Nádia Paula Nogueira
Graduada em Psicologia pela PUC Minas, com especialização em Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde,Mestra em Psicologia Psicossocial, pela mesma instituição. Psicóloga, psicanalista, com atendimentos a pacientes jovens e adultos onde busco sempre aprimorar minhas habilidades e conhecimentos.Em relação à experiência profissional, vasta atuação na administração pública, tendo sido dirigente do Serviço Público Federal e gerente em centro de referência especializado para pessoas em situação de rua. Atuação como psicóloga em centro de referência especializado da assistência social para adolescentes em conflito com a lei, bem como em atendimento clínico a crianças, adolescentes, jovens e adultos. Palestrante e pesquisadora sobre políticas públicas. Experiência como professora de ensino superior. Psicóloga Educacional do Município de Pará de Minas de 2009 a 2018. Recentemente atuei como psicologa social da APAE de Pará de Minas.Ser psicanalista com formação em psicologia e mestrado em psicossocial envolve um conjunto de conhecimentos e habilidades que possibilitam uma abordagem mais ampla e integrativa do paciente.A formação em psicologia proporciona uma base sólida nos diferentes campos teóricos e práticos da psicologia, incluindo a psicanálise. Isso significa que a psicóloga tem conhecimento sobre os fundamentos teóricos da psicanálise, o papel do inconsciente na formação do psiquismo, as relações de transferência e contratransferência e técnicas terapêuticas específicas.Já o mestrado no campo psicossocial amplia esse conhecimento, levando em consideração o contexto social e cultural em que o paciente está inserido. O psicólogo com mestrado psicossocial tem uma visão mais abrangente e crítica sobre as questões sociais, políticas e culturais que podem influenciar no sofrimento psíquico do indivíduo. Isso permite uma compreensão mais ampla do paciente, levando em conta fatores externos que podem estar contribuindo para seus sintomas.Ser psicanalista com essa formação possibilita um olhar mais profundo e sensível para as questões emocionais e inconscientes dos pacientes, considerando também a influência do meio em que vivem. Além disso, permite uma atuação mais ampla, podendo envolver tanto a prática clínica individual como a intervenção em grupos e comunidades, visando a promoção do bem-estar psicossocial.No entanto, vale ressaltar que ser psicanalista é um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento, e a formação em psicologia e mestrado psicossocial pode ser complementada com cursos de especialização e supervisões clínicas específicas em psicanálise. O importante é buscar sempre se atualizar e aprofundar os conhecimentos nessa área, visando proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes.
Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia
2019 - 2021
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA Pará de Minas e seu histórico de aplicação de políticas públicas para o acolhimento e tratamento das pessoas em situação de rua, Ano de Obtenção: 2021
Márcia Stengel.Coorientador: Marcia Stengel. Palavras-chave: desigualdade social; direitos humanos; pessoa em situação de rua; Tratamento Humanizado; Situação de Rua.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: psicologia forense. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Pesquisa e desenvolvimento científico; Serviços de assistência social sem alojamento.
Especialização em Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde
2007 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: O Acting out: "Os Limites da Palavra"
Orientador: Inês Maria Seabra de Abreu Rocha
Aperfeiçoamento em Psicologia Forense
2014 - 2014
Programa de Educação Continuada
Título: Psicologia Forense. Ano de finalização: 2014
Graduação em Psicologia
2003 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Acting out e a Passagem ao Ato
Orientador: Inês Seabra
Formação complementar
2020 -
Introdução a Clínica Lacaniana. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2019 -
Extensão universitária em Pós Graduação Psicologia - Mestrado. , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2022 - 2022
Psicologia da Diversidade Sexual. (Carga horária: 120h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2022 - 2022
TDAH. (Carga horária: 220h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2022 - 2022
Transtorno de Ansiedade. (Carga horária: 120h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2022 - 2022
TERAPIA ABA. (Carga horária: 220h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2022 - 2022
Terapia do Esquema. (Carga horária: 120h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2022 - 2022
Psicopatologia na Infância e Adolescência. (Carga horária: 360h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2022 - 2022
Psicologia Forense. (Carga horária: 220h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2022 - 2022
TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento). (Carga horária: 220h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2022 - 2022
Psicologia do Desenvolvimento Infantil. (Carga horária: 180h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2022 - 2022
Psicologia e a Adolescência. (Carga horária: 120h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2021 - 2021
neuropsicologia. (Carga horária: 180h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2021 - 2021
Desenvolvimento Humano. (Carga horária: 120h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2021 - 2021
Abuso Sexual Infantil. (Carga horária: 120h). , Life cursos de saúde, LIFE, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação Continuada para Trabalhadores do Suas. (Carga horária: 48h). , Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, SMADS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Psicologia Forense. (Carga horária: 60h). , Programa de Educação Continuada, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2013 - 2013
Construindo Metodologia de Atendimento. (Carga horária: 40h). , Assessoria e Consultoria em Políticas Públicas, CEDEPS, Brasil.
2009 - 2013
Extensão universitária em Curso de Psicanálise IPSM-MG. , Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, IPSM-MG, Brasil.
2011 - 2011
Prevenção em Pauta. (Carga horária: 80h). , comitê intersetorial de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, GOVERNO DE MINAS, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação de Profissionais do CREAS (O Processo de implementação do Creas. (Carga horária: 15h). , Prefeitura Municipal de Pará de Minas, PMPM, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde. (Carga horária: 520h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2003 - 2003
Encontro Nacional da Abrapso. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Psicologia Social, ABRAPSO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Chefe da Proteção Média e Especial - Centro Pop,.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Dirigente do Serviço Publico Federal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Gerente Administrativo - Prefeitura Municipal de Pará de minas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Psicóloga - Prefeitura Municipal de Pará de Minas (2009 a 2015) - CREAS - Centro de R.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Coordenação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Organização de eventos
NOGUEIRA, N. P. ; DUARTE, Gustavo H . Seminário - Politicas Publicas para População de Rua. 2015. (Outro).
Participação em eventos
V Seminário de Práticas de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual, Física, Visual e Multipla..Inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho: A importância do desesnvolvimento de apoios técnicos. 2023. (Seminário).
V Seminário de Práticas de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual, Física, Visual e Multipla..Vozes e Olhares: o olhar e a escuta diferenciada no trabalho com as familias da Apae de Pará de Minas. 2023. (Seminário).
Palestra.População em Situação de Rua: o que pode a Psicanálise?. 2022. (Encontro).
Solenidade de 0urtoga de Titulos de Cidadania Honorária.Homenageada como cidadã Honorária do Município de Pará de Minas. 2019. (Outra).
3º Seminário para População em Situação de Rua.O lugar da Pessoa em Situação De Rua. 2018. (Seminário).
Praticas e desafios do Enfrentamento do Trabalho Infantil. 2018. (Encontro).
Psicologia e Comunidade: um encontro para troca de saberes - Fapam.Psicologia e Comunidade: um encontro para troca de saberes. 2018. (Outra).
3º Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas.Mesa Redonda Intervenções e Prevençoes para o uso de Drogas: uma questão de Saúde Pública. 2017. (Seminário).
1ºConferencia Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiencia. 2015. (Seminário).
1ºConferencia Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiencia.O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiencia. 2015. (Seminário).
As Interfaces entre a saúde física e mental: um olhar para a doença e as práticas do cotidiano.A atuação do Psicólogo no Creas. 2015. (Oficina).
Encontro de Parceiros das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.As medidas socioeducativas e os eixos que a norteiam. 2015. (Encontro).
IV Conferência Municipal de Assistência Social.Despertar o protagonismo e empoderamento da Pessoa Idosa - por um Brasil de todas as idades. 2015. (Seminário).
IV Conferência Municipal de Assistência Social.Despertar o protagonismo e empoderamento da Pessoa Idosa - por um Brasil de todas as idades. 2015. (Seminário).
Politicas Publicas para População de Rua.Direitos e Políticas Públicas para População em Situação de Rua. 2015. (Seminário).
Primeiro Seminário da Escola de Saúde da Fapam.As interfaces entre a saúde física e mental: um olhar para além da doença e as práticas do cotidiano. 2015. (Seminário).
Seminário 'Ética, Direitos Humanos e Pessoa em Situação de Rua"."Ética, Direitos Humanos e Pessoa em Situação de Rua". 2015. (Seminário).
Seminário Regional sobre Medidas Socioeducativas.Responsabilização de Todos. 2014. (Seminário).
3º Eca em Movimento.A adolescência e suas Transgressões. 2013. (Seminário).
3º Eca em Movimento.A adolescência e suas Transgressões. 2013. (Seminário).
Curso "CREAS - Construindo Metodologia de Atendimento".Construindo Metodologia de Atendimento. 2013. (Outra).
Drogas e Cidades: Pensamentos para uma Prática Cidadã.Frente Mineira sobre Drogas e Direitos Humanos. 2013. (Seminário).
2º ECA em Movimento.Aperfeiçoamento da Política Pública Municipal destinada à proteção da infância e da juventude. 2012. (Seminário).
Estudos sobre Álcool e Drogas - NEAD.A Dependência Química na Adolecência. 2012. (Seminário).
I Seminário de Dependência Química na Adolescência.Dependência Química na Adolescência. 2012. (Seminário).
IV Encontro dos Profissionais da Educação que atuam no Sistema Socioeducativo de Minas Gerais.Escola, Juventude e Cultura. 2012. (Encontro).
1º Eca em Movimento.21 anos de Vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente. 2011. (Seminário).
1º Semana de Capacitação de Profissionais do Centro de Refêrencia Especializado de Assistência Social.O processo de implantação do creas e a rede de Parceiros. 2011. (Outra).
Curso de Prevenção em Pauta.Prevenção em Pauta. 2011. (Outra).
III Seminário Estadual de Medidas Socioeducativas.Seminário Estadual de Medidas Socioedicativas. 2011. (Seminário).
Seminário e Capacitação - Apresentação da Politica Estadual das Medidas Socioeducativas em meio aberto.Apresentação da Politica Estadual das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. 2011. (Seminário).
" Seminário ECA 20 anos.Educar e efetivar Direitos. 2010. (Seminário).
VIII Seminário Pró Conselho."Tecer redes, integrar políticas, conectar vidas". 2010. (Seminário).
I Puc Betim Debate Psicanálise e Família.Psicanálise e Família. 2008. (Seminário).
Congresso Nacional dos Estudantes da Área de Saúde - CONEAS. Seminário dos Estudantes de Psicologia. 2006. (Congresso).
Projeto de Intervenção Psicossocial.A ética das relações pessoais no contexto da sala de aula. 2006. (Outra).
Seminário Clínico.Contribuições do Psicodiagnóstico em um caso de enurese na adplescência. 2005. (Seminário).
V Jornada do NUPSI.O Psicólogo e sua Ética frente aos Direitos Humanos e às Políticas Públicas. 2005. (Seminário).
Psicologia do trabalho: Vários olhares, possíveis fazeres. Psicologia do trabalho: Vários olhares, possíveis fazeres. 2004. (Exposição).
XII Encontro Nacional da Abrapso - Associação Brasileira de Psicologia Social.XII Encontro Nacional do Abrapso. 2003. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
NOGUEIRA, N. P. . As pessoas em situação de rua na cidade de Pará de Minas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NOGUEIRA, N. P. . Pessoas em Situação de Rua. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGUEIRA, N. P. . O Direito das Pessoas em Situação de Rua. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NOGUEIRA, N. P. . Pessoas em situação de Rua e Lançamento do livro Além das Ruas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NOGUEIRA, N. P. . O Empoderamento da Mulher. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGUEIRA, N. P. . Pessoas em Situação de Rua. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NOGUEIRA, N. P. . Uso abusivo de drogas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGUEIRA, N. P. . Sexualidade na adolescência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGUEIRA, N. P. . 'Boas Práticas nas Medidas Socioeducativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NOGUEIRA, N. P. . O adolescente em Conflito com a Lei. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGUEIRA, N. P. . Drogas na Adolescência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
NOGUEIRA, N. P. . Pessoas em Situação de Rua de Pará de Minas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NOGUEIRA, N. P. . Psicologia e Comunidade: um encontro para troca de saberes. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
NOGUEIRA, N. P. . Intervenções e prevenções para o uso de drogas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
NOGUEIRA, N. P. . 11ª Semana do Amor. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Projetos de desenvolvimento
-
2007 - 2008
O acting out e a passagem ao ato, Descrição: Trazer questionamentos sobre o saber-fazer do psicanalista frente à angústia que aparece nos sintomas contemporâneos, expressando assim a patologia do sujeito revelando o trauma de hoje, mostrando assim as saídas forjadas pelo sujeito em crise como o acting-out e a passagem ao ato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nadia Paula Nogueira - Coordenador.
-
2007 - 2008
O acting out e a passagem ao ato, Descrição: Trazer questionamentos sobre o saber-fazer do psicanalista frente à angústia que aparece nos sintomas contemporâneos, expressando assim a patologia do sujeito revelando o trauma de hoje, mostrando assim as saídas forjadas pelo sujeito em crise como o acting-out e a passagem ao ato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nadia Paula Nogueira - Coordenador.
-
2007 - 2008
O acting out e a passagem ao ato, Descrição: Trazer questionamentos sobre o saber-fazer do psicanalista frente à angústia que aparece nos sintomas contemporâneos, expressando assim a patologia do sujeito revelando o trauma de hoje, mostrando assim as saídas forjadas pelo sujeito em crise como o acting-out e a passagem ao ato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nadia Paula Nogueira - Coordenador.
-
2007 - 2008
O acting out e a passagem ao ato, Descrição: Trazer questionamentos sobre o saber-fazer do psicanalista frente à angústia que aparece nos sintomas contemporâneos, expressando assim a patologia do sujeito revelando o trauma de hoje, mostrando assim as saídas forjadas pelo sujeito em crise como o acting-out e a passagem ao ato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nadia Paula Nogueira - Coordenador.
-
2007 - 2008
O acting out e a passagem ao ato, Descrição: ? Trazer questionamentos sobre o saber-fazer do psicanalista frente à angústia que aparece nos sintomas contemporâneos, expressando assim a patologia do sujeito revelando o trauma de hoje, mostrando assim as saídas forjadas pelo sujeito em crise como o acting-out e a passagem ao ato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nadia Paula Nogueira - Coordenador.
-
2007 - 2008
O acting out e a passagem ao ato, Descrição: ? Trazer questionamentos sobre o saber-fazer do psicanalista frente à angústia que aparece nos sintomas contemporâneos, expressando assim a patologia do sujeito revelando o trauma de hoje, mostrando assim as saídas forjadas pelo sujeito em crise como o acting-out e a passagem ao ato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Prêmios
2021
Mestre em Psicologia na Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais. Área de concentração: Processos de subjetivação., PUC MINAS.
2021
Honra ao Merito, Camara Municipal de Pará de Minas.
2019
Cidadã Honorária, Camara Municipal de Pará de Minas.
2019
Indicada ao Garra Profissional na área de Assistencia Social de Pará de Minas, Jornal Gazeta Paraminense.
2014
Especialista em Psicologia Forense, Educa Mais Brasil.
2008
Especialista em Clinica Psicanalítica nas Instituições de Saúde, PUC Minas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Pará de Minas, Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua. , Rua Coronel Domingos Justino 471, Centro, 35660045 - Pará de Minas, MG - Brasil, Telefone: (37) 32317500
Experiência profissional
2014 - 2023
Prefeitura Municipal de Pará de MinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dirigente do Serviço Publico Federal -, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
Universidade Vale do Rio Verde de Três CoraçõesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora na Graduação do Curso de Enfermagem - Saúde Mental e Psiquiatria
2022 - 2022
Faculdade de Para de MinasVínculo: Supervisora de Estágio III, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio III
2016 - 2016
Faculdade de Para de MinasVínculo: Supervisora de Estágio III, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio, Carga horária: 150
2016 - 2016
Faculdade de Para de MinasVínculo: Supervisora de Estágio IIi, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio III, Carga horária: 20
2015 - 2015
Faculdade de Para de MinasVínculo: Supervisora de Estágio I, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio I, Carga horária: 10
2023 - 2024
Associacão de Pais e Amigos dos ExepcionaisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: psicologo social, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nádia Paula Nogueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?