Daniel Rocha Steffens

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Atualmente é engenheiro mecânico - CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica

2003 - 2009

Universidade Luterana do Brasil
Título: ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE UM NOVO SISTEMA TÉRMICO PARA O CONJUNTO ADMINISTRATIVO DE UMA USINA SIDERÚRGICA
Orientador: Julio Luciano H. Cabrera

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica

1997 - 2000

Escola Técnica Santo Inácio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2016

Nivelamento em Engenharia de Saneamento. (Carga horária: 152h). , Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, SENGE-RS, Brasil.

2013 - 2013

Liderança e Feedback para Resultados. (Carga horária: 24h). , Estrutural Serv. Industriais, ESI, Brasil.

2012 - 2012

Inspetor de Soldagem IS-N1. (Carga horária: 200h). , Frateste Cursos Técnicos, FRATESTE, Brasil.

2012 - 2012

Planejamento e Controle de Paradas. (Carga horária: 24h). , Estrutural Serv. Industriais, ESI, Brasil.

2011 - 2011

Treinamentos voltados à área de refino Petróleo. (Carga horária: 200h). , Estrutural Serv. Industriais, ESI, Brasil.

2010 - 2010

Nova Liderança ? Universidade Ambev. (Carga horária: 24h). , Companhia de Bebidas das Américas - Matriz, AMBEV, Brasil.

2010 - 2010

Mecânica (Elementos de Máquinas). (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2009 - 2009

O Multiplicador & A Manutenção Autônoma. (Carga horária: 24h). , Metalurgica Gerdau - Matriz, GERDAU, Brasil.

2008 - 2008

Formação de Auditores Internos ISO9001 e ISO14001. (Carga horária: 24h). , Metalurgica Gerdau - Matriz, GERDAU, Brasil.

2005 - 2005

CEP, MSA, FMEA. (Carga horária: 24h). , Actia do Brasil Ind e Com Ltda, ADB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Julio Luciano Huanca Cabrera

Estudo da Viabilidade Técnica e Econômica de um Novo Sistema Térmico para o Conjunto Administrativo de uma Usina Siderurgica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Julio Luciano Huanca Cabrera;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
FUNÇÕES: ? Atuação como engenheiro na manutenção do dia-a-dia ? corretiva/preventiva/preditiva dos equipamentos eletromecânicos do sistema: conjuntos motobombas, transformadores, quadros de comando e etc; ? Atuação como engenheiro na operação do sistema de abastecimento de água, com controle operacional da captação, tratamento e distribuição; ? Criação de planos de manutenção para as diversas classes de equipamentos do sistema, com ?tagueamento? desses, estabelecimento das criticidades, periodicidades das intervenções e atividades a serem realizadas; ? Planejamento e gestão de melhorias nos equipamentos eletromecânicos e nas estruturas/instalações existentes no sistema; ? Elaboração de orçamentos/especificações e compras de materiais para as manutenções e/ou melhorias; ? Inspeções/testes testemunhados em fábrica de equipamentos novos adquiridos: bombas centrífugas, bombas submersas, motores elétricos, com a realização de testes hidrostáticos, testes de performance, hi-pot e etc; ? Elaboração e gestão de itens de controle, elaboração de procedimentos operacionais e elaboração de relatórios técnicos; ? Frequentemente atuante como Coordenador Operacional, com a responsabilidade técnica/pessoal sobre a totalidade do referido sistema de abastecimento de água; ? Desenvolvimento de paradas de manutenção no sistema.

2011 - 2014

Estrutural Serv. Industriais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
FUNÇÕES: ? Garantir que todos os serviços de montagem/manutenção/inspeção sejam executados conforme as normas de projeto aplicáveis, com os requisitos contratuais e com o Manual de Gestão da Qualidade da empresa; ? Gestão técnica e pessoal do setor do Controle da Qualidade/Inspeção. Equipes compostas por diferentes modalidades de inspetores (LP, PM, ME, US, TP, Solda, Equipamentos, dentre outros) em paradas de manutenção em refinarias de petróleo. Atuação nas seguintes refinarias: REVAP (SP); REPLAN (SP); RPBC (SP); REGAP (MG); REMAN (AM); RLAM (BA); REPAR (PR) e REFAP (RS); ? Definição e Controle de todas as atividades executadas nas obras que impactam na qualidade dos serviços prestados. Rastreamento dos serviços para comprovação da implantação/manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade, com emissão e o controle de relatórios técnicos (Ensaio não Destrutivos, Relatório de Não Conformidade, Relatório de Ação Preventiva, Relatório de Ação Corretiva, Consultas Técnicas e outros); ? Inspeção/Comissionamento de vasos de pressão, conforme NR-13. Execução de ensaios não destrutivos para emissão dos relatórios de inspeção, conforme prontuário do fabricante. Emissão de toda a documentação aplicável; ? Direcionamento para o recebimento de materiais, conforme o projeto e normas aplicáveis, com a conferência de parâmetros dimensionais e a aplicação de ensaios complementares quando aplicáveis; ? Contato diário com soldagem: Materiais, RQPS, EPS, IEIS, Processos, Consumíveis, Custos, e etc. Constante elaboração de Instrução de Execução e Inspeção de Soldagem (IEIS) nas obras; ? Conhecimentos em Normas aplicáveis (ASME, ASTM, API, Petrobras); ? Reuniões com clientes para definições/andamento dos serviços; ? Fechamento e entrega do Data-Book.

2010 - 2011

Companhia de Bebidas das Américas - Ambev

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
FUNÇÕES: ? Programação e coordenação das atividades diárias a serem executadas pela operação e pela manutenção; ? Apontamentos de produção, bem como, acompanhamento detalhado dos custos de processo, com o controle do consumo de insumos e das perdas do processo; ? Avaliações de desempenho e gerenciamento da matriz de habilidades (levantamento das necessidades de treinamentos); ? Treinamentos de operadores/técnicos em padrões operacionais de segurança, de qualidade, de meio-ambiente e etc, para assegurar o cumprimento dos padrões da unidade; ? Aplicação dos conceitos de segurança e saúde ocupacional e controle do uso de EPI´s de forma a evitar acidentes; ? Gerenciamento de benefícios, de banco de horas e fechamento do ponto da equipe; ? Entrevistas/contratações de operadores/técnicos.

2008 - 2010

Metalurgica Gerdau - Matriz

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
FUNÇÕES: ? Elaboração e gestão de itens de controle, elaboração de procedimentos operacionais e elaboração de relatórios técnicos com foco na manutenção da segurança/meio ambiente e qualidade, no gerenciamento de custos e na melhoria de processos; ? Elaboração e revisão de planos de manutenção de máquinas/equipamentos; ? Planejamento e gestão de obras/reformas em máquinas, estruturas e tubulações; ? Desenvolvimento de paradas de manutenção da usina na parte de Utilidades, com trabalhos de reformas e montagens industriais envolvendo guindastes, contratação de mão-de-obra extra para a parada; ? Elaboração de orçamentos/especificações junto a fornecedores.

2005 - 2008

Aeroeletrônica Indústria de Componentes Aviônicos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrônica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
FUNÇÕES: ? Responsável pelos testes, ajustes e reparos de equipamentos militares utilizados em aviões de combate da Força Aérea Brasileira (F5, ALX, AMX entre outros).

2000 - 2005

Actia do Brasil Ind e Com Ltda

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Industrialização, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
FUNÇÕES: ? Projetos de equipamentos de testes (mecânico e eletrônico) e posterior construção, manutenção e calibrações periódicas ? preventivas e corretivas. Contato diário com Metrologia; ? Criação de documentação, elaboração de rotinas de testes e de processos e adequação ao processo produtivo, respeitando os aspectos de qualidade, custo, segurança, meio ambiente e processo. Melhorias dos processos produtivos já existentes; ? Visitas frequentes às montadoras terceirizadas para manutenção e verificação de equipamentos de teste com o treinamento de pessoal terceirizado para correta utilização de equipamentos de testes e correto desenvolvimento de processos.