Matheus Coelho Bion

Graduando em Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Controle e Automação

2018 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Curso e Colegio Tendencia

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2023

Doutor-IE

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento

Outras informações:
O estágio teve foco em inteligência automotiva, com ênfase na geração de informações técnicas a partir de testes de sensores e atuadores, na mecânica de motores de ciclo Otto e nas redes de transmissão de dados em veículos modernos, entre outros aspectos críticos na indústria automobilística. Durante as atividades, aprimorei meus conhecimentos em esquemas e componentes eletrônicos, desenvolvendo diagramas elétricos veiculares, e adquiri experiência com equipamentos de medição, como osciloscópios e multímetros.

2023 - Atual

Instituto de Eletrônica de Potência

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Bolsista voluntário

Outras informações:
O trabalho realizado no INEP se refere ao projeto de fim de curso em desenvolvimento. Este trabalho tem como objetivo o projeto estático de um conversor CC-CC Boost em modo de condução contínua para carregar baterias a partir de um módulo fotovoltaico. O projeto se beneficia de técnicas de rastreamento de máxima potência, juntamente com a implementação de um controle PI, visando operar com a melhor eficiência possível do painel fotovoltaico.

2021 - 2022

Instituto de Eletrônica de Potência

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Bolsista

Outras informações:
Os temas relacionados à eletrônica de potência foram a base desta bolsa de Iniciação Científica. O trabalho se concentrou nas técnicas empregadas para manter o ponto de funcionamento de máxima potência em painéis fotovoltaicos. Os estudos foram conduzidos utilizando o software PSIM, explorando conhecimentos em eletrônica de potência, eletromagnetismo e controle. Além disso, foram aplicados métodos de modelagem física e matemática nos painéis fotovoltaicos, com o objetivo de otimizar a potência extraída por meio do controle adequado em cada método empregado.

2023 - Atual

Laboratório de Instrumentação e Automação de Ensaios

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Durante minha bolsa de estudos no laboratório LIAE, me dediquei intensamente ao estudo das tecnologias de comunicação veicular CAN (Controller Area Network) e LIN (Local Interconnect Network). Este período foi marcado pelo desenvolvimento e testes de diversas simulações, visando avaliar o desempenho dessas redes em cenários automotivos variados. Além disso, uma parte significativa do meu trabalho envolveu a elaboração de relatórios técnicos detalhados. Estes relatórios não apenas documentaram as descobertas e análises provenientes das simulações, mas também serviram como um recurso valioso para a disseminação do conhecimento adquirido. A experiência no laboratório LIAE foi fundamental para o meu aprofundamento teórico e prático em sistemas de comunicação veicular avançados, além de ter contribuído significativamente para o desenvolvimento das minhas habilidades em simulação e análise de dados técnicos, em um ambiente colaborativo de pesquisa e inovação.