Ashley Guerrero

Atualmente é bolsista no projeto de Núcleo de Ensino "Vidas Secas: letramento literário por meio de um clássico brasileiro", com ênfase em Letramento Literário e discente do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Espanhola, pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus Assis. Tem experiência na área de Letras, com interesse no âmbito literário e literatura de autoria feminina.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras - Espanhol

2023 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2020 - 2022

EE Sud Mennucci

Formação complementar

2023 - 2023

CRÍTICA LITERÁRIA FEMINISTA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2023 - 2023

LEITURA LITERÁRIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2023 - 2023

MINICURSO 2 - ESPANHOL. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2023 - 2023

DECOLONIZAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO EM TORNO DAS ABAYOMIS: CONSTRUÇÃ. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2020 - 2020

Expedição Literária: Viagem pelas Letras. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2020

Manutenção de Dispositivos Móveis. (Carga horária: 81h). , Microlins, MIC, Brasil.

2018 - 2019

Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 49h). , Microlins, MIC, Brasil.

2017 - 2018

Informática Básica. (Carga horária: 102h). , Microlins, MIC, Brasil.

2017 - 2018

Pacote Office. (Carga horária: 102h). , Microlins, MIC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura de autoria feminina.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Crítica Literária Feminista.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letramento Literário.

Organização de eventos

MESSIAS, R. A. L. ; SOUZA, M. G. ; RAMAO, E. M. C. C. ; GUERRERO, A. . VI CAFÉ COM POESIA. 2023. (Exposição).

Participação em eventos

AULA ABERTA - A Paixão segundo G. H., de Clarice Lispector - Os 60 anos de um clássico. 2024. (Outra).

III SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (2024). 2024. (Seminário).

LITERATURA, CULTURA E DIVERSIDADE NA OBRA DE MONTEIRO LOBATO. 2024. (Congresso).

Mulheres de Clarice - Programação especial: Mês da Mulher. 2024. (Congresso).

5e Soirée Française. 2023. (Encontro).

Acervo João Antônio em Perspectiva - 60 anos de Malagueta, Perus e Bacanaço. 2023. (Congresso).

CICLO DE PALESTRAS DO PPG-LETRAS. 2023. (Congresso).

ESPANHOL: LA FONÉTICA DEL ESPAOL PARA ESTUDIANTES BRASILEOS(). 2023. (Oficina).

Espetáculo teatral: Olhos Moles. 2023. (Congresso).

II Seminário de Avaliação Pibid e Residência Pedagógica. 2023. (Seminário).

IX COLÓQUIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E II JORNADA DE LEITURA E LITERATURA NA ESCOLA: REFLEXÕES E PRÁTICAS SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES. 2023. (Seminário).

Sextas Básicas - Especial CINEMA NO MÊS DA MULHER. 2023. (Congresso).

Sextas Básicas - Especial CINEMA NO MÊS DA MULHER - Filme: Adoráveis Mulheres. 2023. (Congresso).

Sextas Básicas - Especial CINEMA NO MÊS DA MULHER - Filme - A memória que me contam. 2023. (Congresso).

Sextas Básicas - Filme: O CONFEITEIRO. 2023. (Congresso).

TARDES DO CEDAP - AMOR, MÚSICA, POESIA E DANÇA. 2023. (Congresso).

TARDES DO CEDAP - O teatro de cordel. 2023. (Congresso).

TEMPO E FRAGMENTAÇÃO EM NARRATIVAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS - DR. JAIME GINZBURG. 2023. (Congresso).

VI CAFÉ COM POESIA. 2023. (Exposição).

VIII Encontro dos Centros de Línguas da UNESP: perspectivas críticas e ensino de línguas estrangeiras.PERCEPÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA VIVENCIADAS NO PIBID - ESPANHOL. 2023. (Seminário).

VI Semana de Letras - Cultura em Essência. 2023. (Seminário).

X Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2023. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • GUERRERO, A. ; MOSQUEIRA, C. P. C. P. V. . PERCEPÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA VIVENCIADAS NO PIBID - ESPANHOL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Narrativas Estrangeiras Modernas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Ashley Guerrero - Integrante / Bruno Mendes dos Santos - Coordenador / Anderson Augusto Roszik - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Narrativas de autoria feminina: análise e tradução de contos de María Rosa Lojo, Descrição: O projeto apresenta como objetivo a leitura integral do clássico brasileiro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, a partir da perspectiva de letramento literário estabelecida por Rildo Cosson. O público-alvo será composto por estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro DArcádia Neto, da cidade de Assis. Acredita-se que as etapas dessa metodologia de letramento (motivação, introdução, leitura e interpretação), aplicadas por meio de oficinas periódicas, sejam capazes de aproximar os alunos da literatura, promover debates, associar o texto literário à realidade circundante, explorar o caráter estético da obra, uma vez que a proposta contempla a) um momento inicial de aquecimento, para estimular os conhecimentos prévios dos leitores e instigar a leitura; b) exposição de informações sobre o autor, a circulação da obra, o período de produção e à escola literária à qual pertence; c) contato direto e integral com o texto literário sob mediação e d) a interpretação nos níveis individual e coletivo, valorizando as impressões e experiências do ato de leitura, além da possibilidade de estabelecer conexões com a realidade ou intertextos variados. Além disso, para o colaborador discente do Curso de Letras (bolsista), o projeto proporcionará o conhecimento de uma metodologia de ensino de literatura e a atuação em sala de aula. Espera-se aproximar escola e universidade, proporcionar a leitura integral prazerosa de um clássico nacional e contribuir para o desenvolvimento do letramento literário do público-alvo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ashley Guerrero - Integrante / Kátia Rodrigues Mello - Coordenador.

  • 2024 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Crítica feminista e Autoria feminina: cultura, memória e identidade, Descrição: O Grupo de Pesquisa Crítica feminista e Autoria feminina: cultura, memória e identidade é um grupo de pesquisa (e de estudo coletivo) interinstitucional, que abrange pesquisadorXs (e respesctivXs orientandXs) do sul, do norte, do centro oeste, do sudeste e do nordeste brasileiro. A proposta do grupo é a de se consolidar a partir de encontros sistemáticos de estudo sobre a crítica feminista, de organizar dossiês, livros e eventos que integrem não apenas as pessoas diretamente envolvidas nesta proposta como outrXs estudiosXs voltadXs ao estudo da escrita de mulheres e da possibilidade de pensar ou redimensionar os conceitos de cultura, memória e identidade..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ashley Guerrero - Integrante / Algemira de Macêdo Mendes - Integrante / Fernanda Aparecida Ribeiro - Coordenador / Kátia Rodrigues Mello - Integrante / Maria de Fátima Alves de Oliveira Marcari - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2024 - Atual

    Vidas Secas: letramento literário por meio de um clássico brasileiro, Descrição: O projeto apresenta como objetivo a leitura integral do clássico brasileiro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, a partir da perspectiva de letramento literário estabelecida por Rildo Cosson. O público-alvo será composto por estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro DArcádia Neto, da cidade de Assis. Acredita-se que as etapas dessa metodologia de letramento (motivação, introdução, leitura e interpretação), aplicadas por meio de oficinas periódicas, sejam capazes de aproximar os alunos da literatura, promover debates, associar o texto literário à realidade circundante, explorar o caráter estético da obra, uma vez que a proposta contempla a) um momento inicial de aquecimento, para estimular os conhecimentos prévios dos leitores e instigar a leitura; b) exposição de informações sobre o autor, a circulação da obra, o período de produção e à escola literária à qual pertence; c) contato direto e integral com o texto literário sob mediação e d) a interpretação nos níveis individual e coletivo, valorizando as impressões e experiências do ato de leitura, além da possibilidade de estabelecer conexões com a realidade ou intertextos variados. Além disso, para o colaborador discente do Curso de Letras (bolsista), o projeto proporcionará o conhecimento de uma metodologia de ensino de literatura e a atuação em sala de aula. Espera-se aproximar escola e universidade, proporcionar a leitura integral prazerosa de um clássico nacional e contribuir para o desenvolvimento do letramento literário do público-alvo... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ashley Guerrero - Integrante / Cleomar Pinheiro Sotta - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. , Unesp - Campus Assis, Parque Universitário, 19806900 - Assis, SP - Brasil, Telefone: (18) 33025800

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Núcleo de Ensino, Carga horária: 2

Outras informações:
Bolsista no Projeto de Núcleo de Ensino "Vidas Secas: letramento literário por meio de um clássico brasileiro", pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, atuando mensalmente na "Etec" Pedro D'Arcádia Neto e com dedicação exclusiva a produção de oficinas e estudos teóricos.

2023 - 2024

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 3

Outras informações:
Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, atuando semanalmente na Escola Estadual Prof Carlos Alberto de Oliveira, no programa de ensino de Língua Estrangeira ofertado pelo Governo do Estado de São Paulo, Centro de Línguas (CEL).

2023 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 3

Outras informações:
Monitoria Voluntária - Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores

2023 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 40

Outras informações:
Monitoria Voluntária - VI Semana de Letras: Cultura em Essência