João Luiz Correia Júnior
Pós-doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS). Doutor (1998) em Teologia (linha de pesquisa em Estudos Bíblicos) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO). Mestre (1995) em Teologia (linha de pesquisa em Estudos Bíblicos) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO). Professor Titular e Pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde leciona desde 02 de agosto de 1988. Na UNICAP, com dedicação exclusiva, trabalha: no Bacharelado em Teologia; no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (Linha de Pesquisa Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade); no Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado (Linha de Pesquisa Hermenêutica Bíblica e Teológica; e na coordenação do Projeto de Extensão Universitária "Fórum sobre Questões do Envelhecimento". É vice-líder do Grupo de Pesquisa "Religião Cristã, Fundamentos e Desafios Contemporâneos", da UNICAP, e membro do Grupo de Pesquisa "Cristianismo e Interpretações", da UNICAP. Ensina e pesquisa nas seguintes áreas do conhecimento: Exegese e Hermenêutica de Textos Bíblicos: Antigo e Novo Testamento; Análise Literária e Sociológica dos Evangelhos Sinóticos; o Movimento de Jesus (na fronteira entre Bíblia e História); As Religiões e seus Textos Sagrados. É membro da Comissão Editorial e um dos Editores Adjuntos de "Fronteiras - Revista de Teologia da UNICAP", Coordena o Grupo de Estudos "Espiritualidade, Saúde e Envelhecimento", do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UNICAP (Desde 2013). Tem artigos publicados em Revistas Acadêmicas de Programas de Pós-graduação, e livros publicados por editoras como Paulinas, Paulus e Vozes. Assessora o CEBI - Centro de Estudos Bíblicos, em Pernambuco. É natural da Cidade do Recife-PE, onde reside. E-mail institucional: joao.correia@unicap.br
Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Teologia
1996 - 1998
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O caminho que leva ao encontro com o poder salvífico de Deus: uma análise bíblico-teológica
Tereza Maria Pompéia Cavalcanti. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Poder de Deus; caminho.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Teologia
1993 - 1995
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Tua fé te salvou: a fé no poder de Jesus em Mc 5,24b-34, Ano de Obtenção: 1997
Tereza Maria Pompéia Cavalcanti.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: JESUS; FÉ; PODER.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Aperfeiçoamento em Curso Extensivo de Formação de Biblistas
1988 - 1992
Centro de Estudos Bíblicos - CEBI
Título: A cura da mulher com fluxo de sangue - análise a partir de Lc 8,43-48. Ano de finalização: 1992
Orientador: Sebastião Armando Gameleira Soares
Graduação em Teologia
1981 - 1986
Centro Nordestino de Pastoral - Instituto de Teologia do Recife (ITER)
Pós-doutorado
2011 - 2012
Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC-GOIÁS, Brasil. , Bolsista do(a): Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, PROCAD NF21/2009, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Exegese e Hermenêutica de Textos Sagrados.
Formação complementar
2016 - 2016
MÉTODOS, TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS PARA ELABORAÇÃO DE CURSO VIA WEB. (Carga horária: 60h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Bíblia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Bíblica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Exegese e Hermenêutica de Textos Sagrados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências da Religião.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Bíblia/Especialidade: Evangelhos.
Organização de eventos
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2024. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2023. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2022. (Outro).
JÚNIOR, JOÃO LUIZ CORREIA . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2021. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; MALZONI, C. V. ; GOMES, Rita Maria . Organização do VI SIMPÓSIO DO GRUPO DE PESQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES - OS DESAFIOS DO FUNDAMENTALISMO PARA OS ESTUDOS BÍBLICOS E TEOLÓGICOS. 2020. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Coordenação do FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2020. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Coordenação de ST VI SIMPÓSIO DO GRUPO DE EPSQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES - ST Fundamentos do Fundamentalismo Bíblico. 2020. (Outro).
SILVA, Valmor da ; CORREIA JÚNIOR, J. L. ; ROSSI, L. A. S. . Coordenação do ST PESQUISA BÍBLICA: RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADE E SAÚDE. 2020. (Congresso).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Coordenação do FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2019. (Outro).
ROSSI, L. A. S. ; SILVA, Valmor da ; JÚNIOR, JOÃO LUIZ CORREIA . Coordenação de GT - VII CONGRESSO ANPTECRE - GT 05 - PESQUISA BÍBLICA. 2019. (Congresso).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; GOMES, Rita Maria ; MALZONI, C. V. . Organização do V Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações - Tema: Hermenêuticas Bíblicas. 2019. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Coordenação do FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO - 2018. 2018. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Organização do IV Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações - Tema: Bíblia, Política e Cidadania. 2018. (Outro).
SILVA, Valmor da ; CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; ROSSI, L. A. S. . Coordenação de GT - VI CONGRESSO ANPTECRE - GT 2 - MÉTODOS DE LEITURA E HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA - VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA BÍBLICA. 2018. (Congresso).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Organização do SIMPÓSIO FINITUDE - ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR - GRUPO DE PESQUISA RELIGIÃO CRISTÃ, FUNDAMENTOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 2016. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO - 2015. 2015. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . SIMPÓSIO SOBRE MÍSTICA. 2015. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO - 2014. 2014. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . IV CONGRESSO DA ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa emTeologia e Ciências da Religião. 2013. (Congresso).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO - 2013. 2013. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Fórum sobre questões do envelhecimento - Qualidade de vida: a saúde no envelhecimento. 2012. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Fundamentos teóricos na interpretação e recepção de textos sagrados: Jornada de hermenêutica sociorreligiosa e Bíblica. 2011. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Semana Bíblia, Comunicação e Arte. 2008. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Organização e coordenação das Manhãs Teológoicas SOTER - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião e IFTO - Instituto Franciscano de Teologia de Olinda. 2005. (Outro).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Coordenação da Mesa Redonda "Textos Sagrados: uma incursão nas grandes religiões da humanidade, na III Semana de Integração Universidade-Sociedade, promovida pela UNICAP, 2005. 2005. (Outro).
Participação em eventos
IX CONGRESSO ANPTECRE. A PESUQISA BÍBLICA DECOLONIZADA NA AMÉRICA LATINA, DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.. 2023. (Congresso).
XI CONGRESSO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO ÃO. JESUS NA ARTE POÉTICA DE DOM HELDER CAMARA. 2023. (Congresso).
33 CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOTER - RELIGIÃO, LAICIDADE E DEMOCRCRACIA. EM TEMPOS DE PANDEMIA, UMA RELEITURA DAS CURAS DE JESUS NO EVANGELHO SEGUNDO MARCOS. 2021. (Congresso).
VIII CONGRESSO ANPTECRE. A HERMENÊUTICA POLÍTICA E LIBERTADORA DO CEBI UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ?CEBI QUARTO SÁBADO? EM PERNAMBUCO. 2021. (Congresso).
VII CONGRESSO ANPTECRE - RELIGIÃO E CRISE SOCIOAMBIENTAL. A PEDAGOGIA DE JESUS NO EVANGELHO DE MARCOS: UMA HERMENÊUTICA A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. 2019. (Congresso).
SIMPÓSIO DO GRUPO DE PESQUISA GRUPO DE PESQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES > 2018: IV Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações: Bíblia, Política e Cidadania.FÉ E POLÍTICA: REFLEXÃO SOBRE O (DES)INTERESSE PELAS ELEIÇÕES E A DIMENSÃO DA FÉ. 2018. (Simpósio).
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA BÍBLICA. JESUS E A CORRUPÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA INTERVENÇÃO NO TEMPLO DE JERUSALÉM (Mc 11,15-19. 2018. (Congresso).
VI CONGRESSO DA ANPTECRE - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. JESUS E A CORRUPÇÃO DO TEMPLO DE JERUSALÉM: UMA PESQUISA BÍBLICA A PARTIR DE Mc 11,15-19. 2017. (Congresso).
III CONGRESSO NORDESTINO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA. A EXPRESSÃO PRÁTICA DA ESPIRITUALIDADE E DA MÍSTICA DE JESUS: UM OLHAR A PARTIR DOS EVANGELHOS. 2016. (Congresso).
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA BÍBLICA - ABIB. A RELEITURA DO ÊXODO NO EVANGELHO DE MATEUS. 2016. (Congresso).
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. Exorcismos e curas de Jesus: uma interpretação a partir da linguagem religiosa. 2016. (Congresso).
V CONGRESSO DA ANPTECRE - RELIGIÃO, DIREITOS HUMANOS E LAICIDADADE. A MÍSTICA DE JESUS EM SUAS CURAS LIBERTADORAS. 2015. (Congresso).
Congresso Diocesano de Animação Bíblica da Pastoral. Jesus Cristo, Palavra Viva. 2014. (Congresso).
III Seminário sobre a Pessoa Idosa.A pessoa idosa no século XXI: educação e outras questões sociais. 2014. (Seminário).
Programa de Preparação para a Aposentadoria.Espiritualidade da pessoa idosa. 2014. (Seminário).
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA BÍBLICA. AS BEM-AVENTURANÇAS DE Mt 5,3 e de Lc 6,20b. Estudo Comparado. 2014. (Congresso).
IV CONGRESSO DA ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião. O poder libertador da espiritualidade de Jesus. 2013. (Congresso).
I Colóquio de Literatura Sagrada, História e Ciências da Religião.Caminhos da pesquisa sobre Jesus. 2012. (Seminário).
II Seminário Videlicet de Ciências e História das Religiões.Caminhos da pesquisa sobre Jesus. 2012. (Seminário).
I Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações.A RESPONSBILIDADE SOCIAL DO MOVIMENTO DE JESUS: Uma interpretação de Mc 6,34-44. 2012. (Seminário).
Semana de Teologia 2012 - Concílio Vaticano II: 50 anos história e perperspectivas.O olhar de Dom Helder sobre o Concílio: uma abordagem a partir de seus escritos - Cartas Conciliares. 2012. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica. A atividade pública de Jesus em cuidar da saúde das pessoas: um dirieto e dever de cada ser humano. 2012. (Congresso).
3º Congresso Nacional ANPTECRE. Conhecimento de Deus, comportamento ético e ecologia na religião do antigo Israel: uma abordagem a partir de Os 4,1-3. 2011. (Congresso).
III Congresso da ANPTECRE. ?Conhecimento de Deus, comportamento ético e Ecologia na Religião do Antigo Israel: uma abordagem a partir do profeta Oséias?. 2011. (Congresso).
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA BÍBLICA. Comunicação Livre - "Dai-lhes vós mesmos de comer": A práxis social do Movimento de Jesus - um olhar a partir de Mc 6,33-44. 2010. (Congresso).
2º CONGRESSO ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-gradução e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião. Dom Helder, um referencial simbólico de cristão engajado na prática da justiça social. 2009. (Congresso).
7ª Semana da mulher na Católica.A construção feminina da Justiça e da Paz: enfoque evangélico. 2009. (Seminário).
III Congresso Brasileiro de Pesquuis Bíblica. Reação à Conferência "Jesus e a tradição das transgressoras. 2008. (Congresso).
Congresso da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. Desvelamentos do rosto de Deus na promoção da vida: uma abordagem a partir das origens da tradição judaico-cristã. 2007. (Congresso).
Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião.Religião e Inclusão Social: uma abordagem a partir da tradição judaico-cristã. 2007. (Simpósio).
4ª Semana de Integração Universidade Católica - Sociedade.A prática da transdisciplinaridade na pesquisa. 2006. (Seminário).
Religião e Sociedade: do Movimento de Jesus às nossas Igrejas hoje. Congresso SOTER 2006. 2006. (Congresso).
Mini-Curso Mini-Curso "O pensamento filosófico-religioso islâmico: a recepção do Aristotelismo pelos árabes e suas conseqüências na relação entre Fé e Razão no Ocidente Cristão".Participação como ouvinte no Mini-Curso "O pensamento filosófico-religioso islâmico: a recepção do Aristotelismo pelos árabes e suas conseqüências na relação entre Fé e Razão no Ocidente Cristão". 2005. (Outra).
Teologia e Sociedade: Relevância e Funções. Participação no Congresso Nacional da Soter - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. 2005. (Congresso).
Congresso da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião 2004. Participação no Congresso da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião 2004: Corporeidade e Teologia. 2004. (Congresso).
Ensino e Pastoral: desafios dialógicos e metodológicos.Participação no IX Encontro Nacional de Professores de Teologia e Cultura Religiosa de Instituições Confessionais de Ensino Superior. 2004. (Encontro).
Hermenêuticas Bíblicas. Participação no Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica / V Semana de Estudos da Religião. 2004. (Congresso).
55ª Reunião Anual do SBPC. SBPC 2003 - Trabalho "Formando homens e mulheres para os demais: a contribuição da disciplina Humanismo e Cidadania em Cursos da UNICAP". 2003. (Congresso).
Conferência sobre o Cristianismo na América Latina e Caribe: trajetórias, Diagnósticos, Prospectivas. Os novos sujeitos sociais e eclesiais. 2003. (Congresso).
Curso Bíblico: Terceira Idade e Bíblia.Curso Bíblico. 2003. (Outra).
Encontro Regional da SOTER - NE.Encontro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER (Região Nordeste). 2003. (Encontro).
IX SEMANA TEOLÓGICA DA UNICAP.Fundamentalismo religioso. 2003. (Simpósio).
Semana de Integração Universidade-Sociedade.Minicurso "O Corpo: lugar de pecado ou de salvação?". 2003. (Outra).
Semana de Integração Universitária.O corpo: lugar de pecado ou de manifestação de Deus?. 2003. (Simpósio).
Semana Teológica da UNICAP.Religião: promotora de paz ou de violência?. 2003. (Seminário).
Congresso Nacional da SOTER - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. Gênero/teologia Feminista: Interpretações e Prospectivas para a Teologia. 2002. (Congresso).
Educação e transformação social: por uma pedagogia da esperança. Congresso Inaciano de Educação. 2002. (Congresso).
Encontro Anual de Biblistas, colaboradores do Comentário Bíblico e da Revista de Estudos Bíblicos da Editora Vozes.Seminário Anual dos colaboradores do Comentário Bíblico e da Revista de Estudos Bíblicos - VOZES. 2002. (Seminário).
Encontro Regional da SOTER - Região Nordeste.Encontro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER (Região Nordeste. 2002. (Encontro).
Mini-Curso do Departamento de Teologia da UNICAP.Um só Deus e várias religiões?. 2002. (Oficina).
Teologia em Diálogo.Refazer a Casa: uma luz a partir do Evangelho de Marcos. 2002. (Encontro).
Teologia em Diálogo.Caridade: Ágape, Eros ou Philia?. 2002. (Outra).
Congresso da SOTER 2005. Congresso da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião 2000: Teologia na América Latina - Prospectivas. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
MARQUES, M. S.; SILVA, R. F. N.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ. A MULHER SIRO-FENÍCIA DE MATEUS 15,21-28: SEU CLAMOR SENDO OUVIDO. 2023. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA PUC GOIÁS) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; GOMES, Rita Maria; SILVA, Valmor da. UMA ABORDAGEM HERMENÊUTICA DO LIVRO DE JONAS A PARTIR DO CONCEITO DE METÁFORA E NARRATIVA DE PAUL RICOEUR. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; ARAGAO, G. S.; SOUZA, J. R.. A SACRALIDADE DO TEMPLO COMO INSTRUMENTO DE ENVANGELIZAÇÃO: UMA RETROSPECTIVA BÍBLICA E HISTÓRICA ATÉ ÀS PRIMEIRAS VILAS DO CEARÁ (SÉCULOS XVII E XVIII). 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; LIMA, M. A. M.; AQUINO, T. A. A.. O princípio e fundamento da espiritualidade inaciana para a subjetividade moderna. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; ARAGAO, G. S.; SOUZA, J. R.. A sacralidade do templo como ponto inicial de evangelização nas primeiras vilas do Ceará (séculos XVII E XVIII. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; CHAVES, J. A.; CAVALCANTI, C. A.. ECOLOGIA, RELIGIÃO E ENSINO ECOLÓGICO DO MAGISTÉRIO DA IGREJA CATÓLICA E DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL (DE 1990 A 2015). 2018. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco.
CABRAL, N. D. A.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; RIBEIRO, E. S.. "QUEM CANTA, REZA DUAS VEZES": UMA ANÁLISE DE CANÇÕES MARIANAS DE LINDBERGH PIRES, SJ. 2018. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco.
ANDRADE, A. L. P.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; LEMOS, F.. MARGINALIZADAS E TRANSGRESSORAS: UM ESTUDO DA GENEALOGIA DE JESUS SEGUNDO MATEUS A PARTIR DAS PERSONAGENS FEMININAS. 2018. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; HOLANDA, A. L.. A PERÍCOPE DA RESTAURAÇÃO DE PEDRO EM Jo 21,15-19 NO CONTEXTO DO EVANGELHO SEGUNDO JOÃO. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; SILVA, D. E.; CAVALCANTI, C. A.. MERCANTILIZAÇÃO DO SAGRADO NAS PREGAÇÕES DO BISPO EDIR MACEDO DA IURD. 2018. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco.
CABRAL, N. D. A.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; RIBEIRO, E. S.. QUEM CANTA REZA DUAS VEZES: UMA ANÁLISE DE CANÇÕES MARIANAS DE LINDBERGH PIRES, SJ. 2018. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco.
REIMER, Ivoni Richter; FERREIRA, J. A.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ. Jesus de Nazaré e a Tributação Romana: Empobrecimento, Endividamento e o Impacto no Ambiente dos Camponeses a partir de Marcos 12,13-17. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SILVA, Valmor da; FERREIRA, J. A.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ. SEXO, ABOMINAÇÃO E MORTE NO CÓDIGO DE SANTIDADE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA HOMOSSEXUALIDADE EM LEVÍTICO 20,13. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
LIBORIO, L. A.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; BARBOSA, R. M. R.. ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: O ENSINO RELIGIOSO, OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A RELIGIOSIDADE DO(A) PROFESSOR(A). 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; LIBORIO, L. A.; LEANDRO, J. C.. REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE: LAICIDADE E RELIGIOSIDADE. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.; FRANCISCO, E. F.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ. TEOLOGIA BÍBLICA DO MESSIANISMO À LUZ DA CRÍTICA CANÔNICA. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM TEOLOGIA) - Universidade Católica de Pernambuco.
ROSSI, L. A. S.CORREIA JÚNIOR, J. L.; NASCIMENTO, A. M.. OS ADOLESCENTES EM CRISE DE FÉ E DE PERTENÇA RELIGIOSA: COMPARAÇÃO ENTRE CATÓLICOS E EVANGÉLICOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; SOUSA, J. T. B.; STRIEDER, I. R.. A CONCEPÇÃO DE EMMANUEL LEVINAS SOBRE A MORTE: A CRÍTICA LEVINASIANA AO SER-PARA-MORTE DE HEIDEGER. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; LIBORIO, L. A.; STRIEDER, I. R.. FUNDAMENTALISMO BÍBLICO PROTESTANTE: ABORDAGEM HISTÓRICA E. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.. O USO DA LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO TERAPÊUTICO: REZADEIRAS E ATO DE FALA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.. O USO DA LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO TERAPÊUTICO: REZADEIRAS E ATO DE FALA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; STRIEDER, I. R.; MALZONI, C. V.. JOSUÉ 24,1-28: INTERPRETAÇÃO SOCIOLITERÁRIA - A NARRATIVA DAS TRADIÇÕES DOS PAIS E A RESPOSTA SIMBÓLICA AO PLURALISMO CULTURAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; REIMER, Haroldo;REIMER, Ivoni Richter. JESUS E AS MULHERES NO EVANGELHO DE MARCOS: PARADIGMAS DE RELAÇÕES DE GÊNERO. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
CORREIA JÚNIOR, J. L.. FUNDAMENTALISMO BÍBLICO PROTESTANTE: ABORDAGEM HISTÓRICA E IMPLICAÇÕES SOCIORRELIGIOSAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; CABRAL, N. D. A.; BRANDAO, S.. SOB O SIGNO DA CRUZ: PRESENÇA DA IGREJA CATÓLICA NA MATA SUL DE PERNAMBUCO - A DIOCESE DE PALMARES (1962-2000). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.. Sabedoria para aprender e ensinar: estudo no livro de Provérbios sobre os conceitos de educação de filhos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
CAMPOS, Z. D. P.; RIBEIRO, E. S.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. TURISMO RELIGIOSO, ROMARIAS E FESTAS DE FREI DAMIÃO NO NORDESTE BRASILEIRO. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; MALZONI, C. V.; STRIEDER, I. R.. A SIMBOLOGIA DA RESISTÊNCIA POLÍTICA NO LIVRO APOCALIPSE - HERMENÊUTICA A PARTIR DE Ap 17,1-18. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.REIMER, Ivoni Richter; REIMER, Haroldo. JESUS E AS MULHERES NO EVANGELHO DE MARCOS - PARADIGMAS DE RELAÇÕES DE GÊNERO. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
REIMER, Ivoni Richter; SILVA, Valmor da;CORREIA JÚNIOR, J. L.. Corporeidade no Cântico dos Cânticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
REIMER, Ivoni Richter; SILVA, Valmor da;CORREIA JÚNIOR, J. L.. A diakonia de Maria Madalena, Marta e Tabita: uma abordagem feminista em Lucas 8,1-3; 10,38-42 e Atos dos Apóstolos 9,36-43. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
COSTA, M. R. N.; SKWARA, Witold;CORREIA JÚNIOR, J. L.. A noosfera em Teilhard de Chardin: a história evolutiva do pensamento. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.. HOMEM AO MAR, HOMEM DE FÉ: O CATOLICISMO POPULAR COMO MANIFESTAÇÃO SIMBÓLICA DE LUTA, RESISTÊNCIA E TEIMOSIA DOS PESCADORES ARTESANAIS DE BRASÍLIA TEIMOSA. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
REIMER, Ivoni Richter; REIMER, Haroldo;CORREIA JÚNIOR, J. L.. Porcos ao mar: uma interpretação crítica social, política, econômica e ideológica de Mc 5,1-20. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Religião) - Potifícia Universidade Católica de Goiás.
JANSEN, W. P.; CABRAL, N. D. A.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. PARÓQUIA DE CASA FORTE. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
SILVA, V. A. T.; CAVALCANTI, C. A. M.; VALERIO, P. F.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. COMUNIDADE JUDAICA OE RECIFE: POSSIBILIDADES E ENTRAVES AO DIÁLOGO INTRA-RELIGIOSO ENTRE JUDEUS ASQUENAZES, SEFARADES E MESSIÂNICOS: O QUE OS DISTANCIA O QUE OS UNE. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; VALERIO, P. F.; SILVA, Valmor da. Religião e Compromisso social: um estudo a partir do movimento de Jesus. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
LIBÓRIO, Luiz Alencar;CORREIA JÚNIOR, J. L.; SILVA, Giselda Brito. Revolução Feminina Silenciosa: a universitária católica recifense e a construção de uma nova identidade psicossocial e ético-religiosa. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; Luiz Carlos Luz Marques; CAMPOS, Z. D. P.; LEMOS, F.; PEREIRA, M. T. N.. A MULHER CATÓLICA NO "CONFESSIONÁRIO" DA GINECOLOGISTA; O IDEAL DA DOUTRINA MORAL SEXUAL DA IGREJA CATÓLICA E A VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; MALZONI, C. V.; Luiz Carlos Luz Marques; SILVA, Valmor da; NOGUEIRA, C. P. V.. Comportamento verbal e linguagens da experiência religiosa: contribuições da análise do comportamento para a hermenêutica bíblica. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco.
CABRAL, N. D. A.; LIBORIO, L. A.; BARBOSA, R. M. R.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ. NAS TEIAS DA EDUCAÇÃO ELITIZADA, OS FIOS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA AS PESSOAS POBRES: CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DO AMOR DIVINO NO NORDESTE BRASILEIRO (1925-1980). 2018. Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.. A ressurreição como pressuposto para "penetrar os céus" em Hebreus 4,14-16. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
CORREIA JÚNIOR, J. L.. Epístola aos Hebreus: Bases Textuais para um Neomonoteísmo Cristão. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; LIBORIO, L. A.; Luiz Carlos Luz Marques; MALZONI, C. V.; GRENZER, M.; NOGUEIRA, C. P. V.. COMPORTAMENTO VERBAL E LINGUAGENS DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA: CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA A HERMENÊUTICA BÍBLICA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco.
REIMER, Ivoni Richter; QUADROS, Eduardo Gusmão de; OLIVEIRA, I. D.; SILVA, Valmor da;CORREIA JÚNIOR, J. L.. A ressurreição como pressuposto de "penetrar os céus" em Hb 4,14-16. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; REIMER, Haroldo;REIMER, Ivoni Richter; SILVA, Valmor da. Epístola aos Hebreus - bases textuais para um neomonoteísmo cristão. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ANDRADE, A. L. P.; LEMOS, F.;CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ. A cura da mulher encurvada em dia de sábado (Lc 13,10-17). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco.
JÚNIOR, JOÃO LUIZ CORREIA; GOMES, Rita Maria; SILVA, Valmor da. Uma abordagem hermenêutica do livro de Jonas a partir do conceito de metáfora e narrativa de Paul Ricoeur. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, J. L.; OLIVEIRA, A. L. H.. A PERÍCOPE DA RESTAURAÇÃO DE PEDRO EM Jo 21,15-19 NO CONTEXTO DO EVANGELHO SEGUNDO JOÃO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; SILVA, Valmor da; CHAVES, J. A.. ECOLOGIA E RELIGIÃO: UM ESTUDO CRÍTICO A PARTIR DE CONTRIBUIÇÃO DO CAMPO EPISTEMOLÓGICO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; BRITO, J. A. T.. A ESPIRITUALIDADE MISERICÓDIOSA DE JESUS: Um olhar a partir da reflexão teológica do Papa Francisco (2013-2016). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ; MALZONI, C. V.. A PRÁTICA DE JESUS COMO INSPIRAÇÃO DA PASTORAL PARA AS JUVENTUDES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. A MISERICÓRDIA, A JUSTIÇA E O CONHECIMENTO NO LIVRO DE OSÉIAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. O CEBI ? CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS E A LEITURA POPULAR DA BÍBLIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. O CORPO TEMPLO DE DEUS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
BRITO, José Artur Tavares;CORREIA JÚNIOR, J. L.. JESUS, O MESTRE QUE ENSINA: RELAÇÕES COM OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. NO AMOR DE DEUS A LEI SE TORNA GRAÇA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
NASCIMENTO, Ermano R.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. POR QUE CHORAS? ASPECTO DE UMA PASTORAL DA SAÚDE NA DIOCESE DE CAMPINA GRANDE - PARAÍBA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
MOTA, Antonio Raimundo S.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. A ESPIRITUALIDADE DO SERMÃO DA MONTANHA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. A EXPERIÊNCIA DE JÓ: ITINERÁRIO PRA OS SOFREDORES DE HOJE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. OS PERIGOS DA FORMALIDADE RELIGIOSA - A ATUALIDADE DA MENSAGEM DO PROFETA OSÉIAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. O PROFETISMO EM ISRAEL: VOCAÇÃO PARA A LIBERDADE ? ANÁLISE DA FIGURA E MISSÃO PROFÉTICA DE JEREMIAS A PARTIR DA LEITURA DE Jr 1,4-19. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. A ESPERANÇA NAS CARTAS DO APOCALIPSE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
VALERIO, P. F.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. ?NA CASA DE MEU PAI, HÁ MUITAS MORADAS? (Jo 14:2). Família: a ekklesia como ?Igreja Doméstica? ? o paradigma recuperado.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
MALZONI, C. V.;CORREIA JÚNIOR, J. L.. O MONOTEÍSMO EM ISRAEL NA VISÃO HISTÓRICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.. "Tu me Seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir" (Jr 20,7): Atualidade da Espiritualidade Profética. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
CORREIA JÚNIOR, J. L.; VALERIO, P. F.. O Testemunho Cristão em Tempos de Crise. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco.
Orientou
CORPO, MENTE, ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: UMA RELAÇÃO INEVITAVEL À LUZ DE At 3,1-10; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
Nossas Senhoras Negras: Uma Mariologia a partir da peregrinação a santuários que ressaltam a diversidade racial e interpelam à inclusão social; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
ESPIRITUALIDADE CRISTÃ E SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO FAMILIAR; O ?ACONSELHAMENTO PASTORAL? NA IGREJA PRESBITERIANA MEMORIAL DO CURADO 4; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
PAPA FRANCISCO E A PANDEMIA DA COVID - 19: UM MODELO DE LÍDER RELIGIOSO EM TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
A PERSPECTIVA POLÍTICA DA HERMENÊUTICA BÍBLICA DE DOM HELDER CAMARA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO A PARTIR DAS CARTAS CIRCULARES CONCILIARES; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
O CIDADÃO NA DEMOCRACIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS A PARTIR DE ROUSSEAU, ROBERT DAHL E DO PAPA FRANCISCO; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
O DIÁLOGO ENTRE O ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA E A CURA DO CEGO DE NASCENÇA (Jo 9,1-41): UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E BÍBLIA, COMO CAMINHO DE AUTOCONHECIMENTO; Início: 2021; Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco; (Coorientador);
LEITURA POPULAR DA BÍBLIA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO POPULAR E CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO CRÍTICA DA REALIDADE; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
A VIVÊNCIA DA ECOLOGIA INTEGRAL COMO AFIRMAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA: UM OLHAR A PARTIR DE Gn 1,1-2,4a; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA INTEGRAL: UM OLHAR A PARTIR DOS BIÓGRAFOS FRANCISCANOS DAS ORIGENS (TOMÁS DE CELANO E SÃO BOAVENTURA); Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
MOVIMENTO DE JESUS E EMANCIPAÇÃO FEMININA: CONTRIBUIÇÕES PARA NOVO PARADIGMA NA RELAÇÃO ENTRE A MULHER E A IGREJA EVANGÉLICA; 2022; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O MOVIMENTO DE ESPIRITUALIDADE CONJUGAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA - ENS (Metodologia, Fundamentos Bíblico-teológicos e pertinência para a atualidade); 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A SACRALIDADE DO TEMPLO COMO PONTO INICIAL NA COLONIZAÇÃO E EVANGELIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS VILAS DO CEARÁ, NOS SÉCULOS XVII E XVIII; 2020; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM TEOLOGIA) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Uma abordagem hermenêutica do livro Jonas a partir do conceito de metáfora de Paul Ricoeur; 2020; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM TEOLOGIA) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O SAGRADO MERCANTILIZADO NO MUNDO NEOPENTECOSTAL; 2019; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O PRINCÍPIO E FUNDAMENTO DA ESPIRITUALIDADE INACIANA PARA A SUBJETIVIDADE MODERNA EM BUSCA DE SENTIDO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO DE LOGOTERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL DE VIKTOR FRANKL; 2019; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
ECOLOGIA, RELIGIÃO E ENSINO ECOLÓGICO DO MAGISTÉRIO DA IGREJA CATÓLICA E DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL (DE 1990 A 2015); 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE: LAICIDADE E RELIGIOSIDADE; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Jesus e sua relação com os fariseus: um olhar a partir de Mateus e da pesquisa histórica; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A concepção de Emmanuel Lévinas sobre a morte a partir da obra Deus, a morte e o tempo: questões para a contemporaneidade; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
FUNDAMENTALISMO BÍBLICO PROTESTANTE: ABORDAGEM HISTÓRICA E IMPLICAÇÕES SOCIORRELIGIOSAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Os ex-votos do santuário de São Severino dos Ramos - Expressão de Religiosidade Popular no Nordeste Brasileiro; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A SIMBOLIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA POLÍTICA NO DISCURSO APOCALÍPTICO JOANINO: MITO E LIBERTAÇÃO NO ALVORECER DO CRISTIANISMO; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Homem do mar, homem de fé: o catolicismo popular como manifestação simbólica de luta, resistência e teimosia dos pescadores artesanais de Brasília Teimosa; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Religião, sacrifícios humanos e hermenêutica: um estudo a partir da história da interpretação do sacrifício da filha de Jefté em Jz 11,29-40,; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA RELIGIÃO: DA PEDAGOGIA DE JESUS À PEDAGOGIA CRISTÃ EM TEMPOS DE SOCIEDADE SECULARIZADA; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
"CRESCEU COMO UM RENOVO" (Is 53,2): O SISTEMA SIMBÓLICO RITUAL JUDAICO DO TEMPO DE JESUS, UMA DAS RAÍZES PRINCIPAIS DO CRISTIANISMO; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A DIMENSÃO TERAPÊUTICA DA RELIGIÃO NA PRÁTICA DE JESUS; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
RELIGIÃO E COMPROMISSO SOCIAL: UM ESTUDO A PARTIR DO MOVIMENTO DE JESUS; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
RELIGIÃO E ECOLOGIA: RECEPÇÃO, DIÁLOGOS E ATITUDES DO PROTESTANTISMO DE MISSÃO FRENTE À QUESTÃO AMBIENTAL NO NORDESTE DO BRASIL; 2022; Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O RELACIONAMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL COM O TRANSCENDENTE: UMA PESQUISA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
UMA FACA DE DOIS GUMES: ESPIRITUALIDADE CRISTÃ NA GESTÃO EMPRESARIAL; 2021; Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
TRADUÇÃO BÍBLICA E HIERARQUIA RELIGIOSA: O poder simbólico nas traduções neotestamentárias Análise de discurso de traduções bíblicas; 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Coorientador: João Luiz Correia Júnior;
A MULHER CATÓLICA NO "CONFESSIONÁRIO" DA GINECOLOGISTA: O IDEAL DA DOUTRINA MORAL SEXUAL DA IGREJA CATÓLICA E A VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Comportamento verbal e linguagens da experiência religiosa: contribuições da Psicologia analítico-comportamental para a hermenêutica de textos sagrados; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
POSSIBILIDADE DO RELACIONAMENTO DA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O TRANSCENDENTE: UMA PESQUISA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco, ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A RELAÇÃO ENTRE ESPIRITUALIDADE CRISTÃ E ATUAÇÃO POLÍTICA: Um Estudo a partir da Encíclica Fratelli Tutti; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A MISERICÓRDIA Um olhar a partir da reflexão teológica do Papa Francisco (2013-2016); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A PRÁTICA DE JESUS COMO INSPIRAÇÃO DA PASTORAL PARA AS JUVENTUDES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
UM PERFIL DE MESSIAS: OLHAR DO PONTO DE VISTA BÍBLICO-HISTÓRICO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO EVANGELHO DE MATEUS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
OS ENSINAMENTOS DE JESUS: UM OLHAR A PARTIR DA PARÁBOLA DO SAMARITANO (Lc; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A PESSOA DE JESUS: UM ESTUDO NA FRONTEIRA ENTRE BÍBLIA E HISTÓRIA A RESPEITO DO QUE ELE FEZ E ENSINOU; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
OPÇÃO PELOS POBRES: DOS FUNDAMENTOS À PRÁTICA DO PADRE LUIS CECCHIN; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O REINO DOS POBRES NA PERSPECTIVA DO EVANGELHO DE LUCAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
As raízes evangélicas da mística de Dom Helder Camara; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O PROTAGONISMO DAS MULHERES NAS PRIMEIRAS COMUNIDADES CRISTÃS: Uma abordagem hermenêutica a partir dos Atos dos Apóstolos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O SALTÉRIO E SUA IMPORTÂNCIA NA BÍBLIA, NA LITURGIA E NA ESPIRITUALIDADE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade CAtólica de Pernambo; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
OS FUNDAMENTOS EVANGÉLICOS DA PRÁTICA PASTORAL DE DOM FRANCISCO AUSTREGÉSILO DE MESQUITA FILHO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A prática do amor como centralidade do seguimento de Jesus: uma análise bíblico-teológica de 1Jo 4,20-21; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
DOM HELDER CAMARA - UM CRISTÃO ANTENADO À CAUSA DOS POBRES TAL QUAL JESUS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
MOVIMENTO MESSIÂNICO NO ANTIGO TESTAMENTO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A Igreja e o meio de comunicação social: o rádio como instrumento de evangelização; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A Teologia da Parábolas de Jesus no Evangelho Segundo Marcos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Costa; O movimento de Jesus no seu contexto sociorreligioso na terra de Israel; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O Cântico das Criaturas: Uma releitura do poema da Criação; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA REGRA NÃO BULADA DE SÃO FRANCISCO; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco, PIBIC CNPQ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A PERSPECTIVA DA FÉ EM MARCOS 4, 35-41: UMA LEITURA BÍBLICO-TEOLÓGICA PARA OS DIAS DE HOJE; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A Imbricação Político-Religiosa da Confissão Messiânica de Pedro a partir da Análise da Perícope de Mc 8, 27-30; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco, PIBIC CNPQ; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A ESPERANÇA ECLESIOLÓGICA EM DOM HELDER A PARTIR DAS OBRAS COMPLETAS TOMOS 1, 2 E 3; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A ESPIRITUALIDADE DE DOM HELDER NO VOLUME I DAS OBRAS COMPLETAS: UM ESTUDO BÍBLICO-TEOLÓGICO-PASTORAL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
JESUS E A MORTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DE Mc 5,21-24; 35-43 (REAVIVAMENTO DA FILHA DE JAIIRO); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia) - Universidade CAtólica de Pernambo; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
JESUS E A PURIFICAÇÃO DO TEMPO: UM OLHAR A PARTIR DE Mc 11,15-19; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
ANÁLISE BÍBLICO-TEOLÓGICA DO DIÁLOGO DE JESUS COM A MULHER SIRO-FENÍCIA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A presença da mulher no livro dos atos dos apóstolos e das cartas paulinas: um estudo a partir dos textos neotestamentários e da pesquisa histórica atual; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco, PIBIC UNICAP; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A PRÁXIS DE JESUS: PRESSUPOSTOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS A PARTIR DO DIÁLOGO DE JESUS COM O JOVEM RICO EM Mt 19,16-22; 2015; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
AS MULHERES NO MOVIMENTO DE JESUS: UM ESTUDO BÍBLICO, HISTÓRICO E TEOLÓGICO A PARTIR DE TEXTOS SELETOS DO EVANGELHO DE MARCOS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A pessoa de Jesus: um estudo na fronteira entre Bíblia e História; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A presença da mulher no Movimento de Jesus: um estudo a partir de textos neotestamentários e da pesquisa histórica atual; 2013; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Inclusão Social da Mulher: Hermenêutica a Paritr da Prática Sócio-Religiosa de Jesus em Mc 5,24b-34; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O papel da mulher nas primeiras comunidades cristãs: um estudo a partir de textos neotestamentários e da pesquisa histórica atual; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Elementos Fundamentais dos Ensinamentos de Jesus, Contemplados em Textos Seletos de Dom Helder Câmara; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Inclusão Social do Homem: Hermenêutica a Partir da Prática Sócio-Religiosa de Jesus em Mc 3,1-6; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A DIMENSÃO ÉTICA DO MINISTÉRIO PASTORAL PROTESTANTE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA DE JESUS PARA O PROTAGONISMO DA MULHER; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A RELAÇÃO DE JESUS COM OS POBRES DO SEU CONTEXTO HISTÓRICO A 0PARTIR DO EVANGELHO DE MARCOS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O personagem Jesus na Literatura de Cordel: um confronto dos Evangelhos com a arte popular; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O contexto histórico da Palestina no tempo de Jesus: aspecto sócio-religioso; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em História) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Análise psicológica da personalidade de Jesus, segundo o Evangelho de Marcos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A Pedagogia do movimento de Jesus segundo o Evangelho de Marcos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Análise da Liderança de Jesus a partir do Evangelho de Marcos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Educação Popular: um estudo a partir da práxis de Jesus; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
O contexto histórico da Palestina no tempo de jesus: aspecto sócio-econômico; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A justiça social na práxis de Jesus: uma abordagem bíblico-teológica a partir das parábolas de Jesus no Evangelho de Marcos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
A Justiça Social na Práxis de Jesus Segundo Mc 6,34-44 (A primeira Multiplicação dos Pães); 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Formando homens e mulheres para os demais: a contribuição da disciplina Humanismo e Cidadania em Cursos da Unicap (No Curso; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
SAÚDE E DIGNIDADE NO ENVELHECIMENTO: UMA REFLEXÃO TEOLÓGICA APARTIR DA CURA DA SOGRA DE PEDRO (Mc 1,28-31); 2023; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco, PROUNI PE - SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO GOVERNO DE PE; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
EDUCAÇÃO PARA A FINITUDE: UMA REFLEXÃO TEOLÓGICA; 2022; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco, PROUNI PE - SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO GOVERNO DE PE; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
CONTRIBUIÇÃO DA INTERGERACIONALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO; 2022; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco, PROUNI PE - SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO GOVERNO DE PE; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
ENVELHECIMENTO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR - A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAR TEOLÓGICO; 2021; Orientação de outra natureza; (Teologia) - Universidade Católica de Pernambuco, PROUNI PE - SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO GOVERNO DE PE; Orientador: João Luiz Correia Júnior;
Produções bibliográficas
-
CORREIA JUNIOR, JOÃO LUIZ ; GOMES, Rita Maria . Cristo Jesus, Justiça de Deus. Estudos Teologicos (Online) , v. 64, p. 1-19, 2024.
-
CORREIA JUNIOR, JOÃO LUIZ ; NASCIMENTO, ZELIA CRISTINA PEDROSA DO . A leitura popular da BíbliaThe Popular Reading of the Bible. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap , v. 6, p. 228-245, 2023.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A sinodalidade do papa Francisco: um estudo à luz da sinodalidade de Lucas em Atos 15,1-35. REVISTA CAMINHOS DE DIÁLOGO , v. 1, p. 10-26, 2023.
-
JÚNIOR, JOÃO LUIZ CORREIA . O CONCÍLIO VATICANO II E AS INOVAÇÕES PARA OS ESTUDOS BÍBLICOS NA AMÉRICA LATINA. CAMINHOS (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 20, p. 61-77-77, 2022.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Espiritualidade e saúde: o modus operandi de Jesus em Mc 1,32-39. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ONLINE) , v. 19, p. 1149-1166, 2022.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; SILVA, E. M. A. . Uma interpretação da pedagogia de Jesus à luz da pedagogia de Paulo Freire. REVISTA DE CULTURA TEOLÓGICA , v. XXVIII, p. 292-308, 2020.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; SILVA, D. E. . O clamor dos pobres: uma interpelação à consciência religiosa e à fé cristã. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ONLINE) , v. 17, p. 1503-1525, 2019.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A poética mística do Dom. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap , v. 1, p. 93-111, 2018.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A DECOLONIALIDADE DA TEOLOGIA NA AMÉRICA LATINA E SEUS FUNDAMENTOS BÍBLICOS. Estudos Teologicos (Online) , v. 58, p. 326-337, 2018.
-
JÚNIOR, JOÃO LUIZ CORREIA ; MELO, JAIR RODRIGUES . JESUS EXPULSA O MAL DAS PESSOAS E DAS INSTITUIÇÕES Uma análise da expulsão dos demônios do geraseno e dos vendilhões do Templo de Jerusalém. Paralellus (Online) , v. 9, p. 007-022, 2018.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . JESUS EM CONFRONTO COM AS FORÇAS DO MAL NO TEMPLO DE JERUSALÉM: UM OLHAR A PARTIR DE Mc 11,15-19. ESTUDOS BÍBLICOS , v. 34, p. 207-350, 2017.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Narrativas de curas e exorcismos de Jesus: Uma expressão da linguagem religiosa. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ONLINE) , v. 14, p. 452-472, 2016.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; RONSI, F. Q. . A PERMANÊNCIA DA MÍSTICA NA CONTEMPORANEIDADE: UM INSTIGANTE DESAFIO AO CRISTIANISMO. Caminhos (Goiânia. Online) , v. 14, p. 237-249, 2016.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A espiritualidade e a mística de Jesus. Estudos Bíblicos , v. 32, p. 307-316, 2015.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; LIBÓRIO, Luiz Alencar . A mística de Jesus: algumas considerações hermenêuticas. Estudos Teológicos , v. 55, p. 348-360, 2015.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; ROSSI, L. A. S. . ?POBRES NO ESPÍRITO?: COMENTÁRIO À PRIMEIRA BEM-AVENTURANÇA DE MATEUS (5,3). Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP , v. 1, p. 413-431, 2014.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; REIMER, Ivoni Richter . COMPAIXÃO, INDIGNAÇÃO ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: INTERPRETAÇÃO DE Mc 6.34. Estudos Teológicos , v. 53, p. 12-26, 2013.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . OS FUNDAMENTOS DO AMOR SOLIDÁRIO PARA COM OS POBRES - ESTUDO DA BEM-AVENTURANÇA DE Mt 5,3 EM HOMENAGEM AO TEÓLOGO JOSÉ COMBLIN. Estudos Bíblicos , v. 30, p. 266-279, 2013.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O encontro com o poder salvífico de Deus na pessoa de Jesus: aproximações hermenêuticas sobre o duplo relato de curas em Marcos. Estudos Teológicos , v. 52, p. 1-237, 2012.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . La relación entre el "conocimeiento de Dios", el comportamiento ético y la ecología - Una interpretación a partir de Os 4,1-3. RIBLA - Revista de Interpretación Bíblica Latinoamericana - ISSN 1390-0374 , v. 65, p. 77-93, 2011.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Jesus e a saúde do povo: uma abordagem sociorreligiosa de Mc 1,31-39. Estudos Bíblicos , v. 28, p. 55-73, 2011.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Corpo: uma abordagem bíblico-teológica. Ciberteologia (São Paulo. Edição em Português) , v. 1, p. 27, 2010.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Religião e inclusão social: uma abordagem a partir da tradição judaico-cristã. Symposium (Recife) , v. 14, p. 115-138, 2010.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Religião e Ecologia: um convite a conspirar em favor da vida. Hermeneutica , v. 10, p. 23-43, 2010.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O confronto de Jesus com a violència do "covil de ladrões": um estudo a partir da narrativa de Mc 11,15-19. Estudos Bíblicos , v. 104, p. 10-16, 2009.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; SILVA, G. S. E. . "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mc 6,37; Mt 14,16b; Lc 9,13): Comprometam-se socialmente. Estudos Bíblicos , v. 95, p. 35-48, 2007.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Apreciação (Recensão) publicada na REB-Revista Eclesiástica Brasileira, sobre o livro "O que é Religião?". REB. Revista Eclesiástica Brasileira , v. 66, p. 755-760, 2006.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; SILVA, G. S. E. . Compromisso Social e Religião: um Estudo dessa Relação a partir das Origens do Seguimento de Jesus. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP , v. V, p. 154-187, 2006.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Apreciação (Recensão) publicada na REB, sobre o livro "Apocalípse de São João: a teimosia da fé dos pequenos". REB. Revista Eclesiástica Brasileira , Petrópolis - RJ, v. 65, n.259, p. 747-750, 2005.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A dimensão do corpo na Bíblia, publicado na Revista Estudos Bíblicos da Editora Vozes, n. 87. Estudos Bíblicos , Petrópolis - Rio de Janeiro, v. 1, n.87, p. 10-23, 2005.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Raízes Religiosas da Palavra 'Paz', publicado na Revista de Cultura Teológica das Paulinas. Revista de Cultura Teológica , São Paulo, v. 13, n.52, p. 49-64, 2005.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O problema da fome: "Dai-lhes vós mesmos de comer". O desafio lançado por Jesus em Mc 6,34-44.. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP , Recife - PE, v. 1, n.3, p. 127-163, 2004.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Apreciação (resenha) do livro "Simbolismo do Corpo na Bíblia", publicada na Revista Eclesiástica Brasileira - REB, v. 64, fasc. 256. REB. Revista Eclesiástica Brasileira , Petrópolis - RJ, v. 64, n.256, p. 1001-1004, 2004.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Cidadania: uma postura de vida coerente com a Palavra de Deus, publicado na Revista Estudos Bíblicos da Editora Vozes. Estudos Bíblicos , v. 79, p. 10-23, 2003.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O desafio de evangelizar pela educação no meio urbano. A contribuição da pedagogia que se inspira na espiritualidade. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP , Recife - PE, v. 1, n.Especial, p. 87-138, 2003.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A reflexão teológica no meio universitário. REB. Revista Eclesiastica Brasileira , Petrópolis - RJ, v. LXII, n.245, p. 78-94, 2002.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O desafio do pensar teológico na formação universitária. Religião e Cultura , São Paulo, v. 1, n.2, p. 41-65, 2002.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Atos dos Apóstolos Texto e contexto. Estudos Bíblicos, Petrópolis-RJ, v. 70, p. 10-29, 2001.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Do Deus distante para o Deus amor: o desenvolvimento da idéia sobre Deus na Bíblia. Symposium (Recife) , Recife - PE, n.1, p. 12-20, 2000.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A pedagogia da missão. Uma reflexão a partir de Marcos. Estudos Bíblicos, Petrópolis, Rio de Janeiro, n.64, p. 66-78, 1999.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . DEUS PAI DE AMOR E MISERICÓRDIA - UMA REFLEXÃO SOBRE O DEUS DE JESUS. Fazendo Teologia, RECIFE - PE, v. 20, p. 1-3, 1999.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O caminho que leva ao encontro com o poder salvífico de Deus: uma análise bíblico-teológica de um itinerário de fém em Mc 5,21-43. Symposium (Recife) , Recife - PE, v. 2, n.2, p. 56-66, 1998.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O CAMINHO QUE LEVA AO ENCONTRO COM O PODER SALVÍFICO DE DEUS. Fazendo Teologia, RECIFE - PE, v. 13, p. 1-6, 1998.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . POLÍTICA E TEOLOGIA. Fazendo Teologia, RECIFE - PE, v. 16, 1998.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A dimensão política do Pai Nosso. Cadernos do Ctch, Recife - PE, n.5, p. 185-193, 1997.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A DIMENSÃO POLÍTICA DO PAI NOSSO. Boletim Por Trás das Palavras, Belo Horizonte - MG, v. 93, p. 26-32, 1996.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . UMA REFLEXÃO PARA A PÁSCOA DE 1996. Fazendo Teologia, RECIFE - PE, v. 1, p. 3-4, 1996.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A PANDEMIA E A PÓS-PANDEMIA. IMPACTOS SOBRE A PESSOA IDOSA. 1. ed. RECIFE: EDUPE - EDITORA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, 2022. v. 1. 190p .
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . (E-BOOK) BÍBLIA E CORRUPÇÃO. OLHARES A PARTIR DO CAMPO EPISTEMOLÓGICO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (E-book). 1. ed. RECIFE: EDUPE - EDITORA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, 2021. v. 1. 248p .
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; FRIZZO, A. C. (Org.) . BÍBLIA E CORRUPÇÃO. OLHARES A PARTIR DO CAMPO EPISTEMOLÓGICO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. 1. ed. RECIFE: EDUPE - EDITORA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, 2021. v. 1. 247p .
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; PESTANA, L. S. T. C. (Org.) ; SILVA, C. F. S. (Org.) . Espiritualidade, Saúde e Envelhecimento. 1. ed. RECIFE: BAGAÇO, 2019. v. 1. 203p .
-
ROSSI, L. A. S. ; CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; SILVA, Valmor da . LEITURAS ANTI-IMPERIALISTAS E LIBERTADORAS DA BÍBLIA. 01. ed. SÃO PAULO: , 2018. v. 01. 2O4p .
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; SOARES, S. A. G. . ROTEIRO PARA ANALISAR TEXTOS DA BÍBLIA. 1. ed. São Leopoldo: CEBI, 2017. v. 1. 110p .
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; SOARES, S. A. G. . A ESPIRITUALIDADE DE JESUS. 01. ed. São Paulo: Paulinas, 2016. v. 01. 95p .
-
GUIMARAES, V. R. ; CORREIA JÚNIOR, J. L. . O FUNDAMENTALISMO BÍBLICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PASTORAIS. 1. ed. Recife: NGE - NACIONAL GRÁFICA & EDITORA, 2015. v. 1. 96p .
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; RIBEIRO, N. . O AMOR EM SUAS MÚLTIPLAS FORMAS. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2013. v. 01. 69p .
-
SOARES, S. A. G. ; CORREIA JÚNIOR, J. L. ; OLIVA, J. R. . Comentário do Evangelho de Marcos. Coleção Comentário Bíblico Latinoamericano. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2012. v. 1. 495p .
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . BOA-NOVA DE JESUS: INTRODUÇÃO DIDÁTICA AOS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2011. v. 1. 125p .
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; PINCOVSKY, E. (Org.) ; WANDERLEY, L. R. F. (Org.) ; CABRAL, N. D. A. (Org.) ; FERREIRA, S. R. M. (Org.) . Pe. Theodoro Paulo Severino Peters, SJ: itinerário de uma missão. Recife: FASA, 2006. v. 1. 164p .
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Chave para análise de textos bíblicos: com exercícios de análise. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2006. v. 1. 101p .
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; COSTA, M. R. N. (Org.) . Os Mistérios do Corpo: Uma Leitura Multidisciplinar. Recife: INSAF, 2004. v. 1. 201p .
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Terceira idade: testemunho da fé. Petrópolis: Vozes, 2003. v. 01. 63p .
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; SOARES, S. A. G. . Evangelho de Marcos - Vol. I: 1-8. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. v. 1. 300p .
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O poder de Deus em Jesus: um estudo de duas narrativas de milagres em Mc 5,21-43. 1. ed. São Paulo - SP: Pia Sociedade Filhas de São Paulo - PAULINAS, 2000. v. 1. 204p .
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: O MODUS OPERANDI DE JESUS EM Mc 1,32-39. In: IVONI RICHTER REIMER. (Org.). A HONROSA ARTE DE CURAR E CUIDAR. 1ed.SÃO PAULO: PIMENTA CULTURAL, 2023, v. 1, p. 138-158.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . (Texto impresso em livro) ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: O MODUS OPERANDI DE JESUS EM Mc 1,32-39. In: IVONI RICHTER REIMER. (Org.). A HONROSA ARTE DE CURAR E CUIDAR. 1ed.SÃO PAULO: PIMENTA CULTURAL, 2023, v. 1, p. 149-170.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; SILVA, F. F. N. D. . HELDER PESSOA CAMARA - DOM HELDER. In: Drance Elias da Silva; João Luiz Correia Júnior; José Afonso Chaves. (Org.). Místicos e Místicas do Nordeste (Século XX). 1ed.RECIFE: EDUPE, 2023, v. 1, p. 79-92.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . DO DESCARTE À VALORIZAÇÃO. RESPEITO, AUTOESTIMA E AUTOACEITAÇÃO DA PESSOA IDOSA NA BÍBLIA. In: JOÃO LUIZ CORREIA JÚNIOR. (Org.). EM TEMPOS DE PANDEMIA, UMA RELEITURA DAS CURAS DE JESUS NO EVANGELHO SEGUNDO MARCOS. 1ed.RECIFE: EDUPE - EDITORA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, 2022, v. 1, p. 133-143.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . DEMÔNIOS NO NOVO TESTAMENTO. In: Luiz Alexandre Solano Rossi; Valmor da Silva. (Org.). ANJOS E DEMÔNIOS NA BÍBLIA. 1ed.São Paulo: PAULUS, 2022, v. 1, p. 85-105.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; SILVA, Drance Elias da. . JESUS EM CONFRONTO COM A CORRUPÇÃO RELIGIOSA: UM ESTUDO A PARTIR DE Mc 11 - 12.. In: JOÃO LUIZ CORREIA JÚNIOR. (Org.). BÍBLIA E CORRUPÇÃO. OLHARES A PARTIR DO CAMPO EPISTEMOLÓGICO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. 1ed.RECIFE: EDUPE - EDITORA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, 2021, v. 1, p. 153-195.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; SILVA, D. E. . PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DE JESUS. In: Cidoval Morais de Souza (Coordenação). (Org.). Cidoval Morais de Souza (Coordenação). 1ed.Campina Grande: EDUEPB - EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA P.ARAÍBA, 2021, v. 1, p. 269-276.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . DONS E CARISMAS NOS ATOS DOS APÓSTOLOS. DONS E CARISMAS NA BÍBLIA. 1ed.SÃO PAULO: PAULUS, 2020, v. 1, p. 123-141.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A PARÁBOLA DOS VINHATEIROS HOMICIDAS (MARCOS 12,1-12). In: ROSSI, Luiz Alexandre Solano; SILVA, Valmor da. (Org.). PARÁBOLAS NA BÍBLIA. 1ed.SÃO PAULO: PAULUS, 2019, v. 1, p. 109-128.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Espiritualidade e finitude: como lidar com a morte. In: CORREIA JÚNIOR, João Luiz; PESTANA, Linda Siokmey Tjhio Cesar; SILVA, Cirlene Francisca Sales. (Org.). ESPIRITUALIDADE, SAÚDE E ENVELHECIMENTO. 1ed.RECIFE: BAGAÇO, 2019, v. 1, p. 145-164.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . DOM HÉLDER CÂMARA: UM PROFETA ANTI-IMPERIALISTA E LIBERTADOR, REFERENCIAL PARA O SEGUIMENTO DE JESUS [I]. In: LUIZ ALEXANDRE SOLANO ROSSI. (Org.). LEITURAS ANTI-IMPERIALISTAS E LIBERTADORAS DA BÍBLIA. 01ed.SÃO PAULO: EDIÇÕES TERCEIRA VIA, 2018, v. 01, p. 17-33.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; ROSSI, L. A. S. . "POBRES NO ESPÍRITO" E "REINO DOS CÉUS": UMA INTERPRETAÇÃO LIBERTADORA DA PRIMEIRA BEM-AVENTURANÇA DE MATTEUS. In: LUIZ ALEXANDRE SOLANO ROSSI. (Org.). LEITURAS ANTI-IMPERIALISTAS E LIBERTADORAS DA BÍBLIA. 01ed.SÃO PAULO: EDIÇÕES TERCEIRA VIA, 2018, v. 01, p. 113-127.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . O ENCONTRO LIBERTADOR COM O PODER SALVÍFICO DE DEUS: APROXIMAÇÕES HERMENÊUTICAS SOBRE O DUPLO RELATO DE CURAS DE MARCOS 5,21-43. In: LUIZ ALEXANDRE SOLANO ROSSI. (Org.). LEITURAS ANTI-IMPERIALISTAS E LIBERTADORES DA BÍBLIA. 01ed.SÃO PAULO: EDIÇÕES TERCEIRA VIA, 2018, v. 01, p. 141-155.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . O CORPO: UMA HERMENÊUTICA SOMÁTICO-LIBERTADORA A PARTIR DA TEOLOGIA BÍBLICA. In: LUIZ ALEXANDRE SOLANO ROSSI. (Org.). LEITURAS ANTI-IMPERIALISTAS E LIBERTADORAS DA BÍBLIA. 01ed.SÃO PAULO: EDIÇÕES TERCEIRA VIA, 2018, v. 01, p. 183-204.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . O MÍSTICO E O POETA DOS POBRES E DA LIBERTAÇÃO. In: NEWTON DARWIN DE ANDRADE CABRAL; LUCY PINA NETA. (Org.). "ANDAR ÀS VOLTAS COM O BELO É ANDAR ÀS VOLTAS COM DEUS". A relação de Dom Helder com as artes.. 1ed.RECIFE: BAGAÇO, 2018, v. 1, p. 117-136.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . MILAGRES EM MATEUS. In: Luiz Alexandre Solano Rossi; Valmor da Silva. (Org.). MILAGRES NA BÍBLIA. 1ed.São Paulo: PAULUS, 2017, v. 1, p. 23-56.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A RELEITURA DO ÊXODO NO EVANGELHO DE MATEUS. In: CARNEIRO, Marcelo da Silva; OTTERMANN, Monika; FIGUEIREDO, Telmo José Amaral. (Org.). PENTATEUCO: DA FORMAÇÃO À RECEPÇÃO. 1ed.SÃO PAULO: PAULINAS, 2016, v. 1, p. 279-295.
-
ROSSI, L. A. S. ; CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; SILVA, Valmor da . PERSPECTIVAS DE CURAS NA LITERATURA BÍBLICA. In: ECCO, Clóvis; QUICENO, Japcy Margarita; QUADROS, Eduardo Gusmão de; SIGNATES, Luiz.. (Org.). RELIGIÃO, SAÚDE E TERAPIAS INTEGRATIVAS. 1ed.GOIÁS: EDITORA ESPAÇO ACADÊMICO, 2016, v. 1, p. 43-58.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A ética cristã do cuidado. In: Pe. Antônio R. S. Mota; Luiz Alencar Libório. (Org.). JUVENTUDE - EXPERIÊNCIA RELIGIOSA SECULARIZADA NA CULTURA PÓS-MODERNA. 1ed.Recife: FASA - FUNDAÇÃO ANTÔNIO DOS SANTOS ABRANCHES, 2013, v. 1, p. 149-160.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . DOM HELDER CAMARA - UM REFERENCIAL PARA O SEGUIMENTO DE JESUS HOJE. In: João Luiz Correia Júnior; Luiz Carlos Marques e Marcos Roberto Nunes Costa (orgs.). (Org.). DOM HELDER CAMARA - PROFETA, CRISTÃO E PADRE DA IGREJA. 1ed.Recife: Editora Universitária - UFPE, 2010, v. 1, p. 15-30.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; Luciana Pereira Barbosa . A SENSIBILIDADE CRISTÃ DE DOM HELDER DIANTE DE PROBLEMAS SÓCIO-ECONÔMICOS E SÓCIO-POLÍTICOS DO SEU CONTEXTO HISTÓRICO. In: João Luiz Correia Júnior; Luiz Carlos Luz Marques; Marcos Roberto Nunes Costa. (Org.). DOM HELDER CAMARA - PROFETA, CRISTÃO E PADRE DA IGREJA. 1ed.Recife: EDITORA UNIVERSITÁRIA UFPE, 2010, v. 1, p. 79-89.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Desvelamentos do rosto de Deus na promoção da vida. Uma abordagem a partir das orgiens da tradição judaico-cristã. In: Sociedade de Teologia e CIências da Religião - SOTER. (Org.). Deus e vida: desafios, alternativas e o futuro da Améria Latina e do Caribe. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2008, v. 1, p. 317-340.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Salmo 8: um poema de louvor a Deus, pelo cosmos e pela humanidade. In: Kaefer, José Ademar; Jarschel, Haidi. (Org.). Dimensões sociais da fé do Antigo israel. 1ªed.São Paulo: Paulinas, 2007, v. único, p. 183-203.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Religião e sociedade: do Movimento de Jesus às Igrejas cristãs hoje. In: Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER. (Org.). Religião e transformação social no Brasil de hoje. 1ªed.Belo Horizonte: Paulinas, 2007, v. único, p. 275-290.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Fundamentos bíblico-teológicos: por uma hermenêutica da identidade cristã. In: Maria Carmelita de Freitas. (Org.). Teologia e sociedade: relevância e funções. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2006, v. 1, p. 253-266.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O Corpo: Uma abordagem Bíblico-Teológica. In: Correia Júnior, João Luiz; COSTA, Marcos Roberto Nunes. (Org.). Os Mistérios do Corpo: Uma Leitura Multidisciplinar. 1ed.Recife: INSAF, 2004, v. 1, p. 43-71.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A caridade - um estudo a partir das primeiras comunidades cristãs. In: Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. (Org.). A caridade: um estudo bíblico-teológico. São Paulo: Paulinas, 2002, v. , p. 59-110.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Teologia em Mosaico. In: Márcio Fabri dos Anjos. (Org.). Teologia em Mosaico. 1ed.Aparecida - SP: Editora Santuário, 1999, v. 1, p. 1-247.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O caminho que leva ao Encontro com o Poder Salvífico de Deus. In: wwwwwwwwwwww. (Org.). Teologia em Mosaico. Aparecida - SP: Santuário, 1999, v. , p. -.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A MORTE EM UMA SOCIEDADE DOENTE. In: Cent. D.Hélder Câmara de Est. e Ação Soc. (Org.). EM DEFESA DA VIDA: VALE A PENA A PENA DE MORTE?. 1ed.SÃO PAULO - SP: EDIÇÕES PAULINAS, 1993, v. , p. 100-116.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Entrevista - FÓRUM SOBRE ENVELHECIMENTO: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA. GARRA, Recife, p. 42 - 42, 01 dez. 2015.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O DESCASO COM A SAÚDE PÚBLICA. DIÁRIO DE PERNAMBUCO - CADERNO OPINIÃO, RECIFE - PE, p. 2.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; NASCIMENTO, Z. C. P. . A BUSCA DE FUNDAMENTOS: CONVERGÊNCIAS E CONTRADIÇÕES ENTRE ?LEITURA POPULAR DA BÍBLIA? E ?LEITURA FUNDAMENTALISTA?. In: 36º CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOTER, 2024, BELO HORIZONTE. ANAIS DO CONGRESSO DA SOTER 36º CONGRESSO INTERNACIONAL SOTER 2024 ECONOMIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Desafios à sociedade e à religião. BELO HORIZONTE: SOTER, 2024. v. 1. p. 1193-1200.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; NASCIMENTO, Z. C. P. . AS CONSEQUÊNCIAS ECOLÓGICAS DAS AÇÕES ANTIÉTICAS: UM OLHAR A PARTIR DE Os 4,1-3. In: 35º CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOTER, 2023, BELO HORIZONTE. 35º Congresso Internacional da Soter - A Amazônia e o futuro da humanidade. BELO HORIZONTE: SOTER, 2023. v. 1. p. 699-705.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . JESUS NA ARTE POÉTICA DE DOM HELDER CAMARA. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO PUC GOIÁS 2023, 2023, GOÂNIA. ANAIS DO XI CONGRESSO INTERNACIONAL EM CIÊNICAS DA RELIGIÃO DA PUC GOIÁS, GOIÂNIA, 2023. GOIÂNIA: PUC GOIÁS, 2023. v. 1. p. 236-242.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; NASCIMENTO, Z. C. P. . LEITURA BÍBLICA DECOLONIZADA NA AMÉRICA LATINA A EXPERIÊNCIA DO CEBI. In: IX CONGRESSO DA ANPTECRE, 2023, CAMPINAS - SP. IX Congresso da Anptecre / 2023 Tema: A religiao na América Latina e Caribe: conceitos, relações e perspectivas. CAMPINAS - SP: ANPTECRE, 2023. v. 9. p. 592-604.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . EM TEMPOS DE PANDEMIA, UMA RELEITURA DAS CURAS DE JESUS NO EVANGELHO SEGUNDO MARCOS. In: 33 CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOTER / 2021 - RELIGIÃO, ÉTICA E POLÍTICA. RELIGIÃO, LAICIDADE E DEMOCRACIA, 2021, BELO HORIZONTE. ANAIS DO 33 CONGRESSO DA SOTER: RELIGIÃO, LAICIDADE E DEMOCRACIA. BELO HORIZONTE: ORGANIZAÇÃO SOTER, 2021. v. 1. p. 1816-1823.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; NASCIMENTO, Z. C. P. . A HEMENÊUTICA POLÍTICA E LIBERTADORA DO CEBI. UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO 'CEBI QUARTO SÁBADO' EM PERNAMBUCO. In: VIII CONGRESSO DA ANPTECRE, 2021, PORTO ALEGRE - RS. ANAIS DO VIII CONGRESSO DA ANPTECRE. PORTO ALEGRE: EDITORA FUNDAÇÃO FÊNIX, 2022. v. 1. p. 429-436.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . ESPIRITUALIDADE E (IN)FINITUDE: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA CANÇÃO [SALMO]. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: OS SENTIDOS DO VIVER E DO MORRER., 2020, GOIÂNIA. ANAIS DO X CONGRESSO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: OS SENTIDOS DO VIVER E DO MORRER.. GOIÂNIA: PUC-GOIÁS, 2020. v. 1. p. 375-382.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . CARACTERÍSTICAS DO FUNDAMENTALISMO BÍBLICO. In: 2020: VI SIMPÓSIO DO GRUPO DE PESQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES, 2020, RECIFE. Anais do VI Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações: Os desafios do fundamentalismo para os estudos bíblicos e teológicos / Organização: Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações.. RECIFE: UNICAP, 2020. v. 1. p. 1-292.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A PEDAGOGIA DE JESUS NO EVANGELHO DE MARCOS: UMA HERMENÊUTICA A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. In: VII CONGRESSO NACIONAL DA ANPTECRE - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, 2019, RIO DE JANEIRO. RELIGIÃO E CRISE SOCIOAMBIENTAL. RIO DE JANEIRO: SITE DA PUC-RIO, 2019. v. 1. p. 798-805.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; COSTA, R. V. E. . FÉ E POLÍTICA: REFLEXÃO SOBRE O (DES)INTERESSE PELAS ELEIÇÕES E A DIMENSÃO DA FÉ. In: IV Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações: Bíblia, Política e Cidadania, 2018, RECIFE. IV Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações: Bíblia, Política e Cidadania. RECIFE: SITE DA UNICAP, 2019. v. 1. p. 54-60.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . JESUS E A CORRUPÇÃO DO TEMPLO DE JERUSALÉM: UMA PESQUISA BÍBLICA A PARTIR DE Mc 11,15-19. In: VI CONGRESSO DA ANPTECRE - 2017, 2017, GOIÂNIA - GO. VI CONGRESSO DA ANPTECRE - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, 2017. v. 1. p. 461-468.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A MÍSTICA DE JESUS EM SUAS CURAS LIBERTADORAS. In: V CONGRESSO DA ANPTECRE - RELIGIÃO, DIREITOS HUMANOS E LAICIDADE, 2015, CURITIBA. ANAIS DO V CONGRESSO DA ANPTECRE - RELIGIÃO, DIREITOS HUMANOS E LAICIDADE. CURITIBA: PUC-PR, 2015. v. 05. p. ST1709-ST1709.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O poder libertador da espiritualidade de Jesus. In: Congresso da ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião, 2013, Recife. ANAIS DO IV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: "O FUTURO DAS RELIGIÕES NO BRASIL". São Paulo: ANPTECRE, 2013. v. 1. p. 2054-2077.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . CONHECIMENTO DE DEUS, COMPORTAMENTO ÉTICO E ECOLOGIA NA RELIGIÃO DO ANTIGO ISRAEL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE OS 4,1-3. In: III CONGRESSO NACIONAL ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião, 2011, São Bernardo. Teologia e Ciências da Religião: Interfaces. Textos Completos. São Bernardo: PUC-SP; Universidade Metodista de São Paulo; Mackenzie, 2011. v. 1. p. 1-11.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Dom Helder, um referencial simbólico de cristão engajado na prática da justiça social - Texto completo em CD-ROM. In: 2º CONGRESSO ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-gradução e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião, 2009, Belo Horizonte. III Simpósio Internacional de teologia e Ciências da Religião. Belo Horizonte: PUC Minas, 2009. v. 1. p. 49-60.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Encíclica Fides et Ratio. In: IX Semana de Estudos Docentes da UNICAP, 1999, Recife - PE. Recife - PE: Fasa Gráfica, 1999.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O humano Jesus de Nazaré: abordagem a partir do evangelho de Marcos.. In: II Semana de Integração Universidade - Sociedade, 2004, Recife. II Semana de Integração Universidade - Sociedade. Recife: UNICAP, 2004. v. 1. p. 467-482.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Formando homens e mulheres para os demais: a contribuição da Disciplina Humanismo e Cidadania em Cursos da UNICAP. In: Semana de Intregração Universidade-Sociedade 2003, da UNICAP, 2003, Recife. Semana de Integração Universidade e Sociedade 2003. Recife: FASA - UNICAP, 2003.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Dom Helder, um referencial simbólico de cristão engajado na prática da justiça soical - Resumo impresso. In: Congresso da ANPTECRE 2009, 2009, Belo Horizonte. Fenomenologia e Hermenêutica do Religioso. Belo Horizonte: PUC Minas, 2009. v. 1. p. 80-80.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; OLIVA, J. R. . Editorial Revista Estudos Bíblicos n. 79. Revista Estudos Bíblicos , Petrópolis, RJ, n.79, p. 7-9, 2003.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Palestra - Espiritualidade e Envelhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Palestra - Espiritualidade e finitude: como lidar com a morte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Palestra - LIVROS APÓCRIFOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Palestra - MARIA E O AMOR EM SUAS MÚLTIPLAS FORMAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . JESUS E A CORRUPÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA INTERVENÇÃO NO TEMPLO DE JERUSALÉM (Mc 11,15-19). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Em defesa da vida: fé, amor e esperança!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A ESPIRITUALIDADE DE JESUS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A ESPIRITUALIDADE DE JESUS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . JESUS E A CORRUPÇÃO DO TEMPLO DE JERUSALÉM: UMA PESQUISA BÍBLICA A PARTIR DE Mc 11,15-19. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . DIREITOS HUMANOS E TERCEIRA IDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A ESPIRITUALIDADE DE JESUS - COM LANÇAMENTO DE LIVRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . A ESPIRITUALIDADE DA PESSOA IDOSA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . JESUS CRISTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . IGREJA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Exorcismos e curas de Jesus: uma interpretação a partir da linguagem religiosa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Estudo Bíblico - Mês da Bíblia 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; MELO, E. S. . A PRÁXIS DE JESUS: PRESSUPOSTOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS A PARTIR DO DIÁLOGO DE JESUS COM O JOVEM RICO EM Mt 19,16-22. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Religião e engajamento social: um estudo a partir do movimento de Jesus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Palestra - SETE FORMAS DE AMAR: UMA LEITURA BÍBLICO-TEOLÓGICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Palestra - Chave de leitura para o Mês da Bíblia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Conferência 'Jesus Cristo, Palavra Viva'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Conferência 'A pessoa idosa no século XXI: educação e outras questões sociais'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Palestra - Espiritualidade da pessoa idosa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . AS BEM-AVENTURANÇAS DE Mt 5,3 e de Lc 6,20b. Estudo Comparado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; ROSSI, L. A. S. . AS BEM-AVENTURANÇAS DE Mt 5,3 e de Lc 6,20b. Estudo Comparado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Mesa redonda sobre Espiritualidade - Programa de Preparação para Aposentadoria da SEFAZ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A PESSOA IDOSA NO SÉCULO XXI: EDUCAÇÃO E OUTRAS QUESTÕES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . PALESTRA SETE FORMAS DE AMAR - UMA LEITURA BÍBLICO-TEOLÓGICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O poder libertador da espiritualidade de Jesus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Oficina 'Nove critérios para permanecer sempre jovem - um olhar a partir da Bíblia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; VASCONCELOS, S. S. D. ; LIMA, D. N. . Oficina Cine Debate - Um olhar teológico sobre a Criação a partir do filme 'Uma verdade inconveniente'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A atividade pública de Jesus em cuidar da saúde das pessoas: um dirieto e dever de cada ser humano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Oficina 'O olhar de Dom Helder sobre o Concílio: uma abordagem a partir de seus escritos - Cartas Conciliares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Conhecimento de Deus, comportamento ético e ecologia na religião do Antigo Israel: uma abordagem a partir de Os 4,1-3. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . "Dai-lhes vós mesmos de comer" - A práxis social do Movimento de Jesus: um olhar a partir de Mc 6,33-44. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A construção feminina da Justiça e da Paz: enfoque evangélico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Conferência "O simbolismo das águas na Religião", no 3º Encontro Nacional das Águas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Comunicação "O Movimento de Jesus no contexto sócio-palestinense do século I", no II Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Conferência "Pluralismo religioso e o movimento de Jesus", NO IV Encontro Regional da SOTER - NE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O movimento de Jesus. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Palestra "O Corpo na Bíblia", em Mesa Redonda "Corpo e Psicanálise" no Mestrado em Psicologia Clínica da UNICAP. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Comunicação "A prática da justiça social na atuãção de Jesus: um olhar a partir do contexto histórico e do texto de Marcos", na III Semana de Integração Universidade-Sociedade da UNICAP.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Palestra "A ação da voluntária AIC frente aos desafios humanos e sociais, fundamentos bíblico-teológicos". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Comunicação "O humano Jesus de Nazaré: abordagem a partir do evangelho de Marcos", na II Semana de Integração Universidade-Sociedade da UNICAP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. S. ; CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Prefácio. Uma interessante pesquisa em Ciências da Religião. RECIFE, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Medellín: memórias e perspectivas. Recife, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; OLIVA, J. R. . Apresentação - Editorial da Revista Estudos Bíblicos - BÍBLIA E MÍSTICA. EDITORA VOZES, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; OLIVA, J. R. . Apresentação - Editorial da Revista Estudos Bíblicos - A ESPERANÇA DE UM MUNDO NOVO - ESTUDOS BÍBLICOS EM MEMÓRIA DO PROFETA JOSÉ COMBLIN. PETRÓPOLIS - RJ, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; OLIVA, J. R. . Apresentação - Editorial da Revista Estudos Bíblicos - BÍBLIA E SAÚDE, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; FERNANDES, J. F. C. . Novo Testamento: Tradução da CNBB. São Paulo: Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Paulinas, 2003 (Introduções aos textos do Novo Testamento).
Outras produções
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . ASSESSORIA AO GRUPO DE ESTUDOS DO PROJETO ECUMÊNICO DE APROFUNDAMENTO BÍBLICO DO CEBI. 2016.
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Parecer ad-hoc para a Revista Perspectiva Teológica. 2020.
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Parecer ad-hoc para a Revista Caminhos. 2020.
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Parecer Ad-hoc para a Paralellus - Revista de Estudos de Religião - UNICAP. 2020.
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; SILVA, D. E. ; VASCONCELOS, S. S. D. . Editor da Revista da Teologia e Ciências da Religião da UNICAP. 2014.
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; SILVA, D. E. ; VASCONCELOS, S. S. D. . Editor da Revista da Teologia e Ciências da Religião da UNICAP. 2013.
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; SILVA, D. E. ; VASCONCELOS, S. S. D. . Editor da Revista da Teologia e Ciências da Religião da UNICAP. 2012.
CORREIA JÚNIOR, J. L. . João Luiz Correia Júnior - Tradições Cristãs e Experiências Religiosas. 2021; Tema: Tradições cristãs e experiências religiosas. (Blog).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2023. (Organização de Evento).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . ESPIRITUALIDADE E POLÍTICA. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2022. (Organização de Evento).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2021. (Organização de Evento).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FRONTEIRAS - REVISTA DE TEOLOGIA DA UNICAP. 2020. (Editoração/Periódico).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Apresentação: Fronteiras, Revista de Teologia da UNICAP, v.3, n.2 (2020). Eucaristia: mesa e memorial.. 2020. (Editoração/Periódico).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2020. (Organização de Evento).
GOMES, Rita Maria ; CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; SOUZA, A. R. . FRONTEIRAS - REVISTA DE TEOLOGIA DA UNICAP. 2019. (Editoração/Periódico).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Grupo de Estudos Espiritualidade, Saúde e Envelhecimento. 2019. (Grupo de Estudos).
ROSSI, L. A. S. ; SILVA, Valmor da ; JÚNIOR, JOÃO LUIZ CORREIA . GRUPO TEMÁTICO 05 - PESQUISA BÍBLICA. 2019. (Coordenação de Grupo Temático).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2019. (Organização de Evento).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . APOSTILA DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À SAGRADA ESCRITURA. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para a Disciplina).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . APOSTILA DA DISCIPLINA EVANGELHOS MARCOS E MATEUS. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para a Disciplina).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . APOSTILA DA DISCIPLINA HUMANISMO E CIDADANIA. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para a Disciplina).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; SOUZA, A. R. . Apostila da Disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . Apostila da Disciplina Textos Sagrados. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . APOSTILA DA DISCIPLINA PROFETAS. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para a Disciplina).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2018. (Organização de Evento).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . ROTEIRO PARA ANÁLISE DE TEXTOS DA BÍBLIA - PALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO COM O MESMO TÍTULO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . ROTEIRO PARA ANÁLISE DE TEXTOS DA BÍBLIA - PALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO COM O MESMO TÍTULO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2017. (Organização de Evento).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . ESPECIALIZAÇÃO EM HERMENÊUTICA BÍBLICA - DISCIPLINA 'OS EVANGELHOS E OS ATOS DOS APÓSTOLOS'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . MINICURSO PARA O MÊS DA BÍBLIA - SALMOS DA MISERICÓRDIA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . MINICURSO DE CATEQUESE BÍBLICA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA PARA CATEQUISTAS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . AVALIAÇÃO DE ARTIGO PARA REVISTA DA EST - RESENHA DE KARL BARTH: CARTA AOS ROMANOS. 2016. (AVALIAÇÃO DE ARTIGO PARA REVISTA CIENTÍFICA).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2016. (Organização de Evento).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2016. (Organização de Evento).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ ; ROSSI, L. A. S. ; SILVA, Valmor da . Grupo Temático 02 - PERSPECTIVAS DE CURAS NA LITERATURA BÍBLICA. 2016. (Coordenação de Grupo Temático).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . DISCIPLINA - HISTÓRIA DA ÉPOCA DO ANTIGO TESTAEMNTO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . MINI-CURSO ESTUDO BÍBLICO - MÊS DA BÍBLIA 2015. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; OLIVA, J. R. . Revista Estudos Bíblicos - Vol. 32, n. 127, jul/set 2015. 2015. (Editoração/Periódico).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Projeto de Pesquisa - Fundamentos teóricos e processos hermenêuticos na interpretação e recepção de Textos Sagrados? - Programa Nacional de Cooperação Acadêmica ? Novas Fronteiras, PROCAD NF, de número 185 / 2010. 2015. (Relatório de pesquisa).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . GRUPO DE ESTUDOS - JESUS PESQUISA BÍBLICA E HISTÓRICA. 2015. (Grupo de Estudos).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Grupo de Estudos ESPIRITUALIDADE E SAÚDE. 2015. (Grupo de Estudos).
CORREIA JÚNIOR, JOÃO LUIZ . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2015. (Organização de Evento).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . SAGRADA ESCRITURA - HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO POVO DE DEUS - NOVO TESTAMENTO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Introdução à Sagrada Escritura. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Evangelho de Marcos e Mateus. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Literatura Sapiencial. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Religião e Inclusão Social - Enfoque a partir do Movimento de Jesus. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Evangelho de Lucas e Atos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO. 2014. (Organização de Evento).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . ASSESSORIA DO CONSELHO PARA O LAICATO DA ARQUIDIOCESE OLINDA E RECIFE. 2014. (ASSESSORIA DO CONSELHO PARA O LAICATO DA ARQUIDIOCESE OLINDA E RECIFE).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . ASSESSORIA DO CEBI - CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS EM PE. 2014. (ASSESSORIA DO CEBI - CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS EM PE).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . HUMANIDADE E TRANSCENDÊNCIA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . HUMANISMO E CIDADANIA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; OLIVA, J. R. . Revista Estudos Bíblicos - Vol. 30, n. 119, jul/set 2013 - A esperança de um mundo novo: Estudos Bíblicos em memória do profeta José Comblin. 2013. (Editoração/Periódico).
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; VASCONCELOS, S. S. D. ; SILVA, D. E. . Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP , v. 3, n. 1 (2013): Cristianismo face aos desafios do pluralismo religioso. 2013. (Editoração/Periódico).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O amor em suas múltiplas formas - abordagem bíblico-teológica. 2013. (Programa de Rádio).
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; BRITO, José Artur Tavares . Introdução aos Evangelhos - Programa Formação Cristã - Rádio Olinda (Pernambuco). 2012. (Programa de Rádio).
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; OLIVA, J. R. . Revista Estudos Bíblicos - Vol. 28, n. 111, jul/set 2011 - Bíblia e Saúde. 2011. (Editoração/Periódico).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Fundamentos teóricos na interpretação e recepção de textos sagrados: o Evangelho de Marocs.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; Luiz Carlos Luz Marques ; COSTA, M. R. N. . Dom Helder Camara, profeta, cristão e padre da Igreja. 2010. (Relatório de pesquisa).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Do Jesus de Nazaré ao Cristo da fé: o debate atual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Do Jesus de Nazaré ao Cristo da fé: estudo a partir do Evangelho de Marcos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Organizador do Programa de Extensão minicursos UNIVERSIDADE NÃO TEM IDADE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Atualidade Histórico-Literária das Narrativas Bíblicas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Minicurso "A palavra em defesa da vida na comunidade do Corinto". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; COSTA, M. R. N. . Construção e Reconstrução do Cristianismo: Interfaces Sócio-Culturais do Cristianismo nas suas Origens e seus Reflexos na Atualidade. 2008. (Relatório de pesquisa).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Mini-Curso "Inclusão social da mulher na ação de Jesus". 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Mini-curso "Chave para análise de textos bíblicos" promovido pelas Edições Paulinas de Natal. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORREIA JÚNIOR, J. L. ; VALERIO, P. F. ; ARAGAO, G. S. . Mini-Curso "Desdobramentos da Relação entre Ciência e Religião" na XI Semana Teológica da UNICAP, 2005. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Mini-Curso Visão Geral da Bíblia no Primeiro Projeto de educação e formação coletiva no campo da fé cristã, da AEC-PE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Mini-Curso "Exegese e Hermenêutica Bíblica" realizado na Escola Bíblica Regional de Capacitação - EBIR, do Centro de Estudos Bíblicos - Pólo Regional Nordeste. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Mini-Curso "Chave de leitura do livro de Oséias, na Paulinas Livraria. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Mini-Curso "Bíblia e Paz" realizado pela Divisão de Ação Pastoral da UNICAP, 2005. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Participação como membro do CCIP - Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa da Universidade Católica de Pernambuco. 2005. (Participação como membro interno do Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa - CCIP UNICAP).
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Coordenação Grupo de Estudos Bílbia e Justiça Social no Grupo de Pesquisa RECULTUR do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP. 2005 (GRUPO DE ESTUDOS DO BACHARELADO EM TEOLOGIA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Coordenação do Grupo de Estudos Max Weber: Sociologia da Religião, no programa de Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP. 2005 (Coordenação de Grupo de Estudos) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Palestra "Os Mistérios do Corpo: uma abordagem interdisciplinar" na Terça Feira Teológica da UNICAP. 2004 (Palestra) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Mini-Curso (Oficina) "Questões que a Bíblia responde", das Paulinas- Natal. 2004 (Mini-Curso (Oficina)) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Palestra no Seminário "Pedagogia Inaciana - Terapia Ocupacional" na UNICAP. 2003 (Palestra em Seminário) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Palestra "Novos Sujeitos Sociais e Eclesiais", proferida numa Mesa Redonda da "Conferência Internacional sobre o Cristianismo na América Latina e Caribe". 2003 (Palestra em Mesa Redonda) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Mini-Curso "O Corpo: lugar de pecado ou de salvação", na Semana de Integração da UNICAP. 2003 (Mini-Curso na Semana de Integração da UNICAP) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Palestra "Caridade: Ágape, Eros ou Philia?". 2002 (Palestra) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Palestra "O EVANGELHO DE SÃO JOÃO". 2000 (PALESTRA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . DEVE-SE ACREDITAR NO DIABO?. 1999 (PALESTRA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . DEUS PAI. 1999 (CURSO BÍBLICO-TEOLÓGICO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . V ENCONTRO DO SETOR DE PASTORAL DA AUSJAL. 1999 (ENCONTRO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . MYSTERIUM CREATIONIS: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR. 1999 (CONGRESSO DA SOTER) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Comunicação Científica em Congresso " TEOLOGIA NO MEIO UNIVERSITÁRIO: ANÁLISE A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA". 1999 (COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . DEUS PAI É TAMBÉM MÃE?!. 1999 (DEBATEDOR) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . 3ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA - REGIONAL NE 2. 1999 (CONFERÊNCIA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . TEOLOGIA E HUMANISMO SOCIAL CRISTÃO. 1999 (SIMPÓSIO INTERNACIONAL) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O EVANGELHO DE SÃO MARCOS. 1999 (CURSO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS. 1999 (GRUPO DE ESTUDO DE PROFESSORES) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Grupo de Estudos "A SANTÍSSIMA TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO". 1999 (GRUPO DE ESTUDO COM ALUNOS DO CURSO DE TEOLOGIA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . FIDES ET RATIO: UMA APRESENTAÇÃO DA CARTA APOSTÓLICA DO PAPA JOÃO PAULO II. 1999 (COMUNICAÇÃO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Espiritualidade Bíblica. 1999 (Palestra) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . Evangelhos Sinóticos. 1999 (Palestra) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . DEUS PAI DE AMOR E MISERICÓRDIA. 1999 (CONFERÊNCIA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . ESPIRITUALIDADE INACIANA. 1999 (GRUPO DE ESTUDO DE TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . 3ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA: DESEMPREGO E SEMI-ÁRIDO. 1999 (ASSESORIA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO HOJE E AS PERGUNTAS QUE SURGEM. 1998 (MESA REDONDA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . ATOS DOS APÓSTOLOS, CARTAS PAULINAS E APOCALIPSE. 1998 (ASSESSORIA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . ESTUDO DO DOCUMENTO Nº 77 DA CNBB SOBRE LEIGOS E A ENCÍCLICA FÉ E RAZÃO. 1998 (GRUPO DE ESTUDOS) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . CONTEÚDO DE ÉTICA BÍBLICA CRISTÃ. 1998 (PALESTRA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . FUNDAMENTOS DE ESPIRITUALIDADE CRISTÃ A PARTIR DA BÍBLIA. 1998 (GRUPO DE ESTUDOS) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . INTRODUÇÃO À BÍBLIA E EVANGELHO DE LUCAS. 1998 (ASSESORIA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ÉTICA E DIREITOS HUMANOS - NEPEDH. 1998 (PARTICIPANTE) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O CAMINHO QUE LEVA AO ENCONTRO COM O PODER SALVÍFICO DE DEUS: UMA ANÁLISE BÍBLICO-TEOLÓGICA DE UM ITINERÁRIO DE FÉ EM Mc 5, 21-43.. 1998 (PALESTRA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O CAMINHO QUE LEVA AO ENCONTRO COM O PODER SALVÍFICO DE DEUS: UMA ANÁLISE BÍBLICO-TEOLÓGICA DE UM ITINERÁRIO DE FÉ EM Mc 5,21-43. 1998 (COMUNICAÇÃO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O EVANGELHO DE SÃO MARCOS. 1998 (CURSO BÍBLICO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . REPRESENTANTE DO CONSELHO DE ENSINO E PESQUSA. 1998 (CONSELHEIRO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . ECONOMIA DE COMUNHÃO - UMA NOVA ÉTICA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA. 1998 (GRUPO DE ESTUDO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . O LUGAR E PAPEL DA TEOLOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATÓLICAS, NO LIMIAR DO TERCEIRO MILÊNIO. 1997 (ENCONTRO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . FÉ E POLÍTICA À LUZ DO EVANGELHO DE MATEUS. 1996 (CURSO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . OS MILENARISMOS - O QUE DIZ A BÍBLIA?. 1995 (PALESTRA) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A FÉ NO PODER DE JESUS (Mc 5, 24b-34). 1995 (DEBATE) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . A FÉ NO PODER DE JESUS: UMA ANÁLISE BÍBLICO-TEOLÓGICA DE MARCOS 5,24B-34. 1995 (COMUNICAÇÃO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . ANTIGO E NOVO TESTAMENTO. 1995 (CURSO BÍBLICO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO. 1995 (CURSO BÍBLICO) .
CORREIA JÚNIOR, J. L. . TEOLOGIA NA PERSPECTIVA DA MULHER. 1995 (GRUPO DE ESTUDOS) .
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
RELIGIÃO CRISTÃ: FUNDAMENTOS E REPERCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS, Descrição: O Projeto de Pesquisa Institucional "RELIGIÃO CRISTÃ: FUNDAMENTOS E REPERCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS" foi aprovado conforme consta em Ata da Reunião Extraordinária do Conselho da Pós-graduação, realizada em 06 de outubro de 2022.Tem os seguintes OBJETIVOS:OBJETIVO GERALAprofundar estudos sobre a pesquisa atual em torno dos fundamentos da Religião Cristã em suas origens, à luz das novas contribuições da pesquisa histórica, arqueológica e dos estudos exegético-hermenêuticos das Sagradas Escrituras, bem como apresentar pesquisa sobre as repercussões práticas sociopolíticas, socioculturais e sociorreligiosas das Igrejas cristãs na contemporaneidade, numa perspectiva interdisciplinar, própria do campo epistemológico das Ciências da Religião e da Teologia.OBJETIVOS ESPECÍFICOS- Realizar investigação sobre o Cristianismo das origens, na ação missionária de Jesus e do movimento sociorreligioso por ele liderado, bem como sobre a formação das primeiras comunidades cristãs que, gradativamente, foram sedimentando os alicerces éticos e religiosos daquilo que será, posteriormente, a Religião Cristã- Analisar a atuação sociorreligiosa, sociopolítica, sociocultural e socioambiental da Religião Cristã na contemporaneidade, por meio de suas Igrejas na América Latina e no Brasil. Dedicar-se-á atenção especial para temas como: a) Espiritualidade para o equilíbrio físico e psíquico, na perspectiva do envelhecimento saudável e da resiliência diante da finitude, num contexto crescente envelhecimento populacional em todo planeta; b) Política e Religião Cristã; c) Literatura, MPB (Música Popular Brasileira) e Religião Cristã.- Interpretar criticamente a inserção sociorreligiosa das Igrejas Cristãs na atualidade, visando apresentar os impactos positivos e negativos dessa atuação, na sociedade brasileira contemporânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Luiz Correia Júnior - Coordenador.
-
2019 - 2022
HERMENÊUTICAS DO CRISTIANISMO (FASE 1 e 2), Descrição: O Projeto de Pesquisa "Hermenêuticas do Cristianismo" teve Fase I e Fase II.O Relatório Final foi APROVADO pelo Comitê Científico de Pesquisa (CCP) em reunião ordinária, no dia 10 de agosto de 2022.Teve como objetivos (que foram alcançados, conforme relatório final):Pesquisar e interpretar criticamente a práxis social da Religião Cristã, em suas origens (no Movimento de Jesus e nas primeiras comunidades cristãs), e na contemporaneidade, a partir de critérios exegéticos, hermenêuticos, históricos e filosóficos. Pesquisar, em Textos Sagrados da Religião Cristã e na atual pesquisa histórica, sobre o Cristianismo das origens (ou protocristianismo). Analisar criticamente a práxis do Movimento de Jesus, no contexto intra-judaico palestinense do século I.Investigar o impacto da práxis de Jesus no seu discipulado e na formação das primeiras comunidades cristãs que, gradativamente, foram elaborando os alicerces éticos e religiosos daquilo que será, posteriormente, a Religião Cristã.Estudar o sentido da alteridade ética como religião do outro, nos escritos judaicos e lições talmúdicas, a partir do filósofo Emmanuel Levinas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . , Integrantes: João Luiz Correia Júnior - Coordenador / José Tadeu Batista de Sousa - Integrante.
-
2006 - 2008
Construção e Reconstrução do Cristianismo: Interfaces Sócio-Culturais do Cristianismo nas suas Origens e seus Reflexos na Atualidade, Descrição: Desde as origens da Religião Cristã que reportam ao movimento intra-judaico liderado por Jesus de Nazaré, ao processo de formação do corpus teórico-doutrinário do Cristianismo, verifica-se uma constante tensão dialética entre ortodoxia e heterodoxia. Nesse processo, recebendo influência de outros corpus teóricos, notadamente do pensamento judaico, greco-romano e de outras filosofias orientais, bem como, das condições sócio-culturais de cada período histórico, as intuições originais neo-testamentárias foram sendo reinterpretadas, muitas vezes de forma conflitante, provocando, historicamente, uma verdadeira construção e reconstrução do Cristianismo de suas origens aos dias atuais. Fruto dessa conflitante construção e reconstrução, encontramos, historicamente, no bojo do Cristianismo, grandes e importantes movimento em defesa da ortodoxia judaico-cristã e, na mesma proporção, movimentos heterodoxos, os quais, por discordarem parcialmente da ?doutrina oficial?, foram classificados por esta como cismas, heresias, gnoses etc. Considerando que o presente projeto busca resgatar o processo de construção e reconstrução do Cristianismo, mostrando que o mesmo é o resultado de uma constante reinterpretarão do corpus teórico de diversas tradições religiosas, desde as origens aos dias atuais, entende-se como fundamental a interdisciplinaridade com os demais Projetos da Linha de Pesquisa ?Tradição Judaico-Cristo, Cultura e Sociedade?, na medida em que trabalhamos os fundamentos históricos que ajudam a entender o Cristianismo em sua relação com os demais sistemas sócio-culturais. Objetivo: Investigar e trazer para reflexão atual o processo de formação do corpus teórico-doutrinário do Cristianismo, demonstrando como, a partir da influência de outros corpus teóricos e das circunstâncias históricas, as intuições originais neo-testamentárias foram sendo reinterpretadas, provocando uma verdadeira construção e reconstrução do Cristianismo desde suas origens aos dias atuais. Metodologia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: João Luiz Correia Júnior - Integrante / Marcos Roberto Nunes Costa - Coordenador / Gregorina de Sousa e Silva - Integrante / Ednaldo Rodrigues Vieira - Integrante / Laís Cláudia Cavalcanti da Silva - Integrante / João Franco Muniz da Rocha - Integrante / Marlesson Castelo Branco do Rêgo - Integrante / Ocilaine Silva de Moura - Integrante / Ana Carolina Martins Lôbo - Integrante / Rafael Gonçalves de Santana e Silva - Integrante / Daniela Moura Queiroz - Integrante / José Pedro Lopes Teixeira - Integrante / Tiago Macedo Bezerra Maia - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Remuneração., Número de produções C, T & A: 11
-
2004 - 2006
A Justiça Social na Práxis de Jesus, Segundo o Evangelho de Marcos, Descrição: Dentro da Linha de Pesquisa ?Tradição Judaico-Cristã, Cultura e Sociedade? do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP, que trabalha numa epistemologia dialógica entre o desafio da cultura e da sociedade moderna e a tradição judaico-cristã, este Projeto pretende estudar um importante papel do Cristianismo, que consiste em motivar os seus adeptos e as pessoas de boa vontade para o engajamento em causas sócio-humanitárias, tendo em vista a promoção da justiça social. Objetivo: Investigar nos fundamentos bíblicos e, de modo especial, no Evangelho de Marcos, os ensinamentos e o comportamento de Jesus em sua práxis voltada para a promoção da justiça social. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de obras no campo epistemológico da História sobre a Palestina do século I, da Sociologia da Religião e da Exegese e Hermenêutica Bíblica atual. Resultados: A compreensão sobre a práxis social do Movimento de Jesus, compromisso gerado por profunda compaixão com a causa dos menos favorecidos da sociedade, permite afirmar que uma das intuições mais originais e fundadoras da Religião Cristã consiste exatamente na responsabilidade com a promoção da justiça na sociedade, segundo os critérios religiosos de inspiração profética judaica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: João Luiz Correia Júnior - Coordenador., Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Mestrado em Ciências da Religião. , Rua do Príncipe - de 337 ao fim - lado ímpar, Soledade, 50050385 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21194172, Ramal: 4172, URL da Homepage:
Experiência profissional
1988 - Atual
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
A ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA UNICAP ABRANGE AS SEGUINTES ATIVIDADES:- PROFESSEOR DA GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA.- PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO- PROFESSOR DO MESTRADO EM TEOLOGIA - COORDENADOR DO PROGRAMA DE EXTENSÃO "FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO", LIGADO AO HUMANITAS, COMO PARTE DO UNICAP PRATA.- CO-LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA "RELIGIÃO CRÍSTÃ, FUNDAMENTOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS".- COORDENADOR DO GRUPO DE ESTUDOS "ESPIRITUALIDADE, SAÚDE E ENVELHECIMENTO".
Atividades
-
01/2018
Ensino, MESTRADO EM TEOLOGIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RELIGIÃO E SOCIEDADE: ENFOQUE A PARTIR DO CRISTIANISMO PRIMITIVO
-
01/2010
Extensão universitária , Centro de Teologia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Fórum sobre Questões do Envelhecimento da UNICAP.
-
01/2004
Ensino, PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEXTOS SAGRADOS, RELIGIÃO E SOCIEDADE A PARTIR DO CRISTIANISMO PRIMITIVO
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós-graduação em Ciências da Religião.,Cargo ou função, Membro do Colegiádo do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.
-
01/2018 - 12/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Teologia.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Teologia da UNICAP.
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEO 1247 - PROFETAS
-
06/2018 - 12/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEO 1916 - HUMANISMO E CIDADANIA
-
08/2018 - 11/2018
Ensino, Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEO 6101 - METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
-
03/2018 - 11/2018
Extensão universitária , Pró-reitoria Comunitária da UNICAP.,Atividade de extensão realizada, FÓRUM SOBRE QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO - TEMA 2018: ESPIRITUALIDADE, SAÚDE E ENVELHECIMENTO.
-
06/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós-graduação em Teologia - Mestrado.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de turma do PPGTEO - 2018.
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEO 1245 - INTRODUÇÃO À SAGRADA ESCRITURA, TEO 1249 - EVANGELHOS MARCOS E MATEUS
-
04/2018 - 05/2018
Ensino, Programa de Pós-graduação em Teologia - Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO DE LITERATURA BÍBLICA E TEOLÓGICA. INTERPRETAÇÃO: OS RELATOS DE CURAS REALIZADAS POR JESUS
-
01/2018 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós-graduação em Ciências da Religião - Mestrado.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção da 14ª turma do Curso de Mestrado em Ciências da Religião.
-
01/1998 - 12/2013
Direção e administração, Pro-Reitoria Acadêmica - PRAC da UNICAP.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Extensão: Universidade Não tem Idade.
-
01/2008 - 07/2008
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sagrada Escritura
-
01/2008 - 07/2008
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Sapencial
-
01/2008 - 07/2008
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evangelho de Marcos e Mateus
-
01/2008 - 07/2008
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evangelho de Lucas e Atos
-
08/2004 - 08/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Pro-Reitoria Acadêmica - PRAC da UNICAP.,Linhas de pesquisa
-
01/2004 - 07/2004
Ensino, Ciências da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e Compromisso Social: Uma abordagem a partir do movimento de Jesus
-
01/2004 - 07/2004
Ensino, Ciências da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Temáticos: Do Jesus Histórico ao Cristo da Fé
-
01/1988 - 12/1998
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teologia I, Teologia II
-
01/1998 - 07/1998
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Humanismo e Cidadania
-
01/1998 - 07/1998
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Humanidade e Transcedência
1985 - 1985
Academia Santa GertrudesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
01/1985
Ensino,,Disciplinas ministradas, Português
1990 - 1990
Associação Recifense de Educação e CulturaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
1990 - 1990
Associação Recifense de Educação e CulturaVínculo: Professor CLT, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
01/1990
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade de Custos
1976 - 1979
Companhia Pernambucana de Borracha SintéticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário A, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1976
Serviços técnicos especializados , COPERBO.,Serviço realizado, Auxiliar de Contabilidade.
1993 - 1994
Faculdades CatólicasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino I
Atividades
-
01/1993
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
1974 - 1976
Germano MancovetzkyVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Contabilidade, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1974
Serviços técnicos especializados , Escritório de Contabilidade.,Serviço realizado, Auxiliar de Contabilidade.
1984 - 1992
Prefeitura Municipal do PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
01/1984
Ensino,,Disciplinas ministradas, Contalidade Geral
-
01/1984
Ensino,,Disciplinas ministradas, Contabilidade Geral, Português, Ensino Religioso
2005 - 2007
Sociedade de Teologia e Ciências da ReligiãoVínculo: Conselheiro Regional, Enquadramento Funcional: Conselheiro
Atividades
-
07/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Presidência da SOTER, Conselheiro Regional da SOTER.,Cargo ou função, Conselheiro Regional - Nordeste.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Luiz Correia Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?