Carolina Andrella Gomes
Graduanda em Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Londrina. Integra o Laboratório de Química de Microrganismos e Bioatividade (QuiMiBio) como bolsista na Iniciação Científica na UTFPR - PIBIC. Áreas de interesse: Microbiologia; Biodegradação de corantes por ação fúngica e bacteriana; Tratamento de efluentes.
Informações coletadas do Lattes em 05/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Engenharia Química
2019 - Atual
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Participação em eventos
III Congresso de Biotecnologia On-line. Biodegradação do corante azo Vermelho Reativo 239 por Bacillus thuringiensis. 2023. (Congresso).
XII Seminário de Extensão e Inovação & XXVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Biodegradação de azo corantes reativos utilizando Bacillus thuringiensis. 2022. (Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Biodegradação de corantes de efluente industrial têxtil usando lacases fúngicas, Descrição: Os corantes têxteis são parte de efluentes industriais e quando descartados sem o devido tratamento causam impactos ao meio ambiente podendo afetar a cadeia alimentar e, consequentemente, a saúde humana. A exposição a alguns destes corantes, que são naturalmente recalcitrantes, apresenta riscos carcinogênicos. No processo de tingimento industrial de têxteis, cerca de 10-15% dos corantes usados não se ligam às fibras. Os sistemas convencionais de tratamento para este tipo de efluente (processos físico-químicos) são caros e consomem grandes quantidades de insumos e energia elétrica. Por sua vez, processos biotecnológicos constituem-se como alternativas para descolorir corantes têxteis empregando práticas limpas e seguras. O objetivo desta proposta de pesquisa é explorar sistemas biológicos (biocatalisadores microbianos e/ou enzimáticos) para biodegradar, com segurança, os corantes têxteis reativos antraquinonicos encontrados em efluentes industriais, determinar a toxidez do efluente antes e após o tratamento e determinar a estrutura dos metabólitos formados. Neste sentido, diversos fungos isolados de diferentes nichos da região de Londrina são mantidos na Coleção de Culturas Micológicas da UTFPR/PPGEA-Londrina e serão avaliados quanto à respectiva capacidade de descoloração de alguns corantes têxteis. A capacidade de descoloração será inicialmente avaliada em meio de cultivo sólido contendo alguns destes corantes, sendo estes então avaliados quanto à capacidade de formar halos de descoloração ao redor das colônias fúngicas ao longo do tempo de crescimento. As linhagens selecionadas serão posteriormente avaliadas em cultivos submersos com um determinado corante. Esse ensaio possibilitará avaliar a toxicidade do corante no crescimento do fungo, a capacidade dos fungos de descolorir in vivo corantes industriais e o respectivo potencial do fungo na produção da enzima lacase. Esta enzima, naturalmente envolvida na degradação da lignina, também é conhecida por ser capaz de descolorir corantes químicos têxteis. Dessa maneira, as lacases fúngicas extracelulares serão avaliadas na descoloração de corantes têxteis in vitro, serão também purificadas, e os produtos biotransformados serão analisados e devidamente identificados usando espectrometria de massas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carolina Andrella Gomes - Integrante / Juliana Feijó de Souza Daniel - Coordenador / Maria Luiza Zeraik - Integrante / Robert FH Dekker - Integrante / Orlando de Carvalho Junior - Integrante / Alessandra Machado Baron - Integrante / Fausto Rodrigues Cardoso - Integrante.
Prêmios
2022
Menção honrosa, SEI/SICITE.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carolina Andrella Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?