Eduardo Aliberti Ferraz

Formado em Comunicação Social com habilitação em Cinema na FAAP (2022). Realizou Iniciação Científica (com bolsa da FAAP) sob a orientação do Prof. Dr. Rodrigo Petronio que resultou na monografia intitulada: O Filme Midsommar e o Deslocamento do Gênero Terror no Audiovisual Contemporâneo. Foi chefe de equipe em diversos curta-metragens independentes, recebendo o Prêmio Brasil de CInema Infantil do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) de 2020 pelo curta A Casa e O Medo (2019), que escreveu e dirigiu. Possui experiência nas áreas de Roteiro, Direção e Direção de Som.

Informações coletadas do Lattes em 05/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Comunicação Social

2019 - 2022

Fundação Armando Álvares Penteado
Título: São Bernoia (filme)
Orientador: Mariana Lucas Setúbal

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

Colegio Itaca

Ensino Fundamental (1º grau)

2014 - 2014

Escola Ágora

Formação complementar

2023 -

Formação de Roteiristas. (Carga horária: 136h). , Roteiraria, ROT, Brasil.

2023 - 2023

Sound Design. (Carga horária: 44h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2022 - 2022

Introdução à Pesquisa para Narrativas Visuais. (Carga horária: 10h). , Roteiraria, ROT, Brasil.

2022 - 2022

Curso Por Dentro da Sala de Roteiro com Ricardo Tiezzi e Bartira Berjarano. (Carga horária: 16h). , Roteiraria, ROT, Brasil.

2021 - 2021

Curta-Metragem: da Ideia ao Roteiro. (Carga horária: 16h). , Roteiraria, ROT, Brasil.

2020 - 2020

Cinema , Cultura e Economia. (Carga horária: 36h). , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

2020 - 2020

Cineclube: Arqueologia da Nova República. (Carga horária: 20h). , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

2019 - 2019

Equipe de Câmera e a Importância do Método. (Carga horária: 2h). , Centro Acadêmico Vilém Flusser, CAVF, Brasil.

2019 - 2019

Preparação e direção de atores. (Carga horária: 2h). , Centro Acadêmico Vilém Flusser, CAVF, Brasil.

2019 - 2019

Workshop with Jonathan Whittaker. (Carga horária: 6h). , New York Film Academy, NYFA, Estados Unidos.

2019 - 2019

O profissional de som e o mercado de trabalho. (Carga horária: 2h). , Centro Acadêmico Vilém Flusser, CAVF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Organização de eventos

FERRAZ, E. A. . Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento. 2022. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • FERRAZ, E. A. . 34 Festival Internacional de Curtas de SP- Curta Kinoforum - Mostra Nocturnu. Mnemocine, 24 ago. 2023.

  • FERRAZ, E. A. ; PETRONIO, R. . O Filme Midsommar de Ari Aster e o Deslocamento do Gênero Terror no Audiovisual Contemporâneo. In: INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 46 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? PUC Minas, 2023, Belo Horizonte - MG. INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 46 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? PUC Minas. Belo Horizonte: PUC MInas, 2023. v. 1. p. 1-16.

Outras produções

FERRAZ, E. A. ; VARELLA, T. P. N. . Disque Amizade. 2022 (Diretor e Roteirista).

FERRAZ, E. A. ; BELLANGERO, R. . O Palco. 2022 (1 Assistente de Direção).

FERRAZ, E. A. . O Processo. 2022 (Cinema).

Henrique Truffi ; VIEIRA, P. ; FERRAZ, E. A. . Noites na Janela. 2022 (Cinema).

FERRAZ, E. A. . Carta para um Coveiro. 2021 (Diretor e Roteirista).

ZANATTA, G. ; CAMPOS, G. ; FERRAZ, E. A. . A Noite Antes do Fim do Mundo. 2021 (Cinema).

CAMPOS, G. ; OHFUGI, L. ; FERRAZ, E. A. . Bom Carnaval. 2020 (Cinema).

FERRAZ, E. A. ; Henrique Truffi ; SALVESTRINI, V. . A Casa e O Medo. 2019 (Diretor, Roteirista e Produtor).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2021

    O Filme Midsommar de Ari Aster e o Deslocamento do Gênero Terror no Audiovisual Contemporâneo, Descrição: Analisar como a reinvenção do gênero terror influenciou na estrutura do roteiro do filme ?Midsommar: O Mal Não Espera a Noite?. Para tanto, foram levantados os principais pontos e definições acerca do terror contemporâneo fornecidos pelo referencial teórico. A partir deste levantamento, destacou-se as principais alterações do gênero realizadas por Midsommar. Foi analisado como o roteiro do longa-metragem subverte os clichês e estereótipos consolidados no gênero terror.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo Aliberti Ferraz - Coordenador / Rodrigo Petronio - Integrante., Financiador(es): Fundação Armando Álvares Penteado - Outra.

Prêmios

2020

Prêmio Brasil de Cinema Infantil, Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).

2020

Melhor Filme da Mostra Teen, Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).

2019

Melhor Filme de Animação, Fundação Armando Alvares Penteado.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Fundação Armando Álvares Penteado

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 2

Outras informações:
Monitor na matéria Direção de Filme do professor Moira Toledo, ministrada para os alunos do 5 semestre da FAAP.

2021 - 2021

Fundação Armando Álvares Penteado

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 6

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica

2022 - 2022

Associação Brasileira de Cinematografia

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor - Operação de Câmera, Carga horária: 30

Outras informações:
Monitoria de Operação de Câmera para a Semana ABC de 2022

2022 - 2022

Associação Brasileira de Treinamento

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Direção de Audiovisual, Carga horária: 30

Outras informações:
Direção da área de Audiovisual das Plenárias realizadas no Congresso Brasileiro de Desenvolvimento (CBTD) de 2022

2022 - 2022

Agência Empreendedoras LTDA

Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estágio de Videomaker, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio de Videomaker na Agência Empreendedoras LTDA, responsável pela captação e edição de vídeos