Sônia Maria Ferreira Martins
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari (1974). Lecionou nas Universidade Estado de Goias ate 2011, e na Universidade de Federal de GOIAS Atualmente Presta Serviços na areá educacional na academia catalana de letras na cidade de Catalão Goias na Av. Jão 23 Nº 542 Bairro Centro. desde 2016 com projetos de redação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio até data atual. Trabalha com revisora textual de livros, teses de mestrado e doutorado a é professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de , com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas de ensino, linguística, redação, administração pública e diversidade.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização Latu Sensu
1985 - 1986
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: LDB e Reflexões sobre a Prática de Didática no 3º Grau
Orientador: Edemir de Carvalho
Formação complementar
2002 - 2002
Programa de Formação de Professores Perspectivas M. , Secretaria de Educação do Estado de Goiás, SECRETARIA DE ED, Brasil.
2001 - 2001
Programa de Formação de Professores Perspectivas M. , Secretaria de Educação do Estado de Goiás, SECRETARIA DE ED, Brasil.
2000 - 2000
Programa de Formação de Professores Perspectivas M. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Goiás, SECRETARIA DE ED, Brasil.
1989 - 1989
Prosolv Cetresg. (Carga horária: 18h). , Senai, SENAI, Brasil.
1989 - 1989
Administração Financeira. (Carga horária: 18h). , Senai, SENAI, Brasil.
1986 - 1986
Administração Pública Municipal. (Carga horária: 16h). , Consultoria Técnica Educacional, CTE, Brasil.
1980 - 1980
Atualização Para Uso de Biblioteca. (Carga horária: 40h). , Secretaria Estadual de Educação Mg, SECRETARIA ESTAD, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Organização de eventos
MARTINS, S. M. F. . VIII Simpósio de Letras. 2007. (Outro).
MARTINS, S. M. F. . VI Simpósio de Letras. 2005. (Outro).
MARTINS, S. M. F. . I Semana de Letras. 2004. (Outro).
MARTINS, S. M. F. . I Simpósio do Curso de Letras. 2003. (Outro).
MARTINS, S. M. F. . II Simpósio do Curso de Letras. 2003. (Outro).
MARTINS, S. M. F. . I Simposio do Curso de Letras - Lingua e Literatura. 2002. (Outro).
Participação em eventos
VIII Simpósio de Letras. 2007. (Simpósio).
VII Simpósio de Letras.VII Simpósio de Letras. 2006. (Simpósio).
VI Simpósio de Letras.Linguagem e Literatura. 2005. (Simpósio).
I Semana de Letras. 2004. (Outra).
II Simpósio do Curso de Letras.II Simpósio do Curso de Letras. 2003. (Simpósio).
I Simpósio do Curso de Letras.I Simpósio do Curso de Letras. 2002. (Simpósio).
II Encontro de Formação de Professores.Novas Perspectivas Metodológicas e Avaliação do Ensino Fundamental. 2001. (Encontro).
III Semana de Letras.III Semana de Letras. 2001. (Outra).
IV Seminário de Línguas Estrangeiras.IV Seminário de Línguas Estrangeiras. 2001. (Seminário).
I Encontro de Formaçao de Professores.Novas Perspectivas Metodológicas e Avaliação no Ensino Fundamental. 2000. (Encontro).
II Semana de Letras.Língua, Literatura e Redação. 1998. (Outra).
Cinema.Componente Audiovisual da Linguagem. 1974. (Outra).
II Semana Pedagógica.II Semana Pedagógica. 1974. (Outra).
Metodoloia de Ensino de Português. 1973. (Outra).
Jornada de Educação e Cultura. 1972. (Encontro).
Participação em bancas
MARTINS, S. M. F.. Inteligências múltiplas e o ensino d inglês. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
MARTINS, S. M. F.. A toponímia de Orizona: uma análise linguística dos nomes de povoado e distritos. 2010 - Universidade Estadual de Goiás.
MARTINS, S. M. F.; CAIXETA, T. R. M.; ALVES, L. J. F.. Língua Inglesa: História e Metodologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
ALVES, L. J. F.; CAIXETA, T. R. M.;MARTINS, S. M. F.. Metodologias de Ensino de Língua Inglesa: mudar ou não? Eis a questão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, C. C.;MARTINS, S. M. F.; ALVES, L. J. F.. Os PCNs e OCMs: seus reflexos no Ensino Médio de Língua Inglesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
MARTINS, S. M. F.. O Processo da Abolição da Escravatura e a Influência de STOWE com sua Obra A Cabana do Pai Tomás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
MARTINS, S. M. F.. Teixeira.Inglês Instrumental: Uma visão para o Ensino Médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
Orientou
Uma visão Lúdica no Ensino de Língua Inglesa; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);
O cinema em curta metragem no ensino de língua ingles; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Sônia Maria Ferreira Martins;
Teixeira; Inglês Instrumental: uma visão para o Ensino Médio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Sônia Maria Ferreira Martins;
Uma visão prática e didática para o ensino de Língua Inglesa na 2ª; fase do Ensino Fundamental: 5ª séries do Ensino Público de Pires do Rio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Sônia Maria Ferreira Martins;
Produções bibliográficas
-
MARTINS, S. M. F. . Técnicas de Redação - uma visão descritiva dentro da narração. Catalão: Edição do Autor, 2001 (autora do projeto).
Outras produções
MARTINS, S. M. F. . Estruturação de cargos e salários. 1989.
MARTINS, S. M. F. . Tradução de documentos técnicos em mineração. 1978.
MARTINS, S. M. F. . Projeto Reciclar. 1996.
Prêmios
1996
Prêmio de Poesia: Concurso Arte e Criatividade, SESI.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Goiás, Fueg, Pires do Rio. , Avenida João XXIII N. 542, Centro, 75200000 - Catalão, GO - Brasil, Telefone: (64) 999941350, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - 2008
FACULDADE DO SUDESTE GOIANOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Professora de Lingua Portuguesa para os cursos de Direito e Administração
2004 - 2005
Centro Federal de Educação Tecnológica de UrutaíVínculo: Professor Concursado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de Português e Inglês para os níveis Médio e Superior
2003 - 2009
Universidade Federal de GoiásVínculo: Professor Concursado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora do Curso de Letras das seguintes disciplinas: Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I e II, Latim, Linguística Antropológica, Português Histórico I e II, Sintaxe da Língua Portuguesa I e II, Tópicos de Português Histórico, Filologia Românica e Linguística Diacrônica.
Atividades
-
01/2009 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Latim, Linguística Antropológica
-
01/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Latim, Sintaxe
-
01/2007 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Latim, Tópicos da História do Português
-
10/2004 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística Antropológica, Estágio para o 3º grau, Filologia Românica, Lingua Latina, Linguística Diacrônica, Tópicos da Historia do Português I
2002 - 2004
Colégio DominioVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2002 - 06/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Redaçao
2007 - 2008
Fundação Universidade Estadual de GoiásVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Letras no regime de Licenciatura Plena Parcelada das disciplinas: Língua Latina I e II e Literatura de Língua Inglesa I no Polo da UEG em Goiandira, GO.
2002 - 2005
Fundação Universidade Estadual de GoiásVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Letras no regime de Licenciatura Plena Parcelada das seguintes disciplinas: Língua Inglesa I e II, Projeto de Atividades Complementares, Prática e Estágio Supervisionado no polo de Cristalina, GO.
2003 - 2004
Fundação Universidade Estadual de GoiásVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Letras no regime de Licenciatura Plena Parcelada das seguintes disciplinas: Língua Inglesa II, Prática de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa na Unidade da UEG em Caldas Novas, GO.
2001 - 2004
Fundação Universidade Estadual de GoiásVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Letras no regime de Licenciatura Plena Parcelada das seguintes disciplinas: Língua Inglesa I e II, Prática de Ensino de Língua Inglesa e Projetos de Atividades Complementares no polo de Catalão, GO.
1999 - 2001
Fundação Universidade Estadual de GoiásVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Nesse período foram lecionadas as seguintes disciplinas do Curso de Letras do regime de Licenciatura Plena Parcelada na Unidade da UEG em Pires do Rio (GO): Língua Inglesa I e II, Prática e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa.
1999 - 1999
Colegio Maria das Dores CamposVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
02/1999 - 12/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Inglesa
1999 - 1999
Colégio Estadual Dr. David PersicanoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
02/1999 - 12/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Inglesa
1998 - Atual
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das disciplinas Latim, Língua Inglesa I,II,III e IV, Língua Portugesa IV, Laboratório de Comunicação Oral de Língua Inglesa I e III, Laboratório de Cominicação Escrita de Língua Inglesa IV e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II. Coordenadora Adjunta de Estágio de Língua Portugesa e Inglesa do Curso de Letras.
Atividades
-
01/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa I, Laboratório Oral de Língua Inglesa I, Latim
-
02/1998
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Redação, Latim I, Latim II, Língua Inglesa, Língua Latina, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa
-
01/2009 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Comunicação Escrita em Língua Inglesa, Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II, Língua Inglesa III
-
01/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Comunicação em Língua Inglesa II, Língua Inglesa II, Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II
-
06/2002 - 06/2002
Extensão universitária , Fueg, Pires do Rio.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Simpósio de Letras.
1990 - 1995
Colégio Estadual Abrahão AndréVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
02/1990 - 12/1995
Direção e administração, Departamento de Comunicação e Expressão, .,Cargo ou função, Coordenadora do Departamento de Comunicação e Expressão.
-
02/1990 - 12/1995
Ensino,,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão
1989 - 1992
Prefeitura Municipal de CatalãoVínculo: Secretária Administrativa, Enquadramento Funcional: Secretária Administrativa, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1989 - 12/1992
Direção e administração, Secretaria de Administração, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.
1988 - 2000
Colégio AngloVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
02/1988 - 12/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Preparação para o Vestibular, Lingua Inglesa, Lingua Portuguesa, Redação
-
02/1988 - 12/1990
Ensino,,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão
1988 - 2000
Colégio Nacional de CatalãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
02/1988 - 12/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Redação para o Vestibular, Redação e Lingua Portuguesa
1988 - 1997
Colegio AnchietaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1988 - 12/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa, Preparação para o Vestibular, Redação
1984 - 1986
Escola Polivalente Dr. Tharsis CamposVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1984 - 12/1986
Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Inglesa, Lingua Portuguesa
1971 - 1978
Colegio Nossa Senhora Mãe de DeusVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1971 - 12/1978
Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Inglesa, Lingua Portuguesa
1968 - 1970
Colégio Estadual João Netto de CamposVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1968 - 12/1970
Direção e administração, Departamento de Comunicação Expressão, .,Cargo ou função, Coordenadora do Departamento de Comunicação e Expressão.
-
02/1967 - 12/1969
Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa
2016 - Atual
Academia Catalana de LetrasVínculo: Sem fins lucrativos, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - Atual
autônomoVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: professora particular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sônia Maria Ferreira Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?