Maria Lysete de Assis Bastos

Enfermeira. Doutora em Ciências com área de concentração em Química orgânica e Produtos naturais pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Professora aposentada como Associada II do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Lecionou: 1. Graduação a disciplina MPIE 2 e Biossegurança em Saúde. Atualmente, continua como professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Mestrado com a disciplina Pesquisa Experimental e orientação de mestrandos na Linha de Pesquisa 2 (Enfermagem, Ciência, Tecnologia e Inovação para o Cuidado), desenvolvendo pesquisas com produtos naturais e derivados bioativos com ação sobre o sistema tegumentar em modelos experimentais in vitro e in vivo, com ênfase no tratamento de feridas.. Tem experiência na área de Enfermagem Fundamental e Médico-cirúrgica. Atualmente é professora substituta do Instituto Federal de Alagoas/IFAL,

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química e Biotecnologia

2004 - 2008

Universidade Federal de Alagoas
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana ?in vitro e in vivo? e estudo químico biomonitorado de Piper hayneanum C.DC. (Piperaceae) e Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoniaceae)
Eliana Maria Maurício da Rocha. Palavras-chave: Feridas Cutâneas; Zeyheria tuberculosa; Piper hayneanum; Atividade antimicrobiana; Artemia salina; Produtos naturais. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Saúde Humana.

Mestrado em Administração

1997 - 2000

Universidade Federal de Alagoas
Título: CAPTAÇÃO DE SANGUE NO HEMOAL; SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: ROSANA QUINTELA BRANDÃO VILELA
Palavras-chave: CAPTAÇÃO DE DOADORES; DOADOR DE REPETIÇÃO; DOADOR DE REPOSIÇÃO; HEMOAL.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Setores de atividade: Saúde Humana.

Formação complementar

2018 - 2018

Biosseguraça. (Carga horária: 180h). , Faculdade Metropolitana do Estado de São Paul, FAMEESP, Brasil.

2012 - 2012

Curso de utilização das tecnologias da Informação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Avaliação e analises toxicológicas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.

Organização de eventos

SANTOS, R. M. ; BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, L. M. W. . 14 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Emnfermagem. 2014. (Congresso).

BASTOS, M. L. A. ; ROZENDO, C. A. . Seminário sobre Exame Físico para Enfermeiro. 2010. (Outro).

BASTOS, M. L. A. ; ROZENDO, C. A. . Curso de CIPE. 2010. (Outro).

BASTOS, M. L. A. . I Curso de Pesquisa Experimental. 2009. (Outro).

Participação em eventos

VI Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas e X Congresso Iberolatinoamericano sobre Úlceras Y Heridas ? SILAUHE,. 2017. (Congresso).

68CBEn. TERAPIA COM SISTEMA DE COMPRESSÃO DE MULTICAMADAS EM PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA EM MEMBRO INFERIOR. 2016. (Congresso).

67 CBEn. Atividade de controle da pressão arterial. 2015. (Congresso).

76 SBEn.ANÁLISE DO MEDICAMENTO PROFENID E SUA IMPLICAÇÃO PARA A COMPETÊNCIA TÉCNICA DA ENFERMAGEM. 2015. (Outra).

76 SBEn.UMA AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. 2015. (Outra).

Caiite 2015. Capacitação e Cuidadores para Noções básicas de Glicemia Capilar, Pressão Arterial e Curativos. 2015. (Congresso).

Caiite 2015. Docente Colaborador da Tenda de Cuidados e Atenção Básica. 2015. (Congresso).

14 SENADEn.ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: REFLEXÃO DA IMPORTÂNCIA PARA FORMAÇÃO DO FUTURO ENFERMEIRO. 2014. (Seminário).

Seminário Nacional de Enfermagem, saúde e Vulnerabilidade Socialal.Atenção à saúde de grupos em situação de vulnerabilidade social. 2014. (Seminário).

XVI Seminário de Pesquisa em Enfermagem.Coordenador de mesa na Conferência "Atenção à saúde de grupos em situação de vulnerabilidade". 2014. (Simpósio).

Oficina de prioridades do PPSUS.Discussão das prioridades para o PPSUS em Alagoas. 2013. (Oficina).

73 SBEn.Participante da 73 Semana Brasileira de Enfermagem. 2012. (Encontro).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Construção de catálogo Cipe para pessoas portadoras de ferida cirúrgica. 2010. (Congresso).

2 SENABS.A reorientação da formação do enfermeiro na Universidade Federal de Alagoas. 2009. (Seminário).

I Curso de Pesquisa Experimental.Modelo Experimental de Fitoterápicos como cicatrizante. 2009. (Seminário).

VI Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e II Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste-ABEM.A aplicação de metodologias ativas no curso de enfermagem da UFAL. 2009. (Outra).

31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Flavóides e atividade antimicrobiana do caule de Zeyheria tuberculosa (Vell) Bur. (Bignoniaceae). 2008. (Outra).

XX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil/X International Congress of Ethnopharmacology. Chemical study and screening for antimicrobial activity and toxicity of extracts from Piper hayneanum C.D.C. (Piperaceae). 2008. (Congresso).

XIX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.Atividade antimicrobiana in vitro e in vivo de extratos de plantas nativas do estado de Alagoas: perspectivas na terapêutica de feridas. 2006. (Oficina).

A contramão da Supervisão no PROFAE: reflexão crítica a partir de um discurso sobre a supervisão e o papel do supervisor no Projeto.Seminário Nacional de Diretrizes para a aEducação em Enfermnagem. 2005. (Seminário).

A profissionalização dos trabalhadores da enfermagem pelo PROFAE: uma reflexão sobre o Projeto em Alagoas.Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. 2005. (Seminário).

Captación de la sangre en el hemocentro de la província de Alagoas, Brasil: subsidio para el planeamiento estratégico. II Congresso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. 2005. (Congresso).

Estudo comparativo do hidróxido de magnésio com a solução salina istônica no tratamento de feridas uinfectadas. IV Congresso Nacional de Enfermeiros HCFMUSP. 2005. (Congresso).

Perfil dos alunos dos cursos de CQP do PROFAE em Alagoas.Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. 2005. (Seminário).

Análise da fala de casais vi venciando a hanseníase: um olhar acxerca do contexto afetivo-sexual. 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

Efeitos do Hidróxido de magnésio sobre o processo de cicatrização de ferdas cutâneas - estudo experimental em ratos. 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

Minicurso de Empreendedorismo em enfermagem: relato de experiência. 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

64ª Semana Brasileira de Enfermagem.O Processo de Enfermagem/Sistematização da Assistência. 2003. (Simpósio).

64ª Semana Brasileira de Enfermagem.Prescrição de Enfermagem: questões éticas e legais. 2003. (Simpósio).

Atualização em Enfermagem.Prevenção e Tratamento de Úlceras de Pressão. 2003. (Oficina).

Atualização na Sistematização da Assistência de Enfermagem.Exame Físico de Tórax e Abdome. 2003. (Encontro).

III Jornada Multidisciplinar do HUPAA.Sessão de Temas Livres. 2002. (Outra).

Programa de Capacitação técnica para a Área de Enfermagem da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages.Reflexões sobre a Humanização da Assistência de Enfermagem. 2002. (Oficina).

I Semana Alagoana de Atualização em Saúde Coletiva.O Processo de Trabalho em Enfermagem - A consulta de Enfermagem: diagnóstico e prescrição. 2001. (Encontro).

61ª SBEn.Curso de Vigilância à Saúde. 2000. (Oficina).

61ª Semana Brasileira de Enfermagem.Realidade e Perspectivas do Trabalho em Enfermagem: como enfrentar o discurso neoliberal?. 2000. (Encontro).

I painel sobre Prescrição e Transcrição de Medicamentos na Assistência de Enfermagem.Prescrição e Transcrição de Medicamentos em Enfermagem: aspectos éticos e legais. 2000. (Simpósio).

Projeto Janeiro no Campus.Curso de Primeiros Socorros. 2000. (Outra).

VI Jornada Médica da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages.O Hospital em que Trabalhamos. 1993. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Maria Gabriella Silva Araujo

ARAUJO JUNIOR, J. X.BASTOS, M. L. A.; BARBOSA, C. V.. DESENVOLVIMENTO DE BIOPRODUTO À BASE DE SUBSTÂNCIA ATIVA ISOLADA DA ESPÉCIE ARGEMONE MEXICANA LINN COMO TRATAMENTO CICATRIZANTE DE FERIDAS CUTÂNEAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Kahynna Cavalcante Loureiro

PADILHA, F. F.BASTOS, M. L. A.; SEVERINO, P.; LIMA-VERDE, I. B.. Produção e caracterização de membranas biopoliméricas incorporando rxtratos de própolios com atividade antimicrobiana. 2016. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Industrial) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Ednaldo Almeida Gomes

ARAUJO JUNIOR, J. X.; BASILIO JUNIOR, I. D.;BASTOS, M. L. A.. Caracterização e atividade biológica de extrato atomizado dos frutos comestíveis de Syzygium cumini (L) Skeel (Myrtaceae). 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Erika Maria Araujo Barbosa de Sena

BASTOS, M. L. A.Lúcio, I. M. L.; LOPES, M. M. C. O.; NAGLIATE, P. C; REBOUCAS, C. B. A. VENOPUNÇÃO PERIFÉRICA EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS: DESAFIOS PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM E A SEGURANÇA DO PACIENTE. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Erika Maria Araujo Barbosa de Sena

SENA, E. M. A. B.;LUCIO, I. M. L.; LOPES, M. M. C. O.; NAGLIATE, P. C.;BASTOS, M. L. A.. Venopunção periférica em recém-nascidos prematuros: desafios para o cuidado de enfermagem e a segurança do paciente. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: TALITA LUCIO CHAVES VASCONCELOS

TODARO, A. R.; Dornelas CB;BASTOS, M. L. A.Veríssimo, RCSS. Avaliação do potencial antimicrobiano, antioxidante e cicatrizante do extrato etanólico de Hyptis pectinata L. Point.. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Fabiani Tenório Xavier Póvoas

POVOAS, F. T. X.; CAMPENSATTO, E. A.;BASTOS, M. L. A.; BERNARDO, T. H. L.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTINOCICEPTIVO in vivo DOS EXTRATOS ETANÓLICOS DE FOLHAS E FLORES DA Tabebuia aurea. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Isabela Bacelar de Assis

ROCHA, E.M.M.; VAROTTI, F. P.; ARAUJO, M. G. F.;BASTOS, M. L. A.. Avaliação da atividade biológica de extratos aquosos provenientes da espécie vegetasl. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São João del Rey.

Aluno: Raíssa Fernanda Evangelista Pires dos Santos

CAMPENSATTO, E. A.;BASTOS, M. L. A.; FARAGO, P. V.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOLÓGICO DE Tabebuia aurea (Silva Manso) Benth. & Hook. f. ex. S. Moore. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: CLEILDA TERTO DA SILVA

BASTOS, M. L. A.; COSTA, A. C. S.. RODAS DE CONVERSA UTILIZADAS NUMA UNIDADE DE SAÚDE: Uma Análise de sua Adequação ao Ensino em Serviço de Saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Carolina Santana Vieira

CAMPENSATTO, E. A.;BASTOS, M. L. A.; FARAGO, P. V.. Avaliação da atividade antinociceptiva e antiinflamatória do extrato atanólico da casca do fruto da Punica granatum. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: ANA PATRÍCIA TOJAL DE FRANÇA

COSTA, A. C. S.; SILVEIRA, N.;BASTOS, M. L. A.. Preceptoria no Estágio Curricular de Nutrição: o desafio do fazer. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Kátia Mayumi Takarabe Caffaro

CAMPENSATTO, E. A.;BASTOS, M. L. A.; FARAGO, P. V.. Avaliação Biológica in vitro de espécies vegetais da caatinga: Buahinia cheilantha e Lippia gracilis. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Karla Patricia Pinto da Silva Azeredo

OLIVEIRA, S. L.; ATAIDE, T. R.;BASTOS, M. L. A.. A efetividade da suplementação de nutrientes antioxidantes em pacientes queimados: uma revisão sistemática com metanálise. 2012. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Cristiane do Nascimento Tavares Figueira

BASTOS, M. L. A.LUCIO, I. M. L.ARAUJO, E. C.; CAMPENSATTO, E. A.. Estudo da Atividade antimicrobiana, cototóxica e capacidade sequestradora de radicais livres de extratos brutos do cocos nucifera Linn.. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jirliane Martins dos Santos

BASTOS, M. L. A.ARAUJO, E. C.CAMPESATTO, E. A.LUCIO, I. M. L.. Estudo do potencial cicatrizante, antimicrobiano e anti-edematogênico da bananeira (Musa paradisíaca L.). 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Keila Cristina Pereira do Nascimento Oliveira

BASTOS, M. L. A.LUCIO, I. M. L.REBOUCAS, C. B. A.. Prevenção e controle de infecção hospitalar em unidade de terapia intensiva neonatal: enfoque na equipe de enfermagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Amuzza Aylla P

BASTOS, M. L. A.. dos Santos. Conseqüências do Parto Cesáreo eletivo: um estudo epidemiológico no Estado de Alagoas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Patrícia Vasconcelos de Oliveira

BASTOS, M. L. A.. Estudo Químico e Atividades Larvicida, Antimicrobiana e Antioxidante de Rourea doniana Baker (Connaraceae). 2010. Dissertação (Mestrado em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Soraya Lima Barbosa

BASTOS, M. L. A.. Síntese e Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Complexos Organometálicos de Estanho (IV) com Ligantes Bioativos. 2010. Dissertação (Mestrado em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Soraya Lima Barbosa

BASTOS, M. L. A.; MENEGHETTI, M. R.;ARAUJO JUNIOR, J. X.; MENDONCA, T.. Síntese e Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Complexos Organometálicos de estanho (IV) com Ligantes Bioativos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Paulo Sérgio Gomes da Silva

ARAUJO JUNIOR, J. X.Veríssimo, RCSSBASTOS, M. L. A.. POTENCIAL ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE DE EXTRATOS DA Jatropha gossypiifolia L.: ESTUDO IN VITRO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: CLEILDA TERTO DA SILVA

COSTA, A. C. S.;BASTOS, M. L. A.; BEZERRA, K. F.. RODAS DE CONVERSA UTILIZADAS NUMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE MACEIÓ/AL: Uma Análise de sua Adequação ao Ensino em Serviço de Saúde. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Saúde) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Raíssa Fernanda Evangelista Pires dos Santos

CAMPESATTO, E. A.; ALEXANDRE-MOREIRA, M. S.; BISPO JUNIOR, W.;BASTOS, M. L. A.. Potencial antimicrobiano e antiedematogênico da T. aurea (Siva manso)Benth & Hook. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Patrícia Alves Barros

BASTOS, M. L. A.; MIRANDA, C. T.; BORGES, A. A.. Estudo epidemiológico dos pacientes com critérios clínicos sugestivos de hantavirose no estado de Alagoas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Keila Cristina Pereira do Nascimento Oliveira

OLIVEIRA, K. C. P. N.LUCIO, I. M. L.BASTOS, M. L. A.. VULNERABILIDADE DO RECÉM-NASCIDO À INFECÇÃO HOSPITALAR: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jirliane Martins dos Santos

Santos JMCAMPESATTO, E. A.BASTOS, M. L. A.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CICATRIZANTE, ANTIMICROBIANO E ANTI-EDEMATOGÊNICO DA BANANEIRA (Musa spp) IN VITRO E IN VIVO.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Cristiane do Nascimento Tavares

BASTOS, M. L. A.. Prevalência de crianças queimadas atendidas na Unidade de Emergência Dr. Armando Lages. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Silmara Inocêncio Silvino da Silva

BASTOS, M. L. A.Sarmento, P. A.OLIVEIRA, J. F. S.. POTENCIAL ANTIGLICANTE E ANTIDIABETOGÊNICO in vitro DO EXTRATO ETANÓLICO E FRAÇÕES DA ESPECIE VEGETAL Bauhinia pentandra;. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Anna Karolinna Lamenha Rezende Ramos

TODARO, A. R.;BASTOS, M. L. A.; MOURA, M. A. B. F.. CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA DAS FOLHAS E GALHOS DA Tabebuia aurea, NA PERSPECTIVA DA AÇÃO ANTIMICROBIANA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Gabriella Santos Barros

BARROS, G. S.;ARAUJO, M. G. S.BASTOS, M. L. A.; BERNARDO, T. H. L.; SILVA, V. A.. Prospecção fitoquímica, atividade antimicrobiana e citotoxicidade de Morinda citrifolia (noni). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: RONALD SEIXAS SANTOS

SANTOS, R. S.; ALBUQUERQUE, M. C. S.; BREDA, M. Z.;BASTOS, M. L. A.. A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO JUNTO À PESSOA EM SITUAÇÃO DE SUICÍDIO: ANÁLISE REFLEXIVA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Andressa Letícia Lopes da Silva

SILVA, A. L. L.;Veríssimo, RCSSBASTOS, M. L. A.; BERNARDO, T. H. L.. Avaliação da atividade biológica da planta Opuntia cochenillifera (Palma Forrageira): perspectiva frente ao controle de infecção.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Joice Fragoso da Silva Oliveira

BASTOS, M. L. A.Veríssimo, RCSS; BERNARDO, T. H. L.. Determinação da Atividade Antimicrobiana, Antirradicalar e Citotoxica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jakeline Viana da Silva

BASTOS, M. L. A.Veríssimo, RCSS; BERNARDO, T. H. L.. Análise das feridas crônicas em pacientes atendidos em unidade básica de saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Gabriella Santos Barros

BARROS, G. S.;BASTOS, M. L. A.; BERNARDO, T. H. L.; ALVINO, V.. ?PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA, ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E CITOTOXICIDADE DO Morinda citrifolia (NONI)?,. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: JOSÉ IVALDO FERRO FILHO

BASTOS, M. L. A.Veríssimo, RCSS; Lins, T. H.. ATIVIDADE BIOLÓGICA IN VITRO DO EXTRATO ETANÓLICO DA CAPPARIS FLEXUOSA L.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Araújo, M

BASTOS, M. L. A.Veríssimo, RCSS; Lins, T. H.. G.S..Avaliação do potencial antimicrobiano e de citotoxicidade de extratos de Argemone mexicana Linn. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Wagner Vicente Silva dos Santos

BASTOS, M. L. A.; SANTOS, W. V. S.;Veríssimo, RCSS; Lins, T. H.. AVALIAÇÃO IN VITRO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA, ANTIOXIDANTE E CITOTOXICA DA Tabebuja rosea (Bertol.). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Bruna Rafaela Ferreira de Brito

BASTOS, M. L. A.; BRITO, B. R. F.;LUCIO, I. M. L.; SARMENTO, P. A.. USO DE PLANTAS NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Isabelle Souza de Mélo Silva

SILVA, I. S. M.BASTOS, M. L. A.. Screening e avaliação do potencial antimicrobiano e citotóxico de extratos da espécie vegetal Sebastiania corniculata (Vahl) Müll.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: :Raíssa Fernanda Evangelista Pires dos Santos

BASTOS, M. L. A.SANTOS, R. F. E. P.. SCREENING E PROSPECÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO E CITOTÓXICO DA ESPÉCIE Pouteria venosa (Mart.) Baehni (Sapotaceae): PERSPECTIVAS NO TRATAMENTO DE FERIDAS CUTÂNEAS INFECTADAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: THIAGO SOUZA PIMENTEL

LUCIO, I. M. L.OLIVEIRA., K. C. P. N.BASTOS, M. L. A.PIMENTEL, T. S.. 1. PERFIL DE ENFERMEIROS ATUANTES EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS DE MACÉIO-ALAGOAS E OS DESAFIOS DIANTE DA FORMAÇÃO ACADÊMICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Inês Carvalho Beltrão

BELTRAO, M. I. C.;LUCIO, I. M. L.OLIVEIRA., K. C. P. N.BASTOS, M. L. A.. 2. Analisar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre os fatores de risco para infecção neonatal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Isabel Cristina Araujo Silva

REBOUCAS, C. B. A.LUCIO, I. M. L.BASTOS, M. L. A.. Comunicação entre enfermeiros e binômio mãe/filho durante a consulta de enfermagem em puericultura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: THIAGO SOUZA PIMENTEL

LUCIO, I. M. L.OLIVEIRA., K. C. P. N.BASTOS, M. L. A.. Perfil dos enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Raíssa Fernanda Evangelista Pires dos Santos

BASTOS, M. L. A.LUCIO, I. M. L.Veríssimo, RCSS. Estudo do potencial antimicrobiano e citotóxico da espécie pouteria venosa (Mart.) Baehni (Sapotaceae) na perspectiva do controle de infecções. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Isabelle Souza de Mélo Silva

BASTOS, M. L. A.LUCIO, I. M. L.; SARMENTO, P. A.. Avaliação do p otencial biológico de extratos da espécie vegetal Sebastiania corniculata (Euphorbiaceae): perspectiva no controle de infecções. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Amanda Flávia Ferro Sayão Falcão

Falcão AFFS;Veríssimo, RCSS; LINS, T. H.;BASTOS, M. L. A.. Orientações de enfermagem sobre cuidados com a ferida operatória após a alta hospitalar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lara Lívia Valença Batista

Batista LLV; Mella EAC;BASTOS, M. L. A.; Dornelas CB. Estudo comparativo do uso tópico de própolis verde e vermelha na reparação de feridas em ratos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Leonita Cavalcanti Lopes

LOPES, M. L. C.;LUCIO, I. M. L.BASTOS, M. L. A.; FERREIRA, F. A. S.;Veríssimo, RCSS. Análise de estudos com enfoque nos centros de testagem e aconselhamento anti-hiv: características e contribuições. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Gabrielle Soares Pereira

BASTOS, M. L. A.. Cicatrização de fissuras mamilares: estudo comparativo entre o uso do sol e do leite materno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Morgana Vital de Araújo

BASTOS, M. L. A.. Avaliação da atividade antinoceptiva e anti-inflamatória das frações em hexan, clorofórmica, acetato de etila e metanólica do caule de Costus spiralis (Jacq.) Roscoe (Costaceae). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Magaiver Magno e Silva

BASTOS, M. L. A.. A CONCEPÇÃO DE LIDERANÇA DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA - AL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Patrícia Vasconcelos de Oliveira

Oliveira, P.V.;Conserva, L. M.BASTOS, M. L. A.. Estudo químico e avaliação do potencial larvicida, anti-radicalar e anticolinesterásico de extratos das folhas e das raízes de Borreria diffusa D.c. (Rubíaceae). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Alfredo dos Santos Júnior

Santos Júnior, J.A.;Rocha, E.M.M.BASTOS, M. L. A.. Amebíase intestinal. Ocorrência de entamoeba histolytica e E. dispar em escolares da rede pública da cidade de Maceió. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Tamyla Farias Andrade

Andrade, T.F.;Rocha, E.M.M.BASTOS, M. L. A.. Reavaliação da prevalência de microfilarêmicos por Wuchereria bancrofti (Cobbold, 1877) no foco endêmico de filariose linfática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Renata Lima Leandro

Leandro, R.L.;Rocha, E.M.M.BASTOS, M. L. A.. Prevalência de parasitoses intestinais em uma amostra da população infantil do bairro Feitosa, Maceió-AL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Najara Pereira de Lira

Lira, N.P.;Rocha, E.M.M.BASTOS, M. L. A.. Enteroparasitoses e anemia em uma amostra da população infantil do bairro do Feitosa, Maceió/AL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Giselle de Miranda F

Mamede, G. M. F.; Pereira, A. M. C; ALBUQUERQUE, M. C. S.;BASTOS, M. L. A.. Mamede e Andressa Maria C Pereira.A pessoa com câncer avançado: elaborando e testando uma proposta de participação da família no seu cuidado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Erilyana Cledja Araújo Costa

BASTOS, M. L. A.. A percepção do paciente que se submeteu a cirurgia cardíaca acreca da assistência de enfermagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jeane Maria Umbelino de Carvalho

BASTOS, M. L. A.. Avaliação do potencial antimalárico da espécie vegetal Bauhinia pulchella Benth. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Altenildes Larangeiras de Almeida

BASTOS, M. L. A.. Sentimentos de enfermeiras que vivenciaram/vivenciam um câncer acerca da assistência de enfermagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sara Roberta Cardoso da Silva

BASTOS, M. L. A.. Atividade Bactericida e/ou Bacteriostática do HIdróxido de Magnésio no Tratamento de Feridas Infectadas em Cobaias. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rosa Patrícia Gomes Tenório

BASTOS, M. L. A.. Análise da Eficácia do Protocolo de Profilaxia da Trombose Venosa Profunda: uma contribuição da enfermagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sônia Marinho Teixeira

BASTOS, M. L. A.. O perfil do portador de vitiligo no município de Maceió. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Cristiane do Nascimento Tavares

BASTOS, M. L. A.. Efeitos do Hidróxido de Magnésio sobre o processo de cicatrização de feridas cutâneas: estudo experimental em ratos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Anna Karinna Leite Canuto

BASTOS, M. L. A.. A supervisão no Tratamento da Tuberculose em Palmeira dos Indios sob a ótica dos trabalhadores da saúde: limites e possibilidades. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ediane Thereza Alves Brito

BASTOS, M. L. A.. Opinião dos Profissionais de Enfermagem sobre algumas atitudes preconceituosas a respeito da pessoa portadora de HIV/AIDS. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Andressa Rego Lima

BASTOS, M. L. A.. Relacionamento afetivo-sexual de casais na experiência da hanseníase em um hospital universitário. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Nadja Romeiro da Silva

BASTOS, M. L. A.. Verificação da Pressaõ Arterial: uso da técnica pelos trabalhadores do nível médio de enfermagem. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: André Luiz da Costa Lins

BASTOS, M. L. A.. Exposição Ocupacional dos trabalhadores de nível médio a material biológico na sala de parto. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marcelle de Vasconcelos Teixeira

BASTOS, M. L. A.. Caracterização do Paciente Portador de Diabetes Mellitus do Tipo II. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Cristiane Araújo Silva

BASTOS, M. L. A.. Alterações no Estilo de Vida da Pessoa Ostomizada. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Kilma Nara S

BASTOS, M. L. A.. de Lemos.Eficácia da Ação de Enfermagem para Prevenção de Úlcera de Pressão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

LUCIO, I. M. L.BASTOS, M. L. A.; LISBOA, C. B.. Banca Examinadora para Prof. substituto. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.; NAGLIATE, P. C.;Sarmento, P. A.. Banca Examinadora para Prof. Substituto. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

LUCIO, I. M. L.BASTOS, M. L. A.; SILVA, G. F.. Banca Examinadora para Professor adjunto. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. banca Examinadora para Professor Substituto. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Banca Examinadora para Seleção de Professor Efetivo. 2004.

BASTOS, M. L. A.. Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina MIE 1. 2003.

BASTOS, M. L. A.. Banca Examinadora para Seleção de Professor Substituto. 2003.

BASTOS, M. L. A.. Banca Examinadora para Seleção de Professor Substituto. 2003.

BASTOS, M. L. A.. Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina MIE 1. 2002.

BASTOS, M. L. A.. Banca Examinadora para Seleção de Professor Substituto. 2001.

BASTOS, M. L. A.. Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina MIE 1. 2001.

BASTOS, M. L. A.. Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina MIE 1. 2000.

BASTOS, M. L. A.. Banca Examinadora para Seleção de Professor Substituto. 1996. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina MIE 1. 1995. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Avaliadora Ad hoc de relatórios parcial do PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL 2012/2013. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. O papel do enfermeiro nas intervenções com o uso de plantas medicinais para o processo de cicatrização de feridas. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Comissão Gestora do Currículo para o Curso de Graduação em Enfermagem. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Avaliadora ad hoc dos Relatórios parciais do PIBIC/CNPq/FAPEAL2011/2012. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Avaliadora Ad hoc de relatórios finais do PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL 2011/2012. 2012.

BASTOS, M. L. A.. Comissão Gestora do Currículo para o Curso de Graduação em Enfermagem. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Avaliadora ad hoc dos Relatórios parciais do PIBIC/CNPq/FAPEAL 2010/2011. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Avaliadora de trabalhos no 63 CBEn. 2011. Associação Brasileira de Enfermagem.

BASTOS, M. L. A.. Comissão Gestora do Currículo para o Curso de Graduação em Enfermagem. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Comissão para Efeito de Análise dos Processos de Progressão Funcional Docente. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Comissão para Efeito de Análise dos Processos de Progressão Funcional Docente. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Avaliador interno do PIBIC/UFAL 2009-2010. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Avaliador externo APL - FAPEMIG. 2009. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

BASTOS, M. L. A.. Comissão para Efeito de Análise dos Processos de Progressão Funcional Docente. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Comissão para Efeito de Análise dos Processos de Progressão Funcional Docente. 2004.

BASTOS, M. L. A.. Comissão para Efeito de Análise dos Processos de Progressão Funcional Docente. 2003.

BASTOS, M. L. A.. Comissão para Efeito de Análise dos Processos de Progressão Funcional Docente. 2002.

BASTOS, M. L. A.. Prêmio Noraci Pedrosa. 2001. Universidade Federal de Alagoas.

BASTOS, M. L. A.. Comissão para Efeito de Análise dos Processos de Progressão Funcional Docente. 2001.

Comissão julgadora das bancas

Êurica Adélia Nogueira Ribeiro

Rocha, E. M. M.; Conserva, L. M.; Krettli, A. U.; Silva, A. P. F.; Meneghetti, M. R.;RIBEIRO, Ê. A. N.; LEMOS, T. L. G.. Avaliação da Atividade Antimicrobiana in vitro e in vivo e Estudo Químico Biomonitorado das Espécies Vegetais Piper hayneanum C. DC. (piperaceae) e Zeyheria tuberculosa (Vell). Bur (Bignoniaceae). 2008. Tese (Doutorado em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Êurica Adélia Nogueira Ribeiro

Rocha, E. M. M.; Conserva, L. M.; Silva, A. P. F.;RIBEIRO, Ê. A. N.SILVA, S. A. S.; GALDINO, F. C. A.. Avaliação da Atividade Antimicrobiana in vitro e in vivo e Estudo Químico Biomonitorado das Espécies Vegetais Piper hayneanum C. DC. (piperaceae) e Zeyheria tuberculosa (Vell). Bur (Bignoniaceae). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Mário Roberto Meneghetti

ROCHA, E. M. M. da;CONSERVA, L. M.KRETTLI, A. U.MENEGHETTI, M. R.. Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro e in vivo e estudo químico biomonitorado das especies vegeteais Piper hayneanum C. DC. (Piperaceae) e Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignomiacease). 2008. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Sâmia Andrícia Souza da Silva

Rocha, E.M.M.; CONSERVA, L. M.; Silva, A.P.F.;Ribeiro, E.A.N.DA SILVA, S.A.S.; Galdino, F.C.A.;ARAÚJO JÚNIOR, João Xavier de. Avaliação antimicrobiana in vitro e in vivo e estudo químico de Piper hayneanum C. D.C. (Piperaceae) e Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoneaceae). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Fabiane Caxico de Abreu Galdino

ROCHA, Eliana Maurício da; CONSERVA, Lucia; SILVA, A. P. F.; Eurica Adelia Nogueira Ribeiro; SILVA, S. A. S.;ABREU, F. C.. Avaliação antimicrobiana in vitro e invivo e estudo químico de Piper hayneunum C. DC. (Piperaceae) e Zeyheria tuberculosa (Vell.)Bur. (Bignoneaceae). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Ana Paula Freitas da Silva

ROCHA, E. M. M.;CONSERVA, L. M.; Antonia U. Krettli;SILVA, A. P. F.; Êurica A. Nogueira Ribeiro. Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro e in vivo e estudo químico biomonitorado das espécies vegetais Piper hayneanum C. DC. (Piperaceae) e Zeyheria tuberculosa (Vell). Bur. (Bignoneaceae). 2008. Tese (Doutorado em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Ana Paula Freitas da Silva

SILVA, A. P. F.; CONSERVA, L. M.; Rocha, E.M.M.; Ribeiro, E. A. N.; Silva, S. A. S.; Abreu, F. C.. Avaliação antimicrobiana "in vitro" e "in vivo" e estudo químico de Piper hayneanum C. DC> (piperaceae) e Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoneaceae). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Antonio Carlos Silva Costa

COSTA, A. C. S.. Capacitação de sangue no HEMOAL: Subsídios para o planejamento Estratégico, realizada em 01 de setembro de 2000.. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Alagoas.

Orientou

DANIGLAYSE SANTOS VIEIRA

VERIFICAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA, CITOTÓXICA E CICATRIZANTE DO LÁTEX DA Jatropha multifida L; : ESTUDO IN VITRO; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Jorge Andres Soarez Garcia

Estudo das atividades biológicas das bromelias com foco no Encholirium spectabile; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Adriana Reis Todaro

Início: 2014; Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Camila Moreira Vasconcelos

Avaliação da migração celular, atividade antinflamatoria e antimicrobiana da Hyptis pectinata L; Poit; : estudos in vitro e in vivo com vistas ao tratamento de feridas; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Joice Fragoso Oliveira de Araujo

Atividade antibacteriana, citotóxica e cicatrizante in vitro de fungos endofíticos isolados de plantas medicinais: Mimosa Tenuiflora (Willd; ) Poir; , Poincianella Pyramidalis Tul; e Acrocomia Aculeata (Jacq; ) Lodd; Ex Mart; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Paulo Sérgio Gomes da Silva

Avaliação antimicrobiana e Cicatrizante de extratos de Jatropha gossyppifolia L; Estudo in vitro; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Fabiani Tenório Xavier Póvoas

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTINOCICEPTIVO in vivo DOS EXTRATOS ETANÓLICOS DE FOLHAS E FLORES DA Tabebuia aurea; 2015; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

TALITA LUCIO CHAVES VASCONCELOS

Avaliação do potencial antimicrobiano, antioxidante e cicatrizante do extrato etanólico de Hyptis pectinata L; Poit; (Sambacaitá); 2015; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Kátia Mayumi Takarabe Caffaro

AVALIAÇÃO BIOLÓGICA in vitro DE ESPÉCIES VEGETAIS DA CAATINGA Bauhinia cheilantha E Lippia gracilis; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Raíssa Fernanda Evangelista Pires dos Santos

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOLÓGICO DE Tabebuia aurea (Silva Manso) Benth; & Hook; f; ex; S; Moore; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Ana Carolina Santana Vieira

Avaliação da atividade antinociceptiva e anti-inflamatória do extrato etanólico da Punica granatum (romã); 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Patrícia de Albuquerque Sarmento

Avaliação do extrato da Zeyheria tuberculosa na perspectiva de um suplemento para cicatrização de feridas; 2012; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Cristiane do Nascimento Tavares Figueira

Avaliação da atividade antimicrobiana, citotóxica e capacidade sequestradora de radicais livres de extratos brutos do C; nucifera Linn; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Jirliane Martins dos Santos

ESTUDO DO POTENCIAL CICATRIZANTE, ANTIMICROBIANO E ANTI-EDEMATOGÊNICO DA Musa paradisíaca L; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Lívia Santiago Texeira

Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro e in vivo de plantas nativas de Alagoas; Perspectiva na terapêutica de feridas; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Coorientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Cristiane do NascimentoTavares e Patrícia de A

Silva; Prevalência de Crianças Queimadas atendidas na Unidade de Emergência Dr; Armando Lages; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Jeferson Caetano da Silva

Avaliação da atividade citotóxica, antimicrobiana e antioxidante da espécie vegetal Tabebuia roseo-alba (Ridl; ) Sand (Ipê branco); ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Jakeline Viana da Silva

PERFIL DAS FERIDAS CRÔNICAS EM PACIENTES ATENDIDOS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE MACEIÓ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

JOSÉ IVALDO FERRO FILHO

ATIVIDADE BIOLÓGICA IN VITRO DO EXTRATO ETANÓLICO DA CAPPARIS FLEXUOSA L; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Ana Jéssica Cassimiro da Silva

Avaliação in vitro do potencial antimicrobiano, citotóxico e antioxidante das espécies Protium heptaphyllum e Esenbeckia grandiflora spp; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Raíssa Fernanda Evangelista Pires dos Santos

Estudo do potencial antimicrobiano e citotóxico da espécie pouteria venosa (Mart; ) Baehni (Sapotaceae) na perspectiva do controle de infecções; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Isabelle Souza de Mélo Silva

Avaliação do p otencial biológico de extratos da espécie vegetal Sebastiania corniculata (Euphorbiaceae): perspectiva no controle de infecções; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Lícia Caroline Tenório de Almeida

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO EXTRATO OLEOSO DO ALBÚMEN SÓLIDO DO FRUTO DE Cocus nucifera Linnaeus CULTIVADO EM ALAGOAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Lis Maria de Melo Carvalho Tenório

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO EXTRATO OLEOSO DO ALBÚMEN SÓLIDO DO FRUTO DE Cocus nucifera Linnaeus CULTIVADO EM ALAGOAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Robson da Silva Ramos

SCREENING DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ANTIFÚNGICA IN VITRO DOS EXTRATOS ETANÓLICO E HEXÂNICO DAS FOLHAS DE ZEYHERIA TUBERCULOSA (VELL; ) (BIGNONIACEAE); ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Erlan Pereira de Azevedo

Uso da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para detecção da Entamoeba histolytica (Schaudinn, 1903) e Entamoeba dispar (Brumpt, 1925) em escolares da rede pública de Maceió, Alagoas; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Sara Roberta Cardoso da Silva e Daniela Cavalcante Lobo

Estudo da Atividade Bactericida e/ou Bacteriostática do HIdróxido de Magnésio no Tratamento de Feridas Infectadas em Cobaias; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Rosa Patrícia Gomes Tenório e Melissa Moura Saraiva

Análise da Eficácia do Protocolo de Profilaxia da Trombose Venosa Profunda: uma contribuição da Enfermagem; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Cristiane do Nascimento Tavares

Efeitos do Hidróxido de Magnésio sobre o Processo de Cicatrização de feridas Cutâneas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Adriana Ferreira Souto

O Perfil do Portador de Vitiligo no Município de Maceió; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Anna Karinna L

Canuto; A supervisão no tratamento da Tuberculose em Palmeira dos Indios sob a ótica dos trabalhadores da saúde: limites e possibilidades; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Márcia Andréia R

Silva; Verificação da Pressão Arterial: uso da técnica pelos trabalhadores dedo nível médio de enfermagem; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Laryssa de Fátima Pereira Palmeira

PROSPECÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO, ANTI-INFLAMATÓRIO, CITOTÓXICO E CICATRIZANTE DO EXTRATO ETANÓLICO DE Hyptis pectinata L; Poit; (SAMBACAITÁ); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

ROBERTA SANTOS CORREIA SILVA -

PROSPECÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO, ANTI-INFLAMATÓRIO, CITOTÓXICO E CICATRIZANTE DO EXTRATO ETANÓLICO DE Hyptis pectinata L; Poit; (SAMBACAITÁ); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

PRYSCILLA LOPES DOS SANTOS RODRIGUES

CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA DAS FOLHAS E GALHOS DA Tabebuia aurea, NA PERSPECTIVA DA AÇÃO ANTIMICROBIANA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Silmara Inocêncio Silvino da Silva

CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA DAS FOLHAS E GALHOS DA Tabebuia aurea, NA PERSPECTIVA DA AÇÃO ANTIMICROBIANA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Joice Fragoso da Silva Oliveira

IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES/FERIDAS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Danúzia Albuquerque Melo de Moura

IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES/FERIDAS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Caroline Barão de Araújo

IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Anna Karolinna Lamenha Rezende Ramos

CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA DAS FOLHAS E GALHOS DA Tabebuia aurea, NA PERSPECTIVA DA AÇÃO ANTIMICROBIANA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Joice Fragoso da Silva Oliveira

PADRÃO NUTRICIONAL E PERFIL DA FERIDA DE PACIENTES COM PÉ DIABÉTICO E ÚLCERA VARICOSA ATENDIDOS NO HUPAA; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Marcos Eduardo Lopes Correia

Perfil da sensibilidade Antimicrobiana de Extratos da Tabebuia serratifolia (Vahl) Nich (Ipê amarelo); ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Marcos Eduardo Lopes Correia

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DE EXTRATOS DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) RELACIONADA À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Isabelle Souza de Mélo Silva

Avaliação da Atividade Antimicrobiana e de Toxicidade in vitro de Extratos da Tournefortia bicolor S; W (Boraginaceae): uma contribuição para a cicatrização de feridas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Naélia Monique Moreira Brito Silva

Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

: Raíssa Fernanda Evangelista Pires dos Santos

Screening e Prospecção do Potencial Antimicrobiano e Tóxico da Cordia nodosa L; (Boraginaceae): perspectivas no tratamento de feridas cutâneas infectadas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Isabelle Souza de Mélo Silva

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO, CICATRIZANTE E CITOTÓXICO in vitro e in vivo DE EXTRATOS DE Zeyheria tuberculosa (VELL; ) BUR; (BIGNONIACEAE): PERSPECTIVA NA TERAPÊUTICA DE FERIDAS; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Jeferson Lau da Silva

Avaliação da Atividade de Citotoxicidade in vitro e in vivo de Plantas Alagoanas do Gênero Tabebuia (Bignoniaceae); Perspectiva para a Cicatrização de Feridas; ; 2011; Iniciação Científica - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Naara Maressa Alves cavalcante

Avaliação do Potencial Citotóxico de extratos de Merremia aegyptia L; ; 2009; Iniciação Científica - Escola Estadual Rosalvo Lobo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Sara Roberta Cardoso da Silva

Estudo Comparativo do HIdróxido de Magnésio com a Solução Salina Isotônica no Tratamento de Feridas Infectadas em Cobaias; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Chistinni Ferreira Neves

Análise dos Doadores de Sangue do Hospital Universitário e suas Repercussões no Custos Hospitalares; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Lysete de Assis Bastos;

Foi orientado por

Sonia Maria Candido da Silva

Captação de Sangue no Hemoal: Subsídios para o Planejamento Estratégico; 2000; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Sônia Maria Cândido da Silva;

Lucia Maria Conserva

Avaliação da Atividade Antimicrobiana in vitro e in vivo e Estudo Químico Biomonitorado das Espécies Vegetais Piper hayneanum C; DC; (Piperaceae) e Zeyheria tuberculosa (Vell; ) Burr; (Bignoniaceae) (Defendida em 29/09/2008); 2008; Tese (Doutorado em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Lucia Maria Conserva;

Eliana Maria Maurício da Rocha

Avaliação antimicrobiana "in vitro" e "in vivo" e estudo químico biomonitorado das espécies vegetais Piper hayneanum C; DC; (Piperaceae) e Zeyheria tuberculosa (Vell; ) Bur; Bignoniaceae); 2008; Tese (Doutorado em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Eliana Maria Mauricio da Rocha;

Antonio Carlos Silva Costa

Aspectos sobre a doação de sangue para subsidiar a formulação de um plano estratégico: O caso do HEMOAL; ; 1999; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Antonio Carlos Silva Costa;

Produções bibliográficas

  • BASTOS, M. L. A. ; OLIVEIRA, F. T. ; SILVA, D. P. ; SILVA, P. S. G. ; BERNARDO, T. H. L. ; BARROS, D. A. ; SANTOS, I. M. R. ; LIMA, G. K. S. . Microrganismos e resistência Antimicrobiana em Feridas Crônicas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 12161, 2021.

  • Vieira, Daniglayse Santos ; Oliveira, Fabianny Torres de ; SUAREZ, JORGE ANDRÉS GARCIA ; SILVA, DAVI PORFÍRIO DA ; BERNARDO, THAIS HONÓRIO LINS ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS . Biological activities: anti-infectious, antioxidant and healing of the vegetable species Jatropha multifida. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 74, p. 1-10, 2021.

  • VIEIRA, D. S. ; SA, P. C. ; TORRES, R. C. ; OLIVEIRA, F. T. ; ROCHA, K. R. S. L. ; VASCONCELOS, T.L.C ; BASTOS, M. L. A. ; BASTOS, M. L. . Planejamento da enfermagem frente à COVID-19 numa estratégia de saúde da família: relato de experiência. Revista Saúde Coletiva , v. 10, p. 2730-2734, 2020.

  • Vasconcelos, Talita Lucio Chaves ; SANTOS, WANDERLEI BARBOSA DOS ; SANTOS, RAÍSSA FERNANDA E. PIRES DOS ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS . Prospecção fitoquímica e avaliação das atividades antibacteriana e antirradicalar do extrato etanólico de Sambacaitá (Hyptis pectinata L. Poit) / Phytochemical prospecting and evaluation of antibacterial and antiradical activities of the ethanolic extract of Sambacaitá (Hyptis pectinata L. Poit). Brazilian Journal of Health Review , v. 3, p. 17134-17144, 2020.

  • SANTOS, F. T. O. ; VIEIRA, D. S. ; SUAREZ, J. A. G. ; BASTOS, M. L. A. ; OLIVEIRA, J. O. ; CALUMBY, R. J. N. ; MOREIRA, R. T. F. . Atividades Biológicas de Plantas da família Bromeliaceae e da espécie Encholirium. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 11019, 2020.

  • TODARO, A. R. ; VASCONCELOS, C. M. ; OLIVEIRA, J. F. S. ; BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, W. B. ; SILVA, P. S. G. . Evidências científicas a cerca das atividades biológicas de uma planta nativa do Nordeste brasileiro ? o pião roxo. ENFERMAGEM ATUAL (RIO DE JANEIRO) , v. v. 87, p. 1-9, 2019.

  • BARBOSA, VALCILAINE TEIXEIRA ; DE MENEZES, JANAÍNA BARROS ; SANTOS, JOSUÉ CARINHANHA CALDAS ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS ; ARAÚJO-JÚNIOR, JOÃO XAVIER DE ; NASCIMENTO, TICIANO GOMES DO ; BASÍLIO-JÚNIOR, IRINALDO DINIZ ; GRILLO, LUCIANO APARECIDO MEIRELES ; DORNELAS, CAMILA BRAGA . Characterization and Stability of the Antimony-Quercetin Complex. Advanced Pharmaceutical Bulletin , v. 9, p. 432-438, 2019.

  • CAFFARO, K. M. T. ; TODARO, A. R. ; FERREIRA, F. A. S. ; SARMENTO, P. A. ; OLIVEIRA, F. T. ; BASTOS, M. L. A. . Avaliação de atividade biológica in vitro em plantas da Caatinga. NURSING (SÃO PAULO) , v. 22, p. 2788-2793, 2019.

  • SILVA, P. S. G. ; LOPES, R. F. ; Silva JC ; SANTOS, W. B. ; Veríssimo, RCSS ; BASTOS, M. L. A. . Cytotoxic, antimicrobial and healing activity of the Jatropha gossypiifolia L extract.. reuol , v. 12, p. 465-474, 2018.

  • SENA, E. M. A. B. ; BASTOS, M.L.A. ; NAGLIATE, P. C. ; COSTA, L. C. ; LOPES, M. M. C. O. ; LUCIO, I. M. L. . Peripheral venipucture in prematuros: nursing care for patient safety. Reuol , v. 12, p. 1-10, 2018.

  • SILVA, SUELLEN MARIA ALBUQUERQUE DA ; SILVA NETO, GERALDO JOSÉ DA ; NASCIMENTO, IVENIS RAPHAEL CAVALCANTE DO ; VIANA, MAX DENISSON MAURÍCIO ; LIMA, ALYNE ALMEIDA DE ; BEZERRA, PEDRO HENRIQUE SIMÕES ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS ; MOREIRA, MAGNA SUZANA ALEXANDRE ; CAMPESATTO, ELIANE APARECIDA . The Antinociceptive Effect of the Leaves and Flowers Ethanolic Extracts of Tabebuia aurea (Silva Manso) Benth & Hook. F. ex S. Moore. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY (ONLINE) , v. 61, p. 1-12, 2018.

  • SANTOS, R. S. ; BREDA, M. Z. ; ALBUQUERQUE, M. C. S. ; SILVA, V. M. S. ; BASTOS, M.L.A. ; TAVARES, N. V. S. . nurses' actions towards suicide attempters: reflexitive analises. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 742-748, 2017.

  • ARAUJO-JUNIOR, JOAO XAVIER DE ; NASCIMENTO, T. A. ; CACULA, D. M. R. S. ; BASTOS, M.L.A. ; NASCIMENTO, T. G. ; TEMOTEO, J. L. M. ; MOURA, M. A. B. F. . Pharmacological and Toxicological Aspects of Cannabis sativa: A Systematic Review. JOURNAL OF CHEMICAL AND PHARMACEUTICAL RESEARCH , v. 9, p. 175-180, 2017.

  • Silva JC ; SANTOS, W. B. ; ARAUJO, M. G. S. ; OLIVEIRA, J. F. S. ; Veríssimo, RCSS ; BERNARDO, T. H. L. ; SANTOS JUNIOR, P. F. S. ; SILVA JUNIOR, E. F. ; VIEIRA, A. C. S. ; CONSERVA, L.M. ; BASTOS, M. L. A. . Evaluation of the Cytotoxic, Antimicrobial and Antioxidant Activity of the Plant E species Tabebuia roseo - alba (Ridl ) Sand. JOURNAL OF CHEMICAL AND PHARMACEUTICAL RESEARCH , v. 9, p. 148-154, 2017.

  • SANTOS, A. A. ; ALEXANDRE-MOREIRA, M. S. ; BARROS, H. C. S. ; BASTOS, M.L.A. . Caracterização das Mulheres que realizaram o aborto após gravidez indesejada. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 1847-1852, 2017.

  • SANTOS, A. A. ; BARROS, H. C. S. ; ALEXANDRE-MOREIRA, M. S. ; BASTOS, M.L.A. . Antibióticoprofilaxia em gestantes submetidas à cesariana. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 1842-1850, 2017.

  • OLIVEIRA, J. F. S. ; ROCHA, J. D. S. ; LESSA, L. O. ; ALBUQUERQUE, J. M. ; BASTOS, M. L. A. ; Veríssimo, RCSS ; BARBOSA, C. V. ; ALVINO, V. ; BERNARDO, T. H. L. . Antimicrobial and Antiseptic Activity of genus Mimosa spp.: A literature review. JOURNAL OF CHEMICAL AND PHARMACEUTICAL RESEARCH , v. 9, p. 218-222, 2017.

  • POVOAS, F. T. X. ; CAMPESATTO, E. A. ; BARBOSA, C. V. ; BASTOS, M. L. A. ; VERISSIMO, R. C. S. S. ; BERNARDO, T. H. L. ; VASCONCELOS, T. L. C. ; HOULY, R. L. S. . Topical treatment with yellow-ipe extract (Tabebuia aurea) in wound healing by secondary intention in rats. JOURNAL OF CHEMICAL AND PHARMACEUTICAL RESEARCH , v. 8, p. 367, 2016.

  • SILVA, A. L. L. ; ARAUJO, M. G. S. ; BASTOS, M. L. A. ; BERNARDO, T. H. L. ; OLIVEIRA, J. F. S. ; SILVA-JUNIOR, E.F ; SANTOS-JUNIOR, P.F.S. ; ARAUJO, M.V. ; ALEXANDRE-MOREIRA, M.S. ; ARAUJO JUNIOR, J. X. ; Veríssimo, RCSS . Avaliação da atividade antibacteriana, citotóxica e antioxidante da espécie vegetal Opuntia cochenillifera (L.) Mill. Rev. Bras. Pl. Med. , v. 18, p. 307-315, 2016.

  • NASCIMENTO, MARIA WILLIANNE ALVES DO ; VERÍSSIMO, REGINA CÉLIA SALES SANTOS ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS ; BERNARDO, THAÍS HONÓRIO LINS . Indicações de plantas medicinais realizadas por raizeiros para tratamento de feridas. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 18, p. 31143, 2016.

  • DOS SANTOS, WANDERLEI BARBOSA ; SILVA ARAUJO, MARIA GABRIELLA ; DA SILVA, JEFERSON CAETANO ; BERNARDO, THAÍS HONÓRIO LINS ; DE ASSIS BASTOS, MARIA LYSETE ; VERÍSSIMO, REGINA CÉLIA SALES SANTOS . MICROBIOTA INFECTANTE DE FERIDAS CIRÚRGICAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL E INTERNACIONAL. Revista SOBECC (São Paulo) , v. 21, p. 46, 2016.

  • SANTOS, W. B. ; SILVA1, J. C. ; ARAUJO, M. G. S. ; SILVA, A. L. L. ; VASCONCELOS, T. L. C. ; SANTOS, K. M. C. ; BASTOS, M.L.A. ; VERISSIMO, R. C. S. S. ; BERNARDO, T. H. L. . Biological potential of plant species Xylopia frutescens: An integrative review. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 8, p. 794-800-800, 2016.

  • LIMA, C. C. ; CAFFARO, K. M. T. ; ARAUJO, M. G. S. ; BASTOS, M. L. A. ; CONSERVA, L.M. ; FERRO, J. N. S. ; BARRETO, E. O. . Antibacterial and Cytotoxic A ctivit y of Extracts and Isolated C ompounds from Myrciaria ferruginea (Myrtaceae). Records of Natural Products , v. 11, p. 51, 2016.

  • VASCONCELOS, T.L.C ; POVOAS, F. T. X. ; LINS, T. H. ; Sarmento, Patrícia de Albuquerque ; VERISSIMO, R. C. S. S. ; HOULY, R. L. S. ; BARBOSA, C. V. ; CAMPESATTO, E. A. ; BASTOS, M. L. A. . Study of the topical use of Hyptis pectinata extract (sambacaita) in wound healing in rats. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 8, p. 483-490, 2016.

  • FIGUEIRA, C. N. T. ; SANTOS, J. M. ; PÓVOAS, F. T. X. ; VIANA, M. D. M. ; ALEXANDRE-MOREIRA, M. S. ; ARAUJO-JUNIOR, J. X. ; ARAUJO, E. C. ; CAMPESATTO, E. A. ; OMENA, I. C. A. ; BASTOS, M. L. A. . Assessment of antimicrobial and cytotoxic activities of crude extracts from Cocos nucifera Linn.. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 8, p. 276-282, 2016.

  • SANTOS, JM ; CAMPESATTO, E. A. ; OMENA, I. C. A. ; GRILLO, L. A. M. ; ARAUJO, E. C. ; BASTOS, M. L. A. . Potential study of healing Musa paradisiaca L.. JOURNAL OF CHEMICAL AND PHARMACEUTICAL RESEARCH , v. 8, p. 182-184, 2016.

  • OLIVEIRA, J. F. S. ; BASTOS, M. L. A. ; VERISSIMO, R. C. S. S. ; ARAUJO, M. G. S. ; SILVA, A. L. L. ; SILVA-JUNIOR, E. F. ; SANTOS-JUNIOR, P. F. S. ; ARAÚJO, M. V. ; ALEXANDRE-MOREIRA, M.S. ; ARAÚJO-JÚNIOR, J.X. ; BERNARDO, T. H. L. . Phytochemical profile and evaluation of antibacterial and cytotoxic activity of Maytenus rigida (Mart.) extracts and fractions. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 8, p. 746-751, 2016.

  • CORREIA, M. E. L. ; ARAUJO, M. G. S. ; SANTOS, W. V. S. ; SILVA, A. L. L. ; BERNARDO, T. H. L. ; VERISSIMO, R. C. S. S. ; BASTOS, M. L. A. ; SARMENTO, P. A. . Evaluation of antimicrobial and cytotoxic activity of Handroanthus ochraceus crude extracts. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 8, p. 1-5, 2016.

  • SILVA, N. M. M. B. ; SILVA, I. S. M. ; SANTOS., R. F. E. ; VASCONCELOS, T. L. C ; VIANA, M. D. M. ; CAMPENSATTO, E. A. ; CONSERVA, L.M. ; ARAUJO, E. C ; ARAUJO JUNIOR, J. X. ; BASTOS, M. L. A. . In vitro evaluation of antimicrobial, antioxidant and larvicidal activities from extracts of Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoneacea). Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 7, p. 329, 2015.

  • BERNARDO, THAÍS HONÓRIO LINS ; SALES SANTOS VERÍSSIMO, REGINA CÉLIA ; ALVINO, VALTER ; SILVA ARAUJO, MARIA GABRIELLA ; EVANGELISTA PIRES DOS SANTOS, RAÍSSA FERNANDA ; MAURÍCIO VIANA, MAX DENISSON ; DE ASSIS BASTOS, MARIA LYSETE ; ALEXANDRE-MOREIRA, MAGNA SUZANA ; DE ARAÚJO-JÚNIOR, JOÃO XAVIER . Antimicrobial Analysis of an Antiseptic Made from Ethanol Crude Extracts of P. granatum and E. uniflora in Wistar Rats against Staphylococcus aureus and Staphylococcus epidermidis. The Scientific World Journal , v. 2015, p. 1-7, 2015.

  • SANTOS, R.F.E.P ; SILVA, I.S.M. ; VERÍSSIMO, R.C.S.S. ; LÚCIO, I.M.L. ; CAMPESATTO, E.A. ; CONSERVA, L.M. ; BASTOS, M.L.A. . Estudo do potencial antimicrobiano e citotóxico da espécie Pouteria venosa (Sapotaceae). Rev. Bras. Pl. Med. , v. 17, p. 367-373, 2015.

  • SANTOS, R.F.E.P. ; CONSERVA, L.M. ; BASTOS, M.L.A. ; CAMPESATTO, E.A. . Avaliação do potencial biológico da Tabebuia aurea(Silva Manso) como fonte de moléculas bioativas para atividade antimicrobiana, antiedematogênica e antirradicalar. Rev. Bras. Pl. Med. , v. 17, p. 1159-1168, 2015.

  • SILVA, A. L. L. ; ARAUJO, M. G. S. ; BASTOS, M. L. A. ; BERNARDO, T. H. L. ; SILVA-JUNIOR, E. F. ; ARAUJO-JUNIOR, J. X. ; VERÍSSIMO, R.C.S.S. . Antioxidant, antimicrobial and antitumor activity of genus Opuntia Spp.. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 07, p. 323-327, 2015.

  • ARAUJO, M. G. S. ; SILVA, A. L. L. ; SILVA-JUNIOR, E. F. ; SANTOS JUNIOR, P. F. S. ; SANTOS, M. S. ; BERNARDO, T. H. L. ; BASTOS, M. L. A. ; ALEXANDRE-MOREIRA, MAGNA SUZANA ; ARAUJO-JUNIOR, J. X. ; VERÍSSIMO, R.C.S.S. . Evaluation of antimicrobial and cytotoxic potential of Argemone mexicana L.. JOURNAL OF CHEMICAL AND PHARMACEUTICAL RESEARCH , v. 07, p. 482-489, 2015.

  • VERISSIMO, R. C. S. S. ; BERNARDO, T. H. L. ; ARAUJO, M. G. S. ; ATAIDE, M. M. ; VIANA, M. D. M. ; ALVINO, V. ; SANTOS, R. F. E. P. ; ALEXANDRE-MOREIRA, M. S. ; BASTOS, M. L. A. ; ARAUJO-JUNIOR, J. X. . Medicinal plants used in the wounds treatment. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 7, p. 64-69, 2015.

  • SILVA, A. L. L. ; ARAUJO, Maria Gabriella Silva ; BASTOS, M. L. A. ; BERNARDO, T. H. L. ; SILVA JUNIOR, E. F. ; ARAUJO-JUNIOR, J. X. ; VERÍSSIMO, Regina Célia Sales Santos . Antioxidant, antimicrobial and antitumor activity of genus Opuntia Spp.. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 7, p. 323-327, 2015.

  • SARMENTO, PATRICIA DE ALBUQUERQUE ; ATAIDE, TEREZINHA DA ROCHA ; PINTO, ANA PAULA DE SOUZA E ; ARAUJO-JUNIOR, JOAO XAVIER DE ; LUCIO, INGRID MARTINS LEITE ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS . Evaluation of the extract of Zeyheria tuberculosa with a view to products for wound healing. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 22, p. 165-172, 2014.

  • SILVA, I. C. A. ; REBOUCAS, C. B. A. ; Lúcio, I. M. L. ; BASTOS, M.L.A. . NURSING CONSULTATION IN CHILDCARE: A REALITY OF CARE. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 966-973, 2014.

  • SILVA, I. S. M. ; SANTOS, R. F. E. P. ; MELO, T. V. C. ; SILVA, A. J. C. ; Sarmento, P. A. ; Lúcio, I. M. L. ; CAMPESATTO, E. A. ; PADILHA, F. F. ; Conserva, L. M. ; BASTOS, M.L.A. . In vitro biological potential of Guanxuma-of-Horn [Sebastiania corniculata (Vahl) Mull. Arg.] in infection control. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 6, p. 663, 2014.

  • Silva JC ; SANTOS, R. F. E. P. ; CAFFARO, K. M. T. ; Veríssimo, RCSS ; LINS, T. H. ; ARAUJO JUNIOR, J. X. ; CAMPENSATTO, E. A. ; BASTOS, M. L. A. . Avaliação da atividade antimicrobiana de Tabebuia roseo-alba (Ridl.) Sand (Ipê branco). Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 68, p. 8-11, 2014.

  • FERRO FILHO, J. I. ; ARAUJO, M. G. S. ; SANTOS, W. V. S. ; CORREIA, M. E. L. ; CHAVES, T. L. ; SANTOS, R. F. E. P. ; LINS, T. H. ; Veríssimo, RCSS ; CAFFARO, K. M. T. ; ARAUJO JUNIOR, J. X. ; BASTOS, M. L. A. . Atividade antibacteriana in vitro do extrato etanólico da Capparis flexuosa Linn. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 68, p. 27-30, 2014.

  • Oliveira IC ; Veríssimo, RCSS ; BASTOS, M.L.A. ; Lúcio, I. M. L. . THE FREQUENCY OF NURSING DIAGNOSES IN PATIENTS WITH WOUND. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 1937, 2014.

  • VASCONCELOS, C. M. ; CHAVES, T. L. ; POVOAS, F. T. X. ; SANTOS, R. F. E. P. ; MAYNART1, W. H. C. ; ALMEIDA, T. G. ; OLIVEIRA, J. F. S. ; FRANCA, A. D. D. ; Veríssimo, RCSS ; LINS, T. H. ; BASTOS, M. L. A. ; ARAUJO JUNIOR, J. X. . Antimicrobial, antioxidant and cytotoxic activity of extracts of Tabebuia impetiginosa (Mart. ex DC.) Standl.. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 6, p. 2673, 2014.

  • ARAUJO, M. G. S. ; FERRO FILHO, J. I. ; SANTOS, W. V. S. ; CORREIA, M. E. L. ; LINS, T. H. ; Veríssimo, RCSS ; ARAUJO JUNIOR, J. X. ; BASTOS, M. L. A. . Avaliação do potencial antimicrobiano do extrato etanó- lico de Argemone mexicana Linn.. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 4, p. 08-11, 2014.

  • BELTRAO, M. I. C. ; BASTOS, M. L. A. ; OLIVEIRA., K. C. P. N. ; LUCIO, I. M. L. . NURSING TEAM OF A NEWBORN INTENSIVE CARE UNIT: LIMITS AND POSSIBILITIES TO COMPREHENSIVE ASSISTANCE. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 205-13, 2014.

  • SARMENTO, PATRÍCIA DE ALBUQUERQUE ; CAVALCANTE-ARAÚJO, POLLIANE ; DE MELO, IGOR ; BARCELLOS FRANÇA, PAULO ; DE MEDEIROS, NÁVYLLA ; DE OLIVEIRA, TALES ; LINS, THAÍS ; SANTOS VERÍSSIMO, REGINA ; Assis Bastos, Maria ; NOGUEIRA RIBEIRO, ÊURICA ; SABINO-SILVA, ROBINSON ; DE ARAÚJO-JÚNIOR, JOÃO . Synthesis and pharmacological evaluation of guanidinederivatives with potential hypoglycemic activity. BMC PROCEEDINGS , v. 8, p. P10, 2014.

  • SILVA, ISABELLE SOUZA DE MÉLO ; PIRES DOS SANTO, RAÍSSA FERNANDA EVANGELISTA ; BRITO SILVA, NAÉLIA ; SILVA, ANDRESSA LETICIA LOPES DA ; LUCENA, INGRIDY ; BARBOSA, ANDRIELE ; SANTOS, KLEBSON ; MELO, THIANE DE VASCONCELLOS COSTA ; JÚNIOR, GENILSON SARMENTO LINS ; PADILHA, FRANCINE ; SARMENTO, PATRICIA DE ALBUQUERQUE ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS . Study of the biological potential of in vitro extracts for Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae). BMC PROCEEDINGS , v. 8, p. P13, 2014.

  • LINS, THAÍS ; SANTOS VERÍSSIMO, REGINA ; EVANGELISTA SANTOS, RAISSA ; Assis Bastos, Maria ; CORREIA BERNARDO, ROGÉRIO ; ALVINO, VALTER ; ALBUQUERQUE SARMENTO, PATRÍCIA ; ARAÚJO JÚNIOR, JOÃO . Evaluation of antimicrobial activity of psidium guajava species. BMC PROCEEDINGS , v. 8, p. P79, 2014.

  • SANTOS VERÍSSIMO, REGINA ; LINS, THAIS ; Assis Bastos, Maria ; ALBUQUERQUE SARMENTO, PATRÍCIA ; ALVINO, VALTER ; SILVA ARAUJO, MARIA ; LOPES SILVA, ANDRESSA ; ARAÚJO-JÚNIOR, JOÃO . Antimicrobial activity of Plectranthus barbatus (Lamiacea). BMC PROCEEDINGS , v. 8, p. P264, 2014.

  • MÉLO SILVA, ISABELLE ; DOS SANTOS, RAÍSSA ; BARBOSA, ANDRIELE ; SANTOS, KLEBSON ; AMORIM, MARIENE ; DE MENDONÇA, FLAVIA ; LUCENA, INGRIDY ; COSTA MELO, THIANE ; LINS JÚNIOR, GENILSON ; ALBUQUERQUE SARMENTO, PATRICIA ; PADILHA, FRANCINE ; Assis Bastos, Maria . Evaluation of in vitro biological potential of plant species Sebastiania corniculata (Euphorbiaceae). BMC PROCEEDINGS , v. 8, p. P40, 2014.

  • OLIVEIRA, I. C. ; VERÍSSIMO, Regina Célia Sales Santos ; BASTOS, M. L. A. ; LÚCIO, I. M. L. . A FREQUÊNCIA DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES COM FERIDAS. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 1937-1946, 2014.

  • BELTRAO, M. I. C. ; OLIVEIRA, Keila Cristina Pereira do Nascimento ; BASTOS, M. L. A. ; LÚCIO, I. M. L. . EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: LIMITES E POSSIBILIDADES À ASSISTÊNCIA INTEGRAL. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 2205-2213, 2014.

  • Isabelle Maria da Silva Lima ; SANTOS, Raíssa Fernanda Evangelista Pires dos ; MELO, T. V. C. ; SILVA, A. J. C. ; SARMENTO, Patrícia de Albuquerque ; LÚCIO, I. M. L. ; Eliane Aparecida Campesatto ; PADILHA, F. F. ; CONSERVA, Lúcia Maria ; BASTOS, M. L. A. . In vitro biological potencial of Guanxuma-of-Horn (Sebastiania corniculata (Vahl) Mull. Arg. ) in infection control. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 6, p. 663-669, 2014.

  • SANTOS, Raíssa Fernanda Evangelhista Pires ; SILVA, Isabelle Souza de Mélo ; SILVA, A. L. L. ; HENDGES, E. A. ; BARBOSA, A.M. ; SANTOS, K.S. ; VERISSIMO, R. C. S. S. ; SOUZA, R. R. ; LINS, T. H. ; CAMPESATTO, E. A. ; PADILHA, F. F. ; BASTOS, M. L. A. . Evaluation of antimicrobial potential and cytotoxic of Pouteria venosa species. BMC Proceedings , v. 8, p. P6, 2014.

  • SANTOS, R. F. E. P. ; SILVA, I. S. M. ; CAFFARO, K. M. T. ; VERISSIMO, R. C. S. S. ; Lins, T. H. ; ARAUJO-JUNIOR, J. X. ; Conserva, L. M. ; Campesatto, E. A. ; BASTOS, M. L. A. . Avaliação Antibacteriana e Tóxica da Espécie Cordia nodosa Cham.: Perspectiva no Tratamento de Feridas Infectadas. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 69, p. 8-13, 2014.

  • Silva, I.S.M. ; SANTOS, R. F. E. P. ; MELO, T. V. C. ; SILVA, A. J. C. ; Sarmento, P. A. ; Lúcio, I. M. L. ; Campesatto, E. A. ; PADILHA, F. F. ; Conserva, L. M. ; BASTOS, M. L. A. . In vitro biological potential of Guanxuma-of-Horn [Sebastiania corniculata (Vahl) Mull. Arg.] in infection control. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 6, p. 663-669, 2014.

  • ARAUJO, G. M. ; ROCHA, L. G. ; MACEDO, R. O. ; CAMARA, C. A. ; SILVA, T. M. S. ; SANTOS, M. D. F. ; PINHEIRO, S. M. ; BASTOS, M. L. A. ; Andrade, V.S. . A novel quinone shows activity against MRSA. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 5, p. 61-65, 2013.

  • SANTOS, A. A. ; SILVA2, F. C. L. ; SOUZA, K. R. F. ; POVOAS, A. T. X. ; BASTOS, M. L. A. ; LUCIO, I. M. L. . NURSING CARE FOR PUERPERAL WOMAN WITH NECROTIZING FASCIITIS: EXPERIENCE REPORT. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 1248-1253, 2013.

  • TODARO, A.R. ; NASCIMENTO, V.X. ; SOUZA, N.C.C. ; SILVA, P.P. ; SANTOS, J.M. ; RAMALHO, E.A.V.F. ; MELO, T.V.C. ; SILVA, I.S.M. ; LINS JÚNIOR, G.S. ; BASTOS, M.L.A. ; FARIAS, D.F. ; SOUZA, P.C.V. ; CARVALHO, A.F.U. ; SILVA, M.C.S. ; ALMEIDA, R.M.R.G. ; RAMALHO NETO, E. . Genetic variability in the ITS and IGS regions of the ribosomal DNA of Acremonium cavaraeanum exhibiting antimicrobial activity. Genetics and Molecular Research , v. 12, p. 6983-6995, 2013.

  • PIMENTEL, T. S. ; LUCIO, I. M. L. ; OLIVEIRA., K. C. P. N. ; BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, E. A. . WORKING PROCESS OF NURSES OF INTENSIVE CARE UNITS: CHALLENGES OF ACADEMIC TRAINING. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 5915, 2013.

  • FIGUEIRA, C. N. T. ; Regina Maria dos Santos ; CAMPESATTO, E. A. ; LÚCIO, I. M. L. ; ARAUJO, E. C. ; BASTOS, M. L. A. . Biological activity of the Cocos Nucifera l. and its profile in the treatment of diseases: A review. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 5, p. 297-302, 2013.

  • SANTOS, A. A. ; SILVA, F. C. L. ; SOUZA, K. R. F. ; POVOAS, F. T. X. ; BASTOS, M. L. A. ; LUCIO, I. M. L. . Assistência de Enfermagem a Puérpera com Fasceíte Necrotizante: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 1248-1253, 2013.

  • LOPES, M. L. C. ; LUCIO, I. M. L. ; BASTOS, M. L. A. ; Veríssimo, RCSS ; FERREIRA, F. A. S. . Análise de estudos de enfoque nos centros de testagem e aconselhamento anti-hiv: características e contribuições. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 444-453, 2012.

  • ALMEIDA, L. C. T. ; TENORIO, L. M. M. C. ; Veríssimo, RCSS ; LUCIO, I. M. L. ; BASTOS, M. L. A. . Potencial antimicrobiano do óleo de coco: uma contribuição da enfermagem no tratamento de feridas. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , v. 13, p. 880-887, 2012.

  • SANTOS, A. A. ; BARROS, H. C. S. ; VIANA, M. E. R. ; BASTOS, M. L. A. ; MOREIRA, M. S. A. ; LUCIO, I. M. L. . EPIDEMIOLOGIC PROFILE OF PUERPERALS SUBMITTED TO UNNECESSARY CAESAREAN SECTION. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 2476-2483, 2012.

  • OLIVEIRA, K. C. P. N. ; SANTOS, R. M. ; TREZZA, M. C. F. S. ; BASTOS, M. L. A. ; LUCIO, I. M. L. . NEONATAL INFECTION AND THE RELATIONSHIP WITH NURSING CARE: AN INTEGRATIVE REVIEW. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 2808-2817, 2012.

  • BATISTA, LARA LÍVIA VALENÇA ; CAMPESATTO, ELIANE APARECIDA ; ASSIS, MARIA LYSETE BASTOS DE ; BARBOSA, ANA PAULA FERNANDES ; GRILLO, LUCIANO APARECIDO MEIRELES ; DORNELAS, CAMILA BRAGA . Estudo comparativo do uso tópico de própolis verde e vermelha na reparação de feridas em ratos. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 39, p. 515-520, 2012.

  • PEREIRA, G. S. ; NEVES, L. S. ; CAVALCANTE, J. C. ; LUCIO, I. M. L. ; BASTOS, M. L. A. ; Santos JM . Cicatrização de fissuras mamilares: estudo comparativo com leite materno isoladamente e associado à exposição solar. Revista de Enfermagem da UFPI , v. 1, p. 164-169, 2012.

  • RAMOS, R. S. ; Sarmento, P. A. ; Lins, T. H. ; Lúcio, I. M. L. ; BASTOS, M. L. A. ; Conserva, L. M. . Atividade Antimicrobiana In Vitro dos Extratos Hexânico e Etanólico das Folhas de Zeyheria tuberculosa. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , v. 13, p. 1015-1024, 2012.

  • Santos JM ; CAMPESATTO, E. A. ; BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, R. M. ; LUCIO, I. M. L. ; CONSERVA, L.M. . Evaluation of biological activity of Musa spp (banana): integrative literature review.. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 1948-1957, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; HOULY, R. L. S. ; Conserva, L. M. ; Andrade, V.S. ; Rocha, E.M.M. ; Rosângela P. de Lyra Lemos . Antimicrobial and wound healing activities of Piper hayneanum. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 3, p. 213-222, 2011.

  • LIMA, M.R.F. ; BASTOS, M. L. A. ; CONSERVA, L.M. ; ANDRADE, V.S. ; ROCHA, E. M. M. ; ROCHA, E.M.M. ; LEMOS, R.P.L. . Studies on the antimicrobial activity and brine shrimp toxicity of Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoniaceae) extracts and their main constituents. Annals of Clinical Microbiology and Antimicrobials , v. 8, p. 16, 2009.

  • BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, L. M. W. ; COSTA, T. J. G. ; MONTEIRO, V. G. N. . A Trajetória da ABEn/AL. Revista Brasileira de Enfermagem , Brasília, v. 54, p. 268-270, 2001.

  • BASTOS, M. L. A. ; VILELA, R. Q. B. . O ato de doar sangue sob a ótica de técnicos e doadores. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 23, p. 101-103, 2001.

  • BERNARDO, THAÍS HONÓRIO LINS ; Rodrigues, Vanessa Luiza Lins ; Araújo, Joice Fragoso Oliveira de ; Lessa, Larissa Oliveira ; Costa, Lays Pedrosa dos Santos ; Torres, Paula Mariana Fragoso ; Lima, Gabriella Keren Silva ; Oliveira, Fabianny Torres de ; Santos, Regina Célia Sales ; ALVINO, VALTER ; SARMENTO, PATRÍCIA DE ALBUQUERQUE ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS . IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS GRAMPOSITIVAS EM CENTRO CIRÚRGICO: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DA Punica granatum. Inovação e Tecnologia para o Cuidar em Enfermagem 3. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 73-86.

  • Rocha, Kely Regina da Silva Lima ; Cavalcante, Livia de Gois ; Ferreira, Maria Iasmin da Silva Campus ; Moreira, Leticia Melo ; Gama, Kaline Delgado de Almeida ; Nobre, Roseanne de Sousa ; Florêncio, Patrícia Cavalcante de Sá ; Torres, Roberta Carozo ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS ; Vasconcelos, Talita Lucio Chaves ; Rocha Filho, Gilberto Correia ; França, Salomão Patrício de Souza . CARACTERÍSTICAS DAS NOTIFICAÇÕES DE AGRAVOS E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ. Tecnologia e Inovação para o Cuidar em Enfermagem 3. 1ed.Ponta Grossa/Paraná: Atena Editora, 2020, v. 3, p. 19-34.

  • Vieira, Daniglayse Santos ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS ; Carvalho, Sara Roberta Cardoso da Silva ; Simonard, Pedro ; Oliveira, Fabianny Torres de ; Suarez, Jorge Andres Garcia ; Davino, Cristiana Marques ; Todaro, Adriana Reis . CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: AS PRÁTICAS E SABERES DE UMA COMUNIDADE RURAL EM IGREJA NOVA/AL SOBRE O USO DA PLANTA MERTIOLATE. In: Frederico Celestino Barbos. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem pluralista. 1ed.Piracanjuba-GO: Editora Conhecimento Livre, 2020, v. 1, p. 261-271.

  • BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS ; Nascimento, Gian Carlos Rodrigues do ; Todaro, Adriana Reis ; Suarez, Jorge Andres Garcia ; Mundaka, Freddy Seleme ; Carvalho, Sara Roberta Cardoso da Silva ; Vieira, Daniglayse Santos ; Santos, Elizabeth Francisco dos . TRANSTORNO DEPRESSIVO E QUALIDADE DE VIDA EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 2. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2020, v. , p. 267-276.

  • França, Anie ; Caffaro, Kátia ; Gomes, Rayza ; Batista, Michel ; Bastos, Maria Lysete . A INTERFACE DA ENFERMAGEM COM AS PLANTAS MEDICINAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NA PESQUISA BÁSICA.. A INTERFACE DA ENFERMAGEM COM AS PLANTAS MEDICINAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NA PESQUISA BÁSICA.. 1ed.Piracanjuba-GO: Editora Conhecimento Livre, 2020, v. 1, p. 326-330.

  • Silva, Davi Porfirio da ; Cardoso, Roza Emília de Carvalho ; Correia, Daniela de Deus ; Calumby, Rodrigo José Nunes ; Suárez, Jorge Andrés García ; Barros, Yasmin Nascimento de ; Oliveira, Jayane Omena de ; Silva, Laís Nicolly Ribeiro da ; Lima, Camila França de ; Vieira, Ana Carolina Santana ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS ; Moreira, Rossana Teotônio de Farias ; Araújo, Maria Anilda dos Santos . ESPÉCIES DE Candida ISOLADAS DA URINA DE RECÉM-NASCIDOS HOSPITALIZADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Perspectiva Contemporânea das Ciências da Saúde (3a Edição). 1ed.: Brazilian Journals Editora, 2020, v. 3, p. 255-265.

  • ARAUJO, E. C. ; CAFFARO, K. M. T. ; BASTOS, M. L. A. . A enfermagem e a pesquisa básica com plantas medicinais. Saberes, conhecimentos e práticas da enfermagem com a fitoterapia. 1ed.Saarbrucken/Deutschland: Novas Edições Acadêmicas, 2014, v. 1, p. 22-31.

  • BASTOS, M. L. A. . A Visão Humanística da Enfermagem. Boletim Informativo da ABEn/AL, 01 jul. 2002.

  • BASTOS, M. L. A. . Refletindo sobre a ABEn/AL e a práxis interventiva na 62ª SBEn: não há espaços invadidos. Jornal da Associação Brasileira de Enfermagem, 01 dez. 2001.

  • BASTOS, M. L. A. ; MONTEIRO, V. G. N. . Empreendedorismo - Proposta de Implantação de Disciplina eletiva no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. In: 8 ENFTEC, 2002, São Paulo. Anais do 8 ENFTEC. São Paulo: Hospital 9 de Julho, 2002.

  • BASTOS, M. L. A. ; MONTEIRO, V. G. N. . Educação em Saúde: Processo de trabalho em enfermagem na área de doenças transmissíveis - hanseníase. In: 8 ENFTEC, 2002, São Paulo. Educação em Saúde: Processo de trabalho em enfermagem na área de doenças transmissíveis - hanseníase. São Paulo: Hospital 9 de julho, 2002.

  • SILVA, P. S. G. ; LIMA, G. K. S. ; BASTOS, M. L. A. . TERAPIA COM SISTEMA DE COMPRESSÃO DE MULTICAMADAS EM PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA EM MEMBRO INFERIOR. In: 68 CBEn, 2016, Brasilia. Anais do 68 CBEn, 2016.

  • SILVA, P. S. G. ; BASTOS, M. L. A. . A PRÁTICA DO CUIDADO HUMANIZADO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL,. In: 68 CBEn, 2016, Brasília. Anais do 68 CBEn, 2016.

  • BASTOS, M. L. A. ; SILVA, P. S. G. ; BERNARDO, T. H. L. ; Veríssimo, RCSS ; OLIVEIRA, J. F. S. ; VASCONCELOS, C. M. . ?PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA CITOXICIDADE DA Jatropha gossypiifolia L.?. In: IX INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NATURAL PRODUCTS CHEMISTRY AND APPLICATIONS, 2016, Termas de Chillan. Anais do IX INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NATURAL PRODUCTS CHEMISTRY AND APPLICATIONS, 2016.

  • OLIVEIRA, J. F. S. ; VASCONCELOS, C. M. ; BASTOS, M. L. A. ; Veríssimo, RCSS ; BERNARDO, T. H. L. . ?PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DETERMINAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIMICROBIANA E CITOTÓXICA DE Maytenus rigida Mart.?. In: IX INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NATURAL PRODUCTS CHEMISTRY AND APPLICATIONS, 2016, Termas de Chillan. Anais do IX INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NATURAL PRODUCTS CHEMISTRY AND APPLICATIONS, 2016.

  • VASCONCELOS, C. M. ; OLIVEIRA, J. F. S. ; Veríssimo, RCSS ; BERNARDO, T. H. L. ; BASTOS, M.L.A. . ?AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOLÓGICO DE Tabebuia impetiginosa (MART. EX DC.) STANDL.?. In: ?AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOLÓGICO DE Tabebuia impetiginosa (MART. EX DC.) STANDL.?, 2016, Termas de Chillan. Anais do ?AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOLÓGICO DE Tabebuia impetiginosa (MART. EX DC.) STANDL.?, 2016.

  • OLIVEIRA, J. F. S. ; LIMA, J. S. ; SILVA, A. L. L. ; OMENA, I. C. A. ; BASTOS, M. L. A. ; BERNARDO, T. H. L. . ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ÚLCERAS CRÔNICAS DE PERNA DE PACIENTES EM ATENDIMENTO AMBULATORIAL. In: XIII Conferencia Iberoamericana de Educacion em Enfermeria, 2015, Rio de Janeiro. XIII Conferencia Iberoamericana de Educacion em Enfermeria, 2015.

  • SILVA, S. I. S. ; BASTOS, M. L. A. ; Silva JC ; SANTOS, W. B. ; ARAUJO, M. G. S. ; CAVALCANTI, R. C. C. B. . TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO TRATAMENTO DE FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XIII Conferencia Iberoamericana de Educacion em Enfermeria, 2015, Rio de Janeiro. TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO TRATAMENTO DE FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA, 2015.

  • SANTOS, W. B. ; ARAUJO, M. G. S. ; Silva JC ; BASTOS, M.L.A. ; Veríssimo, RCSS . ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O USO DA FOTOGRAFIA NO TRATAMENTO DE FERIDAS. In: 18 SENPE - SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM - SENPE, 2015, Fortaleza. Anais 18 SENPE, 2015.

  • GOMES, N. M. C. ; MESQUITA, K. S. F. ; NAGLIATE, P. C. ; Veríssimo, RCSS ; BASTOS, M. L. A. . ATIVIDADE DE CONTROLE E PREVENÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL. In: 67 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2015, São Paulo. Anais do 67 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2015.

  • CAVALCANTE, M. V. ; CUNHA, A. M. S. ; SILVA ; GOMES, N. M. C. ; BASTOS, M.L.A. ; CHAVES, T. L. . REFLEXÕES ACERCA DO CUIDADO À PESSOA PORTADORA DE FERIDA. In: 67 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2015, São Paulo. Anais do 67 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2015.

  • BARBOSA, A. S. L. ; GUEDES, J. S. ; BASTOS, M.L.A. ; MENEGHETTI, M. R. . Antimicrobial activity of organotin compounds derived from fatty acids. In: Séminaire de Microbiologie de Strasbourg, 2014, Strasbourg. Actes de Séminaire de Microbiologie de Strasbourg, 2014.

  • FRANCA, A. D. D. ; SANTOS, R. F. E. P. ; Veríssimo, RCSS ; Lins, T. H. ; BASTOS, M.L.A. . A inter-relação entre fitoterapia e pesquisa básica: uma revisão bibliométrica. In: 75ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2014, Maceió. Anais da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2014.

  • Dornelas CB ; BASTOS, M. L. A. ; MOURA, M. A. B. F. ; GRILLO, L. A. M. ; SILVA, S. A. S. . Tecnologias da Informação e Comunicação para construção de objetos de Aprendizagem: Relato de experiência. In: 14 SENADEn, 2014, Maceió. Anais do 14 SENADEn, 2014.

  • CHAVES, T. L. ; Veríssimo, RCSS ; SANTOS, R. F. E. P. ; BASTOS, M. L. A. ; SILVA, A. L. L. . Programa Ciências sem Fronteiras. In: 14 SENADEn, 2014, Maceió. Anais do 14 SENADEn. Brasília: ABEn Nacional, 2014.

  • BASTOS, M. L. A. ; FERREIRA, M. M. B. ; FERREIRA, F. A. S. ; SARMENTO, P. A. ; CHAVES, T. L. . Contribuições da Monitoria como Instrumento de Ensino-aprendizagem no Curso de Enfermagem: um relato de experiência. In: Anais do 14 SENADEn, 2014, Maceió. Anais do Anais do 14 SENADEn, 2014.

  • SILVA, A. L. L. ; OLIVEIRA, J. F. S. ; BASTOS, M.L.A. ; SANTOS, R. F. E. P. ; OMENA, I. C. A. . Reflexão sobre práticas curriculares na graduação de enfermagem. In: Anais do 14 SENADEn, 2014, Maceió. Anais do Anais do 14 SENADEn, 2014.

  • BASTOS, M. L. A. . 'AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS DA ESPÉCIE MAYTENUS ILICIFOLIA'. In: Caiite 2014, 2014, Maceió. Anais do Caiite 2014, 2014. v. 1.

  • BASTOS, M. L. A. . Avaliação da atividade antimicrobiana dos extratos da espécie Bidens pilosa. In: Caiite 2014, 2014, Maceió. Anais Caiite 2014, 2014. v. 2.

  • MAIA, G. H. O. ; Silva JC ; SANTOS, K. M. C. ; SANTOS, W. B. ; BASTOS, M. L. A. . Cuidados de Enfermagem em Radiodermite: uma revisão da literatura. In: 75ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2014, Maceió. Anais da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2014.

  • CAFFARO, K. M. T. ; ALVINO, V. ; CAMPESATTO, E. A. ; BASTOS, M. L. A. . Potencial antimicrobiano de espécies vegetais nativas do semi-árido brasileiro. In: XXII ITALO-LATINAMERICAN CONGRESS OF ETHNOMEDICINE, 2013, Costa Rica,. XXII ITALO-LATINAMERICAN CONGRESS OF ETHNOMEDICINE, 2013.

  • BASTOS, M. L. A. ; LUCIO, I. M. L. ; VASCONCELOS, C. M. . Fatores de Risco relacionados à infecção neonatal em uma Instituição pública hospitalar de ensino. In: 2 Congresso Brasileiro de Enfermagem neonatal, 2012, Fortaleza. Anais do 2 Congresso Brasileiro de Enfermagem neonatal, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; OLIVEIRA, K. C. P. N. ; LUCIO, I. M. L. ; VASCONCELOS, C. M. ; BARBOSA, R. L. . Equipe de Enfermagem e Medidas de Prevenção contra a Infecção Hospitalar em uma unidade de terapia intensiva neonatal. In: 2 Congresso Brasileiro de Enfermagem neonatal, 2012, Fortaleza. Anais do 2 Congresso Brasileiro de Enfermagem neonatal, 2012.

  • Silva NMMB ; BASTOS, M. L. A. ; Conserva, L. M. ; Teixeira, LS ; SILVA, I. S. M. . Avaliação da atividade antifúngica in vitro da Tournefortia bicolor SW (Boraginaceae). In: FeSBE Regional 2012, 2012, Maceió. Anais da FeSBE Regional 2012, 2012.

  • LUCAS, L. C. G. ; LUCIO, I. M. L. ; BASTOS, M. L. A. ; PORTO, C. S. ; Oliveira IC ; TEIXEIRA, M. V. . CARACTERIZAÇÃO DOS PORTADORES DE ÚLCERA VENOSA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE TRATAMENTO DE FERIDAS. In: 4 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Dermatologia, 2012, Salvador. Anais 4 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Dermatologia, 2012.

  • CHAVES, T. L. ; BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, G. L. ; FERRO FILHO, J. I. ; BASTOS, L. J. D. . Educação em saú como uma estratégia no cuidado à pessoa portadora de ferida crônica: relato de experiência. In: 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012, Porto Alegre. Anais do 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012.

  • SANTOS, G. L. ; Oliveira IC ; LUCIO, I. M. L. ; Lucas LCG ; BASTOS, M. L. A. ; LIMA, L. V. S. . 1. ESTRATÉGIA DE EMPODERAMENTO DO USUÁRIO NO PROCESSO DE TRATAMENTO DE SUA FERIDA CRÔNICA VIA GRUPO DE APOIO. In: 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012, Porto Alegre. Anais do 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012.

  • SANTOS, G. L. ; BASTOS, M. L. A. ; LIMA, L. V. S. ; SOUZA, R. V. ; CANDIOTTI, Z. C. ; PORTO, C. S. . 2. GRUPO SAÚDE SOLIDÁRIA: UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PORTADORES DE FERIDA CRÔNICA. In: 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012, Porto Alegre. Anais do 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, G. S. ; PORTO, C. S. ; CANDIOTTI, Z. C. ; SANTOS, G. L. ; LIMA, L. V. S. . Grupo Saúde solidária: um espaço de educação em saúde para portadores de ferida crônica. In: 64 CBEn, 2012, Porto Alegre. Anais do 64 CBEn, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, G. L. ; Oliveira IC ; Lucas LCG ; LIMA, L. V. S. . Estratégia de empoderamento do usuário no processo de tratamento de sua ferida crônica via grupo de apoio. In: 64 CBEn, 2012, Porto Alegre. Anais do 64 CBEn, 2012.

  • COSTA1, T. A. ; BASTOS, M. L. A. ; SARMENTO, P. A. ; LUCIO, I. M. L. ; SANTOS, R. F. E. P. . TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS DE WANDA HORTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: 63 CBEn, 2011, Maceió. Anais do 63 CBEn, 2011.

  • RAMOS1, R. S. ; TENORIO, L. M. M. C. ; LINS, T. H. ; SARMENTO, P. A. ; BASTOS, M. L. A. . SCREENING DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA IN VITRO DE EXTRATOS DAS FOLHAS DE ZEYHERIA TUBERCULOSA (BIGNONIACEAE): UM OLHAR DA ENFERMAGEM. In: 63 CBEn, 2011, Maceió. Anais 63 CBEn, 2011.

  • TENORIO, L. M. M. C. ; ALMEIDA, L. C. T. ; BASTOS, M. L. A. ; VERISSIMO, R. C. S. S. ; ARAUJO JUNIOR, J. X. . POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE PLANTAS CULTIVADAS EM ALAGOAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: 63 CBEn, 2011, Maceió. Anais do 63 CBEn, 2011.

  • SILVA, A. L. L. ; SANTOS., R. F. E. ; BASTOS, M. L. A. ; LUCIO, I. M. L. . ESTÁGIO NA CLÍNICA NEUROLÓGICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ALBERTO ANTUNES ? HUPAA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO.. In: 63 CBEn, 2011, Maceió. Anais do 63 CBEn, 2011.

  • SILVA, A. L. L. ; MELO, T. V. C. ; SANTOS, R. F. E. P. ; LUCIO, I. M. L. ; BASTOS, M. L. A. . RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O LABORATÓRIO DE PESQUISA EM TRATAMENTO DE FERIDAS ? LpTF.. In: 63 CBEn, 2011, Maceió. Anais do 63 CBEn, 2011.

  • ALMEIDA, J. S. ; BASTOS, M. L. A. ; SANTOS., R. F. E. ; SILVA, I. S. M. ; Conserva, L. M. . POTENCIAL BIOLÓGICO DA ESPÉCIE VEGETAL POUROUMA GUIANENSIS (MORACEAE) NO TRATAMENTO DE FERIDAS INFECTADAS.. In: 63 CBEn, 2011, Maceió. Anais do 63 CBEn, 2011.

  • BRITO, B. R. F. ; BASTOS, M. L. A. ; SANTOS., R. F. E. ; SILVA, I. S. M. ; Conserva, L. M. . REVISÃO SISTEMÁTICA DA ESPÉCIE VEGETAL TABEBUIA ROSEO-ALBA (RIDL.) SANDWITH. (BIGNONIACEAE) VISANDO O TRATAMENTO DE FERIDAS INFECTADAS: POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM. In: 63 CBEn, 2011, Maceió. Anais do 63 CBEn, 2011.

  • ALMEIDA, L. C. T. ; TENORIO, L. M. M. C. ; BASTOS, M. L. A. ; Veríssimo, RCSS ; LINS, T. H. . SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS R. E SYZYGIUM CUMINI L.: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE SUAS POTENCIALIDADES ANTIMICROBIANAS. In: 63 CBEn, 2011, Maceió. Anais do 63 CBEn, 2011.

  • VASCONCELOS, C. M. ; LUCIO, I. M. L. ; BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, D. S. . QUEIMADURAS EM CRIANÇAS: ENFOQUE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA ÁREA DA SAÚDE COM VISTAS À PREVENÇÃO DE ACIDENTES,. In: 63 CBEn, 2011, m. Anais do 63 CBEn, 2011.

  • ROZENDO, C. A. ; BASTOS, M. L. A. . A Reorientação da Formação do Enfermeiro na Universidade Federal de Alagoas e o Pró-Saúde. In: 2 Seminário de Diretrizes para a Enfermagem na Atenção Básica em Saúde, 2009, Recife. Anais do 2 Seminário de Diretrizes para a Enfermagem na Atenção Básica em Saúde, 2009.

  • BASTOS, M. L. A. ; TAVARES, C. N. ; CAVALCANTE, D. S. . Efeitos do HIdróxido de Magnésio sobre o Processo de Cicatrização de Feridas Cutâneas: estudo esxperimental em ratos. In: 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado. Anais do 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Natal: Associação Brasileira de Enfermagem, 2004.

  • BASTOS, M. L. A. ; ALBUQUERQUE, M. C. S. ; ROZENDO, C. A. . REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PROFAE NO ESTADO DE ALAGOAS. In: 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002.

  • BASTOS, M. L. A. ; ALBUQUERQUE, M. C. S. ; ROZENDO, C. A. . Avaliando a supervisão e o supervisor dos Cursos de Qualificação Profissional do PROFAE em Alagoas. In: 54 Congersso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54 Congersso Brasileiro de Enfermagem, 2002.

  • BASTOS, M. L. A. ; MONTEIRO, V. G. N. . A supervisão do tratamento da tuberculose em Palmeira dos Indios. In: 54CBEn, 2002, Fortaleza. Anais do 54CBEn, 2002.

  • BASTOS, M. L. A. ; ROZENDO, C. A. ; ALBUQUERQUE, M. C. S. . A Supervisão do PROFAE no estado de Alagoas: texto e contexto. In: 54 CBEn, 2002, Fortaleza. Anais do 54 CBEn, 2002.

  • BASTOS, M. L. A. ; MONTEIRO, V. G. N. . Fazer pesquisa experimental em universidade pública é ultrapassar os limites da adversidade: relato de experiência. In: 54 CBEn, 2002, Fortaleza. Anais do54 CBEn, 2002.

  • FERREIRA, D. C. S. ; LIMA, G. K. S. ; BASTOS, M.L.A. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE ÚLCERA VASCULOGÊNICA NA PERSPECTIVA DE WANDA HORTA. In: VI Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas e X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas - SILAUHE, 2017, Salvador. Anais do VI Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas e X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas - SILAUHE, 2017.

  • TODARO, A. R. ; BASTOS, M. L. A. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E CITOTÓXICA IN VITRO E IN VIVO DE EXTRATOS DO ENDOFÍTICO ACREMONIUM CAVARAEANUM. In: X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas - SILAUHE, 2017, Salvador. Anais do X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas - SILAUHE, 2017.

  • SANTOS, D. S. ; LIMA, G. K. S. ; BASTOS, M. L. A. . A INFLUÊNCIA DAS COBERTURAS NA EVOLUÇÃO DA LESÃO VENOSA. In: X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas - SILAUHE, 2017, Salvador. Anais do X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas - SILAUHE, 2017.

  • LIMA, A. M. F. ; SANTOS, W. B. ; BASTOS, M. L. A. ; ARAUJO JUNIOR, J. X. . AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES BIOLÓGICAS DA PLANTA MEDICINAL PINDAÍBA (XYLOPIA FRUTESCENS). In: X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas - SILAUHE, 2017, Salvador. Anais do X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas - SILAUHE, 2017.

  • DANTAS, H. L. L. ; TODARO, A. R. ; BASTOS, M.L.A. . EFICÁCIA DA PRÓPOLIS VERDE NO TRATAMENTO DE FERIDAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA d. In: X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas - SILAUHE, 2017, Salvador. Anais do X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas - SILAUHE, 2017.

  • LIMA, G. K. S. ; BASTOS, M. L. A. . O cuidado ao portador de úlcera venosa sob o olhar de Wanda Horta: estudo de caso. In: Caiite 2016, 2016, Maceió. Anais do Caiite 2016, 2016.

  • RODRIGUES, P. L. S. ; BASTOS, M. L. A. ; TODARO, A. R. . CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA DAS FOLHAS E GALHOS DA Tabebuia aurea, NA PERSPECTIVA DA AÇÃO ANTIMICROBIANA. In: Caiite 2016, 2016, Maceió. Anais do Caiite 2016, 2016.

  • RAMOS, A. K. R. ; BASTOS, M. L. A. ; TODARO, A. R. . Realização da triagem fitoquímicaqualitativas do extrato bruto etanólico de folhas e galhos de T. aurea.. In: Caiite 2016, 2016, Maceió. Anais do Caiite 2016, 2016.

  • TODARO, A. R. ; COSTA, R. C. ; BASTOS, M. L. A. . MEBOLITOS SECUNDÁRIOS EXTRAÍDOS DE FUNGOS ENDOFÍTICOS CONTA INFECÇÕES BACTERIANAS PRESENTES EM FERIDAS INFECTADAS E SUA CITOTOXIDADEDE: ESTUDO IN VITRO. In: Caiite 2016, 2016, Maceió. Anais do Caiite 2016, 2016.

  • LIMA, C. C. ; F. JUNIOR, J. C. ; PEREIRA, K. T. O. ; CAFFARO, K. M. T. ; Conserva, L. M. ; BASTOS, M. L. A. . Atividade Antimicrobiana de Extratos e Frações de Espécies da Flora Alagoana, Através da Técnica de Microdiluição em Caldo?,. In: 6 Encontro Regional da SBQ Nordeste, 2015, Maceió. 6 Encontro Regional da SBQ Nordeste, 2015.

  • RAMOS, :. L. F. C. ; LIMA, V. M. ; FERREIRA, F. A. S. ; BASTOS, M. L. A. ; SARMENTO, P. A. . ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: REFLEXÃO DA IMPORTÂNCIA PARA FORMAÇÃO DO FUTURO ENFERMEIRO. In: 14 SENADEn, 2014, Maceió. Anais do 14 SENADEn, 2014.

  • BASTOS, M. L. A. ; GAIA, B. B. ; SILVA, J. T. F. ; COSTA, L. C. ; SILVA, N. A. R. ; Lúcio, I. M. L. . Estudo de caso sobre Diabetes Mellitus tipo 2 e pé diabético: relato de experiência. In: 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2013, Maceió. Anais da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2013.

  • GAIA, B. B. ; COSTA, L. C. ; SILVA, N. A. R. ; SILVA, J. T. F. ; BASTOS, M. L. A. ; LUCIO, I. M. L. . Assistência de Enfermagem a um cliente com Adenoma hipofisário ancorada na Teoria de Wanda Horta. In: 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2013. Anais da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2013.

  • Lúcio, I. M. L. ; BASTOS, M. L. A. ; COSTA, C. R. B. ; CALAZANS, A. B. S. ; BRITO, F. M. M. . PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE A FUNÇÃO DO MONITOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2013, Maceió. Anais da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2013.

  • BASTOS, M. L. A. ; CAFFARO, K. M. T. ; FRANCA, A. D. D. ; GOMES, R. U. ; BATISTA, M. A. . A interface da enfermagem com as plantas medicinais: desafios e possibilidades da atuação na pesquisa básica. In: 17 SENPE, 2013, Natal. Anais do 17 SENPE, 2013.

  • BASTOS, M. L. A. ; ARAUJO, M. G. S. ; ARAUJO JUNIOR, J. X. ; Veríssimo, RCSS ; Lins, T. H. . Grupos de pesquisa de enfermagem na área de feridas. In: 17 SENPE, 2013, Natal. Anais do 17 SENPE, 2013.

  • OLIVEIRA, V. S. S. ; BARROS, P. M. F. P. ; MELO, A. S. R. ; ALBUQUERQUE, C. T. S. ; BASTOS, M. L. A. . Elaborando um estudo de caso baseado na teoria de Wanda Horta: relato de experiência. In: 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2013, Maceió. Anais da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2013.

  • MELO, A. S. R. ; BARROS, P. M. F. P. ; OLIVEIRA, V. S. S. ; ALBUQUERQUE, C. T. S. ; BASTOS, M. L. A. ; LUCIO, I. M. L. . Relato de experiência: paciente com neurotoxoplasmose na clínica neurológica do HUPAA. In: 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2013, Maceió. Anais da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, 2013.

  • BASTOS, M. L. A. ; Silva JC ; Silva NMMB ; Conserva, L. M. ; LUCIO, I. M. L. . A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE NO BRASIL. In: 73 SBEn, 2012, Maceió. Anais da 73 SBEn, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; Guimarães AC ; Santos CB ; Souza MG ; Pimentel ML ; LUCIO, I. M. L. . ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DESCREVENDO SOBRE EPILEPSIA: A OPORTUNIDADE DE CUIDAR DE UMA PACIENTE NO HUPAA/UFAL. In: 73 SBEn, 2012, Maceió. Anais da 73 SBEn, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; LUCIO, I. M. L. ; Calda CM ; Martins NM ; Santos JM ; MACEDO, A. C. . NEOPLASIA COLORRETAL E O CUIDADO DE ENFERMAGEM COM A COLOSTOMIA: UM ESTUDO DE CASO. In: 73 SBEn, 2012, Maceió. Anais da 73 SBEn, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; LUCIO, I. M. L. ; Oliveira IC ; Lucas LCG ; VASCONCELOS, C. M. ; Cavalcante TCS . PERFIL DOS PACIENTES ACOMPANHADOS PELO SETOR DE CURATIVOS DO PAM SALGADINHO. In: 73 SBEn, 2012, Maceió. Anais do 73 SBEn, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; SILVA, I. S. M. ; SANTOS., R. F. E. ; RAMOS1, R. S. ; SARMENTO, P. A. ; Silva NMMB . PERFIL DA SENSIBILIDADE ANTIBACTERIANA DE EXTRATOS DA Zeyheria tuberculosa (BIGNONIACEAE) PARA OBTENÇÃO DE UM FITOTERÁPICO. In: 73 SBEn, 2012, Maceió. Anais da 73 SBEn, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; Araujo CB ; Vieira MJO ; Silva JV ; Santos JM . AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO DE CASO DE CÂNCER COLORRETAL E POSTERIORES METÁSTASES. In: 73 SBEn, 2012, Maceió. Anais da 73 SBEn, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; Souza MG ; Pimentel ML ; Guimarães AC ; Santos CB ; LUCIO, I. M. L. . PÓS-OPERATÓRIO DE TUMOR CEREBRAL: UM CASO CLÍNICO SOB O OLHAR DA ENFERMAGEM. In: 73 SBEn, 2012, Maceió. Anais da 73 SBEn, 2012.

  • BARBOSA, A. S. L. ; MENEGHETTI, M. R. ; BASTOS, M. L. A. . Síntese e Avaliação da atividade contra bactérias gram-positivas de complexos de estanho(IV) derivados do ácido undecilênico. In: 34ª RASBQ, 2012, Florianópolis. Anais da 34ª RASBQ, 2012.

  • LUCIO, I. M. L. ; OLIVEIRA, K. C. P. N. ; ARAUJO, J. S. ; COSTA, M. L. ; LOPES, M. M. C. O. ; BASTOS, M. L. A. . Fatores de Risco relacionados à infecção neonatal em uma Instituição pública de saúde: um estudo comparativo. In: IV Congresso Internacional de saúde da criança e do adolescente, 2012, São Paulo. Anais IV Congresso Internacional de saúde da criança e do adolescente, 2012.

  • LUCIO, I. M. L. ; OLIVEIRA, K. C. P. N. ; BASTOS, M. L. A. ; BELTRAO, M. I. C. ; LOPES, M. M. C. O. . Team Nursing and knowledge about prevention measures against neonatal infection: a comparative study. In: IV Congresso Internacional de saúde da criança e do adolescente, 2012, São Paulo. Anais IV Congresso Internacional de saúde da criança e do adolescente, 2012.

  • Martins NM ; Calda CM ; BASTOS, M. L. A. ; LUCIO, I. M. L. . Refletindo a assistência de enfermagem ao paciente com trauma raquimedular. In: 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012, Porto Alegre. Anais do 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012.

  • BASTOS, M. L. A. ; SARMENTO, P. A. ; VERISSIMO, R. C. S. S. ; LUCIO, I. M. L. ; Conserva, L. M. ; Rocha, E.M.M. ; SANTOS., R. F. E. . PESQUISA NA ENFERMAGEM: RUMO À INTERDISCIPLINARIDADE E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE ENSAIOS PRÉ-CLÍNICOS. In: 16 SENPE, 2011, Campo Grande. Anais do 16 SENPE, 2011.

  • BARBOSA, A. S. L. ; MENEGHETTI, M. R. ; BASTOS, M. L. A. . Síntese e avaliação da atividade contra bactérias Gram-positivas de complexos de estanho(IV) derivados do ácido undecilênico. In: 34ª RASBQ, 2011, Florianópolis. Anais do 34ª RASBQ, 2011.

  • BASTOS, M. L. A. ; ROZENDO, C. A. . Mobilidade Estudantil Portugal-Brasil: uma oportunidade de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional. In: XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem, 2011, Coimbra - Portugal. Revista referência, 2011.

  • SILVA, I. S. M. ; BASTOS, M. L. A. . Avaliação do potencial citotóxico de extratos da Merremia Aegyptia (L.) Urb. (Convolvulaceae) frente à Artemia salina Leach.. In: XX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa/PB. Anais do XX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010.

  • SANTOS, R. F. E. P. ; BASTOS, M. L. A. . Avaliação do potencial antimicrobiano, cicatrizante e citotóxico in vitro de extratos de Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoniaceae): perspectiva na terapêutica de feridas.. In: XX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa/PB. Anais do XX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010.

  • Teixeira, LS ; BASTOS, M. L. A. . Teixeira, LS, Bastos MLA. Avaliação do potencial citotóxico de extratos de espécies vegetais da família Polygonaceae ativas contra Staphyloccocus aureus.. In: XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa/PB. Anais do XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010.

  • CARVALHAL, L. M. ; BASTOS, M. L. A. . Medicina tradicional e atividade biológica da espécie vegetal Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoniaceae): resultados preliminares. In: VII Congresso Acadêmico da UFAL, 2010, maceió/AL. Anais do VII Congresso Acadêmico da UFAL, 2010.

  • BASTOS, M. L. A. ; SARMENTO, P. A. ; Veríssimo, RCSS . Construção de catálogo Cipe para pessoas portadoras de ferida cirúrgica. In: 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2010, Florianópolis/SC. Anais do 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2010.

  • Sobreira, O.J. ; Conserva, L. M. ; BASTOS, M. L. A. . Investigação Fitoquímica, Avaliação da Atividade Larvicida e Toxicidade da Artemia salina Leach de Extratos da Swartzia apetala Raddi (Fabaceae). In: 32 RSBQ, 2009, Fortaleza. Anais da 32 RSBQ, 2009.

  • BASTOS, M. L. A. ; Conserva, L. M. ; Rocha, E.M.M. ; Andrade, V.S. . Flavonóides e atividade antimicrobiana do caule de Zeyheria tuberculosa (Vell) Bur. (Bignoniaceae). In: 31ª Reunião da Anual Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. Anais da 31ª Reunião da Anual Sociedade Brasileira de Química, 2008.

  • BASTOS, M. L. A. ; Lima, M.R.F. ; Conserva, L. M. ; Andrade, V.S. ; Rocha, E.M.M. . Chemical study and screening for antimicrobial activity and toxicity of extracts from Piper hayneanum C.D.C. (piperaceae). In: XX Simpósio de plantas Medicinais do Brasil/ X International Congress of Ethnopharmacology, 2008, São Paulo. Anais XX Simpósio de plantas Medicinais do Brasil/ X International Congress of Ethnopharmacology, 2008.

  • BASTOS, M. L. A. ; Rocha, E.M.M. ; Conserva, L. M. ; Andrade, V.S. . Atividade antimicrobiana in vitro e in vivo de extratos de plantas nativas do estado de Alagoas: perspectivas na terapêutica de feridas. In: XIX Simpósio da Plantas medicinais do Brasil, 2006, Salvador. Anais do XIX Simpósio da Plantas medicinais do Brasil. Salvador: Sociedade Brasileira de Plantas M

  • BASTOS, M. L. A. ; Saraiva, M.M. ; Tenório, R.P.G. ; MONTEIRO, V. G. N. . Análise do protocolo de profilaxia da trombose venosa profunda (TVP): uma contribuição da enfermagem. In: IX Congresso Nacional de Cirurgia Experimental, 2005, Natal. Acta Cirúrgica Brasileira, 2005. v. 20. p. 311.

  • BASTOS, M. L. A. ; GUSMAO, A. M. M. ; MONTEIRO, V. G. N. . Análise da fala de casais vivenciando a Hanseníase: um olhar acerca do contexto afetivo-sexual. In: 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado - RS. Anais do 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Natal - RN: Associação Brasileira de Enfermagem, 2004.

  • BASTOS, M. L. A. ; GUSMAO, A. M. M. ; MONTEIRO, V. G. N. . Minicurso de Empreendedorismo em Enfermagem para Estudantes de Graduação: relato de Experiência. In: 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado - RS. Anais do 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Natal - RN: Associação Brasileira de Enfermagem, 2004.

  • BASTOS, M. L. A. . Implantação do Fórum das Escolas de Enfermagem no Estado de Alagoas: relato de experiência. In: 12 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2003, Porto Seguro - BA. Anais do 12 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Natal - RN: Associação Brasileira de Enfermagem, 2003.

  • BASTOS, M. L. A. ; MONTEIRO, V. G. N. . Verificação da Pressão Arterial: uso da técnica pelos trabalhadores de enfermagem do nível médio. In: 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002.

  • BASTOS, M. L. A. ; VILELA, R. Q. B. . Perfil dos doadores de sangue do Hospital Prof. Alberto Antunes. In: XXV Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2001, Fortaleza. Revista da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2001.

  • BASTOS, M. L. A. ; VILELA, R. Q. B. . Inaptidão Clínica no Banco de Sangue do Hospital Prof. A. Antunes. In: XV Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2001, Fortaleza. Revista da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapi, 2001.

  • BASTOS, M. L. A. . CAPTAÇÃO DE SANGUE NO HEMOAL; SUBSÍDIUOS PARA O PALNEJAMENTO ESTRATÉGICO. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA, 2000, RIO DE JANEIRO. REVISTA BRASILEIRA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA. RIO DE JANEIRO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA, 2000.

  • BASTOS, M. L. A. . TRATAMENTO DO TUNGA PENETRANS COM ESMALTE DE UNHAS. In: 52 cONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2000, RECIFE. ANAIS DO 52 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. BRASÍLIA: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, 2000.

  • BASTOS, M. L. A. . I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM EM ALAGOAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 52 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2000, RECIFE. ANAIS DO 52 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. BRASÍLIA: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, 2000.

  • BASTOS, M. L. A. . PERFIL DOS ENFERMEIROS QUE PROCURARAM O I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM EM ALAGOAS. In: 52 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2000, BRASÍLIA. ANAIS DO 52 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. BRASÍLIA: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, 2000.

  • BASTOS, M. L. A. ; VILELA, R. Q. B. . Análise dos Doadores do Banco de Sangue do HU e suas repercussões nos custos hemoterápicos. In: I jornada multidisciplinar do HU, 2000, Maceió. Revista do Hospital Universitário da UFAL. Maceió: EDUFAL, 2000.

  • BASTOS, M. L. A. . EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM. In: VI COLÓQUIO PANAMERICANO DE INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM, 1998, RIBEIRÃO PRETO. ANAIS DO VI COLÓQUIO PANAMERICANO DE INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM. RIBEIRÃO PRETO: REVISTA DE ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP - RIBEIRÃO PRETO, 1998.

  • VIEIRA, D. S. ; BASTOS, M. L. A. ; MOREIRA, R. T. F. . Atividade antimicrobiana in vitro do látex da Jatropha multifida L.. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , 2021.

  • SILVA, A. L. L. ; OLIVEIRA, J. F. S. ; BASTOS, M.L.A. . PROTEUS MIRABILIS RESISTANT TO CARBAPENEMS ISOLATED FROM A PACIENT WITH VENOUS ULCERS: A CASE REPORT. Journal of Wound Care , 2020.

  • Assis MLB ; BERNARDO, T. H. L. ; SILVA, V. A. ; PORFIRIO, Z. ; SILVA, J. A. . V Congresso Norte Nordeste de Epidemiologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, W. B. ; VERÍSSIMO, R.C.S.S. ; ARAUJO, M. G. S. ; Silva JC ; BASTOS, M. L. A. . ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O USO DA FOTOGRAFIA NO TRATAMENTO DE FERIDAS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, N. C. V. ; FERREIRA, F. A. S. ; POVOAS, F. T. X. ; VASCONCELOS, T. L. C. ; BASTOS, M. L. A. . ANÁLISE DO MEDICAMENTO PROFENID E SUA IMPLICAÇÃO PARA A COMPETÊNCIA TÉCNICA DA ENFERMAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, G. K. S. ; FERREIRA, F. A. S. ; BASTOS, M. L. A. ; POVOAS, F. T. X. ; VASCONCELOS, T. L. C. ; MELO, N. C. V. . DIOSMIN: UMA AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANCA, A. D. D. ; BASTOS, M.L.A. . Atividade antisséptica e antimicrobiana da espécie Morinda citrifolia L.: uma revisão bibliométrica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, M. L. A. . Pesquisa Experimental in vitro e in vivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCA, A. D. D. ; CAFFARO, K. M. T. ; BASTOS, M. L. A. . A INTERFACE DA ENFERMAGEM COM AS PLANTAS MEDICINAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NA PESQUISA BÁSICA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, M. G. S. ; BASTOS, M. L. A. ; Veríssimo, RCSS ; BERNARDO, T. H. L. ; ARAUJO JUNIOR, J. X. . GRUPOS DE PESQUISAS DE ENFERMAGEM NA ÁREA DE FERIDAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BASTOS, M. L. A. . Pesquisa Experimental: plantas medicinais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, I. S. M. ; BASTOS, M. L. A. . Avaliação do potencial citotóxico de extratos da Merremia Aegyptia (L.) Urb. (Convolvulaceae) frente à Artemia salina Leach. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, R. F. E. P. ; BASTOS, M. L. A. . Avaliação do potencial antimicrobiano, cicatrizante e citotóxico in vitro de extratos de Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoniaceae): perspectiva na terapêutica de feridas. In:, 2010.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Teixeira, LS ; BASTOS, M. L. A. . Avaliação do potencial citotóxico de extratos de espécies vegetais da família Polygonaceae ativas contra Staphyloccocus aureus.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, J. L. ; CARVALHAL, L. M. ; BASTOS, M. L. A. . Medicina tradicional e atividade biológica da espécie vegetal Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoniaceae): resultados preliminares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, M. L. A. ; Veríssimo, RCSS ; SARMENTO, P. A. . Construção de catálogo Cipe para pessoas portadoras de ferida cirúrgica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Teixeira, LS ; Rocha, E.M.M. ; BASTOS, M. L. A. ; Conserva, L. M. . Determinação da atividade antimicrobiana in vitro de Coccoloba mollis e Triplaris americana (Polygonaceae).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, M. L. A. ; Conserva, L. M. ; Rocha, E.M.M. ; Andrade, V.S. . Flavonóides e atividade antimicrobiana do caule de Zeyheria tuberculosa (Vell) Bur. (Bignoniaceae). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, M. L. A. ; Conserva, L. M. ; Lima, M.R.F. ; Andrade, V.S. ; Rocha, E.M.M. . Chemical study and screening for antimicrobial activity and toxicity of extracts from Piper hayneanum C.D.C. (Piperaceae). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, M. L. A. ; Lima, M.R.F. ; Conserva, L. M. ; Andrade, V.S. ; Rocha, E.M.M. . Chemical study and screening for antimicrobial activity and toxicity of extracts from Piper hayneanum C.D.C. (Piperaceae). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, M. L. A. ; Rocha, E.M.M. ; Conserva, L. M. ; Andrade, V.S. . Atividade antimicrobiana in vitro e in vivo de extratos de plantas nativas do estado de alagoas: perspectivas na terapêutica de feridas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BASTOS, M. L. A. ; Rocha, E.M.M. ; Conserva, L. M. ; Andrade, V.S. . XIX Simpósio de Plantas medicinais do Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Lôbo, D.C. ; Silva, S.R. ; BASTOS, M. L. A. . Estudo comparativo do hidróxido de magnésio com a solução salina isotônica no tratamento de feridas infectadas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, M. L. A. ; Saraiva, M.M. ; Tenório, R.P.G. ; MONTEIRO, V. G. N. . Análise do prtocolo de profilaxia da trombose venosa profunda (TVP): uma contribuição da enfermagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, M. L. A. ; VILELA, R. Q. B. ; Silva, S.M.C. ; MONTEIRO, V. G. N. . Captación de la sangre en el Hemocentro de la Província de Alagoas, Brasil: subsidio para el planeamiento estratégico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, M.L.A. . LABORATÓRIO DE PESQUISA EM TRATAMENTO DE FERIDAS (LPTF): ESPAÇO DE ENFERMAGEM TECNOLÓGICO EVIDENCIADO PELA PESQUISA EXPERIMENTAL. Recife: J Nurs UFPE on line, 2014 (Editorial).

  • BASTOS, M.L.A. . EXPERIMENTAL BASIC RESEARCH IN NURSING. Recife: J Nurs UFPE on line, 2013 (Editorial).

  • BASTOS, M. L. A. . Membro da Comissão de Elaboração de Concurso junto à COPEVE para o cargo de enfermeiro. 2012.

  • BASTOS, M. L. A. . Membro da Comissão de Elaboração de Concurso junto à COPEVE para o cargo de enfermeiro. 2011.

  • BASTOS, M. L. A. . Membro da Comissão de Elaboração de Concurso junto à COPEVE para o cargo de enfermeiro. 2010.

  • BASTOS, M. L. A. . Programa de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFAL/FAPEAL. 2009.

  • BASTOS, M. L. A. . Avaliação de uma dieta hiperlipídica com gordura hidrogenada como ração alternativa para indução de dislipidemia e obesidade., area de conhecimento (Bromatologia). 2016.

  • BASTOS, M. L. A. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DA PROTEÍNA DO SORO DO LEITE (WHEY PROTEIN) SOBRE OS PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DE CAMUNDONGOS EM PROTOCOLOS DE RAÇÃO MODIFICADA E DE HIPERLIPIDEMIA. 2016.

  • BASTOS, M. L. A. . Docente Colaborador da Tenda de Cuidados e Atenção Básica no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite. 2015.

  • BASTOS, M. L. A. . Oficineiro(a) da Oficina de Inverno - Capacitação e Cuidadores para Noções básicas de Glicemia Capilar, Pressão Arterial e Curativos. 2015.

  • BASTOS, M.L.A. . Membro da Comissão para Progressão em Carreira Funcional. 2014.

  • BASTOS, M.L.A. ; Sarmento, P. A. ; FERREIRA, F. A. S. . Membro de Banca de seleção de Monitoria. 2014.

  • BASTOS, M.L.A. . RevistaGauchadeEnfermagem. 2014.

  • BASTOS, M.L.A. ; Sarmento, P. A. . Membro de Banca de seleção de Professor ESENFAR/UFAL. 2014.

  • BASTOS, M. L. A. . Membro da Comissão do Processo Seletivo para o Mestrado em Enfermagem/ESENFAR /UFAL. 2013.

  • BASTOS, M. L. A. . African Journal of Biotechnology. 2013.

  • BASTOS, M.L.A. . J Nurs UFPE on line. 2013.

  • BASTOS, M.L.A. . RevistaGauchadeEnfermagem. 2013.

  • BASTOS, M.L.A. . Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UFAL/FAPEAL. 2013.

  • BASTOS, M. L. A. . Tutora do IntercâmbioENFERMAGEM/ ESENFAR/UFAL e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Portugal. 2012.

  • BASTOS, M. L. A. . Tutora do Intercâmbio ENFERMAGEM/ ESENFAR/UFAL e a Escola Superior Enfermagem da Madeira - Portugal. 2012.

  • BASTOS, M. L. A. . Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UFAL/FAPEAL. 2012.

  • BASTOS, M.L.A. . J Nurs UFPE on line. 2012.

  • BASTOS, M. L. A. . Membro da Comissão do Processo Seletivo para o Mestrado em Enfermagem/ESENFAR /UFAL. 2012.

  • BASTOS, M. L. A. . Membro da Comissão de Seleção para o Mestrado em Enfermagem - ESENFAR/UFAL. 2011.

  • BASTOS, M. L. A. ; ROZENDO, C. A. . Tutora do IntercâmbioENFERMAGEM/ ESENFAR/UFAL e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Portugal. 2011.

  • BASTOS, M. L. A. . Membro de Banca de Defesa para Progressão em Carreira Funcional. 2011.

  • BASTOS, M.L.A. . Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UFAL/FAPEAL. 2011.

  • BASTOS, M. L. A. . Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UFAL/FAPEAL. 2010.

  • BASTOS, M. L. A. . Fomento ao uso das TICs. 2010.

  • BASTOS, M. L. A. ; ALBUQUERQUE, M. C. S. ; ROZENDO, C. A. . Desempenho da Agência Regional do Profae em Alagoas. 2005.

  • BASTOS, M. L. A. ; ALBUQUERQUE, M. C. S. ; ROZENDO, C. A. . Desempenho da Agência Regional do Profae em Alagoas. 2004.

  • BASTOS, M. L. A. ; ALBUQUERQUE, M. C. S. . Desempenho da Agência regional do PROFAE em Alagoas. 2003.

  • BASTOS, M. L. A. ; ROZENDO, C. A. ; ALBUQUERQUE, M. C. S. . Desempenho da Agência regional do PROFAE em Alagoas. 2002.

  • BASTOS, M. L. A. ; ROZENDO, C. A. ; ALBUQUERQUE, M. C. S. . Desempenho da Agência regional do PROFAE em Alagoas. 2001.

  • BASTOS, M. L. A. ; ROZENDO, C. A. ; MONTEIRO, V. G. N. ; ALBUQUERQUE, M. C. S. . Projeto para implantação da Agência Reginal do PROFAE em Alagoas. 2000.

  • VIEIRA, D. S. ; BASTOS, MARIA LYSETE DE ASSIS . Biossegurança em Tempos de Pandemia. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • BASTOS, M. L. A. . Relatório Final CNPq. 2012. (Relatório de pesquisa).

  • BASTOS, M. L. A. . Relatório Final FAPEAL. 2012. (Relatório de pesquisa).

  • BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, R. F. E. P. . Relatório Final CNPq. 2012. (Relatório de pesquisa).

  • BASTOS, M. L. A. ; Silva NMMB . Relatório Final CNPq. 2012. (Relatório de pesquisa).

  • BASTOS, M. L. A. ; SILVA, I. S. M. . Relatório Final CNPq. 2012. (Relatório de pesquisa).

  • BASTOS, M. L. A. . Administração de Medicamentos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • BASTOS, M. L. A. ; Veríssimo, RCSS . Fomento ao uso das TICs. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

  • BASTOS, M. L. A. . Relatório parcial FAPEAL. 2011. (Relatório de pesquisa).

  • SILVA, I. S. M. ; BASTOS, M. L. A. . Relatório Final CNPq. 2011. (Relatório de pesquisa).

  • BASTOS, M. L. A. ; SANTOS, R. F. E. P. . Relatório Final CNPq. 2011. (Relatório de pesquisa).

  • BASTOS, M. L. A. . Relatório Final PPSUS 2009/2011. 2011. (Relatório de pesquisa).

  • BASTOS, M. L. A. . Administração de Medicamentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • BASTOS, M. L. A. . Relatório parcial PPSUS 2009/2011. 2010. (Relatório de pesquisa).

  • BASTOS, M. L. A. ; CAVALCANTE, N. M. A. . Relatório Final FAPEAL. 2009. (Relatório de pesquisa).

  • Silva, S.R. ; BASTOS, M. L. A. . Relatório Final FAPEAL. 2004. (Relatório de pesquisa).

  • BASTOS, M. L. A. . Conhecimento e Reflexão: as Diretrizes Curriculares nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem e o Currículo por Competência. 2003 (Oficina).

  • BASTOS, M. L. A. . Modelo Experimental de Fitoterápicos como cicatrizante. 2009 (Palestra) .

  • BASTOS, M. L. A. . Capacitação dos colaboradores da pesquisa: Estudo comparativo do hidróxido de Magnésio com a solução salina isotônica no tratamento de feridas infectadas. 2004.

  • BASTOS, M. L. A. ; MONTEIRO, V. G. N. . Empreendedorismo em Enfermagem. 2003 (Mini Curso) .

  • BASTOS, M. L. A. . O processo de trabalho em enfermagem - a consulta de enfermagem: diagnóstoco e prescrição. 2001 (Palestra proferida) .

  • BASTOS, M. L. A. . PRESCRIÇÃO E TRANSCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS EM ENFERMAGEM: ASPECTOSÉTICOS E LEGAIS. 2000 (PALESTRA PROFERIDA) .

  • BASTOS, M. L. A. . Realidades e perspectivas do trabalho de enfermagem: como enfrentar o discurso neoliberal?. 2000 (Palestra proferida) .

  • BASTOS, M. L. A. . TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS. 1998 (MOSTRA DE EXTENSÃO) .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Investigação do efeito hepatoprotetor da própolis vermelha de alagoas (pva) sobre diferentes modelos de hepatotoxicidade induzida em células humanas hepg2/c3a, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Camila Braga Dornelas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CICATRIZANTE DE MEMBRANAS DE COLÁGENO CONTENDO SUBSTÂNCIAS PURIFICADAS DE Hyptis Pectinata L. POIT., Descrição: O projeto visa investigar o potencial cicatrizante de membranas de colágeno contendo frações purificadas de H. pectinata em feridas. O colágeno será obtido a partir de tendão bovino. A concentração inibitória mínima (CIM) será feita pelo teste de microdiluição. Na avaliação da atividade anti-edematogênica será realizada a indução de edema na orelha em 24 camundongos da linhagem Swiss, por meio da ação flogística da capsaicina. Na avaliação cicatrizante serão realizadas feridas cirúrgicas em 41 ratos machos Wistar com punch metálico de 8 mm de diâmetro. Os animais serão distribuídos em quatro grupos (n=10). Os resultados gerados poderão vir a ser uma fonte de fomento para posterior desenvolvimento de experimentos clínicos com a perspectiva na ampliação de novas coberturas para feridas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Camila Moreira Vasconcelos - Integrante / Laryssa de Fatima Pereira Palmeira - Integrante / Natália Colatino Veiga Melo - Integrante., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2016 - 2018

    PROSPECÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO, ANTI-INFLAMATÓRIO, CITOTÓXICO E CICATRIZANTE DO EXTRATO ETANÓLICO DE Hyptis pectinata L. Poit. (SAMBACAITÁ), Descrição: A espécie Hyptis pectinata conhecida popularmente como sambacaitá está presente em todo território brasileiro. É amplamente utilizado na medicina tradicional pelas populações locais para o tratamento de condições como rinofaringite, congestão nasal, doenças de pele, distúrbios gástricos, febre e contra infecções causadas por bactérias e fungos. Suas folhas e cascas do caule são usadas em infusão para o tratamento de inflamações na pele, infecções bacterianas, dor e câncer. Estudos realizados já identificaram sua atividade antimicrobiana, antinociceptiva e anti-inflamatória, no entanto, ainda não existem estudos que demonstrem sua ação cicatrizante. Assim, o presente estudo objetiva realizar a prospecção do potencial antimicrobiano, antiinflamatório, citotóxico e cicatrizante do sambacaitá alagoano. Trata-se de um estudo do tipo pesquisa básica, nos moldes da pesquisa experimental. Os testes in vitro propostos são o Teste de viabilidade celular pelo método MTT e antimicrobiano por difusão em disco e microdiluição em caldo para obtenção da Concentração Inibitória Mínima/CIM. No estudo in vivo, com ratos Wistar (Ratus novergicus albinus), testar-se-á o extrato que apresentará a melhor CIM, contribuindo para ampliação do conhecimento da atividade antimicrobiana e cicatrizante da referida planta. Bem como serão realizados ensaios para averiguação da atividade anti-inflamatória da H. pectinata, que serão conduzidos utilizando-se como modelo animal camundongos Swiss (Mus musculus).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Camila Moreira Vasconcelos - Integrante / ROBERTA SANTOS CORREIA SILVA - Integrante., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2015 - 2018

    Metabolitos secundários extraídos de fungos endofiticos contra infecções bacterianas presentes em feridas infectadas e sua citotoxicidade: estudo in vitro, Descrição: O trabalho de pesquisa visa avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a citotoxicidade pelo MTT de extratos brutos do endofítico Acremonium sp das substâncias bioativas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Adriana Reis Todaro - Integrante., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2015 - 2017

    ANÁLISE DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO, CITOTÓXICO, ANTIINFLAMATÓRIO E CICATRIZANTE DO EXTRATO ETANÓLICO DO Jatropha gossypiifolia L. (Pião roxo), Descrição: O objeto deste estudo é a atividade biológica da espécie Jatropha gossypiifolia L. (pião roxo). Na medicina tradicional seu uso é indicado como analgésico, anti-inflamatório, para tratamento de eczemas, abcessos, cicatrização de feridas, artrite, úlceras, otite, reumatismo, mordida de animais venenosos. Esta espécie vegetal está incluída na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (RENISUS). Estudos realizados já identificaram sua atividade antinociceptiva, no entanto, ainda não existem estudos que comprovem seu potencial tanto anti-inflamatório, quanto cicatrizante. Deste modo o presente estudo objetiva analisar o potencial citotóxico, antimicrobiano, antiinflamatório e cicatrizante do pião roxo. Trata-se de um estudo do tipo pesquisa básica, nos moldes da pesquisa experimental. Os testes in vitro realizados serão o Teste de viabilidade celular pelo método MTT e antimicrobiano por difusão em disco e microdiluição em caldo para obtenção da Concentração Inibitória Mínima/CIM. Nos estudos in vivo, com ratos Wistar (Ratus novergicus albinus) e com camundongos da linhagem Swiss (Mus musculus) testar-se-á o extrato que apresentará a melhor CIM, contribuindo para ampliação do conhecimento da atividade biológica da Jatropha gossypiifolia L.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / PAULO SÉRGIO GOMES DA SILVA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA DAS FOLHAS E GALHOS DA Tabebuia aurea, NA PERSPECTIVA DA AÇÃO ANTIMICROBIANA, Descrição: A proposta desta pesquisa é investigar o potencial biológico do extrato bruto e frações das folhas e galhos da Tabebuia aurea, na perspectiva da ação antimicrobiana em feridas infectadas. Pesquisa experimental in vitro com a espécie Tabebuia aurea, conhecida como Craibeira, que será coletada no Campus A.C. Simões. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Anna Karolinna Lamenha Rezende Ramos - Integrante / Pryscilla Lopes dos Santos Rodrigues - Integrante / Silmara Inocêncio Silvino da Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA DAS FOLHAS E GALHOS DA Tabebuia aurea, NA PERSPECTIVA DA AÇÃO ANTIMICROBIANA, Descrição: Investigar a atividade antimicrobiana desta planta com vistas à cicatrização de feridas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Adriana Reis Todaro - Integrante / Pryscilla Lopes dos Santos Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2018

    CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq N 14/2014 ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS DO PRIMEIRO QUILOMBO DO BRASIL, Descrição: Descrição: Estudo que tem por objetivo realizar um estudo epidemiológico da saúde da população de remanescentes quilombolas do primeiro quilombo do Brasil. Descritivo de corte transversal e com abordagem quantitativa dos dados a ser realizado no período de dezembro de 2014 a dezembro de 2017. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Integrante / Célia Alves Rozendo - Integrante / Ingrid Martins Leite Lúcio - Integrante / Maria Cicera dos Santos Albuquerque - Integrante / Jovânia Marques de Oliveira e Silva - Coordenador / Daniel Antunes Freitas - Integrante / Clodis Tavares - Integrante.

  • 2014 - 2015

    IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES/FERIDAS, Descrição: Mediante o aumento da população idosa no Brasil e a conformação familiar contemporânea constata-se a realidade da velhice vivida em Instituições de Longa Permanência para Idosos/ILPI, concomitante a isso há o surgimento de processos/doenças degenerativas devido ao desgaste orgânico associado a maus hábitos e condições de vida precária. Segundo o Estatuto do idoso é direito deste, assegurado pelo Sistema Único de Saúde/SUS a assistência integral a saúde com ações articuladas e contínuas de serviços para a prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. A incapacidade funcional associada aos problemas de saúde faz com que os idosos se tornem mais fragilizados e dependentes de cuidados. Essa incapacidade funcional associada à outros fatores como patologias, deficiências ou problemas da saúde, podem acarretar à lesões do sistema tegumentar, que é uma interrupção da integridade e da função de tecidos desse sistema. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa, envolvendo idosos residentes de duas Instituições de Longa Permanência da cidade de Maceió-AL (Lar Francisco de Assis e Casa para Velhice Luiza de Marillac). Este estudo adotado como critérios de inclusão: a) pessoas com 60 anos ou mais; b) idosos com risco para lesões do sistema tegumentar e portadores de lesões/feridas; c) idosos que aceitarem participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido/TCLE; d) autorização das Instituições para realização da pesquisa. Para critérios de exclusão: a) pessoas com menos de 60 anos; b) idosos sem o risco para lesões do sistema tegumentar e não portadores de lesões/feridas. Haverá a mensuração do grau de avaliação funcional dos idosos por meio da aplicação de um formulário abordando o índice de Katz. A escala de Braden será, no presente estudo, adaptada para avaliação das lesões do sistema tegumentar, no sentido de deliberar o risco do aparecimento das lesões/feridas e as lesões/feridas já instaladas. Serão realizadas ações educativas voltadas aos idosos e aos profissionais cuidadores, tendo em vista a importância da atualização dos conhecimentos a cerca dos agravantes e do tratamento das lesões do sistema tegumentar ocasionadas nessa faixa etária. Os dados serão tabulados no programa Microsoft Excel, sendo realizados posteriormente testes estatísticos no programa SPSS. Para os teste utilizar-se-á o nível de significância de 5% (p<0,05).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Danúzia da Silva Albuquerque Melo - Integrante / Joice Fragoso da Silva Oliveira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Integrante / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2015

    AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E DE TOXICIDADE IN VITRO DE EXTRATOS DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO)., Descrição: pretende-se contribuir para o conhecimento da ação biológica por meio da atividade antimicrobiana e tóxica de plantas da flora alagoana. As plantas serão coletadas, identificadas taxonomicamente, e os extratos brutos produzidos a partir de diferentes partes do vegetal. Os extratos serão submetidos à bioensaios para avaliação das atividades antibacteriana, antifúngica e de toxicidade. O biomonitoramento in vitro será realizado pelo método de perfuração em ágar e por microdiluição em caldo, frente a cepas de três bactérias e três fungos. Com extratos vegetais ativos serão feitos novos experimentos para cálculo da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e avaliação da toxicidade frente à Artemia salina. Espera-se com este estudo identificar o potencial antimicrobiano e de toxicidade da T. serratifolia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante / MARYANNE MACHADO ATAIDE - Integrante.

  • 2013 - 2014

    5. PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES COM PÉ DIABÉTICO ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DO HUPAA: CONTRIBUIÇÃO PARA A CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, Descrição: Este projeto tem por objetivo caracterizar o perfil sócio demográfico, alimentar e da ferida de pacientes portadores de pé diabéticos do ambulatório do HUPAA. A metodologia do presente estudo é transversal, descritiva de abordagem quantitativa, a ser desenvolvida no ambulatório de cirurgia vascular do HUPAA, tendo como população indivíduos com Diabetes Mellitus acompanhados nesse Setor. A amostra será composta pelo total de pacientes que frequenta regularmente o ambulatório. Um levantamento prévio realizado identificou-se a assiduidade de 15 pacientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / GENILSON SARMENTO LINS JUNIOR - Integrante / ERMÍNIA LUZIA DA SILVA MARINHO - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Edital PIBIP AÇÃO Perfil de pacientes com pé diabético atendidos no ambulatório do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes: um a proposta de pesquisa, Descrição: Projeto de extensão desenvolvido no ambulatório de feridas do HUPAA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Ingrid Martins Leite Lúcio - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Edital PIBIC AÇÃO Práticas educativas para pais de crianças com queimaduras:proposta de pesquisa-ação a partir de uma unidade de cuidados especializada, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ingrid Martins Leite Lúcio em 06/01/2015., Descrição: Procuramos desenvolver nesta investigação um estudo sobre as relações entre pais, crianças com queimaduras e equipe de enfermagem e a práticas educativas voltados ao cuidado, à promoção da saúde e a prevenção de acidentes na infância, a partir do contexto de uma unidade de atenção à saúde especializada e com vistas e extensão deste cuidado ao domicílio. Deste modo, é proposta identificar as condições favoráveis e desfavoráveis a este processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Integrante / Ingrid Martins Leite Lúcio - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Avaliação do Potencial Cicatrizante do Caule de Zeyheria tuberculosa (Ipê felpudo): perspectiva na obtenção de um fitoterápico, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral obter um fitoterápico de ação cicatrizante de diferentes partes (folhas,cascas do caule e caule e raízes) da Zeyheria tuberculosa através de estudos da atividade antimicrobiana in vitro e in vivo. Além disso, visa à geração de conhecimento científico para a qualificação de recursos humanos (Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e Dissertação de Mestrado). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Eliana Maria Maurício da Rocha - Integrante / Lúcia Maria Conserva - Integrante., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Screening e Prospecção do Potencial Antimicrobiano e Tóxico da Cordia nodosa L. (Boraginaceae): perspectivas no tratamento de feridas cutâneas infectadas, Descrição: objetivo deste trabalho é realizar um screening e prospecção rastreando a atividade antimicrobiana e tóxica dos extratos, frações e subfrações da Cordia nodosa L. Foram testadas as seguintes amostras: Folhas - Fração AcOEt, Caule - Fações EtOH e AcOEt e Casca do caule - Fração EtOH. Dentre as amostras que foram submetidas à triagem preliminar de difusão em disco (1.000 g/disco, 2.000 g/disco e 4.000 g/disco) frente à cepa de S. aureus as frações do caule (AcOEt e EtOH) apresentaram resultado positivo, sendo consideradas moderadamente ativas, envolvendo a percentagem de inibição entre 29,2% e 57,4% quando comparados com a média do controle positivo. Das amostras que foram submetidas à triagem preliminar frente à cepa de S. epidermides, os frações AcOEt e EtOH do caule, apresentaram também resultados positivos, consideradas moderadamente ativas, envolvendo percentagens de inibição entre 26,7% e 38,7 %. Estas amostras foram levadas a determinação da MIC, onde apenas a fração EtOH do caule inibiu o crescimento da cepa de S. epidermides na concentração de 1000 g/mL à 125 g/mL, porém em apenas uma das linhas da triplicata. No TAS preliminar identificou-se a ausência de toxicidade em todos os extratos da espécie estudada (percentual de mortalidade < 30%). Este achado dispensou a realização do ensaio quantitativo, e consequentemente a determinação CL50, isso significa que as concentrações testadas estavam abaixo da CL50 de cada extrato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Raíssa Fernanda Evangelista Santos. - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Avaliação da Atividade Antimicrobiana e de Toxicidade in vitro de Extratos da Tournefortia bicolor S.W (Boraginaceae): uma contribuição para a cicatrização de feridas, Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antibacteriana in vitro do extrato, frações e subfrações de uma planta nativa do estado de Alagoas, a Tournefortia bicolor. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao laboratório de pesquisa em produtos naturais da Universidade Federal de Alagoas, onde foi obtido o extrato bruto e frações do caule da referida planta. As amostras foram submetidas à bioensaios em placas de Petri pelo método de difusão em disco para avaliar o potencial de inibição do crescimento bacteriano, através da formação de halo frente à cepas de Staphylococcus aureus ATCC 25923, Klebsiella pneumoniae ATCC 31488, Shigella flexneri ATCC 12022, Enteroccocus faecalis ATCC 29212, Salmonella typhimurium ATCC 14028, Escherichia coli ATCC 14942, Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 e Streptococcus pyogenes ATCC 12344.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Avaliação da Atividade antimicrobiana e de citotoxicidade in vitro e in vivo de plantas alagoanas do gênero Tabebuia (Bignoniceae). Perspectiva na cicatrização de Feridas, Descrição: O presente projeto visa avaliar, através de um estudo experimental, a atividade antimicrobiana, cicatrizante e de citotoxicidadein vitro e in vivo de extratos, frações, subfrações e/ou substâncias isoladas de plantas do gênero Tabebuia (Bignoniaceae) do Estado de Alagoas, no tratamento de feridas. A partir de informações obtidas de uma revisão bibliográfica, foram selecionadas quatro espécies vegetais da flora alagoana pertencentes ao gênero Tabebuia (T. roseo-alba, T. impetiginosa, T. pentaphylla e T. serratifolia) que apresentam relato etnobotânico como antimicrobianos, e/ou cicatrizantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Avaliação da Atividade antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos de Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoniaceae). Perspectiva na cicatrização de Feridas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Eliana Maria Maurício da Rocha - Integrante / Lúcia Maria Conserva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro e in vivo da plantas nativas do estado de Alagoas. Perspectivas na terapêutica de feridas, Descrição: Projeto de Pesquisa financiado pela FAPEAL. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Avaliação do Potencial Cicatrizante de Extratos de Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bur. (Bignoniaceae), Descrição: Este projeto tem como objetivo geral obter um fitoterápico de ação cicatrizante de diferentes partes (folhas, galhos, caule e raízes) da Zeyheria tuberculosa através de estudos da atividade antimicrobiana in vitro e in vivo. Além disso, visa à geração de conhecimento científico para a qualificação de recursos humanos (Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação ). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Eliana Maria Maurício da Rocha - Integrante / Lúcia Maria Conserva - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD ? P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD ? P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD ? P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD ? P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD ? P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD ? P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD ? P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD ? P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD ? P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES MICROBIOLÓGICA, CITOTÓXICA E ANTINFLAMATÓRIA DA TABEBUIA SERRATIFOLIA (IPÊ AMARELO) VISANDO À CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS INFECTADAS, Descrição: Plantas do gênero Tabebuia são ricas em lapachol, conferindo a estas plantas eficácia no combate a fungos e bactérias, os quais são responsáveis pelo retardamento na cicatrização das feridas, uma vez que a invasão microbiana aumenta a fase inflamatória natural, causando depleção no sistema imunológico de seu portador. O projeto pretende avaliar in vitro a atividade antimicrobiana frente a S. aureus, S. epidermidis, K. pneumoniae, S. pyogenes, C. krusei, C. tropicalis e E. floccosum; a CIM e a toxicidade pelo MTT de extratos brutos e frações das folhas e galhos da T. serratifolia; averiguar o potencial antinflamatório e cicatrizante in vivo de amostras promissoras desta espécie vegetal, em feridas infectadas por meio da produção de um creme.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / MARCOS EDUARDO LOPES CORREIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil da sensibilidade Antimicrobiana e Cicatrizante de Extratos da Zeyheria tuberculosa (Bignoniaceae) para Obtenção de um Fitoterápico., Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato da Zeyheria tuberculosa, uma planta nativa do estado de Alagoas. Amostras da espécie vegetal foram coletadas e levadas ao Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/IQB/UFAL, onde foi obtido o extrato bruto do caule, cascas do caule e folhas como também as frações da folha. As amostras foram submetidas a ensaios antimicrobianos, de toxicidade e antioxidante. Para avaliar o potencial de inibição do crescimento microbiano foram utilizados os métodos de difusão em disco e perfuração em ágar. O teste de toxicidade foi realizado frente Artemia salina (TAS). A avaliação da capacidade sequestradora de radicais livres foi realizada com o radical sintético 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), utilizando a (+)-catequina como controle positivo no ensaio qualitativo e ao acido ascórbico e BHT no ensaio quantitativo. Avaliou-se a formação do halo de inibição, frente às cepas de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Proteus mirabilis (CCCD ? P001), Escherichia coli (ATCC 14942), Klebisiella pneumoniae (ATCC 13883), Enterococcus aerogenes (ATCC 13048), Streptococcus pyogenes (ATCC 12344) e Staphylococcus epidermidis (ATCC 12228).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lysete de Assis Bastos - Coordenador / Isabelle Souza Mélo Silva - Integrante / Naélia Monique Moreira Brito Silva - Integrante / Lucia Maria Conserva - Integrante.

Prêmios

2014

EXCELÊNCIA ACADÊMICA, UFAL.

2014

Excelência cadêmica no XXIV Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal de Alagoas, UFAL.

2012

Excelência Acadêmica, UFAL.

2011

Excelência Acadêmica, UFAL.

2010

Excelência Acadêmica, Universidade Federal de Alagoas.

2004

Edith de Magalhães Fraenkel, Associação Brasileira de Enfermagem.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia/ESENFAR. , CAMPOS A.C. SIMÔES, BR 104 KM 14, SALA 218 BL D, TABULEIRO, 57072-970 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141154, Fax: (82) 32141155

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR Associada II, Carga horária: 40

Outras informações:
Leciona: 1. Graduação a disciplina MPIE 2 2. Pós-graduação Stricto Sensu - PPGENF a disciplina Pesquisa Experimental 3. Especialização Multidisciplinar em saúde a disciplina Seminários de estudos de casos 4. Biossegurança

1981 - 1996

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

Outras informações:
Exerceu o cargo de enfermeira da assistência em Ambulatório, UTI e Enfermaria do serviço de emergência da FUNGLAF, até 1992. Em 1993 assumiu o cargo de coordenadora do setor de educação continuada da referida instituição, com a responsabilidade de estruturar e implantar este setor, exercendo até 1996 o cargo acima descrito.

Atividades

  • 02/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, FAPEAL.,Linhas de pesquisa

  • 01/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, MÉTODO DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM 3, PRIMEIROS SOCORROS, MÉTODO DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM 1

  • 04/2001 - 10/2005

    Serviços técnicos especializados , Ministério da Saúde.,Serviço realizado, Assessora técnica do PROFAE.

  • 10/1998 - 10/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Associação Brasileira de Enfermagem, Associação Brasileira de Enfermagem.,Atividade realizada, Diretora de Educação da ABEn/AL.

  • 05/2001 - 08/2004

    Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica Cirúrgica.,Estágio realizado, ESTÁGIO CURRICULAR.

  • 01/1995 - 08/2004

    Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Estágio realizado, ESTÁGIO CURRICULAR.

  • 03/2001 - 03/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde.,Atividade de extensão realizada, Oficina de Técnicas Básicas de Enfermagem.

  • 01/1998 - 01/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde.,Atividade de extensão realizada, Curso de Primeiros Socorros para comunidade leiga do município de Maceió.