SILVA, Carlos Aldemir F da;CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; MENDES, I. A.; FARES, Josebel A.; MARTINS, Amilcar. Vozes do rio e da mata: Saberes ambientais em narrativas orais. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SCHWANTES, Lavínia;CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA; HENNING, Paula C.; SOUZA, Nádia; RIOS, Diogo F.. UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) - Universidade Federal do Rio Grande.
MAKNAMARA, Marlécio;CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; BARBOSA, Jonei. C.; BRAZAO, José Paulo. G.. UMA ANTOLOGIA DO CURRÍCULO DAS NARRATIVAS SERIADAS. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
ALVES, José Moysés;CHAVES, S. N.; MAIO, Eliane R.; PESSOA, Wilton. R.; MARTINEZ, Elizabeth A. L. M.. Educação Sexual na Escola: sentidos subjetivos do sujeito que aprende. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
CHAVES, S. N.; Santos, Luis H. S.; Dalcin, Andreia; VIEIRA, Eduardo. P. P.; ALVES, José Jerônimo de Alencar. Governar o corpo, regular a vida: A política da saúde escolar. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de;CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; Pinheiro, Sheila V. C.; PINHEIRO, Jackson.. Entre o professor pensado e o que pensa o professor: (Auto)biografia, currículo e Praticas docentes de professores de química-física do Marajó. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
CHAVES, S. N.; MAKNAMARA, Marlécio; Paraiso, Marlucy, A.; SILVA, Carlos Aldemir F da; ALMEIDA, Ana. Cristina. P. C.. O que esperam de mim: sexualidade do bom critão. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciência e Matemática) - Universidade Federal do Pará.
Paraiso, Marlucy, A.;CHAVES, S. N.; LOPONTE, Luciana G.; ASPIS, Renata. P. L.; NOGUEIRA, Paulo. H. Q.. Cartografia do Currículo da Cidade com a Arte: aprender no encontro com o artivismo das dissidências de gênero e sexulidade das ruas de Belo Horizonte. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA; BASTOS, Sandra. N. D.; VIEIRA, Eduardo. P. P.; SILVA, Carlos Aldemir F da; Santos, Luis H. S.. A Biologia e a invenção de um corpo normal. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciência e Matemática) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, A. E.;CHAVES, S. N.; DUARTE, C. G.; MONTEIRO, Alexandrina.; SOUZA, Elizabeth. G.. Nomadismo na Educação Ribeirinha: Potencias da Multiplicidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUIMARAES, Leandro B.;CHAVES, S. N.; GIRARDELLO, Gilka E. P.; SILVEIRA, Eduardo; REIGOTA, Marcos A. S.. Oficinas de Criação de Histórias Inventadas: Experimentações em Pesquisa em Educação Ambiental. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CHAVES, S. N.; GUIMARAES, Leandro B.; ESTEVINHO, Lúcia.. Vida e nada mais: Ensaios sobre consciência ambiental. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciência e Matemática) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SOUZA FILHO, Erasmo. B.; SILVA, Carlos Aldemir F da; LIMA, Wlad. S.; SILVA, Joel. C. da. A ciência em movimento: Imagem e Palavras. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Maria. R.;CHAVES, S. N.; SILVA, Carlos Aldemir F da; AMORIM, Antônio Carlos R de; TEIXEIRA, Elizabeth; SILVEIRA, Flávio. A.; RODRIGUES, Alex. S.. Corpos por entrelugares da (Tans)sexualidade entrelaçados no tear das produções desejantes: Transversalizando o ensino de ciências. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; Gumarães, Leandro B.; Freitas, Denise de; ALVES, José Jerônimo de Alencar; VIEIRA, E. P. P.. Será que o Brasil não conhece a Amazônia? Quando ciência e midia fabricam a Amazônia dos currículos de ciências. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
BRITO, Maria. R.;CHAVES, S. N.; AMORIM, Antônio Carlos R de; RODRIGUES, Alex. S.. Sexulaidade Entre vidas na escola e esquizografias dos afetos: Mapas elinas em rasuras no Ensino de Ciências. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Maria. R.;CHAVES, S. N.; SILVA, Carlos Aldemir F da; GALLO, Silvio. D. O.; CARVALHO, Alexandre F.. Corpos atravessados por estados e saúde e doença e os modos singulares de vida de pacientes em estado terminal. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; PELLEJERO, E. A.; CORRÊA, Paulo Sérgio Almeida. Arquitexturas de Afectos: escrileituras sobre imagens de artistas-professores. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Pará.
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de;CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; AZEVEDO, Adriana. B.; PINHEIRO, Jackson.. Visão da qualidade de formação docente de um currículo especial de licenciatura: Histórias de formação e atuação de professores egressos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, Licurgo Peixoto de;CHAVES, S. N.; SILVA, Josenilda Maria Maués da. Pesquisas brasileiras sobre experiências pedagógicas intituladas CTS/CTSA. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; AMORIM, Antônio Carlos R de; COSTA, Gilcilene. D.. A produção da abjeção e da diferença: performatividade homoerótica masculina em práticas discursivas docentes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Pará.
PASSEGGI, Maria C.;CHAVES, S. N.; CAMPOS, Herculano.. A VIDEOBIOGRAFIA COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA-AÇÃO-FORMAÇÃO: UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM ADOLESCENTES ABRIGADOS.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LUCENA, Isabel;CHAVES, S. N.; ALMEIIDA, Maria da Conceição; SOUZA FILHO, Erasmo. B.; GONZALEZ, Fred.. Autoformação: focos de esperanças e potencialidades na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
LEMOS, Flávia. S.;CHAVES, S. N.; SILVA, Josenilda Maria Maués da; FISCHER, Rosa. M. B.; COSTA, Gilcilene. D.. Tramas de subjetivação: Analítica da fabricação do aluno PARFOR-PEDAGOGIA- Campus de Bragança/UFPA nos discursos oficiais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Pará.
LUCENA, Isabel;CHAVES, S. N.; ALMEIIDA, Maria da Conceição; GONZALEZ, Fred.; SOUZA FILHO, Erasmo. B.. Autoformação: focos de esperança e potencialidades na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
SÍLVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; CORRÊA, Paulo Sérgio Almeida; PELLEJERO, E. A.. Autobiografismo e formação: uma problematização de escritas da vida nas produções do Congresso Internacional sobre Pesquisa Autobiográfica - CIPA (2006-2010). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; AMORIM, Antônio Carlos R de; LEMOS, Flávia. S.; ALVES, José Jerônimo de Alencar. Ser vivo, ser espécie, ser classificado: Epistemes, dispositivos e subjetivações no ensino de ciências/biologia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; Silva, Lenice Heloisa A.; SILVA, Josenilda Maria Maués da; LEMOS, Flávia. S.. Os Discursos que atravessam a Formação de Professores de Biologia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SALVI, Rosana. F.; LORENCINI JUNIOR, Alvaro.; SILVA, Marcos. R.; Silva, Lenice Heloisa A.;CHAVES, S. N.. O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.
CHAVES, S. N.; BRITO, Maria. R.; LUCENA, Isabel; LEMOS, Flávia. S.; PONTES, Mª. GIlvanise. O.. O SABER MATEMÁTICO NA SUBJETIVAÇÃO DE TRABALHADORES: PRODUZINDO (IN/EX)CLUSÃO. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA; Paraiso, Marlucy, A.; SILVA, Carlos Aldemir F da. A LOUCURA DOS NORMAIS: A ESCOLA DIAGNOSTICANDO ANORMALIDADES. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; COUTINHO, Karine D.. Pistas Cartográficas em uma escola Ribeirinha: Contornos de um Geo-currículo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Currículo e Gestão da Escola Básica) - Universidade Federal do Pará.
VIEIRA, Eduardo. P. P.;CHAVES, S. N.; BASTOS, Sandra. N. D.. Ciência em discursos discentes: Perscrutando genealogias em licenciatura integrada. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; COSTA, Gilcilene. D.; COUTINHO, Karine D.. Devir Artístico e Currículo Artífice no Liceu Escola de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. 2017.
Vasconcelos, Elizandra R;CHAVES, S. N.; Souza, Renato H. Tessituras na Formação docente: Caminhos de uma (Trans)formação no Programa de Iniciação à Docência de Física. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.
SAMPAIO, Shaúla. M. V.;CHAVES, S. N.; ANDRADE, Nívea. M. S.. Mapeando lugares e (des)construindo pertencimentos: Experiências com cinema em aulas de geografia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
ALVES, José Moysés;CHAVES, S. N.; PESSOA, Wilton. R.. Ensinando e aprendendo Ciências com criatividade: um estudo de caso no 5 ano do Ensino Fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; BASTOS, Sandra. N. D.; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Integração de conhecimentos na formação de professores. 2016.
COSTA, Gilcilene. D.;CHAVES, S. N.; SIMOES, Denise. S.. Queria saber ler e escrever para mudar faces das coisas: Uma leitura de situações educacionais em "Chove nos Campos de Cachoeira", de Dalcício Jurandir. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.VIEIRA, Eduardo Paiva Pontes; SOUZA FILHO, Erasmo. B.; NEVES, I. S.. O que é ambiente hoje? Com a palalra as ONG. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; LUCENA, Isabel; GONCALVES, Jadson. F.. Ser Professor de Ciências e Matemática: Jogos de verdades e processos de subjetivação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SILVA, Josenilda Maria Maués da; SILVA, Carlos Aldemir F da. Show da Luna: Uma infância científica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências, Matemática e Linguagens) - Universidade Federal do Pará.
MANCINO, Emanuela;CHAVES, S. N.. Come cura, la scritura! Metodologie di espressione di sé tra antichi gesti e nuove tecnologie. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Scienze dell'Educazione) - Universidade de Milao-Bicocca.
MANCINO, Emanuela;CHAVES, S. N.. Se lo sguardo non mi tradisce.... 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Scienze dell'Educazione) - Universidade de Milao-Bicocca.
CABRAL, Mª C. R.;CHAVES, S. N.VIEIRA, Eduardo Paiva Pontes. Possibilidades de manejo sustentável do guarumã (schnosiphon koern): O caso da comunidade de Utinga-Açu, ilha de Trambioca, Barcarena-PA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; OLIVEIRA, Ilda Estela Amaral de; BITTENCOURT, Eugênio Pacelli Leal. O ensino contextualizado: potencialidades e desafios. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.. Tendências da Educação Ciêntífica em Museus de Ciências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver;CHAVES, S. N.; ESPÓSITO, Maria Cristina. Concepções de Ciência em Estudantes de Biologia em diferentes momentos do curso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SÍLVA, Josenilda Maria Maués da; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho. Escolha profissional: opção pela docência. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. A concepção de meio ambiente em alunos de 5ª e sexta séries da Rede Pública de Ensino visitantes do Planetário do Pará. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de. Formação de professoras em escola confessional em Abaetetuba-PA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA; SELLES, Sandra. E.; ANDRADE, Elenise. C. P.; AUGUSTO, Solange. C.. LINHAS DE VIDA TECENDO COMPOSIÇÕES DO MEMORIAL DE UMA PROFESSORA EM FESTA. 2022. Universidade Federal de Uberlândia.
ARRUDA, Cinthya.;CHAVES, S. N.; PINHEIRO, Marcelo.. Professor Adjunto de Ensino de Biologia. 2016. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; Silva, Lenice Heloisa A.; SIMÃO, Maria Olívia A. R.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da sub-área de Ensino de Ciências e Biologia. 2010. Universidade do Estado do Amazonas.
KAWASAKI, Clarice S.;CHAVES, S. N.; BIZZO. N. M. V.. Concurso de Professor Doutor da área de Metodologia do Ensino de Biologia da USP de Ribeirão Preto. 2010. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto -USP.
SANTOS, M. G.;CHAVES, S. N.; TEIXEIRA, S. K.; Mohr, Adriana; AGUIAR JR., O.. Concurso Público de Tíitulos e Provas para provimento efetivo do cargo de Professor Dr. em RDIDP. 2008. Universidade de São Paulo.
Freitas, Denise de;CHAVES, S. N.; ROSA, Vivian Leyser da. Membro de Banca examinadora de Concurso Público para Professor da sub-área de Ensino de Biologia. 2008. Universidade do Estado do Amazonas.
CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; BRITO, Licurgo Peixoto de. Membro de Banca examinadora de Concurso para Prof. Adjunto. 2008. Universidade Federal do Pará.
Silva, Lenice Heloisa A.;CHAVES, S. N.; CANESIN, A.. Concurso Público para Professor Adjunto de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. 2008. Universidade Federal da Grande Dourados.
CHAVES, S. N.; LOPES, Sebastião C.; SODRÉ, Mª N. R.. Concurso Público para provimento de cargos efetivos da carreira docente da Universidade do Estado do Pará. 2007. Universidade do Estado do Pará.
GUERRA, Renato Borges;CHAVES, S. N.; SÍLVA, Francisco Hermes Santos da; GONÇALVES, Tadeu Oliver; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Concurso público para Professor Adjunto da matéria; Formação e docência em Educação em Ciências e Matemáticas.. 2004. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; LIMA, Ronaldo Marcos de Araujo; GUIMARÃES, Diva Analie de Araújo. Concurso Público para Professor Assistente de Prática de Ensino de Biologia. 2004. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; SILVA, Mª F. V.. Seleção de Professor Efetivo da Matéria Biologia da Educação. 2002. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; BRITO, C. M. C.; PIMENTEL, Mª O.; MALCHER, S. Mª L. G.. Concurso Público para Professor Adjunto de Prática de Ensino de Língua Portuguesa. 2002. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.. Processo Seletivo de Professor de Biologia. 1997. Universidade Estadual de Campinas.
CHAVES, S. N.; CABRAL, Mª C. R.; SODRÉ, Mª N. R.. Processo seletivo para professor substituto. 1996. Universidade do Estado do Pará.
CHAVES, S. N.; CRUZ, I. C.; FERREIRA, Mª J.C.. Concurso Público para Professor Auxiliar I. 1994. Universidade do Estado do Pará.
BRITO, Maria. R.;CHAVES, S. N.; AMORIM, Antônio Carlos R de. Currículo de Ciências: entre linhas, saberes, diferença e acontecimento. 2012. Universidade Federal do Pará.
LEMOS, Flávia. S.;CHAVES, S. N.; BICALHO, Pedro P. Patrimônio Cultural e imaterial brasileiro: Uma analítica dos modos de produção de subjetividades frente a luta pela patrimonização do carimbó no estado do Pará. 2012. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; BRITO, Maria. R.; LEMOS, Flávia. S.. Que corpo é esse? O corpo na memória dos estudantes da Educação Básica. 2011. Universidade Federal do Pará.
BITTENCOURT, Eugênio Pacelli Leal;CHAVES, S. N.; CAMARGO, Arlete. M. M.. Exame de qualificação de dissertação de mestrado. 2010. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; RIBEIRO, Paula R. C.; BRITO, Maria. R.. Exame de qualificação de dissertação de mestrado. 2010. Universidade Federal do Pará.
KAWASAKI, Clarice S.;CHAVES, S. N.; SILVA, Maria de Fátima. Concurso Público de provas e títulos para provimento de empregos de professor da carreira do magistério público superior. 2009. Universidade do Estado do Amazonas.
BITTENCOURT, Eugênio Pacelli Leal;CHAVES, S. N.; SILVA, Marilena. L.. Meio ambiente e ética: entrecruzando olhares no ensino de ciência. 2009. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ALVES, José Jerônimo de Alencar; SILVA, Josenilda Maria Maués da; BRITO, Maria. R.. Na fronteira: ressonâncias e dissonâncias dos discursos científicos e religiosos nas (trans)formações de uma professora de Biologia. 2009. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SILVEIRA, Flávio. A.; SOUZA FILHO, Erasmo. B.. Identidade e diferença: a construção discursiva do professor indígena de ciências. 2009. Universidade Federal do Pará.
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de;CHAVES, S. N.; GALIAZZI, Maria do Carmo; SILVA, Francisco Hermes Santos da. Um olhar diferenciado no ensino de Química: dificuldades, rejeições e mitos. 2008. Universidade Federal do Pará.
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de;CHAVES, S. N.; GALIAZZI, Maria do Carmo; SILVA, Francisco Hermes Santos da. Concepções de inovação no ensino de ciências na escola pública. 2008. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; GALIAZZI, Maria do Carmo; BRITO, Licurgo Peixoto de. Experimentação no ensino de Química. 2008. Universidade Federal do Pará.
MENDES, I. A.; ROCHA, M. L. P. C.;CHAVES, S. N.. Seminário de Formação Doutoral II. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; NASCIMENTO, I. P.; CORAZZA, S. M.. Cartografias do Labirinto Líquido: Narrativa autobiográfica do artista e professor Jorge Eiró. 2008. Universidade Federal do Pará.
ALVES, José Jerônimo de Alencar;CHAVES, S. N.; SILVA, Francisco Hermes Santos da. Perspectivas para a inclusão escolar e Social: um estudo de caso sobre motivação para aprender ciências na EJA. 2008. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; ALVES, José Jerônimo de Alencar; FRANCA, M. P. S. A.; ALVES, José Moysés. Bases para o espírito: Ferreira Penna, ciência e educação na Província do Pará. 2008. Universidade Federal do Pará.
MONTEIRO, Albene L.;CHAVES, S. N.; NUNES, Cely Do Socorro Costa. A construção da identidade profissional docente: análise do processo formativo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Universidade do Estado do Pará.
CHAVES, S. N.; ALVES, José Moysés; SILVA, Josenilda Maria Maués da. Normalidade, anormalidade ou diferença?Percepções e vivências de professores de ciências com os "ditos especiais". 2007. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; HAGE, Salomão Muffarrej. História de vida e processos identitários na formação e atuação dos docentes da UFPA. 2007. Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES, Tadeu Oliver;CHAVES, S. N.; Oliveira, Ivanilde Apoluceno de. Reflexão para se compreender e conhecer razões e formas de exclusão-inclusão: a voz dos excluídos. 2007. Universidade Federal do Pará.
ALVES, José Moysés; ALVES, José Jerônimo de Alencar;CHAVES, S. N.. "Concepções de Ciências e Práticas Educativas em uma turma do clube do Pesquisador Mirim do Museu Goeldi. 2007. Universidade Federal do Pará.
BRITO, Licurgo Peixoto de;CHAVES, S. N.; Almeida, Ruy Guilherme C. de. Ensino de Física Através de Temas. 2007. Universidade Federal do Pará.
SÍLVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; CORRÊA, Paulo Sérgio Almeida. Teorização curricular crítica e pós-modernismo: elementos para o currículo como política cultural. 2007. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Tadeu Oliver; SILVA, Josenilda Maria Maués da. Educação em valores sob uma perspectiva ecológica. 2007. Universidade Federal do Pará.
SILVA, Josenilda Maria Maués da;CHAVES, S. N.; ARAÚJO, Sônia Mª da Silva. Discurso e poder em pesquisas pós-estruturalistas foucaultianas no GT de currícculo da ANPED no período 2002 a 2005. 2007. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; GUERRA, Renato Borges; SILVA, Juaci Picanço da. Ensino de Álgebra Linear: problemas no uso da geometria. 2006. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.. Coordenação do Processo de Seleção do Mestrado em Educação em Ciências. 2004. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; SÍLVA, Francisco Hermes Santos da; BRITO, Licurgo Peixoto de; CORDEIRO, Luiz Acácio Centeno; GONÇALVES, Tadeu Oliver; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Comissão de Seleção do Mestrado em Educação em ciências e Matemáticas do NPADC/UFPA. 2003. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Seleção do mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas. 2002. Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S. N.; HORA, D. L.. Processo Seletivo de Curso de Mestrado em Educação. 1994. Universidade da Amazônia.
CHAVES, S. N.; BIZZO. N. M. V.; OLIVEIRA, D. L.; MARANDINO, M.. Comissão Editorial da Coletãnea do V Encontro Perspectivas do Ensino da Biologia. 1994. Universidade de São Paulo.
CHAVES, S. N.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; SCHNETZLER, R. P.; PRETTO, N. L.. Comissão de Avaliação de Materiais Instrucionais - SPEC. 1994. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Orientou
Pesquisar-se na diferença; Início: 2022; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
DIscursos sobre divulgação científica; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
CORPO, EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIÊNCIA: ACONTECIMENTOS EM BELÉM DO PARÁ NOS SÉCULOS XIX E XX; ; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
De louco todo mundo tem um pouco: os discursos sobre inclusão escolar e a produção dos sujeitos anormais; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Sobre escrita da vida: composições entre currículo, formação e prática pedagógica; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
O que é ambiente hoje? Quando a imagem é enunciado; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Ser professor de Ciências e Matemática: Jogos de verdade e processos de subjetivação; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
O corpo nas narrativas de estudantes da Educação Básica; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
A construção discursiva do professor indígena de ciências; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Na fronteira: Ressonâncias e dissonâncias dos discursos científico e religioso nas transformações de uma professora de biologia; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Quem somos nós? ciência e midia fabricando subjetividades; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Valores e o ensino de ciências: visões para além do conhecimento científico; 2009; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Bases para o Espírito: Ferreira Pena, ciência e Educação na Província do Grão- Pará (1866-1891); 2009; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Visões e virtudes pedagógicas do ensino experimental da química: o que dizem professores de química que utilizam a experimentação em suas práticas pedagógicas; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Reflexão Epistemológica e memorialística : uma experiência na Formação continuada de professores de ciências; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Biologia, Educação e Direitos Humanos: Diálogos Necessários; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
O Currículo de Ciências via Tema Gerador: Desafios Docentes na Escola Cabana; 2005; 97 f; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Familia, escola e trabalho: tempos e espaços de formação de leitoras em narrativas e memórias de professoras alfabetizadoras; 2005; 0 f; Dissertação - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
O ambiente no olhar de alunos em diferentes momentos de escolarização; 2004; 100 f; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciencias e Matemáticas) - Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Interdisciplinaridade e contextualização no novo ensino médio: conhecendo obstáculos e desafios no discurso dos professores de ciências; ; 2004; 129 f; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Entre salvação e perdição: a sexualidade do bom cristão; ; 2019; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
A BIOLOGIA E A INVENÇÃO DE UM CORPO NORMAL; 2019; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Regular o corpo, governar a vida: A política de saúde na escola; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Vida e nada mais; ; ; Ensaios sobre a consciência ambiental; 2019; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
A Amazônia é aqui? Redes que tecem a Amazônia discursiva no ensino de ciênciaslares; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - REDE AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
O SABER MATEMÁTICO ESCOLAR NA SUBJETIVAÇÃO DE TRABALHADORES; 2014; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Retrato falado do professor de biologia: Ciência e docência em discurso; 2014; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Ser Vivo, Ser Espécie, Ser Classificado: Epistemes, Dispositivos e Subjetivações no Ensino de Ciências e Biologia; 2013; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Diálogos sobre a prática pedagógica do bom professor; 1997; 0 f; Monografia - Universidade Federal do Pará; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Show da Luna: Uma infância científica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências, Matemática e Linguagens) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Como os seres vivos habitam as memórias dos estudantes do Ensino Fundamental?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
" O currículo na formação de professores de Biologia da UFPA: o perfil do profissional ao longo dos dez anos do curso de Licenciatura na Região Bragantina"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Ensino contextualizado: potencialidades e desafios; 2005; 51 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Tendências da Educação Científica em Museus de Ciências; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Escolha profissional: opção pela Biologia; 2003; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
A evolução dos seres vivos em livros didáticos de ciências do ensino fundamental; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Vestibular e Ensino Médio: relações controvertidas; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
O papel do livro didático de ciências no contexto escolar; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
A linguagem artística e cinematográfica na pesquisa autobiográfica de formação docente; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Integrada em Ciências Matemáticas e Linguagens) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Escolha profissional; opção pela biologia; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Nogueira Chaves;
Produções bibliográficas
-
SILVA, LÊDA VALÉRIA ALVES DA ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . Sobre clareiras e capoeiras vagabundas. CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE , v. 9, p. 1-9, 2022.
-
GURGEL, Evanilson ; MAKNAMARA, Marlécio ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . Maquinações generificadas no currículo das narrativas seriadas. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS , v. 30, p. 1-13, 2022.
-
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . DOCÊNCIA: ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO. REVISTA EM ABERTO - INEP , v. 35, p. 157-167, 2022.
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . Entre salvação e perdição, a sexualidade do bom cristão. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 14, p. 356-369, 2021.
-
GURGEL, Evanilson ; MAKNAMARA, Marlécio ; CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . Entre um -currículo-obsceno- e um -currículo-louco-. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 59, p. 1-22, 2021.
-
SILVA, LÊDA VALÉRIA ALVES DA ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . ELES, OS DESGRAÇADOS! OU MANIFESTO PARA PENSAR UM CURRÍCULO AMOROSO. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 17, p. 1648-1664, 2019.
-
RODRIGUES, Ana. M. Sgrott. ; CHAVES, S. N. . DIGA-ME QUE MATEMÁTICA SABES E EU TE DIREI O QUE PODES. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA , v. 9, p. 1-25, 2018.
-
SILVA, LÊDA VALÉRIA ALVES DA ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência. EM ABERTO , v. 31, p. 149-160, 2018.
-
BASTOS, SANDRA NAZARÉ DIAS ; CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . Sobre currículos e saberes: os discursos que fabricam professores de Biologia. AMAZÔNIA (UFPA. 2004) , v. 14, p. 174-185, 2018.
-
BASTOS, Sandra. N. D. ; CHAVES, S. N. . COM QUANTOS ENUNCIADOS SE PRODUZ O MAU ALUNO?. NOVA REVISTA AMAZÔNICA , v. 6, p. 59-72, 2018.
-
BRITO, Maria. R. ; CHAVES, S. N. . Cartografia... Uma política de escrita. P o l i s e P s i q u e , v. 7, p. 167-180-180, 2017.
-
CHAVES, S. N. . Uma boaventurança para Belém do Pará. Revista ExperimentArt , p. 47-49, 2017.
-
CHAVES, S. N. . Memória e invenção: sonhar o futuro ou Memória e futuro: inventar o sonho. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 35, p. 161-169, 2017.
-
BASTOS, Sandra. N. D. ; CHAVES, S. N. . Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica , v. 02, p. 646-660, 2017.
-
COSTA, Monica ; CHAVES, S. N. . A AMAZÔNIA QUE HABITA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensenanza de Las Ciencias , v. Extra, p. 3207-3212, 2017.
-
MARTINS, Marilia F. ; RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . CORPO HUMANO: QUANDO ENSINAR A VIDA FAZ SENTIDO?. Ensenanza de Las Ciencias , v. Extra, p. 2115-2120, 2017.
-
CHAVES, S. N. ; MOURA, G. N. ; CAMPOS, Joana. D. C. ; MARTINS, Marilia F. ; SILVA, Carlos Eduardo Lira da ; COSTA, D. D. ; RODRIGUES, L. A. ; ALVES, L. V. ; TAVARES, G. S. ; BRITO, Ivete. B. E. . A N/M OR +: desculpem o transtorno, estamos em obras. ALEGRAR (CAMPINAS) , v. 20, p. 44-59, 2017.
-
VIEIRA, Eduardo. P. P. ; CHAVES, S. N. . A história e o ensino de proposições relacionadas aos viventes a partir de Michel Foucault. Ensenanza de Las Ciencias , v. Extra, p. 3549-3554, 2017.
-
COSTA, D. D. ; CHAVES, S. N. . A Midiatização do discurso da Saúde e seus possíveis efeitos na regulação do corpo e no governo da vida. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 1322-1333, 2016.
-
BRITO, Ivete. B. E. ; CHAVES, S. N. . DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS: O CONSTRUTIVISMO COMO REGIME DE VERDADE. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 1458-1469, 2016.
-
ALVES, L. V. ; CHAVES, S. N. . EM DEFESA DA NATUREZA: DISCURSO E MÍDIA PRODUZINDO O AMBIENTE. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 1449-1457, 2016.
-
BASTOS, Sandra. N. D. ; CHAVES, S. N. . 'O QUE É SER-BIÓLOGO? COM A PALAVRA O FACEBOOK '. Alexandria (UFSC) , v. 8, p. 89-106, 2015.
-
TAVARES, G. S. ; CHAVES, S. N. . Esse corpo é meu?? Corpos humanos nas/das Ciências. Revista Espaço-Tempo (UFPI) , v. 8, p. 89-98, 2015.
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . Sexualidade e Poder: reverberações dos discursos científicos e religiosos na docência. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 1-10, 2014.
-
VIEIRA, E. P. P. ; CHAVES, S. N. . Espécie que ensinamos aos da nossa espécie: digressões focaultianas no Ensino da Biologia.. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 1-13, 2014.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . 'Diga-me tuas medidas e direi quem és: A padronização estética dos corpos pelos discursos biológicos'. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 13, p. 47-63, 2013.
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . Na Fronteira: Ciência e religião fabricando docência em Biologia. Enseanza de las Ciencias , v. N., p. 962-966, 2013.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . DESNATURALIZANDO OS GÊNEROS: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS BIOLÓGICOS. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online) , v. 15, p. 131-148, 2013.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . EVOLUÇÃO BIOLÓGICA OU MEDIAÇÃO CULTURAL? COMO A CIÊNCIA EXPLICA O COMPORTAMENTO MORAL HUMANO?. Enseanza de las Ciencias , v. N., p. 1395-1399, 2013.
-
VIEIRA, Eduardo Paiva Pontes ; CHAVES, S. N. . RAZA, CIENCIA Y POLÍTICA: PARADOJAS CONTEMPORÁNEAS DE LA ENSEANZA DE BIOLOGÍA.. Enseanza de las Ciencias , v. 1, p. 103-112, 2012.
-
CHAVES, S. N. . HISTÓRIA DA CIÊNCIA ATRAVÉS DO CINEMA: DISPOSITIVO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Alexandria (UFSC) , v. 5, p. 83-93, 2012.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . DNATIDADE: O Discurso Biológico na Midia Fabricando Identidades. Revista da SBEnBIO , v. v.3, p. 2633-2641, 2010.
-
OLIVEIRA, Albaneide C. ; CHAVES, S. N. . ENTRE OS ÚTEIS E NOCIVOS SALVAM-SE OS BELOS E BONS: REPRESENTAÇÕES DE SERES VIVOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL.. Revista da SBEnBIO , v. v.3, p. 3005-3014, 2010.
-
VIEIRA, Eduardo Paiva Pontes ; CHAVES, S. N. . Três décadas de genes egoístas: Discutindo algumas premissas do Best Seller de Richard Dawkins.. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 9, p. 1-12, 2009.
-
SILVA, Paulo Sergio ; CHAVES, S. N. . EPISTEMOLOGIA. ÉTICA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências , v. 11, p. 215-229, 2009.
-
CHAVES, S. N. . O currículo midiático na formação de professores de biologia. Enseanza de las Ciencias , v. Extra, p. 1361-1364, 2009.
-
CHAVES, S. N. . Porque ensinar ciências para as novas gerações? Uma questão central para a formação docente. Contexto & Educação , v. 22, p. 11-24, 2007.
-
CHAVES, S. N. . Memórias de formação: Reminiscências de formadores de professores sobre suas maneiras de ver e de ser na docência. Amazônia (Banco da Amazônia) , v. 1, p. 87, 2005.
-
CHAVES, S. N. . Racionalismo e Empirismo na construção de conhecimentos Biológicos. Ver a Educação (UFPA) , Belém-PA, v. 4, n.2, p. 77-95, 1998.
-
JORGE, M. T. S. ; CHAVES, S. N. ; NACARATO, A. M. . Colocando Questões ao Paradigma da Modernidade. Ver a Educação (UFPA) , Belém-PA, v. 4, n.3, p. 5-36, 1998.
-
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . Experimentar na diferença: Um banquete de monstruosidades acadêmicas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022. v. 1. 260p .
-
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . Infinito Particular: Miríades de uma vida de professora. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021. v. 1. 112p .
-
FERREIRA, Márcia. S. (Org.) ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA (Org.) ; AMORIM, Antônio Carlos R de (Org.) ; GASTAL, Maria. Luiza. A. (Org.) ; BASTOS, Sandra. N. D. (Org.) . Vidas que ensinam o ensino da vida. 1. ed. São Paulo: Livraria Editora da Física, 2020. v. 1. 292p .
-
CHAVES, S. N. ; SILVA, Carlos Aldemir F da (Org.) ; BRITO, Maria. R. (Org.) . Cultura e Subjetividade: Perspectivas em debate. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. v. 1. 261p .
-
CHAVES, S. N. ; BRITO, Maria. R. (Org.) . Formação, Ciência e Arte: Autobiografia, cinema e arte na docência. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016. v. 1. 358p .
-
CHAVES, S. N. . Reencantar a ciência, reinventar a docência. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. v. 1. 178p .
-
CHAVES, S. N. ; BRITO, Maria. R. (Org.) . Formação e Docência: Perspectivas da Pesquisa Narrativa e Autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. v. 1. 255p .
-
CHAVES, S. N. ; SILVA, Josenilda Maria Maués da (Org.) ; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver (Org.) . Memórias de Formação e Docência: histórias e trajetórias de transformação. 1. ed. Belém: CEJUP, 2007. 88p .
-
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . BANQUET DE MONSTRUOSITÉS ACADÉMIQUES: UMA DEGUSTAÇÃO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS... In: Silvia Nogueira Chaves. (Org.). Experimentar na diferença: Um banquete de monstruosidades acadêmicas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2022, v. 1, p. 21-26.
-
COSTA, Monica ; CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . O QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINA SOBRE A AMAZÔNIA E OS AMAZÔNIDAS?. In: Moreira Tathiana; Almeida, Whasgthon Aguiar de; Costa, Mauro Gomes da. (Org.). Ensino de ciências: currículo, cognição e formação de professores. 1ed.Manaus: Editora da UEA, 2022, v. 1, p. 51-66.
-
CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . Um chao sem fronteiras: ciência e arte na sala de aula. In: Marcia Serra Ferreira; Silvia Nogueira Chaves, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Maria Luiza de Araújo Gastal, Sandra Nazaré Dias Bastos. (Org.). Vidas que ensinam o ensino da vida. 1ed.São Paulo: Livraria Editora da Física, 2020, v. 1, p. 99-106.
-
COSTA, D. D. ; CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . Observar, tratar e incluir: a infância saudável na escola contemporânea. In: COSTA, Danielle Dias da; BICHO, José Sávio; SILVA, Dilene Kátia Costa da; CARVALHO, Marise Piedade. (Org.). Educação em Ciências em Matemática: percursos formativos, saberes e práticas. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020, v. 1, p. 221-239.
-
COSTA, Monica ; CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . As Garatujas da Tese. In: Mauro Guterres Barbosa; Caroline Barroncas de Oliveira; Maria Clara Silva-Forsberg. (Org.). Epistemologias, Metodologias e Experiências Formativas em Educação em Ciências e Matemática no contexto da Amazônia Legal. 1ed.São Luís: Editora da Universidade do Maranhão, 2019, v. , p. 128-148.
-
CHAVES, S. N. . Da tomada de consciência à invenção de si: uma trajetória na pesquisa narrativa e autobiográfica. In: Raphael Alves Feitosa; Solonildo Almeida da Silva. (Org.). Metodologias emergentes na pesquisa em ensino de ciências. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 1, p. 45-68.
-
CHAVES, S. N. . Os sem sentidos da vida, ou: A vida não tem sentido, invente o seu. In: RAMOS, Mariana; TRÓPIA, Guilherme; AMORIM, Mario. (Org.). Prática diferenciadas em ensinos e biologias. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2018, v. , p. 13-22.
-
CHAVES, S. N. . Histórias de vida e formação de professores: Reinaugurar os começos. In: Claudianny Amorim Noronha; Lucrécio Araújo de Sá Junior. (Org.). Por uma Formação para a Docência. 1ed.Natal: Editora da UFRN, 2017, v. 1, p. 135-144.
-
CHAVES, S. N. . Um currículo para despertar adultos e adormecer crianças. In: CHAVES, Sílvia N.; SILVA, Carlos Aldemir F.; BRITO, Maria R.. (Org.). Cultura e Subjetividade: Perspectivas em Debate. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 215-226.
-
CHAVES, S. N. ; BRITO, Maria. R. . SOBRE EXTRUSÕES, PULSÕES E EXPERIMENTAÇÕES EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOCENTE. In: LEMOS, F. C.S; GALINDO, D.; BICALHO, P .P. G;OLIVEIRA, F.V.; SANTOS.I C.; SANTOS, A.; ELMENESCAY, E.N. M; ALMEIDA, M. T. B. (Org.). CRIAÇÕES TRANSVERSAIS COM GILLES DELEUZE: ARTES, SABERES E POLÍTICA. 1ed.Sâo Paulo: CRV, 2016, v. VI, p. 415-424.
-
CHAVES, S. N. . FORMAÇÃO E DOCÊNCIA: O DESAFIO DE SER SEMENTE. In: Sílvia Nogueira Chaves; Maria dos Remédios de Brito. (Org.). Formação, Ciência e Arte: Autobiografia, arte e cinema na docência. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 141-151.
-
CAMPOS, Joana. D. C. ; CHAVES, S. N. . Narrart: Autobiografia de formação. In: Sílvia Nogueira Chaves; Maria dos Remédios de Brito. (Org.). Formação, Ciência e Arte: Autobiografia,arte e cinema na docência. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 171-179.
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . Confissões de um jaleco: metamorfoses e resistências. In: Silvia Nogueira Chaves; Maria dos Remédios de Brito. (Org.). Formação, Ciência e Arte: Autobiografia, arte e cinema na docência. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 203-225.
-
LEMOS, Flávia. S. ; CHAVES, S. N. ; PRADO FILHO, Kleber . Tramas entre história e psicologia: a biografia em deslocamento. In: LEMOS, Flávia C. S. [et al]. (Org.). Transversalizando no ensino, na pesquisa e na extensão. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 19-30.
-
CHAVES, S. N. . MEMORIAL DE FORMAÇÃO: ESPAÇO DE IDENTIDADE, DIFERENÇA, SUBJETIVAÇÃO. In: CHAVES, Sílvia N. ; BRITO, Mª R.. (Org.). Formação e Docência: Perspectivas da Pesquisa Narrativa e Autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011, v. 1, p. 207-218.
-
CHAVES, S. N. . POR UMA DOCÊNCIA BABÉLICA: O CUIDADO DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA.. In: Adair Vieira Gonçalves; Alexandra Santos Pinheiro; Maria Eduarda Ferro. (Org.). Estágio Supervisionado e Práticas Educativas: Diálogos interdisciplinares. Dourados: Editora da UFMS, 2011, v. Unico, p. -.
-
CHAVES, S. N. . Receita de Bom Professor: Todo mundo tem a sua, eu também tenho a minha!. In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola. (Org.). Coleção Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 200-216.
-
CHAVES, S. N. ; BRITO, Maria. R. . Deslocamentos e Permanências na Formação de professores: uma experiência com narrativa fílmicas.. In: NASCIMENTO, A.W.S.; RIBEIRO, J.O.S.. (Org.). EDUCAÇÃO: ENFOQUES, PROBLEMAS, EXPERIENCIAS.. São Paulo/Belém: Livraria da Física, 2010, v. , p. 179-207.
-
CHAVES, S. N. . Quando a Cultura Produz Diferença: Um ensaio sobre escola e cultura a partir de minhas memórias. In: Edla Eggert; Eliane Peres;Clarice SaleteTraversini;Iara Tatiana Bonin. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: EDPUCRS, 2008, v. 3, p. -.
-
CHAVES, S. N. . Memória e auto-biografia: nos subterrâneos da formação docente. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: ensino e pesquisa. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, v. , p. 161-176.
-
CHAVES, S. N. . Compromisso Social e a Formação do Professor de Ciências. In: Eunice Ferreira dos Santos; Eunice Léa de Moraes; Josenilda Maués; Maria da Conceição Saraiva; Maria do Socorro Lima; Wilma Baía. (Org.). Incursões Didáticas. 1ed.Belém: E.F.Santos, 2001, v. 1, p. 139-148.
-
CHAVES, S. N. . Por uma nova epistemologia da formação docente: o que diz a literatura eo que fazem os formadores. In: SCHNETZLER, Roseli P. e ARAGÃO, Rosália Mª Ribeiro de. (Org.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. 1eded.Campinas: CAPES/UNIMEP, 2000, v. , p. 42-59.
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . SEXUALIDADE EM ESCOLAS CONFESSIONAIS: PRODUÇÃO/INVENÇÃO DE CORPOS DOCENTES E DISCENTES. In: XII Encontra Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2019, Natal. Atas do XII Encontra Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Natal: Editora da UFRN, 2019. p. 1-8.
-
LINHARES, Marcos A. S. ; SILVA, LÊDA VALÉRIA ALVES DA ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . Este corpo que me veste... Aprendendo sobre saúde e beleza com a Turma da Tina. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. Atas do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal: Editora da UFRN, 2019. p. 1-8.
-
ALVES, L. V. ; CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NÃO TEMOS TEMPO A PERDER?. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia/ I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte, 2018, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia/ I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte. Belém: IEMCI-UFPA, 2018.
-
COSTA, D. D. ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . LEIS, CAMPANHAS E MANUAIS: A FABRICAÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia / I Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2018, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia / I Encontro Regional de Ensino de Biologia. Belém: IEMCI / UFPA, 2018. p. 1749-1759.
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . SEXUALIDADE E PODER PASTORAL: MODOS DE FABRICAÇÃO DO ?BOM CRISTÃO?!. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia/ I Encontro Regional de Ensino de Biologia- Norte, 2018, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia/ I Encontro Regional de Ensino de Biologia- Norte. Belém: IEMCI/ UFPA, 2018. p. 2919-2928.
-
TAVARES, G. S. ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . QUANDO ?HUMANOS/ABERRAÇÕES? VIRAM OBJETOS DE EXPOSIÇÃO. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia / I Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2018, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia / I Encontro Regional de Ensino de Biologia. Belém: IEMCI/UFPA, 2018. p. 4296-4305.
-
CAMPOS, Joana. D. C. ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA ; SILVA, LÊDA VALÉRIA ALVES DA . SHOW DA LUNA: UMA INFÂNCIA CIENTÍFICA. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia/I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte, 2018, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia/I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte. Belém: IEMCI/UFPA, 2018. p. 5132-5141.
-
COSTA, Monica ; CHAVES, S. N. . A AMAZÔNIA DO MEIO. In: 7 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/ 4 Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas. Anais do 7 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/ 4 Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas: PPGEDU, 2017. v. 1. p. 1-12.
-
TAVARES, G. S. ; ALVES, L. V. ; CHAVES, S. N. . ONDE E QUANDO É LÍCITO VER E FALAR DA GENITÁLIA FEMININA?. In: 7 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/4 Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas. Anais do 7 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/4 Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas: PPGEDU, 2017. v. 1. p. 1-10.
-
ALVES, L. V. ; CHAVES, S. N. . MÍDIA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: POSSIBILIDADE PARA VIDA OU GOVERNO DA VIDA?. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-11.
-
TAVARES, G. S. ; CHAVES, S. N. . Corpo: o que nos dizem as teses e dissertações produzidas desde a década de 80 no Brasil. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-13.
-
COSTA, Monica ; CHAVES, S. N. . QUANDO AMAZÔNIA É MAIS QUE FLORESTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-9.
-
BRITO, Ivete. B. E. ; CHAVES, S. N. . PROFESSOR DE ENSINO DE CIÊNCIAS: PESQUISA E REFLEXÃO COMO REGIME DE VERDADE. In: XI Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. v. 1. p. 1-9.
-
MOURA, G. N. ; ALVES, L. V. ; CHAVES, S. N. . A experimentação na ordem discursiva do ensino de ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2017. v. 1.
-
CAMPOS, Joana. D. C. ; CHAVES, S. N. . NarrArt: Autobiografia de formação. In: VII Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, 2016, Cuiabá. Anais do VII Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. Cuiabá: CD-ROM Biograph, 2016. v. 1. p. 1-7.
-
BASTOS, Sandra. N. D. ; CHAVES, S. N. . A Natureza feminina na Biologia: problematizando questões degênero nas redes sociais. In: V Congresso Internacional em Estudos Culturais, 2016, Aveiro. Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Gênero, Direitos Humanos e Ativismo. Coimbra: Grácio Editor, 2016. v. II. p. 41-49.
-
BASTOS, Sandra. N. D. ; CHAVES, S. N. . Das telas às salas de aula: Como se inventa um professor de Biologia?. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015. p. 1-8.
-
VIEIRA, Eduardo. P. P. ; CHAVES, S. N. . Tribunais Raciais, biopoder e governamentalidade: Discursos que impõem identidades. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015. p. 1-8.
-
BRITO, Ivete. B. E. ; CHAVES, S. N. . Discursos que fabricam professores de Ensino de Ciências. In: X Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, àguas de Lindóia. Anais do X Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015. p. 1-6.
-
CHAVES, S. N. . AUTOBIOGRAFIA E CINEMA: EXPERIMENTANDO OUTROS MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE. In: 2 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E PESQUISA E 1 COLÓQUIO INTERNACIONAL DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS: O RECONHECIMENTO DE SI E DO OUTRO NA FORMAÇÃO HUMANA, 2014, Boa Vista. ANAIS DO 2 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E PESQUISA E 1 COLÓQUIO INTERNACIONAL DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS: O RECONHECIMENTO DE SI E DO OUTRO NA FORMAÇÃO HUMANA. Boa Vista: EDITORA DA UFRR, 2014.
-
VIEIRA, Eduardo. P. P. ; CHAVES, S. N. . Espécies que ensinamos aos da nossa espécie: Digressões Focaultianas no Ensino de Biologia. In: V Encontro nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia - 1, 2014, São Paulo. Anais do V Encontro nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia - 1. Niterói, RJ: Sbenbio, 2014. v. 7. p. 1-13.
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . Na Fronteira: Ressonâncias e Dissonâncias dos Discursos Científicos e Religiosos nas (Trans)formações de uma professora de Biologia. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2014, Rio de janeiro. Anais do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Rio de Janeiro: Biograph, 2014. p. 1-13.
-
CHAVES, S. N. ; BRITO, Maria. R. . PROCESSOS ARTÍSTICOS AUTO(BIO)CINEMATÓGRAFICOS EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIMENTAÇÕES, AGENCIAMENTOS, DEVIRES.... In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga. CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE: INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTEXTOS LOCAIS Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Santo Tirso: De Facto Editores, 2014. v. 1. p. 2288-2292.
-
NEVES, I. S. ; CHAVES, S. N. . INTERSEÇÕES DE SABERES NOS CÉUS TENETEHARA: PLURALIZANDO VERDADES. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga. CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE: INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTEXTOS LOCAIS Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Santo Tirso: De Facto Editores, 2014. v. 1. p. 1798-1804.
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . SEXUALIDADE E PODER: REVERBERAÇÕES DOS DISCURSOS CIENTÍFICOS E RELIGIOSOS NA DOCÊNCIA. In: V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia - 1, 2014, São paulo. Anais do V Encontro Nacional de Ensino e Biologia II Encontro Regional de Ensino de Biologia - 1. Niterói, RJ: Sbenbio, 2014. v. 7. p. 1-10.
-
CHAVES, S. N. ; BASTOS, Sandra. N. D. . Ser-Sujeito-Biólogo: com a palavra o facebook!. In: I Colóquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia, 2013, Belém. Anais do I Colóquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia. Belém, 2013. v. 1. p. 1-15.
-
SILVA, Carlos Eduardo Lira da ; CHAVES, S. N. . QUANDO CINEMA DISCURSA: QUE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA SÃO FABRICADAS?. In: I Colóquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia, 2013, Belém. Anais do I Colóquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia. Belém, 2013. v. 1. p. 1-8.
-
OLIVEIRA, Albaneide C. ; CHAVES, S. N. . A produção discursiva midiática de ambiente: Com a palavra as ONGs. In: I Colóquio Internacional Discurso e Midia na Amazônia, 2013, Belém. Anais do I Colóquio Internacional Discurso e Midia na Amazônia. Belém, 2013. v. 1. p. 1-15.
-
BASTOS, Sandra. N. D. ; CHAVES, S. N. . Professor, Pesquisador, Cientista : os discursos que forjam professores de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências. Rio de Janeiro, 2013. p. 1-8.
-
ALVES, Marco Antônio L. ; CHAVES, S. N. . Quem é o professor Indigena de Ciência?: As teias que os fabricam. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências. Rio de Janeiro, 2013. p. 1-8.
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . Entre Dogmas: criação e evolução fabricando docência em Biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências. Rio de Janeiro, 2013. p. 1-8.
-
RODRIGUES, Ana. M. Sgrott. ; CHAVES, S. N. . CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR: PRODUZINDO SUBJETIVIDADES DE TRABALHADORES. In: XIX Colóquio da AFIRSE, 2012, Lisboa. Atas do XIX Colóquio da AFIRSE: Revisitar os Estudos Currículares - Onde estamos e para onde vamos?. Lisboa: Seção Portuguesa da AFIRSE, 2012. p. 897-906.
-
CHAVES, S. N. ; MANCINO, Emanuela . O CURRÍCULO DO CINEMA COMO DISPOSITIVO DE SUBJETIVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: XIX Colóquio da AFIRSE, 2012, Lisboa. Atas do XIX Colóquio da AFIRSE: Revisitar os Estudos Currículares - Onde estamos e para onde vamos?. Lisboa: Seção Portuguesa da AFIRSE, 2012. p. 754-762.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . Biologia e Pedagogia Cultural na produção estética dos corpos. In: I Simpósio Internacional Biologia e Linguagens, 2012, Tangará da Serra. Anais do I Simpósio Internacional Biologia e Linguagens, 2012.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . Genética e Mídia: codificando modos de ser e de viver. In: I Simpósio Internacional Biologia e Linguagens, 2012, Tangará da Serra. Anais do I Simpósio Internacional Biologia e Linguagens, 2012.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . Desconstruindo Regras Universais da moral humana fabricadas pela Ciência. In: IV Seminário Nacional e VI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, 2012, Belém. Anais do IV Seminário Nacional e VI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, 2012.
-
BRELAZ, Maura. S. P. ; CHAVES, S. N. . O Corpo: Superfície de Inscrição do Mercado de Consumo. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias, 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias. Rio de Janeiro: NUTES/UFRJ, 2011. p. 1-12.
-
BRELAZ, Maura. S. P. ; CHAVES, S. N. . O Corpo Inscrito pelas Práticas Biomédicas. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias, 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias. Rio de Janeiro: NUTES/UFRJ, 2011. p. 1-9.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . AGINDO PELO INSTINTO? A NATURALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIAIS POR DISCURSOS CIENTIFICOS. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias, 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias. Rio de Janeiro: NUTES/UFRJ, 2011. p. 1-12.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . SER HOMEM OU MULHER É BIOLÓGICO? A NATURALIZAÇÃO DOS GÊNEROS EM REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias, 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias. Rio de Janeiro: NUTES/UFRJ, 2011. p. 1-9.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . QUAL A MEDIDA ?CERTA? DO CORPO? O DISCURSO CIENTÍFICO MIDIÁTICO E A ESTÉTICA DOS CORPOS. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias, 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias. Rio de Janeiro: NUTES/UFRJ, 2011. p. 1-8.
-
MOURA, G. N. ; CHAVES, S. N. . ENCONTROS E DESENCONTROS COM A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias, 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias. Rio de Janeiro: NUTES/UFRJ, 2011.
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . Nascemos Sujeitos Morais? A moralização do humano pelo discurso científico. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica, 2010, São Paulo. Anais do IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica: Espaço (auto) biográfico: artes de viver, conhecer e formar. São Paulo: FEUSP-Biograph, 2010. v. 1. p. 1-9.
-
CHAVES, S. N. ; FREITAS, Lilliane M . PEDAGOGIA CULTURAL DA MORALIDADE: CIÊNCIA E MÍDIA FABRICANDO SUJEITOS MORAIS. In: IX Colóquio Luso Brasileiro de Questões Curriculares, 2010, Porto. Debater o currículo e seus campos: Actas do IX Colóquio Luso Brasileiro de Questões Curriculares. Minho: Centro de investigação e Intervenção Educativa e Instituto de Educação, 2010. p. 1040-1050.
-
MOURA, G. N. ; CHAVES, S. N. . VISÕES E VIRTUDES PEDAGÓGICAS DO ENSINO EXPERIMENTAL DA QUÍMICA. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
CHAVES, S. N. . Narrativas Fílmicas como Tecnologias do "Eu". In: III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, 2008, Natal. Nais do III CIPA (Auto)Biografia : formação, territórios e saberes. Editora da UFRN: Natal, 2008. v. Único.
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . Da lagarta à borboleta: metamorfoses no processo de formação de professores de ciências e matemática no âmbito da Pós-graduação. In: III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Ato)Biográfica, 2008, Natal. Anais do III CIPA (Auto)Biografia: Formação, territórios e saberes. Natal: Editora da UFRN, 2008. v. Único.
-
ALVES, Marco Antônio L. ; BARBOSA JUNIOR, I. R. ; CHAVES, S. N. . Com quantos fios se tece um professor reflexivo? Entrecruzando histórias e trajetórias de professores no tear escolar. In: III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, 2008, Natal. Anais do III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. Natal: Editora da UFRN, 2008.
-
VIEIRA, Eduardo Paiva Pontes ; CHAVES, S. N. . Os Humanos, seus Direitos e o Discurso Biológico Moderno. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007.
-
Sabá, Karla Letícia ; CHAVES, S. N. . Quem é normal? Discursos e trajetórias curriculares de professores de ciências acerca da (a)normalidade. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceio. Anais do 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.
-
CHAVES, S. N. . Memória e auto-biografia: nos subterrâneos da formação docente. In: Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica, 2006, Salvador. Autobiografias, histórias de vida e formação. Porto Alegre: Editora da Pontifícia Universidade Católica - RS, 2006.
-
Sabá, Karla Letícia ; CHAVES, S. N. . Normalidade, anormalidade ou diferença? percepções e vivências de professores de ciências com os "ditos" especiais.. In: II Congressso Internacional sobre Pesquisa (auto)biográfica, 2006, Salvador. Anais II CIPA: Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Salvador: Editora da Universidade Estadual da Bahia, 2006.
-
SILVA, Paulo Sergio ; CHAVES, S. N. . Das memórias à reconstrução (auto) biográfica de um processo de (trans) formação docente.. In: II Congresso Internacional sobre pesquisa (ato) biográfica, 2006, Salvador. Anais II CIPA: Tempos, narrativas e ficções: a Invenção de si. Salvador: Editora da Universidade Estadual da Bahia, 2006.
-
TRINDADE, Inêz Leal ; CHAVES, S. N. . A contextualização no novo ensino médio: um estudo a partir do discurso dos professores de ciências. In: XVII Encontro Norte e Nordeste de Pesquisa Educacional (EPENN), 2005, Belém. Anais do XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social.. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2005. p. 1-10.
-
RESQUE, Marciléa Farias ; CHAVES, S. N. . Temas geradores como referência para a proposta curriculares em ciências naturais. In: XVII Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste (EPENN), 2005, Belém. Anais do XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social.. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2005. p. 1-4.
-
CHAVES, S. N. . Porque ensinar ciências para as novas gerações? uma questão central para a formação docente. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte /Nordeste, 2005, Belem. Anais do XVIIII EPENN - Educacao, Ciencia e Desenvolvimento Social. Belem: Editora da UFPA, 2005. p. 1-8.
-
TRINDADE, Inêz Leal ; CHAVES, S. N. . A interdisciplinaridade no novo ensino médio: entre o discurso oficial e a prática dos professores de ciências.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2005.
-
VIEIRA, Eduardo Paiva Pontes ; CHAVES, S. N. . Diferenças Raciais: O que diz a Biologia, o que pensam os alunos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do ... ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2005.
-
SILVA, Carlos Eduardo Lira da ; CHAVES, S. N. . Tendências da Educação Científica em Museus de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Bauru: ABRAPEC, 2005.
-
CHAVES, S. N. . A inserção do debate epistemológico na formação de professores de ciências: caminhos e desafios para a prática docente. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do V ENPEC. Porto Alegre, 2005.
-
SANTANA, André Ribeiro de ; CHAVES, S. N. . O ambiente concebido em diferentes momentos da vida escolar. In: 27 Reuniao anual da ANPED, 2004, Caxambu, 2004.
-
CHAVES, S. N. ; SANTANA, André Ribeiro de . O ambiente visto em diferentes momentos de escolarização. In: VII Encontro Norte/Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática, 2004, Belém. ANAIS - CONGRESSO NORTE/NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS- VII CNNECIM - Conhecimento Complexo e Multiculturalidade. Belém: Ed. da UFPA, 2004.
-
CHAVES, S. N. ; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver . Interação, Memória e Narrativas na constituição da autonomia docente. In: VII Encontro Norte/Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática, 2004, Belém. ANAIS - CONGRESSO NORTE/NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS- VII CNNECIM - Conhecimento Complexo e Multiculturalidade. Belém: Ed. UFPA. p. 341-342.
-
CHAVES, S. N. ; ALVES, José Moysés . Conhecendo os grupos de pesquisa brasileiros que investigam processo de ensino-aprendizagem em Educação em Ciências. In: VII Congresso Norte/Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática, 2004, Belém. ANAIS - CONGRESSO NORTE/NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS- VII CNNECIM - Conhecimento Complexo e Multiculturalidade. Belém: E. UFPA, 2004. p. 181-188.
-
SILVA, Josenilda Maria Maués da ; CHAVES, S. N. . O trabalho com narrativas no processo de formação e investigação da prática docente. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, Aracaju. Anais do XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003.
-
SILVA, Josenilda Maria Maués da ; CHAVES, S. N. . O trabalho com narrativas no processo de formação e investigação da prática docente. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2003, Bauru. Atas do IV ENPEC. Porto Alegre: Marco Antônio Moreira (Org), 2003. p. 1-6.
-
CHAVES, S. N. . Diários de aula: uma experiência na formação docente.. In: VIII Encontro Perspectivas do Ensino da Biologia, 2002, São Paulo. Anais do VIII EPEB. São Paulo: FE-USP/EDUSP, 2002.
-
CHAVES, S. N. . Indissociabilidade Ensino- Pesquisa-Extensão: Uma experiência na Formação Docente. In: IV Congresso Internacional de Educação, 2002, Concórdia. Anais do IV Encontro Internacional de Educação - Ética e conhecimento na pesquisa, no ensino e na aprendizagem: uma outra formação/ação do professor é possível., 2002. p. 1-11.
-
CHAVES, S. N. . Formar-se professor: da punição ao direito. In: XV Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste (EPENN), 2001, São Luis. Programação e Resumos, 2001.
-
CHAVES, S. N. . A história oral como argumento para compreensão de uma vida concreta ou de uma comunidade particular. In: V Seminário de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, 2001, Campinas. Anais do V Seminário de Estudos e Pesquisa HISTEDBr, 2001.
-
CHAVES, S. N. ; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de . Problematizar, questionar ou contestar? a necessidade do diálogo na formação docente. In: 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, 2001, Caxambu. Anais da 24ª Reunião Anual da ANPED - Intelectuais, conhecimento e Espaço Público, 2001. p. 1-16.
-
CHAVES, S. N. . Da receita ao modelo: como articular conteúdos e estratégias de ensino na formação docente?. In: III Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Atibaia. Anais do III ENPEC, 2001.
-
CHAVES, S. N. . Compromisso Social e Formação de professores. In: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia. Anais do IX Encontro de Didática e Prática de Ensino, 1998.
-
CHAVES, S. N. . Racionalidade Técnica e Reflexão-ação: modelos de implementação de inovações no Ensino de Ciências. In: Perspectivas do Ensino de Biologia, 1997, São Paulo. Coletânea do VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 1997. v. I. p. 174-178.
-
CHAVES, S. N. ; JORGE, M. T. S. . Crise da Modernidade e novas Perspectivas para a Educação em Ciências. In: VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 1997, São Paulo. Coletânea do VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 1997. v. I. p. 158-161.
-
CHAVES, S. N. . Conversando com Professores sobre Inovações no Ensino de Ciências. In: II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 1996, Piracicaba. Anais do II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 1996. v. 1. p. 127-138.
-
CHAVES, S. N. . Reflexões sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem de Conceitos Científicos. In: VI Encontro Nacional dde Didática e Prática de Ensino, 1991, Porto Alegre. Anais do VI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1991.
-
VIEIRA, Eduardo Paiva Pontes ; CHAVES, S. N. . ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: 59ª Reunião da SBPC, 2007, Belém. Anais Eletrônicos da 59ª Reunião da SBPC. São Paulo/Belém: SBPC/UFPA.
-
CHAVES, S. N. . Memorias e narrativas na constituicao identitaria do professor de Biologia. In: XV Encontro Perspectivas do Ensino da Biologia, 2004, Sao Paulo, 2004.
-
SANTANA, André Ribeiro de ; CHAVES, S. N. . Concepções de ambiente e olhares de alunos em diferentes momentos de escolarizacao. In: IX Encontro de Perspectivas do Ensino da Biologia, 2004, Sao Paulo. Livro de resumos do IX Encontro Perspectivas do Ensino da Biologia, 2004.
-
CHAVES, S. N. . História e Filosofia da Ciência: uma necessidade formativa do professor de ciências?. In: 1 Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, Águas de Lindóia. Anais do 1 Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997. v. I.
-
CHAVES, S. N. . História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: uma Necessidade Formativa do Professor de ciências?. In: VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1996, Florianópolis. Livro de resumos do VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1996.
-
CHAVES, S. N. ; MACHADO, A. H. . As Condições Propiciadas pelo ensino para a Construção do Conhecimento em sala de aula: Estudos de casos. In: VII Encontro Nacional de Didatica e Prática de Ensino, 1994, Goiânia. Livro de Resumos do VII Encontro Nacional de Didática e Pática de Ensino, 1994.
-
CHAVES, S. N. . A ciência nas Histórias em Quadrinhos. In: V Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática, 1992, Belém, 1992.
-
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . Pesquisa autobiográfica desvios na diferença. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINHARES, Marcos A. S. ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . COMO RECONHECER OS MONSTROS COTIDIANOS? APRENDA OS SINAIS, AJA CEDO!. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . ENTRE PÁGINAS E ORIENTAÇÕES, TABUS E PRESCRIÇÕES: A SEXUALIDADE DO ?BOM CRISTÃO?!. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAVARES, G. S. ; CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . ENTRE PECADO E DOENÇA: A SEXUALIDADE (?) DOS CORPOS HUMANOS ?IMATUROS?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . ?Artes da Docência, Ciências das Artistagens?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . Do que é feito um professor?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . Arte e Ciência: Margens de um rio chamado docência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . Professorando pra professonhar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . Professonhar é preciso. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA . QUANTO TEMPO DURA UMA AULA?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, D. D. ; CHAVES, S. N. . Campanhas, Manuais e aprendizagens... Que governos fabricam em nome da Saúde escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TAVARES, G. S. ; CHAVES, S. N. . Quando humanos/aberrações viram objetos de exposição. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMPOS, Joana. D. C. ; CHAVES, S. N. . Show da Luna: Uma infância científica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, L. V. ; CHAVES, S. N. . Educação Ambiental: Não tempos tempo a perder?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, S. N. . Formação de Professores: Tempos de Re(s/x)istir. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAVES, S. N. . A Atuação do Biólogo no Campo da Educação Científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, Marilia F. ; RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . Corpo Humano: Quando ensinar a vida faz sentido?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Monica ; CHAVES, S. N. . A Amazônia que Habita o Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPOS, Joana. D. C. ; CHAVES, S. N. . NarrArt: Autobiografia de Formação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BASTOS, Sandra. N. D. ; CHAVES, S. N. . A natureza feminina na Biologia:Problematizando questões de gênero a partir das redes sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . Desafios nos Processos Formativos e Práticas de Pesquisas com Narrativas e Memórias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . Confissões de um Jaleco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMPOS, Joana. D. C. ; CHAVES, S. N. . O que te conta e o que te canta?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, S. N. . Currículo, Desejo e Esperança. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTOS, Sandra. N. D. ; CHAVES, S. N. . Das telas à sala de aula: Como se inventa um professor de Biologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIEIRA, E. P. P. ; CHAVES, S. N. . Tribunais raciais, biopoder e governamentalidade: Discursos que impõe identidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, Ivete. B. E. ; CHAVES, S. N. . Discursos que fabricam professores de ensino de ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . Por uma docência do tempo presente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAVES, S. N. . Arte e Docência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . Autobiografia e Formação: Modos de fabricação da Docência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, Ivete. B. E. ; CHAVES, S. N. . Ser Professor de Ciências e Matemática: Jogos de verdade e processos de subjetivação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, S. N. ; MALHEIROS, João. M. S. ; GHEDIN, Evandro. . Desafios na Formação e Atuação de professores de Ciências e Biologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, S. N. . Sobre a invenção de fronteiras ou, o que se espera de professores do norte e do nordeste brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTOS, Sandra. N. D. ; CHAVES, S. N. . Aulas no laboratório: Ensinando a ver o mundo com os olhos cheios de Biologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . Reinaugurar os Começos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAVES, S. N. ; BRITO, Maria. R. . PROCESSOS ARTÍSTICOS AUTO(BIO)CINEMATÓGRAFICOS EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIMENTAÇÕES, AGENCIAMENTOS, DEVIRES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NEVES, I. S. ; CHAVES, S. N. . INTERSEÇÕES DE SABERES NOS CÉUS TENETEHARA: PLURALIZANDO VERDADES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . POR ENTRE SEREIAS, CURUPIRAS E DRAGÕES: ou de como gostaria de ver reencantada a ciência e reinventada a docência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAVES, S. N. . Autobiografia e Cinema: Desnaturalizando verdades, experimentando modos de Subjetivação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAVES, S. N. ; MANCINO, Emanuela . O CURRÍCULO DO CINEMA COMO DISPOSITIVO DE SUBJETIVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Ana. M. Sgrott. ; CHAVES, S. N. . Currículo Matemático: produzindo subjetividades de trabalhadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . Ensino de Biologia: Para além da boa ou da má cultura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . Agindo pelo instinto? A naturalização das práticas sociais por discursos cientificos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . Qual a medida certa do corpo? O discurso científico midiático e a estética dos corpos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . Ser homem ou mulher é biológico? A naturalização dos gêneros em revista de divulgação científica.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRELAZ, Maura. S. P. ; CHAVES, S. N. . Corpo: Superfície de Inscrição do Mercado de Consumo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRELAZ, Maura. S. P. ; CHAVES, S. N. . O corpo inscrito pelas práticas biomédicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Albaneide C. ; CHAVES, S. N. . ENTRE OS ÚTEIS E NOCIVOS SALVAM-SE OS BELOS E BONS: REPRESENTAÇÕES DE SERES VIVOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS, Lilliane M ; CHAVES, S. N. . DNATIDADE: O DISCURSO BIOLÓGICO NA MÍDIA FABRICANDO IDENTIDADES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, S. N. ; Freitas, Denise de ; BAROLLI, ELisabeth. ; UCHOA, Ana. M. . O currículo midiático na formação de professores de biologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOURA, G. N. ; CHAVES, S. N. . VISÕES E VIRTUDES PEDAGÓGICAS DO ENSINO EXPERIMENTAL DA QUÍMICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . Narrativas Fílmicas como Tecnologias do "Eu": Deslocamentos e permanências na formação de professores de Biologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DUARTE, D. P. ; MACHADO, Diego Ramon S. ; CHAVES, S. N. . Nas mãos do Oleiro, no olho do furacão: representações e trajetórias de formação de na pós-graduação de professores de ciências e matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, Marco Antônio L. ; BARBOSA JUNIOR, I. R. ; CHAVES, S. N. . Com quantos fios se tece um professor reflexivo? entrecruzando histórias e trajetórias de professores no tear escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, L. A. ; CHAVES, S. N. . Da lagarta à borboleta: metamorfoses no processo de formação de professores de ciências e Matemática no âmbito da Pós-Graduação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, Eduardo Paiva Pontes ; CHAVES, S. N. . Os Humanos, seus Direitos e o Discurso Biológico Moderno. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Sabá, Karla Letícia ; CHAVES, S. N. . Das memórias à reconstrução (auto) biográfica de um processo de (trans) formação docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRINDADE, Inês Leal ; CHAVES, S. N. . A contextualização no novo ensino médio: um estudo a partir do discurso dos professores de ciências. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, S. N. . A inserção do debate epistemológico na formação de professores de ciências: caminhos e desafios para a prática docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, S. N. ; TRINDADE, Inêz Leal . A interdisciplinaridade no novo ensino médio: entre o discurso oficial e a prática dos professores de ciências.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VIEIRA, Eduardo Paiva Pontes ; CHAVES, S. N. . Diferenças Raciais: O que diz a Biologia, o que pensam os alunos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, S. N. . Porque ensinar ciências para as novas gerações? uma questão central para a formação docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RESQUE, Marciléa Serrão ; CHAVES, S. N. . Temas geradores como referência para a proposta curriculares em ciências naturais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Carlos Eduardo Lira da ; CHAVES, S. N. . Tendências da Educação Científica em Museus de Ciências. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, S. N. . Compromisso Social e Formação de Professores de Ciências. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . Racionalidade Técnica e Reflexão Ação: Modelos de implementção de Inovações no ensino de Ciências. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JORGE, M. T. S. ; CHAVES, S. N. . Crise da Modernidade e novas perspectivas para a educação em ciências. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciência: uma necessidade formativa do professor de ciências?. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . Conversando com Professores sobre Inovações no Ensino de ciências. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. ; MACHADO, A. H. . As Condições propiciadas pelo ensino para a construção do conhecimento em sala de aula: estudo de casos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. ; MESSIAS JR, Nazário de Souza . Biomoléculas Informacionais: como os alunos as entendem?. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, S. N. . Evolução de Idéias e Idéias de Evolução. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . A ciência nas histórias em quadrinhos. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, S. N. . Reflexões sobre o Processo de Ensino/aprendizagem de conceitos científicos. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . UMA DÉCADA, MOTIVO PARA COMEMORAR. São Paulo, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA . Alvorada: um tributo à Attico Chasot. Ijuí, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
Paraiso, Marlucy, A. ; CALDEIRA, Maria. Carolina. S. ; CHAVES, S. N. . Pesquisas sobre currículos, gêneros, e sexualidades. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018 (Orelha de livro).
-
CHAVES, S. N. ; SILVA, Carlos Aldemir F da ; BRITO, Maria. R. . Cultura e Subjetividade: Perspectivas em debate. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
CHAVES, S. N. . Quem somos nós? ciência e midia ensinando a ser e ver. Curitiba, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CHAVES, S. N. ; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver ; SILVA, Josenilda Maria Maués da . Memórias de Formação e Docência: histórias e trajetórias de (trans)formação. Belém, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
CHAVES, S. N. ; Freitas, Denise de . Plano Naional do Livro Didático. 2014.
CHAVES, S. N. ; KAWASAKI, Clarice S. . Comissão Assessora da Prova Nacional para Ingresso na Carreira Docente - INEP. 2012.
CHAVES, S. N. . Consultor externo do processo de Avaliação de projetos de pesquisa (UEPA). 2007.
CHAVES, S. N. ; SÍLVA, Josenilda Maria Maués da ; ROCHA, G. O. R. . Consultora no processo de Elaboração das Diretrizes curriculares dos cursos de graduação da UFPA. 2002.
CHAVES, S. N. ; CRAVO, Maria J. . Consultora do Projeto de Pesquisa: As concepções de professores quanto ao ensino de ciências. 2002.
CHAVES, S. N. ; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de ; SCHNETZLER, R. P. . Assessoria ao Projeto Laboratório de Práticas Pedagógicas em Ciências, Química, Física e Biologia da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). 2000.
CHAVES, S. N. ; SCHNETZLER, R. P. ; Frota-Pessoa , O. . Membro da Comissão de avaliação de materias instrucionais produzidos por projetos do SPEC/PADCT. 1994.
AMORIM, Antônio Carlos R de ; CHAVES, S. N. . Parecerista ad hoc da publicação em CD ROM dos textos completos de pesquisas acadêmicas apresentadas no X Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia?. 2007.
CHAVES, S. N. . Membro do Conselho Editorial da Coleção Educação em Ciências da Editora Unijuí. 2006.
CHAVES, S. N. . Membro da Comissão Científica do II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Sul - EREBIO-SUL. 2006.
CHAVES, S. N. ; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver ; SÍLVA, Josenilda Maria Maués da . Coordenadora do Projeto de Pesquisa Memórias de formação e Docência. 2002.
BIZZO. N. M. V. ; CHAVES, S. N. ; MARANDINO, M. ; ROSA, Vivian Leyser da ; KAWASAKI, Clarice S. . Membro da Comissão Editorial da coletãnea do V Encontro Perspectivas do Ensino da Biologia. 1994.
CHAVES, S. N. . Relatório do Encontro da Rede ACOMECIM. 1994.
CHAVES, S. N. ; SOUZA, Elizeu. C. ; MAKNAMARA, Marlécio ; BRITO, T. T. R. . Encontro Nacional de Pesquisa e Práticas Educativas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. . Mostra Formação, Ciência e Arte - Sem Censura Pará. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAVES, S. N. ; COSTA, Gilcilene. D. ; OLIVEIRA, Nilson ; OLIVEIRA, Flávio. V. . Colóquio Deleuze: Arte, resistência - Zonas de vizinhança. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. . I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAVES, S. N. ; GHEDIN, Evandro. ; MALHEIROS, João. M. S. . I Seminário sobre Formação de Professores de Ciências e Biologia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; BASTOS, Sandra. N. D. ; ALVES, L. V. . I Encontro de Biologia da Universidade Federal do Pará. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; MAKNAMARA, Marlécio ; FERREIRA, Márcia. S. ; GULICH, R. I. C. . V Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; SILVA, Josenilda Maria Maués da ; MEDEIROS, Afonso. . Seminário do PARFOR Universidade Federal do Pará. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. . II Seminário Internacional de Educação e I Colóquio Internacional de Narrativa (auto) Biográfica: O reconhecimento de si e do outro na formação humana. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; FERNANDEZ, Cleudemar ; TORRES, Vânia . I Colóquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; SILVA, Josenilda Maria Maués da ; CORRÊA, Paulo Sérgio Almeida . II Colóquio Michel Foucault. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; AMORIM, Antônio Carlos R de ; Gumarães, Leandro B. ; MAKNAMARA, Marlécio . IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Fortuna, Tânia ; DE CONTI, Luciane ; FURLANETO, Ecleide C. ; CHAVES, S. N. . V Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; MANCINO, Emanuela . Cinema e formação: duas línguas, uma linguagem entrevista com Emanuela Mancino. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAVES, S. N. ; GOMES, M. M. P. L. ; SILVA, J. R. F. . III Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; SCHNETZLER, R. P. ; Lima, Maria Emília C. C. ; LEAL. Murilo C. . XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; MALDANER, Otávio A. ; TERRAZAN, Eduardo. A. . 18 Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. . I Seminário Internacional de Estágio Supervisionado - UFGD. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; ARROYO, Miguel ; BASTOS, Maria Helena C. ; ALVES, Maria Leila . XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHAVES, S. N. ; SILVA, Carlos Eduardo Lira da . Mostra FOCAR. 2016; Tema: Mostra Internacional Formação, Ciência e Arte - FOCAR. (Rede social).
CHAVES, SILVIA NOGUEIRA ; BASTOS, Sandra. N. D. ; SILVA, LÊDA VALÉRIA ALVES DA . Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia/ I Encontro Regional de Ensino de Biologia-Norte. 2018. (Editoração/Anais).
CHAVES, S. N. . Relatório final do projeto Autobiografia, arte e cinema na formação docente. 2016. (Relatório de pesquisa).
CHAVES, S. N. . AUTOBIOGRAFIA: VERSO UN'ETICA-ESTETICA DELL'ESISTENZA. 2012. (Palestra).
CHAVES, S. N. . ATTRAVERSO IL FIU(L)ME :UN PERCORSO DE RICERCA. 2011. (Palestra).
CHAVES, S. N. . Cultura e Subjetividade: perspetiva em diálogo. 2010. (Palestra).
CHAVES, S. N. . Narrativas Cinematográficas na Formação de Professores de Biologia: Dispositivo de subjetivação e naturalização da experiência de si. 2010. (Palestra).
CHAVES, S. N. . A formação como cuidado de si. 2010. (Palestra).
CHAVES, S. N. . A perspectiva narrativa e (auto)biográfica na pesquisa e na formação de professores de ciências. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CHAVES, S. N. . Coordenação de Painel de apresentação de trabalho acadêmicos no II Congresso Internacional sobre Pesquisa (auto) biográfia. 2006. (Coordenação de Mesa Redonda).
CHAVES, S. N. . Coordenação da Mesa Redonda: A formação de profissionais das Ciências da Natureza: novos conceitos, novas propostas. 2006. (Coordenação de Mesa Redonda).
CHAVES, S. N. ; LUCENA, Isabel . Educação Matemática-Científica e Saberes da Tradição Cultural. Participação em Mesa Redonda no VI Seminário Paraense de Educação em Ciências e Matemáticas - SPAECIM. 2006. (Participação em Mesa redonda).
CHAVES, S. N. . Trajetória de pesquisa e pesquisadores - Palestra proferida no Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará.. 2006. (Palestra).
CHAVES, S. N. ; AMORIM, Antônio Carlos R de . Escolas de Formação de Professores: proliferação, enfoque e reflexo no ensino básico. Participação em Mesa Redonda do III Encontro Nordestino de Biólogos.. 2005. (Participação em Mesa redonda).
CHAVES, S. N. . Ensino com Pesquisa: Narrando experiências. Coordenação de Mesa Redonda no VII Congresso Norte/Nordeste de Ensino de ciências e Matemática.. 2004. (Coordenação de Mesa Redonda).
CHAVES, S. N. . Ensino com Pesquisa: Narrando experiências no Ensino Superior. Participação de Mesa Redonda no VII Congresso Norte/Nordeste de Ensino de ciências e. 2004. (Participação em Mesa redonda).
CHAVES, S. N. . Pesquisa, Planejamento e Avaliação do Processo Ensino -Aprendizagem. Palestra proferida no Programa de pós graduação em Zoologia. UFPA/MPEG. 2003. (Palestra).
CHAVES, S. N. . Ciência e Ensino de Ciências e Matemática. Palestra proferida no V Seminário Paraense de Educação em Ciências e Matemática -SPECIM. 2003. (Palestra).
CHAVES, S. N. . Coordenação do Grupo temático de Curíìculo no I Seminário Internacional sobre Política Educacional e Currículo. 2002. (Coordenação de Mesa Redonda).
CHAVES, S. N. ; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de . A indossociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão: uma experiência na Formação Docente. Mesa Redonda do IV Congresso Internacional de Educação. 2002. (Participação em Mesa redonda).
CHAVES, S. N. . A Unidade na diversidade: para além da homogeneização das Licenciaturas. Palestra proferida No Encontro sobre formação de professores.. 2001. (Palestra).
CHAVES, S. N. . Coordenadora de GT/ I Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 1997. (Coordenação de Mesa Redonda).
CHAVES, S. N. . Metodologia do Ensino de Ciências. 1994. .
CHAVES, S. N. . Ensino de Biologia e os novos rumos da educação científica. 1994. (Palestra).
CHAVES, S. N. . Interdisciplinaridade e Pesquisa e m Educação. 1994. (Coordenação de Mesa Redonda).
CHAVES, S. N. . O trabalhar os conteúdos da Educação Básica de 1ª a 4ª Séries numa perspectiva interdisciplinar. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAVES, S. N. . O ensino de Ciências na Educação Básica. 1992. (Coordenação de Mesa Redonda).
CAMPOS, Joana. D. C. ; CHAVES, S. N. . O que te canta, o que te conta?. 2016. Performática.
CHAVES, S. N. ; SILVA, Carlos Eduardo Lira da ; COSTA, D. D. ; TAVARES, G. S. ; MOURA, G. N. ; BRITO, Ivete. B. E. ; CAMPOS, Joana. D. C. ; ALVES, L. V. ; RODRIGUES, L. A. ; BRITO, Maria. R. . O Nascimento das disciplinas Escolares. 2016. Filme.
CHAVES, S. N. . A Formação de Professores de Química na UFPA. 2003 (Membro de Banca Examinadora de Exame de qualificação) .
CHAVES, S. N. . Dificuldades de Aprendizagem e os obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelar. 2003 (Membro de Banca Examinadora de Exame de qualificação) .
CHAVES, S. N. ; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver ; SÍLVA, Josenilda Maria Maués da . Memórias de formação e docência. 2002 (Coordenação de Projeto de Pesquisa) .
CHAVES, S. N. . Banca de Defesa de Dissertação de MOTA, M. C. (A falta que reflexão cognitiva faz ao professor de química). 2001 (Membro de Banca de Defesa de Dissertação) .
CHAVES, S. N. . A Unidade na diversidade: para além da homogeneização das licenturas. 2001 (Palestra) .
CHAVES, S. N. . Banca de Exame de Qualificação de MOTA, M. C.. 2000 (Membro de Banca Examinadora de Exame de qualificação) .
CHAVES, S. N. . Banca de Exame de Qualificação de SILVA, L. (Buscando o Caminho do Meio). 1998 (Membro de Banca Examinadora de Exame de qualificação) .
CHAVES, S. N. . Processo Seletivo de Professores de Biologia. 1997 (Membro de Banca Examinadora de processo seletivo de professor de Biologia) .
CHAVES, S. N. . Processo Seletivo para Professor-substituto da Universidade do Estado do Pará. 1996 (Membro de Banca Examinadora de processo seletivo de professor de Biologia) .
CHAVES, S. N. . Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Educação da UNAMA. 1994 (Membro de Banca Examinadora de processo seletivo decandidatos ao curso de Mestrado em Educação) .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Tecendo Composições entre autobiografia, formação, ciência e arte na escola, Descrição: O Projeto Tecendo composições entre autobiografia, formação, docência e arte na escola, consiste em uma proposta de pesquisa-intervenção, que inova nos modos de pensar formação e docência como devir, processos cambiantes que não se deixam aprisionar por um conjunto de regras a serem seguidas, mas que carecem de inventividade para manter o viço, a vitalidade na impermanência do mundo. Tal proposta vem sendo pensada a partir de estudos desenvolvidos no campo da formação docente que articulam linguagem, cultura e produção de subjetividade tomando como base narrativas autobiográficas que transversalizam modos de pensar a formação como um processo estético de criação através da arte. A integração/discussão dessas temáticas trazem possibilidades de avanços científicos para a pesquisa no âmbito da formação docente e, por certo, contribuirão para repensar as ideias e ações para a Educação em nosso país. As questões que orientam a investigação que propomos podem ser assim sintetizadas: Que práticas educativas inventivas estão presentes (e talvez marginais) no cotidiano escolar e em seu entorno social? Que contribuições práticas de formação e docência inventivas podem reunir para pensar e enfrentar os desafios sociais, ambientais, culturais e políticos que nos chegam no tempo presente afetando os modos de educar? Como pela arte se pode sacudir a quietude de práticas educativas acomodadas, potencializando a docência como campo de experimentação, reinvenção e não de regulação pedagógica? Atentos a essas indagações objetivamos: Cartografar práticas pedagógicas inventivas presentes no cotidiano da escola básica e seu entorno social instaurando e ampliando permutas entre escola e comunidade, valorizando a cultura local; Experimentar vivências e produções artístico-pedagógicas em processos de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, particularmente dos anos iniciais de escolarização e de Ciências e Biologia, uma vez que parcela significativa dos pesquisadores envolvidos nessa proposta lida com estes segmentos de formação; Investigar como vivências artísticas podem contribuir para pensar e viver formação e docência como campo de experimentação e não de regulação pedagógica. Em termos metodológicos, as ações deste projeto desenvolvem-se de forma rizomática, ou seja, conectam-se todas umas com as outras em diferentes pontos, acolhem a multiplicidade e a heterogeneidade compondo assim um plano em que o mergulho autobiográfico como invenção de si transita pelas diversas linguagens artísticas, num processo de desestabilização de fronteiras e normatividades estéticas, uma poética do devir que deseja libertar as subjetividades para a criação da vida na arte e da arte na vida como ação cultural. Assim, propomos nossas ações distribuídas num Ateliê Rizomático de Autobiografia Poética cujos platôs são o teatro, a música, a escrita criativa, o áudio-visual e as linguagens digitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Silvia Nogueira Chaves - Coordenador / Leando Belinaso Guimarães - Integrante / Sandra Nazaré Dias Bastos - Integrante / Eduardo Silveira - Integrante / France Fraiha Martins - Integrante / Floriana Aguiar Cartror Batista - Integrante / AMANDA MAURICIO PEREIRA LEITE - Integrante / RENATA FERREIRA DA SILVA - Integrante / KARINA ROUSSENG DAL PONT - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Pará - Outra / Universidade Federal de Santa Catarina - Outra.
-
2013 - 2015
Astronomia Tenetehara: pluralizando verdades sobre o céu, Descrição: O projeto submetido propõe a produção de um filme de animação da narrativa oral Tembé-Tenetehara O nascimento de Zahy e de uma nova edição, revista e ampliada do livro O Céu dos Índios Tembé (2009). A pesquisa que enseja a produção destes materiais didáticos é resultado de projetos anteriores com esta sociedade. Nosso principal compromisso, agora, é favorecer que os Tenetehara assumam a autoria destas duas produções. Para isso, realizaremos três oficinas na Terra Indígena Alto Rio Guamá, Aldeia Tekohaw e contaremos com a presença deles para a finalização dos materiais. Nossa proposta emerge de experiências acumuladas pelos membros da equipe proponente acerca de aspectos relativos à cultura e à produção de subjetividades por meio de aparatos comunicativos e, sobretudo, a partir de debates em torno da relação saber-poder que atravessam a produção de conhecimentos. Nessa perspectiva, temos problematizado a suposta superioridade e universalidade do conhecimento científico que põe em relevo sua forma de pensar, apagando e descartando a pluralidade de experiências sociais, culturais historicamente produzidas e acumuladas pela humanidade. São os ditos saberes sujeitados, aqui entendidos com Foucault (2005, p. 12) como toda uma série de saberes que estavam desqualificados como saberes não conceituais, como saberes insuficientemente elaborados, saberes ingênuos, saberes hierarquicamente inferiores, saberes abaixo do nível de do conhecimento ou da cientificidade requeridos , que desejamos tornar visíveis ao propor divulgar a astronomia da sociedade Tembé-Tenetehara.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvia Nogueira Chaves - Integrante / Ivânia dos Santos Neves - Coordenador / Carlos Aldemir Farias da Silva - Integrante.
-
2012 - 2016
AUTOBIOGRAFIA, ARTE E CINEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE, Descrição: O Projeto (AUTO)BIOGRAFIA, ARTE E CINEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE consiste em uma proposta de pesquisa científica que envolve inovação teórica e tecnológica na formação de professores da área de Ensino de Ciências e Matemática Tal proposta vem sendo pensada a partir de estudos desenvolvidos no campo da formação docente que articulam linguagem, cultura, produção de subjetividade tomando como base as narrativas autobiográficas que transversalizam modos de pensar a formação como um processo estético de criação através da arte, particularmente do cinema. A integração/discussão dessas temáticas traz possibilidades de avanços científicos para a pesquisa no âmbito da formação docente e, por certo, contribuirão com avanços nas ideias e ações para a Educação em nosso país. Em linhas gerais as questões que orientam a investigação que ora propomos podem ser assim sintetizadas: Em que aspectos as narrativas (auto)biográficas na feição artística permitem pensar a formação fora das noções de identidade, universalidade e regularidade? Que efeitos, modos, forças motrizes essa perspectiva produz na transmutação de práticas formativas que rompam com a noção de supostos universais antropológicos? Atentos a essas indagações objetivamos: Explorar o potencial da linguagem artística auto/cinematográfica em experiências de formação de professores da área de Ciências e Matemática; Investigar como essa modalidade de escritura pode contribuir para pensar o campo da formação para além das formas canônicas do conhecimento de si, da auto-identificação e da reprodução de modelos de ser e de práticas docentes. Em termos metodológicos o trabalho será pensando por meio de um percurso cartográfico, que opera por variações, diferenças e não pela ordem da semelhança. Nessa perspectiva, a pesquisa toma como referencial de estudo autores da filosofia da diferença, tais como: Foucault, Deleuze e Guattari.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Silvia Nogueira Chaves - Coordenador / Isabel Lucena - Integrante / Maria dos Remédios Brito - Integrante / Erasmo Borges de Souza Filho - Integrante / Flávia Silveira Lemos - Integrante / Eduardo Paiva de Pontes Vieira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 53
-
2010 - 2012
FILOSOFIA DA DIFERENÇA, FORMAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO, Descrição: No âmbito dessa pesquisa discutimos os suportes lógico-metodológicos da Filosofia da Diferença presentes nas obras de Nietzsche, Foucault e Deleuze, com objetivo de compreender suas ligações com a formação e os processos de subjetivação, aqui particularmente a docente. Em termos mais específico pretendemos: analisar e avaliar de que modo o pensamento da diferença (a partir de alguns conceitos chaves) desses autores pode reconduzir a uma nova lógica de formação e subjetivação, particularmente, na formação de professores de ciências; discutir os efeitos da racionalidade científica, suas verdades, produzidas na formação de professores de Ciências. A principal ferramenta desta pesquisa será a leitura analítica e crítica dos textos dos autores escolhidos. De Nietzsche, serão utilizadas as seguintes obras: ?Aurora?; ?Genealogia da Moral?; ?Além de Bem e Mal?; ?Crepúsculo dos Ídolos?. De Michel Foucault, as obras: ?Microfísica do poder?; ?As palavras e as coisas?; ?A vontade de saber?; ?Arqueologia do saber?. De Gilles Deleuze: ?Nietzsche e a Filosofia?; ?Nietzsche?; ?Diferença e Repetição?; ?Lógica do Sentido?. Como hipótese fundamental que as filosofias da diferença de Nietzsche, Foucault e Deleuze podem estimular uma formação/subjetivação para além da representação, abrindo, portanto, outra lógica do sentido, dando suporte fundamental para se pensar a formação dos educadores de Ciências a partir da imanência, sendo professores problematizadores, criadores de seus saberes, exercitando a experimentação de si fora do cultivo das imagens paradigmáticas, que abram suas formações e subjetivações para a invenção criadora e potente, articulando novos componentes críticos e afirmativos. Uma subjetivação que atravessa o corpo em toda sua multiplicidade, que nega o centro unificador da ?forma? e do ?juízo?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Silvia Nogueira Chaves - Coordenador / Eduardo Paiva Pontes Vieira - Integrante / Maria dos Remédios Brito - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2006 - 2008
CURRÍCULO E (AUTO)BIOGRAFIA: O CONHECIMENTO DE SI E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE, Descrição: No âmbito desse projeto desenvolvem-se pesquisas que assumem a perspectiva (auto)biográfica e narrativa como aporte teórico-metodológico na construção de percursos investigativos e de formação docente. Tais pesquisas ocupam-se em discutir a constituição da identidade/subjetividade de professores de ciências a partir da reconstrução histórica e memorialística de suas trajetórias de vida, estabelecendo paralelos entre histórias de formação e conduta profissional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Silvia Nogueira Chaves - Coordenador / Angela Maria Silva - Integrante / Paulo Sergio Silva - Integrante / Marco Antônio Lopes Alves - Integrante / Luciane de Assunção Rodrigues - Integrante / Dércio Pena Duarte - Integrante / Tyelle Batista Teles - Integrante., Número de produções C, T & A: 14
-
2002 - 2004
Memórias de Formação e Docência, Descrição: Pesquisa-ação, desenvolvida na modalidade biográfica e narrativa que investigou- com base nos relatos orais e escritos de professores de Biologia da rede pública de ensino e estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas- os contextos, as situações que desencadeiam, cristalizam, desestabilizam condutas, no processo de tornar-se e estar sendo professor. As questões centrais da investigação voltaram-se para compreensão de como as dimensões pessoal/profissional interagem na constituição de concepções sobre a tríade professor-aluno-conhecimento, sobre as vivências que reforçam ou desequilibram tais concepções, por exemplo, ou de que forma a ação pedagógica é influenciada pelas características pessoais e pelo percurso de vida profissional de cada professor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Silvia Nogueira Chaves - Coordenador / Terezinha Valim Oliver Gonçalves - Integrante / Josenilda Maria Maués da Silva - Integrante / Ana Léia Quaresma Negrão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 26
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará, IEMCI. , Av;Augusto Corrêa Nº 01, Guamá, 66075-900 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 2111487, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2012
Universidade de Milao-Bicocca, UNIMIBicoccaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1997 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Npadc.,Cargo ou função, Professor Adjunto.
-
05/2002
Ensino, Programa de Pós graduação em Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Epistemológicas da Ciência, Bases Epistemológicas da Pesquisa em Educação em Ciências, Tendências da Educação em Ciências
-
04/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Npadc.,Linhas de pesquisa
-
02/1997
Ensino, Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas, Pratica de Ensino de Ciências Biológicas
-
03/2003
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Educacional
-
01/1997 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas e Orientação da Educação.,Cargo ou função, Professor Adjunto.
-
11/2001 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Consultor ad hoc.
-
11/1997 - 11/1997
Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
1994 - 1997
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1994 - 01/1997
Ensino, Formação de Professores para a Educação Fundamenta, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia I, II e III, Metodologia do Ensino das Ciências Naturais
-
05/1995 - 08/1995
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.,Cargo ou função
-
07/1994 - 05/1995
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
1992 - 1994
Fundação Educacional do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
06/1992 - 01/1994
Ensino, Formação de Professores Para Educação Básica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia I, II e III, Metodologia do Ensino de Ciências Naturais
-
08/1992 - 08/1992
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais e da Educação.,Atividade de extensão realizada, Curso de atualização para professores de ciências.
1994 - 1994
Universidade da AmazôniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 0
Atividades
-
09/1994 - 12/1994
Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teórico-metodológicos da Pesquisa em Educação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sílvia Nogueira Chaves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?