José Dettoni
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1971), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição (1962), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Atualmente é Chanceler do Centro Universitário São Lucas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, personalismo, estética e arte.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
1984 - 1991
Universidade Estadual de Campinas
Título: ARTE COMO PERSONALIZAÇÃO DA PESSOA: FUNDAMENTOS ÂNTROPO-ESTÉTICOS DA ARTE-EDUCAÇÃO
Orientador: PROFª DRª CONSTANÇA TEREZINHA MARCONDES CESAR
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: EDUCAÇÃO; FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO; ARTE; ESTÉTICA.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Mestrado em Filosofia
1981 - 1983
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: EDUCAÇÃO E POLÍTICA,Ano de Obtenção: 1983
Prof Dr. Antonio Joaquim Severino.Palavras-chave: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO; POLÍTICA.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Esperanto
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Filosofia do Direito.
Participação em eventos
7ª Mostra Científica da Faculdade São Lucas.Mostra Científica. 2013. (Outra).
IV Seminário Internacional de Educação "Paulo Freire e a Educação Superior". 2013. (Seminário).
XVII Congresso Interamericano de Fiolosofia. Valores Antropo-filosóficos do Repente: Ética e Estética da Arte Efêmera. 2013. (Congresso).
Banca Examinadora.Mostra Científica. 2012. (Outra).
Programa de Capacitação Pedagógica. 2010. (Outra).
Educação Profissional como Estratégia para o Desenvolvimento e Inclusão Social. 2006. (Simpósio).
Participação em bancas
DETTONI, J.. ?Sistematizando o xadrez como conteúdo lúdico para escolares de 1º - 4º série.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.
DETTONI, J.. ?Informática na educação: Um processo de inclusão social.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. Indisciplina em sala de aula no curso de Biomedicina em uma faculdade Particular.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.
DETTONI, J.. ? Auto-avaliação como recurso no processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. da Silva. Estudo da aplicação do Seminário como ferramenta de avaliação no curso de Administração da Faculdade de Porto Velho ? FIP. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. Castelo. O fenômeno da evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola São Pedro- Porto Velho - RO?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. Melo de S. Júnior. Hermenêutica e Educação: a hermenêutica do presente na práxis pedagógica.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.
DETTONI, J.. Nogueira. ?A indisciplina e o processo educativo.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. Neto. A prática desportiva no ensino superior: Um estudo a partir das faculdades de Porto Velho - RO. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. A importância do preparo didático-pedagógico no ensino superior no contexto ensino e aprendizagem no curso de odontologia.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. Lopes. ?A aprendizagem relacionada à diferença auditiva: aspectos teóricos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.
DETTONI, J.. Valle França. Educação Ambiental na gestão do projeto de desenvolvimento sustentável Nazaré e Boa Vitória. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. da Silva Guimarães. ?O ensino de química na universidade: Uma análise a respeito da construção do conhecimento entre ensino cotidiano e ensino formal. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. A importância do professor no contexto ensino/aprendizagem no ensino superior.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. Rodrigues. Formação didático-pedagógica do docente universitário: Uma análise a partir dos Cursos de Metodologia do Ensino Superior. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.
DETTONI, J.. Educação e saúde para portadores de diabetes mellitus. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. ?O contexto da avaliação no Ensino Fundamental: A prática do professor?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. O Ensino Médico no Brasil: Evolução histórica e tendências?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. Coqueiro. ? A docência no Ensino Superior:Reflexões. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.
DETTONI, J.. R. Cordenuzzi. Planejamento Educacional: Reflexões sobre a importância no trabalho docente.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. R. Cordenuzzi. Planejamento Educacional: Reflexões sobre a importância no trabalho docente.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. Educação da higiene bucal em crianças de 06 a 12 anos da escola Nossa Senhora das Graças.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. ?Inteligência Emocional, uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem: uma análise nos cursos de Administração da Faculdade São Lucas.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.
DETTONI, J.. ?Análise das habilidades dos gestores dos cursos de graduação: Um estudo de caso em uma Faculdade do Município de Porto Velho.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.
DETTONI, J.. da Conceição. A escrita de textos no ensino superior: Uma análise da produção de textos à luz da coesão textual.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.
DETTONI, J.. ?Informática e educação dentro dos cursos de nível superior.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. ?O professor profissional e o profissional professor.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. de Araújo. Identidade e trabalho: um estudo do cotidiano do professor universitário como conseqüências do contexto profissional.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. da Silva. Experiências Metodológicas do Ensino de Turismo. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. M. do Amaral. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. Marinho. Aprendizagem e conforto ambiental.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.
DETTONI, J.. ?A importância do planejamento de ensino para os docentes universitários.?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. do Amaral Ribeiro. ?A importância da orientação profissional na escolha do curso de Graduação?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
DETTONI, J.. ?A formação profissional do professor à luz da perspectiva de Philipe Perrenoud?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas.
Produções bibliográficas
-
DETTONI, J. . PESSOA E EXPRESSÃO. Caderno de Criação , PORTO VELHO, v. 1, n.21, p. 100-103, 2000.
-
DETTONI, J. . O EU, A EXPRESSÃO E O TU. Caderno de Criação , Porto Velho, v. 1, n.22, p. 110-113, 2000.
-
DETTONI, J. . Vocação Filosófica na América Latina. Reflexão (Campinas) , v. ano IX, n.nº 30, p. 67-70, 1984.
-
DETTONI, J. . Filosofia Latinoamericana: Imitação e Autenticidade. Reflexão (Campinas) , Campinas/SP, v. VIII, n.nº 26, p. 25-31, 1983.
-
DETTONI, J. . O Voto. Não compre, não venda.. 2º. ed. Porto Velho: , 2018.
-
DETTONI, J. . Educação Estética. 1. ed. Porto Velho: Imediata, 2017. v. 1. 151p .
-
DETTONI, J. . Conhecimento. 1. ed. Porto Velho: José Dettoni, 2017. v. 1. 102p .
-
DETTONI, J. . Quem é Jesus? Evangelho de Marcos (Paráfrase). 1. ed. Porto Velho: Dinâmica, 2016. v. 1. 98p .
-
DETTONI, J. . Educação Polítca. 1. ed. Porto Velho: Imediata, 2016. v. 1. 115p .
-
DETTONI, J. . Pai-Nosso. 1. ed. Porto Velho: Dinâmica, 2015. v. 1. 66p .
-
DETTONI, J. . O Desafio Repentista. 1. ed. Porto Velho: Gráfica Imediata, 2014. v. 2000. 60p .
-
DETTONI, J. . Pós-Enchente Educação Educação Educação. 1. ed. Porto Velho: Gráfica Imediata, 2014. v. 5000. 60p .
-
DETTONI, J. . O Voto. 1. ed. Porto Velho: Dinâmica, 2014. v. 1. 60p .
-
DETTONI, J. . Porto Velho - Cem Anos. 1. ed. Porto Velho: Dinâmica, 2014. v. 1. 63p .
-
DETTONI, J. . Faculdade São Lucas 15 anos. 1. ed. Porto Velho: Imediata, 2014. v. 1. 68p .
-
DETTONI, J. . Enchente do Rio madeira. 1. ed. Porto Velho: Gráfica Imediata, 2014. v. 5000. 64p .
-
DETTONI, J. . O Repente. 1. ed. São Paulo: LiberArs, 2013. v. 1300. 132p .
Prêmios
2016
Cidadão Honorário de Porto Velho, Câmara dos Vereadores.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário São Lucas, Diretoria Acadêmica. , Rua Alexandre Guimarães, nº 1927, Areal, 78916-450 - Porto Velho, RO - Brasil, Telefone: (69) 32118001, Ramal: 8055, Fax: (69) 32118051, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - Atual
Faculdade São LucasVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente do Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor da disciplina: Direito e Legislação Hoteleira, para o Curso Tecnólogo em Hotelaria.
Atividades
-
01/2005
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Direito.
-
08/2001
Direção e administração, Diretoria Acadêmica, .,Cargo ou função, Diretor Acadêmico.
1985 - 2000
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO IV, Carga horária: 0
Outras informações:
Professor Aposentado
Atividades
-
02/2000
Ensino, Administração Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, Metodologia Científica
-
07/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Ciência da Educação, Centro de Hermenêutica do Presente.,Linhas de pesquisa
-
02/1982
Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia, Filosofia da Educação, Filosofia do Direito, Metodologia Científica
-
01/1998 - 01/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Ciência da Educação, Departamento de Filosofia e Sociologia.,Linhas de pesquisa
-
02/1994 - 02/1997
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Ciência da Educação, Departamento de Filosofia e Sociologia.,Serviço realizado, Assessoria para Assuntos do Magistério Superior.
-
02/1995 - 02/1996
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Apoio Acadêmico, Pró Reitoria de Apoio Acadêmico.,Atividade realizada, Membro do Comitê Técnico-Científico.
-
01/1994 - 12/1995
Direção e administração, Núcleo de Ciência da Educação, Departamento de Filosofia e Sociologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
01/1994 - 04/1995
Direção e administração, Reitoria, Gabinete da Reitoria.,Cargo ou função, Assessor Especial.
-
08/1989 - 08/1993
Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Reitor.
-
02/1988 - 03/1989
Treinamentos ministrados , Núcleo de Ciência da Educação, Departamento de Filosofia e Sociologia.,Treinamentos ministrados, Curso sobre Utopia e Ideologia, Curso sobre O Método Científico e Sua Lógica
-
01/1986 - 01/1987
Direção e administração, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Direito.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
2001 - Atual
Centro Universitário São LucasVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente do Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Docente desde 2001 na Faculdade São Lucas que desde julho de 2016 Centro Universitário São Lucas
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Dettoni e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?