Ana Beatriz Borges Brito

Atualmente graduanda em Ciências Biológicas (bacharel e licenciatura) da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista - FEIS. Desde 2021 realizo estágio e atividades científicas no Laboratório de Ecologia do Parasitismo (LECOP) com pesquisas voltadas para helmintologia de anfíbios e moluscos. Atualmente faço parte do Laboratório de Gestão Ambiental, com atividades e pesquisas relacionadas com avaliação de impactos ambientais e gestão ambiental. Além disso, atuei como assessora da Vice-Presidência na empresa junior BIOMAS - Gestão e Educação Ambiental no período de 2021 - 2022. Também atuei na diretoria de Políticas Educacionais no Centro Acadêmico de Ciências Biológicas no período de 2021 - 2022.

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas (1300317)

2020 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2017 - 2019

Escola Estadual de Urubupungá, URUBUPUNGá

Formação complementar

2023 - 2023

Segurança em Laboratórios. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2023 - 2023

Comportamento do Fogo. (Carga horária: 3h). , O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2023 - 2023

Doenças Transmissíveis: Contágio, Principais Sintomas e Prevenção. (Carga horária: 15h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2023 - 2023

Proteção de Nascentes. (Carga horária: 10h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2022 - 2022

CONHECENDO O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2021 - 2021

Competência transversal - Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , Centro Acadêmico de Ciências Biológicas, C. A., Brasil.

2021 - 2021

Inglês Básico. (Carga horária: 26h). , Institute of Electrical and Electronic Engineers, IEEE, Brasil.

2021 - 2021

Elemento de Paisagem e Processos Ecológicos. (Carga horária: 30h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.

2021 - 2021

Excel Básico. (Carga horária: 15h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.

2021 - 2021

Florestas Plantadas. (Carga horária: 30h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.

2020 - 2020

Arduino Básico. (Carga horária: 4h). , Institute of Electrical and Electronic Engineers, IEEE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas.

Organização de eventos

BRITO, A. B. B. . XVI ENCIVI - Encontro de Ciências da Vida. 2023. (Congresso).

Participação em eventos

Identificação de Serpentes. 2023. (Outra).

XXXV Congresso de Iniciação Científica. Sazonalidade climática e os efeitos na helmintofauna parasitária associada aos anuros da lagoa temporária na mata ciliar do córrego da Véstia, Selvíria, Mato Grosso do Sul. 2023. (Congresso).

Biomas Day.Biomas Day. 2022. (Encontro).

XV ENCIVI - Encontro de Ciências da Vida. 2022. (Congresso).

XXXIV Congresso de Iniciação Científica. 2022. (Congresso).

Atuações na Área Ambiental. 2021. (Outra).

Da molécula a conservação: o uso do DNA como aliado contra o declínio populacional de tubarões e raias. 2021. (Outra).

ENCIV - Encontro de Ciências da Vida: A reinvenção do ensino, da pesquisa e da extensão durante a pandemia do covid 19. 2021. (Congresso).

Fim de Semana com Cientistas: Um bate-papo com os mais influentes do mundo. 2021. (Encontro).

Raias, parasitas e coevolução: o que isso tem em comum?. 2021. (Outra).

Viver Mulher no Brasil: O cotidiano feminino na sociedade. 2021. (Encontro).

Café com Evolução. 2020. (Outra).

COVID-19: DO DESINFETANTE A VACINA, O QUE REALMENTE FUNCIONA?. 2020. (Exposição).

Marcadores Moleculares no Diagnostico de Pescados Comercializados. 2020. (Outra).

Projeto Onça do Iguaçu. 2020. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    Sazonalidade climática e os efeitos na helmintofauna parasitária associada aos anuros da lagoa temporária na mata ciliar do córrego da Véstia, Selvíria, Mato Grosso do Sul, Descrição: Os helmintos são componentes ocultos da biodiversidade e desempenham papéis ecológicos importantes na regulação dos ecossistemas. Os anuros cujo modo reprodutivo apresenta contato com ambientes aquáticos costumam apresentar maior diversidade de parasitas associados. Contudo a sazonalidade climática e os períodos de seca podem influenciar a disponibilidade de presas e hospedeiros intermediários para os parasitas completarem seu ciclo de vida, o que diminui as populações de parasitas, portanto os estudos da helmintofauna associada a anfíbios são de grande relevância, contribuindo para o aumento do conhecimento dos padrões e processos das relações parasita hospedeiro, além do conhecimento da composição das espécies de parasitas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Beatriz Borges Brito - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2023

Laboratório de Ecologia do Parasitismo

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Estagiária de Vivência, Carga horária: 12

Outras informações:
Atividade Científica Especial e Vivência de Práticas Biológicas, no Departamento deBiologia e Zootecnia, da Faculdade de Engenharia - UNESP/Campus de Ilha Solteira, soborientação do Prof. Dr. Luciano Alves dos Anjos.

2022 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8

2024 - Atual

Laboratório de Gestão Ambiental

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Estágiaria, Carga horária: 8

2024 - 2024

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiaria, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Programa Aristides Pacheco Leão - Bolsa de Estímulo a Vocações Científicas - FAPESP no laboratório de solos da Universidade Federal de Lavras para desenvolvimento do projeto de Conversão do sistema de uso da terra nas comunidades de macro e mesofauna do solo em áreas do três domínios florísticos no estado de Minas Gerais: Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

2021 - 2023

BIOMAS - Gestão e Educação Ambiental

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Assessora da Vice-presidência, Carga horária: 4

Outras informações:
A empresa Júnior BIOMAS (Biologia Integrando o Meio Ambiente com Sustentabilidade) oferece serviços de consultoria e educação ambiental para buscar o desenvolvimento sustentável, através da educação ambiental, devolvendo para a sociedade o investimento feito por esta, com serviços inovadores e de excelência.

2021 - 2023

Centro Acadêmico de Ciências Biológicas

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Assessora de Políticas Educacionais, Carga horária: 4

Outras informações:
O Centro Acadêmico de Ciências Biológicas é uma entidade que representa todos os estudantes do curso de Ciências Biológicas, que tem como função organizar atividades acadêmicas extracurriculares.