Sarita Medina da Silva

Professora da Faculdade Educação da e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, linha de pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006).Atualmente . Membro do Grupo de Pesquisa "POLIS" Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas educacionais, educação infantil, politica de formação de professores e Ensino Superior.Membro do grupo de pesquisa Plano de Ações Articuladas (PAR) e Suas Implicações nas Instituições de Ensino nos municípios da Região do Triangulo Mineiro.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2001 - 2006

Universidade Estadual de Campinas
Título: Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Professores: flexibilização e autonomia
Eloisa de Mattos Höfling. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: diretrizes curriculares; flexibilização curricular/autonomia; formação de professores; politica educacional; reforma do ensino superior.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Educação

1993 - 1997

Universidade Federal de Uberlândia
Título: A Compreensão do Homem e produção do conhecimento: uma contribuição da filosofia da educação,Ano de Obtenção: 1997
Jefferson Ildefonso da Silva.Palavras-chave: Fundamentos Antropológicos; Pensamento Pedagógico; Produção do Conhecimento; Filosofia da Educação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Especialização em Especialização Em Educação Em Saúde Público

1987 - 1988

Universidade Federal Fluminense
Título: Educação e Saúde na pré-escola: a percepção dos professores regentes de classe de uma Pré-Escola Municipal de Uberlândia a respeito de ações educativas no contexto escolar.
Orientador: Flávio A Andrade Goulart

Graduação em Pedagogia

1977 - 1981

Universidade Federal de Uberlândia

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Politica e Gestão da Educação.

Organização de eventos

SILVA, S. M. . III ENCONTRO NACIONAL DO PROJETO OBEDUC-PAR ? Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo em municípios dos estados do Rio Grade do Norte, Pará e Minas Gerais. 2013. (Congresso).

SILVA, M. V. ; OLIVEIRA, D. M. ; GOMES, G. C. ; SILVA, S. M. . VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL: O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE. 2013. (Congresso).

SILVA, S. M. . Comissão organizadora do Seminário Prisçao e práticas educativas: perspectivas. 2012. (Congresso).

SILVA, S. M. . membro comissão organizadora do VI Simpósio Internacional O Estado e as Políticas. 2011. (Outro).

SILVA, S. M. ; LONGHINI, M. D. ; GUIMARÃES, Iara Vieira ; SANTOS, Benerval Pinheiro . Palestra sobre o tema "Violência Escolar". 2009. (Outro).

SILVA, S. M. ; SILVA, M. V. ; MARQUES, M. R. A. ; LIMA, A. B. ; FRANÇA, R. L. . V Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente. 2009. (Congresso).

SILVA, S. M. ; LONGHINI, M. D. ; GUIMARÃES, Iara Vieira ; SANTOS, Benerval Pinheiro . Palestra sobre o tema "Educação de jovens e adultos". 2009. (Outro).

SILVA, S. M. ; SILVA, M. V. . IV Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente. 2008. (Outro).

SILVA, S. M. . A atuação do pedagogo na organização e gestão do trabalho escolar e não-escolar. 2007. (Outro).

SILVA, S. M. . INCLUSÃO E EDUCAÇÃO: sujeitos diferentes, objetivos idênticos?. 2007. (Outro).

SILVA, S. M. ; SILVA, M. S. P. . VII Seminário Regional sobre a formação do Educador. 2000. (Outro).

SILVA, S. M. ; SILVA, M. S. P. . VI Seminário Regional sobre a Formação do Educador: elementos para repensar a prática pedagógica. 1999. (Outro).

Participação em eventos

VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente.Docência, Infância e dignidade: o direito à educação em foco. 2013. (Simpósio).

VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente.Programa de Assistência Estudantil: Avaliação e Reflexão das Políticas Públicas de financiamento no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM. 2013. (Simpósio).

IV ENFORSUP - Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior. 2012. (Encontro).

Seminário Prisão e Práticas educativas: perspectivas. 2012. (Seminário).

VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente e II Seminário Internacional De educação do Pontal do Triângulo Mineiro.O conselho de escola na rede estudual de ensino - a perspectiva dos discentes. 2011. (Seminário).

VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente e II Seminário Internacional De educação do Pontal do Triângulo Mineiro.Políticas e reformas educacionais - a música na educação básica. 2011. (Seminário).

XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar.Políticas Públicas Educacionais para a Educação Básica: o financiamento educacional em questão. 2011. (Seminário).

Forum de Licenciaturas - PROGRAD. 2010. (Outra).

X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e divulgação do Conhecimento.Educação Infantil no sistema de ensino: o contexto da integração. 2010. (Encontro).

XII Encontro de História e de Pedagogia: "Escola, gênero e sexualidade".Educação infantil no Brasil; história e políticas. 2010. (Encontro).

V Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente.Coordenador da Seção do Eixo 6: políticas da educação básica, educação superior e modalidades de ensino. 2009. (Simpósio).

XXIV Simposio Brasileiro III Congresso Interamericano de Politica e administração da educação. Politicas publicas de direitos humanos na educação infantil: o contexto dos sistemas municipais de ensino. 2009. (Congresso).

9° Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste.Reforma do ensino superior e formação de professores: flexibilização e valoração do profissional docente. 2008. (Encontro).

II Semana Científica da Enfermagem: o protagonismo social do enfermeiro.Os impactos das metamorfoses da educação superior brasileira desde a década de 1990 na formação de enfermagem. 2008. (Outra).

IV Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente.Reforma do ensino superior: flexibilização curricular e formação docente. 2008. (Simpósio).

II Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFU.Dimensões antropológicas e epistemológicas do pensamento pedagógico de Antonio Gramsci. 2007. (Encontro).

II Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente.Ensino superior, flexibilização curricular e mundo do trabalho. 2007. (Simpósio).

IV Semana Academica da Universidade Federal de Uberlândia.Ensino superior, flexibilização curricular e mundo do trabalho. 2007. (Outra).

IV Semana Academica da Universidade Federal de Uberlândia.Dimensões antropológicas e epistemológicas do pensamento pedagógico contemporâneo: proposta pedagógica de Antonio Gramsci. 2007. (Outra).

IV Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.A formação pedagógica nos cursos de licenciatura: uma proposta para repensar a formação de professores na UFU. 2007. (Outra).

IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, política e educação.Reforma do Estado e do ensino superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho. 2007. (Simpósio).

Reforma do Estado e Políticas educacionais: o PDE do MEC.Reforma do Estado e Políticas educacionais: o PDE do MEC. 2007. (Encontro).

VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste e Reunião da ANPAE - MG. 2007. (Encontro).

Ciclo de Estudos em Educação: a globalização das políticas educacionais e suas consequencias sobre as políticas nacionais e metodologia de pesquisa em políticas educacionais. 2006. (Outra).

II Simpósio de pedagogos da rede municipal de ensino de Uberlândia.A formação do Profissional da Educação e a gestão democrática na escola. 2006. (Simpósio).

Semana Pedagogica.Diretrizes curriculares para o ensino superior. 2006. (Outra).

XII Semana da Pedagogia.Pedagogia e Pedagogos, para quê?. 2006. (Outra).

VII Seminário Nacional da Anfope.Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia. 2005. (Seminário).

Oficina.Oficina sobre Diretrizes e Flexibilização Curricular no Ensino Supeiror. 2000. (Oficina).

VII Seminário Regional sobre a formação do educador e II Encontro Estadual da ANPAE-MG.A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da filosofia para a educação. 2000. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Enise Cristina Barbarresco de Sousa

SILVA, S. M.; NUNES, S. C.;LIMA, A. B.. Políticas e Programas de implementação e fortalecimento dos Conselhos Escolares na Rede Pública de Ensino de Uberlândia-MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rosa Amélia Barbosa

SILVA, S. M.; CECILIO, S.;SILVA, M. S. P.. Escola e Cidadania nas diretrizes das políticas Educacionais para a Educação Básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Flávia Pimenta de Souza Carcanholo

OLIVEIRA, G. S.; FRANCA, P. I. S.;SILVA, S. M.. Os jogos como alternativa metodológica no Ensino de Matemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Agnaldo Damasceno Pereira

SILVA, S. M.; CECILIO, S.; GIL, A. D.. As Políticas Educacionais em Minas Gerais e seu impacto no Plano de carreira dos trabalhadores em Educação (2003-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cecília Carolina Simeão de Freitas

SILVA, M. S. P.; MENDONCA, E. F.;SILVA, S. M.. O Planejamento e as políticas educacionais no período de 2003 a 2010: uma análise a partir do Plano de ações articuladas (PAR). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Juliano Nazari

SILVA, S. M.LIMA, A. B.; NUNES, S. C.. Programa de aceleração de estudos na rede Estadual de Ensino de Uberlândia: uma gestão focada nas exigências da produtividade. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cíntia D'Ângelo da Silva Gouveia

SILVA, S. M.; SILVA, M. L.;MARQUES, M. R. A.. Implicações do choque de gestão e reformas em Minas Gerais: A avaliação de desempenho individual (ADI) dos docentes da Rede Estadual de Ensino de Uberlândia no período 2003/2010. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tiago Soares Alves

SILVA, M. V.;SILVA, S. M.; VIEIRA, livia Maria Fraga. EDUCAÇÃO INFANTIL: aspectos políticos e jurídicos nos processos de intensificação do trabalho do educador infantil no município de uberlândia - mg. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tiago Soares Alves

SILVA, M. V.; SILVA, M. S. P.;SILVA, S. M.. EDUCAÇÃO INFANTIL: aspectos políticos e jurídicos nos processos de intensificação do trabalho do educador infantil no município de uberlândia - mg. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Neusa Esméria da Silva

SILVA, S. M.; NUNES, S. C.; CUNHA, M.D.. Educação infantil em debate: a articulação política, institucional e pedagógica. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Neusa Esméria da Silva

SILVA, S. M.; NUNES, S. C.; CUNHA, M.D.. Educação Infantil em debate: a articulação política institucional e pedagógica. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Neusa Esméria da Silva

SILVA, S. M.; REZENDE, S. H.; CUNHA, M.D.. Educação Infantil: em busca da articulação política, institucional e pedagógica (Banca de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Sheila Fernandes Costa

SILVA, M. S. P.; SILVA, M. V.;SILVA, S. M.; MENDES, O. M.. O professor, seu trabalho, sua formação: dimensões políticas do trabalho docente (Banca de Qualificação). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jairo Lemes Ferreira

FERREIRA, J. L.;SILVA, S. M.; DONATONI, A. R.; MAIMONE, E. H.. A avaliação da Aprendizagem Formativa e Somativa no Ensino Médio e a Formação de Professores. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Florinaldo Carreteiro Pantoja

MARQUES, M. R. A.SILVA, S. M.; BARAUNA, S. M.. A Educação sexual no Amapá: experiências docentes sobre a transversalidade. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Enise Cristina Barbaresco de Sousa

SILVA, S. M.; KLINKE, K.;LIMA, A. B.. Conselho Escolar e a Construção da Cidadania na Escola. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Liamar Nunes Silveira Monteiro

SILVA, M. S. P.; MELO, G. F.;SILVA, S. M.. Estudo dos egressos do Curso de Pedagogia: uma análise comparativa de egressos de uma universidade pública e de uma faculdade privada. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Agnaldo Damasceno Pereira

SILVA, S. M.; PALAFOX, G. H. M.; GIL, A. D.. O Estado Burguês e as políticas educacionais em Minas Gerais (2003-2014): impactos do Plano de carreira para os trabalhadores em educação e suas contradições sociais e político-ideológicas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Flávia Gomes Garcia

SILVA, M. S. P.; LUCENA, C. A.;SILVA, S. M.. O trabalho docente e a valorização do profissional da Educação: Um estudo no contextoda Legislação da Educação no período de 1988 a 2014. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Isabel Cristina da Costa

KLINKE, K.;SILVA, S. M.; PAULA, B. X.. Ações afirmativas para o ingresso de pessoas negras no Ensino Superior e as políticas da UFU. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rosa Amélia Barbosa

SILVA, S. M.; SILVA, L. C.; SILVA, M. V.. Escola e Cidadania: que relação é essa?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Luiza Vitória Vital de Andrade

SILVA, S. M.. SAÚDE OCUPACIONAL E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE: IMPACTOS NA SAÚDE DO PROFESSOR. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cecília Carolina Simeão de Freitas

SILVA, M. S. P.; SILVA, L. C.;SILVA, S. M.. Descentralização, regulação e hibridismo nas pol[iticas educacionais: uma análise a partir do PAR. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Juliano Nazari

SILVA, S. M.LIMA, A. B.; NOVAIS, G. S.. Aceleração de estudos na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia - democratização da educação ou uma gestão focada nas exigências da produtividade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cíntia D'Ângelo da Silva Gouveia

SILVA, S. M.MARQUES, M. R. A.; SILVA, M. V.. A avaliação de desempenho e suas implicações na prática docente dos professores da rede estadual de ensino de Uberlândia: o choque do governo mineiro no período 2003/2010. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tiago Soares Alves

SILVA, M. V.; SILVA, M. S. P.;SILVA, S. M.. Oferta da Educação Infantil e trabalho docente: diretrizes políticas, aspectos jurídico-normativos eformatos sob a configuração da relação público/privado. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: VANESSA DIAS VILELA JATOBÁ

SILVA, S. M.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRATICA DOCENTE NA REDE PUBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria Consuelo de Oliveira

SILVA, S. M.. Identidade do especialista em educação: o papel do administrador escolar em questão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Enise Cristina Barbaresco de Souza

SILVA, S. M.; Castro, A.C.M.; Rodrigues, M.M.. Políticas de fortalecimento dos conselhos escolares - a perspectiva dos discentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia.

REZENDE, S. H.;SILVA, S. M.; CAMARGO, Rubens Barbosa de; AGUILAR, Luis Henrique. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira do Magistério Superior da Faculdade de Educação da UFU. 2008. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, S. M.; SEVERO, M. S.; RESENDE, S. H.. Comissão Julgadora do Processo Seletivo para Professor Substituto na área de "Políticas e Gestão da Educação, Currículo e Prática de Ensino/Estágio Supervisionado" realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.. 2006. Faced.

SILVA, S. M.. Comissão de Processo Seletivo ? Turma 2014, Mestrado e Doutorado. 2014. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, S. M.. Analisar pedido de reconhecimento de diploma de mestrado de Angelita Vargas Brazil. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, E. P. Q.; SILVA, M. S. P.;SILVA, S. M.. Analisar pedido de reconhecimento de diploma de Mestrado de Denise Aparecida Souza Cavalcanti. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, E. P. Q.; SILVA, M. S. P.;SILVA, S. M.. Analisar pedido de reconhecimento de diploma de Mestrado de Eliabe Izabel Lima de Moraes. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, E. P. Q.; SILVA, M. S. P.;SILVA, S. M.. Analisar pedido de reconhecimento de diploma de Mestrado de Maricelma Almeida Chaves. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, E. P. Q.; SILVA, M. S. P.;SILVA, S. M.. Analisar pedido de reconhecimento de diploma de Mestrado de Joabson Guimarães da Silva. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, L. C.;SILVA, S. M.; RESENDE, S. H.. Análise do pedido de reconhecimento do diploma de Mestrado em Ciências da Educação de DilmaBentes Martins. 2011. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, S. M.. Processo Seletivo para preenchimento de vagas ociosas na UFU - Portador de diploma do Curso de Letras. 2011. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, L. C.;SILVA, S. M.; RESENDE, S. H.. Analisar pedido de reconhecimento do diploma de Mestrado em Educação de Sebastiana Aparecida Braga Alves. 2011. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, S. M.; PREVITALLI, F. S.; PALAFOX, G. H. M.; SILVA, L. C.. Processo Seletivo 2010, turma 2011, Linha de Políticas e Gestão em Educação, do Curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, MG. 2010. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, S. M.; LONGHINI, M. D.; LOGAREZI, A. M.. Revalidação do diploma de Pós-Graduação expedido pela Universidade de Matanzas "Camilo Cienfuegos". 2010. Universidade Federal de Uberlândia.

FREITAS, M. T. M.; TORINO, L.; SAMPAIO, A. A. M.; CHELOTTI, M. C.; EPOGLOU, A.; SPOSITO, N. E. C.; DIAS, E.; LIMA, M. C.; JUNQUEIRA, M. P.; PREVITALI, F. S.; JACOBUCCI, D. F. C.; SILVA, M. V.; POPAZOGLIO, F.; VIANA, O. A.; GONCALEZ, M. M. A.; MARQUES, D. M.; SANTOS, A. B.; COIMBRA, C. L.; LONGHINI, M. D.; AMAURO, N. Q.; PINHEIRO, J. S.; SANTOS, S. M.; GONCALVES, R. F.; TAKAHASHI, E. K.;SILVA, S. M.; VALENTE, L. F.; PITILO, G. F.; RIBAS, F. C.; ARAUJO, F. D.; MAGALHAES, M. M. M.; BENEDITO, J.. Avaliadora dos trabalhos do PIBID/UFU. 2010. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, S. M.; FREITAS, M. T. M.; PENATTI, M. P. A.; REGO, O. A. A.; RESENDE, V. A. D. L.; CAVALHEIRO, A.; FARIA, C. A.; PRADO, C. J.; SHIMAMOTO, D. F.; AMORIM, E.; BORGES, E. N.; MARTINS, H. E. P.; PACHECO, J. A. A.. Comissão de análise e seleção de projetos do Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade - PEIC. 2007. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, S. M.. Consultora ad hoc na seleção de trabalhos científicos da IV Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia. 2007. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, S. M.; OLIVEIRA, G. S.; BARBOSA, G. C. F.; OLIVEIRA, A. C.. Comissão eleitoral para Coordenador do PPGED e representantes docentes e discentes. 2001. Universidade Federal de Uberlândia.

Orientou

Rafaela Emily Tadeu de Araújo

--; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Ludmila Ferreira Tristão Garcia

--; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Silvana de Oliveira Gasquez

O ensino de música na educação básica; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Luiz Sabino santos Junior

Implicaçoes das Políticas e Reforma Educacionais nos projetos Políticos-Pedagógicos e na Prática Docente no Ensino Fundamental de Nove Anos da Rede Pública de Ensino de Uberlandia; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maria Beatriz Gobbo Sgotti

Disciplina: Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo I; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Ludmila Ferreira Tristão

Educação Especial nos Projetos Político-Pedagógico das Escolas da Rede Municipal de Uberlandia; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Enise Cristina Barbaresco de Sousa

Políticas e Programas de implementação e fortalecimento dos Conselhos Escolares na Rede Pública de Ensino de Uberlândia-MG; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Rosa Amélia Barbosa

Escola e Cidadania nas diretrizes das políticas Educacionais para a Educação Básica; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Agnaldo Damasceno Pereira

O Estado Burguês e as políticas educacionais em Minas Gerais (2003-2014): impactos do Plano de carreira para os trabalhadores em educação e suas contradições sociais e político-ideológicas; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Enise Cristina Barbasceno

Políticas e Programas de implementação e fortalecimento dos Conselhos Escolares na Rede Pública de Ensino de Uberlândia-MG; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Luiza Vitória Vital de Andrade

DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: análise da interferência educacionais no trabalho e na saude do professor; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Luiza Vitória Vital de Andrade

Trabalho docente e saude ocupacional na Universidade Federal de Uberlândia; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Cíntia D´Ângelo da Silva Gouveia

Implicações do choque de gestão e reformas em Minas Gerais: A avaliação de desempenho individual (ADI) dos docentes da Rede Estadual de Ensino de Uberlândia no período 2003/2010; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Juliano Nazari

Programa de aceleração de estudos na rede Estadual de Ensino de Uberlândia: uma gestão focada nas exigências da produtividade; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Neusa Esméria da Silva

Educação Infantil em debate - articulação política, institucional e pedagógica; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Maria Consuelo de Oliveira

Monografia 2; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Irislea Ferreira dos Santos

Monografia 2; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

VANESSA DIAS VILELA JATOBÁ

Monografia 1; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

VANESSA DIAS VILELA JATOBÁ

Monografia 2; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Enise Cristina Barbaresco de Souza

POlíticas de fortalecimento dos conselhos escolares - a perspectiva dos discentes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Marina Alves Guimarães Gonçalves

Desmotivação e comportamento discente a apartir anos 90: Quais políticas atuais que os justifiquem?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM IES) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Silvana de Oliveira Gasques

Os alunosa do curso de música da UFU e suas expectativas quanto ao mercado de trabalho; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM IES) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

VANESSA DIAS VILELA JATOBÁ

Formação de professores prática docente na rede pública de ensino fundamental: reforma curricular nos cursos de licenciatura daUniversidade Federal de Uberlândia e Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Giovanna Vieira Ordones Barros

monitoria da disciplina Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo I; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Mario Borges Netto

Mundo do trabalho, formação universitária e o imperativo da flexibilização nas reformas educacionais a partir dos anos de 1990; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Mario Borges Netto

Mundo do trabalho, formação e o imperativo da flexibilização nas reformas educacionais a partir dos anos de 1990; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Luiz Sabino dos Santos Júnior

IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS E NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE UBERLÂNDIA-MG: uma reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) Anos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Paula Mohanna Macedo Guimarães

Reforma curricular e a formação de professores nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

VANESSA DIAS VILELA JATOBÁ

Reforma curricular e a formação de professores nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Vanessa Dias Jatobá

reforma curricular e a formação de professores nos cursos de licenciaturas da universidade federal de uberlãndia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sarita Medina da Silva;

VANESSA DIAS VILELA JATOBÁ

REFORMA CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ufu; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Lívia Vieira Fernandes

Reforma do Ensino superior e mercado de trabalho: a formação de professores nos cursos de licenciatura da UFU - período de 1995-2008; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Renata Vieira Chaves Gabriel

Reforma do ensino superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho 2005-2010; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Natasha do Amaral Dias

Reforma do ensino superior e o paradigma da flexibilização na implementação das novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino de graduação no periodo 1995-2005; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Mario Borges Netto

Reforma do Ensino Superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho no periodo de 2005-2010; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Mario Borges Netto

Reforma do Estado e controle social: o processo de democratização nas políticas de gestão educacional no Brasil (1995-2006); 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Rosimárcia Nunes da Silva e Sousa

Monitoria da disciplina POTP1; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Sabrina Roberta Sobrinho Vilela

Disciplina: Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo I; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Bruna Bernardelli

--; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Maria Consuelo de Oliveira

Identidade do especialista em educação: o papel do administrador escolar em questão; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Maria de Fátima Toletino Rocha e Santos

Monitoria da dsciplina POTP1; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Irislea Ferreira dos Santos

PLANO DE CARREIRA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLANDIA - MG; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Priscilla Rayane Dias Gonçalves

Disciplina: Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo I; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Priscilla dos Santos Seilhe do Nascimento

Disciplina: Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo I; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Maria Consuelo de Oliveira

IDENTIDADE DO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO: o papel do administrador escolar em questão; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Irislea Ferreira dos Santos

PLANO DE CARREIRA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLANDIA - MG; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Camila Nataly Pinho

Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Fernanda de Fátima Magalhães

Política e Gestão de Educação; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Pâmela Junqueira Freitas

A formação pedagógica nos cursos de licenciatura: uma proposta para repensar a formação de professores na UFU; 2007; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Patrícia Duarte Claudino

A formação pedagógica nos cursos de licenciatura: uma proposta para repensar a formação de professores na UFU; 2007; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, S. M. ; ANDRADE, L. V. V. . Reformas Educacionais e Reconfiguração da Universidade. Ensino em Revista , v. 22, p. 423-437, 2016.

  • GOUVEIA, C. D. S. ; SILVA, S. M. . A AVALIAÇÃO GERENCIAL NAS POLÍTICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS MINEIRAS. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso) , v. 21, p. 113-123, 2014.

  • SILVA, M. S. P. ; SILVA, S. M. . A formação dos profissionais do magistério no contexto das políticas educacionais no governo Lula e seus desdobramentos no governo Dilma. Educação e Filosofia (UFU. Impresso) , v. 26, p. 229-258, 2012.

  • SILVA, S. M. ; MARQUES, M. R. A. ; LIMA, A. B. . Reforma e qualidade da educação no Brasil. Revista HISTEDBR On-line , v. ., p. ESPECIAL-197, 2009.

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Reforma do Estado e do ensino superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho. Educação e Filosofia , v. 21, p. 193-227, 2007.

  • SILVA, S. M. ; CHAVES, R. V. ; FREITAS, P. J. ; FERNANDES, L. V. . Reforma do Ensino Superior, flexibilização curricular e formação docente. Ícone (FIT. Uberlândia) , v. 13, p. 77-99, 2007.

  • SILVA, M. V. (Org.) ; PREVITALI, F. S. (Org.) ; SILVA, M. S. P. (Org.) ; OLIVEIRA, G. S. (Org.) ; FONSECA, Neusa Esmeria Silva (Org.) ; SILVA, S. M. (Org.) ; RESENDE, V. A. D. L. (Org.) ; NAZARI, J. (Org.) ; MARQUES, M. R. A. (Org.) ; KLINKE, K. (Org.) . Trabalho docente e políticas educacionais para a educação infantil: desafios contemporâneos. 01. ed. Uberlandia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2014. v. 1. 357p .

  • FONSECA, Neusa Esmeria Silva ; SILVA, S. M. . Articulação política, institucional e pedagógica na Educação Infantil. Aticulação política, institucional e pedagógica na educação infantil. 01ed.Uberlandia/MG: EDUFU, 2014, v. 01, p. 225-244.

  • SILVA, S. M. . As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e o Imperativo da Flexibilização. In: Maria Vieira Silva; Mara Rúbia Alves Marques. (Org.). LDB Balanços e Perspectivas para a Educação Brasileira. 2ªed.Campinas-SP: Alínea, 2012, v. , p. 175-203.

  • SILVA, S. M. . As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e o Imperativo da Flexibilização. In: Maria Vieira Silva; Mara Rubia Alves Marques. (Org.). LDB: balanço e perspectivas para a educação brasileira. Campinas: Editora Alínea, 2008, v. , p. 173-201.

  • SILVA, S. M. ; FARIA, L. A. S. B. . Reforma do Estado, reforma do ensino superior e formação: flexibilização, autonomia ou regulação?. In: Antonio Bosco de Lima; Maria Vieira Silva. (Org.). Escolas Democráticas: Estado, políticas e movimentos sociais. 1ed.Uberlândia: Lop´s, 2008, v. 1, p. 55-70.

  • GOUVEIA, C. D. S. ; SILVA, S. M. . A avaliação gerencial nas politicas e reformas educacionais mineiras. ENSINO EM RE-VISTA.

  • SILVA, S. M. ; FREITAS, P. J. . Programa de Assistência Estudantil: Avaliação e Reflexão das Políticas Públicas de financiamento no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM. In: VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente, 2013, Uberlândia/MG. VII Simpósio Internacional, 2013.

  • SILVA, S. M. ; GASQUEZ, S. . A música no currículo da Educação Básica - entre o discurso oficial e a realidade escolar.. In: XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2011, Uberlândia. Anais do XI Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação escolar. Uberlândia, 2011. v. 1. p. 1-12.

  • NAZARI, J. ; SILVA, S. M. . Políticas públicas educacionais para a educação básica: o financiamento educacional em. In: XI Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação escolar, 2011, Uberlândia. Anais do XI Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação escolar. Uberlândia, 2011. v. 1. p. 1-12.

  • Oliveira, M.C. ; SILVA, S. M. . Origem e identidade do especialista em educação: o papel do administrador escolar em questão. In: XI Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação escolar, 2011, Uberlândia. Anais do XI Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação escolar. Uberlândia, 2011. v. 1. p. 1-12.

  • SILVA, S. M. ; SILVA, S. N. . Educação Infantil em debate: a articulação política, institucional e pedagógica. In: VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente e II Seminário Internacional De educação do Pontal do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia. VI O Estado e as Políticas, 2011.

  • SILVA, S. M. ; JATOBÁ, V.D.V. . Reforma curricular e a formação de professores nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia. In: VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente e II Seminário Internacional De educação do Pontal do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia. VI O Estado e as Políticas, 2011.

  • SILVA, S. M. ; GASQUEZ, S. . Políticas e reformas educacionais: A música na educação básica. In: VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente e II Seminário Internacional De educação do Pontal do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia. VI O Estado e as Políticas, 2011.

  • FONSECA, Neusa Esmeria Silva ; SILVA, S. M. . Educação Infantil no Brasil; história e políticas. In: XII Encontro de História e de Pedagogia, 2010, Patos de Minas. Escola, gênero e sexualidade. Patos de Minas: Unipam, 2010.

  • FONSECA, Neusa Esmeria Silva ; SILVA, S. M. . Educação Infantil no sistema de ensino: o contexto da integração. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia. X ANPED, 2010.

  • SILVA, S. M. ; FONSECA, Neusa Esmeria Silva . Educação Infantil e a articulação política e pedagógica Pós LDB. In: V Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2009, Uberlândia. V Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente. Uberlândia, 2009.

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Mundo do trabalho e formação universitária: as reformas do ensino superior a partir dos anos de 1990. In: V Simposio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2009, Uberlândia. V Simposio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente. Uberlândia, 2009.

  • SILVA, S. M. ; FONSECA, Neusa Esmeria Silva . Politicas publicas de direitos humanos na educação infantil: o contexto dos sistemas municipais de ensino. In: XXIV Simposio Brasileiro III Congresso Interamericano de Politica e administração da educação, 2009. XXIV Simposio Brasileiro III Congresso Interamericano de politica e administração da educação. Uberlândia, 2009.

  • SILVA, S. M. ; FREITAS, P. J. ; CLAUDINO, P. D. ; FERNANDES, L. V. ; CHAVES, R. V. . Reforma do ensino superior: flexibilização curricular e formação docente. In: IV Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2008, Uberlândia. IV Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2008.

  • SILVA, S. M. ; FREITAS, P. J. ; FERNANDES, L. V. ; CLAUDINO, P. D. ; CHAVES, R. V. . Reforma do Ensino superior e formação de professores: flexibilização e valorização do profissional docente. In: 9° Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008, Taguatinga. 9° Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008.

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Ensino Superior, flexibilização curricular e mundo do trabalho. In: II Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2007, Uberlândia. II Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2007.

  • SILVA, S. M. . Diretrizes Curriculares Nacionais e formação de professores. In: II Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2007, Uberlândia. II Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2007.

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Reforma do Estado e do ensino superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho. In: IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, política e educação, 2007, Belo Horizonte. IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, política e educação, 2007.

  • SILVA, S. M. ; FREITAS, P. J. . Programa de Assistência Estudantil: Avaliação e Reflexão das Políticas Públicas de financiamento no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM. In: VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente, 2013, Uberlândia/MG. VII Simpósio Internacional, 2013.

  • NAZARI, J. ; SILVA, S. M. . Políticas Públicas educacionais para a Educação Básica: o financiamento educacional em questão. In: XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2011, Uberlândia. XI Uno e o Diverso, 2011.

  • SILVA, S. M. ; SILVA, S. N. . Educação Infantil em debate: a articulação política, institucional e pedagógica. In: VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente e II Seminário Internacional De educação do Pontal do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia. VI O Estado e as Políticas, 2011.

  • SILVA, S. M. ; JATOBÁ, V.D.V. . Reforma curricular e a formação de professores nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia. In: VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente e II Seminário Internacional De educação do Pontal do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia. VI O Estado e as Políticas, 2011.

  • SILVA, S. M. ; GASQUEZ, S. . Políticas e reformas educacionais: A música na educação básica. In: VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente e II Seminário Internacional De educação do Pontal do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia. VI O Estado e as Políticas, 2011.

  • Oliveira, M.C. ; SILVA, S. M. ; SANTOS, I. F. ; LELES, L. R. . Origem e identidade do especialista em Educação: o administrador escolar em questão. In: XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2011, Uberlândia. XI Uno e o Diverso, 2011.

  • SILVA, S. M. ; GASQUEZ, S. . A música no currículo da Educação Básica: entre o discurso oficial e a realidade escolar. In: XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2011, Uberlândia. XI Uno e o Diverso, 2011.

  • FONSECA, Neusa Esmeria Silva ; SILVA, S. M. . Educação Infantil no sistema de ensino: o contexto da integração. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia. X ANPED, 2010.

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Dimensões antropológicas e epistemológicas do pensamento pedagógico de Antonio Gramsci. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFU, 2007, Uberlândia. II Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFU, 2007.

  • SILVA, S. M. . Saberes e Competências X Proposições da Política de Diretrizes Curriculares para a formação docente. In: V EPECO - ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2002, Uberlândia. Caderno de Resumos do V EPECO, 2002. v. 1. p. 94-95.

  • SILVA, S. M. . Proposições do Estado e o Estatuto da Formação Docente nas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica. In: I Encontro Estadual da ANFOPE, 2002, Uberlândia. Anais do I Encontro Estadual da ANFOPE, 2002. v. 1. p. 17-18.

  • SILVA, S. M. . A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da filosofia para a educação. In: VII Seminário Regional Sobre a Formação do Educador, 2000, Uberlândia. Cadernos de Resumos do VII Seminário Regional Sobre a Formação do Educador, 2000. v. 1. p. 64-65.

  • SILVA, S. M. . Programa de Assistência Estudantil: Avaliação e Reflexão das Políticas Públicas de financiamento no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GASQUEZ, S. ; SILVA, S. M. . A música no Curriculo da educação básica: entre o discurso oficial e a realidade escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NAZARI, J. ; SILVA, S. M. . Políticas Públicas Educacionais para a Educação Básica: o financiamento educacional em questão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. . Pesquisa quantitativa e qualitativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, S. M. ; SILVA, S. N. . Educação Infantil em debate: a articulação política, institucional e pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; JATOBÁ, V.D.V. . Reforma curricular e formação de professores nos cursos de licenciatura da UFU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; GASQUEZ, S. . Políticas e reformas educacionais: A música na educação básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Oliveira, M.C. ; SILVA, S. M. ; SANTOS, I. F. ; LELES, L. R. . Origem e identidade do especialista em Educação: o administrador escolar em questão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; GASQUEZ, S. . A música no currículo da Educação Básica: entre o discurso oficial e a realidade escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, Neusa Esmeria Silva ; SILVA, S. M. . Educação Infantil em debate: a articulação política, institucional e pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Mundo do trabalho e formação universitária: as reformas do ensino superior a partir dos anos de 1990. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; FONSECA, Neusa Esmeria Silva . Politicas publicas de direitos humanos na educação infantil: o contexto dos sistemas municipais de ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; FONSECA, Neusa Esmeria Silva . Educação infantil e a articulação política e pedagógica Pós LDB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; FREITAS, P. J. ; FERNANDES, L. V. ; CLAUDINO, P. D. ; CHAVES, R. V. . Reforma do ensino superior: flexibilização curricular e formação docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; FREITAS, P. J. ; FERNANDES, L. V. ; CLAUDINO, P. D. ; CHAVES, R. V. . Reforma do ensino superior e formação de professores: flexibilização e valorização do profissional docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Dimensões antropológicas e epistemológicas do pensamento pedagógico contemporaneo: proposta pedagógica de Antonio Gramsci. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Dimensões antropológicas e epistemológicas do pensamento pedagógico de Antonio Gramsci. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Ensino superior, flexibilização curricular e mundo do trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Ensino superior, flexibilização curricular e mundo do trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Reforma do Estado e do ensino superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. . Diretrizes Curriculares Nacionais e formação de professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; CHAVES, R. V. ; FERNANDES, L. V. ; FREITAS, P. J. . A formação pedagógica nos cursos de licenciaturas: uma proposta para repensar a formação de professores na UFU. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. . Reforma do Estado e políticas educacionais: o PDE do MEC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, S. M. . Pedagogia e Pedagogos, para quê?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, S. M. . Políticas educacionais de formação de professores para a educação básica nos anos noventa: interfaces entre as proposições do estado e o estatuto da formação docente.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, S. M. . Saberes e Competências X Proposições da Política de Diretrizes Curriculares para a formação docente. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. . Proposições do Estado e o Estatuto da Formação Docente nas diretrizes curriculares para a formação de professores da educação básica.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. ; ROCHA, V. A. . Proposições da Políticas Educacionais e à construção do Projeto Político-Pedagógico: um estudo na rede municipal de Ensino de Uberlândia/MG. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, S. M. . Políticas educacionais de formação de professores para a educação básica nos anos noventa: interfaces entre as proposições do estado e o estatuto da formação docente. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. . A proposta neoliberal de educação e a proposta democrática de Mas no Brasil de hoje. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. V. ; SILVA, S. M. . apresentação. Uberlândia/MG, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SILVA, S. M. . A avaliação e os referenciais de julgamento do desempenho do aluno. Belo Horizonte: UFU/SEE/MG, 1999 (Jornal Eletrônico).

  • SILVA, S. M. . Orientações para o planejamento e elaboração do Projeto Político/Pedagógico da Escola. Uberlândia: UFU/, 1999 (Texto Didático).

  • SILVA, S. M. . A Polemica relação forma/conteúdo. Belo Horizonte: UFU/SEE/MG, 1998 (Jornal Eletrônico).

  • SILVA, S. M. . O Fazer do professor: ampliando as possibilidades didático-pedagógicas na sala de aula.. Belo Horizonte: UFU/SEE/MG, 1998 (Material Instrucional).

  • SILVA, S. M. . A Avaliação como processo de construção do conhecimento.. Belo Horizonte: UFU/SEE/MG, 1998 (Material Instrucional).

  • SILVA, S. M. . Repensando a Prática Pedagógica. Belo Horizonte: UFU/SEE/MG, 1998 (Material Instrucional).

  • SILVA, S. M. ; MIRANDA, A. A. B. ; COIMBRA, C. L. ; GATTI JÚNIOR, D. ; CICILLINI, G. A. ; FRANÇA, R. L. ; NOGUEIRA, S. V. . Reflexões sobre a prática pedagógica - Guia de Estudo. Belo Horizonte: Secretaria Estadual de Educação, 1998 (Material Instrucional).

Outras produções

SILVA, S. M. . Parecer de Projetos do PEIC2015. 2015.

SILVA, S. M. . parecer ad hoc da Revista Ensino Em Re-Visra. 2015.

SILVA, S. M. . 03 Projetos do PEIC 2013 ? PROEXUFU. 2014.

SILVA, S. M. . Periódico Ensino Em Re-Vista. 2014.

SILVA, S. M. . Projeto de Pesquisa do orientador da Proposta IC-FAPEMIG2015-0384 - PIBIC FAPEMIG e PIVIC. 2014.

SILVA, S. M. . Plano de trabalho dealuno da proposta IC-FAPEMIG2015-0384 - PIBIC FAPEMIG e PIVIC. 2014.

SILVA, S. M. . Projeto de Pesquisa do orientador da Proposta IC-FAPEMIG2015-0527 - PIBIC FAPEMIG e PIVIC. 2014.

SILVA, S. M. . Plano de trabalho de aluno da proposta IC-FAPEMIG2015-0527 - PIBIC FAPEMIG e PIVIC. 2014.

SILVA, S. M. . Avaliador ad hoc do Projeto de Pesquisa do orientador da Proposta IC-CNPq2013-0507. 2013.

SILVA, S. M. . Avaliador ad hoc do Plano de trabalho de aluno da proposta IC-CNPq2013-0507. 2013.

SILVA, S. M. . Projetos PEIC 2013. 2013.

SILVA, S. M. . Parecerista Ad Hoc do XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED-CO. 2012.

SILVA, S. M. . Parecerista do PEIC 2011. 2011.

SILVA, S. M. . Avaliador ad hoc de projeto de Pesquisa IC- FAPEMIG 2011-0298. 2011.

SILVA, S. M. . Avaliador ah doc de projeto de pesquisa do orientador - IC-CNPq 2011-0294. 2011.

SILVA, S. M. . Avaliador ad hoc de projeto. 2011.

SILVA, S. M. . Membro de seleção de candidatos do processo seletivo do curso de Letras-UFU. 2011.

SILVA, S. M. . Membro de comissão de consulta eleitoral. 2011.

SILVA, S. M. . Membro de comissão de reconhecimento de diploma de Sebastiana Ap. Braga Alves. 2011.

SILVA, S. M. . Membro de comissão de reconhecimento de diploma de Dilma Bentes Martins. 2011.

SILVA, S. M. . Membro de comissão de avaliação do PEIC 2011. 2011.

SILVA, S. M. . Membro de comissão ddo 1o. seminário do PIBID UFU. 2010.

SILVA, S. M. . A educação municipal de Uberlândia sob a ótica de uma professora. 2000.

SILVA, S. M. . Educação e Modernidade: a estatistica como estratégia de coformação do campo pedagógico brasileiro ( 1850 - 1930). 1999.

SILVA, S. M. . O Positivismo e o Processamento Educacional de Durkeim. 1999.

SILVA, S. M. . Olhando a Universidade de hoje: da compreensão das propostas neoliberais às possibilidades de sua superação. 1999.

SILVA, S. M. . Docência, Infância e educação em foco. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, S. M. . Gestão democrática da escola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, S. M. . Mesa redonda: Docência, Infância, educação em foco, no VII Simpósio Internacional o Estado e as políticas educacionais no tempo presente. 2013. (Coordenador de mesa redonda).

SILVA, S. M. . VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. 2013. (Comissão científica).

SILVA, S. M. . VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. 2013. (Coordenador de sessão).

SILVA, S. M. . Coordenador de sessão do VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. 2013. (Coordenador de sessão).

SILVA, S. M. . VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL : O Estado e as Políticas Educacionais o tempo presente. 2013. (Comissão científica).

SILVA, S. M. . Comissão de análise de pedido de convalidação de diploma. 2012. (Análise de diploma de convalidação).

SILVA, S. M. ; SILVA, M. S. P. ; SILVA, E. P. Q. . Comissão de análise do diploma de Eliabe Izabel Lima de Morais. 2012. (Análise de diploma de convalidação).

SILVA, S. M. ; SILVA, M. S. P. ; SILVA, E. P. Q. . Comissão de análise de pedido de convalidação de diploma de Joabson Guimarães da Silva. 2012. (Análise de diploma de convalidação).

SILVA, S. M. . Parecerista Ad Hoc do Plano de trabalho do aluno - Proposta IC/CNPQ2011-0114 - PIBIC/CNPQ/UFU. 2011. (Parecerista Ad Hoc).

SILVA, S. M. . Parecerista Ad Hoc do Projeto de Pesquisa do orientador da Proposta IC/CNPQ2011-01294- PIBIC/CNPQ/UFU. 2011. (Parecerista Ad Hoc).

SILVA, S. M. . Parecerista Ad Hoc do Plano de trabalho do aluno - Proposta IC/FAPEMIG2011-0298. 2011. (Parecerista Ad Hoc).

SILVA, S. M. . Parecerista Ad Hoc do projeto de pesquisa do orientador da Proposta IC/FAPEMIG2011-0298. 2011. (Parecerista Ad Hoc).

SILVA, S. M. . Parecerista do Programa PEIC/2011. 2011. (Parecerista).

SILVA, S. M. . Comissão julgadora do VI Simpósio Internacional O Estado e as Políticas. 2011. (Comissão científica).

SILVA, S. M. . Pesquisa quantitativa e qualitativa. 2011. (Mesa Redonda).

SILVA, S. M. . Metodologia da Pesquisa Qualitativa II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, S. M. ; FERNANDES, L. V. . Relatório Final de Pesquisa Pibic- Fapemig. 2010. (Relatório de pesquisa).

SILVA, S. M. ; CHAVES, R. V. . Relatório Final de Pesquisa - PIBIC-CNPQ. 2010. (Relatório de pesquisa).

SILVA, S. M. . Parecerista ad hoc. 2010. (Parecer artigo revista Ensino em Re-vista).

SILVA, S. M. ; DIAS, N. A. . Relatório final PROPP/PIAIC/UFU. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Relatório parcial PROPP/PIAIC/UFU. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, S. M. ; FREITAS, P. J. ; CLAUDINO, P. D. . Relatório parcial PROGRAD/PIBEG/UFU. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, S. M. ; FREITAS, P. J. ; CLAUDINO, P. D. . Relatório final PROGRAD/PIBEG/UFU. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, S. M. ; NETTO, M. B. . Relatório final PROPP/PIAIC/UFU. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, S. M. ; DIAS, N. A. . Relatório parcial PROPP/PIAIC/UFU. 2007. (Relatório de pesquisa).

SILVA, S. M. . Concepção de curriculo e pluralidade cultural. 2006. (Parecer artigo Revista da Faculdade Catolica).

SILVA, S. M. . Reforma Universitaria. 2005. (Parecer artigo revista Ensino em Re-vista).

SILVA, S. M. ; SILVA, M. S. P. . VII Seminário Regional sobre a formação do educador. 2000. (Editoração/Anais).

SILVA, S. M. . Gestão Escolar - novas perspectivas de atuação. 2000. (Mesa Redonda).

SILVA, S. M. . VI Seminário Regional sobre a Formação do Educador: elementos para repensar a prática pedagógica. 1999. (Editoração/Anais).

SILVA, S. M. . Membro da Diretoria Executiva da ADUFU-Seção Sindical do ANDES - Sindicato Nacional de Professores. 2007 (Atividades Administrativas) .

SILVA, S. M. . Membro da Diretoria Executiva da ADUFU. 2000 (Atividades Administrativas) .

SILVA, S. M. . Coordenadora da Área de Estagio Supervisionado. 1999 (Atividades Administrativas) .

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    O PLANO DE AÇÕES ARTICULARES (PAR) E SUAS IMPLICAÇÕES EM REDES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, Descrição: Membro do Projeto de Pesquisa: O PLANO DE AÇÕES ARTICULARES (PAR) E SUAS IMPLICAÇÕES EM REDES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO ? Faixa C ? Universal 14/2013. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sarita Medina da Silva - Integrante / Marcelo Soares P Silva - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Reforma curricular e a formação de professores nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia, Descrição: o projeto visa caracterizar como se configura os curriculos dos cursos de licenciaturas após a reforma curricular de 2001. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sarita Medina da Silva - Coordenador / Vanessa Dias Vilela Jatobá - Integrante.

  • 2011 - 2012

    reforma curricular e formação de professores nos cursos de licenciatura da ufu, Descrição: o projeto visa caracterizar como se configura os curriculos dos cursos de licenciaturas após a reforma curricular de 2001. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sarita Medina da Silva - Coordenador / Vanessa Dias Vilela Jatobá - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - Atual

    Reforma do ensino superior e mercado de trabalho: a formação de professores nos cursos de licenciatura da UFU período 1995-2008., Descrição: Verificar a relação entre formação academica e mundo do trabalho frente ao paradigma da flexibilização a partir da percepção de alunos dos cursos de formação de professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sarita Medina da Silva - Coordenador / Lívia Vieira Fernandes - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Reforma do ensino superior e o paradigma da flexibilização na implementação das novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino de graduação no periodo 1995-2005, Descrição: Estudos sobre as temáticas relacionadas à area de políticas educacionais e gestão da educação que têm como objeto de estudo as reformas do ensino, com destaque para a relação entre novas diretrizes curriculares e formação profissional na universidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sarita Medina da Silva - Coordenador / Natasha do Amaral Dias - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Cooperação.Número de orientações: 1

  • 2007 - Atual

    Reforma do Ensino Superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho no período de 2005-2010, Descrição: Esse projeto tem como objetivo apreender a relação entre flexibilização curricular e mundo do trabalho, focalizando o movimento da reforma curricular no meio academico a partir da percepção dos alunos no intuito de explicitar a relação entre formação universitária e a nova configuração do mundo do trabalho articulada ao paradigma da flexibilização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sarita Medina da Silva - Coordenador / Mário Borges Netto - Integrante / Renata Vieira Chaves - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2006 - Atual

    Reforma do Estado e controle social: o processo de democratização nas políticas de gestão educacional no Brasil (1995-2006), Descrição: A pesquisa tem como objeto central investigar as concepções de Estado, democracia, controle social, descentralização, participação e autonomia que foram sendo construídas nas políticas educacionais de gestão da educação brasileira no período que se estende de 1995 a 2006. Trabalhamos com o postulado que a organização de movimentos sociais em torno do controle social na década de 1980 foi sendo ressignificado nos anos de 1990 e início do século XXI. Para compreender o modelo de controle social iremos investigar nas políticas de gestão da educação programas de institucionalização de Colegiados Escolares, do Projeto Político-Pedagógico, da Avaliação Institucional e de uma Fundação de um Centro Estadual de Educação Profissional. Estaremos analisando tais instrumentos através de Estudo de Caso nas Regiões do Triângulo Mineiro (MG), de Ribeirão Preto (SP) e Oeste do Paraná (PR). Trata-se, portanto, de um projeto interinstitucional que busca dar a dimensão necessária aos estudos sobre a reforma do Estado e da Educação no Brasil do final do século XX e início do século XXI. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Sarita Medina da Silva - Integrante / Marcelo Soares Pereia da Silva - Integrante / Antonio Bosco de Lima - Coordenador / Mário Borges Netto - Integrante / Michelle Marques Silva - Integrante / Marilia da Silva Moreira - Integrante / Joicilene Cristina Nunes - Integrante / Mônica Leandro da Silva - Integrante / Márcia Maria de Oliveira Tessarin - Integrante / Karen Cheila Sousa Sales - Integrante / Denise Garcia Giaretta Pacheco - Integrante / Marta Leandro da Silva - Integrante / Edaguimar Orquizas Viriato - Integrante / Vanessa Dias Vilela Jatobá - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faced. , Av. João Naves de Ávila, 2160, Santa Mônica, 38400902 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32394163, Fax: (34) 32394391, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Membro de Grupo de Pesquisa CNPq: Pólis-Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas , Educação e Cidadania Coordenadores: Maria Vieira Silva e Valéria Moreira Rezende

1993 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora 3 Grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2015

    Ensino, Docência na Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Análise crítica da Prática Pedagógica - c/h: 60hs

  • 02/2014

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa em Estado, Políticas e Gestão da Educação I

  • 12/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios e Organizações do Trabalho do Pedagogo I

  • 11/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia - FACED/UFU.

  • 05/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ADUFU-SN, .,Cargo ou função, Representante da FACED/UFU na diretoria colegiada da ADUFU-SN.

  • 06/2008

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação

  • 06/2007

    Direção e administração, Faced, .,Cargo ou função, Coordenadora do núcleo de políticas e gestão da educação / FACED.

  • 01/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Faced, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faced, .,Cargo ou função, Membro do Conselho da Faculdade de Educação.

  • 03/1993

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágios Supervisionado, Prática de Ensino das séries iniciais, Princípios e Métodos de Administração Escolar, Princípios e Métodos de Inspeção escolar, Principios e Métodos de Orientação Educacional, Princípios e Métodos de Supervisão Escolar, Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo

  • 03/2016 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Comissão para avaliar o reconhecimento do diploma de Doutorado em Educação da Universidad de La Empresa.

  • 06/2015 - 06/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, mesário nas eleições para Coordenador do PPGED e dos representantes docentes e discentes para o Colegiado do PPGED, em 17/06/2015.

  • 05/2015 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Comissão para avaliar o pedido de reconhecimento do Diploma de Doutorado em educação expedido pela Universidad Autónoma de assunción - Paraguay.

  • 02/2010 - 08/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Curso de Pedagogia, Curso de Pedagogia.,Atividade realizada, Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia/FACED/UFU.

  • 11/2012 - 07/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso e Pedagogia - Portaria nº 025/12/FACED de 30/11/2012.

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas, Seminarios de Pesquisa em Estado, Politicas e Gestão da Educação 1

  • 02/2010 - 08/2010

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas e Gestão da Educação

  • 04/2009 - 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ADUFU-SN, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Eleitoral para Eleição da diretoria executiva da ADUFU-SN.

  • 03/2007 - 04/2009

    Direção e administração, ADUFU-SN, .,Cargo ou função, Membro da Diretoria Executiva da ADUFU-SN.

  • 03/2007 - 04/2009

    Outras atividades técnico-científicas , ADUFU-SN, ADUFU-SN.,Atividade realizada, Coordenadora do GT Etnia, gênero e classe.

  • 01/2006

    Treinamentos ministrados , Faced, .,Treinamentos ministrados, Professora Colaboradora do Programa de Educação Tutorial - Institucional PET/Pedagogia - UFU

  • 08/2007 - 12/2007

    Extensão universitária , Faced, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão Método e Metodologia da Pesquisa.

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faced, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para estudos preliminares para subsidiar discussões no CONFACED sobre o aprimoramento da articulação e integração FACED/Cursos de licenciatura..

  • 03/1997 - 12/1998

    Extensão universitária , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faced.,Atividade de extensão realizada, PROCAP - Programa de Capacitação de Professores do Est. Minas Gerais.

  • 03/1997 - 12/1998

    Treinamentos ministrados , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faced.,Treinamentos ministrados, Treinamento de Monitores e Agentes Estaduais