Kenia Repiso Campanholo

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá e Especialização em Neuropsicologia e em Reabilitação Neuropsicológica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Mestre e Doutora em Ciências junto ao departamento de Neurologia da FMUSP. Pesquisadora pós-doutoranda e colaboradora do Centro de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia do HC-FMUSP.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências

2018 - 2022

Faculdade de Medicina da USP
Título: Correlação entre Avaliação Neuropsicológica e Imagem de mielina com PET-PIB e ressonância magnética nos diferentes fenótipos de Esclerose Múltipla
Daniele de Paula Faria. Palavras-chave: Esclerose Múltipla; Cognição; Funcionalidade.

Mestrado em Neurociência

2012 - 2015

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Título: Perfil Cognitivo de Pacientes pós-AVC de artéria basilar, Ano de Obtenção: 2015
Eliane Correa Miotto.Palavras-chave: Neuropsicologia; neurologia; AVC; artéria basilar.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Especialização em Reabilitação Neuropsicológica

2009 - 2010

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Título: Efeitos da Reabilitação Neuropsicológica a partir de treinos cognitivos e da neuroestimulação
Orientador: Profa. Dra. Eliane Correa Miotto

Especialização em Especialização em Neuropsicologia

2007 - 2008

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Título: Influências da Reserva Cognitiva em Idosos sem Diagnóstico de Demência
Orientador: Profa. Dra. Eliane Correa Miotto

Graduação em Psicologia

2002 - 2006

Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutorado

2024

Pós-Doutorado. , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

2023 - 2024

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Formação complementar

2011 - 2011

Metas e Av. de Resultados em Reab Neuropsicológica. (Carga horária: 8h). , Centro Paulista de Neuropsicologia - REAB, CPN-REAB, Brasil.

2011 - 2011

The Fundamentals of CBT: Interative Online Course. , Massachusetts General Hospital, MGH, Estados Unidos.

2009 - 2009

III Curso de Conceitos de Psicofarmacologia. (Carga horária: 14h). , Instituto de Psiquiatrica da Faculdade de Medicina da USP, IPQ-FMUSP, Brasil.

2008 - 2008

I Curso Introdutório à Liga de Neurologia Cognitiv. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.

2006 - 2006

Curso Teórico Prático em Psicologia Hospitalar. , Hospital Infantil Pequeno Príncipe, HIPP, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em Aperfeiçoamente Em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 128h). , Hospital Paraná, HOSPITAL PARANÁ, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Tópicos Avançados Em Psicanálise. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: NEUROCIÊNCIA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Intervenção Neuropsicológica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Pesquisa científica.

Organização de eventos

CAMPANHOLO, Kenia Repiso . VII Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde: "Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: Para que e Para quem?. 2013. (Congresso).

CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; Licua ; Benute, G.R.G. ; Miotto, E.C. . VI Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde e III Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neurociência. 2011. (Congresso).

SOUZA, Edmilson Wantuil Freitas de ; MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos ; SANCHES, Nilza Tessaro ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso . I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia da UEM. 2003. (Congresso).

Participação em eventos

BCTRIMS. Reabilitação em Esclerose Múltipla. 2019. (Congresso).

Brain, Behavior and Emotions. 2018. (Congresso).

BCTRIMS. Avaliações neuropsicológicas: escalas validadas no Brasil. 2017. (Congresso).

BCTRINS. Neuropsychological abnormalities in multiple sclerosis patients. 2017. (Congresso).

VII Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde: " "Avaliação Psicológica e Neuropsicológica no Hospital: Para que e Para Quem?". 2013. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Neurologia. Perfil Cognitivo de Sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico e doença oclusiva da artéria basilar. 2012. (Congresso).

VI Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde:. 2011. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Déficits cognitivos associados à Encefalopatia Hepática em pacientes com Hepatite C. 2010. (Congresso).

Semana de Psicologia.Mesa Redonda - Neuropsicologia. 2010. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Tecnologia e (Re) Habilitação Cognitiva. Influências da Reserva Cognitiva no processo de reabilitação. 2008. (Congresso).

Conversas Paralelas II - A Relação Mãe e Filha. 2006. (Outra).

VIII Semana de Psicologia, III Simpósio a Educação de que se Faz Especial e II Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional.Programa de Qualidade de Vida: relato de experiência. 2006. (Outra).

II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psicologia da UEM. O Brincar no Contexto de Hospitalização Infantil. 2005. (Congresso).

Imagens Adolescentes. 2005. (Seminário).

Questões Éticas na Formação e Atuação do Psicólogo. 2005. (Outra).

Mini-curso de Psicologia Corporal. 2004. (Outra).

XI Encontro Paranaense de Psicologia. 2004. (Encontro).

1ª Jornada de Estudos: O assédio moral nas relações do trabalho. 2003. (Outra).

I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia de UEM. 2003. (Congresso).

I Fórum Norte-Paranaense de Abordagem Gestáltica: Novos Paradoxos em Psicologia. 2003. (Outra).

II Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos. 2003. (Congresso).

Jornada de Psicologia Hospitalar & Transtornos Alimentares e Obesidade. 2003. (Outra).

Simpósio a Educação que se faz especial: debates e proposições. 2003. (Simpósio).

Seminários com Cecília Coimbra. 2002. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Laura cavalcanti

FARIA, D. P.; ZIMMER, E. R.; COUTINHO, A. M. N.;Kenia Repiso Campanholo. Imagem PET para avaliação de neuroinflamação no envelhecimento de pessoas com Síndrome de Down. 2024. Dissertação (Mestrado em ciências) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

SANTOS, D. M.; SANTOS, N. O.; ROSSI, L.;CAMPANHOLO, Kenia Repiso. NÚCLEO DE INTERCONSULTA PSICOLÓGICA EM ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES COM CONDIÇÕES MÉDICAS DA DIVISÃO. 2014. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Lucia, M. C. S.; Santos, A.O.; Zaninotto, A.L.;CAMPANHOLO, Kenia Repiso. PSICOLOGO - NÚCLEO DE NEUROPSICOLOGIA DA DIVISÃO DE PSICOLOGIA DA DIRETORIA EXECUTIVA DO INSTITUTO CENTRAL. 2011. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Orientou

ADRIANA SAID DAU

O IMPACTO DA RESERVA COGNITIVA NO ENVELHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ESCOLARIDADE COMO FATOR NEUROPROTETOR; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Centro de Estudos em Neurociências "Prof; Dr; Raul Marino Jr; "; Orientador: Kenia Repiso Campanholo;

Cindy Pereira de Almeida Barros Morão

PERFIL DE DESEMPENHO EM BATERIA NEUROPSICOLÓGICA DE UMA ADOLESCENTE COM DISCALCULIA COMPARADO A UMA ADOLESCENTE SEM HISTÓRIA DE TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Centro de Estudos em Neurociências "Prof; Dr; Raul Marino Jr; "; Orientador: Kenia Repiso Campanholo;

BÁRBARA SPENCIERE

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE UM CASO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Centro de Estudos em Neurociências "Prof; Dr; Raul Marino Jr; "; Orientador: Kenia Repiso Campanholo;

Mariana Cristina de Souza e Silva

FLEXIBILIDADE COGNITIVA NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM PERFIL DE DESEMPENHO DE PACIENTES DISLÉXICOS NO WISCONSIN CARD SORTING TEST; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Centro de Estudos em Neurociências "Prof; Dr; Raul Marino Jr; "; Orientador: Kenia Repiso Campanholo;

Gabriel Gaudencio do Rego

REAVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE UMA PACIENTE COM QUADRO DEMENCIAL: ESTUDO DE CASO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Centro de Estudos em Neurociências "Prof; Dr; Raul Marino Jr; "; Orientador: Kenia Repiso Campanholo;

Evelyn Gaspar Balbino

PERFIL NEUROPSICOLÓGICO DE UM PRÉ-ADOLESCENTE COM TRANSLOCAÇÃO CROMOSSÔMICA NÃO BALANCEADA t(8;16) E HIPOTIREREOIDISMO CONGÊNITO TRANSITÓRIO: ESTUDO DE CASO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Especialização em Neuropsicologia) - Centro de Estudos em Neurociências "Prof; Dr; Raul Marino Jr; "; Orientador: Kenia Repiso Campanholo;

Mariana Montanher

ADAPTAÇÃO DO CONTROLLED ORAL WORD ASSOCIATION TEST (COWAT) PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA; 2012; Orientação de outra natureza; (Aprimoramento em Psicologia Hospitalar) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Orientador: Kenia Repiso Campanholo;

Produções bibliográficas

  • DE LUCENA, LETÍCIA ZORANTE ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; PEREIRA, SAMIRA LUIZA APÓSTOLOS ; TAVORA, DANIEL GURGEL FERNANDES ; CALLEGARO, DAGOBERTO ; BUCHPIGUEL, CARLOS ALBERTO ; PITOMBEIRA, MILENA SALES ; DE PAULA FARIA, DANIELE . Evaluation of myelin content in the spinal cord of patients with multiple sclerosis: A positron emission tomography study. Multiple Sclerosis and Related Disorders , v. 93, p. 106248, 2025.

  • CAMPANHOLO, KENIA R. ; FARIA, GRAZIELLA A. S. ; PITOMBEIRA, MILENA S. ; APÓSTOLOS-PEREIRA, SAMIRA L. ; CALLEGARO, DAGOBERTO ; BUCHPIGUEL, CARLOS ALBERTO ; DE PAULA FARIA, DANIELE . Lifestyle, Cognition, and Disability Outcomes in Multiple Sclerosis: A Comprehensive Cohort Study. Sclerosis , v. 2, p. 394-404, 2024.

  • CAMPANHOLO, KR ; PITOMBEIRA, MS ; RIMKUS, CM ; MENDES, MF ; APÓSTOLOS-PEREIRA, SL ; BUSATTO FILHO, G ; CALLEGARO, D ; BUCHPIGUEL, CA ; DURAN, FLS ; DE PAULA FARIA, D . Myelin imaging measures as predictors of cognitive impairment in MS patients: A hybrid PET-MRI study. Multiple Sclerosis and Related Disorders , v. 57, p. 103331, 2022.

  • PITOMBEIRA, MILENA SALES ; KOOLE, MICHEL ; CAMPANHOLO, KENIA R. ; SOUZA, ALINE M. ; DURAN, FÁBIO L. S. ; SOLLA, DAVI J. FONTOURA ; MENDES, MARIA F. ; PEREIRA, SAMIRA L. APÓSTOLOS ; RIMKUS, CAROLINA M. ; BUSATTO, GERALDO FILHO ; CALLEGARO, DAGOBERTO ; BUCHPIGUEL, CARLOS A. ; DE PAULA FARIA, DANIELE . Innate immune cells and myelin profile in multiple sclerosis: a multi-tracer PET/MR study. EUROPEAN JOURNAL OF NUCLEAR MEDICINE AND MOLECULAR IMAGING , v. 49, p. 4551-4566, 2022.

  • VAN DER WEIJDEN, CHRIS W. J. ; PITOMBEIRA, MILENA S. ; HAVEMAN, YUDITH R. A. ; SANCHEZ-CATASUS, CARLOS A. ; CAMPANHOLO, KENIA R. ; KOLINGER, GUILHERME D. ; RIMKUS, CAROLINA M. ; BUCHPIGUEL, CARLOS A. ; DIERCKX, RUDI A. J. O. ; RENKEN, REMCO J. ; MEILOF, JAN F. ; DE VRIES, ERIK F. J. ; DE PAULA FARIA, DANIELE . The effect of lesion filling on brain network analysis in multiple sclerosis using structural magnetic resonance imaging. INSIGHTS INTO IMAGING , v. 13, p. 1-13, 2022.

  • ROSA, RENATA F ; UGOLINI-LOPES, MICHELLE REMIÃO ; GANDARA, ANA PAULA ROSSI ; VENDRAMINI, MARGARETE B G ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; DUTRA, LIVIA ; DE ANDRADE, DANIELI CASTRO OLIVEIRA . Cognitive dysfunction and serum levels of brain-derived neurotrophic factor (BDNF) in primary anti-phospholipid syndrome (PAPS). RHEUMATOLOGY , v. 60, p. 179-187, 2021.

  • DAMASCENO, ALFREDO ; AMARAL, JULIANA MACHADO SANTIAGO DOS SANTOS ; BARREIRA, AMILTON ANTUNES ; BECKER, JEFFERSON ; CALLEGARO, DAGOBERTO ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; DAMASCENO, LUCIANA AZEVEDO ; DINIZ, DENISE SISTEROLLI ; FRAGOSO, YARA DADALTI ; FRANCO, PAULA S ; FINKELSZTEJN, ALESSANDRO ; JORGE, FREDERICO M H ; LANA-PEIXOTO, MARCO AURÉLIO ; MATTA, ANDRE PALMA DA CUNHA ; MENDONÇA, ANDRÉIA COSTA RABELO ; NOAL, JANAÍNA ; PAES, RENATA ALVES ; PAPAIS-ALVARENGA, REGINA MARIA ; PEREIRA, ADRIANA GUTTERRES ; SPEDO, CARINA TELLAROLI ; et.al . Normative values of the Brief Repeatable Battery of Neuropsychological Tests in a Brazilian population sample: discrete and regression-based norms. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Online) , v. 76, p. 163-169, 2018.

  • BOA, IZADORA NOGUEIRA FONTE ; RIMKUS, CAROLINA DE MEDEIROS ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; PEREIRA, SAMIRA LUISA APÓSTOLOS ; JUNQUEIRA, THIAGO DE FARIA ; MACHADO, MELISSA DE ALMEIDA RODRIGUES ; CALLEGARO, DAGOBERTO ; OTADUY, MARIA CONCEPCIÓN GARCÍA ; LEITE, CLAUDIA DA COSTA ; MIOTTO, ELIANE CORREA . Longitudinal analysis of verbal episodic memory in patients with relapsing-remitting multiple sclerosis. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Online) , v. 76, p. 302-309, 2018.

  • THIBES, RAISSA BENOCCI ; NOVAES, NATALIA P ; LUCATO, LEANDRO T. ; CAMPANHOLO, KENIA R. ; MELO, LUCIANO M. ; LEITE, CLAUDIA C. ; AMARO JR, EDSON ; BARBOSA, EGBERTO REIS ; BOR-SENG-SHU, EDSON ; CARDOSO, ELLISON FERNANDO ; SATO, JOÃO RICARDO . Altered functional connectivity between precuneus and motor systems in Parkinson?s disease patients. BRAIN CONNECTIVITY , v. 10, p. 643-647, 2017.

  • HIRATA, FABIANA C. C. ; SATO, JOÃO R. ; VIEIRA, GILSON ; LUCATO, LEANDRO T. ; LEITE, CLAUDIA C. ; BOR-SENG-SHU, EDSON ; PASTORELLO, BRUNO F. ; OTADUY, MARIA C. G. ; CHAIM, KHALLIL T. ; CAMPANHOLO, KENIA R. ; NOVAES, NATALIA P. ; MELO, LUCIANO MAGALHÃES ; GONÇALVES, MÁRCIA R. ; DO NASCIMENTO, FELIPE BARJUD PEREIRA ; TEIXEIRA, MANOEL JACOBSEN ; BARBOSA, EGBERTO REIS ; AMARO, EDSON ; CARDOSO, ELLISON FERNANDO . Substantia nigra fractional anisotropy is not a diagnostic biomarker of Parkinson?s disease: A diagnostic performance study and meta-analysis. EUROPEAN RADIOLOGY , v. 27, p. 2640-2648, 2017.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; BOA, IZADORA NOGUEIRA FONTE ; HODROJ, FLÁVIA CRISTINA DA SILVA ARAUJO ; GUERRA, GLAUCIA ROSANA BENUTE ; MIOTTO, ELIANE CORREA ; LUCIA, MARA CRISTINA SOUZA DE . Impact of sociodemographic variables on executive functions. DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA , v. 11, p. 62-68, 2017.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; ROMAO, M. A. ; Machado, M.A.R. ; SERRAO, V. T. ; COUTINHO, D. G. ; Benute, G.R.G. ; Miotto, E.C. ; LUCIA, M. C. S. . Performance of a sample of patients with Mild Cognitive Impairment (MCI), Alzheimer's Disease (AD) and healthy elderly on a lexical decision test (LDT) as a measure of pre-morbid intelligence. DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA , v. 9, p. 265-269, 2015.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; CONFORTO, ADRIANA BASTOS ; RIMKUS, CAROLINA MEDEIROS ; MIOTTO, ELIANE CORREA . Cognitive and Functional Impairment in Stroke Survivors with Basilar Artery Occlusive Disease. BEHAVIOURAL NEUROLOGY , v. 2015, p. 1-7, 2015.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; ROMÃO, MARCOS ANTUNES ; MACHADO, MELISSA DE ALMEIDA RODRIGUES ; SERRAO, VALÉRIA TRUNKL ; COUTINHO, DENISE GONÇALVES CUNHA ; BENUTE, GLÁUCIA ROSANA GUERRA ; LUCIA, MARA CRISTINA SOUZA DE . Performance of an adult Brazilian sample on the Trail Making Test and Stroop Test. DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA , v. 8, p. 26-31, 2014.

  • MIOTTO, E. C. ; Kenia Repiso Campanholo ; Machado, M.A.R. ; SERRAO, V. T. ; LUCIA, M. C. S. ; Scaff, M . Hopkins verbal learning test-revised and brief visuospatial memory test-revised: preliminary normative data for the Brazilian population. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA , v. 70, p. 962-965, 2012.

  • MIOTTO, E. C. ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; Machado, M.A.R. ; Benute, G.R.G. ; Lucia, M. C. S. ; Fráguas, R ; Bacchella, T ; Machado, M.C.C. . Cognitive performance and mood in patients on the waiting list for liver transplantation and their relation to the model for end-stage liver disease. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 68, p. 62-66, 2010.

  • CINALLI, F. Z. ; SERRAO, V. T. ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; JUNGERMAN, F. S. ; Lucia, M. C. S. ; Scaff, M ; MIOTTO, E. C. . INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE IOGA SOBRE O FUNCIONAMENTO COGNITIVO NO ENVELHECIMENTO NORMAL. Psicologia Hospitalar , v. 6, p. 88-99, 2008.

  • MIOTTO, ELIANE CORREA ; CAMPANHOLO, KENIA R. ; SERRAO, VALÉRIA TRUNKL ; TREVISAN, B. T. . Manual de Avaliação Neuropsicológica: a prática da testagem cognitiva. 2. ed. São Paulo: Editora Memnon, 2023. v. 1. 567p .

  • MIOTTO, E. C. ; SERRAO, V. T. ; TREVISAN, B. T. ; CAMPANHOLO, KENIA R. . Manual de Avaliação Neuropsicológica ? Volume 2: Testes de Aplicação Restrita a Psicólogos. 1. ed. São Paulo: Memnon, 2019. v. Vol2.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; MIOTTO, E. C. ; TREVISAN, B. T. ; SERRAO, V. T. . Manual de Avaliação Neuropsicológica: A prática da testagem cognitiva. 1. ed. São Paulo: Memnon, 2018. v. 1. 254p .

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; ADDA, C. C. ; CALLEGARO, D. . Esclerose Múltipla: Alterações Neuropsicológicas. In: Eliane Correa Miotto, Mara Cristina Souza de Lucia e Milberto Scaff. (Org.). Neuropsicologia Clínica. 2ed.São Paulo: Roca, 2016, v. , p. 169-.

  • Lucia, M. C. S. ; Fráguas, R ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso . Depressão Associada a Quadro Neurológicos. In: Eliane Correa Miotto, Mara Cristina Souza de Lucia e Milberto Scaff. (Org.). Neuropsicologia Clínica. 1ed.São Paulo: Rocca, 2016, v. , p. 341-354.

  • MIOTTO, E. C. ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; Machado, M.A.R. . Alterações cognitivas em pacientes pós-AVC isquêmico. In: Paulo Henrique Pires Aguiar; Marcio F. Lehmann; Renata Faria Simm; Ápio Claudio Antunes; Ricardo Ramina; Damacio Ramón Kaiman Maciel. (Org.). Tratado de Neurologia Vascular - Princípios Básicos, Diagnóstico e Terapêutica. 1ed.São Paulo: Roca, 2012, v. , p. 119-127.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso . Espelho, espelho meu, existe alguém mais perfeito que eu?. O Cidadão, Fernandópolis, 30 nov. 2008.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso . Depressão e tristeza: o que é doença?. O Cidadão, Fernandópolis, 19 out. 2008.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso . Matenha seu cérebro em dia. O cidadão, Fernandópolis, 14 set. 2008.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso . Crianças agitadas ou hiperativas - como a neuropsicologia pode ajudar?. Folha de Fernandópolis, Fernandópolis.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; TANAKA, Catarina Satiko ; FERRAZ, Christiane de Cássia ; BRAY, Cristiane Toller ; SILVEIRA, Fernanda Souza da ; CONTI, Luciana Muller . Programada de qualidade de vida: relato de experiência. In: VIII Semana de Psicologia, III Simpósio a Educação de se faz especial e II Encontro paranaense de Psicologia Escolar e Educacional, 2006, Maringá. Anais do III Simpósio a Educação que se faz Especial. Maringá, 2006.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; SANCHES, Nilza Tessaro ; SILVEIRA, Fernanda Souza da ; FERRAZ, Christiane de Cássia ; BRAY, Cristiane Toller ; CONTI, Luciane Muller . Psicologia frente a queixa escolar:relato de intervenção em uma escola pública. In: VIII Semana de Psicologia, III Simpósio a Educação de se faz especial e II Encontro paranaense de Psicologia Escolar e Educacional, 2006, Maringá. Anais do III Simpósio a Educação que se faz Especial. Maringá, 2006.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; TOFANELO, Caroline Depiere ; FERRAZ, Christiane de Cássia ; SOUZA, Edmilson Wantuil Freitas de . O brincar no contexto de hospitalização infantil. In: II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia, 2005, Maringá. Anais II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia. Maringá, 2005.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos ; SILVEIRA, Fernanda Souza da . Histeria Masculina. In: VIII Semana de Psicologia, III Simpósio a Educação de se faz especial e II Encontro paranaense de Psicologia Escolar e Educacional, 2006, Maringá. Anais do III Simpósio a Educação que se faz Especial. Maringá, 2006.

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; MIOTTO, E. C. ; CONFORTO, A. . Perfil Cognitivo de Sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico e doença oclusiva da artéria basilar. In: XXV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2012, Goiânia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo, 2012. v. 70. p. 57-57.

  • MIOTTO, E. C. ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; Machado, M.A.R. ; Licua ; Benute, G.R.G. ; Scaff, M . Influências da reserva cognitiva no processo de reabilitação. In: VI Congresso Brasileiro de Tecnologia e (re) Habilitação Cognitiva, 2008, São Paulo. Dementia & Neuropsychologia. São Paulo, 2008. v. 2.

  • CAMPANHOLO, KR ; DURAN, FLS ; COUTINHO, A. M. N. ; BUCHPIGUEL, CA ; Bussato G ; DE PAULA FARIA, D . Associação da captação de [18F]FDG com medidas cognitivas de memória em inclusão e seguimento. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPANHOLO, KR ; PITOMBEIRA, MILENA S. ; FARIA, G. A. S. ; DURAN, FÁBIO L. S. ; PEREIRA, S. L. A. ; CALLEGARO, D. ; DE PAULA FARIA, D . QUANTIFYING MYELIN LOSS WITH [11C]PIB PET AND MTR: PREDICTING COGNITIVE AND FUNCTIONAL DECLINE IN MS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPANHOLO, KR ; Duran, F. S. ; MANTOVANI, D. B. A. ; BUCHPIGUEL, CA ; BUSATTO FILHO, G ; DE PAULA FARIA, D . [11C]PIB e [18F]FDG como ferramentas preditivas para prejuízo cognitivo em amostra de idosos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PITOMBEIRAS, M. S. ; Duran, F. S. ; de Souza, A. ; Pereira, S. L. A. ; Rimkus, C ; Mendes, M. F. ; Busatto Filho, G. ; CALLEGARO, D. ; BUCHPIGUEL, C. A. ; FARIA, D. P. ; Kenia Repiso Campanholo . PET imaging of neuroinflammation and cognitive assessment in relapsing-remitting multiple sclerosis patients with mild disability. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PITOMBEIRAS, M. S. ; CAMPANHOLO, KENIA R. ; Duran, F. S. ; Pereira, S. L. A. ; Rimkus, C. M. ; Mendes, M. F. ; Busatto Filho, G. ; CALLEGARO, D. ; BUCHPIGUEL, C. A. ; FARIA, D. P. . PET IMAGING OF NEUROINFLAMMATION IN RELAPSING-REMITTING AND SECONDARY PROGRESSIVE MULTIPLE SCLEROSIS WITH SIMILAR DISEASE DURATION. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSA, R. ; UGOLINI-LOPES, M. R. ; GANDARA, A. P. R. ; Kenia Repiso Campanholo ; DUTRA, L. ; ANDRADE, D. C. O. . Cognitive dysfunction (CD) and serum levels of brain-derived neurotrophic factor (BDNF) in primary antiphospholipid syndrome. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSA, R. ; Kenia Repiso Campanholo ; GANDARA, A. R. R. ; UGOLINI-LOPES, M. R. ; PEREIRA, S. L. A. ; ANDRADE, D. . Frequency of antibodies to aquaporin-4 in Brazilian patients with primary Antiphospholipid Syndrome (PAPS). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; SILVEIRA, Fernanda Souza da ; MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos . Histeria Masculina: uma revisão 2006 (Iniciação Científica).

Outras produções

PONTE, R. ; AZAMBUJA, L. ; CAMPANHOLO, KR . Compreendendo as Mudanças Cognitivas com Foco na Redução do Impacto na Qualidade de Vida e Tratamento. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; Covre, P . Neuropsicologia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CAMPANHOLO, Kenia Repiso . Neuropsicologia Cognitiva. 2011; Tema: Neuropsicologia. (Site).

CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; Licua . Curso Introdutório em Neuropsicologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; Machado, M.A.R. ; COUTINHO, D. G. ; Licua . Introdução à Neuropsicologia. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

CAMPANHOLO, Kenia Repiso . Neuropsicologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TANAKA, Catarina Satiko ; CAMPANHOLO, Kenia Repiso ; CONTI, Luciana Muller ; FERRAZ, Christiane de Cássia ; BRAY, Cristiane Toller ; SILVEIRA, Fernanda Souza da . Qualidade de Vida no Trabalho. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Declínio cognitivo em doenças neurodegenerativas: associações com biomarcadores de neuroimagem, Descrição: Este projeto busca compreender associação preditiva dos valores de neuroimagem com o declínio cognitivo em seguimento de longo prazo (10 anos) pleiteamos nova avaliação neuropsicológica e clínica de amostra de controles saudáveis e pessoas dentro do contínuo de biomarcadores para a DA, além de portadores de EM. Sendo observada a progressão de doença dentro do espectro de ambas as patologias neurodegenerativas. Os participantes possuem ressonância magnética, PET com [11C]PIB e avaliação neuropsicológica na inclusão, além de novo exame neuropsicológico após cerca de 20 meses. A presente proposta contempla terceira fase de coleta de dados clínicos e cognitivos, onde as imagens adquiridas em inclusão serão usadas como preditivas para prejuízo e declínio cognitivo, bem como medidas prognósticas de progressão de ambas as doenças neurodegenerativas. Este estudo, portanto, traz potencial translacional com a prática clínica, auxiliando a compreensão e planejamento evolutivo destes quadros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kenia Repiso Campanholo - Integrante / Daniele de Paula Faria - Coordenador / CALLEGARO, DAGOBERTO - Integrante / Samira Luisa Apóstolos Pereira - Integrante / BUCHPIGUEL, CA - Integrante / DURAN, FÁBIO L. S. - Integrante / Geraldo Bussato - Integrante / Artur Coutinho - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Imagem PET de processos relacionados a doença esclerose múltipla, Descrição: valiar a imagem PET de substância branca (11C-PIB) e inflamação (11C-PK11195) como ferramenta para monitorar progressão de doença e resposta terapêutica em primatas e pacientes com esclerose múltipla. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kenia Repiso Campanholo - Integrante / Daniele de Paula Faria - Coordenador / Milena Sales Pitombeiras - Integrante / Carlos Alberto Buchpiguel - Integrante / Erik F. J. de Vires - Integrante.

  • 2011 - 2016

    Perfil Cognitivo de Pacientes pós-AVC de artéria basilar, Descrição: Delinear o perfil cognitivo de pacientes com Acidente Vascular Cerebral em território de Artéria Basilar e compará-lo ao de sujeitos saudáveis controles pareados em idade e escolaridade com os pacientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kenia Repiso Campanholo - Coordenador / Eliane Correa Miotto - Integrante / Adriana Conforto - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2016

    ALTERAÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS EM PACIENTES COM NEUROCISTICERCOSE NA FASE DE DEGENERAÇÃO VESICULAR, Descrição: Verificar se em doentes com NC na fase de degeneração das vesículas parasitárias, podem ser detectadas alterações cognitivas, em particular de memória episódica e se o uso da dexametasona pode modificar as características dessas alterações nos mesmos pacientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kenia Repiso Campanholo - Integrante / Eliane Correa Miotto - Integrante / Dra Mara Cristina Souza de Lucia - Coordenador / Dr. Luis dos Ramos Machado - Integrante / Caio Grava Simioni - Integrante / Ana Galvão - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Histeria Masculina: revisão de literatura, Descrição: Revisão de literatura acerca da histeria masculina em abordagem psicanalítica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kenia Repiso Campanholo - Integrante / Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto - Coordenador / Fernanda Souza da Silveira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2024

Centro de Estudos Professor Antônio Branco Lefèvre

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Neuropsicologia

2014 - 2024

Centro de Estudos Professor Antônio Branco Lefèvre

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Supervisão Clínico e Orientador Monográfico

2009 - 2019

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Neuropsicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Psicóloga/Neuropsicóloga da equipe técnica de planejamento, treinamento, ensino, e pesquisa do serviço central de atendimento neuropsicológico integrado da Divisão de Psicologia da Diretoria Executiva do Instituo Central

Atividades

  • 11/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Medicina Nuclear.,Linhas de pesquisa

  • 01/2009 - 11/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Divisão de Psicologia do HC-FMUSP.,Linhas de pesquisa

  • 01/2009 - 11/2019

    Serviços técnicos especializados , Ambulatório de Neurologia.,Serviço realizado, Assistência neuropsicológica em enfermaria neurológica e de interconsultas. Assistência neuropsicológica ambulatorial para pacientes neurológicos adultos e crianças, pacientes da geriatria e do ambulatório de transplantes hepáticos.

  • 10/2007 - 10/2008

    Estágios , Ambulatório de Neurologia Adulto e Infantil, Geriatria e de Fígado.,Estágio realizado, Estágio em Assistência Neuopsicológica.

2013 - 2013

Centro de Estudo em Neurociências-Instituto Neurológico de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Supervisor Clínico

2011 - 2013

Centro de Estudo em Neurociências-Instituto Neurológico de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Psicologia Hopsitalar

Outras informações:
Aulas ministradas do Módulo de Neuropsicologia

2010 - 2013

Centro de Estudo em Neurociências-Instituto Neurológico de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Neuropsicologia

Outras informações:
Aulas sobre treino para uso de testes neuropsicológicos.

2005 - 2006

Hospital Paraná

Vínculo: Estagiária de psicologia, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 9

Outras informações:
O estágio de Psicologia no Hospital Paraná é realizado sob supervisão da psicóloga contratada pelo hospital na ocasião. As atividades desenvolvidas envolvem o atendimento a pacientes internados na instituição, podendo estar em qualquer setor do hospital (pronto socorro, enfermaria, maternidade ou UTI, bem como os pacientes cirurgicos que podem transitar nas enfermarias e/ou UTI de acordo com o caso). Com os pacientes são feitos atendimentos que visam o prepáro pré-cirurgico e o atendimento pós-cirúrgico, além de atender as necessidades psicológicas de cada caso dando atenção para as angústias e fantasias criadas sobre o ambiente e intervenções hospitalares, bem como atender as ansiedades geradas pelo hospitalismo.

Atividades

  • 07/2005 - 09/2006

    Estágios , Serviço de Psicologia do Hospital Paraná, Psicologia Clínica.,Estágio realizado, Estágio em Psicologia Clínica Hospitalar.

2007 - 2008

Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Realização de atividades nas práticas cotidianas do ambiente hospitalar, com atendimentos a pacientes e familiares das unidades, preparo pré-cirúrgico, acompanhamento pós-cirúrgico.

2002 - 2006

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

  • 04/2006 - 12/2006

    Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio Curricular e Supervisionado em Psicologia Clínica.

  • 04/2006 - 12/2006

    Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio Curricular e Supervisionado em Psicologia Escolar.

  • 04/2006 - 12/2006

    Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio Curricular e Supervisionado em Psicologia do Trabalho.

  • 06/2004 - 06/2004

    Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Atuação na coordenação do Curso de Qualidade no Antendimento - Capacitação e Aprimoramento no atendimento em consultório médico.

  • 03/2003 - 10/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro da comissão de apoio e organização do I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia da UEM.

  • 01/2003 - 04/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Evento de extensão - Ciclo de Debates: Formação e Atuação do Psicólogo.

  • 11/2002 - 11/2002

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Programa de Assistência Ao Apenado e Ao Egresso de Maringá.,Atividade de extensão realizada, Evento de extensão - Fundamentos e Atuação da Psicologia Jurídica.