Geraldo Lopes Crossetti
Possui graduação em Engenharia Quimica - Departamento de Engenharia Química (UFRGS - 1986), graduação em Quimica pelo Instituto de Química (UFRGS - 1983), mestrado em Química pelo Instituto de Química (UFRGS - 1992) e doutorado em Química Industrial - Universita Degli Studi di Milano (1996) na área de Polímeros. Pós - doutorado na área de Química Inorgânica, com ênfase em Compostos de Coordenação. Atua principalmente nos seguintes temas: complexos de níquel, polimerização de olefinas e biodiesel.
Informações coletadas do Lattes em 02/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química Industrial
1993 - 1996
Universita Degli Studi di Milano
Título: Polimerizzazione dello stirene e del butadiene con il sistema MAO-Ni(acac)2
Orientador: Lido Porri
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Polimerização estereoespecífica; Poliestireno; Ziegler-Natta; Níquel.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química.
Mestrado em Química
1989 - 1992
INSTITUTO DE QUIMICA
Título: Degradacao da borracha nitrilica comercial NBR utilizando o acido periodico H5IO6.,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Raquel Santos Mauler
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Pós-doutorado
1999 - 2001
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica / Especialidade: Compostos de Coordenação.
Formação complementar
2015 - 2015
Formação de Gestores. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação Pedagógica. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2013 - 2013
Liderança no Serviço Público. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Aprendizagem cooperativa e tecnologia educacional. (Carga horária: 240h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2007 - 2007
Oficina Técnica I EAD INISC - Plataforma Moodle. (Carga horária: 3h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2007 - 2007
Formação Docente para EAD: planejamento e orientaç. (Carga horária: 30h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2005 - 2005
Valorização e Reciclagem de resíduos poliméricos. (Carga horária: 2h). , Associação Brasileira de Polímeros, ABPOL, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Formação Docente Para Ead :Fundamentos da. (Carga horária: 30h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2004 - 2004
Técnicas para o Ensino Superior. (Carga horária: 3h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2004 - 2004
Atualização Didático-Pedagógica para Professores. (Carga horária: 6h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Compostos Organo-Metálicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Compostos de Coordenação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Polímeros.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Orgânicos.
Participação em eventos
II Semana Acadêmica do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.Biocombustíveis. 2017. (Encontro).
IV Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Química.Polímeros. 2012. (Encontro).
V Semana Acadêmica de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente.Plástico e Meio Ambiente. 2012. (Encontro).
Participação em bancas
Crossetti, Geraldo Lopes; COSTA, A. B.;FERRÃO, Marco Flôres; Marder, Luciano; Mattos, Ivanildo L. Quantificação do poder calorífico da gasolina utilizando infravermelho próximo e análise. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Sistemas e Processos Industriais) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
CROSSETTI, G. L.; KIPPER, Liane M.;FERRÃO, Marco Flôres; NARA, E. O. B.. Controle de Qualidade na Indústria de Ráfia Padronização e Otimização de Processos. 2009. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Processos Industriais) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
FURTADO, João Carlos; SANTOS, R. R.;CROSSETTI, G. L.; BORENSTEIN, Denis. Otimização de Layouts Industriais através do Método Enxame de Partículas. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Sistemas e Processos Industriais) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
CROSSETTI, G. L.. Síntese e caracterização de complexos heterometálicos de 1,1'-bis(difenilfosfino)ferroceno, BDPF, contendo Molibdênio e Estanho.. 2002. Dissertação (Mestrado em Química Inorgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CROSSETTI, G. L.. Liberação controlada de L-alfa-metildopa em sistemas mucoadesivos constituídos de poli(ácido acrílico).. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CROSSETTI, G. L.. Produção de composições vítreas a partir do processo sol-gel para inibir a oxidação da grafite.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CROSSETTI, G. L.. Polimerização de olefinas com catalisadores metalocênicos indênicos e seus fencolatos.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CROSSETTI, G. L.. Polimerização de etileno com alcoolatos bicíclicos de ciclopentadienilzircônio.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CROSSETTI, G. L.. Polimerização de etileno com o sistema metalocênico Cp2ZrCl2/aluminoxano suportado em resinas esféricas de estireno-divinilbenzeno.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CROSSETTI, G. L.. Síntese de Complexos Organofosforados de Níquel e sua Aplicação na Polimerização de Olefinas.. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Instituto Militar de Engenharia.
CROSSETTI, G. L.. Desenvolvimento de copolímeros de propileno elastoméricos com catalisadores metalocênicos isoespecíficos.. 2001. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CROSSETTI, G. L.DIAS, Marcos Lopes; OLIVEIRA, Clara Marize Firemand. Preparação de sistema metalocênico binário suportado e avaliação de seu desempenho catalítico na polimerização de propileno.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CROSSETTI, G. L.. Heterogeneização do sistema metalocênico e avaliação de seu desempenho catalítico na polimerização de olefinas.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CROSSETTI, G. L.. Avaliação do sistema catalítico metalocênico Cp2ZrCl2/MAO suportado em matrizes poliméricas na polimerização de etileno.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Crossetti, Geraldo Lopes; FURLAN, V. J. M.; FERREIRA, F. D.. Caracterização físico-química e sensorial do licor de beterraba (Beta Vulgaris L.) com gengibre, com a beterraba preparada em diferentes formas de infusão.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Pampa.
CROSSETTI, G. L.. Produção e caracterização de biodiesel sintetizado a partir do óleo do farelo de arroz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade Federal do Pampa.
SCHNEIDER, Rosana de Cássia de SouzaFERRÃO, Marco FlôresCROSSETTI, G. L.; LARA, Luciano Roni Silva. Produção de Biodiesel de sebo proveniente da indústria de curtimento de couros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
FERRÃO, Marco FlôresSCHNEIDER, Rosana de Cássia de SouzaCROSSETTI, G. L.. Análise Exploratória Empregando Espectroscopia no Infravermelho de Biodiesel e Misturas com Diesel e Óleo Vegetal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
CROSSETTI, G. L.. Compósitos plásticos com embalagens longa vida pós-consumo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
CROSSETTI, G. L.. Otimização da produção de lipase de Aspergillus terreus CMMI 233(3) através fermentação em fase sólida, novos indutores e melhoramento genético.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
CROSSETTI, G. L.. Extração e caracterização de óleo de girassol.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
CROSSETTI, G. L.. Produção de biodiesel por etanólise enzimática do óleo de amendoim empregando enzima PS amano.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
CROSSETTI, G. L.. Identificação de resinas poliméricas utilizadas em embalagens de alimentos através de espectroscopia no infravermelho.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
CROSSETTI, G. L.. Produção de Biodiesel por etanólise enzimática do óleo de amendoim. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
Crossetti, Geraldo Lopes; Junges, Fernando; MACHADO, A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa - Edital nº 83/2015. 2015. Universidade Federal do Pampa.
CROSSETTI, G. L.; NUNES, A. M.; MENDEZ, A. S. L.. Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Auxiliar na Área de Química. 2013. Universidade Federal do Pampa.
CROSSETTI, G. L.; BECKER, E. M.; MORO, C. C.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto. 2012. Universidade Federal do Pampa.
Crossetti, Geraldo Lopes; MISSAU, F. C.; FURLAN, V. J. M.. Avaliação do Relatório de Estágio de Wellington Francisco de Lima Ferreira. 2015. Universidade Federal do Pampa.
Crossetti, Geraldo Lopes; SILVA, L. H.; KUNZ, S. N.. Avaliação do Relatório de Estágio de Graduação de Stéfanie Morais Nunes. 2015. Universidade Federal do Pampa.
Crossetti, Geraldo Lopes. II Feira de Química da Universidade Federal do Pampa. 2015. Universidade Federal do Pampa.
CROSSETTI, G. L.. XII Seminário de Iniciação Científica e XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2007. Universidade de Santa Cruz do Sul.
CROSSETTI, G. L.. Premio Honra ao Mérito no XII Seminário de Iniciação Científica e XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2006. Universidade de Santa Cruz do Sul.
Orientou
Avaliação da Destala Mecanizada no Processamento do Fumo; 2008; Dissertação (Mestrado em Sistemas e Processos Industriais) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Avaliação e análise da aplicação de redes neurais e do algoritmo do enxame de partículas na modelagem do processo de polimerização; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Sistemas e Processos Industriais) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Coorientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Melhoria do forneamento de biscoitos em forno à lenha com processo em batelada; 2007; Dissertação (Mestrado em Sistemas e Processos Industriais) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Síntese e caracterização de poliolefinas obtidas com complexos diimínicos de níquel contendo pseudo-haletos; 2003; 93 f; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Extratos vegetais utilizados no controle de doenças fúngicas do morangueiro; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Agroindustriais) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Caracterização físico-química e sensorial do licor de beterraba (Beta Vulgaris L; ) com gengibre, com a beterraba preparada em diferentes formas de infusão; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Controle de Qualidade na Produção de Embalagens para Biscoitos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Propriedades conferidas por resinas acrílicas e poliuretânicas em acabamentos de couros; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Desenvolvimento de um método de tipificação de farinha de trigo empregando espectroscopia no infravermelho e ferramentas quimiométricas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Estudo e desenvolvimento de resinas acrílicas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Estudo do aproveitamento do resíduo de espuma rígida de PU como co-produto para o isolamento térmico em produtos de refrigeração; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Polimerização de etileno usando como catalisador DADNi(NCS)2/MAO em presença de limoneno; 2005; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Avaliação de misturas de vernizes PU/Fumáricas em tintas à base de Nitrocelulose aplicadas em PP: custo x desempenho; ; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Sistema de radiação Ultra Violeta para secagem de tintas na impressão de Folhas de Flandres; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Aplicação da análise multivariada na classificação de materiais poliméricos; ; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Controle de qualidade em tinta à base de água para impressão em papel; ; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Minicompostagem: uso para resíduos sólidos domésticos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Minicompostagem: uso para resíduos sólidos domésticos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Identificação de materiais poliméricos pós-consumo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Identificação de materiais poliméricos pós-consumo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Controle de qualidade do óleo de farelo de arroz; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Monitoria em Química Geral; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal do Pampa, Progr; de Bolsas de Desenvolv; Acadêmico - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Geraldo Lopes Crossetti;
Produções bibliográficas
-
Ferreira, Luis Carlos ; Melo, Priamo Albuquerque ; Crossetti, Geraldo Lopes ; GALLAND, Griselda Barrera ; Nele, Marcio ; Pinto, José Carlos . Polymerization of ethylene by (?-Diimine) nickel catalyst and statistical analysis of the effects of reaction conditions. Polymer Engineering and Science , v. 50, p. 1797-1808, 2010.
-
CARONE, Carlos Leonardo Pandolfo ; CROSSETTI, G. L. ; BASSO, Nara Regina de Souza ; MORAES, Álvaro G. O. ; SANTOS, João Henrique Z dos ; BISATTO, Rubens ; GALLAND, Griselda Barrera . Ethylene polymerization and copolymerization with 10-undecen-1-ol using the catalyst system DADNi(NCS)2/MAO. Journal of Polymer Science. Part A, Polymer Chemistry , v. 45, p. 5199-5208, 2007.
-
DIAS, Marcos Lopes ; SILVA, Luciana Portal da ; CROSSETTI, G. L. ; GALLAND, Griselda Barrera ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi ; ZIGLIO, Cláudio Marcio . Propylene Polymerization with Nickel-Diimine Complexes Containing Pseudohalides. Journal of Polymer Science. Part A, Polymer Chemistry , Estados Unidos, v. 44, n.01, p. 458-466, 2006.
-
TRINDADE, Marcos de Moura ; FERRÃO, Marco Flôres ; DORNELLES, Luciano ; CROSSETTI, G. L. ; CORBELLINI, Valeriano Antonio ; SCHNEIDER, Rosana de Cássia de Souza . Espectroscopia no infravermelho por reflexão total atenuada horizontal (HATR) aplicada na identificação de óleos vegetais comerciais.. Revista Tecnológica (UEM) , Santa Cruz do Sul, v. 9, n.1, p. 59-74, 2005.
-
BARRERA, Griselda Galland ; SILVA, Luciana Portal da ; DIAS, Marcos Lopes ; CROSSETTI, G. L. ; ZIGLIO, Cláudio Marcio ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi . 13C NMR Determination of the microstructure of polypropylene obtained with the DADNi(NCS)2/methylaluminoxane catalyst System. Journal of Polymer Science. Part A, Polymer Chemistry , Estados Unidos, v. 42, n.9, p. 2171-2178, 2004.
-
CROSSETTI, G. L. ; DIAS, Marcos Lopes ; QUEIROZ, Bruno Tarcitano ; SILVA, Luciana Portal da ; ZIGLIO, Cláudio Marcio ; BOMFIM, João Antonio Sarno ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi . Ethylene polymerization with imine and phosphine nickel complexes containing isothiocyanate. Applied Organometallic Chemistry , Estados Unidos, v. 18, n.7, p. 331-336, 2004.
-
FERREIRA JR, Luis Carlos ; SOUZA, Márcio Nele de ; CROSSETTI, G. L. ; MELO JÚNIOR, Príamo Albuquerque ; PINTO, José Carlos Costa da Silva . Ethylene Polymerization with Alpha-Diimine Ni Catalyst Activated by Ethyl Aluminium Sesquichloride. Dechema-Monographien , Weinheim, v. 138, p. 261-265, 2004.
-
SILVA, F. M. ; SANTOS, R. T. ; SOUZA, Márcio Nele de ; CROSSETTI, G. L. ; MELO JÚNIOR, Príamo Albuquerque ; LIMA, E. ; PINTO, José Carlos Costa da Silva . Bulk Copolymerization of Propylene/1-Butene Using a High-Activity Ziegler-Natta Catalyst. Dechema-Monographien , Weinheim, v. 138, p. 267-273, 2004.
-
COMERLATO, N. M. ; CROSSETTI, G. L. ; HOWIE, R. A. ; TIBULTINO, Pollyanna C. D. ; WARDELL, J. L. . Dichloro[N,N'-bis(2,6-diisopropylphenyl)-1,2-ethanediimine-N,N']palladium. Acta Crystallographica. Section E , 2001, v. E57, p. m295-m297, 2001.
-
CROSSETTI, G. L. ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi ; HOWIE, R. A. ; WARDELL, J. L. ; ZIGLIO, Cláudio Marcio . Dibromo {N-[2-(diphenylphosphino)- benzylidene] -2,6-diisopropylaniline- k2 N,P} nickel. Acta Crystallographica. Section C, Crystal Structure Communications , Inglaterra, v. C57, p. 1279-1281, 2001.
-
DIAS, Marcos Lopes ; CROSSETTI, G. L. ; BORMIOLI, C. ; GIARRUSSO, A. ; MARIA, L. C. S. ; COUTINHO, F. M. B. ; PORRI, L. . Isospecific polymerization of styrene with suported nickel acetylacetonate/methylaluminoxane catalysts. Polymer Bulletin (Berlin) , Alemanha, v. 40, p. 689-694, 1998.
-
CROSSETTI, G. L. ; BORMIOLI, C. ; RIPA, A. ; GIARRUSSO, A. ; PORRI, L. . Polymerization of styrene to isotactic polymer with MAO-Ni(acac)2. Examination of the factors that influence activity and stereospecificity.. Macromolecular Rapid Communications , Alemanha, v. 18, p. 801-808, 1997.
-
PORRI, L. ; GIARRUSSO, A. ; CROSSETTI, G. L. ; RIPA, A. ; RICCI, G. . Influence of the monomer coordination on stereospecificity of 1,3-diene polymerization.. Polymer Preprints , Estados Unidos, v. 37, n.2, p. 470-471, 1996.
-
MAULER, R. S. ; BARRERA, Griselda Galland ; SAMIOS, D. ; GUARAGNA, F. ; CROSSETTI, G. L. ; GOBBI, D. . Estudo da reação de quebra de polímeros com H5IO6 para obtenção de polímeros com terminações funcionais.. Polímeros , n.01, p. 21-25, 1992.
-
HOLZSCHUH, G. G. ; KIPPER, Liane M. ; CROSSETTI, G. L. ; FERRÃO, Marco Flôres . Otimização dos Processos na Indústria de Ráfia: Com Enfoque no Mapeamento dos Processos e na Geração de Resíduos. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XXVIII ENEGEP, 2008, Rio de Janeiro -RJ. Anais do XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2008. v. unico. p. 1-9.
-
BECKER, C. ; PAZOS, Rúben Edgardo Panta ; CROSSETTI, G. L. . Métodos de Otimização no Processo de Polimerização de Olefinas. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - XXVIII ENEGEP, 2008, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2008. v. único. p. 1-9.
-
KIPPER, Liane M. ; CROSSETTI, G. L. ; BECKER, Roberto C. . Estudo do aproveitamento do resíduo de espuma rígida de poliuretano no isolamento térmico de produtos de refrigeração - na busca da manufatura sustentável. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - XXVIII ENEGEP, 2008, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2008. v. único. p. 1-11.
-
GUEDES, H. R. ; AZEVEDO, Rafael Guedes de ; FERRÃO, Marco Flôres ; CROSSETTI, G. L. ; DAVANZO, C. U. . Optimization Regression Moldels Using biPLS for Determination of Protein Content in Commercial Wheat Flour. In: XIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2007, Foz do Iguaçu. Proceedings of ICIEOM/2007, 2007.
-
BECKER, C. ; CROSSETTI, G. L. ; PAZOS, Rúben Edgardo Panta . Otimização do rendimento e da atividade polimérica mediante o método de rápida descida. In: XIII Encontro regional dos estudantes de matemática da Região Sul, 2007, Pelotas. XIII ErematSul, 2007.
-
BECKER, C. ; CROSSETTI, G. L. ; PAZOS, Rúben Edgardo Panta . Métodos da descida mais rápida para otimizar a atividade catalítica de um polímero. In: XXX Congresso de Matemática Aplicada e Computacional, 2007, Florianópolis. XXX Congresso de Matemática Aplicada e Computacional, 2007.
-
MÜLLER, Viviane ; FURTADO, João Carlos ; NEIS, Jaime Fernando ; CROSSETTI, G. L. . Otimização do problema de layout de facilidades através da técnica enxame de partículas utilizando a modelagem attractor-repeller. In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XXVI ENEGEP, 2006, Fortaleza - CE. Anais do XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006. v. unico. p. 1-9.
-
FERREIRA JR, Luis Carlos ; PINTO, José Carlos Costa da Silva ; NELE, Márcio ; MELO JR, P. A. ; CROSSETTI, G. L. ; GALLAND, Griselda Barrera . Polymerization of Ethylene by alfa-Diimine-Nickel Catalyst: Polymer Synthesis, Empirical Model and Mechanistic Model. In: 2nd Mercosur Congress on Chemical Engineering (ENPROMER) and 4th Mercosur Congress on Process Systems Engineering, 2005, Angra dos Reis - RJ. Proceedings of the 2nd Mercosur Congress on Chemical Engineering (ENPROMER) and 4th Mercosur Congress on Process Systems Engineering. Rio de Janeiro - RJ: E-papers Serviços Editoriais, 2005. v. 1. p. 1-10.
-
SILVA, F. M. ; SANTOS, R. T. ; NELE, Márcio ; CROSSETTI, G. L. ; MELO JR, P. A. ; LIMA, E. ; PINTO, José Carlos Costa da Silva . Síntese de copolímeros de propeno/1-buteno em processo em massa usando catalisador ziegler-natta heterogêneo. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2004, Curitiba. Anais do XV COBEQ, 2004. v. 1. p. 1-8.
-
BECKER, C. ; CROSSETTI, G. L. ; PAZOS, Rúben Edgardo Panta . Aproximações quadráticas na otimização não-linear na modelagem do processo de catalisação de polímeros. In: I Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações, 2007, Rio de Janeiro - RJ. Resumos do I Enama, 2007.
-
GALLAND, Griselda Barrera ; CARONE, Carlos Leonardo Pandolfo ; SANTOS, João Henrique Z dos ; BISATTO, Rubens ; CROSSETTI, G. L. ; BASSO, Nara Regina de Souza ; MORAES, Álvaro G. O. . Ethylene and 10-undecen-1-ol copolymerization with the catalyst system DADNi(NCS)2/MAO. In: Macro 2006 ? World Polymer Congress/ 41st International Symposium on Macromolecules, 2006, Rio de Janeiro. Macro 2006 ? World Polymer Congress/ 41st International Symposium on Macromolecules, 2006.
-
GALLAND, Griselda Barrera ; CARONE, Carlos Leonardo Pandolfo ; BISATTO, Rubens ; CROSSETTI, G. L. ; BASSO, Nara Regina de Souza ; MORAES, Álvaro G. O. ; AREND, Luiz Guilherme . The effect of limonene in the ethylene polymerization with the catalyst system DADNi(NCS)2/MAO. In: Macro 2006 ? World Polymer Congress/ 41st International Symposium on Macromolecules, 2006, Rio de Janeiro, RJ, Brasil., 2006, Rio de Janeiro. Macro 2006 ? World Polymer Congress/ 41st International Symposium on Macromolecules, 2006, Rio de Janeiro, RJ, Brasil., 2006.
-
CROSSETTI, G. L. ; ALMEIDA, P. F. D. de ; PANTA PAZOS, Rúben . Otimização do Rendimento de Polímeros Satisfazendo Determinadas Propriedades Mediante Análise de Regressão e Otimização Discreta. In: XXVIII CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2005, São Paulo. XXVIII CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2005.
-
CROSSETTI, G. L. ; SILVA, Luciana Portal da ; DIAS, Marcos Lopes ; GALLAND, Griselda Barrera . Estudo Comparativo da Polimerização de Eteno com os Sistemas Catalíticos DADNiX2/MAO (X=Br, NCS, NCSe): Atividade e Propriedades dos Polímeros.. In: 8o. Congresso Brasileiro de Polímeros - 8o. CBPol, 2005, Águas de Lindóia - SP. Anais do 8o. Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005.
-
PIGATTO, Caroline ; FERRÃO, Marco Flôres ; CROSSETTI, G. L. . Aplicação da Análise Multivariada na Classificação de Materiais Poliméricos. In: 8o. Congresso Brasileiro de Polímeros - 8o. CBPol, 2005, Águas de Lindóia - SP. Anais do 8o. Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005.
-
CARONE, Carlos Leonardo Pandolfo ; GALLAND, Griselda Barrera ; CROSSETTI, G. L. . Ethylene Polymerization with catalyst system DADNi(NCS)2/MAO.. In: X International Macromolecular Colloquium., 2005, Gramado - RS. Proceedings of the X International Macromolecular Colloquium, 2005. v. 1.
-
SCHWAAB, Marcio ; PINTO, José Carlos Costa da Silva ; CROSSETTI, G. L. ; SILVA, Luciana Portal da ; DIAS, Marcos Lopes . Modelagem e Estimação dos Parâmetros Cinéticos da Polimerização de Etileno com Catalisador de Níquel.. In: 8º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005, Águas de Lindóia - SP. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005.
-
CARONE, Carlos Leonardo Pandolfo ; CROSSETTI, G. L. ; BASSO, Nara Regina de Souza ; SANTOS, João Henrique Z dos ; GALLAND, Griselda Barrera . Copolimerização de Eteno e 10-Undecen-1-ol com o Sistema Catalítico DADNi(NCS)2 /MAO.. In: 8º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005, Águas de Lindóia - SP. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005.
-
MOLZ, R. F. ; KONZEN, P. H. A. ; FURTADO, João Carlos ; FERRÃO, Marco Flôres ; CARVALHO, C. W. ; CROSSETTI, G. L. . Análise comparativa entre métodos multivariados no problema de quantificação do princípio ativo hidroclorotiazida em amostras de fármacos anti-hipertensivos. In: VI Congresso Brasileiro de Redes Neurais, 2003, São Paulo, 2003.
-
CROSSETTI, G. L. ; PINTO, José Carlos Costa da Silva ; SILVA, Luciana Portal da ; DIAS, Marcos Lopes ; ZIGLIO, Cláudio Marcio ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi . Olefin polymerization with Nickel-diimine complexes/MAO catalytic system - The effect of ion-pair. In: European Polymer Conference on Stereospecific Polymerization and Stereoregular Polymers - EUPOC 2003, 2003, Milão. Book of Abstracts, 2003. p. 208-209.
-
SILVA, Luciana Portal da ; DIAS, Marcos Lopes ; CROSSETTI, G. L. ; ZIGLIO, Cláudio Marcio ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi ; BARRERA, Griselda Galland . Polipropileno regioirregular obtido com o sistema catalítico DADNiX//MAO. In: 7º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003, Belo Horizonte - MG. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003. v. 1. p. 957-958.
-
CROSSETTI, G. L. ; SILVA, Luciana Portal da ; DIAS, Marcos Lopes ; MELO JÚNIOR, Príamo Albuquerque ; SOUZA, Márcio Nele de ; SILVA, F. M. ; PINTO, José Carlos Costa da Silva . Efeito das condições reacionais na polimerização de etileno com o sistema catalítico DADNi (NCSe)2 / MAO. In: 7º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003, Belo Horizonte - MG. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003. v. 1. p. 605-606.
-
MELO JÚNIOR, Príamo Albuquerque ; SOUZA, Márcio Nele de ; CROSSETTI, G. L. ; SILVA, F. M. ; DIAS, Marcos Lopes ; PINTO, José Carlos Costa da Silva . Copolimerização de propeno e 1-Buteno usando catalisador ziegler-natta de alta atividade. In: 7º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003, Belo Horizonte - MG. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003. v. 1. p. 577-578.
-
SOUZA, Márcio Nele de ; MELO JÚNIOR, Príamo Albuquerque ; CROSSETTI, G. L. ; SILVA, F. M. ; LIMA, E. ; PINTO, José Carlos Costa da Silva ; DIAS, Marcos Lopes . Efeito da heterogeneização na microestrutura do polipropileno sindiotáctico produzido pelo metaloceno Me2C(Cp)FluZrCl2. In: 7º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003, Belo Horizonte - MG. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003. v. 1. p. 394-395.
-
ZIGLIO, Cláudio Marcio ; CROSSETTI, G. L. ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi ; QUEIROZ, Bruno Tarcitano ; DIAS, Marcos Lopes . Polimerização de etileno com complexos de níquel e paládio contendo ligante imino - fosfina. In: 6o. Congresso Brasileiro de Polímeros/ IX International Macromolecular Colloquium, 2001, Gramado - RS. Anais do 6o. Congresso Brasileiro de Polímeros/ IX International Macromolecular Colloquium, 2001. p. 1944-1945.
-
FERREIRA JR, Luis Carlos ; MARIA, L. C. S. ; GUIMARÃES, P. I. C. ; COSTA, M. A. S. ; COUTINHO, F. M. B. ; CROSSETTI, G. L. . Evaluation of an (a - diimine) nickel catalyst: I. Ethylene homopolimerization. In: 6o. Congresso Brasileiro de Polímeros/ IX International Macromolecular Colloquium, 2001, Gramado. Anais do 6o. Congresso Brasileiro de Polímeros/ IX International Macromolecular Colloquium, 2001. p. 1902-1903.
-
CROSSETTI, G. L. ; FREITAS, Z. S. ; DIAS, Marcos Lopes . Regularidade estrutural e peso molecular de poliestirenos obtidos com sistemas homogêneos à base de Ni/metilaluminoxano (MAO).. In: 5o. Congresso Brasileiro de Polímeros, 1999, Águas de Lindóia - SP. Anais do 5o. Congresso Brasileiro de Polímeros, 1999.
-
CROSSETTI, G. L. ; BORMIOLI, C. ; GIARRUSSO, A. ; RIPA, A. ; PORRI, L. . Polistirene isotattico col sistema catalitico MAO-Ni(acac)2. Influenza delle variabili operative e meccanismo di formazione.. In: X Congresso Nazionale di Catalisi e XI Congresso di Chimica Industriale, 1996, L'Aquila. X Congresso Nazionale di Catalisi e XI Congresso de Chimica Industriale, 1996.
-
DORFEY, D. ; CARVALHO, Isabel Cristine de ; LARA, Luciano Roni Silva ; TRINDADE, Marcos de Moura ; CROSSETTI, G. L. ; DORNELLES, Luciano ; FERRÃO, Marco Flôres ; SCHNEIDER, Rosana de Cássia de Souza ; CORBELLINI, Valeriano Antonio . Transesterificacação do óleo de soja com alcolatos de Na e K. In: 14 SBQsul, 2006, Erechim. Anais do 14 SBQsul, 2006.
-
ALMEIDA, P. F. D. de ; PAZOS, Rúben Edgardo Panta ; CROSSETTI, G. L. . Otimização com vínculo na modelagem dos polímeros e a sensibilidade do método de multiplicadores de Lagrange. In: XXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), 2006, Campinas - SP. XXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), 2006.
-
FERRÃO, Marco Flôres ; MOLZ, R. F. ; FURTADO, João Carlos ; KONZEN, P. H. A. ; CROSSETTI, G. L. . Neural networks applied to quantification of methyldopa in pharmaceutical formulations. In: 10th International Conference on Chemometrics in Analytical Chemistry (CAC 2006): Chemometrics in the tropics, 2006, Águas de Lindóia - SP, Brasil. 10th International Conference on Chemometrics in Analytical Chemistry, 2006. p. P043-P043.
-
VICENTI, Juliano Rosa de Menezes ; CORBELLINI, Valeriano Antonio ; FERRÃO, Marco Flôres ; DORNELLES, Luciano ; CROSSETTI, G. L. ; SCHNEIDER, Rosana de Cássia de Souza ; SCROFERNEKER, Maria Lúcia . Purificação e Caracterização Parcial de Lipase de Aspergillus sp CMMI233-3 Isolado de Leira de Compostagem.. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Anais 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005. v. 1.
-
VICENTI, Juliano Rosa de Menezes ; CORBELLINI, Valeriano Antonio ; FERRÃO, Marco Flôres ; DORNELLES, Luciano ; CROSSETTI, G. L. ; SCHNEIDER, Rosana de Cássia de Souza ; SCROFERNEKER, Maria Lúcia . Correlação entre Indução de Atividade Lipolítica e Crescimento de Aspergillus sp CMMI 233-3 por Tween 80. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas - SP. Anais da 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005.
-
CROSSETTI, G. L. ; DORNELLES, Luciano ; SCHNEIDER, Rosana de Cássia de Souza ; FERRÃO, Marco Flôres ; RIBEIRO, Luciana ; RODRIGUES, Melissa Machado . Produção de Biodiesel a Partir da Transesterificação Enzimática de Óleo de Amendoim. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas - MG. Anais da 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005.
-
CORRÊA, Carina Lima ; LARA, Luciano Roni Silva ; CARVALHO, Isabel Cristine de ; SCHNEIDER, Rosana de Cássia de Souza ; CROSSETTI, G. L. ; DORNELLES, Luciano ; FERRÃO, Marco Flôres ; CORBELLINI, Valeriano Antonio . Otimização da Análise de Ácido Oleico por Cromatografia Gasosa.. In: XIII Encontro de Química da Região Sul, 2005, Florianópolis. Livro de Resumos do XIII Encontro de Química da Região Sul, 2005.
-
KOTHE, Carine ; PUHL, Denise Inês ; GESSINGER, Maria Cecília ; SCHNEIDER, Rosana de Cássia de Souza ; CROSSETTI, G. L. ; DORNELLES, Luciano ; FERRÃO, Marco Flôres ; CORBELLINI, Valeriano Antonio ; CARAMÃO, Elina Bastos . Transesterificação Enzimática do Óleo de Amendoim. In: XIII Encontro de Química da Região Sul, 2005, Florianópolis. Livro de Resumos do XIII Encontro de Química da Região Sul, 2005.
-
TRINDADE, Marcos de Moura ; CORRÊA, Carina Lima ; CARVALHO, Isabel Cristine de ; SCHNEIDER, Rosana de Cássia de Souza ; CROSSETTI, G. L. ; DORNELLES, Luciano ; FERRÃO, Marco Flôres ; CORBELLINI, Valeriano Antonio . Análise de Biodiesel por Espectroscopia no Infravermelho por Reflexão Total Atenuada. In: XIII Encontro de Química da Região Sul, 2005, Florianópolis. Livro de Resumos do XIII Encontro de Química da Região Sul, 2005.
-
CROSSETTI, G. L. ; JÚNIOR, Júlio César S ; PANTA PAZOS, Rúben ; WILGES, Ângela Maria ; FERRÃO, Marco Flôres ; FURTADO, João Carlos . Relação entre a massa molecular (Mw) e as condições de polimerização de polietilenos obtidos com o sistema DADNi(NCSe)2/MAO. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Anais da 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005.
-
CORRÊA, Carina Lima ; CARVALHO, Isabel Cristine de ; SCHNEIDER, Rosana de Cássia de Souza ; CROSSETTI, G. L. ; CORBELLINI, Valeriano Antonio ; DORNELLES, Luciano ; FERRÃO, Marco Flôres . Alcoholysis of Sunflower oil. In: II Simpósio Brasil-Alemanha, 2005, Santa Maria - RS. Livro de Resumo do II Simpósio Brasil-Alemanha, 2005. v. 1. p. 171-171.
-
FURTADO, João Carlos ; CROSSETTI, G. L. ; FERRÃO, Marco Flôres ; REIS, J. F. ; SANTOS, R. R. . Polymerization reactions optimized by particle swarm optimization. In: 17th Triennial Conference of the International Federation of Operational Research Societies - IFORS 2005, 2005, Honolulu - Hawaii, USA. 17th Triennial Conference of the International Federation of Operational Research Societies - IFORS 2005, 2005. p. 13-14.
-
CROSSETTI, G. L. ; BITZER, Rodrigo S ; GOMEZ, Diego Alvin ; GONÇALVES, Monique ; ZIGLIO, Cláudio Marcio ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi . Síntese e caracterização de compostos de Paládio (II) com ligantes diimínicos derivados da alfa-Naftilamina.. In: 27a. Reunião Anual da SBQ/26o. Congresso Latinoamericano de Química, 2004, Salvador. Livro de Resumos do 27a. Reunião Anual da SBQ/26o. Congresso Latinoamericano de Química. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2004. v. 2004. p. QI025-QI025.
-
PIGATTO, Caroline ; FERRÃO, Marco Flôres ; CROSSETTI, G. L. ; SOARES, K. ; KÜHN FILHO, P. ; CROSSETTI, G. L. . Aplicação da quimiometria na discriminação de polímeros. In: XII Encontro de Química da Região Sul, 2004, Guarapuava - PR. Livro de Resumos do XII Encontro de Química da Região Sul. Química: Tecnologia e Desenvolvimento: Da Ciência Básica a Tecnológica.. Guarapuava - PR: UNICENTRO, 2004.
-
SILVA, Luciana Portal da ; DIAS, Marcos Lopes ; ZIGLIO, Cláudio Marcio ; GOMEZ, Diego Alvin ; COELHO, L. B. ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi ; CROSSETTI, G. L. . Novos complexos diimínicos de niquel (DADNiX2, X=NCS, NCSe) ativos na polimerização de etileno. In: 26a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Livro de Resumos da 26a. Reunião Anual da SBQ. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2003. v. 2003. p. QI003-QI003.
-
SILVA, Luciana Portal da ; DIAS, Marcos Lopes ; CROSSETTI, G. L. ; TAVARES, M. I. B. . Influence of delay in branch determination of highly branched polyethylenes by 13C NMR. In: IX Encontro de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear, 2003, Angra dos Reis. Livro de Resumos do IX Encontro de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear, 2003. p. 27-28.
-
ZIGLIO, Cláudio Marcio ; CROSSETTI, G. L. ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi ; WARDELL, J. L. ; DIAS, Marcos Lopes ; QUEIROZ, Bruno Tarcitano ; HOWIE, R. A. . Síntese, caracterização e atividade catalítica de complexos de Ni contendo um ligante imino-fosfina. In: 25ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2002. p. QI-011.
-
DIAS, Marcos Lopes ; QUEIROZ, Bruno Tarcitano ; SILVA, Luciana Portal da ; CROSSETTI, G. L. ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi . Polymerization of olefins with nickel complexes containing thiocyanate ligands. In: IUPAC World Congress 2002 / 39th International Symposium on Macromolecules - MACRO 2002, 2002, Pequim. Preprints of IUPAC World Congress 2002 / 39th International Symposium on Macromolecules - MACRO 2002, 2002. v. 1. p. 71-71.
-
CROSSETTI, G. L. ; QUEIROZ, Bruno Tarcitano ; DIAS, Marcos Lopes . Polimerização de etileno com complexos de niquel e paládio contendo imino ligantes. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2002. p. 50.
-
TIBULTINO, Pollyanna C. D. ; CROSSETTI, G. L. ; COMERLATO, N. M. . Preparação e caracterização de complexos de Ni(II) e Pd(II) com diiminas. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2002. p. 151-151.
-
CROSSETTI, G. L. ; TIBULTINO, Pollyanna C. D. ; COMERLATO, N. M. ; WARDELL, J. L. ; HOWIE, R. A. . Síntese, caracterização espectroscópica e estrutural de cloretos de paládio (II) ligados a diiminas. In: 24ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas, 2001.
-
ZIGLIO, Cláudio Marcio ; CROSSETTI, G. L. ; COMERLATO, N. M. ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi . Síntese e caracterização de complexos de Pd(II) N,N e N,P-ligados: derivados heterobimetálicos. In: 24ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas, 2001.
-
CROSSETTI, G. L. ; DIAS, Marcos Lopes ; RODRIGUES, R. A. ; TAVARES, M. I. B. . Avaliação estrutural por RMN 13C de polinorbornenos obtidos com complexos de níquel. In: VIII Encontro de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear e I Encontro Luso-Brasileiro de Ressonância Magnética Nuclear, 2001, Mangaratiba. Livro de Resumos do VIII Encontro de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear e I Encontro Luso-Brasileiro de Ressonância Magnética Nuclear, 2001. p. 167-168.
-
FERREIRA JR, Luis Carlos ; MARIA, L. C. S. ; GUIMARÃES, P. I. C. ; COSTA, M. A. S. ; CROSSETTI, G. L. . Estudo da polimerização de estireno com Ni(acac)2 e metilaluminoxano como cocatalisador.. In: 23a. Reunião Anual da SBQ, 2000, Poços de Caldas - MG. Livro de Resumos da 23a. Reunião Anual da SBQ, 2000. v. 1. p. CT014.
-
FERREIRA JR, Luis Carlos ; MARIA, L. C. S. ; COSTA, M. A. S. ; GUIMARÃES, P. I. C. ; CROSSETTI, G. L. . Study of homogeneous and heterogeneous styrene polymerization with Ni(acac)2/MAO catalytic system. In: VII Simposium Latinoamericano de Polímeros, V Congreso Iberoamericano de Polímeros, I Simposium Latinoamericano de Quitina y Quitosanas, 2000, La Habana. Livro de Resumos SLAP 2000, VII Simposium Latinoamericano de Polímeros, V Congreso Iberoamericano de Polímeros, I Simposium Latinoamericano de Quitina y Quitosanas, 2000. p. 49-49.
-
FERREIRA JR, Luis Carlos ; MARIA, L. C. S. ; GUIMARÃES, P. I. C. ; COSTA, M. A. S. ; CROSSETTI, G. L. . Estudo do sistema catalítico Ni(acac)2/MAO/SiO2 para polimerização heterogênea de estireno. In: XL Congresso Brasileiro de Química, 2000, Recife. Livro de Resumos do XL Congresso Brasileiro de Química. São Paulo: Associação Brasileira de Química, 2000. p. 233-233.
-
CROSSETTI, G. L. ; DIAS, Marcos Lopes ; FREITAS, Z. S. . Novos catalisadores para a polimerização estereoespecífica de estireno. In: 2o. Encontro em Catálise e Gás Natural, 1999, Rio de Janeiro, 1999.
-
DIAS, Marcos Lopes ; CROSSETTI, G. L. ; COUTINHO, F. M. B. ; MENDES, G. O. ; FREITAS, Z. S. . Ligant efect on the polimerization of styrene with Ni complexes/MAO catalysts. In: 37th. International Conference on Macromolecules - MACRO 98, 1998, Gold Coast, 1998.
-
CROSSETTI, G. L. ; BORMIOLI, C. ; GIARRUSSO, A. ; RIPA, A. ; PORRI, L. . Polimerização do estireno com Ni(acac)2/MAO. Efeito do tipo de MAO.. In: 4o. Congresso Brasileiro de Polímeros, 1997, Salvador, 1997.
-
BARRERA, Griselda Galland ; CROSSETTI, G. L. ; SAMIOS, D. . Caracterização da NBR com terminação aldeído por NMR. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1993, Caxambu - MG, 1993.
-
BARRERA, Griselda Galland ; CROSSETTI, G. L. ; MAULER, R. S. ; LUISI, M. ; OLIVEIRA, A. . Polímeros telequélicos obtidos pela oxidação de borrachas comerciais.. In: Simposio Ibero-Americano de Polímeros, 1992, Vigo, 1992.
-
MAULER, R. S. ; CROSSETTI, G. L. ; BARRERA, Griselda Galland . NBR degradation by periodic acid (H5IO6): reaction study and characterization of the products.. In: V International Macromolecular Colloquium, 1992, Gramado - RS, 1992.
-
CROSSETTI, G. L. ; MAULER, R. S. ; SAMIOS, D. . Degradation of NBR by periodic acid. Influence of solvent system.. In: VI Colloquium of Macromolecules Freiburg - Porto Alegre, 1990, Gramado - RS, 1990.
-
CROSSETTI, G. L. . Biodiesel - uma alternativa?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SILVA, F. M. ; CROSSETTI, G. L. ; MELO JÚNIOR, Príamo Albuquerque ; PINTO, José Carlos Costa da Silva . Teste de novo solvente para produção de PP na planta da Polibrasil em Camaçari. 2002.
CROSSETTI, G. L. . Biodiesel - uma alternativa?. 2008 (Seminários) .
CROSSETTI, G. L. . Produção de Biodiesel sob uma visão tecnológica, ambiental e social.. 2006 (Seminários) .
CROSSETTI, G. L. . Plásticos: o que são e como são feitos.. 2006 (Seminários) .
CROSSETTI, G. L. . Modelagem do Processo de Polimerização. 2006 (Seminários) .
CROSSETTI, G. L. . Produção de Biodiesel. 2005 (Seminários) .
CROSSETTI, G. L. . Estrutura do catalisador X microestrutura do polímero: poliolefinas ramificadas. 2002 (Seminários) .
CROSSETTI, G. L. . Catalizadores Ziegler-Natta. 2002 (Seminários) .
CROSSETTI, G. L. . Catalisadores metalocênicos para a produção de polipropileno: polimerização estereoespecífica.. 2001 (Seminários) .
CROSSETTI, G. L. . Desenvolver novos plásticos também é tarefa para químicos inorgânicos. 2000 (Seminários) .
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
Síntese de catalisadores de níquel e ferro (diimina) e aplicação na polimerização de α-olefinas., Descrição: Diariamente, os plásticos vêm mostrando várias utilidades com características diferenciadas e específicas sendo usados nas mais diferentes áreas da sociedade, como na produção de sacos, processamento de comidas, transportes, e ate mesmo em produtos mais específicos como medicamentos, em eletrônica, como a fibra ótica para rede de dados de comunicação. O presente projeto tem por objetivo a síntese, caracterização e testes catalíticos de novos sistemas materiais de interesse tecnológicos, aplicados a co e polimerização do etileno e α-olefinas, utilizando-se complexos contendo metais de transição do grupo VIII, IX e X que apresentam altas atividades catalíticas e o emprego destes, combinados ou separadamente em fases homogênea e/ou heterogênea, na co- e polimerização de etileno visando à produção de novos materiais polimericos que apresentem propriedades químicas e físicas diferenciadas. Espera-se com, o presente trabalho, a produção de artigos científicos (para publicação em revistas de Qualis A) sobre as reações de polimerização, resultados obtidos e, tambem, a caracterização dos polímeros obtidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Geraldo Lopes Crossetti - Integrante / Fernando Junges - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Pampa - Bolsa.
-
2010 - 2010
Minicompostagem: uso para resíduos sólidos domésticos., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Geraldo Lopes Crossetti - Coordenador., Financiador(es): Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre - Bolsa.
-
2005 - 2006
Desenvolvimento de Novos Sistemas Catalíticos para Polimerização de Olefinas e Modelagem e Otimização do Processo., Descrição: Este projeto de pesquisa pertence ao âmbito da engenharia das reações de polimerização, e teve como meta o estudo da influência do sistema catalítico e das variáveis do processo de polimerização nas propriedades físicas finais do polímero. O meio para atingir estes objetivos foi a obtenção de um conhecimento detalhado da cinética de polimerização e da relação das condições de processo com as propriedades finais do polímero. Foram realizados experimentos de polimerização do eteno com o sistema catalítico DADNi(NCS)2/MAO (DAD = ArN=C(Me)-C(Me)=NAr; Ar=2,6-C6H3), envolvendo temperaturas mais elevadas, monômeros funcionalizados, catalisador suportado sobre sílica e ativação com outros compostos de alumínio. A partir dos dados experimentais, o processo de obtenção de polímeros com determinadas propriedades foi otimizado. A propriedade em estudo foi o Peso Molecular Médio do polímero e a variável otimizada foi a atividade. A otimização foi feita através de duas metodologias: modelos matemáticos e métodos heurísticos. Vários modelos matemáticos descreveram satisfatoriamente o processo de polimerização do eteno com o sistema catalítico DADNi(NCSe)2/MAO, mas o modelo fatorial foi o que apresentou os melhores níveis de confiabilidade para as variáveis preditoras. O sucesso do estudo de otimização condicionada leva à solução de um problema prático industrial, que é o de estimar as condições de reação em que se pode obter um polímero com a massa molecular desejada com o maior rendimento. Os métodos heurísticos que foram empregados na otimização do processo foram Redes Neurais e Enxame de Partículas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Geraldo Lopes Crossetti - Coordenador / José Carlos Costa da Silva Pinto - Integrante / Marco Flôres Ferrão - Integrante / João Carlos Furtado - Integrante / Patrícia Fernanda Doern de Almeida - Integrante / Griselda Barrera Galland - Integrante / Rúben Edgardo Panta Pazos - Integrante / Nara Regina de Souza Basso - Integrante., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Outra., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
-
2004 - 2006
Oleoquímica: produção, extração, caracterização e transformação de óleos vegetais com ênfase na obtenção de biodiesel e aproveitamento de subprodutos, Descrição: Os catalisadores K-OCH3 e Na-OCH3, são ativos nas reações de transesterificação dos óleos de soja e de girassol. A condição que apresentou melhor rendimento se encontra no limite do planejamento dos experimentos. Assim, é necessário expandir o plano para procurar a condição ótima de reação. Pretende-se avaliar estes catalisadores com outros óleos vegetais e em reações em maior escala buscando diferentes alternativas para reduzir ainda mais os custos deste processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Geraldo Lopes Crossetti - Integrante / Marco Flôres Ferrão - Integrante / Rosana de Cássia de Souza Schneider - Coordenador / Carlos Antonio da Costa Tillmann - Integrante / Francisco Faggion - Integrante / José Renato Andrade Ribeiro - Integrante / Lourdes Teresinha Kist - Integrante / Luciano Dornelles - Integrante / Marcelino Hoppe - Integrante / Valeriano Antonio Corbellini - Integrante., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Auxílio financeiro / Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração / Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8
-
2004 - 2004
Modelagem do processo de polimerização: cinética de catalisadores e propriedades finais de polímero, Descrição: O projeto propos, estudar a cinética de polimerização dos sistemas catalíticos formados pelos complexos diimínicos de níquel, ativados por metilaluminoxano na polimerização de eteno, caracterizando os produtos da polimerização e relacionando as propriedades finais dos polímeros com as condições do processo de polimerização. Os dados experimentais foram modelados buscando estabelecer as condições ótimas de polimerização, otimizando a atividade do sistema e as propriedades do material polimérico. Entre as variáveis, a temperatura é a que possui maior influência sobre a atividade e peso molecular do polímero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Geraldo Lopes Crossetti - Coordenador / Marco Flôres Ferrão - Integrante / João Carlos Furtado - Integrante / Ruben Edgardo Panta Pazos - Integrante., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa / Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração / Universidade de Santa Cruz do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2002 - 2003
Polimerização de olefinas: caracterização cinética de catalisadores, simulação do processo e propriedades finais do polímero, Descrição: O projeto de pesquisa se encontra inserido na área de engenharia das reações de polimerização de olefinas, com ênfase na influência do processo de polimerização nas propriedades físicas finais do polímero, e no desenvolvimento de copolímeros de propeno e 1-buteno. Para atingir esta meta é necessário um conhecimento detalhado da cinética de polimerização, e da relação das condições de processo com as propriedades físicas do polímero. A relação entre as condições de processo e as propriedades finais do polímero é inovadora. Poucos são os trabalhos presentes na literatura aberta que tratam deste aspecto da engenharia de reatores, especialmente pela quantidade de dados experimentais necessária e pelo caráter sigiloso destas propriedades em sistemas industriais. Esta abordagem de relacionar as propriedades finais de resinas com as condições de processo foi utilizada com sucesso no ambiente de simulação SIMUPOL 3.0. A nova versão do deste ambiente, SIMUPOL 5.0, desenvolvido neste projeto, conta com módulos de estimação de parâmetros cinéticos e planejamento estatístico de experimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Geraldo Lopes Crossetti - Integrante / José Carlos Costa da Silva Pinto - Coordenador / Príamo Albuquerque Melo Júnior - Integrante / Márcio Nele de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2002 - 2003
Produção de novos materiais poliolefínicos para aplicações tecnológicas especiais, Descrição: Desenvolvimento de novos materiais poliolefínicos utilizando catalisadores metalocênicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Geraldo Lopes Crossetti - Integrante / José Carlos Costa da Silva Pinto - Coordenador / Príamo Albuquerque Melo Júnior - Integrante / Márcio Nele de Souza - Integrante / Enrique Luiz Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.
-
2000 - 2001
Catalisadores organometálicos para produção de óleos especiais de frações olefínicas de petróleo, Descrição: O projeto visava a obtenção de moléculas poliolefínicas, de baixo peso molecular, utilizando catalisadores de niquel e zircônio com ligantes contendo nitrogênio e/ou fósforo, tendo como matéria prima frações olefínicas de petróleo (principalmente eteno). Os oligômeros poliollefínicos têm aplicação como óleos lubrificantes especias, óleo combustível e aditivo para a gasolina, dependendo do peso molecular obtido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Geraldo Lopes Crossetti - Integrante / Marcos Lopes Dias - Coordenador / Luis Claudio de Santa Maria - Integrante / Fernanda M B Coutinho - Integrante / Bruno Tarcitano Queiroz - Integrante / Maria do Rosário Ribeiro - Integrante / João M D G Campos - Integrante / Andrei V Grafov - Integrante / Iryna V Grafova - Integrante / Daniela Emília Lopes Bastos - Integrante / Mauro Cresta Dolinski - Integrante / Whei Who Lin - Integrante / Maria de Fátima Vieira Marques - Integrante / Jorge Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui. , Rua Luiz Joaquim de Sá Britto, s.n., Promorar, 97650000 - Itaqui, RS - Brasil, Telefone: (55) 34331669, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2018
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
03/2018
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
-
01/2017
Direção e administração, Campus Itaqui, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.
-
11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itaqui, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente para Baixa de Bens.
-
11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itaqui, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente para Doação de Bens.
-
01/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itaqui, .,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral, Química Geral Prática
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Agrícola
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral, Química Geral Prática
-
03/2014 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Representante Docente.
-
07/2013 - 02/2016
Outras atividades técnico-científicas , Campus Itaqui, Campus Itaqui.,Atividade realizada, Chefe de Laboratórios.
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
-
09/2014 - 02/2015
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
09/2014 - 02/2015
Ensino, Engenharia de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Química Geral
-
09/2014 - 02/2015
Ensino, Engenharia de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
05/2014 - 09/2014
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Experimental
-
05/2014 - 09/2014
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
-
11/2013 - 04/2014
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Experimental
-
11/2013 - 04/2014
Ensino, Engenharia de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Química Geral
-
11/2013 - 04/2014
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica II
-
04/2013 - 12/2013
Ensino, Processos Agroindustriais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia e seminários, Controle de qualidade de processos, Planejamento de experimentos e modelagem
-
06/2013 - 10/2013
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Experimental
-
06/2013 - 10/2013
Ensino, Engenharia de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
06/2013 - 10/2013
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
01/2013 - 05/2013
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica II
-
01/2013 - 05/2013
Ensino, Engenharia de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Química Geral
-
07/2011 - 01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bagé, .,Cargo ou função, Comissão Superior de Extensão.
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral, Química Geral Experimental
-
09/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quimica Analítica Quantitativa
2009 - 2010
Faculdade Dom Bosco de Porto AlegreVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 10
Atividades
-
03/2009 - 08/2010
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência dos Materiais, Ciências do Ambiente, Introdução à Engenharia Ambiental e Sanitária, Operações Unitárias aplicadas à Engenharia Ambiental e Sanitária I, Operações Unitárias aplicadas à Engenharia Ambiental e Sanitária II, Química Analítica Aplicada, Química Orgânica
2004 - 2008
Universidade de Santa Cruz do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
-
03/2007 - 12/2007
Ensino, Química Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Polímeros, Química Experimental
-
03/2007 - 08/2007
Ensino, Pós Graduação Em Sistemas e Processos Industriais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Instrumentação para Controle de Processos, Instrumentação e Medidas em Processos Industriais, Metodologia e Técnicas de Pesquisa
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química
-
03/2006 - 12/2006
Ensino, Química Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica Experimental I, Química Orgânica Estrutural, Polímeros, Química Industrial II
-
03/2006 - 12/2006
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica
-
03/2006 - 12/2006
Ensino, Pós Graduação Em Sistemas e Processos Industriais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e técnicas de pesquisa, Planejamento de Experimentos, Fundamentos de Instrumentação para Controle de Processos
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica
-
03/2005 - 12/2005
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II
-
03/2005 - 12/2005
Ensino, Química Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica Experimental, Polímeros
-
03/2005 - 05/2005
Ensino, Pós Graduação Em Sistemas e Processos Industriais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Controle Estatístico da Qualidade
-
03/2004 - 12/2004
Ensino, Química Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Experimental, Físico-Química Experimental, Físico-Química I, Polímeros
-
03/2004 - 12/2004
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica II, Química Geral Experimental
2002 - 2003
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista DTI - RHAE/CNPq, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista CNPQ, processo no. 360362/2001-0, do projeto institucional RHAE 610111/01-9 intitulado "Polimerização de olefinas: caracterização cinética de catalizadores, simulação de processo e propriedades finais do polímero", coordenado pelo Prof. José Carlos Costa da Silva Pinto do Programa de Engenharia Química - COPPE - UFRJ.
1999 - 2001
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista de Pós-Doutorado do CNPq com o projeto intitulado "Compostos de coordenação e organometálicos de Níquel: aspectos fundamentais e aplicações em catálise homogênea" desenvolvido no Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRJ, sob a orientação do Professor Carlos Alberto Lombardi Filgueiras.
1997 - 1999
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista CNPq - Recem Doutor - com o projeto intitulado "Síntese de metalocenos e de outros complexos de transição para uso em polimerização do tipo Ziegler-Natta", desenvolvido no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano.
Atividades
-
01/2002 - 11/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia, Programa de Engenharia Química.,Linhas de pesquisa
-
09/1999 - 02/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, Departamento de Química Inorgânica.,Linhas de pesquisa
-
09/1997 - 02/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Macromoléculas Profa. Eloisa Mano, .,Linhas de pesquisa
2001 - 2002
Universidade Severino SombraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Atividades
-
09/2001 - 02/2002
Ensino, Farmácia e Bioquímica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Complementos de Matemática e Estatística
1999 - 1999
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1999 - 12/1999
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral Experimental, Química Inorgânica Experimental I
-
03/1999 - 12/1999
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral Experimental, Química Inorgânica Experimental
1986 - 1992
Quimisinos S AVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Químico, Carga horária: 48
Atividades
-
11/1990 - 01/1992
Direção e administração, Quimisinos S A, .,Cargo ou função, Responsável técnico.
-
11/1990 - 01/1992
Pesquisa e desenvolvimento , Quimisinos S A, .,Linhas de pesquisa
-
09/1987 - 01/1992
Direção e administração, Quimisinos S A, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Controle de Qualidade.
-
06/1986 - 10/1987
Direção e administração, Quimisinos S A, .,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Química Analítica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Geraldo Lopes Crossetti e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?