Maria Margaret Bastos Lopes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1981), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (1995) e mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente trabalho como Assessora de Engenharia e Arquitetura no Banco do Brasil S/A, na área de construção civil, com acompanhamento de obras públicas de grandes Conjuntos Habitacionais (verticais e horizontais) de interesse social em todo território nacional, além de Equipamentos Públicos de Educação e Saúde. Já atuei no desenvolvendo de trabalhos na área de ordenação do espaço urbano como: carga e descarga de obras, valores e comércio em geral, áreas de embarque e desembarque, sinalização vertical e horizontal, sempre procurando equacionar as solicitações do uso do espaço urbano, visando a fluidez do tráfego, além de experiência em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, trabalhos de criação de espaços internos tanto residências como comerciais e execução de obras.

Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Transportes

2003 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA DA VELOCIDADE DOS VEÍCULOS NO TRÂNSITO: CASO DE NITERÓI,Ano de Obtenção: 2006
Walter Porto Júnior.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Controle de Velocidade; Limite de Velocidade; Segurança de Trânsito; Fiscalização Eletrônica.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

1994 - 1995

Universidade Federal Fluminense
Título: Estudo e Análise dos Riscos no Estaleiro Cruzeiro do Sul
Orientador: Cláudia R V. Morgado

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1976 - 1981

Universidade Santa Úrsula

Formação complementar

2008 - 2008

Curso de Sinalização Viária. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira de Pavimentação, ABPV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Projetos de Espaços Livres Urbanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Estudos de Organização do Espaço Exterior.

Participação em eventos

MASTERCASA NITERÓI.Participação no evento MASTERCASA NITERÓI 2003 - COm o espaço HALL E ESCADA.. 2003. (Oficina).

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Banco do Brasil S/A (SP)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Por mérito, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2010

Niterói Transporte e Transito S/A

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Chefe da Divisão de Planejamento, Carga horária: 40

2002 - 2008

Autonoma

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 0

Atividades

  • 05/2002

    Serviços técnicos especializados , Autônoma, .,Serviço realizado, Projetos de arquitetura, legalizações, fiscalização de obras e elaboração de PPRA..

1998 - 2002

Prefeitura Municipal de Niterói

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2000 - 05/2002

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Urbanismo Meio Ambiente e Controle Urbano, Departamento de Urbanismo.,Serviço realizado, Elaboração de Projetos Urbanos, Orçamentos com base no sistema EMOP, Termo de Ajustamento de Conduta para Ministério Público e Minuta para elaboração do código de obras do municipio.

  • 09/1998 - 04/2000

    Serviços técnicos especializados , Unicipal de Moradia Urbanização e Saneamento, Secretaria de Urbanismo.,Serviço realizado, Coordenação de equipe na implantação do Sistema de Informações Urbanisticas.

1993 - 1998

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Análise e Aprovação de Projetos, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1995 - 09/1998

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Economico, Departamento de Análise de Projetos.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 02/1993 - 04/1995

    Direção e administração, Secretaria de Obras, Departamento de Planejamento.,Cargo ou função, Outro.

1989 - 1993

Trabalhos autônomos

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 06/1989 - 01/1993

    Serviços técnicos especializados , Trabalhos Autônomos, .,Serviço realizado, Projetos de arquitetura, projetos de execução e orçamentos.

1987 - 1989

Emhab Empreendimentos Habitacionais Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1987 - 06/1989

    Serviços técnicos especializados , Emhab Empreendimentos Habitacionais Ltda, .,Serviço realizado, Projetos de arquitetura, orçamentos e controle de obras.

1984 - 1987

Exprinter Capital S A Corretora de Valores e Câmbio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1984 - 04/1987

    Serviços técnicos especializados , Exprinter Capital S A Corretora de Valores e Câmbio, .,Serviço realizado, Liquidações financeiras.

1983 - 1983

Sociedade Brasileira de Projetos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1983 - 06/1983

    Serviços técnicos especializados , Sociedade Brasileira de Projetos, .,Serviço realizado, Projetos de Arquitetura.