José Carlos de Freitas Paula
É professor Adjunto nível I do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), mestrado em Química computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Lecionou em instituições privadas de ensino superior em nível de graduação e pós-graduação. Tem interesse em construção, ensino e aprendizagem de conceitos em ciência, formação inicial e continuada de professores, informática aplicada ao ensino da química, metodologia e instrumentação para o ensino da ciências.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química Teórica e Computacional
2002 - 2008
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Um modelo cinético para a formação do ozônio estratosférico
Antonio Carlos Pavão. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Chapman´s model; oxygen; theoretical chemistry; mechanism; tetracicloxygen; ozone. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química teórica computacional. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
Mestrado em Química Teórica e Computacional
2000 - 2001
Universidade Federal de Pernambuco
Antonio Carlos Pavão.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: RVB; mechanism; oxygen; tetracicloxygen.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química teórica computacional. Setores de atividade: Atividades de Banco de Dados.
Graduação em Licenciatura em Química
1995 - 1999
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Orientador: Antonio Carlos Pavão
Formação complementar
2002 - 2002
Lixo Urbano no Ensino Médio de Química. (Carga horária: 8h). , XI Encontro Nacional de Ensino de Química.
2002 - 2002
As Aplicações das Tec. da Inf. e Tel. à Educação. (Carga horária: 20h). , Congresso e Workshop de Informática na Educação.
1999 - 1999
Reações químicas: conc. cient. e idéias dos alunos. (Carga horária: 15h). , IX Congresso de Iniciação Científica da UFRPE.
1998 - 1998
A Química no Contexto da História da Humanidade. (Carga horária: 6h). , IX Encontro Nacional de Ensino de Química.
1998 - 1998
O Papel da Exp. Química numa Abordagem Interac.. (Carga horária: 6h). , IX Encontro Nacional de Ensino de Química.
Idiomas
Inglês
Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ENSINO DE QUÍMICA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química teórica computacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Ambiental.
Participação em eventos
Palestra: Qualidade do ensino de ciências na educação básica. Semana Nacional de ciência e tecnologia. 2010. (Congresso).
I Encontro de Iniciação Científica. Semana Nacional de ciência e tecnologia. 2010. (Congresso).
Como construir um condutivímetro portátil. IV Festival Universitário de Inverno. 2010. (Congresso).
Revoluções com a balança. Festival Universitário de Inverno. 2010. (Congresso).
Conferência com Edgar Morin: "O destino da Humanidade". 2010. (Seminário).
Palestra: Informática e ensino de química. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2009. (Congresso).
Encontro Estadual de Novas Tecnologias para o Aperfeiçoamento Científico.A química e a Formação do Cidadão. 2007. (Encontro).
IX Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica.Modelo Cinético para a formação do ozônio estratosférico. 2004. (Seminário).
55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Congresso).
XII Simpósio Brasileiro de Química Teórica.Influência do O4 na Formação de Ozônio Estratosférico. 2003. (Simpósio).
1º Simpósio sobre Materiais Didáticos.Montagem e Manutenção de um Laboratório Virtual numa Perspectiva Sicioconstrutivista. 2002. (Simpósio).
XI Encontro Nacional de Ensino de Química. 2002. (Encontro).
XI Simpósio Brasiliero de Química Teórica.Um Mecanismo de Transferência de Elétron para a Reação O2 + O2 --> O4. 2001. (Simpósio).
VII Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica. 2000. (Seminário).
IX Congresso de iniciação científica. IX Congresso de iniciação científica. 1999. (Congresso).
X Simpósio Brasileiro de Química Teórica. 1999. (Simpósio).
III Encontro de Ciências e Artes do Araripe.A química em nosso dia-a-dia. 1999. (Oficina).
21ª Reunião anual da sociedade brasileira de química. A influência das interações sociais no resfate das concepções e construção do conhecimento. 1998. (Congresso).
IX Encontro Nacional de Ensino de Química.IX Encontro Nacional de Ensino de Química. 1998. (Encontro).
VII Congresso de inciação científica da UFRPE. Centros de referência em ciência, do papel à realidade. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
PAULA, J. C. de F.; DANTAS, J. M.; BRITO, A. C. F.. Abordando as Relações CTSA no ensino da Química a partir das Crenças e Atitudes de Licenciandos: Uma Experinecia Formativa no Sertão Nordestino. 2010. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Grad. em Ens. de Ciênc. Nat. e Mat.) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
HUSSEIN, F. R. G. E. S.; SILVA, M. G. L.;PAULA, J. C. de F.; OLIVEIRA, O. A.; BRITO, A. C. F.. A energia e suas implicações no ensino-aprendizagem da química. 2010. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PAULA, J. C. de F.; SANTOS, J. C. O.; DANTAS, J. M.. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto em Educação Química. 2011. Universidade Federal de Campina Grande.
SILVA, M. G. L.; DUARTE, H. C.;PAULA, J. C. de F.. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto em Educação Química. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PAULA, J. C. de F.; DANTAS, J. M.. Concurso Público de Provas e Título da Univ. Estadual do Rio Grande do Norte. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
PAULA, J. C. de F.; SILVA, M. G. L.; DUARTE, H. C.. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto em Educação Química. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PAULA, J. C. de F.; SANTOS, J. C. O.; DANTAS, J. M.. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto em Educação Química. 2010. Universidade Federal de Campina Grande.
Orientou
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II; Início: 2011; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-grad; Latu Sensu em Ensino-Aprendizag) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);
A arte cênica como recurso didático nas aulas de química; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);
Utilização de software de animação gráfica para a criação de uma ferramenta didática para o ensino de química; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);
A experimentação nas aulas de ciências do 6º ano da Escola Barra de Santa Rosa; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-grad; Latu Sensu em Ensino-Aprendizag) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);
Utilização da Química Computacional na Elaboração de Material Didático para o Ensino de Reações Químicas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: José Carlos de Freitas Paula;
Processo de Fermentação Alcóolica: Um tema gerador para o Ensino de Química; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: José Carlos de Freitas Paula;
Uma proposta para o ensino experimental de química no 2º ano do ensino médio da rede municipal de ensino do Carpina-PE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional e Gestão Escolar) - Faculdade Santa Catarina; Orientador: José Carlos de Freitas Paula;
Jogos Matemáticos como recurso Didático facilitador da Aprendizagem no Ensino do 3º Ciclo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional e Gestão Escolar) - Faculdade Santa Catarina; Orientador: José Carlos de Freitas Paula;
da Rocha e Maria Ednalva P; da Silva; Iniciação aos experimentos químicos em turmas da 8ª série do ensino fundamental do sistema púlblico de ensino; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Educacional) - Faculdade Integrada de Pernambuco; Orientador: José Carlos de Freitas Paula;
Utilização de indicadores naturais para o ensino da química no Ensino Fundamental; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Educacional) - Faculdade Integrada de Pernambuco; Orientador: José Carlos de Freitas Paula;
O conteúdo Ligações Químicas nos Livros Didáticos do Ensino Médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: José Carlos de Freitas Paula;
Produções bibliográficas
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. . Chapman's model improvement including formation and decomposition reaction for O4(1A1). submetido em 01/2009. Journal of Molecular Structure. Theochem , v. ,, p. ,, 2008.
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. ; TAFT, C. A. . The influence of O4 in Chapman's model for stratospheric ozone. Journal of molecular structure: THEOCHEM , Inglaterra, v. 713, n.., p. 33-36, 2004.
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. ; TAFT, C. A. ; CUSTODIO, R. . An electron transfer mechanism of O4 formation. Chemical Physics Letters, v. 370, p. 789-794, 2003.
-
PAULA, J. C. de F. ; PEREIRA, A. S. ; EUZEBIO, J. . Utilização de um software de animação gráfica na elaboração de um recurso didático. In: Reunião anual da sociedade brasileira de química, 2005, Caxambu-MG. ., 2005.
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. ; TAFT, C. A. . A inclusão do O4 e a influência dos parâmetros N, T e P no mecanismo de Chapman. In: Simpósio Brasileiro e Química Teórica, 2005, São Pedro - São Paulo. .. .: ., 2005. v. .. p. 1-1.
-
PAULA, J. C. de F. . Determinação das energias de ativação e dissociação para a reação O4 (1A1 D2h) --> 2 O2 (3sigma_g -1) utilizando um mecanismo RVB de transferência de elétron. In: ESCOLA BRASILEIRA DE ESTRUTURA ELETRÔNICA, 2004, SALVADOR - BA. ., 2004.
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. . Modelo cinético para a formação do ozônio estratosférico. In: IX ESCOLA BRASILEIRA DE SETRUTURA ELETRÔNICA, 2004, Salvador. ., 2004.
-
PAULA, J. C. de F. ; PEREIRA, A. S. ; NASCIMENTO, J. M. ; CASTRO, Z. C. M. G. . Elaboração de um material didático utilizando um software de animação gráfica. In: 55ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2003, Recife. ., 2003.
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. ; TAFT, C. A. ; CUSTODIO, R. . A influência do O4 na formação do ozônio estratosférico. In: Simpósio Brasileiro de Química Teórica, 2003, Caxambú. ., 2003.
-
PAULA, J. C. de F. . Montagem e utilização de um laboratório virtual numa perspectiva socioconstrutivista. In: I Simpósio sobre Materiais Didáticos: do giz ao cd-rom, 2002, recife. ., 2002.
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. . Um mecanismo de transferência de elétron para a reação O2 + O2 => O4. In: XI Simpósio Brasileiro de Química Teórica, 2001, Caxambú. Livro de resumos do XI Simpósio Brasileiro de Química Teórica. 1: 1, 2001. v. 1. p. 1-1.
-
PAULA, J. C. de F. . A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. In: Encontro Nordestino de Grupos PET, 2011, Maceió. X Encontro Nordestino de grupos PET. Maceió, 2011.
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. . A influência do O4 na produção de ozônio estratosférico. In: IX Congresso de Iniciação Científica da UFRPE, 1999, Recife-PE. Livro de resumos do IX Congresso de Iniciação Científica da UFRPE. 1: 1. v. 1. p. 1-1.
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. . Estudo MCSCF da estabilidade do O4. In: X Simpósio Brasileiro de Química Teórica, 1999, Caxambú. Livro de resumos do X Simpósio Brasileiro de Química Teórica, 1999. v. 1. p. 1-1.
-
PAULA, J. C. de F. ; ALMEIDA, A. V. ; MARTINS, R. ; MARIA, E. . A influência das interações sociais no resgate das concepções prévias e construção do conhecimento. In: XXI Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 1998, Poços de Caldas. Livro de resumos da XXI Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química. 1: 1, 1998. v. 1. p. 1-1.
-
PAULA, J. C. de F. ; ALMEIDA, A. V. ; MARIA, E. ; MARTINS, R. . Centros de referência em ciências, do papel à realidade. In: VII Congresso de Iniciação Científica da UFRPE, 1997, Recife-PE. Livro de resumos do VII Congresso de Iniciação Científica da UFRPE, 1998. v. 1. p. 1-1.
-
PAULA, J. C. de F. ; SILVA, A. C. ; SANTOS, E. S. . ARTE CÊNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, J. C. de F. ; OLIVEIRA, T. P. ; RODRIGUES, L. S. ; SOUSA, A. S. . RESGATE DE CONCEPÇÕES SOBRE FENÔMENOS QUÍMICOS E FÍSICOS COM ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, J. C. de F. ; SANTOS, E. S. ; SILVA, A. C. . LIGAÇÕES QUÍMICAS EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM CLÁSSICA OU QUÂNTICA?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, A. P. G. ; ARAUJO, L. L. S. ; COSTA, E. L. ; PAULA, J. C. de F. . UM OLHAR SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. . Modelo cinético para a formação do ozônio estratosférico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULA, J. C. de F. ; PAVAO, A. C. . Determinação das energias de ativação e dissociação do O4 utilizando um mecanismo RVB de transferência de elétron. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULA, J. C. de F. . Curva de Energia Potencial de Dimerização do O2. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULA, J. C. de F. . Influência do O4 na Formação de Ozônio Estratosférico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PAULA, J. C. de F. . Um mecanismo detransferência de elétron para a reação O2 + O2 --> O4. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PAULA, J. C. de F. . A influência do O4 na produção do ozônio estratosférico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULA, J. C. de F. . A influência das interações sociais no resgate das concepções prévias e construção do conhecimento. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULA, J. C. de F. ; ALMEIDA, A. V. ; AMARAL, E. M. R. ; BARBOSA, R. M. N. . A influência das Interações sociais no resgate das concepções prévias e construção do conhecimento. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULA, J. C. de F. ; ALMEIDA, A. V. ; AMARAL, E. M. R. ; BARBOSA, R. M. N. ; BASTOS, H. F. B. N. ; LEÃO, M. B. C. . Centros de referência em ciência, do papel à realidade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
PAULA, J. C. de F. . Didática do Ensino Superior. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PAULA, J. C. de F. . Química e Cotidiano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PAULA, J. C. de F. . Didática do Ensino Superior. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PAULA, J. C. de F. . Didática do Ensino Superior. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de desenvolvimento
-
2010 - 2013
Programa de Educação Tutorial, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Carlos de Freitas Paula - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Educação e Saúde. , Olho D`Água da Bica, SN, Campus Universitário, 58175-000 - Cuite, PB - Brasil, Telefone: (83) 33721900, Ramal: 1819, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2005
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2003 - 05/2005
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral Experimental I e II, Química L5A, Química L5 Experimental, Química L3, Química Experimental L3
1997 - 1999
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Atividades
-
05/1999 - 09/1999
Estágios , Departamento de Química-UFRPE, .,Estágio realizado, Monitoria de Introdução à Análise Química.
-
05/1999 - 09/1999
Estágios , Departamento de Química-UFRPE, .,Estágio realizado, Monitoria de Instrumentação para o Ensino de Química.
-
11/1998 - 04/1999
Estágios , Departamento de Química-UFRPE, .,Estágio realizado, Monitoria de Química Experimental.
-
03/1997 - 07/1997
Estágios , Departamento de Química-UFRPE, .,Estágio realizado, Monitoria de Introdução à Análise Química.
2008 - 2008
Coonsult/Prefeitura Municipal do Riacho das Almas-PEVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2008 - 08/2008
Ensino, Química, Tecnologias e Formação da Cidadania, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, As novas tecnologias no Ensino das Ciências
2008 - 2008
Coonsult/Prefeitura de Agrestina-PEVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 8
Outras informações:
Formação Continuada de Professores de Ciências da Rede Municipal
Atividades
-
Ensino, Ensino de Ciências, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Experimentação para o Ensino de Ciências
1999 - 2000
Espaço Ciência/Secretaria de Ciência Tecnologia e meio ambienteVínculo: Monitor de Química, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor para elaboração e manuntenção de experimentos de química; acompanhamento de visitantes
Atividades
-
06/1996 - 01/2000
Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Realização de palestras, oficinas e orientação de professores e alunos monitores nos centros de referência em ciências.
2008 - 2008
Fundação Apolônio Salles/Prefeitura de TaquaranaVínculo: Prestação de seviços, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 16
2007 - 2007
Fundação Apolônio Salles/Prefeitura de Arapiraca-AlVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 32
2001 - 2009
Centro de Ensino à distância e Educação ContinuadaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
08/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química
2001 - 2009
Instituto Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e CientíficoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
08/2003
Treinamentos ministrados , CENED/PROMATA/Governo do estado de Pernambuco, .,Treinamentos ministrados, Formação Continuada e Acompanhamento de Professores em Ensino de Ciências
-
02/2007 - 03/2007
Treinamentos ministrados , IPAD/CENED/PROMATA/Governo de Pernambuco, .,Treinamentos ministrados, Melhoria das condições didático-pedagógicas das escolas rurais da Zona da Mata do Estado de Pernambuco
-
09/2005 - 09/2005
Treinamentos ministrados , Centro de Ensino à Distância e Educação Continuada/Pref. M. de Gravatá, .,Treinamentos ministrados, Formação continuada para professores da rede municipal de ensino
-
03/2005 - 03/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Ensino à Distância e Educação Continuada/Pref. M. de Gravatá, .,Serviço realizado, Elaboração de ítens para concurso público de professores.
-
08/2004 - 08/2004
Treinamentos ministrados , Centro de Ensino à Distância e Educação Continuada/Pref. M. de Gravatá, .,Treinamentos ministrados, Formação continuada para professores da rede municipal de ensino
2007 - 2007
IPAD/Prefeitura de Buíque-PEVínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2007 - 09/2007
Ensino, Ensino de Ciências, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Química e cotidiano
-
07/2007 - 08/2007
Ensino, Ensino de Ciências, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Experimentação para o ensino das ciências
2006 - 2007
Universidade Estadual Vale do Acaraú/ISEADVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor nível superior
Atividades
-
03/2006 - 03/2007
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, metodologia do ensino superior; didática e prática do ensino
2006 - 2009
Fac. Olind. de Ciênc. Cont. e Adm.(Assoc. Olind. Dom Vital de Ens.Superior)Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Introdução à Informática
2006 - 2007
Sociedade Cult. Ed. Santa Rita de Cássia - Faculdade São MiguelVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Matemática e Informática
2006 - 2009
Faculdade Integrada de PernambucoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 4
2008 - 2008
Escola Técnica Estadual Professor Agamenon MagalhãesVínculo: Cont. de Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina ministrada: Físico-química teórica e experimental
2006 - 2009
Centro Educacional ExponenteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13
Atividades
-
02/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino de ciências - Química e Física
1996 - 1997
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Carpina, .Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ensino médio, Carga horária: 20
Outras informações:
professor de química no Ensino médio
Atividades
-
06/1996 - 12/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química
1995 - 1996
Colégio santa Joanna - Carpina, .Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Ciências e Matemática
Atividades
-
05/1995 - 12/1996
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1994 - 1995
Indústria de Rações do Carpina S.A.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico-químico analista, Carga horária: 44
Outras informações:
Realização de procedimentos e rotinas de análise para controle da qualidade na produção de alimentos para animais
Atividades
-
10/1994 - 05/1995
Serviços técnicos especializados , Departamento de Controle de Qualidade, .,Serviço realizado, Controle de Qualidade.
2005 - 2005
Prefeitura Municipal de IgarassuVínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 16
Atividades
-
10/2005 - 10/2005
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação - Igarassu, .,Treinamentos ministrados, Formação Continuada para Professores de Ciências
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Carlos de Freitas Paula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?