Shadde dos Santos de Souza

Graduanda em Direito da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Institucionais (LETACI/UFRJ). Monitora bolsista da disciplina Teoria Geral do Estado do curso de direito da UFRJ, desde de 2022. Monitora de Direito Constitucional I, desde 2023, na UFRJ. Cursou o International Baccalaureate Diploma Programme na Escola Eleva Botafogo.

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2022 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2019 - 2021

Escola Eleva

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Organização de eventos

BOLONHA, Carlos ; SILVEIRA ARDENTE, Luciana ; SOUZA, S. S. . Encontro Nacional das Juristas (ENAJUR). 2023. (Outro).

BOLONHA, Carlos ; SILVEIRA ARDENTE, Luciana ; SOUZA, S. S. . 93 Simpósio Letaci: ?A Transconstitucionalidade pelo STF para a contenção do populismo?.. 2023. (Outro).

BOLONHA, Carlos ; SOUZA, S. S. . V Encontro Nacional sobre o Estado Administrativo. 2023. (Congresso).

BOLONHA, Carlos ; SOUZA, S. S. ; CAMARGO, A. F . I Encontro LETACI das Instituições - Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro - FND/ MPRJ. 2023. (Outro).

BOLONHA, Carlos ; SILVEIRA ARDENTE, Luciana ; SOUZA, S. S. . Booktalk Letaci - Direito Eleitoral. 2022. (Outro).

BOLONHA, Carlos ; SILVEIRA ARDENTE, Luciana ; SOUZA, S. S. . Seminário Letaci - Ministério Público Federal: Aspectos Institucionais Contemporâneos. 2022. (Outro).

BOLONHA, Carlos ; SILVEIRA ARDENTE, Luciana ; SOUZA, S. S. . 92° Simpósio Letaci: "Uma Reflexão sobre Interpretação Constitucional". 2022. (Outro).

Participação em eventos

12ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Crise do Federalismo ? Uma Comparação de Desdobramentos entre os Sistemas Brasileiro e Norte-americano na Pandemia do Covid-19. 2023. (Outra).

27th IPSA World Congress of Political Science. Polarization in Contemporary Latin America: The Case of Brazil and Chile Presidential Elections. 2023. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, S. S. ; VITAL, A. L. F. ; COUTINHO, L. . Crise do Federalismo ? Uma Comparação de Desdobramentos entre os Sistemas Brasileiro e Norte-americano na Pandemia do Covid-19. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, S. S. . Polarization in Contemporary Latin America: The Case of Brazil and Chile Presidential Elections. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Agências Reguladoras, Políticas Públicas e Big Data: o problema político jurídico do desenho institucional brasileiro e da ausência de qualidade da informação na administração pública, Descrição: No contexto nacional, o Estado tem sido um dos maiores produtores de informação, da mesma forma que é o pior gerente desse ativo. Entende-se que uma das possibilidades de solução desta dificuldade seja a atuação das Agências reguladoras na coleta de informações e divulgação das mesmas, em especial, para elaboração, implementação e análise de resultados das Políticas Públicas de governos. A Administração pública, na verdade, carece de um mecanismo apto a operar as informações, oriundas da atuação regulatória, para a implementação e avaliação das Políticas Públicas, convertê-las em dados úteis e ações efetivas. Para tal, argumenta-se que (i) as informações oriundas da atuação regulatória são vitais para o desenvolvimento de políticas e da persecução dos objetivos do Estado brasileiro; (ii) as Agências reguladoras são instituições de relevante importância tanto na coleta de informações que auxiliem a administração central na elaboração de Políticas públicas como na avaliação destas; (iii) as Agências reguladoras não possuem mecanismos que viabilizem a comunicação das informações coletadas, o que resulta em informações que não são materializados em ações governamentais. A correção das falhas de rede bem como o redesenho de algumas instituições para atuarem como órgãos centralizadores de informações são fatores de concretude dos princípios de eficiência do aparato estatal, de apoio a tomada de decisão em sistema de recursos escassos e de desenvolvimento nacional. Nesse contexto, o presente trabalho almeja contribuir para o desenvolvimento da Administração pública e para a discussão dos arranjos institucionais que buscam a efetivação dos objetivos constitucionais. Assim, é possível demonstrar que a utilização das informações colhidos pelas instituições pode agregar em qualidade a elaboração e avaliação das Políticas públicas pelos órgãos eleitos e pelo controle social exercido pela população. Paralelamente, pode ser demonstrado como o desenho regulatório atual não tem permitido explorar a potencialidade da economia da informação no âmbito público.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Shadde dos Santos de Souza - Integrante / Carlos Bolonha - Coordenador / Luciana Silveira - Integrante.

Prêmios

2021

Escola Eleva Senior Award de Ciências Humanas, Escola Eleva.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade Nacional de Direito. , Rua Moncorvo Filho, Centro, 20211340 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39381040

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora de Teoria Geral do Estado.

2023 - 2023

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora de Direito Constitucional I.

2022 - 2023

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora bolsista de Teoria Geral do Estado.

Atividades

  • 09/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Nacional de Direito.,Linhas de pesquisa