Daniel Rocha Steffens

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Atualmente é engenheiro mecânico - CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica

2003 - 2009

Universidade Luterana do Brasil
Título: ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE UM NOVO SISTEMA TÉRMICO PARA O CONJUNTO ADMINISTRATIVO DE UMA USINA SIDERÚRGICA
Orientador: Julio Luciano H. Cabrera

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica

1997 - 2000

Escola Técnica Santo Inácio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2016

Nivelamento em Engenharia de Saneamento. (Carga horária: 152h). , Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, SENGE-RS, Brasil.

2013 - 2013

Liderança e Feedback para Resultados. (Carga horária: 24h). , Estrutural Serv. Industriais, ESI, Brasil.

2012 - 2012

Inspetor de Soldagem IS-N1. (Carga horária: 200h). , Frateste Cursos Técnicos, FRATESTE, Brasil.

2012 - 2012

Planejamento e Controle de Paradas. (Carga horária: 24h). , Estrutural Serv. Industriais, ESI, Brasil.

2011 - 2011

Treinamentos voltados à área de refino Petróleo. (Carga horária: 200h). , Estrutural Serv. Industriais, ESI, Brasil.

2010 - 2010

Nova Liderança ? Universidade Ambev. (Carga horária: 24h). , Companhia de Bebidas das Américas - Matriz, AMBEV, Brasil.

2010 - 2010

Mecânica (Elementos de Máquinas). (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2009 - 2009

O Multiplicador & A Manutenção Autônoma. (Carga horária: 24h). , Metalurgica Gerdau - Matriz, GERDAU, Brasil.

2008 - 2008

Formação de Auditores Internos ISO9001 e ISO14001. (Carga horária: 24h). , Metalurgica Gerdau - Matriz, GERDAU, Brasil.

2005 - 2005

CEP, MSA, FMEA. (Carga horária: 24h). , Actia do Brasil Ind e Com Ltda, ADB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Julio Luciano Huanca Cabrera

Estudo da Viabilidade Técnica e Econômica de um Novo Sistema Térmico para o Conjunto Administrativo de uma Usina Siderurgica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Julio Luciano Huanca Cabrera;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    FUNÇÕES: ? Atuação como engenheiro na manutenção do dia-a-dia ? corretiva/preventiva/preditiva dos equipamentos eletromecânicos do sistema: conjuntos motobombas, transformadores, quadros de comando e etc; ? Atuação como engenheiro na operação do sistema de abastecimento de água, com controle operacional da captação, tratamento e distribuição; ? Criação de planos de manutenção para as diversas classes de equipamentos do sistema, com ?tagueamento? desses, estabelecimento das criticidades, periodicidades das intervenções e atividades a serem realizadas; ? Planejamento e gestão de melhorias nos equipamentos eletromecânicos e nas estruturas/instalações existentes no sistema; ? Elaboração de orçamentos/especificações e compras de materiais para as manutenções e/ou melhorias; ? Inspeções/testes testemunhados em fábrica de equipamentos novos adquiridos: bombas centrífugas, bombas submersas, motores elétricos, com a realização de testes hidrostáticos, testes de performance, hi-pot e etc; ? Elaboração e gestão de itens de controle, elaboração de procedimentos operacionais e elaboração de relatórios técnicos; ? Frequentemente atuante como Coordenador Operacional, com a responsabilidade técnica/pessoal sobre a totalidade do referido sistema de abastecimento de água; ? Desenvolvimento de paradas de manutenção no sistema.

  • 2011 - 2014

    Estrutural Serv. Industriais

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    FUNÇÕES: ? Garantir que todos os serviços de montagem/manutenção/inspeção sejam executados conforme as normas de projeto aplicáveis, com os requisitos contratuais e com o Manual de Gestão da Qualidade da empresa; ? Gestão técnica e pessoal do setor do Controle da Qualidade/Inspeção. Equipes compostas por diferentes modalidades de inspetores (LP, PM, ME, US, TP, Solda, Equipamentos, dentre outros) em paradas de manutenção em refinarias de petróleo. Atuação nas seguintes refinarias: REVAP (SP); REPLAN (SP); RPBC (SP); REGAP (MG); REMAN (AM); RLAM (BA); REPAR (PR) e REFAP (RS); ? Definição e Controle de todas as atividades executadas nas obras que impactam na qualidade dos serviços prestados. Rastreamento dos serviços para comprovação da implantação/manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade, com emissão e o controle de relatórios técnicos (Ensaio não Destrutivos, Relatório de Não Conformidade, Relatório de Ação Preventiva, Relatório de Ação Corretiva, Consultas Técnicas e outros); ? Inspeção/Comissionamento de vasos de pressão, conforme NR-13. Execução de ensaios não destrutivos para emissão dos relatórios de inspeção, conforme prontuário do fabricante. Emissão de toda a documentação aplicável; ? Direcionamento para o recebimento de materiais, conforme o projeto e normas aplicáveis, com a conferência de parâmetros dimensionais e a aplicação de ensaios complementares quando aplicáveis; ? Contato diário com soldagem: Materiais, RQPS, EPS, IEIS, Processos, Consumíveis, Custos, e etc. Constante elaboração de Instrução de Execução e Inspeção de Soldagem (IEIS) nas obras; ? Conhecimentos em Normas aplicáveis (ASME, ASTM, API, Petrobras); ? Reuniões com clientes para definições/andamento dos serviços; ? Fechamento e entrega do Data-Book.

  • 2010 - 2011

    Companhia de Bebidas das Américas - Ambev

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    FUNÇÕES: ? Programação e coordenação das atividades diárias a serem executadas pela operação e pela manutenção; ? Apontamentos de produção, bem como, acompanhamento detalhado dos custos de processo, com o controle do consumo de insumos e das perdas do processo; ? Avaliações de desempenho e gerenciamento da matriz de habilidades (levantamento das necessidades de treinamentos); ? Treinamentos de operadores/técnicos em padrões operacionais de segurança, de qualidade, de meio-ambiente e etc, para assegurar o cumprimento dos padrões da unidade; ? Aplicação dos conceitos de segurança e saúde ocupacional e controle do uso de EPI´s de forma a evitar acidentes; ? Gerenciamento de benefícios, de banco de horas e fechamento do ponto da equipe; ? Entrevistas/contratações de operadores/técnicos.

  • 2008 - 2010

    Metalurgica Gerdau - Matriz

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    FUNÇÕES: ? Elaboração e gestão de itens de controle, elaboração de procedimentos operacionais e elaboração de relatórios técnicos com foco na manutenção da segurança/meio ambiente e qualidade, no gerenciamento de custos e na melhoria de processos; ? Elaboração e revisão de planos de manutenção de máquinas/equipamentos; ? Planejamento e gestão de obras/reformas em máquinas, estruturas e tubulações; ? Desenvolvimento de paradas de manutenção da usina na parte de Utilidades, com trabalhos de reformas e montagens industriais envolvendo guindastes, contratação de mão-de-obra extra para a parada; ? Elaboração de orçamentos/especificações junto a fornecedores.

  • 2005 - 2008

    Aeroeletrônica Indústria de Componentes Aviônicos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrônica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    FUNÇÕES: ? Responsável pelos testes, ajustes e reparos de equipamentos militares utilizados em aviões de combate da Força Aérea Brasileira (F5, ALX, AMX entre outros).

  • 2000 - 2005

    Actia do Brasil Ind e Com Ltda

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Industrialização, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    FUNÇÕES: ? Projetos de equipamentos de testes (mecânico e eletrônico) e posterior construção, manutenção e calibrações periódicas ? preventivas e corretivas. Contato diário com Metrologia; ? Criação de documentação, elaboração de rotinas de testes e de processos e adequação ao processo produtivo, respeitando os aspectos de qualidade, custo, segurança, meio ambiente e processo. Melhorias dos processos produtivos já existentes; ? Visitas frequentes às montadoras terceirizadas para manutenção e verificação de equipamentos de teste com o treinamento de pessoal terceirizado para correta utilização de equipamentos de testes e correto desenvolvimento de processos.