Liliana Costa Soares
Possui graduação em Engenharia de Alimentos (1985) e Mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (1996),na área de Frutos Tropicais,defendendo a Tese Intitulada "Obtenção de Bebida Funcional a partir de Suco de Caju e Extrato de Guaraná" e experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nutrição e Informação Tecnológica,estando desde 2001 exercendo a função de Professora do Curso de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec-FATEC-Cariri.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
1994 - 1996
Universidade Federal do Ceará
Gerardo Sérgio Francelino Neto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Bebida Funcional; Suco; Extrato; Guaraná; Caju; Bebida Energética. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Tecnologia das Bebidas. Setores de atividade: Outro.
Formação complementar
2008 - 2008
Elaboração e Orientação de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Tecnologia Centec.
2006 - 2006
Téc.Modernas em pós-colheita de frutas tropicais. (Carga horária: 12h). , Instituto de Desenvolvimento da Fruticultura e Agroindústria.
2005 - 2006
CURSO DE DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 120h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2005 - 2005
Desidratação de Frutas,Hortaliças e Flores. (Carga horária: 12h). , Instituto de Desenvolvimento da Fruticultura e Agroindústria.
2005 - 2005
Validação de Métodos Analíticos. (Carga horária: 16h). , Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
2004 - 2004
Processamento Minimo de Frutas e Hortaliças. (Carga horária: 12h). , Instituto de Desenvolvimento da Fruticultura e Agroindústria.
2004 - 2004
Básico de Vigilância Sanitária. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará.
2003 - 2003
Formação de Consultores em APPCC do PAS. (Carga horária: 58h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL.
2002 - 2002
Processamento Minimo de Frutas e Hortaliças. (Carga horária: 12h). , Instituto de Desenvolvimento da Fruticultura e Agroindústria.
2002 - 2002
Sistema de Elaboração e Análise de Projetos. (Carga horária: 24h). , Banco do Nordeste do Brasil.
2001 - 2001
Formação de Facilitadores p/Jovens Empreendedores. (Carga horária: 24h). , Banco do Nordeste do Brasil.
2001 - 2001
Tec.de Pós-Colheita p/Frutas Tropicais. (Carga horária: 12h). , Instituto de Desenvolvimento da Fruticultura e Agroindústria.
1999 - 1999
Gestão de Qualidade na Agr.de Alimentos. (Carga horária: 24h). , Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, NUTEC, Brasil.
1997 - 1997
Elab.de Projetos Econômicos Financeiros. (Carga horária: 15h). , Banco do Nordeste do Brasil.
1997 - 1997
Condimentos e Hortaliças. (Carga horária: 60h). , Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, NUTEC, Brasil.
1997 - 1997
Básico de Informática-Windows,Word,Excel. (Carga horária: 60h). , Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, NUTEC, Brasil.
1995 - 1995
Lingua Inglesa-Instrumental I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1994 - 1994
Lingua Inglesa-Instrumental II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1993 - 1993
Capacitação de RH na Área de Inf.Tecnológica. (Carga horária: 40h). , Instituto SENAI de Educação Superior - SENAI/RJ.
1992 - 1992
Informação Tecnológica. (Carga horária: 36h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará.
1991 - 1991
Microisis Versão 2.3.4. (Carga horária: 40h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL.
1991 - 1991
Industrialização de Carne de Frango. (Carga horária: 16h). , Instituto de Tecnologia de Alimentos.
1990 - 1990
Ranicultura. (Carga horária: 24h). , INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE.
1990 - 1990
IV CURSO NORTE-NORDESTE DE MUSCULAÇÃO ATLÉTICA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1989 - 1989
NORTE-NORDESTE DE MUSCULAÇÃO ATLÉTICA. (Carga horária: 30h). , Federação Cearense de Culturismo.
1986 - 1986
Tecnologia de Alimentos. (Carga horária: 12h). , Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, NUTEC, Brasil.
1986 - 1986
Termodinâmica e Geração de Calor. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1984 - 1984
Extensão em Laticínios. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1984 - 1984
Embalagens de Alimentos. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
1983 - 1983
Tecnologia de Panificação. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Participação em eventos
Encontro Universitário 2009.Composição Físico-Quimica de Arroz Branco Polido Colhido na Região do Cariri Cearense. 2009. (Encontro).
I Seminário SESC sobre Direitos Humanos sobre Alimentação Adequada-DHAA e Segurança Alimentar e Nutrição-SAN.A Importância do Curso de Tecnologia de Alimentos para a Segurânça Alimentar. 2008. (Seminário).
II PROGRAMA ESPECIAL EM ÉTICA NA PESQUISA:experiências relacionadas a Ciência,Tecnologia e Inovação.Processamento e Determinação da Aceitabilidade Sensorial de um Preparado Cremoso a Base de Arroz para Sanduiches e Massas. 2008. (Outra).
II Programa Especial em Ética na Pesquisa:Experiências relacionadas a Ciência,Tecnologia e Inovação.Padronização do Processo de Desidratação em diferentes clones de Caju. 2008. (Outra).
XX Congresso brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Estudo de Estabilidade e Padronização do Tempero Completo Agridoce. 2006. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Aproveitamento Industrial da Banana Verde(Musa spp.)-Processamento de Molho Condimentado. 2006. (Congresso).
XX Congreso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Aproveitamento Industrial dos Resíduos do Suco de Caju Utilizado na Fabricação de Refrigerantes. 2006. (Congresso).
A IMPORTANCIA DA MICROEMPRESA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2006. (Outra).
I Encontro Pedagógico. 2002. (Encontro).
Congreso Internacional de Información. La experiencia del Centro Regional de Información de CEARA em el desarrollo de estudios sobre usuarios de la industria:Una contribución a la metodologia. 1995. (Congresso).
Seminário Informação Tecnológica.Relatos de Experiências. 1993. (Seminário).
III SETAL-Seminário de Tecnologia de Alimentos. 1991. (Seminário).
II Seminário de Corantes Naturais para Alimentos. 1991. (Seminário).
I Simpósio Internacional de Urucum. 1991. (Simpósio).
Seminário Inovação Tecnológica e Propriedade Industrial na Pequena e Média Empresa. 1985. (Seminário).
Participação em bancas
SOARES, Liliana Costa. Estudo de Qualidade da Água Utilizada como Fonte Alternativa de Consumo Humano,na Zona Rural do Município de Barbalha-CE. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em saúde e Meio Ambiente) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
SOARES, Liliana Costa. Separação,Coleta e Destino Final do Lixo Hospitalar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em saúde e Meio Ambiente) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
SANTANA,Willma José; Izidro,Renato;SOARES, Liliana Costa. Toxinas Fungicas em Grãos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em saúde e Meio Ambiente) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
SILVA JUNIOR, A.;SOARES, Liliana Costa; BEZERRA,Luciana Cristina de Moraes. Aproveitamento Industrial da Polpa de Pequi. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
SANTANA,Willma José; MENDOÇA,Luis Alberto Ribeiro;SOARES, Liliana Costa. Avaliação das Ações desenvolvidas pelos Agentes Sanitaristas no Combate do Mosquito Aedes Aegypti no Municipio de Juazeiro do Norte no Período de 2002 a 2004. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Recursos Hidricos/Saneamento Ambiental) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
SANTANA,Willma José;SOARES, Liliana Costa; GOMES,Luciano de Andrade. Incidência da Hepatite A de 2002 a 2004 no Municipio de Farias Brito. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Recursos Hidricos/Saneamento Ambiental) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
SILVA JUNIOR, A.; CAMPELO,Izabel Karine Monteiro;SOARES, Liliana Costa. Processamento e Controle de Qualidade em Indústria de Tempero. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
SILVA JUNIOR, A.; SOUSA,Jonas dos Santos;SOARES, Liliana Costa. Estudo Comparativo do Alho In Natura Conservado pelo Método Hot Fill e Hot Pack. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
LIMA,Edna Mori de;SOARES, Liliana Costa; GORGONHA,Jaildo Ribeiro. Controle de Qualidade na Indústria de Água Mineral. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
LIMA,Edna Mori de;SOARES, Liliana Costa; Machado,João Bosco Borges. Avaliação do Controle de Qualidade Microbiológico em Leites e Derivados. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
LUCENA,Eliseu Marlônio Pereira de; SILVA JUNIOR, A.;SOARES, Liliana Costa. Estudo da Estabilidade da Manga Parcialmente Desidratada das Variedades(Tommy Atikins Haden). 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico.
SOARES, Liliana Costa. SELEÇÃO PARA TÉCNICO EM LABORATÓRIO DO CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2009. Faculdade de Tecnologia Centec-Cariril.
SOARES, Liliana Costa. SELEÇÃO PARA PROFESSOR DO CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2009. Faculdade de Tecnologia Centec-Cariril.
SOARES, Liliana Costa. SELEÇÃO PARA LABORATORISTAS DO CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2003. Faculdade de Tecnologia Centec-Cariril.
SOARES, Liliana Costa. SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2003. Faculdade de Tecnologia Centec-Cariril.
Orientou
Processamento e Estudo de Estabilidade de Hamburguer Vegetal; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; (Orientador);
Desenvolvimento de Processo Industrial e Estudo de Estabilidade de Salgado de Arroz; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; (Orientador);
Processamento e Estudo de Estabilidade de Molho Pronto para Sanduíches; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; (Orientador);
OS RISCOS POTENCIAIS DO USO DO CLORO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PóS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE QUIMICA) - Universidade Regional do Cairiri; Orientador: Liliana Costa Soares;
Estudo da Qualidade da Água utilizada no Processamento de Alimentos em uma; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em Biologia e Química) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Liliana Costa Soares;
Processamento e Determinação Sensorial de um Preparado Cremoso a Base de Arroz para Sanduiches e Massas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em Biologia e Química) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Liliana Costa Soares;
Importância das Análises Microbiológicas para Determinação da Qualidade das Águas Mineral; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em Biologia e Química) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Liliana Costa Soares;
Separação,Coleta e Destino Final do Lixo Hospitalar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em saúde e Meio Ambiente) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÕES-POP'S EXECUTADOS NO DESPENSÁRIO DE UMA UNIDADE DE UM HOSPITAL LOCALIZADO NA REGIÃO DO CARIRI; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Faculdade de Tecnologia Centec; Orientador: Liliana Costa Soares;
PRODUÇÃO DE VINHOS TROPICAIS E SUCOS DE UVAS TINTAS NO VALE DO SUBMÉDIO DE SÃO FRANCISCO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Faculdade de Tecnologia Centec-Cariril; Orientador: Liliana Costa Soares;
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S EM UM SUPERMERCADO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Faculdade de Tecnologia Centec-Cariril; Orientador: Liliana Costa Soares;
AVALIAÇÃO DO DESPERDICIO DE ALIMENTOS EM UM SUPERMERCADO NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Faculdade de Tecnologia Centec-Cariril; Orientador: Liliana Costa Soares;
DETERMINAÇÃO DO RESTO-INGESTÃO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Faculdade de Tecnologia Centec-Cariril; Orientador: Liliana Costa Soares;
ANÁLISE CRITICA DA INSPEÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM UM SUPERMERCADO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Faculdade de Tecnologia Centec-Cariril; Orientador: Liliana Costa Soares;
Aplicação de Técnicas e Procedimentos Operacionais Padrões em Supermercado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Faculdade de Tecnologia Centec; Orientador: Liliana Costa Soares;
Eficiência da Lavagem de Garrafões Retornáveis em uma Indústria de Água Mineral; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Faculdade de Tecnologia Centec; Orientador: Liliana Costa Soares;
Identificação e Certificação dos Pontos Criticos em uma Indústria de Leite e Derivados; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Faculdade de Tecnologia Centec; Orientador: Liliana Costa Soares;
Procedimentos Operacionais Padrões para Garantia da Qualidade do Doce Tipo Corte; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Faculdade de Tecnologia Centec; Orientador: Liliana Costa Soares;
Avaliação Higiênico-Sanitária da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital das Clinicas e Fraturas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Controle de Qualidade do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital Municipal São Lucas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Emprego de Alimentos em Fórmulas Manipuladas na Indústria Farmacêutica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Avaliação dos Procedimentos Operacionais Padrões Empregados no Preparo das Dietas Enterais do Hospital Maternidade Santo Antônio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Avaliação dos Parâmetros de Qualidade Utilizados na Industrialização do Leite; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Análises Comparativas de Multimisturas Comercializadas na Região do Cariri; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Processamento e Composição do Molho Condimentado da Biomassa de Banana Verde; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
A Importância dos Alimentos Funcionais na Indústria Farmacêutica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Análise Qualitativa e Quantitativa dos Setores Alimentícios Localizados na Cidade de Floriano-PI; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
análise dos Pontos Críticos de Controle do Abatedouro de Barbalha; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Aproveitamento Industrial dos Resíduos do Suco de Caju Utilizado na Fabricação de Refrigerantes; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Controle de Qualidade da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Maternidade São Vicente de Paula; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Controle de Qualidade do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital maternidade Santo Antônio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Análise do Perfil Higiênico-Sanitário de Lanchonetes e Padarias Localizadas na Cidade do Crato-CE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Controle de Qualidade da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Maternidade São Vicente de Paula; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Avaliação das Condições Higiênico-Sanitárias dos Estabelecimentos que Comercializam Alimentos em Juazeiro do Norte-CE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Perfil Higiênico-Sanitário de Lanchonetes e Restaurantes do Centro de Juazeiro do Norte-CE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Controle de Qualidade na Indústria de Temperos e Condimentos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Estudo Comparativo do Ácido Cítrico e Ácido Fosfórico na Inversão da Sacarose de Goiaba; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Controle de Qualidade na Indústria de Refrigerante de Caju; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
dos Santos; Avaliação das Condições Higiênico-sanitárias das Panificadoras Localizadas na Cidade de Juazeiro do Norte-CE; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico; Orientador: Liliana Costa Soares;
Produções bibliográficas
-
SILVA, A. T. M. ; SOARES, Liliana Costa ; SANTOS, M. G. ; SILVA JUNIOR, A. . O sabor do tempero. Pesquisas FUNCAP , v. 3, p. 31-32, 2003.
-
SOARES, Liliana Costa ; OLIVEIRA, G. S. F. ; MAIA, G. A. ; MONTEIRO, J. C. S. ; SILVA JUNIOR, A. . Obtenção de Bebida a partir de Suco de Caju(Anacardium Ocidentale,L.),Extrato de Guaraná(Paullinia Cupana Sorbilis Mart.Ducke). Revista Brasileira de Fruticultura, v. 23, p. 387-390, 2001.
-
SANTOS JUNIOR, J. N. ; MATOS, F. J. F. ; SOARES, Liliana Costa . A experiência do Núcleo Regional de Informação do Ceará na realização de estudos de usuários industriais:uma contribuição para a metodologia. Revista Ciência da Informação, Brasilia, v. 20, p. 241-244, 1991.
-
SOARES, Liliana Costa ; OLIVEIRA, S. C. . Microbiologia de Alimentos. Cadernos Tecnológicos de Alimentos. : , 1999, v. , p. -.
-
SOARES, Liliana Costa ; OLIVEIRA, M. N. . Elementos de Nutrição. Cadernos Tecnológicos de Alimentos. : , 1999, v. , p. -.
-
SOARES, Liliana Costa . Tecnologia é usada para conter desperdício de alimentos. Jornal do Cariri, Juazeiro do Norte/CE, p. 3, 06 dez. 2002.
-
CRUZ,Francisca Giselle ; SOARES, Liliana Costa ; FEITOSA,Katiana Dasdores . AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA MINERAL CAPTADA E COMERCIALIZADA NO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE O USO MÚLTIPLO DA ÁGUA, 2008, SOBRAL. I SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE O USO MÚLTIPLO DA ÁGUA. SOBRAL, 2008.
-
Araujo,Idila Maria da Silva ; Feitosa,Regilane Marques ; SILVA JUNIOR, A. ; Costa,Maria de Lourdes Macedo ; SOARES, Liliana Costa ; SOUSA,Jonas dos Santos ; Soares de Melo,João Carlos . PROCESSAMENTO E ESTUDO DE ESTABILIDADE DE MOLHO DA POLPA DE PEQUI COM PIMENTA MALAGUETA. In: XV ENAAL-CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 2007, FORTALEZA. XV ENAAL-CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 2007.
-
da Silva,Maria Aelinalda Nunes ; SOARES, Liliana Costa ; Izidro,Renato ; Carvalho,Juliana Felix do Carmo ; Nunes,Indra Nogueira ; nunes,Elane Ingrid Nogueira ; Andrade,luciene Miranda de ; Silva,Cícera Josislane Crispim da ; Figueiredo,José Vidal de . ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS POÇOS COMUNITÁRIOS UTILIZADA COMO FORMA ALTERNATIVA DE CONSUMO HUMANO NA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE BARBALHA. In: II CONGRESSO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE SOBRAL-SOBRALTEC, 2006, SOBRAL. II CONGRESSO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE SOBRAL-SOBRALTEC, 2006.
-
Dantas,Maria Jorgiana ; SOARES, Liliana Costa ; Figueiredo,José Vidal de ; da Silva,Maria Aelinalda Nunes ; dos Passos,Cicera Robstânia Laranjeira ; Santos,josé Cícero de Freitas ; Carvalho,Juliana Felix do Carmo ; Abrantes,Héryka Regina . ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA DA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE MILAGRES-CEARÁ. In: II CONGRESSO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE SOBRAL-SOBRALTEC, 2006, SOBRAL. CONGRESSO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE SOBRAL-SOBRALTEC, 2006.
-
CORDEIRO DE SOUSA,FRANCINALVA ; OLIVEIRA, E. N. A. ; DE MELO SILVA,LUZIA MARCIA ; CRUZ,FRANCISCO TIÁRLISON NOGUEIRA ; SOARES, Liliana Costa . COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUIMICA DE ARROZ POLIDO COLHIDO NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE. In: I ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DO CAMPUS DA UFC NO CARIRI, 2009, JUAZEIRO DO NORTE. ANAIS DO I ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DO CAMPUS DA UFC CARIRI, 2009.
-
NASCIMENTO, F. A. ; SOARES, Liliana Costa . PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO EM DIFERENTES CLONES DE CAJU. In: II PROGRAMA ESPECIAL EM ÉTICA NA PESQUISA:EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS A CIÊNCIA,TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2008, JUAZEIRO DO NORTE. II PROGRAMA ESPECIAL EM ÉTICA NA PESQUISA:EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS A CIÊNCIA,TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. JUAZEIRO DO NORTE, 2008.
-
Brito Roque Silva,Isana Maria ; SOARES, Liliana Costa . PROCESSAMENTO E DETERMINAÇÃO DA ACEITABILIDADE SENSORIAL DE UM PREPARADO CREMOSO A BASE DE ARROZ PARA SANDUICHES E MASSAS. In: II PROGRAMA ESPECIAL EM ÉTICA NA PESQUISA:EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS A CIÊNCIA,TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2008, JUAZEIRO DO NORTE. II PROGRAMA ESPECIAL EM ÉTICA NA PESQUISA:EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS A CIÊNCIA,TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. JUAZEIRO DO NORTE, 2008.
-
FIGUIREDO, N. K. S. ; DA SILVA,JAMILLA SUYARA ; PINHO,JESSICA CARDOSO ; SOARES, Liliana Costa . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL DAS DIETAS OFERECIDAS EM ABRIGOS DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA-FAP, 2008, JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ. I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA-FAP. JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ, 2008.
-
SILVA, A. T. M. ; SOARES, Liliana Costa . Estudo de Estabilidade e Padronização do Tempero Completo Agridoce. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Curitiba, 2006.
-
ALVES JÚNIOR,Antônio Demontiez ; SOARES, Liliana Costa ; MASCARENHAS, E. C. R. ; SOARES, E. C. . Aproveitamento Industrial da Banana Verde(Musa spp)-Processamento de Molho Condimentado. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Curitiba, 2006.
-
OLIVEIRA,Genaina Alves de ; SOARES, Liliana Costa ; FEITOSA,Katiana Dasdores . Aproveitamento Industrial dos Resíduos do Suco de Caju Utilizado na Fabricação de Refrigerantes. In: XX Congreso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Curitiba, 2006.
-
Santos ; MATOS, F. J. F. ; SOARES, Liliana Costa . La experiencia del Centro Regional de Información de CEARA en el desarrollo de estudios sobre usuarios de la indústria:Una contribución a la metodologia. In: Congreso Internacional de Información, 1995, Havana. Anais do Congreso Internacional de Infomación. Havana, 1995.
-
SILVA,SAMARA FERREIRA DA ; SOARES, Liliana Costa . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUIMICA E MICROBIOLOGICA DA CASCA DO ABACAXI PARA APROVEITAMENTO INDUSTRIAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA,SAMARA FERREIRA DA ; SOARES, Liliana Costa . COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DA CASCA DO ABACAXI DESIDRATADO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEITE,GLEDSON MICAEL DA SILVA ; LINHARES,MARIANE DANTAS ; DOS SANTOS,CLAUDIANA FERREIRA DOS SANTOS ; VIANA,CISJORDÂNIA BRITO ; SOARES, Liliana Costa . ELABORAÇÃO DE BANANA PASSA COM MEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORDEIRO DE SOUSA,FRANCINALVA ; OLIVEIRA, E. N. A. ; DE MELO SILVA,LUZIA MARCIA ; CRUZ,FRANCISCO TIÁRLISON NOGUEIRA ; SOARES, Liliana Costa . COMPOSIÇÃO FISICO-QUIMICA DE ARROZ BRANCO POLIDO COLHIDO NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CRUZ,Francisca Giselle ; SOARES, Liliana Costa ; BRITO,Niria Maria G. ; FEITOSA,Katiana Dasdores . Avaliação Microbiológica da Água Mineral Captada e Comercializada no Municipio de Juazeiro do Norte-Ceará. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Brito Roque Silva,Isana Maria ; SOARES, Liliana Costa . Processamento e Determinação da Aceitabilidade Sensorial de um Preparado Cremoso a Base de Arroz para Sanduiches e Massas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, Liliana Costa . A importância do Curso de Tecnologia de Alimentos para a Segurânça Alimentar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Araujo,Idila Maria da Silva ; Feitosa,Regilane Marques ; SILVA JUNIOR, A. ; Costa,Maria de Lourdes Macedo ; SOARES, Liliana Costa ; SOUSA,Jonas dos Santos ; Soares de Melo,João Carlos . Processamento e Estudo de Estabilidade de Molho da Polpa de Pequi com Pimenta Malagueta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Dantas,Maria Jorgiana ; SOARES, Liliana Costa ; Figueiredo,José Vidal de ; da Silva,Maria Aelinalda Nunes ; dos Passos,Cicera Robstânia Laranjeira ; Santos,josé Cícero de Freitas ; Carvalho,Juliana Felix do Carmo ; Abrantes,Héryka Regina . Estudo da Qualidade da Água da Zona Rural do Municipio de Milagres-Ceará. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
da Silva,Maria Aelinalda Nunes ; SOARES, Liliana Costa ; Izidro,Renato ; Carvalho,Juliana Felix do Carmo ; Nunes,Indra Nogueira ; Andrade,luciene Miranda de ; Silva,Cícera Josislane Crispim da ; Figueiredo,José Vidal de . Estudo da Qualidade da àgua dos Poços Comunitários Utilizada como Forma Alternativa de Consumo Humano na Zona Rural do Municipio de Barbalha. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA,Genaina Alves de ; SOARES, Liliana Costa ; FEITOSA,Katiana Dasdores . Aproveitamento Industrial dos Resíduos do Suco de Caju utilizado na Fabricação de Refrigerantes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES JÚNIOR,Antônio Demontiez ; SOARES, Liliana Costa ; MASCARENHAS, E. C. R. ; SOARES, E. C. . Aproveitamento Industrial da Banana Verde;Processamento de Molho Condimentado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, Liliana Costa ; MELO, E. M. P. . Informação Tecnológica:Relatos de Experiências. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SOARES, Liliana Costa . Cadernos Tecnológicos de Alimentos. 1997.
SOARES, Liliana Costa ; NASCIMENTO, D. A. . Processamento de Bebida Carbonatada. 2004.
SOARES, Liliana Costa ; SILVA, A. T. M. . Estudo de Estabilidade e Padronização do Tempero Completo Misto Agridoce. 2003.
SOARES, Liliana Costa . Estudo de Usuários do Subsetor de Processamento de Frutos Tropicais. 1991.
SOARES, Liliana Costa . Geração de Guias de Fontes de Informação. 1990.
SOARES, Liliana Costa . Contribuição ao Estudo do Leite Fluido,adicionado de Sucos Tropicais. 1988.
SOARES, Liliana Costa . Estudo da Vida de Prateleira do Caju Desidratado. 1986.
SOARES, Liliana Costa . Estudo sobre a Desidratação do Caju. 1985.
SOARES, Liliana Costa . CURSO BÁSICO SOBRE ALIMENTOS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOARES, Liliana Costa . TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO ADEQUADA DE ALIMENTOS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOARES, Liliana Costa ; OLIVEIRA, M. N. . Treinamento dos Núcleos de Controle de Qualidade. 1995. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilha).
SOARES, Liliana Costa . Curso de Informação Tecnológica. 1993. .
AMAZONAS, A. P. ; ALBUQUERQUE, G. P. M. ; SOARES, Liliana Costa ; SILVA, L. G. L. E. ; SILVA, M. S. P. ; MELO, M. M. M. ; PEREIRA, M. G. ; MERCES, M. V. S. ; SANTANA, O. A. ; ARAUJO, R. M. A. ; SANTOS, S. R. ; COSTA, U. C. T. . Cadastro Industrial 93/94-Pernambuco. 1993. (Cadastro).
FONTELES,Maria Elzanira Barros ; SANTOS JUNIOR, J. N. ; LIMA, F. A. F. ; MATOS, F. J. F. ; SOARES, Liliana Costa ; SOARES, E. C. ; MOREIRA,Men de Sá ; FONSECA, J. L. ; HOLANDA, R. B. . Guia de Fontes de Informação sobre Frutos TRopicais-Processamento. 1992. (Guial).
Projetos de pesquisa
-
2010 - Atual
CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA DA SACHA INCHI CULTIVADA NA REGIÃO DO CARIRI, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
-
2010 - Atual
CARACTERIZAÇÃO E DESIDRATAÇÃO DO COUVE,ESPINAFRE,TOMATE E CENOURA PARA APROVEITAMENTO NA ELABORAÇÃO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
-
2010 - Atual
DESIDRATAÇÃO DE RESIDUOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO ABACAXI E APROVEITAMENTO COMO MATÉRIA-PRIMA NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTICIOS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
-
2009 - Atual
Desidratação de Pimentas Cultivadas na Região Do Cariri, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
-
2009 - Atual
Determinação de Capsaicina em diferentes variedades de Pimentas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
-
2007 - Atual
Desenvolvimento do Processo Industrial e Estudo de Estabilidade de Salgado de Arroz, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
-
2006 - Atual
Industrialização da Banana Verde:Processamento e Estudo de Estabilidade do Molho Condimentado obtido a Partir da Biomassa da Banana Verde, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
-
2003 - 2004
Processamento de Bebida Natural Carbonatada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2006 - 2006
Aproveitamento Industrial dos Residuos do Suco de Caju utilizados na Fabricação de Refrigerantes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
-
2002 - 2003
Estudo de Estabilidade e Padronização do Tempero Completo Misto Agridoce, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
-
1997 - Atual
Cadernos Tecnológicos de Alimentos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
-
1992 - 1993
Geração de Guias de Fontes de Informação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Liliana Costa Soares - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. , Rua Amália Xavier de Oliveira,s/n, Santa Tereza, 63040-000 - Juazeiro do Norte, CE - Brasil, Telefone: (88) 35664051, Ramal: 4045, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Faculdade de Tecnologia Centec-CaririlVínculo: Seletista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2007
Federação Cearense de CulturismoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO DE ALIMENTOS
Outras informações:
MEMBRO DA FEDERAÇÃO CEARENSE DE CULTURISMO MUSCULAÇÃO & FITNESS PARA O QUADRIÊNIO 2004/07
2001 - Atual
Instituto Centro de Ensino TecnológicoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2001
Ensino, Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Nutrição, Introdução a Tecnologia de Alimentos, Nutrição, Ecologia Aplicada, Embalagens de Alimentos, Gerência de Qualidade, Principios de Tecnologia de Alimentos
1997 - 1997
CENTRO VOCACIONAL TECNOLOGICOVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Alimentos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1993 - 1996
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/PEVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Técnico II-5, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1989 - 1992
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista Industrial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Liliana Costa Soares e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?