Michele Cristina de Jesus
Enfermeira Especialista em Oncologia pelo Hospital de Amor de Barretos, atuo no departamento de Hematologia há 10 meses. Graduada em Enfermagem (Bacharel) pelo Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro/SP - Bolsista PROUNI 100 porcento (2021). Sou uma entusiasta da pesquisa e completamente apaixonada pela educação. Nascida e criada em bairro periférico, a educação segue transformando minha vida todos os dias.Fui monitora acadêmica do curso de Enfermagem nas disciplinas "Anatomia Humana e Fisiologia Humana" (2019). Realizei os cursos de tratamento de curativos e feridas (2018) e qualificação profissional no cuidado com idosos (2018), pelo SENAC, Bebedouro/SP. Sou Técnica em Administração pela escola técnica Etec Professor Idio Zucchi (2016). Desenvolvi pesquisas envolvendo as seguintes temáticas: Humanização de enfermagem frente ao cuidado de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual; Relacionamento interpessoal entre a equipe Interdisciplinar de uma ESF e Assistência de Enfermagem à pessoas com transtorno de ansiedade na Atenção Primária em Saúde (Centro de Estudos e Pesquisa (CEPeD)). Atualmente sigo desenvolvendo no Hospital de Amor o projeto intitulado: Os benefícios da consulta de enfermagem no pré-operatório de pacientes oncológicos submetidos a confecção de estoma intestinal. Participei do programa House Inovação - 2 Programa Interno do Hospital de Amor. A aceleração vem sendo organizada pelo Harena Inovação em parceria com o Sebrae for startups. Atualmente faço parte do programa START - Sigo com os acompanhamentos pelo Sebrae e Harena Inovação, Hospital de Amor e Associação Brasileira de Startups. Sou fundadora e CEO da empresa Higeia Educação e Inclusão em Saúde, atuamos no mercado de inovação em saúde e nosso objetivo principal é ser uma empresa que proporciona produtos educativos com qualidade e inclusão em saúde. Fui aluna destaque da XVIII Turma do Curso de Enfermagem, com maior média ponderada dentre os formandos. Há mais de 6 anos em constante capacitação técnica e ocupações na área da Saúde/Enfermagem. 25 anos.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer.
2022 - 2024
Hospital de Amor
Título: Estudo Comparativo Sobre os Benefícios da Consulta de Enfermagem com Pacientes Oncológicos no Pré-Operatório de Confecção de Estomias Intestinais
Bolsista do(a): Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
Graduação em Enfermagem
2018 - 2021
Centro Universitário Unifafibe
Título: A Humanização da Enfermagem Frente ao Cuidado de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual - Uma Revisão de Literatura
Orientador: Antonio Fernando de Jesus Teixeira
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em administração
2014 - 2016
Escola Técnica Estadual Professor Idio Zucchi, Etec 151
Bolsista do(a): ETEC Professor Idio Zucchi, ETEC, Brasil.
Formação complementar
2024 -
Programa START - Sebrae for sturtaps. , Harena Inovação - Hospital de Amor, HA, Brasil.
2023 -
2° Programa Interno,desenvolvido pelo Harena Hub de Inovação do HA e SEBRAE. (Carga horária: 180h). , Harena Inovação - Hospital de Amor, HA, Brasil.
2024 - 2024
Pré-aceleração de Startups. (Carga horária: 4h). , Harena Inovação, HARENA, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Atendimento Psicológico no Contexto da Pandemia da Covid-19. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Unifafibe, UNIFAFIBE, Brasil.
2021 - 2021
Para elas: Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. (Carga horária: 60h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNA-SUS, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Dissecação de Anatomia Comparada do Sistema Cardiovascular. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário Unifafibe, UNIFAFIBE, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Plantas medicinais e fitoterápicos no cuidado integral à saúde. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário Unifafibe, UNIFAFIBE, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Atuação do Enfermeiro nas situações de urgência e emergência. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário Unifafibe, UNIFAFIBE, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Tratamento de Curativos e Feridas. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.
2018 - 2018
Cuidador de Idoso. (Carga horária: 160h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
LIMA, J. A. ; JESUS, M. C. . "Circo da higiene das mãos". 2021. (Outro).
JESUS, M. C. ; ARROYO, C. T. . XII EPeQ: O Impacto Científico e Social da Pandemia. 2021. (Outro).
Participação em eventos
7° BOOTCAMP - Harena Inovação - IRCAD América Latina.Participação em mentorias. 2024. (Outra).
6° BOOTCAMP - Harena Inovação - IRCAD América Latina.Participação em mentorias. 2023. (Outra).
I Fórum verde de conscientização do câncer de cabeça e pescoço.. 2023. (Simpósio).
Next Frontiers - To cure cancer 2023 - AC Camargo. A relevância da consulta pré-operatória de enfermagem aos pacientes oncológicos submetidos a confecção de estomias intestinais.. 2023. (Congresso).
XXI Congresso brasileiro de enfermagem oncológica / XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. THE IMPORTANCE OF PREOPERATIVE NURSING CONSULTATIONS FOR CANCER PATIENTS UNDERGOING INTESTINAL STOMA SURGERY IN THE PUBLIC HEALTH SYSTEM. 2023. (Congresso).
VI Simpósio de Educação em Saúde/ II Simpósio Internacional de.A consulta de enfermagem no pré-operatório de pacientes oncológicos submetidos a confecção de estomias intestinais: Proposta elaboração de cartilha educativa.. 2022. (Simpósio).
XIII EPEQ.A importância da consulta de enfermagem no pré-opertório de pacientes oncológicos submetidos a confecção de estomias intestinais.. 2022. (Outra).
21 Congresso Nacional da Iniciação Científica CONIC-SEMESP. 2021. (Congresso).
21 Congresso Nacional da Iniciação Científica CONIC-SEMESP. A HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM FRENTE AO CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VITIMAS DE ABUSO SEXUAL ? UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2021. (Congresso).
28 ° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 29° SIICUSP - USP. 2021. (Simpósio).
28 ° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 29° SIICUSP - USP.Análise das Estratégias de Promoção à Saúde e Prevenção ao Transtorno de Ansiedade utilizadas na Atenção Primária a Saúde. 2021. (Simpósio).
II Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica - Saúde da Família. 2021. (Simpósio).
II Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica - Saúde da Família.RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE INTERDISCIPLINAR DE UMA ESF DO INTERIORDE SÃO PAULO. 2021. (Simpósio).
Palestra: Normalização de trabalhos acadêmicos: citações em documentos (NBR 10520:2002) e elaboração de referências (NBR 6023:2018). Promovido pelo CEPeD - Centro de Estudo e Pesquisa do Desenvolvimento Regional, do Centro Universitário UNIFAFIBE. 2021. (Outra).
V Simpósio de Educação em Saúde e I Simpósio Internacional de Educação em Saúde.. 2021. (Simpósio).
V Simpósio de Educação em Saúde e I Simpósio Internacional de Educação em Saúde..A INTERDISCIPLINARIDADE NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E NA MOTIVAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE BEBEDOURO. 2021. (Simpósio).
WEBINAR - Projeto de vida pós COVID-19. 2021. (Encontro).
XII EPeQ: O Impacto Científico e Social da Pandemia. A HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM FRENTE AO CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VITIMAS DE ABUSO SEXUAL- UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2021. (Exposição).
XII EPeQ: O Impacto Científico e Social da Pandemia. 2021. (Exposição).
XVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIARA. 2021. (Congresso).
XVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIARA. A ASSISTÊNCIA HUMANIZADA DA ENFERMAGEM A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL - UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2021. (Congresso).
XXI Semana da Enfermagem. Promovida pelo Curso de Enfermagem - Bacharelado do Centro Universitário UNIFAFIBE. 2021. (Outra).
XX Semana da Enfermagem Unifafibe (remota-on line) ? Qualidade de Enfermagem e saúde na defesa do SUS. Promovidos pelo Curso de Enfermagem - Bacharelado do Centro Universitário UNIFAFIBE. 2020. (Outra).
XIX Semana de Enfermagem - Os desafios da enfermagem para uma prática com equidade. Promovidos pelo Curso de Enfermagem - Bacharelado do Centro Universitário UNIFAFIBE. 2019. (Outra).
XVIII Semana da Enfermagem - A centralidade de Enfermagem nas dimensões do cuidar. Promovidos pelo Curso de Enfermagem - Bacharelado do Centro Universitário UNIFAFIBE. 2018. (Outra).
Produções bibliográficas
-
JESUS, M. C. . A HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM FRENTE AO CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VITIMAS DE ABUSO SEXUAL ? UMA REVISÃO DA LITERATURA. In: 21 Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMESP, 2021, São Paulo - SP. Anais do Conic-Semesp / Volume 9, 2021 ? UNIARAXÁ ? UNICURITIBA ? UNIFENAS ? UNIFOR. São Paulo - SP: SEMESP, 2021. v. 9. p. 1-11.
-
JESUS, M. C. ; FRITSCH, T. Z. . A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉOPERATÓRIO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS A CONFECÇÃO DE ESTOMIAS INTESTINAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: A consulta pré-operatória com o enfermeiro(a) é uma ferramenta indispensável na prática do cuidado, já que contribui para o estabelecimento de vínculo entre o profissional a pessoa e a família, auxiliando na adesão ao tratamento. Essa relação de confiança, 2022, Bebedouro - SP. XIII EPEQ - Pesquisa e desenvolvimento social: Uma discussão multiprofissional. Bebedouro - SP: Revista EPeQ Fafibe. p. 25-25.
-
JESUS, M. C. ; FRITSCH, T. Z. . A CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-OPERATÓRIO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS A CONFECÇÃO DE ESTOMIAS INTESTINAIS: UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL. In: VI Simpósio de Educação em Saúde e II Simpósio Internacional de Educação em Saúde, 2022, Barretos. Anais Simpósio de Educação em Saúde. Barretos: NEC ? Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor, 2022. p. 44-45.
-
JESUS, M. C. ; CARRARA, G. L. R. . RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE INTERDISCIPLINAR DA ESF. In: XII EPeQ: O Impacto Científico e Social da Pandemia, 2021, Bebedouro SP. Revista EPeQ Unifafibe. Bebedouro SP: Centro de Estudos e Pesquisas do Desenvolvimento Regional (CEPeD), 2021. v. 12. p. 86-86.
-
JESUS, M. C. ; TEIXEIRA, A. F. J. . A HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM FRENTE AO CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VITIMAS DE ABUSO SEXUAL- UMA REVISÃO DA LITERATURA.. In: XII EPeQ: O Impacto Científico e Social da Pandemia, 2021, Bebedouro SP. Revista EPeQ Unifafibe. Bebedouro SP: Centro de Estudos e Pesquisas do Desenvolvimento Regional (CEPeD), 2021. v. 12. p. 87-87.
-
JESUS, M. C. ; CALIXTO, R. A. ; WICHR, P. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PESSOA COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: COMPARANDO DIFERENTES MECANISMOS DA RAPS. In: XII EPeQ: O Impacto Científico e Social da Pandemia, 2021, Bebedouro SP. Revista EPeQ Unifafibe. Bebedouro SP: Centro de Estudos e Pesquisas do Desenvolvimento Regional (CEPeD), 2021. v. 12. p. 103-103.
-
JESUS, M. C. ; CARRARA, G. L. R. . A INTERDISCIPLINARIDADE NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E NA MOTIVAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE BEBEDOURO. In: Simpósio de Educação em Saúde, 2021, Bebedouro SP. V Simpósio de Educação em Saúde e I Simpósio Internacional de Educação em Saúde.. Barretos SP: NEC ? Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor, 2021. v. 5. p. 21-23.
-
JESUS, M. C. ; CARRARA, G. L. R. . RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ENTRE UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR DE UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO INTERIOR DE SÃO PAULO. In: II Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica- Saúde de Família, 2021, Alfenas, MInas Gerais. II Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica- Saúde de Família, 2021.
-
JESUS, M. C. ; TEIXEIRA, A. F. J. . A ASSISTÊNCIA HUMANIZADA DA ENFERMAGEM A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL - UMA REVISÃO DA LITERATURA. In: XVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIARA, 2021, Araraquara SP. Anais do XVi Congresso de Iniciação Científica, 2021.
-
JESUS, M. C. ; JESUS, M. C. . Pesquisa Científica: Sua carreira começa na graduação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. C. . Minha trajetória acadêmica - Recepção dos novos alunos de enfermagem do Centro Universitário UNIFAFIBE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JESUS, M. C. . Enfermagem em oncologia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JESUS, M. C. ; FRITSCH, T. Z. ; MENDES, J. S. ; GUARNIERI, E. A. . A relevância da consulta pré-operatória de enfermagem aos pacientes oncológicos submetidos a confecção de estoma intestinal. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JESUS, M. C. ; FRITSCH, T. Z. ; MENDES, J. S. ; GUARNIERI, E. A. . THE IMPORTANCE OF PREOPERATIVE NURSING CONSULTATIONS FOR CANCER PATIENTS UNDERGOING INTESTINAL STOMA SURGERY IN THE PUBLIC HEALTH SYSTEM. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JESUS, M. C. . Aula Extravasamento e infiltração de quimioterápicos - Ambulatório Hematologia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. C. . Aula emergência oncológica, síndrome de lise tumoral - Ambulatório Hematologia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. C. . Treinamento com metodologia ativa, no Centro Infusional do Hospital de Amor: Relacionamento interprofissional e motivação do trabalho em equipe de enfermagem. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. C. . Convidada para a recepção da nova turma de enfermagem do Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro SP. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JESUS, M. C. ; FRITSCH, T. Z. . ?A consulta de enfermagem no pré-operatório de pacientes oncológicos submetidos a confeção de estomias intestinais: Proposta de elaboração de cartilha educativa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JESUS, M. C. . Treinamento com metodologia ativa, no ambulatório cabeça e pescoço do Hospital de Amor. 2 encontros - Relacionamento interprofissional e motivação do trabalho em equipe de enfermagem.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. C. . Treinamento prático ministrado no Ambulatório da Mulher do Hospital de Amor: Manejo do curativo em lesão tumoral, curativo em deiscências operatórias e curativo em incisão cirúrgica. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. C. . Treinamento sobre reabilitação de estomias, ministrada no Ambulatório de Estomaterapia do Hospital de Amor. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. C. . Aula sobre cálculo de medicação, ministrado no Ambulatório Geral no Hospital de Amor. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. C. ; FRITSCH, T. Z. ; MENDES, J. S. . A importância da consulta de enfermagem no pré-operatório de pacientes oncológicos submetidos a confecção de estomias intestinais. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. C. ; FRITSCH, T. Z. ; GUARNIERI, E. A. . A importância da consulta de enfermagem no pré- operatório de pacientes oncológicos submetidos a confecção de estomias intestinais.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. C. ; CALIXTO, R. A. ; WICHR, P. . 29° SIICUSP- ''Análise das estratégias de promoção á saúde e prevenção ao transtorno de ansiedade na atenção primária a saúde'.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JESUS, M. C. . Palestra: Atuação interprofissional na reabilitação de pacientes pós COVID 19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Cartilha educativa - Educar para empoderar pessoas estomizadas, Descrição: Programa Hause Inovação - 2 Programa Interno do Hospital de Amor. Durante a aceleração foram 28 projetos inscritos, com 7 finalistas. No dia 20 de fevereiro de 2024 apresentei meu PITCH final para o Time Harena e Sebrae e ficamos em 2 lugar.São mais de 12 semanas de muito aprendizado e produção! Um dos meus sonhos está prestes a se realizar, a criação do meu primeiro material educativo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michele Cristina de Jesus - Coordenador / Eloá Augusta Guarnieri - Integrante / Lucas Inácio Rocha - Integrante.
-
2022 - Atual
Estudo Comparativo Sobre os Benefícios da Consulta de Enfermagem com Pacientes Oncológicos no Pré-Operatório de Confecção de Estomias Intestinais., Descrição: O câncer de cólon e reto corresponde ao terceiro tumor mais incidente na população mundial, ocupando a terceira posição entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil. A realização de estoma intestinal como intervenção cirúrgica de finalidade curativa, tendo finalidade temporária ou definitiva, tem sido foco de diversas intervenções de cuidados da equipe de enfermagem. Neste cenário, os profissionais de enfermagem devem estar atentos à complexidade das transformações após a confecção de uma estomia intestinal, notando-se a indispensabilidade da atuação do enfermeiro na prestação de cuidados durante todo perioperatório; fundamentados pelo conhecimento sistematizado e holístico frente a promoção da educação em saúde quanto ao autocuidado dos pacientes, objetivando auxiliar o indivíduo no processo de aceitação. Objetivo: Analisar os benefícios da consulta pré-operatória de enfermagem aos pacientes oncológicos submetidos a confecção de estomias intestinais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Michele Cristina de Jesus - Coordenador / Thais Zilles Fritsch - Integrante / Jacqueline da Silva Mendes - Integrante / Eloá Augusta Guarnieri - Integrante.
-
2021 - 2021
Relacionamento Interpessoal e Motivação no Trabalho em Equipe Interdisciplinar de uma ESF do interior de SP, Descrição: A atenção primária é a porta de entrada para o SUS, sua função é atuar na prevenção de doenças, solucionar possíveis agravos e encaminhar os mais graves aos atendimentos com níveis de complexidade maiores, ela organiza os serviços da rede pública. É indispensável que os profissionais da saúde compreendam a importância de lidar com as relações interpessoais, pois estas interferem, significativamente, na atenção prestada ao cliente. O objetivo deste trabalho é apresentar descritivamente as estratégias de resoluções de problemas sobre as relações interpessoais de uma equipe interdisciplinar em uma Estratégia de Saúde da Família do Município de Bebedouro. Trata-se de um relato de experiência a partir de um estudo de campo realizado durante as atividades de estágio supervisionado de enfermagem, com abordagem qualitativa, em que foram aplicadas intervenções com utilização de ferramentas gerenciais para resolução de problemas de interação de equipe, com dois encontros para aplicação das atividades e avaliação dos resultados. Frente aos resultados e intervenções do estudo realizado, comprovou-se os benefícios de se trabalhar com a equipe o relacionamento interpessoal, os objetivos foram alcançados, profissionais aderiram às propostas sugeridas nos dois encontros, refletindo no clima organizacional da equipe interdisciplinar. Em observação ao estudo realizado, nota-se que o assunto abordado, possui grande relevância, pois o indivíduo que possui uma boa relação interpessoal com seus colegas de trabalho e se encontra motivado, consegue obter um clima organizacional agradável, e por se tratar da atenção primária em saúde irá refletir totalmente na qualidade da assistência prestada. Portanto, observa-se a relevância em dar atenção para os relacionamentos interpessoais e as individualidades dos profissionais no âmbito de trabalho, com o intuito de sensibilizar os colaboradores a se preocuparem com sua equipe e comunidade a ser atendida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Michele Cristina de Jesus - Coordenador / Gisleangela Lima Rodrigues Carrara - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2020 - 2021
Assistência de Enfermagem a Pacientes com Transtorno de Ansiedade na Atenção Primária em Saúde, Descrição: A ansiedade é reconhecida como patológica quando se apresenta de maneira exagerada, interferindo na qualidade de vida e saúde do indivíduo. O profissional de enfermagem está diretamente relacionado ao cuidado desse indivíduo, sendo responsável por acolher e assisti-lo integralmente, de maneira humanizada, favorecendo o vínculo entre ambos. Essa pesquisa teve como objetivo comparar a assistência de enfermagem a pessoas com transtorno de ansiedade inseridos no nível primário de atenção a saúde em município que possui CAPS com município que não possui esse equipamento de assistência. A metodologia foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, descritiva e comparativa, com aproximadamente 18 enfermeiros que atuam nas Unidades de Atenção Primária em Saúde de dois municípios, dos quais um não possui CAPS implantado. A coleta de dados foi realizada através de entrevista por vídeo chamada pelos aplicativos WhatsApp ou Google meet. Ao analisar os dados elaborou-se duas categorias analíticas:: Acolhimento das pessoas com transtornos mentais e a influência do CAPS na assistência na rede de atenção à saúde evidenciando-se que as ações de promoção, prevenção e acolhimento das pessoas com transtornos mentais nas ESF/UBS são incipientes, predominando o enfoque biomédico, hospitalocêntrico e médico centrado, além do direcionamento da responsabilidade e ações para os CAPS, ambulatórios e hospitais gerais. Foi possível concluir que a Atenção Primária à Saúde não tem em sua rotina ações de acolhimento, promoção e prevenção de saúde mental e a ausência do CAPS dificulta significativamente a assistência especializada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Michele Cristina de Jesus - Coordenador / Raquel Alves Calixto - Integrante / Patricia Wichr - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2018 - 2021
A Humanização da Enfermagem Frente ao Cuidado de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual, Descrição: A humanização é um dos temas primordiais na construção de um profissional de enfermagem, pois, quando colocada em prática contribui para um cuidado integral e holístico, refletindo significativamente na assistência prestada, principalmente, em vítimas de abuso sexual. O objetivo da pesquisa foi identificar na literatura o cuidado humanizado do enfermeiro(a) frente a assistência de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem quanti-qualitativa a partir das bases de dados virtuais em saúde. Em observação ao estudo realizado, constata-se que é um tema complexo, permanecendo cercado por uma barreira de silêncio e se mantém perpetuado pela ignorância. Os estudos envolvendo a temática se iniciaram tardiamente, cerca de 50 anos, mostrando o lento avanço no sentido de prevenir e amenizar suas consequências. A problemática atinge ambos os sexos, porém com mais frequência no sexo feminino, isso porque a cultura do machismo está inserida na nossa sociedade, ela se baseia no patriarcado, esse sistema construiu uma base histórica de privilégios para os homens. Frente aos resultados do estudo comprova-se que em nossa cultura o incesto é uma das formas de abuso sexual mais comum, com ele os atos de agressão duram um período mais longo. Após concluir este estudo, nota-se que a compreensão da equipe de enfermagem sobre o cuidado à criança vítima de violência sexual deve ir muito além da execução de uma técnica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Michele Cristina de Jesus - Coordenador / Antonio Fernando de Jesus Teixeira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2024
PITCH premiado em 2° lugar pela banca Sebrae e Harena inovação. Dentre 28 projetos inscritos e acelerados, com 7 finalistas. Prêmio: Seguimos sendo acompanhados pelo Harena como projeto de inovação., Hospital de Amor de Barretos/ SEBRAE/ Harena Inovação e Associação Brasileira de Startups..
2022
Certificado Prof. Octavio Guimarães de Toledo: Honra ao Mérito por ter obtido 8,90, como a maior média ponderada dentre os alunos formandos do ano de 2021, do curso de Enfermagem do UNIFAFIBE, Rotary Clube Bebedouro.
2022
Menção honrosa ao resumo ampliado. Melhor apresentação na modalidade pôster, projeto intitulado: A Consulta de Enfermagem no Pré-Operatório de Pacientes Oncológicos Submetidos a Confecção de Estomias, VI Simpósio de Educação em Saúde.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Hospital de AmorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Departamento de Hematologia, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Liderança de equipe; Atendimento ao paciente; Assistência Humanizada; Processo de enfermagem; Relacionamento intepessoais; Oncologia; Enfermagem oncológica; Imuno-hematologia.
2021 - 2021
Fundação Pio XIIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária de enfermagem, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Estagiária de enfermagem do Hospital Regional de Bebedouro SP (Hospital de campanha COVID-19).
2019 - 2021
Marcelo Brigati CitrusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cuidadora de portador de tetraplegia, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Plantões noturnos no município limítrofe- Taquaral - SP.
2021 - 2021
Secretaria Municipal de Bebedouro - SPVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária na Campanha de Vacinação COVID 19, Carga horária: 2
Outras informações:
Participação como voluntária na Campanha de Vacinação contra o COVID 19, no ano de 2021, com a carga horária de 12 horas.
2019 - 2020
Prefeitura Municipal de BebedouroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitora de transporte escolar, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
2021 - 2022
Uroclínica Medicina e Segurança do TrabalhoVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Atendimento de enfermagem, Carga horária: 24
2019 - 2019
Centro Universitário UnifafibeVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora Acadêmica de Anatomia Humana, Carga horária: 2
Outras informações:
Monitora Acadêmica na Disciplina de: Anatomia Humana no Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro - SP. Participação presencial, encontros realizados nos laboratórios de Anatomia Humana da instituição.
2019 - 2019
Centro Universitário UnifafibeVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora Acadêmica de Fisiologia Humana, Carga horária: 2
Outras informações:
Monitora Acadêmica na Disciplina de: Fisiologia Humana no Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro - SP. Participação presencial, encontros realizados nos laboratórios de Anatomia Humana da instituição.
2024 - Atual
Sebrae For StartupsVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Empreendedora pelo Sebrae/ Harena Inovação
Outras informações:
Ceo e fundadora da Startup : Higeia Educação e Inclusão em Saúde. Participei do programa interno House Inovação no Hospital de Amor de Barretos, organizado pelo Hub de inovação Harena, Associação Brasileira de Startups. Atualmente seguimos sendo acelerados pelo programa START, programa organizado pelo Sebrae for Startups. (10 meses)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Michele Cristina de Jesus e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?