Aldo Cosentino

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção. Como engenheiro é especializado em estudos de linhas de transmissão, principalmente em análise de carregamentos e comportamento de cabos condutores. Desde 2014 vem se dedicando ao tema d sistemas integrados de análise de inseções em linhas de transmissão e distribuição, tendo participado de dois projetos de P&D ANEEL como coordenador

Informações coletadas do Lattes em 12/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

1998 - 2002

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Um Modelo Colaborativo para o Ensino de administração da Produção
Orientador: Rolf Hermann Erdmann, Dr
Palavras-chave: Administração da produção; Ensino; Estratégias; Internet.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Administração

1996 - 1998

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Planejamento e controle da produção na pequena empresa de confecção: uma investigação e a geração de um modelo com interface para custos,Ano de Obtenção: 1998
Rolf Hermann Erdmann.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: PCP; Custos; Modelo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Informacao e Gestao C&T; Educação; Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.

Graduação em Engenharia

1964 - 1968

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Participação em eventos

Encontro da Região Latino - Americana da CIGRÉ. 2013. (Seminário).

Encontro da Região Latino - Americana da CIGRÉ. 2011. (Seminário).

Seminário Nacional da Produção e Transmissão de Energia Elétrica. 2011. (Seminário).

Encontro da Região Latino - Americana da CIGRÉ. 2009. (Seminário).

Seminário Nacional da Produção e Transmissão de Energia Elétrica.A UTILIZAÇÃO DA CLIMATOLOGIA VIRTUAL NA ANÁLISE DE CARREGAMENTOS EM LINHAS DE TRANSMISSÃO: UM ESTUDO DE CASO COMPARANDO DADOS SIMULADOS CONTRA MEDIDOS. 2007. (Seminário).

Seminário Nacional da Produção e Transmissão de Energia Elétrica. 2005. (Seminário).

Seminário Nacional da Produção e Transmissão de Enegrgia Elétrica. 2003. (Seminário).

IV SIMPOI.IV SIMPOI. 2001. (Seminário).

POMS Annual Meeting. POMS Annual Meeting. 2001. (Congresso).

Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.SNPTEE. 1995. (Seminário).

Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.SNPTEE. 1993. (Seminário).

Reunião Internacional da CIER. Reunião Internacional da CIER. 1989. (Congresso).

Reunião internacional da CIER. Reunião Internacional da CIER. 1987. (Congresso).

Reunião internacional da CIER. Reunião Internacional da CIER. 1985. (Congresso).

Reunião Internacional da CIER. Reunião Internacional da CIER. 1983. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • COSENTINO, A. . Tendências Pedagógicas e Ensino à Distância: conjeturas em direção a uma Universidade Colaborativa. In: Nelson Colossi. (Org.). A Gestão Universitária em Debate. 1ed.Florianópolis: Editora Insular, 2000, v. 1, p. 151-183.

  • COSENTINO, A. ; Claudionor ; Tormin . Avaliação das Temperaturas de Operação em condutores em Linhas de Transmissão ? Aplicação de Critérios Estatísticos. In: Seminário Nacional de Produção eTransmissão de Energia Elétrica, 2011, Florianópolis. Anais do SNPTEE, 2011.

  • COSENTINO, A. ; Claudionor . Análise Estatística das Capacidades Operativas Sazonais de Linhas de Transmissão Utilizando Curvas de Carga. In: Encontro Internacional da Região Ibero Americana da CIGRÉ, 2011, Ciudad del Leste. Anais do ERIAC, 2011.

  • COSENTINO, A. ; Claudionor . Carregamentos de LTs na região serrana de Santa Catarina ? Comparação de resultados obtidos com a NBR 5422 atual e proposta. In: XII Encontro da Região Ibero Americana do CIGRÉ, 2007, Foz do iguaçú. Anais do ERIAC, 2007.

  • COSENTINO, A. . Análise Estatística Da Ampacidade Sazonal Da Lt 525 Kv Areia - Campos Novos, Utilizando-Se Técnicas De Downscaling De Dados Meteorológicos, Com Apoio Em Mapeamento A Laser. In: XIX SNPTEE, 2007, rio de Janeiro. Anais do SNPTEE, 2007.

  • COSENTINO, A. . O Risco de Acidente - Uma Proposta de Critérios para Planejamento da Expansão de Sistemas de Transmissão. In: XIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 1995, Balneário Camboriú. XIII SNPTEE, 1995.

  • COSENTINO, A. . Critérios para Planejamento de Sistemas _de _Transmissäo : Uma Nova Abordagem.. In: Reunião Internacional do Sub Comitê de Planejamento de Sistemas e Meio Ambiente, da CIER, 1995, Bogotá. Boletim CIER, 1995.

  • COSENTINO, A. . Statistical Transmission Line Ratings - Proposal for a new model for the Brazilian Electric Sector. In: IV Probabilistic Methods Applied to Power Systems, 1994, Rio de Janeiro. IV PMAPS, 1994.

  • COSENTINO, A. . Ampacidade Estatística de LTs Aéreas de Transmissão com Cabos ACSR. In: XII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 1993, Recife. XII SNPTEE, 1993.

  • COSENTINO, A. . Ampacidade Estatística da LTs. In: IV Encontro Regional Latino Amaericano da CIGRÉ, 1993, Ciudad del Este. IV ERLAC, 1993.

  • COSENTINO, A. . Elevação de Temperatura de Condutores de uma LT. In: V SNPTEE, 1981, Balneário Camboriú. V SNPTEE, 1985.

Outras produções

COSENTINO, A. . Assessoria ao ONS/ANEEL para a elaboração da Resolução Normativa 191/05. 2003.

COSENTINO, A. . Consultoria Especializada ao ONS- Operador Nacional do Sistema. 2001.

HOMMA, R. Z. ; Aldo ; COSENTINO, A. . Inspeção Autônoma em Linhas Aéreas de Transmissão e Distribuição - Metodologia para Aquisição, Tratamento, Armazenagem e Análise de Imagens obtidas por Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP). 2017.

COSENTINO, A. ; HOMMA, R. Z. . Desenvolvimento de Metodologia e Sistema para Tratamento de Imagem e Reconhecimento de Padrões para Inspeção Autônoma de Linhas Aéreas de Distribuição e Transmissão. 2016.

ANGELONI, M. T. ; COSENTINO, A. ; HOMMA, R. Z. . Gestão da Informação e do Conhecimento em Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. 2016.

COSENTINO, A. ; COLLE, S. ; MACHADO, R. D. ; SCUSSEL, J. N. ; HALLAK, R. ; BRASIL, D. O. C. ; KOSMANN, C. . Projeto RMLT: Estações Meteorológicas Compactas para o Monitoramento de Dados Ambientais e Determinação das Capacidades Operacionais Dinâmicas em Linhas Aéreas de Transmissão. 2013.

COSENTINO, A. ; MACHADO, R. D. ; Claudionor ; COLLE, S. ; HALLAK, R. ; BRASIL, D. O. C. . A UTILIZAÇÃO DA CLIMATOLOGIA VIRTUAL NA ANÁLISE DE CARREGAMENTOS EM LINHAS DE TRANSMISSÃO: UM ESTUDO DE CASO COMPARANDO DADOS SIMULADOS CONTRA MEDIDOS. 2013.

COSENTINO, A. . Desenvolvimento de Sistema e Modelo Físico Integrado de Ampacidade para Gerenciamento de Carregamento Elétrico de Linhas de Transmissão. 2004.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Departamento de Ciências da Administração. , Rua dos Ipês, 40, Carvoeira, 88040-575 - Florianopolis, SC - Brasil, Telefone: () 3319365, Fax: () 3319539, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - Atual

Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista nos projetos: -SISCARGA (P&D ONS, financiamento FINEP), objetivando o estabelecimento de sistemas de calibração de modelos de carregamento (Morgan, CIGRÉ) de linhas de transmissão (Já encerrado). -RMLT (Encomenda vertical ANEEL, financiamento FINEP), objetivando o estabelecimento de um padrão de estaçõesportáteis para a monitoração de dados ambientais para análise de carregamentos em linhas de transmissão e o desenvolvimento de um portal para divulgação dos dados monitorados e as capacidades calculadas pela Internet (ainda não encerrado)

2000 - Atual

Operador Nacional do Sistema Elétrico - Matriz

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Contratado, Carga horária: 30

Outras informações:
Consultor do ONS para assuntos de capacidades de carregamento das linhas aéreas de transmissão da Rede Básica e das DITS (Demais Instalações de Transmissão). Exerceu suas atividades na revisão dos CPST (Contratos de Prestação de Serviços de Transmissão), elaboração da Ren 191/05, elaboração do modelo de carregamento sazonal de linhas de transmissão e sua aplicação à Rede Básica e às DITS.. Participa, desde 2011, da Força-Tarefa ABRATE-ONS para a determinação dos limites de carregamento das linhas de tranemissão da Rede Básica para regimes de longa e curta duração.

1971 - 1995

Centrais Elétricas do Sul do Brasil

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Instituto de Estudos e Gestão Energética

Vínculo: Engenheiro Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Celesc - ANEEL: Metodologia e Sistema para Tratamento de Imagem e Reconhecimento de Padrões para inspeção Autônoma de Linhas Aéreas de Transmissão e de Distribuição