VINÍCIUS MUNHOZ FRAGA

Sou professor/pesquisador Mestre em Ensino de Ciências diplomado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ (2012), licenciado em Física também pelo IFRJ (2008) e ainda possuo Pós-Graduação Latu Sensu em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática certificado pela UFF/UAB (2010). Atualmente leciono como professor EBTT no IFRJ - Campus de Caxias nas disciplinas de Física Básica e Eletrotécnica. Anteriormente trabalhei na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC / RJ) lotado na unidade de ensino C. E. Francisco Assumpção e ainda na unidade de ensino Instituto Olavo Bilac pertencente a rede privada. Atuo, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Física, Ensino Hibrido, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs e Informática Educativa.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado Profissional em Ensino de Ciências

2019 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM APLICATIVO DE SMARTPHONE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO HIBRIDA E GAMIFICADA,
Marcus Vinicius da Silva Pereira.

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

2010 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: AS ESTAÇÕES DO ANO SOB A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Um estudo sobre o ambiente multimídia sócio-interacionista., Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Dr. Wallace Vallory Nunes
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Interatividade; Ambiente Multimídia Sócio-Interacionista; Estações do Ano.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

2008 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ALGUMAS ESCOLAS DA BAIXADA FLUMINENSE NA IMPLEMENTAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR
Orientador: José Antônio Novaes

Graduação em Licenciatura em Física

2004 - 2008

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: A BUSCA DE UM ENSINO DE FÍSICA SIGNIFICATIVO PARA O ALUNO DE NÍVEL MÉDIO: UMA ABORDAGEM DA POLARIZAÇÃO DA LUZ PAUTADA NO COTIDIANO
Orientador: DANIEL ARTUR PINHEIRO PALMA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2010

Extensão universitária em Astrofísica do Sistema Solar. (Carga horária: 120h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Atualização em Física. (Carga horária: 120h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: ENSINO DE MATEMÁTICA.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica do Sistema Solar.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FRAGA, V. M. . IX Semana Científico-Tecnológica do IFRJ Campus Duque de Caxias. 2018. (Outro).

LIMA, J. C. R. ; CANDIDO, M. R. ; DUARTE, A. F. ; FRAGA, V. M. . I Seminário de Estudo Interdisciplinar sobre a História do Século XX: O Discurso das Histórias em Quadrinhos comno Conhecimento das Condições Históricas, Geográficas, Linguísticas e Socioculturais do Século XX. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

FEBRACE - 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. CONSTRUÇÃO DE UMA CENTRÍFUGA DE BAIXO CUSTO PARA FINS DIDÁTICOS. 2019. (Feira).

IX Semana Científico-Tecnológica do IFRJ Campus Duque de Caxias.A arte de falar bem em público: Como fazer boas apresentações orais.. 2018. (Outra).

Seminários da Licenciatura em Física.DESAFIOS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO 3.0: TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA. 2018. (Seminário).

XII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica.Apresentação de Posters. 2018. (Outra).

CBQ - Associação Brasileira de Química. ELEKTRON: Jogos educativos digitais como ferramenta didática para o ensino de Química, Física e áreas afins. 2017. (Congresso).

I CICLO DE PALESTRAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.COMO FAZER BOAS APRESENTAÇÕES ORAIS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS?. 2017. (Seminário).

XI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica.Avaliador de posters. 2017. (Outra).

XI JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA- IFRJ.Construção de um kit experimental para o estudo de conceitos de transferência de calor. 2017. (Outra).

XI JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA- IFRJ.ANÁLISE DO MOVIMENTO DE UM SISTEMA MASSA-MOLA COM AUXÍLIO DE SMARTPHONE. 2017. (Outra).

X Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica.DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO EDUCATIVO PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE COM USO DE ELETRÔNICA EMBARCADA E REDE ETHERNET. 2016. (Outra).

X Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica.CONSTRUÇÃO DE UM VANT EDUCATIVO COM QUATRO PROPULSORES DE PÁS ROTATIVAS E VOO ASSISTIDO POR GPS PARA AQUISIÇÃO DE IMAGENS AÉREAS. 2016. (Outra).

I Seminário de Estudo Interdisciplinar sobre a História do Século XX: O Discurso das Histórias em Quadrinhos como Conhecimento das Condições Históricas, Geográficas, Linguísticas e Socioculturais do Século XX.Batman, herói ou justiceiro: ciência e tecnologia contra a corrupção e criminalidade urbana no século XX.. 2015. (Seminário).

II Jornada Científica da Baixada Fluminense. VALIDAÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS DE ACELERAÇÃO DO CÁLCULO DOS FATORES DE AUTO-PROTEÇÃO NA FAIXA EPITÉRMICA PARA OS ISÓTOPOS 232Th e 240Pu. 2007. (Congresso).

II Jornada de Iniciação Científica da Baixada Fluminense (II JCBF).Novas metodologias de otimização do tempo de processamento no cálculo da função J. 2007. (Encontro).

I Jornada de Iniciação Científica.OBTENÇÃO DA FUNÇÃO DE ALARGAMENTO DOPPLER ATRAVÉS DO MÉTODO DE FROBENIUS. 2007. (Seminário).

26ª Semana da Química - Ciência e Tecnologia para a Sociedade.UMA APROXIMAÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO DE ALARGAMENTO DOPPLER UTILIZANDO O MÉTODO DE FROBENIUS. 2006. (Encontro).

I Jornada Científica da Baixada Fluminense.OBTENÇÃO DA FUNÇÃO DE ALARGAMENTO DOPPLER ATRAVÉS DO MÉTODO DE FROBENIUS. 2006. (Seminário).

XI SEMANA DA TECNOLOGIA - SEMATEC. 2005. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Andressa Teixeira Souza

FRAGA, V. M.; SANTOS, A. P. B.; SANTANA, R. P.; SOARES, A. V.. PODCASTS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O conceito de calor abordado de forma contextualizada através da história da ciência.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Mateus da Fonseca Pereira

PENCO, V. S. N.; VIANA, G. M.;FRAGA, V. M.; AVERSA, T. M.; ALVES, T. R. S.. GUIA DIDÁTICO DIGITAL SOBRE DIFERENTES MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE PRODUTO NATURAL COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Graziele de Carvalho Cassini

FRAGA, V. M.; PENCO, V. S. N.; MACEDO JUNIOR, M. A. V.; ESTEVAO, A. P. S. S.. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE UMA PLATAFORMA DIGITAL. UMA PROPOSTA DE APLICATIVO DE SMARTPHONE PARA O ESTUDO DA RADIOATIVIDADE.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Thayse Gonçalves Grunewald

PENCO, V. S. N.;FRAGA, V. M.; ESTEVAO, A. P. S. S.; SILVA, T. I.. UMA PROPOSTA DE GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DE QUÍMICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: busca por um ensino diferenciado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra Lucia de Souza Pinto Cribb

CRIBB, S. L. S. P.; NUNES, W. V; OLIVEIRA, A. L.. As estações do ano sob a aprendizagem significativa: um estudo sobre o ambiente multimídia sócio-interacionista. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Sandra Lucia de Souza Pinto Cribb

CRIBB, S. L. S. P.; NUNES, W. V; OLIVEIRA, A. L.. As estações do ano sob a aprendizagem significativa: um estudo sobre o ambiente multimídia sócio-interacionista. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós graduação Strictu Sensu em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

PALMA, D. A. P.;MAHOMED, C. A BUSCA DE UM ENSINO DE FÍSICA SIGNIFICATIVO PARA O ALUNO DE NÍVEL MÉDIO: UMA ABORDAGEM DA POLARIZAÇÃO DA LUZ PAUTADA NO COTIDIANO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Alexandre Maia do Bomfim

NUNES, W. V.; CRIBB, Sandra Lúcia;BOMFIM, Alexandre Maia Do. As Estações do Ano sob a Aprendizagem Significativa: um estudo sobre o ambiente multimídia sócio-interacionista. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

André Tenório Leite

D. A. P. Palma;A. Tenório; C. Mahomed; M. C. S. Camara. Busca de um Ensino de Física Significativo para o Aluno de Nível Médio: uma Abordagem da Polarização da Luz Pautada no Cotidiano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Andressa Teixeira Souza

PODCASTS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O conceito de calor abordado de forma contextualizada através da história da ciência; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vinícius Munhoz Fraga;

Graziele de Carvalho Cassini

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE UMA PLATAFORMA DIGITAL; Uma proposta de aplicativo de smartphone para o estudo da radioatividade; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vinícius Munhoz Fraga;

Joaquim Vinícius Vieira de Almeida

PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vinícius Munhoz Fraga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Antonio Novaes

DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ALGUMAS ESCOLAS DA BAIXADA FLUMINENSE NA IMPLEMENTAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias de Ensino) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: José Antonio Novaes;

Wallace Vallory Nunes

AS ESTAÇÕES DO ANO SOB A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO SOBRE O AMBIENTE MULTIMÍDIA SÓCIO-INTERACIONISTA; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro,; Orientador: Wallace Vallory Nunes;

Daniel Artur Pinheiro Palma

A BUSCA DE UM ENSINO DE FÍSICA SIGNIFICATIVO PARA O ALUNO DE NÍVEL MÉDIO: UMA ABORDAGEM DA POLARIZAÇÃO DA LUZ PAUTADA NO COTIDIANO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniel Artur Pinheiro Palma;

Daniel Artur Pinheiro Palma

Novas formulações para fatores de auto-proteção na faixa epitérmica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniel Artur Pinheiro Palma;

Daniel Artur Pinheiro Palma

OBTENÇÃO DA FUNÇÃO DE ALARGAMENTO DOPPLER ATRAVÉS DO MÉTODO DE FROBENIUS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniel Artur Pinheiro Palma;

Marcus Vinicius da Silva Pereira

Aprendizagem significativa através de metodologias ativas; : desenvolvimento e análise de um aplicativo de smartphone para o ensino de ciências a partir de uma metodologia de ensino híbrida e gamificada; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRAGA, R. M. ; CAMPOS, K. S. ; ALVES, N. ; FRAGA, V. M. . ALCHEMIST: UMA PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA QUE PROPORCIONE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.. In: VII ENALIC - Encontro Nacional das Licenciaturas., 2018, Fortaleza - CE. Anais ENALIC, 2018. v. 1.

  • FRAGA, V. M. ; SOUZA, P. C. M. ; TRAJANO, S. C. S. ; MAFFRA, S. M. ; SOARES, V. R. ; NUNES, W. V. ; OLIVEIRA, A. L. ; FRAGA, V. M. . BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS TECNOLOGIAS DE ENSINO NA ERA DOS NATIVOS DIGITAIS. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

  • FRAGA, V. M. ; PERY, L. C. ; NUNES, W. V. . LUDICIDADE NO ESTUDO DA VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM SIMULADORES DE CORRIDA COMERCIAIS. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC, 2011.

  • FRAGA, V. M. ; PALMA, D. A. P. ; MARTINEZ, A. S. . LAGRANGE POLYNOMIAL INTERPOLATION METHOD APPLIED IN THE CALCULATION OF THE J FUNCTION. In: 12th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences, 2008, Belo Horizonte, MG. ENCIT 2008 - Nuclear Engineering and Applications. Rio de Janeiro: ABCM, 2008. v. CD.

  • FRAGA, V. M. ; PALMA, D. A. P. ; MARTINEZ, A. S. ; SILVA, F. C. . VALIDAÇÃO DE UMA NOVA FORMULAÇÃO PARA AS SEÇÕES DE CHOQUE DE ESPALHAMENTO E ABSORÇÃO PARA OS ISÓTOPOS 238U, 232Th E 240Pu. In: X ENCONTRO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL, 2007, Nova Friburgo / RJ. X ENCONTRO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL, 2007.

  • PALMA, D. A. P. ; FRAGA, V. M. ; GONÇALVES, A. C. . A INSERÇÃO DE UM TERMO RESIDUAL COMO MÉTODO DE ACELERAÇÃO DE CÁLCULO DOS FATORES DE AUTO-PROTEÇÃO RESSONANTES DOS ISÓTOPOS 232Th E 240Pu PARA DIFERENTES TEMPERATURAS. In: II Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, 2007, São Luis. A INSERÇÃO DE UM TERMO RESIDUAL COMO MÉTODO DE ACELERAÇÃO DE CÁLCULO DOS FATORES DE AUTO-PROTEÇÃO RESSONANTES DOS ISÓTOPOS 232Th E 240Pu PARA DIFERENTES TEMPERATURAS, 2007.

  • FARIAS, J. B. ; COSTA, R. C. ; FRAGA, B. P. ; FRAGA, V. M. . CONSTRUÇÃO DE UMA CENTRÍFUGA DE BAIXO CUSTO PARA FINS DIDÁTICOS. In: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, 2019, São Paulo. Criatividade e Inovação: FEBRACE 17º Feira brasileira de ciências e engenharia. São Paulo: EPUSP, 2019.

  • FRAGA, V. M. . DESAFIOS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO 3.0: TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. . DESAFIOS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. . DESAFIOS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO 3.0: TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. . Desafios do Professor na Educação do Século XXI: Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. . A Arte de Falar Bem em Público: Como Fazer Boas Apresentações Orais.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. . COMO FAZER BOAS APRESENTAÇÕES ORAIS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. . COMO FAZER BOAS APRESENTAÇÕES ORAIS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. . Batman, herói ou justiceiro: ciência e tecnologia contra a corrupção e criminalidade urbana no século XX.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALVES, A. C. ; FRAGA, V. M. ; PALMA, D. A. P. . NOVAS METODOLOGIAS DE OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE PROCESSAMENTO NO CÁLCULO DA FUNÇÃO J. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. ; GONÇALVES, A. C. ; PALMA, D. A. P. . VALIDAÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS DE ACELERAÇÃO DO CÁLCULO DOS FATORES DE AUTO-PROTEÇÃO NA FAIXA EPITÉRMICA PARA OS ISÓTOPOS 232Th E 240Pu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. . POLARIZAÇÃO DA LUZ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. ; PALMA, D. A. P. . OBTENÇÃO DA FUNÇÃO DE ALARGAMENTO DOPPLER ATRAVÉS DO MÉTODO DE FROBENIUS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRAGA, V. M. ; GONÇALVES, A. C. ; PALMA, D. A. P. . Validação de novas técnicas de aceleração do cálculo dos fatores de auto-proteção na faixa epitérmica para os isótopo 232Th e 240Pu 2007 (Resumos expandidos publicados em anais de congressos).

  • GONÇALVES, A. C. ; FRAGA, V. M. ; PALMA, D. A. P. . Novas metodologias de otimização do tempo de processamento no cálculo da função J. 2007 (Resumos expandidos publicados em anais de congressos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRAGA, V. M. . TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI. 2018. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, Descrição: A proposta do presente projeto é produzir podcasts pautados no ensino de ciências que permitam ao professor complementar os conteúdos abordados em sala através da contextualização dos mesmos. Cada episódio do podcast será produzido a partir de uma temática central voltada ao ensino de ciências em uma abordagem mais dinâmica e informal com o intuito de aproximar o assunto dos alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinícius Munhoz Fraga - Coordenador / Rafael Pereira Santana - Integrante / Marcelo Alberto Vieira de Macedo Junior - Integrante / Anderson Luis Vieira da Silva - Integrante.

  • 2016 - 2017

    EXPERIMENTOS DE FÍSICA COM O AUXÍLIO DE SMARTPHONES, Descrição: Descrição: Experimentos que utilizam smartphones como instrumentos de medida ou geradores de sinais para experimentos de física são uma novidade, mas ainda existem poucos trabalhos relacionados a esta tecnologia. Por esse motivo, pretendemos realizar alguns experimentos de mecânica, ondas e eletromagnetismo utilizando aplicativos que podem ser baixados e instalados em smartphones. Inicialmente, na primeira fase deste projeto, realizaremos experimentos de mecânica e ondas. O objetivo da elaboração desses experimentos é de estabelecer mais opções de práticas para o Laboratório de Física, com o objetivo de proporcionar uma aproximação da linguagem e interesses dos estudantes da atualidade, que estão sempre envolvidos e interessados em tecnologias, entretenimentos e jogos relacionados ao uso de aparelhos de telefonia móvel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinícius Munhoz Fraga - Integrante / Rafael Pereira Santana - Coordenador / Marcelo Alberto Vieira de Macedo Junior - Integrante / Anderson Luis Vieira da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. , Avenida Perimetral República do Paraguai, Vila Sarapuí, 25050100 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27846101, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas em cursos de graduação. Física Geral III Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências Disciplinas Ministradas em cursos técnicos integrados e concomitantes Eletrotécnica Física I, II, III e IV

    Atividades

    • 05/2016

      Extensão universitária , Campus Duque de Caxias, .,Atividade de extensão realizada, Núcleo de Divulgação Científica do IFRJ - Campus Duque de Caxias.

  • 2010 - 2016

    COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO ASSUMPÇÃO

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor DOC I, Carga horária: 16

  • 2014 - 2016

    Instituto Olavo Bilac

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 19

  • 2005 - 2013

    Instituto Olavo Bilac

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física e Matemática, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Trabalho como professor de física desde 02.2005. Com vínculo empregatício apenas a partir de 2008 (meu ano de formação acadêmica).

  • 2008 - 2010

    ABEU Centro Universitário

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 8