Eduardo Ferreira de Freitas

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2006), especialização em Curso de Especialização em Automação Industrial pela Universidade Federal de Minas Gerais(2015) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Fundação de Ensino de Contagem(1999). Atualmente é Engenheiro de Software II da Modular Mining Systems. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Curso de Especialização em Automação Industrial

2011 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Desenvolvimento de um Simulador IEC 61850 MMS para Testes de um Sistema de Automação de Subestação
Orientador: Prof. Dr. Julio Cezar David de Melo

Graduação em Engenharia Industrial Elétrica

2001 - 2006

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Curso técnico/profissionalizante

1997 - 1999

Fundação de Ensino de Contagem

Formação complementar

2017 -

Tópicos Especiais em Sistemas Elétricos: Computação de Alto Desempenho. (Carga horária: 45h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2016 - 2016

Mestrado - Disc Isolada - T. E. em S. E.: Algoritmos e Estruturas de Dados. (Carga horária: 45h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2016 - 2016

Mestrado - Disc Isolada - Analise de Redes Eletricas. (Carga horária: 45h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Produções bibliográficas

  • FREITAS, Eduardo Ferreira de ; MARCOS DE OLIVEIRA FONSECA ; RODRIGO MADEIRA MARQUES . TECNOLOGIA EM METALURGIA E MATERIAIS. UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO, TESTES E VALIDAÇÃO DE PROJETOS DE AUTOMAÇÃO, SÃO PAULO, p. 18 - 23, 01 set. 2007.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. , Av Amazonas, 7675, Nova Gameleira, 30510000 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33195265, URL da Homepage:

Experiência profissional

2004 - 2004

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Bolsa de Monitoria, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 15

2003 - 2003

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Bolsa de Monitoria, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 15

2002 - 2003

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: bolsa de estágio, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2004 - 06/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Diretor Geral, Diretor Geral.,Atividade realizada, Monitoria da disciplina de Circuitos Elétricos III.

  • 09/2003 - 11/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Diretor Geral, Diretor Geral.,Atividade realizada, Monitoria da disciplina de Programação Computacional.

  • 12/2002 - 07/2003

    Estágios , Diretor Geral, Departamento de Recursos de Informática.,Estágio realizado, estagiário de informática.

2005 - 2008

Atan Sistemas de Automação e Otimização

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro de Automação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
 Desenvolvimento de Estação de Cálculo em Fortran no sistema operacional OpenVMS para a siderúrgica CSN;  Desenvolvimento de aplicações auxiliares para Sistemas Supervisórios em Delphi para a siderúrgica Açominas;  Desenvolvimento de aplicação de simulação de uma Estação de Dessulfuração de Ferro Gusa na Panela utilizando o software Rockwell RSTestStand para testes e treinamento do sistema de automação OpenVMS para a siderúrgica CSN;  Programação, configuração, documentação técnica e testes de campo do Sistema Supervisório da mina de fosfato da Bunge Fertilizantes;  Programação e configuração do Sistema Supervisório do Sistema de Despoeiramento da Aciaria da Açominas.  Programação e configuração do Sistema Supervisório do Porto Ponta da Madeira ? Vale;  Desenvolvimento de aplicações de suporte ao desenvolvimento dos projetos de automação em VBA.

2008 - 2017

Orteng Equipamentos e Sistemas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO DE AUTOMAÇÃO, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
(2013 - Atual) ? Engenheiro de Desenvolvimento e Suporte de Produto- Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento  Suporte para todos os produtos do sistema SISORT-da (gateway de comunicação para subestações de energia) da Orteng;  Desenvolvimento do software SISORT_Automation. Software que permite ao usuário a criação de lógicas de controle em linguagem ladder conforme a norma IEC 61113-3 dentro de um sistema SISORT. Desenvolvido em C/C++;  Desenvolvimento do software SISORT_Expression. Software que permite ao usuário a criação de scripts em VBScript e JavaScript dentro de um sistema SISORT. Desenvolvido em C/C++;  Desenvolvimento do software SISORT_IEC61850IEDSimulator para simulação de servidores do protocolo IEC-61850 MMS. Software simula até 128 servidores IEC-61850 MMS em um computador. Desenvolvido em C/C++; (2008 - 2013) ? Engenheiro Automação - Departamento de Engenharia  Desenvolvimento do módulo de descarte de cargas (software de controle da estabilidade do sistema elétrico em caso de falha) no sistema DFLS do XA/21 da GE Energy para a refinaria Abreu e Lima da Petrobras. Desenvolvido em C em Linux;  Desenvolvimento do módulo de interface com as telas de operação no sistema DFLS do XA/21 da GE Energy para a refinaria Abreu e Lima da Petrobras. Desenvolvido em C em Linux;  Desenvolvimento do módulo de simulação de lógicas de relés e do módulo de interface com componentes elétricos de simulação no sistema OTS do XA/21 da GE Energy para a refinaria Abreu e Lima da Petrobras. Desenvolvido em C em Linux;  Desenvolvimento de ferramenta para geração de arquivos de configuração de controlares para a refinaria Abreu e Lima da Petrobras. Desenvolvido em C#;  Configuração e programação de controladores de subestações de energia e documentação técnica para a refinaria Abreu e Lima da Petrobras;  Liderança da equipe de desenvolvimento dos sistemas de automação e instrumentaç

2017 - Atual

Modular Mining Systems

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software II, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento do produto Dispatch: sistema para gerenciamento em tempo-real de equipamentos em lavras de mineração. Desenvolvimento em C/Linux e C#/Windows;