Maria Lúcia Assôfra Sperandio

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá(1979), graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Maringá(1974) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984).

Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

1983 - 1984

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador: Dra Ana Maria Saul

Graduação em Pedagogia

1976 - 1979

Universidade Estadual de Maringá

Graduação em História

1971 - 1974

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Maringá

Formação complementar

1991 - 1991

Curso Atual. Diretores Supervisores e Orientadores. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Paraná, SECPR, Brasil.

1990 - 1990

Extensão universitária em Francês Instrumental Para Pós Graduandos Nível I. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.

1990 - 1990

Curso Sobre o Método Dialético Teoria e Prática. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.

1989 - 1989

Curso de Atualização Em Alfabetização Ciclo Básico. (Carga horária: 112h). , Centro de Treinamento do Magistério, CETEPAR, Brasil.

1988 - 1988

Estágio Elementar I de Língua Francesa. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

1981 - 1981

Curso de Aperfeiçoamento para Prof. de 5ª a 8ª. (Carga horária: 120h). , Centro de Treinamento do Magistério, CETEPAR, Brasil.

1980 - 1980

Curso de Elementos Para o Planejamento Curricular. (Carga horária: 124h). , Centro de Treinamento do Magistério, CETEPAR, Brasil.

1979 - 1979

Extensão universitária em Curso Sobre Formação e Atuação do Pedagogo. , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

1977 - 1977

Curso de Aperfeiçoamento Em Língua Portuguesa. (Carga horária: 180h). , Centro de Treinamento do Magistério, CETEPAR, Brasil.

1973 - 1973

Curso Pra Diretores. (Carga horária: 60h). , Núcleo Regional de Organização e Avaliação da Implantação da Reforma do Ens, NROA, Brasil.

1973 - 1973

Curso de Atualização Em Estudos Sociais 6ª série. (Carga horária: 120h). , Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Paraná, SECPR, Brasil.

1972 - 1972

Curso Atualização Em Atividades de 1ª e 2ª Séries. (Carga horária: 120h). , Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Paraná, SECPR, Brasil.

1972 - 1972

Curso Sobre Reforma do Ensino de 1 e 2 Graus. (Carga horária: 24h). , Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Paraná, SECPR, Brasil.

1967 - 1969

Curso Administração Escolar de 2 Grau. (Carga horária: 2100h). , Instituto de Educação de Maringá, IEM*, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Participação em eventos

.II Simpósio Científico do Câmpus de Marília. 1997. (Simpósio).

.VI Semana de Pedagogia: Educação e Multiculturalidade. 1997. (Outra).

.I Fórum de Extensão e Cultura da UEM. 1996. (Outra).

. II Congresso de Educação para Integração da América Latina - integração e Ciadania. 1994. (Congresso).

.Ciclo de Seminários sobre as Ciências que Fundamentam a Educação Hoje. 1994. (Seminário).

.IV Semana de Pedagogia. 1994. (Outra).

.Encontro Estadual, Municípios e Universidades: Parceria em Prol do Desenvolvimento do Paraná. 1993. (Encontro).

.II Fórum Estadual das Licenciaturas. 1993. (Outra).

.X Encontro de Pesquisadores em Educação da Região Sul - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 1992. (Encontro).

.Fórum de Debates para Avaliação da Capcitação de Professores do 1º e 2º graus da Rede Pública. 1992. (Outra).

.Seminário - Os Caminhos e as Tendências da Educação no Paraná. 1990. (Seminário).

.Seminário Nacional de Cultura, Esporte e Portadores de Deficiência. 1990. (Seminário).

.Seminário Institucional sobre Academico e Currículo. 1989. (Seminário).

.Seminário Tendências e Prioridades de Currículo na Realidade Brasileira. 1984. (Seminário).

.Seminário Ensino de 1º grau - Problemas específicos de 1ª e 5ª séries. 1984. (Seminário).

.II Encontro de Especialistas em Educação - Política de Formação e Atuação do Pedagogo. 1980. (Encontro).

.II Semana Cultural de Ciências Humanas. 1979. (Outra).

.Seminário sobre Metodologia de Ensino nas Áreas de Comunicação e Expressão, Estudos Sociais e Ciências. 1978. (Seminário).

.I Semana Cultural de Ciencias Humanas. 1978. (Outra).

.Curso sobre Pesquisa, Historiografia e Modêlos em História Econômica. 1973. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Andréia Salvalagio

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. A proposta do terceiro setor e o papel do pedagogo. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries) - Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Concurso Público para Admissão de Docentes. 1995. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Concurso para Professores Não-Titulares para o Departamento de Teoria e Prática da Educação e Campus Extensão Cianorte. 1991. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Seleção de Docente para a Disciplina de Pedagogia/Supervisão Escolar A, do Departamento de Educação. 1996. Universidade Estadual de Londrina.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Seleção de Docente para a Monitoria da disciplina de Didática. 1993. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Seleção de Docente para a Disciplina de Metodologia de Ensino, Departamento de Teoria e Prática de Educação. 1992. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Seleção de Docente para a Disciplina de Metodologia de Ensino, Departamento de Educação. 1987. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Seleção dos candidatos inscritos no Curso de Especialização em Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série: articulando teoria, ensino e pesquisa. 1997. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Banca Examinadora para Monitores. 1993. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Banca Examinadora para Monitores. 1992. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Banca Examinadora para Monitores. 1991. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Seleção de Professores Colaboradores do Departamento de Teoria e Prática da Educação. 1990. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Comissão de Estudos para parecer sobre disciplinas pedagógicas que o Departamento de Teoria e Prática da Educação oferece às Licenciaturas. 1990. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Comissão para verificar Demanda para nova habilitação para o Curso de Pedagogia em 2/91. 1990. Universidade Estadual de Maringá.

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra. Seleção de Professores Colaboradores do Departamento de Teoria e Prática da Educação. 1986. Universidade Estadual de Maringá.

Orientou

Vanda Tenório de Albuquerque

O Ensino de História e a Construção de Identidade Social pelo Educando; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Maria Lúcia Assôfra Sperandio;

Maria Inêz de Souza Espanhol

Reflexões sobre o Índio na História do Brasil; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Maria Lúcia Assôfra Sperandio;

Luciane Nogueira

Como a escravidão negra é tratada nos livros didáticos de História adotadfos no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Maria Lúcia Assôfra Sperandio;

Maria de Lourdez Martines de Oliveira

Reflexões sobre a história da Literatura Infantil brasileira para discutir uma prática pedagógica que valorize a formação de leitores competentes; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Maria Lúcia Assôfra Sperandio;

Produções bibliográficas

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Hemeroteca Pedagógica: Organização e Utilização na Sala de Aula. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Uma Experiência Alternativa em Educação: Atualização de Professores. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Uma Experiência Alternativa em Educação: Atualização de Professores e Supervisão Escolar: desafiando os limites do seu trabalho. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Hemeroteca Pedagógica: um bem comum à leitura. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Hemeroteca Pedagógica: um bem comum à leitura. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Porposta de reorganização da escola pública - atualização para professores de 5ª a 8ª séries. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Uma Experiência Alternativa em Educação: Atualização de Professores. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Porposta de reorganização da escola pública - atualização para professores de 5ª a 8ª séries. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Porposta de reorganização da escola pública - atualização para professores de 5ª a 8ª séries. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . A Contribuição da Supervisão na Organização da Escola Pública. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . A Contribuição da Supervisão na Organização da Escola (comunicação). 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Palestra Reflexões sobre o Pedagogo e Gestor, frente aos desafios da organização do trabalho na Escola. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Palestra Avaliação da Aprendizagem. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Palestra Avaliação da Aprendizagem Escolar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Supervisão Escolar. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Curso Reflexões sobre Projeto Político, Pedagógico e a Escola Pública. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Curso de Supervisão Escolar: desafiando os Limites do seu Trabalho. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Reflexão sobre a Escola da Desordem. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Palestra Planejamento de Ensino e Avaliação. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Palestra sobre Conteúdos Escolares. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Palestra sobre Retrospectiva Histórica da Avaliação Educacional e Avaliação Educacional Hoje. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPERANDIO, Maria Lúcia Assôfra . Curso de Atualização em Supervisão e Educação Religiosa. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 1986 - 1991

    Organização da Escola para as Camadas Populares, Descrição: Participação com o sub-projeto e projeto de Dissertação de Mestrado "O papel da Supervisão na Organização da Escola Pública". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Lúcia Assôfra Sperandio - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário de Maringá. , Av Guedner, 1610, Aclimação, 87050390 - Maringa, PR - Brasil, Telefone: (44) 30276360, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - 2003

Centro Universitário de Maringá

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem, Planejamento Participativo

1986 - 1991

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

1982 - 1988

Escola Estadual Vital Brasil

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • Direção e administração, .,Cargo ou função, Supervisora e Coordenadora Geral da Escola.

1980 - 1981

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Comissão para estudar, elaborar e apresentar o projeto para oferta do Curso de Especialização e Habilitação em Supervisão Escolar.

  • Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Didática do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

  • Direção e administração, .,Cargo ou função, Representante do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

  • 07/1995 - 03/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho para Estudos e Criação do Núcleo de Apoio pedagógico do 1º, 2º e 3º graus.

  • Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática L, Didática

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro Titular da Câmara Departamental do DTP.

  • Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar

  • Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática L

  • Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar, Tópicos Especiais em Supervisão Escolar

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Horário.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro Suplente da Câmara Departamental do DTP.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Comissão de Planejamento da Comemoração dos 20 anos do Curso de Pedagogia da UEM.

  • Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática L

  • Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I

  • 07/1989 - 12/1989

    Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Aplicada à Enfermagem, Educação Pré-Escolar

  • 07/1986 - 12/1988

    Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática II

  • 12/1986 - 05/1988

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

  • 12/1986 - 05/1988

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Secretária do Departamento de Educação.

  • 07/1986 - 12/1986

    Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de 1º grau

  • 01/1986 - 06/1986

    Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I e II

  • 07/1985 - 12/1985

    Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I, Didática I

1974 - 1982

Grupo Escolar Ayrton Plaisant

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Orientadora Pedagógica.

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Estudos Sociais

1974 - 1975

Colégio Marista de Maringá

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1974 - 05/1975

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Científico

1971 - 1973

Grupo Escolar Alberto Jackson Byinton Júnior

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, 1ª a 6ª séries

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Orientadora Pedagógica de 1ª a 4ª série.

1966 - 1991

Prefeitura Municipal de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 06/1991 - 08/1991

    Treinamentos ministrados , Núcleo Regional de Educação de Maringá, .,Treinamentos ministrados, Retrospectiva Histórica da Avaliação Educaiconal e Avaliação Educacional Hoje

  • Direção e administração, Núcleo Regional de Educação de Maringá, .,Cargo ou função, Coordenação de Supervisão Escolar.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, .,Cargo ou função, Orientadora Pedagógica.

  • 07/1974 - 12/1974

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora da 2ª etapa de treinamento em Ação (Reciclagem).

  • Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenação de Curso de Reciclagem do Quadro Próprio do Magistério Municipal de Maringá.

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Multisseriado