Ana Lúcia Henriques Gomes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado no Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (2001), doutorado no Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (2009). Atende no consultório particular e é psicologa no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atuando principalmente nos seguintes temas: maternidade,neonatologia, gestação de risco, cuidados paliativos em perinatologia e as questões do brincar e seus desdobramentos para a criança.

Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Clínica

2004 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: A mãe, o bebê pré-termo e a equipe diante das possibilidades de siginificação na UTI neonatal
Ivonise Fernandes da Motta. Palavras-chave: maternidade; intervenção; equipe; prematuridade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Psicologia Clínica

1998 - 2001

Universidade de São Paulo
Título: As especificidades do vínculo da mãe com o bebê pré-termo na situação de internação,Ano de Obtenção: 2001
Ivonise Fernandes da Motta.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: maternidade; relação mãe-bebê; bebê; prematuridade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Aprimoramento

1990 - 1991

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Graduação em Psicologia

1985 - 1989

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Formação complementar

2003 - 2003

A Escrita de Caso Clínico Em Psicanálise. (Carga horária: 30h). , Cordenadoria Geral de Aperfeiçoamento e Especialização, COGEAE, Brasil.

2001 - 2001

A Clínica Psicanalítica Com o Bebê e Seus Pais. (Carga horária: 10h). , Associação Psicanalítica de Curitiba, APC*, Brasil.

2000 - 2000

A Clínica Interdisciplinar com Bebês. (Carga horária: 20h). , Instituto de Psicologia Lugar de Vida, LEPSI, Brasil.

Participação em eventos

I Jornada do espaço potencial Winnicott diversidade e interlocução. 2007. (Simpósio).

V Simpósio de psicoterapia Psicanalítca - Develando os Mitos da Maternidade.Como lidar com as primeiras relações na situação de prematiridade extrema. 2007. (Simpósio).

IIICongresso Interamericano de Psicologia Hospitalar. IIICongresso Interamericano de Psicologia Hospitalar. 2005. (Congresso).

32o. Congresso Brasileiro de Pediatria e 10o. Congresso Paulista de pediatria. Neonatologia - o seguimento do recém-nascido pré-termo: visão do psicólogo. 2003. (Congresso).

6o. Congresso de qualidade para serviços hospitalares.Psicologia no pronto socorro do Instituto Central do HCFMUSP: na contramão da emerência.. 2003. (Seminário).

Congresso internacional de psicanálise e atendimento clínico ao bebê. O bebê prematuro, sua hospitalizaçao em UTI neonatal e o trabalho em equipe. 2001. (Congresso).

II Simpósio de psicologia hospitalar do HIAE e jornada de neuropsicologia.O bebê pré-termo, na mesa redonda: atendendo o paciente. 2001. (Simpósio).

I Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Equipe multiprofissional: um encontro possível. 1998. (Congresso).

XXVI Congresso Interamericano de Psicologia na PUC - SP. Mãe-bebê pré-termo: as especificidades de um vínculo e implicações para a intervenção multiprofissional. 1997. (Congresso).

XXVI Congresso Interamericano de Psicologia na PUC - SP. Participação dos paisnuma Unidade neonatal de alto risco: opinião dos profissionais. 1997. (Congresso).

Acontecimento estético na clínica psicanalítica.Acontecimento estético na clínica psicanalítica. 1996. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Elizabeth Batista Pinto Wiese

WIESE, E. B. P. ou Batista Pinto, E. ou Pinto, E.B.; CATAFESTA, I. F. M.. As especificidades do vínculo da mãe com o bebê pré-termo na situação de internação. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Ivonise Fernandes da Motta

Catafesta, I.F.M.. As especificidades do vínculo da mãe com o bebê pré-termo na situação de internação.. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Ivonise Fernandes da Motta

MOTTA, I.F.; FARIA, M.C.C.; ROSA, J. T.; LIMA, M. T. A.; SADECK, L. S. R.. Uma psicóloga no pais das dores: as vivencias e conflitos da mãe e da equipe de saúde, durante a internação do bebê prê-termo extremo.. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Ivonise Fernandes da Motta

ROSA, J. T.; FARIA, M.C.C.;MOTTA, I.F.. A mãe e o bebê e a equipe de saúde: conflitos e vivências durante a internação do bebê. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Ivonise Fernandes da Motta

Catafesta, I.F.M.. . A relação mãe/bebê (pré-termo) e as possibilidades de intervenção na situação de internação do bebê. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Maria Thereza de Alencar Lima

LIMA, M. T. A.; ROSA, J. T.; Faria, M. C. C.; MOTTA, I. F.. Uma psicóloga no país das dores: as vivências e conflitos da mãe e da equipe de saúde, durante a internação do bebê pré-termo extremo.. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Maria Thereza de Alencar Lima

Faria, M. C. C.; ROSA, J. T.;LIMA, M. T. A.. A mãe, o bebê e a equipe de saúde: conflitos e vivências durante a internação do bebê.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em pós-graduação) - Universidade de São Paulo.

Orientou

[Nome removido após solicitação do usuário]

As motivações (in)conscientes da gestante relacionadas a gestação de risco; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento) - HOSPITAL DAS CLINICAS; Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes;

Regiane Rumiko Kono

As vivências da gestante cardiopata frente as intervenções da equipe interdisciplinar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento) - Instituto Central; Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes;

Ana carolina Petrolini

Amamentação em mães de; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento) - Instituto Central; Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes;

Silvia Cafaro Furlani

Associação entre representação da cardiopatia e da internação e níveis de ansiedade e depressão entre gestantes internadas na enfermaria de um Hospital Geral Universitário comparativamente a gestantes de ambulatório; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento) - Instituto Central; Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes;

Ellen Kirchoff Appolinário

Um estudo sobre a imagem corporal em gestantes cardiopatas; 2003; 108 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes;

Cláudia Regina Santa

Expectativas, ansiedade e imagem corporal em mulheres portadoras de miomatose uterina no pré-operatório de histerectomia; 2003; 120 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes;

Paula Karkoski Pereira

Quando a gravidez envolve risco: a percepção da pacientes portadoras de doença hipertensiva específica da gravidez, sobre a gravidez, doença e hospitalização; ; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes;

Fernanda Zeni

Aspectos comuns presentes em pacientes com dermatite atópica; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes;

Sueli da Silva Melo Bueno

Aspectos emocionais em gestantes cardiopatia que se encontram hospitalizadas; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes;

Priscila dos Santos Rufatto

Adolescentes: a perspectiva de ser mãe; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Ilbec Instituto Luso Brasileiro de Educação e Cultura Ltda; Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes;

Foi orientado por

Ivonise Fernandes da Motta

As especificidades do vínculo da mãe com o bebê pr[e-maturo na situação de internação; 2001; 119 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivonise Fernandes da Motta;

Ivonise Fernandes da Motta

Uma psicóloga no país das dores: as vivências e conflitos da mãe e da equipe de saúde, durnte a internação do bebê pré-termo extremo; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivonise Fernandes da Motta;

Produções bibliográficas

  • ANDRE, A. C. P. ; GOMES, A.L.H. . A vivência da amamentação em "mães de primeira viajem. Mudanças (São Bernardo do Campo) , v. 14, p. 56-73, 2006.

  • GOMES, A.L.H. . A relação mãe-bebê na situação de prematuridade extrema: possibilidaes de intervenção da equipe multiprofissional. Psicologia Hospitalar , v. 02, p. 00-00, 2004.

  • GOMES, A.L.H. . The Mother-baby relationship in the event of extreme prematurity. Expanding Frontiers of Neonatology, v. 25, p. 111-116, 2004.

  • GOMES, A.L.H. . Vínculo mãe bebê pré-termo: as possibilidades de interlocução na situação de internação do bebê.. Estilos da Clínica (USP) , usp - São paulo, v. 6, n.10, p. 89-100, 2001.

  • GOMES, A.L.H. . Mãe-bebê pré-termo: as especificidades de um vínculo e suas implicações para a intervenção profissional. Revista de Ginecologia e Obstetrícia , HCFMUSP, v. 8, n.4, p. 205-208, 1997.

  • GOMES, A.L.H. . Possibilidades de intervenção da equipe multiprofissional na situação de prematuridade extrema. In: 32º Congresso Brasileiro de Pediatria e 10º Congresso Paulista de Pediatria., 2003, São Paulo, 2003.

  • GOMES, A.L.H. . O bebê pré-termo. Mesa redonda: Atendendo o Paciente. In: II Simpósio de Psicologia Hospitalar do HIAE., 2001, São Paulo, 2001.

  • GOMES, A.L.H. . Equipe multiprofissional: um encontro possível.. In: I Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 1998, Guarujá/São Paulo. I Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar - Guarujá - SP - 1998., 1998.

  • GOMES, A.L.H. . A Humanização na UTI Neonatal, o Trabalho junto à Equipe Multiprofissional.. In: I Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar - Guarujá - SP - 1998., 1998, Guarujá - SP, 1998.

  • GOMES, A.L.H. . Mãe - Bebê Pré-termo: as especificidades de um vínculo e implicações para a interação multiprofissional.. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia na PUC., 1997, São Paulo, 1997.

  • GOMES, A.L.H. . A prematuridade e a assistência psicologica na relação mãe-bebê. In: III Congresso Interamericano de Psicologia da saúde, 2005, São Paulo. IIICongresso Interamericano de Psicologia da Saúde: Território e Percurso da Psicologia Hospitalar, 2005. p. 26-27.

Outras produções

GOMES, A.L.H. ; LEMES, M. C. ; ANDRADE, P. B. ; BOLIBIO, R. ; BARBOSA, T. . Curso Introdutório de Cuidados Paliativos em Perinatologia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital das Clinicas FMUSP, Publico - ICR. , R. dr. Eneas de Carvalho Aguia, s/n, Pinheiros, 05403900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30696459, Ramal: 6380, Fax: (11) 30696459

Experiência profissional

1993 - Atual

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: psicologo, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/1993

    Ensino, Psicologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, supervisão de estágio prático, orientação de monografia, supervisão do plantão psicológico, aula no curso de especialização, supervisão no estágio do pronto socorro

  • 06/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Ic, Ic.,Atividade realizada, banca de avaliação dos trabalhos de monografia do curso de aprimoramento.

  • 03/2003 - 12/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Ic, Obstetrícia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2003 - 12/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Ic, Ginecologia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2002 - 12/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Ic, Obstetrícia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2002 - 12/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Ic, Dermatologia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2002 - 12/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Ic, Obstetrícia.,Linhas de pesquisa

  • 10/1999 - 10/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Ic, Berçário.,Linhas de pesquisa

2002 - 2006

Ilbec Instituto Luso Brasileiro de Educação e Cultura Ltda

Vínculo: ensino, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Privado, Privado.,Atividade realizada, supervisão de monografia de conclusão de curso.

  • 01/2002

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e tecnicas de aconselhamento psicológico, supervisão no plantão psicológico

2006 - 2010

Cordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
O brincar e o Imaginário Infantil, foi um curso ministrado no COGEAE, carga horária de 45 horas. Neste curso trabalhei com temas relacionados a infância e a importância do brincar para a constituição subjetiva da criança.

2000 - 2004

Instituto Sedes Sapientaie

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curso: Relações parentais e o primeiro ano de, Carga horária: 3

Outras informações:
Curso de Extensão Cultural, carga horária de 30horas Neste curso explorei a importância das relações parentais no primeiro ano de vida do bebê, para a formação subjetiva da criança.

Atividades

  • 04/2000 - 06/2004

    Extensão universitária , Privado, Psicologia.,Atividade de extensão realizada, curso.

1992 - 1993

Centro de Estudos e Comunicação em Sexualidade e Reprodução Humana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: treinamento, Carga horária: 20