Arthur Velloso Antunes

Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1979), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (1997). Foi Diretor de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia de 2001 a 2004, Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem desta Universidade de 2007 a 2011 e Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional deste Hospital no ano de 2010. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração do Serviço de Enfermagem e Hospitalar. Atua principalmente nos seguintes temas: Informatização e sistematização da assistência de enfermagem, assistência de enfermagem em geral, administração, gerenciamento, qualidade, liderança e Metodologia Científica.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

1995 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: O gerenciamento da qualidade na enfermagem
Orientador: Maria Auxiliadora Trevizan
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: enfermagem; qualidade; administração; gerenciamento.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Enfermagem Fundamental

1991 - 1993

Universidade de São Paulo
Título: O processo de planejamento na administração do serviço de enfermagem hospitalar,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Maria Auxiliadora Trevizan
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: enfermagem; planejamento; administração; gerenciamento.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Administração Hospitalar

1982 - 1983

Centro São camilo de desenvolvimento em Administração da Saúde

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

1976 - 1979

Universidade Federal de Juiz de Fora

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Microsoft Office Excell 2003. (Carga horária: 20h). , Zillion Soluções Tecnológicas, ZILLION, Brasil.

2006 - 2006

Microsoft Office Word 2003. (Carga horária: 20h). , Zillion Soluções Tecnológicas, ZILLION, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Administração/Especialidade: Enfermagem Administração.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Administração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ANTUNES, A. V. . IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM. 2016. (Congresso).

ANTUNES, A. V. . V Congresso do Hospital de Clínicas de Uberlândia. 2015. (Congresso).

ANTUNES, A. V. . 1. VIII Fórum Mineiro de Enfermagem. 2013. (Congresso).

ANTUNES, A. V. . VII Fórum Mineiro de Enfermagem. 2010. (Congresso).

ANTUNES, A. V. . III Semana Científica de Enfermagem. 2009. (Congresso).

ANTUNES, A. V. . VI Fórum Mineiro de Enfermagem. 2008. (Congresso).

ANTUNES, A. V. . III Vem Pra UFU. 2007. (Outro).

ANTUNES, A. V. . II Vem pra UFU. 2006. (Outro).

ANTUNES, A. V. ; MONTEIRO, Ana Beatriz Carvalho ; PEREIRA, M. E. R. . V Fórum Mineiro de Enfermagem - Novas perspectivas no cuidado da saúde da família e da comunidade. 2006. (Congresso).

ANTUNES, A. V. . I Semana Científica da Enfermagem "Valorizando a interdisciplinaridade no processo construtivo da Sistematização da Assistência à Saúde". 2006. (Outro).

ANTUNES, A. V. . I Vem pra UFU. 2005. (Outro).

ANTUNES, A. V. ; PEREIRA, M. E. R. ; MONTEIRO, Ana Beatriz Carvalho . IV Fórum Mineiro de Enfermagem: Diversificando o cuidar. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM. 2016. (Congresso).

FORUM DE INTEGRAÇÃO GFERENCIAL DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM DO HCU-UFU. 2015. (Congresso).

VIII Fórum Mineiro de Enfermagem. 2013. (Congresso).

V SEMANA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM - UFU. 2012. (Seminário).

1ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso.As dificuldades encontradas pelos enfermeiros-chefes no desempenho de suas atividades administrativas. 2010. (Encontro).

III Semana Científica de Enfermagem. Utilização de recursos tecnológicos pela equipe de enfermagem. 2010. (Congresso).

VII Fórum Mineiro de Enfermagem. A hotelaria hospitalar no contexto da humanização da assistência em saúde. 2010. (Congresso).

2ª Mostra de trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Enfermagem - UFU.Indicadores de qualidade na enfermagem - uma revisão integrativa. 2009. (Encontro).

61º Congresso Brasileirom de Enfermagem. Absenteísmo por doença na enfermagem: ocorrências em um hospital universitário. 2009. (Congresso).

II Semana Científica da Enfermagem. 2008. (Simpósio).

VI Fórum Mineiro de Enfermagem. Auditoria no processo de sistematização da assistência de enfermagem realizada através do Sistema Integrado de assistência de Enfermagem ( SIAENF). 2008. (Congresso).

59º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2007. (Congresso).

58º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2006. (Congresso).

V Fórum Mineiro de Enfermagem - Novas perspectivas no cuidado da saúde da família e da comunidade. 2006. (Congresso).

Curso de Extensão "Planejamento de Experimentos na Área Biomédica". 2004. (Oficina).

Ética X Licitação. 2004. (Seminário).

IV Fórum Minieiro de Enfermagem: Diversificando o cuidar. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Durval Veloso da Silva

ANTUNES, A. V.; JUNQUEIRA, M. A. B.; SIMOES, A. L. A.. Ansiedade estrtresse e depressão e uso de drogas entre trabalhadores de enfermagem no ambiente hospitalar. 2017. Dissertação (Mestrado em Pósgraduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Guilherme Silva Mendonça

ANTUNES, A. V.; FERREIRA FILHO, S. R.; SILVA, L. A.. Estudomda velocidade de onda de pulso e das pressões central e periférica, em idosos em área urbana no Brasil: resultados iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Helton Pereira Lemes

ANTUNES, A. V.. Uso crônico de baixas doses de furosemida em pacientes renais crônicos com função renal residual submetido à hemodiálise. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Suely Amorim Araújo

ANTUNES, A. V.; MELO, Sandra Augusta; PAGOTTI, Antonio Wilson. Avaliação do efeito educacional na utlização de um software (Ressuscicon) para a construção da habilidade técnica de reanimação em estudantes de graduação em enfermagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário do Triângulo.

Aluno: Elyrose Souza Brito Rocha

TREVIZAN, M. A.ANTUNES, A. V.; HAYASHIDA Miyeko. Gerenciamento da qalidade em um serviço de enfermagem hospitalar: visão do enfermeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Aluno: Sonia Maria Filipini

POSSO, Maria Belém Salazar; OLIVEIRA, Luis Vicente Franco de;ANTUNES, A. V.. Estudo da incidência de sonolênica diurna e performance acadêmica em estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Paraíba. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Luciana de Freitas Campos

MELO, Marcia Regina Antonietto da Costa; ANSELMI, Maria Luiza;ANTUNES, A. V.. Dimensionamento de pessoal de Enfermagem nos hospitais de Ribeirão Preto/SP. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Aluno: Gilberto dos Reis Machado

ANTUNES, A. V.; ÉVORA, Yolanda Dora Martinez; RANGEL, A. L.; SILVEIRA, R. C. C. P.; PAULA, R. X.. Desenvolvimento e avaliação de um software para a assitencia de enfermagem intraoperatória. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão preto - USP.

Aluno: Janaina Anchieta Costa

ANTUNES, A. V.. Método para dimensionamento de pessoal em centro de material e esterilização. 2015. Tese (Doutorado em Pósgraduação em gerenciamento de enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudia Elisangela Fernandes Bis Furlan

MENDES, I. A. C.; GABRIEL, C. S.;ANTUNES, A. V.; COSTA, S. G.; JABUR, M. R. L.. Avaliação da qualidade do atendimento hospitalar: o esperado e o percebido por clientes e acompanhantes. 2011. Tese (Doutorado em Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Aluno: Elyrose Souza Brito Rocha

TREVIZAN, M. A.; GRABRIEL, C. S.; JABUR, M. R. L.;ANTUNES, A. V.; COSTA, S. G.. Qualidade do cuidado de enfermagem: satisfação do cloente hospitalizado. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Aluno: Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad

ÉVORA, Yolanda Dora Martinez; MELO, Marcia Regina Antonietto da Costa; ANSELMI, Maria Luiza; MATSUDA, Laura Misue;ANTUNES, A. V.. Qualidade da assistência de enfermagem - o processo de avaliação em hospital universitário público. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Aluno: Elza de Fátima Ribeiro Higa

ANTUNES, A. V.TREVIZAN, M. A.. Liderança do enfermeiro: a competência requerida. 2002. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão preto - USP.

Aluno: Lúcia Marinilza Becária

ANTUNES, A. V.TREVIZAN, M. A.. Integração docente assistencial em enfermagem: compreensão do processo por diferentes atores do ensino e do serviço. 2002. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão preto - USP.

Aluno: Juliana Pena Porto

CRUZ, J. M. C.; BRITO, D. V. D.;ANTUNES, A. V.. Nosocomial infctions in pediatrics intensive care units of a developing country: NHSN surveillance. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Imunologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Helton Pereira Lemes

ANTUNES, A. V.. Uso crônico de baixas doses de furosemida em pacientes renais crônicos com função renal residual submetido `hemodiálise. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado em Ciências da saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Sebastião Elias da Silveira

ANTUNES, A. V.. Educação em saúde: contribuições da geografia para a análise do sistema de serviços de saúde. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em programa de pós-graduação em geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Guilherme Silva Mendonça

ANTUNES, A. V.; MIRANDA, F. J. S.; FERREIRA FILHO, S. R.. Estudo da velocidade de onda de pulso arterial em idosos de área urbana no Brasil: resultados iniciais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Bárbara Dias Rezende Gontijo

ANTUNES, A. V.; OLIVEIRA, L. C. M.; Silva. Violência entre parceiros íntimos e sua relação com o consumo de álcool e drogas ílicitas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Martha Bezerra Maya Carvalho

ANTUNES, A. V.; SILVA, A. C.. Pressões arteriais: central e braquial e fatores de risco detectados durante a cinecoronariografia e o número de internações hospitalares após doze meses. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tânia Maria Cardoso

SILVA, M. R.;ANTUNES, A. V.; SILVEIRA, R. W. M.; PINTO, R. M. C.. Dimensionamento de pessoal de um hospital: comparação entre real e ideal. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria José Nunes

ANTUNES, A. V.. Análise do trabalho desenvolvido no Setor de Capacitação e Desenvolvimento Técnico-Científico da Enfermagem. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rayany Cristina de Souza

ANTUNES, A. V.; ARAUJO, S. A.; CUNHA, C. M.. Conhecimento dos profissionais de enfermagem em relação às anotações de enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Acácia Sousa e Silva

ANTUNES, A. V.; PEREIRA, N. V.; SILVERIO, V. S. P.. Elaboração de cartilhas com informações e orientações para a educação do paciente em processo de transplante renal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: José Lucas Ferreira de Lima

ANTUNES, A. V.; FERREIRA, M. C. M.; INACIO, A. L. R.. A importância e impactos da PNAISH (Política Nacional de Atenção Integral à Saude do Homem) na promoção da saúde mascullina: uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Carlos Eduardo França

ANTUNES, A. V.; DELGADO, L. H. R.; FERREIRA, M. C. M.. Avaliação das anotações de enfermagem antes e após uma atividade de capacitação nos setores de UTI Pediátrica e Pediatria em um hospital universitário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Aline Morlin Lourenco

ANTUNES, A. V.; GOMES, F. A.; FERREIRA, M. C. M.. Avaliaçãomdas anotações de enfermagem antes e após uma atividade de capacitação nos setores de UTI de adultos e Clínica Médica de um hospital universitário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rafaela Cristina Brito Praters

ANTUNES, A. V.; SILVA, M. R.; MAGNABOSCO, P.. Estesse em enfermeiros: uma revisão integrativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Larissa Peres

ANTUNES, A. V.; FERREIRA, M. C. M.; DELGADO, L. H. R.. Avaliação do processo de auditoria em setores de internação de um hospital universitário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fernanda Letícia de Oliveira Lara

ANTUNES, A. V.; MAGNABOSCO, P.; ALMEIDA NETO, O. P.. Custo com antibi´poticos utilizados em pacientes internados com infecção hospitalar em uma unidede de terapia intensiva de adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lara de Andrade Marques

ANTUNES, A. V.; OLIVEIRA, E. J.; SOUZA, M. I. T. P.. Avaliação da adesão ao protocolo de cirurgia segura da Organização Mundial da Saúde em cirurgia de traumatologia e ortopedia em um hospital universitário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Johnatan Carlos Pereira

ANTUNES, A. V.; ZAGO, K. S. A.; GOMES, F. A.. Utilização doinstrumento Net Promoter Score no serviço de enfermgem para avaliação da satisfação do usuário internado em um hospital universitário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Camila Alves Mello

ANTUNES, A. V.; LOPES, C.; PEREIRA, M. E. R.. Perfil epdemiológico do trauma raquimedular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fernanda de Sousa Evangelista

ANTUNES, A. V.; MIRANDA, F. J. S.; CARNEIRO, T.. Vivências de pai no contexto da hospitalização do filho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Laíssa Shimada Junqueira

ANTUNES, A. V.; LOPES, C.; MENDONCA, M. A. O.. Gestão de materiais no hospital: a participação do enfermeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mariana Bernardes e Silva

OLIVEIRA, E. J.;ANTUNES, A. V.; MIRANDA, F. J. S.. Assistência de enfermagem ao paciente em artrosplastia articular dfe joelho e/ou de quadril e medidas de controle de infecção no período pós-operatório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Janaine Lemos Souza

ANTUNES, A. V.; GOMES, F. A.; PEREIRA, M. E. R.. Análise da ocorrencia de flebite nos setores de internação de um hospital universitário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lídia Faria Prado do Amaral

DOMENICS, T. C.;ANTUNES, A. V.; FERREIRA, M. C. M.. Humanização do atendimento da enfermagem à família da criança hospitalizada em uma UTI pediátrica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fernanda Nascimento Alves

ANTUNES, A. V.; MIRANDA, F. J. S.; HOLANDA, R. G.. Liderança em Enfermagem: confronto dos estilos usados pelos enfermeiros de um hospital universitário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Olavo reghiante Samora Neto

ANTUNES, A. V.; FREITAS, E. A. M.; GONTIJO, B. D. R.. Consumo de substâncias psicoativas na gestação e orientações durante o pré-natal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Karine Ellen Soares Costa

ANTUNES, A. V.; MIRANDA, F. J. S.; HOLANDA, R. G.. Dimensionamento de pessoal de enfermagem em unidade de terapia intensiva de adultos: comparação dos resultados obtidos utilizando o Nursing Activities Score e o Sistema de Classificação de Pacientes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Angélica Cristina Aparecida Ferreira Ramos

ANTUNES, A. V.; DIAS, E. P.; MENDONCA, M. A. O.. Acolhimento com avaliação e classificação de risco: perfil da utilização do Sistema de Triagem de Manchester em um serviço de urgência e emergência de um hospital unuversitário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria Antônia de Menezes Fernandes

ANTUNES, A. V.; FELICIANO, R. A. F.; PORTO, J. P.. A relevância do uso de clorexidina na prevenção de pneumonia de pacientes internados em UTI: análise da produção científica no período de 2016 a 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ariane Pereira Costa Vidica

MAGNABOSCO, P.;ANTUNES, A. V.; NUNES, M. J.. Avaliaçãodo conhecimento e cumprimento das medidas de prevenção de infecção hospitalr pelos acompanhantes de pacientes em isoloamento recomendadas pelas CCIH. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Guilherme Gomes Silva

ANTUNES, A. V.; DELGADO, L. H. R.; FREITAS, E. A. M.. Cuidado integral: análise da implantação em um hospital universitário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rosimeire Faria da Silva

ANTUNES, A. V.; ZAGO, K. S. A.; CARNEIRO, T.. A percepção dos adolescentes de uma escola pública de Uberlândia -Mg a respeito da terapia comunitária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Juvenal Perreira de Souza

FERREIRA, M. C. M.; JUNQUEIRA, M. A. B.; NUNES, M. J.;ANTUNES, A. V.. Armazenamento e consumo de medicamentos por diabéticos e hipertenso de uma unidade de atenção primária à saúde da família. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Luiza Araújo Freitas

MENDONCA, M. A. O.;ANTUNES, A. V.; PEREIRA, M. E. R.. Efetividade dos antieméticos utilizados na emese induzida pela quimioterapia antineoplásica: revisão ingtegrativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Bruna daniela Fontes

ANTUNES, A. V.; OLIVEIRA, E. J.; LOPES, C.. Liderança carismática: características presentes no trabalho do enfermeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Beatriz de Abreu dos Santos

ANTUNES, A. V.; NUNES, M. J.; DIAS, E. P.. VERIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INFORMAÇÃO AO PACIENTE ACERCA DO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO E TERAPIA MEDICAMENTOSA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Karine Borges Pazini

ZAGO, K. S. A.; Aquino, L.A.M.;ANTUNES, A. V.. Fatores de risco para transtornp défict de atenção e hiperatividade na infância e na adolescencia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcela Falbo Guimarães

ANJOS, A. C. Y.;ANTUNES, A. V.; SILVA, M. R.. Relato de exeriência:ações educativas com pacientes e acompanhantes em quimioterapia ambulatorial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vanessa Aparecida Domingos da Silva Rodrigues

Aquino, L.A.M.;ANTUNES, A. V.; PEREIRA, N. V.. Perfil epidemiologico admitidos naUTI de um hospital universitário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ariane Aparecida Soares Leonel

ANTUNES, A. V.; MENDONCA, M. A. O.; MAGNABOSCO, P.. Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem de um hospital universitário de uberlândia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vanessa Cotian Oliveira

JUNQUEIRA, M. A. B.;ANTUNES, A. V.; FELICIANO, R. A. F.. Padrão do uso de álcool entre estudantes de enfermagem da Universidade fedral de Uberlândia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Túlio Luiz Marra Négri

ARAUJO, S. A.; TALIBERT, M. I.;ANTUNES, A. V.. Classificação internacional da prática de enfermagem (CIPE): uma revisão integrativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mariane Regina de Carvalho Miranda

JUNQUEIRA, M. A. B.;ANTUNES, A. V.; SILVA, M. R.. Atitudes de enfermeiros de um serviço hospitalar frente ao paciente alcoolista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Renata Ramos Santos

MAGNABOSCO, P.;ANTUNES, A. V.; AZEREDO, C. M.. Fatores de risco associado ao ganho de peso entre universitários durante o período acadêmico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marielly Cunha Castro

ANTUNES, A. V.; ARAUJO, S. A.; PEREIRA, M. E. R.. Satisfaação do usuário do serviço de enfermagem: proposta de instrumento para avaliação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mirian Mendoça Gomes Siqueira

BIFF, E. F. A.; SANTOS, L. P.;ANTUNES, A. V.. Memórias e narrativas: história dos enfermeiros no Hospitasl de Clínicas da Universidade Fedral de Uberlândia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Adriele Mota Fernandes

JUNQUEIRA, M. A. B.; MIRANDA, F. J. S.;ANTUNES, A. V.. Acolhimento: a percepção dos trabalhadores recepcionistas de unidades básicas de saúde da família em Uberlândia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fernanda Barbosa Santos

MENDONCA, M. A. O.; SOUZA, M. I. T. P.;ANTUNES, A. V.. A influência do tratamento antineoplásicosobre a qualidade de vida relacionada à saúde de crianças portadoras de leucemia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Natália Borges Batista

ANTUNES, A. V.. Análise de estudos acerca da efetividade do programa de saúde da família. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Wanessa Diniz Alexandre

ANTUNES, A. V.. Visita pré-operatória de enfermagem em centro cirúrgico: visão dos enfermeiros e proposta de implantação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ludmilla Martins Raimundo

ANTUNES, A. V.. As dez oficinas do plano diretor de atenção primária à saúde (PDAPS) de Minas Gerais - Referencial teórico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Gracielle Pereira Aires

ANTUNES, A. V.; PEREIRA, M. E. R.; FERREIRA, M. C. M.. Procedimento operacional padrão: utilização em um hospital universitário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tais Marina Soares

ANTUNES, A. V.; PEREIRA, M. E. R.; FERREIRA, M. C. M.. Indicadores de qualidade na enfermagem: uma revisão integrativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Cláudia Vieira de Almeida

GOMES, F. A.; PEREIRA, M. E. R.;ANTUNES, A. V.. Insuficiência renal crônica: avaliação do conhecimento pelo paciente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Pedro Henrique Gomides de Araujo

JUNQUEIRA, M. A. B.; DELGADO, L. H. R.;ANTUNES, A. V.. Prevalência do uso de álcool entre usuários de uma unidade de saúde da família. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mariana Alves Machado Ribeiro

FERREIRA, M. C. M.;ANTUNES, A. V.; SOUZA, M. I. T. P.. Aspéctos epidemiológico dos estomasintestinais - caracterização dos usuários do programa de concessão de órteses e próteses do Hospital de Clínicas de Uuberlândia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Carine Borges Silva

ZAGO, K.; SOUZA, M. I. T. P.;ANTUNES, A. V.. análise do processo de trabalho dos enfermeiros da Unidade de Internação Psiquiátrica da Universidade Federal de Uberlândia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mateus Borges Franchesci

ANTUNES, A. V.. Tuberculose: conhecimento da equipe de enfermagem em relação às medidas de proteção e prevenção frente ao paciente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Juliana Martins Campos

ANTUNES, A. V.. Humanização da assistência de enfermagem durante o trabalho de parto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Paula Berbel

ANTUNES, A. V.. A importância da brinquedoteca em instituições hospitalares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Karine Cabral Pires

ANTUNES, A. V.. O paciente com distúrbio psiquico sob a óptica da equipe de enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Michele Alves dos Santos

ANTUNES, A. V.. Percepção das mães do Bairro Laranjeiras acerca do aleitamento materno. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lívia Campos Rodrigues

ANTUNES, A. V.. Perfil dos pacientes vítimas de trauma atendidos no Pronto Socorro do HC-UFU. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: VINÍCIUS MORAIS SILVA

ANTUNES, A. V.. Segurança do paciente e processo de medicação hospitalar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Paula Ribeiro Silva

ANTUNES, A. V.. Análise dos trabalhos apresentados na III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família à luz da Educação permanente em saúde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Stênio Eduardo de Souza Alves

ANTUNES, A. V.. Práxis do enfermeiro no Brasil de hoje: limites e possibilidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Kássia Juvêncio

ANTUNES, A. V.. Uma reflexão crítica do currículo do Curso de Graduação em Enfemragem da UFU sobre o conceito e as práticas de promoção da saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Karen Costa Martins

ANTUNES, A. V.. Caracterização do enfermeiro do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU/UFU). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Elaine Aparecida de Oliveira

ANTUNES, A. V.. A perspectiva da violência a partir da visão de homossexuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Carla Aparecida de Deus

ANTUNES, A. V.. A implantação da sistematização da assistência de enfermagem na Unidade de Clínica Médica: a visão dos técnicos e auxiliares de enfermagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Murilo de Queiroz Moreira

ANTUNES, A. V.. Perfil dos pacientes vítimas de acidentes motociclisticos no HC-UFU. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Daniel Santos Mateus

ANTUNES, A. V.. Caracteristicas dos atendimentos realizados no C. C. do HCU em pacientes cassificados como azul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Renata Souza Martins

ANTUNES, A. V.. A percepção do estímulo doloroso pelo recém-nascido: uma abordagem teórica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Betânia Martins de C

ANTUNES, A. V.. Ferreira.A enfermagem na saúde mental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Deborah Cristina Silva

ANTUNES, A. V.. Artrite reumatóide e qualidade de vida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Karina dos Santos Rezende

ANTUNES, A. V.. Diagnóstico de enfermagem em pacientes críticos na admissão em unidade de terapia intensiva de um hospital universitário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Karina Rodrigues Lopes

ANTUNES, A. V.. Síndrome metabólica: levantamento das complicações em pacientes adultos de um hospital universitário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Renata Carneiro de Medeiros

ANTUNES, A. V.. A percepção dos funcionários da Central de Material Esterilizado frente ao uso dos equipamentos de proteção individual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Tereza Maria Silveira

ANTUNES, A. V.. Qual é a perspectiva da mulher idosa em relação à sexualidade?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jordana de Oliveira Ramalho

ANTUNES, A. V.. Qualidade de vida dos familiares de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Katia Fabiana da Silva

ANTUNES, A. V.. Atenção dada à adolescente hospitalizada, sob a perspectiva dos profissionais de enfermagem e do próprio adolescente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Kênia Araújo de Alcântara Borba

ANTUNES, A. V.. Analise da prática do aleitamento materno exclusivo num hospital universitário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Múcio Dias Tavares

ANTUNES, A. V.. O conhecimento dos cuidadores informais na prevenção de úlceras de pressão dos pacientes inseridos no programa dos cuidados paliativos do Hospital de Clínicas da UFU. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Franciele Maia Marciano

ANTUNES, A. V.. Análise das dificuldades vivenciadas pelo cuidador de pacientes com afecções neurológicas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marlene Lima Ribeiro

ANTUNES, A. V.. Sistematização da assistência de enfermagem em Saúde Mental: uma visão da equipe multidisciplinar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Aparecida Maria da Cruz Costa

ANTUNES, A. V.. Aspectos epidemiológicos dos adultos portadores de Diabetes Mellitus assistidos na Unidade de Atendimento Integrado - UAI-Planalto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lorença Borges Lopes

ANTUNES, A. V.. Avaliação e mensuração da dor: análise do conhecimento da equipe de enfermagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Aline Cândida Ferreira

ANTUNES, A. V.. Pneumonia pós-aspiração exógena: as causas relacionadas a assistência ao paciente em ventilação mecânica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Aline Vieira Freitas

ANTUNES, A. V.. O sentimento cotidiano do portador de hanseníase com lesões nos membros. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Candice Cruvinel Saboia

ANTUNES, A. V.. Saúde mental: o papel da equipe de enfermagem na atual proposta de cuidados em saúde mental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Carolline Viana

ANTUNES, A. V.. Modificações locais e gerais do organismo materno na gestação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tatiana Carneiro de Resende

ANTUNES, A. V.. O exame ginecológico na perspectiva da mulher idosa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Luciane Oliveira Bessa

ANTUNES, A. V.. Papel do enfermeiro em cuidados paliativos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vanessa Faria Neves

ANTUNES, A. V.. Análise dos registros de Enfermagem sobre a dor pós-operatória. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tatiane Cristina Moreira

ANTUNES, A. V.. A terapia de reposição hormonal no climatério: em perspectiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Kelly de Oliveira Ferreira

ANTUNES, A. V.. A sala de espera como um espaço para a educação em saúde. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Carolline Viana

ANTUNES, A. V.. Modificações locais e gerais do organismo materno na gestação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Patricia de Cássia Araújo

ANTUNES, A. V.. Câncer de mama: análise das pesquisas publicadas nos resumos dos Congressos Brasileiros de Enfermagem no período de 1999 a 2001. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Liliane Rodrigues Guimarães

ANTUNES, A. V.. A assistência de enfermagem prestada aos pacientes oncológicos fora de possibilidades terapêuticas do HC/UFU. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Sara Maria Barbosa

ANTUNES, A. V.. Observação da dor do recém-nascido pelos profissionais de saúde. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Kariciele Cristina Corrêa

ANTUNES, A. V.. Contaminação de superficies por MRSA próximas à pacientes com diagnóstico microbiológico de estafilococcias no Hospital de Clínicas da UFU. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Karina de Souza Andrade

ANTUNES, A. V.. Avaliação da assistência de enfermagem na hemotransfusão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Huara da Silva Pessoa

ANTUNES, A. V.. Prevenção primária de úlceras de pressão em idosos asilados: criação de um protocolo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Elias José OIiveira

ANTUNES, A. V.. Avaliação microbiológica do leite humano pasteurizado utilizado no berçário de alto risco (BAR) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Karla Menezes

ANTUNES, A. V.. Quantificação e tipagem do papiloma vírus humano associado à diferentes níveis de neoplasias intra-epiteliais cervicais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Cláudia de Lima e Freitas

ANTUNES, A. V.. Detecção de rinovírus em secreções de nasofaringe de crianças menores de 5 anos de idade, com doença respiratória aguda, em Uberlândia/MG, no ano de 2001. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

ANTUNES, A. V.. Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas para o cargo de professor integrante da Carreira de Magistério Superior do Curso de Graduação em Enfermagem. 2005. Universidade Federal de Uberlândia.

ANTUNES, A. V.. Concurso público para professor substituto. 2001. Universidade Federal de Uberlândia.

ANTUNES, A. V.. concurso público para professor substituto. 2000. Universidade Federal de Uberlândia.

ANTUNES, A. V.. Comissão especial para processo avaliativo da docente Maria Izabel talibert Pereira de Souza. 2011. Universidade Federal de Uberlândia.

ANTUNES, A. V.. Comissão especial para processo avaliativo da docente Maria Elizabeth Roza Pereira. 2011. Universidade Federal de Uberlândia.

BONITO, Rosuita Fratari; PEREIRA, M. E. R.;ANTUNES, A. V.. Banca Examinadora para selecionar candidatos da graduação interessados no Programa de Mobilidade Internacional para a Universidad de Valencia. 2007. Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Clarice Aparecida Ferraz

ANTUNES, A. V.;FERRAZ, C. A.. O Gerenciamento da Qualidade na Enfermagem. 1997. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Isabel Amélia Costa Mendes

MENDES, I.A.C. O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA ENFERMAGEM. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

MARCIO MATTOS BORGES DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, Marcio Mattos Borges de. O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA ENFERMAGEM. 1997. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

MARGARITA ANTÔNIA VILLAR LUIS

ANTUNES, A. V.;LUIS, M. A. V.. O processo de planejamentona administração do serviço de enfermagem hospitalar. 1993. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Elias José Oliveira Von Dolinger

Avaliação da etiopatogenia das infecções e os fatores de risco nas cirurgias primárias ortopédicas (artroplastia total de quadril e joelho, hemiartroplastia de quadril e osteosintese) no HC-UFU; ; Início: 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Coorientador);

Johnatan Carlos Pereira

UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO NET PROMOTER SCORE NO SERVIÇO DE ENFERMAGEM PARA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO USUÁRIO INTERNADO EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Bruna Danielle Fontes

Liderança Carismática: características presentes no trabalho do enfermeiro gerente; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Beatriz de Abreu dos Santos

VERIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INFORMAÇÃO AO PACIENTE ACERCA DO; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Guilherme Gomes Silva

Cuidado Integral: interferência nos indicadores hospitalares; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Marielly Cunha Castro

SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM: PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Bruna dos Anjos Pultz

AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Marielly Cunha Castro

SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM: PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO ? FASE II TESTE DO INSTRUMENTO; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Maria José Nunes

Análise do trabalho desenvolvido no Setor de Capacitação Técnico-Científico da Enfermagem; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Carlos Eduardo França

- ?Avaliação das anotações de enfermagem antes e após uma atividade de capacitação nos setores de UTI Pediátrica e Pediatria de um hospital universitário?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Aline Morlin Lourenco

- ?Avaliação das anotações de enfermagem antes e após uma atividade de capacitação nos setores de UTI de Adultos e Clínica Médica de um hospital universitário?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Rayany Cristina de Souza

?Conhecimento dos profissionais de enfermagem em relação às anotações de enfermagem?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Renato Barbosa Asse Costa

- ?Nível de stress em enfermeiros de um hospital universitário?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Junior Franco Martins

?Mapeamento das atividades de enfermagem na Central de Materiais e Esterilização de um hospital universitário?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Rafaela Cristina Brito Prates

?Stress em enfermeiro: uma revisão integrativa?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Larissa Peres

?Avaliação do processo de auditoria em setores de internação de um hospital universitário?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Fernanda Letícia de Oliveira Lara

CUSTO COM ANTIMICROBIANOS UTILIZADOS EM PACIENTES INTERNADOS COM INFECÇÃO HOSPITALAR EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE ADULTOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Johnatan Carlos Pereira

UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO NET PROMOTER SCORE NO SERVIÇO DE ENFERMAGEM PARA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO USUÁRIO INTERNADO EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Lara de Andrade Marques

AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO PROTOCOLO DE CIRURGIA SEGURA DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE EM CIRURGIAS DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Camila Alves Mello

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE TRAUMA RAQUIMEDULAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Laíssa Shimada Junqueira

GESTÃO DE MATERIAIS NO HOSPITAL: A PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Karine Ellen Soares Costa

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE ADULTOS: COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS UTILIZANDO O NURSING ACTIVITIES SCORE E SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Fernanda Nascimento Alves

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: CONFRONTANDO OS ESTILOS USADOS E IDEALIZADOS PELOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Angélica Cristina Aparecida Ferreira Ramos

ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: PERFIL DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRIAGEM DE MANCHESTER EM UM SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Maria Antônia de Menezes Fernandes

A RELEVÂNCIA DO USO DE CLOREXIDINA NA PREVENÇÃO DE PNEUMONIA DE PACIENTES INTERNADOS EM UTI: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO DE 2006 A 2014; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Guilherme Gomes Silva

Cuidado Integral: análise da implantação em um hospital universitário; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Bruna Danielle Fontes

Liderança Carismática: características presentes no trabalho do enfermeiro gerente; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Beatriz de Abreu dos Santos

VERIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INFORMAÇÃO AO PACIENTE ACERCA DO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO E TERAPIA MEDICAMENTOSA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Marielly Cunha Castro

SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM: PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Gracielle Pereira Aires

Procedimento Operacional Padrão: utilização em um Hospital Universitário; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Tais Marina Soares

Indicadores de qualidade na enfermagem: uma revisão integrativa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Belchior Marcelo P

dos Santos; A Teoria Grid Gerencial como base para os estudos da liderança em enfermagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Fernada Carolina Zelante Menegasso

O conhecimento da equipe de enfermagem sobre os custos do material de consumo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Michelle Candida Xavier

Absenteísmo por doença na enfermagem: ocorrências em um hospital de ensino; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Hister Martins Ferreira

Nível de atividade física dos enfermeiros do Hospital de clínicas de Uberlândia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Hyster Martins Ferreira

Nível de atividadde física dos enfermeiros do Hospital de Clínicas de Uberlândia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Wilson Garcia Rabelo

Diagnósticos de enfermagem de internação atribuídos aos pacientes de clínica médica em um hospital universitário; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Wilker Souza de Oliveira

Perfil administrativo de enfermeiro segundo as teorias do Grid Gerencial; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Ludmila Santos Lamounier

Utilização dos documentos do sistema de gestão da qualidade pelo serviço de enfermagem do centro cirúrgico do HCU; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Luana Barbosa Zago

Trabalho de conclusão de curso: a visão do enfermeiro recém-formado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Diego de Jesus Ribeiro Almeida

Avaliação da satisfação do cliente e sua relação com a qualidade nos serviços de saúde: uma construção para a enfermagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Carolina Alves de Oliveira Souza e Silva

Orientações sobre aleitamento materno em uma instituição hospitalar privada na cidade de Uberlândia - MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Ana Carolina Prado Souza

A história do Curso de Graduação em Enfermagem da UFU: criação, implantação e situação atual; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Marco Aurelio Alves

Auditoria no processo de sistematização da assistência de enfermagem, realizada através do Sistema Integrado de Assistência - SIAENF; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Luiz Gustavo Oliveira de Carvalho

A importância da comunicação na equipe de enfermagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Larissa Aparecida Rosa Nishida

Assistência de Enferagem á mulher no puerpério: uma revisão da literatura; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Marcelo Musa Abed

Dimensionamento da equipe de enferamgaem em unidade de Centro Cirúrgico baseado nas horas de assistência de enfermagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Elaine Aparecida de Oliveira

A perspectiva da violência a partir da visão de homossexuais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Bianca Dantas Borges

Perfil administrativo dos enfermeiros-chefes baseado na teoria X e Y de Douglas Mcgregor; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Juliana Leite Barbosa

Trabalho de Conclusão de Curso: uma visão acadêmica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Iseckson Batista de Freitas Filho

Levantamento do tempo médio de ausência durante a jornada de trabalho do Técnico de Enfermagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Luana Bernardes Arantes

A síndrome de Burnout na Enfermagem: uma contribuição ao debate; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Lucélia Marques Martins

Manifestações da Síndrome de Burnout na equipe de enfermagem de um hospital universitário; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Veronica de Freitas Costa

Utilização da liderança situacional no trabalho do enfermeiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Fernanda Carneiro Cardoso Silva

Análise dos aspectos motivadores da ansiedade em crianças no período pré-operatório; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Aryana Karolina Ribeiro

A visão dos pacientes sobre seus direitos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Ana Caroline Dourado Dias

Avaliação das condições de transporte e armazenamento dos materiais após a saida da Central de Material Esterilizado; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Marco Luis Silva Ferreira

Perfil epidemiológico dos pacientes traumatizados, atendidos em situação de emergência no Pronto Socorro do HC/UFU; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Fernanda Maria Silva

O alojamento conjunto na perspectiva da mãe; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Elisângela Lopes de Menezes

Análise das informações fornecidas ao paciente no pré-operatório imediato; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Claudia Rodrigues de Oliveira

Qualidade de Vida do paciente em Hemodiálise; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Ludmylla de Oliveira Silva

A utilização da música como auxílio no alívio da dor; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Clenio Borges de Andrade

Levantamento das dificuldades e facilidades relacionadas à situação de trabalho dos enfermeiros(as) recém-formados(as) contrados(as) por um Hospital Universitário; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Renato Antonio Nunes

Influência da sistematização da assistência de enfermagem na atuação profissional do enfermeiro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Ludymilla Rodrigues da Silva Mota

Diagnósticos de Enfermagem mais frequentes em pacientes idosos hospitalizados; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Veridiana Bernardes Santana

O papel terapêutico do enfermeiro na reabilitação do portador de transtorno mental abordados nos CAPS da cidade de Uberlândia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Aline Cristina Ferreira das Neves

A pesquisa sobre as ações de enfermagem no controle da infecção hospitalar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Carla Bernardes Moura

Expectativa dos graduandos de Enfermagem em relação ao mercado de trabalho; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Helton Pereira Lemes

Avaliação do extravasamento de antineoplásicos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Mirian de Oliveira Frois

A atuação e intervenção do enfermeiro no diabetes gestacional; 2003; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Graciele Borges Gomes

dependência emocional da mulher vítima de violência doméstica; 2003; 37 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Juliene Cristina Romualdo

Enfermeiros uma classe em busca de reconhecimento; 2002; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Soraia Moura

Fatores comuns relacionados à gravidez na adolescencia; 2002; 27 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Núbia Camargo

Modalidades de assistência de enfermagem: opção ou imposição; 2002; 29 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Arthur Velloso Antunes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Auxiliadora Trevizan

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM ENFERMAGEM; 1997; 0 f; Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Auxiliadora Trevizan;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, ELIANA BORGES SILVA ; MENDES-RODRIGUES, CLESNAN ; NETO, RENATA LEMOS DE SOUSA ; GOMES, FABÍOLA ALVES ; SILVA, DURVAL VELOSO DA ; ANTUNES, ARTHUR VELLOSO ; FELICE, ROSÂNGELA DE OLIVEIRA ; MENDONÇA, GUILHERME SILVA ; WOLKERS, PAULA CAROLINA BEJO ; ALVES, TERESA CRISTINA FERREIRA ; SOUZA, RAYANY CRISTINA DE ; FÉLIX, DAYANE APARECIDA CÂNDIDA . Quality indicators applied in a nursing continuing education program of a high complexity university hospital from Brazil: II - satisfaction indicators. Bioscience Journal , v. 34, p. 243-250, 2018.

  • MENDES- RODRIGUES, CLESNAN ; PEREIRA, ELIANA BORGES SILVA ; NETO, RENATA LEMOS DE SOUSA ; GOMES, FABÍOLA ALVES ; SILVA, DURVAL VELOSO DA ; ANTUNES, ARTHUR VELLOSO ; FELICE, ROSÂNGELA DE OLIVEIRA ; MENDONÇA, GUILHERME SILVA ; WOLKERS, PAULA CAROLINA BEJO ; ALVES, TERESA CRISTINA FERREIRA ; SOUZA, RAYANY CRISTINA DE ; FÉLIX, DAYANE APARECIDA CÂNDIDA . Quality indicators applied in a nursing continuing education program of a high complexity university hospital from Brazil:I- attendance indicators. Bioscience Journal , v. 34, p. 231-242, 2018.

  • MENDES- RODRIGUES, CLESNAN ; PEREIRA, ELIANA BORGES SILVA ; SOUSA NETO, RENATA LEMOS DE ; GOMES, FABÍOLA ALVES ; SILVA, DURVAL VELOSO DA ; ANTUNES, ARTHUR VELLOSO ; FELICE, ROSÂNGELA DE OLIVEIRA ; MENDONÇA, GUILHERME SILVA ; WOLKERS, PAULA CAROLINA BEJO ; ALVES, TERESA CRISTINA FERREIRA ; SOUZA, RAYANY CRISTINA DE ; FÉLIX, DAYANE APARECIDA CÂNDIDA . Quality indicators applied in a nursing continuing education program of a high complexity university hospital from Brazil: III - training indicator. Bioscience Journal , v. 34, p. 1057-1064, 2018.

  • RODRIGUES, CLESNAN MENDES ; ALVES, JANAÍNA LEMOS ; ANTUNES, ARTHUR VELLOSO . PREVALÊNCIA DE FLEBITE EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO DE ALTA COMPLEXIDADE. REVISTA BRASILEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE , v. 22, p. 231-236, 2018.

  • ANTUNES, ARTHUR VELLOSO ; LOURENÇO, ALINE MORLIN ; FRANÇA, CARLOS EDUARDO ; MENDES-RODRIGUES, CLESNAN . EVALUATION OF NURSING NOTES BEFORE AND AFTER A TRAINING ACTIVITY IN A UNIVERSITY HOSPITAL. Revista Prevenção de Infecção e Saúde , v. 4, p. 1-16, 2018.

  • MENDES-RODRIGUES, CLESNAN ; ANTUNES, ARTHUR VELLOSO ; MENDONÇA, GUILHERME SILVA ; GOMES, FABÍOLA ALVES ; PEREIRA, ELIANA BORGES SILVA ; SOUSA NETO, RENATA LEMOS DE ; SILVA, DURVAL VELOSO DA . Quality indicators applied in a nursing continuing education program of a high complexity university hospital from Brazil: IV - training indicator versus sizing and workload. Bioscience Journal , v. 34, p. 1065-1076, 2018.

  • MENDES-RODRIGUES, CLESNAN ; COSTA, KARINE ELLEN SOARES ; ANTUNES, ARTHUR VELLOSO ; GOMES, FABÍOLA ALVES ; REZENDE, GERALDO JÚNIOR ; SILVA, DURVAL VELOSO . CARGA DE TRABALHO E DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. REVISTA DE ATENÇÃO À SAÚDE , v. 15, p. 5-13, 2017.

  • ANTUNES, A. V. ; LARA, F. L. O. ; MENDES-RODRIGUES, C. ; FELICE, I. O. . Custos da antibioticoterapia em pacientes adultos com infecção hospitalar em uma unidade de terapia intensiva. Revista Prevenção de Infecção e Saúde , v. 3, p. 8-14, 2017.

  • MENDES-RODRIGUES, C. ; ANTUNES, A. V. ; MENDONCA, G. S. ; BRAGA, I. A. ; GOMES, F. A. ; CARBONARI, K. F. B. S. F. . . Perfil de uma unidade de dor torácica em hospital universitário quanto ao tipo de cuidado. REVISTA DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (SOCESP) , v. 27, p. 163-167, 2017.

  • JUNQUEIRA, MARCELLE APARECIDA DE BARROS ; ANTUNES, ARTHUR VELLOSO ; OLIVEIRA, VANESSA COTIAN DE . Standard of alcohol use and academic performance among students of nursing course of Federal University of Uberlândia, MG, Brasil. Bioscience Journal , v. 32, p. 1649-1656, 2016.

  • ANTUNES, A. V. ; MENDES-RODRIGUES, C. ; JUNQUEIRA, L. S. . Gestão de materiais no hospital: a participação da enfermagem. HORIZONTE CIENTÍFICO (UBERLÂNDIA) , v. 10, p. 23-33, 2016.

  • ANTUNES, A. V. ; COSTA, K. E. S. ; GOMES, F. A. ; MENDES-RODRIGUES, C. . Dimensionamento de pessoal de enfermagem em uti de adultos: Comparação dos resultados obtidos utilizando o nursing Activities score e sistema de classificação de paciente. HORIZONTE CIENTÍFICO (UBERLÂNDIA) , v. 10, p. 66-77, 2016.

  • ANTUNES, A. V. ; MARQUES, L. A. . Avaliação da adesão ao protocolo de cirurgia segura em Cirurgias de traumatologia e ortopedia em um hospital Universitário. HORIZONTE CIENTÍFICO (UBERLÂNDIA) , v. 10, p. 119-130, 2016.

  • VIEIRA, M. G. A. ; ANTUNES, A. V. . Evolução da força de trabalho em enfermagem no Município de Uberlândia no período de 1994 a 2004. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 8, p. 301-306, 2004.

  • ANTUNES, A. V. ; COSTA, M. N. . Dimensionamento de pessoal de enfermagem em um hospital universitário. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , Ribeirão Preto - SP - Brasil, v. 11, n.6, p. 832-839, 2003.

  • ANTUNES, A. V. ; SANT'ANNA, L. R. ; PEREIRA, M. E. R. . A ação gerencial do enfermeiro: situação ideal X realidade. Nursing (São Paulo) , v. 4, n.35, p. 16-22, 2001.

  • ANTUNES, A. V. ; TREVIZAN, M. A. . Gerenciamento da qualidade: utilização no serviço de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , Ribeirão Preto - SP, v. 8, n.1, p. 35-44, 2000.

  • ANTUNES, A. V. . Liderança para a qualidade na enfermagem. Nursing (São Paulo) , São Paulo, v. 2, n.15, p. 22-26, 1999.

  • FÁVERO, N. ; TREVIZAN, M. A. ; MACEDO, J. L. ; REIS, J. N. ; ANTUNES, A. V. . Estudo da liderança do enfermeiro-chefe segundo os referenciais de Likert e Blake e Mouton. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso) , São paulo, v. 21, n.3, p. 160-165, 1997.

  • ANTUNES, A. V. ; SANT'ANNA, L. R. . Satisfação e motivação no trabalho do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem , Brasília, v. 49, n.3, p. 425-434, 1996.

  • JESUS, P. B. R. ; NOGUEIRA, A. G. ; ANTUNES, A. V. ; TEIXEIRA NETO, J. F. . O Ser Humano no Centro de Tratamento Intesivo. HU Revista (UFJF. Impresso) , Juiz de Fora - MG, v. 7, n.1, p. 57-62, 1980.

  • ANTUNES, A. V. ; PEREIRA, M. E. R. (Org.) ; COELHO, S. A. (Org.) . Anais do II Fórum Mineiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar. 1. ed. Uberlândia: Gráfica da UFU, 2000. v. 1. 1p .

  • ANTUNES, A. V. ; TREVIZAN, M. A. . Gerenciamento da qualidade na enfermagem. Informativo Latino Americano de Enfermagem, Ribeirão Preto - SP, p. 13 - 13.

  • SILVA, F. M. ; ANTUNES, A. V. . A hotelaria hospitalar no contexto da humanização da assistência em saúde. In: VII Fórum Mineiro de Enfermagem, 2010, Uberlândia - MG. Anais do VII Fórum Mineiro de Enfermagem, 2010. v. 1.

  • FERREIRA, H. M. ; ANTUNES, A. V. . Nível de atividade física dos enfermeiros do Hospital de Clínicas de Uberlândia. In: VII Fórum Mineiro de Enfermagem, 2010, Uberlândia - MG. Anais do VII Fórum Mineiro de Enfermagem, 2010. v. 1.

  • ANTUNES, A. V. ; SILVA, J. P. . As dificuldades encontradas pelos enfermeiros chefes no desempenho de suas funções administrativas. In: VII Fórum Mineioro de Enfermagem, 2010, Uberlândia. Anais do VII Fórum Mineioro de Enfermagem, 2010. v. 1. p. 223-244.

  • ABED, Marcelo Musa ; ANTUNES, A. V. . Dimensionamento da equipe de enfermagem em unidade de centro cirúrgico baseado nas horas de assistência de enfermagem. In: VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008, Uberlândia - MG. Anais do VI Fórum Mineiro de enfermagem. Uberlândia - MG: Gráfica da UFU, 2008. v. 1. p. 236-248.

  • ALVES, Marco Aurelio ; ANTUNES, A. V. . Auditoria no processo de sistematização da assitência de enfermagem realizada através do Sistema Integrado de Assistência de Enfermagem ( SIAENF). In: VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008, Uberlândia - MG. Anais do VI Fórum Mineiro de Enfermagem. Uberlândia - MG: Gráfiaca da UFU, 2008. v. 1. p. 264-275.

  • ANTUNES, A. V. . Sistema Integrado de Assistência de Enfermagem ( SIAENF): avaliação da utilização na assistência de enfermagem. In: VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008, Uberlândia - MG. Anais do VI Fúrum Mineiro de Enfermagem. Uberlândia: Gráfica da UFU, 2008. v. 1. p. 249-263.

  • BORGES, B. D. ; ANTUNES, A. V. . Perfil administrativo dos enfermeiros-chefes baseado na Teoria X e Y de MC Gregor. In: VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008, Uberlândia - MG. Anais do VI Fórum MIneiro de Enfermagem. Uberlândia - MG: Gráfica da UFU, 2008. v. 1. p. 111-124.

  • MENEZES, Elisângela Lopes ; ANTUNES, A. V. . Análise das informações fornecidas ao paciente no pré-operatório imediato. In: V Fórum Mineiro de Enfermagem, 2006, Uberlândia/MG. V Fórum Mineiro de Enfermagem - Novas perspectivas no cuidado da saúde da familia e da comunidade, 2006. p. 97.

  • SANTANA, Veridiana Bernardes ; ANTUNES, A. V. . O papel terapêutico do enfermeiro na reabilitação do portador de transtorno mental: abordagem nos CAPS de um município mineiro. In: V Fórum Mineiro de Enfermagem, 2006, Uberlândia/MG. V Fórum Mineiro de Enfermagem - Novas perspectivas no cuidado da saúde da familia e da comunidade, 2006. p. 175.

  • SILVA, Fernanda Maria ; ANTUNES, A. V. . O alojamento conjunto na perspectiva da mãe. In: V Fórum Mineiro de Enfermagem, 2006, Uberlândia/MG. V Fórum Mineiro de Enfermagem - Novas perspectivas no cuidado da saúde da familia e da comunidade, 2006. p. 202.

  • ANDRADE, Clênio Borges de ; ANTUNES, A. V. . Dificuldades e facilidades dos enfermeiros recém-formados contratados por um hospital universitário. In: V Fórum Mineiro de Enfermagem, 2006, Uberlândia/MG. V Fórum Mineiro de Enfermagem - Novas perspectivas no cuidado da saúde da familia e da comunidade, 2006. p. 214.

  • DIAS, Ana Carolina Dourado ; ANTUNES, A. V. . Avaliação das condições de transporte e de armazenamento dos materiais esterilizados após a saída da Central de Material e Esterilização. In: V Fórum Mineiro de Enfermagem, 2006, Uberlândia/MG. V Fórum Mineiro de Enfermagem - Novas perspectivas no cuidado da saúde da familia e da comunidade, 2006. p. 122.

  • ANTUNES, A. V. . Sistema Integrado de Assistência de Enfermagem. In: III Fórum Mineiro de Enfermagem - Sistematizar o Cuidar, 2002, Uberlândia. Anais do III Fórum Mineiro de Enfermagem, 2002. v. 1. p. 115-125.

  • ANTUNES, A. V. ; ROMUALDO, J. C. . Enfermeiros: uma classe em busca de reconhecimento. In: III Fórum Mineiro de Enfermagem - Sistematizar o Cuidar, 2002, Uberlândia. Anais do III Fórum Mineiro de Enfermagem - Sistematizar o Cuidar, 2002. v. 1. p. 151-159.

  • ANTUNES, A. V. ; MOURA, S. R. . Fatores comuns relacionados à gravidez na adolescência. In: III Fórum Mineiro de Enfermagem - Sistematizar o Cuidar, 2002, Uberlândia. Anais do III Fórum Mineiro de Enfermagem - Sistematizar o Cuidar. v. 1. p. 171-180.

  • ANTUNES, A. V. ; CAMARGO, N. C. . Modalidades de assistência de enfermagem: opção ou imposição. In: III Fórum Mineiro de Enfermagem - Sistematizar o Cuidar, 2002, Uberlândia. Anais do III Fórum Mineiro de Enfermagem - Sistematizar o Cuidar, 2002. v. 1. p. 189-196.

  • ANTUNES, A. V. ; VIEIRA, M. G. A. . Evolução da força de trabalho em enfermagem no município de uberlândia nos últimos anos. In: III Fórum Mineiro de Enfermagem - Sistematizar o Cuidar, 2002, Uberlândia. Anais do III Fórum Mineiro de Enfermagem - Sistematizar o Cuidar, 2002. v. 1. p. 209-217.

  • ZORDAN, M. M. ; ANTUNES, A. V. ; PEREIRA, M. E. R. . A interferência do ruído no atendimento ao paciente e em suas necessidades humanas básicas. In: II Fórum Mineiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar, 2000, Uberlândia - MG. Anais do II Fórum Mineiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar. Uberlândia: Gráfica da UFU, 2000. v. 1. p. 260-269.

  • FERREIRA, D. M. ; ANTUNES, A. V. ; PEREIRA, M. E. R. . Enfermagem no apoio à família de pacientes graves ou terminais. In: II Fórum Mineiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar, 2000, Uberlândia - MG. Anais do II Fórum Mineiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar. Uberlândia: Gráfica da UFU, 2000. v. 1. p. 170-179.

  • ANTUNES, A. V. ; COSTA, M. N. . Dimensionamento de pessoal de enfermagem em um hospital universitário. In: II Fórum MIneiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar, 2000, Uberlândia - MG. Anais do II Fórum MIneiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar. Uberlândia -MG: Gráfica da UFU, 2000. v. 1. p. 111-133.

  • ANTUNES, A. V. ; SANT'ANNA, L. R. ; PEREIRA, M. E. R. . Ação gerencial do enfermeiro: situação ideal X realidade. In: II Fórum Mineiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar, 2000, Uberlândia - MG. Anais do II Fórum Mineiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar. Uberlândia - MG: Gráfica da UFU, 2000. v. 1. p. 94-110.

  • XAVIER, M. C. ; ANTUNES, A. V. . Absenteísmo por doença na enfermagem: ocorrências em um hospital universitário. In: 61º Congresso Brasileirom de Enfermagem, 2009, Foratleza - CE. Anais do 61º Congresso brasileiro de Enfermagem, 2009. v. 1. p. 6000-6002.

  • COSTA, V. F. ; ANTUNES, A. V. . Utilização da Liderança Situacional pelo enfermeiro em um hospital univrsitário. In: 61º Congresso Brasileirom de Enfermagem, 2009, Fortaleza - CE. Anais do 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009. v. 1. p. 7182-7184.

  • ANTUNES, A. V. ; SOUZA, R. C. ; MENDES-RODRIGUES, C. . CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO ÀS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM. In: 14ª Mostra de Trabalçhos de Conclusão de Curso - Enfermagem - Faamed - UFU, 2017, Uberlândia - MG. nais da 14ª Mostra de Trabalçhos de Conclusão de Curso - Enfermagem - Faamed - UFU, 2017. p. 27-27.

  • MENDES-RODRIGUES, C. ; ANTUNES, A. V. ; MENDONCA, G. S. ; BRAGA, I. A. ; GOMES, F. A. ; CARBONARI, K. F. B. S. F. . Perfil de uma Unidade de Dor Torácica. In: XV Encontro Mineiro de Estatística, 2017, Belo Horizonte. Anais dio XV Encontro Mineiro de Estatística, 2017.

  • COSTA, R. J. B. A. ; ANTUNES, A. V. ; OLIVEIRA, M. . Nível de stress em enfermeiros de um hospital universitário. In: XV Mostra de TCC Curso de Graduação em Enfermagem - UFU, 2017, Uberlândia. Anais da XV Mostra de TCC Curso de Graduação em Enfermagem - UFU, 2017.

  • MARTINS, J. F. ; ANTUNES, A. V. . Mapeamento das atividades de enfermagem na Central de Materiais e Esterilização de um hospital universitário. In: XV Mostra de TCC Curso de Graduação em Enfermagem - UFU, 2017. Anias da XV Mostra de TCC Curso de Graduação em Enfermagem - UFU, 2017.

  • PEREZ, L. ; ANTUNES, A. V. ; RODRIGUES, V. S. . Avaliação do processo de auditoria em setores de internação de um hospital universitário. In: IX Fórum Mineiro de Enfermagem, 2017, Uberlândia. Anais do IX Fórum Mineiro de Enfermagem, 2017. p. 290.

  • LARA, F. L. O. ; ANTUNES, A. V. . Custo com antimicrobianos utilizados em pacientes internados com infecção hospitalar em unidade de terapia intensiva de adultos. In: IX Fórum Mineiro de Enfermagem, 2017, Uberlândia. Anais do IX Fórum Mineiro de Enfermagem, 2017. p. 282-282.

  • MELLO, C. A. ; ANTUNES, A. V. ; ALMEIDA, F. G. ; PEREIRA, N. M. . Perfil epidemiológico do trauma raquimedular. In: IX Fórum Mineiro de Enfermagem, 2017, Uberlândia. Anais do IX Fórum Mineiro de Enfermagem, 2017. p. 257-257.

  • ANTUNES, A. V. ; PEREZ, L. ; RODRIGUES, V. S. . AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE AUDITORIA EM SETORES DE INTERNAÇÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. In: 12ª Mostra de trabalhos de Conclusão de curso - Enfermagem - Famed - UFU, 2016, Uberlândia. Anais da 12ª Mostra de trabalhos de Conclusão de curso - Enfermagem - Famed - UFU, 2016. p. 18.

  • ANTUNES, A. V. ; RODRIGUES, R. C. B. . STRESS EM ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: 12ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso - Enfermagem - Famed - UFU, 2016, Uberlândia. Anais do 12ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso - Enfermagem - Famed - UFU, 2016. p. 29-29.

  • ANTUNES, A. V. ; LOURENCO, A. M. ; MENDES-RODRIGUES, C. . AVALIAÇÃO DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM ANTES E APÓS UMA ATIVIDADE DE CAPACITAÇÃO NOS SETORES UTI ADULTO E CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. In: 13ª Mostra de Trabalhos de Conclus~ão de Curso - Enfermagem - Famed - UFU, 2016, Uberlândia. Anais da 13ª Mostra de Trabalhos de Conclus~ão de Curso - Enfermagem - Famed - UFU, 2016. p. 7-7.

  • ANTUNES, A. V. ; FRANCA, C. E. ; MENDES-RODRIGUES, C. . AVALIAÇÃO DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM ANTES E APÓS UMA ATIVIDADE DE CAPACITAÇÃO NOS SETORES DE UTI PEDIÁTRICA E PEDIATRIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. In: 13ª Mosta de Trbalhos de Conclusão de Curso - Enfermagem - Famed - UFU, 2016, Uberlândia - Mg. Anais da 13ª Mosta de Trbalhos de Conclusão de Curso - Enfermagem - Famed - UFU, 2016. p. 13-13.

  • ANTUNES, A. V. ; PEREIRA, J. C. . utilização do instrumento net promoter score no serviço de enfermagem para avaliação da satisfação do usuário internado em hospital universitário. In: 10ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2015. Anais da 10ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2015. v. 1.

  • ANTUNES, A. V. ; MARQUES, L. A. ; SILVA, K. A. . Avaliação da adesão ao protocolo de cirurgia segura da organização mundial da saúde em cirurgias de traumatologia e ortopedia em um hospital universitário. In: 10ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2015, Uberlândia. Anais da 10ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2015. v. 1.

  • ANTUNES, A. V. ; MELLO, C. A. . Avaliação da adesão ao protocolo de cirurgia segura da organização mundial da saúde em cirurgias de traumatologia e ortopedia em um hospital universitário. In: 10ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2015, Uberlândia. Anais da 10ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2015. v. 1.

  • LARA, F. L. O. ; ANTUNES, A. V. . Custo com antimicrobianos utilizados em pacientes internados com infecção hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva de adultos. In: X Mostra de TCC Curso de Graduação em Enfermagem - ufu, 2015, Uberlândia. Anais da X Mostra de TCC Curso de Graduação em Enfermagem - UFU, 2015.

  • MELLO, C. A. ; ANTUNES, A. V. . Perfil epidemiológico de trauma raquimedular. In: XI Mostrta de trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Enfermagem - UFU, 2015, Uberlândia. Anais da XI Mostrta de trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Enfermagem - UFU, 2015.

  • JUNQUEIRA, L. S. ; ANTUNES, A. V. . Gestão de materiais no hospital: a participação da enfermagem. In: XI Mostra de TCC Curso de Graduação em Enfermagem - UFU, 2015, Uberlândia. Anais da XI Mostra de TCC Curso de Graduação em Enfermagem - UFU, 2015.

  • ANTUNES, A. V. ; SOUZA, J. L. . ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE FLEBITE NOS SETORES DE INTERNAÇÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. In: 8ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2014. Anais da 8ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2014. v. 1.

  • ANTUNES, A. V. ; ALVES, F. N. . Liderança em enfermagem: confrontando os estilos usados e idealizados pelos enfermeiros de um hospital universitário. In: 9ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2014. Anais da 9ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2014. v. 1.

  • ANTUNES, A. V. ; SILVA, G. G. . Cuidado integral: Análise da implantação em um hospital universitário. In: VIII Fórum Mineiro de Enfermagem, 2013, Uberlândia. Anais do VIII Fórum Mineiro de Enfermagem, 2013. v. 1.

  • ANTUNES, A. V. ; SANTOS, B. A. . Verificação do processo de informação ao paciente acerca do procedimento cirúrgico e terapia medicamentosa em um hospital universitário. In: 7ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2013, Uberlândia. Anais do 7ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso ? Curso de Graduação em Enfermagem ? FAMED ? UFU, 2013. v. 1.

  • RABELO, W. G. ; ANTUNES, A. V. . Diagnósticos de enfermagem de internação atribuídos a pacientes de clínica médica em um hospital universitário. In: VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008, Uberlândia - MG. Anais do VI Fórum Mineiro de Enfermagem. Uberlândia - MG: Gráfica da UFU, 2008. v. 1. p. 408.

  • BARBOSA, J. L. ; ANTUNES, A. V. . Trabalho de conclusão de curso: uma visão acadêmica. In: VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008, Uberlândia - MG. Anais do VI Fórum Mineiro de Enfermagem. Uberlândia - MG: Gráfica da UFU, 2008. v. 1. p. 409.

  • ZAGO, L. B. ; ANTUNES, A. V. . Trabalho de conclusão de curso: a visão do enfermeiro recém-formado. In: VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008, Uberlândia - MG. Anais do VI Fórum Mineiro de Enfermagem. Uberlândia: Gráfica da UFU, 2008. v. 1. p. 430.

  • ANTUNES, A. V. ; ABED, Marcelo Musa . Dimensionamento da equipe de enfermagem em unidade de Centro Cirúrgico baseado nas horas de assistência de enfermagem. In: 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007, Basilia/DF. 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007. p. 394-394.

  • ANTUNES, A. V. ; ALVES, Marco Aurelio . Auditoria no processo de sistematização da assistência de enfermagem realizada através do sistema integrado da assistência de enfermagem. In: 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007, Brasilia/DF. 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007. p. 248-248.

  • ANTUNES, A. V. . Sistema integrado de assistência de enfermagem. In: 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007, Brasilia/DF. 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007. p. 315-315.

  • ANTUNES, A. V. . O papel terapêutico do enfermeiro na proposta da reforma psiquiátrica: abordagem nos CAPS de um munícipio mineiro. In: 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador/BA. 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.

  • MOTA, Luddymilla Rodrigues da Silva ; ANTUNES, A. V. . Diagnósticos de enfermagem mais frequentes em pacientes idosos hospitalizados. In: V Fórum Mineiro de Enfermagem, 2006, Uberlândia/MG. V Fórum Mineiro de Enfermagem - Novas perspectivas no cuidado da saúde da familia e da comunidade, 2006. p. 377-377.

  • SILVA, Ludmylla de Oliveira ; ANTUNES, A. V. . A utilização da música como auxílio no alívio da dor. In: V Fórum Mineiro de Enfermagem, 2006, Uberlândia/MG. V Fórum Mineiro de Enfermagem - Novas perspectivas no cuidado da saúde da familia e da comunidade, 2006. p. 378-378.

  • ANTUNES, A. V. . Diagnósticos de enfermagem mais frequentes em pacientes idosos hospitalizados. In: 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador/BA. 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.

  • SILVA, Patricia Eliana dos Reis ; ANTUNES, A. V. . Condições de stress da equipe de enfermagem. In: IV Fórum Mineiro de Enfermagem: "Diversificando o Cuidar", 2004, Uberlândia/MG. IV Fórum Mineiro de Enfermagem: "Diversificando o Cuidar", 2004.

  • SANTOS, Ana Cecilia de Queiroz ; ANTUNES, A. V. . Levantamento das publicações sobre administração em enfermagem. In: IV Fórum Mineiro de Enfermagem: "Diversificando o Cuidar", 2004, Uberlândia/MG. IV Fórum Mineiro de Enfermagem: "Diversificando o Cuidar", 2004.

  • Aquino, L.A.M. ; ANTUNES, A. V. ; PEREIRA, M. E. R. . Relação entre o tempo de permanência do catéter vesical de curta duração e a necessidade de reeducação vesical. In: II Fórum Mineiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar, 2000, Uberlândia - MG. Anais do II Fórum Mineiro de Enfermagem - Pesquisar para Caminhar. Uberlândia - MG: Gráfica da UFU, 2000. v. 1. p. 346.

  • ANTUNES, A. V. ; COSTA, M. N. . Dimensionamento de pessoal de enfermagem em um hospital universitário. In: 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999, Florianópolis - SC. Anais do 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999. v. 1. p. 13-13.

  • ANTUNES, A. V. ; PEREIRA, M. E. R. ; SANT'ANNA, L. R. . A ação gerencial do enfermeiro - Situação ideal X Realidade. In: 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999, Florianópolis - SC. Anais do 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999. v. 1. p. 13-13.

  • ANTUNES, A. V. ; TREVIZAN, M. A. . Gerenciamento da qualidade na enfermagem. In: VI Colóquio Pan-Americano de Investigação em Enfermagem, 1998, Ribeirão Preto - SP. Anais do VI Colóquio Pan-Americano de Enfermagem, 1998. v. 1. p. 214-214.

  • ANTUNES, A. V. ; TREVIZAN, M. A. . Quality Management in Nursing. In: VI Colóquio Pan-Americano de Enfermagem, 1998, Ribeorão Preto - SP. Anais do VI Colóquio Pan-Americano de Enfermagem, 1998. v. 1. p. 214-214.

  • ANTUNES, A. V. . Qualidade e Produtividade na Enfermagem. In: 47º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1995, Goiania - GO. Anais do 47º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1995. v. 1. p. 332-333.

  • ANTUNES, A. V. ; SANT'ANNA, L. R. . Satisfação e motivação no trabalho do enfermeiro. In: 47º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1995, Goiania - GO. Anais do 47º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1995. v. 1. p. 338-339.

  • ANTUNES, A. V. . O processo de planejamento na administração do serviço de enfermagem hospitalar. In: 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1993, Olinda-Recife - PE. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1993. v. 1. p. 44-44.

  • GRABRIEL, C. S. ; ANTUNES, A. V. ; REIS, J. N. . O processo de enfermagem no CTI - Segundo Wanda Horta - Adaptação da Taxonomia I Revisada. In: Congresso de Terapia Intensiva de Campinas, 1992, Campinas - SP. Anais do I Congresso de Terapia Intensiva de Campinas, 1992. v. 1.

  • ANTUNES, A. V. ; ANGELO, D. A. D. ; BOCCHI, S. C. M. . O método de solução de problemas na assistência de enfermagem. In: 44º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1992, Brasília - DF. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1992. v. 1. p. 107-107.

  • ANTUNES, A. V. ; GABRIEL, C. S. . O papel do enfermeiro na prevenção e controle da infecção Hospitalar. In: 44º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1992, Brasília - DF. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1992. v. 1. p. 108-108.

  • MENDES-RODRIGUES, C. ; ANTUNES, A. V. ; DUARTE, B. A. R. ; BRAGA, I. A. ; SOUZA, R. C. . Perfil de carga de trabalho em enfermagem de pacientes pediátricos e psiquiátricos num hospital universitário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANTUNES, A. V. . Sistematização da Assistência de Enfermagem /NANDA e SIAENF. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANTUNES, A. V. . Mini-curso ? Instrumentos de classificação do cuidado de enfermagem (Nursing Activities Score e Sistema de Classificação de Pacientes?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANTUNES, A. V. . Residência multiprofissional em saúde de Uberlândia ? MG: análise dos quatro anos de avanços e desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, J. P. ; ANTUNES, A. V. . As dificuldades encontradas pelos enfermeiros-chefes no desempenho de suas atividades administrativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALVES, F. M. S. ; ANTUNES, A. V. . A hotelaria hospitalar no contexto da humanização da assistência em saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALVES, F. M. S. ; ANTUNES, A. V. . A hotelaria hospitalar no contexto da humanização da assistência em saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, H. M. ; ANTUNES, A. V. . Nível de atividade física dos enfermeiros do Hospital de clínicas de Ubrlândia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER, M. C. ; ANTUNES, A. V. . Absenteísmo por doença na enfermagem: ocorrências em um hospital universitário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, V. F. ; ANTUNES, A. V. . Utilização da Liderança Situacional pelo enfermeiro em um hospital universitário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, T. M. ; ANTUNES, A. V. . Indicadores de qualidade na enfermagem - uma revisão integrativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AIRES, G. P. ; ANTUNES, A. V. . Procedimento operacional padrão: utilização em um hospital universitário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANTUNES, A. V. . As diferentes áreas de atuação do enfermeiro: princípios e limites. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, J. L. ; ANTUNES, A. V. . Trabalho de conclusão de curso:uma visão acadêmica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAGO, L. B. ; ANTUNES, A. V. . Trabalho de conclusão de curso: a visão do enfermeiro recém-formado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANTUNES, A. V. . Sistema integrado de assistência de enfermagem (SIAENF): avaliação da utilização na assistência de enfermagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, Marco Aurelio ; ANTUNES, A. V. . Auditoria no processo de assistência de enfermagem realizada através do sistema integrado de assistência de enfermagem - SIAENF. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABED, Marcelo Musa ; ANTUNES, A. V. . Dimensionamento da equipe de enfermagem em unidade de centro cirúrgico baseado nas horas de assistência de enfermagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RABELO, W. G. ; ANTUNES, A. V. . Diagnóstico de enfermagem de internação atribuidos a pacientes de clínica médica em um hospital universitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, B. D. ; ANTUNES, A. V. . Perfil administrativo dos enfermeiros-chefes baseado na teoria X e Y de Douglas MC Gregor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANTUNES, A. V. . Retrospectiva história e aspectos éticos da Pesquisa em Enfermagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANTUNES, A. V. . Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos em situação de emergência no Pronto Socorro do Hospital de Clínicas de Uberlândia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANTUNES, A. V. . Vivência da implementação da Sistematização da Enfermagem em diferentes serviços. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANTUNES, A. V. . Metodologia Científica Aplicada à Enfermagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANTUNES, A. V. . Sistema Integrado de Assistência de Enfermagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANTUNES, A. V. . Metodologia de Pesquisa Científica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANTUNES, A. V. . Sistematização da Assistência em Enfermagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANTUNES, A. V. . Sistematização da Asistência em Enfermagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANTUNES, A. V. . Anais do IX Fórum Mineiro de Enfermagem 2016 (Anais).

  • ANTUNES, A. V. . Anais do VII Fórum Mineiro de Enfermagem 2010 (Anais).

  • ANTUNES, A. V. . Anais do V Fórum Mineiro de Enfermagem 2006 (Anais).

  • ANTUNES, A. V. . Anais do IV Fórum Mineiro de Enfermagem 2004 (Anais).

  • ANTUNES, A. V. . Anais do II Fórum Mineiro de Enfermagem 2000 (Anais de evento).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ANTUNES, A. V. ; BRAGA, I. A. ; FERREIRA, M. C. M. ; ARAUJO, S. A. ; SANCHES, M. A. M. ; RODRIGUES, M. A. L. . Sistema Integrado de Assistência de Enfermagem - Hospital de Clínicas de Uberlândia. 2016.

ANTUNES, A. V. ; Echeveria, Alexandre . SIAENF - Sistema integrado de assistência de enfermagem - Hospital de Clínicas de Uberlândia. 2003.

ANTUNES, A. V. . Tecnologias de gestão para os serviços hospitalares. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANTUNES, A. V. . Tecnologias de gestão para os serviços hospitalares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANTUNES, A. V. . Principios do Trabalho Científico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANTUNES, A. V. . O gerenciamento da qualidade na enfermagem. 1997 (Tese) .

ANTUNES, A. V. . O processo de planejamento na administração do serviço de enfermagem hospitalar. 1993 (Dissertação) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    STRESS EM ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA, Descrição: Introdução: O estudo do stress entre enfermeiros teve início na década de 1960, surgindo a preocupação com o profissional irritado, desapontado e culpado por não conseguir lidar com esses sentimentos, descritos por Menzies (1960), a primeira autora que designou a profissão como estressante, relacionando o stress ao trabalho com pessoas doentes, que requerem grande demanda de compaixão, sofrimento e simpatia. A partir de então, surgiram diversos estudos sobre o stress no trabalho do enfermeiro visando adequar o trabalho e a estrutura das organizações às necessidades dos trabalhadores, buscando a satisfação destes e a melhoria de seu desempenho profissional. Objetivo: Analisar os principais aspectos e evidências encontradas nos estudos sobre stress no trabalho do enfermeiro. Métodos: Revisão integrativa da literatura científica realizada por meio da busca online de produções científicas nas bases de dados LILACS e BDENF - Enfermagem, com as palavras-chaves stress, enfermeiro e hospital, durante o período de 2010 a 2015. Na amostra, foram incluídos artigos e teses disponíveis online, na íntegra, em português, que se adequavam ao tema. Resultados: Dos 295 trabalhos identificados apenas 09 foram selecionados para estudo. Foram identificadas duas principais categorias abordadas nos estudos: fatores causadores de stress e estratégias de enfrentamento para minimizar os efeitos do estresse. Na categoria fatores causadores de stress os principais desencadeadores de stress no trabalho do enfermeiro foram as relações interpessoais, o desejo em abandonar ou mudar de profissão, os transtornos relacionados ao sono, a relação entre a idade e o ambiente em que trabalha, o fato de o hospital ser acreditado ou não, os problemas com a infraestrutura hospitalar e a assistência de enfermagem prestada ao paciente. Na categoria enfrentamento do stress as estratégias mais apontadas foram a utilização do coping, as políticas de humanização, a criação de momentos de confraternização multiprofissional e modernização da infraestrutura hospitalar. Conclusão: Apesar dos estudos demonstrarem estes importantes resultados, a questão referente ao stress relacionado ao trabalho do enfermeiro não se esgota, sendo necessária a realização de pesquisas que relacionem o diagnóstico de stress, a aplicação da forma de enfrentamento e a redução do nível de stress, pois só desta forma poderíamos avaliar a eficiência das formas de enfrentamento propostas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Rafaela Cristina Brito Rodrigues - Integrante.

  • 2015 - 2017

    STRESS EM ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: O desgaste físico e emocional ao qual os profissionais são submetidos nas relações com o ambiente hospitalar é um fator muito significativo na determinação de transtornos de saúde relacionados ao stress, como é o caso das depressões, ansiedade, transtorno do pânico, fobias e doenças psicogênicas. Dentre estes profissionais os enfermeiros são aqueles que estão em contato constante com as diferentes situações estressantes do ambiente hospitalar. Assim este estudo tem como finalidade Identificar e analisar o stress profissional nos enfermeiros de um hospital universitário. Seus objetivos específicos são: Verificar se os enfermeiros apresentam ou não stress; verificar em que fase de stress os enfermeiros com stress se encontram; verificar quais os sintomas mais frequentes nos enfermeiros com stress, físicos ou psicológicos; verificar como ocorrem a incidência de stress, as fases de stress e a sintomatologia de stress em enfermeiros que atuam em diferentes setores, que desenvolvem diferentes atividades ? Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Pronto Socorro (PS) e setores de internação (SI); verificar como ocorrem a incidência de stress, as fases de stress e a sintomatologia de stress em enfermeiros que atuam em diferentes turnos de trabalho. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, que será realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU). Para a coleta de dados será utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Este instrumento permite realizar um diagnóstico preciso de stress. É de fácil aplicação e visa identificar de modo objetivo a sintomatologia que o indivíduo apresenta, avaliando se este possui sintomas de stress, o tipo de sintoma existente (se somático ou psicológico) e a fase em que se encontra. O ISSL requer cerca de dez minutos para ser aplicado, é composto de três quadros que se referem às quatro fases do stress (alerta, resistência, quase exaustão e exaustão). A população de referencia do estudo são os 111 enfermeiros que atuam em Unidades de terapia Intensiva (UTI), Setores de Internação (SI) e Pronto Socorro (OS). A amostra será constituída de 86 enfermeiros, considerando o cálculo amostral proposto por Pagano (2011), a população de 111 e um erro amostral de 5%. Os enfermeiros serão abordados em seu local e horário de trabalho, serão esclarecidos sobre os objetivos do estudo e sobre a forma de sua participação na pesquisa. Àqueles que aceitarem participar será entregue o instrumento de coleta de dados (ISSL) e dadas as orientações detalhadas sobre o preenchimento. O instrumento será entregue individualmente a cada participante e recolhido em momento posterior, após o preenchimento. Os resultados pretendidos com este estudo são a identificação da presença de stress, das fases de stress predominantes e dos sintomas físicos e psicológicos do stress nos enfermeiros, bem como saber se existem diferenças na ocorrência destas variáveis em diferentes setores e turnos de trabalho. Os dados serão analisados utilizando estatística descritiva, com apresentação em tabelas e gráficos. Para comparação do comportamento das diferentes variáveis serão utilizados os testes estatísticos adequados a cada caso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Rafaela Cristina Brito Prates - Integrante / Renato José Barbosa Asse Costa - Integrante / Marilda de Oliveira - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Avaliação das anotações de enfermagem antes e após uma atividade de capacitação em um Hospital Universitário, Descrição: A Educação Permanente é um processo educativo que ocorre no espaço do pensar e do fazer no trabalho, cujo objetivo é a qualificação, reafirmação ou reformulação de valores. Através das atividades de capacitação o trabalhador se torna mais competente para realizar suas funções na empresa. Na enfermagem, assim como em outros ramos de trabalho, através das atividades de capacitação os trabalhadores passam a ter as competências, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, para um cuidado de qualidade. As anotações de enfermagem são indispensáveis no prontuário do paciente, como parte da documentação da assistência e o registro em prontuário de tais anotações faz parte das obrigações legais da enfermagem, podendo servir inclusive, como facilitadores e determinantes em casos judiciais. Outro aspecto importante relacionado à educação permanente é a avaliação dos resultados das ações de capacitação, para saber se ocorreram mudanças no comportamento indesejado e qual a amplitude dessas mudanças. No Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCUFU) existe o Centro de Educação Continuada e Pesquisa em Enfermagem (CEPEPE), que é o órgão responsável pela realização das atividades de educação continuada da equipe de enfermagem. O CEPEPE realizou durante o 2º Ciclo de Capacitação um curso sobre anotações de enfermagem do qual participaram 633 profissionais dos diversos setores do Hospital. Este estudo tem como finalidade avaliar as anotações de enfermagem feitas no prontuário dos pacientes antes e após uma atividade de capacitação realizada no Hospital. Para realização de tal análise foram traçados os seguintes objetivos: Verificar se as anotações feitas no prontuário do paciente melhoraram; se esta melhoria se manteve nos meses seguintes à capacitação; se elas estão sendo feitas no prontuário do paciente como preconizadas no treinamento realizado; se ocorreram mudanças na frequência de não conformidades nas anotações feitas pelas diferentes categorias profissionais; se as anotações são feitas em todos os turnos de trabalho; e quais são os principais problemas evidenciados nas anotações feitas pela equipe de enfermagem. Neste estudo será realizada uma pesquisa documental, quantitativa, exploratória e descritiva que abordará a eficiência da ação de capacitação de pessoal sobre anotações de enfermagem no prontuário e seu impacto na melhoria das anotações feitas pela equipe de enfermagem. Será realizado no HCUFU, especificamente em quatro unidades de internação: Enfermaria de Pediatria, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI-P), Unidade de Terapia Intensiva de Adultos (UTI-A) e Enfermaria de Clínica Médica. Os dados serão coletados nos prontuários dos pacientes que tiveram internados nestes setores no período de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014 ? 3 meses antes e 3 meses depois da realização do curso. Para a coleta de dados será utilizado um formulário no qual serão registradas as informações a serem retiradas das anotações de enfermagem feitas no prontuário dos pacientes. A população considerada neste estudo é composta por aproximadamente 55.000 anotações de enfermagem feitos pelos funcionários nos prontuários de todos os pacientes internados num período de seis meses, nos três turnos de trabalho, nos quatro setores em que o estudo será realizado. Considerando a proposta de cálculo amostral de Pagano (2011) com a possibilidade de um erro amostral de 0,05%, a amostra será composta por 1537 relatórios de anotações de enfermagem, constituída da seguinte forma; Enfermaria de Clínica Médica 392 relatórios, UTI-A 391 relatórios, Enfermaria de Pediatria 391 relatórios e UTI-P 363 relatórios. Será solicitado ao CEP autorização de dispensa do TCLE e a coleta de dados será realizada após sua aprovação, no período de dezembro de 2015 a maio de 2016.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Aline Morlin Lourenço - Integrante / Carlos Eduardo França - Integrante / Clesnan Mendes-Rodrigues - Integrante.

  • 2015 - 2017

    UTILIZAÇÃO DO TEMPO PADRÃO DE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS PROPOSTO POR COSTA 2015, NO DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM NA CENTRAL DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO, Descrição: O presente projeto apresenta a proposta de uma pesquisa intitulada ?UTILIZAÇÃO DO TEMPO PADRÃO DE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS PROPOSTO POR COSTA 2015, NO DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM NA CENTRAL DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO?. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa a ser realizada na CME do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, cujos objetivos são: Identificar as atividades de enfermagem realizadas na Central de Materiais e Esterilização do HCUFU, considerando a lista de atividades apresentada por Costa (2009); Levantar o número médio de vezes que cada uma das atividades de enfermagem é realizada na central de Materiais e Esterilização do HCUFU, durante uma semana padrão; Determinar a carga de trabalho de enfermagem existente na CME durante uma semana padrão, utilizando os tempos médios padrão proposto por Costa (2015); Fazer o dimensionamento de pessoal utilizando os tempos médios padrão proposto por Costa (2015); Comparar os resultados encontrados no dimensionamento com o número de pessoal existente no setor; Verificar se os resultados deste dimensionamento atendem às necessidades de pessoal do setor. O estudo será realizado na Central de Materiais e Esterilização do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCUFU) que é um hospital universitário de grande porte que se destaca por ser o maior prestador de serviços do SUS em Minas Gerais e terceiro no ranking dos maiores hospitais universitários da rede de ensino do MEC, é referência em média e alta complexidade para 86 municípios das Macro e Microrregiões do Triângulo Norte Mineiro. A identificação das atividades realizadas na CME será feita pelos pesquisadores a partir da lista de atividades validada por Costa (2009), comparando com o fluxograma do processo de trabalho das diferentes áreas da CME do HCUFU. O Levantamento do número médio de vezes que cada uma das atividades de enfermagem é realizada será feito utilizando as folhas de controle de esterilização de materiais onde é registrada a quantidade de cada material colocada para esterilizar em cada carga de autoclave, tais folhas estão em arquivos no setor. Este levantamento ocorrerá durante uma semana padrão, nos três turnos de trabalho, utilizando um formulário elaborado para esta finalidade. Os dados coletados permitirão o cálculo da Carga de Trabalho da CME que é o somatório do produto do número médio de vezes que as atividades são realizadas e o tempo padrão de cada atividade como proposto por Costa (2015). O dimensionamento de pessoal será realizado utilizando uma fórmula que considera: A Carga de trabalho da Central de Materiais Esterilizados; O Número de dias da semana de funcionamento da CME; A carga horária de trabalho do pessoal da CME; Número médio da ocorrência das Atividades; o tempo padrão para realização das atividades proposto por Costa (2015). Não haverá participação de seres humanos como sujeitos da pesquisa. Os dados serão coletados nas folhas de controle de controle de esterilização de materiais que é preenchida pelos funcionários em cada carga inserida nas autoclaves. Serão incluídas no estudo todas as folhas de controle, de todos os turnos de trabalho, de uma semana padrão. Serão incluídas no estudo todas as atividades realizadas na CME que estejam descritas nos trabalhos de Costa (2009 e 2015), serão excluídas do estudo as atividades realizadas na CME que não tenham sido descritas nos trabalhos de Costa (2009 e 2015). A coleta de dados está prevista para os meses de janeiro e fevereiro de 2017. Os resultados serão apresentados utilizando estatística descritiva em tabelas e gráficos e, os cálculos a serem realizados permitirão dizer se os tempos padrão de cada atividade como proposto por Costa (2015) permitiram fazer um dimensionamento adequado para a Central de materiais e esterilização onde o estudo seá realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Junior Franco martins - Integrante.

  • 2015 - 2017

    CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO ÀS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM, Descrição: A finalidade do estudo é analisar a relação entre o conhecimento e a prática de anotação de enfermagem pela equipe de enfermagem, para tanto foram estabelecidos os seguintes objetivos: levantar o conhecimento dos profissionais de enfermagem em relação às anotações de enfermagem; analisar a adequação das anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes; comparar o conhecimento dos profissionais e as anotações de enfermagem de duas unidades de internação de complexidades distintas; comparar o conhecimento e as anotações de enfermagem dos profissionais de diferentes categorias profissionais. Para tanto será realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa, nos setores de Clínica Médica e Unidade de Terapia Intensiva de Adultos (UTIA) de um hospital universitário. A população de referência do estudo é composta pelos 175 profissionais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que trabalham neste s setores e todos eles serão convidados a participar do estudo, sendo a amostra mínima composta de 122 participantes. Também serão coletadas informações no prontuário do paciente internados nestes setores sobre adequação das anotações de enfermagem feitas por cada um dos participantes totalizando, no mínimo, 488 anotações. Para coleta de dados serão utilizados dois instrumentos, um questionário para avaliação do conhecimento dos participantes sobre anotações de enfermagem e um formulário para avaliação da adequação das anotações de enfermagem. Os dados serão coletados, no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017, no local de trabalho dos participantes e de internação dos pacientes, após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e assinatura dos Termos de Consentimento Livre e esclarecido pelos profissionais e pacientes a quem os prontuários pertencem. Na análise dos dados todas as variáveis serão analisadas de forma descritiva. Os dados coletados no estudo serão tabulados em planilhas eletrônicas, processados e analisados com o uso do software IBM SPSS (versões 19.0 para Mac e 20.0 para Windows). O nível de significância adotado será de 5%. Dados quantitativos serão descritos com média e intervalo de confiança, e dados qualitativos com frequências absoluta e relativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Clesnan Mendes-Rodrigues - Integrante / Rayany Cristina de Souza - Integrante.

  • 2015 - 2016

    AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE AUDITORIA EM SETORES DE INTERNAÇÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: A utilização da auditoria visando a qualidade da assistência tem ganhado destaque frente aos sistemas de gestão da qualidade, uma vez que serve para avaliar se as atividades desempenhadas na assistência estão em consonância com os padrões de qualidade estabelecidos previamente. No momento em que a instituição hospitalar não atinge esses padrões, há o aparecimento das não conformidades (NC) que constituem em empecilhos para o alcance de uma assistência de qualidade, estas, segundo Avedis Donabedian, podem ser classificadas quanto a estrutura, processos e resultados. Sabendo disso, o presente estudo teve como finalidade verificar se o processo de auditoria interna realizada nos setores de internação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCUFU) tem sido eficiente. Dessa forma, foram elencados os seguintes objetivos: verificar quais são as não conformidades encontradas nas auditorias; verificar qual é a frequência das não conformidades encontradas nas auditorias internas; analisar como as não conformidades se distribuem no decorrer do tempo; verificar como é a ocorrência das não conformidades referentes à estrutura e aos processos de trabalho. Esse, foi um estudo de abordagem quantitativa, de caráter descritivo, documental e retrospectivo, realizado nos relatórios em auditorias efetuadas em 4 setores de internação do HCUFU: Clínica Médica, Oncologia, Transplante Renal e Moléstias Infecciosas, entre os anos de 2014 a 2016. A partir da análise dos dados coletados foi possível detectar 553 eventos de NC, desses, 138 eventos foram NC de estrutura, o que representa 25% do total e 414 foram NC de processos, o que equivale a 75% do total de eventos. As NC mais frequentes relacionadas a estrutura foram: ?Equipamentos e Mobiliário inadequado/não íntegro?, ?Integridade da estrutura física comprometida?, ?Sanitários sem separação por sexo? e ?Estrutura física improvisada?. E as NC de processos mais recorrentes foram: ?Materiais/Medicamentos em locais inapropriados?, ?Inadequação na identificação de materiais médico-hospitalares?, ?Medicamentos e/ou materiais vencidos? e ?Presença de ralos abertos?. A Clínica Médica foi o setor que apresentou maior porcentagem de eventos de NC totalizando 207 eventos (37,43%). A análise e discussão dos dados possibilitou afirmar que o processo de auditoria interna não tem sido eficiente, pois as NC mais frequentemente encontradas persistiram ao longo do tempo. Entretanto foi possível perceber que a padronização e implantação de um instrumento de auditoria com maior número de itens de verificação no decorrer do período estudado interferiu nos resultados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Larissa Perez - Integrante.

  • 2014 - 2015

    AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO PROTOCOLO DE CIRURGIA SEGURA DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE EM CIRURGIAS DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: A segurança do paciente é um tema de preocupação e relevância crescente em todo o mundo. Um dos setores hospitalares em que podem ocorrer erros que prejudicam a segurança dos pacientes é o Centro Cirúrgico. Para minimizar estes erros a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde resolveram implementar a campanha Cirurgias Seguras Salvam Vidas cujo principal objetivo é a adoção, pelos hospitais, de uma lista de verificação padronizada (checklist), preparada por especialistas, para ajudar as equipes cirúrgicas na redução de erros e danos ao paciente. Este estudo teve como objetivo geral avaliar a adesão ao protocolo de cirurgia segura em cirurgias de traumatologia e ortopedia em um hospital universitário do Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva cujos dados foram coletados, no período de janeiro a maio de 2015, através de questionários aplicados aos diferentes profissionais que atuam nas cirurgias. Participaram do estudo 82 sujeitos distribuídos nas equipes de enfermagem, cirurgiões e anestesiologia. Os principais resultados foram: 51% dos participantes conhecem o Protocolo de Cirurgia Segura e os que mais tem conhecimento são os da equipe de enfermagem e cirurgiões; 97,5% dos participantes disseram ser muito ou extremamente importante tal protocolo; 60% dos participantes da pesquisa conhecem este checklist existente na instituição, quase a totalidade da enfermagem o conhece e a maior parte dos médicos e residentes de anestesiologia e cirurgia não o conhece; apenas 26% dos participantes tiveram treinamento para aplicar o checklist, sendo quase todos eles da equipe de enfermagem; 65% dos participantes possuem dúvida quanto à aplicação do checklist; nenhum dos 8 checklists é preenchido integralmente por nenhuma das equipes de profissionais participantes e; de todos os 102 itens dos 8 checklists que deveriam ser preenchidos pelos diferentes profissionais envolvidos, apenas 3 são preenchidos por todos os profissionais responsáveis. Desta forma concluímos que a adesão dos profissionais ao protocolo de cirurgia segura nas cirurgias de traumatologia e ortopedia não ocorre como deveria, pois não há o preenchimento dos checklists de forma adequada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Lara de Andrade Marques - Integrante.

  • 2014 - 2015

    GESTÃO DE MATERIAIS NO HOSPITAL: A PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM, Descrição: O presente trabalho é uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa realizada em um hospital universitário cujos objetivos foram: levantar situações de trabalho da enfermagem em que ocorrem desperdícios de materiais; verificar como deve ser a atuação do enfermeiro na gestão de materiais em seu setor de trabalho (previsão, requisição, recebimento, armazenamento, e utilização dos materiais); levantar o conhecimento do enfermeiro sobre o custo de materiais usados na assistência de enfermagem, levando em conta a classificação ABC dos materiais. Participaram todos os 38 enfermeiros chefes dos diferentes setores da instituição e a coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário. Os resultados mostraram que: as situações ou procedimento em que ocorrem mais desperdícios de materiais são uso inadequado de folha de papel A4, realização de curativo, preparo de medicações, procedimentos e armazenamento de materiais em paciente que estão em quartos de isolamento, uso inadequado do equipo para bomba de infusão; os enfermeiros chefe entendem o processo de gestão de materiais e sabem o que deve ser feito em cada uma das cinco etapas do processo (previsão, requisição, recebimento, armazenamento e utilização) apontando ações que devem ser realizadas em cada uma delas; os enfermeiros são, na sua maioria, capazes de predizer de uma maneira linear os preços dos materiais que são utilizados na assistência de enfermagem nos diferentes setores do hospital, embora na sua maioria com superestimativas, mas de uma maneira proporcional, ou seja, o aumento das estimativas cresce com o aumento dos preços da última compra. Alem disso, pudemos observar que apesar dos enfermeiros saberem o que deve ser feito nas diferentes etapas da gestão de materiais e de estipularem preços aos materiais que utilizam maiores do que custam na realidade, ainda ocorrem diversas situações de desperdícios que os preocupam, sendo assim, é necessário que coloquem em prática seus conhecimentos e experiências para que possam ser evitadas as perdas e os desperdícios. Assim deve estabelecer as condições de uso dos materiais disponíveis, instituir a utilização de kits, criar critérios de controle e fiscalização do uso e envolver os funcionários no processo através de orientações no dia a dia e treinamentos específicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Laíssa Shimada Junqueira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE TRAUMA RAQUIMEDULAR, Descrição: Este é um estudo bibliográfico em que foi feita uma Revisão Integrativa da Literatura, em que os objetivos foram analisar o perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por traumatismo raquimedular; levantar as principais sequelas decorrentes dos traumatismos raquimedular e analisar os cuidados de enfermagem recomendados para os pacientes acometidos por traumatismo raquimedular. Para selecionar a amostra foi feita uma busca nas bases de dados informatizadas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-BIREME), utilizando os descritores: traumatismo raquimedular, perfil epidemiológico, enfermagem e sequelas. Foram incluídos no estudo apenas os artigos realizados pela Enfermagem no Brasil, publicados durante o período de 2000 a 2015, disponibilizados online na integra. Os resultados mostraram o predomínio dos pacientes do sexo masculino e em idade produtiva, com média de 27,18 anos. As principais sequelas observadas foram a de lesão completa onde neste tipo de acometimento medular todas as formas de sensibilidade são perdidas abaixo do nível da lesão, existindo também déficits motores e do sistema nervoso autônomo seguida da lesão incompleta onde alguma função sensorial é preservada abaixo do nível neurológico; os principais cuidados são aqueles que visam atender às necessidade eliminação (Constipação e Retenção urinária) e motilidade que propiciam a ocorrência de úlcera por pressão, deficiência no autocuidado e trombose venosa profunda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Camila Alves Mello - Integrante.

  • 2014 - 2015

    CUSTO COM ANTIMICROBIANOS UTILIZADOS EM PACIENTES INTERNADOS COM INFECÇÃO HOSPITALAR EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE ADULTOS, Descrição: O custo das instituições de saúde com medicamentos, em especial com os antimicrobianos, tem sido uma grande preocupação nos diferentes países do mundo. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) normalmente é o setor que mais consome esse tipo de medicamento. Considerando esta realidade neste estudo foi proposta uma pesquisa exploratória e descritiva cuja finalidade foi analisar o custo com antibioticoterapia em pacientes com Infecção Hospitalar (IH), internados na UTI de Adultos de um Hospital Universitário. Os dados foram coletados, após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), nos bancos de dados do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), nas Fichas de Vigilância Epidemiológica da UTI, nos prontuários dos pacientes e no setor de compras da instituição. Foram incluídos no estudo 1119 pacientes que estiveram internados na UTI no ano de 2013. Os resultados demonstram que a taxa de pacientes com IH foi de 29,30%, e a taxa de IH foi de 43,17%. O custo com antibioticoterapia em 2013, para tratamento de IH, foi de R$ 1.173.812,62. Os antimicrobianos mais utilizados foram a Cefepima que foi prescrita para 190 pacientes (57,9%), com tempo mediano de uso de 9 (8-17) dias e dose mediana de 6000mg (1000-12000), teve um custo total de R$ 32.114,16 o que equivale a 2,7% do custo total com antibióticos no ano; a Teicoplanina prescrita para 138 pacientes (42%), com um tempo mediano de uso de 11 (2-14) dias e dose mediana de 800mg (400-8000), teve um custo total de R$ 82.588,12, equivalente a 7% do custo total com antibiótico no ano; e a Vancomicina, prescrita para 126 pacientes (38,4%) com tempo mediano de uso de 11 (2-14) dias e dose mediana de 2000mg (500-8000), teve um custo de R$10.548,48, 0,9% do custo total no ano. Os antibióticos menos utilizados foram a Cefuroxima usada apenas uma vez num tempo mediano de 2 dias e com dose mediana de 2250mg, o Aciclovir e Anfotericina B com 2 prescrições e com tempo mediano de uso de 12,5 (1-17) dias e 9,5 (7-12) dias respectivamente e a Gentamicina que foi prescrita 3 vezes, e com tempo mediano de 8 (7-14) dias. Os antimicrobianos cuja utilização onera mais a instituição são: a Tigeciclina usada em apenas 12,8% dos pacientes com IH na UTI teve um custo anual de R$ 278.457,30, o que equivale a 23,7% do custo total com antimicrobiano; a Piperaciclina usada em 21,6% dos pacientes com IH teve um custo total de R$ 207.564,54, equivalente a 17,7% do custo total com antibióticos no ano; o Ertapenem utilizado em 21,3% dos pacientes teve um custo de R$ 191.980,31, que é 16,4% do custo total no ano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Fernanda Letícia de Oliveira Lara - Integrante.

  • 2013 - 2014

    DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE ADULTOS: COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS UTILIZANDO O NURSING ACTIVITIES SCORE E SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTE, Descrição: Introdução: O dimensionamento de pessoal em Unidades de Terapia Intensiva tem sido propostas diferentes metodologias, dentre elas estão as que utilizam o Nursing Activities Score (NAS), o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) e a Resolução RDC 7/2010 da Agência Nacional de Vigilância sanitária. Objetivos: realizar dimensionamento de pessoal em uma UTI de adultos utilizando o NAS; realizar dimensionamento de pessoal na mesma UTI de adultos utilizando o SCP; verificar se existe diferença significativa entre os resultados do dimensionamento de pessoal de uma UTI de adultos quando se utiliza o NAS e o SCP e; comparar os resultados obtidos através do dimensionamento do NAS e SCP com o que é preconizado pela RDC 07/2010. Metodologia: O estudo foi realizado na UTI de Adultos de um hospital universitário. A coleta de dados foi realizada em seis momentos diferentes num período de 90 dias, utilizando os dois instrumentos, o NAS conforme proposto por Queijo (2002) e uma adaptação do SCP proposto por Santos et al (2007). Participaram do estudo 155 pacientes com mais de 12 horas de internação, que concordaram em participar. Resultados; Em relação ao NAS o resultado do dimensionamento com as diferentes coleta de dados variou de 98,31 a 109,07 funcionários, e com média geral foi 101,90 funcionários; houve uma variação de 62,8 até 69,9 de pontuação média; o resultado depende dos cuidados que cada paciente foi submetido nas 24 horas antecedentes a cada coleta; os pacientes da UTI são muito homogêneos quanto a esta classificação (coeficiente de variação para os 155 pacientes = 10,31% e para o a pontuação média de 4,64%); a média de todas as coletas permaneceu acima de 60 pontos , independente do número dos pacientes. Em Relação ao SCP o resultado do dimensionamento com as diferentes coleta de dados variou de 106,27 a 119,01 funcionários, com média de 110,57; em relação a frequência relativa (%) do número de pacientes por tipo de cuidado por dia de coleta, observou que os pacientes classificados como cuidados intensivos têm maior frequência comparados aos pacientes em outros tipos de cuidados; No geral, os pacientes na sua maioria são classificados como intensivo (média = 63,13 %) ou semi-intensivo (32,3 %). o dimensionamento por dia de coleta variou de 106,27 a 119,01, com média de 110,57 funcionários por dia de trabalho. Em relação a RDC 07/2010 o total de funcionários necessários foi de 98,8 funcionários. Conclusões: Não há diferença significativa entre os resultados encontrados com a utilização das três metodologias, NAS, SCP e RDC 7/2014, quando se utiliza a média de pacientes por tipo de cuidado e a pontuação média do NAS. A comparação entre o NAS e o SCP mostrou que, na comparação dos resultados do dimensionamento por dia de coleta, o SCP gera um dimensionamento para os 30 leitos, maior que o NAS. Assim, qualquer uma das três metodologias de dimensionamento utilizadas pode ser utilizada para a realização do cálculo de pessoal para a Unidade de Terapia Intensiva em que o estudo foi realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Karine Ellen Soares Costa - Integrante.

  • 2013 - 2014

    A RELEVÂNCIA DO USO DE CLOREXIDINA NA PREVENÇÃO DE PNEUMONIA DE PACIENTES INTERNADOS EM UTI: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO DE 2006 A 2014, Descrição: Introdução: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é definida como aquela que se desenvolve 48h a partir do início da ventilação mecânica, sendo considerada até 48h após a extubação. É uma das infecções hospitalares (IH) mais incidentes nas unidades de terapia intensiva. A higiene bucal compõe a higiene corporal como um todo e constitui um dos mais importantes cuidados de enfermagem, que, a partir de uma avaliação diária, poderá identificar fatores de risco que promovam problemas de higiene bucal, como por exemplo, incapacidade física ou até mesmo fatores emocionais que impeçam o cuidado destes. Alguns critérios, cuidados, recursos e condutas clínicas deverão ser estabelecidos na tentativa de atender as necessidades do paciente hospitalizado, prevenindo assim complicações em seu estado clinico. Diante deste contexto é relevante o questionamento sobre o uso preventivo de clorexidina na higiene oral na prevenção de pneumonia em pacientes com ventilação mecânica. Objetivos: Identificar na produção científica do período de 2006 a 2014, como esta sendo abordado o uso de clorexidina na prevenção de pneumonias e analisar criticamente as evidências disponíveis sobre o seu uso tópico na higiene bucal de pacientes adultos, hospitalizados em UTI, na prevenção da PAVM. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura conduzida por meio de seis etapas, sendo elas: a seleção do tema, a pesquisa nas bases de dados científicas, categorização dos estudos, análise dos estudos incluídos, a interpretação e apresentação dos resultados da revisão. Realizou-se uma busca avançada nas bases de dados informatizadas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline), SciELO - Scientific Electronic Library Online e publicações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, foram incluídos os artigos completos em língua portuguesa e inglesa, publicados entre 2006-2014, utilizados os seguintes descritores: Higiene Bucal, Unidade de Terapia Intensiva, Ventilação Mecânica, Pneumonia e Clorexidina. A amostra foi composta por 8 artigos cuja temática respondesse a questão norteadora. Resultados e Discussão: A analise dos artigos não permitiu responder e esclarecer à questão que norteou este estudo: o uso de clorexidina na higiene oral pode prevenir pneumonia em pacientes com ventilação mecânica? Apenas 3 dos artigos se tratavam de pesquisa experimental, dos quais 1 não concluiu o trabalho, inviabilizando assim responder nosso questionamento. . Conclusão: Esta revisão integrativa permitiu levantar a produção cientifica publicada em língua portuguesa sobre o uso da clorexidina na prevenção de PAVM. A avaliação dos estudos incluídos mostrou a carência de estudos que abordam o tema, pois existem vários estudos de revisão bibliográfica e poucos estudos esperimentais e estes foram insuficientes para comprovar a eficácia do uso de clorexidina como antisséptico oral na prevenção de PAVM. Assim, ficaram evidentes duas coisas: a necessidade de consultar referências internacionais e a realização de pesquisas em nosso meio para publicação em língua portuguesa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Maria Antônia de Meneses Fernandes - Integrante.

  • 2013 - 2014

    ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: PERFIL DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRIAGEM DE MANCHESTER EM UM SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: Introdução: A importância do cuidar deve ser estabelecida em todo âmbito hospitalar principalmente no que diz respeito aos serviços de urgência e emergência e sua atual configuração. Entre as áreas de produção do cuidado no hospital, estes serviços destacam-se como espaço particularmente importantes e complexos. A demanda maior do que a capacidade de atendimento evidencia um cenário nacional e internacional de constante superlotação. A classificação de risco é um dispositivo de ordenamento das portas de entrada por critério de risco clínico e são vários os sistemas de triagem ou protocolos de classificação de risco existentes no mundo. Um deles, o Sistema de Triagem de Manchester, que foi implantado pela primeira vez no Brasil em 2008, como parte da política de saúde do estado de Minas Gerais e, inserido há quatro anos no hospital em que este estudo foi realizado. Objetivo: verificar a eficácia do Protocolo de Prioridades de Manchester e como é o perfil de sua aplicação no atendimento ao paciente que entra no serviço, através da unidade de urgência e emergência de um hospital universitário, no período do mês de julho do ano de 2012 ao mês de junho do ano de 2013. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, de caráter quantitativo, baseado na análise de dados e indicadores gerados pelo sistema de informação utilizado no cadastro e gerenciamento do atendimento na Classificação de Risco realizada no Pronto Socorro deste hospital. Conclusão: Uma parcela significativa dos atendimentos realizados no serviço durante o período delimitado no estudo é dos pacientes classificados como: amarelo (urgente), seguidos por verde, azul e branco (não urgentes). Os tempos de espera para o paciente ser atendido na classificação de risco e de triagem atendem o que é preconizado pelo Sistema de Triagem de Manchester. Em contrapartida a média de espera para atendimento por especialidade médica não cumpre o tempo previsto, com exceção dos classificados como azul. Os atendimentos realizados por acadêmicos (que ainda não possuem especialidade médica definida) apresentam tempos de espera bastante elevados se comparados com as demais. A especialidade que mais gera demanda de atendimento é a Clínica Médica e a especialidade que atende em menor tempo é a Medicina de Família e Comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Angélica Cristina Aparecida Ferreira Ramos - Integrante / André Luiz de Morais - Integrante.

  • 2013 - 2014

    ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE FLEBITE NOS SETORES DE INTERNAÇÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: Estudo exploratório descritivo com caráter quantitativo, realizado na Clínica Médica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Teve como objetivos: levantar a incidência de flebite; caracterizar o grau de flebite predominante; levantar os locais mais acometidos pela flebite; levantar o tempo médio da permanência do Cateter Intravenoso Periférico (CIP) nos casos em que ocorrem a flebite; levantar os principais medicamentos utilizados nos casos em que ocorrem a flebite; levantar o local da punção venosa, o tempo de punção e o tipo de medicamento utilizado nos casos de CIP sem ocorrência de flebite; e verificar se existe relação do surgimento da flebite com o local da punção venosa, com o tempo de punção e com o tipo de medicamento utilizado. Foram incluídos no estudo 144 pacientes com CIP, em um período de 5 meses. A coleta de dados foi feita em dias alternados através da busca ativa dos pacientes e os dados anotados em formulário elaborado para levantar as informações necessárias para o estudo. Os resultados foram os seguintes: A incidência de flebite foi de 23,6%. O grau de flebite predominante foi o grau 2 (64,7%). O local em que a flebite surgiu com maior frequência foi a fossa cubital (36,8%). Os tempos em que a flebite surgiu com maior frequência foram 96 horas (42,8%) e 72 horas (40,6%). O tempo médio de permanência do CIP nos casos de flebite foi de 62,1 horas ou 2,58 dias. Dentre os medicamento administrados o que apresentou a maior taxa de flebite foi o dimenidrinato (33,3%). Nos casos de pacientes com CIP que não apresentaram flebite, o local mais utilizado foi o dorso da mão (89,4%), o tempo médio de permanência do CIP foi de 55,6 horas ou 2,3 dias, e o principal medicamento em uso foi a metoclopramida (80,4%). A flebite grau 1 e 4 está mais presente quando o CIP é inserido na fossa cubital e a flebite grau 2 mais frequente quando no antebraço. O grau 1 de flebite ocorreu com maior frequência após 96 horas de inserção do CIP, o grau 2 com 72 horas e o grau 4 com 48 horas. A flebite grau 2 foi a mais frequente com o uso de todos os medicamentos. Este estudo demonstrou que o enfermeiro deve dar muita atenção aos cuidados necessários para reduzir a incidência da flebite, que deve ser utilizada como um indicador da qualidade da assistência de enfermagem. É necessário um plano de cuidados detalhado em relação aos cuidados do paciente com CIP e a implantação de protocolos e rotinas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Janaina Lemos Souza - Integrante.

  • 2013 - 2014

    LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: CONFRONTANDO OS ESTILOS USADOS E IDEALIZADOS PELOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: INTRODUÇÃO ? No contexto hospitalar o uso correto da liderança é de extrema importância para o desenvolvimento de uma gestão eficiente e eficaz. Na equipe de enfermagem o enfermeiro assume o papel de gestor da unidade e da assistência que é realizada junto ao paciente e, para que esta atividade seja bem sucedida, ele deve conhecer e utilizar corretamente os conceitos e as habilidades indispensáveis aos bons lideres. A enfermagem como sendo uma das maiores equipes da área de saúde, é peça chave para a construção de uma gerencia efetiva. OBJETIVOS ? O estudo foi realizado com a finalidade de analisar o exercício da liderança do enfermeiro em um hospital universitário segundo as teorias Grid Gerencial, Sistemas Organizacionais de Likert e Liderança Situacional cujos objetivos foram: levantar quais são os estilos de liderança mais idealizados pelos enfermeiros chefes; levantar quais são os estilos de liderança mais utilizados pelos enfermeiros chefes; verificar se os estilos de liderança utilizados correspondem àqueles preconizados por cada uma das teorias; verificar se há divergências entre os estilos de liderança idealizados pelo enfermeiro administrador e os estilos de liderança utilizados segundo os enfermeiros assistenciais. METODOLOGIA ? Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, em campo, com caráter quantitativo. Participaram do estudo 5 enfermeiros chefes de setores e 36 enfermeiros assistências de cinco setores do hospital. Os dados foram coletados através de dois questionários respondidos pelos participantes. RESULTADOS ? A realização deste estudo permitiu constatar que o estilo Grid de Liderança mais idealizado pelos enfermeiros chefes é o estilo 9.9; o Sistema de Likert mais idealizado pelos chefes foi o Sistema 3 ou Grupo Consultvo; o estilo da liderança da Teoria Situacional mais idealizado foi o E3. O estilo Grid de Liderança mais utilizado pelos enfermeiros chefes é o estilo 9.9; o Sistema de Likert mais utilizado pelos chefes foi o Sistema 3 ou Grupo Consultivo; o estilo da liderança da Teoria Situacional mais utilizado foi o E3. O estilo Grid de Liderança mais utilizado pelos chefes corresponde ao mais recomendado por permitir o alcance de melhores resultados; o Sistema de Likert mais utilizado não é o mais recomendado e; o estilo da Liderança Situacional só foi adequado no caso do grau de maturidade M2. Os estilos de liderança das três teorias idealizados pelos enfermeiros chefes são os mesmos que eles utilizam na ação gerencial que desenvolvem no seu setor de trabalho. CONCLUSÕES ? Tivemos a oportunidade de constatar, ainda, que a liderança exercida pelos enfermeiros chefes do Hospital de Clínicas de Uberlândia não é aquela considerada ideal, pois apenas na teoria do Grid gerencial o estilo utilizado corresponde ao preconizado pela teoria, enquanto os estilos dos sistemas organizacionais de Likert e da Liderança Situacional não são os mais recomendados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Fernanda Nascimento Alves - Integrante.

  • 2012 - 2015

    UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO NET PROMOTER SCORE NO SERVIÇO DE ENFERMAGEM PARA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO USUÁRIO INTERNADO EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: A organização e as formas de distribuição das atividades inerentes ao trabalho da enfermagem, entre os integrantes da equipe, foram chamadas de `Modalidades de Assistência de Enfermagem . Tais modalidades são: Método Funcional, Cuidado Integral, Trabalho em Equipe e Enfermagem Primária (Primary Nursing). A escolha da modalidade adequada a cada instituição deve ser feita com critério e levar em conta alguns fatores, como: o quantitativo de enfermeiros, técnicos e auxiliares; o conhecimento e a habilidade técnica de todo pessoal de enfermagem; o envolvimento e a capacidade de trabalhar em grupo; a filosofia do serviço e o tipo de cuidado que deseja a instituição; o contrato de trabalho; os custos da implementação do método; a modalidade permite a implementação do plano de cuidados. Segundo a literatura existente, a implantação de cada uma destas modalidades apresenta vantagens e desvantagens, porém a que tem alcançado melhores resultados é a modalidade Cuidado Integral , que traz melhorias na satisfação dos funcionários e na qualidade da assistência. Neste projeto estamos propondo a realização de uma pesquisa com o objetivo de verificar se a implantação do cuidado integral na assistência de enfermagem interferiu nos indicadores hospitalares e na satisfação dos profissionais no Hospital de Clínicas da Universidade federal de Uberlândia - (HCUFU). Especificamente pretendemos: levantar as taxas de infecção hospitalar dos setores de internação que implementaram o cuidado integral, registradas antes da implantação e seis meses após a implantação desta modalidade da cuidado; levantar a média de permanência dos pacientes dos setores de internação que implementaram o cuidado integral, registradas antes da implantação e seis meses após a implantação desta modalidade de cuidado; levantar o valor das despesas com materiais de consumo dos setores de internação que implementaram o cuidado integral, registradas antes da implantação e seis meses após a implantação des. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Johnatan Carlos Pereira - Integrante.

  • 2012 - 2014

    SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM: PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO ? FASE II TESTE DO INSTRUMENTO, Descrição: O presente projeto é uma continuação do projeto desenvolvido no primeiro semestre de 2011, como Trabalho de Conclusão de Curso de Marielly Cunha Castro, com o título ?Satisfação do usuário do Serviço de Enfermagem: proposta de instrumento para avaliação?, registrado no CEP-UFU sob número 371/10, cujo Relatório Final foi aprovado pela análise final número 115/11. A constante busca pela qualidade no serviço de saúde se tornou um fenômeno mundial. Neste contexto de aprimoramento contínuo, os usuários adquiriram um papel fundamental e suas opiniões passaram a ser introduzidas no processo de avaliação da atenção à saúde (POLIZER; D?INNOCENZO, 2006). No âmbito da enfermagem, esta realidade não é diferente. Sabe-se que os pacientes possuem um papel importante para a obtenção de dados relativos à mensuração da qualidade da assistência oferecida pela equipe de enfermagem. Ao apresentarem seu grau de satisfação, se tornam fontes de opiniões e sugestões, auxiliando no processo de avaliação e melhoria da assistência. Assim, a satisfação dos usuários do serviço de saúde, dando ênfase ao serviço prestada pela equipe de enfermagem, vem sendo utilizada como um indicador da qualidade da assistência (MENDONÇA; GUERRA, 2007). Para que a avaliação da satisfação do usuário com a assistência de enfermagem ocorra de modo eficaz, torna-se imprescindível a utilização de um instrumento contendo parâmetros, que ao serem avaliados, sejam capazes de demonstrar o nível de satisfação deste público alvo. A necessidade de utilizar um instrumento com esta finalidade é sentida pelos enfermeiros administradores, que anseiam usar a satisfação como um indicador da qualidade da assistência. Existem vários instrumentos disponíveis na literatura, para medir a satisfação do paciente em diferentes ambientes de cuidado, tais como: visitas médicas ou avaliação da hospitalização com uma abordagem genérica. Também são encontrados instrumentos específicos para avaliar a satisfação do paciente com os cuida. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Marielly Cunha castro - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Liderança Carismática: características presentes no trabalho do enfermeiro gerente, Descrição: O conceito de liderança é definido por muitos autores como o poder de influenciar um grupo para o alcance de objetivos. Várias teorias foram criadas com objetivo de nortear e melhorar as ações dos líderes em relação à condução de seus liderados, alcançando desse modo melhores resultados, dentre elas temos a Teoria da Liderança Carismática que será usada como embasamento teórico deste estudo. Foram traçados para esta pesquisa os seguintes objetivos: verificar se os enfermeiros ocupantes de cargos de gerentes possuem as características do líder preconizadas pela Teoria da liderança carismática; levantar as características de liderança apresentadas pelos gerentes de enfermagem segundo a visão dos enfermeiros subordinados; identificar quais são as características mais presentes nos enfermeiros gerentes, segundo os enfermeiros subordinados; identificar quais são as características menos presentes nos enfermeiros gerentes, segundo os enfermeiros subordinados e; relacionar presença ou ausência de tais características com os resultados do trabalho obtido pelo gerente. Neste estudo, a ser realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCUFU), será feita uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa. Para a coleta de dados utilizaremos um instrumento composto por uma primeira parte que contém as orientações para os participantes e através da qual será feito o levantamento de algumas variáveis relativas ao sujeito, além de uma pergunta sobre os resultados do trabalho que o gerente de sua área tem alcançado. A segunda parte é composta por um instrumento de medida da Liderança Carismática Socializada, proposto por House, adaptado e utilizado anteriormente por Pinto (2005), composto de 124 itens que formam 16 escalas ou características da liderança carismática. A população de referência do estudo são os 164 enfermeiros do HCUFU que não ocupam cargo de gerente. A amostra será constituída por todos os sujeitos da população que se dispuserem a partic. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Bruna danielle Fontes - Integrante.

  • 2012 - 2014

    cuidado Integral: interferência nos indicadores hospitalares, Descrição: A organização e as formas de distribuição das atividades inerentes ao trabalho da enfermagem, entre os integrantes da equipe, foram chamadas de `Modalidades de Assistência de Enfermagem . Tais modalidades são: Método Funcional, Cuidado Integral, Trabalho em Equipe e Enfermagem Primária (Primary Nursing). A escolha da modalidade adequada a cada instituição deve ser feita com critério e levar em conta alguns fatores, como: o quantitativo de enfermeiros, técnicos e auxiliares; o conhecimento e a habilidade técnica de todo pessoal de enfermagem; o envolvimento e a capacidade de trabalhar em grupo; a filosofia do serviço e o tipo de cuidado que deseja a instituição; o contrato de trabalho; os custos da implementação do método; a modalidade permite a implementação do plano de cuidados. Segundo a literatura existente, a implantação de cada uma destas modalidades apresenta vantagens e desvantagens, porém a que tem alcançado melhores resultados é a modalidade Cuidado Integral , que traz melhorias na satisfação dos funcionários e na qualidade da assistência. Neste projeto estamos propondo a realização de uma pesquisa com o objetivo de verificar se a implantação do cuidado integral na assistência de enfermagem interferiu nos indicadores hospitalares e na satisfação dos profissionais no Hospital de Clínicas da Universidade federal de Uberlândia - (HCUFU). Especificamente pretendemos: levantar as taxas de infecção hospitalar dos setores de internação que implementaram o cuidado integral, registradas antes da implantação e seis meses após a implantação desta modalidade da cuidado; levantar a média de permanência dos pacientes dos setores de internação que implementaram o cuidado integral, registradas antes da implantação e seis meses após a implantação desta modalidade de cuidado; levantar o valor das despesas com materiais de consumo dos setores de internação que implementaram o cuidado integral, registradas antes da implantação e seis meses após a implantação des. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / GUILHERME GOMES SILVA - Integrante.

  • 2012 - 2014

    VERIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INFORMAÇÃO AO PACIENTE ACERCA DO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO E TERAPIA MEDICAMENTOSA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: Trata-se de uma pesquisa exploratória quantitativa, cujo principal objetivo é identificar a ocorrência de erros na administração de medicamentos cometidos pela equipe de enfermagem. Será desenvolvida no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. A coleta de dados será realizada através de um questionário elaborado pelos pesquisadores, com vista ao alcance dos objetivos da pesquisa. Participarão do estudo 137 funcionários, o que representa 32,9% da população de referência. Os sujeitos serão escolhidos aleatoriamente por sorteio, proporcionalmente ao número de funcionários existentes nos diferentes setores, assim participarão do estudo 18 funcionários da Clínica Médica, 18 da Clínica Cirúrgica I, 13 da Clínica Cirúrgica II, 11 da Clínica Cirúrgica III, 17 da Pediatria, 25 UTI de Adultos, 9 da UTI Pediátrica e 26 do Pronto Socorro. A coleta de dados será realizada nos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2012, quando será feito o recrutamento: sorteio, convite e coleta de dados. Após ser sorteado para participar da pesquisa o sujeito receberá do pesquisador, no seu local de trabalho, as informações sobre os objetivos da pesquisa, sobre a forma de sua participação no estudo, sobre os benefícios que a pesquisa poderá trazer para a melhoria da assistência de enfermagem e sobre o sigilo absoluto das respostas que dará às questões do formulário, garantindo o anonimato de suas respostas. Caso concorde em participar da pesquisa o pesquisador lhe entregará o Termo de consentimento livre e esclarecido para ser assinado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Beatriz de Abreu dos santos - Integrante.

  • 2012 - 2013

    CUIDADO INTEGRAL: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO., Descrição: Introdução:O cuidado integral é o modo de organização do trabalho, em que o profissional de enfermagem assume a responsabilidade pela execução de todos os cuidados que devem ser realizados com os pacientes, a ele designados, no seu horário de trabalho. Tendo assim, com essa modalidade mais condições de oferecer um cuidado holístico e com maior qualidade. Objetivos: Analisar a implantação do cuidado integral na assistência de enfermagem do Hospital Clínicas de Uberlândia (HCU) e, verificar se ocorreu melhoria na satisfação dos profissionais de enfermagem dos diferentes setores de internação com a implantação do cuidado integral; levantar os motivos da satisfação ou insatisfação dos participantes com a implantação do cuidado integral; verificar a ocorrência de alterações na média de permanência dos pacientes internados nos setores de internação que implantaram o cuidado integral; verificar a ocorrência de aumento ou diminuição no consumo dos principais materiais utilizados pela enfermagem nos setores de internação que implementaram o cuidado integral. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 91 participantes que corresponde a 20% da população. O número de participantes de cada categoria profissional foi de 20% do total de funcionários. Sendo 15 enfermeiros, 53 técnicos e 22 auxiliares de enfermagem. Este projeto foi encaminhado para o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia e só foi iniciado após aprovação. Resultados: A implantação do cuidado integral mais melhorou (49,5%) do que piorou (34%) a satisfação dos sujeitos dos participantes do estudo. Nas três categorias profissionais ? enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o principal motivo apresentado por aqueles que estavam mais satisfeitos com a implantação do cuidado integral foi o aumento da responsabilidade, o principal motivo apresentado pelos que disseram estar menos satisfeitos foi o aumento do trabalho. De modo geral a média de permanência dos pacientes internados elevou após a implantação do cuidado integral, entretanto não podemos afirmar que tal elevação ocorreu devido à implantação da nova modalidade e assistência, pois são muitas as variáveis que interferem no aumento ou diminuição da média de permanência. Ocorreu aumento no consumo de alguns materiais e diminuição no consumo de outros, não ocorrendo nenhuma tendência uniforme de aumento nem de diminuição no consumo dos materiais estudados nos diferentes setores, o que não nos permite afirmar nada sobre a existência de algum tipo de relação com a implantação do cuidado integral. Conclusão: A atitude de implantar o cuidado integral na instituição estudada foi uma ação importante por ter conseguido implementar a modalidade de assistência que traz os melhores resultados melhorando a satisfação dos funcionários, entretanto, devem ser tomadas medidas urgentes para uma melhor capacitação dos trabalhadores de todos os setores. Além disso, os dados referentes à média de permanência e consumo dos materiais mais usados pela enfermagem, não nos permitiram verificar se existe relação direta das alterações ocorridas com a implantação do cuidado integral, assim, sugerimos a realização de um estudo mais específico com tal finalidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / GUILHERME GOMES SILVA - Integrante.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    Avaliação da ocorrência de erros na administração de medicamentos pela equipe de enfermagem, Descrição: Trata-se de uma pesquisa exploratória quantitativa, cujo principal objetivo é identificar a ocorrência de erros na administração de medicamentos cometidos pela equipe de enfermagem. Será desenvolvida no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. A coleta de dados será realizada através de um questionário elaborado pelos pesquisadores, com vista ao alcance dos objetivos da pesquisa. Participarão do estudo 137 funcionários, o que representa 32,9% da população de referência. Os sujeitos serão escolhidos aleatoriamente por sorteio, proporcionalmente ao número de funcionários existentes nos diferentes setores, assim participarão do estudo 18 funcionários da Clínica Médica, 18 da Clínica Cirúrgica I, 13 da Clínica Cirúrgica II, 11 da Clínica Cirúrgica III, 17 da Pediatria, 25 UTI de Adultos, 9 da UTI Pediátrica e 26 do Pronto Socorro. A coleta de dados será realizada nos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2012, quando será feito o recrutamento: sorteio, convite e coleta de dados. Após ser sorteado para participar da pesquisa o sujeito receberá do pesquisador, no seu local de trabalho, as informações sobre os objetivos da pesquisa, sobre a forma de sua participação no estudo, sobre os benefícios que a pesquisa poderá trazer para a melhoria da assistência de enfermagem e sobre o sigilo absoluto das respostas que dará às questões do formulário, garantindo o anonimato de suas respostas. Caso concorde em participar da pesquisa o pesquisador lhe entregará o Termo de consentimento livre e esclarecido para ser assinado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Bruna dos Anjos Pultz - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2001 - 2010

    Informatização do processo de asssitência de enfermagem, Descrição: Projeto desenvolvido para criação de um software para informatização da assitência de enfermagem e implantação do processo de enfermagem no Hospital de Clínicas de Uberlândia. O software foi desenvolvido e a sistematiozação implantada.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador.

  • 2001 - 2010

    Informatização do processo de asssitência de enfermagem, Descrição: Projeto desenvolvido para criação de um software para informatização da assitência de enfermagem e implantação do processo de enfermagem no Hospital de Clínicas de Uberlândia. O software foi desenvolvido e a sistematiozação implantada.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador.

  • 2001 - 2010

    Informatização do processo de asssitência de enfermagem, Descrição: Projeto desenvolvido para criação de um software para informatização da assitência de enfermagem e implantação do processo de enfermagem no Hospital de Clínicas de Uberlândia. O software foi desenvolvido e a sistematiozação implantada.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador.

  • 2012 - 2017

    Sistema Integrado de Assistência de Enfermagem - Hospital de Clínicas de Uberlândia, Descrição: Informatização da sistematização da assistência de enfermagem no Hospital de Clínicas de Uberlândia. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Arthur Velloso Antunes - Coordenador / Suely Amorim de Araujo - Integrante / Maria cristina de Moura Ferreira - Integrante / Iolanda Alves Braga - Integrante / Mary Angela de Meneses Sanches - Integrante / Marcos Alexandre Lemos rodrigues - Integrante.

  • 2001 - 2010

    Informatização do processo de asssitência de enfermagem, Descrição: Projeto desenvolvido para criação de um software para informatização da assitência de enfermagem e implantação do processo de enfermagem no Hospital de Clínicas de Uberlândia. O software foi desenvolvido e a sistematiozação implantada.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

MENÇÃO HONROSA pelo trabalho ?GESTÃO DE MATERIAIS NO HOSPITAL: A PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM?, IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM.

2003

Nome de Turma da primeira turma do Curso de Graduação em Enfermagem da UFU, Alunos da turma.

2002

Homenagem especial concedida aos profissionais de enfermagem que se destacaram no ano, Câmara Municipal de Uberlândia.

1999

Patrono da 26ª turma do Curso Técnico de Enfermagem, Escola Técnica de Saúde de Saúde - UFU.

1990

Patrono da 12ª turma do Curso Técnico de Enfermagem, Escola Técnica de Saúde - UFU.

1988

Medalha de Honra ao Mérito, Escola Técnica de Saúde - UFU.

1979

Cidadão Honorário de Alcântaras - CE, Câmara Municipal de Alcântaras - CE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina e Hospital de Clínicas, Curso de Graduação Em Enfermagem e Divisão de Enfermagem. , Av. Pará 1720, Umuarama, 38405320 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32182132, Ramal: 2132

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2018

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2016

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor da Diretoria do Hospital de Clínicas

  • 2007 - 2011

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Curso de Enfermagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Residencia Multiprofissional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2010

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2001 - 2004

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Enfermagem do HC-UFU, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1999 - 2002

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

  • 1980 - 2002

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: enfermeiro, Carga horária: 40

    Atividades

    • 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Enfermagem.

    • 02/2010

      Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica, Organização e Gestão de Serviços Hospitalatres

    • 03/2007

      Ensino, Graduação Em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia científica Aplicada à Enfermagem, Gestão do serviço de Enfermagem II, Gestão do Serviçode Enfermagem I

    • 01/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina e Hospital de Clínicas, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2005 - 12/2017

      Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador projeto de Extensão Atenção e Acolhimento ao paciente e familiares atendidos no HCU.

    • 06/2000 - 12/2017

      Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do projeto de extensão Inserção do Acadêmico de Enfermagem na Prática Profissional do Enfermeiro.

    • 09/2011 - 12/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão permanente de avaliação de estágio probatório e progressão funcional na carreira dos docentes do curso de nutrição da Faculdade de Medicina.

    • 09/2011 - 12/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão permanente de avaliação de estágio probatório e progressão funcional na carreira dos docentes do curso de enfermagem da Faculdade de Medicina.

    • 06/2012 - 05/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Membro do Conselho da Faculdade de Medicina - UFU.

    • 01/1999 - 07/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem da UFU, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem da UFU.

    • 05/2007 - 06/2011

      Direção e administração, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 05/2007 - 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Administrativo do Hospital de Clínicas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Administrativo do Hospital de Clínicas de Uberlândia.

    • 05/2007 - 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Graduação, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Graduação da UFU.

    • 05/2007 - 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário da UFU.

    • 02/2005 - 06/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Revisão de Prontuários do Hospital de Clínicas.

    • 04/2004 - 06/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital de Clínicas, Diretoria de Enfermagem.,Cargo ou função, Comissão de Projetos e Convênios.

    • 06/2006 - 12/2007

      Direção e administração, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso do Curso de Especialização em Enfermagem em Cardiologia.

    • 02/2002 - 05/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Extensão Famed Ufu, Faculdade de Medicina.,Cargo ou função, Colegiado de Extensão FAMED.

    • 03/1999 - 03/2007

      Ensino, Graduação Em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, administração aplicada à enfermagem hospitalar, Integração do estudante de enfermagem na escola e na profissão, Introdução à administração aplicada à enfermagem, orientação e pesquisa

    • 01/2002 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnolígico, Comitê Assessor Multidisciplinar de Saúde.,Cargo ou função, Consultor adhoc do CNPq.

    • 01/2001 - 12/2004

      Direção e administração, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Diretor de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Uberlândia.

    • 01/2001 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Administrativo do Hospital de Clínicas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Administrativo do Hospital de Clínicas de Uberlândia.

    • 05/1999 - 05/2002

      Direção e administração, Faculdade de Medicina, Curso de Graduação Em Enfermagem.,Cargo ou função, Professor Substituto.

    • 02/1997 - 12/2000

      Direção e administração, Hospital de Clínicas, Divisão de Enfermagem.,Cargo ou função, Assessor de Administração e Planejamento.

    • 02/1997 - 12/2000

      Treinamentos ministrados , Hospital de Clínicas, Divisão de Enfermagem.,Treinamentos ministrados, Metodologia de Pesquisa no Serviço de Enfermagem, Normas e Rotinas do Serviço de Enfermagem, Planejamento no Serviço de Enfermagem

    • 05/1980 - 01/1998

      Direção e administração, Hospital de Clínicas, Divisão de Enfermagem.,Cargo ou função, Enfermeirochefe de Setor.

    • 03/1994 - 02/1995

      Ensino, Especialização Em Enfermagem Fundamental Convênio, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Exploração das teorias administrativas, O processo de planejamento na administração do serviço de enfermagem, Coordenador de Curso