Jurema Coutinho Braga
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna(1971), especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna(1987) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Normal Zulamith Bittencourt(1961). Atualmente é professora de graduação da Universidade Iguaçú, professor titular do Colégio Santos Dumont e professor titular do Fundação São José. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Participação em eventos
XXIV Encontro Norte Fluminense de Língua e Literatura.XXIV Encontro Norte Fluminense de Língua e Literatura. 2002. (Encontro).
IX Semana de Educação e Letras.IX Semana de Educação e Letras. 2002. (Outra).
.Palestra: A sedução da palavra - 2001. 2001. (Outra).
.Palestra: Comunicação. 2001. (Outra).
Participação em bancas
BRAGA, Jurema Coutinho. Poesia de Carlos Drummond de Andrade: Contribuição para o desenvolvimento lingüístico do aluno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Discussão de propostas para o ensino de língua materna. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Coesão e coerência textuais no processo comunicacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Estratégias para a escrita eficaz: desafios do professor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Gramática normativa: uma visão contextualizada na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Desempenho lingüístico oral em situações formais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Questão celibatária nas obras: Eurico, o presbítero e O crime do Padre Amaro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Leitura: alavanca para o sucesso do aluno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. A importância da leitura na produção textual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Comparação entre a visão tradicional da gramática e a lingüística contemporânea. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Norma padrão do português: real ou ideal?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. A arte da produção textual fazendo história. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. do Nascimento.Texto: compreensão, aplicabilidade, contextualização.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. A linguagem e sua influência decisiva no exercício da cidadania. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Vernáculo brasileiro: a língua falada no Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Ortografia: instrumento facilitador da comunicação na modalidade escrita. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Martins.A música no ensino de literatura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. de Almeida.A heteronimia de Fernando Pessoa como forma de fragmentação e negação do eu manifestando a solidão do poeta. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Leitura: fonte e aquisição de saberes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Siqueira.Aplicabilidade dos temas transversais na leitura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. O lirismo na tragédia das personagens Dora (Capitães de areia) e Macabéia (A hora da estrela). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Leitura: processo iniciado na alfabetização como ponte para a leitura no ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. Texto e imagem: um diálogo de linguagens na literatura infanto-juvenil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. A importância de arquivar poesias de Mariao M.Neto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
BRAGA, Jurema Coutinho. O ensino de língua inglesa: uma perspectiva interdisciplinar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú.
Orientou
A redação como fator importante no vestibular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú; Orientador: Jurema Coutinho Braga;
Gramática: (re)pensando o seu uso no processo ensino-aprendizagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú; Orientador: Jurema Coutinho Braga;
C; Palermo; Língua Portuguesa: Origem, História e Evolução; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Iguaçú; Orientador: Jurema Coutinho Braga;
Produções bibliográficas
-
BRAGA, Jurema Coutinho . Sarau de poesias com o poeta Gilberto Mendonça Teles. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAGA, Jurema Coutinho . A Certidão de Nascimento do Brasil - A Carta de Pero Vaz de Caminha. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAGA, Jurema Coutinho . Vitrine de Palavras. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAGA, Jurema Coutinho . Segredos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAGA, Jurema Coutinho . O poder da palavra dos pais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAGA, Jurema Coutinho . Construindo o Texto. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAGA, Jurema Coutinho . Areia de Maré Baixa e Igarapés. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAGA, Jurema Coutinho . Flora em Versos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
BRAGA, Jurema Coutinho . A língua como fator de comunicação e de interação interdisciplinar e momento cultural. 2001. (Coordenação de trabalho).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Iguaçú. , Campus V, Itaperuna, RJ - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - Atual
Fundação São JoséVínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Redação
2001 - Atual
Universidade IguaçúVínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de graduação, Carga horária: 0
Outras informações:
Rede privada: 01/03/2001 até a presente data.
Atividades
-
02/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas do Português I, II e III (10 aulas), Latim I (2 aulas)
-
03/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa III período (3 aulas semanais), Expressão Oral e Escrita I período (2 aulas semanais), Expressão Oral e Escrita II período (2 aulas semanais), Literatura Brasileira I período (2 aulas semanais), Literatura Brasileira II período (3 aulas semanais), Literatura Brasileira IV período (4 aulas semanais), Língua e Literatura Latina III período (3 aulas semanais), Língua e Literatura Latina IV período (3 aulas semanais), Prática de Ensino de Literatura I (2 aulas semanais), Prática de Ensino de Literatura II (2 aulas semanais), Prática de Ensino de Português I (2 aulas semanais), Prática de Ensino de Português II (2 aulas semanais), Estágio Supervisionado (Português / Literatura)
1998 - Atual
Colégio Santos DumontVínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Redação
1972 - 1995
Colégio Estadual Marechal DeodoroVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 0
Outras informações:
Atualmente aposentada
Atividades
-
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora de área.
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira
1963 - 1981
C E Luiz FerrazVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 0
Atividades
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jurema Coutinho Braga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?