Nicolle Pelicer Castro Neves

Graduanda no curso de Biomedicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente realiza Iniciação Científica e Estágio na área de Biologia Molecular, pesquisando a etiologia molecular das Diferenças do Desenvolvimento do Sexo através de análises de bioinformática de Whole Genome Sequencing (WGS), no Laboratório de Endocrinologia Molecular e Translacional da Unifesp EPM sob orientação do prof. Dr. Magnus Regios Dias da Silva, fomentado pela CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Biomedicina

2020 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Curso técnico/profissionalizante em ETIM Química

2017 - 2019

ETEC Dr Celso Giglio

Ensino Médio (2º grau)

2017 - 2019

ETEC Dr Celso Giglio

Formação complementar

2022 - 2023

Bioestatística Usando R. (Carga horária: 72h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Congresso Acadêmico Unifesp. INVESTIGAÇÃO POR EXOMA DE VARIANTES GÊNICAS RELACIONADAS À INSUFICIÊNCIA OVARIANA PRIMÁRIA EM CASOS COM SÍNDROME DE REGRESSÃO TESTICULAR. 2022. (Congresso).

Congresso Acadêmico Unifesp. NOVO ELO ENTRE A REGRESSÃO TESTICULAR E A DISGENESIA GONADAL 46,XY: INVESTIGANDO UM CASO COM INVERSÃO PARACÊNTRICA DO CROMOSSOMO 12. 2022. (Congresso).

WEBHALL:Curricularização da extensão na saúde: um bicho de sete cabeças? Experiências no Campus SP UNIFEsESP.Vacinas Contra a COVID-19. 2022. (Outra).

Foi orientado por

Marina Malta Letro Kizys

Avaliação da etiologia molecular de casos de DDS 46,XX testicular/ovotesticular SRY-negativo por Sequenciamento Genômico Completo; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biomedicina) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marina Malta Letro Kizys;

Outras produções

ROCHA, L. A. J. ; NEVES, N. P. C. . Automated Random Forest Training with R and Linux. 2023. (Documento Técnico).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Avaliação da etiologia molecular de casos de DDS 46,XX testicular/ovotesticular SRY-negativo por Sequenciamento Genômico Completo, Descrição: A determinação do sexo em humanos depende de balanço entre as vias de sinalização celular pró-testicular e pró-ovariana, as quais atuam em paralelo e de modo antagônico. No desenvolvimento gonadal típico em indivíduos 46,XY, a expressão do gene SRY atua como gatilho para ativação do fator SOX9 e, por consequência, iniciação de uma programação molecular de determinação pró-testicular, enquanto que em indivíduos 46,XX, o fator SOX9 é reprimido por outros fatores, como FOXL2 (via WNT4/-catenina), bloqueando o desenvolvimento testicular. Mais de 40 condições distintas decorrem de alterações do desenvolvimento gonadal e, atualmente, são agrupadas como Diferenças do Desenvolvimento do Sexo (DDS). Entre essas, a condição de DDS 46,XX testicular/ovotesticular (DDST/OT) compreende aqueles casos em que há desenvolvimento de testículo ou ovotestis em embriões 46,XX. Apesar da translocação do SRY ser uma explicação para parte dos casos de DDST/OT 46,XX, a maioria dos casos SRY-negativos não possuem diagnóstico molecular. Nos últimos anos, estudos identificaram rearranjos em elementos regulatórios contendo enhancers do gene SOX9 em casos de DDST/OT 46,XX SRY-negativo por meio da aplicação da técnica de Sequenciamento de Genoma Completo (WGS) em associação à Hibridização Genômica Comparativa (CGH) em array. Neste projeto, propomos a investigação da etiologia molecular de quatro novos casos de DDS 46,XX testicular/ovotesticular SRY-negativo, advindos de três famílias distintas, por meio de WGS. A análise de WGS será correlacionada aos experimentos de CGH array e, assim, utilizada para elaboração de ensaios funcionais uma vez identificadas novas variantes associadas à DDST/OT 46,XX SRY-negativo. Desse modo, os objetivos do presente projeto são: 1) rastrear variantes e rearranjos genômicos em regiões codificantes e regulatórias em indivíduos com DDST/OT SRY-negativo por WGS; 2) validar variantes (SNP e Indels) e segregação familiar por meio do sequenciamento de Sanger; 3) Identificar CNVs e pontos de quebra de possíveis rearranjos estruturais por análise de bioinformática e Sanger; 4) classificar as variantes identificadas de acordo com os critérios de patogenicidade do American College of Medical Genetics and Genomics (ACMG). Este projeto contribuirá com o diagnóstico molecular da DDST/OT 46,XX SRY-negativo e com a expansão do conhecimento biomédico sobre a determinação do sexo em humanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nicolle Pelicer Castro Neves - Integrante / Marina Malta Letro Kizys - Integrante / Lucas Garcia Alves Ferreira - Integrante / Luiz Antonio de Jesus Rocha - Integrante / Magnus Regios Dias-da-Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

  • 03/2023

    Estágios , Departamento de Medicina.,Estágio realizado, Estágio Curricular em Pesquisa no Laboratório de Endócrinologia Molecular e Translacional (LEMT).

  • 01/2022 - 12/2022

    Extensão universitária , Campus São Paulo.,Atividade de extensão realizada, Diretoria Administrativa Fundadora Liga Acadêmica de Neurociências (LAN).

  • 03/2021 - 12/2021

    Direção e administração, Campus São Paulo.,Cargo ou função, Diretoria de Divulgação do Centro Acadêmico Leal Prado (CALP).