André Fabiano Rodrigues Araujo

Atualmente é Engenheiro de Turbinas . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Mecânica e Aeronáutica. Atuou na área energética, com projetos de turbina hidráulicas; e na área de engenharia aeronáutica, na área de Cargas e Fadiga.

Informações coletadas do Lattes em 13/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em engenharia mecanica

2001 - 2006

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Sérgio Tonini Button

Graduação em Engenharia do Petróleo

2004 - 2004

University of Louisiana at Lafayette, UL/Lafayette
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação interrompida em 2000 em Engenharia Aeronática

1999 - interrompida

Daytona Beach Community College
Ano de interrupção: 2000

Formação complementar

2015 - 0000

Project Management. (Carga horária: 150h). , University of California at Irvine, UCA, Estados Unidos.

2015 - 2015

Skills Communication. (Carga horária: 60h). , Purdue University, PURDUE, Estados Unidos.

2014 - 2015

Microeconomy. (Carga horária: 60h). , University of Illinois at Urbana Champaign, ULI, Estados Unidos.

2012 - 2012

Extensão universitária em PCL, SCADA, Instrumentación Industrial y Elementos. (Carga horária: 54h). , Universidad Nacional de Cuyo, UNCuyo, Argentina.

2007 - 2008

Extensão universitária em PEE. (Carga horária: 1200h). , Empresa Brasileira de Aeronáutica, EMBRAER, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em engenharia de petróleo. (Carga horária: 200h). , University of Louisiana at Lafayette, ULL, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Estruturas Aeroespaciais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Estruturas Aeroespaciais/Especialidade: Fadiga.

Participação em eventos

Turbine Technical Conference.UHE Sinop - Technical Solution. 2014. (Seminário).

Turbine Technical Conference.Hydraulics - Implementation of Brazilian Model Test Laboratory. 2010. (Seminário).

VII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. ANÁLISE MICROESTRUTURAL E DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE FORJADOS EM AÇOS MICROLIGADOS OBTIDOS A PARTIR DE PRÉ-FORMAS CWR. 2004. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • BUTTON, S. T. ; GENTILE, F. C. ; CAMINAGA, C. ; SILVA, M. L. N. ; ARAUJO, A. F. R. . Análise de forjados em aços microligados obtidos a partir de pré-formas CWR.. In: 8a. Conferência Internacional de Forjamento, 2004, Porto Alegre - RS.. Anais da 8a. Conferência Internacional de Forjamento, 2004. v. único. p. 103-113.

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2004

    Projeto de Auxíli o à Pesquisa FAPESP 2003/02820-3 - Análise Microestrutural e das Propriedades Mecânicas de Forjados em Aços Microligados obtidos a partir de Pré-formas CWR, Descrição: As vantagens dos processos de conformação de metais, que consistem em alta produtividade, baixos custos por peça, mínima geração de sucata, baixo consumo de energia e melhoria das qualidades do material, estimulam o aumento de sua aplicação. Entre estes processos se destaca o CWR, que é uma técnica de conformação de metais usada na manufatura de peças rotativas escalonadas. Os objetivos deste trabalho foram: (i) analisar como o processo CWR afeta a microestrutura e as propriedades mecânicas, especialmente as relacionadas com a fadiga mecânica, de produtos forjados a quente com aços microligados e (ii) comparar a microestrutura e as propriedades desses produtos com forjados semelhantes, obtidos pelo processo convencional por etapas sucessivas de forjamento a quente. Para o projeto das matrizes do processo CWR, foram consideradas condições descritas na literatura que garantiriam a estabilidade do processo no que diz respeito aos defeitos. Isto mostrou não ser suficiente e várias peças apresentaram cavidades centrais. Dando-se continuidade ao trabalho peças forjadas foram produzidas e analisadas. Os resultados mostraram que os defeitos não foram detectados nos exames metalográficos e não tiveram influência nas propriedades finais dos forjados. De modo geral, as peças produzidas a partir de pré-formas CWR apresentaram limite de resistência à tração e dureza superiores aos das peças somente forjadas e limite escoamento e resistência à fadiga inferiores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Fabiano Rodrigues Araujo - Integrante / Sergio Tonini Button - Coordenador / Fernando Cesar Gentile - Integrante / Mário Luiz Nunes da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2007 - 2008

Empresa Brasileira de Aeronáutica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Aeronáutico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Análise de Cargas e Fadigas. Correlação de cargas. Geração de espectros de vôo. Estudos de rajadas.

2006 - 2007

Caderbrás Internacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente Logística, Carga horária: 45

Outras informações:
Gerenciamento Logístico, Projeto de Layouts, Manutenção de Equipamentos, Negociação de Fretes.

2005 - 2006

General Electric Company

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário de Propostas Técnicas., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Turbinas Hidráulicas com relação a queda, vazão, cavitação, rotação.

2003 - 2004

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10

2007 - 2012

ANDRITZ Hydro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Análise técnica de especificações do cliente ? Análise de transientes ? Determinação de performances da máquina ? Elaboração de lista de massa ? Elaboração de propostas técnicas ? Reuniões técnicas com o cliente ? Elaboração de algoritmos e programas para melhoria de desempenho do departamento ? Elaboração de algoritmos de controle e automação, aquisição e separação de dados para teste de modelo reduzido ? Elaboração de gráficos de desempenho ENGENHEIRO DE TESTES ? Responsável pelos ensaios de modelo ? Responsável pela programação e controle e interface com tela de controle ? Responsável por elaboração de relatório de modelo reduzido ? Responsável pelo desenvolvimento e manutenção do laboratório

2012 - 2013

IMPSA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Especialista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Responsável por medições de ensaio de laboratório ? Atividades gerais pertinentes ao laboratório ? Coordenação entre o departamento de propostas e laboratório ? Desenvolvimento de mancal bulbo ? Programação ? Desenvolvimento de turbinas bulbo ? Desenvolvimento de técnicas de medição ? Revisão e análise de propostas técnicas ? Estudos energéticos