Cristiane Toller Bray

Possui graduação em Psicologia (bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Mestre em Psicologia, pela mesma universidade (2009), na linha de pesquisa "Constituição Psicossocial da Subjetividade e do Conhecimento". Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, Métodos e Técnicas em Pesquisa. Possui outra graduação: Pedagogia-Licenciatura, pelo Centro Universitário de Maringá (2011).

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2011 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Psicólogos na rede particular de ensino: possibilidades, limites e superações na atuação
Marilene Proença Rebello de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Psicologia

2008 - 2009

Universidade Estadual de Maringá
Título: Queixas escolares na perspectiva de educadores das redes pública e privada: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural,Ano de Obtenção: 2009
Nilza Sanches Tessaro Leonardo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Pedagogia

2007 - 2011

Centro Universitário de Maringá

Graduação em Psicologia

2002 - 2006

Universidade Estadual de Maringá
Título: Relacionamento amoroso entre jovens: valores da pós-modernidade
Orientador: Edimilson Wantuil Freitas de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

PSICOLOGIA JURÍDICA. (Carga horária: 68h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Histórico-Cultural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Métodos e Técnicas em pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Psicólogos nas redes pública e privada de ensino: condições de trabalho, dificuldades e desafios. 2014. (Congresso).

II Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional- ABRAPEE.Expectativa dos contratantes: o que esperam do trabalho do psicólogo na escola privada?. 2014. (Encontro).

XI CONPE- Congresso nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Psicólogos inseridos na escola privada: condições de trabalho, prática e desafios. 2013. (Congresso).

III Seminário Internacional "Educação Medicalizada: reconhecer e acolher as diferenças.TDAH e Atenção Voluntária na Psicologia Histórico-Cultural: entre a cristalização e a possibilidade de mudança. 2013. (Seminário).

II Seminário de Políticas Públicas para o enfrentamento das dificuldades no processo de escolarização.Políticas públicas do estado e do município de São Paulo relacionadas ao enfrentamento das dificuldades no processo de escolarização. 2013. (Seminário).

Workshop "Intervenção como um método de pesquisa nas práticas educacionais e profissionais" com Seth Chaiclin. 2013. (Outra).

IV Congresso Interno do Instituto de Psicologia - USP. A inserção do psicólogo na escola privada: análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural. 2012. (Congresso).

IV Congresso Latinoamericano de psicologia ULAPSI. A atuação de docentes de escolas públicas e privadas diante as dificuldades de aprendizagem: uma análise a artir da Psicologia Histórico-Cultural. 2012. (Congresso).

XIII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE- e III Seminário Conjunto LIEPPE/GEPAPe intitulado: O sentido Histórico da crise em Psicologia: Linguagem e Cultura. 2012. (Seminário).

Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar- LIEPPE- intitulado Análise de práticas de pesquisa e de intervenção na perspectiva histórico-cultural. 2012. (Seminário).

IV Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional.Proposta de avaliação da queixa escolar na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. 2012. (Encontro).

I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional- ABRAPEE.O psicólogo na escola privada: análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural. 2012. (Encontro).

Curso "Artigo Científico: dos fundamentos à submissão". 2012. (Outra).

Mini-curso intitulado Teoria Histórico-Cultural: dos continuadores e das suas elaborações. 2012. (Outra).

Mini-curso intitulado: Enfrentamento das queixas escolares e da medicalização pelo trabalho educativo. 2012. (Outra).

Difusão e atualidade do legado de Lev S. Vigotski: contribuições de Pablo del Rio. 2012. (Outra).

X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Educadores de escola privada e a queixa escolar: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural e Queixas escolares na perspectiva de educadores de escola pública: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Congresso).

Seminário: O conceito de mediação na teoria Histórico-Cultural: implicações para o ensino e a pesquisa. 2011. (Encontro).

IV CBEE- Congresso Brasileiro de Educação Especial. Formação de educadores para a inclusão numa sociedade excludente. 2010. (Congresso).

I Seminário Internacional - A Educação medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos.Compreensão contra-hegemônica sobre o TDAH: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural. 2010. (Seminário).

X Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar- LIEPPE- intitulado Expressões do método materrialista, histórico e dialético em pesquisas recentes em Psicologia e Educaçãoia. 2010. (Seminário).

II Simpósio de práticas inclusivas: Desafios da aprendizagem. 2010. (Simpósio).

IV Congresso Internacional e X Semana de Psicologia. A queixa escolar e o processo de auto-regulação na criança. 2009. (Congresso).

IV Congresso Internacional e X Semana de Psicologia. Fracasso escolar e imprensa escrita: uma contribuição Histórico-Cultural. 2009. (Congresso).

IV Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.A contribuição da Psicologia Histórico-Cultural para o entendimento do Transtorno de Déficit de atenção. 2009. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores. Novos debates, velhas questões: Políticas públicas e Educação Inclusiva. 2008. (Congresso).

Curso de Extensão "Introdução a História das Idéias Pedagógicas no Brasil", ministrado por Saviani, D.. 2008. (Outra).

Evento Inaugural do ano letivo de 2008, realizado pela UEM, no dia 03/03/08, através do programa de Pós-Graduação em psicologia. 2008. (Outra).

Evento de Extensão: A formação da sociedade sob a égide do Liberalismo. 2008. (Outra).

III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia: coletividade, subjetividade na sociedade contemporânea. Relacionamento amoroso entre jovens: valores da pós-modernidade. 2007. (Congresso).

III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia: coletividade, subjetividade na sociedade contemporânea. 2007. (Congresso).

VIII Semana de Psicologia, III Simpósio a educação que se faz especial e II encontro Paranaense de Psicologia escolar e educacional.Psicologia frente a queixa escolar: relato de intervenção em uma escola pública. 2006. (Simpósio).

VIII Semana de Psicologia, III Simpósio a educação que se faz especial e II encontro Paranaense de Psicologia escolar e educacional.Programa de Qualidade de Vida: Relato de Experiência. 2006. (Simpósio).

VIII Semana de Psicologia, III Simpósio a educação que se faz especial e II encontro Paranaense de Psicologia escolar e educacional. 2006. (Simpósio).

Evento de Extensão: reflexões psicanalíticas. 2006. (Outra).

Conversas paralelas II: a relação mãe e filha. 2006. (Outra).

Evento de Extensão: reflexões psicanalíticas. 2006. (Outra).

II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psicologia da UEM. 2005. (Congresso).

I Simpósio Internacional do Adolescente - adolescência hoje: desafios, práticas e políticas. 2005. (Simpósio).

Evento de Extensão: questões éticas na formação e atuação do psicólogo. 2005. (Outra).

II seminário sobre prevenção e tratamento da dependência química e III Semana de prevenção ao uso indevido de drogas. 2005. (Outra).

III Fórum de Extensão e Cultura da UEM: perspectivas da extensão universitária e da prestação de serviços. 2005. (Outra).

II Seminário Regional: redução dos danos em debate. 2004. (Seminário).

II Simposio de Educação: a educação que se faz especial. 2004. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Psicologia. DO ESTADO DE NATUREZA À CONSTITUIÇÃO DE UMA SOCIEDADE CIVIL: UM RESGATE DO PENSAMENTO LOCKIANO PARA A COMPREENSÃO DA CONCEPÇÃO DE HAYEK SOBRE O ESTADO LIBERAL. 2003. (Congresso).

I Congresso Internacional de Psicologia. 2003. (Congresso).

Seminario com Iray Carone. 2003. (Seminário).

I Forum norte paranaense de abordagem gestáltica: Novos paradoxos em Psicologia. 2003. (Simpósio).

Evento de Extensão: Ciclo de Palestras de Profissionais de Psicologia. 2003. (Outra).

Jornada de Psicologia hospitalar e transtornos alimentares e obesidade. 2003. (Outra).

O sujeito na epistemologia Genética. 2003. (Outra).

Ciclo de estudos sobre deficiência. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: José Eduardo Pensado; Josiane Cristina Zanfelice e outros

BRAY, Cristiane Toller. Estudo do impacto da compra à vista em relação a compra à prazo no setor automotivo na cidade de Rio Claro- SP. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mercado Financeiro e Controladoria) - Faculdade de Tecnologia FATEP - Rio Claro.

Aluno: Jessica M

BRAY, Cristiane Toller. dos Santos Bergoce; Juliana G. Alencar e outros. Finanças comportamentais aplicadas: viés ancoragem nas tomadas de decisões em alunos de graduação em MBA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mercado Financeiro e Controladoria) - Faculdade de Tecnologia FATEP - Rio Claro.

Aluno: Ricardo Christofoletti

BRAY, Cristiane Toller. A logística com ênfase em eventos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Segurança Privada) - Faculdade de Tecnologia FATEP - Rio Claro.

Aluno: Adenelson Baldin Jr; Bruno G

BRAY, Cristiane Toller. Pereira de Souza e outros.Sistema de Gestão da Qualidade Família ISSO 9000. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Qualidade) - Faculdade de Tecnologia FATEP - Rio Claro.

Aluno: Irismar Neto da Silva; Jéssica R

BRAY, Cristiane Toller. de Carvalho e outros.PNQ: impactos nos resultados organizacionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Qualidade) - Faculdade de Tecnologia FATEP - Rio Claro.

Aluno: Márcio de Godoy Germano

BRAY, Cristiane Toller. Planejamento estratégico de segurança para dignatários, executivos e personalidades. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Segurança Privada) - Faculdade de Tecnologia FATEP - Rio Claro.

Aluno: Fábio Henrique Rocha Luiz

BRAY, Cristiane Toller. Qualidade na segurança privada e segurança clandestina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Segurança Privada) - Faculdade de Tecnologia FATEP - Rio Claro.

Aluno: Norivaldo Barbosa Filho

BRAY, Cristiane Toller. Segurança privada: análise comparativa - abordagem regulamentar sobre o uso de armas de fogo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Segurança Privada) - Faculdade de Tecnologia FATEP - Rio Claro.

Aluno: Eduardo Silva

BRAY, Cristiane Toller. Planejamento estratégico de segurança e análise de riscos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Segurança Privada) - Faculdade de Tecnologia FATEP - Rio Claro.

Aluno: Camila A

BRAY, Cristiane Toller. Chumaker; Débora de Lima Tavares e outros.Qualidade de vida no trabalho: avaliação em uma empresa do setor de plásticos na região de Rio Claro-SP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Qualidade) - Faculdade de Tecnologia FATEP - Rio Claro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marilda Gonçalves Dias Facci

LEONARDO, N. S. T.SouzaFACCI, M. G. D.. QUEIXAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADA: CONTRIBUIÇOES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Joao Batista Martins

Caldas, Roseli Fernandes LIns; Leonardo, Nilza Sanches Tessaro; Antunes, Mitsuko Aparecida Makino; SOUZA, M. P. R.;MARTINS, João Batista. Psicólogos na rede particular de ensino: possibilidades, limites e superações na atuação. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Nilza Sanches Tessaro Leonardo

CALDA, R. F. L.; MARTINS, J. B.; SOUZA, M. P. R.; ANTUNES, M. A.;Leonardo, Nilza Sanches Tessaro. Psicólogos na rede particular de ensino: possibilidades, limites e superação na atuação. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Nilza Sanches Tessaro Leonardo

Leonardo, Nilza Sanches Tessaro. Psicólogos na rede particular de ensino: possibilidades, limites e superação na atuação. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Roseli Fernandes Lins Caldas

SOUZA, M. P. R.; MARTINS J. B.; ANTUNES, M. A. M.; LEONARDO, N. S. T.;CALDAS, ROSELI FERNANDES LINS. Psicologia na rede particular de ensino: possibilidades, limites e superações. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Roseli Fernandes Lins Caldas

CALDAS, R. F. L.; LEONARDO, N. S. T.. A atuação de psicólogos na rede particular de ensino: configurações, desafio e proposições a partir da Psicologia Histórico-Cultural. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA

Souza, Marilene Proença Rebello deCALDAS, R. F. L.; LEONARDO, N. S. T.; ANTUNES, M. A. M.; MARTINS, J. B.. PSICÓLOGOS NA REDE PARTICULAR DE ENSINO: POSSIBILIDADES, LIMITES E SUPERAÇÕES NA ATUAÇÃO. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA

SOUZA, M. P. R.; LEONARDO, N. S. T.;CALDAS, R. F. L.. A atuação de psicológos na rede particular de ensino: configurações, desafios e proposições a partir da Psicologia Histórico-Cultural. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elizabeth Lima

Laboratório de estudos em Epistemologia da Psicologia e Psicologia Genética; ; 2004; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Elizabeth Lima;

Nilza Sanches Tessaro Leonardo

Queixas Escolares na Perspectiva de Educadores das Redes pública e privada: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural; 2009; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nilza Sanches Tessaro Leonardo;

MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA

A Atuação de Psicólogos na rede particular de ensino: possibilidades,limites e superações; 2015; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilene Proença Rebello de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, NILZA SANCHES TESSARO . As queixas escolares na compreensão de educadoras de escolas públicas e privadas. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso) , v. 15, p. 251-261, 2011.

  • LEONARDO, Nilza S. T. ; BRAY, Cristiane Toller ; ROSSATO, S.P.M. . Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 15, p. 289-306, 2009.

  • BRAY, Cristiane Toller . Queixas escolares na perspectiva de educadores das redes pública e privada: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural. In: LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; ROSSATO, Solange Pereira Marques; LEAL, Záira Fátima de Rezende Gonzalez. (Org.). Pesquisas em queixa escolar: desvelando o cotidiano escolar e desmistificando crenças naturalizadas. 1ed.Maringá: EDUEM, 2012, v. , p. 86-126.

  • Braga, Sabrina Gasparetti ; BRAY, Cristiane Toller ; LEITE, Hilusca Alves ; Souza, M.P.R. . TDAH e Atenção Voluntária na Psicologia Histórico-Cultural: entre a cristalização e a possibilidade de mudança. In: III Seminário Internacional 'Educação Medicalizada: reconhecer e acolher as diferenças', 2013, São Paulo. Educação Medicalizada: reconhecer e acolher as diferenças, 2013. p. 1-10.

  • TERRA, B. M. ; PANDITA PEREIRA, A. ; LEITE, Hilusca Alves ; BRAY, Cristiane Toller . Implicações da subjetividade do autor na pesquisa de campo. In: XI CONPE- Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2013, Uberlândia-MG. Compromisso ético-político com a Educação, 2013. p. 1-14.

  • BRAY, Cristiane Toller ; Souza, M.P.R. . Proposta de avaliação da queixa escolar na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. In: IV Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional, 2012, Maringá. Psicologia e Educação: em defesa da escolarização e do desenvolvimento humano, 2012. p. 1-17.

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . A atuação de docentes de escolas públicas e privadas diante as dificuldades de aprendizagem: uma análise a artir da Psicologia Histórico-Cultural. In: IV Congresso Latinoameticano de psicologia ULAPSI, 2012, Montevideo. Construyendo la Identidad Latinoamericana de la Psicología, 2012. p. 1-9.

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . Queixas escolares na perspectiva de educadores de escola pública: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural. In: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. Caminhos trilhados, caminhos a percorrer, 2011. p. 3384-3400.

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . Educadores de escola privada e a queixa escolar: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural. In: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. Caminhos trilhados, caminhos a percorrer, 2011. p. 1823-1840.

  • LEONARDO, Nilza S. T. ; ROSSATO, S.P.M. ; BRAY, Cristiane Toller ; Leal, Z.F.R.G. ; Silva, Valéria Garcia da ; Suzuki, M. ; Mezzomo, R. . A naturalização da queixa-fracasso escolar: um estudo a partir de publicações científicas. In: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. Psicologia escolar: caminhos trilhados, caminhos a percorrer, 2011. p. 438-455.

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . Formação de educadores para a inclusão numa sociedade excludente. In: IV CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. IV CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010.

  • BRAY, Cristiane Toller ; ROSSATO, S.P.M. ; FACCI, Marilda Gonçalves Dias ; LEONARDO, Nilza S. T. . Fracasso escolar e imprensa escrita: uma contribuição Histórico-Cultural. In: IV Congresso Internacional de Psicologia X Semana de Psicologia da UEM, 2009, Maringá-PR. Conhecimento e saúde mental:compromisso com o desenvolvimento humano, 2009.

  • LEITE, Hilusca Alves ; BRAY, Cristiane Toller ; JUSTI, Marisa Garbrecht de ; TULESKI, Silvana Calvo . A queixa escolar e o processo de auto-regulação na criança. In: IV Congresso Internacional de Psicologia X Semana de Psicologia da UEM, 2009, Maringá-PR. Conhecimento e saúde mental: compromisso com o desenvolvimento humano, 2009.

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEITE, Hilusca Alves ; TESSARO, N. S. ; TULESKI, Silvana Calvo . A contribuição da psicologia Histórico-Cultural para o entendimento do Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). In: IV Encontro brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM), 2009, São José do Rio Preto. Socialismo e Educação na América Latina, 2009.

  • ROSSATO, S.P.M. ; BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . Novos debates, velhas questões: Políticas públicas e Educação Inclusiva. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores, 2008, São Carlos. III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores, 2008. p. 01-11.

  • BRAY, Cristiane Toller ; YOSHIZAKI, C T. . Relacionamento amoroso entre jovens: valores da pós-modernidade. In: III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia: coletividade, subjetividade na sociedade contemporânea, 2007, Maringá. Anais do III Congresso Internacional, 2007.

  • BRAY, Cristiane Toller ; Christiane de Cássia Ferraz ; DA SILVEIRA, F. Souza ; CONTI, L Muller ; CAMPANHOLO, K R. ; TESSARO, N. S. . Psicologia frente a queixa escolar: relato de intervenção em uma escola pública. In: VIII Semana de Psicologia, III Simpósio a educação que se faz especial e II encontro Paranaense de Psicologia escolar e educacional, 2006, Maringá. Interfaces da Psicologia no processo de humanização, 2006.

  • BRAY, Cristiane Toller ; CAMPANHOLO, K R. ; Christiane de Cássia Ferraz ; CONTI, L Muller ; DA SILVEIRA, F. Souza ; TANAKA, C. S. . Programa de Qualidade de Vida: Relato de Experiência. In: VIII Semana de Psicologia, III Simpósio a educação que se faz especial e II encontro Paranaense de Psicologia escolar e educacional, 2006, Maringá. Interfaces da Psicologia no processo de humanização, 2006.

  • BRAY, Cristiane Toller ; Maricelma ; Maria Augusta ; Fernando ; Eleonora ; Raquel ; Alessandro ; Lilian ; Eloana ; Natália ; Luciana . Comunidades terapêuticas: modelos, intervenção, atendimentos psicológicos e desafios. In: Evento de Extensão, 2005, Maringá. Perspectivas da extensão universitária e da prestação de serviços, 2005.

  • BRAY, CRISTIANE TOLLER ; Souza, M.P.R. . Psicólogos no ensino privado: referenciais teóricos e práticas profissionais. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar (CONPE/ISPA), 2015, São Paulo. Escolas para todos: políticas públicas e práticas dos psicólogos, 2015.

  • BRAY, Cristiane Toller ; Souza, M.P.R. . Psicólogos nas redes pública e privada de ensino: condições de trabalho, dificuldades e desafios. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia, 2014, São Paulo. Os impactos da Psicologia na sociedade brasileira: a política da ciência e da profissão, 2014.

  • BRAY, Cristiane Toller ; Souza, M.P.R. . Psicólogos inseridos na escola privada: condições de trabalho, prática e desafios. In: XI CONPE- Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2013, Uberlândia-MG. Compromisso ético-político com a Educação, 2013. p. 1-1.

  • SEKKEL, M. C. ; PANDITA PEREIRA, A. ; BRAY, Cristiane Toller ; LEITE, Hilusca Alves ; Souza, M.P.R. . Políticas Públicas Relacionadas ao Enfrentamento das Dificuldades no Processo De Escolarização. In: XI CONPE- Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2013, Uberlândia-MG. Compromisso ético-político com a Educação, 2013. p. 1-1.

  • BRAY, Cristiane Toller ; Souza, M.P.R. . O psicólogo na escola privada: análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural. In: I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, 2012, São Paulo. I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, 2012. p. 78-78.

  • BRAY, Cristiane Toller ; Souza, M.P.R. . A inserção do psicólogo na escola privada: análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural. In: IV Congresso Interno do Instituto de Psicologia - USP, 2012, São Paulo. IV Congresso Interno do Instituto de Psicologia - USP, 2012. p. 1-2.

  • SEKKEL, M. C. ; Souza, M.P.R. ; SCHMIDT, M. L. ; KOVACS, M. J. ; PANDITA PEREIRA, A. ; MATOS, L. P. ; LEITE, Hilusca Alves ; Z.FERREIRA, D. ; GARCIA, M. V. ; TADA, I. ; Facci, M.G.D. ; BRAY, Cristiane Toller . Políticas públicas de educação e de saúde para o enfrentamento das dificuldades escolares. In: IV Congresso Interno do Instituto de Psicologia - USP, 2012, São Paulo. IV Congresso Interno do Instituto de Psicologia - USP, 2012. p. 1-2.

  • BRAY, Cristiane Toller ; Z.FERREIRA, D. ; LEITE, Hilusca Alves ; Souza, M.P.R. . Políticas públicas de educação e suas interfaces com a saúde: análise das propostas da esfera miunicipal de São Paulo. In: I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, 2012, São Paulo. I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, 2012. p. 20-20.

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . Compreensão contra-hegemônica sobre o TDAH: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural. In: I Seminário Internacional: A educação medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos, 2010, São Paulo. I Seminário Internacional: A educação medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos, 2010.

  • BALESTRA, Michele Roberta ; BRAY, Cristiane Toller ; DIAS, Ana Cláudia ; GALINA, Paola Bagatim ; GUIMARÃES, Mariana Tribulato ; GUTIERREZ, Alexandre ; HIGUTTI, Tayani ; LIVANONI, Renata ; TAVARES, Suelen ; TOFALLINI, Alessandro ; WIENBECK, Fernando Rudolf ; ZIMBACK, Lais Lopes ; FERREIRA, Olimpia do Carmo . Um pequeno estudo sobre 'o pequeno Hans'. In: II Congresso Internacional e VII semana de Psicologia, 2005, Maringá- PR. Psicologia:Sociedade e Saberes em transformação, 2005.

  • BRAY, Cristiane Toller . Do estado de natureza à Constituição de uma sociedade civil: um resgate do pensamnto lockiano para a compreensão da concepção de Hayek sobre o estado liberal. In: I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, 2003, Maringá Pr, 2003.

  • BRAY, CRISTIANE TOLLER ; Souza, M.P.R. . Psicólogos no ensino privado: referenciais teóricos e prática profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SEKKEL, M. C. ; Souza, M.P.R. ; MACHADO, A. M. ; SANTOS, A. H. R. ; SCHMIDT, M. L. S. ; LEITE, Hilusca Alves ; PANDITA-PEREIRA, A. ; LARA, J. S. A. ; BRAY, Cristiane Toller . Linha do tempo de políticas públicas de educação e saúde relacionadas ao enfrentamento de dificuldades escolares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAY, Cristiane Toller ; Souza, M.P.R. . Psicólogos nas redes pública e privada de ensino: condições de trabalho, dificuldades e desafios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAY, Cristiane Toller ; Souza, M.P.R. . O psicólogo na escola privada: análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . A atuação de docentes de escolas públicas e privadas diante as dificuldades de aprendizagem: uma análise a artir da Psicologia Histórico-Cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . Queixas escolares na perspectiva de educadores de escola pública: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . Educadores de escola privada e a queixa escolar: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . Queixas escolares na perspectiva de educadores das redes públicas e privadas: contribuição da Psicologia Histórico-Cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . Formação de educadores para a inclusão numa sociedade excludente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAY, Cristiane Toller ; LEITE, Hilusca Alves ; LEONARDO, Nilza S. T. ; TULESKI, Silvana Calvo . A contribuição da Psicologia Histórico-Cultural para o entendimento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAY, Cristiane Toller ; ROSSATO, S.P.M. ; LEONARDO, Nilza S. T. . Fracasso escolar e imprensa escrita: uma contribuição Histórico-Cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Hilusca Alves ; BRAY, Cristiane Toller ; JUSTI, Marisa Garbrecht de ; TULESKI, Silvana Calvo ; BARROCO, S. S. . A queixa escolar e o processo de auto-regulação na criança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSSATO, S.P.M. ; BRAY, Cristiane Toller ; LEONARDO, Nilza S. T. . Novos debates, velhas questões: Políticas públicas e Educação Inclusiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAY, Cristiane Toller ; YOSHIZAKI, C T. . Relacionamento Amoroso entre jovens: valores da pós-modernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAY, Cristiane Toller ; CONTI, L Muller ; Christiane de Cássia Ferraz ; CAMPANHOLO, K R. ; DA SILVEIRA, F. Souza ; TANAKA, C. S. . Programa de Qualidade de Vida: relato de experiência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRAY, Cristiane Toller ; Christiane de Cássia Ferraz ; CAMPANHOLO, K R. ; CONTI, L Muller ; DA SILVEIRA, F. Souza ; TESSARO, N. S. . Psicologia frente a queixa escolar: relato de intervenção em uma escola pública. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRAY, Cristiane Toller ; Eleonora ; Fernando ; Lilian ; Maria Augusta ; Maricelma ; Alessandro ; Eloana ; Luciana ; Natália ; Raquel . Comunidades terapêuticas: modelos, intervenção, atendimentos psicológicos e desafios. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAY, Cristiane Toller . Do Estado de natureza à constituição de uma sociedade civil: um resgate do pensamento lockeano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRAY, Cristiane Toller ; Souza, M.P.R. . Relatório para renovação de bolsa das atividades desenvolvidas em 2013. 2013. (Relatório de pesquisa).

BRAY, Cristiane Toller ; Souza, M.P.R. . Relatório para renovação de bolsa das atividades desenvolvidas em 2012. 2012. (Relatório de pesquisa).

BRAY, Cristiane Toller ; Souza, M.P.R. . Relatório para renovação de bolsa das atividades desenvolvidas em 2011. 2011. (Relatório de pesquisa).

BRAY, Cristiane Toller . Coordenou sessão de Comunicação Oral. 2009. (IV Congresso Internacional e X semana de Psicologia: conhecimento e saúde mental).

BRAY, Cristiane Toller . PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, EDUCAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE HUMANA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAY, Cristiane Toller ; CONTI, L Muller ; Christiane de Cássia Ferraz ; DA SILVEIRA, F. Souza ; CAMPANHOLO, K R. . Programa de Qualidade de Vida e Cidadania da Comunidade Universitária (Pró Vida). 2006. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento Humano, escolarização da criança e do adolescente e processos institucionais: contribuições da Psicologia, Descrição: Trata-se de proposta de cooperação acadêmica entre os Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (MAPSI-UNIR), em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (PEDH-USP) e em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM), cujo desenvolvimento está previsto para o período 2010-2013, apoiada pela CAPES/MEC. Estão previstas missões de estudo, docência e pesquisa, com a participação de docentes e alunos dos três Programas e também estágio pós-doutoral de docentes da UNIR e da UEM junto ao Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP, as quais contribuirão de maneira significativa para que se compreenda e se possa intervir sobre as desigualdades regionais. A promoção de um intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa de três regiões brasileiras permite que se possa ter diferentes olhares sobre a realidade educacional, assim como a formação de quadros de pesquisadores que poderão analisar essa realidade e levantar propostas que auxiliem na efetivação de um ensino de qualidade para todos. Entre as ações previstas está também a realização da pesquisa DESENVOLVIMENTO HUMANO, ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E PROCESSOS INSTITUCIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA , cujos objetivos e metodologia estão organizados a partir de três eixos, relacionados às perguntas: 1) como a Psicologia pode contribuir para a compreensao e superacao dos baixos indices de desempenho escolar no Ensino Fundamental I e II, considerando que tal indice ainda se encontra abaixo da media esperada para paises com desenvolvimento do nivel do Brasil? 2) Como as pesquisas realizadas em nivel de pos-graduacao stricto sensu podem contribuir para a discussao das politicas publicas que constituem tais niveis de Ensino e 3) Como entender a relação estabelecida entre práticas institucionais e politicas publicas em saúde no processo ensino/aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Toller Bray - Integrante / Nilza Sanches Tessaro Leonardo - Integrante / Hilusca Alves Leite - Integrante / Silvana Calvo Tuleski - Integrante / Sonia Mari Shima Barroco - Integrante / José Fernando B. Lomonaco - Integrante / Lino de Macedo - Integrante / Ronilda Ribeiro - Integrante / Maria Júlia Kovács - Integrante / Maria Luiza Schmidt - Integrante / Marilda Gonçalves Dias Facci - Integrante / Iracema Neno Cecílio Tada - Integrante / Marli Lúcia T. Zibetti - Integrante / Luis Alberto Matos - Integrante / Neusa dos SAntos Tezzari - Integrante / José Juliano Cedaro - Integrante / Elisabeth Antonia Leonel de Moraes Martines - Integrante / Laura Villares de Freitas - Integrante / Marie Claire Sekkel - Integrante / Henriette Togniette Penha Morato - Integrante / Ana Maria Loffredo - Integrante / Paulo Endo - Integrante / Maria Ivonete Tamboril - Integrante / Maria Lucia Boarini - Integrante / Vanessa Aparecida Alves de Lima - Integrante / Melissa Medeiros - Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza - Coordenador / Angelina Pandita Pereira - Integrante / Bruna Mares Terra - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Fracasso/Queixa Escolar e a Psicologia Histórico-Cultural: um estudo exploratório, Descrição: Atualmente são muitas as queixas apresentas pela escola, principalmente no que se refere à dificuldade de aprendizagem. É visível que o sistema educacional brasileiro não vem conseguindo cumprir com a função de ensinar todos os alunos. Na maioria das vezes centram-se nas próprias crianças as explicações para esse fracasso escolar. Ainda é muito comum à escola atribuir a responsabilidade ao aluno e a sua família pelo não aprendizado, como também é freqüente a prática de psicologizar e medicalizar as queixas escolares mesmo depois de várias décadas de discussões acerca desta temática, vários estudos (Moisés, 2001, Machado, 1997, dentre outros) mostram que a maioria das crianças encaminhadas para avaliação psicológica com queixas escolares não apresentam nenhuma dificuldade orgânica ou emocional que justifique seu problema. Entretanto, vale ressaltar que os estudos que questionam as práticas psicologizantes em relação à queixa escolar vem sendo desenvolvidos por profissionais que trabalham dentro de uma perspectiva crítica da Psicologia. Levanta-se então os seguintes questionamentos: quais são os resultados e as conclusões obtidos por estudos nos quais os pesquisadores não trabalham dentro de uma perspectiva crítica? Será que também fazem criticas a prática de atribuir apenas a criança responsabilidade pelo seu fracasso? Diante disto, pretende com este estudo, em um primeiro momento estudar e aprofundar o conhecimento em relação à aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e, em um segundo momento fazer uma busca das produções científicas desenvolvidas com essa temática desde a década de 1980 até o momento atual, objetivando identificar as abordagens teóricas, bem como os principais e resultados e conclusões obtidos pelos respectivos estudos/pesquisas. Os dados serão coletados em banco de dados e indexadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiane Toller Bray - Integrante / Nilza Sanches Tessaro - Coordenador / Solange P. Marques Rossato - Integrante / Valéria Garcia da Silva - Integrante / Zaira Fátima de Rezende Gonzalez Leal - Integrante / Mariana Suzuki - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Grupo de Pesquisa: Psicologia Histórico-Cultural e Educação, Descrição: Os estudos desenvolvidos pelo grupo estão sendo compreendidos sob os referenciais da Psicologia Histórico-Cultural, inicialmente elaborada por L. S. Vigotski (1896-1934) sendo depois continuada pelos psicólogos soviéticos tais como Luria, Leontiev, Davidov, Elkonin, Galperin entre outros. Consideramos imprescindível recuperar a historicidade do pensamento de Vigotski, ausente nas traduções e textos da maioria dos intérpretes contemporâneos que respondem pela ampla divulgação dessa teoria no meio educacional, principalmente no Brasil, pois, desta forma, pode-se situar historicamente a época e as influências da sociedade socialista na elaboração de uma Psicologia Marxista. Temas como formação dos processos psicológicos superiores, nível de desenvolvimento real e próximo, mediação instrumental, conceitos científicos, educação especial, avaliação psicológica, trabalho do professor, interações sociais/relações interpesoais, Psicologia da Arte, entre outros aspectos da teoria vigotskiana são imprescindíveis quando se tem como meta entender a subjetividade humana presente no espaço intra-escolar para além dos paradigmas idealistas e positivistas, apreendendo-na como uma construção histórica e, portanto, passível de modificação pela ação humana coletiva. A partir desse referencial teórico os pesquisadores desse grupo reconhecem que as contribuições da ciência psicológica devem buscar a compreensão e explicação do homem contemporâneo e a prática social que ele exercita considerando a interlocução entre a Psicologia e outras áreas do saber, como a História e a Educação. Ano de formação:2003.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Toller Bray - Integrante / Silvana Calvo Tuleski - Coordenador / Sonia Mari Shima Barroco - Integrante.

  • 2003 - 2005

    Laboratório de estudos em Epistemologia e Psicologia Genética, Descrição: Projeto de Ensino. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (31) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cristiane Toller Bray - Integrante / Christiane de Cássia Ferraz - Integrante / Kenia R Campanholo - Integrante / SUZUKI, Raquel Akemi Ribeiro - Integrante / Carlos Henrique Bohn - Integrante / Elizabeth Lima - Coordenador / Fernanda Gonçalves, Kaminsky - Integrante.

  • 2002 - 2004

    Estudos sobre a História da Psicologia - uma tentativa de elaboração de texto didático, Descrição: Projeto de Ensino. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cristiane Toller Bray - Integrante / Luciana Muller Conti - Integrante / Lenita Gama Cambaúva - Coordenador / Marcos Leandro Kiplan - Integrante / Tatiane de Azevedo Coutinho - Integrante / Jovana Maria Marin - Integrante / Rebeca Muller Kakuda - Integrante / Estela V. Lania - Integrante / Saulo L. Fernandes - Integrante / Raphael Gonçalves Carvalho - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista pela CAPES, Enquadramento Funcional: Tutoria Presencial, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutora presencial do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância da Universidade Federal Fluminense (UFF) integrado à Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a prefeitura de São Paulo. Tutora a distância do curso de Aperfeiçoamento em "A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola" desde 05/2015, oferecido pela UNIFESP (Guarulhos). Bolsista pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Eduação (FNDE), cumprindo 20 horas/semanais.

  • 2010 - 2011

    Faculdade de Tecnologia Rio Claro

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Docente, no período noturno, da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, nos cursos de Tecnologia: Gestão da Qualidade e Gestão de Segurança Privada. No 1°semestre de 2010 ministrou a disciplina Tópicos em Psicopedagogia no curso de Especialização Lato Sensu em Gestão e Direito Educacional.

  • 2008 - 2009

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Mestrado em Psicologia -UEM, Enquadramento Funcional: mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2008 - 12/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2015

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Doutorado Psic.Escolar-USP, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista pela CAPES.

  • 2012 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino- PAE) com carga horária semanal de 6 horas, durante o 2º semestre de 2012, tendo desenvolvido atividades didáticas junto à disciplina "Psicologia e Educação", sob supervisão da profª Drª Marilene Proença Rebello de Souza, no Instituto de Psicologia-USP.

  • 2015 - 2015

    Universidade Aberta do Brasil/ UNIFESP

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Parcial, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutora a distância do curso de EAD de Aperfeiçoamento em "A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na escola", oferecido pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

  • 2014 - 2014

    Universidade Nove de Julho

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Docente, no período noturno, da disciplina Avaliação no Campo da Educação, no curso de Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Avaliação Psicológica. Campus Memorial. Carga horária: 36h/a. De fevereiro a abril. Docente, no período noturno, da disciplina Bioética, no curso de Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Análises Clínicas. Campus Memorial. Carga horária: 36h/a. De março a maio. Docente, no período noturno, da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência e Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Campus Memorial. Carga horária: 36h/a. De março a maio.