Luciana Passos Sá
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2010), com pesquisas voltadas à área de Ensino de Química. Atualmente é docente do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina, desde fevereiro de 2018. É credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, em níveis de mestrado e doutorado, desenvolvendo pesquisas na área de Ensino de Ciências/Química com enfoque nos seguintes temas: Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino e Aprendizagem de Química, Decolonialidade. Realizou pós doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2013-2014), com pesquisa voltada à Formação de Professores. É uma das líderes do Núcleo de Educação em Química (NEQ), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq e que conta com a participação de professores, mestrandos, doutorandos e estudantes de graduação.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências
2006 - 2010
Universidade Federal de São Carlos
Título: Estudo de casos na promoção da argumentação sobre questões sócio-científicas no ensino superior de química
, Ano de obtenção: 2010. Salete Linhares Queiroz. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Ciências
2004 - 2006
Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo
Título: A Argumentação no Ensino Superior de Química: Investigando uma Atividade Fundamentada em Estudos de Casos, Ano de Obtenção: 2006
Prof. Dr. Salete Linhares Queiroz.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2013 - 2014
Pós-Doutorado. , Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM, México. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2018
Integração Institucional aos Novos Docentes. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Legislação da Carreira do Magistério Superior. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Plataforma Moodle - Formação Pedagógica. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Princípios básicos de prevenção e combate a incêndios. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Situação de estudo - possibilidades e desafios.... (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2011 - 2011
Situação de estudo no ensino de ciências. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2007 - 2007
Metodologias na produção científica.... (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2004 - 2004
Curso Básico de Inglês. (Carga horária: 90h). , SKILL, SKILL SÃO CARLOS, Brasil.
2004 - 2004
Visualizando conceitos químicos em sala de aula. (Carga horária: 4h). , Instituto de Química de Araraquara, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação em Didática. (Carga horária: 40h). , Cooperativa dos Trabalhadores Em Educação do Estado do Ceará, COOEDUCAR, Brasil.
2003 - 2003
Reciclagem de Materiais. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2003
Conhecimento Químico, Cidadania e Meio Ambiente. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Química, ABQ, Brasil.
2003 - 2003
Tratamento de dados analíticos. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2002
Controle de qualidade microbiológico de alimentos. , Associação Brasileira de Química - CE, ABQ-CE, Brasil.
2002 - 2002
Educação Biocêntrica e as Relações Interpessoais. (Carga horária: 44h). , Centro de Desenvolvimento Humano, CDH, Brasil.
2002 - 2002
Controle de qualidade de bebidas destiladas. , Associação Brasileira de Química - CE, ABQ-CE, Brasil.
2002 - 2002
Cromatografia industrial. , Associação Brasileira de Química, ABQ, Brasil.
2001 - 2001
Operador de Microcomputador. (Carga horária: 100h). , Sociedade Civil de Proteção a Maternidade e a Infância, IASOCIAL, Brasil.
1999 - 1999
I seminário municipal sobre mortalidade infantil. , Prefeitura Municipal de Tianguá, PMT, Brasil.
1998 - 1998
Funcional e Integrado de Redação. (Carga horária: 120h). , Colégio Santa Maria, CSM, Brasil.
1998 - 1998
Atualização em zoonoses. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Saúde do Ceara, SESA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
CHAVES, E. ; GEROLA, A. P. ; SÁ, Luciana Passos . XII Semana Acadêmica de Química. 2018. (Outro).
SÁ, Luciana Passos ; BRICCIA, V. . X Seminário Nacional ABC na Educação Científica. 2014. (Outro).
SÁ, Luciana Passos . Oficina - Contém química: pensar, fazer e aprender com experimentos. 2014. (Outro).
SÁ, Luciana Passos . Comissão Organizadora do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química / X Encontro de Educação Química da Bahia,. 2012. (Congresso).
SÁ, Luciana Passos . Oficinas de experimentação e jogos didáticos para o ensino de química. 2012. (Outro).
SÁ, Luciana Passos . Oficinas de Experimentação e Jogos Didáticos para o Ensino de Química. 2011. (Outro).
MASSENA, E. P. ; SANTOS, I. M. ; SÁ, Luciana Passos . V Jornada de Debates sobre o Ensino de Química da Região Sul da Bahia. 2010. (Congresso).
SÁ, Luciana Passos ; GUZZI FILHO, N. J. . IX Encontro de Educação em Química da Bahia (EDUQUI). 2009. (Congresso).
SÁ, Luciana Passos . III Jornada de Debates sobre o Ensino de Química da Região Sul da Bahia. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
I Colóquio Regional de Educação Química.PRESERVATIVOS E ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA. 2025. (Simpósio).
XIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.Sinergias e alergias entre o ensino de química e a temática de gênero e sexualidade. 2023. (Encontro).
2º Congresso Internacional de Educação em Ciências. 2014. (Congresso).
II Seminário PIBID/UESC: os impactos do PIBID na Educação. 2012. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia.O ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO NOS FUNDAMENTOS DO PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA. 2012. (Encontro).
I Seminário Educação Básica e Universidade: Diversidade, Práticas e Saberes. 2011. (Seminário).
IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico: Desafios epistemológicos das ciências para a atualidade. Tendências na Educação em Ciências e Matemática. 2011. (Congresso).
Semana da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.Exposição do Programa "Mão na Massa". 2011. (Outra).
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. A ARGUMENTAÇÃO DE CRIANÇAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS BASEADAS NO PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA. 2011. (Congresso).
V Simpósio de Educação Infantil. 2011. (Simpósio).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2010. (Outra).
32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Apresentação dos trabalhos "Produção de textos argumentativos por graduandos em química: questões relacionadas ao artigo científico" e "Casos investigativos no ensino de corrosão: percepções dos alunos sobre a estratégia de ensino".. 2009. (Congresso).
VII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias: Enseñanza de las Ciencias en un mundo en transformación. Debate como estratégia na promoção de habilidades argumentativas de alunos de química. 2009. (Congresso).
31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Argumentação sobre questões envolvendo aspectos sócio-científicos por alunos de graduação em química. 2008. (Congresso).
I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior.Análise de argumentos produzidos por graduandos em química em diferentes situações de ensino. 2008. (Outra).
30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Atividades pedagógicas voltadas ao aprimoramento de habilidades argumentativas de graduandos em química e Concepções de professores de química sobre procedimentos de ensino capazes de promover a argumentação no nível superior. 2007. (Congresso).
A formação química e pedagógica nos cursos de graduação em química do país. 2007. (Oficina).
IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Utilização de portfólios na resolução de casos investigativos por alunos de graduação em química e Casos Investigativos como estratégia para o ensino do tema "corrosão". 2007. (Encontro).
Jornada Argumentação e Discussão Crítica. 2007. (Oficina).
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Argumentação no ensino superior de química: reflexões a partir das interações estabelecidas em sala de aula e Casos investigativos no ensino do tópico corrosão. 2007. (Congresso).
V Semana de Pesquisa do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências.Apresentação oral do projeto de tese. 2007. (Encontro).
XIII Reunión de Educadores en Química y Primeras Jornadas Internacionales, ADEQRA. O espaço para a argumentação no ensino superior de química. 2006. (Congresso).
XXVI Encontro de Debates sobre o Ensino de Química ? EDEQ. IDENTIFICAÇÃO DE TERMOS ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. 2006. (Congresso).
1º Workshop de Capacitação para o Ensino Superior: Estilos de Aprendizagem. 2005. (Oficina).
57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2005. (Congresso).
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005. (Encontro).
II Evento de Educação em Química. 2004. (Encontro).
I Workshop do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE.I Workshop do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE do Instituto de Química de São Carlos. 2004. (Oficina).
XLIV Congresso Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Química - ABQ. A linguagem escrita no ensino superior de química: enfoque no artigo científico e A abordagem de temas concernentes à educação ambiental por pesquisadores da área de educação em ciências. 2004. (Congresso).
IX Encontro de Estudantes e Profissionais de Química do Ceará. 2003. (Encontro).
XLIII Congresso Brasileiro de Química. 2003. (Congresso).
VIII Encontro de Estudantes e Profissionais de Química do Ceará. 2002. (Encontro).
XLII Congresso Brasileiro de Química. 2002. (Congresso).
I Semana de Química - O Profissional de Química. 1999. (Outra).
I Seminário Municipal sobre Mortalidade Infantil. 1999. (Seminário).
Seminário de Atualização em Zoonoses. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
SÁ, Luciana Passos; REGIANI, A. M.; LEONEL, A. A.; GOMES, A. D. T.. Contribuições dos Espaços Não Formais para o desenvolvimento de conhecimentos profissionais de professores de ciências. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FERREIRA, L. N. A.; LUZ, R. A. S.;SÁ, Luciana Passos. Análise de propostas didáticas baseadas no método de estudo de casos por estudantes de licenciatura em química. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Piauí.
SÁ, LUCIANA PASSOS; GRANDO, R. C.; FERREIRA, L. H.; DUSO, L.. Desenvolvimento profissional docente no contexto do PIBID: Compreensões de professores supervisores da área de Ciências da Natureza. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RAMOS, M. B.;SÁ, LUCIANA PASSOS; MARIN, Y. A. O.; XAVIER, A. M.; DUSO, L.. Testosterona, Bruxas e Preservativos: análise de estudos sobre gênero e sexualidade no ensino de química. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, E. L.; GUIMARAES, M. A.;SÁ, Luciana Passos. Significados e atribuições estabelecidos por licenciandos em Biologia sobre Educação CTSA a partir de uma questão sociocientífica sobre déficit de polinização. 2019. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
REGIANI, A. M.; YUNES, S. F.; FERNANDES, C. S.;SÁ, LUCIANA PASSOS. Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; REGIANI, A. M.; NICOLLI, A. A.; GRAEBNER, I. B.. Leitura e escrita em aulas de química no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.
SÁ, Luciana Passos; GUZZI, M. E. R.; GEHLEN, S. T.; FERREIRA, L. H.. A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de biologia em formação inicial. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; FERNANDEZ, C.; BELLO, M. E. B. R.. O conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos em química: uma experiência baseada na produção de sequências didáticas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
LUZ, M. R. M. P.; PASSOS, M. W. C.;SÁ, Luciana Passos. Aprendizagem baseada em problemas em casos investigativos: construindo e avaliando possibilidades de implantação no Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Grad em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.
GEHLEN, S. T.; GUZZI, M. E. R.;SÁ, Luciana Passos. Argumentação centrada em questões sócio-científicas e educação problematizadora: possibilidades para o ensino de ciências. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; FERNANDEZ, C.; GEHLEN, S. T.. O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química e suas trajetórias de vida: possíveis relações. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; SANTOS, B. F.; CHAPANI, D. T.. Articulação entre um currículo alternativo com o cotidiano escolar: um estudo de caso no ensino de química. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SÁ, Luciana Passos; FIREMAN, E. C.; PAULA, F. S. Contribuições do Laboratório de Ensino de Química e Biotecnologia na Formação do Licenciado em Química da UFAL. 2010. Dissertação (Mestrado em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.
BAZZO, W. A.; WECK, J. T.; PIASSI, L. P. C.;SÁ, LUCIANA PASSOS. ?Convergindo Mundos: Explorando novas perspectivas na educação por meio da ficção científica. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; MELO, M. V.; BAZZO, W. A.; DAMBROS, M.; CELLA, R.. Desenvolvimento profissional docente em tempos de metamorfose do mundo e da escola: contribuições de uma comunidade colaborativa. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WARTHA, E. J.; SILVA, A. C. T. E.; BATINGA, V. T. S.;SÁ, LUCIANA PASSOS; FIREMAN, E. C.. Argumentação como prática epistêmica e sua legitimação nos documentos oficiais. 2025. Tese (Doutorado em ASSOCIAÇÃO EM REDE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO - RENOEN) - Universidade Federal de Sergipe.
LORENCINI JUNIOR, A.; BROIETTI, .. F. C. D.; FREIRE, L. I. F.; STANZANI, E. L.;SÁ, LUCIANA PASSOS. O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química: implicações para o desenvolvimento profissional docente. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.
KASSEBOEHMER, A. C.; JACOBOVITZ, D. M. L. B.; CORREA, T. H. B.; FERREIRA, L. H.;SÁ, LUCIANA PASSOS. Estudo dos efeitos da abordagem investigativa sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas de licenciandos em estágio supervisionado e residência pedagógica. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação do Instituto de Química de São Carlos) - Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo.
QUEIROZ, S. L.SÁ, Luciana Passos; SANTOS, M. G.; VIVEIRO, A. A.; SILVA, J. G.. Retextualização na exposição oral acadêmica: foco no ensino superior de química. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
FERNANDEZ, C.;SÁ, Luciana Passos; ROSA, M. I. F. P. S.; AGOSTINHO, S. M. L.; MARCONDES, M. E. R.. Reações Redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
SCARPA, D. L.; SANO, P. T.; PARDINI, R.;SÁ, Luciana Passos; SILVA, M. B. E.. Produção de argumentos em textos científicos: contribuições de um curso de campo na formação de ecólogos. 2017. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Ecologia) - Universidade de São Paulo.
SÁ, Luciana Passos; FERNANDEZ, C.; MELLO, P. H.; BUENO FILHO, M. A.; XAVIER, A. M.. Impacto do contexto no desenvolvimento do PCK em licenciandos em química. 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC.
SÁ, Luciana Passos; GIRALDI, P. M.; RAMOS, M. B.; MARIN, Y. A. O.. Interlocuções entre desenvolvimento profissional docente e decolonialidade: repensando a educação de jovens e adultos. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, Luciana Passos; CASSIANI, S.; LEONEL, A. A.; SOUZA, K. S.; GIRALDI, P. M.. Decolonialidade e desenvolvimento profissional docente: diálogos possíveis na formação de professores e professoras da educação básica no município de Manaus-AM. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WARTHA, E. J.; SILVA, A. C. T. E.; BATINGA, V. T. S.;SÁ, LUCIANA PASSOS; FIREMAN, E. C.. Argumentação como prática epistêmica e sua legitimação nos documentos oficiais. 2024.
SÁ, Luciana Passos; BAZZO, W. A.; SFREDO, M. L.; BONFIGLIO, S. U.; VASQUES, R. F.. Variáveis aceleradas do processo civilizatório e os jovens contemporâneos. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; MARQUES, C. A.; YUNES, S. F.; MARCELINO, L. V.; SANDRI, M. C. M.. ?Um panorama do ensino da Química Verde em cursos de graduação em Química em Universidades públicas brasileiras. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, Luciana Passos; LORENCINI JUNIOR, A.; STANZANI, E. L.; BROIETTI, F. C. D.; FREIRE, L. I. F.. Um estudo de caso acerca da profissionalização docente de uma licencianda em química no contexto do estágio supervisionado. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.
SÁ, Luciana Passos; FERNANDEZ, C.; AGOSTINHO, S. M. L.. "Reações Redox": uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
FREITAS, N. M. S.; NUNES, J. M. V.; MALHEIRO, J. M. S.;SÁ, Luciana Passos; ANDRADE, M. S.. Usos da argumentação nas controvérsias sócio-científicas no ensino de ciências: o caso simulado do açai transgênico do Amazonas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
LINSINGEN, I. V.; GIRALDI, P. M.; MONGELO, J. E.; SILVEIRA JUNIOR, C.;SÁ, LUCIANA PASSOS. Diálogos interculturais entre o ensino de Ciências da Natureza e os conhecimentos Guarani Mbya/Nhandeva. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; MACHADO, S. S. L.; RAMOS, M. B.; CONCEICAO, A. A.. Controvérsias sociocientífi cas e decolonialidade: Interlocuções na abordagem sobre a crise socioambiental climática na educação básica. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RICHETTI, G. P.; RAMOS, M. B.;SÁ, Luciana Passos. As Controvérsias Sociocientíficas na Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de Florianópolis. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, H. C.; FIORESI, C. A.; CANTANHEDE, S. C. S.; BERTOLDO, R. R.;SÁ, LUCIANA PASSOS. Textos de Divulgação Científica sobre temáticas socioambientais em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PNLD 2021. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; BEGO, A. M.; DUSO, L.; GRANDO, R. C.. ?Desenvolvimento profissional docente no contexto do PIBID: Percepções de professores supervisores da área de ciências da natureza. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TRINDADE, L. G. F.; TEIXEIRA, C. M. D.; FERRAZ, R. D.; CANDA, C. N.;SÁ, Luciana Passos. Formação de professores de ciências naturais: a construção do conhecimento pedagógico geral e a formação ludo sensível. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
SÁ, Luciana Passos; REGIANI, A. M.; FERNANDES, C. S.; YUNES, S. F.. Contribuições do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio (PNEM) acerca de um ensino contextualizado: visão dos professores de ciências naturais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MARQUES, C. A.; FREITAS, N. M. S.;SÁ, Luciana Passos. Concepções de educação ambiental no contexto dos anos iniciais em escolas municipais de Florianópolis. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, E. L.; GUIMARAES, M. A.;SÁ, Luciana Passos. Avaliação de letramento científico crítico através da questão sócio-científica Déficit de Polinização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
SÁ, Luciana Passos; SILVA, A. V.; CHAPANI, D. T.. A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de biologia em formação inicial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
PIASSI, L. P. C.; ALMEIDA, M. J. P. M.;SÁ, Luciana Passos. Robôs, fadas, deuses e dragões: as séries literárias infanto-juvenis na educação em ciências e tecnologia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.
GEHLEN, S. T.; DELIZOICOV NETO, D.;SÁ, Luciana Passos. Argumentação centrada em questões sócio-científicas e a educação problematizadora. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
KASSEBOEHMER, A. C.; CORTES JUNIOR, L. P.;SÁ, Luciana Passos. O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de química e suas trajetórias de vida: possíveis relações. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SANTOS, B. F.; CHAPANI, D. T.;SÁ, Luciana Passos. Articulação entre um currículo alternativo e o cotidiano escolar: um estudo de caso no ensino de química. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
FIREMAN, E. C.;SÁ, Luciana Passos; PAULA, F. S. Contribuições do laboratório de Ensino do Instituto de Química e Biotecnologia na formação do licenciando em Química da UFAL. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
SÁ, Luciana Passos. Promovendo a argumentação no ensino básico de química a partir da utilização de textos de divulgação científica. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Química-UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.
SÁ, Luciana Passos; SEDANO, L.; BRICCIA, V.. Formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; TREMACOLDI, A. C. Z.;SANTOS, I. M.. A formação do cidadão no Projovem urbano: uma análise dos conteúdos de química que compõem o guia de estudo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; LUNA, F. T.; FERNANDES, G. W. R.. Análise do curso de graduação em Licenciatura em Física na modalidade à distância da UESC: dos velhos conceitos às novas possibilidades. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; LUCENA, E. A. R. M.. O estudo das propriedades das substâncias e sua importância no destino dos papéis de bombons descartados na escola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; SIQUEIRA, M. R. P.; MOTA, R. J.. Concepção dos professores sobre atividades práticas nas aulas de ciências do ensino fundamental II. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; BEGO, A. M.; FRANCISCO, W.. Impactos da aplicação de um Estudo de Caso nos argumentos de licenciandos sobre a importância da disciplina de Química no Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SÁ, Luciana Passos; REGIANI, A. M.; YUNES, S. F.. Análise documental das diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva do ensino de Química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
REGIANI, A. M.; PANTOJA, N. V.;SÁ, LUCIANA PASSOS. Animes e o Ensino de Química: Uma Análise de Dr. Stone Como Ferramenta Pedagógica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
REGIANI, A. M.; PINHEIRO, P. C.;SÁ, LUCIANA PASSOS. O processo de tingimento natural na comunidade de tintureiras e o conhecimento químico - Um diálogo de saberes?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
YUNES, S. F.; REGIANI, A. M.; ROSA, E. F.;SÁ, LUCIANA PASSOS. O Instagram como Ferramenta de Divulgação Científica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
REGIANI, A. M.; FERREIRA, L. M.;SÁ, Luciana Passos. Análise do filme a química do amor como contextualização para o conteúdo introdutório de química orgânica no ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS. Estado da Arte sobre a educação de jovens e adultos no contexto do ensino de química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; MARQUES, C. A.; GONCALVES, F. P.. O ENSINO DE QUÍMICA E A TEMÁTICA DA POBREZA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; GONCALVES, F. P.. História, cultura e resistência da população negra na formação inicial de professoras/es de química.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; FERNANDES, C. S.. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE SOBRE OS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; GONCALVES, F. P.. ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; FERNANDES, C. S.. EDUCAÇÃO SEXUAL (IN)VISÍVEL: Possibilidades de abordagem no ensino de Química na Educação Básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, Luciana Passos; REGIANI, A. M.; YUNES, S. F.. Contribuições da utilização de HQs para o ensino de química por meio de oficinas temáticas.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, Luciana Passos; REGIANI, A. M.; FERNANDES, C. S.. Base Nacional Comum Curricular e seus impactos na reformulação de livros didáticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, Luciana Passos; GONCALVES, F. P.; SILVEIRA, R. A.. Formação de professores de química para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; REGIANI, A. M.; MARANHAO, T. A.. Contribuições do projeto Núcleo Extensionista Rondon na formação de professores de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, LUCIANA PASSOS; REGIANI, A. M.; GONCALVES, F. P.. Possíveis contribuições químicas a partir do livro tio Tungstênio: memórias de uma infância química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, Luciana Passos; REGIANI, A. M.; GONCALVES, F. P.. Constituição de saberes docentes sobre o ensino de química para cegos ou baixa visão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
REGIANI, A. M.; GONCALVES, F. P.;SÁ, Luciana Passos. Possíveis contribuições químicas a partir do livro tio Tungstênio: memórias de uma infância química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
REGIANI, A. M.; GONCALVES, F. P.;SÁ, Luciana Passos. Constituição de saberes docentes sobre o ensino de química para cegos ou baixa visão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, Luciana Passos; YUNES, S. F.; GESSER, J. C.. O PIBID Química na perspectiva dos licenciandos: o efeito do PIBID na formação docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, Luciana Passos; GONCALVES, F. P.; SILVEIRA, R. A.. Formação de professores de química para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SÁ, Luciana Passos; BELLO, M. E. B. R.; GRAMACHO, R. S.. Questões de Química Orgânica do ENEM: uma olhar sobre o ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; SIQUEIRA, M. R. P.. Atividades experimentais nos livros didáticos de física do PNLD 2012/Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
OLIVEIRA, R. A.; BELLO, M. E. B. R.;SÁ, Luciana Passos. Onde se escondeu a química? Dessa vez na cozinha! Desmistificando a química nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
GEHLEN, S. T.; FERNANDES, G. W. R.;SÁ, Luciana Passos. A alfabetização científica no ensino fundamental: para além do livro didático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
BRITO, L. D.;SÁ, Luciana PassosMASSENA, E. P.. O currículo em ação: um olhar sobre as escolas de Ilhéus e Itabuna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana PassosSILVA, A. F. A.; OLIVEIRA, F. F.. Concepções dos estudantes sobre o conceito de ligações químicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estudual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana PassosSILVA, A. F. A.; OLIVEIRA, F. F.. Conteúdos e Programas de Química no Ensino Médio: o que realmente é ensinado nas escolas de Itabuna - região Sul da Bahia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; BELLO, M. E. B. R.; OLIVEIRA, A. M.. Conscientização ambiental e a abordagem de poluentes atmosféricos por meio de uma intervenção didática: vivências de uma sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; BELLO, M. E. B. R.; ANJOS, P. N. M.. Polímeros: aplicação conceitual para o ensino médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; SANTOS, B. F.; CHAPANI, D. T.. Banca Examinadora para promoção na carreira de adjunto para titular. 2017. Universidade Estadual de Santa Cruz.
RICHETTI, G. P.; CINTRA, E. P.;SÁ, Luciana Passos. Concurso público para professor do Magistério Superior (Edital nº 095/2022/DDP). 2023. Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau.
SÁ, Luciana Passos; NUNES, S. M. T.; PAIXAO, M. F. M.. Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério Superior para Professor Assistente. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.
SÁ, Luciana PassosMASSENA, E. P.; SOUZA JUNIOR, J.. Concurso público para docente de nível superior, na classe assistente. Edital Nº 032/2011, como membro da comissão examinadora, para a matéria/disciplina Didática em Química II, Estágio V, História da Ciência, Evolução da Química e Recursos Tecnológicos e Educação.. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SÁ, Luciana Passos; BELLO, M. E. B. R.; JESUS, R. M.. Seleção Pública para Professor Substituto - Edital 067/2011. 2011. Universidade Estudual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana PassosWARTHA, E. J.; LOPES, E. T.. Concurso para professor assistente Materia de Ensino: Ensino de Química. 2010. Universidade Federal de Sergipe.
SÁ, Luciana Passos; GEHLEN, S. T.;GUZZI FILHO, N. J.. Comissão de seleção de candidatos ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. 2014. Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, LUCIANA PASSOS. Comissão de seleção de candidatos ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. 2013. Universidade Estadual de Santa Cruz.
SANTOS, I. M.SÁ, Luciana PassosMASSENA, E. P.; BELLO, M. E. B. R.. Banca de seleção do programa institucional de bolsas de extensão da UESC - PROBEX/UESC. 2011. Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos. Presidente da comissão eleitoral da eleição de coordenador e vice coordenador do colegiado do curso de química. 2011. Universidade Estadual de Santa Cruz.
SÁ, Luciana Passos; MARQUES, C. M. P.;QUEIROZ, S. L.. Promovendo a argumentação no ensino básico de Química a partir da utilização de textos de divulgação científica. 2010. Universidade Federal de São Carlos.
Orientou
Estudo de Casos para a abordagem de questões decoloniais no ensino de ciências em contextos de formação docente; ; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
A controvérsia científica e a epistemologia decolonial: uma perspectiva teórica para formação de professores; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Análise de documentos curriculares da educação no Timor Leste à luz de pressupostos decoloniais; Início: 2025; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM EDUC; CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA-DINTER Univ; Nac; Timor Lorosa?e) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
A pesca artesanal como prática decolonial e intercultural: repensando o currículo de ciências; Início: 2025; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Gênero e sexualidade na perspectiva decolonial: Ensino de Química em Foco; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Interlocuções entre desenvolvimento profissional docente e decolonialidade: repensando a educação de jovens e adultos; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Decolonialidade e Desenvolvimento Profissional Docente: diálogos possíveis na formação de professores/as de ciências no município de Manaus; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Contribuições dos espaços não formais para o desenvolvimento de conhecimentos profissionais de professores de ciências; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Passos Sá;
Testosterona, bruxas e preservativos: análise de estudos sobre gênero e sexualidade no ensino de Química; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, UNIEDU; Coorientador: Luciana Passos Sá;
Desenvolvimento profissional docente no contexto do PIBID: Compreensões de professores supervisores da área de Ciências da Natureza; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Orientador: Luciana Passos Sá;
Desenvolvimento profissional docente na Estação dos Saberes: proposta interdisciplinar entre Filosofia e Ciências Naturais; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, ; Orientador: Luciana Passos Sá;
A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de Biologia em formação inicial; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Luciana Passos Sá;
O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Licenciandos em Química: uma experiência fundamentada no Ensino de Ciências por Investigação; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, ; Orientador: Luciana Passos Sá;
O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de professores de Química e suas trajetórias de vida: possíveis relações; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Passos Sá;
?Desenvolvimento profissional docente em tempos de metamorfose do mundo e da escola: contribuições de uma comunidade colaborativa; 2025; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Orientador: Luciana Passos Sá;
2016; Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Luciana Passos Sá;
Mulheres na Ciência: contribuições e possibilidades de abordagem no Ensino de Química; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Método de Instrução por Pares no Ensino de Química: uma Experiência em Cursinho Pré Vestibular; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Possíveis contribuições da série Lessons in Chemistry como ferramenta didática para explorar e discutir desigualdades de gênero no meio acadêmico; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Produção de Documentários de divulgação científica por estudantes do Ensino Médio: Contribuições E Limites; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Estudo de caso aliado à sala de aula invertida: repensando o ensino de química; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Textos de divulgação científica: uma análise das potencialidades do livro Tabela Periódica de Primo Levi; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Concepções de licenciandos e recém egressos de um curso de licenciatura em química sobre a prática da leitura na formação pessoal e profissional; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Análise de textos de divulgação científica publicados na revista "UFSC ciência": possibilidades para o ensino de química; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Obstáculos e possibilidades para o ensino-aprendizagem de modelos atômicos na perspectiva de professores em formação inicial e continuada; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Estudo de Casos na Educação de Jovens e Adultos como estratégia para promoção da alfabetização científica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Análise da motivação de licenciandos em química pela carreira docente; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
Potencialidades e limitações da Aprendizagem por Projetos perspectiva de alunos e professores; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciana Passos Sá;
A experimentação no ensino de cinética química: uma proposta de minicurso para estudantes do ensino médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
Análise da natureza das atividades experimentais em livros didáticos de química; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
A argumentação de estudantes do ensino médio: Uma experiência com o estudo de caso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
Avaliação dos conteúdos de história da químca em livros didáticos do ensino médio utilzados em escolas de Itabuna-Bahia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
A avaliação no Ensino de Ciências no contexto brasileiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
A alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
Concepções sobre a natureza do conhecimento científico de alunos recém ingressos em um curso de Licenciatura em Química; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
A contextualização sobre o tema "funções orgânicas: alcóois, ácidos carboxílicos e ésteres" em livros didáticos adotados no Ensino Médio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estudual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
A avaliação da aprendizagem na prática de professores da rede estadual da cidade de Itabuna - BA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
Análise das estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes das séries iniciais em atividades investigativas de ciências; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
Análise das concepções de professoras das séries iniciais acerca da alfabetização científica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
Formação de professores e a utilização do livro didático de química por professores da região sul da Bahia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
Utilização do ?Estudo de Caso? e do ?Júri Químico? como estratégias estimuladoras da argumentação sobre o tema Biocombustíveis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
Processo de elaboração conceitual para átomo, elemento químico, substância e molécula; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Luciana Passos Sá;
Buscando indícios da alfabetização científica nas produções escritas de alunos do ensino fundamental em atividades fundamentadas no Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Luciana Passos Sá;
Projeto: popularização da ciência a partir de atividades investigativas fundamentadas no Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa; Plano de trabalho: concepções de professores das séries iniciais em formação continuada sobre o ensino de ciências por investigação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Luciana Passos Sá;
Projeto: popularização da ciência a partir de atividades investigativas fundamentadas no Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa; Plano de trabalho: concepções de professores das séries iniciais em formação continuada sobre o ensino de ciências por investigação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Luciana Passos Sá;
A argumentação escrita de estudantes do ensino fundamental em atividades investigativas de ciências; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Luciana Passos Sá;
Modelos didáticos: concepções de ensino-aprendizagem - um instrumento para análise e reflexão sobre a prática docente; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Luciana Passos Sá;
A argumentação de crianças em atividades experimentais de Ciências desenvolvidas a partir do Programa ABC da Educação Científica - Mão na Massa; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Passos Sá;
A alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental a partir de atividades investigativas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Passos Sá;
As estratégias de aprendizagem empregadas por crianças em atividades investigativas de ciências; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Luciana Passos Sá;
A alfabetização científica na formação continuada de professores de ciências das séries iniciais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estudual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Luciana Passos Sá;
A alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental a partir de atividades investigativas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Passos Sá;
A alfabetização científica na formação continuada de professores de ciências das séries iniciais; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Luciana Passos Sá;
A argumentação escrita de estudantes do ensino fundamental em atividades investigativas de ciências; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Luciana Passos Sá;
Modelos didáticos: concepções de ensino-aprendizagem - um instrumento para análise e reflexão sobre a prática docente; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estudual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Luciana Passos Sá;
Os livros didáticos adotados por professores de química da rede pública da 6ª e 7ª DIREC: processo de implementação do PNLEM; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Luciana Passos Sá;
A importância da educação científica na formação do professor do ensino fundamental; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Pró-Reitoria de Extensão da UESC; Orientador: Luciana Passos Sá;
A importância da educação científica na formação do professor do Ensino Fundamental; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Pró-Reitoria de Extensão da UESC; Orientador: Luciana Passos Sá;
Formação Continuada de Professores de Química no Ensino Médio; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Pró-Reitoria de Extensão da UESC; Orientador: Luciana Passos Sá;
Produções bibliográficas
-
PERON, L. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Formação de professores em uma comunidade colaborativa: da concepção à prática. REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) , v. 10, p. 1-20, 2025.
-
PASSOS, W. C. ; PERON, L. ; SÁ, Luciana Passos . Fatores motivacionais envolvidos na escolha pela docência: reflexões de estudantes de Licenciatura em Química. Educación Química en Punto de Vista , v. 9, p. 92-109, 2025.
-
PERON, L. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . A formação continuada na perspectiva de professores em exercício: necessidades, desafios e expectativas. Revista de Educação Pública , v. 34, p. 440-466, 2025.
-
FELIPPE, B. C. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . A Pesca Artesanal com a Colaboração dos Botos como Prática Intercultural: reflexões sobre um currículo decolonial. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 24, p. 1-22, 2024.
-
FRAZAO, L. S. ; SÁ, Luciana Passos . Estereótipos sobre a docência em conteúdos humorísticos. Horizontes , v. 42, p. e023151, 2024.
-
ARCANJO, J. R. L. ; SÁ, Luciana Passos . Contribuições do projeto ?Estação dos Saberes? para o desenvolvimento profissional de professores de ciências. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS , v. 22, p. 237-259, 2023.
-
FRAZAO, L. S. ; SÁ, Luciana Passos . Decolonialidade e desenvolvimento profissional docente: questões (im)pertinentes à educação científica.. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 61, p. 1-23, 2023.
-
BITTENCOURT, C. R. ; SÁ, Luciana Passos . Impressõe de estudantes e professores sobre uma proposta de ensino pautada na aprendizagem baseada em projetos (ABP). CADERNOS DE PESQUISA , v. 30, p. 293-315, 2023.
-
BIZERRA, A. F. ; SÁ, Luciana Passos . Vamos falar sobre autoria?. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 24, p. 1-5, 2022.
-
PEREIRA, G. M. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Estudo de Caso aliado às TDICs: fomentando a argumentação no ensino de química. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 17, p. 474-486, 2022.
-
ZAMPIERON, C. I. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Fomentando a alfabetização científica na educação de jovens e adultos a partir de uma proposta de estudo de caso. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 16, p. 84-104, 2021.
-
PIRES, D. R. G. ; SÁ, Luciana Passos . A experimentação no ensino de cinética química: buscando indícios da aprendizagem significativa. Scientia Naturalis , v. 3, p. 678-693, 2021.
-
PASSOS, W. C. ; CLASEN, M. H. ; SÁ, Luciana Passos . Proposta de ensino baseada na abordagem do tema 'Drogas' com um grupo de estudantes do ensino médio. Scientia Naturalis , v. 3, p. 705-719, 2021.
-
AMARAL, L. B. ; AVILA, H. M. C. ; VIEIRA FILHO, V. J. V. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Proposta de ensino para o conteúdo de oxirredução: estudo de caso envolvendo a Ponte Hercílio Luz. Scientia Naturalis , v. 3, p. 1791-1804, 2021.
-
GONZAGA, R. T. ; HINKEL, J. ; SÁ, Luciana Passos . Diversidade, inclusão e resistência: a arte de Rosana Paulino aliada ao ensino de química. Scientia Naturalis , v. 3, p. 1845-1860, 2021.
-
SÁ, LUCIANA PASSOS . Indícios da mobilização de conhecimentos profissionais de professores em formação inicial a partir da leitura do livro A Tabela Periódica. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 22, p. 1-25, 2020.
-
MORAES, C. B. ; GUZZI, M. E. R. ; SÁ, Luciana Passos . Influência do estágio supervisionado e do PIBID na motivação de futuros professores de biologia pela docência. Ciência e Educação (UNESP) , v. 25, p. 235-253, 2019.
-
ROCHA, R. N. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Trajetórias de vida e desenvolvimento profissional docente de professores de química. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS , v. 18, p. 56-78, 2019.
-
CRISPIM, C. V. ; SÁ, Luciana Passos . O conhecimento pedagógico do conteúdo no desenvolvimento de ações voltadas à formação inicial de professores de química. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS , v. 18, p. 543-561, 2019.
-
SÁ, Luciana Passos ; CORTES JUNIOR, L. P. . Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 19, p. 1, 2017.
-
CORTES JUNIOR, L. P. ; SÁ, Luciana Passos ; GARRITZ, A. . Conhecimentos profissionais de bolsistas do PIBID/Química sobre o Ensino do Tema ?Soluções?O PIBID/QUÍMICA. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE QUÍMICA , v. 12, p. 1, 2017.
-
SANTOS, C. L. ; MORAES, C. B. ; OLIVEIRA, S. G. S. ; FREITAS, A. C. S. ; HALMANN, A. L. ; SÁ, Luciana Passos ; BRICCIA, V. . A argumentação e o desenvolvimento da alfabetização científica na dinâmica do júri simulado: um relato de experiência. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 6581-6592, 2016.
-
SÁ, Luciana Passos ; GARRITZ, A. . Perspectiva de estudantes de química sobre uma proposta de produção e aplicação de unidades didáticas e o impacto do PIBID na formação docente. Quimica Nova na Escola , v. 37, p. 187-196, 2015.
-
SÁ, Luciana Passos . Narrativas centradas na contribuição do PIBID para a formação inicial e continuada de professores de Química. Quimica Nova na Escola , v. 36, p. 44-50, 2014.
-
SÁ, Luciana Passos ; GARRITZ, A. . O Conhecimento Pedagógico da 'Natureza da Matéria' de bolsistas brasileiros participantes de um programa de iniciação à docência. Educación Química , v. 25, p. 363-379, 2014.
-
SÁ, Luciana Passos ; GARRITZ, A. . Análise de uma Sequência Didática sobre Ligações Químicas produzida por Estudantes de Química Brasileiros em Formação Inicial. Educación Química , v. Línea, p. 1-8, 2014.
-
SÁ, Luciana Passos ; KASSEBOEHMER, A. C. ; QUEIROZ, S. L. . Esquema de argumento de Toulmin como instrumento de ensino: explorando possibilidades. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso) , v. 16, p. 147-170, 2014.
-
LEMOS, P. S. ; SÁ, Luciana Passos . A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do ensino médio. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso) , v. 15, p. 53-71, 2013.
-
MASSENA, E. P. ; GUZZI FILHO, N. J. ; SÁ, Luciana Passos . Produção de casos para o ensino de química: uma experiência na formação inicial de professores. Química Nova (Impresso) , v. 36, p. 1066-1072, 2013.
-
SÁ, Luciana Passos ; KASSEBOEHMER, A. C. ; QUEIROZ, S. L. . Casos investigativos de caráter sócio-científico: aplicação no ensino superior de química. Educación Química , v. 24, p. 522-528, 2013.
-
RAMOS, LUAN DA COSTA ; SÁ, LUCIANA PASSOS . A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA". ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 15, p. 123-140, 2013.
-
MAIA, J. O. ; SÁ, Luciana Passos ; MASSENA, E. P. ; WARTHA, E. J. . O livro didático de química nas concepções de professores do Ensino Médio da Região Sul da Bahia. Química Nova na Escola (Impresso) , v. 33, p. 115-124, 2011.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no ensino de ciências: contexto brasileiro. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso) , v. 13, p. 13-30, 2011.
-
WARTHA, E. J. ; ALVES, L. C. ; SÁ, Luciana Passos ; SANJUAN, M. E. ; SANTOS, C. V. . Uma proposta didática para a elaboração do pensamento químico sobre elemento químico, átomo, molécula e substância. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS) , v. 5, p. 7-20, 2010.
-
BRITO, J. Q. A. ; SÁ, Luciana Passos . Estratégias promotoras da argumentação sobre questões sócio-científicas com alunos do ensino médio. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias , v. 9, p. 505-529, 2010.
-
QUEIROZ, S. L. ; SÁ, Luciana Passos . O espaço para a argumentação no ensino superior de química. Educación Química , v. XX, p. 104-110, 2009.
-
SÁ, Luciana Passos . Narrativa autobiográfica de estudantes de química: reflexões sobre a atividade docente. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias , v. 8, p. 617-627, 2009.
-
VELLOSO, A. M. S. ; SÁ, Luciana Passos ; MOTHEO, A. J. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentos elaborados sobre o tema corrosão por estudantes de um curso superior de química. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias , v. 8, p. 593-616, 2009.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . Debate como estratégia na promoção de habilidades argumentativas de alunos de química. Enseñanza de las Ciencias , v. extra, p. 1, 2009.
-
QUEIROZ, S. L. ; SÁ, Luciana Passos . Atividade Didática com Orientação CTSA em Disciplina do Ensino Superior de Química. Revista Brasileira de Ensino de Química , v. 2, p. 63-66, 2008.
-
SÁ, Luciana Passos ; FRANCISCO, C. A. ; QUEIROZ, S. L. . Estudos de Casos em Química. Química Nova (Impresso) , v. 30, p. 700-739, 2007.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . Promovendo a argumentação no ensino superior de química. Química Nova (Impresso) , v. 30, p. 2035-2042, 2007.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. ; SANTOS, G. R. . Uso de Artigos Científicos em uma Disciplina de Físico-Química. Química Nova , v. 29, p. 1121-1128, 2006.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de caso. Enseñanza de las Ciencias , Espanha, v. extra, p. 1-5, 2005.
-
SANTOS, B. F. (Org.) ; SÁ, Luciana Passos (Org.) . Linguagem e Ensino de Ciẽncias: ensaios e investigações.. 1ª. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . Estudo de Casos no Ensino de Química. Campinas - SP: Editora Átomo, 2009. 95p .
-
ARCANJO, J. R. L. ; SÁ, Luciana Passos . Formação continuada de professores no âmbito do projeto Estação dos Saberes. In: Daisi Teresinha Chapani, Ana Cristina Santos Duarte, Bruno Ferreira dos Santos. (Org.). A pesquisa e a formação de professores de ciências e matemática. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. , p. 215-240.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . Tipos de próteses como tema sócio-científico para a promoção da argumentação no ensino de química. In: Dália Melissa Conrado; Nei Nunes-Neto. (Org.). QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: FUNDAMENTOS, PROPOSTAS DE ENSINO E PERSPECTIVAS PARA AÇÕES SOCIOPOLÍTICAS. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2018, v. , p. 231-243.
-
SÁ, Luciana Passos ; GARRITZ, A. . Conhecimento pedagógico do conteúdo: crenças e ações de uma professora de química em formação continuada. In: Andoni Garritz; M. Gabriela Lorenzo; Silvio F. Daza Rosales. (Org.). Conocimiento Didáctico del Contenido: una perspectiva iberoamericana. 1ªed.Saarbrücken, Alemanha: Editorial Académica Española, 2014, v. , p. 336-366.
-
SÁ, Luciana Passos ; OLIVEIRA, R. N. ; PIRES, T. F. . A argumentação escrita de estudantes do ensino médio: uma experiência do PIBID de Química com o método de estudo de Casos. In: Bruno Ferreira dos Santos e Luciana Passos Sá. (Org.). Linguagem e Ensino de Ciẽncias: ensaios e investigações.. 1ªed.Ijuí: Unijuí, 2014, v. , p. 40-.
-
SILVA, J. L. P. B. ; MORADILLO, E. F. ; OKI, M. C. M. ; CUNHA, M. B. M. ; BEJARANO, N. R. ; LOBO, S. F. ; VIANA, H. E. B. ; CORTEZ JR, L. P. ; PENHA, A. F. ; MACHADO, A. L. ; MOREIRA, B. C. T. ; SA, C. S. S. ; SOUZA, R. A. ; VARJAO, T. A. C. ; L. NETA, M. ; CARVALHO, M. F. A. ; VILLA, S. M. S. ; MASSENA, E. P. ; SANTOS, I. M. ; SÁ, Luciana Passos ; et.al . Fazendo a história da educação química na Bahia. In: Gersón de Souza Mól. (Org.). Ensino de Química: visões e reflexões. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2012, v. , p. 53-66.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . Resolução de Casos Investigativos e Produção de Artigos de Divulgação Científica por Alunos de Graduação em Química. Revista Eletrônica do CDCC.
-
PASSOS, W. C. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Qualidade da Água: Uma possibilidade de abordagem temática no ensino de química. In: XXI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2023, Uberlândia. Anais do XXI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2023.
-
SILVA, L. B. ; HINKEL, J. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Mapeamento de trabalhos publicados no ENPEC sobre o PIBID: professores supervisores em foco. In: XXI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2023, Uberlândia. Anais do XXI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2023.
-
SANTANDER, M. A. ; HINKEL, J. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . ENTRE BABAÇU, SAL E FLECHAS: A TEMÁTICA INDÍGENA EM PRÁTICAS DE ENSINO DE QUÍMICA. In: XXI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2023, Uberlândia. Anais do XXI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2023.
-
HINKEL, J. ; RAMOS, M. B. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . SINERGIAS E ALERGIAS ENTRE O ENSINO DE QUÍMICA E A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2023, Caldas Novas. Anais do XIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2023.
-
GOULART, C. L. C. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . ESPAÇOS NÃO FORMAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE O XII ENPEC. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências em Redes, 2021, Online. Atas do XIII ENPEC, 2021.
-
AMARAL, L. B. ; AVILA, H. M. C. ; VIEIRA FILHO, V. J. V. ; SÁ, Luciana Passos . Proposta de ensino para o conteúdo de oxirredução: estudo de caso envolvendo a Ponte Hercílio Luz. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021, Pernambuco (online). Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021.
-
PASSOS, W. C. ; CLASEN, M. H. ; SÁ, Luciana Passos . Proposta de ensino baseada na abordagem do tema ?Drogas? com um grupo de estudantes do ensino médio. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Pernambuco (online). Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021.
-
PIRES, D. R. G. ; SÁ, Luciana Passos . A experimentação no ensino de cinética química: caminho rumo à aprendizagem significativa. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Pernambuco (online). Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021.
-
GONZAGA, R. T. ; HINKEL, J. ; SÁ, Luciana Passos . Diversidade, inclusão e resistência: a arte de Rosana Paulino aliada ao Ensino de Química. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021, Pernambuco (online). Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021.
-
ARCANJO, J. R. L. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E FILOSOFIA NO CONTEXTO DA ESTAÇÃO DOS SABERES. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.
-
PIRES, D. R. G. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: RELATOS SOBRE UMA AULA EXPERIMENTAL. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. Anais do XII ENPEC, 2019.
-
SILVA, R. L. ; SANTANA, U. S. ; PRUDENCIO, C. A. V. ; MONTEIRO, A. S. S. ; ARCANJO, J. R. L. ; SÁ, LUCIANA PASSOS ; ARAUJO-QUEIROZ, M. B. ; CIRQUEIRA, J. S. ; SANTOS, S. F. C. . Formação de professores: percepções, saberes e práticas. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 2018, Salvador. Atas do XIX ENDIPE, 2018.
-
PERUNA, J. G. B. ; SANTOS, T. L. ; PIRES, D. R. G. ; OLIVEIRA, R. N. ; BORGES, A. S. ; SANTOS, C. V. ; SÁ, Luciana Passos ; GUZZI FILHO, N. J. . APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO TEMA 'ALCOOIS'. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Atas do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.
-
MORAES, C. B. ; SÁ, Luciana Passos . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DE EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO. In: I Congresso Internacional 'Penso onde Sou': Conhecimentos Pertinentes para a Educação na América Latina, 2016, Lages - SC. Atas do EDUPALA, 2016.
-
MORAES, C. B. ; SÁ, Luciana Passos ; OLIVEIRA, M. C. A. . CONCEPÇÕES ACERCA DA ORIGEM DA VIDA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. In: I Congresso Internacional 'Penso Onde Sou': Conhecimentos Pertinentes Para A Educação Na América Latina, 2016, Lages - SC. Atas do I EDUPALA, 2016.
-
MORAES, C. B. ; SÁ, Luciana Passos ; GUZZI, M. E. R. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E NARRATIVAS: UMA REVISÃO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS. In: I Congresso Internacional 'Penso Onde Sou': Conhecimentos Pertinentes Para A Educação Na América Latina, 2016, Lages - SC. Atas do I Edupala, 2016.
-
MORAES, C. B. ; SÁ, Luciana Passos ; GUZZI, M. E. R. . ESCOLHA PELA PROFISSÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE ACERCA DA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. In: I Congresso Internacional 'Penso Onde Sou': Conhecimentos Pertinentes Para A Educação Na América Latina, 2016, Lages - SC. Atas do I EDUPALA, 2016.
-
PASSOS, C. R. S. ; PINTO, J. G. R. ; SANTOS, J. P. ; SILVA, L. N. C. ; SOUZA NETO, V. F. ; SÁ, Luciana Passos . Radioatividade em foco: o que os estudantes do ensino médio pensam/sabem sobre o tema?. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.
-
VIEIRA, L. B. G. ; SÁ, Luciana Passos . A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ACORDO COM AS REVISTAS BRASILEIRAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas do X ENPEC, 2015.
-
SANTOS, J. P. ; PASSOS, C. R. S. ; PINTO, J. G. R. ; SILVA, L. N. C. ; SOUZA NETO, V. F. ; SÁ, Luciana Passos . ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE RADIOATIVIDADE. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X ENPEC, 2015.
-
SÁ, Luciana Passos ; MASSENA, E. P. ; SANTOS, I. M. ; RAMOS, L. C. ; COSTA, V. C. . ANÁLISE DAS PESQUISAS SOBRE EJA NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas - SP. Atas do VIII Enpec e I CIEC, 2011.
-
GOMES, F. S. ; SÁ, Luciana Passos . A ARGUMENTAÇÃO DE CRIANÇAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS BASEADAS NO PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas - SP. Atas do VIII Enpec e I CIEC, 2011.
-
SÁ, Luciana Passos ; SILVA, A. F. A. ; RAMOS, L. C. ; ROCHA, N. C. ; COSTA, V. C. ; GOMES, F. S. . O PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA - NA FORMAÇÃO CONTIINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS. In: XI Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria "Integración extension, docencia e investigación para la inclusión y cohesión social", 2011, Santa Fé - Argentina. Atas do XI Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria, 2011.
-
QUEIROZ, S. L. ; SÁ, Luciana Passos ; FERREIRA, J. Q. . OS PROFESSORES DEVEM ENSINAR OS ALUNOS A ARGUMENTAR?. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC, 2009.
-
GOMES, V. B. ; MAIA, J. O. ; SÁ, Luciana Passos ; SILVA, A. F. A. ; WARTHA, E. J. . IMPRESSÕES DE PROFESSORES SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS AO ENSINO DE QUÍMICA: ENFOQUE NO USO DO LIVRO DIDÁTICO. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC, 2009.
-
MAIA, J. O. ; SÁ, Luciana Passos ; WARTHA, E. J. . QUESTÕES RELACIONADAS À SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL DA BAHIA. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC, 2009.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . ANÁLISE DE ARGUMENTOS PRODUZIDOS POR GRADUANDOS EM QUÍMICA EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE ENSINO. In: I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior, 2008, Feira de Santana. Atas do I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior, 2008.
-
QUEIROZ, S. L. ; SÁ, Luciana Passos . ENSINANDO E PROMOVENDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. In: V Jornadas Internacionales para la Enseñanza Preuniversitaria y Universitaria de la Quimica, 2007, Santiago do Chile. Atas da V Jornadas Internacionales para la Enseñanza Preuniversitaria y Universitaria de la Quimica, 2007.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: REFLEXÕES A PARTIR DAS INTERAÇÕES ESTABELECIDAS EM SALA DE AULA. In: IV Encontro Nacional de Educação em Ciências - ENPEC, 2007, Florianópolis. Atas do IV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2007.
-
VELLOSO, A. M. S. ; SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . CASOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DO TÓPICO CORROSÃO. In: IV Encontro Nacional de Educação em Ciências - ENPEC, 2007, Florianópolis. Atas do IV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2007.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . CASOS INVESTIGATIVOS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E DE CAPACIDADE DE TOMADA DE DECISÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru - SP. CD ROM do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. ; SANTOS, G. R. . ARTIGO CIENTÍFICO COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICA. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru - SP. CD ROM do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2005.
-
PIRES, D. R. G. ; GUZZI FILHO, N. J. ; SANTOS, C. V. ; PERUNA, J. G. B. ; LINS, T. E. A. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID, 2016.
-
REBOUCAS, E. A. ; SÁ, Luciana Passos . CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE QUÍMICA SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congress of Science Education - 15 years of the Journal of Science Education, 2014.
-
SÁ, Luciana Passos ; GARRITZ, A. . O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DA 'NATUREZA DA MATÉRIA' DE BOLSISTAS BRASILEIROS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congress of Science Education - 15 years of the Journal of Science Education, 2014.
-
SOUZA, A. L. G. ; COSTA, V. C. ; FERNANDES, G. W. R. ; SÁ, Luciana Passos . A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA VISÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congress of Science Education - 15 years of the Journal of Science Education, 2014.
-
ROCHA, R. N. ; SÁ, Luciana Passos . A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congress of Science Education - 15 years of the Journal of Science Education, 2014.
-
SÁ, Luciana Passos ; FERNANDES, G. W. R. ; COSTA, V. C. ; SILVA, T. A. ; SILVA, G. S. ; RAMOS, L. C. ; GOMES, F. S. ; NOGUEIRA, A. S. . O ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO NOS FUNDAMENTOS DO PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.
-
RAMOS, L. C. ; COSTA, V. C. ; SÁ, Luciana Passos . ASPECTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EJA ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.
-
OLIVEIRA, R. N. ; SANTOS, E. J. ; REBOUCAS, E. A. ; CARDOSO, E. A. S. ; FERNANDES, F. G. ; VIEIRA, L. B. G. ; OLIVEIRA, L. F. ; SOUZA, T. B. ; ALVES, T. R. O. ; PIRES, T. F. ; CRISPIM, C. V. ; SÁ, Luciana Passos . ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.
-
OLIVEIRA, R. N. ; SANTOS, E. J. ; REBOUCAS, E. A. ; CARDOSO, E. A. S. ; FERNANDES, F. G. ; VIEIRA, L. B. G. ; OLIVEIRA, L. F. ; SOUZA, T. B. ; ALVES, T. R. O. ; PIRES, T. F. ; CRISPIM, C. V. ; SÁ, Luciana Passos . EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO O DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS: UMA AÇÃO DO PIBID DE QUÍMICA NA COMUNIDADE DO SALOBRINHO. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.
-
SANTOS, J. P. ; GOMES, F. S. ; SÁ, Luciana Passos . A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. In: 18º Seminário de Iniciação Científica, 2012, Ilhéus. CD de resumos do 18º Seminário de Iniciação Científica, 2012.
-
OLIVEIRA, T. S. ; RAMOS, L. C. ; SÁ, Luciana Passos . A ARGUMENTAÇÃO ESCRITA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS. In: 18º Seminário de Iniciação Científica, 2012, Ilhéus. CD de resumos do 18º Seminário de Iniciação Científica, 2012.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Resumos da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . PROPOSIÇÃO DE MODELO PARA ANÁLISE DE ARGUMENTAÇÃO SOBRE QUESTÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Resumos da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.
-
SÁ, Luciana Passos ; VELLOSO, A. M. S. ; MOTHEO, A. J. ; QUEIROZ, S. L. . CASOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DE "CORROSÃO": PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A ESTRATÉGIA DE ENSINO. In: 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Resumos da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS POR GRADUANDOS EM QUÍMICA: QUESTÕES RELACIONADAS AO ARTIGO CIENTÍFICO. In: 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Resumos da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.
-
MAIA, J. O. ; SÁ, Luciana Passos . ANÁLISE DE QUESTÕES RELACIONADAS À SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA POR PROFESSORES DA REGIÃO SUL DA BAHIA. In: 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Resumos da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.
-
QUEIROZ, S. L. ; VELLOSO, A. M. S. ; MOTHEO, A. J. ; SÁ, Luciana Passos . UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS' ARGUMENTS ORAL PRESENTATIONS. In: ESERA 2009 - European Science Education Research Association, 2009, Istanbul. Proceedings of the European Science Education Research Association, 2009.
-
MAIA, J. O. ; PASSOS, M. S. ; SÁ, Luciana Passos ; WARTHA, E. J. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL DA BAHIA E SUAS PRIORIDADES NA SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA. In: IX Encontro de Educação Química da Bahia, 2009, Ilhéus. CD de resumos do IX EDUQUI, 2009.
-
MAIA, J. O. ; JESUS, K. ; PASSOS, M. S. ; SÁ, Luciana Passos . ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES SOBRE O CONCEITO DE MATÉRIA E MODELO ATÔMICO. In: IX Econtro de Educação Química, 2009, Ilhéus. CD de resumos do IX EDUQUI, 2009.
-
MAIA, J. O. ; PASSOS, M. S. ; JESUS, K. ; SILVA, A. F. A. ; SÁ, Luciana Passos . ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O ENTENDIMENTO DE QUÍMICA DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO UPT DO ESTADO DA BAHIA. In: XLIX Congresso Brasileiro de Química, 2009, Porto Alegre. Resumos do XLIX CBQ, 2009.
-
MAIA, J. O. ; PASSOS, M. S. ; JESUS, K. ; FELICIO, R. C. ; SÁ, Luciana Passos . OFICINA TEMÁTICA: O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE NO CONSUMO DE ÁGUA. In: XLIX Congresso Brasileiro de Química, 2009, Porto Alegre. Resumos do XLIX CBQ, 2009.
-
SÁ, Luciana Passos ; VELLOSO, A. M. S. ; QUEIROZ, S. L. . UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA ARGUMENTAÇÃO DE GRADUANDOS EM QUÍMICA SOBRE A RESOLUÇÃO DE CASOS RELACIONADOS AO TEMA CORROSÃO. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. Programa e Resumos da 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.
-
SÁ, Luciana Passos ; VELLOSO, A. M. S. ; QUEIROZ, S. L. . ARGUMENTAÇÃO SOBRE QUESTÕES ENVOLVENDO ASPECTOS SÓCIO-CIENTÍFICOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. Programa e Resumos da 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE PROCEDIMENTOS DE ENSINO CAPAZES DE PROMOVER A ARGUMENTAÇÃO NO NÍVEL SUPERIOR. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Anais da 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . ATIVIDADES PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO APRIMORAMENTO DE HABILIDADES ARGUMENTATIVAS DE GRADUANDOS EM QUÍMICA. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Anais da 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . UTILIZAÇÃO DE PORTFÓLIOS NA RESOLUÇÃO DE CASOS INVESTIGATIVOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. In: IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2007, São Paulo. Livro de Resumos do IV EPPEQ, 2007.
-
VELLOSO, A. M. S. ; SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . CASOS INVESTIGATIVOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DO TEMA CORROSÃO. In: IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2007, São Paulo. Livro de Resumos do IV EPPEQ, 2007.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . USING CASE STUDIES TO DEVELOP ARGUMENT SKILLS IN UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS. In: 19 th International Conference on Chemical Education, 2006, Seul-Coréia do Sul. Proceedings of the 19 th International Conference on Chemical Education, 2006. v. único. p. 263.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . PROMOTING ARGUMENT IN CHEMISTRY CLASSROOM. In: 3rd International Conference on Hands-on-Science, 2006, Braga. Proceedings of the 3ª Conferencia Internacional Hands-on Science.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . O ESPAÇO PARA A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. In: XIII Reunión de Educadores en Química y Primeras Jornadas Internacionales, ADEQRA, 2006, Rosário - Argentinha. CD ROM Acta de Resumenes XIII REQ, 2006.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . IDENTIFICAÇÃO DE TERMOS ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. In: XXVI Encontro de Debates sobre o Ensino de Química ? EDEQ, 2006, Santa Cruz do Sul - RS. CD ROM do 26º EDEQ, 2006.
-
SÁ, Luciana Passos ; SANTOS, G. R. ; QUEIROZ, S. L. . ESTUDO DE CASO E ABORDAGEM CTS DE ENSINO: INVESTIGANDO RELAÇÕES POSSÍVEIS NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 2005, Poços de Caldas. Anais da 28ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2005.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. ; SANTOS, G. R. . O ARTIGO CIENTÍFICO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 2005, Poços de Caldas. Anais da 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . ESTUDOS DE CASOS ABORDANDO QUESTÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. In: 57ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2005, Fortaleza - CE. Anais da Sociedade Brasileira para o progresso da ciência, 2005.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. ; SANTOS, G. R. . A LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: ENFOQUE NO ARTIGO CIENTÍFICO. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. Anais da Associação Brasileira de Química - ABQ, 2004.
-
SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. ; FRANCISCO, C. A. . A ABORDAGEM DE TEMAS CONCERNENTES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR PESQUISADORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. Anais da Associação Brasileira de Química - ABQ, 2004.
-
PERON, L. ; SÁ, Luciana Passos . Percepções de professores sobre os desafios impostos à docência diante de uma geração de estudantes superconectados. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA , 2025.
-
PASSOS, W. C. ; PERON, L. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Revista Educação Química en Punto de Vista (EQPV). Revista Educação Química en Punto de Vista (EQPV) , 2024.
-
HINKEL, J. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Preservativos e ensino de química: uma experiência no estágio supervisionado. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIRES, D. R. G. ; MENEZES, L. H. S. ; PASSOS, C. R. S. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Gincana de Química Orgânica: uma proposta lúdica para o ensino de hidrocarbonetos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SÁ, Luciana Passos . Contribuições e limitações do PIBID para formação inicial de professores de Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, V. B. ; MAIA, J. O. ; SÁ, Luciana Passos . Formação continuada de professores de química da região sul da Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SÁ, Luciana Passos . Visões Deformadas do Trabalho Científico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. F. A. ; GOMES, L. P. S. ; SÁ, Luciana Passos ; GUZZI, M. E. R. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; BARROS, J. A. ; ABREU, S. C. S. . A importância da educação científica na formação do professor do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SÁ, Luciana Passos . Aplicação de Estudos de Casos no Ensino Superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SÁ, Luciana Passos . Casos Investigativos no Ensino de Química. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SÁ, Luciana Passos . Argumentação no Ensino de Ciências. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SÁ, Luciana Passos . Consultor "Ad hoc" de projetos submetidos ao PIBIC e PIBIC Jr, do IF SERTÃO - PE. 2011.
SÁ, LUCIANA PASSOS . Membro do Comitê Científico do livro Apresendizagem Baseada em Problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. 2019.
SÁ, Luciana Passos . Parecer de mérito a artigo submetido à Revista Pensando Psicologia. 2019.
SÁ, Luciana Passos . Parecer de mérito à proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2016.
SÁ, Luciana Passos . Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Alexandria (UFSC). 2015.
SÁ, Luciana Passos . Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2014.
SÁ, Luciana Passos . Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2014.
SÁ, Luciana Passos . Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2014.
SÁ, Luciana Passos . Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2013.
SÁ, Luciana Passos . Parecerista de trabalhos submetidos ao "I International Symposium of Science Teaching (I SIEC 2012)". 2012.
SÁ, Luciana Passos ; BEJARANO, N. R. . Coordenadora da Comissão Científica do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química / X Encontro de Educação Química da Bahia,. 2012.
SÁ, Luciana Passos . Comissão Científica do 18º Seminário de Iniciação Científica. 2012.
SÁ, Luciana Passos . Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2012.
SÁ, Luciana Passos . Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2012.
SÁ, Luciana Passos . Parecerista da Revista Educação e Pesquisa. 2011.
SÁ, Luciana Passos . Parecerista da Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. 2011.
SÁ, Luciana Passos . Avaliador de trabalhos no 17º Seminário de Iniciação Científica e 11ª Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2011.
SÁ, Luciana Passos . Parecerista na comissão científica do 17º Seminário de Iniciação Científica. 2011.
SÁ, Luciana Passos . Avaliador de trabalhos no 16º Seminário de Iniciação Científica. 2010.
REGIANI, A. M. ; SÁ, LUCIANA PASSOS ; VIEIRA, I. C. ; MADUREIRA, L. A. S. . Discussão Curricular do Curso de Química. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SÁ, Luciana Passos ; ALEXANDRINO, D. M. ; SIMIONATO, J. I. ; ROCHA, A. P. . O químico e a temática da sustentabilidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
AMARAL, E. M. R. ; MACHADO, P. F. L. ; SA, C. S. S. ; SÁ, Luciana Passos . Formação do Professor de Química. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SÁ, LUCIANA PASSOS . Tendências na educação em Ciências e Matemática. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SÁ, Luciana Passos . Estudos de Caso no Ensino de Química. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SÁ, Luciana Passos . O papel da experimentação no Ensino de Química. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SÁ, Luciana Passos . Educação em Química. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SÁ, Luciana Passos . Oficina: a ludicidade no ensino de química. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SÁ, Luciana Passos . Mini-curso: Estudo de Casos na abordagem de ensino CTSA na "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SÁ, Luciana Passos . Mesa-redonda: Tendências na Educação em Ciências e Matemática no "IX Colóqui Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SÁ, Luciana Passos . Mini-curso: Estudo de Casos no Ensino de Ciências na Semana do Químico no IF - Sertão de Pernambuco. 2010. .
SÁ, Luciana Passos . Oficina temática - experimentos voltados ao ensino de físico-química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
QUEIROZ, S. L. ; SÁ, Luciana Passos . Mini-curso: Estudo de Casos no Ensino de Química no "Encontro de Educação Química da Bahia". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SÁ, Luciana Passos ; SILVA, A. F. A. ; GUZZI, M. E. R. ; GOMES, L. P. S. . Curso: Desenvolvimento do Módulo Resíduos Sólidos do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2021
O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de química em formação inicial e continuada: reflexões e possibilidades, Descrição: O projeto tem como objetivo geral propor ações que permitam o acesso, documentação e análise do PCK de professores de química no âmbito da formação inicial e continuada e, com isso, buscar compreender as concepções que norteiam as ações/decisões do professor frente ao ensino de tópicos específicos de química. Para tanto, diferentes estratégias de ensino serão desenvolvidas em diferentes contextos de aprendizagem. Os dados obtidos na pesquisa serão analisados à luz de referenciais teóricos que discutem o PCK no ensino de ciências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Passos Sá - Coordenador / Anelise Maria Regiani - Integrante / Henrique Manoel Cardoso de Ávila - Integrante.
-
2012 - 2014
Reconfiguração curricular no ensino da Química na Educação Básica: diálogos interdisciplinares por meio da Situação de Estudo, Descrição: Iniciativas que visam a melhoria do Ensino de Química têm se tornado cada vez mais urgente. Há necessidade de ações que envolvem a interdisciplinaridade e contextualização da Química na Educação Básica. Nessa direção, pesquisas têm apresentado alternativas, a exemplo da proposta de reconfiguração curricular Situação de Estudo , elaborada e desenvolvida pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui), vinculado à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Objetiva-se, a realização de ações interinstitucionais, envolvendo a UNIJUÍ e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em busca da melhoria da qualidade da educação em Química na Educação Básica, acompanhadas pela pesquisa. Assim, o projeto propõe investigar e compreender a implementação da proposta Situação de Estudo no curso de Licenciatura em Química da UESC, na perspectiva da reconfiguração curricular da Educação Básica. Dentre as atividades a serem realizadas, destacam-se: reuniões dos participantes do Gipec-Unijui com o grupo de pesquisa da UESC; elaboração e desenvolvimento de Situações de Estudo no curso de Licenciatura em Química da UESC; realização de atividades didático-pedagógicas divulgando a Química, por meio da Situação de Estudo, em escolas da Região Sul da Bahia. Metodologicamente, os dados da pesquisa serão obtidos por meio de narrativas, diários da prática pedagógica e entrevistas semi-estruturadas, que serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva. É importante destacar que o apoio do grupo de pesquisa da UNIJUÍ será importante no que tange a consolidar aquele em constituição na UESC e, também em relação às novas práticas interdisciplinares que serão adotadas no curso de Licenciatura em Química da mesma universidade. Ao mesmo tempo, serão disponibilizadas e discutidas as Situações de Estudo já produzidas pelo Gipec-Unijui e pela UESC, nos dois espaços de formação inicial articulados a formação continuada... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Passos Sá - Integrante / Maxwell Roger da Purificação Siqueira - Integrante / Elisa Prestes Massena - Coordenador / Ivete Maria dos Santos - Integrante / Geraldo Wellington Rocha Fernandes - Integrante / Simoni T. Gehlen - Integrante / Luisa Dias Brito - Integrante / Otávio Aloisio Maldaner - Integrante / Lenir Basso Zanon - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2012
Análise de conteúdos e programas de química no ensino médio da região sul da Bahia: sugestões de nova proposta e plano de ação para a melhoria da qualidade de ensino., Descrição: A organização do currículo escolar no ensino fundamental e médio deve ser objeto de intensos debates no estágio atual do ensino brasileiro, para que a escola possa desempenhar adequadamente seu papel na formação de cidadãos. Neste projeto investigamos questões relativas à seleção e à organização do conhecimento escolar, na disciplina de química, em escolas de ensino médio da região sul da Bahia, no qual focalizaremos a organização do conhecimento escolar para o ensino de química, expressa nos documentos oficiais e materiais didáticos no estado da Bahia. Pretendemos, junto aos professores, buscar construir propostas para a melhoria do ensino de química.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Passos Sá - Integrante / Elisa Prestes Massena - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.
Prêmios
2012
Paraninfa da turma de formandos do Curso de Licenciatura em Química (2011/2), Universidade Estadual de Santa Cruz.
2005
Premiado como um dos melhores painéis apresentados na Seção de ENSINO DE QUÍMICA, realizada durante a 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, SBQ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Química. , UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (73) 36805599, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2022
Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnólogica.Cargo ou função, Vice coordenadora.
-
09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração de proposta sistemática de autoavaliação do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
-
08/2019
Pesquisa e desenvolvimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.Linhas de pesquisa
-
05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Química da UFSC.
2008 - 2018
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2013
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa I, Seminário de Pesquisa II
-
03/2008 - 02/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.Linhas de pesquisa
-
03/2008 - 02/2018
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Química I, II, III e IV, História da química, Informática aplicada à formação do professor de química, Metodologia de Pesquisa em Química, Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Química, o Professor e o Ensino de Química, Pesquisa em Ensino de Química I e II
-
07/2011 - 05/2016
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.Atividade de extensão realizada, Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Licenciatura em Química da UESC.
-
07/2011 - 07/2011
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade
-
09/2010 - 04/2011
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.Atividade de extensão realizada, Coordenadora de tutoria no curso de Física na modalidade de Educação à Distância da UESC em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
2004 - 2005
programa de Aperfeiçoamento de ensinoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
2002 - 2004
Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor DouradoVínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciana Passos Sá e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?