Beatriz Pereira de Marchi
Licenciada em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Desenvolveu pesquisa de conclusão intitulada "Convite à imersão interpretativa em poemas concretos de Décio Pignatari", sob orientação da profa. dra. Andréia Penha Delmaschio. Possui interesse em conteúdos relacionados a análises de poesias em língua portuguesa e tem experiência na área de Letras, com ênfase em produção e interpretação textual.
Informações coletadas do Lattes em 04/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Letras - Língua Portuguesa
2020 - 2024
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: Convite à imersão interpretativa em poemas concretos de Décio Pignatari
Orientador: Andréia Penha Delmaschio
Formação complementar
2023 - 2023
Projetos Educacionais e Interdisciplinares. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Fonologia do Português Brasileiro. (Carga horária: 30h). , Thaïs Cristófaro Silva, THAÏS CRISTÓFARO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Japonês
Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Latim
Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Textual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Participação em eventos
6° seminário da Residência Pedagógica do IFES. 2024. (Seminário).
4° seminário da Residência Pedagógica do IFES. 2023. (Seminário).
5° seminário da Residência Pedagógica do IFES. 2023. (Seminário).
IX Semana de Letras e V Seminário de Pesquisas do ProfLetras do Ifes ? Campus Vitória. 2023. (Outra).
VII Jornada de Integração do Ifes.Desenhos do ritmo no poema em prosa de Angélica Freitas. 2023. (Outra).
A produção de gramáticas como política linguística. 2022. (Outra).
VIII semana de letras: entre o discurso de ódio e a liberdade de expressão: desafios contemporâneos. 2022. (Outra).
100 anos de Paulo Freire: A pedagogia da autonomia frente a reforma do ensino médio. 2021. (Outra).
V Jornada de Integração do IFES.Experiências vivenciadas no Pibid durante o ensino remoto. 2021. (Outra).
Produções bibliográficas
-
MARCHI, Beatriz de ; MELLO, Ágda Cristina ; DIAS, Emily . Educação de Jovens e Adultos: Emancipação, combate ao sentimento de rebaixamento e valorização da identidade.. In: Antonio Henrique Pinto. (Org.). Formação de professores(as) da EJA: memórias e histórias como ponto de partida. 1ed.Vitória, Espírito Santo: Edifes, 2024, v. , p. 1-115.
-
MARCHI, Beatriz de . Desenhos do ritmo no poema em prosa de Angélica Freitas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARCHI, Beatriz de . Desenhos do ritmo no poema em prosa de Angélica Freitas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
Aspectos do ritmo na poesia brasileira do século XXI, Descrição: Dos anos 1970 à atualidade, a crítica costuma considerar que a poesia brasileira foi do coloquialismo desbundado e político (calcado na contracultura) da poesia marginal a um quase que absoluto desinteresse pelo contexto histórico, numa espécie de ensimesmamento do sujeito; no trajeto, o poeta experimentou o espaço da indústria cultural, viu a assunção da MPB, as alternativas da performance, fez surgir os discursos minoritários e até mesmo se voltou para o trabalho mais tradicional do verso. Reunindo essa pletora de tendências, afirma-se, por exemplo, que a poesia produzida no Brasil a partir dos anos 1990 teria como característica principal a pluralidade de vozes, discursos e formas; são poucas, no entanto, as análises formais de fôlego que dão conta de identificar estratégias construtivas peculiares a cada uma dessas múltiplas experiências vivenciadas pela poesia brasileira contemporânea. Atuando nessa lacuna, a proposta é colocar sob perspectiva analítica a obra de quatro poetas em plena produção (a saber: Angélica Freitas, Antonio Cicero, Josely Vianna Baptista e Teruko Oda) com vistas a observar os elementos rítmicos que se apresentam no que publicaram no século XXI e produzir um material bibliográfico para sua abordagem em sala de aula tanto para o curso de Letras quanto para o professor de Ensino Básico. Para isso, virão à baila, ao lado de notas da historiografia literária brasileira recente, referências da fortuna crítica (embora incipiente) de cada autor e, sobretudo, estudos que forneçam instrumentos para a interpretação formal de seus versos e formas (coloquiais, livres, metrificados, lineares ou não).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Beatriz Pereira de Marchi - Integrante / Lucas dos Passos e Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - 2024
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Residência Pedagógica, Carga horária: 5
Outras informações:
Em CEEMTI Professor Fernando Duarte Rabelo.
2022 - 2023
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Voluntária de Iniciação Científica
Outras informações:
Desenvolvimento da pesquisa "Desenhos no ritmo do poema em prosa de Angélica Freitas" sob orientação do prof. dr. Lucas dos Passos e Silva.
2021 - 2022
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 8
Outras informações:
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Em EMEF São Vicente de Paulo.
2021 - 2022
Colegio SalesianoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitora de redação no Salão do Vestibular.
2024 - Atual
Centro Educacional MadanVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Corretora de Redação, Carga horária: 18
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Beatriz Pereira de Marchi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?