Almir Ribeiro

Possui graduação em Desenho industrial pela Faculdade de Desenho Industrial de Maúa (1994) e Especialização em Administração em Marketing pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul . Atualmente atuando como Gerente de Excelência Operacional na UCB da Amazônia. Grande experiência no gerenciamento de atividades estratégicas de processos industriais e administrativos . Responsável pela disseminação de praticas de gestão, tais como Gerenciamento da Rotina,Lean Manufacturing e Six Sigma (Certificado Black Belt). Responsável em indústrias de ponta pelos processos de Qualidade e Produção em segmentos distintos (Linha Branca/Eletroeletrônicos/Telecom/Automotivo/Acumuladores de Energia ).Experiência no ExteriorWHIRLPOOL (Manufacturing) ARGENTINABARRACA EUROPA (Impetrator) URUGUAI GALANZ (Microwave Manufacturing) CHINALEIYON (Home Theater and TV Manufacturing) CHINAJPE (Home Theater and TV Manufacturing) CHINATCL (TV and Air Conditioner Manufacturing) CHINAVTRECK (Tablet and TV/Home Theater Manufacturing) CHINAMIDEA (Microwave Manufacturing) CHINARAGENTEK (Mobile Phones Manufacturing) CHINACK TELECOM LIMITED (Mobile Phones Manufacturing) CHIN

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Marketing e Comunicação

2000 - 2002

Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Título: Especialista em Administração e Marketing
Orientador: Silvio Menciotti

Graduação em Desenho industrial

1991 - 1994

Faculdade de Desenho Industrial de Mauá
Título: Projeto de Protudo
Orientador: Silvia Nune Xavier

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Unicoba Eletronica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Engenharia e Excelencia Opreacion, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela reorganização dos processos de Qualidade industrial, tendo como grande objetivo o alinhamento das ações para implementação da filosofia de trabalho Lean Manufacturig (Planejamento Estratégico da Qualidade). Implementação de rotinas e ferramentas para controle de processo com grande ganho quanto a redução de custos industrial como níveis de scrap em 35% e melhoria do nível de defeitos em processo em mais de 50%. Coordenador da sistematização de reuniões técnicas com foco em melhoria dos processos, e na estruturação do modelo de gestão com utilização de metodologia especifica (MASP). Desenvolvimento de estratégia de suporte ao cliente com elevação do nível de satisfação saindo do patamar de regular a excelente em 5 meses. Coordenador do escritório de Lean Manufacturing com foco em redução de custos, e organização geral dos processos (Ferramentas e sistemáticas empregadas 5Ss, Mapeamento de Fluxo de Valor, Metodologia DMAIC, Analise de Capabilidade, Balanciamento de fluxo de produção, Analise de Takt time, Grupos melhorias ? PDCA). Responsável pelo laboratório de Qualidade para validação de testes e ensaios - de ORT (On going Reliability Tests).

2013 - 2015

semp toshiba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Engenharia e Excelencia Opreacion, Carga horária: 220, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pelos processos de Qualidade de 03 unidades de manufaturas da Semp Toshiba nos segmentos de TVs / Áudio, Informática e processo SMT tendo como principais responsabilidades a reorganização e padronização das atividades indústrias, através implementação do modelo de gestão Gerenciamento da Rotina (Mapeamento de Processos e Definição de Indicadores Estratégicos -Falconi) e da filosofia de trabalho Lean Manufacturing/Six Sigma com ganhos substanciais em produtividade e Qualidade. Responsável pela homologação de novos fornecedores avaliando os conforme critérios pré-estabelecidos (Relatório de Homologação de Fornecedores) de forma a garantir a qualidade do fornecimento quantos aos aspectos técnicos e sistêmicos e pela coordenação das ações de monitoramento e manutenção do Sistema de Qualidade ISO 9001 Engenharia da Qualidade: responsável pelo laboratório de homologações de itens e produtos realizando testes e ensaios conforme especificações definidas pela engenharia de produto.

2014 - Atual

Centro Universitário do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitario, Carga horária: 18

2012 - 2013

Philco Eletrônicos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Qualidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Philco Eletrônicos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR DE PROCESSOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Brasil Norte Bebidas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Coorporativo Pós Vendas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1986 - 1997

Multibras S/A Eletrodomésticos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Engenharia Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1979 - 1983

Equipamentos e Instalações Industriais TURIM

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ténico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1984 - 1986

Bradesco Vida e Previdência S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Caixa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.