Paulo Teles de Oliveira e Silva

Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Sanitária e ênfase em Ecotoxicologia Terrestre e Aquática.

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências Ambientais

2023 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina
Orientador: David José Miquelluti
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em Engenharia Ambiental

2017 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio

Formação complementar

2021 - 2021

Introdução ao Excel. (Carga horária: 2h). , Motim, MOTIM, Brasil.

2021 - 2021

Introdução ao Visual Basic. (Carga horária: 2h). , Motim, MOTIM, Brasil.

2021 - 2021

Introdução ao POWER BI. (Carga horária: 2h). , Motim, MOTIM, Brasil.

2020 - 2021

Extensão universitária em Gerenciamento de Resíduos. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Minicurso de ALOHA. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2018 - 2018

BIOMONITORAMENTO AQUÁTICO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso de Oratória. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Ecotoxicologia Terrestre.

Participação em eventos

32 SIC UDESC. 2022. (Seminário).

32 SIC UDESC.VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÁCIDO BÓRICO COMO SUBSTÂNCIA REFERÊNCIA PARA ENSAIOS ECOTOXICOLÓGICOS COM Enchytraeus spp. EM SOLO ARTIFICAL TROPICAL. 2022. (Seminário).

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: QUAL FUTURO QUEREMOS DEIXAR?. 2022. (Outra).

Tecnologia no agronegócio: uma jornada de empreendedorismo. 2022. (Outra).

X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. 2019. (Simpósio).

IX SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. 2018. (Simpósio).

Mudanças Climáticas: Impacto sobre a Sociedade Humana e a Biodiversidade,. 2018. (Outra).

VISITA TÉCNICA PARA A USINA HIDRELÉTRICA BARRA GRANDE LOCALIZADA EM ANITA GARIBALDI. 2018. (Encontro).

VIII Semana Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. 2017. (Simpósio).

Visita Técnica ao Aparados da Serra em Cambará do Sul. 2017. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SILVA, PAULO ; LOPES, BETEL ; BALDUINO JUNIOR, AILTON ; CAMPOS, MARI ; KLAUBERG FILHO, OSMAR . USO DO BIOCHAR PARA MITIGAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADO COM ZINCO. In: XIV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2023, Natal, 2023. v. 14.

  • SILVA, PAULO ; LOPES, BETEL ; JUNIOR, AILTON ; CAMPOS, MARI ; KLAUBERG-FILHO, O. . Uso do Biochar para Mitigação de Solos Contaminados com Zinco. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TELES, P. ; KLAUBERG-FILHO, O. ; SCHONS JUNIOR, E. ; ALEXANDRE, D. . Viabilidade da utilização de ácido bórico como substância referência para ensaios ecotoxicológicos com Enchytraeus spp, em solo artificial tropical. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

TELES, P. ; SELL, L. ; CANI, A. ; CARDOSO, C. . Eu Sustentável. 2020; Tema: Sustentabilidade. (Rede social).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalhei auxiliando mestrandos e doutorandos em projetos de pesquisa com solos contaminados com agrotóxicos, metais pesados e contaminantes no geral, usando a taxa de reprodução de fungos, minhocas, colêmbolos e enquitreídeos como ferramenta para avaliar a contaminação do solo e aprovar protocolos. - Elaboração de revisões e relatórios técnicos - Ensaios para avaliar efeitos ecotoxicológicos relacionados aos organismos do solo (Oligoquetas).- Elaboração de revisões e relatórios técnicos - Ensaios para avaliar efeitos ecotoxicológicos relacionados aos organismos do solo (Oligoquetas). Competências: Resolução de problemas Ecotoxicologia Terrestre Agricultura sustentável Escrita científica

2019 - 2019

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 10

Outras informações:
Participei do projeto de pesquisa intitulado ?Microplásticos e substâncias potencialmente tóxicas: efeitos em Oreochromis niloticus". No laboratório de Toxicologia Ambiental da UDESC-CAV.

2021 - 2022

PROJETA Ambiental Jr.

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 10

Outras informações:
Participei da PROJETA Ambiental Jr., empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UDESC-CAV. Liderei a equipe de projetos junto a outro gerente, nesse período tivemos destaque na excelência de nossos projetos e fomos ganhadores numa proposta em um edital da empresa XP no evento ENEJ, a proposta consistiu num Projeto Econômico de Compostagem para o estado de Pernambuco.

2021 - 2021

PROJETA Ambiental Jr.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 10

Outras informações:
Nesse período participei da PROJETA Ambiental Jr., empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Participei ativamente de toda as campanhas e divulgação digital da empresa, que abrangeu redes sociais, estruturação do site da empresa e o google ads.