Manoel Pereira da Silva
Graduado em Geografia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, com término no ano de 1986, possuo também graduação em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, com término no ano de 1984. Possuo curso de especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Braz Cubas com término no ano de 1989, destacando que o curso de mestrado em Educação foi realizado na Universidade Católica Dom Bosco sendo finalizado no ano de 1998. Atualmente sou professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul a partir do ano de 1998 até a presente data. Tenho experiência na área de Ensino da Geografia, com ênfase em geografia regionalo. Destacando que fui professor do ensino fundamental e médio na escola Estadual Presidente Vargas e na Escola Imaculada Conceição.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Educação
1994 - 1998
Universidade Católica Dom Bosco
Orientador: Profª Drª Helena Faria de Barros
Palavras-chave: Educação.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Educação Superior.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Análise Regional.
Participação em eventos
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE RELIGIOSIDADES, DIÁLOGOS CULTURAIS E HIBRIDAÇÕES..Co-Coordenação do simpósio temático intitulado, questões indigenas:Cultura, religiosidade e contato.. 2009. (Simpósio).
Seminário Internacional América Platina.Indígenas residentes na área urbana de dourados. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, Manoel Pereira da. O indio no livro didático: uma análise do ser social a margem da história nacional.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da; SCARABELLI, E. L. C.; Wenceslau. A questão Indigena vista por josé de Alencar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Português Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Analise Motivacional dos Funcionários da Moveis Gazin Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Fidelização dos Clientes na Exata Materias para Construção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Analise da Supervisão de pessoal do Supermercado Bom Gosto Ltda.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Análise do Discurso dos professores da aldeia indigena de Dourados com o Ensino da lingua Guarani.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Português Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. A Carta de Seatle e a sua relevancia nos dias atuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Português Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Analise de Fluxo de Visitação em Museus: O caso do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. O indice de evasão e repetencia na Escola Municipal Dez de Dezembro no distrito de carumbé, Municipio de Ita´porã/MS: Um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados.
SILVA, Manoel Pereira da. O que leva os alunos da qurta serie a dependencia de se expressar na area de arte na escola estadual Senador Saldanha Derzi no distrito de Montese, Municipio de Itaporã-MS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário da Grande Dourados.
SILVA, Manoel Pereira da. Qualidade no ATendimento e Serviços da Empresa AYALA e AYALA Ltda.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Sistema de Exportação na Empresa de Despachos de Aduaneiros: Ademilton Luiz Matoso. Um Estudo de Caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Análise com Ínices Financeiros na Empresa LTJ Diesel. Da cidade de Amambai - MS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Análise e Sistematização do Processo de Gestão de Controle de Estoque da Empresa CIARAMA Ltda.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Análise do Setor de Recursos Humanos da Empresa COAMO Agroindustrial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Desenvolvimento de Estratégia de Marketing da Empresa Casa blanca Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. .A Qualidade total na Empresa Santo Antônio Ltda.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. O Papel da Gestão Financeira na Redução da Inadimplência em Concessões de Microcréditos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Plano de Marketing da empresa Campina Verde Ltda.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. A utilização do regime Aduaneiro Especial de Drawback na cidad de Ponta Porã - Um Estudo de Caso Realizado na Inspetoria da Receita Federal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. A Adminiatração Estratégica como Instrumento de vantagens competitiva. estudo de caso Realizado no 1º Trimestre de 2005 na empresa Equagril em Ponta Porã - MS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. O Papel dos Sistemas de Informação na Empresa Sperafico Agroindustrial - Unidade 11 - Amambai - MS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, Manoel Pereira da. Práticas Avaliativas no proceso Ensino - aprendizagem do Ensino Fundamental de 1ª à 4ª série.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados.
SILVA, Manoel Pereira da. Praticas avaliativas no processo ensino aprendizagem do Ensino Funadamental de 1º a 4º série. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados.
SILVA, Manoel Pereira da; ALVES, F. D.; FRAINER, D. M.; MISSIO, F. J.; SILVA, R.; OLIVEIRA, R. M.; LAMBERTI, E.. Comissão de Estudos e Reformulação do projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas. 2005. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Orientou
Pensando o Municipio de Glória de Dourados; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Pensando o Municipio de Glória de Dourados; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Pensando o Municipuio de Gl´ria de Dourados; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Estadual dce Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Analise da Politica Econômica Brasileira do Governo FHC ao governo LULA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
O indice de evasão e repetencia na escola municipal 'DEZ DE DEZEMBRO NO DISTRITO DE CARUMBÉ MUNICIPIO DE ITAPORÃ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Organização do Layout de Materiais do almoxarifado do Hospital Regional de Ponta porã MS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Comércio Exterior) - uems; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
O Processo Ensino-Aprendizagem de Catografia e Fusos Horários no 6 Ano do Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Impacto Causado Pela Erosão no Município de Deodápolis Entre os Anos de 1950 a 2008: pós Cand; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Desenvovimento organizacional da empresa frigoforte; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração e Comércio Exterior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Qualidade total: Uma abordagem para o gerenciamento da rotina no ambiente de serviços; Estudo de casorealizado no Banco do Brasil S; A- Agencia de Ponta Porã - MS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração e Comércio Exterior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
O que leva os alunos da 4º serie a dependência de se expressar na área da arte na escola estadual Senador SAldanha Derzi no distrito de Montese, municipio de Itaporã/MS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração e Comércio Exterior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Censo populacional indigena; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Monitoria da disciplina de Metodologia de pesquisa em Economia; 2007; Orientação de outra natureza; (Economia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Introdução à Metodologia Científica; 2007; Orientação de outra natureza; (Adm; de Empresas com Habilitação em Comércio) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Monitoria com bolsa - na disciplina de Introdução a Metodologia Científica; 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio a Pesquisa da Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Monitoria com bolsa - na Disciplina de Introdução a Metodologia Cientifica; 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio a Pesquisa da Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Metodologia Cientifica; 2006; Orientação de outra natureza; (Administração e Comércio Exterior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Manoel Pereira da Silva;
Produções bibliográficas
-
MONDARDO, M. L. (Org.) ; SILVA, Manoel Pereira da (Org.) ; BETONI, W. L. (Org.) . Mato Grosso do Sul; Reflexões e Olhares Sobre a Fronteira. 1. ed. Rio de Janeiro: Ponto da Cultura Editora Ltda., 2010. v. 150v.. 86p.p .
-
SILVA, Manoel Pereira da ; Wenceslau ; WENCESLAU, Maurinice Evaristo ; SANTOS, J.P. . INDÍGENA: O Conflito Cotidiano Num Confinamento. 1. ed. Maringá: Massoni, 2008. v. 300. 116p .
-
SILVA, Manoel Pereira da ; Wenceslau . Indígenas Residentes na Área Urbana de Dourados. In: Seminário Internacional América Platina, 2008, Campo Grande. Segundo Seminário Internacional América Platina. Campo Grande: UFMS, 2008. v. 1. p. 17-27.
-
SILVA, Manoel Pereira da . "Àgua na reserva indigena de Dourados - MS". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Manoel Pereira da . Indigenas residentes na área urbana de Dourados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FROES, M. B. ; SILVA, Manoel Pereira da . Aral Moreira e Juvenal Frés Os caminhos da Erva Mate na Fronteira do MS. Maringá-PR: Massoni, 2007 (Apresentação de obra publicada).
Outras produções
SILVA, Manoel Pereira da . Erosão em áreas produtivas do município de Glória de Dourados. 2004.
SILVA, Manoel Pereira da . O Ensino Diferenciado na Reserva Indígena de dourados nas Várias Áreas de Conhecimento - Ações dos Professores Indígenas que Ensinam no Idioma. 2005.
SILVA, Manoel Pereira da . O Censo Populacional das Comunidades indígenas do Sul do Estado de Mato Grosso de Sul. 2005.
SILVA, Manoel Pereira da ; GRECHI, Dores Cristina ; RODRIGUES, Kátia Carneiro ; SILVA, Luciana de Jesus Rabelo ; PRESSOTTO, Paulo Henrique ; NASCIMENTO, Nívia Margaret Rosa . Reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Turismo. 2001.
SILVA, Manoel Pereira da ; WENCESLAU, Maria Evaristo ; WENCESLAU, Maurinice Evaristo . O ÍNDIO KAYOWÁ DE MARACAJU: SUA CHEGADA, SUA VIDA E SUA HISTÓRIA ORAL DE VIDA NO MUNDO DA COMUNIDADE ENVOLVENTE. 1999. (Relatório de pesquisa).
SILVA, Manoel Pereira da . Introdução a Metodologia Cientifica. 2006 (Disciplinas ministradas) .
SILVA, Manoel Pereira da . Disciplina ministrada de Metodologia economica. 2006 (Disciplina Ministrada) .
SILVA, Manoel Pereira da . Disciplina: Aspectos Metodológicos Técnicos Cientifico geoducacionais. 2006 (Disciplina Ministrada) .
SILVA, Manoel Pereira da . disciplina Introdução e Metodologia Cientifica. 2001 (Atendimento a alunos em regime de dependencia) .
SILVA, Manoel Pereira da . Iniciação a ciência e à pesquisa. 2001 (Disciplina ministrada no curso de epecialização em Metodologia dop ensino superior) .
SILVA, Manoel Pereira da . Disciplina de Sociologia. 2000 (Disciplina ministrada no curso de ´pós-graduação especialização em Educação Fisica Escolar) .
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2010
A inserção da escrita nas sociedades, História de Vida e Tradição Oral, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Pereira da Silva - Coordenador / Maurinice Evaristo Wenceslau - Integrante / Marina Evaristo Wenceslau - Integrante / Valdemar Ferreira Neto - Integrante.
-
2007 - 2008
Indio Sem terra:Identidade e alteridade no Processo de Urbanização e Aculturação, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Pereira da Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
"O Censo Populacional das Comunidades Indigenas do Sul do Estado de Mato Grosso do Sul", Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Pereira da Silva - Coordenador / Marina Evaristo Wenceslau - Integrante / Odival Faccenda - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ensino. , Estrada Dourados Ithaum-Km 21, Cidade Universitário, 79804-970 - Dourados, MS - Brasil, Telefone: (67) 34119090, Fax: (67) 4114167, URL da Homepage:
Experiência profissional
1998 - Atual
Universidade Estadual de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Atividades
-
09/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa E Extensão Prope, Glória de Dourados.,Linhas de pesquisa
-
02/2004
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Fisíca 1
-
02/2003
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Metodologia Científica
-
08/1999
Ensino, Administração e Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Metodologia Científica
-
05/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Câmara de Ensino.,Cargo ou função, Membro de Colegiado Superior.
-
08/2000 - 08/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa E Extensão Prope, Glória de Dourados.,Linhas de pesquisa
-
10/1999 - 10/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa E Extensão Prope, .,Linhas de pesquisa
-
10/1999 - 09/2001
Extensão universitária , Pró Reitoria de Pesquisa E Extensão Prope, Glória de Dourados.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto de Extensão "Elaboração e Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa em Educação.
-
08/1998 - 08/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa E Extensão Prope, Maracajú.,Linhas de pesquisa
1991 - 2006
Centro Universitário da Grande DouradosVínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: clt, Carga horária: 12
Outras informações:
O professor encontra-se afastado das suas atividades nesta instituição por possuir TI na UEMS.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Manoel Pereira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?