Luis Da Silva Machado

Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Municipal Professor Vicente Sales de Souza(2020). Atualmente é do Instituto de Educação Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Informações coletadas do Lattes em 05/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Ensino Médio (2º grau) em andamento

2021 - Atual

[Nome removido após solicitação do usuários]

Ensino Fundamental (1º grau)

2013 - 2020

Escola Municipal Professor Vicente Sales de Souza

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

I Mostra Científica do Maranhão. COLEÇÃO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS TROPICAIS, UMA FERRAMENTA DE ENSINO- PESQUISA-EXTENSÃO. 2021. (Feira).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    COLEÇÃO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS TROPICAIS, UMA FERRAMENTA DE ENSINO- PESQUISA-EXTENSÃO, Descrição: O estabelecimento de pastagens tropicais é uma das práticas de manejo que vêm constituindo-se numa das principais alternativas usadas pelos produtores nos sistemas agropastoris. Com o objetivo de facilitar a observação técnica e didática dos aspectos produtivos de forrageiras tropicais por parte de estudantes da área das ciências agrárias, técnicos e produtores rurais será implantada uma coleção de espécies forrageiras tropicais, em uma área experimental do IEMA, Unidade Plena de Amarante do Maranhão. Serão selecionadas 20 espécies forrageiras tropicais, que possam atender as necessidades nutricionais dos animais em pastejo e que sejam adaptadas às condições edafoclimáticas da região. Serão plantadas 20 parcelas (canteiros) de 2x2 metros, sendo uma espécie forrageira por parcela. As forrageiras serão cortadas simulando um pastejo realizado pelos animais num sistema de pastejo rotativo, onde o corte será realizado assim que a forrageira atingir a altura de pré-pastejo rebaixando até a altura de pós-pastejo. O material proveniente dos cortes será utilizado para confecção de forragens conservadas na forma de silagem ou feno. O critério adotado para a escolha da forma de conservação será em função das características de cada planta forrageira e do período climático em que for realizado o corte. A coleção será utilizada para que os estudantes, técnicos e produtores rurais possam adquirir conhecimento sobre as diferentes espécies e cultivares semeadas, assim como, obter informações sobre manejo e formas de utilização, hábito de crescimento, produção, tolerância à menor ou maior precipitação pluviométrica, insetos-praga e doenças. A coleção de forrageiras permitirá ainda que sejam realizadas simulações de diferentes tipos de manejo como corte em diferentes alturas, taxas de acúmulo de forragem em diferentes períodos, etc., que proporcionarão o aprendizado prático do manejo adequado de pastagens e a identificação de espécies forrageiras contribuindo para a qualificação dos recursos humanos. As ações contidas nessa proposta têm caráter multidisciplinar e multiinstitucional. Pretende-se trabalhar de forma a valorizar o conceito de que o conhecimento é uma via de mão dupla, onde a experiência e a vivência de todos os envolvidos será valorizada e compartilhada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luis Da Silva Machado - Integrante / Késia Carreiro Sousa - Integrante / Adriana Dias Amorim - Integrante / Betina Raquel Cunha dos Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

INSTITUTO DE EDUCAÇAO CIENCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHAO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: