Ricardo de Almeida valverde

Ricardo Valverde Bacharel em Percussão Fac-Fito ( 2006) e mestre na Universidade Federal da Bahia -UFBA (2023) é músico, vibrafonista-percussionista e compositor. Como pesquisador, dedica-se ao trabalho de inserção do vibrafone na música brasileira, o que lhe rendeu seis álbuns: "3 em 3x4 (Kalamata, 2011) , "Teclas no Choro" (CPC-UMES, 2015), "Trios" (Baticum, 2017) , " Xirê de Vibrafone" (Disk Union,2019), "Ensemble Choro Erudito" (Kuarup, 2020) e "Bia Góes e Ricardo valverde- voz e Vibrafone (Independente, 2023). Foi Vencedor do Prêmio Profissionais da Música ( 2019) na categoria melhor Artista Choro.

Informações coletadas do Lattes em 05/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Profissional em

2022 - 2023

Universidade Federal da Bahia
Título: ALFREDO DE SOUZA, O MESQUITA DO VIBRAFONE: PIONEIRISMO E CONTRIBUIÇÃO PARA A LINGUAGEM DO VIBRAFONE CHORÃO, Ano de Obtenção: 2023
Prof. Dr. Rowney Archibald Scott Junior.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.

Graduação em Bacharelado em Música

2003 - 2005

Faculdade de Ciências da FITO
Título: Concerto de formatura Ricardo Valverde
Orientador: Roberto Antônio Saltini

Formação complementar

2021 -

Kimbundu. (Carga horária: 288h). , Núcleo Permanente de Pesquisa e Extensão em Letras, NUPEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

Participação em eventos

8 Festival Música nas Montanhas.8 Festival Música nas Montanhas. 2007. (Oficina).

Percussão de Música Cubana e Afro-Cubana.Percussão de Música Cubana e Afro-Cubana. 2006. (Oficina).

Formação Pedagógica.Encontro Pedagógico. 2005. (Encontro).

Palestra de Formação.Novas maneiras de ensinar , novas formas de aprender. 2003. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • VALVERDE, R. A. . Alfredo de Souza, o Mesquita do vibrafone: Pioneirismo e contribuição para a linguagem do vibrafone chorão brasileiro. Congresso da ANPPOM , v. 33, p. 1, 2023.

  • VALVERDE, R. A. . A História do Vibrafone Popular Brasileiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALVERDE, R. A. . A História do Vibrafone Popular Brasileiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VALVERDE, R. A. . O Kimbundu: a presença e influência da língua do tronco Bantu na diáspora. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALVERDE, R. A. . Vibrafone Chorão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALVERDE, R. A. . Capacitação Fundação Casa: Que Guri é esse? Limites e Possibilidades da Prática Sociocultural Educativa em São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALVERDE, R. A. . Palestra Oficina de Chorinho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

VALVERDE, R. A. . Entrevista Matéria Jornal Hora do Povo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VALVERDE, R. A. . Entrevista o Choro do Vibrafone- Jornal Nova Democracia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VALVERDE, R. A. . Entrevista Ricardo Valverde para Rádio Câmara _ BSB. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VALVERDE, R. A. . Ricardo Valverde para Rádio Cultura - SP. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VALVERDE, R. A. . Página de Artista Facebook. 2014; Tema: Página de Artista Facebook. (Rede social).

VALVERDE, R. A. . Perfil oficial de artista Instagram. 2014; Tema: Perfil Oficial de artista. (Rede social).

VALVERDE, R. A. . Canal do Youtube. 2012; Tema: Canal aúdio Visual Ricardo Valverde. (Rede social).

VALVERDE, R. A. . Introdução ao Kimbundu. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALVERDE, R. A. . Ensemble Choro Erudito. 2023. Interpretação.

VALVERDE, R. A. ; SANTO, B. G. E. . Bia Goes e Ricardo Valverde - Voz e vibrafone. 2023. Registro Fonográfico.

VALVERDE, R. A. . Show Teclas No Choro. 2022. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Show Ricardo Valverde quarteto. 2022. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Ricardo Valverde- Kizomba. 2022. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Andreas Kisser e Quarteto da Cidade de São paulo. 2022. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . cd Nosso Chão- Bia Góes. 2021. Registro Fonográfico.

VALVERDE, R. A. . Ensemble Choro Erudito. 2020. Registro Fonográfico.

VALVERDE, R. A. . Kaya. 2020. Registro Fonográfico.

VALVERDE, R. A. . Xirê de Vibrafone. 2019. Registro Fonográfico.

VALVERDE, R. A. . Show de lançamento do Disco Xirê de Vibrafone. 2019. Apresentação de Obra (para compositores).

VALVERDE, R. A. . Show Bia Góes e Ricardo Valverde. 2019. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Show Ensemble Choro Erudito APM. 2019. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Show 60 anos da Bossa Nova. 2018. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Show no Festival Só Vibras. 2018. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Show de lançamento Cd Trios. 2017. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Ricardo Valverde Jazz e MPB no Vibrafone. 2017. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Trios- Ricardo Valverde. 2016. Registro Fonográfico.

Ricardo Valverde ; VALVERDE, R. A. . Teclas No Choro. 2014. Registro Fonográfico.

VALVERDE, R. A. . Clássicos em Cena- Ricardo Valverde Quarteto. 2014. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Produção Musical/ Arranjo Marina de La Riva Canta Caymmi. 2014. Arranjo.

VALVERDE, R. A. . Ricardo Valverde- Vibrafone Chorão Sesc Ipiranga. 2012. Interpretação.

VALVERDE, R. A. . Participação disco Forró Chorado- Oswaldinho do Acordeom. 2011. Registro Fonográfico.

VALVERDE, R. A. ; SANTO, B. G. E. . Álbum Bia Góes e Ricardo Valverde voz e vibrafone. 2023 (Música).

VALVERDE, R. A. . Andreas Kisser e Yohan Kisser tocam Villa-Lobos com Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo Theatro Municipal. 2022 (Música).

Prêmios

2023

Fomento a música da cidade de São Paulo, Prefeitura da cidade de São Paulo.

2022

EDITAL SESI-SP CHAMAMENTO 2022 SÉRIE MÚSICA POPULAR, SESI SP.

2021

EDITAL PROAC 39/2021, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

2020

Festival UP, Festival UP.

2020

Prêmio Funarte Respirarte, FUNARTE.

2020

Proac 11 ? Produção, registro e licenciamento de espetáculos de música para difusão online, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

2020

Edital ProAc Expresso Lei Aldir Bllanc- 39/2020, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

2019

Prêmio Profissionais da Música Categoria Melhor Artista Choro, GRV Produções.

2014

Edital SESI - SP Aula espetáculo, SESI SP.

2010

I Festival Internacional Red Bull de música Metrô SP, Red Bull.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2016

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: servições técnicos profissionais, Carga horária: 12

Outras informações:
Ricardo Valverde trabalhou como artista orientador de música do Programa Vocacional, atuando em diversos equipamentos de cultura da cidade de São Paulo , entre os anos de 2011 a 2016.