Priscila dos Santos Moreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestra em Educação pela UFES. Pedagoga pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Integra o grupo de pesquisa Currículo e Formação de Professores coordenado pela Prof.ª Dr.ª Janete Magalhães Carvalho (UFES). Atuou como Coordenadora da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do IFES e Supervisora Escolar da Superintendência Regional de Educação (SRE) da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES). Tem experiência na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos) e no Ensino Superior (em cursos de licenciatura e em cursos de pós-graduação na área da Educação). Em todos os níveis (e respectivas etapas) experienciou tanto a docência como a coordenação. Tem interesse nos temas: formação de/com professores, currículo e filosofia da diferença

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2016 - 2019

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Uma viagem cartográfica entre encontrosformação com licenciandos: uma experimentação no Instituto Federal do Espírito Santo
Janete Magalhães Carvalho. Palavras-chave: Formação de Professores; Curriculo; Institutos Federais; Filosofia da Diferença.

Mestrado em Educação

2012 - 2014

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Cartografando movimentos curriculares produzidos nas redes de conversações nos encontrosformação do PROEJA/IFES/ES,Ano de Obtenção: 2014
Janete Magalhães Carvalho.Palavras-chave: Curriculo; Formação de Professores; PROEJA.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Pedagogia

2003 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: O comportamento agressivo na Visão dos Professores da Educação Infantil
Orientador: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira

Formação complementar

2016 - 2016

BNCC: Ciências Humanas. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2016 - 2016

BNCC: Ciências da Natureza e Matemática. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2016 - 2016

BNCC e Educação Infantil. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2016 - 2016

Filosofia com Arte - nomadismos e aprendizagens. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2016 - 2016

BNCC: Linguagens e Alfabetização. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2015 - 2015

Oficina: Pesquisa com os cotidianos (VIII Redes). (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento do Sistema Acadêmico. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2014 - 2014

Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa, CESAP, Brasil.

2014 - 2014

Visão Histórica sobre a Gestão de Políticas Públicas. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa, CESAP, Brasil.

2013 - 2013

Minicurso "Currículo e Devir". (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2013 - 2013

As pesquisas nos/dos/com os cotidianos e os .... (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.

2013 - 2013

Estratégias Organizacionais e Sociais na Pós-modernidade. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa, CESAP, Brasil.

2012 - 2012

O PDE e as transferências na política educacional brasileira. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2011 - 2011

Formação dos Supervisores Escolares. (Carga horária: 48h). , Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, SEDU/ES, Brasil.

2010 - 2010

Política e Organização da Educação Brasileira. (Carga horária: 100h). , Faculdade Saberes, SABERES, Brasil.

2010 - 2010

Legislação e Psicologia da Aprendizagem. (Carga horária: 106h). , Faculdade Saberes, SABERES, Brasil.

2010 - 2010

Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 400h). , EDUCARTE, EDUCARTE, Brasil.

2010 - 2010

Curso intensivo para Professor e Pedagogo. (Carga horária: 60h). , Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.

2009 - 2010

World/ Excel/ PowerPoint/ Internet. (Carga horária: 72h). , DATACONTROL - Educação e Tecnologia, DATACONTROL, Brasil.

2009 - 2009

Avaliação e Planejamento Educacional. (Carga horária: 400h). , EDUCARTE, EDUCARTE, Brasil.

1998 - 2000

Curso Técnico em Música - mod Teoria. , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio).

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior (licenciaturas e cursos de pós-graduação na área da Educação).

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.

Organização de eventos

MOREIRA, P. S. . I Semana de Educação, Ciência e Cultura do IFES - campus Venda Nova do Imigrante. 2015. (Outro).

MOREIRA, P. S. . I ENCONTROFORMAÇÃO: RODAS DE CONVERSAS SOBRE SURDEZ E RELAÇÕES DE ENSINOAPRENDIZAGEM. 2015. (Outro).

MOREIRA, P. S. . 2ª Feira Ecoifes: "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social". 2014. .

MOREIRA, P. S. . Semana de Ciência e Tecnologia 2014. 2014. (Outro).

MOREIRA, P. S. . (Integrante da equipe de trabalho da comissão organizadora): II Seminário Currículos, Culturas e Cotidianos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 2013. (Congresso).

Participação em eventos

I Colóquio de Pesquisas em Educação - PPGE/UFES.Uma viagem cartográfica com a formação inventiva de professores para a Educação Básica no IFES. 2017. (Outra).

XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Brasileiro de questões curriculares. Currículo(s) diferença e formação docente entre linhas do desejo. 2016. (Congresso).

XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Brasileiro de questões curriculares. Compondo com/na formação de professores com a diferença a partir do currículo. 2016. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Coordenadora do painel: Na reinvenção da escola, entre formações, conversações, corpos e desejos, o aprender e o ensinar. 2016. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Na reinvenção da escola, entre formações, conversações, corpos e desejos, o aprender e o ensinar. 2016. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Currículo, escola e questões raciais regidas pelo capitalismo estético em redes disciplinares: fascismo contemporâneo. 2016. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Encontrosformações docentes entre linhas do desejo, afetos e agenciamentos. 2016. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Redes em composições éticas e estéticas na escola, nos currículos e na formação de professores. 2016. (Congresso).

37ª REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED). "Movimentos curriculares e encontrosformação com professores do Proeja no cotidiano do Instituto Federal do Espírito Santo. 2015. (Congresso).

VIII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação.CURRÍCULO-RÉGUA E CURRÍCULOSDIFERENÇA EM ENCONTROSFORMAÇÕES COM PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 2015. (Seminário).

VI Seminário Conexões: Deleuze e Máquinas e Devires e... (UNICAMP)."Devires, afecções, ensaios e cinderelas: dramatizando a docência em composições com as aprendizagens inventivas e os bons encontros...". 2015. (Seminário).

11 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPED-sudeste),.MOVIMENTOS CURRICULARES E POSSIBILIDADES DE ENCONTROSF0RMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO PROEJA/IFES. 2014. (Outra).

XVII ENDIPE : A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade.. PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NÃO DOGMÁTICAS NAS ESCOLAS: OUTROS ESPAÇOSTEMPOS DE EXPERIMENTAÇÕES CURRICULARES COM AS DOCÊNCIAS, INFÂNCIAS E JUVENTUDES. 2014. (Congresso).

36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2013. (Congresso).

II Seminário Currículos, Culturas e Cotidianos.Uma supervisora escolar na relação SEDU-escolas. 2013. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa do Programa Observatório da Educação OBEDUC/PPGE/UFES e 61 Fórum de Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Outra).

I Seminário Intercampi de Formação Pedagógica para Docentes e Gestores da Educação Profissional. 2013. 2013. (Seminário).

V Seminário Vozes da Educação: Formação docente - experiências, políticas e memórias polifônicas.Micropolítica em redes de conversações. 2013. (Seminário).

35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2012. (Congresso).

I Seminário Currículos, Cotidianos, Culturas e Formação de Educadores. 2011. (Seminário).

Participação em bancas

MOREIRA, P. S.; SILVA, Carmelita Tavares; CASER, Maria Mirtis. Presidente de Banca de Desempenho Didático - Professor Substituto de Língua Estrangeira - Espanhol. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

SILVA, C. T.;MOREIRA, P. S.; JUBINI, L. M.. Banca de Análise de Títulos de Processo Seletivo de Professor Substituto. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

MOREIRA, Priscila dos Santos; NASCIMENTO, G. S.; COSTA, J. V.. Banca de Desempenho Didático - Professor Substituto - área de Libras. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

MOREIRA, P. S.; MENEGUELLI, A. M.; SILVA, C. T.. Banca de Desempenho Didático - Processo Seletivo Professor Substituto de Língua Inglesa - Portaria n 007, 06/01/2015. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

SILVA, Carmelita Tavares; MENEGUELLI, Adrianna Machado;MOREIRA, P. S.. Banca de Desempenho Didático em Concurso Público para Professor EFETIVO do IFES. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

FAIAL, C. S. G.;MOREIRA, P. S.; CONDESSA, L. A.. Banca de Desempenho Didático - Concurso Público para Professor EFETIVO do IFF Edital n 27, de 27/02/2014, n 35, de 06/03/2014. 2014. Instituto Federal Fluminense.

MOREIRA, P. S.. Comissão Julgadora do I Concurso Cultural e Literário do Ministério Público do Espírito Santo. 2011. Superintendencia Regional de Educação.

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, P. S. ; CARVALHO, J. M. . AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 24, p. 511-539, 2019.

  • LOURENCO, S. G. ; MOREIRA, P. S. ; REZENDE, F. F. ; ALMEIDA, D. M. . Movimentando o pensamento com Gilles Deleuze no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Pró-Discente (UFES) , v. 22, p. 91-111, 2016.

  • MOREIRA, P. S. ; LOURENCO, S. G. . Os gêneros textuais da base nacional comum curricular como currículo-régua e a potência de outros sentidos para 'comum' nos curriculosdiferença. Linha Mestra , v. 1, p. 806-811, 2016.

  • LOURENCO, S. G. ; MOREIRA, P. S. . LINHAS QUE NOS ATRAVESSAM: POR UMA APRENDIZAGEM SEM MEDO. Linha Mestra , v. Ano IX, p. n 27, p. 127-130, 2015.

  • Figueiredo, R. ; MOREIRA, P. S. . Movimentos experienciados nos espaços tempos curriculares de produção de subjetividades da/na/com a juventude. In: Janete Magalhães Carvalho. (Org.). Cinema e Formação de Professores e Currículos e.... 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 115-128.

  • AMORIM, F. L. A. ; MOREIRA, P. S. . Compondo com/na formação de professores com a diferença a partir do currículo. In: MURIA, Ângelo José; AGUIAR, Márcia Angela da Silva; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. (Org.). Currículo, formação e trabalho docente. 1ed.Recife: ANPAE, 2017, v. 5, p. 335-342.

  • MOREIRA, P. S. ; AMORIM, F. L. A. . Currículo(s)diferença e formação docente entre linhas do desejo. In: MURIA, Ãngelo José; AGUIAR, Márcia Angela da Silva; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. (Org.). Currículo, formação e trabalho docente. 1ed.Recife: ANPAE, 2016, v. 5, p. 957-965.

  • Figueiredo, R. ; MOREIRA, P. S. . Movimentos experienciados nos espaçostempos curriculares de produção de subjetividades da/na/com a juventude. In: LIMA, Maria do Socorro Lucena; CAVALCANTE, Maria Marina Dias; SALES, José Albio Moreira; FARIAS, Isabel Maria Sabino. (Org.). Didática e Prática de Ensino na relação com a escola. 1ed.Fortaleza: UECE, 2015, v. 1, p. 02824-02836.

  • MOREIRA, P. S. . Organização da matriz curricular: movimentos, tensões e possibilidades.. In: CARVALHO, Janete Magalhães. (Org.). Movimentos curriculares: um estudo de casos sobre políticas de currículo em ação. 1ed.Vitória: EDUFES, 2014, v. 1, p. 74-104.

  • MOREIRA, P. S. ; PAOLIELLO, J. . Entre a sujeição social e a servidão maquínica do currículo-emprego no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil: uma experimentação de ruptura e diferenciação ética. In: XII Seminário Internacional De La Red Estrado, 2018, Lima. XII Seminário Internacional De La Red Estrado, 2018.

  • MOREIRA, P. S. ; Carvalho, J.M . Currículo-régua e currículo(s)diferença: cartografia entre refrãos e dissonâncias. In: 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED: diálogos entre a pesquisa e as políticas de educação na atualidade, 2016, Vitória. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (Comunicações Orais). Vitória: ANPED, 2016. v. 1. p. 1737-1751.

  • LOURENCO, S. G. ; MOREIRA, P. S. . Linhas que nos atravessam: por uma aprendizagem sem medo. In: VI SEMINÁRIO CONEXÕES DELEUZE E MÁQUINAS E DEVIRES E..., 2015, Campinas. Anais do VI Seminário Conexões (UNICAMP) - Linha Mestra. Campinas: UNICAMP, 2015. v. 1. p. 127-130.

  • MOREIRA, P. S. . Movimentos curriculares e encontrosformação com professores do Proeja no cotidiano do Instituto Federal do Espírito Santo. In: 37ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED), 2015, Florianópolis. 37ª Reunião Nacional ANPED, 2015.

  • MOREIRA, P. S. . CURRÍCULO-RÉGUA E CURRÍCULOSDIFERENÇA EM ENCONTROSFORMAÇÕES COM PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. In: VIII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação, 2015, Rio de Janeiro. VIII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação. Rio de Janeiro, 2015.

  • MOREIRA, P. S. ; Carvalho, J.M . Movimentos curriculares e possibilidades de encontros-formação docente no contexto do PROEJA/IFES. In: 11 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPED-sudeste), 2014, São João del-Rei. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São João Del Rey: ANPED, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • MOREIRA, P. S. . Micropolítica em redes de conversações na rede estadual do Espírito Santo. In: II Seminário Currículos, Culturas e Cotidianos, 2013, Vitória. Anais do II Seminário Currículos, Culturas e Cotidianos. Vitória: NUPEC3, 2013. v. 1. p. p-p.

  • MOREIRA, P. S. . Uma supervisora escolar na relação SEDU-escolas. In: II Seminário Currículos, Culturas e Cotidianos, 2013, Vitória. Anais do II Seminário Currículos, Culturas e Cotidianos. Vitoria: NUPEC 3, 2013. v. 1. p. p-p.

  • MOREIRA, P. S. . Micropolítica em redes de conversações. In: V Seminário Vozes da Educação: Formação docente - experiências, políticas e memórias polifônicas, 2013, São Gonçalo. Anais do V Seminário Vozes da Educação, 2013.

  • MOREIRA, P. S. ; MACHADO, S. M. . Encontrosformações docentes entre linhas do desejo, afetos e agenciamentos. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2016, Cuiabá - MT. Caderno de resumos do XVIII ENDIPE. Cuiabá: UFMT, 2016. v. 1. p. 3985-3994.

  • MACHADO, S. M. ; MOREIRA, P. S. . Currículo, escola e questões raciais regidas pelo capitalismo estético em redes disciplinares: fascismo contemporâneo. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE), 2016, Cuiabá. Anais do XVIII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE). Cuiabá: ENDIPE, 2016. v. 1. p. 3985-3994.

  • MOREIRA, P. S. ; MACHADO, S. M. ; Carvalho, J.M ; ROSEIRO, S. Z. ; RODRIGUES, L. F. ; LOURENCO, S. G. ; AMORIM, F. L. A. . Na reinvenção da escola, entre formações, conversações, corpos e desejos, o aprender e o ensinar. In: XVIII ENDIPE - Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo, 2016, Cuiabá. Caderno de resumos: pôsteres e painéis do XVIII ENDIPE. Cuiabá: UFMT, 2016. v. 1. p. 171-172.

  • AMORIM, F. L. A. ; LOURENCO, S. G. ; MACHADO, S. M. ; MOREIRA, P. S. ; DELBONI, T. M Z. G. F ; SILVA, S. K. . Redes em composições éticas e estéticas na escola, nos currículos e na formação de professores. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2016, Cuiabá. Caderno de resumos: pôsteres e painéis. Cuiabá: UFMT, 2016. v. 1. p. 3963-3963.

  • RODRIGUES, L. F. ; Pereira, D. ; Figueiredo, R. ; Prates, M. R. C ; Bastos, C. M. C. ; MOREIRA, P. S. . PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NÃO DOGMÁTICAS NAS ESCOLAS: OUTROS ESPAÇOSTEMPOS DE EXPERIMENTAÇÕES CURRICULARES COM AS DOCÊNCIAS, INFÂNCIAS E JUVENTUDES. In: XVII ENDIPE : A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade, 2014, Fortaleza - CE. Caderno de resumos do XVII ENDIPE. Fortaleza: UFCE, 2014. v. 1. p. 396-396.

  • MOREIRA, P. S. ; LOURENCO, S. G. . Os gêneros textuais da base nacional comum curricular como currículo-régua e a potência de outros sentidos para 'comum' nos curriculosdiferença. In: 20 Congresso de Leitura do Brasil, 2016, Campinas. Caderno de atividades e resumos do 20 Cole: nas dobras do (im)possível. Campinas: Unicamp, 2016. v. 1. p. 75-76.

  • MOREIRA, P. S. ; SILVA, S. K. . Cartografia discursiva das forças que movimentam as praticaspolíticas curriculares e a formação de professores nos dossiês da ABdC publicados na e-Curriculum. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , 2019.

  • MOREIRA, P. S. ; LOURENCO, S. G. . Os Gêneros Textuais da Base Nacional Comum Curricular como Currículo-régua e a potência de outros sentidos para 'comum' nos Curriculosdiferença. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Priscila dos Santos ; MACHADO, S. M. ; LOURENCO, S. G. ; AMORIM, F. L. A. ; Carvalho, J.M ; RODRIGUES, L. F. ; ROSEIRO, S. Z. . Na reinvenção da escola, entre formações, conversações, corpos e desejos, o aprender e o ensinar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, P. S. ; MACHADO, S. M. . Encontrosformações docentes entre linhas do desejo, afetos e agenciamentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, S. M. ; MOREIRA, P. S. . Currículo, escola e questões raciais regidas pelo capitalismo estético em redes disciplinares: fascismo contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, P. S. ; AMORIM, F. L. A. . Currículo(s) diferença e formação docente entre linhas do desejo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMORIM, F. L. A. ; MOREIRA, P. S. . Compondo com/na formação de professores com a diferença a partir do currículo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DELBONI, T. M Z. G. F ; Kretli, S ; AMORIM, F. L. A. ; LOURENCO, S. G. ; MACHADO, S. M. ; MOREIRA, P. S. . Redes em composições éticas e estéticas na escola, nos currículos e na formação de professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, P. S. . CURRÍCULO-RÉGUA E CURRÍCULOSDIFERENÇA EM ENCONTROSFORMAÇÕES COM PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, P. S. ; Carvalho, J.M . MOVIMENTOS CURRICULARES E POSSIBILIDADES DE ENCONTROSF0RMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO PROEJA/IFES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, L. F. ; Pereira, D. ; Figueiredo, R. ; Prates, M. R. C ; Bastos, C. M. C. ; MOREIRA, P. S. . PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NÃO DOGMÁTICAS NAS ESCOLAS: OUTROS ESPAÇOSTEMPOS DE EXPERIMENTAÇÕES CURRICULARES COM AS DOCÊNCIAS, INFÂNCIAS E JUVENTUDES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Figueiredo, R. ; MOREIRA, P. S. . MOVIMENTOS EXPERIENCIADOS NOS ESPAÇOSTEMPOS CURRICULARES DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DA/NA/COM A JUVENTUDE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, P. S. . Micropolítica em redes de conversações na rede estadual do Espírito Santo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, P. S. . Uma supervisora escolar na relação SEDU-escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, P. S. . Micropolítica em redes de conversações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

MOREIRA, P. S. . 'Organização da matriz curricular: movimentos, tensões e possibilidades' (UFES). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, P. S. . I Roda de conversas sobre: surdez e relações de ensino-aprendizagem no contexto do ensino médio. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, P. S. . Projeto Diferença: o aluno surdo e as relações de ensinoaprendizagem no ensino médio e educação profissional. 2015. (Criação e coordenação geral de projeto de formação docente).

MOREIRA, P. S. ; GRIMALDI, S. . Gestão Pedagógica na relação com a formação docente no cotidiano escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, P. S. . Encontrosformações: Roda de conversas com professores do Proeja/IFES. 2014. (Criação e Coordenação Geral de Projeto de Formação Docente).

MOREIRA, P. S. . Palestra: Excelência no Atendimento. 2015.

MOREIRA, P. S. . Avaliação: dos conceitos aos procedimentos - IFES. 2014 (Ministrante de curso de formação em Educação - IFES) .

MOREIRA, P. S. . Encontrosformação: Rodas de conversas com professores e outros servidores do ensino do Proeja-IFES. 2014 (Ministrante de curso de formação em educação - IFES) .

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Práticas discursivas sobre currículo da comunidade acadêmico-científica vinculada às Associações do campo e veiculadas em periódicos nacionais e internacionais, Descrição: Descrição: A pesquisa buscará tecer relações entre as práticas discursivas sobre currículo, partindo de enunciados discursivos de autores manifestos em periódicos nacionais e internacionais, vinculados ao campo curricular, buscando compor relações de vizinhança e/ou de afastamento entre eles, cartografando, nesse sentido, tramas, diagramas e redes que no período analisado engendram ?regimes de verdade? nos quais se incluem os processos de produção de subjetividade, assim como as práticas discursivas e não discursivas que incidem nas perspectivas curriculares assumidas. Nesse sentido, os enunciados discursivos, uma vez constituídos no registro do social, entrecruzam-se, formando verdadeiras redes histórico-culturais que funcionam como uma espécie de ?modelo/molde? para a produção de determinados significados e determinadas verdades historicamente localizados. Foucault (1986) visualiza a formação discursiva como uma rede de relação entre enunciados que configuram campos específicos, formados como um acontecimento que permite a expressão de certas ideias apreendidas socialmente e avaliadas como verdadeiras ou falsas para uma determinada época e um espaço definido e, portanto, legitimadora de discursos hegemônicos por serem os predominantemente considerados válidos e aceitos. Obviamente, uma formação discursiva, apesar de apresentar regularidades, não é composta apenas de discursos homogêneos, pois diferentes discursos convivem dentro de tal formação. Deve-se considerar, também, que, se o currículo não é neutro, tem variado a sua abordagem em função de concepções sociofilosóficas e dos interesses que perpassam as práticas discursivas curriculares. Nas práticas discursivas estão compreendidas negociações permanentes de saberes, valores e condutas que se informam e informam as redes de conhecimentos e os modos que configuram os espaços de estabelecimento da verdade na relação entre linguagem e poder. Nesse sentido, o debate para a produção curricular em nível local, nacional e internacional mobiliza, sempre, um conjunto discursivo expressivo, pois nele se articulam as ?vozes? de gestores, consultores especialistas e ?praticantes ordinários? do currículo, sobressaindo, evidentemente, nessa composição, a ?vontade de verdade? daqueles que hegemonicamente compuseram o ?arquivo? do ?regime de verdade? instituído. Assim sendo, interessa nesta pesquisa cartografar os enunciados discursivos que compõem os arquivos sobre pensamentospráticas e políticas curriculares em sua perspectiva diferencial racionalista, empirista, dialético-crítica, pós-estruturalista e antifundacional, buscando compor os arquivos desta discursividade utilizando, como fontes, periódicos nacionais e internacionais vinculados a duas das mais expressivas associações do campo curricular em nível nacional e internacional ─ a Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e a International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS). Assim sendo, a pesquisa enfocará o discurso expresso pela comunidade acadêmico-científica, manifesto em nível internacional e nacional em periódicos de expressão na área curricular no período de 2012 a 2018.	Desse modo, o projeto pretende aprofundar a discussão sobre o campo curricular, numa perspectiva transnacional, adensando massa crítica à área. Do ponto de vista metodológico pretende-se, por meio de seminários e encontros quinzenais de discussão dos dados, uma construção coletiva do caminho da investigação, discutindo sobre procedimentos, resultados e, sobretudo, sistematizando os achados, consubstanciados em artigos publicados e apresentados em eventos nacionais e internacionais, assim como subsidiar a elaboração de teses e dissertações. Enfim, trata-se de um projeto coletivo que buscará integrar pesquisadores, mestrandos e doutorandos com professores representativos das associações e dos periódicos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Priscila dos Santos Moreira - Integrante / Janete Magalhães Carvalho - Coordenador / Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni - Integrante / Maria Riziane da Costa Prates - Integrante / Suzany Goulart Lourenço - Integrante / Sandra Kretli da Silva - Integrante / Steferson Zanoni Roseiro - Integrante / Juliana Paoliello - Integrante / Tereza Tchuzster - Integrante.

  • 2016 - Atual

    ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES VINCULADAS À ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO (ABdC) EM SUA RELAÇÃO COM OS ESTUDOS DA INTERNACIONAL ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF CURRICULUM STUDIES (TCI/IAACS), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Janete Magalhaes Carvalho em 11/11/2021., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . , Integrantes: Priscila dos Santos Moreira - Integrante / Janete Magalhães Carvalho - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    Currículo e formação de professores: devir-docência como afirmação da potência de aprendizagem de professores e alunos em composições curriculares, Descrição: Objetiva enfocar os processos do aprender e ensinar no cotidiano da escola como produtos de afetos e afecções vividos nos encontros entre os corpos potencializados por um devir-docência que envolve aprendizagem e ensino. Entende a relação possível entre o aprender e o ensinar potencializada pela superação na escola do ensino dogmático. Entende que a base do pensar é afetiva e, nesse sentido, que haveria uma base comum (afetos/afecções) que atribui um papel facilitador à experiência na aprendizagem, que implica a compreensão do pensamento como movimento, para além dos modelos prescritivos do ensinar e aprender. Aplicando a teoria política espinosana à docência, vê a necessidade da atuação de homens livres, despojados da influência destrutiva dos afetos depressivos que impede o exercício da ação prática. Busca, nesse sentido, produzir processos de aprender e ensinar para repensar os currículos escolares e a formação continuada de professores, partindo do pressuposto de que a docência deve e pode constituir-se como devir, ou seja, como um constante processo de problematização e experimentação. Uma docência que devém e que apresenta como características de constituir-se como uma docência: inscrita nos planos da imanência da micropolítica no cotidiano escolar; com visão da produtividade dos bons encontros ; aberta à diferença; esboçada num plano pré-individual e de compartilhamento do desejo coletivo; apartada do medo e do fomento das paixões tristes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Priscila dos Santos Moreira - Integrante / Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni - Integrante / Dulcimar Pereira - Integrante / Sandra Kretli - Integrante / Ana Paula Holzmeister - Integrante / Larissa Rodrigues - Integrante / Maria Riziane da Costa Prates - Integrante / Ricardo Figueiredo - Integrante / Giovana Barbosa - Integrante / Clara Melo Casotti Bastos - Integrante / Janete Magalhães Carvalho - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Potência das redes de conversações e ações complexas na produção do currículo praticado no cotidiano escolar e as políticas curriculares em ação: entre formas, forças e modos de constituição, Descrição: Constitui-se como problemática central do projeto: examinar a potência das redes de conversações e ações complexas na produção do currículo no cotidiano escolar em sua relação com as políticas curriculares concebidas e praticadas pelo Sistema Municipal de Educação de Vitória/ES, em sua articulação com a definição das políticas curriculares nacionais. Objetiva, assim, compreender os processos curriculares desenvolvidos nos cotidianos de escolas, nas redes de conhecimentos e significados que seus praticantes, em suas conversações e ações, formam com os outros tantos cotidianos que os atravessam em zonas interpenetradas, dentre as quais as políticas curriculares oficiais e/ou documentadas. O grupo/sujeito da pesquisa será formado por alunos/alunas, professores/professoras, enfim, pelos atores sociais que integram o cotidiano de uma escola de ensino fundamental, situada na periferia do Sistema Municipal de Ensino de Vitória/ES, assim como por educadores que integram a equipe pedagógica responsável pela política curricular municipal. O enfoque metodológico da pesquisa será voltado para os múltiplos contextos cotidianos e para a formação de comunidades compartilhadas em que vivenciamos as práticas discursivas político-pedagógicas, envolvendo pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa documental enfocará o levantamento e análise de fontes documentais produzidas pelos professores e outros atores escolares, assim como, as produzidas no âmbito da SEME e do MEC. A pesquisa de campo se dará na intercessão entre procedimentos dos estudos com o cotidiano e pesquisa cartográfica, buscando uma aproximação da materialidade constitutiva das relações entre os documentos/concepções e a vivência da lógica das redes de conhecimentos, linguagens, afetos/afecções que se enredam no cotidiano escolar, reconhecendo e defendendo a natureza eminentemente micropolítica e conversacional do trabalho em educação, em seus diferentes contextos, e em seus efeitos sobre a produção do currículo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Priscila dos Santos Moreira - Integrante / Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni - Integrante / Dulcimar Pereira - Integrante / Sandra Kretli - Integrante / Ana Paula Holzmeister - Integrante / Larissa Rodrigues - Integrante / Maria Riziane da Costa Prates - Integrante / Ricardo Figueiredo - Integrante / Giovana Barbosa - Integrante / Roger Vital França - Integrante / Clara Melo Casotti Bastos - Integrante / Janete Magalhães Carvalho - Coordenador.

Prêmios

2016

2 Lugar na seleção para o Doutorado em Educação da UFES na linha de pesquisa: Cultura, Currículo e Formação de Educadores, Universidade Federal do Espírito Santo.

2015

2 Lugar no concurso público para Professor da carreira do Magistério Superior da FACELI (disciplinas da área de Currículo do curso de Pedagogia), FACELI.

2015

1 lugar na etapa da redação do concurso público para Professor de Currículo do curso de Pedagogia da FACELI, FACELI.

2013

1 Lugar no concurso público para Pedagoga do IFES - campus Venda Nova do Imigrante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

2011

2 Lugar geral do concurso público para Pedagogo do IDAF/ES, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF/ES).

2011

2 Lugar entre todos os participantes da seleção para o mestrado em educação na linha de pesquisa: "Cultura, Currículo e Formação de Professores", Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

2010

2 Lugar na etapa: "prova" na seleção para Supervisores Escolares da Superintendência Regional de Educação da Secretaria de Educação do Espírito Santo (SRE/SEDU-ES), Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra. , Avenida dos Sabiás, Morada de Laranjeiras, 29166630 - Serra, ES - Brasil, Telefone: (27) 999455244

Experiência profissional

2016 - Atual

Programa de pós graduação em Educação da UFES

Vínculo: Estudante de doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado

2012 - 2014

Programa de pós graduação em Educação da UFES

Vínculo: Estudante de mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado

2013 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades na Gestão Pedagógica do campus com acompanhamento dos processos educativos com professores, alunos e setores diretamente relacionados ao ensino

2015 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da Coordenadoria de Gestão Pedag, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora da Coordenadoria de Gestão Pedagógica - Portaria n 528. D.O 09/03/2015
Obs: a saída da função ocorreu por pedido da coordenadora por ter alcançado aprovação no processo seletivo para cursar o Doutorado em Educação

Atividades

  • 11/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Acompanhamento e Planejamento das Atividades de Monitoria dos cursos do Campus Serra - Port. n 339, de 16/11/2017.

  • 12/2017 - 12/2017

    Direção e administração, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra.,Cargo ou função, Substituição como Coordenadora do curso técnico em Informática do campus Serra (FCC) - Portaria n 368, de 11/12/2017.

  • 03/2015 - 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFES.,Cargo ou função, MembroTitular (na representação do Fórum de Gestão Pedagógica) na Câmara de Graduação - Portaria n 09/03/2015.

  • 03/2015 - 05/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFES.,Cargo ou função, Membro Titular (na representação da Coordenadoria de Gestão Pedagógica) no Fórum de Gestão Pedagógica do IFES.

  • 10/2016 - 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Integrante do Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras - Portaria n 420, de 06/10/2016.

  • 12/2016 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Integrante da comissão de formatura dos cursos técnicos - Portaria n 518, 09/12/16.

  • 02/2016 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Comissão de Trabalho para execução do projeto "#ProntoFalei" - Portaria n.

  • 05/2015 - 11/2016

    Treinamentos ministrados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Treinamentos ministrados, Supervisora e Orientadora de Estágio em Gestão Pedagógica de Diana Carolina Castelan Leite

  • 08/2016 - 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Integrante de comissão de elaboração de curso de pós-graduação (lato sensu) em Educação - Portaria n 342, 18/08/16.

  • 07/2016 - 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Integrante da comissão de elaboração do calendário acadêmico do curso de Letras - Port. n 306, 26/07/16.

  • 05/2016 - 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Integrante da comissão de reavaliação do Regimento de Recuperação Paralela Portaria n 208, 23/05/2016.

  • 03/2016 - 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Integrante da comissão de Reestruturação do Projeto Pedagógico do curso técnico em Administração - Portaria n 089, 02/03/16.

  • 03/2016 - 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Integrante da comissão de reestruturação do Projeto Pedagógico do curso técnico em Agroindústria - Portaria n° 083, 02/03/2016.

  • 11/2015 - 04/2016

    Treinamentos ministrados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Treinamentos ministrados, Orientadora e Supervisora de Estágio de Daiana Araújo Sarti

  • 11/2015 - 04/2016

    Treinamentos ministrados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Treinamentos ministrados, Orientadora e Supervisora de Estágio de Gabriela Braun Faé de Almeida

  • 01/2016 - 02/2016

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Serviço realizado, Presidente da Banca de Desempenho Didático de Processo Seletivo de Professor de Espanhol - Portaria n 19, 20/01/2016.

  • 01/2016 - 02/2016

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Serviço realizado, Banca de Análise de Títulos de Processo Seletivo de Professor de Língua Estrangeira - Portaria n 016, 20/01/16.

  • 05/2015 - 01/2016

    Treinamentos ministrados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Treinamentos ministrados, Supervisora e Orientadora de Estágio em Gestão Pedagógica de Loren Darón Guisso

  • 11/2015 - 12/2015

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Serviço realizado, Fiscal Técnico de acompanhamento de contrato temporário de pessoa física para acompanhamento a aluno com deficiência física, contrato n 18/15. Port. n 488, 18/11/2015.

  • 11/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Comissão de Organização das Formaturas dos Cursos Técnicos - Portaria n 468, D.O 04/11/15.

  • 10/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Comissão de Elaboração do Calendário Acadêmico 2016 dos cursos Integrados e Subsequentes do Ifes - campus VNI - Port. n 439, 09/10/2015.

  • 09/2015 - 12/2015

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Serviço realizado, Fiscal Técnico de contrato de caráter temporário de pessoa física para acompanhamento educacional a aluno com deficiência auditiva - Portaria n 391, de 09/09/2015 (contrato n 14/2015).

  • 09/2015 - 12/2015

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Serviço realizado, Fiscal Técnico do contrato temporário de pessoa física para acompanhamento educacional a aluno com deficiência auditiva - Portaria n 392, de 09/09/15 (contrato 17/2015).

  • 09/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Comissão de definição de critérios para concessão de afastamento para Técnicos Administrativos em Educação - TAE, lotados no campus VNI, interessados em cursar mestrado, doutorado ou pós-doutorado no país ou no exterior" - Portaria n 402, 19/09/15.

  • 09/2015 - 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Integrante de comissão responsável pela elaboração dos eventos "Halloween" e "Ações de Graças" - Port. n 425, 28/09/2015.

  • 10/2015 - 10/2015

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Serviço realizado, Integrante de Banca Examinadora de Desempenho Didático de Concurso Público para o cargo de Professor do IFES - Portaria n 83, 19/10/2015.

  • 08/2015 - 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Comissão da pós-graduação em Educação (lato sensu) - Portaria n 326, 11/08/15.

  • 06/2015 - 09/2015

    Treinamentos ministrados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Treinamentos ministrados, Supervisora e Orientadora de Estágio em Gestão Pedagógica de Camila Machado Roncette

  • 07/2015 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Organização da Formatura do Curso Técnico em Administração - Portaria n 275 de 02/07/2015.

  • 03/2015 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Elaboração do curso de Pós Graduação em Educação - Portaria n 095. 06/03/2015.

  • 03/2015 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Elaboração do Plano de atividades complementares - tempo integral Portaria n 147 27/03/2015.

  • 06/2015 - 06/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFES.,Cargo ou função, Organização da "Semana de Educação, Ciência e Cultura" - Portaria n 237, 08/06/2015.

  • 04/2015 - 06/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Elaboração do Curso Superior de Licenciatura em Letras - Portaria n 184. 23/04/2015.

  • 05/2015 - 05/2015

    Treinamentos ministrados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Treinamentos ministrados, Coordenadora Geral do "I Encontroformação: Rodas de conversas sobre surdez e relações de ensinoaprendizagem".

  • 05/2015 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Comissão de Organização da Formação sobre: surdez, ensino médio e educação profissional.

  • 04/2015 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Comissão de Revisão da Portaria que estabelece o uso do uniforme dos alunos - Portaria n 172, 16/04/2015.

  • 03/2014 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFES.,Cargo ou função, Membro Suplente (na representação da Coordenadoria de Gestão Pedagógica) no Fórum de Gestão Pedagógica do IFES.

  • 01/2015 - 01/2015

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Serviço realizado, Participação em Banca de Desempenho Didático para Seleção de Professor Substituto de Língua Estrangeira (Inglês) - Portaria n 007, 06/01/2015.

  • 06/2014 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Membro da comissão: " Formação Docente" (Planejamento Estratégico do Ifes) - Portaria n 217-A, de 13/06/2014.

  • 06/2014 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Membro da comissão: "Reestruturação Curricular: rumo a integração" (Planejamento Estratégico do Ifes) - Portaria n 217, de 13/06/2014.

  • 08/2014 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Membro da comissão: "Revisão do Regimento de Recuperação Paralela" - Portaria n 335, de 27/08/2014.

  • 06/2014 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da "Semana de Ciência e Tecnologia 2014" - Portaria n 205, de 13/06/2014.

  • 06/2014 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da "2ª Feira Ecoifes: Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social" - Portaria n 204, de 13/06/2014.

  • 03/2014 - 09/2014

    Treinamentos ministrados , IFES.,Treinamentos ministrados, Coordenadora da formação: "Rodas de conversas com professores do Proeja/IFES" 70 horas

  • 03/2014 - 09/2014

    Treinamentos ministrados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Treinamentos ministrados, Ministrou a formação sobre "currículo e formação docente (relação com Proeja)" 45 horas

  • 05/2014 - 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração do curso de pós-graduação (lato sensu) em Educação - Portaria n 177, de 28/05/2014.

  • 03/2014 - 06/2014

    Treinamentos ministrados , IFES.,Treinamentos ministrados, Coordenadora da formação: "Avaliação: dos conceitos aos procedimentos" (70 horas)

  • 03/2014 - 06/2014

    Treinamentos ministrados , Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Treinamentos ministrados, Ministrou a formação sobre "Avaliação" com carga horária de 45 horas

  • 05/2014 - 05/2014

    Outras atividades técnico-científicas , IFF, IFF.,Atividade realizada, Membro externo de Banca de Avaliação de Desempenho Didático em concurso público do Instituto Federal Fluminense - IFF.

  • 01/2014 - 01/2014

    Direção e administração, Unidade de Venda Nova do Imigrante.,Cargo ou função, Substituição como Coordenadora Geral de Ensino - Portaria n 342, 24/12/2013.

2016 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado em Educação

2012 - 2014

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado em Educação

Atividades

  • 03/2013

    Extensão universitária , Centro Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, Integrante do projeto de extensão "Formação de professores do ensino fundamental" (coordenado pela Prof.ª Dr.ª Janete Magalhães Carvalho).

  • 03/2013

    Extensão universitária , Centro Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, Formação de professores do ensino fundamental: devir-docência em movimentos de problematizações e composições curriculares.

  • 08/2017 - 01/2018

    Estágios , Centro Pedagógico.,Estágio realizado, Estágio em Docência (durante o curso de doutorado em educação).

  • 08/2014 - 08/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Centro Pedagógico, Centro Pedagógico.,Atividade realizada, Palestra para curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFES.

2011 - 2013

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Escolar, Carga horária: 40

Outras informações:
Exercício de atividades tais como:
- Acompanhamento e orientação técnica (baseado na legislação vigente) às escolas públicas da rede estadual, escolas municipais sem sistema e escolas da rede privada dos municípios: Vitória, Serra, Aracruz, Fundão, João Neiva, Santa Tereza e Ibiraçú.
 - Formação para diretores, pedagogos e coordenadores da rede estadual do Espírito Santo concernente aos temas: Legislação, Políticas Educacionais, Processos Pedagógicos, Gestão Pedagógica entre outras.
- Análise de processos e emissão de pareceres endereçados a Unidade Central da SEDU-ES e ao Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo (CEE/ES) relativos às solicitações de: autorização, reconhecimento, criação e aprovação de unidades e cursos de ensino fundamental e ensino médio das escolas públicas (estaduais e municipais sem sistema) e privadas dos municípios: Vitória, Serra, Aracruz, Fundão, João Neiva, Santa Tereza e Ibiraçú.
- Atividades em parceria com: Conselhos Tutelares, Promotoria da Infância/Juventude/Educação, entre outros...
Obs: a saída da SEDU/ES se deu a pedido da Supervisora que foi aprovada em um novo concurso público federal no campo da Educação

Atividades

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Emissão de pareceres ao Conselho Estadual de Educação em processos de credenciamento e encerramento de atividades em escolas privadas de ensino fundamental e ensino médio (incluindo cursos técnicos).

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Apuração de denúncias de irregularidades em estabelecimentos de ensino público e privado.

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Análise de projetos e índices de rendimento escolar das escolas estaduais.

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Orientação à equipe gestora das escolas da rede estadual na organização dos colegiados.

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Visitas as escolas privadas e registro de funcionamento (pedagógico, administrativo, físico e material).

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Articulação com as Secretarias Municipais, Conselhos Tutelares e Promotorias Públicas.

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Análise de indicadores educacionais via sistema de Gestão e cooperação pedagógica.

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Análise e emissão de pareceres ao CEE/ES em processos de criação e aprovação de escolas públicas.

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Análise em conjunto com os gestores das escolas sobre os aspectos do processo ensino-aprendizagem (ARTIGO X).

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Recolhimento de Acervo em escolas particulares com encerramento de atividades.

  • 02/2011 - 01/2013

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Orientação na produção das Propostas político-pedagógicas das escolas da rede estadual.

  • 02/2011 - 01/2013

    Treinamentos ministrados , Superintendência Regional de Educação.,Treinamentos ministrados, Formação com equipe pedagógica da SRE com o público: diretores, pedagogos e coordenadores da rede estadual

  • 02/2011 - 01/2013

    Treinamentos ministrados , Superintendência Regional de Educação.,Treinamentos ministrados, Formações sobre legislação vigente aos diretores, pedagogos e coordenadores (gestores)

  • 02/2011 - 01/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Superintendência Regional de Educação, Superintendência Regional de Educação.,Atividade realizada, Apreciação e emissão de pareceres ao Conselho Estadual de Educação em processos de escolas privadas.

  • 02/2011 - 01/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Superintendência Regional de Educação, Superintendência Regional de Educação.,Atividade realizada, Emissão de pareceres ao Conselho Estadual de Educação em processos de autorização e reconhecimento de escolas privadas e respectivos cursos.

  • 02/2011 - 01/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Superintendência Regional de Educação, Superintendência Regional de Educação.,Atividade realizada, Articulação com o Ministério Público e Conselho Estadual de Educação (ART. 6 - IV).

  • 02/2011 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.,Cargo ou função, Participação em comissões de medidas em gestão, ensino (pedagógicos e admin.-financeiro).

  • 06/2011 - 12/2012

    Treinamentos ministrados , Superintendência Regional de Educação.,Treinamentos ministrados, Regimento Comum das Escolas Estaduais para Conselheiros Tutelares do município da Serra

  • 03/2011 - 12/2012

    Treinamentos ministrados , Superintendência Regional de Educação.,Treinamentos ministrados, Orientações da SEDU para servidores das escolas públicas estaduais dos municipíos: Vitória, Serra, Aracruz, Santa Teresa, João Neiva, Fundão e Ibiraçú

  • 02/2011 - 12/2012

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional de Educação.,Serviço realizado, Inspeção de escolas privadas dos municípios: Vitória, Serra, Aracruz, Santa Tereza, João Neiva, Fundão e Ibiraçú.

  • 02/2011 - 12/2012

    Treinamentos ministrados , Superintendência Regional de Educação.,Treinamentos ministrados, Legislação e Políticas Educacionais para diretores, pedagogos e coordenadores das escolas da rede estadual do Espírito Santo jurisdicionadas à SRE- Carapina

  • 02/2011 - 12/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Superintendência Regional de Educação, Superintendência Regional de Educação.,Atividade realizada, Atividades de formação/assessoramento pedagógico em parceria com setores do ensino médio, ensino fundamental e diversidade da equipe pedagógica da SRE/SEDU.

2010 - 2011

EEEFM Mariano Firme de Souza

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 25

Atividades

  • 08/2010 - 02/2011

    Outras atividades técnico-científicas , EEEFM Mariano Firme de Souza, EEEFM Mariano Firme de Souza.,Atividade realizada, Acompanhamento pedagógico envolvendo: alunos do ensino fundamental (séries iniciais e séries finais) e respectivos responsáveis, professores e demais servidores da escola, nas múltiplas relações com o processo ensino-aprendizagem.

2009 - 2010

Centro de Educação Infantil Upuerê

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Musicalização Infantil, Carga horária: 16

Outras informações:
Obs: A finalização do contrato se deu a pedido da professora devido aprovação em concurso público estadual na área da Educação

Atividades

  • 03/2009 - 10/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Docência (musicalização) em turmas de Educação Infantil (berçário, grupo 1, grupo 2, grupo 3, grupo 4, grupo 5 e grupo 6)

2009 - 2009

Centro de Educação Infantil Pueri Dei

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Musicalização Infantil, Carga horária: 8

Outras informações:
Docência (musicalização) em turmas de Educação Infantil (berçário, grupo 1, grupo 2, grupo 3, grupo 4, grupo 5 e grupo 6)
Obs: a finalização do contrato ocorreu a pedido da professora devido à necessidade de ter tempo para montar projetos de pesquisa/estudos na área educacional

2008 - 2008

Centro de Educação Infantil Jardim da Villa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Escolar, Carga horária: 40

Outras informações:
Obs: a finalização do contrato se deu à pedido da Coordenadora que tentou demandar maior disponibilidade de tempo para iniciar pós-graduação lato sensu (especializações) em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Atividades

  • 07/2008 - 12/2008

    Direção e administração, Centro de Educação Infantil Jardim da Villa.,Cargo ou função, Coordenação Escolar; Supervisão das equipes de: professores, auxiliares dos docentes e dos funcionários que prestam serviços de apoio (cozinha e limpeza); Atendimento aos responsáveis pelos alunos e público em geral; Outras correlatas.

2007 - 2007

Escola Adventista de Formosa

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor (auxiliar) de Alfabetização, Carga horária: 25

Atividades

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Docente auxiliar em atividades de ensino, coordenadas pela docente regente, em turma de alfabetização

2003 - 2006

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2004 - 12/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Brasília, Universidade de Brasília.,Atividade realizada, Monitoria - docência para cursos superiores (licenciaturas) da Universidade de Brasilia.

2014 - Atual

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Pesquisadora/grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em grupo de pesquisa

Outras informações:
Pesquisadora no Grupo de Pesquisa, "Memória, instituições e subjetividade", coordenado pelos professores Eduardo Simonini Lopes e Rita de Cássia de Souza

2014 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estudante em grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante em grupo de pesquisa

Outras informações:
Estudante no Grupo de Pesquisa "Cotidiano escolar e currículo", coordenado pelas professoras Inês Barbosa de Oliveira e Nilda Guimarães Alves

2009 - 2009

Centro Educacional da Praia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Musicalização na Educ. Infantil, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2009 - 12/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Musicalização para Educação Infantil (berçário, grupo 1, grupo 2 e grupo 3)

2018 - 2018

Curso Ellos Preparatório para Concursos

Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de conteúdos educacionais do curso preparatório para concurso da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU/ES)

2017 - Atual

Escola de Ensino Superior Fabra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

  • 02/2018

    Serviços técnicos especializados , Escola de Ensino Superior Fabra.,Serviço realizado, Coordenação dos cursos de licenciatura.

  • 08/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Psicologia da Educação e do Desenvolvimento; - Estrutura e Funcionamento do Ensino; - Educação de Jovens e Adultos; - Currículo, Conteúdo e Sociedade