Antonio Aécio Silva Sousa
Natural de Picos/PI, é filho de Antonio Manoel de Sousa e de Francisca das Chagas Silva Sousa. Possui graduação em Ciências Militares_Engenharia pela Academia Militar das Agulhas Negras (2003). Atualmente é aluno do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército e Mestrando em Ciências Militares pelo PPGCM e pesquisa em sua dissertação O Massacre de Srebrenica e as repercussões para o preparo e emprego dos Peacekeepers.No campo de sua formação profissional possui experiência na Engenharia de Combate e na Engenharia de Construção e já serviu nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará e São Paulo. Destacam-se como principais funções Comandante de Companhia de Engenharia de Combate no 6 Batalhão de Engenharia de Combate em São Gabriel/RS. Participou da obra de conserva e de construção da BR 163, pelo 8 Batalhão de Engenharia de Construção em Santarém/PA. Comandou a Companhia de Equipamentos e o Destacamento Alhandra, responsável pela duplicação do Lote 5 da BR-101 entre 2010 e 2011. Foi Comandante da Companhia de Comando e Apoio e Oficial de Operações do 2 Batalhão de Engenharia de Combate em Pindamonhangaba/SP nos períodos de 2013 a 2015 e 2017 a 2019.De junho de 2019 a novembro de 2021 trabalhei na Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente em Brasília/DF,onde pude atuar na Chefia das Subseções de Cadastro e Arquivo e de Variação Patrimonial, contribuindo para a Gestão do Patrimônio Imobiliário do Exército Brasileiro.Pós-graduado em Comunicação Social pelo Centro de Estudos do Pessoal onde publicou o artigo O Observador Militar e os desafios da competência comunicacional em missão da ONU: um relato de experiência baseado no desempenho da função de Observador Militar da Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim, no período de janeiro de 2016 a fevereiro de 2017. Nessa especialização também apresentou uma monografia sobre gerenciamento de crise de imagem.No campo dessa especialização teve a oportunidade de atuar Oficial de Comunicação Social, onde pôde assessorar o Comando acerca do assunto, além de ter a possibilidade de participar da organização e realização de eventos tais como o II Seminário de Direito Ambiental do Exército Brasileiro no ano de 2019 e do I Simpósio de Sustentabilidade do Exército Brasileiro em 2020.Atualmente é aluno do 2 ano da ECEME e Mestrando em Ciências Militares/ 2 ano com o tema O Massacre de Srebrenica e as consequências para os peacekeepers. É interessado em assuntos relacionados ao uso da força em missões de paz para proteção a civis, Guerra da Bósnia, logística operacional dos conflitos armados modernos e a importância de Brasília para a integração do Brasil.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em CIÊNCIAS MILITARES
2022 - Atual
Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Sandro Teixeira Moita.
Graduação em Ciências Militares_Engenharia
1998 - 2003
Academia Militar das Agulhas Negras
Título: O emprego de explosivos improvisados em uma guerra de resistência na Selva Amazônica
Orientador: Carlos Evando dos Santos
Formação complementar
2018 - 2018
Extensão universitária em Comunicação Social. (Carga horária: 1050h). , Centro de Estudos de Pessoal do Forte Duque de Caxias, CEP/FDC, Brasil.
2014 - 2014
Estágio de Preparação de Missão de Paz - 2ª fase. (Carga horária: 164h). , Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, CCOPAB, Brasil.
2014 - 2014
Estágio de Preparação para Missões de Paz - 1ª fase. (Carga horária: 180h). , Centro de Estudos de Pessoal do Forte Duque de Caxias, CEP/FDC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Especialização de Oficiais da Arma de Engenharia. (Carga horária: 2100h). , Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ESAO, Brasil.
2009 - 2009
Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos de Engenharia. (Carga horária: 1050h). , Escola de Instrução Especializada, EsIE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Defesa.
Participação em eventos
ALERTA E PREVISÃO DE CRISES: A EXPERIÊNCIA BRITÂNICAICA. 2022. (Simpósio).
MINICURSO MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA ENABED 2022. 2022. (Oficina).
PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS EM SEGURANÇA E DEFESA. 2022. (Oficina).
Workshop Currículo Lattes. 2022. (Seminário).
II Seminário de Direito Ambiental do Exército Brasileiro.Debate do II Seminário de Direito Ambiental. 2019. (Seminário).
VIII Painel sobre Defesa do Núcleo de Estudos Estratégicos."A América do Sul diante dos novos desafios geopolíticos globais". 2017. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SOUSA, ANTONIO AÉCIO SILVA ; SOUSA, A. A. S. . O OBSERVADOR MILITAR E OS DESAFIOS DA COMPETÊNCIA COMUNICACIONAL EM MISSÕES DA ONU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Silva , v. 2, p. 8, 2018.
-
MONTEIRO, M. L. S . DE P. DOS S. ; SOUSA, A. A. S. . INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS CIDADÃOS E PROFISSIONAIS AFETADOS EM EVENTOS DE NATUREZA DQBRN: A PSICOLOGIA COMO ALIADA NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE RISCO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, A. A. S. ; MONTEIRO, M. L. S . DE P. DOS S. . A LOGÍSTICA OPERACIONAL DA UCRÂNIA NO CONFLITO RUSSO-UCRANIANO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, ANTONIO AÉCIO SILVA ; SOUSA, A. A. S. . Proposta de gestão de crises de imagem decorrentes de acidente com armamento, no serviço de guarda ao aquartelamento, em uma Organização Militar.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SOUSA, A. A. S. ; SOUSA, ANTONIO AÉCIO SILVA . Estágio de Patrimônio Imobiliário para Capitães Alunos da ESAO. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, A. A. S. ; SOUSA, ANTONIO AÉCIO SILVA . Gestão do Patrimônio Imobiliário para agentes da PRF. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, A. A. S. ; SOUSA, ANTONIO AÉCIO SILVA . Estágio de Patrimônio Imobiliário para Capitães Alunos da ESAO. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, A. A. S. ; SOUSA, ANTONIO AÉCIO SILVA . Estágio de Patrimônio Imobiliário para Capitães Alunos da ESAO. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
O Massacre de Srebrenica e as consequências para os peacekeepers, Descrição: Projeto de Pesquisa da Dissertação de Mestrado em Ciências Militares. Esta pesquisa tem por finalidade analisar o Massacre de Srebrenica e suas consequências para o emprego dos peacekeepers nas missões de paz da ONU por meio de um Estudo de Caso exploratório com abordagem qualitativa. Para chegar ao objetivo proposto será feita uma revisão bibliográfica com estudo de teorias acerca de missão de paz, além de conceitos tais como genocídio, limpeza étnica, o papel da Organização das Nações Unidas em missões de paz e a atuação das tropas da Força de Proteção das Nações Unidas (UNPROFOR) na proteção da Vila de Srebrenica antes e durante o massacre (Tropas Canadenses e Tropas Holandesas).A dissolução da República Socialista da Federação Iugoslava iniciou após o fim da Guerra Fria no início da década de 1990 e passou por um processo violento, haja vista diferenças étnico-religiosas, divergência de interesses, gerando um conflito com atrocidades tais como prática de campos de concentração e de limpeza étnica, sendo o maior fluxo de refugiados na Europa após a II Guerra Mundial. A Guerra da Bósnia causou sérios danos à integridade da população civil e a Organização das Nações Unidas interveio por intermédio das resoluções 743 e 749 de seu Conselho de Segurança com a implementação da UNPROFOR, no entanto, os mandatos de uso da força para proteção dos civis mudaram muito no decorrer da missão e esta intervenção internacional não foi capaz de impedir o Genocídio de Srebrenica, enclave muçulmano localizado em território sérvio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Antonio Aécio Silva Sousa - Integrante / sandro teixeira moita - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola de Comando e Estado Maior do Exército. , Praça General Tiburcio, Urca, 22290270 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38733800
Experiência profissional
2019 - Atual
Diretoria de Patrimônio Imobiiário e Meio AmbienteVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Adjunto da Seção de Patrimônio Imobiliário
2019 - 2021
Diretoria de Patrimônio Imobiiário e Meio AmbienteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Adjunto da Seção de Patrimônio Imobiliário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Exerci na Diretoria como função mais relevante a de Adjunto da Seção de Patrimônio Imobiliário, onde pude contribuir com a Gestão do Patrimônio Imobiliário do Exército Brasileiro.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio Aécio Silva Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?