Lurdes Perez Oberg
Possui licenciatura e graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1981/1982), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense e supervisora de estágio em Práticas Comunitárias e Assistência Social da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Niterói, Universidade Federal Fluminense, Área de Concentração: Estudos da Subjetividade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social comunitária, intervenção psicossociológica, trabalho e cultura contemporânea.
Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)
2004 - 2007
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Do Rio das Vitrenes à Galeria dos Desconhecidos: Um estudo em Psicologia Social Comunitária na localidade de Muzema
JUNIA DE VILHENA. Palavras-chave: Psicologia Social Comunitária; Comunidade; cidade; cultura contemporânea; clínica ampliada.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Saúde Humana.
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)
1990 - 1992
Universidade Gama Filho
Título: ATITUDES FRENTE À MATERNIDADE EM GRUPOS DE MULHERES MÃES E NÃO MÃES., Ano de Obtenção: 1996
MARIA CRISTINA FERREIRA.Palavras-chave: MATERNIDADE; MULHERES MÃES; MULHERES NÃO MÃES.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Outro.
Pós-doutorado
2019 - 2020
Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia Social.
Organização de eventos
OBERG, LURDES PEREZ ; Oliveira, Pedro Renan dos Santos . Racialidade, Territórios e Construção da Democracia. 2024. (Outro).
OBERG, Lurdes Perez ; COSTA, F. A. ; ROCHA, J. . Grupo de Trabalho História Social da Psicologia. 2017. (Outro).
OBERG, Lurdes Perez ; MACIEIRA, M. . A UPP Social e a pesquisa em psicologia. 2011. (Outro).
VASCONCELOS, E. M. ; OBERG, Lurdes Perez . Psicologia Comunitária. 2010. (Outro).
OBERG, Lurdes Perez . VI Encontro Regional ABRAPSO Rio de Janeiro Psicologia Social no Brasil: Diversidade e Compromisso. 2010. (Outro).
OBERG, Lurdes Perez ; ANA MARIA JACÓ-VILELA ; LUÍS ANTONIO BAPTISTA . A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO. 2002. (Outro).
BENILTON BEZERRA ; FERNADO TENÓRIO ; OBERG, Lurdes Perez . A REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA. 2002. (Outro).
OBERG, Lurdes Perez . JORNADA DE PSICOLOGIA DA UVA. 2002. (Outro).
Participação em eventos
XI Semana Antimanicomial e Antiproibicionista Goytacá. Memórias, legados e Desafios atuais.Roda de Estágio SUAS: percepções sobre a lógica manicomial nos serviços de Assistência Social. 2025. (Encontro).
17ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Violências Enfrentadas por crianças e adolescentes negros (as):uma análise cartográfica e interseccional.. 2024. (Outra).
17ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Violência estrutural: os efeitos nas subjetividades de mulheres-mães com filhos acolhidos institucionalmente. 2024. (Outra).
Pré-encontro Regional ABRAPSO-RIO: Racialidade, Territorialidade e Construção da Democracia.A escuta do adolescer: os impactos da institucionalização no processo de subjetivação de adolescentes acolhidos/as institucionalmente. 2024. (Outra).
Pré-encontro Regional ABRAPSO-RIO: Racialidade, Territorialidade e Construção da Democracia.Religiosidade e Assistência Social na Contemporaneidade: o que as experiências têm a dizer sobre o atual cenário da rede de assistência social em Campos dos Goytacazes?. 2024. (Outra).
VII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia."Relato de experiência em localidade rural: breve diálogo com a perspectiva decolonial ". 2024. (Outra).
VII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia.O processo ensino-aprendizagem na psicossociologia com graduandos de psicologia no interior do estado do Rio de Janeiro. 2024. (Outra).
VII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia,.Imagens nas Margens: População em Situação de Rua em meio à pandemia de Covid-19. 2024. (Outra).
16ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Relato de Experiência de Estágio no CRAS de Campos dos Goytacazes. 2023. (Outra).
16ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Psicologia Social Comunitária: A pesquisa de temas periféricos. 2023. (Outra).
16ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Acolhimento Institucional e o Paradoxo da Proteção Integral. 2023. (Outra).
Mostra do SUAS e do V Seminário de Psicologia na AS do CRP/RJ. 2023. (Outra).
Seminário Histórias de Vida e Escolhas Teóricas-Psicossociologia. 2022. (Seminário).
18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/UFF.Oficinas de ações solidárias: Fazer para Transformar. 2021. (Oficina).
II Colóquio Latino-Americano sobre Insurgências Decoloniais, Psicologia e os Povos Tradicionais.O encontro do Teatro do Oprimido: ferramenta potente para a construção de uma Psicologia Decolonial. 2021. (Outra).
Orientações Gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária. 2020. (Outra).
Psicossociologia e Sociologia Clínicas: Intervenções e Resist~encias face à derrocada dos ideais societários. 2020. (Seminário).
XIII Encontro Regional Sudeste de História Oral. Narrativas de (re) existência: corpo-oralidades,antirracismo e educação.Poster. 2019. (Encontro).
XX Encontro Nacional Abrapso- 13 a 16 de novembro -PUC SP.As narrativas de vida numa comunidade remanescente de quilombo: desafios da intervenção no noroeste fluminense. 2019. (Encontro).
VII Congresso da ALFEPSI. A Psicologia Social Comunitária na Graduação em Psicologia: a produção de saberes descolonizados. 2018. (Congresso).
Democracia Participativa: Estado e Laicidade: Psicologia Social em Tempos de Exceção.Práticas Comunitárias em uma comunidade quilombola. 2017. (Encontro).
XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Roda de Conversa para os psicólogos que trabalham nos CRAS de Campos dos Goytacazes. 2016. (Exposição).
9 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Reunião da Comissão Nacional de Assistência Social do CFP. 2015. (Congresso).
9 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. 2015. (Congresso).
Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.O Conceito de comunidade: Problematizações a partir da Psicologia Comunitária. 2015. (Encontro).
Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2015. (Encontro).
X Conferência Nacional de Assistência Social. 2015. (Outra).
ANPEPP.História Social da Psicologia. 2014. (Simpósio).
Docentes em Estágio Probatório UFF : carreiras e outros saberes. 2014. (Encontro).
IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Memória da Psicologia Brasileira. 2014. (Congresso).
Quinta Conferência Internacional de Psicologia Comunitária.Problematizando a institucionalização das políticas públicas no Brasil: engendramento de políticas públicas. 2014. (Outra).
XVIII Semana da Psicologia da UVA.Movimentos Sociais de Rua e Subjetividade. 2013. (Encontro).
Ciclo de Aperfeiçoamento Acadêmico de 2012.Planejamento de Ensino numa Perspectiva Interdisciplinar. 2012. (Encontro).
IV Encontro do Laboratório Social LAPSI UVA.Violência Estrutural: Família, Grupos, Estado e Sociedade. 2012. (Encontro).
Simpósio da ANPEPP.Os Fluxos de uma Experiência Comunitária: Apostando na leitura esquizoanalítica. 2012. (Simpósio).
5a. Mostra Regional de Práticas em Psicologia.O Psicólogo na Estratégia de Promoção da Saúde em Um Grupo de Muheres de uma Comunidade do Rio de Janeiro. 2011. (Encontro).
III Encontro do Laboratório Social do LAPSI UVA.Intervenções em Emergências e Desastres Naturais. 2011. (Encontro).
III Encontro do Laboratório Social do LAPSI UVA.A Prática Profissional na UPP: Efeitos num Centro de Referência de Assistência Social. 2011. (Encontro).
Apresentação de Monografias do Curso de Psicologia da UVA.Coordenadora de mesa de Apresentação de Monografias. 2010. (Encontro).
II Encontro do Laboratório Social (LAPSI-UVA). Direitos, Ética e Cidadania: Atenção à Criança, ao Adolescente e à Família.O trabalho do psicólogo na comunidade. 2010. (Encontro).
II Encontro do Laboratório Social do LAPSI UVA.Garantia de Direitos e Políticas de Promoção Social. 2010. (Encontro).
I Simpoósio de Análise Institucional.Respondendo à Demandas Contemporâneas de Comunidade. 2010. (Simpósio).
VI Encontro ABRAPSO- Regional Rio Psicologia Social no Brasil: Diversidade e Compromisso.Política Pública, Psicologia Social Comunitária e Práticas Profissionais. 2010. (Encontro).
Conferência " O Divino Mercado"- Dany Robert Dufour. 2009. (Outra).
Amor e Contemporaneidade- Eugène Enriquez- Sociólogo- Prof. Universidade de Paris VII. 2008. (Encontro).
Apresentação de Tese de Doutorado na UFRJ para Profssionais do Centro de Referência de Mulheres da Maré.Pesquisa em Psicologia Comunitária. 2008. (Encontro).
Gramática dos Afetos. 2008. (Encontro).
A Pesquisa em Psicanálise- Benilton Bezerra- Carlos Alberto Plastino-Silvia Zornig. 2007. (Encontro).
IV Jornada do SPA e IV Encontro de Ex-Alunos.Psicologia Sócio Institucional. 2007. (Encontro).
Palestra na disciplina Psicologia e Comunidade no curso de Psicologia da PUC-Rio.Apresentação da Tese de Doutorado. 2007. (Encontro).
III Jornada do SPA e III Encontro de Ex-Alunos.Psicologia Sócio-Institucional. 2006. (Encontro).
Psicanálise com Crianças e Adolecentes de Comunidades de Baixa-Renda- Visões e Inserções de Práticas Sociais-Fábio Azeredo. 2006. (Encontro).
Ciclo de Conferências 2004 do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. 2004. (Encontro).
LANÇAMENTO DOS CADERNOS DE PSICANÁLISE-CPRJ 2003. 2004. (Outra).
MESA REDONDA - REALIDADE BRASILEIRA E PRÁTICA PSICANALÍTICA. 2004. (Outra).
Conferências em Psicanálise.O CORPO NA HISTERIA E NA PSICOSSOMÁTICA.. 2003. (Outra).
Conferências sobre o Corpo. 2003. (Seminário).
DEPRESSÃO E MELANCOLIA. 2003. (Seminário).
II FÓRUM REGIONAL DE ÉTICA-CRP/05. 2003. (Outra).
WINNICOTT E LACAN: A DOR DE EXISTIR E ALEGRIA DE VIVER. 2003. (Encontro).
2º JORNADA DO ESPAÇO BRASILEIRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS.. 2002. (Encontro).
A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO- ANA MARIA JACÓ VILELA (UERJ) E LUÍS ANTÔNIO BATISTA( UFF).A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO.. 2002. (Encontro).
I SEMINÁRIO SOBRE PARTICIPAÇÃO AVALIAÇÃO, INFORMAÇÃO E QUALIDADE..AVALIAÇÃO, INFORMAÇÃO E QUALIDADE. 2002. (Seminário).
JORNADA DE PSICOLOGIA DA UVA.Participou como moderador na mesas sobre Psicologia Social. 2002. (Encontro).
MESA REDONDA.A REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA.. 2002. (Outra).
III Encontro do Laboratório Social (LAPSI-UVA).A Prática Profissional na UPP : Efeitos num Centro de Referência de Assistência Social. 2001. (Encontro).
1º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO.PARTICIPOU COMO COORDENADORA CULTURAL DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA.. 2000. (Seminário).
I MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA. UMA EXPERIÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS NA ROCINHA. 2000. (Congresso).
I SEMINÁRIO TERCEIRO SETOR. 2000. (Seminário).
Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Relato de Experiência em Psicologia Comunitária. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
Nascimento, C.L.;OBERG, Lurdes Perez; Silva, Cristiana Barcelos; Lima, Jaqueline de Cassia Pinheiro.. A CONCEPÇÃO DO ?EU? E O CONHECIMENTO DE SI A PARTIR DA TEORIA DOS PAPÉIS SOCIAIS EM ERVING GOFFMAN: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A FENOMENOLOGIA. 2024. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
ZAMORA, M. H.;OBERG, Lurdes Perez. Desigualdade Social: O que a Psicologia e a Escola têm a ver com isso?. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Salgado de Oliveira.
ZAMORA, M. H.;OBERG, Lurdes Perez; Mettrau, M. B.. Crianças com Autismo: A inclusão social nas práticas escolares. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Salgado de Oliveira.
Coutinho,M.L.R.;OBERG, Lurdes Perez. Conflitosda vida Conjugal: seus efeitos e dissabores. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Salgado de Oliveira.
ZAMORA, M. H.;OBERG, Lurdes Perez. Adultos que foram crianças trabalhadoras- Impactos do Trabalho Infantil. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Salgado de Oliveira.
ZAMORA, M. H.;OBERG, Lurdes Perez. Violência Intrafamiliar: O que a Escola tem a ver com isso?. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Salgado de Oliveira.
Ciqueira, L.M.;OBERG, Lurdes Perez. Representações Sociais Acerca do trabalho em Equipe. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Salgado de Oliveira.
MARTINS, M. T. S. L.;OBERG, Lurdes Perez. Adolescência e sexualidade: A violência simbólica desvelada. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Larissa Wools Novotony;OBERG, Lurdes Perez. Sobre a interpretação psicanalítica da sexualidade do adolescente. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ANA MARIA JACÓ-VILELA;OBERG, Lurdes Perez. Práticas de Paternidade nas Camadas Populares. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Rosa, L.A.; Nascimento, C.L.;OBERG, Lurdes Perez; Silva, Cristiana Barcelos; Lima, Jaqueline de Cassia Pinheiro.. A CONCEPÇÃO DE ?EU? E O CONHECIMENTO DE SI MESMO A PARTIR DA TEORIA DOS PAPEIS SOCIAIS EM ERVING GOFFMAN. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Silva, Raissa Gonçalves de Oliveira;OBERG, Lurdes Perez; CORSINO, B.; SILVA, P. B.. DIREITO AO AFETO: A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA JURÍDICA FRENTE ÀS NEGLIGÊNCIAS DO ESTADO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E SUAS FAMÍLIAS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Reis, Yasmin Ribeiro;OBERG, Lurdes Perez; SILVA, L. R. B.; CASTRO, K. C.; Oliveira S., C.. .Violências Enfrentadas por crianças e adolescentes negros (as) em uma cidade interiorana mineira::uma análise cartográfica e interseccional.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Rangel, Luisa Baptista Quitete;OBERG, Lurdes Perez; CORSINO, B. P.; SILVA, P. B.; NOGUEIRA, R. B. A.. HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES-MÃES COM FILHOS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: Os entrelaces entre os efeitos objetivos e subjetivos da violência estrutural. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Costa, L.N.; PACHECO, E.; ESTACIO NETO, F.;OBERG, LURDES PEREZ. A criação artística do louco como uma micropolítica de existência e resistência e composição da memória no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Oliveira, Pedro Renan dos Santos; Siveira, Luana;OBERG, LURDES PEREZ. UMA TRÍADE PARA UMA ANALÍTICA DO PODER: DA BIOPOLÍTICA À NECROPOLÍTICA DAS IMAGENS DE CONTROLE SOBRE "INIMIGOS" DA SOCIEDADE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, LURDES PEREZ; PINTO, B. O. S.; Oliveira, Pedro Renan dos Santos. Um corpo para além das marcas: Caminhos para a transversalidade do cuidado coletivo de mulheres mães em sofrimento ético-politico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; CORSINO, B. P.; SIMOES, C. F.. Jovens Rurais: Possibilidades de Permanência na Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; Oliveira, Pedro Renan dos Santos; ALMEIDA-, E. T. V.. INTERFACE ENTRE AS POLÍTICAS DO SUAS E DO SUS: Entraves nos diálogos de rede em Campos dos Goytacazes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; Oliveira, Pedro Renan dos Santos; OLIVEIRA, T. S.. A LETRA L: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE REPRESENTATIVIDADE LGBTQIA+ E A PRODUÇÃO FILMICA NAS PLATAFORMAS DE STREAMING NO BRASIL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, LURDES PEREZ; Calaça Fausto; CORSINO, B.; PINTO, C. A.. Aonde Nasce a Fonte do Ser: Vivências Artísticas e Sonoras na Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, LURDES PEREZ; CAMPOS, C. M. S.; Amado, Laís Medeiros; Oliveira, Pedro Renan dos Santos. VOZES SILENCIADAS, NARRATIVAS AMPLIFICADAS: Por uma produção de conhecimento de fronteira (ou o que acontece quando a mulher negra escreve). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; PACHECO, E. M.; ESTACIO NETO, F.. Narrativa de si: corpo e linguagem como dispositivo de resistência e a criação de uma estratégia de sobrevivência. 2024 - Universidade Federal Fluminense.
Pessanha, Kelly Velasco; GAJANIGO, P. R.; Oliveira, Pedro Renan dos Santos;OBERG, LURDES PEREZ. VIOLÊNCIA POLÍTICA, ASCENSÃO DA EXTREMA DIREITA E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
COELHO, L. Z.; Oliveira, Pedro Renan dos Santos; CALAIS, L. B.;OBERG, Lurdes Perez. Cidade, Colonialidade e Gênero. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
BARBOSA, A. C. A.; CORSINO, B. P.;OBERG, LURDES PEREZ. Um estudo sobre a inserção social e profissional de jovens imigrantes: algumas perspectivas sob a ótica descolonizadora.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
CARVALHO, G. D.; CORSINO, B. P.;OBERG, Lurdes Perez; Silva, Leda Regina Barros. A ESCOLA VIROU IGREJA?: CRISTIANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVEIRA, L.;OBERG, Lurdes Perez; Martins, Viviane Ramiro da Silva. Olhares sobre o Processo do Trabalho na Rede de Atenção Psicossocial: Implicações e Influências do Racismo estrutural na atuação da Psicóloga negra. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
PACHECO, E.;OBERG, Lurdes Perez. Espiralando, entre. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
CORSINO, B.;OBERG, Lurdes Perez. O uso do psicodrama no ambiente escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; ZAMBLUTE, C. D.; SILVEIRA, L.. O SUAS a partir de uma perespectiva descolonial : caminhos para uma prática emancipatória. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
CORSINO, B. P.;OBERG, Lurdes Perez; ESTACIO NETO, F.. As medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei: uma análise dos marcos legais e da atuação da Psicologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Carvalho, A.L.N.;OBERG, Lurdes Perez. Estilos e práticas parentais e seus impactos no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes?,. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
PACHECO, E.;OBERG, Lurdes Perez. Possiveis Encantamentos através das Perspectivas dos Povos Tradicionias diante do Antropoceno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Calaça Fausto;OBERG, Lurdes Perez. A Análise de Discurso e o negacionismo científico: discurso e mídias sociais como instrumento de poder. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
PACHECO, E.;OBERG, Lurdes Perez; Calaça Fausto. O luto das mulheres em situação de rua: do morrer e do resistir em meio à pandemia de COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; Siveira, Luana. O encontro do Teatro do Oprimido: ferramenta potente para a construção de uma Psicologia Decolonial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez. A performance poética como uma terapêutica decolonial: as vozes insurgentes das poetas vocais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
BORGES, R. O.;OBERG, Lurdes Perez; Souza, L.G.. SAÚDE MENTAL EM CONTEXTOS RURAIS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA BRASILEIRA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Siveira, Luana; OLIVEIRA, T. S.;OBERG, Lurdes Perez. Para dizer o que se cala: Gritos, Escritos e Ecos do Silenciamento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Siveira, Luana; OLIVEIRA, T. S.;OBERG, Lurdes Perez. O caminho se faz acompanhando: Em busca de uma Psicologia situada, citadina e transdisciplinar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez. Desenvolvimento Organizacional eticamente sustentável: ação comunitária e a abertura de espaços públicos de discussão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
MANTUAN, S.;OBERG, Lurdes Perez. Adolescência, Constituição Identitária e Contextos de Vulnerabilidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
AZEVEDO, A. M.;OBERG, Lurdes Perez; CORSINO, B. P.. Verdade ou Consequência: O Fracasso Escolar e seus Impactos na Formação dos Jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
BOM, M. R.; MANTUAN, S.;OBERG, Lurdes Perez. Visões sobre o feminismo: Mídia e produção de subjetividade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
BLANC, L. R. M. G.; MANTUAN, S.;OBERG, Lurdes Perez. Concepções de gênero presentes em publicações direcionadas a adolescentes e jovens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
COELHO, C. A. V.; CORSINO, B.;OBERG, Lurdes Perez. Participação infantil nas políticas públicas: um debate crescente na sociedade contemporânes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Moreira, R.S.; Traesel, E.S.;OBERG, Lurdes Perez. Estudo das Relações de Trabalho no contexto da docência: impactos sobre a saúde e a subjetividade dos docentes em um município do interior do estado do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; ESTACIO, G. A. G.. Os desafios da Psicologia na lógica Interdisciplinar nos CRAS de Campos dos Goytagazes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Oliveira S., C.;OBERG, Lurdes Perez. Avaliação de Estresse e Ansiedade em Dependentes Químicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Siveira, Luana;OBERG, Lurdes Perez; Breder, Barbara. Saúde mental: Das práticas do cuidado ao cuidado das práticas As implicações do espaço na formação da subjetividade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
Siveira, Luana;OBERG, Lurdes Perez. Bang Bang: de bandido a louco perigoso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; Traesel, E.S.. ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NOS MODELOS DE SOCIEDADE E SEUS IMPACTOS SUBJETIVOS E LABORAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; CORSINO, B. P.; MANTUAN, S.. Avance ou volte uma casa? A política habitacional e seus impactos nas crianças da Comunidade Margem da Linha, em Campos dos Goytacazes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez. Silva.A importância do atendimento psicológico na UTI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. de Almeida Ribeiro.Representações Simbólicas do Envelhecer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Pessoas com Deficiência e Políticas Públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Os índios fulniô e a prevenção das neuroses em Willhelm Reich. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Gravidez na Adolescência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. A Mulher contemporãnea no mercado de trabalho: MotivaçãoXdesmotivação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. O fator motivação nas organizações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Patologização da Pobreza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Pensar os novos cuidados em saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Violência intrafamiliar, acolhimento e reinserção familiar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Bellettti.A violência doméstica contra crianças e adolescentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Influência de fatores sociais no processo de escolha profissional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Álcool e outras drogas: sobre políticas públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. A atuação do psicólogo hospitalar com crianças com TEPT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. A importância do atendimento psicológico frente ao câncer infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. O Trabalho do psicólogo na socioeducação: contribuições da psicanálise. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Reforma Psiquiátrica e desassistência: Uma análise a partir do cuidado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Contribuições da psicologia para a segurança pública nos casos de jovens em conflito com a lei. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Grupos Sociais na Organização: A Importãncia da liderança na manutenção do clima organizacionak. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. A transferência na clínica com crianças: Relato de um Caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. As Dificuldades de Reinserção Social do Psicótico Infrator: Uma experiência de Estágio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. A Sociedade do Espetáculo, da imagem e do consumo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez; Cavalcante, F.G.. Gestalt Terapia e o Processo de luto na primeira infância. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. O Fenômeno Adoslescência e a Clínica Gestáltica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Clínica do Autismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. O Adoecimento Psíquico no Contexto Organizacional: Orientação, Estratétias de Prevenção e Cuidado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez; Bizarro, Carlos Alberto Rodrigues; Madeira, Eunice. Aspectos da Interface entre Psicologia Comunitária e Promoção da Saúde num grupo de mulheres de Muzema. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez; Tatsch, Carmem Rodrigues. Representações Sociais de Jovens Cariocas sobre a Sexualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez; Zanotelli, R.C.. Uma Reflexão sobre Bullying e Resiliência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
Zanotelli, R.C.;OBERG, Lurdes Perez. A importância do psicólogo de RH nas Organizações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
Veríssimo, Luiz José;OBERG, Lurdes Perez. O Ser-No-Mundo na Contemporaneidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
Dias, M.V.;OBERG, Lurdes Perez. Os Perfis das Famílias postulantes à Adoção e dos menores que aguardam nas filas de espera. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
Anselme, Celia;OBERG, Lurdes Perez. O Jovem em Conflito com a lei e as Medidas Sócio-educativas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. Aspectos da Interface:Políticas Públicas e NeuroPsicologia. 2011 - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez. A Psicanálise e a Reforma Psiquiátrica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.
OBERG, Lurdes Perez; ESTACIO NETO, F.; Santorum, K.M.T.; Suprani, B.B.; Fiho, I.N.. Psicologia do Trabalho e das Organizações: Práticas profissionais. 2023. Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; ESTACIO NETO, F.; DOMINGOS, M. L. C.; AMARAL, A. V.; CERQUEIRA, L. M.. Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2015. Universidade Federal Fluminense.
Oliveira, Pedro Renan dos Santos;OBERG, Lurdes Perez. Banca Avaliadora para Edital de Extensão 2025 UFF Campos. 2025. Universidade Federal Fluminense.
Oliveira, Pedro Renan dos Santos; Siveira, Luana;OBERG, Lurdes Perez. Psicologia Social: pesquisa e intervenção. 2023. Universidade Federal Fluminense.
Ruas, Alexandre;OBERG, Lurdes Perez. Agenda Acadêmica- 2023- Semana de Monitoria 2023. 2023. Universidade Federal Fluminense.
OBERG, LURDES PEREZ. XV Mostra de Extensão UENF/UFF/IFF e VII UFRRJ. 2023. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
OBERG, Lurdes Perez; CORSINO, B. P.; Souza, L.G.. Banca de Monitoria Psicologia e Comunidade. 2018. Universidade Federal Fluminense.
Souza, L.G.;OBERG, Lurdes Perez; OLIVEIRA, C. S.. Psicologia Social, de grupo, políticas públicas e metodologia de pesquisa. 2018. Universidade Federal Fluminense.
Quintela, R.R.; PACHECO, E.;OBERG, Lurdes Perez. Psicologia Institucional e Políticas Públicas. 2017. Universidade Federal Fluminense.
OBERG, Lurdes Perez; BASTIANELLO, M.; Souza, L.G.. Banca de Monitoria Psicologia e Comunidade. 2016. Universidade Federal Fluminense.
Orientou
A pessoa institucionalizada:Reflexões acerca de narrativas subjetivas de direitos humanos na perespectiva de pessoaem situação de rua em acolhimentos públicos da alta complexidade de Campos dos Goytacazes; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Entrelaces entre o sujeito e o social na compreensão do envelhecer; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Considerações sobre um percuso no Suas no curso de graduação em Psicologia; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Os impactos psicossociais do abandono e da institucionalização em crianças e adolescentes em situação de acolhimento; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
(Re) A educação como ferramenta de reinserção social para a população com trajetórias de rua em situação de institucionalização: construindo pontes:; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
; Violências Enfrentadas por crianças e adolescentes negros (as) em uma cidade interiorana mineira::uma análise cartográfica e interseccional; ; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Um corpo para além das marcas: Caminhos para a transversalidade do cuidado coletivo de mulheres mães em sofrimento ético-politico; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Psicologia como Instrumento de Controle: O assujeitamento das práticas clinicas à lógica do ajustamento social; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
DIREITO AO AFETO: A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA JURÍDICA FRENTE ÀS NEGLIGÊNCIAS DO ESTADO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E SUAS FAMÍLIAS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES-MÃES COM FILHOS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: Os entrelaces entre os efeitos objetivos e subjetivos da violência estrutural; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
? CLASSES SOCIAIS E MODOS DE EXISTÊNCIA NO CAPITALISMO: Reflexões acerca da produção do sofrimento psíquico na vida de sujeitos contemporâneos; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
INTERFACE ENTRE AS POLÍTICAS DO SUAS E DO SUS: Possibilidades nos diálogos de rede em Campos dos Goytacazes; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
O aborto induzido a partir do viés da Psicologia Social: Interseccionalidade de raça e classe; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
O luto das mulheres em situação de rua: do morrer e do resistir em meio à pandemia de COVID-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Diálogos Possíveis entre a Psicologia e o Trabalho: pessoas não binárias nas organizações; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Caracterização de uma experiência no Lar de Acolhimento Respeito e Amor (LARA); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Um estudo sobre a inserção social e profissional de jovens imigrantes: algumas perspectivas sob a ótica descolonizadora; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
O SUAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DESCOLONIAL: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA EMANCIPATÓRIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
O encontro do Teatro do Oprimido: ferramenta potente para a construção de uma Psicologia Decolonial; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A performance poética como uma terapêutica decolonial: as vozes insurgentes das poetas vocais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A Psicologia Decolonial e a Poesia Vocal; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A Psicologia Decolonial e o Teatro do Oprimido; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Processos Migratórios no eixo Nordeste e sudeste na década de 70; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A POTÊNCIA JONGUEIRA E QUILOMBOLA DE MACHADINHA - QUISSAMÃ/RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO EM PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
CINQUENTA ANOS DE GAVIÕES DA FIEL SOB A ÓTICA DA PSICOLOGIA SOCIAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Adoção Tardia em Instituições de Acolhimento: Construindo Análises a partir de uma experiência de estágio em Campos dos Goytacazes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
O esporte como via de ruptura do fatalismo: conscientização e empoderamento; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Os desafios da Psicologia na metodologia interdisciplinar nos CRAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A adoção tardia em instituição de acolhimento: construindo análises a partir de uma experiência de estágio em Campos dos Goytacazes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Identidade Estigmatizada, Exclusão Social e Medicalização: um estudo sobre abrigamento feminino na adolescência na Região Norte Fluminense; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A psicologia sócio-histórica, cotidiano e afetividade no enfrentamento do sofrimento ético-político; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Cervantes; O cuidado aos cuidadores nos dispositivos de saúde mental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Uma análise contemporânea da felicidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Guimarães; A relação entre a cultura técnico cientifica e a cultura popular no dispositivo de acolhimento numa politica pública; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A Psicologia Organizacional sob a Ótica da Análise Institucional; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A Beleza na Contemporaneidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Psicologia Comunitária e Políticas Públicas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A instituição prisional:uma experiência de estágio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A Sociedade de Consumo na Adolescência; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Psicologia Comunitária: O trabalho do psicólogo numa ONG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
As Desigualdades Sociais e a Psicologia: O Despertar para a a Realidade Social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Assedio Moral: A violência silenciosa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A Emergência do Sujeito como Direção clínica e política no trabalho com crianças e adolescentes psicóticos e autistas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Psicologia Comunitária: História, Fundamentos e atuação do psicólogo na ONG Casa da Cultura Santa Clara na Comunidade de Merendiba no Complexo do Alemão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Psicólogo: Agente Promotor de Autonomia em Comunidade de Baixa Renda; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Consumismo e Individualismo O Consumismo na Sociedade Contemporânea: Aspectos Psicológicos e Interações Sociais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Aspectos da Interface entre Psicologia Comunitária e Promoção da Saúde num grupo de mulheres de Muzema; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Representações Sociais de Jovens Cariocas sobre a Sexualidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Uma reflexão sobre Bullying e Resiliência; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Aspectos da Interface:Políticas Públicas e NeuroPsicologia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A Aposta na Experiência Comunitária da Contemporaneidade e os Caminhos percorridos através da Psicologia Comunitária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Reflexão sobre o Trabalho e a Saúde Mental dos Embarcados em Plataforma de Petróleo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A Construção do Indivíduo na Modernidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Psicologia Comunitária - Um certo grupo de leituras infantis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Práticas Psicossocias na Comunidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
As Transsformações Subjetivas no Grupo de Leituras Infantis de Muzema; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Percepção das Crianças do Grupo de Leituras Infantis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
A Produção da Subjetividade no Capitalismo Contemporâneo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Psicanálise e Religião; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lurdes Perez Oberg;
Produções bibliográficas
-
OBERG, Lurdes Perez ; AGUILLERA, M. A. S. . Cinquenta anos de Gaviões da Fiel sob a ótica da Psicologia Social. Fulia UFMG , v. 7, p. 7-2022, 2022.
-
OBERG, LURDES PEREZ ; CARRETEIRO, T. C. O. . ASPECTOS RELIGIOSOS NO CONTEXTO COMUNITÁRIO RURAL: ENTRAVES E DESAFIOS. Revista Polêmica , v. 19, p. 86-108, 2019.
-
OBERG, LURDES PEREZ . O conceito de comunidade: problematizações a partir da psicologia comunitária. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 18, p. 709-728, 2018.
-
GOMES, TERESA CRISTINA DE SOUSA ; OBERG, LURDES PEREZ . ADOÇÃO TARDIA EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO: CONSTRUINDO ANÁLISES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. Revista Polêmica , v. 18, p. 132-151, 2018.
-
OBERG, Lurdes Perez . Esqueça a casa e o trabalho/a vida fica lá fora: reflexões de uma prática comunitária. Polêm!ca , v. 14, p. 113-128, 2015.
-
OBERG, Lurdes Perez . Individualismo e Coletivismo: Reflexões a partir da ótica de mulheres de uma comunidade. Polêm!ca , v. 2, p. 192-202, 2013.
-
OBERG, Lurdes Perez ; ZAMORA, M. H. . A Psicologia Comunitária e a Conquista de Políticas Públicas. Emancipação (UEPG. Impresso) , v. 13, p. 117-129, 2013.
-
Bizarro, Carlos Alberto Rodrigues ; OBERG, Lurdes Perez . Psicologia Comunitária e Promoção da Saúde: Mulheres partindo para a convivência. Revista Ibero Americana de Gerontologia , v. 1, p. 25-37, 2013.
-
OBERG, Lurdes Perez ; Junia de Vilhena . Psicologia Comunitária: A Clínica Ampliada na localidade de Muzema. Psico (PUCRS. Online) , v. 42, p. 408-415, 2011.
-
OBERG, Lurdes Perez ; Junia de Vilhena . Oberg, L. P. & Vilhena,J. (2010) Algumas Considerações sobre a Clínica Ampliada: Psicologia Social Comunitária e o Relato de uma experiência na comunidade de Muzema na cidade, na cidade do Rio de Janeiro. Revista de Psicologia da Univ.Federal do Ceará.. Revista de Psicologia , v. 1, p. 1-8, 2010.
-
OBERG, Lurdes Perez . A Individualização do Social. Afinal, O que podemos almejar para além desta rota?. Polêm!ca , v. v.9, p. 28-39, 2010.
-
OBERG, Lurdes Perez . A Clínica Ampliada com Crianças: O Grupo de Leituras na Comunidade. Revista Polêmica , v. 8(1), p. 69-78, 2009.
-
OBERG, Lurdes Perez . Do Rio Das Vitrines à Galeria dos Desconhecidos: Um Estudo em Psicologia Social Comunitária na localidade de Muzema. Latin American Journal of Fundamental Psychopathology online , v. 5, p. 1 maio 2008, 2008.
-
OBERG, Lurdes Perez . Do Rio das Vitrines à Galeria dos desconhecidos: Um Estudo em Psicologia Social Comunitária na localidade de Muzema. Psicologia Clínica , v. 20, p. 213-214, 2008.
-
OBERG, Lurdes Perez . O Pesquisador na Comunidade: A Valorização das Pesquisas em Ciências Humanas. Polêm!ca , v. 21, p. 1-9, 2007.
-
OBERG, Lurdes Perez . PSICOLOGIA SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO. Revista de Psicologia (Rio de Janeiro) , RIO DE JANEIRO, v. 1, n.1, p. 81-88, 2002.
-
OBERG, Lurdes Perez . Do Rio das Vitrines à Galeria dos Desconhecidos: Um Estudo em Psicologia Social Comunitária na localidade de Muzema. 1. ed. São Paulo: Biblioteca24x7, 2008. v. 1. 218p .
-
Rosa, L. A. ; OBERG, Lurdes Perez . Imagens nas Margens: população em situação de rua em meio à pandemia de Covid-19. In: Silva, P.H.I.; Penso, M.A.; Bareicha, P.. (Org.). Crises, Fraturas e Resistências. Acões e Reflexões em Sociologia Clínica. 1ed.Cachoeirinha: Fi, 2025, v. 1, p. 39-60.
-
OBERG, LURDES PEREZ ; CARRETEIRO, T. C. O. . Relato de Experiência em localidade rural: breve diálogo com a perspectiva decolonial. In: Silva, P.H.I.; Penso, M.A.; Bareicha, P.. (Org.). Crises, Fraturas e Resistências. Acões e Reflexões em Sociologia Clínica. 1ed.Cachoeirinha: Fi, 2025, v. 1, p. 101-116.
-
Azevedo, A.A.S. ; Souza, Nilcimar ; OBERG, LURDES PEREZ . Psicologia, Sociedade e Desigualdade Social: Boas Práticas para a Formação. In: Rocha, R.V.S.; Sampaio, W.M.Toloy,D.S.T.;. (Org.). Experiências em Psicologia Comunitária: Caminhos para a formação do psicólogo. 1ed.Salvador: Editora Devires, 2021, v. 2, p. 41-58.
-
OBERG, Lurdes Perez ; PINTO, B. O. S. . Educação a Distância e Pandemia: Momento Remoto de Ensino ou Educação Colonizada?. In: Carreteiro, T.C.;Guimarães,L.de V.; Nasciutti, J.R.. (Org.). Janelas da Pandemia. 1ªed.Belo Horizonte: Editora Instituto Direitos Humanos, 2020, v. 1, p. 89-100.
-
Cavalcante, F.G. ; Dias, Mônica ; OBERG, Lurdes Perez . Garantia de Direitos e Prevenção da Violência na Escola: a formação de gestores e diretores no âmbito global e local. In: SCHIMANSKI, Edna; CAVALCANTE, Fatima Gonçalves. (Org.). Pesquisa e Extensão: Experiências e Perspectivas Interdisciplinares. 1ed.Ponta Grossa: UEPG, 2014, v. , p. 155-182.
-
OBERG, Lurdes Perez . PRESSÃO NO CORAÇÃO. YES TEEN, SAO PAULO, p. 34 - 34, 01 jun. 2010.
-
OBERG, Lurdes Perez . Sem Neuras. YES TEEN, São Paulo, p. 49 - 49, 01 maio 2010.
-
OBERG, Lurdes Perez . A PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NA MUZEMA. O Itanhangá-Jornal de Bairro. Ano II-nº18, Rio de Janeiro, 01 jun. 2004.
-
OBERG, Lurdes Perez . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. JORNAL DA UNIVERSIDADE, Rio de Janeiro, 12 abr. 2000.
-
OBERG, Lurdes Perez ; Viana, T. R. . O encontro do Teatro do Oprimido: ferramenta potente para a construção de uma Psicologia Decolonial. In: II Colóquio Latino- Americano sobre Insurgências Decoloniais, Psicologia e os Povos Tradicionais, 2021, Sobral-CE.. anais do II Colóquio Latino- Americano sobre Insurgências Decoloniais, Psicologia e os Povos Tradicionais. Salvador _Bahia: Editora Devires, 2021.
-
OBERG, Lurdes Perez ; Rosa, L. A. . O processo ensino-aprendizagem na psicossociologia com graduandos de psicologia no interior do estado do Rio de Janeiro. In: VII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia, 2024, Brasilia. VII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia, 2024.
-
OBERG, Lurdes Perez . A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA NUMA COMUNIDADE POBRE: DESAFIOS FRENTE AO FATALISMO.. In: XXXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 2017, Merida. Inclusão e equidade para o bem estar das Américas, 2017.
-
OBERG, Lurdes Perez . RODA DE CONVERSA PARA PSICÓLOGOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE.. In: XXXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 2017, Mérida, México. Inclusão e equidade para o bem estar das Américas, 2017.
-
OBERG, Lurdes Perez . A prática profissional na UPP do Morro da Providência: Efeitos num Centro de Referência da Assistência Social. In: Semana de Iniciação Científica da UVA, 2011, Rio de Janeiro. Semana de Iniciação Científica da UVA, 2011.
-
OBERG, Lurdes Perez . Desafios do Sofrimento Psicológico Em Uma Favela Carioca "Sem Violência". In: I SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2003, RIO DE JANEIRO. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UVA. RIO DE JANEIRO, 2003.
-
OBERG, Lurdes Perez . Uma Experiência de Jovens e Adultos na Rocinha. In: I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, 2000, S.P.. I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. S.P.: Summus Editorial, 2000.
-
OBERG, Lurdes Perez ; Rosa, L. A. . O processo ensino-aprendizagem na psicossociologia com graduandos de psicologia no interior do estado do Rio de Janeiro. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Rosa, L. A. ; OBERG, LURDES PEREZ . Imagens nas Margens: População em situação de Rua em meio à pandemia de COVID-19.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OBERG, LURDES PEREZ ; CARRETEIRO, T. C. O. . 'Relato de experiência em localidade rural: breve diálogo com a perspectiva decolonial '. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OBERG, Lurdes Perez ; ASSIS, C. ; NEVES, L. G. ; PONTES, I. F. . Da comunidade rural à universidade: O interesse de jovens rurais pela comunidade acadêmica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PRADO, P. ; SCARPE, L. ; BOHIER, C. ; OBERG, Lurdes Perez . A Psicologia Social Comunitária na Graduação em Psicologia: a produção de saberes descolonizados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OBERG, Lurdes Perez . A naturalização da violência numa comunidade pobre: desafios frente ao fatalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OBERG, Lurdes Perez . Roda de conversa para psicólogos da assistência social: experiência de extensão na universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OBERG, Lurdes Perez ; CORSINO, B. ; AGUILLERA, M. A. S. ; FREITAS, M. V. B. P. ; ANACLETO, A. L. ; LOUIVAN, M. ; VIANA, R. ; NEVES, L. G. ; ASSIS, C. . Práticas Comunitárias em uma comunidade quilombola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OBERG, Lurdes Perez . Do assistencialismo à ética da solidariedade: Desafios e embates da psicologia na história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OBERG, Lurdes Perez . Práticas Comunitárias dos anos 2010 a 2015: contribuições a história social da psicologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OBERG, Lurdes Perez . O Conceito de Comunidade: Problematizações a partir da Psicologia Comunitária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OBERG, Lurdes Perez ; OSORIO, L. . Problematizando a institucionalização das políticas públicas no Brasil: engendramento de políticas públicas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OBERG, Lurdes Perez ; ANA MARIA JACÓ-VILELA ; ROCHA, N. . Memória Brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OBERG, Lurdes Perez . Os Fluxos de uma Experiência Comunitária: Apostando na leitura esquizoanalítica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Constantino, Patrícia ; OBERG, Lurdes Perez . Experiências compartilhadas: conversando sobre discursos da Psicologia Comunitária com lideranças da localidade de Muzema.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OBERG, Lurdes Perez . Respondendo à Demandas Contemporâneas de Comunidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OBERG, Lurdes Perez . O trabalho do psicólogo na comunidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OBERG, Lurdes Perez . Coordenador de Mesa de Apresentação Do Curso de Psicologia da UVA Campus II. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OBERG, Lurdes Perez . Garantia de Direitos e Políticas de Promoção Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OBERG, Lurdes Perez . VI Encontro ABRAPSO- Regional Rio Psicologia Social no Brasil: Diversidade e Compromisso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OBERG, Lurdes Perez . Do Rio da Vitrines à Galeria dos Desconhecidos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OBERG, Lurdes Perez . Roda de Conversa para os psicólogos que trabalham nos CRAS de Campos dos Goytacazes 2016 (Resumo de trabalho de Extensão UFF Campos dos Goytacazes).
-
Freitas Campos, R. H. ; OBERG, Lurdes Perez . 3o. Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: Imago, 2015 (Confecção de Verbete Helena Besserman Vianna).
-
OBERG, Lurdes Perez . Resumo de Tese publicado no Latin American Journal Of Fundamental Psychopathology: Do Rio da Vitrines à galeria dos Desconhecidos: Um Estudo em Psicologia Social Comunitária na Localidade de Muzema 2008 (Resumo de Tese).
-
OBERG, Lurdes Perez . From The Stores in Downtown Rio to the Ghettoes of The Nobodies: A Study In Social Community Psychology In Muzema 2007 (Resumo de Tese).
Outras produções
OBERG, Lurdes Perez ; CANDAL, C. . Consultor em Mudança de Comportamento associado a educação-Instituto Compartilhar/Núcleo Forte do Leme. 2012.
OBERG, LURDES PEREZ . Revista Desidades. 2025.
OBERG, LURDES PEREZ . Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia UERJ. 2025.
OBERG, LURDES PEREZ . Revista Diaphora. 2025.
OBERG, Lurdes Perez . Revista Pesquisa e Práticas Psicossociais. 2021.
OBERG, LURDES PEREZ . Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. 2020.
OBERG, Lurdes Perez . Revista Estudos e Pesquisa em Psicologia. 2020.
OBERG, LURDES PEREZ . Estudos Contemporâneos da Subjetividade- Universidade Federal Fluminense. 2020.
OBERG, LURDES PEREZ . Revista Estudos de Psicologia (UFRN_Natal). 2020.
OBERG, LURDES PEREZ . Instituto Prebesteriano Mackenzie. 2019.
OBERG, Lurdes Perez . Revista Psicologia Política. 2018.
OBERG, Lurdes Perez . XIII Encontro Clio-Psyché- UERJ- Resistências: Ciência e Política na História da Psicologia. 2018.
OBERG, Lurdes Perez . Revista Estudos e Psicologia da UERJ. 2017.
OBERG, Lurdes Perez . Estudos Contemporâneos da subjetividade. 2016.
OBERG, Lurdes Perez . Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2016.
OBERG, Lurdes Perez . Revista Estudos e Pesquisa em Psicologia/UERJ. 2016.
OBERG, Lurdes Perez . XII Clio Psyché. UERJ. 2016.
OBERG, Lurdes Perez . Revista Estudos e Pesquisa em Psicologia/ UERJ. 2015.
OBERG, Lurdes Perez . Estudos Contemporâneos da Subjetividade. 2015.
ANA MARIA JACÓ-VILELA ; OBERG, Lurdes Perez . Clio Psyché, Discursos e Práticas na História da Psicologia. 2014.
OBERG, Lurdes Perez . Revista Latino-Americana Psicologia Social Inacio Martin-Baró, v.2 n.1, Jan/jul. 2013.
OBERG, Lurdes Perez . Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2012.
OBERG, Lurdes Perez . Encontro Clio-Psyché. Instituições, História, Psiclogia. 2012.
OBERG, Lurdes Perez . Revista Latino Americana de Psicologia Social Ignácio Martin-Baró, vlo.1,n.1, Jul-Dec.. 2012.
OBERG, Lurdes Perez . III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão 2010. 2010.
OBERG, Lurdes Perez . IX Encontro Clio Psyché: Gênero, Psicologia, História 2010. 2010.
OBERG, Lurdes Perez . Revista Extensão em Foco- Universidade Federal do Paraná. 2009.
OBERG, Lurdes Perez . Quando a Infância Cruza a Guerra. Psicólogos alertam para os impactos causados pela exposição à violência. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
VASCONCELOS, E. M. ; OBERG, Lurdes Perez . Atuação Interdisciplinar no SUAS. 2015.
OBERG, Lurdes Perez ; VASCONCELOS, E. M. . Atuação Interdisciplinar no SUAS. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OBERG, Lurdes Perez . Psicóloga da UVA dá voz a mulheres de comunidade. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
OBERG, Lurdes Perez . Saude Mental e Trabalho. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OBERG, Lurdes Perez . Clínica da Atividade:devolução sobre a extensão realizada para psicólogos dos cras de Campos dosGoytacazes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OBERG, Lurdes Perez ; SOARES, M. B. . Práticas Comunitárias do ano 2010 a 2015: contribuições para a história social da psicologia. 2016. (Relatório de pesquisa).
OBERG, Lurdes Perez . Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social. 2015. (Encontro de Práticas Profissionais).
OBERG, Lurdes Perez . Clínica Ampliada e Políticas Públicas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OBERG, Lurdes Perez . Curso de Extensão sobre Prevenção da Violência e Garantia de Direitos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OBERG, Lurdes Perez . Coordenadora do Núcleo Carioca da ABRAPSO de Psicologia Comunitária. 2009. (Encontro de Práticas Profissionais).
OBERG, Lurdes Perez . Um Estudo em Psicologia Social na comunidade de Muzema. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OBERG, Lurdes Perez . Do Rio das Vitrines à Galeria dos Desconhecidos: Um Estudo em Psicologia Social Comunitária na localidade de Muzema. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo sobre Tese de Doutorado).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
A Psicologia Social Comunitária: a pesquisa de temas periféricos, Descrição: O objetivo geral deste projeto é aproximar os discentes de leituras, experiências e pesquisas sobre temas periféricos que contestem uma colonização político-científica, decorrente da hegemonia de modelos europeus e norte-americanos. A Psicologia Social Comunitária desenvolve uma ação de politização da vida cotidiana, podendo desestabilizar processos instituídos no tecido social. Busca-se neste estudo, uma aproximação com modos de vida que resistem à lógica do capitalismo globalizado. Valoriza-se, assim, atividades científicas e práticas profissionais que considerem temas periféricos. A Psicologia Social de Martin-Baró sustenta a ciência psicológica articulada às lutas sociais e propõe o desvelar de uma ideologia anti-popular e fatalista presentes na dinâmica social. Abordaremos temas como desigualdade estrutural, feminismo negro, fatalismo, populações tradicionais,assistência social, empoderamento e outros. Temos uma proposta de examinar diversas formas de exclusão social causadoras de sofrimento ético-político na vida das maiorias populares.2023- atual- Neste momento da pesquisa: Psicologia Social Comunitária: a pesquisa de temas periféricos, temos a proposta através do referencial teórico sócio-histórico, de estudar o pensamento social brasileiro consolidado nos finais do século XIX e início do século XX, e sua interface com a atualidade da Política de Assistência Social, buscando possibilidades de resistências nas práticas profissionais. Neste sentido, características deste período histórico podem apresentar-se como marcadores que se repercutem nessas práticas como racismo científico, branqueamento da população brasileira, visão da população em situação de vulnerabilidade social como inferior e perigosa. Com intuito de firmar uma articulação entre o campo de estágio, a pesquisa, o ensino e a extensão identifica-se a urgência de uma investigação sobre a prevalência da epistemologia moderna ocidental e suas interconexões com o processo colonial brasileiro. Para isso, utiliza-se no percurso metodológico a pesquisa bibliográfica que versa sobre esta temática, juntamente com a análise dos relatórios das experiências de estagiários(as), além dos registros de campo das pesquisadoras em dispositivos do SUAS, a fim de detectar os aspectos teórico-metodológicos dessas práticas. Até o momento, verifica-se em alguns equipamentos a manutenção nas práticas de relações hierárquicas e assistencialistas com os(as) usuários(as) distantes do ponto de vista dos povos subalternizados, favorecendo a emergência de discursos racializados. Do mesmo modo, um espaço que precisa ser comprometido em desmontar uma visão colonialista sobre populações específicas, reverbera na verdade o fortalecimento das mesmas. A partir disso, esta pesquisa implica em debruçar-se sobre pontos que podem abrir discussões que favoreçam a reflexão acerca de se adotar posicionamentos interdisciplinares, antirracistas e libertários na assistência social brasileira. Palavras-Chave: pensamento social brasileiro; colonialialidade; assistência social; racismo estrutural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Lurdes Perez Oberg - Coordenador / Luisa Baptista Quitete Rangel - Integrante / Rhyzia Norberto Lopes - Integrante / Raissa Gonçalves de Oliveira Silva - Integrante / Yasmin Ribeiro Reis - Integrante.
-
2014 - 2017
Práticas Comunitárias: Contribuições para a história social da psicologia, Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre questões que emergem nas práticas comunitárias a partir do ano de 2010 até o momento atual, visando contribuir para uma história social da psicologia. A história social da psicologia tem como objetivo problematizar a historiografia da psicologia, considerando que esta deve ser epistemologicamente e metodologicamente situada. Entende-se que a psicologia comunitária promove uma ampliação dos domínios tradicionais da psicologia e apresenta uma fecunda produção de conhecimento sobre os nossos fazeres na atualidade. Poderemos, ainda, abordar alguns temas presentes na contemporaneidade como o trabalho do (a) psicólogo(a) nas políticas públicas, no terceiro setor, nos movimentos sociai e nos espaços diversos fora do contexto urbano, etc.A metodologia utilizada será um levantamento bibliográfico de artigos científicos sobre práticas comunitárias em duas revistas científicas de Psicologia. Espera-se contribuir com este estudo para tópicos contemporâneos presentes nas práticas comunitárias dos psicólogos na realidade, fazendo conexões com a história social da psicologia. Além disto, esperamos inserir este estudo nas discussões do grupo de trabalho História Social da Psicologia da ANPEPP (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Psicologia). Segundo momento: O objetivo geral desta pesquisa é propiciar aos moradores de comunidades quilombolas possibilidades de expressar seus saberes e experiências através de relatos orais, rodas de conversa e atividades artísticas. Considera-se o princípio da diversidade, respeitando-se às diferenças e a convivência dos sujeitos sociais. Enfatiza-se redes de solidariedade entre os seus pares no território, priorizando as formas próprias de organização social e cultural desta população. Aposta-se, assim, na valorização de práticas e conhecimentos tradicionais, bem como na promoção do reconhecimento da dimensão subjetiva, coletiva e social destas práticas e na saúde da população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lurdes Perez Oberg - Coordenador / Larissa Grandi Neves - Integrante / Camila Assis - Integrante / Marcus Freitas - Integrante.
-
2011 - 2011
A prática profissional na UPP do Morro da Providência: Efeitos num Centro de Referência da Assistência Social, Descrição: Cartografar a prática profissional com os jovens do Centro de Referência de Assistência Social da UPP do Morro da Providência, trazendo à tona novos sentidos nas experiências e promovendo outro olhar em que o jovem possa ser reconhecido em suas possibilidades e integrado a uma rede social. Contribuir para uma pesquisa já iniciada nesta universidade, no LAPSI UVA, no ano de 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lurdes Perez Oberg - Coordenador.
-
2010 - 2014
Programa de Extensão e Pesquisa Interdisciplinar para aprimorar a prática profissional de garantia de direitos da criança e do adolescente e o apoio à família, Descrição: Estruturar atividades de extensão e pesquisa, visando a educação continuada e a formação de multiplicadores, com profissionais e gestores das instituições das áreas de educação, saúde, assistência social e justiça... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lurdes Perez Oberg - Integrante / Fátima Gonçalves Cavalcante - Coordenador.
-
2005 - 2006
O que significa viver em uma comunidade?, Descrição: Investigar como se apresenta a comunidade existente na cultura contemporânea articulando com questões presentes na experiência do estágio em Muzema. Desta forma, são levantados temas como o individualismo, o papel do Estado nas políticas públicas, o sofrimento psíquico dos refugados humanos na atualidade e a trajetória dos migrantes nordestinos nesta localidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lurdes Perez Oberg - Coordenador / Norma Maciel - Integrante.
-
2004 - 2005
Desafios da Investigação sobre o sofrimento psicológico em uma favela carioca "sem violência", Descrição: Investigar o sofrimento psicológico dos sujeitos de uma favela carioca "sem violência" no RJ diante de suas condições objetivas e subjetivas de vida. Valoriza-se a visão sócio-histórica do ser humano, possibilitando a construção de novas formas de subjetividade. Além de uma pesquisa bibliográfica de autores como Freitas Campos, Zamora, M.H., Vilhena, J. e Rey, G., refletiu-se junto com estas leituras a experiência dos estagiários de Psicologia Comunitária da UVA nesta comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lurdes Perez Oberg - Coordenador / Eunice da Costa Gonçalves - Integrante / Milena Carvalho Maciel - Integrante / Vera Beatriz Mafra de Vianna - Integrante.
Prêmios
2018
Paraninfa, UFF.
2014
Paraninfa, UVA Psicologia Campus I.
2014
Primeiro Lugar para Professor Adjunto da UFF de Campos dos Goytacazes, UFF.
2005
Honra ao Mérito- 20 anos de dedicação a esta instituição de Ensino, Universidade Veiga de Almeida.
2004
PARANINFA DA TURMA DO 2º SEMESTRE DE 2003, UVA.
2003
HOMENAGEM ESPECIAL DA TURMA DO 1º SEMESTRE DE 2003, UVA.
2002
PARANINFA DA TURMA DO 2º SEMESTRE DE 2001, UVA.
2002
PARANINFA DA TURMA DO 1º SEMESTRE DE 2002, UVA.
1995
1º LUGAR NA SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE PSICOLOGIA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciencias da Sociedade e Desenvolvimento Regional. , Rua José do Patrocínio, 71, Centro, 20271020 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil - Caixa-postal: 28015385, Telefone: (22) 27330310, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervi Práticas Comuni e Assistência Social, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas: 2014-2 a 2016- História Social do Trabalho e Psicologia Institucional.2014-2 ao momento atual- Psicologia e Comunidade.2017 ao momento atual- Psicossociologia.2024-1 Tópicos Especiais em Psicologia Social- Disciplina Optativa-Psicologia e Assistência Social
2021 - 2023
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sub Chefe de Departamento, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2021
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Práticas Comuni e Localidade Rural, Carga horária: 4
2016 - 2017
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Clínica da Atividade SUAS, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
1985 - 2014
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Psicologia Social, Carga horária: 20
Outras informações:
DE 1985 até 1997 atua em diversos cursos de graduação ministrando as disciplinas Psicologia I e II.
De 1997 em diante ministra no Curso de Psicologia da UVA. Disciplinas: Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Processos Sócio-Cognitivos, Pesquisa em Psicologia, Cultura e Subjetividade.
De 2001 a 2003 assume a coordenação do Curso de Psicologia da UVA Campus I (Tijuca)
1999 - 2014
Psicologia ComunitáriaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA SPA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA UVA, Carga horária: 6
Outras informações:
DE 1999 A 2003 FOI SUPERVISORA SPA DO CAMPUS TIJUCA E BARRA. APÓS DE 2004 PERMANECE APENAS NO CAMPUS TIJUCA.
A PARTIR DE AGOSTO DE 2009 É SUPERVISORA DOS DOIS (CAMPUS TIJUCA E BARRA).
EM AGOSTO DE 2009 PASSA A SUPERVISIONAR O ESTÁGIO NA COMUNIDADE CERRO-CORÁ (COSME-VELHO) NO PROJETO ENTRANDO NO SAMBA. Periodo de 1 ano.
Atividades
-
01/2002 - 06/2014
Direção e administração, Publico, Muzema.Cargo ou função, SUPERVISORA ÁREA SOCIAL-PSICOLOGIA COMUNITÁRIA.
2004 - 2011
Programa Institucional de Iniciação da Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Orientador / Iniciação Científica, Carga horária: 3
Outras informações:
Orientadora da Pesquisa: Desafios do Sofrimento Psicológico em uma favela carioca "sem violência".(Início-agosto 2004- Fim agosto de 2005).
Orientadora da Pesquisa: " O que Significa viver em uma comunidade ? " (Início-agosto 2005- Fim agosto de 2006).
Orientadora da Pesquisa: Em 2011, retoma uma pesquisa neste Programa.
2002 - 2014
Instituto dos Amigos da SaúdeVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Supervisor Psi Comunitária Clínica Social
Outras informações:
Supervisora de Estágio em Psicologia Comunitária em localidade da pesquisa de Doutorado
2008 - 2010
Instituto Brasileiro de Medicina e ReabilitaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente / Psicologia Social, Carga horária: 6
1999 - 2000
Posto de Saúde da Associação dos Moradores E Amigos do Bairro Barcelos RociVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA SPA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, Carga horária: 5
Outras informações:
Supervisora estágio
Atividades
-
01/1999 - 01/2000
Direção e administração, Público, Rocinha.Cargo ou função, SUPERVISORA ÁREA SOCIAL- PSICOLOGIA COMUNITÁRIA.
2000 - 2000
Programa Alfabetização Solidária Rocinha E MangueiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA CULTURAL E PEDAGÓGICA, Carga horária: 2
Outras informações:
COORDENADORA CULTURAL E PEDAGÓGICA COM PARCERIA A UVA
Atividades
-
08/2000 - 12/2000
Direção e administração, Público, Rocinha Mangueira.Cargo ou função, COORDENADORA CULTURAL E PEDAGÓGICA.
2001 - 2003
Fundação Infância E AdolescenciaVínculo: , Enquadramento Funcional: SUPERVISORA SPA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, Carga horária: 6
Atividades
-
01/2001 - 06/2003
Direção e administração, Fundação, Rio de Janeiro.Cargo ou função, SUPERVISORA ÁREA SOCIAL.
2008 - 2010
Centro de Ação Social Antonio Caldas PinheiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora SPA UVA, Carga horária: 3
1982 - 1984
ESCOLA MOVIMENTOVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 16
Outras informações:
EXPERIÊNCIA PSICOPEDAGÓGICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PSICÓTICOS.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lurdes Perez Oberg e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?